BR9810057B1 - processo para a produção de leite desnatado comercialmente estéril. - Google Patents

processo para a produção de leite desnatado comercialmente estéril. Download PDF

Info

Publication number
BR9810057B1
BR9810057B1 BRPI9810057-2A BR9810057A BR9810057B1 BR 9810057 B1 BR9810057 B1 BR 9810057B1 BR 9810057 A BR9810057 A BR 9810057A BR 9810057 B1 BR9810057 B1 BR 9810057B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
milk
skimmed milk
permeate
sterile
retentate
Prior art date
Application number
BRPI9810057-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9810057A (pt
Inventor
Anders Lindquist
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=20407444&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR9810057(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR9810057A publication Critical patent/BR9810057A/pt
Publication of BR9810057B1 publication Critical patent/BR9810057B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C9/00Milk preparations; Milk powder or milk powder preparations
    • A23C9/14Milk preparations; Milk powder or milk powder preparations in which the chemical composition of the milk is modified by non-chemical treatment
    • A23C9/142Milk preparations; Milk powder or milk powder preparations in which the chemical composition of the milk is modified by non-chemical treatment by dialysis, reverse osmosis or ultrafiltration
    • A23C9/1422Milk preparations; Milk powder or milk powder preparations in which the chemical composition of the milk is modified by non-chemical treatment by dialysis, reverse osmosis or ultrafiltration by ultrafiltration, microfiltration or diafiltration of milk, e.g. for separating protein and lactose; Treatment of the UF permeate
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C2210/00Physical treatment of dairy products
    • A23C2210/20Treatment using membranes, including sterile filtration
    • A23C2210/208Removal of bacteria by membrane filtration; Sterile filtration of milk products

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Dairy Products (AREA)

Description

"PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE LEITE DESNATADOCOMERCIALMENTE ESTÉRIL".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção está relacionada a um processo para aprodução de leite desnatado estéril.
FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA
O leite estéril, ou o leite estéril comercial, pode ser definidocomo um produto que se encontra isento de micro-organismos que podem sedesenvolver nas condições existentes. Um leite estéril, embalado emcondições assépticas em embalagens assépticas, possui a vantagem de poderser distribuído e armazenado durante um longo período de tempo natemperatura ambiente.
Com a finalidade de produzir tal leite comercial estéril, oprocesso mais usual até o presente momento tem sido o tratamento UHT(Ultra High Temperature - Temperatura Ultra Elevada), i.e., o tratamento doleite a uma temperatura elevada, normalmente entre 135° e 150°C durante 4 a15 segundos. Como resultado desse tratamento térmico, os micro-organismossão destruídos de tal forma que o produto resultante é um leite com uma longavida útil de prateleira na temperatura ambiente. Entretanto, a desvantageminerente do leite tratado pelo processo UHT é que a elevada temperaturaconfere ao leite um sabor de cozido.
Com o objetivo de reduzir o teor de micro-organismosprejudiciais, tem sido usada recentemente a microfiltração, um processo queestá descrito no pedido de patente Sueco SE 451791. Nesse processo, usa-seum microfiltro, normalmente de cerâmica, através do qual a fração desnatadado leite, após a separação, é forçada a passar. No microfiltro, o leite desnatadoé dividido em um fluxo de permeado, o qual possui um teor de micro-organismos consideravelmente reduzido, e um fluxo de retentado, o qualcontém a maior parte das bactérias e os esporos. O retentado é tratado a umatemperatura elevada e em seguida ele retorna para o permeado. Esse processoproporciona um produto que possui uma vida útil de prateleira mais longa queo leite pasteurizado normal, embora haja necessidade de ser mantidoarmazenado sob refrigeração e não pode ser considerado como um leiteestéril.
No pedido de patente Sueco SE 9602546-5, usa-se umamicrofiltração para produzir um leite asséptico para consumo. Pelo empregode um microfiltro com tamanho de poro pequeno, um leite com um teor maiselevado de gordura pode ser filtrado. O fluxo de permeado, o qual contém afração principal das proteínas termossensíveis do soro de leite, se apresentaisento de micro-organismos. O fluxo do retentado, que contém gordura,caseína e micro-organismos, sofre um tratamento em temperatura elevada eapós este tratamento ambos os fluxos são misturados. Pelo emprego desteprocesso, poderá ser obtido um produto comercialmente estéril, o qualcontém, entretanto, os micro-organismos destruídos.
A anterioridade WO 96/36238 descreve um processo para aprodução de leite para consumo com boas propriedades/qualidades demanutenção durante o tempo de armazenagem em um refrigerador. O leite embruto é separado e o leite desnatado passa através de um microfiltro. O permeadoé tratado termicamente na temperatura de pasteurização. O retentado pode seresterilizado com a fração cremosa e é depois misturado com o leite desnatado.Nenhuma fração é tratada termicamente mais de uma vez. No processo daanterioridade WO 96/36238, se emprega um filtro com tamanho de poros de0,05 a 2,0 μηι, e mais preferencialmente de 1,4 μηι. Tal procedimento não écapaz de fornecer uma separação boa o suficiente para se ter um produtoestéril, e além disso, o tratamento térmico seguinte é conduzido emtemperaturas de 72°C a 98°C.
A anterioridade US 4 876 100 descreve um processo para aprodução de leite com um baixo teor de bactérias. Tal processo é destinado aobter o leite como a matéria-prima para a fabricação de queijo, já que asbactérias inadequadas podem deteriorar o queijo depois de pronto, e, aomesmo tempo, se procura com tal processo evitar um tratamento térmicomuito intenso. O leite desnatado proveniente de uma etapa de separação anteriorpassa em um microfiltro, obtendo-se um permeado e um retentado. O permeadoé submetido a um tratamento térmico razoável e o retentado será adicionado afase cremosa (nata) proveniente do separador e é depois submetido a umprocesso de esterilização. No processo da anterioridade US 4 876 100, éempregado um filtro com tamanho de poros de 0,8 a 2,0 μηι, e o retentado éesterilizado antes de ser adicionado ao permeado.
A presente invenção está relacionada um processo para obter,em princípio, um leite desnatado comercialmente estéril para consumo,embora pela mistura da fração cremosa em proporções adequadas, sejapossível empregando este processo, obter um leite para consumo com teoresvariáveis de gordura. A presente invenção incorpora ainda um processo queproporciona um produto estéril o qual é tão bom quanto um produto isento demicro-organismos destruídos, podendo por isto ser considerado mais puro queos leites produzidos de acordo com os processos do estado da técnica.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
Um objetivo da presente invenção é a obtenção de um leitedesnatado comercialmente estéril destinado ao consumo, o qual seja deextrema pureza pelo fato da maioria dos micro-organismos destruídos nãoestarem contidos no produto acabado.
Um outro objetivo da presente invenção é obter um produto deleite estéril com propriedades melhoradas de sabor, uma vez que o processoenvolve um tratamento térmico em temperaturas relativamente baixas.
SOLUÇÃO
Esses e outros objetivos foram alcançados de acordo com apresente invenção pelo fato de que, ao processo do tipo divulgadoanteriormente, foram proporcionadas características pelas quais o leitedesnatado é tratado por meio de microfiltração para obter um fluxo deretentado e um fluxo de permeado, sendo que o fluxo de permeado é emseguida tratado por calor a uma temperatura entre 72° e 134°C.
Para as formas de realização preferidas da presente invençãoforam fornecidos ainda aspectos caracterizantes conforme descritos a seguir.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO DESENHO ANEXO
Uma forma de realização preferida da presente invenção seráagora descrita em maiores detalhes aqui abaixo, tendo como referência odesenho anexo, no qual:
A Figura 1 é um diagrama de fluxo que ilustra uma instalaçãopara conduzir o processo de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA
O leite cru que entra na instalação através do duto 1 é separadoa uma temperatura de 4-60°C. Uma temperatura usual na separação em umseparador convencional 2 é de 55°C. No separador 2, o leite é dividido emuma fração cremosa e uma fração de leite desnatado. O leite desnatado possuium teor de gordura de aproximadamente 0,05 a 0,15%. A fração cremosa étratada separadamente, conforme será descrito abaixo em maiores detalhes,sendo que a presente invenção está relacionada, em essência, a fração de leitedesnatado.
Através de um duto 3, o leite desnatado é conduzido doseparador 2 a um primeiro microfiltro 4. A microfiltração se processa de umamaneira mais eficaz se o leite estiver numa temperatura de aproximadamente50°C. O microfiltro 4 poderá ser feito, por exemplo, de cerâmica. No micro-filtro 4, a fração desnatada do leite é dividida em um fluxo de permeado e umfluxo de retentado.
Em uma primeira forma de realização, o microfiltro 4 possuium tamanho eficaz de poros de 0,5 μηι, i.e., o filtro 4 deverá ser capaz deseparar de modo eficaz, do fluxo de permeado, todos os micro-organismosque sejam maiores ou iguais a 0,5 μπι, incluindo todos os esporos queocorrem normalmente no leite. Os micro-organismos são definidos comotodas as bactérias e esporos que ocorrem normalmente no leite. O tamanhodos micro-organismos é definido pelo seu menor diâmetro, sendo umaseparação de modo efetivo usada aqui como significando a redução donúmero de micro-organismos por um fator de > 1000000 (redução > Iog 6).
As experiências demonstraram que um microfiltro 4 de acordocom esta primeira forma de realização da invenção, com um tamanho de poroseficaz que é > 0,5 μιη, deverá ser combinado, de preferência, com um tratamentosubsequente por calor a uma temperatura de 90 a 105°C. Pela combinaçãodessas duas etapas do processo, será obtido um produto, um leite desnatado,que se apresenta estéril do ponto de vista comercial, i.e., o produto é isento demicro-organismos que possam crescer nas condições existentes.
Em uma segunda forma de realização da presente invenção, éusado um microfiltro 4 com um tamanho de poros eficaz que é > 0,3 μηι, oqual separa de modo eficaz os micro-organismos que são > 0,3 μηι, incluindoa maior parte das bactérias termoiresistentes e todos os esporos. Nesta segundaforma de realização, a microfiltração é combinada com um tratamentotérmico a 72-98°C, sendo que esta combinação de etapas de processoproporciona um produto comercialmente estéril.
Dependendo do tipo de filtro, de como o filtro 4 é construídoou de como ele é projetado, a microfiltração pode se processar em uma oumais etapas. O número de etapas poderá depender do tamanho da quantidadetotal do produto que é produzido pelo fluxo de retentado. O número de etapaspoderá depender ainda se existe ou não a intenção de empregar o fluxo deretentado, e ainda da eficiência que é obtida com um filtro 4.
Nas experiências que foram conduzidas com um microfiltro 4apresentando um tamanho de poros eficaz 0,5 μηι, o fluxo de permeadoconstituiu 95% da fração desnatada do leite. O fluxo de retentado, o qual, emconseqüência, constituiu 5% da fração desnatada do leite, continha todos osmicro-organismos separados com tamanhos > 0,5 μηι.
Tendo em vista a obtenção de um maior rendimento doprocesso de acordo com a presente invenção, o fluxo de retentado éconduzido, na forma de realização preferida, do primeiro microfiltro 4, peloduto 5, para um segundo microfiltro 6. O segundo microfiltro 6 poderá serfeito, por exemplo, de cerâmica, sendo que ele deverá possuir pelo menos omesmo tamanho eficaz de poros que o primeiro filtro 4. Nesse segundo filtro 6,a porção que entra (5%) da fração desnatada do leite é dividida em novosfluxos de permeado e retentado. O fluxo de permeado do segundo filtro 6consiste, neste exemplo, de 4% da fração desnatada do leite que é alimentada.
O fluxo de retentado do segundo filtro 6 constitui menos de1% do total da fração desnatada do leite, contendo deste modo todos osmicro-organismos separados de ambos os filtros 4 e 6, que são > 0,5 μηι.O fluxo de retentado do segundo filtro 6 é levado para fora e, na forma derealização preferida da presente invenção, não é empregado na produção deum leite desnatado estéril de acordo com a invenção.
O processo poderá incluir ainda filtros adicionais aos filtros 4e 6, os quais deverão operar de maneira correspondente, de tal forma que oretentado do segundo filtro 6 é conduzido a um terceiro filtro, e assim pordiante. Entretanto, uma vez que o fluxo de retentado já a partir do segundofiltro 6 constitui menos de 1% do total da fração desnatada do leite, os filtrosadicionais aos filtros 4 e 6 não deverá aumentar o rendimento do processo atéum grau apreciável.
Os fluxos de permeado dos dois microfiltros 4 e 6 sãocombinados em um duto 7 e conduzidos a algum tipo de equipamento paratratamento térmico 8, o qual poderá consistir em um trocador de calorconvencional de placas. Os dois fluxos combinados de permeado não contêm,desta forma, quaisquer micro-organismos que tenham tamanhos maiores que0,5 μιη na primeira forma de realização, e nenhum micro-organismo quetenha tamanho > 0,3 μιη, na segunda forma de realização. Os micro-organismos que permanecem no leite requerem uma temperatura moderada nosentido de serem neutralizados. Assim sendo, os dois fluxos de permeado sãotratados termicamente no equipamento de tratamento por calor 8 a 72-134°C,sendo de preferência a 90-105°C na primeira forma de realização, e a 72-98°Cna segunda forma de realização, durante um período de tempo requerido.
O produto tratado termicamente, o qual consiste em mais de99% da fração desnatada do leite se encontra agora comercialmente estéril,sendo então conduzido adiante no duto 9 para embalagem em uma máquinaasséptica de enchimento 10, na qual o produto é embalado em embalagensassépticas que podem ser distribuídas e armazenadas na temperaturaambiente. O produto final é ainda extremamente puro, uma vez que ele nãocontém quaisquer micro-organismos destruídos além daqueles neutralizadosno tratamento térmico, sendo que estes constituem uma quantidade quaseinfinitesimal dos micro-organismos existentes inicialmente no leite nãotratado.
A fração cremosa é tratada separadamente e, após a separação,ela é conduzida pelo duto 11 através de um equipamento de padronização 12a uma unidade de tratamento com elevada temperatura 13, essa unidade 13incluindo também, normalmente, um homogeneizador. Para teores de gordura> 12% na fração cremosa, uma parte do leite desnatado estéril poderá serempregado na homogeneização.
Pela seleção no equipamento de padronização 12, de umadeterminada proporção de creme para mistura com o leite desnatado, épossível a obtenção de um leite para consumo que apresente um desejado teorde gordura. O produto padronizado estéril é embalado assepticamente deacordo com o dito anteriormente de forma a obter um leite para consumopadronizado, comercialmente estéril.
Conforme se tornou evidente da descrição acima, a presenteinvenção apresenta um processo para produzir um leite desnatadocomercialmente estéril destinado a ser um leite para consumo, sendo esse leitedesnatado extremamente puro uma vez que ele não contém a quantidade demicro-organismos destruídos que o leite estéril contém normalmente.Considerando que o leite fica exposto a uma temperatura de tratamento, que éconsideravelmente mais baixa do que a do leite UHT convencional, ele possuimelhores propriedades de sabor, sendo que esse sabor pode ser comparadocom o sabor de um leite pasteurizado.

Claims (4)

1. Processo para a produção de leite desnatado comercialmenteestéril, em que o leite desnatado é tratado por microfiltração para obter umfluxo de retentado e um fluxo de permeado; e que o fluxo de permeado étratado termicamente a seguir a uma temperatura de 72 a 134°C, caracterizadopelo fato de que a microfiltração se processa em duas etapas, de tal forma queo fluxo de retentado do primeiro filtro (4) seja conduzido para um segundofiltro (6), sendo que os filtros (4,6) possuem um tamanho efeito de poros queé menor ou igual a 0,5 μηι, e que o retentado não é empregado na produçãodo leite desnatado estéril, cujo leite desnatado estéril é extremamente puro, eque os permeados provenientes de ambos os filtros (4,6) são combinadosantes do tratamento térmico.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o tratamento térmico do fluxo de permeado é conduzido, depreferência, a uma temperatura de 90 a 105°C.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que os filtros (4,6) possuem um tamanho efetivo de poros que émenor ou igual a 0,3 μ/m.
4. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizadopelo fato de que o tratamento térmico do fluxo de permeado é conduzido, depreferência, a uma temperatura de 72 a 98°C.
BRPI9810057-2A 1997-06-19 1998-06-15 processo para a produção de leite desnatado comercialmente estéril. BR9810057B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE9702359-2 1997-06-19
SE9702359A SE519853E (sv) 1997-06-19 1997-06-19 Metod för framställning av steril skummjölk
PCT/SE1998/001145 WO1998057549A1 (en) 1997-06-19 1998-06-15 A method for the production of sterile skimmed milk

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9810057A BR9810057A (pt) 2000-09-12
BR9810057B1 true BR9810057B1 (pt) 2009-12-01

Family

ID=20407444

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9810057-2A BR9810057B1 (pt) 1997-06-19 1998-06-15 processo para a produção de leite desnatado comercialmente estéril.

Country Status (14)

Country Link
EP (1) EP0993250B1 (pt)
JP (1) JP2002503111A (pt)
AR (1) AR015908A1 (pt)
AT (1) ATE251387T1 (pt)
AU (1) AU738775C (pt)
BR (1) BR9810057B1 (pt)
CA (1) CA2295444C (pt)
DE (1) DE69818821T2 (pt)
EA (1) EA001941B1 (pt)
ES (1) ES2209156T3 (pt)
IN (1) IN187757B (pt)
SE (1) SE519853E (pt)
TW (1) TW464474B (pt)
WO (1) WO1998057549A1 (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE506854C2 (sv) * 1996-06-27 1998-02-16 Tetra Laval Holdings & Finance Sätt att framställa aseptisk konsumtionsmjölk
US6372276B1 (en) 1997-03-14 2002-04-16 Tetra Laval Holdings & Finance S.A. Method for producing sterile, stable milk
US6652900B2 (en) 1997-03-14 2003-11-25 Tetra Laval Holdings & Finance S.A. Method and plant for producing a sterile milk product
DK174656B1 (da) * 1999-06-04 2003-08-11 Apv Pasilac As Fremgangsmåde og anlæg til behandling af mælk
US6737096B2 (en) 2000-03-29 2004-05-18 Tetra Laval Holdings & Finance S.A. Method and apparatus for producing a sterile milk product
NL1015851C2 (nl) * 2000-08-01 2002-02-05 Friesland Brands Bv Werkwijze voor het filtreren van melk.
JP2004515241A (ja) * 2000-11-13 2004-05-27 テトラ ラヴェル ホールディングス アンド ファイナンス ソシエテ アノニム 安定な滅菌乳及びその製法
SE518901C2 (sv) * 2001-03-08 2002-12-03 Tetra Laval Holdings & Finance Metod för förbehandling av mjölk vid mikrofiltrering
SE521186C2 (sv) 2001-11-30 2003-10-07 Tetra Laval Holdings & Finance Förfarande och anordning för testning av rengöringseffektivitet för ett filter i ett filtersystem
DE102004039733A1 (de) * 2004-08-17 2006-03-09 Martin Burger Verfahren zur Entkeimung von Milch und Entkeimungsanlage
DE102005007941B4 (de) * 2005-02-22 2008-01-31 Martin Burger Inbetriebnahmeverfahren einer Milchentkeimungsanlage und Milchentkeimungsanlage
BRPI0616323A2 (pt) 2005-09-20 2011-06-14 Prolacta Bioscience Inc mÉtodo para determinar se um fluido mamÁrio doado foi obtido a partir de um indivÍduo especÍfico
ES2633922T3 (es) 2006-11-29 2017-09-26 Prolacta Bioscience, Inc. Composiciones de leche humana y métodos para la preparación y uso de las mismas
CA2706723C (en) 2006-12-08 2015-05-19 Prolacta Bioscience, Inc. Compositions of human lipids and methods of making and using same
ES2527959T3 (es) 2008-12-02 2015-02-02 Prolacta Bioscience, Inc. Composiciones de permeado de leche humana y métodos para realizarlas y usarlas
KR101752470B1 (ko) * 2009-01-27 2017-07-03 아를라 푸즈 에이엠비에이 긴 유통기간 우유 및 유제품, 및 상기 우유 및 유제품 제조를 위한 공정 및 우유 가공 공장
DE102011015908A1 (de) 2010-04-03 2011-10-06 Otto Sand Verfahren zur Herstellung von Trinkmilch
DE102010025664A1 (de) * 2010-06-30 2012-01-05 Unternehmensgruppe Theo Müller GmbH & Co. KG Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen von haltbarer Milch
PT2739157T (pt) 2011-08-03 2018-01-09 Prolacta Bioscience Inc Microfiltração de leite humano para reduzir a contaminação bacteriana
US20140308417A1 (en) * 2011-11-07 2014-10-16 Tetra Laval Holdings & Finance S.A. Method for producing and device for producing starting material milk for skim milk
US20140287118A1 (en) * 2011-11-07 2014-09-25 Tetra Laval Holdings & Finance S.A. Method for producing and device for producing cheese starting material milk
EP2661968B1 (de) * 2012-05-11 2018-03-21 DMK Deutsches Milchkontor GmbH Verfahren zur Herstellung von Käsereimilch (II)
PT2967094T (pt) 2013-03-13 2021-01-14 Prolacta Bioscience Inc Produtos de leite humano com elevado teor de matéria gorda
CN103575253B (zh) * 2013-11-15 2015-08-19 北京理工大学 一种连通器式水平测量仪
FI20136184L (fi) * 2013-11-27 2015-05-28 Valio Oy Menetelmä maidon käsittelemiseksi
CN103680070B (zh) * 2013-12-13 2016-01-13 王暾 基于加速度传感器的地震预警监测仪的位置变动识别方法
WO2017117409A1 (en) 2015-12-30 2017-07-06 Prolacta Bioscience, Inc. Human milk products useful in pre- and post-operative care
WO2019121464A1 (en) * 2017-12-22 2019-06-27 Tetra Laval Holdings & Finance S.A. Method and system for processing milk

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE451791B (sv) * 1984-09-11 1987-11-02 Alfa Laval Food & Dairy Eng Sett och anleggning for framstellning av mjolk med lag bakteriehalt
US5256437A (en) * 1992-06-19 1993-10-26 Pall Corporation Product and process of making sterile milk through dynamic microfiltration
SE506683C2 (sv) * 1995-05-17 1998-02-02 Tetra Laval Holdings & Finance Sätt vid framställning av konsumtionsmjölk med lång hållbarhet

Also Published As

Publication number Publication date
DE69818821T2 (de) 2004-08-12
CA2295444A1 (en) 1998-12-23
BR9810057A (pt) 2000-09-12
AU738775C (en) 2004-07-15
EA001941B1 (ru) 2001-10-22
EA200000049A1 (ru) 2000-08-28
AR015908A1 (es) 2001-05-30
EP0993250A1 (en) 2000-04-19
CA2295444C (en) 2007-09-11
DE69818821D1 (de) 2003-11-13
SE519853E (sv) 2005-03-29
EP0993250B1 (en) 2003-10-08
ATE251387T1 (de) 2003-10-15
AU7947998A (en) 1999-01-04
JP2002503111A (ja) 2002-01-29
SE9702359D0 (sv) 1997-06-19
IN187757B (pt) 2002-06-15
SE519853C2 (sv) 2003-04-15
TW464474B (en) 2001-11-21
WO1998057549A1 (en) 1998-12-23
ES2209156T3 (es) 2004-06-16
AU738775B2 (en) 2001-09-27
SE9702359L (sv) 1998-12-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR9810057B1 (pt) processo para a produção de leite desnatado comercialmente estéril.
ES2295580T3 (es) Proceso para producir un producto lacteo sin lactosa.
US6485762B1 (en) Microfiltration of skim milk for cheese making and whey proteins
US6623781B2 (en) Microfiltration of skim milk for cheese making and whey proteins
US8449938B2 (en) Lactose-free milk product and processes for producing the same
RU2109456C1 (ru) Молочный продукт и способ его получения
US5714182A (en) Whey protein and casein co-precipitate for texturizing dairy products
CN108935665A (zh) 牛奶及其制备方法
CN101396045A (zh) 一种生产牛奶的方法及制得的牛奶
US4391830A (en) Production of liquid yogurt stabilized with high methoxyl pectin
US3764710A (en) Drink composed of fermented or acidified milk and citrus fruit juice
US6326044B1 (en) Filter apparatus and method for the production of sterile skimmed milk
JP3973691B2 (ja) 消費者用無菌ミルクの製造法
RU2703403C2 (ru) Способ получения молочного продукта с пониженной активностью плазмина
JP5189102B2 (ja) 発酵乳の製造方法
KR20190120445A (ko) 제품 및 그것의 제조를 위한 프로세스
DE2319457B2 (de) Verfahren zur Herstellung eines Kulturkonzentrats für saure Lebensmittel
JP2012530489A (ja) ヨーグルト系製品の製造方法
JP2024122140A (ja) 前発酵型のヨーグルト及びその製造方法
CN114946945A (zh) 一种酸牛奶及其制备方法
CN115500388A (zh) 浓缩牛奶及其制备方法
CN117882773A (zh) 一种零gi水平牛奶的制备方法及应用
CN116138309A (zh) 无糖酸奶制品的制备方法和无糖酸奶制品
MXPA99011984A (en) A method for the production of sterile skimmed milk
MXPA99000220A (en) A method to produce aseptic milk for consumi

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/01/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 21A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2518 DE 09-04-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.