Relatório Descritivo da Patente de Modelo de Utilidade para: "PARTE EXCÊNTRICA DE UM TUBO OU GUIA TRANSPASSANTE DE CABO".
Campo Técnico
O presente modelo de utilidade se refere a uma
vedação, guia transpassante ou passagem para cabos, fios ou tubos. A invenção se refere especialmente a uma parte compressivel ou a partes compressiveis da vedação ou transição, parte a qual ou partes as quais são para cercar um cabo ou tubo.
Técnica Anterior
Na técnica anterior existem transições de cabo ou semelhantes que possuem uma armação, dentro da qual um número de módulos para receber cabos, fios ou tubos são posicionados. Os módulos são feitos de um material elástico, por exemplo, borracha ou plásticos e são assim compressiveis. Dentro da armação normalmente um número de módulos são recebidos lado a lado em uma ou mais fileiras junto com algum tipo de unidade de compressão. A unidade de compressão é posicionada entre a armação e os módulos de um modo tal que quando a unidade de compressão é expandida os módulos compressiveis serão comprimidos em torno dos cabos, fios ou tubos. Para facilidade de descrição, a expressão "cabo" é principalmente usada nesta descrição, mas deve ser interpretada vastamente e um perito na técnica percebe que ela normalmente também cobre tubos ou fios.
Outro tipo de vedação, transição de cabo, penetração de tubo, etc. possui uma forma em geral cilíndrica e deve ser recebido em uma luva em uma parede ou uma abertura em uma parede. Para funcionar do modo desejado a vedação deve encaixar na luva ou na abertura da parede na qual ele é recebido e a vedação deve ser adaptável para a dimensão de montagem real. A dimensão de montagem é ditada pelo diâmetro interno da luva ou da abertura. A vedação possui um corpo compressível cilíndrico, o qual é comprimido axialmente entre encaixes em extremidades opostas do corpo compressível. Através da compressão axial o corpo cilíndrico irá se expandir radialmente tanto para dentro quanto para fora. Adicionalmente, os tubos ou cabos recebidos podem ter diferentes diâmetros externos, e, assim, o módulo deve ser adaptável a cabos ou tubos tendo diferentes diâmetros externos.
Vedações ou transições de ambos os tipos acima são usados para vedação em muitos ambientes diferentes, tais como cabines, abrigos técnicos, caixas de junção e máquinas. Eles são usados em diferentes ambientes industriais, tais como automotivos, telecomunicações, geração e distribuição de energia, bem como marinho e fora de costa. As vedações ou transições podem ter que vedar contra fluido, gás, fogo, roedores, cupins, poeira, umidade, etc., e podem receber cabos ou fios para eletricidade, comunicação, computadores etc., tubos para diferentes gases ou líquidos tais como água, ar comprimido, fluido hidráulico e gás de cozinha ou fios para retenção de carga.
As partes que recebem um único cabo etc. de ambos os tipos discutidos acima geralmente possuem um pacote de camadas retiráveis ou folhas no interior. As camadas ou folhas são retiradas uma a uma até que o diâmetro interno da parte é adaptado para o diâmetro externo do cabo recebido na dita parte. As folhas se aderem forte o suficiente entre si para ficarem unidas e ao mesmo tempo folgadas o suficiente para permitir as folhas de serem retiradas da pilha, seja uma a uma ou várias ao mesmo tempo. Em algumas modalidades, também existem camadas retiráveis ou folhas no exterior, tornando possível adaptar as dimensões externas de, por exemplo, uma vedação circular para uma luva ou abertura específica.
Um perito na técnica percebe que a conformação e a forma exata das partes diferentes, incluindo as camadas, podem variar sem fugir do âmbito do presente modelo de utilidade. Por exemplo, o pacote de camadas pode ter outra forma de seção transversal além de circular.
Os cabos etc. são normalmente forçados de passar através do meio ou centro de uma parte compressão da vedação ou transição. No entanto, em muitas instalações os cabos estão deslocados do meio da parte compressível, devido ao espaço disponível, a posição do cabo antes e depois da armação etc. Dependendo do tipo de cabo usado e das dimensões dele, forçando um cabo, fio ou tubo através do meio de uma parte compressível pode originar forças relativamente altas em um módulo, cabo e/ou fio. Tais forças podem transmitir o efeito de vedação da vedação ou transição. Adicionalmente, se os cabos ou semelhantes são forçados de passar através do centro das partes compressíveis tais como módulos ou vedações, o risco de ruptura aumenta.
Sumário
Em vista do dito acima, as vedações ou transições são providas com meios para receber cabos ou tubos que são posicionados deslocados em relação a um módulo ou vedação para receber um dos ditos cabos ou tubos. Então, em muitos casos existe uma necessidade de ser capaz de adaptar a vedação ou transição à posição exata de um cabo ou um tubo a ser recebido. De acordo com um aspecto do presente modelo de utilidade isto é alcançado pelo fato de que uma abertura de uma parte compressível da vedação ou transição é posicionada excentricamente na dita parte compressível.
Este modelo de utilidade pode ser útil quando uma vedação deve ser montada em torno de tubos e/ou cabos já montados existentes.
Objetivos e vantagens adicionais do presente modelo de utilidade serão óbvios a um perito na técnica quando se lê a descrição detalhada abaixo de modalidades preferidas presentes.
Breve Descrição dos Desenhos
O modelo de utilidade será mais bem descrito abaixo por meio de um exemplo, e com referência aos desenhos anexos. Nos desenhos: A Fig. 1 é uma vista plana de uma armação da técnica
anterior,
A Fig. 2 é uma vista em perspectiva de um exemplo de um módulo de acordo com o presente modelo de utilidade,
A Fig. 3 é uma vista lateral do módulo da Fig. 2, A Fig. 4 é uma vista de perspectiva de uma vedação ou
transição cilíndrica para um cabo ou tubo,
A Fig. 5 é uma vista de extremidade de uma vedação ou transição modificada que corresponde com a vedação ou transição da Fig. 4, A Fig. 6 é uma vista de extremidade de partes da vedação da Fig. 5 em uma escala menor, e
A Fig. 7 é uma vista de extremidade de um exemplo adicional de um módulo de acordo com o presente modelo de utilidade.
Descrição Detalhada das Modalidades
Um tipo comum de vedações ou transições para cabos e/ou tubos é indicado na Fig. 1. Ele possui uma armação externa 1 recebida em uma parede ou qualquer outro tipo de partição. Dentro da armação 1 um número de módulos 2 é arranjado para receber um único cabo ou tubo cada. Adicionalmente, uma unidade de compressão 3 é recebida dentro da armação 1. Os módulos 2 são separados por placas de apoio 4, arranjadas para posicionar os módulos 2 de maneira segura dentro da armação 1. Os módulos 2 são partes compressiveis da vedação ou transição. No exemplo mostrado os módulos possuem um número de folhas retiráveis 5 e um número apropriado de folhas 5 são retiradas para adaptar o diâmetro interno do módulo 2 para o diâmetro externo do cabo ou tubo a ser recebido. Cada módulo 2 normalmente possui uma tela central 6, a qual é removida quando o cabo ou tubo é recebido. Assim, quando um módulo 2 deve receber um cabo ou um tubo, a tela 6 é primeiro removida e então um número de folhas 5 são retiradas. Quando todos os tubos e/ou cabos foram posicionados em um módulo 2 cada, a unidade de compressão 3 é ativada. A função da unidade de compressão 3 deve se expandir dentro da armação 1. Quando a unidade de expansão se expande ela irá comprimir os módulos 2, os quais são feitos de um material compressivel tal como borracha. Os módulos 2 serão comprimidos em uma direção e expandir em outras direções, pressionando os módulos 2 contra a armação 1.
Um sistema alternativo que inclui uma armação é descrito no pedido depositado simultaneamente intitulado "Sealing System", depositado pelo depositante do presente pedido. Este pedido é aqui incorporado por referência.
Nas Figs. 2 e 3 um módulo 19 é mostrado tendo uma abertura posicionada excêntrica 20 para receber um cabo ou tubo. Também pode ser declarado que a abertura 20 é posicionada deslocada do centro no módulo 19. 0 módulo 19 possui uma primeira parte de módulo 7 e uma segunda parte de módulo 8, partes de módulo 7, 8 as quais possuem dimensões diferentes. Na modalidade mostrada, a primeira parte de módulo 7 superior possui uma altura maior do que a segunda parte de módulo 8 inferior, assim uma linha de partição 21 entre as partes de módulo 7, 8 não é posicionada no meio do módulo 19. Quando as duas partes de módulo 7, 8 são trazidas juntas uma abertura circular 20 é formada, dentro da qual um conjunto de folhas retiráveis 5 é posicionada. Na modalidade mostrada, a abertura 20 do módulo 19 não está posicionada no centro da linha de partição 21 entre as partes de módulo 7, 8. Um perito na técnica percebe que através da provisão de um número de módulos 19 com a linha de partição 21 entre as partes de módulo 7, 8 posicionadas em diferentes alturas e através do posicionamento da abertura 20 do módulo 19 em posição diferente ao longo da linha de partição 21 entre as partes de módulo 7, 8, cabos ou tubos deslocados em relação ao centro do módulo respectivo 19 podem ser recebidos com pouca tensão em diferentes partes. Para ajustar as posições de cada módulo 19 também é possível ter camadas retiráveis (não mostradas) no exterior do módulo 19. As camadas são então retiradas em um ou mais lados dependendo da posição desejada.
0 módulo 19 das Figs. 2 e 3 tem por intenção para uso em uma armação 1 como descrita em conjunto com a Fig. 1. Um perito na técnica percebe que um ou mais módulos posicionados dentro da armação pode ser do tipo tendo uma abertura excentricamente posicionada, como exemplificado nas Figs. 2 e 3.
Modalidades alternativas dos módulos são dados nos pedidos simultaneamente depositados intitulado "A Pipe or Cable Lead-Through having a Part Indicating Compression", "A Module of a Pipe or Cable Lead-Through having Grooves on Opposite Sides", "Pipe or Cable Lead-Through Blocks", "Modules of a Pipe or Cable Lead-Thorugh having Alternating Geometry", "A Pipe or Cable Lead-Thorugh having Modularized Modules", "A Pipe or Cable Lead-Thorugh having Penetrateable Modules" e "A Pipe or Cable Lead-Thorugh having Modules with a Dimensioning Function", depositados pelo depositante do presente pedido. Em uma modalidade os módulos são separados de uma pilha de metades de módulo, como descrito no pedido preenchido simultaneamente chamado de "Modules of Pipe or Cable Lead-Thorugh Sticking Together", depositado pelo depositante do presente pedido. Estes pedidos são aqui incorporados por referência. De maneira a ser capaz de receber um cabo ou tubo
sendo deslocado do meio de um módulo 19 para receber o cabo ou tubo, um número de módulos 19 diferentes são arranjados. Os módulos podem ter linhas de partição 21 entre uma primeira e uma segunda partes de módulo 7, 8 posicionadas em diferentes alturas. Ainda, as aberturas 20 para receber os cabos ou tubos podem ser posicionados em diferentes posições ao longo da linha de partição 21. Se em uso um cabo ou tubo é deslocado em relação a um módulo 10, o qual deve receber o cabo ou tubo, um módulo 19 tendo posições adequadas para a linha de partição 21 e a abertura 20 ao longo da linha de partição 21 é escolhido. Um perito na técnica percebe que se um módulo 19 tendo uma abertura excentricamente posicionada 20 é girada 90° em ambas as direções 180°, ele pode ser usado para cabos ou tubos em quatro áreas de seção transversal diferentes em vista do módulo 19. Assim, a posição da abertura 20 que recebe um cabo ou tubo é ajustável.
Na Fig. 4, um exemplo geral de uma vedação ou transição cilíndrica é mostrado. Ele possui um corpo compressível 9 e encaixes em ambas as extremidades. 0 corpo compressível 9 é uma parte compressível da vedação ou transição. Apenas um encaixe dianteiro 10 é visível na Fig. 4. Um número de parafusos 11 vão entre os encaixes e através do corpo compressível 9. Por meio dos parafusos 11 os encaixes podem ser movidos um em direção ao outro, comprimindo o corpo compressível 9 na direção axial, pelo qual o corpo compressível 9 irá se expandir na direção radial, tanto para dentro quanto para fora. A expansão radial do corpo compressível 9 irá pressionar para dentro contra um cabo ou tubo e para fora contra uma abertura ou uma luva que recebe a vedação cilíndrica ou transição cilíndrica. Na vedação da Fig. 4 um número de folhas retiráveis 12 são posicionadas em um diâmetro interno da vedação. Um número adequado de folhas 12 são retiradas para adaptar a vedação ou transição para um cabo ou tubo a ser recebido.
Nas Figs. 5 e 6 uma vedação cilíndrica ou transição cilíndrica é mostrada tendo um encaixe 13 com uma abertura excentricamente posicionada. Deve ser notado que a Fig. 6 está em menor escala do que a Fig. 5. Do mesmo modo como descrito acima em conjunto com a Fig. 4 um corpo compressível é posicionado entre o encaixe 13 mostrado e outro encaixe na outra extremidade do corpo compressível. 0 corpo compressível pode ser referido como um corpo compressível externo 14 e recebe um corpo compressível interno 17. 0 corpo compressível interno 17 é recebido dentro de uma abertura do corpo compressível externo 14 e é posicionado excêntrico dentro do corpo compressível externo 14. Em outras modalidades (não mostradas) o corpo compressível interno pode ser posicionado no centro do corpo compressível externo. 0 encaixe 13 possui um número de aberturas 15 para receber meios de compressão, tais como parafusos, da mesma maneira como descrito em conjunto com a Fig. 4. 0 corpo compressível externo 14 é comprimido axialmente pelo fato de que os encaixes são colocados mais próximos um do outro por meio dos meios de compressão. 0 corpo compressível interno 17 possui uma abertura através 16 posicionada excentricamente no corpo compressivel externo 14. Um número de folhas retiráveis 18 podem ser posicionadas no interior da abertura 16 do corpo compressivel interno 17. Através da rotação do corpo compressivel externo 14 e também através da rotação do corpo compressivel interno 17 em relação ao corpo compressivel externo 14, a abertura 16 do corpo compressivel interno 17 pode ser dada em qualquer posição desejada dentro da periferia externa do corpo compressivel externo 14, exceto adjacente a circunferência externa do corpo compressivel externo 14. Assim, a posição da abertura 16 que recebe um cabo ou tubo é ajustável. O encaixe 13 possui uma abertura, a qual deve ser posicionada descarregada com o corpo compressivel interno 17. Assim, o encaixe 13 será girado junto com o corpo compressivel externo 14 quando o dito corpo compressivel externo 14 é girado.
Em outras modalidades (não mostradas) pode haver uma ou mais aberturas transpassantes, para receber um cabo ou tubo em cada, no encaixe 13 e no corpo compressivel externo 14. Ainda tais aberturas irão normalmente ter folhas retiráveis, na abertura do corpo compressivel externo 14. Como declarado acima do encaixe 13 e o corpo compressivel externo 14 irá sempre ter as mesmas posições mútuas. A vedação cilíndrica mostrada pode ser usada quando se veda cabos ou tubos existentes, assim, como um reajuste. Os corpos compressíveis interno e/ou externo 14, 17 são girados para posicionar a abertura 16 do corpo compressível interno 17 em posição para receber o cabo ou tubo. A vedação é relativamente fácil de posicionar em torno de um cabo ou tubo, já que todas as partes da vedação são feias de duas partes separadas colocadas em contato para formar a dita parte.
0 uso do diâmetro interno da abertura do corpo
compressível interno 17 é adaptado para o diâmetro externo de um cabo ou tubo a ser recebido dentro da vedação. Geralmente o diâmetro interno da abertura do corpo compressível interno 17 é adaptado pela retirada de um número apropriado de folhas.
Na Fig. 7 um exemplo adicional de um módulo que pode ser recebido dentro de uma armação é indicado. 0 módulo possui duas partes de módulo 22 com recessos que formam uma abertura para um corpo compressível interno 23 quando as partes de módulo 22 são colocadas em contato. Ainda, o corpo compressível interno 23 é formado de duas metades e forma uma abertura interna 25 quando elas são colocadas em contato. A abertura interna 25 do corpo compressível 23 é para receber um cabo, fio ou tubo e possui um número de folhas retiráveis 24. A abertura 25 que recebe um cabo, fio ou tubo é posicionada excêntrica (deslocada do centro) em uma linha de partição entre as duas partes que formam o corpo compressivel interno 23. Através da rotação do corpo compressivel interno 23 em relação às partes de módulo 22 a posição da abertura 25 é ajustável. No uso, um número apropriado de folhas 24 são retiradas, para adaptar o diâmetro interno da abertura 25 para o diâmetro externo de um cabo, fio ou tubo recebido. O corpo compressivel interno 23 é então girado para ajustar a posição da abertura em relação à posição do cabo, fio ou tubo. 0 módulo é normalmente finalmente posicionado em uma armação, por exemplo, do tipo indicado na Fig. 1. Mesmo que não mostrado, um módulo de acordo com a Fig. 7 pode ter uma ou mais aberturas adicionais para receber os cabos ou tubos e posicionados na linha de partição.
Mesmo que a linha de partição entre as partes de módulo 22 da Fig. 7 seja mostrado no meio, um perito na técnica percebe que a linha de partição pode ser posicionada, por exemplo, como indicado nas Figs. 2 e 3. Se a linha de partição é posicionada deslocada do centro da posição do corpo compressivel interno 23 pode ser ajustado girando o módulo 90° em ambas as direções ou 180°. As folhas podem ser arranjadas de muitos modos diferentes e com diferentes funcionalidades como refletidas nos pedidos depositados simultaneamente intitulados "A Pipe or Cable Lead-Through having Interconnected Layers", "A Pipe or Cable Lead-Through having Layers os Different Thickness", "Cohering Between Layers of a Pipe or Cable Lead-Through", "Identification of Layers of a Pipe or Cable Lead-Through" e "A Pipe or Cable Lead-Through having Layers of Alternating Geometry", depositados pelo depositante do presente pedido. Estes pedidos são aqui incorporados por referência.
Em modalidades adicionais a vedação, guia transpassante ou passagem para cabos do presente modelo de utilidade é revestido com meios para lubrificação como mostrado no pedido preenchido simultaneamente intitulado "Lubication of a Pipe or Cable Lead-Through", depositado pelo depositante do presente pedido. Este pedido é aqui incorporados por referência.
A vedação, o guia transpassante ou passagem do presente modelo de utilidade também pode ter meios tendo aberturas, a direção da qual pode ser alterada de maneira a receber cabos, tubos ou fios que são inclinados em relação a vedação, guia transpassante ou passagem. A flexibilidade com relação aos cabos inclinados, tubos ou fios pode ser alcançada pelo fato de que uma parte interna que recebe o cabo etc. ser recebida de maneira que pode ser girada dentro de uma parte fixada externa. Tal arranjo é descrito no pedido de patente internacional do depositante PCT/SE2008/05094 0.
Em modalidades adicionais os módulos e/ou a armação possui meios para conferir propriedades de EMC (compatibilidade magnética) melhoradas. Ainda em outras modalidades os módulos e/ou a armação possui material intumescente para aumentar a resistência ao fogo.