BR112018068718B1 - Suporte para trilho ferroviário e sistema de fixação de trilhos ferroviários - Google Patents

Suporte para trilho ferroviário e sistema de fixação de trilhos ferroviários Download PDF

Info

Publication number
BR112018068718B1
BR112018068718B1 BR112018068718-9A BR112018068718A BR112018068718B1 BR 112018068718 B1 BR112018068718 B1 BR 112018068718B1 BR 112018068718 A BR112018068718 A BR 112018068718A BR 112018068718 B1 BR112018068718 B1 BR 112018068718B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support
opening
rail
track
fastener
Prior art date
Application number
BR112018068718-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018068718A2 (pt
Inventor
Joël Cailliau
Original Assignee
Pandrol
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pandrol filed Critical Pandrol
Publication of BR112018068718A2 publication Critical patent/BR112018068718A2/pt
Publication of BR112018068718B1 publication Critical patent/BR112018068718B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/02Fastening rails, tie-plates, or chairs directly on sleepers or foundations; Means therefor
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/02Fastening rails, tie-plates, or chairs directly on sleepers or foundations; Means therefor
    • E01B9/28Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members
    • E01B9/30Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips
    • E01B9/303Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips the clip being a shaped bar
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/38Indirect fastening of rails by using tie-plates or chairs; Fastening of rails on the tie-plates or in the chairs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Railway Tracks (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)

Abstract

Suporte para trilho ferroviário, do tipo com fixação elástica em que o referido fixador se apoia em um patim do referido trilho e é tensionado aparafusando um elemento de ancoragem como um tira-fundo ou uma cavilha, este suporte para trilho ferroviário compreendendo uma superfie lateral de calagem (15), uma primeira superfie de apoio superior (32), uma segunda superfie de apoio superior (26), distinta da primeira superfie de apoio superior (32), uma primeira abertura (33) de seção oblonga, abrindo-se ao nível da primeira superfície de apoio superior (32) e atravessando verticalmente o suporte (10), uma segunda abertura (27), abrindo-se ao nível da segunda superfície de apoio superior (26), e uma porção receptora (20), configurada para receber um fixador ferroviário (50), previsto pelo menos lateralmente para o exterior em relação à segunda abertura (27).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um suporte para trilho ferroviário, do tipo fixador elástico em que o referido fixador se apoia sobre um patim do referido trilho e é tensionado por parafusamento de um elemento de ancoragem, tal como um tira-fundo ou uma cavilha. A presente invenção refere- se mais particularmente a uma melhoria que permite ajustar facilmente a posição transversal do trilho ferroviário na via férrea.
[002] Tal suporte pode ser usado para fixar vários tipos de trilhos ferroviários, em uma laje ou travessas de via férrea, em primeiro assentamento ou renovação.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[003] Um sistema de fixação de trilho é geralmente composto dos seguintes elementos: - uma sapata, geralmente feita de elastômero ou material plástico, colocada sob o trilho, - um suporte, geralmente feito de material plástico, posicionado no lado do trilho ao longo de um patim do mesmo, e sob o referido patim, - um fixador elástico, geralmente feito de fio de aço, e - um elemento de ancoragem para aplicar sob pressão o referido fixador elástico sobre o referido patim, o referido elemento de ancoragem passando através do suporte e sendo fixo em um elemento de via, tipicamente uma barra transversal ou uma laje de concreto.
[004] O elemento de ancoragem pode consistir em um conjunto de bainha - tira-fundo ou um conjunto de cavilha - porca.
[005] Mais especificamente, o trilho é fixado em um determinado ponto por dois fixadores, colocados em ambos os lados do trilho.
[006] Quando for necessário modificar ou corrigir a posição do trilho na direção transversal da via, é útil poder transladar o suporte descrito acima.
[007] Para fazer isso, em alguns suportes existentes, a abertura do suporte no qual é engatado o elemento de ancoragem tem uma seção oblonga, o que permite que o suporte se mova lateralmente em relação ao elemento de ancoragem assim que este está afroxado. Quando uma translação do trilho é desejada, é então possível afrouxar levemente o elemento de ancoragem (sem desmontá-lo completamente), empurrar o suporte lateralmente em direção à nova posição do trilho, então apertar o elemento de acoragem.
[008] No entanto, esses suportes podem ser problemáticos durante certas operações de manutenção dos trilhos, especialmente quando é necessário substituir um trilho gasto ou danificado. De fato, em tal caso, é necessário afrouxar o elemento de ancoragem para soltar o fixador elástico e, assim, liberar o trilho de suporte: agindo deste modo, o suporte é livre para se movimentar lateralmente, de modo que o ajuste transversal do trilho se perde e deve ser revisto e cuidadosamente verificado durante a fixação do trilho de substituição. Estes suportes assim alongam a duração dos processos de manutenção, deixa-os mais complexos, e podem resultar em eventuais erros de posicionamento
[009] Há, portanto, uma verdadeira necessidade de suporte para transporte ferroviário que será desprovido, pelo menos em parte, das desvantagens inerentes às configurações conhecidas acima mencionadas.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0010] A presente invenção refere-se a um suporte para trilho ferroviário que compreende uma superfície lateral de calado, uma primeira superfície de apoio superior, uma segunda superfície de apoio superior, diferente da primeira superfície de apoio superior, uma primeira abertura de seção oblonga, de abertura no nível da primeira superfície de apoio superior e que passa verticalmente através do suporte, e uma segunda abertura, abrindo-se no nível da segunda superfície de suporte superior, e uma porção de recepção configurada para receber um fixador ferroviário, provienciado pelo menos lateralmente para o exterior em relação à segunda abertura.
[0011] Nesta invenção, os termos “longitudinal”, “transversal”, “interior”, “exterior” e seus derivados são definidos em relação à direção principal do trilho.
[0012] Graças a tal suporte para trilho ferroviário, as funções de fixação do trilho e de calagem transversal do trilho são dissociadas. A primeira abertura, que se estende até a superfície inferior do assento do suporte, permite receber um elemento de ancoragem e, assim, ancorar o suporte sobre a via. a sua seção oblonga torna então possível ajustar facilmente a posição transversal do suporte na via e, assim, calar transversalmente o trilho sobre a via, bloqueando a posição do suporte por compressão do elemento de ancoragem contra a sua primeira superfície de suporte superior. A segunda abertura, por sua vez, permite receber um elemento de fixação que permite prender um fixador de ferroviário sobre o suporte e, assim, fixar o trilho em relação ao suporte.
[0013] Portanto, uma vez que a instalação da via tenha sido completada, quando se deseja mudar a orientação ou a posição de um trilho na via, é possível afrouxar o elemento de ancoragem passando pela primeira abertura de maneira a liberar o suporte; então é possível empurrar o conjunto formado pelo suporte e o trilho para posicioná-lo em sua nova posição; o elemento de ancoragem é então apertado para bloquear novamente a posição transversal do suporte e, portanto, a posição transversal do trilho em relação à via. Por esta razão, é preferível que a primeira e segunda aberturas, e mais geralmente o conjunto de aberturas destinadas a ancorar o suporte ferroviário, se abram sobre as superfícies livres do suporte ferroviário, isto é superfícies que não se destinam a ser abrangidas pelo trilho em questão sendo as aberturas de ancoragem assim acessíveis mesmo na presença do trilho ferroviário, é possível remover os elementos de ancoragem que ancoram o suporte e assim mover o trilho ferroviário sem desmontar o último suporte.
[0014] Inversamente, quando é desejado mudar o trilho ferroviário, é possível afrouxar o elemento de fixação cooperando com a segunda abertura de modo a afrouxar o fixador e assim libertar o trilho ferroviário. Nesta ocasião, é possível não tocar o elemento de ancoragem de modo a que o suporte permanece firmemente fixado sobre a via e na sua posição transversal permanece alterada. A instalação do trilho de substituição é então facilitada, uma vez que é suficiente calar o trilho contra a superfície lateral de calagem do suporte para encontrar automaticamente a posição transversal correta do trilho. É então possível reapertar o elemento de fixação sobre o fixador e o suporte para travar o novo trilho nesta posição.
[0015] A instalação, manutenção e substituição de trilhos é então muito facilitada pelo uso de tais suportes. É particularmente simples o suficiente para ser robotizado, evitando assim o uso de um operador.
[0016] Em algumas formas de realização, a segunda abertura atravessa verticalmente o suporte, isto é, até à superfície de assentamento inferior. Isto torna possível usar um elemento de fixação cooperando com a travessa ou com a laje localizada sob o suporte; em tal caso, o elemento de fixação pode tomar a forma de um elemento de ancoragem da mesma natureza ou natureza diferente do elemento de ancoragem que passa através da primeira abertura.
[0017] Em algumas formas de realização, a segunda abertura é de seção oblonga. Se necessário, isto torna possível mover o suporte transversalmente em relação ao elemento de fixação cooperando com a segunda abertura.
[0018] Em algumas formas de realização, a segunda abertura não é de passagem. Por conseguinte, não abre ao nível da superfície inferior do assento. Em tal caso, o elemento de fixação é independente da passagem ou da laje sobre a qual o suporte é montado. Durante uma operação de deslocamento de trilho, é então possível manter o elemento de fixação preso de tal modo que o suporte e o trilho formem um conjunto integral, facilitando assim o deslocamento do conjunto.
[0019] Em algumas formas de realização, a segunda abertura é rosqueada. De maneira mais geral, cada abertura pode ser rosqueada.
[0020] Em algumas formas de realização, o suporte é feito de um material rígido com um módulo de Young superior a 5 GPa, preferivelmente superior a 10 GPa. Isto reduz o risco de deformação do suporte sob a tensão de fixação do elemento de ancoragem e / ou do elemento de fixação : a força de fixação exercida pelo elemento de ancoragem e / ou pelo elemento de fixação sobre a primeira e / ou a segunda superfície de apoio superior, portanto, não diminui, ou muito pouco, ao longo do tempo, de modo que o risco de que o suporte deslize transversalmente é fortemente reduzido ou completamente removido.
[0021] Em algumas formas de realização, o suporte compreende uma base e um bloco, sendo o bloco sendo montado em uma cavidade de placa de base; e a primeira abertura e / ou a segunda abertura é praticada no referido bloco. É assim possível fazer a placa de base em um material pouco dispendioso, mesmo que não seja rígido, e o bloco em um material mais rígido com a finalidade de reduzir o risco de deformação mencionado acima.
[0022] Em algumas formas de realização, o bloco ou, mais amplamente, o referido material rígido, é metálico, de preferência aço ou ferro fundido. Também pode ser feito de plástico carregado com fibras de vidro ou outros tipos de reforços.
[0023] Em algumas formas de realização, a base é feita de plástico.
[0024] Em algumas formas de realização, o suporte compreende um primeiro bloco, sendo o primeiro bloco montado em uma primeira cavidade da placa de base e a primeira a abertura é praticada e no referido primeiro bloco.
[0025] Em algumas formas de realização, o suporte compreende um segundo bloco, sendo o segundo bloco sendo montado em uma segunda cavidade da placa de base e a segunda abertura é formada no referido segundo bloco.
[0026] Em algumas formas de realização, o primeiro e / ou o segundo bloco passa verticalmente através do suporte, isto é, até à superfície de assentamento inferior. Isso garante uma transmissão das forças de compressão até a passagem ou a laje sobre a qual o suporte é montado.
[0027] Em algumas formas de realização, a porção receptora estende-se pelo menos em cada lado da segunda abertura na direção longitudinal. O fixador, portanto, envolve a segunda abertura.
[0028] Em algumas formas de realização, o suporte compreende ainda uma segunda superfície lateral de calagem, proporcionada oposta à primeira superfície lateral de calagem. É assim possível calar com precisão o trilho ferroviário entre as duas superfícies laterais de calagem.
[0029] Em algumas formas de realização, o suporte compreende ainda uma terceira superfície de apoio superior, distinta da primeira e da segunda superfícies de apoio superiores, uma terceira abertura, que se abre no nível da terceira superfície de apoio superior. Esta terceira abertura permite receber um segundo elemento de fixação de modo a fixar o segundo lado do patim do trilho com o auxílio de um segundo fixador de trilho ferroviário. Esta terceira abertura tem as mesmas opções de construção que a segunda abertura.
[0030] Em algumas formas de realização, o suporte compreende uma segunda porção receptora configurada para receber uma segunda fixação de trilho, fornecida lateralmente para o exterior em relação à terceira abertura.
[0031] Em algumas formas de realização, o suporte compreende ainda um terceiro bloco, o terceiro bloco a ser montado em uma terceira cavidade da placa de base, a terceira abertura é praticada no referido terceiro bloco.
[0032] Em algumas formas de realização, o suporte compreende ainda uma superfície de suporte superior proporcionada entre as duas superfícies laterais de calagem, configurada para receber um trilho ferroviário. O suporte tem assim uma forma geral de U no meio da qual é recebido o trilho.
[0033] A presente invenção também se refere a um sistema de fixação de trilho ferroviario, compreendendo um suporte de acordo com qualquer uma das formas de realização anteriores.
[0034] Em algumas formas de realização, o sistema de fixação compreende ainda um fixador de trilho ferroviário, de preferência elástico, configurado para assentar na porção receptora de suporte e para se apoiar a um patim de um trilho ferroviário. Quando o suporte se estende de cada lado do trilho ferroviário, o sistema pode compreender um segundo fixador de trilho ferroviário.
[0035] Em algumas formas de realização, o sistema de fixação compreende ainda um elemento de fixação e um elemento de ancoragem, cada um compreendendo um ressalto de apoio; o elemento de ancoragem é configurado para penetrar na primeira abertura até que seu ressalto de apoio esteja apoiado sobre a primeira superfície de suporte superior do suporte; e o elemento de fixação está configurado para penetrar na segunda abertura, de preferência até o seu ressalto de suporte se apoie na segunda superfície de suporte superior do suporte.
[0036] Em algumas formas de realização, o elemento de ancoragem e o elemento de fixação são parafusos de fixação.
[0037] Em algumas formas de realização, o sistema de fixação compreende ainda uma inserção fêmea roscada configurada para ser ancorada em uma passagem ferroviária ou uma laje e para cooperar com um elemento de ancoragem.
[0038] Em algumas formas de realização, o suporte do sistema de fixação é do tipo que compreende duas superfícies laterais de calagem configuradas para enquadrar o trilho ferroviário.
[0039] Em outras formas de realização, o sistema de fixação compreende dois suportes, de preferência simétricos, configurados para serem posicionados em cada lado do trilho.
[0040] Em algumas formas de realização, o sistema de fixação compreende ainda uma sapata configurado para ser posicionada entre uma passagem ferroviária ou uma laje de uma via férrea e a superfície de assentamento inferior do suporte.
[0041] Em algumas formas de realização, o sistema de fixação compreende ainda uma sapata configurada para ser posicionada sobre a superfície de suporte superior e sob o patim do trilho.
[0042] As características e vantagens precedentes e ainda outras serão evidentes a partir da seguinte descrição detalhada de formas de realização do sistema de suporte e fixação propostos. Esta descrição detalhada refere-se aos desenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0043] Os desenhos anexos são esquemáticos e destinam-se principalmente a ilustrar realizações da invenção.
[0044] Nestes desenhos, de uma figura (FIG) para a outra, elementos idênticos (ou partes de elemento) são identificados pelos mesmos sinais de referência.
[0045] A figura 1 é uma vista em perspectiva de um sistema de fixação de acordo com a presente invenção.
[0046] A figura 2 é uma vista explodida do sistema de fixação da figura 1.
[0047] A figura 3 é uma vista em corte parcial do sistema de fixação da figura 1.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[0048] De modo a tornar a invenção mais concreta, um exemplo de suporte e um sistema de fixação é descrito em detalhe abaixo com referência aos desenhos anexos. Recorde-se que a invenção não está limitada a este exemplo.
[0049] As figuras 1 a 3 representam um sistema de fixação (1) que permite fixar um trilho ferroviário (2) em uma laje (3) de uma via férrea. O sistema de fixação (1) compreende um suporte (10), três parafusos de ancoragem (40), (41), três inserções de ancoragem (42) roscados e ancorados na laje (3), dois fixadores elásticos (50) e uma sapata (60).
[0050] O suporte (10) é formado principalmente por uma placa de base (11) feita de plástico tendo em corte transversal uma forma geral de U, ela tem assim uma superfície inferior de assentamento (12), plana e paralela à laje (3), dois flancos laterais (13) e uma superfície superior de suporte (14), plana e paralela à superfície inferior de assentamento (12), proporcionada na cavidade do U entre os dois flancos laterais (13). Cada flanco lateral (13) tem uma superfície lateral de calagem (15) dirigida para o interior do suporte (10), em que estas duas superfícies laterais de calagem (15) se estendem verticalmente vis- à-vis de uma outra e assim encerram a superfície superior de suporte (14); a distância que as separa corresponde substancialmente, com um jogo próximo, à largura do patim (2a) do trilho ferroviário (2).
[0051] Um dos flancos (13) do suporte (10) compreende uma cavidade (30) de seção transversal retangular através do suporte (10) de cima para baixo; esta cavidade (30) recebe um bloco paralelepipédico (31) de aço cuja superfície inferior, formando uma superfície de apoio inferior (32’), está nivelada com a superfície de assentamento inferior (12) do suporte (10) e cuja superfície superior, formando uma primeira superfície de apoio superior (32), estende-se horizontalmente ao nível da superfície superior do flanco (13).
[0052] A abertura de passagem (33) é feita de cima para baixo no bloco (31) : Esta abertura (33) é cilíndrica, com geratriz vertical e de curva diretriz oblonga. O eixo principal desta curva diretriz oblonga se estende aqui na direção transversal do suporte (10); no entanto, ela pode ser oblíqua em relação a essa direção transversal.
[0053] Cada flanco lateral (13) também compreende uma porção de recepção (20) para fixação do trilho ferroviário. Cada porção de recepção (20) forma, assim, uma plataforma que se prolonga lateralmente para o exterior a partir da superfície lateral de calagem (15) do flanco (13) considerado; ela compreende na sua extremidade externa uma ranhura semicircular (21) delimitada entre um cone semicircular (22) e muretas (23).
[0054] Uma cavidade paralelepipédica (24) que passa através do suporte (10) de cima para baixo é feita em cada uma das porções de recepção (20); Cada uma dessas cavidades (24) recebe um bloco paralelepipédico (25) de material metálico, em aço no presente exemplo, cuja superfície inferior, forma uma superfície de apoio inferior (26’), que está nivelada com a superfície de assentamento inferior (12) do suporte e cuja superfície superior, formando respectivamente uma segunda e uma terceira superfície de apoio superior (26), estende-se horizontalmente acima do nível da ranhura semicircular (21).
[0055] Uma abertura de passagem (27) é feita de cima para baixo em cada um desses blocos (25): Esta abertura (27) é cilíndrica, de geratriz vertical e curva diretriz oblonga. O eixo principal desta curva diretriz oblonga se estende aqui na direção transversal do suporte; no entanto, pode ser oblíqua em relação a essa direção transversal.
[0056] Ao montar o trilho (2) sobre a laje (3), a primeira operação consiste em posicionar o suporte (10) sobre a laje (3). Nesta ocasião, uma sapata (60), possivelmente compreendendo várias camadas (60a, 60b), é disposta entre a superfície superior da laje (3) e a superfície inferior de assentamento (12) do suporte (10). A camada (60b) em contato com a superfície inferior de assentamento (12), rígida no sentido da presente invenção, é de preferência feita de metal.
[0057] Um primeiro parafuso de ancoragem (41), que forma um elemento de ancoragem, é então encaixado na abertura (33) do bloco (31) e depois parcialmente enroscado na inserção de ancoragem correspondente (42). Graças à forma oblonga da abertura (33), o suporte (10) pode então ser manobrado de modo a ajustar com precisão a sua posição transversal em relação à laje (3). Nesta ocasião, a fim de facilitar a orientação do suporte (10), é possível para engatar já os segundo e terceiro parafusos de ancoragem (42), formando elementos de fixação, nas aberturas (27) dos blocos (25) e depois enroscá-los parcialmente nas inserções de ancoragem (42) correspondentes, a forma oblonga das aberturas (27) permitindo o deslocamento transversal do suporte (10).
[0058] Uma vez obtida a posição transversal desejada, o primeiro parafuso de ancoragem (40) é aparafusado firmemente na inserção (42) até o seu ressalto de apoio (40a) estar em contato e exerce uma tensão contra a primeira superfície de apoio superior (32). Deste modo, a posição do suporte (10) é bloqueada e o trilho ferroviário (2) pode ser montado no suporte (10) sem o risco de o deslocar.
[0059] Uma sapata (35), possivelmente compreendendo várias camadas (35a, 35b), é então disposta sobre a superfície de suporte superior (14) do suporte (10). O trilho ferroviário (3) é então colocado sobre esta sapata (35) entre as duas superfícies laterais de calagem (14), de modo que a precisão da sua posição transversal é automaticamente assegurada.
[0060] O trilho (3) é então fixado no suporte (10) por meio de dois fixadores elásticos (50), feitos de arame de aço, tomando substancialmente a forma de um ômega com uma porção central (51), formando um laço semicircular, estendido por dois ramos retilíneo e paralelo (52) e cada um terminado por pernas de suporte (53) que se prolongam substancialmente perpendicularmente em relação aos ramos retilíneos.
[0061] Cada fixador (50) é assim inserido sob o apoio de ressalto (41a) do parafuso de ancoragem (41) considerado de tal modo que a porção central (51) seja recebida no sulco semi-circular (21) da porção de recepção (20) do suporte (10), que os ramos rectilíneos (52) estendem-se em ambos os lados da abertura (27) e no parafuso de fixação (41) e sob o ressalto de apoio (41a) do parafuso de fixação (41) e de que as pernas de suporte (53) estejam em apoio contra o patim (2a) do trilho ferroviário (3).
[0062] Uma vez que os fixadores (50) estejam posicionados deste modo, os parafusos de ancoragem (41) podem ser aparafusados completamente e com firmeza até o seu ressalto de apoio (41a) estar em contato e exercer uma pressão contrária contra a segunda, respectivamente a terceira, superfície superior de apoio (26). Deste modo, o trilho ferroviário (3) está firmemente fixo no suporte (10) por um lado e sobre a laje (3) por outro lado.
[0063] De modo a assegurar o bloqueio eficaz do suporte (10) na laje (3), é desejável obter um coeficiente de atrito estático tão alto quanto possível, pelo menos superior a 0,25, entre as superfícies superiores de apoio (26, 32) e os ressaltos de apoio (40a, 41a) dos parafusos de ancoragem por um lado e entre as superfícies de apoio inferiores (26’, 32’) e a sapata (60b) da outra parte. Opcionalmente, essas superfícies de contato podem se beneficiar de um tratamento de superfície, tal como uma formação de rugosidades, para aumentar esse coeficiente.
[0064] Os modos ou exemplos de formas de realização descritos na presente descrição são dados a título ilustrativo e não limitativo, um técnico no assunto pode facilmente, em vista desta apresentação, modificar estes modos ou formas de realização, ou considerar outros, enquanto permanecendo dentro do escopo da invenção.
[0065] Além disso, as várias características destes modos ou formas de realização podem ser utilizadas isoladamente ou serem combinadas umas com as outras. Quando combinadas, estas características podem ser como descritas acima ou de forma diferente, a invenção não estando limitada às combinações específicas aqui descritas. Em particular, salvo indicação em contrário, uma característica descrita em relação com um modo ou exemplo de forma de realização pode ser aplicada de um modo semelhante a outra forma de realização ou exemplo de realização.

Claims (10)

1. SUPORTE (10) PARA TRILHO FERROVIÁRIO (2), compreendendo: uma superfície lateral de calagem (15) do trilho ferroviário (2), uma primeira superfície de apoio superior (32) para um ressalto de apoio (40a) de um elemento de ancoragem (40) do suporte (10) em uma via, uma segunda superfície de apoio superior (26) para um ressalto de apoio (41a) de um elemento de fixação (41) de um fixador ferroviário (50) no suporte (10), distinta da primeira superfície de apoio superior (32), uma primeira abertura (33), de seção oblonga, abrindo ao nível da primeira superfície de apoio superior (32) e atravessando verticalmente o suporte (10), uma segunda abertura (27) abrindo ao nível da segunda superfície de suporte superior (26), e uma porção de recepção (20), configurada para receber o fixador ferroviário (50), fornecida pelo menos lateralmente para o exterior em relação à segunda abertura (27); o suporte (10) sendo caracterizado pela primeira abertura (33) ser adaptada para ajustar a posição transversal do suporte (10) na via pela translação do suporte (10) em relação ao elemento de ancoragem (40); em que cada abertura (33, 27) do suporte (10) na via se abre em uma superfície livre do suporte (10).
2. SUPORTE (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela segunda abertura (27) passar verticalmente através do suporte (10).
3. SUPORTE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pela segunda abertura (27) ser de seção oblonga.
4. SUPORTE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo suporte (10) ser feito de um material que possui um módulo de Young superior a 5 GPa.
5. SUPORTE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por compreender uma placa de base (11) e um bloco (25, 31), o bloco (25, 31) sendo montado em uma cavidade (24, 30) da placa de base (11), e em que a primeira abertura (33) e/ou a segunda abertura (27) é formada no bloco (25, 31).
6. SUPORTE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pela porção de recepção (20) se estender pelo menos em cada lado da segunda abertura (27).
7. SUPORTE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por compreender ainda uma segunda superfície lateral de calagem (15), fornecida oposta à primeira superfície lateral de calagem (15), uma terceira superfície de apoio superior (26), distinta da primeira e segunda superfícies de apoio superior (32, 26), uma terceira abertura (27), abrindo ao nível da terceira superfície de apoio superior (26), e uma segunda porção de recepção (20), configurada para receber um fixador ferroviário (50), fornecida lateralmente para o exterior em relação à terceira abertura (27).
8. SISTEMA DE FIXAÇÃO (1) DE TRILHOS FERROVIÁRIOS (2), caracterizado por compreender um suporte (10), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7.
9. SISTEMA DE FIXAÇÃO (1), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por compreender adicionalmente um fixador ferroviário (50) configurado para ser colocado em posição na porção de recepção (20) do suporte (10) e para se apoiar em um patim (2a) de um trilho ferroviário (2).
10. SISTEMA DE FIXAÇÃO (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 9, caracterizado por compreender ainda um elemento de ancoragem (40) e um elemento de fixação (41) cada um tendo um ressalto de apoio (40a, 41a), em que o elemento de ancoragem (40) está configurado para penetrar na primeira abertura (33) até que seu ressalto de apoio (40a) esteja apoiado na primeira superfície de apoio superior (32) do suporte (10), e em que o elemento de fixação (41) está configurado para penetrar na segunda abertura (27).
BR112018068718-9A 2016-03-17 2017-03-13 Suporte para trilho ferroviário e sistema de fixação de trilhos ferroviários BR112018068718B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1652272 2016-03-17
FR1652272A FR3048984B1 (fr) 2016-03-17 2016-03-17 Support pour rail ferroviaire
PCT/FR2017/050564 WO2017158271A1 (fr) 2016-03-17 2017-03-13 Support pour rail ferroviaire

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018068718A2 BR112018068718A2 (pt) 2019-01-22
BR112018068718B1 true BR112018068718B1 (pt) 2023-02-14

Family

ID=56511661

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018068718-9A BR112018068718B1 (pt) 2016-03-17 2017-03-13 Suporte para trilho ferroviário e sistema de fixação de trilhos ferroviários

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP3430203B1 (pt)
BR (1) BR112018068718B1 (pt)
ES (1) ES2769178T3 (pt)
FR (1) FR3048984B1 (pt)
WO (1) WO2017158271A1 (pt)

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2685364A1 (fr) * 1991-12-18 1993-06-25 Vagneux Traverses Beton Arme S Selle et traverse de voie ferree; appareils de voie ferree les comportant.
DE202009013569U1 (de) * 2009-09-15 2010-01-07 Vossloh-Werke Gmbh System zum Befestigen einer Schiene und Befestigung einer Schiene

Also Published As

Publication number Publication date
FR3048984A1 (fr) 2017-09-22
BR112018068718A2 (pt) 2019-01-22
WO2017158271A1 (fr) 2017-09-21
FR3048984B1 (fr) 2018-03-23
ES2769178T3 (es) 2020-06-24
EP3430203B1 (fr) 2019-10-30
EP3430203A1 (fr) 2019-01-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI385291B (zh) 用於扣緊軌道的系統之支撐件及用於扣緊軌道之系統
US3831842A (en) Rail fastening device
TWI461588B (zh) 用於在平坦固態基底上固定軌道之系統
KR101052906B1 (ko) 프리캐스트 슬래브 궤도 시스템 및 프리캐스트 슬래브 궤도 시스템 시공 방법.
JPH03129001A (ja) レール締め具
BR112013016308B1 (pt) método para produzir uma via férrea com laje
KR102056625B1 (ko) 매입형 앵커
BR112012015312B1 (pt) aparelho fixador de trilho ferroviário
KR200399203Y1 (ko) 자기부상열차용 궤도 고정장치
US5042717A (en) Strap for the quick fastening of a railroad rail and tie equipped with such a strap
WO2008122683A1 (es) Vaina para sujeciones de raíles ferroviarios, procedimiento para reemplazar dicha vaina en una traviesa y útiles para ejecutar dicho procedimiento
KR100643015B1 (ko) 유지 보수 가능한 스페리칼형의 교좌장치
BR112018068718B1 (pt) Suporte para trilho ferroviário e sistema de fixação de trilhos ferroviários
ES2757898T3 (es) Sistema de sujeción modular para raíles
KR20120039429A (ko) 철도궤도용 프리캐스트 레일슬래브 및 이를 이용한 매립식 철도궤도 구조
BR102015015100B1 (pt) Dispositivo de suporte de um trilho de lingueta de uma agulha
RU183452U1 (ru) Промежуточное рельсовое скрепление
PT91848B (pt) Travessa de betao para vias ferreas de diversas bitolas
RU2643076C2 (ru) Анкерное приспособление железнодорожного рельса
JP5297248B2 (ja) レール締結装置
RU158639U1 (ru) Прокладка регулировочная подрельсовая
BR102017007826A2 (pt) Device for fixing a rail for rail vehicles
US11913177B2 (en) Rail fastening system
BR112020014116A2 (pt) conjunto de fixação de ferramentas e ferramentas chave
RU210218U1 (ru) Подрельсовая подкладка

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/03/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS