BR112015001520B1 - Descoberta de serviço de proximidade usando um espectro de frequências licenciado - Google Patents
Descoberta de serviço de proximidade usando um espectro de frequências licenciado Download PDFInfo
- Publication number
- BR112015001520B1 BR112015001520B1 BR112015001520-4A BR112015001520A BR112015001520B1 BR 112015001520 B1 BR112015001520 B1 BR 112015001520B1 BR 112015001520 A BR112015001520 A BR 112015001520A BR 112015001520 B1 BR112015001520 B1 BR 112015001520B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- mobile device
- discovery signal
- information
- discovery
- transmission procedure
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W76/00—Connection management
- H04W76/10—Connection setup
- H04W76/14—Direct-mode setup
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W8/00—Network data management
- H04W8/005—Discovery of network devices, e.g. terminals
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Databases & Information Systems (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
Abstract
DESCOBERTA DE SERVIÇO DE PROXIMIDADE USANDO UM ESPECTRO DE FREQUÊNCIAS LICENCIADO. A presente invenção refere-se a processos, sistemas e dispositivos, que proporcionam serviços de proximidade aperfeiçoados. Em um aspecto, uma estação de base inclui um módulo gerador de informações e um módulo transmissor de informações. O módulo gerador de informações gera informações de controle, para fazer com que um dispositivo móvel inicie um procedimento de transmissão de sinal de descoberta. O procedimento de transmissão de sinal de descoberta permite que o dispositivo móvel seja descoberto. O módulo transmissor de informações transmite as informações de controle para o dispositivo móvel. Em outro aspecto, um dispositivo móvel inclui um módulo receptor de informações, um módulo de controle e um módulo transmissor de sinal. O módulo receptor de informações recebe informações de controle. O módulo de controle inicia um procedimento de transmissão de sinal de descoberta para serviços de proximidade, responsivo ao módulo receptor de informações recebendo as informações de controle. O procedimento de transmissão de sinal de descoberta inclui gerar um sinal de descoberta, que permite que o dispositivo móvel seja descoberto. O módulo transmissor de sinal difunde o sinal de descoberta.
Description
[0001] A presente invenção refere-se, de uma maneira geral, a te-lecomunicações e, mais particularmente, à descoberta de serviço de proximidade.
[0002] Quando dois dispositivos de comunicação móveis de uma rede celular, ou outro sistema de telecomunicações, se comunicam entre si, a rota de dados deles passa pela rede operadora. A rota de dados pela rede pode incluir estações de base e/ou portas. Se os dispositivos ficarem bem próximos entre si, as suas rotas de dados podem ser roteadas localmente por meio de uma estação de base local. É também possível que dois dispositivos móveis bem próximos estabeleçam uma ligação direta, sem a necessidade de passar por uma estação de base. As aplicações e os serviços baseados em proximidade requerem a descoberta de dispositivos móveis, que fiquem bem próximos entre si. A proximidade é determinada quando determinados critérios de proximidade são satisfeitos. A demanda crescente para uma maiores velocidade, taxa de rendimento e eficiência em comunicação móvel requer aperfeiçoamentos continuados em processos, sistemas e dispositivo de comunicação sem fio, incluindo aqueles relacionados com as aplicações e os serviços baseados em proximidade.
[0003] Os sistemas, dispositivos e processos para aperfeiçoar a descoberta para aplicações e serviços baseados em proximidade em comunicação móvel são descritos.
[0004] Em um aspecto, uma estação de base é proporcionada. A estação de base pode incluir um módulo gerador de informações e um módulo transmissor de informações. O módulo gerador de informações pode gerar informações de controle, para fazer com que um dispositivo móvel inicie um procedimento de transmissão de sinal de descoberta para serviços de proximidade. O procedimento de transmissão de sinal de descoberta pode incluir um ou mais procedimentos, que propiciam que o dispositivo móvel seja descoberto. Um sinal de descoberta pode ser usado para permitir que um dispositivo móvel seja descoberto. O sinal de descoberta pode notificar um dispositivo móvel de descoberta que o dispositivo móvel está próximo do dispositivo de descoberta. O módulo transmissor de informações pode transmitir as informações de controle para o dispositivo móvel.
[0005] Em outro aspecto, um dispositivo móvel é proporcionado. O dispositivo móvel pode incluir um módulo receptor de informações, um módulo de controle e um módulo transmissor de sinais. O módulo receptor de informações pode receber informações de controle. O módulo de controle pode iniciar um procedimento de transmissão de sinal de descoberta para serviços de proximidade, com base no módulo receptor de informações recebendo as informações de controle. O procedimento de transmissão de sinal de descoberta pode incluir gerar um sinal de descoberta, que permite que o dispositivo móvel seja descoberto. O procedimento de transmissão de sinal de descoberta pode incluir geração periódica de um sinal de descoberta. O módulo transmissor de sinais pode difundir o sinal de descoberta.
[0006] Esses aspectos e características ilustrativos são mencionados não para limitar ou definir a invenção, mas proporcionar exemplos para auxiliar no entendimento dos conceitos inventivos descritos neste relatório descritivo. Outros aspectos, vantagens e características da presente invenção vão ficar evidentes depois de revisão de toda a descrição.
[0007] A Figura 1 é um diagrama de blocos ilustrando um sistema de telecomunicações exemplificativo usando serviços de proximidade em um espectro de frequências licenciado, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0008] A Figura 2 é um diagrama de blocos ilustrando o sistema de telecomunicações exemplificativo usando descoberta de serviço de proximidade em um espectro de frequências licenciado, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0009] A Figura 3 é um diagrama de blocos ilustrando uma estação de base exemplificativa para controlar descoberta de serviço de proximidade em um espectro de frequências licenciado, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0010] A Figura 4 é um diagrama de blocos ilustrando um dispositivo móvel exemplificativo para executar descoberta de serviço de proximidade em um espectro de frequências licenciado, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0011] A Figura 5 é um diagrama de modelagem ilustrando um exemplo de difusão, ou de um outro tipo de transmissão, de um sinal de descoberta, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0012] A Figura 6 é um diagrama de modelagem de um fluxo de comunicações exemplificativo para descoberta de serviço de proximidade controlado por rede de dispositivos móveis, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0013] A Figura 7 é um diagrama de modelagem de um fluxo de comunicações exemplificativo para descoberta de serviço de proximidade controlado por rede de dispositivos móveis, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0014] A Figura 8 é um diagrama de modelagem de um fluxo de comunicações exemplificativo para um dispositivo móvel iniciar, semi- autonomamente, um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0015] A Figura 9 é um diagrama de modelagem de um fluxo de comunicações exemplificativo para um dispositivo móvel iniciar, semi- autonomamente, um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0016] A Figura 10 é um diagrama de modelagem ilustrando um exemplo alternativo de um fluxo de comunicações para um dispositivo móvel iniciar, semi-autonomamente, um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0017] A Figura 11 é um diagrama de modelagem ilustrando um exemplo alternativo de um fluxo de comunicações para um dispositivo de rede iniciar, semi-autonomamente, um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0018] A Figura 12 é um diagrama de modelagem ilustrando um exemplo de um fluxo de comunicações para um dispositivo móvel iniciar, semi-autonomamente, um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0019] A Figura 13 é um diagrama de modelagem ilustrando um exemplo de um fluxo de comunicações para um dispositivo de rede iniciar, semi-autonomamente, um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade, de acordo com as concretizações exemplificativas da presente invenção.
[0020] Certos aspectos e exemplos são dirigidos a sistemas para execução de descoberta com base em proximidade de dispositivos usando elementos muito pouco permeáveis ao ar em um sistema de telecomunicações. Em alguns aspectos, uma estação de base, ou outro dispositivo de controle de rede, do sistema de telecomunicações pode controlar descoberta com base em proximidade. A estação de base pode gerar sinais de controle, ou outras informações de controle, que permitem que um dispositivo móvel seja descoberto, ou descubra outros dispositivos, em uma rede de telecomunicações. Por exemplo, um dispositivo móvel pode descobrir outros dispositivos disponíveis por uso de uma faixa de frequências de um espectro de frequências licenciado. Um dispositivo móvel pode iniciar a descoberta de outros dispositivos ou iniciar ser descoberto por outros dispositivos, com base nas informações de pedido de recebimento, direcionando o dispositivo móvel para execução de um procedimento de descoberta. Um procedimento de descoberta (ou um procedimento de descoberta de proximidade) pode incluir (mas não é limitado a) um procedimento de transmissão de sinal de descoberta e/ou um procedimento de detecção de sinal de descoberta. O procedimento de transmissão de sinal de descoberta pode incluir (mas não é limitado a) difusão, ou outro tipo de transmissão, que permite que o dispositivo móvel seja descoberto. O procedimento de detecção de sinal de descoberta pode incluir (mas não é limitado a) detectar um sinal de descoberta de outro dispositivo. A detecção do sinal de descoberta pode ser ou não suficiente para identificar o dispositivo transmitindo o sinal de descoberta.
[0021] Em outros aspectos, um dispositivo móvel pode iniciar se- mi-autonomamente um procedimento de transmissão de sinal de descoberta, após receber informações de concessão notificando o dispositivo móvel que é permitido iniciar o procedimento de transmissão de sinal de descoberta, com base em uma condição de "disparo" prede- terminada, e/ou com base em uma outra condição de concessão sendo satisfeita. Por exemplo, um dispositivo, que é permitido e/ou disparado para difundir, ou transmitir de outro modo, um sinal de descoberta, pode fazer isso usando um ou mais recursos, que são predeterminados, ou indicados de outro modo, pela estação de base. Os exemplos não limitantes dos recursos usados para difusão, ou outro tipo de transmissão, do sinal de descoberta podem incluir tempo, frequência, camada espacial, código ou sequência de espalhamento, etc. Em alguns aspectos, o dispositivo pode transmitir periodicamente ou não o sinal de descoberta por uso de um ou mais recursos predeterminados. Em outros aspectos, o dispositivo pode usar um algoritmo determinís- tico, para selecionar um ou mais recursos predeterminados para transmissão do sinal de descoberta. Em outros aspectos. o dispositivo pode selecionar aleatoriamente um ou mais recursos dos recursos predeterminados para transmissão do sinal de descoberta. Em outro exemplo, o dispositivo pode selecionar autonomamente os recursos para transmissão do sinal de descoberta, sem considerar os recursos que são predeterminados pela estação de base.
[0022] Em outros aspectos, um dispositivo móvel pode iniciar autonomamente um procedimento de descoberta com base em uma condição de disparo, em receber informações de pedido ou informações de concessão da estação de base. Além disso, ou em aspectos alternativos, um dispositivo móvel pode descobrir outros dispositivos ou ser descoberto por outros dispositivos em um sistema de telecomunicações disponível para comunicação, tal como uma estação de base local ou outro dispositivo de rede estacionário, tal como um computador de mesa configurado para comunicação com dispositivos móveis. Como um exemplo, um dispositivo operado por ou para um estabelecimento comercial, tal como uma loja de venda a varejo, um restaurante, etc., pode transmitir um sinal de descoberta, que permite que seja descoberto, de modo que dispositivos operados por consumidores potenciais possam detectar o sinal de descoberta, desse modo, informando ao usuário que o estabelecimento comercial está próximo.
[0023] A execução de descoberta à base de proximidade, usando um espectro de frequências licenciado, pode atenuar as desvantagens associadas com a execução de descoberta usando um espectro de frequências não licenciado. As faixas de frequências não licenciadas proporcionam um tipo de "melhor esforço" de serviço, no qual a comunicação entre os dispositivos não inclui qualquer garantia de data de entrega, qualidade de nível de serviço, ou uma certa prioridade. Ainda mais, os sistemas que operam faixas de frequências não licenciadas podem não ser capazes de proporcionar controle de recursos com base em rede, que podem ser aplicados a todos os usuários desse es-pectro não licenciado, pois múltiplos sistemas podem usar, frequentemente, o mesmo espectro não licenciado. Por outro lado, o uso de um espectro de frequências licenciado pode propiciar níveis de desempenho garantidos, tais como problemas de interferência mínima entre os dispositivos na rede, a manutenção de taxa de rendimento de dados, etc. A execução de descoberta à base de proximidade, usando um espectro de frequências licenciado, pode proporcionar um controle de recursos de rádio à base de rede, que considera as condições em cada nó de rede. A execução de descoberta à base de proximidade usando um espectro de frequências licenciado pode também proporcionar uma regra pelos operadores. O controle de recursos de rádio à base de rede pode permitir uma experiência de extremidade a extremidade aperfeiçoada por um usuário e para a qualidade de serviço a ser mantido. Por exemplo, a execução de descoberta à base de proximidade usando um espectro de frequências licenciado pode proporcionar maiores confiabilidade e qualidade para estabelecer comunicação dispositivo a dispositivo.
[0024] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "sinal de descoberta" pode se referir a um ou mais sinais que propiciam a descoberta de um dispositivo de rede, tal como um dispositivo móvel ou um outro dispositivo de rede. Em alguns aspectos, um sinal de descoberta pode ser difundido ou transmitido de outro modo. Um ou mais sinais de descoberta podem ser usados para descobrir um dispositivo móvel, ou permitir que um dispositivo móvel seja descoberto.
[0025] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "comunicação de dispositivo a dispositivo ("D2D")" pode se referir a um modo de comunicação que opera em uma rede celular ou outro sistema de telecomunicações, no qual o tráfego de dados, de um dispositivo móvel em outro dispositivo móvel, não passa por uma estação de base centralizada, ou outro dispositivo, na rede celular ou em outro sistema de telecomunicações. O tráfego de dados pode ser transmitido diretamente de um primeiro dispositivo móvel para um segundo dispositivo móvel, por meio de comunicação D2D. Em vários aspectos, toda, parte ou nenhuma da sinalização de controle, relativa à transmissão de pacote D2D, pode ser controlada ou gerada pela rede de núcleo ou estação de base associada.
[0026] A comunicação D2D pode ser usada em redes implementadas de acordo com qualquer padrão de telecomunicações adequado. Um exemplo não limitante desse padrão é o padrão do Projeto de Parceria de 3a Geração ("3GPP") de Evolução em Longo Prazo ("LTE"). O padrão 3GPP é um acordo de colaboração que objetiva definir as especificações técnicas e os relatórios técnicos de aplicação global para os sistemas de comunicação sem fio de terceira e quarta gerações. O 3GPP pode definir as especificações para as redes, os sistemas e os dispositivos móveis da próxima geração. O 3GPP LTE é o nome dado a um projeto para aperfeiçoar um padrão de dispositivo ou telefone móvel do Sistema Móvel de Telecomunicações Universal ("UMTS"), para adequação aos futuros requisitos. Em um aspecto, O UMTS foi modificado para proporcionar suporte e especificação para o Acesso por Rádio Terrestre Universal Evoluído ("E-UTRA") e a Rede de Acesso por Rádio Terrestre Universal Evoluído ("E-UTRAN"). A E-UTRAN é outro exemplo não limitante de um padrão de telecomunicações com o qual a comunicação D2D pode ser usada.
[0027] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "espectro de frequências licenciado" pode incluir um espectro de frequências, para o qual o uso é regulamentando por uma agência governamental. Em alguns aspectos, um espectro de frequências licenciado pode se referir a uma alocação de espectro, que é licenciado por autoridades governamentais de regulamentação, e onde o acesso e o uso do espectro em um domínio particular são controlados por uma licença, tal como (mas não limitada a) uma portadora celular. Os licencia- dores de um espectro de frequências podem incluir as agências governamentais, entidades privadas, tais como (mas não limitadas a) portadoras celulares, etc. Por exemplo, nos Estados Unidos, um espectro de frequências licenciado pode incluir as frequências usadas para comunicação, que são regulamentadas pela Comissão de Comunicação Federal. Por exemplo, várias partes de um espectro de frequências licenciado podem ser indicadas para uso militar, segurança pública e serviços comerciais. Apenas as entidades autorizadas para fazer isso podem usar as faixas de frequências de uma respectiva parte de um espectro de frequências licenciado. Os exemplos de uso comercial podem incluir uso sem fio de banda larga, uso celular de Serviços de Comunicações Pessoais ("PCS"), serviços de rádio de banda larga, etc..
[0028] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "serviços de proximidade" (ou "ProSe") podem se referir a sistemas e métodos para implementação de descoberta de proximidade e/ou comu- nicação D2D, em um sistema de telecomunicações. Em algumas redes de telecomunicações, tal como a Rede de Acesso por Rádio Terrestre Universal Evoluído ("E-UTRAN") ou as redes de Projeto de Parceria de 3a Geração ("3GPP") de Evolução em Longo Prazo ("LTE"), os serviços de proximidade podem também incluir o estabelecimento de uma rota de comunicação para rotear os dados por um Nó B otimizado ("eNB").
[0029] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "dispositivo móvel" pode se referir a um dispositivo eletrônico usado para comunicação por voz e/ou dados por meio de um sistema de telecomunicações, tal como (mas não limitado a) uma rede celular. Outra tecnologia, usada para referência aos dispositivos móveis e aos exemplos não limitantes desses dispositivos, pode incluir estação móvel, equipamento de usuário ("UE"), terminal de acesso, estação de assinante, terminal móvel, estação remota, terminal de usuário, unidade de assinante, telefones celulares, smartphones, auxiliares digitais pessoais ("PDAs"), computadores do tipo laptop, netbooks, leitores eletrônicos, modens sem fio, etc..
[0030] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "estação de base" pode se referir a qualquer dispositivo ou grupo de dispositivos, que facilite a comunicação sem fio ou proporcione, de outro modo, uma interface entre um dispositivo móvel e um sistema de telecomunicações. Um exemplo não limitante de uma estação de base pode incluir, na especificação 3GPP, um Nó B ("NB"), um Nó B otimizado ("eNB"), um eNB pessoal ("HeNB") ou alguma outra terminologia similar. Outro exemplo não limitante de uma estação de base é um ponto de acesso. Um ponto de acesso pode ser um dispositivo eletrônico, que proporciona acesso para os dispositivos móveis a uma rede de dados, tal como (mas não limitada a) uma Rede de Área Local ("LAN"), uma Rede de Longa Distância ("WAN"), a Internet, etc. Embo- ra alguns exemplos dos sistemas e processos, descritos no presente relatório descritivo, possam ser descritos em relação a determinados padrões (por exemplo, 3GPP versões 8, 9, 10 e/ou 11), o escopo da presente invenção não deve ser assim limitado. Pelo menos alguns aspectos dos sistemas e métodos, descritos no presente relatório descritivo, podem ser utilizados em outros tipos de sistemas de comunicações sem fio.
[0031] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "sistema de telecomunicações" pode se referir a qualquer rede de dispositivos, usada para transmitir informações. Um exemplo não limitante de um sistema de telecomunicações é uma rede celular ou outro sistema de comunicações sem fio.
[0032] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "rede celular" pode se referir a uma rede distribuída por células, cada célula servida por pelo menos um transceptor de local fixo, tal como uma estação de base. Uma "célula" pode ser qualquer canal de comunicações, que é especificado por corpos de padronização ou regulatórios, que vão ser usados em Telecomunicações Móveis Internacionais Avançadas ("IMT-Avançado"). Toda a ou um subconjunto da célula pode ser adotado por 3GPP como faixas licenciadas (por exemplo, faixa de frequências), que vão ser usadas para comunicação entre uma estação de base, tal como um Nó B, e um dispositivo móvel, tal como um EU. Uma rede celular usando faixas de frequências licenciadas pode incluir células configuradas. As células configuradas podem incluir células das quais um dispositivo móvel está ciente e nas quais é permitido, por meio de uma estação de base, transmitir ou receber in-formações.
[0033] A proximidade pode ser determinada com base em critérios de proximidade sendo satisfeitos. Os critérios de proximidade podem ser diferentes para a descoberta de proximidade e comunicação de proximidade.
[0034] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "descoberta de proximidade" pode se referir a um processo para determinar que um primeiro dispositivo móvel está em proximidade a um segundo dispositivo móvel, também referido como Descoberta de Serviço de Proximidade ("Descoberta ProSe").
[0035] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "comunicação de proximidade" pode se referir a um processo para estabelecer um canal de comunicação entre um dispositivo móvel e outros dispositivos de rede na sua proximidade. O canal de comunicação pode ser implementado por meio de comunicação D2D ou por meio de roteamento por uma estação de base local, também referida com uma Comunicação de Serviço de Proximidade ("Comunicação ProSe").
[0036] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "condição de disparo" pode se referir a uma condição na qual um dispositivo móvel precisa responder por iniciação de um procedimento de descoberta de proximidade, tal como (mas não limitado a) detecção de um sinal de descoberta e/ou difusão ou outro tipo de transmissão de um sinal de descoberta. Os exemplos de condições de disparo podem incluir (mas não são limitadas a) um agendamento para iniciar um procedimento de descoberta de proximidade, ou iniciar automaticamente um procedimento de descoberta de proximidade, em resposta à detecção de outro dispositivo de rede. Os exemplos de condições de disparo podem também incluir (mas não são limitados a) um agendamento para iniciar uma difusão ou outro tipo de transmissão de sinal de descoberta, ou iniciar automaticamente uma difusão ou outro tipo de transmissão de sinal de descoberta, em resposta à detecção de outro dispositivo de rede.
[0037] Como usado no presente relatório descritivo, o termo "condição de concessão" pode se referir a uma condição na qual um dispositivo móvel é deixado responder por iniciação de um procedimento de descoberta de proximidade. Em alguns aspectos, um dispositivo móvel pode ser configurado para iniciar detecção de uma condição de disparo, em resposta a uma condição de concessão. Em outros aspectos, um dispositivo móvel pode gerar um aviso para exibição em uma interface. O aviso pode pedir a entrada de um usuário relativo se iniciar o procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade. O dispositivo móvel pode iniciar um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade, em resposta à entrada de usuário pedindo a iniciação do procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade.
[0038] As descrições detalhadas desses aspectos são discutidas abaixo. Esses exemplos ilustrativos são apresentados para introduzir o leitor ao tema genérico, discutido no presente relatório descritivo, e não são tencionados para limitar o escopo dos conceitos descritos. As seções apresentadas a seguir descrevem vários aspectos e exemplos adicionais com referência aos desenhos, nos quais os números similares indicam elementos similares, e descrições direcionais são usadas para descrever os aspectos ilustrativos, mas, como os aspectos ilustrativos, não devem ser usados para limitar a presente invenção.
[0039] A Figura 1 é um diagrama de blocos ilustrando um sistema de telecomunicações exemplificativo 100, que usa serviços de proximidade em um espectro de frequências licenciado 106, de acordo com um aspecto.
[0040] O sistema de telecomunicações 100 pode incluir uma estação de base 102 e dois ou mais dispositivos móveis 104a, 104b por meio dos respectivos canais de comunicações 108a, 108b. Os canais de comunicações 108a, 108b podem ser estabelecidos por meio de qualquer método adequado para comunicação entre uma estação de base e um dispositivo móvel, em uma área de cobertura de serviço, servida pela estação de base.
[0041] A ligação de comunicação D2D 110 pode proporcionar uma ligação direta entre os dispositivos móveis 104a, 104b. A ligação de comunicação D2D 110 pode permitir que os dispositivos móveis 104a, 104b troquem dados sem roteamento dos dados pela estação de base 102 ou outra infraestrutura do sistema de telecomunicações 100. Em alguns aspectos, os dispositivos móveis 104a, 104b podem estabelecer uma ligação de comunicação D2D 110 pelo espectro de frequências licenciado 106, como ilustrado na Figura 1. Em outros aspectos, os dispositivos móveis 104a, 104b podem estabelecer uma ligação de comunicação D2D 110 por meio de um espectro de frequências não licenciado adequado. Os exemplos não limitantes de uma ligação de comunicação 110, por meio de um espectro de frequências não licenciado, incluem uma ligação WLAN, uma ligação Bluetooth, etc. Os exemplos específicos de uma metodologia particularmente vantajosa para estabelecer uma ligação D2D são descritos no pedido de patente U.S. do mesmo requerente de n° 13/408.910 (n° do texto de referência SLA3116), intitulado "Allocating and Determining Resources for a De- vice-to-Device Link" por Khoshnevis et al., que é desse modo incorporado por referência na sua totalidade e para todos os fins. O estabelecimento da ligação de comunicação D2D 110 pode incluir a determinação de que os dispositivos móveis 104a, 104b estão em uma proximidade suficiente entre si.
[0042] A Figura 2 é um diagrama de blocos ilustrando o sistema de telecomunicações 100 usando descoberta de serviço de proximidade por meio do espectro de frequências licenciado 106.
[0043] A determinação de que dois ou mais pares estão a uma proximidade suficiente entre si (isto é, descoberta de proximidade) po- de incluir a troca de informações por meio de múltiplas camadas de protocolo. Um par pode incluir (mas não é limitado a) um dispositivo em comunicação com outro dispositivo do par e/ou uma comunicação de aplicação com outra aplicação. Cada camada pode ter diferentes comprimentos ou tipos de informações de identidade para diferentes pares. Um par descobridor ou descoberto pode ser um dispositivo móvel, uma estação de base, uma rede, um servidor ou uma aplicação, etc.. A camada usada para identificar um par descoberto pode determinar que par é um par descobridor ou descoberto. A camada usada para identificar um par descoberto pode determinar que par é um par descobridor ou descoberto. A camada usada para uma descoberta po-de determinar que um dispositivo móvel, uma estação de base, uma rede, um servidor ou uma aplicação é um par descobridor ou descoberto.
[0044] Em alguns aspectos, a descoberta de um dispositivo móvel pode incluir o uso de uma ligação direta 202, para comunicação informações de proximidade 204a, entre o dispositivo móvel descoberto, tal como o dispositivo móvel 104a, e o dispositivo móvel descobridor, tal como o dispositivo móvel 104b. A ligação direta 202 pode incluir recursos do sistema de telecomunicações 100, que são alocados a, ou usados de outro modo, por um dispositivo, tal como o dispositivo móvel 104a, para difundir ou transmitir de outro modo um sinal de descoberta. Por exemplo, o dispositivo móvel 104b pode varrer continuamente as frequências do espectro de frequências licenciado 106, para difusão do sinal descobridor pelo dispositivo móvel 104a. Em outros aspectos, a descoberta de um dispositivo móvel pode incluir a comunicação de informações de proximidade 204b por meio de um canal de comunicações 108b, entre a estação de base 102 e o dispositivo móvel descobridor 104b. Em outros aspectos, a descoberta de um dispositivo móvel pode incluir o uso de um canal de comunicações 108a, entre uma estação de base 102 e o dispositivo móvel descobridor 104a.
[0045] Em alguns aspectos, a estação de base 102 pode determinar a localização geográfica dos dispositivos móveis 104a, 104b, usando triangulação dos sinais ou outros métodos baseados em rede. Por exemplo, os dispositivos no sistema de telecomunicações 100 pode determinar a localização do dispositivo móvel, com base no retardo dos sinais de comunicação enviados entre o dispositivo móvel e o ou os pontos de acesso, as estações de base, etc. sem fio mais próximos. Nesses casos, a posição geográfica do dispositivo móvel é determinada por várias técnicas, como triangulação, diferença de tempo de chegada ("TDOA") ou Diferença de Tempo Observada Otimizada ("E- OTD"). Aqueles versados na técnica vão considerar que qualquer outra tecnologia de serviço baseada em localização pode ser usada. Os exemplos dessas outras tecnologias incluem: LBS Próximo ("NLBS"), em que tecnologias de alcance local, tais como Bluetooth, WLAN, infravermelho e/ou as tecnologias de Comunicação de Campo Próximo, são usadas para determinar a posição de um dispositivo de comunicação; o uso de dados de localização dependentes de operador, proporcionados em protocolos de sinalização de telecomunicações, tal como SS7; e Sistemas de Posicionamento Locais, tais como Sinalizador Copiloto para redes COMA, Bluetooth, UWB, RFID, Wi-Fi e WiMAX.
[0046] Em outros aspectos, a estação de base 102 pode determinar a localização dos dispositivos móveis 104a, 104b, com base em informações de localização recebidas dos dispositivos móveis. As informações de localização podem ser geradas por uso de sistemas de posicionamento globais ("GPS") ou outros serviços baseados em localização. Por exemplo, os serviços baseados em localização podem incluir um circuito integrado de GPS e software ou programação em hardware associado, para monitorar o dispositivo chamador usando um sistema de posicionamento global. Adicional ou alternativamente, os serviços baseados em localização podem incluir software, usado para monitorar os sinais gerados e/ou recebidos pelo dispositivo móvel 104a, quando ele se comunica com outros dispositivos (por exemplo, pontos de acesso sem fio, estações de base, etc.) no sistema de telecomunicações 100. Os sinais podem proporcionar ou podem ser usados para proporcionar uma indicação da localização geográfica do dispositivo móvel 104a, em um tempo particular, tal como por triangulação ou técnicas como TDOA, E-OTD, etc..
[0047] A Figura 3 é um diagrama de blocos ilustrando uma estação de base exemplificativa 102, para controlar a descoberta de serviço de proximidade dos dispositivos móveis 104a, 104b em um espectro de frequências licenciado.
[0048] Para implementar a funcionalidade descrita no presente relatório descritivo, a estação de base 102 pode incluir um processador 302, que pode executar código armazenado em um meio legível por computador, tal como uma memória 304, para fazer com que vários módulos na estação de base 102 controlem ou gerenciem de outro modo a descoberta de serviço de proximidade de dispositivos móveis no sistema de telecomunicações 100. Os exemplos não limitantes de um processador 302 incluem um microprocessador, um controlador de interface periférico ("PIC"), um circuito integrado para aplicação específica ("ASIC"), uma disposição de circuitos programável no campo ("FGPA") ou outro processador adequado. O processador 302 pode incluir um processador ou qualquer número de processadores.
[0049] O processador 302 pode ter acesso às instruções armazenadas na memória 304. A memória 304 pode ser qualquer meio legível por computador não transitório, capaz de representar tangivelmente instruções, e pode incluir dispositivos eletrônicos, magnéticos ou ópticos. Os exemplos da memória 304 incluem memória de acesso aleató- rio ("RAM"), memória exclusiva de leitura ("ROM"), disco magnético, um ASIC, um processador configurado ou outro dispositivo de armazenamento. As instruções podem ser armazenadas na memória 304 como código executável. As instruções podem incluir instruções específicas de processador geradas por um compilador e/ou interpretador, a partir de código escrito em qualquer linguagem de programação de computador, tais como C, C++, C#, Visual Basic, Java, Python, Perl, JavaScript e ActionScript.
[0050] A estação de base 102 pode também incluir um módulo gerador de informações 306. O módulo gerador de informações 306 pode incluir qualquer dispositivo ou grupo de dispositivos e/ou qualquer software adequado para gerar sinais ou dados, a serem transmitidos pela antena 309 ou qualquer outro dispositivo de transmissão adequado. O processador 302 pode controlar o módulo gerador de informações 306, para gerar sinais de controle ou outras informações de controle, que vão ser transmitidos para os dispositivos móveis 104a, 104b. Os sinais de controle ou outras informações de controle podem controlar ou gerenciar a descoberta de dispositivos móveis no sistema de telecomunicações 100, como explicado em mais detalhes abaixo com relação às Figuras 5 a 13.
[0051] A estação de base 102 pode também incluir um módulo transmissor de informações 308. O módulo transmissor de informações 308 pode incluir qualquer dispositivo ou grupo de dispositivos e/ou qualquer software adequado para preparar sinais para transmissão para os dispositivos móveis 104a, 104b, por meio da antena 309 e/ou outros dispositivos adequados. A preparação dos sinais para transmissão para os dispositivos móveis 104a, 104b, por meio da antena 309, pode incluir a geração de sinais de controles e a modulação dos sinais de controle com dados, tais como informações de controle, geradas pelo módulo gerador de informações 306. Qualquer técnica de modulação adequada pode ser usada para modular os sinais de portadoras, tais como (mas não limitada a) modulação de mudança de fase ("PSK"), modulação de amplitude de quadratura ("QAM"), etc..
[0052] A estação de base 102 pode também incluir um módulo de detecção de disparo 310. O módulo de detecção de disparo 310 pode incluir qualquer dispositivo ou grupo de dispositivos e/ou qualquer software adequado para detectar uma condição de disparo no sistema de telecomunicações 100, como descrito abaixo com relação às Figuras 5 a 13.
[0053] A configuração exemplificativa para a estação de base 102 é proporcionada para ilustrar as configurações de certos aspectos. Outras configurações podem ser naturalmente utilizadas. Embora o módulo gerador de informações 306, o módulo transmissor de informações 308 e o módulo de detecção de disparo 310 sejam ilustrados na Figura 3 e descritos no presente relatório descritivo como módulos físicos ou lógicos separados, para facilidade de referência, outras implementações são possíveis. Em outros aspectos ou aspectos alternativos, dois ou mais dos módulos geradores de informações 306, módulo transmissor de informações 308 e/ou módulo de detecção de disparo 310 podem ser implementados por meio de dispositivos, grupos de dispositivos e/ou mecanismos de software comuns. Outros aspectos e concretizações alternativas para a estação de base 102 são descritos no pedido de patente do mesmo requerente U.S. de n° 13/408.910 mencionada acima (n° do texto de referência SLA3116), intitulada "Allocating and Determining Resources for a Device-to-Device Link", por Khoshnevis et al, e é incorporado no presente relatório descritivo por referência.
[0054] A Figura 4 é um diagrama de blocos ilustrando um dispositivo móvel exemplificativo 104 para execução de descoberta de serviço de proximidade.
[0055] O dispositivo móvel 104 inclui um processador 402, que pode executar instruções armazenadas em um meio legível por computador, tal como uma memória 404, para fazer com que o dispositivo móvel 104 controle ou gerencie de outro modo a descoberta de serviço de proximidade dos dispositivos móveis 104a, 104b. Os exemplos não limitantes de um processador 402 podem incluir um microprocessador, um controlador de interface periférico ("PIC"), um circuito integrado para aplicação específica ("ASIC"), uma disposição de circuitos programável no campo ("FGPA") ou outro processador adequado. O processador 402 pode incluir um processador ou qualquer número de processadores.
[0056] O processador 402 pode ter acesso às instruções armazenadas na memória 404. A memória 404 pode ser qualquer meio legível por computador não transitório, capaz de representar tangivelmente instruções, e pode incluir dispositivos eletrônicos, magnéticos ou ópticos. Os exemplos da memória 404 incluem memória de acesso aleatório ("RAM"), memória exclusiva de leitura ("ROM"), disco magnético, um ASIC, um processador configurado ou outro dispositivo de armazenamento. As instruções podem ser armazenadas na memória 404 como código executável. As instruções podem incluir instruções específicas de processador geradas por um compilador e/ou interpretador, a partir de código escrito em qualquer linguagem de programação de computador, tais como C, C++, C#, Visual Basic, Java, Python, Perl, JavaScript e ActionScript.
[0057] O dispositivo móvel 104 pode também incluir um módulo de controle 406. Em alguns aspectos, o módulo de controle 406 pode gerar um sinal de descoberta, a ser difundido ou transmitido de outro modo para outros dispositivos de rede, como explicado em mais detalhes abaixo com relação às Figuras 5 a 13. Em outros aspectos ou aspectos alternativos, a estação de base 102 pode disparar uma difusão ou outro tipo de transmissão do sinal de descoberta pelo dispositivo móvel 104. O módulo de controle 406 do dispositivo móvel 104 pode gerar o sinal de descoberta ou outro sinal de descoberta periodicamente após a estação de base 102 disparar o dispositivo móvel 104.
[0058] O dispositivo móvel 104 pode também incluir um módulo detector de sinal 408. O módulo detector de sinal 408 pode receber sinais por meio da antena 409, ou outro dispositivo, de outros dispositivos no sistema de telecomunicações 100. O módulo detector de sinal 408 pode receber sinais pela antena 409, ou outro dispositivo, de outros dispositivos no sistema de telecomunicações 100. O módulo detector de sinal 408 pode desmodular ou extrair de outro modo dados dos sinais recebidos.
[0059] O dispositivo móvel 104 pode também incluir um módulo transmissor de sinal 410. O módulo transmissor de sinal 410 pode incluir um componente transmissor e um componente receptor. O módulo transmissor de sinal 410 pode preparar sinais para transmissão para estação de base 102 ou a outros dispositivos móveis 104a, 104b pela antena 409. A preparação dos sinais para transmissão pode incluir, por exemplo, a modulação de sinais de portadora para transmitir os dados. Qualquer técnica de modulação adequada pode ser usada para modular os sinais de portadora, tais como (mas não limitada a) modulação de mudança de fase ("PSK"), modulação de amplitude de qua-dratura ("QAM"), etc.. O módulo transmissor de sinal 410 pode difundir ou transmitir de outro modo sinais pelo espectro de frequências licenciado 106.
[0060] O dispositivo móvel 104 pode também incluir um ou mais de um módulo de detecção de disparo 412, um módulo de detecção de concessão 414 e/ou um módulo de coordenação 416. O módulo de detecção de disparo 412, o módulo de detecção de concessão 414 e/ou o módulo de coordenação 416 podem proporcionar uma funciona- lidade adicional, permitindo que o dispositivo móvel opere em um modo autônomo ou semiautônomo para descoberta de proximidade, como descrito em detalhes abaixo com relação às Figuras 5 a 13.
[0061] Embora o módulo de controle 406, o módulo detector de sinal 408, o módulo transmissor de sinal 410, o módulo de detecção de disparo 412, o módulo de detecção de concessão 414 e o módulo de coordenação 416 sejam ilustrados na Figura 4 e descritos no presente relatório descritivo como módulos físicos ou lógicos separados, para facilidade de referência, outras implementações são possíveis. Em outros aspectos ou aspectos alternativos, dois ou mais dos módulos de controle 406, módulo detector de sinal 408, módulo transmissor de sinal 410, módulo de detecção de disparo 412, módulo de detecção de concessão 414 e/ou módulo de coordenação 416 podem ser implementados por meio de dispositivo, grupos de dispositivos e/ou meca-nismos de software comuns.
[0062] A Figura 5 é um diagrama de modelagem ilustrando um exemplo de difusão ou outro tipo de transmissão de um sinal de descoberta 502. A descoberta à base de proximidade pode incluir o uso de um sinal de camada física, tal como um sinal de descoberta 502, para checar a atingibilidade e a proximidade entre um dispositivo móvel descoberto 104a e um dispositivo móvel descobridor 104b. O sinal de camada física pode ser um sinal de rádio de um dispositivo móvel descoberto 104a, que pode ser descoberto usando um procedimento de transmissão de sinal de descoberta.
[0063] Por exemplo, um dispositivo móvel 104a, que é capaz de ser descoberto, pode transmitir ou difundir o sinal de descoberta 502, tal como uma radiodifusão de sinal, por meio do espectro de frequências licenciado 106. Por difusão do sinal de descoberta 502 dessa maneira, o dispositivo móvel 104a pode ser descoberto por um dispositivo móvel descobridor dentro de uma proximidade suficiente do dispositivo móvel descoberto 104a, para receber ou detectar de outro modo o sinal de descoberta 502. Um dispositivo móvel descobridor 104b pode estar dentro de um raio 504, no qual o sinal de descoberta 502 pode ser detectado e pode, desse modo, ser localizado dentro de uma proximidade suficiente de um dispositivo móvel descoberto 104a. Um dispositivo móvel 104c pode ser localizado fora do raio 504, no qual o sinal de descoberta 502 pode ser detectado, impedindo que o dispositivo móvel 104c descubra o dispositivo móvel 104a. Em aspectos adicionais ou alternativos, o dispositivo móvel descoberto 104a pode ser descoberto por uma estação de base, que detecta o sinal de descoberta 502. Os exemplos de sinal de descoberta 502 podem incluir (mas não são limitados a) um sinal de sondagem de serviços de proximidade, um sinalizador de serviços de proximidade, um sinal de referência de sondagem de ligação terra - satélite LTE, um sinal de referência de ligação satélite - terra LTE, etc.. Deve-se entender que nem todos os três dispositivos 104a, 104b e 104c precisam ser móveis.
[0064] Em alguns aspectos, o sinal de descoberta 502 pode proporcionar informações e/ou estrutura para identificar um dispositivo móvel 104a. Essas informações podem incluir, por exemplo, um identificador único atribuído ao dispositivo móvel 104a. Em outros aspectos, o sinal de descoberta 502 pode proporcionar informações e/ou estrutura para identificar um tipo de descoberta a ser usada pelos dispositivos móveis 104a, 104b. Os exemplos não limitantes de tipos de descoberta podem incluir descoberta de camada física, descoberta de camada de acesso a rede e descoberta de camada de serviços de aplicação.
[0065] Em outros aspectos, o sinal de descoberta 502 pode proporcionar informações e/ou estrutura para identificar uma qualidade de canal ou estado de canal estimado de um canal de comunicação, que pode ser usado como o canal de comunicação D2D 110. Por exemplo, o sinal de descoberta 502 pode incluir um sinal de referência, que vai ser usado para estimar uma qualidade de canal (por exemplo, potência de recepção, perda de rota estimada, relação estimada de sinal para ruído, qualidade de recepção estimada, matrizes de pré-codificação, classificação estimada para multiplexação espacial, etc.). A estimativa de uma qualidade de canal pode incluir: transmitir um sinal conhecido, tal como um sinal de referência, por um transmissor; receber o sinal de referência por um receptor; e executar um algoritmo de estimativa de canal tal como (mas não limitado a) estimativa de erro quadrático médio ("MSE") no sinal recebido.
[0066] Em alguns aspectos, uma estação de base 102 ou um ou mais outros dispositivos de controle de rede de um sistema de telecomunicações 100 podem controlar o processo de descoberta para iniciar comunicações baseadas em proximidade. As Figuras 6 e 7 são diagramas de modelagem dos dispositivos móveis 104a, 104b ou outros dispositivos de rede controlados pela estação de base 102, ou outros dispositivos de controle de rede. A estação de base 102 ou um ou mais outros de controle de rede podem controlar o uso de recursos de rádio e podem disparar ou provocar de outro modo que o dispositivo móvel 104a transmita um sinal de descoberta 502. O dispositivo móvel 104a pode difundir ou transmitir de outro modo o sinal de descoberta a outro dispositivo móvel 104b por meio de uma ou mais frequências do espectro de frequências licenciado 106.
[0067] Como ilustrado na Figura 6, a estação de base 102 pode transmitir informações de controle 602 para um dispositivo móvel 104a. O módulo gerador de informações 306 pode gerar informações de pedido 604, que vão ser transmitidas por uso das informações de controle 602. O módulo transmissor de informações 308 pode gerar as informações de controle 602. Em alguns aspectos, o módulo transmissor de informações 308 pode modular um sinal de portadora com as informações de controle 602, que incluem as informações de pedido 604. O módulo transmissor de informações 308 pode transmitir as informações de controle 602 para o dispositivo móvel 104a por meio de qualquer dispositivo adequado, tal como a antena 309.
[0068] Os exemplos não limitantes de informações de pedido 604 (também referidas como uma solicitação para sinal de descoberta, um pedido para sinal de descoberta, um disparo para sinal de descoberta, uma mensagem de comando, etc.) podem incluir, mas não são limitados a, uma mensagem de informações de sistema de difusão, uma mensagem de controle de recursos de rádio ("RRC"), uma mensagem de camada de controle de acesso de mídia ("MAC"), uma sinalização de camada física tal como sinalização de canal de controle de ligação satélite - terra física ("PDCCH"), uma sinalização dedicada de camada de estrato sem acesso ("NAS"), uma mensagem de paginação, etc. A sinalização de camada NAS pode ser enviada de uma entidade de controle de mobilidade ("MME") a um dispositivo móvel por uso de sinais transmitidos de uma estação de base para o dispositivo móvel.
[0069] Em aspectos adicionais ou alternativos, as informações de pedido 604 podem ser conduzidas em um canal de paginação ou um canal de difusão. As informações de pedido 604 podem incluir informações para identificar o dispositivo específico a ser descoberto. Por exemplo, as informações de pedido 604 podem incluir um identificador de dispositivo único, associado com um dispositivo móvel 104a, para iniciar um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade.
[0070] Em alguns aspectos, as informações de pedido 604 podem orientar um dispositivo móvel 104a a difundir ou transmitir de outro modo um sinal de descoberta 502, de modo que o dispositivo móvel 104a possa ser descoberto apenas pelo dispositivo móvel 104b, ou pode estabelecer um canal de comunicação D2D apenas com o dispositivo móvel 104b. As informações usadas para gerar o sinal de des- coberta específico podem ser proporcionadas pelas informações de pedido 604. Em outros aspectos, o sinal de descoberta 502 pode ser criptografado, embaralhado, de modo que o dispositivo específico possa detectar o sinal de descoberta.
[0071] A estação de base 102 pode determinar se o dispositivo móvel 104a inicia o procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade com base em decisão interna, que ser, por exemplo, baseado em quaisquer informações relativas aos serviços de proximidade ou outras informações não relacionadas ao serviço de proximidade. Os exemplos não limitantes de informações relativas aos serviços de proximidade podem incluir condições de células, tais como o número de usuário, a densidade de usuários pela célula, a mobilidade dos usuários, etc.. O procedimento de transmissão de sinal de des-coberta de proximidade pode incluir, por exemplo: gerar o sinal de descoberta 502; agendar uma difusão ou outro tipo de transmissão do sinal de descoberta 502; transmitir ou difundir de outro modo o sinal de descoberta 502: detectar uma condição de disparo; detectar uma condição de concessão; interromper a geração de transmissão do sinal de descoberta 502, etc.. Em alguns aspectos, as informações para disparo e/ou alocação de recursos para o sinal de descoberta 502 são incluídas nas informações de pedido 604. As informações para disparo e/ou alocação de recursos podem incluir a identificação de uma condição de disparo e/ou uma condição de concessão. As informações de pedido podem orientar o dispositivo móvel 104a a iniciar um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade, após detecção da condição de disparo e/ou condição de concessão serem satisfeitas. Por exemplo, uma informação de pedido, que é uma mensagem de camada física, pode incluir um ou mais bits, para orientar um dispositivo móvel 104a a iniciar o procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade, e um ou mais bits adicionais des- crevendo a informação para disparo e/ou alocação de recursos. Em outro exemplo, uma informação de pedido 604, que é uma sinalização de camada mais alta (por exemplo, informação do sistema de difusão, sinalização RRC dedicada ou sinalização NAS dedicada) pode incluir um ou mais elementos informativos para orientar um dispositivo móvel 104a, para iniciar o procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade. O um ou mais elementos informativos podem incluir uma alocação de recursos e/ou um índice de sequência para o sinal de descoberta 502. Em outro exemplo, a informação de pedido 604 pode incluir um tipo de periodicidade de transmissão de sinal de descoberta de transmissão de sinal de descoberta, recurso de tempo e frequência para transmissão do sinal de descoberta, e/ou índices de sequências de um sinal de descoberta. Os exemplos não limitantes de um tipo de transmissão de sinal de descoberta podem incluir sinalização de descoberta periódica, sinalização de descoberta aperiódica e sinalização de descoberta periódica condicional.
[0072] Em aspectos adicionais ou alternativos, a estação de base 102 pode usar as informações transmitidas do dispositivo móvel 104a para a estação de base 102, para decidir se comandar o dispositivo móvel 104a, para iniciar o procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade. Um exemplo não limitante dessas informações auxiliadas por dispositivo móvel é um pedido de serviço para um serviço de proximidade. Por exemplo, a camada NAS de um dispositivo móvel, usando um protocolo de telecomunicações sem fio UMTS, pode pedir que a camada AS ("estrato de acesso") do dispositivo móvel envie um sinal de pedido relativo ao sinal de descoberta 502. A camada AS do dispositivo móvel pode enviar o sinal de pedido para a estação de base 102. Outro exemplo não limitante pode incluir a camada NAS do dispositivo móvel, que envia um pedido de serviço para o NAS da estação de base 102 ou de outro dispositivo de contro- le de rede. O NAS da estação de base 102 pode transmitir uma mensagem para a camada AS da estação de base 102, que pede que a estação de base 102 transmita as informações de pedido 604 para o dispositivo móvel 104a. Os exemplos não limitantes de sinalização de camada AS incluem, mas não são limitados a, uma mensagem de informações do sistema de difusão, uma mensagem de controle de recursos de rádio ("RRC"), uma mensagem de camada de controle de acesso de mídia ("MAC"), uma sinalização de camada física, tal como uma sinalização de canal de controle de ligação satélite - terra física (PDCCH).
[0073] Em alguns aspectos, as informações de controle 602 podem ser transmitidas por meio de uma sinalização de camada NAS dedicada. As informações de controle 602 podem ser transmitidas a um dispositivo móvel 104a por uso de sinais transmitidos diretamente da estação de base 102 para o dispositivo móvel 104a. Em outros aspectos, as informações de controle 602 podem ser transmitidas por meio de sinalização RRC. As informações de controle 602 podem ser transmitidas da estação de base 102 a um dispositivo móvel 104a por meio de difusão e/ou sinalização dedicada.
[0074] O módulo de detecção de sinal 408 do dispositivo móvel 104a pode desmodular ou de outro modo extrair as informações de pedido 604 das informações de controle 602. O módulo de controle 406 pode receber as informações de pedido 604 do módulo de detecção de sinal 408. O módulo de controle 406 pode iniciar um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade para receber as informações de pedido 604. A iniciação do procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade pode incluir a difusão ou um outro tipo de transmissão de um sinal de descoberta 502. O módulo transmissor de sinal 410 pode gerar o sinal de descoberta 502, em resposta às informações de pedido 604. O módulo transmissor de sinal 410 pode gerar o sinal de descoberta 502. O módulo transmissor de sinal 410 pode gerar um sinal de descoberta 502. Por exemplo, o módulo transmissor de sinal 410 pode modular um sinal da portadora par a incluir as informações de descoberta, gerando, desse modo, um sinal de descoberta 502. O módulo transmissor de sinal 410 pode iniciar a difusão ou outro tipo de transmissão do sinal de descoberta 502, em resposta às informações de pedido 604. O módulo transmissor de sinal 410 pode difundir ou transmitir de outro modo o sinal de descoberta 502 pela antena 409. O sinal de descoberta 502 pode ser transmitido por meio de uma ou mais frequências do espectro de frequências licenciado 106. O dispositivo móvel 104b pode receber ou detectar de outro modo o sinal de descoberta 502, desse modo, descobrindo que o dispositivo móvel 104a está em proximidade com o dispositivo móvel 104b.
[0075] Outro fluxo de comunicação exemplificativo para a descoberta de serviço de proximidade controlado por rede é ilustrado na Figura 7. Uma rede 702 pode controlar a descoberta de um recurso 712 pelo equipamento 710. A rede 702 pode incluir qualquer dispositivo de controle de rede, tal como (mas não limitado à) estação de base 102. O equipamento 710 pode incluir qualquer dispositivo configurado para iniciar um procedimento de transmissão de sinal de descoberta, tal como (mas não limitado a) um dispositivo móvel 104a. O recurso 712 pode incluir qualquer dispositivo ou grupo de dispositivos configurado para detectar um sinal de descoberta 502, tal como (mas não limitado a) um dispositivo móvel 104b.
[0076] O equipamento 710 pode difundir ou transmitir de outro modo o sinal de descoberta 502, com base no recebimento de uma solicitação 708. Em alguns aspectos, o equipamento 710 pode apenas iniciar a descoberta após recebimento da solicitação 708. Um exemplo não limitante de uma solicitação 708 pode incluir as informações de controle 602 e/ou as informações de pedido 604.
[0077] Em aspectos adicionais ou alternativos, o equipamento 710 pode iniciar periodicamente a difusão ou um outro tipo de transmissão do sinal de descoberta 502, após receber a solicitação 708. O equipamento 710 pode interromper periodicamente a difusão ou outro tipo de transmissão do sinal de descoberta 502, após receber uma solicitação adicional orientando o equipamento 710 a interromper a descoberta.
[0078] Em aspectos adicionais ou alternativos, um dispositivo móvel pode iniciar semi-autonomamente o procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade, em resposta ao recebimento de informações de concessão de uma estação de base ou de um outro dispositivo de controle de rede. As Figuras 8 e 9 são diagramas de modelagem ilustrando um fluxo de comunicações exemplificativo para um dispositivo móvel 104a ou outro dispositivo de rede, iniciando semi- autonomamente um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade. Como ilustrado na Figura 8, a estação de base 102 ou outros dispositivos de controle de rede podem controlar o recurso de rádio por meio das informações de concessão 802, que são transmitidas por uso das informações de controle 602. Um dispositivo móvel 104a pode iniciar um procedimento de transmissão de sinal de descoberta, para difundir ou transmitir de outro modo o sinal de descoberta 502. A estação de base 102 pode decidir se a transmissão do sinal de descoberta por um dispositivo móvel 104a foi concedida. A estação de base 102 pode decidir se e quando comunicar as informações de concessão 802 ao dispositivo móvel 104a. Os dispositivos móveis habilitados por ProSe ou outros dispositivos de rede habilitados por ProSe podem ser configurados se vão usar ou não um serviço de proximidade por meio das informações de concessão 802.
[0079] A estação de base 102 pode transmitir as informações de controle 602 a um dispositivo móvel 104a. O módulo gerador de informações 306 pode gerar as informações de concessão 802, que vão ser transmitidas usando as informações de controle 602. Os exemplos não limitantes das informações de concessão 802 podem incluir, mas não são limitadas a, uma mensagem de informações de sistema de difusão, uma mensagem de controle de recursos de rádio, uma mensagem de camada de controle de acesso de mídia ou uma mensagem de camada física. O módulo transmissor de informações 308 pode gerar as informações de controle 602 incluindo as informações de concessão 802. O módulo transmissor de informações 308 pode transmitir as informações de controle 602 ao dispositivo móvel 104a por meio da antena 309.
[0080] O módulo detector de sinal 408 do dispositivo móvel 104a pode desmodular ou extrair de outro modo as informações de concessão 802 das informações de controle 602. As informações de concessão 802 podem orientar o dispositivo móvel 104a a iniciar o procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade. As informações de concessão 802 podem orientar o dispositivo móvel 104a a gerar o sinal de descoberta, se a transmissão do sinal de descoberta tiver sido disparada ou agendada. O processador 402 do dispositivo móvel 104a pode receber as informações de concessão 802. O processador 402 do dispositivo móvel 104a pode controlar o módulo de detecção de disparo 412, para detectar uma condição de disparo 804, em resposta ao recebimento de informações de concessão 802.
[0081] Em alguns aspectos, uma condição de disparo 804 pode ser baseada em um agendamento para transmissão do sinal de descoberta 502. O módulo de detecção de disparo 412 pode executar um algoritmo de agendamento para determinar se gerar o sinal de descoberta. Em outros aspectos, a condição de disparo 804 pode corres- ponder ao recebimento das informações de concessão 802. O dispositivo móvel 104a pode gerar e transmitir o sinal de descoberta 502 com base nas informações de concessão 802, notificando que o dispositivo móvel 104a está habilitado a enviar o sinal de descoberta 502. Por exemplo, o dispositivo móvel 104a pode ser configurado para enviar o sinal de descoberta 502 a uma sincronização adequada, desde que seja permitido. Essa configuração pode ser feita no momento da assinatura ou por sinalização da estação de base 102 ou de um ou mais outros dispositivos de controle de rede. Em outros aspectos, o dispositivo móvel 104a pode gerar e transmitir o sinal de descoberta 502, com base em um disparo interno. Por exemplo, uma camada AS do dispositivo móvel 104a pode disparar a transmissão do sinal de descoberta 502, em resposta a um pedido de uma camada superior (por exemplo, uma camada NAS ou de aplicação) do dispositivo móvel 104a. A sinalização de camada mais alta pode incluir o caso no qual um usuário ajuste manualmente o serviço de proximidade, o caso de um pedido de serviço da camada de aplicação, etc.. Em outros aspectos, a condição de disparo 804 pode inclui o dispositivo móvel 104a descobrindo o dispositivo móvel 104b. O dispositivo móvel 104a pode transmitir o sinal de descoberta 502 em resposta à descoberta do dispositivo móvel 104b. Outras condições de disparo vão ocorrer àqueles versados na técnica.
[0082] O dispositivo móvel 104a pode gerar o sinal de descoberta 502 a ser difundido ou transmitido de outro modo, como descrito acima com relação à Figura 6.
[0083] Outro fluxo de comunicações exemplificativo para um dispositivo móvel, que inicia semi-autonomamente um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade, é ilustrado na Figura 9. A rede 702 pode proporcionar as informações de concessão 802 ao equipamento 710. O equipamento 710 pode detectar a condi- ção de disparo 804, em resposta ao recebimento das informações de concessão 802. O equipamento 710 pode difundir ou transmitir de outro modo o sinal de descoberta 502 com base na detecção da condição de disparo 804. Em aspectos adicionais ou alternativos, o equipamento 710 pode começar a difundir ou transmitir de outro modo periodicamente o sinal de descoberta 502, após detecção de uma condição de disparo 804. O equipamento 710 pode interromper periodicamente a difusão ou outro tipo de transmissão do sinal de descoberta 502, após detecção de uma condição de interrupção.
[0084] Em aspectos adicionais ou alternativos, a estação de base 102 e o dispositivo móvel 104a podem controlar a utilização de recursos de rádio. As Figuras 10 e 11 são diagramas de modelagem ilustrando um fluxo de comunicações exemplificativo, no qual a estação de base 102 ou outro dispositivo de controle de rede e o dispositivo móvel 104a ou outro dispositivo de rede possam controlar a utilização de recursos de rádio. O dispositivo móvel 104a pode também iniciar o procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade.
[0085] Como ilustrado na Figura 10, a estação de base 102 pode transmitir as informações de controle 602, incluindo as informações de concessão 802, ao dispositivo móvel 104a, como descrito acima com relação à Figura 8. As informações de concessão 802 podem orientar o dispositivo móvel 104a para gerar o sinal de descoberta 502, em resposta à detecção de uma condição de disparo 804 e de uma condição de concessão 1002. O módulo de detecção de disparo 412 pode ser configurado para fazer com que o dispositivo móvel 104a detecte a condição de disparo 804. O módulo de detecção de concessão 414 pode ser configurado para fazer com que o dispositivo móvel 104a detecte a condição de concessão 1002.
[0086] Os exemplos não limitantes de uma condição de concessão 1002 podem incluir um ou mais de detecção de cobertura de rede pro- porcionada pela estação de base 102, detecção das potências dos sinais de outros dispositivos móveis, ausência de um determinado sinal, um período de nova tentativa predeterminado/configurado, uma determinação de se o dispositivo móvel está ligado à rede ou à estação de base, uma determinação de ser o dispositivo móvel está fora de um alcance de cobertura de rede, uma determinação de se o dispositivo móvel detecta uma potência de sinal excedendo um limiar em um determinado recurso de tempo e/ou frequência e/ou código, qualquer expiração de um sincronizador, após envio do último sinal de descoberta, etc.. O dispositivo móvel 104a pode gerar um sinal de descoberta 502, como descrito acima com relação à Figura 6.
[0087] Outro fluxo de comunicações exemplificativo para um dispositivo móvel, que inicia semi-autonomamente um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade, é ilustrado na Figura 11. A rede 702 pode proporcionar as informações de concessão 802 ao equipamento 710. O equipamento 710 pode detectar a condição de disparo 1002, em resposta ao recebimento das informações de concessão 802. O equipamento 710 pode detectar a condição de disparo 804, com base na condição de concessão 1002 sendo satisfeita. O equipamento 710 pode difundir ou transmitir de outro modo o sinal de descoberta 502 com base na detecção da condição de disparo 804. Em aspectos adicionais ou alternativos, o equipamento 710 pode começar a difundir ou transmitir de outro modo periodicamente o sinal de descoberta 502, após detecção de uma condição de disparo 804, e durante a satisfação das condições de concessão 1002. O equipamento 710 pode interromper periodicamente a difusão ou outro tipo de transmissão do sinal de descoberta 502, após detecção de uma condição de interrupção, ou com base na condição de concessão 1002 não sendo mais satisfeita.
[0088] Em aspectos adicionais ou alternativos, o dispositivo móvel 104a pode iniciar autonomamente a descoberta de serviço de proximidade, sem controlar por uma estação de base 102 ou outro dispositivo de controle de rede. Em alguns aspectos, a estação de base 102 pode orientar o dispositivo móvel 104a a entrar em um modo autônomo par a transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade. Em outros aspectos, a estação de base 102 pode notificar o dispositivo móvel 104a que está habilitada a entrar em um modo autônomo para transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade.
[0089] As Figuras 12 e 13 são diagramas de modelagem ilustrando um exemplo alternativo de um fluxo de comunicações par a um dispositivo móvel 104a ou outro dispositivo de rede, iniciando autonomamente um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade.
[0090] Como ilustrado na Figura 12, o dispositivo móvel 104a pode gerar o sinal de descoberta 502, em resposta à detecção de uma condição de disparo 804, e/ou sob uma condição de concessão 1002, sem ser orientado a fazer isso pela estação de base 102. Os exemplos não limitantes de uma condição de concessão 1002 podem incluir a detecção de cobertura de rede proporcionada pela estação de base 102, a detecção da potência de sinal do dispositivo móvel 104b, etc.. O módulo de detecção de disparo 412 pode detectar a condição de disparo 804. O módulo de detecção de concessão 414 pode detectar a condição de concessão 1002. O dispositivo móvel 104a pode gerar o sinal de descoberta 502, como descrito acima com relação à Figura 6.
[0091] Outro fluxo de comunicações exemplificativo para um dispositivo móvel iniciar autonomamente um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade é ilustrado na Figura 13. O equipamento 710 monitorar a condição de concessão 1002 sem relação ao equipamento 710 recebendo qualquer comunicação da rede 702. O equipamento 710 pode detectar a condição de disparo 804 com base na condição de concessão 1002 sendo satisfeita. O equipamento 710 pode difundir ou transmitir de outro modo o sinal de descoberta 502 com base na detecção da condição de disparo 804. Em aspectos adicionais ou alternativos, o equipamento 710 pode iniciar periodicamente a difusão ou outro tipo de transmissão do sinal de descoberta 502, após detectar uma condição de disparo 804 e durante a satisfação da condição de concessão 1002. O equipamento 710 pode interromper periodicamente a difusão ou outro tipo de transmissão do sinal de descoberta 502, após detecção de uma condição de parada, ou com base na condição de concessão 1002 não sendo mais satisfeita.
[0092] Em aspectos adicionais ou alternativos, um dispositivo móvel pode alternar entre um modo controlado por rede, como descrito acima com relação às Figuras 6 e 7, um modo semiautônomo, como descrito acima com relação às Figuras 8 a 11, e um modo autônomo, como descrito acima com relação às Figuras 12 e 13. Em alguns aspectos, a alternância entre os modos pode ser permitida com base em uma política de ajuste em um dispositivo móvel. Em outros aspectos, a alternância entre os modos pode ser conduzida em resposta a uma entrada de usuário no dispositivo móvel.
[0093] Um exemplo de um dispositivo móvel de alternância de modo pode ser um dispositivo de segurança público, que pode usar automaticamente serviços de proximidade, quando a cobertura de rede não está disponível. Um operador pode, adicional ou alternativamente, ajustar manualmente um dispositivo móvel, para usar descoberta e comunicação diretas, mesmo quando a cobertura de rede não está disponível. O dispositivo de segurança público pode operar em ambos os espectros de segurança pública e de rede comercial. O dispositivo de segurança pública, em um espectro de rede comercial, pode agir como um dispositivo móvel típico, tal como um dispositivo co- mercial. O dispositivo de segurança pública pode ser configurado para enviar o sinal de descoberta 502 no espectro de rede de segurança pública, quando o dispositivo de segurança pública detecta uma situação de fora de cobertura, ou quando um operador configura manualmente o dispositivo móvel. Um mecanismo de alternância exemplifica- tivo pode ser aquele no qual se o dispositivo de segurança pública se movimentar ou ficar preso em um espectro de rede comercial de um espectro de segurança pública, o dispositivo de segurança pública se alterna de um modo autônomo a um modo controlado por rede, ou um modo semiautônomo de transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade. Se o dispositivo de segurança pública estiver no espectro de segurança pública, o dispositivo de segurança pública pode usar qualquer de um modo controlado por rede, um modo semiautô- nomo ou um modo autônomo de transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade.
[0094] Outro exemplo de um mecanismo de alternância pode ser o uso de sinalização de rede. Um dispositivo móvel pode suportar um modo controlado por rede como um padrão. A estação de base 102, ou outro dispositivo de controle de rede, pode orientar o dispositivo móvel a usar um modo semiautônomo de descoberta de serviço de proximidade por uso de informações de sistema de difusão, sinalização RRC dedicada, sinalização de camada física, um elemento de controle MAC ou uma sinalização NAS dedicada. A estação de base 102, ou outro dispositivo de controle de rede, pode orientar o dispositivo móvel a usar um modo semiautônomo de descoberta de serviço de proximidade, com base se há disponibilidade de recursos de rede suficientes (por exemplo, largura de faixa) para um ou mais da estação de base 102 ou do dispositivo móvel 104a, para iniciar o procedimento de transmissão de sinal de descoberta. Em outro exemplo, um dispositivo móvel pode suportar um modo semiautônomo de transmissão de sinal de descoberta de serviço de proximidade como um padrão. A estação de base 102, ou outro dispositivo de controle de rede, pode desprezar o modo semiautônomo padrão por envio de informações de pedido ou de um pedido ao dispositivo móvel 104a para iniciar um procedimento de transmissão de sinal de descoberta de proximidade. Esse pedido pode ser feito, por exemplo, por uso de informações do sistema de difusão, sinalização RRC dedicada, sinalização de camada física, elemento de controle MAC, ou sinalização NAS dedicada.
[0095] Em alguns aspectos, um dispositivo móvel 104a pode transmitir periodicamente o sinal de descoberta 502 ao receber informações de controle 602 ou uma informação de controle 602. O dispositivo móvel 104a pode periodicamente transmitir o sinal de descoberta 502 com base em uma condição de concessão sendo satisfeita, o dispositivo móvel 104a não sendo reconfigurado, e/ou o dispositivo móvel 104a não recebendo um comando para interromper periodicamente a transmissão do sinal de descoberta 502. Em outros aspectos, o dispositivo móvel 104a pode transmitir o sinal de descoberta 502 uma única vez, em resposta ao recebimento de uma informação de controle 602, contendo as informações de pedido 604 ou as informações de concessão 802, Em outros aspectos, o dispositivo móvel 104a pode transmitir periodicamente o sinal de descoberta 502, em resposta à detecção de uma condição de disparo, e interromper a transmissão do sinal de descoberta 502, em resposta à detecção de uma condição de parada.
[0096] Em aspectos adicionais ou alternativos, um dispositivo móvel 104a pode incluir um módulo de coordenação 416. O módulo de coordenação 416 pode coordenar recursos de rádio para outros dispositivos móveis do sistema de telecomunicações 100. O dispositivo móvel 104a pode gerar sinais de controle similares às informações de controle 602, para transmissão a outros dispositivos móveis. O dispositivo móvel 104a pode ativar o módulo de coordenação 416, em respos- ta a uma mensagem de controle, tal como uma mensagem de controle especificando um privilégio para coordenar recursos de rádio, recebidos da estação de base 102 ou de outro dispositivo de controle de rede. A coordenação de recursos de rádio pode incluir determinar se um ou mais dispositivos móveis, coordenados pelo dispositivo móvel 104a, estão habilitados a transmitir o sinal de descoberta. Os dispositivos móveis coordenados pelo dispositivo móvel 104a podem responder aos sinais de controle gerados pela estação de base 102, pelo dispositivo móvel 104a ou por outro dispositivo de controle de rede.
[0097] Embora as Figuras 5 a 13 ilustrem um dispositivo móvel descobrindo outro dispositivo móvel, com a finalidade de descoberta de proximidade e/ou comunicação D2D, outras implementações são possíveis. Em aspectos adicionais ou alternativos, um dispositivo móvel pode descobrir quaisquer dispositivos em um sistema de telecomunicações disponível para comunicação, incluindo uma estação de base local ou outro dispositivo de rede estacionário, tal como um computador de mesa, configurado para comunicação direta com um dispositivo móvel.
[0098] <Considerações gerais>
[0099] A descrição precedente dos aspectos, incluindo aqueles ilustrados, da invenção foi apresentada apenas com a finalidade de ilustração e descrição e não é tencionada para ser exaustiva ou limitar a invenção às formas precisas descritas. Várias modificações, adaptações e usos dela vão ser evidentes para aqueles versados na técnica, sem que se afaste do escopo desta invenção.
[0100] Qualquer lógica ou aplicação descrita no presente relatório descritivo, que compreenda software ou código, pode ser representada em qualquer meio legível por computador não transitório, para uso por ou em associação com um sistema computacional, tal como, por exemplo, um processador em um sistema computacional ou outro sis- tema. Nesse sentido, a lógica pode compreender, por exemplo, indicações e declarações que podem ser buscadas no meio legível por computador e executadas por um sistema computacional.
[0101] No contexto da presente invenção, um "meio legível por computador" pode incluir qualquer meio que possa conter, armazenar, manter ou incluir de outro modo a lógica ou a aplicação, descrita no presente relatório descritivo para uso por ou em associação com um sistema computacional. O meio legível por computador pode compreender qualquer um de muitos meios físicos, tais como, por exemplo, meios magnéticos, ópticos ou semicondutores. Os exemplos mais específicos de um meio legível por computador adequado podem incluir, mas não são limitados a, fitas magnéticas, disquetes flexíveis magnéticos, discos rígidos magnéticos, cartões de memória, unidades no estado sólido, unidades instantâneas USB, discos ópticos, etc. O meio legível por computador pode ser uma memória de acesso aleatório ("RAM"). Os exemplos de RAM podem incluir (mas não são limitados a) memória de acesso aleatório estática ("SDRAM"), memória de acesso aleatório dinâmica ("DRAM"), memória de acesso aleatório magnética ("MRAM"), etc. O meio legível por computador pode ser uma memória exclusiva de leitura ("ROM"), uma memória exclusiva de leitura programável ("PROM"), uma memória exclusiva de leitura programável ("EEPROM"), uma memória exclusiva de leitura programável apagável eletricamente ("EEPROM") ou outro tipo de dispositivo de memória.
[0102] Deve-se enfatizar que os exemplos descritos acima são meramente possíveis implementações apresentadas para um enten- dimento claro dos princípios da invenção. Muitas variações e modifica- ções podem ser feitas nos exemplos descritos acima, sem que se afaste substancialmente dos espíritos e princípios da invenção. Todas essas modificações e variações são tencionadas para serem incluídas no presente relatório descritivo, dentro do escopo deste relatório e pro- tegidas pelas reivindicações apresentadas a seguir.
Claims (4)
1. Estação base caracterizada pelo fato de que compreende: um módulo gerador de informações configurado para gerar informações de controle para fazer com que um dispositivo móvel de uma pluralidade de dispositivos móveis inicie um procedimento de transmissão de sinal de descoberta com base em determinações, antes da transmissão de um sinal de descoberta a um dispositivo móvel adicional da pluralidade de dispositivos móveis durante o procedimento de transmissão de sinal de descoberta, a fim de ser descoberto pelo dispositivo móvel adicional, (1) se o dispositivo móvel estiver fora de um alcance da cobertura de rede, e (2) se uma potência de sinal exceder uma potência de sinal limiar para pelo menos um dentre um recurso de tempo especificado, um recurso de frequência especificado, e um recurso de código especificado; e um módulo de transmissão de informações configurado para difundir as informações de controle para a pluralidade de dispositivos móveis, em que a informação de controle compreende uma alocação de recurso para o sinal de descoberta usado na realização do procedimento de transmissão de sinal de descoberta.
2. Dispositivo móvel caracterizado pelo fato de que compreende: um módulo receptor de informações configurado para receber informações de controle, em que a informação de controle é usada para uma das determinações, antes da transmissão do dispositivo móvel de um sinal de descoberta para um dispositivo móvel adicional para ser descoberto pelo dispositivo móvel adicional, (1) se o dispositivo móvel estiver fora de um alcance da cobertura de rede, e (2) se uma potência de sinal exceder uma potência de sinal limiar para pelo menos um dentre um recurso de tempo especificado, um recurso de frequência especificado, e um recurso de código especificado, em que o dispositivo móvel é configurado para transmitir o sinal de descoberta durante um procedimento de transmissão de sinal de descoberta que permite o dispositivo móvel ser descoberto pelo dispositivo móvel adicional; e um módulo de controle configurado para iniciar o procedimento de transmissão de sinal de descoberta com base nas determinações, em que o procedimento de transmissão de sinal de descoberta compreende transmitir o sinal de descoberta para serviços de proximidade de acordo com uma alocação de recursos especificada na informação de controle.
3. Método para descoberta de serviço de proximidade por uma estação base caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: gerar informações de controle para fazer com que um dispositivo móvel de uma pluralidade de dispositivos móveis inicie um procedimento de transmissão de sinal de descoberta com base nas determinações, antes da transmissão de um sinal de descoberta a um dispositivo móvel adicional da pluralidade de dispositivos móveis durante o procedimento de transmissão do sinal de descoberta, a fim de ser descoberto pelo dispositivo móvel adicional, (1) se o dispositivo móvel estiver fora de um alcance da cobertura de rede, e (2) se uma potência de sinal exceder uma potência de sinal limiar para pelo menos um dentre um recurso de tempo especificado, um recurso de frequência especificado, e um recurso de código especificado; e difundir as informações de controle para a pluralidade de dispositivos móveis, em que a informação de controle compreende uma alocação de recurso para o sinal de descoberta usado na realização do procedimento de transmissão de sinal de descoberta.
4. Método para descoberta de serviço de proximidade por um dispositivo móvel caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: receber informações de controle em um dispositivo móvel, em que a informação de controle é usada para uma das determinações, antes do dispositivo móvel transmitindo um sinal de descoberta para um dispositivo móvel adicional a fim de ser descoberto pelo dispositivo móvel adicional, (1) se o dispositivo móvel estiver fora de um alcance da cobertura de rede, e (2) se uma potência de sinal exceder uma potência de sinal limiar para pelo menos um dentre um recurso de tempo especificado, um recurso de frequência especificado, e um recurso de código especificado, em que o sinal de descoberta é transmitido durante um procedimento de transmissão de sinal de descoberta que permite o dispositivo móvel ser descoberto pelo dispositivo móvel adicional; e iniciar, pelo dispositivo móvel, o procedimento de transmissão de sinal de descoberta com base nas determinações, em que o procedimento de transmissão de sinal de descoberta compreende transmitir o sinal de descoberta para serviços de proximidade de acordo com uma alocação de recursos especificada na informação de controle.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US13/560,725 | 2012-07-27 | ||
US13/560,725 US10791451B2 (en) | 2012-07-27 | 2012-07-27 | Proximity service discovery using a licensed frequency spectrum |
PCT/JP2013/004452 WO2014017070A1 (en) | 2012-07-27 | 2013-07-22 | Proximity service discovery using a licensed frequency spectrum |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112015001520A2 BR112015001520A2 (pt) | 2017-07-04 |
BR112015001520B1 true BR112015001520B1 (pt) | 2022-10-11 |
Family
ID=49995356
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112015001520-4A BR112015001520B1 (pt) | 2012-07-27 | 2013-07-22 | Descoberta de serviço de proximidade usando um espectro de frequências licenciado |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US10791451B2 (pt) |
EP (1) | EP2878144B1 (pt) |
JP (1) | JP6436902B2 (pt) |
CN (1) | CN104488299B (pt) |
BR (1) | BR112015001520B1 (pt) |
WO (1) | WO2014017070A1 (pt) |
Families Citing this family (45)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US8953478B2 (en) * | 2012-01-27 | 2015-02-10 | Intel Corporation | Evolved node B and method for coherent coordinated multipoint transmission with per CSI-RS feedback |
TWI620459B (zh) | 2012-05-31 | 2018-04-01 | 內數位專利控股公司 | 在蜂巢式通訊系統中賦能直鏈通訊排程及控制方法 |
US10028204B2 (en) | 2012-08-24 | 2018-07-17 | Blackberry Limited | Supporting device-to-device communication in a rich communication service context |
WO2014033350A1 (en) * | 2012-08-28 | 2014-03-06 | Nokia Corporation | Discovery method and apparatuses and system for discovery |
US10623938B2 (en) * | 2012-09-06 | 2020-04-14 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus for paging based peer discovery |
US9026051B2 (en) * | 2012-09-28 | 2015-05-05 | Intel Corporation | Wireless wide area network (WWAN) managed device to device communication using narrowband Wi-Fi in a licensed band |
US8917708B2 (en) * | 2012-09-28 | 2014-12-23 | Intel Corporation | Discovery and operation of hybrid wireless wide area and wireless local area networks |
US9661668B2 (en) * | 2012-09-28 | 2017-05-23 | Electronics And Telecommunications Research Institute | Method of device to device communication and apparatus thereof |
WO2014065167A1 (ja) * | 2012-10-26 | 2014-05-01 | 京セラ株式会社 | 移動通信システム、ユーザ端末、基地局、プロセッサ及び通信制御方法 |
WO2014067573A1 (en) * | 2012-10-31 | 2014-05-08 | Nokia Solutions And Networks Oy | Discovery of proximity services in cellular system |
CN104838697B (zh) | 2012-11-01 | 2019-10-11 | 英特尔公司 | 用于对等应用的网络辅助设备到设备发现 |
GB2508353B (en) | 2012-11-28 | 2015-07-22 | Broadcom Corp | Apparatuses and methods for a communication system |
US9647818B2 (en) * | 2013-01-03 | 2017-05-09 | Intel IP Corporation | Apparatus and method for single-tone device discovery in wireless communication networks |
GB201300632D0 (en) * | 2013-01-14 | 2013-02-27 | Renesas Mobile Corp | Discovery |
EP2947955B1 (en) * | 2013-02-08 | 2024-06-19 | Huawei Technologies Co., Ltd. | Device-to-device communication method, terminal, and product |
EP2959726B1 (en) | 2013-02-22 | 2019-07-10 | Intel IP Corporation | Systems and methods for access network selection and traffic routing |
US9173200B2 (en) * | 2013-02-28 | 2015-10-27 | Intel Mobile Communications GmbH | Communication terminal, network component, base station and method for communicating |
US9538453B1 (en) * | 2013-03-08 | 2017-01-03 | Sprint Spectrum L.P. | Determining a serving system for a mobile station in an area served by multiple serving systems |
US20140266625A1 (en) * | 2013-03-14 | 2014-09-18 | Qualcomm Incorporated | Assisted energy efficient peer-to-peer (p2p) communications |
CN104066070B (zh) * | 2013-03-20 | 2018-10-26 | 中兴通讯股份有限公司 | 终端注册方法、终端发现方法、终端及装置 |
ES2667804T3 (es) | 2013-03-29 | 2018-05-14 | Intel IP Corporation | Control de las directrices de selección de WLAN en escenarios de itinerancia |
CN106060912B (zh) | 2013-03-29 | 2020-02-07 | 英特尔Ip公司 | 无线通信网络中的扩展型呼叫非连续接收(drx)周期 |
US9160515B2 (en) | 2013-04-04 | 2015-10-13 | Intel IP Corporation | User equipment and methods for handover enhancement using scaled time-to-trigger and time-of-stay |
US9467267B2 (en) * | 2013-04-05 | 2016-10-11 | Lg Electronics Inc. | Method and apparatus for proximity-based service between more than two operators |
US10904326B2 (en) * | 2013-06-28 | 2021-01-26 | Apple Inc. | Network assisted device-to-device discovery for peer-to-peer applications |
JP6140014B2 (ja) * | 2013-07-09 | 2017-05-31 | 京セラ株式会社 | ユーザ端末、基地局、及びプロセッサ |
JPWO2015029954A1 (ja) * | 2013-08-28 | 2017-03-02 | 京セラ株式会社 | ユーザ端末及び移動通信システム |
US20150063260A1 (en) * | 2013-09-04 | 2015-03-05 | Innovative Sonic Corporation | Method and apparatus for device to device service in a wireless communication system |
US10212597B2 (en) * | 2013-10-30 | 2019-02-19 | Nec Corporation | Apparatus, system and method for secure direct communication in proximity based services |
EP2911425B1 (en) * | 2014-01-13 | 2016-08-31 | Industrial Technology Research Institute | Device to device discovery method for user equipment and network entity and user equipment and network entity using the same |
US9877349B2 (en) * | 2014-03-10 | 2018-01-23 | Lg Electronics Inc. | Method for performing proximity service, and user device |
EP3127352B1 (en) * | 2014-04-02 | 2020-10-28 | Sony Corporation | Power efficient proximity detection |
WO2015168945A1 (zh) | 2014-05-09 | 2015-11-12 | 华为技术有限公司 | D2d发现信息的接收方法和装置 |
KR102003425B1 (ko) * | 2014-05-09 | 2019-07-24 | 후아웨이 테크놀러지 컴퍼니 리미티드 | 디바이스간 통신을 위한 동기 정보 획득 장치 및 방법 |
CN107079407B (zh) | 2014-08-21 | 2020-06-30 | 英特尔Ip公司 | 使用用于lte非授权频带操作的传输功率控制和调度的设备和方法 |
US10171364B2 (en) | 2014-11-25 | 2019-01-01 | Nokia Technologies Oy | Method and apparatus for optimizing transmissions in wireless networks |
CN107980237B (zh) * | 2015-05-01 | 2021-03-16 | 爱特朗网络解决方案公司 | 一种用于确定通信设备的配置的方法及通信设备 |
US10285114B2 (en) * | 2015-07-29 | 2019-05-07 | Qualcomm Incorporated | Techniques for broadcasting service discovery information |
CN108476240B (zh) | 2016-01-25 | 2022-03-15 | 瑞典爱立信有限公司 | 显式空间重放保护 |
EP3409039B1 (en) | 2016-01-25 | 2022-10-12 | Telefonaktiebolaget LM Ericsson (PUBL) | Implicit spatial replay protection |
US10645631B2 (en) * | 2016-06-09 | 2020-05-05 | Qualcomm Incorporated | Device detection in mixed static and mobile device networks |
EP3485682B1 (en) | 2016-07-18 | 2020-08-05 | Telefonaktiebolaget LM Ericsson (PUBL) | Location information based on counters of grid cells |
EP3750346B1 (en) * | 2018-02-05 | 2023-07-05 | Sony Group Corporation | Methods for mobility management of unmanned aerial vehicles |
US11838184B2 (en) * | 2021-02-02 | 2023-12-05 | Dell Products L.P. | Managing neighbor awareness networking technologies for intelligent connectivity |
WO2023107646A1 (en) | 2021-12-10 | 2023-06-15 | Topia Interactive, Inc. | Mixed peer-to-peer mesh and forwarding system |
Family Cites Families (51)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN1527623A (zh) * | 2003-03-07 | 2004-09-08 | �ʼҷ����ֵ��ӹɷ�����˾ | 无线通信网络中点到点对等通信无线链接建立和保持的方法与装置 |
CN1527621A (zh) * | 2003-03-07 | 2004-09-08 | 皇家飞利浦电子股份有限公司 | 无线通信网络中建立点到点对等通信的方法和装置 |
US7363355B2 (en) * | 2003-06-30 | 2008-04-22 | Intel Corporation | Transparent disconnected services discovery and use |
US7613426B2 (en) | 2005-12-20 | 2009-11-03 | Microsoft Corporation | Proximity service discovery in wireless networks |
CN101170572A (zh) * | 2006-10-23 | 2008-04-30 | 日电(中国)有限公司 | 基于p2p sip技术实现的多媒体网络通信系统 |
US7898983B2 (en) | 2007-07-05 | 2011-03-01 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus supporting traffic signaling in peer to peer communications |
US7983702B2 (en) | 2007-07-09 | 2011-07-19 | Qualcomm Incorporated | Synchronization of a peer-to-peer communication network |
KR101418357B1 (ko) * | 2007-07-09 | 2014-07-14 | 삼성전자주식회사 | 이동통신 시스템에서 단말간 피어투피어 접속방법 및 장치 |
US8078110B2 (en) | 2007-07-09 | 2011-12-13 | Qualcomm Incorporated | Techniques for choosing and broadcasting receiver beamforming vectors in peer-to-peer (P2P) networks |
US8144636B2 (en) | 2007-07-09 | 2012-03-27 | Qualcomm Incorporated | Methods for sending small packets in a peer-to-peer (P2P) network |
US8140103B2 (en) | 2007-07-10 | 2012-03-20 | Qualcomm Incorporated | Method and apparatus for power scaling in peer-to-peer communications |
US8134931B2 (en) | 2007-07-10 | 2012-03-13 | Qualcomm Incorporated | Apparatus and method of generating and maintaining orthogonal connection identifications (CIDs) for wireless networks |
US7961698B2 (en) | 2007-07-10 | 2011-06-14 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus for controlling interference to broadcast signaling in a peer to peer network |
US7961708B2 (en) | 2007-07-10 | 2011-06-14 | Qualcomm Incorporated | Coding methods of communicating identifiers in peer discovery in a peer-to-peer network |
US7876701B2 (en) | 2007-07-10 | 2011-01-25 | Qualcomm Incorporated | Control channel design to support one-to-one, many-to-one, and one-to-many peer-to-peer communications |
US8005091B2 (en) | 2007-07-10 | 2011-08-23 | Qualcomm Incorporated | Apparatus and method of generating and maintaining hybrid connection identifications (IDs) for peer-to-peer wireless networks |
US8189491B2 (en) | 2007-07-10 | 2012-05-29 | Qualcomm Incorporated | Apparatus and method of generating and maintaining non-orthogonal connection identifications (CIDs) for wireless peer-to-peer networks |
US7974574B2 (en) | 2007-07-25 | 2011-07-05 | Microsoft Corporation | Base station initiated proximity service discovery and connection establishment |
US8068454B2 (en) * | 2007-11-07 | 2011-11-29 | Motorola Solutions, Inc. | System for enabling mobile coverage extension and peer-to-peer communications in an ad hoc network and method of operation therefor |
US8521893B2 (en) * | 2008-06-27 | 2013-08-27 | Qualcomm Incorporated | Multi-rate proximity based peer discovery methods and apparatus |
US7984132B2 (en) | 2008-06-27 | 2011-07-19 | Qualcomm Incorporated | Multi-rate peer discovery methods and apparatus |
US8189508B2 (en) | 2008-06-27 | 2012-05-29 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus for peer discovery assist |
WO2010006650A1 (en) * | 2008-07-17 | 2010-01-21 | Nokia Siemens Networks Oy | Selection of connection type in cellular telecommunications system |
US9615354B2 (en) | 2008-07-17 | 2017-04-04 | Nokia Solutions And Networks Oy | Device-to-device communications in cellular system |
US8140003B2 (en) | 2008-07-23 | 2012-03-20 | Qualcomm Incorporated | Method and apparatus for supporting multi-hop communications in a peer to peer communication system |
US8078111B2 (en) | 2008-07-29 | 2011-12-13 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus for using multiple frequency bands for communication |
US8121097B2 (en) | 2008-11-04 | 2012-02-21 | Qualcomm Incorporated | Transmission with hopping for peer-peer communication |
US8160039B2 (en) | 2008-11-10 | 2012-04-17 | Qualcomm Incorporated | Communications methods and apparatus for use in communicating with access routers and/or other devices acting as communications peers |
US9320067B2 (en) | 2008-11-24 | 2016-04-19 | Qualcomm Incorporated | Configuration of user equipment for peer-to-peer communication |
US8112108B2 (en) | 2008-12-17 | 2012-02-07 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus facilitating and/or making wireless resource reuse decisions |
US8493887B2 (en) * | 2008-12-30 | 2013-07-23 | Qualcomm Incorporated | Centralized control of peer discovery pilot transmission |
WO2010082114A1 (en) | 2009-01-16 | 2010-07-22 | Nokia Corporation | Enabling device-to-device communication in cellular networks |
US8107565B2 (en) | 2009-01-28 | 2012-01-31 | Qualcomm Incorporated | Automatic gain control (AGC) for OFDM-based transmission in a wireless communication network |
US8189555B2 (en) | 2009-02-06 | 2012-05-29 | Qualcomm Incorporated | Communications methods and apparatus for supporting communications with peers using multiple antenna patterns |
US8102849B2 (en) | 2009-02-12 | 2012-01-24 | Qualcomm, Incorporated | Association procedure to enable multiple multicast streams |
US8082303B2 (en) | 2009-03-30 | 2011-12-20 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus for combined peer to peer and wide area network based discovery |
US9351340B2 (en) | 2009-04-08 | 2016-05-24 | Nokia Technologies Oy | Apparatus and method for mode selection for device-to-device communications |
US8331965B2 (en) * | 2009-06-12 | 2012-12-11 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus for controlling resource use in a wireless communications system |
CN102550117A (zh) | 2009-09-28 | 2012-07-04 | 诺基亚公司 | 蜂窝辅助d2d网络中的d2d探测的随机接入过程再用 |
US9900759B2 (en) | 2009-11-04 | 2018-02-20 | Qualcomm Incorporated | Method and apparatus for peer discovery in a wireless communication network |
US9516686B2 (en) | 2010-03-17 | 2016-12-06 | Qualcomm Incorporated | Method and apparatus for establishing and maintaining peer-to-peer (P2P) communication on unlicensed spectrum |
US9485069B2 (en) * | 2010-04-15 | 2016-11-01 | Qualcomm Incorporated | Transmission and reception of proximity detection signal for peer discovery |
US8812657B2 (en) | 2010-04-15 | 2014-08-19 | Qualcomm Incorporated | Network-assisted peer discovery |
US8447315B2 (en) | 2010-06-03 | 2013-05-21 | Nokia Corporation | Method and apparatus for facilitating device-to-device communication |
WO2011163088A1 (en) | 2010-06-23 | 2011-12-29 | Qualcomm Incorporated | Event-triggered peer discovery |
US10250678B2 (en) | 2010-07-07 | 2019-04-02 | Qualcomm Incorporated | Hybrid modes for peer discovery |
US10517098B2 (en) * | 2010-07-30 | 2019-12-24 | Qualcomm Incorporated | Interference coordination for peer-to-peer (P2P) communication and wide area network (WAN) communication |
US9125134B2 (en) * | 2010-08-23 | 2015-09-01 | Qualcomm Incorporated | Proximity agent based out of band communication for femtocell operation |
US9264881B2 (en) | 2011-01-04 | 2016-02-16 | Qualcomm Incorporated | Methods and apparatus for enhanced system access control for peer-to-peer wireless communication networks |
US9210643B2 (en) * | 2011-03-03 | 2015-12-08 | Agency For Science, Technology And Research | Communication terminal and method for performing communication |
US9723538B2 (en) * | 2011-06-20 | 2017-08-01 | Cisco Technology, Inc. | Systematic neighbor detection in shared media computer networks |
-
2012
- 2012-07-27 US US13/560,725 patent/US10791451B2/en active Active
-
2013
- 2013-07-22 BR BR112015001520-4A patent/BR112015001520B1/pt active IP Right Grant
- 2013-07-22 EP EP13823210.3A patent/EP2878144B1/en active Active
- 2013-07-22 WO PCT/JP2013/004452 patent/WO2014017070A1/en active Application Filing
- 2013-07-22 JP JP2015502980A patent/JP6436902B2/ja active Active
- 2013-07-22 CN CN201380039620.XA patent/CN104488299B/zh active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2014017070A1 (en) | 2014-01-30 |
JP6436902B2 (ja) | 2018-12-12 |
US10791451B2 (en) | 2020-09-29 |
CN104488299A (zh) | 2015-04-01 |
BR112015001520A2 (pt) | 2017-07-04 |
EP2878144B1 (en) | 2017-08-30 |
EP2878144A4 (en) | 2016-03-16 |
JP2015526916A (ja) | 2015-09-10 |
CN104488299B (zh) | 2018-09-04 |
EP2878144A1 (en) | 2015-06-03 |
US20140031028A1 (en) | 2014-01-30 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112015001520B1 (pt) | Descoberta de serviço de proximidade usando um espectro de frequências licenciado | |
US12096335B2 (en) | Method and apparatus for performing device-to-device discovery | |
TW202137785A (zh) | 覆蓋外的側鏈路輔助式協同定位中的定位參考信號資源的決定 | |
KR20240036592A (ko) | 사이드링크 위치 추정을 위한 사이드링크 앵커 그룹 | |
JP2023537254A (ja) | ユーザ機器の測位のためのニューラルネットワーク機能の選択的トリガ | |
CN103814589A (zh) | 用于接入集中式应用的方法和设备 | |
KR20220161560A (ko) | 커맨드 및 제어(c2) 통신 셋업 및 업데이트를 위한 방법들, 장치 및 시스템들 | |
JP2023521847A (ja) | 測位基準信号(prs)バッファリング目的のためのダウンリンクprsシンボル持続時間の計算 | |
US20210211886A1 (en) | Interference coordination in licensed shared radio frequency spectrum | |
KR20220166265A (ko) | 포지셔닝 기준 신호(prs) 처리를 위한 측정 기간 공식화 | |
JP2024513931A (ja) | サイドリンク測位セッションを終了するための機構 | |
KR20230153484A (ko) | 사이드링크에서 포지셔닝을 위한 자원 풀 관리 | |
KR20230154840A (ko) | 사이드링크 포지셔닝용 리소스 풀들의 조정된 예약 | |
JP2023525700A (ja) | 測位基準信号(prs)測定のための粒度と測定期間とを報告すること | |
CN117616833A (zh) | 侧链路定位参考信号序列 | |
KR20230022852A (ko) | 낮은 레이턴시 다운링크 트래픽을 멀티플렉싱하기 위한 포지셔닝 최적화들 | |
KR20240042432A (ko) | 사이드링크 포지션 추정을 위한 사이드링크 앵커 그룹 | |
TW202305399A (zh) | 使用短程雷達的人體接近感測器 | |
US8825077B2 (en) | Method and system for femtocell positioning | |
US20230318780A1 (en) | Channel scrambling techniques in wireless communications | |
US20240147239A1 (en) | Partial position signaling for preventing new radio positioning attacks | |
WO2024183045A1 (en) | Multi-cell interference mitigation for positioning reference signal (prs) transmission with frequency modulated continuous wave (fmcw) -based waveforms | |
US20240057017A1 (en) | Time reversal precoding for sidelink based positioning | |
WO2023178502A1 (en) | Path management of a sidelink relay between user equipment | |
US20230171315A1 (en) | Sensor performance indication |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 8/00 , H04W 92/18 Ipc: H04W 8/00 (2009.01), H04W 76/14 (2018.01) |
|
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/07/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |