BR112018005744B1 - Mecanismo de aileron para um veículo e método de desdobramento de um mecanismo de aileron - Google Patents

Mecanismo de aileron para um veículo e método de desdobramento de um mecanismo de aileron Download PDF

Info

Publication number
BR112018005744B1
BR112018005744B1 BR112018005744-4A BR112018005744A BR112018005744B1 BR 112018005744 B1 BR112018005744 B1 BR 112018005744B1 BR 112018005744 A BR112018005744 A BR 112018005744A BR 112018005744 B1 BR112018005744 B1 BR 112018005744B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aileron
connection
unfolded
link
unfolded position
Prior art date
Application number
BR112018005744-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018005744A2 (pt
Inventor
Joel David Causley
Original Assignee
Multimatic Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Multimatic Inc filed Critical Multimatic Inc
Publication of BR112018005744A2 publication Critical patent/BR112018005744A2/pt
Publication of BR112018005744B1 publication Critical patent/BR112018005744B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D35/00Vehicle bodies characterised by streamlining
    • B62D35/007Rear spoilers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D35/00Vehicle bodies characterised by streamlining
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D37/00Stabilising vehicle bodies without controlling suspension arrangements
    • B62D37/02Stabilising vehicle bodies without controlling suspension arrangements by aerodynamic means
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T10/00Road transport of goods or passengers
    • Y02T10/80Technologies aiming to reduce greenhouse gasses emissions common to all road transportation technologies
    • Y02T10/82Elements for improving aerodynamics

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)

Abstract

MECANISMO DE "SPOILER" RESISTENTE A CARGA PARA VEÍCULO Um mecanismo de "spoiler" para um veículo inclui urn "spoiler" que tem uma posição acondicionada e uma primeira e uma segunda posição desdobrada. Um atuador é configurado para deslocar o "spoiler" através da posição acondicionada e da primeira e da segunda posição desdobrada em resposta a um comando. Um conjunto de conexões múltiplas é interconectado por pontos de articulação. 0 conjunto de conexões múltiplas é operativamente conectado a um "spoiler". É provida a primeira posição desdobrada em que pelo menos tres pontos de articulação estão em um plano e proporcionam uma primeira posição geometricamente travada. A segunda posição desdobrada é disposta em uma segunda posição geometricamente travada em que uma conexão do conjunto de conexões múltiplas se encosta a uma outra estrutura.

Description

FUNDAMENTOS
[001] A presente invenção se refere a um mecanismo de “aileron” para um veículo. Em um exemplo, o mecanismo de “aileron” provê um “aileron” traseiro resistente a carga em uma ou mais posições desdobradas.
[002] “Ailerons” desdobráveis são habitualmente usados em um veículo para fazer variar as características aerodinâmicas do veículo durante a sua operação. Um tipo de mecanismo de “aileron” é um “aileron” traseiro desdobrado de uma posição acondicionada em que o “aileron” está nivelado com um painel de corpo exterior para pelo menos duas posições desdobradas e em que o mecanismo é cinematicamente estável e pode resistir a uma carga vertical substancial aplicada sobre o “aileron”.
[003] Pelo menos um atuador é utilizado para desdobrar o “aileron”. O mecanismo de “aileron” é projetado para suportar cargas sobre uma superfície superior do “aileron”, tal como cargas aerodinâmicas e cargas aplicadas sobre o “aileron” pelo peso de neve acumulada, por exemplo. Tipicamente estes atuadores devem incorporar um freio ou um outro elemento na sua caixa de engrenagens para impedir que a carga sobre o “aileron” produza um acionamento inverso sobre o atuador e desloque o “aileron” para uma posição indesejável.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[004] Em uma modalidade exemplar, o mecanismo de “aileron” para um veículo inclui um “aileron” que tem uma posição acondicionada e primeira e segunda posições desdobradas. Um atuador é configurado para deslocar o “aileron” da posição acondicionada para a primeira e para a segunda posição desdobradas em resposta a um comando. Um conjunto de múltiplas conexões é interconectado por pontos de articulação. O conjunto de conexões múltiplas é operativamente conectado a um “aileron”. É provida a primeira posição desdobrada em que pelo menos três pontos de articulação se encontram em um plano e proporcionam uma primeira posição geometricamente travada. A segunda posição desdobrada é disposta em uma segunda posição geometricamente travada em que uma conexão do conjunto de conexões múltiplas se encosta contra uma outra estrutura.
[005] Em uma outra modalidade do exposto acima, uma braçadeira de montagem é configurada para ser presa a um veículo. O conjunto de conexões múltiplas é preso de modo articulado a posição de extremidade opostas da braçadeira de montagem.
[006] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, um conjunto de conexões múltiplas consiste em três conexões.
[007] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, a primeira conexão inclui um flange de montagem ao qual é preso o “aileron”.
[008] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, a primeira conexão é mais longa do que a segunda e a terceira conexões. A segunda conexão é mais longa do que a terceira conexão.
[009] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, a primeira conexão tem uma extremidade presa à braçadeira de montagem em um primeiro ponto de articulação. A segunda conexão é presa a uma extremidade oposta da primeira conexão em um segundo ponto de articulação. A terceira conexão é presa à segunda conexão oposta à primeira conexão em um terceiro ponto de articulação. A terceira conexão é presa à braçadeira de montagem em um quarto ponto de articulação oposto à segunda conexão. O segundo, terceiro e quarto pontos de articulação são arranjados no plano na primeira posição desdobrada.
[010] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, o atuador é conectado a uma protuberância de acionamento na quarta conexão de articulação.
[011] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, um par de conjuntos de conexões múltiplas que estão afastadas entre si e sustentam o “aileron”. O atuador é um atuador rotativo. Um eixo está interconectado a cada um do par de conjuntos de conexões múltiplas e o atuador rotativo.
[012] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, a terceira conexão se encosta a um detentor previsto na braçadeira de montagem na segunda posição desdobrada.
[013] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, a primeira posição desdobrada se estende a uma distância maior do que a segunda posição desdobrada.
[014] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, o “aileron” é configurado para passar através da primeira posição desdobrada da posição acondicionada antes de chegar à segunda posição desdobrada.
[015] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, o “aileron” está alinhado com um painel de corpo envolvente na posição acondicionada.
[016] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, a terceira conexão é de formado arqueado.
[017] Em uma outra modalidade exemplar, é proposto um método de desdobramento de um mecanismo de “aileron” que inclui um conjunto de conexões múltiplas interconectado por ponto de articulação. O conjunto de conexões múltiplas é operativamente conectado a um “aileron”. O método compreende as etapas de se desdobrar o “aileron” para uma primeira posição em que pelo menos três pontos de articulação se encontram em um plano de desdobramento do “aileron” para uma segunda posição desdobrada em que uma das conexões no conjunto de conexões múltiplas se encosta a um detentor.
[018] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, a primeira posição desdobrada se estende a uma distância maior do que a segunda posição desdobrada.
[019] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, o método inclui uma braçadeira de montagem. O conjunto de conexões múltiplas inclui uma primeira, uma segunda e uma terceira conexão. A primeira conexão tem uma extremidade presa à braçadeira de montagem em um primeiro ponto de articulação. A segunda conexão é presa a uma extremidade oposta da primeira conexão em um segundo ponto de articulação. A terceira conexão é presa à segunda conexão oposta à primeira conexão em um terceiro ponto de articulação. A terceira conexão presa à braçadeira de montagem em um quarto ponto de articulação oposto à segunda conexão. O segundo, o terceiro e o quarto ponto de articulação são arranjados no plano na primeira posição desdobrada.
[020] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, a braçadeira de montagem proporciona a detenção. A terceira conexão se encosta à detenção na segunda posição desdobrada.
[021] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, as etapas de desdobramento de “aileron” são efetuadas em resposta à rotação de uma protuberância de acionamento no quarto ponto de articulação.
[022] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, a protuberância de acionamento é girada em resposta a um comando de uma entrada a um atuador rotativo.
[023] Em uma outra modalidade de qualquer um dos acima, à etapa de desdobramento de “aileron” para a primeira posição desdobrada ocorre entre a etapa de desdobramento de “aileron” de uma posição acondicionada de “aileron” para a segunda etapa de desdobramento.
DESCRIÇÃO SUCINTA DOS DESENHOS
[024] A presente invenção pode ser ainda mais bem compreendida fazendo-se referência à descrição detalhada que segue, quando considerada em conexão com os desenhos apensos em que: a figura 1A é uma vista em perspectiva parcial de um “aileron” em uma posição acondicionada; a figura 1B é uma vista em perspectiva parcial do “aileron” em uma primeira posição desdobrada; a figura 1C é uma vista em perspectiva parcial do “aileron” em uma segunda posição desdobrada; a figura 2 é uma vista em perspectiva de um mecanismo de “aileron” exemplar que inclui um par de conjuntos de conexões múltiplas; as figuras 3A e 4A são respectivamente vistas em perspectiva e lateral do mecanismo de “aileron” na posição acondicionada; as figuras 3B e 4B são respectivamente vistas em perspectiva e lateral do mecanismo de “aileron” na primeira posição desdobrada; as figuras 3C e 4C são respectivamente vistas em perspectiva e lateral do mecanismo de “aileron” na segunda posição desdobrada; e a figura 5 é uma vista em seção transversal através de um ponto de articulação tendo uma protuberância de acionamento.
[025] As modalidades, exemplos e alternativas dos parágrafos acima, as reivindicações, ou a descrição que segue e os desenhos, incluindo qualquer um dos diversos aspectos e características individuais respectivas podem ser considerados independentemente ou em qualquer combinação. As características descritas em conexão com uma modalidade são aplicáveis a todas as modalidades, a não ser que tais características sejam incompatíveis.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[026] Uma traseira 12 de um veículo 10 é esquematicamente mostrada nas Figuras 1A-1C. A traseira 12 tem uma abertura de janela traseira 14 provida por um painel de corpo exterior 15. Um “aileron” ou asa traseira 16 é disposto na traseira 12. O “aileron” 16 é mostrado em uma posição acondicionada na figura 1A. Um mecanismo de “aileron” 13 que inclui o “aileron” 16 é atuado da posição acondicionada para uma primeira posição desdobrada (Figura 1B) e para uma segunda posição desdobrada (Figura 1C).
[027] No exemplo, o “aileron” 16 inclui uma luz de parada central montada alta (CHMSL) 17. A primeira posição desdobrada é disposta a uma altura maior do que a segunda posição desdobrada e é usada a baixas velocidades para proporcionar ao usuário uma melhor visibilidade através da abertura da janela traseira 14 sob o “aileron” 16. A uma velocidade predeterminada, o “aileron” 16 é abaixado da primeira posição desdobrada para a segunda posição desdobrada para um efeito aerodinâmico melhorado.
[028] Um mecanismo de “aileron” exemplar 13 é mostrado mais detalhadamente na Figura 2. O “aileron” 16 é sustentado por escoras sobre conjuntos de conexões múltiplas espaçadas entre si. O conjunto de múltiplas conexões 20 é acionado por um atuador rotativo 22 por meio de hastes 24 interconectadas entre o atuador rotativo 22 e os conjuntos de conexões múltiplas 20 em uma primeira e uma segunda conexão 26, 28. Deve ficar subentendido que podem ser usadas outras configurações de atuação se tal for desejado.
[029] Um controlador 30 se encontra em comunicação com o atuador rotativo 22 e fornece a ele um comando com base em uma entrada 32 para deslocar o “aileron” 16 entre a posição acondicionada e a primeira e a segunda posição desdobrada. A entrada 32 pode ser provida por um comutador e/ou por uma lógica de controle baseadas em uma velocidade do veículo que é usada para desdobrar automaticamente o “aileron” 16 para atingir um efeito aerodinâmico.
[030] O conjunto de conexões múltiplas 20 esquerdo é mostrado na posição acondicionada nas Figuras 3A e 4A. Uma braçadeira de montagem 34 é presa à estrutura de suporte do veículo (não mostrada) em uma face 36. O conjunto de conexões múltiplas 20 inclui pelo menos três conexões, a primeira, a segunda e a terceira conexão 38, 40, 42, por exemplo. Na modalidade ilustrada a primeira, a segunda e a terceira conexão 38, 40, 42 são conectadas em série entre si nas conexões articuladas com extremidades da primeira e da última conexão conectadas de modo articulado a porções de extremidade opostas da braçadeira de montagem 34. Este arranjo proporciona um arranjo geométrico de conexões em uma “alça” interconectada sem quaisquer conexões interconectadas ou formando uma ponte através da alça de conexões. A primeira conexão 38 é mais longa do que a segunda e a terceira conexão 40, 42, e a segunda conexão 40 é mais longa do que a terceira conexão 42 na modalidade exemplar. A segunda e a terceira conexão 40, 42 de diferentes comprimentos podem ser usadas em outras aplicações. A primeira conexão 38 inclui um flange de montagem 44 ao qual é presa a escora 18.
[031] A primeira conexão 38 é presa de modo articulado a uma extremidade dianteira da braçadeira de montagem 34 em um primeiro ponto de articulação 46 que tem uma posição fixa em relação ao veículo 10. A terceira conexão 42 é presa à segunda conexão 40 em um terceiro ponto de articulação 50 oposto ao segundo ponto de articulação 48 e na porção traseira da braçadeira de montagem 34 em um quarto ponto de articulação 52. É permitido ao terceiro ponto de articulação 50 se deslocar em relação ao veículo 10 e o quarto ponto de articulação 52 tem uma posição fixa em relação ao veículo 10.
[032] Conforme mostrado na Figura 5, um pino 53 é fixado à terceira conexão 42 por meio de um encaixe por pressão ou por solda, por exemplo. Uma protuberância de acionamento 56 é sustentada de modo articulado por uma bucha 54 que é fixada à braçadeira de montagem 34 para proporcionar um quarto ponto de articulação 52. A protuberância de acionamento 56 inclui um perfil que é intertravado com uma extremidade da haste 24 para proporcionar a segunda conexão 28. A rotação da protuberância de acionamento 56 faz a terceira conexão 42 se deslocar em um arco.
[033] Da posição acondicionada (Figuras 3A e 4A), a terceira conexão 42 é girada por meio da protuberância de acionamento 56 no quarto ponto de articulação 52 para girar a primeira e a segunda conexão 38, 40 para a posição ilustrada nas Figuras 3B e 4B que correspondem à primeira posição desdobrada. Nesta configuração, o segundo, o terceiro e o quarto ponto de articulação 48, 50, 52 são substancialmente alinhados entre si em um plano P, dentro de 10 graus, por exemplo, provendo uma primeira posição geometricamente travada. Nesta disposição não há necessidade de outra conexão para “conservar” o arranjo de conexões na primeira posição geometricamente travada. Por este motivo, o “aileron” 16 pode ser carregado de modo tal, que a força (indicada pela seta oca) na primeira conexão 38 não pode transmitir um momento ao redor do primeiro ponto de articulação 46 que aplicaria um movimento indesejável rotativo descendente da segunda e da terceira conexão 40, 42.
[034] O atuador é configurado para acionar em rotação a terceira conexão 42 para além da sua posição quando se encontra na primeira posição desdobrada (Figuras 3B e 4B) para uma segunda posição desdobrada mostrada nas Figuras 3C e 4C. O “aileron” 16 é deslocado para ficar mais próximo da superfície exterior do veículo na segunda posição desdobrada do que na primeira posição desdobrada. Na segunda posição desdobrada, uma superfície interna arqueada 60 da terceira conexão 42 engata com um detentor 58 provido pela braçadeira 34 provendo uma segunda posição geometricamente travada. Novamente, são desnecessárias conexões adicionais para manter esta posição travada. Devido à construção geométrica do conjunto de múltiplas conexões 20, qualquer força (indicada pela seta oca) aplicada sobre o “aileron” 16 irá gerar uma força na terceira conexão 42 na direção do detentor 58, novamente impedindo uma rotação indesejável da segunda e da terceira conexão 40, 42 para baixo e além da posição mostrada.
[035] A configuração descrita das conexões e o posicionamento das conexões articuladas nas posições desdobradas desejadas simplifica o mecanismo de “aileron”, reduzindo o seu peso e custo, evitando a necessidade de freios de atuador ou dispositivos contra acionamento inverso mais complicados.
[036] Deve também ficar subentendido que, embora seja descrito um arranjo de componentes específico na modalidade ilustrada, outros arranjos se beneficiarão das instruções do presente documento. Embora sejam apresentadas, descritas e reivindicadas sequências de etapas específicas, deve ficar subentendido que as etapas podem ser conduzidas em qualquer ordem separadas ou combinadas a não ser que seja indicado em contrário e continuarão a se beneficiar da presente invenção.
[037] Embora os exemplos diferentes tenham componentes específicos mostrados nas ilustrações, as modalidades da presente invenção não são limitadas a estas combinações especiais. É possível a utilização de alguns dos componentes ou características de um dos exemplos em combinação com características ou componentes de um outro dos exemplos.
[038] Embora tenha sido descrita uma modalidade exemplar, os versados na técnica observarão que determinadas modificações incidirão no âmbito das reivindicações. Por este motivo as reivindicações que seguem devem ser estudadas para se determinar o seu âmbito e teor verdadeiros.

Claims (20)

1. Mecanismo de “aileron” para um veículo, caracterizado pelo fato de que compreende: um “aileron” que tem uma posição acondicionada e uma primeira e uma segunda posições desdobradas; um atuador configurado para deslocar o “aileron” através da posição acondicionada e da primeira e da segunda posições desdobradas em resposta a um ou mais comandos; e um conjunto de múltiplas conexões interconectado por uma pluralidade de pontos de articulação, sendo o conjunto de conexões múltiplas operativamente conectado em uma alça fechada ao “aileron”; em que na primeira posição desdobrada, três pontos de articulação estão em um plano que proporciona uma primeira posição geometricamente travada, e na segunda posição desdobrada, o conjunto de múltiplas conexões é disposto em uma segunda posição geometricamente travada.
2. Mecanismo de “aileron” para um veículo, caracterizado pelo fato de que compreende: um “aileron” que tem uma posição acondicionada e uma primeira e uma segunda posições desdobradas; um atuador configurado para deslocar o “aileron” através da posição acondicionada e da primeira e da segunda posições desdobradas em resposta a um ou mais comandos; um conjunto de múltiplas conexões interconectado por pontos de articulação, sendo o conjunto de conexões múltiplas operativamente conectado ao “aileron”, em que a primeira posição desdobrada é provida em que três pontos de articulação estão em um plano que proporciona uma primeira posição geometricamente travada, e a segunda posição desdobrada é disposta em uma segunda posição geometricamente travada em que uma conexão do conjunto de conexões múltiplas se encosta contra uma outra estrutura, a qual se encontra em uma posição fixa com relação ao veículo; uma braçadeira de montagem configurada para ser presa ao veículo, em que o conjunto de conexões múltiplas é preso de modo articulável em cada uma de suas extremidades a porções afastadas da braçadeira de montagem.
3. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o conjunto de conexões múltiplas consiste de primeira, segunda e terceira conexões.
4. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a primeira conexão inclui um flange de montagem ao qual o “aileron” é preso.
5. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a primeira conexão é mais longa do que a segunda e a terceira conexões, e a segunda conexão é mais longa do que a terceira conexão.
6. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a primeira conexão tem uma extremidade presa à braçadeira de montagem em um primeiro ponto de articulação, a segunda conexão é presa a uma extremidade oposta da primeira conexão em um segundo ponto de articulação, a terceira conexão é presa à segunda conexão oposta à primeira conexão em um terceiro ponto de articulação, e a terceira conexão é presa à braçadeira de montagem em um quarto ponto de articulação oposto à segunda conexão, em que o segundo, o terceiro e o quarto pontos de articulação são arranjados no plano na primeira posição desdobrada.
7. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o atuador é conectado a uma protuberância de acionamento no quarto ponto de articulação.
8. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende um par de conjuntos de conexões múltiplas afastados entre si e sustentando o “aileron”, em que o atuador é um atuador rotativo, e um eixo é interconectado a cada um do par de conjuntos de conexões múltiplas e ao atuador rotativo.
9. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a terceira conexão se encosta a um detentor previsto na braçadeira de montagem na segunda posição desdobrada.
10. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o “aileron” na primeira posição desdobrada se estende a uma distância maior da posição acondicionada do que o “aileron” na segunda posição desdobrada se estende da posição acondicionada.
11. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o “aileron” é configurado para passar através da primeira posição desdobrada, da posição acondicionada para a segunda posição desdobrada.
12. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o “aileron” está alinhado com um painel de corpo envolvente do veículo na posição acondicionada.
13. Mecanismo de “aileron”, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a terceira conexão tem um formato arqueado.
14. Método de desdobramento de um mecanismo de “aileron” que inclui um conjunto de conexões múltiplas interconectadas por uma pluralidade de pontos de articulação, sendo o conjunto de conexões múltiplas operativamente conectado em uma alça fechada a um “aileron”, o método caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: desdobrar o “aileron” a partir de uma posição acondicionada para uma primeira posição desdobrada em que três pontos de articulação se encontram em um plano; e desdobrar o “aileron” para uma segunda posição desdobrada em que uma das conexões no conjunto de conexões múltiplas se encosta a um detentor.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o “aileron” na primeira posição desdobrada se estende a uma distância maior a partir da posição acondicionada do que na segunda posição desdobrada.
16. Método de desdobramento de um mecanismo de “aileron” que inclui um conjunto de conexões múltiplas interconectadas por uma pluralidade de pontos de articulação, sendo o conjunto de conexões múltiplas operativamente conectado por meio de uma braçadeira de montagem a um “aileron ”, o método caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: desdobrar o “aileron” para uma primeira posição desdobrada em que três pontos de articulação se encontram em um plano; e desdobrar o “aileron” para uma segunda posição desdobrada em que uma das conexões no conjunto de conexões múltiplas se encosta a um detentor; em que o conjunto de conexões múltiplas inclui primeira, segunda e terceira conexões, tendo a primeira conexão uma extremidade presa à braçadeira de montagem em um primeiro ponto de articulação, a segunda conexão é presa a uma extremidade oposta da primeira conexão em um segundo ponto de articulação, a terceira conexão é presa à segunda conexão oposta à primeira conexão em um terceiro ponto de articulação, e a terceira conexão é presa à braçadeira de montagem em um quarto ponto de articulação oposto à segunda conexão, em que o segundo, o terceiro e o quarto pontos de articulação estão arranjados no plano na primeira posição desdobrada.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a braçadeira de montagem proporciona a detenção, a terceira conexão se encostando contra a detenção na segunda posição desdobrada.
18. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que as etapas de desdobramento do “aileron” são efetuadas em resposta à rotação de uma protuberância de acionamento no quarto ponto de articulação.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a protuberância de acionamento é girada em resposta a um comando proveniente de uma entrada em um atuador rotativo.
20. Método de desdobramento de um mecanismo de “aileron” que inclui um conjunto de conexões múltiplas interconectadas por uma pluralidade de pontos de articulação, sendo o conjunto de conexões múltiplas operativamente conectado a um “aileron”, o método caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: desdobrar o “aileron” para uma primeira posição desdobrada em que três pontos de articulação se encontram em um plano; e desdobrar o “aileron” para uma segunda posição desdobrada em que uma das conexões no conjunto de conexões múltiplas se encosta a um detentor, em que a etapa de desdobramento do “aileron” para a primeira posição desdobrada ocorre entre a etapa de desdobramento do “aileron” da posição acondicionada e a etapa de desdobramento do “aileron” para a segunda posição desdobrada.
BR112018005744-4A 2015-09-23 2016-04-05 Mecanismo de aileron para um veículo e método de desdobramento de um mecanismo de aileron BR112018005744B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201562222444P 2015-09-23 2015-09-23
US62/222,444 2015-09-23
PCT/US2016/026011 WO2017052691A1 (en) 2015-09-23 2016-04-05 Load-resistant spoiler mechanism for vehicle

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018005744A2 BR112018005744A2 (pt) 2018-10-09
BR112018005744B1 true BR112018005744B1 (pt) 2023-04-25

Family

ID=55759919

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018005744-4A BR112018005744B1 (pt) 2015-09-23 2016-04-05 Mecanismo de aileron para um veículo e método de desdobramento de um mecanismo de aileron

Country Status (12)

Country Link
US (1) US10207752B2 (pt)
EP (1) EP3353041B1 (pt)
JP (1) JP6619102B2 (pt)
KR (1) KR101966604B1 (pt)
CN (1) CN107848582B (pt)
AU (1) AU2016328131A1 (pt)
BR (1) BR112018005744B1 (pt)
CA (1) CA2992561C (pt)
ES (1) ES2754425T3 (pt)
MX (1) MX364373B (pt)
RU (1) RU2680207C1 (pt)
WO (1) WO2017052691A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2545402B (en) * 2015-12-09 2020-01-08 Jaguar Land Rover Ltd Motor vehicle active wing apparatus and method
GB2545401B (en) * 2015-12-09 2020-01-08 Jaguar Land Rover Ltd Motor vehicle active wing apparatus and method
GB2545400B (en) * 2015-12-09 2020-05-20 Jaguar Land Rover Ltd Motor vehicle active wing apparatus and method
KR102518233B1 (ko) * 2016-11-15 2023-04-07 현대자동차주식회사 차량용 리어 범퍼의 가변 스포일러 장치
KR102518234B1 (ko) * 2016-11-15 2023-04-07 현대자동차주식회사 차량용 리어 범퍼의 가변 스포일러 장치
FR3070942B1 (fr) * 2017-09-08 2019-09-13 Compagnie Plastic Omnium Ouvrant arriere de vehicule automobile comprenant un module amovible
US10906236B2 (en) * 2018-01-25 2021-02-02 Ford Global Technologies, Llc Article with solid, lattice, and hollow sub-regions
CN108791538B (zh) * 2018-05-16 2020-01-31 高木汽车部件(佛山)有限公司 一种基于摩擦焊接的汽车尾翼以及焊接组装方法
DE102018121151A1 (de) * 2018-08-30 2020-03-05 Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft Luftleitvorrichtung für ein Fahrzeug
GB2577313B (en) * 2018-09-21 2022-07-13 Mclaren Automotive Ltd Variable aerodynamic device
FR3102427B1 (fr) * 2019-10-25 2021-12-24 Cie Plastic Omnium Se Caméra de recul escamotable dans un becquet mobile
US11208160B1 (en) * 2020-06-25 2021-12-28 AISIN Technical Center of America, Inc. Adjustable airfoil system for a vehicle
DE102020128214A1 (de) * 2020-10-27 2022-04-28 Röchling Automotive Se & Co.Kg Lageveränderliche Kfz-Aerodynamikbaugruppe mit verformbarer Verbindungsstruktur
EP4086145A1 (en) * 2021-05-05 2022-11-09 Flex-N-Gate France A vehicle exterior air guiding device and method for assembling such an exterior air guiding device
US11772720B2 (en) 2021-10-22 2023-10-03 Toyota Motor Engineering & Manufacturing North America, Inc. Vehicle active aerodynamic device with service support logic and mechanism
CN114954704B (zh) * 2022-06-10 2024-05-14 蔚来汽车科技(安徽)有限公司 用于车辆的扰流板组件和车辆

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3514790A1 (de) 1985-04-24 1986-10-30 Dr.Ing.H.C. F. Porsche Ag, 7000 Stuttgart Aerodynamische vorrichtung fuer einen personenwagen
JPS6285770A (ja) * 1985-10-11 1987-04-20 Oi Seisakusho Co Ltd 自動車用スポイラ装置
JPH0714691B2 (ja) 1988-01-11 1995-02-22 マツダ株式会社 自動車の後部開閉体構造
DE4305090C2 (de) 1993-02-19 1995-04-13 Webasto Karosseriesysteme Heckspoiler zum Leiten einer Windströmung an Fahrzeugen
DE19732698C1 (de) 1997-07-30 1998-07-30 Webasto Karosseriesysteme Vorrichtung zum Betätigen einer Fahrzeugklappe
JP3516235B2 (ja) 2001-10-15 2004-04-05 本田技研工業株式会社 車両のリヤスポイラー構造
FR2845334B1 (fr) 2002-10-02 2004-11-19 Plastic Omnium Cie Pare-chocs de vehicule comportant un spoiler articule entre trois positions d'equilibre stable
DE10309369A1 (de) 2003-03-03 2004-09-23 Wilhelm Karmann Gmbh Kraftfahrzeug
DE102004012153B4 (de) * 2004-03-12 2014-01-23 Volkswagen Ag Vorrichtung zur Befestigung einer eine Aussparung in einem Spoiler eines Kraftfahrzeugs verschließenden Abdeckkappe
DE102006023912A1 (de) 2006-05-19 2007-11-22 Daimlerchrysler Ag Antrieb zum Bewegen eines Windabweisers an einem Cabriolet
DE102006058561B4 (de) 2006-12-12 2010-08-26 Hs Genion Gmbh Funktionseinrichtung mit schwenkbarem Element
DE102008024891B4 (de) 2008-05-16 2019-09-12 Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft Kraftfahrzeug
DE102008029884B4 (de) * 2008-06-24 2011-02-03 Hs Genion Gmbh System für die Festlegung von Zwischenstellung eines beweglichen Spoilers für ein Kraftfahrzeug
EP3165414B1 (en) * 2011-07-22 2018-11-07 Magna International Inc. Windshield wiper module
DE102012102671A1 (de) 2012-03-28 2013-10-02 Scambia Holdings Cyprus Ltd. Windabweiser
DE102013208168A1 (de) * 2013-05-03 2014-11-06 Robert Bosch Gmbh Spoileranordnung für ein Fahrzeug
DE102013106400A1 (de) * 2013-06-19 2014-12-24 Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft Spoiler für ein Kraftfahrzeug
CN104590401A (zh) * 2013-11-02 2015-05-06 芜湖市金晟中空塑业有限公司 一种高分子汽车扰流板
KR101543123B1 (ko) * 2013-12-20 2015-08-07 현대자동차주식회사 차량용 가변 리어 스포일러의 링크장치
CN204507043U (zh) * 2015-04-02 2015-07-29 象山天星汽配有限责任公司 一种带有可靠led照明装置的扰流板
CN104828154A (zh) * 2015-04-16 2015-08-12 浙江理工大学 一种可调式扰流板装置
CN204587057U (zh) * 2015-04-30 2015-08-26 周遵刚 一种车用可收放式降阻扰流板结构

Also Published As

Publication number Publication date
BR112018005744A2 (pt) 2018-10-09
CA2992561C (en) 2019-12-31
MX2018003480A (es) 2018-05-23
MX364373B (es) 2019-04-24
CN107848582A (zh) 2018-03-27
EP3353041A1 (en) 2018-08-01
CN107848582B (zh) 2020-03-03
ES2754425T3 (es) 2020-04-17
CA2992561A1 (en) 2017-03-30
RU2680207C1 (ru) 2019-02-18
WO2017052691A1 (en) 2017-03-30
US20180001944A1 (en) 2018-01-04
EP3353041B1 (en) 2019-08-21
JP6619102B2 (ja) 2019-12-11
AU2016328131A1 (en) 2018-02-22
KR20180050693A (ko) 2018-05-15
KR101966604B1 (ko) 2019-04-05
JP2018532649A (ja) 2018-11-08
US10207752B2 (en) 2019-02-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112018005744B1 (pt) Mecanismo de aileron para um veículo e método de desdobramento de um mecanismo de aileron
US2290850A (en) Folding wing airplane
ES2775743T3 (es) Alerón trasero de vehículo con sección adaptable y flap extensible
ES2308372T3 (es) Borde de ataque para alerones de avion y metodos correspondientes.
US5836550A (en) Mechanism for streamwise fowler deployment of the wing trailing or leading edge
US3917192A (en) Flap mechanisms and apparatus
KR20110091538A (ko) 이중 후크 기구를 갖는 랜딩기어 베이 도어
CA2496965C (en) Landing gear door with controlled kinematic control
CN108463397B (zh) 机动车辆装置及方法
CN107792344B (zh) 飞行器的襟翼板的偏转机构
US8418954B2 (en) Spoiler deployment mechanism
US4880189A (en) Device for closing and opening in the leading edge of a wing
US4405105A (en) Airfoil flap actuation
BRPI0806477A2 (pt) estrutura de bordo de ataque para um aerofólio
US10745067B2 (en) Motor vehicle apparatus and method
US10457339B2 (en) Motor vehicle apparatus and method
BR112012020918B1 (pt) dispositivo de acesso
US3152778A (en) Articulated spreader bar lateral control system for flexible wing aircraft
US4039162A (en) Spoiler control system
EP0120013A1 (en) Folding truss mechanism for trailing edge flaps
CN116674742A (zh) 一种前起落架舱门开闭机构
BR112018014032B1 (pt) Asa traseira de veículo alocável com seção adaptativa e flap extensível
JPH0234838B2 (ja) Kokukinotadanfuratsupukiko

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/04/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS