BR112020018561A2 - Kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos - Google Patents

Kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos Download PDF

Info

Publication number
BR112020018561A2
BR112020018561A2 BR112020018561-2A BR112020018561A BR112020018561A2 BR 112020018561 A2 BR112020018561 A2 BR 112020018561A2 BR 112020018561 A BR112020018561 A BR 112020018561A BR 112020018561 A2 BR112020018561 A2 BR 112020018561A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
actuator
cutting
length
control
unit
Prior art date
Application number
BR112020018561-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Marcus Franciscus Eijkelkamp
Original Assignee
Koninklijke Philips N.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Koninklijke Philips N.V. filed Critical Koninklijke Philips N.V.
Publication of BR112020018561A2 publication Critical patent/BR112020018561A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B19/00Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers
    • B26B19/20Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers with provision for shearing hair of preselected or variable length
    • B26B19/205Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers with provision for shearing hair of preselected or variable length by adjustment of the cutting members
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B19/00Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers
    • B26B19/38Details of, or accessories for, hair clippers, or dry shavers, e.g. housings, casings, grips, guards
    • B26B19/3886Actuating members, e.g. switches or control knobs

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Dry Shavers And Clippers (AREA)

Abstract

kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos é revelado um kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos (10) compreendendo uma unidade de acionamento (12) para acionar uma unidade de corte (30) montável de modo separável, um atuador (16) e um elemento de controle que pode ser movido pelo usuário. a unidade de corte (30) tem um mecanismo de extensão configurado para variar um comprimento de corte da unidade de corte dentro de uma faixa de comprimento de corte. o atuador está configurado para cooperar com o mecanismo de extensão da unidade de corte, a fim de variar um comprimento de corte da unidade de corte dentro de uma faixa de comprimentos de corte, sendo que o atuador é capaz de mover-se entre uma primeira posição do atuador, correspondente a um primeiro comprimento extremo de corte na faixa de comprimentos de corte, e uma segunda posição do atuador, correspondente a um segundo comprimento extremo de corte na faixa de comprimentos de corte. o elemento de controle que pode ser movido pelo usuário é capaz de se mover entre uma faixa de posições de controle de comprimento, entre uma primeira posição de controle correspondente à primeira posição de atuador e uma segunda posição de controle correspondente à segunda posição de atuador, e uma posição desligada correspondente à desativação do acionador, sendo que a posição desligada é adjacente à primeira posição de controle. o atuador está na primeira posição de atuador quando o acionador é desativado pelo movimento do elemento de controle para a posição desligada. a unidade de corte é propendida para retornar o elemento seguidor a uma primeira posição do seguidor, correspondente ao engate com o atuador na primeira posição do atuador.

Description

KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS Campo da invenção
[001] A revelação se refere a um dispositivo para corte de cabelos ou pelos.
[002] Antecedentes da invenção
[003] Os dispositivos para corte de cabelos ou pelos, como aparadores e cortadores de barba, compreendem tipicamente uma empunhadura ou unidade de acionamento que aloja componentes volumosos, como baterias e um sistema de acionamento, e uma unidade de corte fixada à empunhadura. Em unidades de corte conhecidas, uma lâmina de corte dentada se engata a uma superfície de um anteparo voltada para a lâmina, e pode ser acionada para reciprocar sobre fendas no anteparo. Em uso, o anteparo ou um pente fixado ao anteparo entra em contato com a pele do usuário.
[004] Em algumas unidades de corte, o anteparo pode ser móvel em relação à lâmina de corte para variar o comprimento de corte. Um meio de ajuste pode ser fornecido na unidade de corte ou na empunhadura, para facilidade de controle por um usuário. Por exemplo, um meio de ajuste sob a forma de uma alavanca de atuação pode ser fornecido na empunhadura para acionar o movimento do anteparo na unidade de corte.
[005] Deve-se observar que WO 2016/071144 A1 revela uma unidade de corte que pode ser ajustada para variar o comprimento de corte.
[006] Nos dispositivos conhecidos para corte de cabelos ou pelos, um meio de ajuste pode travar a unidade de corte em um comprimento de corte selecionado, de modo que quando um usuário separa a unidade de corte da empunhadura e subsequentemente a reconecta, a unidade de corte é restaurada para o comprimento de corte selecionado.
[007] As unidades de corte podem ser parcial ou totalmente separáveis de uma empunhadura, por exemplo para limpeza, manutenção e substituição.
[008] Deve-se notar que US 5.105.541 revela um aparelho elétrico para aparamento de cabelos ou pelos tendo um pente espaçador que é ajustável a fim de variar o comprimento de aparamento. O controle liga-desliga desse dispositivo é tal que o dispositivo é desligado quando o pente espaçador está na configuração de comprimento máximo.
[009] Deve-se notar adicionalmente que US
4.669.189 revela um aparelho de corte de pelos ou cabelos tendo um pente espaçador ajustável, sendo que o controle liga- desliga do aparelho de corte de pelos ou cabelos está integrado ao controle deslizante do mecanismo de ajuste do pente espaçador. Sumário da invenção
[0010] A invenção é definida pelas reivindicações.
[0011] De acordo com um primeiro aspecto da revelação, é fornecido um kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos compreendendo uma unidade de acionamento, configurada para receber a unidade de corte que compreende um elemento seguidor. A unidade de acionamento compreende um acionador para acionar a unidade de corte montada na unidade de acionamento. O kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos compreendendo adicionalmente uma unidade de corte que tem um mecanismo de extensão configurado para variar um comprimento de corte da unidade de corte dentro de uma faixa de comprimento de corte, e um atuador configurado para cooperar com o mecanismo de extensão da unidade de corte para variar um comprimento de corte da unidade de corte dentro de uma faixa de comprimento de corte.
O atuador está disposto de modo a ser capaz de se mover entre a primeira posição de atuador correspondente a um primeiro comprimento extremo de corte da faixa de comprimento de corte, e uma segunda posição de atuador correspondente a um segundo comprimento extremo de corte da faixa de comprimento de corte.
O kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos compreende adicionalmente um elemento de controle que pode ser movido pelo usuário, capaz de se mover entre uma pluralidade de posições de controle, inclusive uma faixa de posições de controle de comprimento entre a primeira posição de controle, correspondente à primeira posição de atuador, e uma segunda posição de controle, correspondente à segunda posição de atuador, e uma posição desligada correspondente à desativação do acionador, sendo que a posição desligada é adjacente à primeira posição de controle.
A unidade de corte compreende um elemento seguidor configurado para acionar o mecanismo de extensão e cooperar com o atuador de modo que, quando o atuador se engata ao elemento seguidor, o movimento do atuador entre a primeira posição de atuador e a segunda posição de atuador causa uma correspondente variação do comprimento de corte entre um primeiro comprimento extremo de corte da faixa de comprimento de corte e um segundo comprimento extremo de corte da faixa de comprimento de corte.
Em uso, o atuador está na primeira posição de atuador quando o acionador é desativado pelo movimento do elemento de controle para a posição desligada.
A unidade de corte é propendida para retornar o elemento seguidor a uma primeira posição do seguidor, correspondente ao engate com o atuador na primeira posição do atuador. A unidade de corte é montada de modo separável à unidade de acionamento.
[0012] Consequentemente, o elemento de controle combina funcionalidades de configuração de comprimento e liga/desliga, de modo que o atuador é restaurado à primeira posição de atuador quando o acionador é desativado. Quando o atuador é restaurado à primeira posição de atuador, qualquer unidade de corte fixada seria retornada a uma configuração correspondente. Consequentemente, a restauração do atuador à primeira posição de atuador pode pré-configurar tanto a unidade de acionamento como a unidade de corte às configurações correspondentes para subsequente reconexão.
[0013] O elemento de controle pode ser um elemento deslizante ou um dial (o qual pode também ser conhecido como um seletor circular), por exemplo.
[0014] O elemento de controle e o atuador podem estar configurados de modo que o movimento do elemento de controle para a posição desligada faça com que o elemento de controle ou o atuador coopere com uma chave para desativar o acionador. Alternativa ou adicionalmente, o elemento de controle e o atuador podem estar configurados de modo que o movimento do elemento de controle na direção oposta à posição desligada faça com que o elemento de controle ou o atuador coopere com uma chave para ativar o acionador.
[0015] O elemento de controle pode ser capaz de mover-se em relação ao atuador, entre a posição desligada e a primeira posição de controle, a fim de engatar e desengatar uma chave controlando a ativação e a desativação do acionador.
[0016] De acordo com um segundo aspecto da revelação, é fornecido um kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos compreendendo uma unidade de acionamento de acordo com o primeiro aspecto, e uma unidade de corte tendo um mecanismo de extensão configurado para variar um comprimento de corte da unidade de corte dentro de uma faixa de comprimento de corte; sendo que a unidade de corte compreende um elemento seguidor configurado para acionar o mecanismo de extensão e cooperar com o atuador de modo que, quando o atuador se engata ao elemento seguidor, o movimento do atuador entre a primeira posição de atuador e a segunda posição de atuador causa uma correspondente variação do comprimento de corte entre um primeiro comprimento extremo de corte da faixa de comprimento de corte e um segundo comprimento extremo de corte da faixa de comprimento de corte.
[0017] Consequentemente, quando o acionador é desativado pelo movimento do elemento de controle para a posição desligada, o atuador é restaurado para a primeira posição de atuador e o elemento seguidor coopera com o atuador para restaurar a unidade de corte para uma configuração correspondente.
[0018] A unidade de acionamento e a unidade de corte podem estar configuradas de modo que, quando a unidade de corte está montada na unidade de acionamento com o elemento seguidor em uma primeira posição de seguidor, correspondente ao primeiro comprimento extremo de corte, e o atuador está na segunda posição de atuador correspondente ao segundo comprimento extremo de corte, o atuador e o elemento seguidor são desengatados, de modo que o movimento do atuador entre a primeira e a segunda posições de atuador não causa movimento do elemento seguidor entre a primeira e a segunda posições de seguidor.
[0019] Consequentemente, já que o elemento de controle está configurado para retornar o atuador à primeira posição de atuador quando o acionador é desativado, esse desengate entre o atuador e o elemento seguidor ao ocorrer a montagem da unidade de corte na unidade de acionamento pode ser evitado.
[0020] A unidade de corte pode compreender um suporte para lâminas transportando uma lâmina de corte, e o mecanismo de extensão pode compreender um anteparo capaz de se mover ao longo do suporte para lâminas a fim de variar um comprimento de corte da unidade de corte dentro da faixa de comprimento de corte. O elemento seguidor pode ser fixado ao anteparo e configurado para cooperar com o atuador, de modo que o movimento do atuador da primeira posição de atuador para a segunda posição de atuador faça com que o anteparo se mova da primeira posição de anteparo, correspondente a um primeiro comprimento extremo de corte, para a segunda posição de anteparo, correspondente a um segundo comprimento extremo de corte.
[0021] O segundo comprimento de corte extremo pode corresponder a um comprimento de corte máximo da unidade de corte. De modo correspondente, o primeiro comprimento de corte pode corresponder a um comprimento de corte mínimo da unidade de corte.
[0022] O elemento seguidor pode se projetar em direção à unidade de acionamento para engatar-se ao atuador. O elemento seguidor pode estar configurado para projetar-se através de uma abertura na unidade de acionamento, quando a unidade de corte estiver montada na unidade de acionamento.
[0023] A unidade de corte e a unidade de acionamento têm pontos de fixação cooperantes. Por exemplo, os pontos de fixação podem incluir um ponto de fixação pivotante e/ou um ponto de fixação travante. Breve descrição dos desenhos
[0024] As modalidades da invenção serão agora descritas, a título de exemplo, com referência aos desenhos em anexo, nos quais:
[0025] a Figura 1 mostra esquematicamente uma vista em seção transversal de um dispositivo de corte;
[0026] as Figuras 2 e 3 mostram esquematicamente o dispositivo de corte com o anteparo da unidade de corte em uma primeira posição correspondente a um comprimento de corte mais curto (Figura 2), e uma segunda posição correspondente a um comprimento de corte mais longo (Figura 3), respectivamente;
[0027] as Figuras 4 a 6 mostram esquematicamente componentes selecionados de um dispositivo de corte exemplificador com um elemento de controle em uma primeira posição de controle, uma segunda posição de controle e uma posição desligada, respectivamente, e um atuador em uma primeira posição de atuador;
[0028] a Figura 7 mostra esquematicamente componentes selecionados de um dispositivo de corte exemplificador adicional, com o elemento de controle na posição desligada.
[0029] As Figuras 8 e 9 mostram dois elementos de controle exemplificadores.
Descrição detalhada das modalidades
[0030] A Figura 1 mostra um dispositivo de corte 10 que compreende uma unidade de acionamento 12 e uma unidade de corte 30 acoplada de modo pivotante à unidade de acionamento 12 em um pivô 14. Neste exemplo, a unidade de corte 30 e a unidade de acionamento 12 têm pontos de fixação cooperantes que são fixáveis de modo separável no pivô 14, a fim de definir um eixo geométrico de pivô para o movimento pivotante da unidade de corte 30 em relação à unidade de acionamento 12. Em outros exemplos, a unidade de corte 30 pode ser fornecida junto com a unidade de acionamento 12, de modo que elas não se destinem a ser separadas por um usuário (isto é, são efetivamente fixadas de modo permanente).
[0031] Conforme mostrado esquematicamente na Figura 1, a unidade de acionamento 12 compreende um atuador 16 que, neste exemplo, é capaz de girar em relação a um invólucro da unidade de acionamento 12, de uma primeira posição de atuador, correspondente a um comprimento de corte mais curto da unidade de corte 30, a uma segunda posição de atuador correspondente a um comprimento de corte mais longo da unidade de corte 30, conforme será descrito com detalhes abaixo, em relação à Figura 3.
[0032] Neste exemplo, o atuador 16 está geralmente sob a forma de uma alavanca capaz de girar em torno de um pivô de atuador 20 apoiado no invólucro da unidade de acionamento 12. O atuador tem um primeiro braço que se estende do pivô de atuador 20 até um ponto de atuação 22, para se engatar à unidade de corte 30, conforme será descrito abaixo. Neste exemplo, o primeiro braço é substancialmente alongado com uma cabeça que se projeta na direção do movimento giratório para a segunda posição de atuador (isto é, no sentido anti-horário na Figura 1) para definir o ponto de atuação.
[0033] Neste exemplo, o atuador 16 compreende adicionalmente um segundo braço que se estende do pivô de atuador 20 até um ponto entrada de acionamento 24, para receber uma força de acionamento para mover o atuador 16 da primeira posição de atuador para a segunda posição de atuador. Por exemplo, o ponto de entrada de acionamento 24 pode ser acionado por um mecanismo de configuração de comprimento na unidade de acionamento 12.
[0034] Neste exemplo, o mecanismo de configuração de comprimento compreende um elemento de controle sob a forma de um elemento deslizante 60 montado de maneira deslizante na unidade de acionamento 12, e configurado para deslizar entre a primeira e a segunda posições de controle, para causar o correspondente movimento do atuador 16 da primeira posição de atuador para a segunda posição de atuador. O elemento deslizante 60 está sob a forma de um pistão tendo uma cabeça que se engata no ponto de entrada de acionamento 24 do atuador 16. Um botão deslizante 62 se projeta a partir de um lado do pistão e através de uma fenda na parede da unidade de acionamento 12.
[0035] A unidade de acionamento 12 compreende adicionalmente um acionador 18 para acionar a unidade de corte
30. Neste exemplo, o acionador 18 compreende um motor e um acionador de lâmina (não mostrado) que se estende a partir do motor para se engatar a elementos acionados da unidade de corte 30, em particular uma lâmina de corte reciprocante.
[0036] A Figura 1 mostra a unidade de corte 30 montada na unidade de acionamento 12. Nesse exemplo específico, a unidade de corte 30 é pivotante em relação à unidade de acionamento 12, e está montada na unidade de acionamento, de modo a ser acionada pelo acionador quando ela está em uma posição fechada, conforme mostrado na Figura 1, na qual se estende ao longo e está retida contra uma extremidade inferior da unidade de acionamento 12. Por exemplo, na posição fechada, a unidade de corte 30 pode ser retida contra a unidade de acionamento 12 mediante a fixação no pivô 14, e por meio de um ou mais outros prendedores, como formações de encaixe por pressão com mutuamente engatáveis na unidade de corte 30 e na unidade de acionamento 12, respectivamente. Na posição fechada, a unidade de corte 30 pode se alinhar com o acionador de lâmina da unidade de acionamento 12, para acionar o movimento reciprocante de uma lâmina de corte da unidade de corte.
[0037] A unidade de corte 30 compreende um suporte para lâminas 32 configurado para fixar-se de modo separável à unidade de acionamento 12 no pivô 14, e estender- se ao longo da extremidade inferior do invólucro 12 na posição fechada. O suporte para lâminas 32 retém uma lâmina 34 que se estende a partir de uma extremidade dianteira do suporte para lâminas 32 (o lado direito, conforme mostrado na Figura 1). Nesse exemplo, a lâmina 34 tem um gume cortante dentado, configurado para reciprocação transversal ao longo de um eixo geométrico transversal, paralelo a um eixo geométrico de pivô do pivô 14.
[0038] A unidade de corte 30 compreende adicionalmente um anteparo 40 acoplado ao suporte para lâminas
32, de modo que o anteparo 40 seja capaz deslizante em relação ao suporte para lâminas 32, ao longo de um eixo geométrico de extensão A (o eixo geométrico de extensão A é mostrado na Figura 1 como em intersecção com o pivô 14). Conforme mostrado na Figura 1, nesse exemplo, o anteparo 40 se estende ao longo de um lado inferior do suporte para lâminas 32. Ele tem um corpo achatado substancialmente cuboide, o qual é chanfrado em seu lado inferior para definir uma ponta dianteira que se projeta para diante a partir do suporte para lâminas 32. O anteparo 40 tem uma superfície superior substancialmente plana voltada para a lâmina, que fica voltada para, e se engata à, lâmina de corte 34 para definir um local de corte da unidade de corte.
[0039] A ponta dianteira do anteparo 40 tem uma superfície de contato 42 do anteparo para interagir com a pele de um usuário, que é inclinada em relação à superfície superior voltada para a lâmina (e em relação à superfície inferior voltada para a lâmina), por exemplo em um ângulo entre 15° e 45°. Neste exemplo específico, a superfície de contato 42 do anteparo é inclinada em relação à superfície voltada para a lâmina em um ângulo de aproximadamente 30°.
[0040] A superfície de contato 42 do anteparo é substancialmente plana, e se destina a interagir com a pele de um usuário durante o corte, embora em outros exemplos possam ser usados outros perfis. Quando a superfície de contato 42 do anteparo interage com a pele de um usuário, um comprimento de corte da unidade de corte 30 é igual à distância entre a superfície de contato 42 do anteparo e o local de corte ao longo de um eixo geométrico perpendicular à superfície de contato 42 do anteparo. Em outros exemplos, um pente pode ser fornecido sobre o anteparo.
[0041] Como o anteparo 40 é capaz de deslizar ao longo do eixo geométrico de extensão A, o comprimento de corte é variável. A Figura 1 mostra o anteparo em uma primeira posição de anteparo correspondente ao comprimento de corte mais curto da unidade de corte. Neste exemplo, o anteparo 40 é forçado para a primeira posição de anteparo, por exemplo, por meio de uma mola que atua entre o suporte para lâminas 32 e o anteparo 40 (ou o elemento seguidor, conforme será descrito abaixo), ou quaisquer meios de propensão adequados. Pode haver um batente atuando entre o anteparo e o suporte para lâminas, que define a primeira posição de anteparo para a qual é forçado o anteparo.
[0042] Por meio da propensão do anteparo para uma posição predeterminada em relação ao suporte para lâminas 32 (e, portanto, à lâmina 34), a posição relativa do anteparo e da lâmina 34 pode ser ajustada com exatidão relativamente alta. Essa exatidão pode ser relativamente alta em comparação com as posições de anteparo em direção oposta à posição inclinada, o que pode depender das tolerâncias de fabricação dos vários componentes ao longo da transmissão entre a ação do usuário (por exemplo, um elemento deslizante com o qual o usuário pode interagir) e o anteparo, como o atuador, o elemento seguidor, o suporte para lâminas, a lâmina e o próprio anteparo. Em contraste, a posição predeterminada pode ser determinada, por exemplo, pela simples contiguidade do anteparo com um batente no suporte para lâminas 32, que determina diretamente a posição relativa do anteparo e do suporte para lâminas 32 e, portanto, da lâmina 34.
[0043] Nesse exemplo, conforme o anteparo 40 é forçado para a primeira posição de anteparo correspondente ao comprimento de corte mais curto da unidade de corte, o comprimento de corte mais curto pode ser ajustado com uma exatidão relativamente alta. Isso pode ser vantajoso, já que o comprimento de corte mais curto pode ter a menor margem para erro. Em outras palavras, um erro absoluto se traduziria em um erro percentual mais alto para o comprimento de corte mais curto do que para um comprimento de corte mais longo.
[0044] A unidade de corte 30 compreende adicionalmente um elemento seguidor 50, o qual está configurado para se engatar ao atuador 20 da unidade de acionamento 12, a fim de acionar o movimento deslizante do anteparo 40 em relação ao suporte para lâminas. Neste exemplo, o elemento seguidor 50 é fixamente preso ao anteparo 40, de maneira que o anteparo 40 e o elemento seguidor 50 sejam forçados a se mover juntos ao longo do eixo geométrico de extensão A. O elemento seguidor 50 pode ser acoplado ao anteparo 40 de qualquer maneira adequada. Por exemplo, o elemento seguidor 50 pode ser preso ao anteparo 40, pode se engatar a formações cooperantes do anteparo 40 (por exemplo, por meio de uma conexão de encaixe por pressão), ou pode ser acoplado ao anteparo por um fecho mecânico, como um parafuso.
[0045] Conforme mostrado na Figura 1, o elemento seguidor 50 tem um membro de contato 52, que se projeta a partir de um corpo do elemento seguidor 50 em direção à unidade de acionamento 12. Neste exemplo, o elemento seguidor está configurado para projetar-se através de uma abertura na unidade de acionamento, quando a unidade de corte está na posição fechada.
[0046] O membro de contato 52 se projeta a partir do plano de extensão em direção à unidade de acionamento 12 para definir uma superfície de contato 54 destinada a se engatar ao atuador 20. Neste exemplo específico, a superfície de contato 54 é genericamente planar e é inclinada em relação a um plano normal aos eixos geométricos de extensão A por um ângulo agudo, por exemplo de aproximadamente 10°. Em outras palavras, um eixo geométrico normal à superfície de contato é inclinado em relação ao eixo geométrico de extensão por um ângulo agudo (por exemplo, de aproximadamente 10°) e se situa em um plano normal ao eixo geométrico de pivô. Em outros exemplos, a superfície de contato 54 pode ser curva.
[0047] As Figuras 2 e 3 mostram vistas em seção transversal parcial do dispositivo de corte 10 com o anteparo 40 em uma primeira posição de anteparo correspondente a um comprimento de corte mais curto da unidade de corte 30 (Figura 3), e uma segunda posição de anteparo correspondente a um comprimento de corte mais longo da unidade de corte 30 (Figura 3).
[0048] A unidade de corte 30 tem uma faixa de comprimentos de corte, e a primeira e a segunda posições do anteparo correspondem a dois extremos da faixa de comprimentos de corte: isto é, um comprimento de corte mais curto e um comprimento de corte mais longo.
[0049] Conforme mostrado pela comparação entre as Figuras 2 e 3, em uso o atuador 16 é girado em torno do pivô do atuador 20 (em uma posição na direção anti-horária, conforme mostrado nos desenhos) para mover-se de uma primeira posição de atuador correspondente ao comprimento de corte mais curto para uma segunda posição de atuador correspondente ao comprimento de corte mais longo.
[0050] Na primeira posição do atuador, o ponto de atuação 22 do atuador se engata à superfície de contato 54 do elemento seguidor 50, em um ponto de contato com o elemento seguidor 50 em uma primeira posição de seguidor.
[0051] O movimento pivotante do atuador da primeira posição de atuador à segunda posição de atuador faz com que o ponto de atuação 22 empurre o elemento seguidor 50, e portanto o anteparo 40, para deslizar até uma segunda posição de seguidor e uma segunda posição de anteparo, respectivamente, conforme mostrado na Figura 3, correspondente ao mais longo comprimento de corte.
[0052] Em uso, o atuador 16 pode retornar da segunda posição de atuador para a primeira posição de atuador (ou para qualquer posição entre as mesmas). Neste exemplo, o anteparo é forçado para a primeira posição de anteparo correspondente ao comprimento de corte mais curto, e assim o anteparo 40 se move de volta a partir da segunda posição de anteparo em direção à primeira posição de anteparo sob ação da força de propensão, conforme permitido pelo movimento de retorno do atuador 16.
[0053] As Figuras 4 a 6 mostram várias configurações da unidade de acionamento 12, conforme o elemento de controle 60 é movido entre uma posição desligada e uma faixa de posições de controle para causar o correspondente movimento do atuador. As Figuras 4 a 6 mostram recursos selecionados da unidade de acionamento 12 com detalhes adicionais às Figuras 1 a 3, e omite outros recursos para fins de clareza dos desenhos.
[0054] Conforme mostrado na Figura 4, o acionador 18 compreende um controlador de acionamento 19 acoplado a um elemento de chave 70. Um elemento de chave 72 correspondente é fornecido no elemento de controle 60 para definir uma disposição de chaveamento. O controlador 19 está configurado para controlar a ativação e desativação (isto é, ligar e desligar) do motor do acionador 18, em resposta ao desengate e engate dos elementos de chave 70, 72.
[0055] Neste exemplo específico, a disposição de chaveamento define uma chave de proximidade configurada para desativar o acionador 18 quando os elementos de chave 70, 72 se engatam um ao outro, e para ativar o acionador 18 quando os elementos de chave 70, 72 são separados. Por exemplo, a chave de proximidade pode compreender um sensor Hall. Entretanto, será reconhecido que, em outros exemplos, pode ser usada qualquer disposição de chaveamento adequada, inclusive chaves mecânicas, ou uma disposição de chaveamento baseada na saída de um codificador (por exemplo, um codificador linear) responsivo à posição do elemento de controle 60 ou do atuador 16, por exemplo.
[0056] A Figura 4 mostra a unidade de acionamento 12 com o elemento de controle 60 em uma primeira posição de controle da faixa de posições de controle de comprimento. Na primeira posição de controle, os elementos de chaveamento 70, 72 são desengatados de modo que o acionador seja ativado.
[0057] Neste exemplo, o atuador 16 é propendido por uma mola rotacional no pivô do atuador 20 em direção ao elemento de controle 60, de modo que quando o elemento de controle é movido na direção oposta ao atuador 16, o atuador 16 segue o movimento do elemento de controle. Em outros exemplos, o atuador 16 pode estar configurado para seguir o movimento do elemento de controle por uma configuração alternativa, por exemplo mediante engate ao elemento de controle por um mecanismo de pino e fenda. Consequentemente, quando o elemento de controle está na primeira posição de controle, o atuador 16 está na primeira posição de atuador, que corresponde ao comprimento de corte mais curto da unidade de corte 30, conforme descrito acima.
[0058] Neste exemplo, a unidade de acionamento 12 compreende um batente de atuador 17 configurado para bloquear o movimento do atuador da segunda posição de atuador em direção à primeira posição de atuador na primeira posição de atuador.
[0059] O movimento do elemento de controle 60 para uma segunda posição de controle da faixa de posições de controle faz com que ele atue sobre o atuador 16, para fazer com que se mova da primeira posição de atuador, conforme mostrado na Figura 4, para a segunda posição de atuador, conforme mostrado na Figura 5.
[0060] A título de comparação, a Figura 5 mostra a posição do botão deslizante 62 do elemento de controle tanto nas linhas contínuas correspondendo à segunda posição de controle, como nas linhas tracejadas correspondendo à primeira posição de controle. De modo similar, o atuador 16 é mostrado na segunda posição de atuador em linhas contínuas, e a extremidade do primeiro braço do atuador também é mostrada em linhas tracejadas correspondendo à primeira posição de atuador.
[0061] Conforme mostrado na Figura 5, o movimento do atuador 16 para a segunda posição de controle faz com que ele se mova na direção oposta ao batente de atuador 17.
[0062] A Figura 6 mostra a unidade de acionamento 12 com o elemento de controle movido para uma posição desligada a partir da primeira posição de controle. A posição desligada é adjacente à primeira posição de controle e fora da faixa de posições de controle de comprimento do elemento de controle. A título de comparação, a Figura 6 mostra o botão deslizante 62 do elemento de controle em linhas contínuas correspondendo à posição desligada, e uma extremidade do botão deslizante em linhas tracejadas correspondendo à primeira posição de controle.
[0063] Como o atuador 16 é bloqueado na primeira posição de atuador quando o elemento de controle 60 está na primeira posição de controle, o atuador não segue o elemento de controle conforme este se move para a posição desligada.
[0064] Quando o elemento de controle 60 está na posição desligada, o elemento de chave 72 no elemento de controle se engata ao elemento de chave 70 acoplado ao controlador de acionamento 19, de modo que o controlador de acionamento desativa o acionador.
[0065] A unidade de acionamento exemplificadora 12 descrita acima é um exemplo de uma unidade de acionamento na qual um elemento de controle que pode ser movido pelo usuário é capaz de se mover entre uma pluralidade de posições de controle, incluindo uma faixa de posições de controle de comprimento entre uma primeira posição de controle correspondente a uma primeira posição do atuador e uma segunda posição de controle correspondente à segunda posição do atuador; e uma posição desligada correspondente à desativação do acionador, que é adjacente à primeira posição de controle.
[0066] Neste exemplo específico, o elemento de controle está configurado para mover-se juntamente com o atuador ao longo da faixa de posições de controle de comprimento, e se move independentemente do atuador até a posição desligada.
[0067] Entretanto, conforme mencionado acima, em outros exemplos a unidade de acionamento pode ser configurada de modo diferente. Em particular, pode-se usar qualquer disposição de chaveamento, elemento de controle e modo de cooperação adequados entre o elemento de controle e um atuador.
[0068] A título de exemplo, a Figura 7 mostra uma unidade de acionamento 12’ exemplificadora adicional, a qual difere da unidade de acionamento 12 descrita acima em relação às Figuras 4 a 6 em aspectos relacionados à disposição de chaveamento e à cooperação entre o elemento de controle e o atuador.
[0069] Neste exemplo, o elemento de controle 60 é substancialmente conforme descrito acima, mas não é dotado de um elemento de chaveamento.
[0070] A Figura 7 mostra a unidade de acionamento 12’ com o elemento de controle em uma posição desligada. A título de comparação, a posição do botão deslizante 62 do elemento de controle 60 é mostrada em linhas contínuas correspondendo à posição desligada, e uma extremidade do botão deslizante 62 é mostrada em linhas tracejadas correspondendo à primeira posição de controle.
[0071] Neste exemplo, o atuador 16 é rotacionalmente propendido para seguir o elemento de controle 60 conforme descrito acima. Entretanto, neste exemplo, o atuador não é bloqueado na primeira posição de atuador e, portanto, o atuador 16 é capaz de se mover da primeira posição de atuador para uma posição desligada do atuador, correspondente à posição desligada do elemento de controle 60. A título de comparação, a Figura 7 mostra o atuador 16 na posição desligada do atuador em linhas contínuas, com bordas selecionadas do atuador 16 mostradas em linhas tracejadas correspondendo à primeira posição de atuador.
[0072] Conforme mostrado na Figura 7, neste exemplo é fornecida uma disposição de chaveamento na qual o controlador de acionamento 19 é acoplado a um elemento de chave, um elemento de chave 70 é fornecido em um suporte 71 configurado para opor o atuador na posição desligada do atuador, e um elemento de chave 72 correspondente é fornecido em uma porção oposta do atuador, de modo que os elementos de chave 70, 72 se engatem quando o atuador 16 estiver na posição de bloqueio do atuador.
[0073] O controlador de acionamento 19 está configurado de modo que, quando o elemento de controle 60 está na posição desligada, de modo que o atuador esteja na posição desligada do atuador, o elemento de chave 72 no atuador se engata ao elemento de chave 70 acoplado ao controlador de acionamento 19, de modo que o controlador de acionamento 19 desative o acionador.
[0074] Quando o elemento de controle 60 se move da posição desligada para a primeira posição de controle, ou qualquer posição de controle dentro da faixa de posições de controle de comprimento, o elemento de chave 72 no atuador se desengata do elemento de chave 70 acoplado ao controlador de acionamento 19, de modo que o controlador de acionamento ative o acionador. Conforme descrito acima, em outros exemplos pode- se usar qualquer disposição de chaveamento adequada.
[0075] A Figura 8 mostra uma vista externa parcial do elemento de controle deslizante 60, de acordo com os exemplos descritos acima. O invólucro da unidade de acionamento 12 compreende uma janela através da qual o elemento de controle pode ser acessado por um usuário. Conforme descrito acima, neste exemplo o elemento de controle 60 compreende um membro deslizante dotado de um botão deslizante 62 que se projeta através da parede do invólucro, de modo que um usuário possa interagir com ele, por exemplo com seu polegar.
[0076] A Figura 8 mostra marcações indicando posições de controle para o botão deslizante 62. As marcações indicam uma faixa de posições de controle de comprimento de uma primeira posição de controle, correspondente a um comprimento mínimo de corte de 0,5 (isto é, 0,5 mm), a uma segunda posição de controle, correspondente a um comprimento máximo de corte de 5 (isto é, 5 mm). A posição desligada é adjacente à faixa de posições de controle de comprimento e, em particular, é adjacente à primeira posição de controle correspondente ao comprimento mínimo de corte (de 0,5 mm).
[0077] Em outros exemplos, a posição desligada pode ser adjacente à posição de controle correspondente a um dos extremos de uma faixa de comprimento de corte: isto é, ou o mínimo, ou o máximo.
[0078] A Figura 8 mostra o botão deslizante 62 na posição desligada em linhas contínuas. O botão deslizante 62 é capaz de se mover até a primeira e a segunda posições de controle, conforme descrito acima, e é mostrado em linhas tracejadas naquelas posições.
[0079] Em outros exemplos, podem ser fornecidos outros tipos de elemento de controle. A Figura 9 mostra uma variante de vista em seção transversal parcial da unidade de acionamento 12, a qual é substancialmente conforme descrito, porém difere em aspectos relacionados à configuração específica do elemento de controle 160 e do atuador 116.
[0080] Neste exemplo, o elemento de controle 160 compreende um dial, de outro modo conhecido como um seletor circular. Neste exemplo, o dial 160 pode ser girado em torno de um eixo geométrico de rotação 161, e se engata a um elemento deslizante 162 capaz de movimento linear do elemento de controle por meio de um mecanismo de pinhão e cremalheira entre os mesmos. Neste exemplo, o elemento deslizante 162 capaz de se mover linearmente está configurado para se engatar a um atuador substancialmente da mesma forma que o elemento deslizante 60 dos exemplos descritos acima se engata ao atuador 16 dos mesmos exemplos. Em outros exemplos, porém, o elemento deslizante 162 capaz de se mover linearmente da Figura 9 pode se engatar diretamente a um elemento seguidor de uma unidade de corte.
[0081] Conforme mostrado a título de exemplo na Figura 9, o dial 160 compreende uma pluralidade de marcações em relevo correspondentes a diferentes posições de controle do elemento de controle (embora em outros exemplos as marcações não precisem ser em relevo). Estas incluem uma marcação de posição desligada O, uma marcação de primeira posição de controle F e uma marcação de segunda posição de controle S. O dial está na respectiva posição de controle (isto é, na posição desligada, na primeira posição de controle ou na segunda posição de controle) quando é girado de modo que a respectiva marcação esteja no centro de uma janela no invólucro da unidade de acionamento 12. O invólucro da unidade de acionamento 12 pode compreender uma marcação indicando a posição central da janela.
[0082] Conforme mostrado esquematicamente na Figura 9, o dial 160 compreende uma engrenagem de pinhão incluindo um conjunto de dentes arqueado 164, configurado para engrenar-se com um correspondente conjunto de dentes que se estendem linearmente 166 no elemento deslizante 162 – de modo que um mecanismo de pinhão e cremalheira seja formado entre o dial 160 e o elemento deslizante 162.
[0083] Neste exemplo específico, o conjunto de dentes arqueado 164 se estende sobre uma faixa da engrenagem de pinhão correspondente à faixa de posições de controle de comprimento do elemento de controle, entre a primeira posição de controle e a segunda posição. Neste exemplo, a engrenagem de pinhão é configurada para se engatar ao elemento deslizante 162 em uma posição angular diametralmente oposta à posição central da janela, de modo que os dentes do pinhão correspondentes a cada marcação e posição de controle sejam diametralmente opostos à respectiva marcação.
[0084] Neste exemplo, o conjunto de dentes arqueados se estende sobre uma faixa da engrenagem de pinhão diametralmente oposta à faixa de marcações de posição de controle de comprimento (F-S), mas termina antes de uma posição diametralmente oposta à posição desligada. Consequentemente, quando o dial 160 é girado da primeira posição de controle para a posição desligada, nenhum dentre do pinhão se engata aos dentes no elemento deslizante 162. Consequentemente, nesse exemplo específico, o elemento deslizante permanece em uma primeira posição do elemento deslizante, correspondente à primeira posição de controle do dial 160 quando o dial 160 é girado da primeira posição de controle para a posição desligada.
[0085] Em outros exemplos, porém, os dentes na engrenagem de pinhão podem estar configurados para cooperar com os dentes no elemento deslizante 162, conforme o dial 160 é movido da primeira posição de controle à posição desligada, de modo que esse movimento cause o correspondente movimento do elemento deslizante. Em ao menos alguns desses exemplos, o elemento deslizante pode se engatar a um atuador que está configurado para se engatar a um batente de atuador na primeira posição de atuador, de modo que o atuador não siga o movimento do elemento deslizante 162, quando o dial se move da primeira posição de controle para a posição desligada.
[0086] Pode ser fornecida uma disposição de chaveamento que engata o dial 160, o elemento deslizante 162 ou um atuador correspondente para controlar a desativação e a ativação do acionador, conforme descrito acima.
[0087] Em cada um dos exemplos acima, o elemento de controle combina a configuração de comprimento e a funcionalidade liga/desliga da unidade de acionamento. Adicionalmente, a funcionalidade liga/desliga é fornecida movendo-se o elemento de controle entre uma posição desligada e a primeira posição de controle em uma faixa de posições de controle de comprimento.
[0088] Consequentemente, em uso, o elemento de controle é retornado à primeira posição de controle imediatamente antes que o acionador seja desativado, de modo que o atuador retorna à primeira posição de atuador, e um mecanismo de extensão de uma unidade de corte montada na unidade de acionamento retorna para uma configuração correspondente a um primeiro comprimento extremo de corte (o qual pode ser o mais curto ou o mais longo de uma faixa de comprimento de corte).
[0089] Esse tipo de disposição fornece várias vantagens referentes à cooperação da unidade de acionamento e de uma unidade de corte, particularmente no que se refere à fixação de uma unidade de corte.
[0090] Conforme descrito acima, quando um mecanismo de configuração de comprimento é disposto em uma unidade de acionamento, um componente na unidade de acionamento se engata a um componente de uma unidade de corte fixado. Nos exemplos descritos acima, o atuador se engata a um elemento seguidor da unidade de corte.
[0091] O requerente reconheceu um problema referente a esses recursos cooperantes, pelo que a unidade de corte pode agora funcionar adequadamente ou pode ser danificada quando o elemento seguidor e o atuador não estão em posições correspondentes quando a unidade de corte é montada na unidade de acionamento.
[0092] Em dispositivos de corte anteriormente considerados, a funcionalidade de liga/desliga é fornecida separadamente da funcionalidade de configuração de comprimento. Isso pode possibilitar que um usuário mantenha o mecanismo de configuração de comprimento em uma configuração preferencial, mesmo quando a unidade de corte é separada para manutenção. Entretanto, pode ser difícil alinhar os recursos cooperantes da unidade de acionamento e da unidade de corte para reconexão. O requerente considerou disposições que permitem que um atuador permaneça em uma posição correspondente a uma configuração de comprimento preferencial (por exemplo, que pode ser uma posição intermediária) e se engate a um elemento seguidor de uma unidade de corte ao ocorrer a fixação da unidade de corte à unidade de acionamento para restaurar a unidade de corte a uma configuração correspondente à configuração de comprimento. Entretanto, essas disposições podem ser complexas e podem se valer de um modo de sequência e de uma sequência de montagem específicos, como fixar uma unidade de corte em um ponto de pivô, e pivotar até uma posição fechada, conforme descrito acima em relação à Figura 1. Adicionalmente, essas disposições podem se valer da unidade de corte estar propendida a uma configuração específica.
[0093] Mediante a combinação da funcionalidade de liga/desliga e da funcionalidade de configuração de comprimento do elemento de controle, conforme descrito aqui, o atuador da unidade de acionamento é sempre retornado à mesma posição (a primeira posição de atuador) quando o acionador é desativado para separação da unidade de corte. Isso também faz com que a unidade de corte seja retornada a uma configuração correspondente (por exemplo, retornando-se o elemento seguidor à primeira posição de seguidor) antes da separação do elemento de corte.
[0094] Consequentemente, quando um usuário vai reconectar uma unidade de corte à unidade de acionamento, o atuador permanece na primeira posição de atuador e a unidade de corte precisa permanecer em uma configuração correspondente para fixação.
[0095] Em alguns exemplos, uma unidade de corte pode ser propendida para uma configuração correspondente à primeira posição de controle – por exemplo, pode ser propendida para retornar o elemento seguidor a uma primeira posição de seguidor correspondente ao engate com o atuador na primeira posição de atuador (e/ou uma posição desligada do atuador). Consequentemente, nesses exemplos a unidade de corte é restaurada a uma configuração para engate ao atuador de uma unidade de acionamento em um estado desativado, mesmo que as partes móveis da unidade de corte sejam manipuladas enquanto a unidade de corte está separada, por exemplo para manutenção e limpeza.
[0096] Embora a invenção tenha sido ilustrada e descrita com detalhes nos desenhos e na descrição supracitada, tal ilustração e tal descrição devem ser consideradas ilustrativas ou exemplificadoras, e não restritivas; a invenção não se limita às modalidades reveladas. Vários exemplos alternativos são discutidos ao longo da descrição detalhada.
[0097] Outras variações às modalidades reveladas podem ser compreendidas e executadas pelos versados na técnica ao praticar a invenção reivindicada, a partir de um estudo dos desenhos, da revelação e das reivindicações anexas.
Nas reivindicações, a expressão “que compreende” não exclui outros elementos ou outras etapas, e o artigo indefinido “um” ou “uma” não exclui uma pluralidade.
Quaisquer sinais de referência nas reivindicações não devem ser interpretados como limitadores do escopo.

Claims (10)

REIVINDICAÇÕES
1. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS (10), caracterizado por compreender: uma unidade de acionamento (12) configurada para receber uma unidade de corte (30) compreendendo um elemento seguidor (50); sendo que a unidade de acionamento (12) compreende: um acionador para acionar uma unidade de corte (30) montada na unidade de acionamento; uma unidade de corte (30) tendo um mecanismo de extensão (35) configurado para variar um comprimento de corte da unidade de corte (30) dentro de uma faixa de comprimento de corte; um atuador (16) configurado para cooperar com o mecanismo de extensão (35) da unidade de corte (30), a fim de variar um comprimento de corte da unidade de corte dentro de uma faixa de comprimentos de corte, sendo que o atuador (16) é capaz de mover-se entre uma primeira posição do atuador, correspondente a um primeiro comprimento extremo de corte na faixa de comprimentos de corte, e uma segunda posição do atuador, correspondente a um segundo comprimento extremo de corte na faixa de comprimentos de corte; um elemento de controle (160) que pode ser movido pelo usuário, capaz de mover-se entre uma pluralidade de posições de controle incluindo: uma faixa de posições de controle de comprimento entre uma primeira posição de controle (62’) correspondente à primeira posição de atuador e uma segunda posição de controle (62’’) correspondente à segunda posição de atuador; e uma posição desligada (62) correspondente à desativação do acionador, sendo que a posição desligada está adjacente à primeira posição de controle (62’); sendo que a unidade de corte (30) compreende um elemento seguidor (50) configurado para acionar o mecanismo de extensão (35) e cooperar com o atuador (16) de modo que, quando o atuador (16) se engata ao elemento seguidor (50), o movimento do atuador (16) entre a primeira posição de atuador e a segunda posição de atuador causa uma correspondente variação do comprimento de corte entre um primeiro comprimento extremo de corte da faixa de comprimento de corte e um segundo comprimento extremo de corte da faixa de comprimento de corte; de modo que, durante o uso, o atuador (16) está na primeira posição de atuador quando o acionador é desativado pelo movimento do elemento de controle (160) para a posição desligada (62); sendo que a unidade de corte (30) é propendida para retornar o elemento seguidor (50) a uma primeira posição do seguidor, correspondente ao engate com o atuador (16) na primeira posição do atuador; e sendo que a unidade de corte (30) é montada de modo separável na unidade de acionamento (12).
2. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo elemento de controle ser um elemento deslizante ou um dial.
3. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo elemento de controle e o atuador estarem configurados de modo que o movimento do elemento de controle para a posição desligada faz com que o elemento de controle ou o atuador coopere com uma chave para desativar o acionador; e/ou sendo que o elemento de controle e o atuador estão configurados de modo que o movimento do elemento de controle na direção oposta à posição desligada faz com que o elemento de controle ou o atuador coopere com uma chave para ativar o acionador.
4. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo elemento de controle ser capaz de mover-se em relação ao atuador, entre a posição desligada e a primeira posição de controle, a fim de engatar e desengatar uma chave controlando a ativação e a desativação do acionador.
5. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela unidade de acionamento (12) e a unidade de corte (30) estarem configuradas de modo que, quando a unidade de corte (30) está montada na unidade de acionamento (12) com o elemento seguidor em uma primeira posição de seguidor, correspondente ao primeiro comprimento extremo de corte, e o atuador na segunda posição de atuador correspondente ao segundo comprimento extremo de corte, o atuador (16) e o elemento seguidor (50) são desengatados, de modo que o movimento do atuador entre a primeira e a segunda posições de atuador não causa movimento do elemento seguidor entre a primeira e a segunda posições de seguidor.
6. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela unidade de corte (30) compreender um suporte para lâminas (32) transportando uma lâmina de corte (34), e sendo que o mecanismo de extensão compreende um anteparo (40) capaz de mover-se ao longo do suporte para lâminas (32), a fim de variar um comprimento de corte da unidade de corte (30), dentro da faixa de comprimento de corte; sendo que o elemento seguidor (50) é fixado ao anteparo (40) e configurado para cooperar com o atuador, de modo que o movimento do atuador da primeira posição de atuador para a segunda posição de atuador faça com que o anteparo se mova da primeira posição de anteparo, correspondente a um primeiro comprimento extremo de corte, para a segunda posição de anteparo, correspondente a um segundo comprimento extremo de corte.
7. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo segundo comprimento extremo corresponder a um comprimento máximo de corte da unidade de corte.
8. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo elemento seguidor (50) projetar-se em direção à unidade de acionamento (12) para se engatar ao atuador (16).
9. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE DE CABELOS OU PELOS (10), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo elemento seguidor (50) estar configurado para projetar- se através de uma abertura na unidade de acionamento (12), quando a unidade de corte (30) estiver montada na unidade de acionamento (12).
10. KIT DE DISPOSITIVO PARA CORTE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela unidade de corte (30) e a unidade de acionamento (12) terem pontos de fixação cooperantes.
BR112020018561-2A 2018-03-16 2019-03-11 Kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos BR112020018561A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP18162268.9A EP3539737A1 (en) 2018-03-16 2018-03-16 A hair cutting device
EP18162268.9 2018-03-16
PCT/EP2019/055962 WO2019175081A1 (en) 2018-03-16 2019-03-11 A hair cutting device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020018561A2 true BR112020018561A2 (pt) 2020-12-29

Family

ID=61691342

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020018561-2A BR112020018561A2 (pt) 2018-03-16 2019-03-11 Kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos

Country Status (9)

Country Link
US (1) US11667045B2 (pt)
EP (2) EP3539737A1 (pt)
JP (1) JP7221983B2 (pt)
CN (1) CN111867794B (pt)
BR (1) BR112020018561A2 (pt)
ES (1) ES2901517T3 (pt)
PL (1) PL3765248T3 (pt)
RU (1) RU2769384C1 (pt)
WO (1) WO2019175081A1 (pt)

Family Cites Families (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1745997A (en) * 1928-08-29 1930-02-04 Kocourek William Hair clipper
US1774046A (en) * 1929-09-16 1930-08-26 Wahl Clipper Corp Clipper-blade construction
US2182597A (en) * 1938-01-13 1939-12-05 Oster John Mfg Co Hair clipper
US2292364A (en) * 1940-07-26 1942-08-11 Cromonic Joseph Dual blade adjusting device for hair clippers
US2445530A (en) * 1944-04-18 1948-07-20 Hans Majer Haircutting machine with adjustable cut regulator
US2429750A (en) * 1946-04-26 1947-10-28 Leo E Emard Hair clipper
US2726447A (en) * 1952-05-12 1955-12-13 Ernest D Maloy Hair clippers
DE1090544B (de) * 1959-07-10 1960-10-06 Feinmechanik Vormals Jetter & Haarschneidemaschine
US3093901A (en) * 1962-05-10 1963-06-18 Wahl Clipper Corp Adjustable clipper head
US3280456A (en) * 1964-10-29 1966-10-25 Preco Inc Cutting head structure for hair clippers
US3295201A (en) * 1964-11-17 1967-01-03 Vito W Pucino Hair clipper
US3430342A (en) * 1967-03-29 1969-03-04 Wahl Clipper Corp Adjustable clipper head
CH542026A (de) * 1971-11-24 1973-09-30 Apag App Bau Ag Haarschneidemaschine
EP0147134B1 (en) 1983-12-15 1989-03-22 Kyushu Hitachi Maxell, Ltd. Electric hair clipper
DE3529516A1 (de) * 1985-08-17 1987-02-26 Braun Ag Haarschneidemaschine, insbesondere elektrische haarschneidemaschine
DE3800966A1 (de) * 1988-01-15 1989-07-27 Moser Gmbh Kuno Elektrische haarschneidemaschine mit schnittlaengenverstelleinrichtung
DE4003511C1 (pt) * 1990-02-06 1991-06-20 Braun Ag, 6000 Frankfurt, De
JP3080975B2 (ja) * 1990-06-15 2000-08-28 松下電工株式会社 電気バリカン
US5084974A (en) * 1991-01-22 1992-02-04 Andis Company Clipper with lever actuated adjustable comb
JPH04103869U (ja) * 1991-01-28 1992-09-08 松下電工株式会社 ヘアカツター
DE4117988A1 (de) 1991-06-03 1992-12-10 Braun Ag Elektrischer rasierapparat
EP1156909A1 (en) 1999-12-22 2001-11-28 Koninklijke Philips Electronics N.V. Hair-cutting system including a hair-cutting apparatus and a comb device
US6601302B2 (en) 2000-09-08 2003-08-05 Remington Corporation, L.L.C. Shaving systems and adjustable trimmers therefor
US6742262B2 (en) * 2001-04-09 2004-06-01 Conair Corporation Detachable and adjustable blade assembly
KR20020083995A (ko) * 2002-10-08 2002-11-04 이승균 헤어 커터
US20080282550A1 (en) * 2008-06-30 2008-11-20 Andis Company Blade assembly
US8341846B1 (en) 2008-11-24 2013-01-01 Lonnie Holmes Hair clippers with electrically adjustable blades
JP2010124869A (ja) * 2008-11-25 2010-06-10 Panasonic Electric Works Co Ltd バリカン
DE102009015276B4 (de) * 2009-04-01 2015-10-15 Wahl Gmbh Haarschneidemaschine mit auswechselbarem Schneidsatz und Schnittlängen-Verstelleinrichtung
JP5799223B2 (ja) * 2011-04-26 2015-10-21 パナソニックIpマネジメント株式会社 バリカン
US10456936B2 (en) * 2014-05-09 2019-10-29 Koninklijke Philips N.V. Adjustable spacing comb, adjustment drive and hair cutting appliance
RU2676370C2 (ru) * 2014-05-09 2018-12-28 Конинклейке Филипс Н.В. Регулируемый прореживающий гребень, привод регулировки и прибор стрижки волос
WO2016005142A1 (en) * 2014-07-07 2016-01-14 Koninklijke Philips N.V. Hair clipping device
EP3194126B1 (en) * 2014-09-18 2019-11-06 Koninklijke Philips N.V. Adjustment drive and adjustable spacing comb
WO2016071144A1 (en) * 2014-11-06 2016-05-12 Koninklijke Philips N.V. Hair clipping device

Also Published As

Publication number Publication date
US11667045B2 (en) 2023-06-06
RU2769384C1 (ru) 2022-03-31
EP3539737A1 (en) 2019-09-18
EP3765248B1 (en) 2021-10-20
CN111867794B (zh) 2022-08-05
JP2021515665A (ja) 2021-06-24
PL3765248T3 (pl) 2022-02-28
CN111867794A (zh) 2020-10-30
ES2901517T3 (es) 2022-03-22
US20210008741A1 (en) 2021-01-14
JP7221983B2 (ja) 2023-02-14
EP3765248A1 (en) 2021-01-20
WO2019175081A1 (en) 2019-09-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112019010214A2 (pt) dispositivo para corte de cabelos ou pelos, e unidade de corte
RU2432253C2 (ru) Электробритва
JP6818032B2 (ja) 毛切断器具の長さ調整機構
BR112017009181B1 (pt) dispositivo para aparar cabelos e pelos
RU2016124214A (ru) Связующий блок и приспособление для стрижки волос
JP2013513419A (ja) 毛髪をトリミングする装置
ES2959433T3 (es) Cúter multiusos
EP3398732A1 (en) Reciprocating-type electric shaver
BR112020020579A2 (pt) Dispositivo para corte de cabelos ou pelos que compreende uma unidade de corte
BR112020018561A2 (pt) Kit de dispositivo para corte de cabelos ou pelos
BR112016030269B1 (pt) mecanismo atuador para controlar o comprimento de corte de um aparador de pelos, guia de corte para um aparador de pelos, e, aparador de pelos elétrico
JP4847240B2 (ja) 刈り込み機
JP4504122B2 (ja) 生垣バリカン
CN109500844B (zh) 一种剃须刀的自锁机构及具有其的剃须刀
CN217669927U (zh) 刨槽机
JPS5927900Y2 (ja) 電気かみそり
CN219870001U (zh) 一种热像仪及其单叶片快门
JP3958487B2 (ja) ファインダの視度調整装置
JP2019149950A (ja) 手持式作業機
JPH0381072U (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements