BR112021008005A2 - dispositivo para a criação de um espaço de proteção temporário - Google Patents

dispositivo para a criação de um espaço de proteção temporário Download PDF

Info

Publication number
BR112021008005A2
BR112021008005A2 BR112021008005-8A BR112021008005A BR112021008005A2 BR 112021008005 A2 BR112021008005 A2 BR 112021008005A2 BR 112021008005 A BR112021008005 A BR 112021008005A BR 112021008005 A2 BR112021008005 A2 BR 112021008005A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
elevator
shaft
elevator installation
support element
impact
Prior art date
Application number
BR112021008005-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Weigel
Steffen Thon
Original Assignee
Inventio Aktiengesellschaft
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inventio Aktiengesellschaft filed Critical Inventio Aktiengesellschaft
Publication of BR112021008005A2 publication Critical patent/BR112021008005A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B5/00Applications of checking, fault-correcting, or safety devices in elevators
    • B66B5/0043Devices enhancing safety during maintenance
    • B66B5/005Safety of maintenance personnel
    • B66B5/0056Safety of maintenance personnel by preventing crushing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B5/00Applications of checking, fault-correcting, or safety devices in elevators
    • B66B5/28Buffer-stops for cars, cages, or skips
    • B66B5/282Structure thereof

Landscapes

  • Cage And Drive Apparatuses For Elevators (AREA)
  • Maintenance And Inspection Apparatuses For Elevators (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE PROTEÇÃO TEMPORÁRIO. A presente invenção refere-se a um dispositivo (12, 13, 13") para a criação de um espaço de proteção temporário (30", 30), em que o dispositivo é apropriado para uma instalação de elevador (1) instalável em um poço de elevador (8) e sendo que o dispositivo (12, 13, 13") inclui: um elemento de fixação (22) fixável no poço de elevador (8), um elemento de proteção ligado com o elemento de fixação (22), de preferência diretamente ligado, sendo que, em uma posição de manutenção do dispositivo (12, 13, 13"), o elemento de proteção (24) pode ser disposto dentro do poço de elevador (8) de um modo tal que fique limitado um caminho de deslocamento (15, 16) de um corpo móvel (4, 6) pertencente à instalação de elevador (1) para a configuração do espaço de proteção temporário (30", 30), e um elemento de impacto (26) ligado com o elemento de apoio (24), elemento de impacto este que, na posição de manutenção do dispositivo (12, 13, 13"), é previsto para um contato mecânico direto com o corpo móvel (4, 6)em que o elemento de impacto (26) está apoiado de modo pivotante no elemento de apoio (24), e uma instalação de elevador (1) com um tal dispositivo (12, 13, 13').

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO PARA A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE PROTEÇÃO TEMPORÁRIO".
[001] A presente invenção refere-se a uma instalação de elevador com um dispositivo para a criação de um espaço de proteção temporário e a um tal dispositivo.
[002] Usualmente, instalações de elevador incluem uma cabine de elevador e um contrapeso, que estão dispostos de modo deslocável em direções opostas em um poço de elevador e que são apropriados para o transporte de pessoas, respectivamente de produtos. Para se manter essas instalações de elevador com capacidade de operar, é preciso que elas sejam submetidas a manutenção de tempos em tempos. Com essa finalidade, é necessário que um técnico de manutenção execute atividades de manutenção em um poço do poço de elevador ou sobre a cabine de elevador no topo de poço do poço de elevador. Para garantir a segurança do técnico de manutenção são previstos espaços de proteção no topo de poço, respectivamente no poço de elevador. Esses espaços de proteção se caracterizam por volumes com dimensões mínimas no topo de poço, respectivamente no poço de elevador, nos quais a cabine de elevador não deve penetrar durante a manutenção.
[003] Além disso existem pretensões de configurar como mínimas possíveis as dimensões do poço de elevador que são necessárias para a operação da instalação de elevador. Isso significa que, ao máximo possível, as dimensões do poço de elevador são apenas insignificantemente maiores do que as dimensões que podem ser assumidas pela cabine de elevador, respectivamente pelo contrapeso, durante uma viagem do elevador.
[004] Consequentemente, o espaço no poço de elevador abaixo de uma posição da cabine de elevador em sua posição mais baixa possível no modo de operação normal é muito pequeno para poder configurar um espaço de proteção desse tipo. O mesmo vale para um espaço de proteção no topo de poço a ser disposto sobre a cabine de elevador.
[005] Com essa finalidade existem dispositivos para a criação de um espaço de proteção temporário, que podem ser dispostos no poço de elevador ou no topo de poço abaixo, respectivamente acima, da cabine de elevador, respectivamente do contrapeso. Quando um desses dispositivos estiver disposto em sua posição de manutenção, um caminho de deslocamento da cabine de elevador estará de tal modo limitado que o espaço de proteção poderá existir abaixo da cabine de elevador no poço de elevador, respectivamente acima da cabine de elevador no topo de poço. Em uma posição operacional desse dispositivo, a cabine de elevador é deslocável completamente dentro de seu caminho de deslocamento.
[006] Existem dispositivos que são fixáveis acima/abaixo da cabine de elevador, respectivamente do contrapeso, e que apresentam um elemento de apoio, o qual, na posição de manutenção do dispositivo, encontra-se pivotado para dentro do caminho de deslocamento da cabine de elevador, respectivamente do contrapeso. Usualmente, nesse elemento de apoio está disposta uma placa de impacto, a qual é prevista para um contato com a cabine de elevador, respectivamente com o contrapeso, e, portanto, está configurada com dimensões correspondentemente grandes.
[007] Constitui-se, portanto, o objetivo de criar um dispositivo para a criação de um espaço de proteção temporário, respectivamente uma instalação de elevador com um tal dispositivo, sendo que, em sua posição operacional, o dispositivo apresenta dimensões reduzidas.
[008] Esse objetivo é alcançado através de um dispositivo para a criação de um espaço de proteção temporário, sendo que o dispositivo é apropriado para uma instalação de elevador instalável em um poço de elevador, sendo que o dispositivo inclui: um elemento de fixação fixável no poço de elevador; um elemento de apoio ligado com o elemento de fixação, de preferência ligado diretamente, sendo que, em uma posição de manutenção do dispositivo, o elemento de apoio pode ser disposto de tal modo dentro do poço de elevador, que um caminho de deslocamento de um corpo móvel pertencente à instalação de elevador para a formação do espaço de proteção temporário se encontra limitado, e um elemento de impacto ligado com o elemento de apoio, elemento de impacto este que, na posição de manutenção do dispositivo, é previsto para um contato mecânico direto com o corpo móvel, sendo que o elemento de impacto está apoiado de modo pivotante no elemento de apoio.
[009] O objetivo também é alcançado através de uma instalação de elevador com um tal dispositivo disposto ou que pode ser disposto dentro do poço de elevador para a criação do espaço de proteção temporário, sendo que a instalação de elevador apresenta um corpo móvel deslocável totalmente ao longo de um caminho de deslocamento em um modo operacional normal da instalação de elevador.
[0010] Durante esse modo operacional normal, o pelo menos um corpo móvel, especialmente a cabine de elevador, é deslocável ilimitadamente no poço de elevador. Isso significa que todos os pavimentos, ligados pelo poço de elevador, podem ser servidos pela cabine de elevador, inclusive o mais alto e o mais baixo desses pavimentos. Consequentemente, o dispositivo instalado no poço de elevador pode ser disposto em sua posição operacional durante o modo operacional normal da instalação de elevador.
[0011] Se, ao contrário, o dispositivo instalado no poço de elevador estiver disposto em sua posição de manutenção, então o caminho de deslocamento do corpo móvel correspondente estará limitado pelo dispositivo de um modo tal que especialmente o pavimento mais baixo e o pavimento mais alto não possam ser servidos pela cabine de elevador.
[0012] A invenção se baseia no conhecimento de que, usualmente, o elemento de impacto apresenta grandes dimensões para o contato mecânico direto com o corpo móvel. Na posição de manutenção do dispositivo, esse elemento de impacto está disposto no elemento de apoio angularmente, de preferência perpendicularmente, de acordo com um alinhamento principal desses componentes do dispositivo. Quando esse dispositivo for lavado para a posição operacional, isto é, quando o elemento de apoio encostar/desencostar em uma parede de limitação do poço de elevador, a disposição do elemento de impacto, presente angularmente de acordo com a posição de manutenção, produzirá uma grande dimensão do dispositivo que se projeta para dentro do poço de elevador em relação ao elemento de apoio.
[0013] Para ainda assim viabilizar um dispositivo que, em sua posição operacional, requeira um menor espaço possível, o elemento de impacto, na posição operacional do dispositivo, pode ser disposto de modo plano no poço de elevador tanto quanto o elemento de apoio, por meio de sua capacidade de pivotamento no elemento de apoio. A capacidade de pivotamento pode ser obtida por meio de dobradiças, por exemplo.
[0014] Em uma forma de desenvolvimento da instalação de elevador, respectivamente do dispositivo, o elemento de apoio está disposto de modo pivotante no elemento de fixação. É vantajoso o fato de que, desse modo, o elemento de apoio pode ser pivotado da posição de manutenção para a posição operacional e vice-versa. Consequentemente, é possível levar as partes do dispositivo fixáveis no elemento de fixação, respectivamente levar o elemento de apoio, para a posição operacional do dispositivo, de tal modo que todos os componentes do dispositivo possam ser arrumados diretamente no poço de elevador ou em outro local, de preferência no poço de elevador.
[0015] De preferência, o elemento de apoio é fixável por engate no elemento de fixação e, de preferência, o elemento de impacto é fixável por engate no elemento de apoio na posição de manutenção do dispositivo, de tal modo que se possa obter uma maior segurança da pessoa que se encontre no espaço de proteção. Além disso, o elemento de apoio pode ser fixável por engate no elemento de fixação e, de preferência, o elemento de impacto pode ser fixável por engate no elemento de apoio na posição operacional do dispositivo, para que, por exemplo, um dispositivo fixado ou fixável acima da cabine de elevador no topo de poço não possa ingressar no caminho de deslocamento da cabine de elevador que é deslocável ilimitadamente e possa colidir com a cabine de elevador. Em um dispositivo disposto ou que pode ser disposto na parede de elevador, também é possível aumentar a segurança desse modo.
[0016] Alternativamente a isso, o elemento de apoio pode ser solto do elemento de fixação, de tal modo que por meio dessa soltura o dispositivo possa ser levado de sua posição de manutenção para sua posição operacional. Desse modo, o elemento de apoio e o elemento de impacto ligado com o elemento de apoio, em sua posição de manutenção, podem ser soltos do elemento de fixação para levar o dispositivo para sua posição operacional e podem ser armazenados no poço de elevador durante o modo operacional normal da instalação de elevador, independentemente do elemento de fixação.
[0017] Nesse sentido, a instalação de elevador pode incluir um segundo elemento de fixação, em cujo segundo elemento de fixação é fixável o elemento de apoio na posição operacional do dispositivo. De preferência, o segundo elemento de fixação encontra-se fixado diretamente a uma das paredes de limitação da instalação de elevador. É vantajoso o fato de que o elemento de apoio e o elemento de impacto aí disposto podem ser assim arrumados na instalação de elevador de tal modo que o caminho de deslocamento do corpo móvel fique eventualmente limitado apenas pelo elemento de fixação, ao qual é fixável o elemento de apoio na posição de manutenção.
[0018] Em uma forma de desenvolvimento da instalação de elevador, respectivamente do dispositivo, o elemento de apoio é fixável ao elemento de fixação. Por exemplo, isso pode ser obtido através de engate. Nesse sentido, viabiliza-se uma fixação segura do dispositivo, respectivamente do elemento de apoio, na posição de manutenção do dispositivo, sobre a base de poço, respectivamente no poço de elevador.
[0019] Em uma forma de desenvolvimento da instalação de elevador, o corpo móvel é formado por uma cabine de elevador da instalação de elevador ou por um contrapeso que é deslocável em direção contrária em relação à cabine de elevador. Através de limitação do caminho de deslocamento, respectivamente através de uma disposição, de preferência, abaixo da cabine de elevador torna-se possível construir um espaço de proteção temporário desse tipo abaixo da cabine de elevador. No caso de uma disposição do dispositivo de tal modo que através da posição de manutenção do dispositivo seja possível limitar o caminho de deslocamento do contrapeso, é possível conseguir que o espaço de proteção temporário possa ser disposto acima da cabine de elevador no topo de poço.
[0020] Em uma forma de desenvolvimento da instalação de elevador, o elemento de impacto apresenta um eixo de pivotamento apoiado de tal modo no elemento de apoio, que, na posição operacional do dispositivo, o eixo de pivotamento fique disposto entre, por um lado, uma linha central do elemento de apoio, alinhada com o alinhamento principal do elemento de apoio, e, por outro lado, uma parede de limitação do poço de elevador. Por meio de tal disposição é possível minimizar uma distância máxima que é assumida pelo dispositivo em sua posição operacional em relação à parede de limitação. A parede de limitação do poço de elevador pode ser formada por uma parede de poço do poço de elevador, uma cobertura de poço do poço de elevador ou uma base de poço do poço de elevador.
[0021] Em uma forma de desenvolvimento da instalação de elevador, o elemento de fixação está fixado, de preferência diretamente, à parede de poço ou à base de poço. Por meio de uma fixação do elemento de fixação à parede de poço pode-se conseguir que a dimensão vertical abaixo da cabine de elevador em relação à base de poço seja configurada a menor possível. Isso significa que o poço de elevador pode apresentar uma profundidade que seja a menor possível. No caso de uma fixação do elemento de fixação à base de poço torna- se possível que devido às forças do corpo móvel que podem atuar sobre o dispositivo se possa concretizar o dispositivo com o menor dispêndio possível de material.
[0022] A seguir, a invenção será explicada detalhadamente com base em figuras. Mostra-se:
[0023] Figura 1: uma instalação de elevador com um primeiro dispositivo para a criação de um espaço de proteção temporário e um outro dispositivo desse tipo em suas posições operacionais;
[0024] Figura 2: uma instalação de elevador como dispositivos dispostos em suas posições de manutenção, para a criação do espaço de proteção temporário;
[0025] Figura 3: um dispositivo para a criação do espaço de proteção temporário segundo estado da técnica conhecido anteriormente; e
[0026] Figura 4: um dispositivo disposto em sua posição operacional para a criação de um espaço de proteção temporário.
[0027] A figura 1 mostra uma instalação de elevador 2 disposta em um poço de elevador 8. Em sua extremidade superior, o poço de elevador inclui um topo de poço 14 e em sua extremidade inferior um poço de elevador 9. O poço de elevador 8 encontra-se limitada por paredes de limitação 10.1, 10.2,11, 17. Em especial, o poço de elevador 8 está limitada lateralmente por pelo menos uma parede de poço 10.1,
10.2 e na extremidade inferior do poço de elevador 9 por uma base de poço 11. Em sua extremidade superior, o topo de poço 14 pode ser limitado por uma cobertura de poço 17.
[0028] A instalação de elevador 2 inclui pelo menos um corpo móvel, especialmente uma cabine de elevador 4, cuja cabine de elevador 4 é deslocável de modo ilimitado ao longo de seu caminho de deslocamento 15. Adicionalmente à cabine de elevador 4, a instalação de elevador 2 pode incluir outro corpo móvel – um contrapeso 6 –, o qual está disposto, respectivamente pode ser disposto, de modo deslocável em direção oposta à da cabine de elevador 4 no poço de elevador 8. O contrapeso 6 está disposto de modo deslocável ao longo de um caminho de deslocamento 16 a ser alocado ao contrapeso 6. Durante um modo operacional normal da instalação de elevador 2, o contrapeso 6 é deslocável correspondentemente sem limites ao longo de seu caminho de deslocamento 16.
[0029] A cabine de elevador 4 e o contrapeso 6 estão ligados por meio de um elemento de sustentação 19. O elemento de sustentação 19 pode ser redirecionado por meio de roldanas 18 em um topo de poço 14 do poço de elevador 8. Uma das duas roldanas 18 mostradas pode ser configurada como uma roldana de acionamento ligada com um motor de acionamento.
[0030] A instalação de elevador 2 inclui pelo menos um dispositivo 12, 13 para a criação de um espaço de proteção temporário, sendo que um primeiro de tal dispositivo 12 mostrado pode ser fixado à base de poço 11 e um segundo de tal dispositivo 13 mostrado pode ser fixado a uma das paredes de poço 10.1, 10.2. Na posição operacional do dispositivo 12, 13, esse dispositivo 12, 13 se encontra disposto externamente ao caminho de deslocamento 15, 16 do correspondente corpo móvel 4, 6. Isso significa que o dispositivo 12, 13 está disposto externamente ao volume que pode ser assumido pela cabine de elevador 4, respectivamente pelo contrapeso 6, no modo operacional normal da instalação de elevador 2. De preferência, os dispositivos 12, 13, em suas posições operacionais, encontram-se distanciados do caminho de deslocamento 15, 16 do correspondente corpo móvel 4, 6.
[0031] Não é mostrado um dispositivo para a criação do espaço de proteção disposto temporariamente acima da cabine de elevador 4, o qual pode ser disposto no topo de poço 14 alternativamente à disposição do dispositivo 13 abaixo do contrapeso 6.
[0032] A figura 2 mostra a instalação de elevador 2 com dispositivos 12, 13 em suas posições de manutenção para a criação do espaço de proteção temporário. Além disso, é mostrado o dispositivo 13’ que pode ser disposto acima da cabine de elevador, o qual pode ser uma alternativa ao dispositivo 13 disposto abaixo do contrapeso. Os dispositivos 12, 13, 13’ para a criação dos espaços de proteção temporários 30’, 30” são mostrados, respectivamente estão dispostos, em suas posições de manutenção.
[0033] Cada um desses dispositivos 12, 13, 13’ inclui um elemento de fixação 22 fixado ou fixável no poço de elevador 8, especialmente sobre a base de poço 11, em uma das paredes de poço 10.1, 10.2 ou na cobertura de poço 17; um elemento de apoio 24 ligado com o elemento de fixação 22 e um elemento de impacto 26 ligado com o elemento de apoio 24.
[0034] O elemento de apoio 24 está disposto se projetando a partir da parede de poço 10.2, respectivamente da base de poço 11, de um modo tal que o elemento de apoio 24 se projeta para dentro do caminho de deslocamento 15, 16 do corpo móvel 4, 6 e o elemento de impacto 26 está posicionado adequadamente para a limitação do caminho de deslocamento do corpo móvel. Consequentemente, o caminho de deslocamento 15, 16 do corpo móvel se encontra limitado na posição de manutenção do dispositivo 12, 13, 13’. O elemento de impacto 26 está disposto na posição de manutenção, de preferência horizontalmente, de um modo tal que uma superfície inferior do corpo móvel (a cabine de elevador mostrada; 4’) possa se apoiar. Nesse sentido, na posição de manutenção do dispositivo 12, 13, 13’, o elemento de impacto 26 é previsto para um contato mecânico direto com o corpo móvel 4, 6. A superfície inferior da cabine de elevador 4 prevista para se chocar sobre o elemento de impacto 26 pode ser formada, por exemplo, por uma travessa de uma armação da cabine de elevador 4.
[0035] Ao ocorrer um choque da superfície inferior 4’ da cabine de elevador 4, respectivamente de um componente mais inferior da cabine de elevador 4, sobre o elemento de impacto 26, disposto abaixo dessa cabine de elevador 4, do dispositivo 12 fixado à base de poço 11 forma- se um espaço de proteção temporário 30’ abaixo da cabine de elevador
4.
[0036] O dispositivo 13 fixado à parede de poço 10.2, o qual, em sua posição de manutenção, limita o caminho de deslocamento 16 do contrapeso, faz com que ao ocorrer um contato mecânico do contrapeso com a placa de impacto 26, seja formado o espaço de proteção temporário 30” acima do teto de cabine 4” no topo de poço 14. Alternativamente, o elemento de fixação 22 do dispositivo 13 disposto abaixo do contrapeso pode estar fixado ou pode ser fixável à base de poço 11. Para poder absorver forças que atuam sobre o elemento de impacto 26, as quais são condicionadas por apoio, respectivamente choque, do contrapeso, o dispositivo 13 pode apresentar adicionalmente um elemento de estabilização 27. O elemento de estabilização 27 liga o elemento de apoio 24 e o elemento de fixação 22 de um modo tal que se obtenha a estática do dispositivo 13 fixado à parede de poço 10.2.
[0037] No elemento de impacto 26 ou no corpo móvel pode ser disposto um elemento de amortecimento adicional, não mostrado, de tal modo que se amorteça um contato do corpo móvel com o dispositivo 12, 13, 13”.
[0038] O dispositivo para a criação do espaço de proteção temporário 30” acima do teto de cabine 4” pode ser disposto no topo de poço 14 alternativamente à disposição no poço de elevador 9. Como essa finalidade, o elemento de fixação 22 do dispositivo 13’ disposto no topo de poço 14 pode estar fixado ou pode ser fixável à cobertura de poço 17 ou às paredes de poço 10.1, 10.2 no topo de poço 14.
[0039] As figuras 3 e 4 mostram dispositivos 12, 13, 13’ para a criação de um espaço de proteção temporário. Os elementos de apoio 24 do dispositivo 12, 13, 13’ estão ligados ou pivotados diretamente com o elemento de fixação 22, de tal modo que o dispositivo 12, 13, 13’ não limite o caminho de deslocamento 15, 16 do corpo móvel.
[0040] A figura 3 mostra um elemento de impacto 26 fixado ao elemento de apoio 24 segundo o estado da técnica já conhecido. De acordo com isso, acha-se configurada uma distância máxima T1 de cada componente do dispositivo 12, 13, 13’ em relação à parede de limitação 10.1, 10.2, 11.
[0041] O dispositivo 12, 13, 13’ de acordo com a invenção e segundo um exemplo de execução mostrado na figura 4 acha-se reproduzido em sua posição operacional. Nesse sentido, na posição operacional do dispositivo 12, 13, 13’, o elemento de impacto pivotável 26 pode estar pivotado no elemento de apoio 24 em torno de um eixo de pivotamento S, de um modo tal que os alinhamentos principais do elemento de apoio 24 e do elemento de impacto 26 evoluam aproximadamente na mesma direção. Além disso, na figura 4 é mostrada uma linha central M do elemento de apoio 24 que corre paralelamente ao alinhamento principal do elemento de apoio 24. O eixo de pivotamento S está disposto entre a parede de limitação 10.1, 10.2, 11, 17 e essa linha central M, de tal modo que o elemento de apoio 24, respectivamente o dispositivo 12, 13, 13’ em sua posição operacional, se encontre disposto bem perto da parede de limitação 10.1, 10.2, 11,
17. Correspondentemente acha-se configurada a distância máxima T2 de cada componente do dispositivo 12, 13, 13’ mostrado na figura 4, em sua posição operacional, em relação à parede de limitação 10.1, 10.2, 11, 17.
[0042] Devido à capacidade de pivotamento descrita do elemento de impacto 26 em relação ao elemento de apoio 24, a distância T2 mostrada na figura 4 é menor do que a distância T1 mostrada na figura 3, de tal modo que o volume de um poço de elevador 8 que pode ser aproveitado pelos caminhos de deslocamento 15, 16, conforme um dispositivo 12, 13, 13’ mostrado na figura 4, possa ser configurado ao máximo.

Claims (13)

REIVINDICAÇÕES
1. Instalação de elevador (1) com um dispositivo (12, 13, 13’) disposto ou que pode ser disposto dentro de um poço de elevador (8) para a criação de um espaço de proteção temporário (30’, 30”), caracterizado pelo fato de que a instalação de elevador (1) apresenta um corpo móvel (4, 6) totalmente deslocável ao longo de um caminho de deslocamento (15, 16) em um modo de operação normal da instalação de elevador (1), e sendo que o dispositivo (12, 13, 13’) compreende: um elemento de fixação (22) fixado ou fixável no poço de elevador (8), um elemento de apoio (24) ligado com o elemento de fixação (22), de preferência ligado diretamente, sendo que, em uma posição de manutenção do dispositivo (12, 13, 13’), o elemento de apoio (24) encontra-se disposto ou pode ser disposto dentro do poço de elevador (8) de um modo tal que o caminho de deslocamento (15, 16) do corpo móvel (4, 6) para a configuração do espaço de proteção temporário (30’, 30”) esteja limitado, e um elemento de impacto (26) ligado com o elemento de apoio (24), elemento de impacto (26) este que, na posição de manutenção do dispositivo (12, 13, 13’), é previsto para um contato mecânico direto com o corpo móvel (4, 6), sendo que o elemento de impacto (26) está apoiado de modo pivotante no elemento de apoio (24).
2. Instalação de elevador (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o elemento de apoio (24) é fixável ao elemento de fixação (22) para uma disposição do dispositivo (12, 13, 13’) em uma posição de manutenção.
3. Instalação de elevador (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o corpo móvel (4, 6) é formado por uma cabine de elevador (4) da instalação de elevador (1) ou por um contrapeso (6) da instalação de elevador (1) que é deslocável em sentido contrário ao da cabine de elevador (4).
4. Instalação de elevador (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o elemento de fixação (22) está fixado a uma parede de poço (10.1, 10.2) do poço de elevador (8) ou a uma base de poço (11) do poço de elevador (8), de preferência fixado diretamente.
5. Instalação de elevador (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o elemento de impacto (26) apresenta um eixo de pivotamento (S) apoiado no elemento de apoio (24) de um modo tal que, na posição operacional do dispositivo (12, 13, 13’), o eixo de pivotamento (S) fica disposto entre, por um lado, uma linha central (M) alinhada com o alinhamento principal do elemento de apoio (24), e, por outro lado, uma parede de limitação (10.1, 10.2, 11) do poço de elevador (8).
6. Instalação de elevador (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o elemento de apoio (24) está disposto de modo pivotante no elemento de fixação (22).
7. Instalação de elevador (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o elemento de apoio (24) pode ser solto do elemento de fixação (22) de um modo tal que o dispositivo (12, 13, 13’) possa ser levado de sua posição de manutenção para sua posição operacional por meio dessa soltura.
8. Instalação de elevador (1) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que inclui um segundo elemento de fixação, a cujo elemento de fixação pode ser fixado o elemento de apoio (24) na posição operacional do dispositivo (12, 13, 13’).
9. Dispositivo (12, 13, 13’) para a criação de um espaço de proteção temporário (30’, 30”), sendo que o dispositivo é apropriado para uma instalação de elevador (1) que pode ser instalada em um poço de elevador (8), caracterizado pelo fato de que o dispositivo (12, 13, 13’) compreende - um elemento de fixação (22) fixável no poço de elevador (8), - um elemento de apoio ligado com o elemento de fixação (22), de preferência ligado diretamente, sendo que, em uma posição de manutenção do dispositivo (12, 13, 13’), o elemento de apoio (24) pode ser disposto dentro do poço de elevador (8) de um modo tal que fique limitado um caminho de deslocamento (15, 16) de um corpo móvel (4, 6) pertencente à instalação de elevador (1) para a configuração do espaço de proteção temporário (30’, 30”), e - um elemento de impacto (26) ligado com o elemento de apoio (24), elemento de impacto (26) este que, na posição de manutenção do dispositivo (12, 13, 13’), é previsto para um contato mecânico direto com o corpo móvel (4, 6), sendo que o elemento de impacto (26) está apoiado de modo pivotante no elemento de apoio (24).
10. Dispositivo (12, 13, 13’) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o elemento de apoio (24) é fixável ao elemento de fixação (22) para uma disposição do dispositivo (12, 13, 13’) em uma posição de manutenção.
11. Dispositivo (12, 13, 13’) de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que o elemento de fixação (22) é fixável a uma parede de poço (10.1, 10.2) do poço de elevador (8) ou a uma base de poço (11) do poço de elevador (8), de preferência fixável diretamente.
12. Dispositivo (12, 13, 13’) de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11, caracterizado pelo fato de que o elemento de apoio (24) está disposto de modo pivotante no elemento de fixação (22).
13. Dispositivo (12, 13, 13’) de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11, caracterizado pelo fato de que o elemento de apoio (24) pode ser solto do elemento de fixação (22) de tal modo que o dispositivo (12, 13, 13’) possa ser levado de sua posição de manutenção para sua posição operacional por meio dessa soltura.
BR112021008005-8A 2018-12-19 2019-12-18 dispositivo para a criação de um espaço de proteção temporário BR112021008005A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP18214057.4 2018-12-19
EP18214057 2018-12-19
PCT/EP2019/085965 WO2020127493A1 (de) 2018-12-19 2019-12-18 Vorrichtung zum schaffen eines temporären schutzraumes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112021008005A2 true BR112021008005A2 (pt) 2021-08-03

Family

ID=64746173

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112021008005-8A BR112021008005A2 (pt) 2018-12-19 2019-12-18 dispositivo para a criação de um espaço de proteção temporário

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20220024719A1 (pt)
EP (1) EP3898479A1 (pt)
CN (1) CN113226966B (pt)
BR (1) BR112021008005A2 (pt)
WO (1) WO2020127493A1 (pt)

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2166841C (en) * 1995-01-31 2006-08-22 Heinrich Foelix Temporary working space protection
US5806633A (en) * 1995-12-22 1998-09-15 Macuga; Henry J. Elevator safety system incorporating false pit
SE521817C2 (sv) * 2000-11-02 2003-12-09 Alimak Ab Säkerhetsarrangemang vid hiss
FI112640B (fi) * 2000-12-22 2003-12-31 Kone Corp Hissin turvalaite
US6481534B1 (en) * 2001-08-27 2002-11-19 Otis Elevator Company Apparatus for maintaining adequate overhead space for car top mechanics in elevator systems
NZ532767A (en) * 2003-05-21 2004-12-24 Inventio Ag Lift installation with a buffer for creating a zone of protection in a lift installation and a method of creating a zone of protection
JP4712313B2 (ja) * 2003-05-21 2011-06-29 インベンテイオ・アクテイエンゲゼルシヤフト バッファおよびバッファを備えたエレベータ設備
ES2343324T3 (es) * 2004-05-05 2010-07-28 Otis Elevator Company Dispositivo de seguridad para la proteccion de un operador en hueco de ascensores con fondo de poca altura y ascensor equipado con el mismo.
JP5129811B2 (ja) * 2006-06-26 2013-01-30 オーチス エレベータ カンパニー エレベータかごの上にオーバヘッドクリアランスを維持する格納式停止装置
CN200985232Y (zh) * 2006-08-07 2007-12-05 戴凤俊 可翻转电梯缓冲器
FI119808B (fi) * 2007-12-17 2009-03-31 Kone Corp Hissin puskurijärjestely
ES2344621B1 (es) * 2007-12-26 2011-06-24 Orona S. Coop. Dispositivo de seguridad para aparatos elevadores y aparato elevador que comprende dicho dispositivo de seguridad.
EP2558393B1 (en) * 2010-04-12 2021-09-08 Otis Elevator Company Retractable stop for low overhead elevators
ES2597810B1 (es) * 2015-07-22 2018-03-14 Talleres Agui, S.A. Dispositivo de tope de ascensor
DE202016103556U1 (de) * 2016-07-04 2016-10-11 Srh Aufzüge Gmbh Mechanische Rückhaltungsvorrichtung für elektrische Aufzüge
EP3401260B1 (en) * 2017-05-12 2023-08-09 Otis Elevator Company Elevator overrun systems

Also Published As

Publication number Publication date
CN113226966B (zh) 2023-03-14
EP3898479A1 (de) 2021-10-27
US20220024719A1 (en) 2022-01-27
WO2020127493A1 (de) 2020-06-25
CN113226966A (zh) 2021-08-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2523199T3 (es) Tope retráctil para mantener un espacio libre superior encima de una cabina de ascensor
CN1982195B (zh) 具有可折叠的自锁式轿厢裙板的电梯安全系统
US9938116B2 (en) Self-centering elevator cage door suspension
JP6297659B2 (ja) ブラケットデバイス
BR112016022203B1 (pt) Sistema de elevador e método para a operação de um sistema de elevador
KR20020034975A (ko) 호이스트용 안전 장치
EP1405813B1 (en) Elevator device
US20100252369A1 (en) Elevator and stop block arrangement for an elevator
JP2013529585A (ja) エレベータ設備
KR100402921B1 (ko) 내충격성도어
CN208814432U (zh) 电梯维修安全装置
JP6657065B2 (ja) エレベーター装置
BR112021008005A2 (pt) dispositivo para a criação de um espaço de proteção temporário
ES2229284T3 (es) Dispositivo para la apertura y cierre de puertas automaticas de ascensores, y un acoplador de puertas.
KR20230048133A (ko) 잠금 기구, 배터리 브라켓, 전기 자동차, 배터리 팩 잠금 및 잠금 해제 방법
AU2008337616A1 (en) Ascension brake for two elevator bodies moving independently of one another
KR101234750B1 (ko) 차량 진입 차단 장치
DK146397B (da) Haengselbeslag til skraat indbyggede vippevinduer med udvendige daekskinner
WO2016162713A1 (en) Accessible elevator buffer
CN207061563U (zh) 防坠电梯
JP6724111B2 (ja) 屋上用目地カバー装置
CN213742851U (zh) 一种高速运行车辆活动门安全防脱装置
US20240067496A1 (en) Guardrail system
KR200386976Y1 (ko) 교량의 부반력 저항 탄성받침
JP6289601B1 (ja) エレベータの三方枠装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]