BR112014002914B1 - Híbrido metálico/plástico eletricamente condutor, seu método de produção, e elemento elétrico ou eletrônico - Google Patents

Híbrido metálico/plástico eletricamente condutor, seu método de produção, e elemento elétrico ou eletrônico Download PDF

Info

Publication number
BR112014002914B1
BR112014002914B1 BR112014002914-8A BR112014002914A BR112014002914B1 BR 112014002914 B1 BR112014002914 B1 BR 112014002914B1 BR 112014002914 A BR112014002914 A BR 112014002914A BR 112014002914 B1 BR112014002914 B1 BR 112014002914B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
metal
metallic
metal particles
plastic hybrid
aluminum
Prior art date
Application number
BR112014002914-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014002914A2 (pt
Inventor
Helge Schmidt
Dominique Freckmann
Original Assignee
Te Connectivity Germany Gmbh
Te Connectivity Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Te Connectivity Germany Gmbh, Te Connectivity Corporation filed Critical Te Connectivity Germany Gmbh
Publication of BR112014002914A2 publication Critical patent/BR112014002914A2/pt
Publication of BR112014002914B1 publication Critical patent/BR112014002914B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B1/00Conductors or conductive bodies characterised by the conductive materials; Selection of materials as conductors
    • H01B1/20Conductive material dispersed in non-conductive organic material
    • H01B1/22Conductive material dispersed in non-conductive organic material the conductive material comprising metals or alloys

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Spectroscopy & Molecular Physics (AREA)
  • Conductive Materials (AREA)
  • Other Surface Treatments For Metallic Materials (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Manufacture Of Alloys Or Alloy Compounds (AREA)
  • Non-Insulated Conductors (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Abstract

híbrido metálico / plástico eletricamente condutor compreendendo um material polimérico, um primeiro metal e partículas de metal de um segundo metal embutidas no primeiro metal e método para produzí-lo. a presente invenção refere-se a um híbrido plástico / metálico eletricamente condutor o qual compreende uma matriz de um material polimérico, uma rede embutida na matriz e feita de um metal tendo uma primeira temperatura de fusão, e partículas de metal dentro da rede tendo uma segunda temperatura de fusão, mais elevada do que a primeira temperatura de fusão. além disso, a invenção refere-se a um método de produção de tal híbrido plástico / metálico. híbridos metálico / plásticos do tipo acima mencionado são conhecidos da técnica anterior, porém, a fim de atingir uma alta condutividade elétrica, contêm percentagens elevadas de partículas de metal de fusão mais elevadas, as quais lhe dão uma alta densidade e alta capacidade calórica. a invenção fornece híbridos metálico / plásticos com uma densidade mais baixa e uma capacidade térmica menor ao utilizar o alumínio como um componente das partículas metálicas. além disso, é fornecido um método de produção de tal híbrido metálico / plástico.

Description

[0001] A presente invenção se refere a um híbrido metáli- co/plástico eletricamente condutor o qual compreende uma matriz de um material polimérico, uma rede embutida na matriz e feita de um metal, o metal tendo uma primeira temperatura de fusão, e partículas de metal dentro da rede tendo uma segunda temperatura de fusão, a segunda temperatura de fusão, sendo maior do que a primeira temperatura de fusão. Além disso, a invenção se refere a um método de produção de tal híbrido metálico/plástico.
[0002] Híbridos metálico/plásticos do tipo acima mencionado são conhecidos da técnica anterior, porém, a fim de atingir uma alta condu- tividade elétrica, contêm percentagens elevadas de partículas de metal de fusão mais elevada. Conforme estes metais de fusão mais elevada são geralmente muito densos, todo o híbrido metálico/plástico também é muito denso. Além disso, os metais utilizados para as partículas metálicas de fusão mais elevada podem ser caros, o que aumenta o preço para o híbrido metálico/plástico. Além disso, estes metais geralmente têm uma alta capacidade térmica, que faz com que o híbrido metálico/plástico resultante seja difícil de processar, em particular, em um processo de moldagem.
[0003] Assim, o objetivo da invenção é proporcionar um híbrido metálico/plástico, que apresente uma densidade menor. Um objetivo adicional da invenção é proporcionar um híbrido metálico/plástico que seja mais barato. Mais um objetivo adicional da invenção é proporcionar um híbrido metálico/plástico que seja fácil de processar, em particular em um processo de moldagem.
[0004] De acordo com a invenção, o objetivo é alcançado através da utilização de partículas metálicas que contêm alumínio como as partículas metálicas de fusão mais elevada.
[0005] Ao utilizar alumínio como material para as partículas metálicas, a densidade do híbrido metálico/plástico resultante pode ser reduzida consideravelmente. Além disso, o alumínio é geralmente mais barato do que os metais frequentemente utilizados para as partículas metálicas, como por exemplo: cobre, níquel, ferro ou prata. Além disso, como o alumínio tem uma baixa capacidade térmica, híbridos metáli- co/plásticos contendo alumínio são fáceis de processar e estruturas mais finas podem ser produzidas devido à capacidade térmica volumétrica menor do híbrido metálico/plástico resultante. Em particular, os processos em duas etapas podem ser realizados mais facilmente, bem como os efeitos negativos do calor podem ser minimizados. Especialmente se estruturas delicadas e pequenas se supõe que serão criadas, a capacidade térmica mais baixa pode permitir resultados melhores.
[0006] Como o alumínio e compostos contendo alumínio são menos tóxicos do que os materiais geralmente utilizados em híbridos me- tálico/plásticos, podendo resultar um benefício para a saúde e meio ambiente.
[0007] A solução de acordo com a invenção pode ser combinada de qualquer maneira com uma ou várias das seguintes concretizações adicionais vantajosas, respectivamente.
[0008] Em um primeiro desenvolvimento vantajoso da invenção, as partículas de metal contêm principalmente alumínio, isso significa que, o alumínio é o componente principal.
[0009] Em um desenvolvimento da invenção, as partículas de metal consistem somente de alumínio e impurezas inevitáveis. A percentagem de impurezas é de preferência inferior a 3%, mais preferivelmente menos do que 1% do peso.
[00010] As partículas de metal contendo alumínio podem ser revestidas com um segundo metal. De preferência, o revestimento das partículas de metal ocorre antes de as partículas serem misturadas no metal de baixo ponto de fusão. Tal revestimento pode ajudar a fazer um melhor contato entre as partículas de metal e o metal de baixo ponto de fusão, por exemplo, pela redução ou remoção de camadas de óxido, as quais poderiam estar presentes no exterior das partículas de metal. Em particular, o revestimento pode conter metais, que também podem ser encontrados no metal de baixo ponto de fusão. Em um caso muito especial, o revestimento das partículas de metal contém apenas um elemento e o metal de baixo ponto de fusão é uma mistura deste elemento e outros elementos.
[00011] O revestimento das partículas de metal contendo alumínio pode ser conseguido utilizando vários métodos. Preferencialmente, as partículas de metal são revestidas com um método químico, por exemplo, por galvanização. No entanto, outros métodos de revestimento, por exemplo, Deposição Física de Vapor (PVD), Deposição de Camada Atômica (ALD) ou pulverização catódica, também podem ser usados.
[00012] Em um desenvolvimento preferencial da invenção, o revestimento para as partículas de metal contendo alumínio pode ser zinco. O zinco é um material de revestimento comum para muitos metais, em particular para o alumínio. Portanto, vários processos para a produção de tal revestimento de zinco são amplamente conhecidos e substâncias ou dispositivos correspondentes estão facilmente disponíveis. Além disso, um conjunto de conhecimentos, por exemplo, os parâme-tros do processo para atingir certas espessuras, já estão disponíveis. Tal revestimento pode, por exemplo, ser conseguido através de métodos químicos por via úmida ou por métodos físicos. Tal como o alumínio e o zinco tendem a formar cristais mistos, uma ligação íntima entre os dois, e uma boa aderência do zinco à partícula de metal contendo alumínio pode ser obtida.
[00013] Em um outro desenvolvimento vantajoso da invenção, o estanho é usado como um material de revestimento para as partículas de metal. Alumínio e estanho não se misturam na fase sólida, de modo que a difusão do metal de revestimento na partícula de alumínio pode ser evitada pelo uso de estanho. O estanho é frequentemente utilizado como um componente de metal de baixo ponto de fusão. Assim, utilizando estanho como material de revestimento pode ajudar a fazer um bom contato entre as partículas e o metal de baixo ponto de fusão. A camada de estanho pode ser aplicada por vários métodos, por exemplo, quimicamente ou fisicamente.
[00014] Em um outro desenvolvimento vantajoso da invenção, as partículas de metal contendo alumínio podem conter duas ou ainda mais camadas de revestimento. Por exemplo, as partículas de metal contendo alumínio podem ser revestidas com zinco em uma primeira etapa, e com estanho em uma segunda etapa. Devido à mistura de alumínio e zinco na fase sólida, o zinco vai aderir facilmente às partículas de alumínio. Como o zinco e o estanho podem formar um sistema eutético, o tratamento posterior de tais partículas, a temperaturas tão baixas quanto aproximadamente 200° C, pode ser possível. Devido ao baixo ponto, a produção do híbrido metálico/plástico é ainda mais facilitada, é ainda mais facilitada, em especial se estanho for utilizado como um componente do metal de baixo ponto de fusão. Além disso, o estanho não irá difundir-se para as partículas de alumínio.
[00015] Em uma outra concretização vantajosa da invenção, as partículas metálicas são revestidas com estanho em uma primeira etapa e com zinco em uma segunda etapa. Em particular, se o híbrido metálico/plástico for processado a uma temperatura mais elevada, tal combinação pode ser vantajosa. Caso o metal de baixo ponto de fusão contenha estanho, utilizando zinco como a segunda camada ajuda a fazer um bom contato entre a partícula de metal e o metal de baixo ponto de fusão.
[00016] Ao utilizar um material que é empregado em soldas, por exemplo, estanho, como um material de revestimento, é facilitado que o contacto seja feito, por exemplo, por soldadura, a este híbrido de metal/plástico, como a solda adicional para contatar prontamente fará contato com o material de revestimento.
[00017] Em um desenvolvimento adicional da invenção, uma camada de revestimento de partículas de metal contem o metal de baixo ponto de fusão. Se quantidade suficiente do metal de baixo ponto de fusão for aplicada sobre as partículas de metal, a etapa de adição de mais metal de baixo ponto de fusão em outra etapa pode ser evitada e as partículas metálicas podem ser misturadas diretamente com o material polimérico.
[00018] Em um outro desenvolvimento vantajoso da invenção, cobre pode ser usado como um primeiro material de revestimento ou adicional para as partículas de metal contendo alumínio. Como pode ser difícil aplicar cobre por meio de métodos químicos, uma deposição por métodos físicos, é preferida neste caso.
[00019] Em um desenvolvimento ainda mais vantajoso da invenção, o material polimérico pode ser um termoplástico e o primeiro metal pode fundir no intervalo de 100°C a 400°C.
[00020] Em um desenvolvimento vantajoso da invenção, em particular, se as partículas de metal contendo alumínio não são revestidas, a adição de fundente ao híbrido metálico/plástico pode ajudar a fazer um bom contato entre as partículas de metal que contêm alumínio e o metal de baixo ponto de fusão, já que tal fundente pode remover as camadas de óxido que podem estar presente nas partículas de metal contendo alumínio e pode, adicionalmente, melhorar as propriedades de escoamento do metal de baixo ponto de fusão na fase líquida.
[00021] Corpos moldados, especialmente elementos elétricos ou eletrônicos, composto, pelo menos, em parte, do híbrido metáli-co/plástico de acordo com a invenção, pode ser usado para uma gran-de variedade de aplicações. Em particular, eles podem ser usados em circuitos elétricos, como blindagens elétricas ou eletromagnéticas, co-mo moldáveis plugues, caixas, conectores de rádio frequência (RF) ou antenas.
[00022] A invenção será descrita doravante em maior detalhe e de uma forma exemplificativa utilizando concretizações vantajosas e com referência aos desenhos. As concretizações descritas são a única con-figuração possível na qual, contudo, as características individuais con-forme descritas acima, podem ser fornecidas de forma independente uma da outra ou podem ser omitidas. Nos desenhos: A Fig. 1 é uma vista esquemática em corte transversal de uma primeira concretização de um híbrido metálico/plástico de acordo com a invenção; A Fig. 2 é uma vista esquemática em corte transversal de uma segunda concretização de um híbrido metálico/plástico de acordo com a invenção.
[00023] Na Fig. 1 um híbrido metálico/plástico 1 de acordo com a invenção é descrito em uma vista em corte. Partículas de metal 2 de acordo com a invenção são formadas como partículas de metal con-tendo alumínio 3, as quais são incorporadas em um metal de baixo ponto de fusão 4. As partículas de metal 2 podem ter uma forma es-sencialmente esférica. Contudo, elas podem ter qualquer outra forma, em particular, elas podem ser filamentos, cubos, escamas, barras, moedas ou artigos semelhantes. As partículas de metal 2, juntamente com o metal de baixo ponto de fusão 4 formam uma fase eletricamente condutora e podem formar uma rede eletricamente condutora dentro do híbrido metálico/plástico 1, de tal forma que todo o híbrido metáli-co/plástico 1 é eletricamente condutor. Neste documento, como é habi-tual, os metais são definidos, sendo eletricamente condutores. Deste modo, um metal pode ser elementar, uma liga, um composto ou uma mistura com metal. O híbrido metálico/plástico 1 também pode com-preender um material polimérico 5 o qual pode compreender um ou mais materiais de plástico que podem ser plasticamente deformáveis a altas temperaturas, por exemplo, termoplásticos ou resinas.
[00024] De acordo com a invenção, as partículas de metal 2 contêm alumínio, em especial o alumínio pode ser o principal ou o único com-ponente. Contudo, outros elementos também podem estar presentes nas partículas de metal. Ao utilizar o alumínio como um dos compo-nentes das partículas de metal 2, a densidade das partículas de metal 2 pode ser reduzida. Uma vantagem adicional do alumínio é, de que é geralmente mais barato do que os outros metais utilizados para a pro-dução de híbridos metálico/plásticos, como, por exemplo, cobre, níquel, ferro ou prata.
[00025] Como vantagem adicional, o alumínio tem uma baixa capa-cidade térmica, o que pode ajudar a facilitar a produção de peças que incluem tal híbrido metálico/plástico 1. Em particular, se outros compo-nentes da parte forem afetados negativamente pelo calor, utilizando um híbrido metálico/plástico 1 de acordo com a invenção pode ajudar a tornar mais fácil a fabricação desta parte, com menos esforço e tempo, deste modo poupando dinheiro e, adicionalmente, poupando energia, já que menos energia é necessária para aquecer o híbrido metáli-co/plástico 1 de acordo com a invenção. Além disso, estruturas muito finas podem ser produzidas com o híbrido metálico/plástico de acordo com a invenção, devido à sua baixa capacidade térmica. Em particular, os processos nos quais uma segunda parte pode ser afetada negati-vamente pelo calor ou pela temperatura, ou nos quais o uso de uma temperatura mais baixa ou menos calor é vantajoso, podem ser reali-zados de forma mais eficiente, com menos descarte, mais rapidamente e com menos energia.
[00026] Em uma forma de realização vantajosa da invenção, o híbrido metálico/plástico também pode conter um fundente. O fundente pode ajudar a remover as camadas de óxido as quais podem estar sobre as partículas de alumínio e as quais podem tornar difícil ou impossível estabelecer uma ligação entre as partículas de metal 2 e o metal de baixo ponto de fusão 4. Além disso, tal fundente pode dar uma vis-cosidade mais elevada ao metal de baixo ponto de fusão 4, o que me-lhora ainda mais a interconexão entre as partículas de metal 2 e o me-tal de baixo ponto de fusão 4.
[00027] Os tamanhos das partículas de metal 2 podem, em uma concretização preferencial, ser menores do que 200 pm. No caso de estruturas muito finas que devam ser fabricadas, o tamanho das partí-culas de metal 2 pode ser reduzido ainda mais. Contudo, se, por exemplo, uma proporção maior volume para superfície for desejado, o tamanho das partículas contendo alumínio 3 pode ser aumentado. Para a embalagem mais eficiente e, portanto, uma maior carga de partículas metálicas e/ou processamento mais fácil, também misturas de diferentes tamanhos de partículas, por exemplo, finas e grossas, po-dem ser usadas.
[00028] Embora na Fig. 1 as partículas de metal contendo alumínio 3 não são cobertas por uma camada de revestimento 6 em torno da partícula em seu estado final no híbrido metálico/plástico 1, pode ser vantajoso revestir as partículas de metal contendo alumínio 3 durante o processo de fabricação. Por exemplo, as partículas de metal contendo alumínio 3, as quais podem apresentar camadas de óxido sobre no exterior, podem ser revestidas com estanho. Tal revestimento pode, por exemplo, ser conseguido com métodos químicos por via úmida como galvanização ou por meio de métodos físicos, como Deposição Física de Vapor (PVD). Como estanho é frequentemente contido no metal de baixo ponto de fusão 4 do híbrido metálico/plástico 1, a camada de revestimento 6 de estanho pode misturar-se com o estanho no metal de baixo ponto de fusão 4. Tal etapa de revestimento pode ajudar a fazer um melhor contato entre as partículas de metal que contêm alumínio 3 e o metal de baixo ponto de fusão 4.
[00029] Em uma concretização vantajosa da invenção, uma das camadas de revestimento 6 contem o metal de baixo ponto de fusão 4, de preferência em grandes quantidades. Assim, a adição de metal de baixo ponto de fusão 4 ou mistura de partículas de metal 2 com o metal de baixo ponto de fusão 4 pode ser evitada, já que a camada de revestimento 6 fornece bastante metal de baixo ponto de fusão 4. Por isso, estas partículas revestidas podem ser misturadas com o material polimérico, ou dentro dele, pulando-se uma etapa no processo de fa-bricação.
[00030] Ao usar material de baixo ponto de fusão como soldas de brasagem ou chumbo como material de revestimento, a conexão do material às partes externas é facilitada.
[00031] Na Fig. 2 uma outra concretização vantajosa da invenção está representada. Nesta vista esquemática em corte o híbrido metáli-co/plástico 1 de acordo com a invenção compreende partículas de me-tal que contêm alumínio 3 com uma camada de revestimento adicional 6 localizada na interface entre as partículas de metal contendo alumínio 3 e o metal de baixo ponto de fusão 4. Além disso,um material de polímero 5, por exemplo, um material termoplástico ou uma resina po-dem ser vistos.
[00032] Mais uma vez, o intervalo de tamanho preferido das partículas metálicas contendo alumínio 3 é inferior a 200 pm. Todavia, através da variação do tamanho das partículas de metal contendo alumí- nio 3 com uma espessura constante da camada de revestimento 6, a proporção entre o material de revestimento e o material da partícula metálica contendo alumínio 3 pode ser variada.
[00033] Na primeira concretização da invenção, o alumínio é o componente principal das partículas de metal, reduzindo ainda mais a densidade das partículas de metal.
[00034] Em uma concretização preferencial da invenção, o alumínio é o único componente nas partículas metálicas 2. Tais partículas simples podem ser facilmente fabricadas ou ser compradas rapidamente, o que reduz o tempo de produção e custos.
[00035] Em uma concretização preferencial da invenção, as partículas de metal contendo alumínio 3 têm uma camada de revestimento 6 que contém zinco. Tal revestimento de zinco pode ser conseguido por vários métodos, por exemplo, por métodos químicos por via úmida como galvanização ou por meio de métodos físicos. Tais métodos já são conhecidos e amplamente utilizados, de modo que existe um grande conhecimento destes processos e substâncias para este pro-cesso são facilmente disponíveis. Tal como o alumínio e o zinco podem se misturar facilmente através da formação de cristais mistos, um contato apertado e íntimo entre o alumínio nas partículas de metal e a camada de revestimento 6 é gerada.
[00036] Em muitos casos, o estanho é um componente do metal de baixo ponto de fusão, que torna o uso de zinco como uma camada de revestimento 6 ainda mais vantajoso, já que o zinco e o estanho podem formar um sistema eutético com um ponto de fusão tão baixo como de aproximadamente 200° C. Tal ponto de fusão ajuda a minimizar a energia usada no processo de produção do híbrido metálico/plástico. Além disso, o tempo e esforço de fabricação também são diminuídos pelo tal baixo ponto de fusão.
[00037] Em outra concretização vantajosa da invenção, o estanho é usado como uma camada de revestimento 6, para as partículas de metal contendo alumínio 3. Tal como o alumínio e o estanho não se misturam na fase sólida, uma difusão do estanho no alumínio da partí-cula metálica contendo alumínio 3 ao longo do tempo é evitada. Assim, propriedades constantes do híbrido metálico/plástico 1 durante a vida útil de uma peça fabricada a partir deste híbrido metálico/plástico 1 podem ser esperadas. Além disso, como o estanho é usado como um componente metálico de baixo ponto de fusão 4, em muitos casos, um contato fácil das partículas de metal contendo o alumínio 3 com o metal de baixo ponto de fusão pode ser facilitado. O revestimento das partículas de metal contendo alumínio 3 com estanho pode ser reali-zado com uma variedade de métodos, como métodos químicos ou mé-todos físicos.
[00038] Em uma concretização ainda mais vantajosa da invenção, as partículas de metal contendo alumínio 3 podem ser revestidas com mais do que uma camada de revestimento 6. Por exemplo, a primeira camada de revestimento pode ser o zinco, que forma cristais mistos com o alumínio e, assim, um bom contato com os outros componentes é estabelecido. Uma segunda camada pode ser feita de estanho, o qual pode formar um sistema eutético com zinco, tendo um ponto de fusão baixo e dando uma boa conexão do zinco com a camada de estanho. Como estanho é frequentemente utilizado como um componente do metal de baixo ponto de fusão 4, um bom contacto entre a segunda camada e o metal de baixo ponto de fusão 4 Também é proporcionado pelo uso de estanho como uma segunda camada de revestimento 6. A segunda camada de revestimento 6 só poderia existir no processo de fabricação do híbrido metálico/plástico, em especial se o metal de baixo ponto de fusão 4 contiver estanho como um componente.
[00039] O cobre também pode ser usado como uma camada de re- vestimento 6. Se o cobre for utilizado como um material de revestimen-to, um processo de revestimento físico como Deposição Física de Va-por (PVD) pode ser preferido, pode ser preferida, já que aplicação de cobre por métodos químicos como métodos químicos por via úmida pode ser difícil.
[00040] As peças ou corpos moldados fabricados a partir de, ou in-cluindo pelo menos parcialmente, um híbrido metálico/plástico 1 de acordo com a invenção poderiam ser usados em uma variedade de aplicações. Devido à condutividade elétrica de tal híbrido metáli-co/plástico 1 ele pode ser usado facilmente em circuitos elétricos, em particular, se circuitos elétricos ou componentes elétricos devem ser fabricados por métodos que incluem a moldagem de plástico, especi-almente a temperaturas elevadas, destes circuitos ou partes elétricas, especialmente a temperaturas elevadas, destes circuitos ou partes elé-tricas. Além disso, este método é muito vantajoso em processos de 2 etapas como um processo de moldagem por 2K ou 2 injeções, já que o híbrido metálico/plástico 1 de acordo com a invenção tem uma baixa capacidade térmica, o que permite um processamento mais rápido e mais eficiente, com menos energia e mais precisão. Peças feitas a partir deste híbrido metálico/plástico 1 também podem ser usadas como blindagens de campos elétricos ou eletromagnéticos. Um outro exemplo de aplicação de uma peça feita a partir de tal híbrido metáli-co/plástico 1 poderia ser um plugue moldado sobre um elemento con-dutor de um circuito elétrico, um conector de radiofrequência (RF), uma antena ou um revestimento.

Claims (11)

1. Híbrido metálico/plástico eletricamente condutor (1) o qual compreende uma matriz de um material polimérico (5), uma rede embutida na matriz e feita de um metal, o metal apresentando uma primeira temperatura de fusão, e partículas de metal (2) dentro da rede apresentando uma segunda temperatura de fusão, a segunda tempe-ratura de fusão, sendo maior do que a primeira temperatura de fusão, o referido híbrido sendo caracterizado pelo fato de que o material polimérico (5) é um material termoplástico, e que as partículas de metal (2) contêm alumínio.
2. Híbrido metálico/plástico (1), de acordo com a reivindica-ção 1, caracterizado pelo fato de que as partículas de metal (2) consis-tem principalmente em alumínio.
3. Híbrido metálico/plástico (1), de acordo com a reivindica-ção 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as partículas de metal (2) contêm somente alumínio, exceto impurezas, as quais constituem, de preferência, menos do que 3% em peso, mais preferivelmente, menos do que 1% do peso das partículas.
4. Híbrido metálico/plástico (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que as partí-culas de metal (2) que contêm alumínio são revestidas com pelo menos uma camada de revestimento (6) de um metal.
5. Híbrido metálico/plástico (1), de acordo com a reivindica-ção 4, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma camada de re-vestimento (6) contêm estanho.
6. Híbrido metálico/plástico (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma camada de revestimento (6) contêm zinco.
7. Elemento elétrico ou eletrônico, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos uma seção eletricamente condutora, feita pelo menos em parte de um híbrido metálico/plástico (1), como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6.
8. Método para produzir um híbrido metálico/plástico (1) eletricamente condutor, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de colocar juntos um primeiro metal e um polímero, de modo que resulte em uma rede de metal em uma matriz de polímero resulta, sendo que o material polimérico (5) é um material termoplástico, e que as partículas de metal contendo alumínio e o primeiro metal são reuni-dos, de modo que as partículas de metal estejam embutidas na rede de metal posteriormente.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende uma etapa de revestir as partículas de metal contendo alumínio (3) com uma camada de revestimento (6) de um metal.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a camada de revestimento (6) de partículas metálicas contendo alumínio (3) contém estanho.
11. Método, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, carac-terizado pelo fato de que a camada de revestimento (6) de partículas metálicas contendo alumínio (3) contém zinco.
BR112014002914-8A 2011-08-08 2012-08-06 Híbrido metálico/plástico eletricamente condutor, seu método de produção, e elemento elétrico ou eletrônico BR112014002914B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP11176866.9 2011-08-08
EP11176866.9A EP2557571B1 (en) 2011-08-08 2011-08-08 Electrically conductive metal/plastic hybrid comprising a polymer material, a first metal and metal particles of a second metal embedded in the first metal and method of producing such
PCT/EP2012/065328 WO2013020946A1 (en) 2011-08-08 2012-08-06 Electrically conductive metal/plastic hybrid comprising a polymer material, a first metal and metal particles of a second metal embedded in the first metal and method of producing such

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014002914A2 BR112014002914A2 (pt) 2017-03-01
BR112014002914B1 true BR112014002914B1 (pt) 2020-08-04

Family

ID=46603989

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014002914-8A BR112014002914B1 (pt) 2011-08-08 2012-08-06 Híbrido metálico/plástico eletricamente condutor, seu método de produção, e elemento elétrico ou eletrônico

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2557571B1 (pt)
JP (1) JP2014527693A (pt)
KR (1) KR101949319B1 (pt)
CN (1) CN103718254B (pt)
BR (1) BR112014002914B1 (pt)
CA (1) CA2844277C (pt)
WO (1) WO2013020946A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105274557A (zh) * 2015-11-12 2016-01-27 厦门理工学院 一种电极及其制备方法
US20210402467A1 (en) * 2019-03-18 2021-12-30 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Controlling green body object deformation
WO2020190276A1 (en) * 2019-03-18 2020-09-24 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Three-dimensional metal object formation

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TW340132B (en) * 1994-10-20 1998-09-11 Ibm Structure for use as an electrical interconnection means and process for preparing the same
JP4368946B2 (ja) * 1996-08-16 2009-11-18 ダウ・コーニング・コーポレーション 印刷可能組成物、並びにその印刷回路板の製造に用いる誘電表面への適用
TW396471B (en) * 1997-06-04 2000-07-01 Ibm Electrodeposition of low temperature, high conductivity, powder materials for electrically conductive paste formulations
TWI381399B (zh) * 2005-07-12 2013-01-01 Sulzer Metco Canada Inc 性能增進之導電性填料及由該填料製成的聚合物
JP5212462B2 (ja) * 2008-03-07 2013-06-19 富士通株式会社 導電材料、導電ペースト、回路基板、及び半導体装置
KR101138519B1 (ko) * 2009-09-30 2012-04-25 삼성전기주식회사 도전성 페이스트 및 이를 이용한 인쇄회로기판의 제조방법

Also Published As

Publication number Publication date
KR20140102175A (ko) 2014-08-21
CN103718254B (zh) 2017-03-29
CN103718254A (zh) 2014-04-09
CA2844277A1 (en) 2013-02-14
KR101949319B1 (ko) 2019-02-18
EP2557571A1 (en) 2013-02-13
WO2013020946A1 (en) 2013-02-14
EP2557571B1 (en) 2014-07-02
BR112014002914A2 (pt) 2017-03-01
CA2844277C (en) 2019-07-09
JP2014527693A (ja) 2014-10-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI731293B (zh) 奈米雙晶結構
US6342680B1 (en) Conductive plastic with lead-free solder additive
CN101343532B (zh) 碳纳米管复合热界面材料的制备方法
Zhang et al. PVP-mediated galvanic replacement synthesis of smart elliptic Cu–Ag nanoflakes for electrically conductive pastes
JP4567691B2 (ja) 金属−プラスチック−ハイブリッドおよび該ハイブリッドから製造される成形体
CN105428001A (zh) 片式电子组件及其制造方法
CN104419983A (zh) 单晶铜、其制备方法及包含其的基板
WO2015198671A1 (ja) 銅粉及びそれを用いた銅ペースト、導電性塗料、導電性シート
BR112014002914B1 (pt) Híbrido metálico/plástico eletricamente condutor, seu método de produção, e elemento elétrico ou eletrônico
CN105111695A (zh) 具有连续导电通道的聚合物基导电复合材料及其制备方法
JP2007026776A (ja) 導電性微粒子およびそれを用いた接着剤
WO2005123308A1 (ja) 含銅スズ粉及びその含銅スズ粉の製造方法並びにその含銅スズ粉を用いた導電性ペースト
JP2017052978A (ja) 放熱部品及びその製造方法
KR100765502B1 (ko) 도전성 접착제, 도전성 접착제의 제조방법 및 본딩방법
US20200091050A1 (en) Package Substrate and Method for Manufacturing Package Substrate
TW201327581A (zh) 包括聚合物材料、第一金屬及嵌入於第一金屬中之第二金屬之金屬粒子的導電金屬/塑膠混合物及其製造方法
KR101123152B1 (ko) 열전달 물질
Kim et al. Transformation of SAC (Sn3. 0Ag0. 5Cu) nanoparticles into bulk material during melting process with large melting‐point depression
KR102408109B1 (ko) 전기화학적 마이그레이션 방지를 위해 솔더를 무전해 팔라듐 및 니켈 도금 방법
SE1150101A1 (sv) Material för att åstadkomma ett elektriskt ledande kontaktskikt, ett kontaktelement med sådant skikt, metod för att åstadkomma kontaktelementet, samt användning av materialet
KR20180043629A (ko) 솔더 입자
Zhou et al. Effects of Mn 2+ on the electrical resistance of electrolessly plated Ni–P thin-film and its application as embedded resistor
JP2523097B2 (ja) 導電性樹脂組成物およびその成形品
JPS63218310A (ja) 導電性樹脂組成物
JP2017071809A (ja) Snコート銅粉及びそれを用いた導電性ペースト、並びにSnコート銅粉の製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: TYCO ELECTRONICS CORPORATION (US) , TE CONNECTIVIT

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: TE CONNECTIVITY GERMANY GMBH (DE) , TE CONNECTIVIT

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/08/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2682 DE 31-05-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.