BR112017011184B1 - Aparelho de reconstituição para a produção de uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado - Google Patents

Aparelho de reconstituição para a produção de uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado Download PDF

Info

Publication number
BR112017011184B1
BR112017011184B1 BR112017011184-5A BR112017011184A BR112017011184B1 BR 112017011184 B1 BR112017011184 B1 BR 112017011184B1 BR 112017011184 A BR112017011184 A BR 112017011184A BR 112017011184 B1 BR112017011184 B1 BR 112017011184B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
reconstitution
blade
slurry
reconstituted
box
Prior art date
Application number
BR112017011184-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017011184A2 (pt
Inventor
Siew Hock Soo
Yorick Klipfel
Raffaele Pozzi
Fabio Conti
Original Assignee
Philip Morris Products S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Philip Morris Products S.A. filed Critical Philip Morris Products S.A.
Publication of BR112017011184A2 publication Critical patent/BR112017011184A2/pt
Publication of BR112017011184B1 publication Critical patent/BR112017011184B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24CMACHINES FOR MAKING CIGARS OR CIGARETTES
    • A24C5/00Making cigarettes; Making tipping materials for, or attaching filters or mouthpieces to, cigars or cigarettes
    • A24C5/01Making cigarettes for simulated smoking devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B15/00Chemical features or treatment of tobacco; Tobacco substitutes, e.g. in liquid form
    • A24B15/10Chemical features of tobacco products or tobacco substitutes
    • A24B15/12Chemical features of tobacco products or tobacco substitutes of reconstituted tobacco
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B3/00Preparing tobacco in the factory
    • A24B3/14Forming reconstituted tobacco products, e.g. wrapper materials, sheets, imitation leaves, rods, cakes; Forms of such products

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Manufacture Of Tobacco Products (AREA)
  • Manufacturing Of Cigar And Cigarette Tobacco (AREA)
  • Paper (AREA)

Abstract

a presente invenção refere-se a um aparelho de reconstituição para a produção de uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado, o referido aparelho compreendendo: uma caixa de reconstituição adaptada para conter uma pasta fluida do referido material de tabaco homogeneizado; um suporte móvel; uma lâmina de reconstituição adaptada para reconstituir a referida pasta fluida contida na referida caixa de reconstituição sobre o referido suporte móvel para formar a rede reconstituída; em que o referido aparelho de reconstituição compreende ainda um primeiro, um segundo e um terceiro acionador acoplado à referida lâmina de reconstituição em uma primeira, uma segunda e uma terceira posição, respectivamente, em que os referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores são adequados para alterar uma distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel nas referidas primeira, segunda e terceira posições, respectivamente.

Description

[0001] Esta invenção refere-se a um aparelho de reconstituição para produzir uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado. Em particular, a invenção refere-se a um aparelho de reconstituição para produzir uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado para uso em um artigo gerador de aerossol, tal como, por exemplo, um cigarro ou um produto contendo tabaco do tipo de "aquecimento sem queima".
[0002] Atualmente, na fabricação de produtos de tabaco, além de folhas de tabaco, o material de tabaco homogeneizado também é usado. Este material de tabaco homogeneizado é normalmente fabricado a partir de partes da planta do tabaco que são menos adequadas para a produção de material de preenchimento de corte, como, por exemplo, caules de tabaco ou pó de tabaco. Normalmente, o pó de tabaco é criado como um produto secundário durante a manipulação das folhas de tabaco durante a fabricação.
[0003] As formas mais comumente usadas de material de Tabaco homogeneizado são folha de tabaco reconstituída e folha reconstituída. O processo para formar folhas de material de tabaco homogeneizado comumente compreende uma etapa em que pó de tabaco e um aglutinante são misturados para formar uma pasta fluida. A pasta fluida é então usada para criar uma rede de tabaco, por exemplo, ao reconstituir uma pasta fluida viscosa sobre uma correia de metal móvel para produzir a assim chamada folha reconstituída. Alternativamente, uma pasta fluida com baixa viscosidade e alto teor de água pode ser usada para criar tabaco reconstituído em um processo que se assemelha à fabricação de papel. Uma vez preparadas, as redes de tabaco homogeneizado podem ser cortadas de forma similar ao tabaco de fo- lha inteira para produzir tabaco desfiado adequado para cigarros e outros artigos para fumar. Um processo para fabricar tal tabaco homogeneizado é divulgado, por exemplo, na Patente Europeia EP 0565360.
[0004] Em um artigo gerador de aerossol de "aquecimento sem queima", um substrato formador de aerossol é aquecido a uma temperatura relativamente baixa a fim de formar um aerossol, mas evitar a combustão do material de tabaco. Além disso, o tabaco presente no material de tabaco homogeneizado é normalmente o único tabaco, ou inclui a maioria do tabaco presente no material de tabaco homogeneizado de tal artigo gerador de aerossol de "aquecimento sem queima". Isto significa que a composição de aerossol que é gerada por tal artigo gerador de aerossol de "aquecimento sem queima" é substancialmente somente baseada no material de tabaco homogeneizado. Portanto, é importante ter bom controle sobre a composição do material de tabaco homogeneizado para o controle, por exemplo, para o controle de sabor do aerossol.
[0005] Devido a variações nas propriedades físicas da pasta fluida,por exemplo, consistência, viscosidade, tamanho de fibra, tamanho de partícula, umidade ou a idade da pasta fluida, os métodos e aparelho de reconstituição padrão podem resultar em variações indesejadas na aplicação de pasta fluida em um suporte durante a reconstituição de redes de tabaco homogeneizado. Um método e aparelho de reconstituição abaixo do ideal podem levar à homogeneidade e defeitos da rede reconstituída de tabaco homogeneizado.
[0006] A não homogeneidade na rede de tabaco homogeneizado pode causar dificuldades na manutenção subsequente da rede de tabaco homogeneizado na produção do artigo gerador de aerossol. Por exemplo, a não homogeneidade pode causar o rasgo da rede ou até mesmo a ruptura da rede durante a fabricação da rede de tabaco homogeneizado ou processamento adicional da rede de tabaco homoge- neizado. Isto, por sua vez, pode, por exemplo, resultar em interrupção das atividades de máquinas e criação inadvertida de resíduos. Além disso, uma rede de tabaco não homogênea pode criar diferença não intencional na distribuição de aerossol entre artigos geradores de aerossol que são produzidos a partir da mesma rede de tabaco homogeneizado.
[0007] Portanto, há uma necessidade de um novo aparelho de re constituição de preparação de um material de tabaco homogeneizado, em particular, para o uso em um artigo gerador de aerossol aquecido do tipo de "aquecimento sem queima" que é adaptado para as diferentes características de aquecimento e necessidades de formação de aerossol de tal artigo gerador de aerossol aquecido.
[0008] De acordo com um primeiro aspecto, a invenção refere-se a um aparelho para a produção de uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado, o referido aparelho de reconstituição compreendendo uma caixa de reconstituição adaptada para conter uma pasta fluida do referido material de tabaco homogeneizado; um suporte móvel; e uma lâmina de reconstituição adaptada para reconstituir a referida pasta fluida contida dentro de uma referida caixa de reconstituição no referido suporte móvel para formar a rede reconstituída. De acordo com a invenção, o aparelho de reconstituição compreende ainda um primeiro, um segundo e um terceiro acionadores acoplados à referida lâmina de reconstituição em uma primeira, uma segunda e uma terceira posições, respectivamente, os referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores sendo adequados para mudar uma distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel nas referidas primeira, segunda e terceira posições, respectivamente.
[0009] Os materiais de tabaco homogeneizado são formados pela mistura de vários ingredientes com água até obter uma pasta fluida. Em uma etapa adicional, uma rede contínua de material homogenei- zado é criada em um suporte por reconstituição da pasta fluida no suporte. É desejado que o material de tabaco homogeneizado resultante tenha uma resistência à tração relativamente alta e uma boa homogeneidade.
[00010] Um parâmetro importante da pasta fluida que é usado para conceber o material de tabaco homogeneizado e que influencia a resistência à tração e homogeneidade da rede reconstituída é sua viscosidade para formar a rede contínua de material de tabaco homogeneizado, em particular, ao mesmo tempo em que a reconstituição da pasta fluida. Além disso, a densidade da pasta fluida também é importante para determinar a qualidade final da rede reconstituída, em particular antes da reconstituição. Uma densidade de pasta fluida, viscosidade e homogeneidade adequadas minimizam o número de defeitos e maximizam a resistência à tração da rede reconstituída.
[00011] A pasta fluida compreende um número de componentes diferentes ou ingredientes. Estes componentes influenciam as propriedades de material de tabaco homogeneizado. Um primeiro ingrediente é uma mistura de pó de tabaco, a qual preferencialmente contém a maioria do tabaco presente na pasta fluida. A mistura de pó de tabaco é a fonte da maior parte do tabaco no material de tabaco homogeneizado e, portanto, dá o sabor ao produto final, por exemplo, para um aerossol produzido que aquece o material de tabaco homogeneizado. Uma polpa de celulose que contém fibras de celulose é preferencialmente adicionada à pasta fluida a fim de aumentar a resistência à tração da rede de material de tabaco, atuando como um agente de forta-lecimento. Um ligante e um formador de aerossol também são prefe-rencialmente adicionados, a fim de intensificar as propriedades de tração da folha homogeneizada e promover a formação de aerossol. Além disso, a fim de alcançar uma certa viscosidade e umidade ideal para reconstituir uma rede de material de tabaco homogeneizado, água pode ser adicionada à pasta fluida. A pasta fluida é misturada para produzir a pasta fluida de forma tão homogênea quanto possível.
[00012] A pasta fluida é então coletada em uma caixa de reconstituição, em que uma quantidade predefinida de pasta fluida é preferencialmente mantida, por exemplo, um nível de preenchimento de pasta fluida predeterminado dentro da caixa de reconstituição é definido. Preferencialmente, a pasta fluida é continuamente fornecida à caixa de reconstituição enquanto que a pasta fluida é reconstituída em um suporte móvel para formar uma rede contínua de material de tabaco homogeneizado.
[00013] De acordo com a invenção, a pasta fluida é reconstituída através de uma largura de um suporte em movimento, através de uma saída da caixa de reconstituição que é formada entre o suporte em movimento e uma lâmina de reconstituição. O suporte se move ao longo de um sentido longitudinal para remover a pasta fluida da caixa de reconstituição. O suporte pode incluir, por exemplo, um cinto móvel de aço inoxidável. A lâmina de reconstituição é usada para formar uma rede de pasta fluida que tem uma espessura substancialmente uniforme no suporte móvel. Adicionalmente, a distância ou espaço entre a lâmina e o suporte determina a espessura da rede reconstituída da pasta fluida.
[00014] A espessura da rede de material de tabaco homogeneizado que é reconstituída no cinto móvel tem um valor preferencial que é o tão uniforme quanto possível através da largura da rede reconstituída para obter um produto final dentro das especificações requeridas. Para alcançar tal espessura homogênea, de acordo com a invenção, o espaço presente entre a lâmina de reconstituição e o suporte móvel é ajustável. Preferencialmente, é ajustável de forma local, isto é, a lâmina de reconstituição pode variar sua distância a partir do suporte móvel de forma local, não apenas como um inteiro. Portanto, irregularida- des na lâmina de reconstituição e no suporte móvel podem ser compensadas. De modo vantajoso, de acordo com a invenção, a distância entre a lâmina e o suporte pode ser mudada de forma local onde a irregularidade está. Esta mudança local pode ser obtida por três acio- nadores, que podem preferencialmente ser independentemente regulados, acoplados à lâmina de reconstituição. Deste modo, tanto uma reconstituição ideal quanto um bom controle do posicionamento da lâmina podem ser alcançados.
[00015] O termo "material de tabaco homogeneizado" é usado ao longo do relatório descritivo para englobar qualquer material de tabaco formado pela aglomeração de partículas de material de tabaco. As placas de material de tabaco homogeneizado para uso na invenção podem ser formadas pela aglomeração de tabaco particulado obtido através de moagem ou qualquer outra forma de trituração, por exemplo, de uma ou mais lâminas da folha de tabaco ou caules da folha de tabaco ou misturas dos mesmos.
[00016] Além disso, as folhas do material de tabaco homogeneizado podem conter pós de tabaco, resíduos de tabaco e outros subprodutos de tabaco em partículas formadas durante, por exemplo, o tratamento, manuseio e envio do tabaco.
[00017] Na presente invenção, a pasta fluida é preferencialmente formada pela lâmina de tabaco e pelo caule de diferentes tipos de tabaco, que são devidamente misturados. Nisto, o termo "tipo de tabaco" refere-se a uma ou mais variedades de tabaco. Com relação à presente invenção, estes diferentes tipos de tabaco distinguem-se em três grupos principais de tabaco claro, tabaco escuro e tabaco aromático. A distinção entre estes três grupos baseia-se no processo de cura que o tabaco sofre antes de ser adicionalmente processado em um produto de tabaco.
[00018] Como mencionado acima, a pasta fluida deve ser tão ho- mogênea quanto possível de modo que também a sua viscosidade seja tão uniforme quanto possível e perto de um valor alvo ideal para reconstituir. A fim de obter uma viscosidade uniforme, toda a quantidade de pasta fluida é preferencialmente misturada antes da reconstituição.
[00019] A pasta fluida é então transportada para a caixa de reconstituição para preencher a caixa de reconstituição até preferencialmente um nível predeterminado. Preferencialmente, o nível de preenchimento da pasta fluida na caixa de reconstituição é mantido substancialmente constante dentro da caixa de reconstituição. A pasta fluida flui para fora da caixa de reconstituição a partir de uma abertura concebida no fundo da caixa de reconstituição, por exemplo, sob a influência da gravidade. Adicionalmente, os meios para um transporte ativo dentro da caixa de reconstituição podem ser fornecidos, como impulsores ou propulsores. Preferencialmente, a caixa de reconstituição forma um envoltório pressurizado. Preferencialmente, os meios de controle são fornecidos para permitir o controle sobre a pressão dentro da caixa de reconstituição. Em tal modalidade, o fluxo de pasta fluida para fora da caixa de reconstituição é adicionalmente controlado por configuração e manutenção do nível de pressão interna dentro da caixa de reconsti-tuição. Preferencialmente, o aparelho de reconstituição compreende um dispositivo de mistura para misturar a pasta fluida dentro da caixa de reconstituição. A pasta fluida é então distribuída no suporte móvel através do espaço que é formado entre a lâmina de reconstituição e o suporte móvel.
[00020] A lâmina de reconstituição tem uma dimensão dominante que é sua largura, e estende-se preferencialmente de forma substancial ao longo de toda a largura da caixa de reconstituição. Preferencialmente, a largura da lâmina e a largura da caixa de reconstituição para a qual a lâmina está anexada são similares. Através da largura da lâmina de reconstituição, o primeiro, segundo e terceiro acionadores são dispos- tos. De acordo com a invenção, o primeiro, segundo e terceiro aciona- dores são acoplados à própria lâmina de reconstituição, por exemplo, por meio de elementos de fixação, em uma primeira, segunda e terceira posições, respectivamente. A acoplagem entre a caixa de reconstituição e a lâmina de reconstituição é tal que a lâmina de reconstituição é móvel em relação à caixa de reconstituição, por exemplo, por meio de um, dois ou todos os primeiro, segundo ou terceiro acionadores. Na presente invenção, pelo menos três acionadores estão presentes; no entanto, acionadores adicionais que são acoplados à lâmina de reconstituição para alterar a dimensão da distância entre a lâmina de reconstituição e suporte móvel podem ser fornecidos.
[00021] A mudança na dimensão de abertura é executada, portanto, mudando o posicionamento espacial, que é a posição no espaço tridimensional, da lâmina de reconstituição por meio de três acionadores. A posição espacial do suporte é considerada por permanecer substancialmente constante; no entanto, uma mudança de posição do suporte não é excluída. A mudança da dimensão do espaço pode ser uniforme, o que significa que todos os acionadores movem a lâmina da mesma quantidade ou não uniforme, onde os acionadores podem de- sacomodar a lâmina por distâncias diferentes. Esse acionador não uniforme, por exemplo, inclui o caso em que apenas um ou mais aciona- dores fora os três acionadores presentes, são operados e os outros permanecem de fora. Por exemplo, em uma modalidade, o primeiro e segundo acionadores não são operados, e apenas o terceiro aciona- dor é controlado para mover o posicionamento espacial da lâmina da terceira posição. O posicionamento espacial da lâmina de reconstituição na primeira e na segunda posições não muda e a dimensão do espaço na primeira e na segunda posições também não muda ou muda apenas de uma quantidade relativamente pequena em comparação com a mudança na terceira posição. Adicionalmente, um acionamento dos acionadores engloba qualquer outro deslocamento da lâmina de reconstituição em que pelo menos um dos três acionadores é deslocado por uma distância diferente ou em um sentido diferente que não a dos outros acionadores.
[00022] A espessura da rede reconstituída é um parâmetro importante para obter as características desejadas e a qualidade no produto terminado, por exemplo, um artigo gerador de aerossol. A espessura da rede reconstituída é determinada, entre outras coisas, pela dimensão da distância, ou espaço, presente entre a lâmina de reconstituição o suporte móvel. Este espaço pode ser identificado como se segue. A abertura no fundo da caixa de reconstituição permite que a pasta fluida flua para o suporte móvel. O suporte móvel transporta a pasta fluida para longe da lâmina de reconstituição, formando, assim, uma rede reconstituída contínua no suporte móvel. A espessura da rede de material homogêneo depende, dentre outros parâmetros, da dimensão da distância presente entre a superfície superior do suporte móvel, onde a pasta fluida é anexada e a superfície mais inferior da lâmina de reconstituição. Parâmetros adicionais são a densidade da pasta fluida, a temperatura da pasta fluida e o nível de preenchimento da pasta fluida na caixa de reconstituição, a espessura da rede reconstituída. Onde a rede reconstituída de tabaco homogeneizado é "espessa", a rede reconstituída é mais suscetível a atrair defeitos, tais como os famosos "arrastadores" ou aglomerados. No outro lado, uma rede reconstituída "fina" é mais suscetível a rachar, potencialmente causando interrupções no processo de fabricação. Consequentemente, o espaço entre a lâmina de reconstituição e o suporte móvel tem de ser adequadamente controlado para manter o equilíbrio entre uma rede "espessa" e uma rede "fina" na área da lâmina de reconstituição.
[00023] Além disso, a rede reconstituída pode ter uma espessura preferida diferente, dependendo dos valores específicos dos parâme- tros de processo, tais como, por exemplo, a viscosidade da pasta fluida, a temperatura do mesmo, e o tipo de constituintes da própria pasta fluida. Portanto, no caso destes parâmetros serem alterados entre um lote de produção e um subsequente, a dimensão do espaço entre a lâmina de reconstituição e o suporte em movimento talvez precise ser modificado para se adaptar aos novos parâmetros de processo.
[00024] Uma mudança nos parâmetros de processo entre um lote e um subsequente sem uma mudança na dimensão de espaço pode também causa uma mudança na espessura final da rede reconstituída. Portanto, a dimensão entre o espaço pode precisar ser mudada a fim de manter a espessura da rede reconstituída da mesma. Além disso, em algumas aplicações, a viscosidade da pasta fluida é dependente do tempo, isto é, a viscosidade da pasta fluida muda ao longo do tempo. Isto ocorre particularmente onde a pasta fluida compreende componentes formadores de filme, como por exemplo, um ligante que forma um gel quando em contato com água, assim, aumentando a sua viscosidade. De modo vantajoso, de acordo com a invenção, o espaço entre a lâmina de reconstituição e o suporte móvel pode ser controlado como uma função de tempo para acomodar a mudança de parâmetros de produção. Isto permite a produção contínua de uma rede de material de tabaco homogêneo com poucos resíduos.
[00025] Adicionalmente, a rede reconstituída tendo uma espessura constante é também relevante no processo de secagem. Após a reconstituição, a rede de material de tabaco homogeneizado é seca e os parâmetros de secagem dependem, dentre outras coisas, da espessura da rede. Se a rede reconstituída inclui variações de espessura, mudanças no teor de umidade podem aparecer no produto terminado e isto pode requerer pelo menos rejeição parcial do produto final.
[00026] A invenção permite mudar a dimensão do espaço facilmente em diferentes formas por meio de três acionadores. Os acionadores que são conectados à lâmina de reconstituição em posições diferentes permitem, de modo vantajoso, várias formas de alterar e controlar a dimensão da distância de espaço entre a lâmina de reconstituição e o suporte móvel. Os três acionadores, localizados em três posições diferentes, podem mudar a dimensão do espaço de forma local, isto quer dizer que o primeiro acionador pode mudar a dimensão do espaço na vizinhança da primeira posição, o segundo acionador pode mudar a dimensão do espaço na vizinhança da segunda posição e o terceiro acionador pode mudar a dimensão do espaço na vizinhança da terceira posição. As mudanças na dimensão de espaço podem ser, portanto, adaptadas para a necessidade local específica. Em particular, os três acionadores podem mudar a posição espacial da lâmina de re-constituição em uma forma uniforme ou uma forma não uniforme. Na forma uniforme, todos os três acionadores movem a lâmina de reconstituição pela mesma quantidade no mesmo sentido. O movimento não uniforme da lâmina de reconstituição compreende todos os outros deslocamentos da lâmina de reconstituição, onde pelo menos um dos aci- onadores desloca a lâmina de reconstituição de forma local por uma quantidade ou um sentido que seja diferente de pelo menos um outro acionador. Um movimento de todos os três acionadores da mesma quantidade e no mesmo sentido resulta em um deslocamento da lâmina de reconstituição para criar um espaço que é ou aumentado ou reduzido. A presença de três acionadores ao longo da largura longitudinal da lâmina de reconstituição, por exemplo, acionador em cada ex-tremidade da lâmina e um no meio, tem uma vantagem sobre um sistema de dois acionadores, que a lâmina de reconstituição pode ser dobrada em uma forma curva. Uma vantagem adicional de um sistema de três acionadores é que a distância entre os pontos de suporte da lâmina de reconstituição é mais estreita do que para um sistema de dois acionadores. Isto reduz a deformação intrínseca da lâmina de re- constituição por forças gravitacionais - em particular, no caso de lâminas relativamente longas. Isto melhora ainda a homogeneidade da rede contínua de material de tabaco.
[00027] O deslocamento não uniforme dos acionadores pode criar formatos diferentes da lâmina de reconstituição. Por exemplo, um espaço semelhante a uma cunha ou um espaço curvado pode ser obtido com três acionadores. Tal como mencionado, a lâmina e o suporte podem incluir uma superfície não uniforme em contato com a pasta fluida, devido a desalinhamentos ou defeitos na fabricação destes elementos. Para compensar pelo desalinhamento, ou por outra não homogeneidade devida a outras causas, um espaço tendo uma dimensão não uniforme pode ser desejado. Por exemplo, um espaço seme-lhante a uma cunha pode ser criado, onde a distância entre a lâmina e o suporte é diferente de uma extremidade longitudinal a outra extremidade longitudinal oposta da lâmina de reconstituição. Este formato semelhante a uma cunha pode ser obtido por operação dos três acio- nadores, para que a lâmina de reconstituição seja movida por diferentes distâncias, por exemplo, em um sentido vertical. Alternativamente, um acionador pode permanecer imóvel e apenas um ou dois dos outros acionadores se deslocam de forma local na lâmina de reconstituição. O espaço curvado pode ser selecionado e concebido também, o que significa que a lâmina não é reta, porém está em uma configuração curvada. Uma lâmina de reconstituição curvada pode ser obtida por acionamento de apenas o acionador que está localizado entre o primeiro acionador e o segundo acionador. Alternativamente, todos os três acionadores podem ser operados, porém deslocados por distâncias diferentes para que suas três posições finais não sejam localizadas ao longo de uma linha reta, mas possam ser conectadas apenas por uma curva, tanto côncava quanto convexa.
[00028] Preferencialmente, pelo menos um dos referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores é um acionador linear. Preferencialmente, a lâmina de reconstituição é movida substancialmente em um sentido vertical e linear. No entanto, o deslocamento pode também ser traduzido em uma trajetória de movimento curva ou de outro tipo, caso necessário. Um movimento de deslocamento pode ser, por exemplo, criado por uso de alavancas ou ressaltos adequados.
[00029] Além disso, a lâmina pode estar em engatamento operacional com um acionador ultrassônico que permite que a lâmina vibre em uma frequência determinada, dentro de um intervalo de frequências ou em uma frequência dependente de um dado momento, isto é, uma frequência que regularmente ou aleatoriamente alterna dentro de um intervalo de frequências. Isto pode limpar a lâmina e remover o risco de fibras ou outro material aderente à lâmina. O material aderente à lâmina pode causar os famosos "arrastadores" que, por sua vez, podem criar inconsistências no material de tabaco homogêneo contínuo.
[00030] De modo vantajoso, os referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores são então configurados para que eles possam ser acionados para mudar a distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel nas referidas primeira, segunda e terceira posições, respectivamente, independentemente um dos outros. Assim, os acionadores podem forçar a lâmina a ser posicionada de acordo com um número grande de formatos predefinidos diferentes ou localização espacial. Uma grande liberdade de posicionamento da lâmina é alcançada, o que, por sua vez, permite uma maior precisão na espessura final da rede contínua de reconstituição de material de tabaco homogeneizado.
[00031] De acordo com uma modalidade preferida, as referidas primeira e segunda posições são localizadas em uma primeira e segunda extremidades longitudinais da referida lâmina de reconstituição, respectivamente e a referida terceira posição é localizada entre as referi- das primeira e segunda extremidades longitudinais da referida lâmina de reconstituição. A configuração em que os três acionadores são substancialmente e igualmente distribuídos ao longo da largura longitudinal da lâmina permite uma boa flexibilidade no posicionamento da lâmina e ao mesmo tempo minimiza a possibilidade de deformações indesejadas da lâmina devido à gravidade, pois a lâmina é suportada de uma maneira em que o peso da lâmina é substancialmente e igualmente distribuído.
[00032] Preferencialmente, o aparelho de acordo com a invenção compreende meios de deslocamento transversal que permitem deslocamento a pelo menos uma das primeira, segunda ou terceira posições dos referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores ao longo da referida lâmina de reconstituição. Deste modo, não apenas a distância entre a lâmina e o suporte pode ser mudada, porém também a distância entre os próprios acionadores pode ser variada. Isto melhora ainda o grau de flexibilidade do aparelho de acordo com a invenção para adaptar-se a parâmetros de processo diferentes ou em mudança.
[00033] Em uma modalidade vantajosa, o aparelho de reconstituição da invenção compreende ainda uma pluralidade de elementos de ajuste finos acoplados à referida lâmina de reconstituição, cada elemento de ajuste fino sendo adaptado para variar de forma local a distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel. De acordo com a invenção, os elementos de ajuste finos são localizados ao longo de uma largura longitudinal da referida lâmina de reconstituição. Por exemplo, um elemento de ajuste fino é fornecido em cerca de cada 5 cm a cerca de cada 15 cm. Preferencialmente, pelo menos um dos referidos elementos de ajuste finos é adaptado para variar de forma local a distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel de um valor compreendido entre 1 μm e cerca de 200 μm. Os elementos de ajuste permitem de mo- do vantajoso a compensação de imprecisões de fabricação intrínsecas da lâmina de reconstituição, bem como do suporte móvel, por exemplo, um cinto de aço inoxidável e de desgaste local da lâmina de reconstituição bem como do suporte móvel, que pode acontecer ao longo do tempo.
[00034] O posicionamento da lâmina de reconstituição com respeito ao suporte móvel é preferencialmente um processo de duas etapas. Em uma primeira etapa, ocorrendo tipicamente antes do processo de reconstituição começar, uma regulação do posicionamento de lâmina por meio de elementos de ajuste finos é feita, para regular a posição da lâmina com respeito ao suporte, para determinar uma dimensão de espaço inicial. A regulação inicial leva em consideração as formas e defeitos da própria lâmina e do próprio suporte. O segundo ajuste do posicionamento de lâmina é executado por controle de três acionado- res para alcançar a dimensão ideal e configuração do espaço, após a etapa de reconstituição começar e as características da rede reconstituída e da pasta fluida serem medidas. Preferencialmente, o segundo ajuste é contínuo ou semicontínuo através do processo de produção inteiro.
[00035] De modo vantajoso, os referidos elementos de ajuste finos compreendem parafusos que são adaptados à, quando aparafusados ou desaparafusados, referida lâmina de reconstituição inferior ou superior de forma local com respeito ao suporte móvel, respectivamente. Isto permite uma operação fácil dos elementos de ajuste finos.
[00036] Preferencialmente, o aparelho de reconstituição compreende ainda um sensor e uma unidade de controle adaptada para enviar ou receber sinais do referido sensor e para enviar ou receber sinais dos referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores, o referido sensor sendo adaptado para detectar um parâmetro da referida rede reconstituída ou da referida pasta fluida e enviar um sinal corresponden- te para a referida unidade de controle que, por sua vez, é adaptada para enviar um sinal de comando para os referidos primeiro, segundo ou terceiro acionadores para operar os respectivos primeiro, segundo ou terceiro acionadores.
[00037] Preferencialmente, o aparelho de reconstituição compreende uma unidade de controle e um ou mais sensores adaptados para enviar sinais para a referida unidade de controle, os referidos um ou mais sensores compreendendo pelo menos um de um sensor para identificar "arrastadores" na rede reconstituída no suporte móvel; um sensor para determinar a umidade da referida rede reconstituída no suporte móvel; um sensor para medir a espessura ou variações de espessura da referida rede reconstituída no suporte móvel; um sensor para medir a viscosidade da pasta fluida na referida caixa de reconstituição; um sensor para medir a temperatura da referida pasta fluida na referida caixa de reconstituição; um sensor para detectar a posição de defeitos na referida rede reconstituída no suporte móvel; um sensor para detectar a densidade da pasta fluida na referida caixa de reconstituição; e combinações de dois ou mais dos sensores acima.
[00038] A formação da pasta fluida é um processo delicado que determina a qualidade do produto final. Vários parâmetros podem ser controlados para minimizar o risco de uma rejeição da rede de tabaco homogeneizado, obtida por reconstituição da pasta fluida preparada de acordo com a invenção. Estes parâmetros de processo são, entre outros, a temperatura da pasta fluida, a temperatura da caixa de reconstituição, a temperatura do suporte móvel, o teor de umidade da pasta fluida, o tempo de permanência ou período de validade da pasta fluida e a viscosidade da pasta fluida. É conhecido que a viscosidade é, de fato, uma função da temperatura, a umidade e o período de validade da pasta, por exemplo, devido a uma gelificação contínua de uma substância formadora de filme dentro da pasta fluida. Portanto, prefe- rencialmente, pelo menos uma dentre a viscosidade, a temperatura e a umidade da pasta fluida é monitorada com sensores apropriados. Pre-ferencialmente, os sinais de sensor são usados com um ciclo de reali- mentação para processamento de sinal online e controle para manter os parâmetros dentro de um conjunto de espaços predeterminados. Por exemplo, o controle de processo pode ser influenciado por mudanças de parâmetro de processo adequadas, tais como a quantidade de resfriamento da pasta fluida, resfriamento da caixa de reconstituição, a temperatura da pasta fluida, a temperatura da caixa de reconstituição, a temperatura do suporte móvel, o perfil de temperatura juntamente com a largura da rede reconstituída, a velocidade do suporte móvel, a quantidade de água introduzida na pasta fluida, a quantidade de outros componentes que formam a pasta fluida, combinações das mudanças de parâmetro de processo mencionadas acima e outros pa-râmetros.
[00039] Preferencialmente, a umidade da referida rede de material de tabaco reconstituído em reconstituição está entre cerca de 60 por cento e cerca de 80 por cento. Preferencialmente, o método para a produção de um material de tabaco homogeneizado compreende a etapa de secagem da referida rede reconstituída e enrolamento da referida rede reconstituída após secagem. Preferencialmente, a umidade da referida rede reconstituída em rolamento está entre cerca de 7 por cento e cerca de 15 por cento em peso do peso total da rede de material de tabaco. Preferencialmente, a umidade da referida trama de material de tabaco homogeneizado no enrolamento está entre cerca de 8 por cento e cerca de 12 por cento do peso seco da rede de tabaco homogeneizado. A umidade da pasta fluida na reconstituição é outro parâmetro importante para controle, o qual influencia a homogeneidade da rede de tabaco homogeneizado e a fabricabilidade da rede de tabaco homogeneizado em etapas de produção subsequentes.
[00040] A densidade da pasta fluida, particularmente, antes de uma etapa de reconstituição da pasta fluida para formar uma rede de tabaco homogeneizado, é importante para determinar a qualidade final da rede de material de tabaco homogeneizado. Uma densidade homogênea da pasta fluida minimiza o número de defeitos e aumenta a resistência à tração através da rede de material de tabaco homogeneizado.
[00041] De modo vantajoso, a unidade de controle é adaptada para comandar o primeiro, segundo ou terceiro acionador em resposta a um sinal recebido de um ou mais dos referidos sensores para executar um ciclo de realimentação para variar um ou mais dos parâmetros detectados pelos referidos um ou mais sensores em resposta ao referido sinal.
[00042] Preferencialmente, um ou mais ciclos de realimentação estão presentes no aparelho de reconstituição da invenção. A presença de defeitos, por exemplo, dos "arrastadores" e não homogeneidade na espessura da rede de material de tabaco homogeneizado indica implicitamente a presença de condições não ideais de reconstituição. Estas condições de reconstituição não ideais podem ser devido a vários fatores, tais como a densidade da pasta fluida fora de um intervalo preferido, um espaço não uniforme entre a lâmina de reconstituição e o suporte móvel através da largura da lâmina de reconstituição, um nível de umidade na pasta fluida fora de um intervalo de umidade preferido e outros. Portanto, vantajosamente, uma pluralidade de sensores é usada a fim de obter valores de parâmetros que desempenham um papel no processo de reconstituição. Estes valores podem então, por sua vez, ser ajustados com os ciclos de realimentação, por exemplo, quando as condições da reconstituição fariam com que a produção da rede reconstituída estivesse fora das especificações desejadas. O aparecimento de defeitos ou não uniformidades, ou o deslocamento de um parâmetro fora de uma faixa predefinida padrão é detectado por um ou mais sensores e um sinal correspondente é enviado para a unidade de controle central. A unidade de controle central pode operar ou comandar um acionador, ou motor ou meio de controle de temperatura a fim de mudar o parâmetro de processo divergente ou para modificar um ou mais parâmetros diferentes adicionais para corrigir o problema detectado. Preferencialmente, o local dos defeitos na rede é gravado e usado para rejeição subsequente das áreas de defeito do material de tabaco homogeneizado.
[00043] Em uma modalidade vantajosa, a referida lâmina de reconstituição tem uma seção transversal que define uma borda de lâmina, a referida borda de lâmina compreendendo um primeiro arco de circunferência tendo um primeiro raio de curvatura e um segundo arco de circunferência tendo um segundo raio de curvatura ou a referida borda de lâmina compreendendo uma porção de uma elipse.
[00044] A lâmina de reconstituição tem uma dimensão principal que é sua largura, e estende-se preferencialmente de forma substancial ao longo de toda a largura da caixa de reconstituição. Preferencialmente, a largura da lâmina e a largura da caixa de reconstituição para a qual a lâmina está anexada são similares. Uma seção da lâmina de reconstituição tomada por meios de um plano substancialmente perpendicular ao sentido de largura da lâmina define uma borda de lâmina (em coordenadas Cartesianas X, Y, Z o plano de secionamento é um plano (X, Z), em que X está no sentido de trajeto da pasta fluida no suporte móvel, Y sendo o sentido da largura da lâmina de reconstituição e Z é o sentido vertical). A borda de lâmina segue uma dada curva na seção plana (X, Z). Na borda de lâmina, pelo menos dois pontos são considerados como não pertencentes às extremidades da borda, isto é, que não são levados no começo ou fim da borda onde a lâmina começa ou termina ou está conectada à caixa de reconstituição. Nestes dois pontos, a curva matemática definida pela borda de lâmina é preferencial- mente contínua e tem um primeiro derivado contínuo.
[00045] Nestes dois pontos diferentes da seção, os chamados primeiro ponto e segundo ponto, têm um raio de curvatura diferente. Neste contexto, o termo "pontos diferentes" significa que pelo menos uma das coordenadas (X1, Z1) do primeiro ponto é diferente de uma das coordenadas do segundo ponto (X2, Z2). Portanto, o raio de curvatura da borda da lâmina no primeiro ponto é diferente do raio de curvatura da borda da lâmina no segundo ponto.
[00046] Deste modo, o raio de curvatura da borda da lâmina no primeiro ponto e o raio de curvatura da borda da lâmina no segundo ponto são independentes um do outro e o formato da lâmina pode variar de acordo com as necessidades de produção. Por exemplo, um raio de curvatura grande pode ser necessário na área de espaço entre a lâmina e o suporte móvel através do qual a pasta fluida é reconstituída no suporte móvel. Um raio grande pode ser previsto fora do espaço para permitir que a pasta fluida se aproxime suavemente do espaço. Fora da área de reconstituição, o raio pequeno pode ser usado para manter a dimensão de lâmina a um tamanho razoável. O formato da lâmina não é definido por um único raio de curvatura apenas, porém pode ser adaptado para as necessidades de produção usando raios diferentes. Deste modo, os problemas presentes no aparelho tendo uma lâmina cilíndrica, que tem um raio de curvatura uniforme e constante, podem ser evitados de modo vantajoso.
[00047] Preferencialmente, o raio de curvatura no primeiro ponto e o raio de curvatura no segundo ponto são ambos compreendidos entre cerca de 1 mm e 500 mm, mais preferencialmente, entre cerca de 3 mm e cerca de 100 mm, mais preferencialmente, entre cerca de 5 mm e cerca de 50 mm. Preferencialmente, o primeiro raio é entre cerca de 1 mm e cerca de 50 mm e o segundo raio é entre cerca de 10 mm e cerca de 500 mm, mais preferencialmente, o primeiro raio é entre cer- ca de 3 mm e cerca de 25 mm e o segundo raio é entre cerca de 15 mm e cerca de 100 mm, mais preferencialmente, o primeiro raio é entre cerca de 5 mm e cerca de 25 mm e o segundo raio é entre cerca de 20 mm e cerca de 50 mm. Preferencialmente, o primeiro raio e o segundo raio diferem entre si por entre cerca de 5 mm e cerca de 100 mm, mais preferencialmente, o primeiro raio e o segundo raio diferem entre si por entre cerca de 10 mm e cerca de 50 mm, mais preferencialmente, o primeiro raio e o segundo raio diferem entre si por entre cerca de 15 mm e cerca de 30 mm. Estes raios de curvatura foram descobertos ser particularmente adequados para a realização de lâmina de reconstituição para a produção de rede reconstituída de terial de tabaco homogeneizado.
[00048] No presente relatório descritivo, o raio de curvatura, cha-mado R por hora, de uma curva a um ponto, tal como o raio de curvatura da borda de lâmina no primeiro e no segundo pontos, é definido como uma medida de raio do arco circular, que melhor se aproxima da curva àquele ponto. É o inverso da curvatura.
[00049] Em um caso de um plano curvo, então, o raio de curvatura é indicado com R e o mesmo indica o valor absoluto de
Figure img0001
onde s é um comprimento de arco a partir de um ponto fixo na curva, Φ é o ângulo tangencial e K é a curvatura.
[00050] Se a curva definida pela borda de lâmina no plano de seci- onamento (X, Z) for dada em coordenadas Cartesianas como z(x), então o raio de curvatura é (presumindo-se que a curvatura seja diferen- ciável até a ordem dois):
Figure img0002
onde
Figure img0003
[00051] De modo vantajoso, a borda de lâmina compreende um primeiro arco de circunferência tendo o referido primeiro raio de curvatura e um segundo arco de circunferência tendo o referido segundo raio de curvatura. Alternativamente, a borda de lâmina compreende uma porção de uma elipse.
[00052] A borda de lâmina pode incluir apenas pontos tendo tanto um dos dois raios de curvatura ou uma pluralidade de muitos raios de curvatura diferentes. No primeiro caso, a lâmina pode incluir um sólido formado pela interseção de duas porções de dois tambores, uma sendo definida pelo primeiro raio de curvatura e outra sendo definida pelo segundo raio de curvatura. Nesta modalidade, a seção da lâmina de reconstituição ao longo do plano (X, Z) define uma curvatura compreendendo um arco de uma primeira circunferência, uma base do primeiro cilindro tendo o primeiro raio de curvatura e um arco de uma segunda circunferência, uma base do segundo cilindro tendo o segundo raio de curvatura. Portanto, o raio de curvatura é constante dentro do primeiro arco e do segundo arco. Alternativamente, a borda de lâmina pode incluir uma porção de uma elipse. Uma elipse tem um raio de curvatura em mudança contínua, portanto, nesta modalidade, cada ponto diferente da porção de elipse definida pela borda de lâmina tem um raio de curvatura diferente. De acordo com a invenção, a borda de lâmina pode incluir tanto um ou mais arcos de circunferência e uma ou mais porções de elipse.
[00053] Preferencialmente, a junção entre porções diferentes, por exemplo, entre arcos de circunferência tendo raios de curvatura dife-rentes ou entre porções de elipse diferentes ou uma porção de elipse e um arco de circunferência é contínuo, de modo que a curva resultante definida pelo plano de secionamento (X, Z) que forma a borda de lâmina é contínua e seu primeiro derivado é também contínuo.
[00054] Preferencialmente, o referido segundo ponto é localizado em uma parte inferior da referida lâmina de reconstituição substanci-almente voltada para o suporte móvel. O segundo raio de curvatura pertence preferencialmente a uma porção da lâmina que está em pro-ximidade com ou em contato com a pasta fluida no momento de re-constituição. Adicionalmente, o segundo raio de curvatura é relativa-mente "grande". Um raio de curvatura grande permite um fluxo mais suave de pasta fluida para dentro do suporte, pois um espaço bastante estreito está presente entre o suporte e a lâmina de reconstituição para um certo comprimento. Em outras palavras, o espaço formado entre a lâmina de reconstituição e o suporte, no caso de a lâmina ter um raio de curvatura "maior" na porção voltada para o suporte, muda vagarosamente a dimensão no sentido de reconstituição da rede, isto é, no sentido em que o suporte móvel se move. Em uma lâmina tendo um raio de curvatura relativamente grande, a distância entre a lâmina e o suporte varia de uma pequena quantidade ao longo do sentido de reconstituição. Portanto, uma espessura bem definida é forçada na pasta fluida para uma distância bastante longa no suporte. Isto permite uma minimização de acumulação de aglomerados, que são normalmente de uma espessura maior do que o espaço presente entre a lâmina e o suporte e que não são, portanto, capazes de se espremer através do "longo" espaço definido pela borda de lâmina tendo um raio de curvatura bastante grande.
[00055] Adicionalmente, um raio de curvatura grande em uma porção da lâmina voltada para o suporte permite a redução de defeitos de aparência, por exemplo, os famosos "arrastadores", devido à introdução vagarosa da pasta fluida no suporte conforme o tempo é necessário para a mesma fluir pelo "espaço longo e estreito" definido entre a lâmina e o suporte, o tamanho do espaço sendo mais longo ao longo do sentido de reconstituição (o sentido em que o suporte móvel se move), quanto maior for o raio de curvatura.
[00056] Preferencialmente, onde o segundo raio de curvatura for comparativamente grande, o primeiro raio de curvatura é menor, de modo que a lâmina não seja tão volumosa e ainda facilmente configu- rável e adaptada à parte remanescente do aparelho de reconstituição. Portanto, uma combinação de raios de curvatura relativamente pequeno e relativamente grande permite a obtenção de uma lâmina tendo as dimensões apropriadas para tanto uma rede minimizadora de defeitos e uniforme no suporte em movimento e para fixar e ajustar a lâmina à parte remanescente do aparelho de reconstituição.
[00057] De acordo com um segundo aspecto, a invenção se relaciona ao método para a produção de uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado, compreendendo a introdução de pasta fluida do referido material de tabaco homogeneizado em uma caixa de reconstituição; a reconstituição da referida pasta fluida no suporte móvel por meio de uma lâmina de reconstituição para formar uma rede reconstituída; a determinação de um parâmetro da referida rede reconstituída ou da referida pasta fluida; e a mudança da distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel como uma função do referido parâmetro. Em uma modalidade vantajosa, mudar a distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel como uma função do referido parâmetro compreende operar um primeiro, um segundo e um terceiro acionadores acoplados à referida lâmina de reconstituição em uma primeira, uma segunda e uma terceira posições, respectivamente, cada um dos referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores sendo adequados para mudar uma distância da referida lâmina de reconstituição a partir do referido suporte móvel nas referidas primeira, segunda e terceira posições. As vantagens de tal método já foram contornadas acima com referência ao primeiro aspecto da invenção.
[00058] De modo vantajoso, o método da invenção inclui, antes da reconstituição da referida rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado, ajuste fino da distância entre a referida lâmina de re-constituição e o referido suporte móvel em uma pluralidade de locais, os referidos locais sendo espaçados separadamente uns dos outros de uma distância compreendida entre 5 cm a cerca de 12 cm ao longo de uma largura longitudinal da referida lâmina de reconstituição.
[00059] Preferencialmente, mudar a distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel como uma função do referido parâmetro compreende dobrar a referida lâmina de reconstituição em um formato não linear. A referida lâmina se torna curva, tendo uma forma côncava ou convexa, dependendo do formato desejado do espaço.
[00060] Em uma modalidade preferida, mudar a distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel compreende obter uma distância média entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel compreendido entre cerca de 0,1 mm e cerca de 2 mm, mais preferencialmente, a distância média entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte é compreendida entre cerca de 0,2 mm e cerca de 1,5 mm. A espessura da rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado é muito relevante para a qualidade e consistência do produto terminado. É desejado que a espessura é homogênea, isto é, livre de quaisquer protuberâncias, aglomerados, fibras e partículas grandes. O desenho específico da lâmina de reconstituição da invenção juntamente com o espaço criado entre a lâmina e suporte garante que a pasta fluida seja reconstituída em uma rede contínua de espessura uniforme. Adicionalmente, a aparência das rupturas ao longo da largura e comprimento do suporte móvel e outros defeitos podem ser reduzidos de modo vantajoso.
[00061] Vantagens adicionais da invenção se tornarão aparentes a partir da descrição detalhada destas, sem referência limitante às figu- ras anexas: - A Figura 1 é uma vista lateral esquemática de um aparelho para a produção de uma rede de tabaco homogeneizado incluindo um aparelho para reconstituir a rede de tabaco homogeneizado, de acordo com a invenção; - A Figura 2 é uma vista esquemática em perspectiva de um aparelho de reconstituição de acordo com a invenção; - A Figura 3 é uma vista em perspectiva de um detalhe do aparelho de reconstituição da Figura 2; - A Figura 4 é uma vista lateral em seção do aparelho de reconstituição da Figura 2; - A Figura 5 é uma vista lateral aumentada em seção de uma porção do aparelho de reconstituição das Figuras 2 e 4; - A Figura 6 é uma vista lateral de um elemento do aparelho de reconstituição da Figura 2; - A Figura 7 é uma vista em perspectiva de outro elemento do aparelho de reconstituição da Figura 2; - A Figura 8 é uma vista em perspectiva de um detalhe do elemento da Figura 7; - A Figura 9 é um desenho técnico lateral do elemento do aparelho de reconstituição da Figura 6. - As Figuras 10a-10c são quatro vistas esquemáticas fron-tais de modalidades diferentes de uma fase do método de produção de uma rede reconstituída de acordo com a invenção; e - A Figura 11 é um fluxograma de um método de produção de uma rede de tabaco homogeneizado usando o aparelho da invenção.
[00062] Com referência inicial à Figura 1, um aparelho para a produção de uma rede de material de tabaco homogeneizado, de acordo com a presente invenção, é representado e indicado com o número de referência 1.
[00063] O aparelho 1 para a produção de uma rede de material de tabaco homogeneizado inclui um aparelho de reconstituição 2 concebido de acordo com a presente invenção e, ainda preferencialmente, também um aparelho de secagem 3 posicionado a jusante do aparelho de reconstituição 2 no sentido de movimento da rede de material de tabaco homogeneizado.
[00064] O aparelho de reconstituição 2 compreende uma caixa de reconstituição 4, onde a pasta fluida para formar a rede de material de tabaco homogeneizado é introduzida, uma bomba 5, uma lâmina de reconstituição 6 e um primeiro suporte móvel 7. A caixa de reconstituição 4 pode ter qualquer formato geométrico, e na modalidade representada é substancialmente em forma de um prisma. A caixa de reconstituição tem uma abertura 43 em correspondência com seu fundo e a abertura se estende ao longo de uma largura da caixa de reconstituição. A pasta fluida de tanques de tampão (não mostrados nos desenhos) é transferida por meio da bomba 5 na caixa de reconstituição. Preferencialmente, a bomba 5 compreende um controle (não é visível no desenho) de taxa de fluxo para controlar a quantidade de pasta fluida introduzida na caixa de reconstituição 4.
[00065] A bomba 5 é vantajosamente projetada para assegurar que a transferência de pasta fluida, às vezes, seja mantida ao mínimo ne-cessário. A bomba 5 está em comunicação de fluido, por exemplo, por meio de um tubo 12 (visível na Figura 2), com um distribuidor 11 da caixa de reconstituição 4 para distribuir a pasta fluida dentro da caixa de reconstituição 4. Preferencialmente, o distribuidor 11 se estende ao longo da largura da caixa de reconstituição 4 e está localizado acima da caixa de reconstituição 4. O distribuidor 11 inclui tanto uma pluralidade de aberturas quanto uma única fenda alongada (fenda 13 visível na Figura 3) para distribuir a pasta fluida uniformemente ao longo da largura da caixa de reconstituição, para que um elemento de preen-chimento de nível 41 da pasta de reconstituição dentro da caixa de re-constituição 4 é substancialmente uniforme ao longo da largura da caixa de reconstituição 4. O distribuidor 11 com a fenda alongada 13 é mais visível na vista alongada da Figura 3 onde uma porção do distribuidor pode ser vista. Preferencialmente, a amplitude da fenda alongada 13, isto é, sua dimensão perpendicular para sua dimensão de largura, é ajustável, por exemplo, por meio de meios de regulação 14, tais como um ou mais parafusos, como mostrado na Figura 3. Deste modo, a quantidade de pasta fluida que flui para dentro da caixa de reconstituição 4 a partir do distribuidor 11 por tempo de unidade pode ser controlada e ajustada. Portanto, dois controles estão presentes na quantidade de pasta fluida que flui para dentro da caixa de reconstituição 4, um controle da bomba 5 e um controle do distribuidor 11.
[00066] A caixa de reconstituição 4, além de uma ou mais paredes externas 15, também incluir adicionalmente uma parede interna 16 que delimita uma câmara de alimentação 17 dentro da caixa de reconstituição 4. A câmara de alimentação 17 está em comunicação de fluido com o resto do volume interno da caixa de reconstituição. A câmara de alimentação 17 está localizada abaixo do distribuidor 11. Devido à alta viscosidade da pasta fluida, a altura da pasta fluida na câmara de ali-mentação 17 pode ser maior do que a altura da pasta fluida na parte remanescente da caixa de reconstituição 4. A câmara de alimentação 17 é mais visível em seções transversais das Figuras 4 e 5.
[00067] Além disso, o aparelho de reconstituição 2 inclui a lâmina de reconstituição 6 fixada à caixa de reconstituição 4, a fim de reconstituir a pasta fluida. A lâmina de reconstituição 6 tem uma dimensão principal, que é a sua largura, e é fixada à caixa de reconstituição 4 na ou dentro da proximidade de sua abertura 43 no fundo. Preferencialmente, a largura longitudinal da lâmina de reconstituição 6 está entre cerca de 40 cm e cerca de 300 cm, dependendo da largura desejada da rede reconstituída de pasta fluida. Preferencialmente, tal largura é ajustável, por exemplo, por meio de meios de ajuste de largura ade-quados (não visível nos desenhos), de modo que a largura da lâmina ou do volume ativo da caixa de reconstituição possa ser ajustada à largura da rede a ser reconstituída. O volume ativo da caixa de reconstituição é o volume da caixa de reconstituição que é, na verdade, preenchido com pasta fluida.
[00068] A lâmina de reconstituição 6 é ligada à caixa de reconstituição preferencialmente por meio de uma placa ajustável 18 que permite o controle preciso da posição da lâmina de reconstituição 6. A placa ajustável 18 é descrita como um todo e em uma vista aumentada de um detalhe nas Figuras 7 e 8, respectivamente. A placa ajustável 18 inclui uma pluralidade de elementos de ajuste, todos indicados com 19, para ajustar um espaço entre a lâmina 6 e o suporte 7. A caixa de reconstituição 4 e a lâmina de reconstituição 6 estão montadas acima de um cilindro 8 que gira o suporte móvel 7. Há a presença de um espaço entre a lâmina de reconstituição 6 e o suporte móvel 7, as dimensões que determinam, entre outros, a espessura da rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado. Logo, a dimensão do espaço é controlada por controle da posição da lâmina de reconstituição 6 por meio da placa ajustável 18 que inclui os elementos de ajuste 19 distribuídos ao longo de sua largura. Os elementos de ajuste 19, por exemplo, incluem uma pluralidade de parafusos 19, tais como parafusos micrométricos. A largura da placa ajustável 18 substancialmente coincide com a largura da lâmina de reconstituição 6. Os parafusos ajustáveis 19 são dispostos ao longo da largura da placa ajustável 18 e podem variar a distância de forma local entre a lâmina de reconstituição 6 e o suporte 7. A distância entre quaisquer dois parafusos adjacentes da pluralidade de parafusos pode ser predeterminada e fixa- da. Os parafusos 19 são usados para o ajuste fino da lâmina de re-constituição 6 com respeito ao suporte móvel 7. Os parafusos 19 podem ser usados para compensar pela não homogeneidade da superfície do suporte ou da superfície da lâmina. Em uso, os parafusos 19 são preferencialmente ajustados em uma primeira configuração de máquina. No entanto, os parafusos 19 podem também ser acionáveis para permitir ajustes finos online do formato da lâmina de reconstituição 6. Para variar adicionalmente a dimensão do espaço no sentido perpendicular de sua largura, isto é, variar a amplitude do espaço, uma pluralidade de acionadores 200, 201, 202 controlados por meios de deslocamento, tais como motores 210, 211, 212 é conectada à placa 18. De acordo com a invenção, o número de acionadores 200, 201, 202 é igual a ou acima de três. Os acionadores 200, 201, 202 podem ser controlados independentemente, isto é, cada um dos acionadores 200, 201, 202 está conectado a um respectivo motor 210, 211, 212. Os motores e acionadores estão conectados à placa 18, por exemplo, por meio de montagens 22 (todas as montagens indicadas com o mesmo numeral de referência) que se estendem para fora a partir da placa 18. Preferencialmente, cada acionador 200, 201, 202 é conectado à sua própria montagem 22. Os motores 210, 211, 212, portanto, podem mover os acionadores 200, 201, 202 para fazer elevar ou rebaixar a lâmina 6. Devido ao fato de que os acionadores 200, 201, 202 podem ser movidos independentemente, a lâmina 6 pode ser elevada ou rebaixada de forma local, para levar em conta novamente a não homogeneidade da lâmina, do suporte e da pasta fluida. Preferencialmente, a amplitude do espaço é compreendida entre cerca de 0,1 mm e cerca de 2 mm. A conexão entre a placa ajustável 18 e a lâmina de reconstituição 6 é mostrada na vista lateral da Figura 6.
[00069] A distância entre os acionadores 200, 201, 202, isto é, a posição de cada acionador ao longo da largura da lâmina 6, pode tam- bém ser variada por meio de meios de deslocamento adicionais não mostrados nos desenhos.
[00070] Adicionalmente, com referência agora à Figura 9, uma seção da lâmina de reconstituição 6 é mostrada, tomada ao longo de um plano (X, Z) perpendicular à largura da lâmina de reconstituição 6. A seção da lâmina 6 tomada ao longo deste plano define uma borda 23, que se estende ao longo de uma dada curva. Esta curva inclui pelo menos um ponto 24 tendo um primeiro raio de curvatura e um segundo ponto 25 tendo um segundo raio de curvatura, os referidos primeiro e segundo raios de curvatura sendo entre cerca de 1 mm e cerca de 500 mm e sendo diferentes um do outro. Na modalidade descrita, a borda 23 inclui uma pluralidade de pontos 24 todos estes pontos tendo o primeiro raio de curvatura e uma segunda pluralidade de pontos, todos tendo o segundo raio de curvatura. Por exemplo, a borda 23 inclui dois arcos de circunferências que são continuamente conectados entre eles, isto é, os dois arcos definem uma única curva que é contínua e tem um primeiro derivado contínuo. Alternativamente, em uma modalidade não descrita, a borda 23 pode incluir uma porção de uma elipse. Preferencialmente, o segundo raio de curvatura é mais amplo do que o primeiro raio de curvatura e o ponto 25 tendo o segundo raio de curvatura está substancialmente voltado para o suporte 7. Em uma modalidade, o primeiro raio é entre cerca de 5 mm e cerca de 25 mm e o segundo raio é entre cerca de 20 mm e cerca de 50 mm. Na modalidade descrita, a lâmina de reconstituição 6 inclui ainda um terceiro ponto 26 tendo um terceiro raio de curvatura.
[00071] O aparelho de reconstituição 2 também compreende o suporte móvel 7 no qual a pasta fluida é reconstituída para formar uma rede de material de tabaco homogeneizado. O suporte móvel 7 compreende, por exemplo, uma correia de aço inoxidável 7 compreendendo um conjunto de tambor. O conjunto de tambor inclui um tambor principal 8 localização abaixo da caixa de reconstituição 4 que move o suporte móvel 7. Preferencialmente, a caixa de reconstituição 4 é mon-tada em cima do tambor principal 8. Preferencialmente, as tolerâncias das montagens acima são muito rigorosas, por exemplo, dentro de cerca de 0,01 mm. Por exemplo, o tambor de suporte móvel 8 tem uma tolerância abaixo de cerca de 0,01 mm em concentricidade e abaixo de cerca de 0,10 mm em todo o seu diâmetro. O suporte móvel 7 tem uma tolerância preferencialmente abaixo de cerca de 0,01 mm.
[00072] O deslocamento da lâmina 6 com respeito ao suporte 7 para mudar a dimensão ou o formato do espaço é descrito esquematicamente com referência às Figuras 10a - 10d. Nestes desenhos, a placa ajustável 18 e os parafusos de ajuste 19 não são visíveis, por questões de clareza. Na Figura 10a, a lâmina 6 e o suporte 7 são separados por um espaço indicado com 300, tendo uma dimensão uniforme, tal que a dimensão do espaço é substancialmente uniforme ao longo de toda a largura da lâmina 6. A dimensão de espaço 300 é selecionada para obter-se a espessura desejada da rede reconstituída para um conjunto de parâmetros do processo de reconstituição. No caso de a espessura resultante da rede reconstituída não ser a desejada, nem mesmo dentro do intervalo de tolerância, ou não ser uniforme, o espaço 300 é preferencialmente modificado, por meio dos acio- nadores 200, 201, 202 acoplados à lâmina 6. Preferencialmente, um primeiro e um segundo acionadores 200, 201 estão localizados em uma primeira e uma segunda posições nas ou em proximidade às extremidades distais opostas 60, 61 da lâmina 6, respectivamente. O terceiro acionador 202 é preferencialmente disposto em uma terceira posição no meio, isto é, em uma porção substancialmente intermediária 62 da lâmina entre as duas extremidades distais 60, 61. A distância entre o primeiro e terceiro acionadores 200, 202 e o segundo e terceiro acionadores 201, 202 pode ser a mesma ou diferente. Adicionalmente, a distância entre o primeiro e terceiro acionadores 200, 202 ou a dis-tância entre o terceiro e segundo acionadores 201, 202 pode ser mudada. Os três acionadores 200, 201, 202 são operados por três motores separados 210, 211, 212 não visíveis nos desenhos 10a - 10d (motores 210, 211, 212 são visíveis na Figura 2).
[00073] Para mudar a dimensão ou formato do espaço, em uma primeira modalidade da invenção, o espaço 300 é modificado como mostrado na Figura 10b. Para obter-se um novo espaço 301 tendo uma dimensão diferente como mostrado na Figura 10b, todos os acio- nadores 200, 201, 202 são operados e a lâmina 6 é substancialmente deslocada em um sentido substancialmente vertical. Por exemplo, onde a dimensão de espaço necessitar ser aumentada, o espaço pode ser ampliado por meio de deslocamento da lâmina 6 a partir do suporte 7, como indicado na Figura 10 por setas 203 apontando para longe do suporte 7. Cada seta 203 indica o movimento do acionador 200, 201 ou 202 correspondente. O espaço novo resultante 301 tem uma dimensão que é maior do que a dimensão do espaço original 300 e é preferencialmente uniforme, isto é, a dimensão do espaço entre a lâmina 6 e o suporte 7 é a mesma para toda a largura longitudinal da lâmina 6. Neste caso, a dimensão relevante do espaço é a dimensão vertical ao longo do eixo Z.
[00074] Alternativamente, no caso de uma espessura de reconstituição não uniforme da rede reconstituída, ou irregularidades na lâmina, no suporte ou na distribuição da pasta fluida na caixa de reconstituição, o espaço 300 da Figura 10a é preferencialmente modificado de uma maneira não uniforme e assimétrica. Modificações diferentes são possíveis. Por exemplo, como descrito na Figura 10, a dimensão do espaço é mantida em proximidade com uma extremidade distal 60 da lâmina 6 e o espaço é aumentado em proximidade com a extremidade distal oposta 61. O segundo e o terceiro acionadores 201, 202 são en- tão controlados, por exemplo, por seus respectivos motores 211, 212 (não visíveis nos desenhos 10a - 10d) para que uma extremidade 61 da lâmina de reconstituição 6 é movida para cima de acordo com as setas 203, formando um espaço substancialmente semelhante à cunha 302, tendo uma dimensão não uniforme ao longo do eixo Z. Deste modo, um espaço tendo uma dimensão menor em uma extremidade 60 da lâmina 6 e uma dimensão mais ampla na extremidade oposta 61 da lâmina 6 é criado. Um resultado semelhante, em particular se uma pequena diferença nas dimensões de espaço nas duas extremidades opostas da lâmina for obtida, pode ser alcançado pelo acionamento de apenas o segundo acionador 202. Alternativamente, todos os três aci- onadores são operados, e a lâmina é deslocada em todas as primeira, segunda e terceira posições, no entanto, o deslocamento em cada posição não é o mesmo, mas o deslocamento na primeira posição é diferente do deslocamento na segunda posição e do deslocamento na terceira posição.
[00075] Em uma modalidade adicional descrita na Figura 10d, o espaço 300 da Figura 10a é substancialmente modificado, dobrando a lâmina 6 para que a novo espaço formado 303 na porção intermediária 62 da lâmina tenha uma dimensão mais ampla do que o espaço nas extremidades distais 60, 61 da lâmina 6. Neste caso, apenas o terceiro acionador 202 localizado na porção intermediária 62 é operado e des-locado. Deste modo, a lâmina 6 pode ter uma configuração semelhante a um arco, como descrito na Figura 10d. Esta configuração pode ser obtida também por operação de todos os três acionadores 200, 201 e 202, porém em que o deslocamento do terceiro acionador 202 na posição do meio é maior do que os deslocamentos executados pelo primeiro e pelo segundo acionadores 200, 201 na primeira e na segunda posições. Esta configuração foi descoberta ser especialmente vantajosa onde uma distribuição de temperatura não uniforme do suporte mó- vel é observada, em particular, onde a temperatura ao longo do centro do suporte móvel é maior do que em direção às laterais transversais do suporte móvel.
[00076] Além disso, com referência à Figura 1, o aparelho de re-constituição 2 inclui uma pluralidade de sensores. Um primeiro sensor 30 de nível de pasta fluida é adaptado para controlar a altura 41 da pasta fluida dentro da caixa de reconstituição 4. Este sensor 30 prefe-rencialmente mede uma distância 42 entre o próprio sensor e a superfície da pasta fluida na caixa de reconstituição 4 (ver Figura 5). A altura 41 da pasta fluida é então derivada da distância conhecida entre o sensor 30 e o fundo da caixa de reconstituição 4. Além disso, preferencialmente, os sensores adicionais 31, 32 são dispostos acima do suporte móvel 7 para medir o peso por centímetro quadrado e a espessura da rede de tabaco homogeneizado sobre o suporte móvel 7. O sensor 31 pode ser, por exemplo, um cabeçote de medição nucleô- nico. Sensores adicionais, não mostrados nos desenhos, também estão preferencialmente presentes, tais como um sensor para localizar e determinar as posições de defeitos na rede reconstituída de tabaco homogeneizado, um sensor para determinar a umidade da pasta fluida e da folha reconstituída na reconstituição, e um sensor de temperatura para determinar a temperatura da pasta fluida na caixa de reconstituição 4.
[00077] Preferencialmente, todos os sensores enviam sinais em relação a seus respectivos parâmetros a serem medidos (por exemplo, temperatura, nível de umidade da pasta fluida ou posição de defeitos) para uma unidade de controle central 40. A unidade de controle central 40 é preferencialmente conectada de forma elétrica a um, a alguns ou a todos da bomba 5, motor ou motores 210, 211, 212 ou a circuitos adicionais e acionadores no aparelho de reconstituição 2 ou em um aparelho de preparação de pasta fluida (não visível). No caso de a re de reconstituída revelar defeitos, ou não homogeneidade ou as carac-terísticas da rede reconstituída que estão fora de uma faixa predefini- da, a unidade de controle central 40 pode indicar mudanças nos parâmetros de processo e, assim, influenciar as características da pasta fluida ou os parâmetros da reconstituição. Estes parâmetros de processo podem ser, por exemplo, a dimensão do espaço entre a lâmina de reconstituição 6 e o suporte 7 ou a quantidade de pasta fluida na caixa de reconstituição 4. Por exemplo, um circuito de realimentação aos acionadores 200, 201, 202 da lâmina de reconstituição 6 está presente para ajustar a espessura da rede reconstituída.
[00078] A unidade de controle 40, portanto, envia sinais para os motores 210, 211, 212 ou para os acionadores 200, 201, 202 diretamente para controlar os acionadores para mudar a posição da lâmina e, assim, a dimensão do espaço entre a lâmina de reconstituição 6 e o suporte móvel 7. Dependendo dos requerimentos, o sinal enviado pela unidade de controle 40 pode instruir os acionadores 200, 201, 202 a se moverem de acordo com qualquer uma das configurações das Figuras 10b - 10d ou qualquer configuração diferente, dependendo dos parâmetros detectados.
[00079] Preferencialmente, uma realimentação contínua a partir dos sensores para a unidade de controle 40 é enviada, de modo que os acionadores ou motores são operados até a lâmina de reconstituição 6 ser posicionada de tal maneira que a espessura desejada e as carac-terísticas da rede reconstituída sejam obtidas, como detectado pelos sensores 30, 31, 32 ou outros.
[00080] Preferencialmente, o tambor ou rolo 8 inclui um dispositivo de controle de temperatura (não mostrado). O tambor principal 8 do suporte 7 onde se localiza a caixa de reconstituição 4 é preferencialmente mantido a uma temperatura constante para permitir previsões precisas sobre o envelhecimento da pasta fluida. Entretanto, pode-se desejar que o tambor 8 tenha um perfil de temperatura variante através do tambor 8 que é constante em relação ao tempo. Por exemplo, a temperatura no meio da superfície do tambor 8 pode ser entre cerca de 0,5 graus e cerca de 10 graus mais alta do que a temperatura nas extremidades do tambor. Essa temperatura é substancialmente similar à temperatura da pasta fluida presente na caixa de reconstituição 4, isto é, uma temperatura entre 5 graus Celsius e cerca de 26 graus Celsius. Preferencialmente, a temperatura do suporte móvel 7, tal como a correia de aço inoxidável 7, na entrada da caixa de reconstituição 4 permanece substancialmente constante através da largura da correia. Para garantir que as temperaturas da correia e do tambor sejam ideais para a pasta fluida, o dispositivo de controle de temperatura circula novamente a água do processo, que é colocada em contato com o suporte móvel 7 e o tambor 8 sobre o lado de retorno.
[00081] O aparelho de secagem 3 inclui uma pluralidade de zonas de secagem individual. Cada zona de secagem inclui, preferencialmente, vapor de aquecimento na lateral inferior do suporte e ar quente acima do suporte móvel 7 e preferencialmente também o controle es- capamento de ar ajustável. Dentro do aparelho de secagem 3, a rede de tabaco homogeneizado é seca até a umidade final desejada no suporte 7.
[00082] Agora, com referência à Figura 11, o funcionamento do aparelho 1 que inclui o aparelho de reconstituição 2 da invenção é como se segue. Uma pasta fluida, formada preferencialmente ao se combinar e misturar pó de tabaco e outros ingredientes, é transferida a partir de um tanque de retenção (não mostrado) usando, por exemplo, misturadores em linha (também não mostrados) para o aparelho de reconstituição 2 dentro da caixa de reconstituição 4. A etapa 100 de reconstituição da pasta fluida em uma rede de espessura de película homogênea e uniforme é executada sobre o suporte móvel 7, por exemplo, a correia de aço inoxidável 7. A etapa de reconstituição 100 inclui transferir a pasta fluida do tanque de mistura para a caixa de re-constituição 4. Além disso, inclui preferencialmente monitorar o nível de pasta fluida na caixa de reconstituição 4, a umidade da pasta fluida no interior da caixa de reconstituição 4, a temperatura da pasta fluida e a densidade da pasta fluida, por meio de sensores adequados, tais como sensor 30.
[00083] A espessura da rede de material de tabaco homogeneizado e a gramatura controlada por medidor nucleônico imediatamente após a reconstituição são continuamente monitoradas e controladas por retorno. A reconstituição é executada por meio de uma lâmina de reconstituição 6, formando um espaço com o suporte móvel 7, em que as dimensões do espaço podem também ser controladas por retorno. O formato da lâmina de reconstituição 6, incluindo dois raios de curvatura diferentes em sua borda 23, permite uma formação reproduzível de uma rede de tabaco homogeneizado substancialmente uniforme.
[00084] Além disso, a rede reconstituída sofre uma primeira etapa de secagem 101 por meio dos aparelhos de secagem 3. A primeira etapa de secagem inclui, preferencialmente, uma secagem uniforme e suave da rede reconstituída em um secador de correia de aço inoxidável sem fim com zonas individualmente controláveis. Durante a etapa de secagem, uma etapa de monitoramento 102 da temperatura de rede reconstituída em cada zona de secagem para assegurar um perfil de secagem suave em cada zona de secagem é preferencialmente executada. A rede reconstituída é seca até a umidade final desejada sobre a correia de aço 7 com aquecimento de cadinho a vapor a partir da secagem de ar de fundo e de topo. Cada zona de secagem da primeira seção de secagem é equipada com fluxo de vapor e controle de pressão e de temperatura do ar e fluxo de ar, sejam totalmente ajustáveis para prover o perfil de secagem desejado e assegurar que o tem po de residência de produto seja respeitado. Preferencialmente, um perfil de secagem TLC é empregado.
[00085] Preferencialmente, no final da etapa de reconstituição 100 e da etapa de secagem 101, a rede de tabaco homogeneizado é removida do suporte 7. O tratamento 103 da rede reconstituída após a estação de secagem no teor de umidade certo é preferencialmente executado. A rede reconstituída passa, preferencialmente, através de um processo de secagem secundário 104 para adicionalmente remover o teor de umidade da rede para atingir a umidade alvo ou especificação. Preferencialmente, nesta segunda etapa de secagem, a rede reconstituída é colocada em um fio, de tal modo que a umidade possa ser facilmente removida de ambas as superfícies da rede. Após a etapa de secagem 101, 104 a rede reconstituída é preferencialmente enrolada em uma ou mais bobinas em uma etapa de enrolamento 105, por exemplo, para formar uma única bobina principal. Esta bobina principal pode então ser usada para executar a produção de bobinas menores por laminação e pelo processo de formação de bobina pequena. A bobina menor pode então ser usada para a produção de um artigo gerador de aerossol (não mostrado).

Claims (16)

1. Aparelho de reconstituição (2) para a produção de uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado, o referido aparelho de reconstituição compreendendo: uma caixa de reconstituição (4) adaptada para conter uma pasta fluida do referido material de tabaco homogeneizado; um suporte móvel (7); uma lâmina de reconstituição (6) adaptada para reconstituir a referida pasta fluida contida na referida caixa de reconstituição (4) sobre o referido suporte móvel (7) para formar a rede reconstituída; caracterizado pelo fato de que o referido aparelho de re-constituição (2) compreende ainda um primeiro (200), um segundo (201) e um terceiro acionador (202) acoplado à referida lâmina de re-constituição (6) em uma primeira (60), uma segunda (61) e uma terceira posição (62), respectivamente, em que os referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores são adequados para alterar uma distância entre a referida lâmina de reconstituição (6) e o referido suporte móvel (7) nas referidas primeira, segunda e terceira posições, respectivamente.
2. Aparelho de reconstituição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os referidos primeiro (200), segundo (201) e terceiro acionadores (202) são então configurados para que eles possam ser acionados para alterar a referida distância entre a referida lâmina de reconstituição (6) e o referido suporte móvel (7) nas referidas primeira, segunda e terceira posições, respectivamente, in-dependentemente um dos outros.
3. Aparelho de reconstituição, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as referidas primeira (60) e segunda (61) posições estão localizadas em uma primeira e em uma segunda extremidade longitudinal da referida lâmina de reconstituição (6), respectivamente, e a referida terceira posição (62) está localizada entre as referidas primeira e segunda extremidades longitudinais da referida lâmina de reconstituição.
4. Aparelho de reconstituição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que com-preende ainda meios de deslocamento transversal (210, 211, 212) que permitem deslocamento transversal em uma das primeira, segunda ou terceira posições dos referidos primeiro (200), segundo (201) e terceiro acionadores (202) ao longo da referida lâmina de reconstituição (6).
5. Aparelho de reconstituição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que com-preende uma pluralidade de elementos de ajuste fino (19) acoplados à referida lâmina de reconstituição (6), cada elemento de ajuste fino sendo adaptado para variar, localmente, a distância entre a referida lâmina de reconstituição (6) e o referido suporte móvel (7), o referido elemento de ajuste fino estando (19) localizado ao longo de uma largura longitudinal da referida lâmina de reconstituição, um elemento de ajuste fino de 5 cm a 12 cm.
6. Aparelho de reconstituição, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que um dos referidos elementos de ajuste fino (19) é adaptado para variar, localmente, a distância entre a referida lâmina de reconstituição (6) e o referido suporte móvel (7) de um valor compreendido entre 1 μm e 200 μm.
7. Aparelho de reconstituição, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que os referidos elementos de ajuste fino (19) compreendem parafusos que são adaptados, quando aparafusados ou desaparafusados, à referida lâmina de reconstituição inferior ou superior (6) em relação ao suporte móvel (7), respectiva-mente.
8. Aparelho de reconstituição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que compreende: um sensor (30, 31, 32), e uma unidade de controle (40) adaptada para enviar sinais ou receber sinais do referido sensor (30, 31, 32) e para enviar sinais ou receber sinais dos referidos primeiro, segundo e terceiro acionado- res (200, 201, 202), o referido sensor sendo adaptado para detectar um parâmetro da referida rede reconstituída ou da referida pasta fluida e enviar um sinal correspondente à referida unidade de controle (40), que, por sua vez, é adaptada para enviar um sinal de comando aos referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores (200, 201, 202) para operar os referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores, respectivamente.
9. Aparelho de reconstituição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que com-preende uma unidade de controle e um ou mais sensores (30, 31, 32) adaptados para enviar sinais para a referida unidade de controle, os referidos um ou mais sensores compreendendo: um sensor para identificar arrastadores no molde da rede reconstituída sobre o suporte móvel; um sensor para determinar a umidade do referido molde da rede reconstituída sobre o suporte móvel; um sensor para medir a espessura ou variações na espes-sura do referido molde da rede reconstituída sobre o suporte móvel; um sensor para medir a viscosidade da pasta fluida na refe-rida caixa de reconstituição; um sensor para medir a temperatura da referida pasta fluida na referida caixa de reconstituição; um sensor para detectar a posição dos defeitos no referido molde da rede reconstituída sobre o suporte móvel; um sensor para detectar a densidade da pasta fluida na re-ferida caixa de reconstituição; e combinações de dois ou mais dos sensores acima.
10. Aparelho de reconstituição, de acordo com a reivindica-ção 9, caracterizado pelo fato de que a unidade de controle (40) é adaptada para comandar o primeiro, segundo ou terceiro acionadores (200, 201, 202) em resposta a um sinal recebido de um ou mais dos referidos sensores (30, 31, 32) a fim de executar um ciclo de retroali-mentação para variar um ou mais dos parâmetros detectados pelos referidos um ou mais sensores em resposta ao referido sinal.
11. Aparelho de reconstituição, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a referida lâmina de reconstituição tem uma seção transversal que define uma borda da lâmina (23), a referida borda da lâmina compreendendo um primeiro arco de circunferência tendo um primeiro raio de curvatura e um segundo arco de circunferência tendo um segundo raio de curvatura ou a referida borda da lâmina compreendendo uma porção de uma elipse.
12. Método para formar uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado, o método sendo realizado em um aparelho de reconstituição como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que compreende: introduzir uma pasta fluida do referido material de tabaco homogeneizado em uma caixa de reconstituição (4); reconstituir a referida pasta fluida sobre um suporte móvel (7) por meio de uma lâmina de reconstituição (6) de modo a formar uma rede reconstituída; determinar um parâmetro da referida rede reconstituída ou da referida pasta fluida; e alterar a distância entre a referida lâmina de reconstituição (6) e o referido suporte móvel em função do referido parâmetro (7), em que a alteração da distância entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel em função do referido parâ-metro compreende operar um primeiro, um segundo e um terceiro aci- onador (200, 201, 202) acoplado à referida lâmina de reconstituição em uma primeira, uma segunda e uma terceira posição (60, 61, 62), respectivamente, em que cada um dos referidos primeiro, segundo e terceiro acionadores são adequados para alterar uma distância da re-ferida lâmina de reconstituição a partir do referido suporte móvel nas referidas primeira, segunda e terceira posições.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende, antes de reconstituir a referida rede reconstituída, ajuste fino da distância entre a referida lâmina de reconsti-tuição (6) e o referido suporte móvel (7) em uma pluralidade de locais, os referidos locais sendo espaçados uns dos outros em uma distância compreendida entre 5 cm a 12 cm ao longo de uma largura longitudinal da referida lâmina de reconstituição.
14. Método, de acordo com a reivindicação 12 ou 13, ca-racterizado pelo fato de que a determinação de um parâmetro da re-ferida rede reconstituída ou da referida pasta fluida compreende um ou mais dentre: detectar a presença de arrastadores na referida rede re-constituída; determinar a umidade do referido molde da rede reconstituída sobre o suporte móvel; medir a espessura ou variações na espessura do referido molde da rede reconstituída sobre o suporte móvel; medir a viscosidade da pasta fluida na referida caixa de re-constituição; medir a temperatura da referida pasta fluida na referida caixa de reconstituição; detectar a presença de defeitos no referido molde da rede reconstituída sobre o suporte móvel; detectar a posição dos defeitos no referido molde da rede reconstituída sobre o suporte móvel; detectar a densidade da pasta fluida na referida caixa de reconstituição; e combinações de dois ou mais dos elementos acima.
15. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, caracterizado pelo fato de que a alteração da distância entre a referida lâmina de reconstituição (6) e o referido suporte móvel (7) em função do referido parâmetro compreende dobrar a referida lâmina de reconstituição (6) em um formato não linear.
16. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 15, caracterizado pelo fato de que a alteração da distância entre a lâmina de reconstituição (6) e o suporte móvel (7) compreende obter uma distância média entre a referida lâmina de reconstituição e o referido suporte móvel entre 0,1 mm e 2 mm.
BR112017011184-5A 2014-12-16 2015-12-16 Aparelho de reconstituição para a produção de uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado BR112017011184B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14198173.8 2014-12-16
EP14198173 2014-12-16
PCT/EP2015/079961 WO2016096963A1 (en) 2014-12-16 2015-12-16 Casting apparatus for the production of a cast web of homogenized tobacco material

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017011184A2 BR112017011184A2 (pt) 2018-01-02
BR112017011184B1 true BR112017011184B1 (pt) 2022-02-08

Family

ID=52130066

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112017011184-5A BR112017011184B1 (pt) 2014-12-16 2015-12-16 Aparelho de reconstituição para a produção de uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado

Country Status (11)

Country Link
US (1) US10463068B2 (pt)
EP (1) EP3232823B1 (pt)
JP (1) JP6865166B2 (pt)
KR (1) KR102558679B1 (pt)
CN (1) CN106998784B (pt)
BR (1) BR112017011184B1 (pt)
ES (1) ES2784675T3 (pt)
HU (1) HUE048469T2 (pt)
PL (1) PL3232823T3 (pt)
RU (1) RU2697045C2 (pt)
WO (1) WO2016096963A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106998785B (zh) * 2014-12-16 2019-01-29 菲利普莫里斯生产公司 用于生产均质化烟草材料的浇铸幅材的设备
WO2017203030A1 (en) * 2016-05-27 2017-11-30 Philip Morris Products S.A. Method and apparatus for winding a sheet of homogenized tobacco material into a bobbin
ES2787323T3 (es) * 2016-05-31 2020-10-15 Philip Morris Products Sa Aparato de moldeo y método para verificar el grosor de una lámina moldeada
CN107797527B (zh) * 2016-08-31 2020-11-20 上海创和亿电子科技发展有限公司 一种均质化调控方法、系统、及具有该系统的服务器
JP7093366B2 (ja) * 2017-05-19 2022-06-29 フィリップ・モーリス・プロダクツ・ソシエテ・アノニム アルカロイド含有材料をキャスティングするための方法
US10759128B2 (en) * 2017-10-06 2020-09-01 Squishy Scientific, LLC Hashish cigarette product and method of manufacture
CN112334019B (zh) * 2018-06-29 2022-12-09 菲利普莫里斯生产公司 用于生产含生物碱的材料的流延幅材的流延设备和方法
WO2020002682A1 (en) * 2018-06-29 2020-01-02 Philip Morris Products S.A. Casting apparatus and method for the production of a cast sheet of a material containing alkaloids
WO2020002655A1 (en) * 2018-06-29 2020-01-02 Philip Morris Products S.A. Casting apparatus for the production of a cast web of a material containing alkaloids
CN112351695B (zh) * 2018-06-29 2023-07-07 菲利普莫里斯生产公司 流延含有生物碱的材料的幅材的方法和设备
EP3813564B1 (en) * 2018-06-29 2023-01-11 Philip Morris Products S.A. Casting apparatus and method for the production of a cast sheet of a material containing alkaloids
CN116746700B (zh) * 2023-07-27 2024-01-23 昆明旭邦机械有限公司 一种稠浆法薄片流延装置

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU68261A1 (ru) * 1946-02-12 1946-11-30 А.Ф. Королев Сушилка дл табака с вращающимс барабаном
US2769734A (en) * 1955-07-14 1956-11-06 Int Cigar Mach Co Tobacco sheet material and method of forming
US3261893A (en) * 1962-10-04 1966-07-19 Goodyear Tire & Rubber Thermally adjusted casting blade
US4337783A (en) * 1980-02-09 1982-07-06 Imperial Group Limited Forming sheet from reconstituted tobacco
SU1082378A1 (ru) * 1981-08-03 1984-03-30 Молдавский научно-исследовательский институт табака Устройство дл термообработки табака
US5501237A (en) * 1991-09-30 1996-03-26 R. J. Reynolds Tobacco Company Tobacco reconstitution process
JPH05192627A (ja) * 1991-10-01 1993-08-03 Konica Corp 塗布装置及び塗布方法
JP3397962B2 (ja) * 1995-05-18 2003-04-21 松下電器産業株式会社 ノズル
US5697385A (en) * 1996-06-06 1997-12-16 R. J. Reynolds Tobacco Company On-line basis measurement system for control of tobacco cast sheet
CN1173418A (zh) * 1996-10-11 1998-02-18 高波 匀厚度图形薄片的制备方法及装置
CN2287700Y (zh) * 1997-01-16 1998-08-12 刘鹏祥 节能环保型煤炉
US20030209027A1 (en) * 2002-05-07 2003-11-13 Shawn Owens Casting apparatus and process
CN100443002C (zh) * 2005-09-28 2008-12-17 湖南中烟工业有限责任公司 造纸法生产烟草薄片的方法
US7946296B2 (en) * 2006-05-26 2011-05-24 Philip Morris Usa Inc. Dissolvable tobacco film strips and method of making the same
DE102011100365A1 (de) * 2010-06-29 2011-12-29 Hauni Maschinenbau Ag Einrichtung zur Herstellung von stabförmigen Produkten der Tabak verarbeitenden Industrie
CN104837601B (zh) * 2012-11-29 2016-06-29 株式会社钟化 薄膜的制造方法、薄膜制造装置及控制器具
US9045859B2 (en) * 2013-02-04 2015-06-02 Ibs Of America Adjustment mechanism
CN202985901U (zh) 2013-04-25 2013-06-12 浙江德龙科教设备有限公司 一种流延机

Also Published As

Publication number Publication date
RU2017125243A3 (pt) 2019-06-05
BR112017011184A2 (pt) 2018-01-02
KR102558679B1 (ko) 2023-07-24
HUE048469T2 (hu) 2020-07-28
JP2018500017A (ja) 2018-01-11
JP6865166B2 (ja) 2021-04-28
US20170340002A1 (en) 2017-11-30
KR20170102216A (ko) 2017-09-08
WO2016096963A1 (en) 2016-06-23
CN106998784B (zh) 2019-05-10
RU2017125243A (ru) 2019-01-17
RU2697045C2 (ru) 2019-08-08
EP3232823A1 (en) 2017-10-25
US10463068B2 (en) 2019-11-05
PL3232823T3 (pl) 2020-09-21
EP3232823B1 (en) 2020-03-11
CN106998784A (zh) 2017-08-01
ES2784675T3 (es) 2020-09-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112017011184B1 (pt) Aparelho de reconstituição para a produção de uma rede reconstituída de material de tabaco homogeneizado
EP3232822B1 (en) Casting apparatus for the production of a cast web of homogenized tobacco material
KR102554072B1 (ko) 균질화 담배 물질의 주조 웹의 제조 장치
US11312044B2 (en) Casting apparatus and method to check a thickness of a cast sheet
EP3813557B1 (en) Method and apparatus to cast a web of a material containing alkaloids
BR112020026341A2 (pt) Aparelho de moldagem para a produção de uma manta moldada de um material contendo alcaloides

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/12/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.