BR112014009352B1 - dispositivo de separação de dois espaços entre si e máquina de liberação de produto comestível - Google Patents

dispositivo de separação de dois espaços entre si e máquina de liberação de produto comestível Download PDF

Info

Publication number
BR112014009352B1
BR112014009352B1 BR112014009352-0A BR112014009352A BR112014009352B1 BR 112014009352 B1 BR112014009352 B1 BR 112014009352B1 BR 112014009352 A BR112014009352 A BR 112014009352A BR 112014009352 B1 BR112014009352 B1 BR 112014009352B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blind
space
opening
container
partition wall
Prior art date
Application number
BR112014009352-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014009352A2 (pt
Inventor
Cesare Lenzi
Marco Marchi
Andrea Pecci
Original Assignee
Koninklijke Douwe Egberts B.V.
Koninklijke Philips N.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Koninklijke Douwe Egberts B.V., Koninklijke Philips N.V. filed Critical Koninklijke Douwe Egberts B.V.
Publication of BR112014009352A2 publication Critical patent/BR112014009352A2/pt
Publication of BR112014009352B1 publication Critical patent/BR112014009352B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/42Beverage-making apparatus with incorporated grinding or roasting means for coffee
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J42/00Coffee mills; Spice mills
    • A47J42/38Parts or details
    • A47J42/50Supplying devices, e.g. funnels; Supply containers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)
  • Supply And Installment Of Electrical Components (AREA)
  • Feeding Of Articles To Conveyors (AREA)
  • Filling Or Emptying Of Bunkers, Hoppers, And Tanks (AREA)
  • Commercial Cooking Devices (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO DE DOIS ESPAÇOS ENTRE SI E MÁQUINA DE LIBERAÇÃO DE PRODUTO COMESTÍVEL. É descrito um dispositivo de separação de um primeiro espaço (C) e um segundo espaço (9A) um do outro. O dispositivo compreende uma parede divisória (29), disposta de tal forma que o primeiro espaço e o segundo espaço sejam localizados em lados opostos da mencionada parede divisória (29). A parede divisória (29) é equipada com uma abertura de passagem que conecta o primeiro espaço e o segundo espaço e permite que material a granel se mova do primeiro espaço (C) para o segundo espaço (9A). É fornecida uma persiana (39), móvel por deslizamento em relação à parede divisória (29) para abrir e fechar seletivamente a abertura de passagem (37). A persiana possui uma porta (41) que pode ser seletivamente levada para uma posição de alinhamento e para uma posição de desalinhamento em relação à abertura de passagem (37).

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de separação mútua ou colocação em comunicação de dois espaços ou ambientes, alternadamente.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
[002] Em vários tipos de dispositivos e máquinas, às vezes surge a necessidade de para colocar de forma seletiva dois ambientes em comunicação ou de separar um ambiente do outro, alternadamente. Por exemplo, um espaço ou ambiente pode ser formado por um recipiente de produto, o produto ali contido é liberado de forma seletiva em um segundo espaço ou ambiente, no qual um dispositivo que age sobre o produto é disposto.
[003] Em máquinas de produção de bebidas, por exemplo, recipientes de ingredientes de bebida na forma de material a granel, por exemplo, em forma de grãos ou em pó, são fornecidos. Os ingredientes contidos nos recipientes precisam ser liberados de forma seletiva para uma unidade de preparação, um misturador ou qualquer outro tipo de aparelho, dispositivo ou componente no qual a bebida ou sua parte é preparada, por exemplo, utilizando água corrente quente através de uma quantidade calibrada de ingrediente(s) de bebida.
[004] Em algumas circunstâncias, dois espaços ou ambientes mutuamente adjacentes precisam ser separados um do outro quando não é necessário fluxo de produto de um ambiente para o outro, mas eles precisam ser colocados em comunicação se um produto precisa fluir de um espaço para o outro.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[005] A presente invenção fornece um dispositivo que, de forma eficiente e seletiva, coloca dois espaços ou ambientes mutuamente adjacentes em comunicação ou os separa um do outro, dependendo de pelo menos uma condição de operação.
[006] No contexto da presente descrição e das reivindicações anexas, deve ser entendido por um espaço ou ambiente um volume que é cercado inteira ou parcialmente por uma parede delimitadora e separado de um espaço ou ambiente adjacente similar. Por exemplo, um ambiente ou espaço pode ser formado pelo volume interior de um recipiente, um duto de transporte, um canal, um funil ou qualquer outro componente mecânico que forneça um volume que é cercado pelo menos parcialmente por uma parede de fechamento.
[007] De acordo com uma realização da presente invenção, é fornecido um dispositivo, em que uma persiana especial pode ser colocada de forma seletiva em uma posição em que uma abertura de passagem que deixa os dois espaços ou ambientes em comunicação está aberta ou, alternativamente, em uma posição em que a abertura de passagem é fechada. Se material sólido a granel fluir de um espaço para o outro através da abertura de passagem, pode surgir o risco do material permanecer preso entre a abertura de passagem e a persiana. De acordo com uma realização preferencial da presente invenção, isso é evitado ao fornecer-se uma porta na persiana que possui pelo menos uma extremidade de cessão elástica. A extremidade de cessão é movida com relação à persiana contra uma força elástica se, durante o fechamento da abertura de passagem entre o primeiro espaço e o segundo espaço, um obstáculo permanecer preso entre a abertura de passagem e a porta da persiana.
[008] Mais especificamente, de acordo com uma realização, é fornecido um dispositivo para separar um primeiro espaço e um segundo espaço um do outro que compreende: uma parede divisória, o primeiro espaço e o segundo espaço dispostos em lados opostos da mencionada parede divisória; uma abertura de passagem na parede divisória que conecta o primeiro espaço com o segundo espaço e permite que um material a granel se mova do primeiro espaço para o segundo espaço; uma persiana, móvel por deslizamento em relação à parede divisória, para abrir e fechar de forma seletiva a mencionada abertura de passagem, em que a persiana possui uma porta que pode ser colocada de forma seletiva em uma posição alinhada e em uma posição desalinhada em relação à mencionada abertura de passagem. A porta possui uma porção de extremidade de cessão elástica que é orientada por uma posição de descanso e é capaz de se distanciar da mencionada posição de descanso contra uma força de orientação elástica se, durante o fechamento da mencionada persiana, um obstáculo obstruir o movimento da persiana em relação à parede divisória.
[009] Em algumas realizações, a parede divisória compreende uma primeira guia para guiar a persiana em relação à parede divisória durante a abertura e fechamento da abertura.
[010] Em algumas realizações, a persiana se move de acordo com uma trajetória circular em relação à mencionada parede divisória.
[O1l] De acordo com realizações preferenciais, a extremidade de cessão elástica da porta da persiana é formada por um deslizante orientado de forma elástica, conectado de forma deslizante à persiana. A persiana pode compreender uma segunda guia para o deslizante orientado de forma elástica para guiá-lo em relação à persiana. As primeira e segunda guias mencionadas acima podem ser substancialmente paralelas entre si.
[012] Em algumas realizações, a persiana compreende um assento em que o deslizante orientado de forma elástica é abrigado de forma deslizante, por exemplo, um assento na forma de janela formada na mencionada persiana. 0 deslizante pode ser orientado de forma elástica por um membro elástico disposto no mencionado assento e o mencionado membro elástico orienta o deslizante para uma posição de descanso que corresponde a uma seção cruzada mínima da mencionada porta. 0 membro elástico pode ser um membro separado, disposto entre o deslizante e a persiana. Em realizações preferidas, o membro elástico é formado por uma projeção elástica formada integralmente pelo mesmo material, por exemplo, material plástico, formando a persiana.
[013] A presente invenção também diz respeito a uma máquina de café que compreende uma unidade de preparação, um moedor de café e um dispositivo como mencionado acima, disposto acima do mencionado moedor. 0 dispositivo separa um espaço ou ambiente em que grãos de café são contidos de um canal que transporta os grãos para o moedor.
[014] De acordo com outro aspecto, a presente invenção diz respeito a uma máquina de fornecimento de um produto comestível, como uma bebida ou alimento, que compreende um dispositivo como descrito acima.
[015] A breve descrição acima estabelece aspectos das várias realizações da presente invenção para que a descrição detalhada a seguir possa ser mais bem compreendida e para que as presentes contribuições à técnica possam ser mais bem apreciadas. Há naturalmente outros aspectos da presente invenção que serão descritos a seguir e que serão estabelecidos nas reivindicações anexas. Neste particular, antes de explicar em detalhes várias realizações da presente invenção, deve-se entender que as várias realizações da presente invenção não são limitadas em suas aplicações aos detalhes da construção e às combinações dos componentes estabelecidos na descrição a seguir ou ilustrados nos desenhos. A presente invenção é suscetível a outras realizações e de ser praticada e realizada de várias maneiras. Também deve ser entendido que a fraseologia e terminologia empregadas neste documento são para o objetivo de descrição e não devem ser consideradas limitadoras.
[016] Assim, os técnicos do assunto irão apreciar que o conceito no qual é baseada a presente invenção pode ser utilizado facilmente como base para projetar outras estruturas, métodos e/ou sistemas para realizar os vários objetivos da presente invenção. Logo, é importante que as reivindicações sejam consideradas como incluindo essas construções equivalentes na medida em que elas não saiam do espírito e escopo da presente invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[017] Uma apreciação mais completa das realizações descritas da presente invenção e muitas das suas vantagens inerentes serão prontamente obtidas, pois ela será melhor entendida por referência à descrição detalhada a seguir quando considerada em conexão com os desenhos anexos nos quais:
[018] - a Figura 1 ilustra uma visão lateral de uma máquina de café com um recipiente de grãos de café e um moedor de café;
[019] - a Figura 2 ilustra um corte transversal parcial da interface entre o recipiente de grãos de café e a máquina;
[020] - a Figura 2A ilustra uma ampliação de detalhe marcado IIA da Figura 2;
[021] - a Figura 3 ilustra um corte transversal de acordo com a linha III-III da Figura 2;
[022] - a Figura 4 ilustra uma vista plana de acordo com a linha IV-IV na Figura 2, com o recipiente de grãos de café removido e a persiana na posição aberta;
[023] - a Figura 4A ilustra uma vista em perspectiva da armação que inclui a persiana na posição aberta;
[024] - a Figura 5 ilustra uma vista plana similar à da Figura 4, com um grão de café obstruindo o fechamento da persiana;
[025] - a Figura 6 ilustra uma vista plana similar à da Figura 4, com a persiana na posição fechada correta;
[026] - as Figuras 7 e 8 ilustram uma vista superior da persiana em duas posições diferentes; e
[027] - as Figuras 9A e 9B ilustram os dois componentes da persiana em uma vista em perspectiva e em condição desmontada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[028] A descrição detalhada a seguir dos exemplos de realizações refere-se aos desenhos anexos. Os mesmos números de referência em diferentes desenhos identificam o mesmo elemento, ou similar. Adicionalmente, os desenhos não estão necessariamente desenhados em escala. Além disso, a descrição detalhada a seguir não limita a presente invenção. Na verdade, o escopo da presente invenção é definido pelas reivindicações anexas.
[029] Referências ao longo do relatório descritivo a "uma realização" ou "algumas realizações" significam que o aspecto, estrutura ou característica específica descrita em conexão com uma realização está incluído em pelo menos uma realização do assunto descrito. Assim, a inclusão da frase "em uma realização" ou "em algumas realizações" em vários lugares ao longo de todo o relatório descritivo não está necessariamente se referindo à(s) mesma (s) realização(ões). Além disso, os aspectos, estruturas ou características específicas podem ser combinadas em qualquer maneira adequada em uma ou mais realizações.
[030] A descrição a seguir refere-se a uma aplicação da presente invenção em uma máquina de café, mas deve ser entendido que a presente invenção pode ser realizada em outros tipos diferentes de máquinas de produção de bebidas ou também em diferentes tipos de aparelhos, máquinas ou dispositivos que manuseiam produtos comestíveis, onde problemas similares ocorrem, como será descrito mais detalhadamente abaixo, como o risco de material a granel permanecer preso entre uma abertura, por onde o material a granel comestível deve fluir, e um deslizante disposto para abrir e fechar a mencionada abertura.
[031] A Figura 1 exibe uma vista lateral de uma máquina de café que incorpora a presente invenção. A máquina de café 1 inclui um abrigo 3 com um teto superior 5 com um assento 7 no qual um recipiente de grãos de café C pode ser introduzido e conectado à abertura de saída do recipiente C apontada para baixo para soltar grãos de café em um moedor de café 9 disposto dentro do abrigo 3 da máquina 1. 0 moedor 9 mói grãos de café liberados pelo recipiente de grãos de café para produzir pó de café que é liberado para uma unidade de preparação 11, também alojada no abrigo 3 da máquina de café 1. 0 moedor 9 e a unidade de preparação 11 são conhecidos por si e não serão descritos em grandes detalhes neste documento.
[032] A máquina 1 também inclui um cano de liberação de café 13 colocado acima de uma grade 15 sobre a qual uma xícara de café CC ou outro recipiente adequado de bebida pode ser colocado, como um copo, uma tigela ou similares, no qual a bebida liberada pelo cano de distribuição 13 é coletada.
[033] Em algumas realizações, o recipiente de grãos de café C pode ser uma embalagem removível, por exemplo, uma embalagem descartável ou reutilizável, que o usuário conecta à maquina de café e substitui quando vazia, ou seja, os grãos de café contidos na embalagem foram completamente utilizados. 0 interior do recipiente de grãos de café C define um primeiro espaço ou ambiente do qual os grãos de café precisam ser distribuídos para o moedor de café 9. Um canal 9A é disposto entre o recipiente de grãos de café Ceo moedor de café 9 para transportar e/ou dosar os grãos de café do recipiente C para o moedor de café 9. 0 canal 9A define um segundo espaço ou ambiente, que precisa ser colocado em comunicação com o espaço ou ambiente formado pelo interior dos recipientes de grãos de café C quando este é fixado à parte de cima da máquina de café 1.
[034] Quando o recipiente de grãos de café C é removido da máquina, por exemplo, para substituir um recipiente vazio por um recipiente cheio, ou para substituir um recipiente que contém um tipo de grãos de café (por exemplo, café regular) por um que contém um tipo diferente de grãos de café (por exemplo, café descafeinado) , a abertura na máquina de café por onde os grãos de café entram no canal 9A precisa ser fechada. Abaixo do assento 7 fornecido no teto do abrigo da máquina de café 3, um dispositivo de acordo com a presente invenção é disposto e fornece abertura e fechamento de forma seletiva da entrada do canal 9A.
[035] Na Figura 2, uma seção de acordo com um plano vertical do dispositivo, designado 21 como um todo, é exibida. A Figura 3 exibe um corte transversal de acordo com a linha III-III na Figura 2.
[036] O dispositivo 21 compreende uma armação 23 que, na realização exibida neste documento, possui uma forma aproximadamente circular. A armação 23 compreende pés 25 para conexão à estrutura estacionária S da máquina de café 1. Pés 25 são dispostos ao redor de uma parede cilíndrica em circunferência 27. A parede 27 rodeia um diafragma laminar plano 2 9 com uma primeira face 2 9A e uma segunda face 2 9B. 0 diafragma forma uma parede divisória que separa dois espaços ou ambientes formados pelo recipiente de grãos de café C anexo à maquina 1 e ao canal 9A. A face 29A está voltada para fora, em direção ao recipiente de grãos de café C quando este último está montado sobre a máquina 1, enquanto a face 2 9B está voltada para o interior do abrigo 3 da máquina de café 1.
[037] Em algumas realizações, como ilustrado nos desenhos, o diafragma central 29 possui uma abertura central 29 através da qual um rotor de distribuição 33 se projeta. 0 rotor 33 age sobre um dispositivo de liberação (não exibido) contido no recipiente C para liberar os grãos de café contidos no recipiente para o canal 9A. 0 rotor 33 é levado em rotação por um motor 35 montado dentro do abrigo 3 da máquina de café 1.
[038] O diafragma 29 é equipado com uma abertura de passagem 37, através da qual grãos de café podem ser liberados do recipiente de grãos de café C no canal 9A e para o moedor de café 9. Quando o recipiente de grãos de café C estiver anexado ao dispositivo 21, a abertura 37 deve estar aberta para permitir a liberação dos grãos de café para o moedor de café 9. Quando o recipiente de café for removido, a abertura 37 precisa estar fechada para proteger o componente dentro da máquina, evitando que sujeira penetre na máquina e também por razões de segurança.
[039] Para abrir e fechar a abertura 37 de forma seletiva, o dispositivo 21 compreende uma persiana 39. A persiana 39 possui uma forma laminar, ou seja, é substancialmente bidimensional e pode ser formada por uma única peça de plástico moldado. A persiana 3 9 é equipada com uma porta 41. Quando a persiana 39 estiver na posição aberta, a porta 41 é alinhada à abertura 3 7 formada no diafragma 2 9 da armação 23, ver Figura 4. Na posição fechada, ou seja, quando o recipiente C é removido, a persiana 39 gira em uma posição tal que a porta 41 fica desalinhada em relação à abertura 37, ver Figura 6. Nessa posição, os dois espaços, ou seja, o ambiente formado pelo interior do recipiente Ceo ambiente formado pelo canal 9A, são separados um do outro.
[040] Na realização ilustrada nos desenhos, a persiana 39 move-se de acordo com uma trajetória circular coaxial ao recipiente C, pois o movimento da persiana 39 é controlado diretamente pelo recipiente C quando ele é conectado ou desconectado do dispositivo 21, como será discutido mais tarde. Em outras realizações, a persiana 39 pode ser ativada ou controlada de forma diferente. Em algumas realizações, a persiana pode ser acionada por um acionador externo ou por outros dispositivos diferentes. Dependendo da maneira em que a persiana é controlada ou acionada para controlar sua abertura e fechamento, o movimento da persiana pode ser uma trajetória não circular, por exemplo, uma trajetória retilínea.
[041] A persiana 3 9 pode ser equipada com um membro de controle por meio do qual um movimento de abertura e fechamento é comunicado à persiana 39. Por exemplo, na face superior da persiana 39, ou seja, a face voltada para o recipiente C, a persiana 39 pode ser equipada com uma projeção 45. Em algumas realizações, a projeção 45 inclui um recesso intermediário 47. Por sua vez, o recipiente de grãos de café C é equipado com um apêndice 49 (ver Figura 2), adequado para encaixe no recesso 47 da projeção 45. A projeção 45 e o recesso 47 formam um membro de controle que é acionado pelo recipiente C por meio do apêndice 49, de tal forma que, quando o recipiente C é introduzido no assento 7 e girado para encaixar o assento 7, por exemplo, por meio de uma conexão do tipo baioneta, a rotação do recipiente C é transmitida para a persiana 3 9 (ver também Figura 2A) . 0 recipiente C é movido para o assento 7 para que o apêndice 4 9 encaixe no recesso 4 7 e, uma vez que o recipiente de grãos de café esteja na posição axial correta, ele é girado em volta do eixo A-A e leva a persiana 39 de uma posição fechada (com a porta 41 desalinhada em relação à abertura 37, Figura 6) para uma posição aberta (com uma porta 41 alinhada com as aberturas 37, Figura 4). Esse movimento angular dos recipientes de grãos de café C também causa o encaixe do recipiente de grãos de café C com o dispositivo 21 por meio de uma conexão do tipo baioneta ou similar.
[042] Em algumas realizações, a persiana 39 é disposta abaixo do diafragma 29, enquanto a projeção 45 projeta-se através do diafragma 29 e a partir da face superior 29A do diafragma 29. Para este fim, uma fenda em arco 51 é fornecida no diafragma 29. Para a persiana 39 mover-se de acordo com uma trajetória circular coaxial ao recipiente de grãos de café C, a fenda em arco 51 possui a forma de uma porção de circunferência com centro no eixo A-A. A fenda 51 forma uma guia para a persiana 39. A persiana 39 pode ainda ser guiada por uma projeção em forma de anel 31A em torno da abertura central 31 do diafragma 29. A persiana 39 é retida por uma placa de retenção 52 anexada à superfície inferior 29B do diafragma 29.
[043] Em algumas realizações, o dispositivo 21 compreende uma trava 53 que encaixa seletivamente a persiana 39 para mantê-la na posição fechada quando o recipiente de grãos de café C não estiver anexado à máquina 1. Em algumas realizações, a trava 53 compreende uma etiqueta elástica 53A que encaixa o recesso 47 da projeção 45 quando a persiana está em sua posição fechada. Em algumas realizações, a etiqueta 53A é formada na extremidade de um braço elástico ou de uma mola 55 que pode ser formada integralmente como uma extensão de um bloco 57 retido entre a armação 23 e um flanco 59 restrito à armação 23 (ver Figuras 2 e 3) . Quando o recipiente C estiver conectado ao dispositivo 21, o apêndice 49 (ver Figura 2) fornecido sobre o recipiente força a etiqueta 53A para fora do recesso 4 7 e encaixa a projeção 4 5 de tal forma que a rotação do recipiente C ao redor de seu próprio eixo trará em rotação a projeção 45 e assim a persiana 39. Em algumas realizações, a superfície superior da etiqueta 53A é inclinada de tal forma que a força vertical aplicada pela projeção 49 do recipiente C irá empurrar a etiqueta 53A radialmente para fora do seu encaixe com o recesso e assim a persiana 39 pode seguir livremente o movimento de rotação do recipiente C.
[044] Como pode ser visto em particular nas Figuras 3 e 7, a porta 7 da persiana 39 possui uma extremidade formada por dois elementos mecânicos. Uma primeira porção 41A da extremidade que se estende de um ponto 41B para um ponto 41C é formada pelorpo principal da persiana 39. Uma porção remanescente 41D da extremidade é formada por um deslizador laminar 61. 0 deslizador laminar 61 encontra-se sob tensão elástica, como será descrito abaixo. Para esse objetivo, o deslizador 61 é disposto em um assento 63 formado como uma janela na persiana 39. 0 assento 63 é colocado ao lado da porta 41. Se o deslizador 61 for removido da persiana 39 (ver Figuras 9A, 9B) , a janela que forma o assento 63 define, junto com a porta 41, um único espaço vazio através da persiana 39.
[045] O deslizador 61 é encaixado de maneira deslizante por saliências opostas 65A, 65B que se estendem ao longo de duas extremidades curvas opostas do assento 63. Nas Figuras 3, 4, 6 e 7, o deslizador 61 está disposto em uma posição de descanso em que a extremidade 41D formada sobre o deslizador 61 é colocada ao lado da extremidade 41A formada sobre o corpo principal da persiana 39 de tal forma que a porta 41 ocupe sua dimensão mínima. Essa posição é definida por pilares 41G (ver Figuras 9A, 9B em particular) formados sobre o corpo principal da persiana 39. 0 deslizador 61 é elasticamente orientado nessa posição por uma mola 67. Em algumas realizações, a mola 67 é formada integralmente do mesmo material que forma o corpo principal da persiana 39. Em algumas realizações, a mola 67 projeta-se a partir da extremidade do assento 63 ao longo do qual a saliência 65A é fornecida em direção à extremidade oposta ao longo da qual a saliência 65B é disposta. 0 material plástico que forma o corpo principal da persiana 39 e a mola laminar 67 é suficientemente elástico para que uma força elástica gerada pela mola 67 oriente o deslizador 61 na posição de descanso (Figuras 3, 4, 6, 7), em que a porta 41 possui corte transversal mínimo.
[046] Se, durante o movimento de fechamento da persiana 39, um obstáculo sólido, como um grão de café, permanecer preso entre a extremidade da abertura 37 formada no diafragma 29 e a porção 41D da extremidade ao redor da porta 41, o deslizador 61 move-se elasticamente, permitindo que a persiana 39 se mova mais em direção à posição de fechamento sem o risco de quebra da projeção 45 ou do apêndice 49. 0 deslizador sob tensão elástica 61 é bloqueado em uma posição fixa devido ao grão de café estar preso na abertura 37 e o movimento contínuo da persiana 39 faz a mola laminar 37 orientar enquanto a persiana 39 move-se em direção à posição fechada. Na Figura 5 (na qual o recipiente C foi removido para exibir a estrutura do dispositivo 23 e sua operação) , um grão de café B está preso entre a abertura 37 e a porta 41. A mola 67 pode se dobrar de tal maneira que a persiana 39 alcance sua posição de fechamento final, assim permitindo que o recipiente de grãos de café C seja removido. Quando o recipiente de grãos de café C é removido, o impulso elástico exercido pela porção de extremidade 41D contra o grão de café que permaneceu preso entre ela e a extremidade da abertura 37 é suficiente para expulsar o grão de café da abertura. Uma vez que o grão de café é removido, o deslizador sob orientação elástica 61 encaixa-se em sua posição de descanso sob o impulso da mola laminar 67.
[047] O deslizador sob orientação elástica 61 define, portanto, uma extremidade de cessão elástica ou porção de extremidade da porta 41 que permite à persiana 39 alcançar sua posição de fechamento final (na qual a porta 41 está normalmente desalinhada em relação à abertura 37), enquanto o deslizador sob orientação elástica 61 permanece temporariamente em uma posição retraída, após haver deformado a mola 67. Essa posição é mantida até que se ganhe espaço livre, por exemplo, ao remover o recipiente de grãos de café C e permitir que qualquer obstáculo que ficou preso entre a extremidade da abertura 37 e a extremidade 41D do deslizador 61 seja removido. Se o obstáculo, por exemplo, um grão de café, não escapar automaticamente após a remoção do recipiente de grãos de café, o usuário pode empurrar o obstáculo para fora da abertura para o canal 9A, por exemplo, com uma faca ou com uma colher. Mesmo se o grão de café B permanecer preso, a persiana 3 9 não será danificada. Um novo recipiente de grãos de café pode ser anexado ao dispositivo e utilizado para reabrir a persiana 39. Isso automaticamente fará com que o grão de café B preso na abertura 37 caia com a gravidade no canal 9A abaixo. A integridade do dispositivo 21 permanece intacta.

Claims (20)

1. DISPOSITIVO (21) PARA SEPARAR UM PRIMEIRO ESPAÇO (C) E UM SEGUNDO ESPAÇO (9A) UM DO OUTRO que compreende: - uma parede divisória (29) , em que o primeiro espaço e o segundo espaço são dispostos sobre lados opostos da mencionada parede divisória (29); - uma abertura de passagem (37) na parede divisória (29) que conecta o mencionado primeiro espaço e o mencionado segundo espaço e permite que um material alimentício a granel mova-se do primeiro espaço (C) para o segundo espaço (9A); e uma persiana (39), móvel por deslizamento em relação à parede divisória (29), para abrir e fechar de forma seletiva a mencionada abertura de passagem (37), em que a persiana possui uma porta (41) que pode ser colocada de forma seletiva em posição de alinhamento e em posição de desalinhamento em relação à mencionada abertura de passagem (37) ; caracterizado pela porta (41) possuir uma porção de extremidade de cessão elástica (41D) que é orientada em direção a uma posição de descanso e é capaz de distanciar-se da mencionada posição de descanso contra uma força de orientação elástica se, durante o fechamento da mencionada persiana, um obstáculo obstruir o movimento da persiana.
2. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela parede divisória (29) compreender uma primeira guia (51) para guiar a persiana (39) em relação à mencionada parede divisória (29) durante a abertura e o fechamento da mencionada abertura de passagem (37).
3. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pela mencionada persiana (39) mover-se de acordo com uma trajetória circular em relação à mencionada parede divisória (29).
4. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pela extremidade de cessão elástica (41D) da porta (41) da persiana (39) ser formada por um deslizador sob orientação elástica (61), encaixado de maneira deslizante à persiana (39).
5. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pela persiana (39) compreender uma segunda guia (65A, 65B) para guiar o deslizador sob pressão elástica (61) em relação à mencionada persiana (39).
6. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 ou 5, caracterizado pela mencionada primeira guia (51) e a mencionada segunda guia (65A, 65B) serem substancialmente paralelas entre si.
7. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado pela mencionada persiana (39) compreender um assento (63) no qual o deslizador sob tensão elástica (61) é alojado de forma deslizante.
8. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo mencionado assento (63) encontrar-se na forma de uma janela formada na mencionada persiana (39).
9. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizado por compreender um membro elástico (67) no mencionado assento (63) , em que o mencionado membro elástico orienta o deslizador (61) para uma posição de descanso que corresponde a um corte transversal mínimo da mencionada porta (41).
10. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo membro elástico (67) ser formado por uma projeção elástica formada integralmente pelo mesmo material que forma a persiana (39).
11. DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pela mencionada persiana (39) e o mencionado membro elástico (67) serem feitos de material plástico.
12. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela mencionada persiana (39) possuir uma forma laminar.
13. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender uma trava (53) para trancar a persiana (39) com a mencionada porta (41) na posição desalinhada em relação à abertura de passagem (37) da parede divisória (29).
14. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela persiana (39) ser equipada com uma projeção (45) para encaixe com um membro de operação que atua em conjunto com a mencionada persiana (39) para movimentação da persiana, respectivamente, em uma posição aberta e uma posição fechada.
15. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 ou 14, caracterizado pela mencionada trava (53) atuar em conjunto com a mencionada projeção (45).
16. DISPOSITIVO de acordo com qualquer uma das reivindicações 2, 3 ou 15, caracterizado pela projeção (45) estender-se através de uma fenda (51) na parede divisória (29) , em que a mencionada fenda forma a mencionada primeira guia (51) para guiar a persiana (3 9) em relação à mencionada parede divisória (29) durante a abertura e fechamento da mencionada abertura (37).
17. MÁQUINA DE LIBERAÇÃO DE PRODUTO COMESTÍVEL que compreende um recipiente que contém material a granel e um dispositivo conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo mencionado recipiente ser disposto no mencionado primeiro espaço ou o formar.
18. MÁQUINA de acordo com a reivindicação 17, caracterizada por se encontrar na forma de uma máquina de café que compreende uma unidade de preparação (11) e um moedor de café (9) , em que o mencionado moedor de café é disposto sob o mencionado dispositivo mencionado, o mencionado material a granel compreende grãos de café e a mencionada abertura de passagem tem o objetivo de fornecer os grãos de café do mencionado primeiro espaço para o mencionado moedor de café.
19. MÁQUINA de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 ou 18, caracterizada pelo mencionado recipiente (C) poder ser encaixado em um assento (7) acima da mencionada parede divisória (29) do mencionado dispositivo (21) , em que o encaixe do recipiente (C) com a armação causa movimento da persiana (39) para abrir a mencionada abertura de passagem (37).
20. MÁQUINA de acordo com qualquer uma das reivindicações 18 ou 19, caracterizada pelo mencionado primeiro espaço ser formado pelo mencionado recipiente e o mencionado segundo espaço ser formado por um canal para alimentação de grãos de café do mencionado recipiente (C) para o mencionado moedor de café (9)
BR112014009352-0A 2011-10-21 2012-10-09 dispositivo de separação de dois espaços entre si e máquina de liberação de produto comestível BR112014009352B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201161549788P 2011-10-21 2011-10-21
US61/549,788 2011-10-21
PCT/IB2012/055439 WO2013057625A2 (en) 2011-10-21 2012-10-09 A device for separating two spaces from one another

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014009352A2 BR112014009352A2 (pt) 2017-04-18
BR112014009352B1 true BR112014009352B1 (pt) 2020-10-13

Family

ID=47227985

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014009352-0A BR112014009352B1 (pt) 2011-10-21 2012-10-09 dispositivo de separação de dois espaços entre si e máquina de liberação de produto comestível

Country Status (11)

Country Link
US (1) US10327577B2 (pt)
EP (1) EP2747617B1 (pt)
JP (1) JP6006800B2 (pt)
CN (1) CN103874440B (pt)
AU (1) AU2012324492B2 (pt)
BR (1) BR112014009352B1 (pt)
ES (1) ES2553865T3 (pt)
IN (1) IN2014CN02648A (pt)
MX (1) MX343451B (pt)
RU (1) RU2596961C2 (pt)
WO (1) WO2013057625A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103356083B (zh) * 2013-07-30 2015-12-09 宁波厨聚厨房科技有限公司 一种研磨器的磨头定量结构
PL3361917T3 (pl) * 2015-10-12 2020-06-29 Koninklijke Philips N.V. Jednostka mieląca i ekspres do kawy
ITUA20161566A1 (it) * 2016-03-11 2017-09-11 De Longhi Appliances Srl Macchina da caffè incorporante un macinino
GB201614527D0 (en) * 2016-08-25 2016-10-12 Ishida Europe Ltd An apparatus and method for dispensing flavouring
IT201600096953A1 (it) * 2016-09-27 2018-03-27 Illycaffe Spa Apparato e metodo per ottenere miscele di caffe' personalizzate
BR112020020833A2 (pt) * 2018-05-28 2021-01-19 Société des Produits Nestlé S.A. Dispensador de material a granel
GB2590819B (en) * 2018-07-06 2022-10-19 Newell Australia Pty Ltd Foodstuff processing system

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US94116A (en) * 1869-08-24 Improvement in the construction of houses
US454298A (en) * 1891-06-16 William shempp
US1725942A (en) * 1927-01-10 1929-08-27 Stimpson Shut-off mechanism for coffee-mill hoppers
US3129845A (en) * 1961-03-17 1964-04-21 Musser C Walton Timing device and dispenser
US4053087A (en) * 1975-11-28 1977-10-11 General Foods Limited Dispenser for granular material
JPS5825978Y2 (ja) * 1980-11-20 1983-06-04 松下電器産業株式会社 卓上薬味「ひ」き器
JPH0728827B2 (ja) * 1990-02-02 1995-04-05 上田 千歌子 コーヒーメーカ
DE4436092C1 (de) * 1994-10-10 1995-11-30 Braun Ag Arbeitsgerät zum Rühren oder Zerkleinern von Nahrungsmitteln
NL1001989C2 (nl) * 1995-12-22 1997-06-24 Gerrit Jan Van Den Top Verkoopautomaat.
WO1997041763A1 (en) * 1996-05-03 1997-11-13 Bianco James S Coffee bean blending apparatus and method
US5947171A (en) * 1997-01-30 1999-09-07 American Cyanamid Company Valve assembly for use with containers in a closed application system
US7264186B2 (en) * 1999-04-30 2007-09-04 Food Equipment Technologies Company, Inc. Food ingredient grinder with tool-less removable ingredient hopper and method
US6626085B1 (en) * 1999-04-30 2003-09-30 Food Equipment Technologies Company, Inc. Food ingredients grinder removable ingredient hopper and method
US6364155B1 (en) * 2000-04-07 2002-04-02 Owens-Illinois Closure Inc. Child resistant pill dispensing package
US6698624B2 (en) * 2001-04-04 2004-03-02 Nestec S.A. Device for dispensing a flowable powder substance
ITMI20020973A1 (it) * 2002-05-09 2003-11-10 Rheavendors S P A Macchina per la preparazione di bevande
CN2587306Y (zh) * 2002-12-26 2003-11-26 张明亮 直饮水制备用逆止式隔断器
GB2397500B (en) 2003-01-24 2005-03-23 Kraft Foods R & D Inc Cartridge for the preparation of beverages
US7373756B2 (en) * 2003-09-03 2008-05-20 4378580 Canada Inc. Automatic portable door operating system
JP2005092396A (ja) * 2003-09-16 2005-04-07 Matsushita Electric Ind Co Ltd カップ式自動販売機の粉末原料供給装置
SE530085C2 (sv) * 2006-01-30 2008-02-26 Timothy Richard Vinnicombe Kärl för microvågsugn
FR2902303B1 (fr) * 2006-06-15 2013-07-12 Seb Sa Distributeur de produit pulverulent a reservoir amovible
AU2009202515A1 (en) * 2008-06-23 2010-01-14 Sunbeam Corporation Limited Coffee-bean container for coffee grinder
ITFI20080121A1 (it) * 2008-06-30 2010-01-01 Saeco Ipr Ltd "dispositivo di separazione tra ambienti diversi e di dosaggio di un prodotto alimentare e macchina incorporante detto dispositivo"
CN102159121B (zh) * 2008-09-18 2013-10-30 皇家飞利浦电子股份有限公司 用于咖啡机等的冲泡设备
US8307513B1 (en) * 2009-01-28 2012-11-13 PinStop USA, LLC Door hinge with integrated preset stops
DK2403386T3 (da) * 2009-02-17 2013-11-11 Koninkl Douwe Egberts Bv Kaffebønneemballagepatron samt kaffedriksystem indeholdende denne
NL2006237C2 (en) * 2010-02-17 2012-08-07 Sara Lee De Nv Coffee beverage system, coffee bean packaging cartrige for use with said system, method of preparing a beverage, method for brewing coffee, method of supplying coffee beans, cartridge for coffee bean material, method of supplying coffee bean material.
JP2011167396A (ja) * 2010-02-19 2011-09-01 Sanyo Electric Co Ltd 飲料製造装置

Also Published As

Publication number Publication date
ES2553865T3 (es) 2015-12-14
US10327577B2 (en) 2019-06-25
RU2014120162A (ru) 2015-11-27
JP2014530700A (ja) 2014-11-20
MX343451B (es) 2016-11-07
MX2014004586A (es) 2014-06-23
EP2747617A2 (en) 2014-07-02
AU2012324492A1 (en) 2014-06-12
WO2013057625A3 (en) 2013-08-01
CN103874440B (zh) 2017-06-30
EP2747617B1 (en) 2015-09-23
CN103874440A (zh) 2014-06-18
IN2014CN02648A (pt) 2015-08-07
AU2012324492B2 (en) 2017-02-23
BR112014009352A2 (pt) 2017-04-18
RU2596961C2 (ru) 2016-09-10
WO2013057625A2 (en) 2013-04-25
JP6006800B2 (ja) 2016-10-12
US20140251149A1 (en) 2014-09-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014009352B1 (pt) dispositivo de separação de dois espaços entre si e máquina de liberação de produto comestível
EP3079531B1 (en) Beverage machine with a pivotable capsule gate
CA2842936C (en) Beverage dispenser with improved refilling operation
ES2484265T3 (es) Cartucho de envasado de granos de café y sistema de bebida de café que incluye el mismo
JP2014520619A (ja) ロックを備えた、旋回して閉鎖する飲料用原料ホルダ
CN106163348A (zh) 利用串联致动处理多尺寸胶囊
ITMI20100239A1 (it) Dispositivo erogatore per macchine per la preparazione di bevande, particolarmente per la produzione di caffe' espresso.
EP3250090B1 (en) Connector for refilling container and beverage dispenser
ITMI20091061A1 (it) Dispositivo per la preparazione di una bevanda a base di latte
EP2682029B1 (en) Beverage preparation machine with movable mixing chamber
US20180008085A1 (en) System for refilling beverage dispenser with powder
EP3250091B1 (en) System for refilling beverage dispenser with powder

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/10/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: KONINKLIJKE DOUWE EGBERTS B.V. (NL) ; VERSUNI HOLDING B.V. (PB)