BR112015020452B1 - Brinquedo de tiro - Google Patents

Brinquedo de tiro Download PDF

Info

Publication number
BR112015020452B1
BR112015020452B1 BR112015020452-0A BR112015020452A BR112015020452B1 BR 112015020452 B1 BR112015020452 B1 BR 112015020452B1 BR 112015020452 A BR112015020452 A BR 112015020452A BR 112015020452 B1 BR112015020452 B1 BR 112015020452B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
projectile
shooter
coupling
clamping
partially
Prior art date
Application number
BR112015020452-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015020452A2 (pt
Inventor
Aske Klejnstrup Garling
Original Assignee
Lego A/S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lego A/S filed Critical Lego A/S
Publication of BR112015020452A2 publication Critical patent/BR112015020452A2/pt
Publication of BR112015020452B1 publication Critical patent/BR112015020452B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63HTOYS, e.g. TOPS, DOLLS, HOOPS OR BUILDING BLOCKS
    • A63H13/00Toy figures with self-moving parts, with or without movement of the toy as a whole
    • A63H13/02Toy figures with self-moving parts, with or without movement of the toy as a whole imitating natural actions, e.g. catching a mouse by a cat, the kicking of an animal
    • A63H13/04Mechanical figures imitating the movement of players or workers
    • A63H13/10Mechanical figures imitating the movement of players or workers shooting arrows or other missiles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63HTOYS, e.g. TOPS, DOLLS, HOOPS OR BUILDING BLOCKS
    • A63H17/00Toy vehicles, e.g. with self-drive; ; Cranes, winches or the like; Accessories therefor
    • A63H17/006Missile-launching means on toy vehicles
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41BWEAPONS FOR PROJECTING MISSILES WITHOUT USE OF EXPLOSIVE OR COMBUSTIBLE PROPELLANT CHARGE; WEAPONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F41B15/00Weapons not otherwise provided for, e.g. nunchakus, throwing knives

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Toys (AREA)

Abstract

brinquedo de tiro. a presente invenção refere-se a um brinquedo de tiro (1) que inclui um atirador (5) e um projétil (4) a ser ejetado do atirador. um elemento de gatilho (6) é montado de modo móvel em um corpo de atirador (7) e tem uma parte de impulso (10) adaptada para impelir o projétil (4) para longe de sua posição carregada. o atirador (5) é adaptado para ejetar o projétil (4) ao longo de um eixo geométrico central de uma superfície cilíndrica do projétil (4). um elemento de aperto (8) é adaptado para impedir a ejeção na dita direção do projétil (4) em sua posição carregada no corpo de atirador (7) por meio de uma força de atrito que age entre uma superfície de aperto do elemento de aperto (8) e a superfície cilíndrica do projétil (4). a superfície de aperto é adaptada para guiar a superfície cilíndrica do projétil (4) na direção de ejeção.

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um brinquedo de tiro que inclui um atirador e um projétil a ser ejetado do atirador, sendo que o atirador inclui um corpo de atirador, pelo menos um elemento de aperto adaptado para apertar o projétil e, portanto, segurar o mesmo no corpo de atirador em uma posição carregada e um elemento de gatilho que é montado de modo móvel no corpo de atirador entre uma posição passiva, em que o projétil pode ocupar sua posição carregada no corpo de atirador, e uma posição ativada, sendo que o elemento de gatilho tem uma parte de impulso adaptada para impelir o projétil para longe de sua posição carregada quando o elemento de gatilho é movido de sua posição passiva à sua posição ativada, em que o elemento de gatilho tem uma parte de toque de dedo adaptada para ser ativada por um operador, e o projétil que uma superfície cilíndrica, e em que o atirador é adaptado para ejetar o projétil ao longo de um eixo geométrico central da superfície cilíndrica do projétil, sendo que o pelo menos um elemento de aperto é adaptado para impedir a ejeção na dita direção do projétil em sua posição carregada no corpo de atirador por meio de uma força de atrito que age entre pelo menos uma superfície de aperto do pelo menos um elemento de aperto e a superfície cilíndrica do projétil, e em que a dita pelo menos uma superfície de aperto é adaptada para guiar a superfície cilíndrica do projétil na direção de ejeção do projétil ao longo do eixo geométrico central da superfície cilíndrica do projétil durante a ejeção do projétil.
[0002] O documento US 4.277.068 descreve um brinquedo de dis co voador que consiste em uma pistola e um disco voador a ser disparado da dita pistola. A pistola inclui um par de lâminas de aperto resilientes entre as quais o disco voador é retido em sua posição carregada, uma lâmina de aperto que tem um primeiro canto de atrito relati- vamente alto, enquanto a outra tem um segundo canto de atrito escorregadio ou relativamente baixo. Na posição carregada do disco, o disco é cingido mecanicamente entre os ditos primeiro e segundo cantos visto que esses cantos são separados ligeiramente menos um do outro do que o diâmetro do disco, segurando, assim, em volta da periferia do disco. Conforme o disco é lançado, um impulso é fornecido pelas lâminas de aperto ao disco, sendo transformada em um torque entre o primeiro canto de atrito relativamente alto e o segundo canto de atrito escorregadio ou relativamente baixo, girando, assim, o disco. O disco voador tem um fundo côncavo interior adaptado para receber uma elevação eficientemente. No entanto, devido à sua configuração adaptada para aplicar um movimento de rotação ao disco voador, esse brinquedo é especificamente adequado para ejetar um elemento plano em forma de disco, e não um projétil que tenha outra forma, tal como, por exemplo, uma esfera ou um elemento curto em forma de torno. Ademais, esse brinquedo seria difícil de operar em uma versão de escala relativamente pequena, porque um cabo de tamanho adequado é necessário para segurar o dispositivo ao operar o gatilho.
[0003] O documento JP10216370 A descreve um brinquedo de disco voador similar que consiste em uma pistola e um disco voador a ser disparado da dita pistola. Na posição carregada do disco, o disco é cingido mecanicamente entre dois braços em meia lua opostos contíguos à periferia do disco, travando mecanicamente, portanto, o disco em sua devida posição. Esse brinquedo é também especificamente adequado para ejetar um elemento plano em forma de disco, e não um projétil que tenha outra forma, tal como, por exemplo, uma esfera ou um elemento curto em forma de torno. Esse brinquedo também seria difícil de operar em uma versão de escala relativamente pequena, porque um cabo de tamanho adequado é necessário para segurar o dispositivo ao operar o gatilho.
[0004] O documento US 6.460.527 B1 descreve uma combinação de projétil e lançador, em que o lançador é formado com uma passagem tubular que tem uma extremidade interna convergentemente cônica. Um elemento de projétil é fornecido em sua extremidade posterior com uma pluralidade de elementos de feixe de molas resilientes montados em cantiléver que se estendem para trás dispostos para serem recebidos na porção da passagem tubular convergentemente cônica e deslocados radialmente para dentro pela mesma. Quando o projétil é carregado dentro do lançador, os elementos de feixe de molas tendem a ejetar o mesmo para frente. Uma disposição de retenção é fornecida para segurar o projétil até que o mesmo esteja pronto para ser ejetado: Um eixo de guia se estende para trás bem depois das extremidades livres dos elementos de feixe de molas e é dotado de um alargamento anular arredondado adaptado para ser recebido em um sulco anular oco no lançador. Assim, durante a última porção da operação de carregamento de projétil, deve ser aplicada força extra ao elemento de projétil para forçar o mesmo a ficar em seu devido lugar. Quando o projétil é liberado da retenção, a pressão para fora dos elementos de feixe de molas nas paredes convergentes ejeta forçosamente o projétil da passagem do lançador. No entanto, esse brinquedo é somente adequado a um projétil relativamente longo, porque o projétil deve ser dotado dos ditos elementos de feixe de molas pré- carregados resilientes. Ademais, esses elementos de feixe de molas perdem sua elasticidade ao longo do tempo, de modo que, se o projétil tiver sido carregado no lançador, por exemplo, durante um período de um ano ou mais, os elementos de feixe de molas não mais operarão adequadamente. Isso pode realmente não ser satisfatório para produtos de brinquedo de qualidade, visto que os mesmos são frequentemente armazenados por anos e, então, reutilizados por crianças mais novas.
[0005] Os brinquedos de tiro da técnica anterior discutidos acima são especificamente adequados tanto a projéteis em formato de disco quanto a projéteis em formato de míssil. Por exemplo, esses brinquedos de tiro da técnica anterior não são adequados para ejetar um certo dispositivo de acoplamento circular relativamente pequeno bem conhecido que é um dentre os vários elementos de construção de brinquedo de plástico disponíveis sob o nome LEGO (marca registrada). Esse dispositivo de acoplamento circular, nesta descrição denotado o acoplamento de torno circular 1x1, é fornecido na forma de uma unidade giratoriamente simétrica e compreende um torno de acoplamento em sua superfície superior e uma aba de acoplamento em seu lado inferior que é complementar ao torno de acoplamento de modo que dois dentre esses dispositivos de acoplamento possam ser interconec- tados ou que os mesmos possam ser conectados a qualquer um dentre os vários outros elementos de construção de brinquedo de plástico mencionados acima disponíveis sob o nome LEGO.
[0006] O documento GB 171 649 A descreve um brinquedo de tiro conforme definido acima na introdução desta descrição.
[0007] O objetivo da presente invenção é fornecer um simples brinquedo de tiro adequado para ejetar um projétil relativamente pequeno.
[0008] Em vista desse objetivo, o atirador é adaptado para ejetar o projétil ao longo de um eixo geométrico central da superfície cilíndrica do projétil, o pelo menos um elemento de aperto é adaptado para impedir a ejeção na dita direção do projétil em sua posição carregada no corpo de atirador por meio de uma força de atrito que age entre pelo menos uma superfície de aperto do pelo menos um elemento de aperto e a superfície cilíndrica do projétil, e a dita pelo menos uma superfície de aperto é adaptada para guiar a superfície cilíndrica do projétil na direção de ejeção do projétil ao longo do eixo geométrico central da superfície cilíndrica do projétil durante a ejeção do projétil.
[0009] Dessa forma, uma força de atrito estacionária que age entre a superfície de aperto do elemento de aperto e a superfície cilíndrica do projétil pode reter o projétil em sua posição carregada durante o acúmulo de uma força de ejeção adequada que age no projétil por meio da parte de impulso do elemento de gatilho. Quando a força de ejeção necessária é alcançada, a força de atrito estacionária pode ser superada, e o projétil pode ser liberado e ejetado com potência suficiente para voar uma certa distância através do ar.
[0010] Em uma modalidade, o pelo menos um elemento de aperto tem a forma de um elemento tubular ou pelo menos parcial ou subs-tancialmente tubular adaptado para interagir com a superfície cilíndrica do projétil por meio da pelo menos uma superfície de aperto. Portanto, em sua forma mais simples, o elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular pode ter uma face cilíndrica que forma a superfície de aperto ou que é dotada de uma ou mais superfícies de aperto. Por exemplo, o acoplamento de torno circular 1x1 mencionado acima pode ser carregado inserindo-se o torno de acoplamento de sua superfície superior no elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que forma o elemento de aperto ou, alternativamente, o dito elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que forma o elemento de aperto pode ser inserido na aba de acoplamento no lado inferior do acoplamento de torno.
[0011] Em uma modalidade, o elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que forma o pelo menos um elemento de aperto, pelo menos ao longo de uma parte de seu comprimento, é dividido em partes por meio de pelo menos um entalhe em uma parede do dito elemento. Portanto, a parte ou as partes da parede formada(s) entre o pelo menos um entalhe na parede, dependendo do material que forma o elemento de aperto, pode(m) se flexionar, de pre- ferência elasticamente, mais ou menos, de modo que uma força de atrito maior possa ser acumulada entre a superfície de aperto do elemento de aperto e a superfície cilíndrica do projétil quando o projétil é inserido em sua posição carregada no corpo de atirador.
[0012] Em uma modalidade, a pelo menos uma superfície de aper to tem a forma de uma superfície elevada em uma superfície pelo menos parcialmente cilíndrica do elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular. Portanto, por uma certa limitação da extensão da superfície de contato entre a superfície de aperto e a superfície cilíndrica do projétil, pode ser assegurado que a superfície de aperto seja, de fato, uniformemente pressionada de modo adequado contra a parte da superfície cilíndrica do projétil, também no caso em que o elemento de aperto pode se flexionar elasticamente durante a inserção do projétil. Se, por outro lado, a superfície de aperto fosse ser formada quase inteiramente por uma superfície cilíndrica do elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular, a flexão do elemento de aperto poderia resultar na superfície de aperto não ser uniformemente pressionada contra a superfície cilíndrica do projétil.
[0013] Em uma modalidade, o corpo de atirador é pelo menos par cialmente formado por um elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que tem uma primeira parte que forma o pelo menos um elemento de aperto e que tem uma segunda parte que acomoda o elemento de gatilho. Portanto, um dispositivo compacto pode ser obtido.
[0014] Em uma modalidade, o elemento de gatilho é montado de modo articulado em uma fenda em uma parede do corpo de atirador de modo que a parte de impulso se localize dentro do elemento pelo menos parcial ou substancialmente tubular e de modo que a parte de toque de dedo se localize fora do dito elemento.
[0015] Em uma modalidade, o elemento de gatilho é disposto no corpo de atirador de forma que uma linha que se estende através da parte de impulso e da parte de toque de dedo forme um ângulo agudo com um eixo geométrico central do elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular do corpo de atirador. Portanto, pode ser possível engatilhar o brinquedo de tiro simplesmente pressionando-se o mesmo entre duas pontas de dedos, uma ponta de dedo pressionando a parte de toque de dedo do elemento de gatilho e a ou-tra ponta de dedo pressionando uma parte oposta do corpo de atirador. Portanto, mesmo a operação de versões de escala muito pequena do brinquedo de tiro pode ser facilitada.
[0016] Em uma modalidade, o elemento de gatilho tem uma parte em forma de V, sendo que cada perna da forma de V forma uma parte de impulso separada em sua extremidade, e o elemento de gatilho inteiro é simétrico ou substancialmente simétrico em torno do eixo geométrico de simetria da forma de V. Portanto, o elemento de gatilho pode ser montado no corpo de atirador pelo usuário sem possibilidade de montar o elemento de gatilho de forma errada.
[0017] Em uma modalidade, o projétil tem a forma de um acopla mento de torno circular na forma de uma unidade giratoriamente simétrica que compreende um torno de acoplamento em sua superfície superior e uma aba de acoplamento em seu lado inferior que é complementar ao torno de acoplamento, em que o pelo menos um elemento de aperto é adaptado para interagir com o torno de acoplamento do projétil, e em que o corpo de atirador, oposto ao pelo menos um elemento de aperto, é dotado de um torno de acoplamento correspondente ao torno de acoplamento do acoplamento de torno circular e adaptado para se interconectar à aba de acoplamento do acoplamento de torno circular. Portanto, inúmeros projéteis sobressalentes podem ser armazenados no corpo de atirador conectando-se os mesmos ao torno de acoplamento do corpo de atirador.
[0018] A invenção será agora explicada em mais detalhes abaixo por meio de exemplos de modalidades com referência ao desenho bem esquemático, em que
[0019] a Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma minifigura de Lego segurando um brinquedo de tiro de acordo com a invenção;
[0020] a Figura 2 é uma vista em perspectiva de um brinquedo de tiro de acordo com a invenção, no entanto sem um projétil carregado;
[0021] a Figura 3 é uma vista lateral do corpo de atirador do brin quedo de tiro na Figura 2;
[0022] a Figura 4 é uma vista lateral do elemento de gatilho do brinquedo de tiro na Figura 2;
[0023] a Figura 5 é uma vista de extremidade do corpo de atirador na Figura 3, visto a partir do lado direito;
[0024] a Figura 6 é uma vista de extremidade do elemento de gati lho na Figura 4, visto a partir do lado direito;
[0025] a Figura 7 é uma vista lateral do brinquedo de tiro na Figura 2, no entanto com um projétil carregado;
[0026] a Figura 8 é uma vista de extremidade do brinquedo de tiro na Figura 7, visto a partir do lado esquerdo;
[0027] a Figura 9 é um corte axial através do brinquedo de tiro na Figura 8 tomado ao longo da linha IX- IX;
[0028] a Figura 10 é uma vista superior do brinquedo de tiro na Figura 7;
[0029] a Figura 11 é um corte axial através do brinquedo de tiro na Figura 7 tomado ao longo da linha XI- XI;
[0030] a Figura 12 é uma vista de extremidade do brinquedo de tiro na Figura 7, visto a partir do lado direito;
[0031] as Figuras 13 a 17 correspondem às Figuras 7 a 10 e 12, respectivamente, no entanto sem um projétil carregado;
[0032] a Figura 18 é um corte transversal através do brinquedo de tiro na Figura 16 tomado ao longo da linha XVIII- XVIII;
[0033] a Figura 19 é uma vista lateral de um projétil conforme mos trado na Figura 1; e
[0034] a Figura 20 é uma vista em perspectiva do projétil na Figura 19.
[0035] a Figura 1 ilustra uma minifigura de Lego 2 segurando um atirador 5 de um brinquedo de tiro 1 de acordo com a presente invenção em uma mão esquerda 3, em que um projétil 4 na forma do acoplamento de torno circular 1x1 descrito acima acaba de ser ejetado do atirador 5 do brinquedo de tiro 1. O projétil 4 é ejetado pressionando- se um elemento de gatilho 6 por meio de um dedo do usuário, por exemplo, uma criança brincando com a minifigura 2.
[0036] a Figura 2 ilustra o atirador 5 em mais detalhes, no entanto sem o projétil 4. O atirador 5 inclui um corpo de atirador 7, um elemento de aperto 8 adaptado para apertar o projétil 4 e, portanto, segurar o mesmo no corpo de atirador 7 em uma posição carregada conforme, por exemplo, ilustrado nas Figuras 7 e 9. O atirador 5 inclui ainda o elemento de gatilho 6 que é montado de modo móvel no corpo de atirador 7 entre uma posição passiva, em que o projétil 4 pode ocupar sua posição carregada no corpo de atirador 7, conforme, por exemplo, ilustrado nas Figuras 2, 7 e 9, e uma posição ativada, conforme, por exemplo, ilustrado nas Figuras 1, 13 e 15.
[0037] O elemento de gatilho 6 tem uma parte de impulso 10 adap tada para impelir o projétil 4 para longe de sua posição carregada quando o elemento de gatilho 6 é movido de sua posição passiva à sua posição ativada, de modo que o projétil 4 possa ser ejetado do corpo de atirador 7. O elemento de gatilho 6 tem, ainda, uma parte de toque de dedo 11 adaptada para ser ativada pelo dedo de um operador. Embora essa parte de toque de dedo 11 convenientemente possa ser ativada pressionando-se a mesma por meio da ponta de um dedo, certamente, a mesma pode também ser ativada por qualquer outro meio adequado, tal como por meio de uma ferramenta de brinquedo, por exemplo, um tijolo de brinquedo ou similares.
[0038] Conforme explicado acima, o projétil 4 pode ter a forma de um acoplamento de torno circular 1x1 13, ilustrado, por exemplo, na Figura 20. O acoplamento de torno circular 1x1 13 é fornecido na forma de uma unidade giratoriamente simétrica e compreende um torno de acoplamento 14 em sua superfície superior e uma aba de acoplamento 15 em seu lado inferior que é complementar ao torno de acoplamento 14 de modo que dois dentre esses dispositivos de acoplamento possam ser interconectados por inserção do torno de acoplamento 14 de um dispositivo de acoplamento na aba de acoplamento 15 de outro dispositivo de acoplamento, conforme é bem conhecido, ou de modo que os mesmos possam ser conectados a qualquer um dentre os vários outros elementos de construção de brinquedo de plástico mencionados acima disponíveis sob o nome LEGO. O torno de acoplamento 14 tem uma superfície superior 18 à qual a parte de impulso 10 do elemento de gatilho 6 pode ficar contígua quando o projétil 4 deve ser ejetado. Conforme ilustrado nas Figuras 19 e 20, o acoplamento de torno circular 1x1 13 tem uma parte cilíndrica19 entre o torno de acoplamento 14 e a aba de acoplamento 15. No entanto, o projétil 4 pode também ser um acoplamento de torno quadrado 1x1 não mos-trado, no entanto bem conhecido, que tem uma aba quadrada no lugar da parte cilíndrica 19 e da aba de acoplamento circular 15 do acoplamento de torno circular 1x1 13 ilustrado.
[0039] Conforme também ilustrado na Figura 20, o projétil 4 tem uma superfície cilíndrica 12. O atirador 5 é adaptado para ejetar o projétil 4 ao longo de um eixo geométrico central 16 da superfície cilíndrica 12 do projétil 4, conforme ilustrado, por exemplo, nas Figuras 1 e 9.
[0040] O elemento de aperto 8 é adaptado para impedir a ejeção na direção mencionada acima do projétil 4 em sua posição carregada no corpo de atirador 7 por meio de uma força de atrito que age entre as superfícies de aperto 17 do elemento de aperto 8 e a superfície cilíndrica 12 do projétil 4. Ademais, conforme será entendido, as ditas superfícies de aperto 17 são adaptadas para guiar a superfície cilíndrica 12 do projétil 4 na direção de ejeção do projétil 4 ao longo do eixo geométrico central 16 da superfície cilíndrica 12 do projétil 4 durante a ejeção do projétil 4.
[0041] Na modalidade ilustrada, o elemento de aperto 8 tem a for ma de um elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular adaptado para interagir com a superfície cilíndrica 12 do projétil 4 por meio de quatro superfícies de aperto 17, sendo que cada uma tem a forma de uma superfície elevada em uma superfície cilíndrica 20 do elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que forma o elemento de aperto 8, conforme ilustrado na Figura 18. A distância entre duas superfícies de aperto opostas 17 é ligeiramente menor do que o diâmetro da superfície cilíndrica 20. Qualquer número adequado de superfícies de aperto 17 é possível, e as superfícies de aperto 17 podem simplesmente ser posicionadas em um diâmetro 38 que é ligeiramente menor do que o diâmetro da superfície cilíndrica 20.
[0042] Ademais, conforme ilustrado na Figura 18, o elemento tubu lar ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que forma o pelo menos um elemento de aperto 8 é dividido em duas partes opostas 22 por meio de dois entalhes opostos 23 em uma parede 21 do dito elemento. O elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que forma o pelo menos um elemento de aperto 8 pode ser dividido em qualquer número adequado de partes, tal como três, quatro, cinco ou mesmo qualquer número maior.
[0043] O corpo de atirador 7 é pelo menos parcialmente formado por um elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que tem uma primeira parte 24 que forma o pelo menos um elemento de aperto 8 e que tem uma segunda parte 25 que acomoda o elemento de gatilho 6. O elemento de gatilho 6 é montado de modo articulado em uma fenda 26 em uma parede 27 do corpo de atirador 7 de modo que a parte de impulso 10 se localize dentro do elemento pelo menos parcial ou substancialmente tubular e de modo que a parte de toque de dedo 11 se localize fora do dito elemento. O elemento de gatilho 6 é dotado de pinos de articulação 32 adaptados para ser montados em rolamentos 33 na parede 27 do corpo de atirador 7. Os rolamentos 33 são adaptados para se flexionarem elasticamente e, assim, cingirem os pinos de articulação 32 quando o usuário pressiona os pinos de articulação 32 de modo que os mesmos se engatem aos rola-mentos 33. Os rolamentos 33, portanto, têm uma primeira seção 34 com um diâmetro correspondente ao dos pinos de articulação 32 ou ligeiramente maior e uma segunda seção 35 com uma dimensão em corte transversal ligeiramente menor do que o dito diâmetro.
[0044] O corpo de atirador 7 é dotado de um cabo 36 na forma de um pino ligeiramente angulado que se estende para baixo a partir da parte inferior do corpo de atirador 7 de modo que uma minifigura de Lego 2 possa segurar o atirador 5 em sua mão 3 pelo dito cabo 36.
[0045] O elemento de gatilho 6 é disposto no corpo de atirador 7 de forma que uma linha 28 que se estende através da parte de impulso 10 e da parte de toque de dedo 11 forme um ângulo agudo com um eixo geométrico central 29 do elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular do corpo de atirador 7, conforme ilustrado nas Figuras 9 e 15. Portanto, pode ser possível engatilhar o brinquedo de tiro 1 simplesmente pressionando-se o mesmo entre duas pontas de dedos, uma ponta de dedo pressionando a parte de toque de dedo do elemento de gatilho e a outra ponta de dedo pressionando uma par te oposta do corpo de atirador. Portanto, mesmo a operação de versões de escala muito pequena do brinquedo de tiro pode ser facilitada. Preferencialmente, o corpo de atirador 7 tem um diâmetro de menos do que 15 mm, mais preferencialmente menos do que 12 mm e ainda mais preferencialmente menos do que 10 mm. Preferencialmente, o corpo de atirador 7 tem um comprimento de menos do que 25 mm, mais preferencialmente menos do que 20 mm e ainda mais preferencialmente menos do que 18 mm.
[0046] O elemento de gatilho 6 tem uma parte em forma de V 30, sendo que cada perna da forma de V forma uma parte de impulso separada 10 em sua extremidade, e o elemento de gatilho inteiro 6 é simétrico ou substancialmente simétrico em torno do eixo geométrico de simetria da forma de V conforme melhor ilustrado na Figura 4.
[0047] Conforme ilustrado nas Figuras, oposto ao elemento de aperto 8, o corpo de atirador 7 é dotado de um torno de acoplamento 31 correspondente ao torno de acoplamento 14 do acoplamento de torno circular 1x1 13 e adaptado para se interconectar à aba de acoplamento 15 do acoplamento de torno circular 1x1 13, possibilitando, assim, que o usuário armazene inúmeros projéteis 4 na parte posterior do corpo de atirador 7.
[0048] Vantajosamente, o elemento de aperto 8 e possivelmente o corpo de atirador 7 podem ser formados, por exemplo, por moldagem por injeção, de ABS, que, entre suas propriedades, tem boas dureza e rigidez, baixa fluência e boa estabilidade dimensional. Portanto, o elemento de aperto 8 pode reter sua elasticidade por um tempo bem longo, tal como 10 anos ou mais.
[0049] Na modalidade ilustrada nas Figuras, pode ser entendido que o projétil 4, em sua posição carregada, é segurado praticamente apenas por força de atrito entre as superfícies de aperto 17 e a superfície cilíndrica 12 do projétil 4. Ademais, pode ser entendido que, na posição carregada do projétil 4 no corpo de atirador 7, as duas partes opostas 22 do elemento de aperto 8 podem ser flexionadas ligeiramente para longe uma da outra em relação a uma posição de descanso que as mesmas tomam quando o projétil 4 não é carregado. Isso pode ser obtido formando-se o diâmetro no qual as superfícies de aperto 17 se localizam na posição de descanso das duas partes opostas 22 ligeiramente menor do que o diâmetro da superfície cilíndrica 12 do projétil 4, tal como, por exemplo, mais do que 1%, mais do que 3% ou mesmo mais do que 5% menor. Com essa disposição, pode-se obter que uma força de atrito maior esteja presente entre as superfícies de aperto 17 e a superfície cilíndrica 12 do projétil 4 na posição carregada do projétil 4. Ademais, desse modo pode ser possível impulsionar ligeiramente a ejeção do projétil 4 logo antes de o mesmo deixar o corpo de atirador 7 arredondando-se uma extremidade de ponta 37 das superfícies de aperto 17 de modo que essa extremidade de ponta 37 arredondada possa "chutar" o projétil 4 na direção de ejeção à medida que as duas partes opostas 22 se flexionam de volta à sua posição de descanso. Pode ser também entendido que, na modalidade ilustrada nas Figuras, as duas partes opostas 22 do elemento de aperto 8 não são flexionadas para mais longe uma da outra durante a ejeção do projétil 4. No entanto, em uma modalidade não mostrada, esse poderia ser o caso, se as duas ou mais partes opostas 22 do elemento de aperto 8 fossem formadas com uma extremidade de ponta ligeiramente em forma de gancho cingindo sobre a parte cilíndrica 19 ou outra parte do acopla-mento de torno circular 1x1 13 na posição carregada do projétil 4.

Claims (8)

1. Brinquedo de tiro (1) que inclui um atirador (5) e um projétil (4) a ser ejetado do atirador, sendo que o atirador (5) inclui um corpo de atirador (7), pelo menos um elemento de aperto (8) adaptado para apertar o projétil (4) e, assim, segurar o mesmo no corpo de atirador (7) em uma posição carregada e um elemento de gatilho (6) que é montado de modo móvel no corpo de atirador (7) entre uma posição passiva, na qual o projétil (4) pode ocupar sua posição carregada no corpo de atirador (7) e uma posição ativada, sendo que o elemento de gatilho (6) tem uma parte de impulso (10) adaptada para impelir o projétil (4) para longe de sua posição carregada quando o elemento de gatilho (6) é movido de sua posição passiva à sua posição ativada, em que o elemento de gatilho (6) tem uma parte de toque de dedo (11) adaptada para ser ativada por um operador, sendo que o projétil (4) tem uma superfície cilíndrica (12), e em que o atirador (5) é adaptado para ejetar o projétil (4) ao longo um de eixo geométrico central (16) da superfície cilíndrica (12) do projétil (4), sendo que o pelo menos um elemento de aperto (8) é adaptado para impedir a ejeção na dita direção do projétil (4) na posição carregada do mesmo no corpo de atirador (7) por meio de uma força de atrito que age entre pelo menos uma superfície de aperto (17) do pelo menos um elemento de aperto (8) e a superfície cilíndrica (12) do projétil (4), e em que a dita pelo menos uma superfície de aperto (17) é adaptada para guiar a superfície cilín-drica (12) do projétil (4) na direção de ejeção do projétil (4) ao longo do eixo geométrico central (16) da superfície cilíndrica (12) do projétil (4) durante a ejeção do projétil, caracterizado pelo fato de que o elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que forma o pelo menos um elemento de aperto (8), pelo menos ao longo de uma parte de seu comprimento, é dividido em partes (22) por meio de pelo menos um entalhe (23) em uma parede (21) do dito elemento.
2. Brinquedo de tiro, de acordo com a reivindicação 1, ca-racterizado pelo fato de que o pelo menos um elemento de aperto (8) tem a forma de um elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular adaptado para interagir com a superfície cilíndrica (12) do projétil (4) por meio da pelo menos uma superfície de aperto (17).
3. Brinquedo de tiro, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma superfície de aperto (17) tem a forma de uma superfície elevada em uma superfície pelo menos parcialmente cilíndrica (20) do elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular.
4. Brinquedo de tiro, de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o corpo de atirador (7) é pelo menos parcialmente formado por um elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular que tem uma primeira parte (24) que forma o pelo menos um elemento de aperto (8) e que tem uma segunda parte (25) que acomoda o elemento de gatilho (6).
5. Brinquedo de tiro, de acordo com a reivindicação 4, ca-racterizado pelo fato de que o elemento de gatilho (6) é montado de modo articulado em uma fenda (26) em uma parede (27) do corpo de atirador (7) de modo que a parte de impulso (10) se localize dentro do elemento pelo menos parcial ou substancialmente tubular e de modo que a parte de toque de dedo (11) se localize fora do dito elemento.
6. Brinquedo de tiro, de acordo com a reivindicação 5, ca-racterizado pelo fato de que o elemento de gatilho (6) é disposto no corpo de atirador (7) de forma que uma linha (28) que se estende através da parte de impulso (10) e da parte de toque de dedo (11) forme um ângulo agudo com um eixo geométrico central (29) do elemento tubular ou pelo menos parcial ou substancialmente tubular do corpo de atirador (7).
7. Brinquedo de tiro, de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o elemento de gatilho (6) tem uma parte em forma de V, sendo que cada perna da forma de V forma uma parte de impulso separada (10) em sua extremidade, e em que o elemento de gatilho (6) inteiro é simétrico ou substancialmente simétrico em torno do eixo geométrico de simetria da forma de V.
8. Brinquedo de tiro, de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o projétil (4) tem a forma de um acoplamento de torno circular (13) na forma de uma unidade giratoriamente simétrica que compreende um torno de acoplamento (14) em sua superfície superior e uma aba de acoplamento (15) em seu lado inferior que é complementar ao torno de acoplamento (14), em que o pelo menos um elemento de aperto (8) é adaptado para interagir com o torno de acoplamento (14) do projétil (4), e sendo que o corpo de atirador (7), oposto ao pelo menos um elemento de aperto (8), é dotado de um torno de acoplamento (31) que corresponde ao torno de acoplamento (14) do acoplamento de torno circular (13) e adaptado para se interconectar à aba de acoplamento (15) do acopla-mento de torno circular (13).
BR112015020452-0A 2013-03-12 2014-03-12 Brinquedo de tiro BR112015020452B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DKPA201370148 2013-03-12
DKPA201370148 2013-03-12
PCT/EP2014/054840 WO2014140102A1 (en) 2013-03-12 2014-03-12 Shooting toy

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015020452A2 BR112015020452A2 (pt) 2017-07-18
BR112015020452B1 true BR112015020452B1 (pt) 2021-09-21

Family

ID=47891339

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015020452-0A BR112015020452B1 (pt) 2013-03-12 2014-03-12 Brinquedo de tiro

Country Status (10)

Country Link
US (1) US9844734B2 (pt)
EP (1) EP2969085B1 (pt)
JP (1) JP6298084B2 (pt)
KR (1) KR102174649B1 (pt)
CN (1) CN105188868B (pt)
BR (1) BR112015020452B1 (pt)
CA (1) CA2900881C (pt)
HK (1) HK1212274A1 (pt)
MX (1) MX361165B (pt)
WO (1) WO2014140102A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3020527A1 (de) * 2014-11-11 2016-05-18 Siemens Aktiengesellschaft Schaufel für ein Gebläse
US9814997B1 (en) 2015-07-23 2017-11-14 Mega Brands Inc. Toy construction element with moving members
USD793488S1 (en) 2016-02-12 2017-08-01 Mega Brands Inc. Launcher
CN107537161B (zh) * 2016-06-27 2023-03-31 奥飞娱乐股份有限公司 可弹射配件的玩具
USD870212S1 (en) * 2018-02-22 2019-12-17 Carl William Bolton Hand held spring loaded captive plunger device
USD844394S1 (en) 2018-03-29 2019-04-02 Kraft Foods Group Brands Llc Mold
US10894342B2 (en) 2018-03-29 2021-01-19 Kraft Foods Group Brands Llc System and method for molding comestible building blocks
DK180321B1 (en) * 2019-01-29 2020-11-16 Lego As TOY TOP LAUNCH RAMP
USD932567S1 (en) * 2019-02-28 2021-10-05 Young-man Kim Block toy
US20210030017A1 (en) 2019-07-30 2021-02-04 Elliott Hartman Albrecht Beaber Wearable candy with building toy attachments
USD916210S1 (en) * 2019-08-02 2021-04-13 Youjie Lin Toy block figurine
USD910784S1 (en) * 2020-01-02 2021-02-16 Zhihong Wang Toy figure
USD969238S1 (en) * 2020-09-22 2022-11-08 Young-man Kim Block toy figurine
USD994795S1 (en) * 2020-09-29 2023-08-08 Young-man Kim Block toy figurine
USD970651S1 (en) * 2021-08-15 2022-11-22 Manyun Wang Toy
USD994792S1 (en) * 2021-10-08 2023-08-08 Shantou Qihui Toy Industry Co., Ltd. Toy
USD1047018S1 (en) * 2022-03-09 2024-10-15 Guangdong Qman Toys Industry Co., Ltd. Toy figure
USD969239S1 (en) * 2022-06-15 2022-11-08 Guangdong Woma Animation Toys Co., Ltd Toy

Family Cites Families (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB171649A (en) * 1921-03-11 1921-11-24 Philip Robert Rauer Improvements in toy projectors
US2046652A (en) 1933-07-14 1936-07-07 Kilgore Mfg Co Toy pistol
US3233353A (en) 1957-12-13 1966-02-08 Robert G Lahr Toy gun and projectiles therefor
US3116528A (en) * 1960-04-27 1964-01-07 Hartwell Corp Fastener
US3365836A (en) * 1965-04-16 1968-01-30 Lim Peter Combined toy gun and aerial launching device
US3430620A (en) * 1966-06-21 1969-03-04 Dhu Aine J Davis Missile launching toy
US3415420A (en) * 1967-02-20 1968-12-10 White Willard Henry Toy gun
JPS494314Y1 (pt) * 1969-09-29 1974-02-01
US3859977A (en) * 1973-11-15 1975-01-14 Arthur A Lange Toy gun apparatus with baffle in bore thereof and projectile therefor configured to extend through the baffle
US4195615A (en) * 1977-11-25 1980-04-01 Belokin Martin P Retrievable projectile gun
JPS59959Y2 (ja) 1979-03-30 1984-01-11 株式会社 啓平社 飛行玩具
US4569666A (en) 1984-06-05 1986-02-11 Tobin Wolf Combat action figures
BR9106759A (pt) * 1990-08-10 1993-06-29 Compri Technic Pty Ltd Pistola pneumatica manual e projetil para a mesma
CN2078645U (zh) * 1990-10-27 1991-06-12 李新亚 儿童智力玩具炮车
JP3047305B2 (ja) * 1991-07-05 2000-05-29 キヤノン株式会社 トナーの製造方法
US5343850A (en) * 1992-08-17 1994-09-06 Michael Steer Double shot projectile launcher
JP3131548B2 (ja) * 1994-12-21 2001-02-05 株式会社タカラ 球体の発射玩具
DE19514934C2 (de) * 1995-04-22 1998-04-16 Helmut Abel Spiel mit Spielpistole zum Verschieben von Spielsteinen auf einer Unterlage
JPH10216370A (ja) 1997-02-05 1998-08-18 Yoshiyuki Hidawa 玩具およびその玩具を構成する基体
JP3047305U (ja) * 1997-08-27 1998-04-10 株式会社タカラ 球体発射玩具
DK175667B1 (da) * 1999-12-22 2005-01-10 Lego As Legetöjsspil
US6460527B1 (en) 2001-01-17 2002-10-08 Connector Set Limited Partnership Toy projectile system
US6824442B2 (en) * 2001-02-12 2004-11-30 Mattel, Inc. Weapon firing toy figure responsive to wrist controller
JP2003164677A (ja) * 2001-12-04 2003-06-10 Sakamoto Co Ltd 円形小型フリスビーとその射出機およびそれらの附属品
JP3652657B2 (ja) * 2002-02-15 2005-05-25 株式会社タカラ ゲームツール
JP4129165B2 (ja) * 2002-10-25 2008-08-06 株式会社タイトー 射的ゲーム機における弾発射機構
US6755716B2 (en) 2002-11-01 2004-06-29 Mattel, Inc. Projectile shooting toy
US20050263962A1 (en) * 2004-05-26 2005-12-01 Roh Warren E Device for throwing an object
US7281642B2 (en) * 2004-09-16 2007-10-16 Prime Time Toys, Ltd. Squirting toy
JP2007292430A (ja) * 2006-04-20 2007-11-08 Masahiro Kobori エアガン用銃身
US7861698B2 (en) * 2006-08-09 2011-01-04 Bruce Nordstog Projectile type insect swatter such as fired from a gun
US7703448B2 (en) * 2007-09-15 2010-04-27 Francis See Chong Chia Mortar launching toy
CN201625421U (zh) * 2010-02-25 2010-11-10 杨敦狮 一种玩具炮车
US20120132187A1 (en) * 2010-06-05 2012-05-31 Murray Adam M Pneumatic weapon system
JP4817401B1 (ja) * 2010-10-08 2011-11-16 株式会社バンダイ 玩具
US8893699B2 (en) * 2012-09-28 2014-11-25 Hasbro, Inc. Projectile firing building element

Also Published As

Publication number Publication date
EP2969085B1 (en) 2017-06-14
EP2969085A1 (en) 2016-01-20
US9844734B2 (en) 2017-12-19
MX361165B (es) 2018-11-29
JP2016509910A (ja) 2016-04-04
HK1212274A1 (en) 2016-06-10
BR112015020452A2 (pt) 2017-07-18
MX2015011866A (es) 2016-01-25
CN105188868B (zh) 2017-07-18
WO2014140102A1 (en) 2014-09-18
US20160016086A1 (en) 2016-01-21
CA2900881A1 (en) 2014-09-18
JP6298084B2 (ja) 2018-03-20
KR102174649B1 (ko) 2020-11-06
CA2900881C (en) 2021-01-05
CN105188868A (zh) 2015-12-23
KR20150123936A (ko) 2015-11-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015020452B1 (pt) Brinquedo de tiro
US8955503B2 (en) Toy projectile launcher and projectile thereof
US3529825A (en) Hockey stick road adapter
US10857564B1 (en) Glue gun
US10267588B2 (en) Paintball swab
US9662552B2 (en) Grip aid for golf club
US3994040A (en) Cleaning device for the head of a golf club
US4307881A (en) Six ball pool rack
US20070119440A1 (en) Projectile shooting device
US4307699A (en) Multiple missile type slingshot
KR101461279B1 (ko) 완구용 발사장치
US7169055B2 (en) Pool cue with slidable sleeve and method of use thereof
US3430381A (en) Launcher for spinning a top
US9921023B2 (en) Paintball swab
KR101744109B1 (ko) 다수개의 화살이 발사되는 활완구겸용 석궁완구
CN203556150U (zh) 一种弹射球玩具
CN211050910U (zh) 一种弹射火箭筒
US11768061B2 (en) Fletching device
JP3199723U (ja) ペットボトルの蓋及びプラスチック円板飛ばしゴム銃
JP2015100490A (ja) シューティング玩具
JPH0356776Y2 (pt)
JP3009231U (ja) 武器玩具
US20180326460A1 (en) Paintball swab
JP3102159U (ja) 円盤発射玩具
TWM257873U (en) Improved shooting-off toy structure

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/03/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.