BR112013032512B1 - guincho de cabo infinito e dispositivo elevador de pessoa, em particular um elevador de serviço - Google Patents

guincho de cabo infinito e dispositivo elevador de pessoa, em particular um elevador de serviço Download PDF

Info

Publication number
BR112013032512B1
BR112013032512B1 BR112013032512-7A BR112013032512A BR112013032512B1 BR 112013032512 B1 BR112013032512 B1 BR 112013032512B1 BR 112013032512 A BR112013032512 A BR 112013032512A BR 112013032512 B1 BR112013032512 B1 BR 112013032512B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cable
infinite
rope
pulley
sprocket
Prior art date
Application number
BR112013032512-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013032512A2 (pt
Inventor
Thomas ROTTLAENDER
Klaus - Dieter Ott
Juergen GSELL
Original Assignee
Tractel Greifzug Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tractel Greifzug Gmbh filed Critical Tractel Greifzug Gmbh
Publication of BR112013032512A2 publication Critical patent/BR112013032512A2/pt
Publication of BR112013032512B1 publication Critical patent/BR112013032512B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B5/00Applications of checking, fault-correcting, or safety devices in elevators
    • B66B5/02Applications of checking, fault-correcting, or safety devices in elevators responsive to abnormal operating conditions
    • B66B5/04Applications of checking, fault-correcting, or safety devices in elevators responsive to abnormal operating conditions for detecting excessive speed
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66DCAPSTANS; WINCHES; TACKLES, e.g. PULLEY BLOCKS; HOISTS
    • B66D1/00Rope, cable, or chain winding mechanisms; Capstans
    • B66D1/02Driving gear
    • B66D1/14Power transmissions between power sources and drums or barrels
    • B66D1/20Chain, belt, or friction drives, e.g. incorporating sheaves of fixed or variable ratio
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B11/00Main component parts of lifts in, or associated with, buildings or other structures
    • B66B11/04Driving gear ; Details thereof, e.g. seals
    • B66B11/043Driving gear ; Details thereof, e.g. seals actuated by rotating motor; Details, e.g. ventilation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)
  • Maintenance And Inspection Apparatuses For Elevators (AREA)
  • Types And Forms Of Lifts (AREA)
  • Wind Motors (AREA)

Abstract

GUINCHO DE CABO INFINITO E DISPOSITIVO ELEVADOR DE PESSOA, EM PARTICULAR UM ELEVADOR DE SERVIÇO É divulgado um guincho de cabo infinito, em particular para um elevador de serviço, em particular para plantas de usinas eólicas, possuindo um cabo de trabalho (28) e possuindo um cabo de segurança (16), possuindo uma polia de cabo de condução (58) em torno de qual pelo menos uma parte do cabo de trabalho (28) é enrolado, possuindo uma unidade de acionamento para acionar a polia de cabo de condução (58), e possuindo um dispositivo de segurança para o cabo de segurança (16), o qual dispositivo de segurança possui uma polia de cabo não condutível (68), que é de montada de modo rotativo em um alojamento (54) e em torno de qual pelo menos uma parte do cabo de segurança (16) é enrolado, e também possui um dispositivo prendedor (31) que é acoplado por meio de um freio (71) à polia de cabo (68) e que bloqueia, e freia o cabo de segurança (16) por meio do freio (71), em uma velocidade predeterminada de segurança.

Description

Guincho de cabo infinito
A invenção se refere a um guincho de cabo infinito, em particular para um elevador de serviço, em particular para plantas de usinas eólicas, compreendendo um cabo de trabalho e um cabo de segurança, uma polia de cabo de condução em torno de qual pelo menos uma parte do cabo de trabalho é enrolado, uma unidade de acionamento para acionar a polia de cabo de condução, e adicionalmente compreendendo um dispositivo de segurança para o cabo de segurança.
Guinchos de cabo infinito deste tipo são amplamente usados para aplicações de transporte de pessoas. Este é geralmente o caso aqui que uma gaiola de elevador, uma plataforma ou similares para receber pessoas é movida em uma direção ascendente ou descendente por meio do guincho de cabo infinito. Para prover um prendedor de queda no evento de uma frenagem de cabo do cabo de trabalho ou no evento de uma falha de caixa de engrenagem do guincho de cabo infinito, o cabo de segurança é provido o qual funciona em conjunto com e de modo independente do cabo de trabalho e que, se o cabo de segurança se move para baixo em uma velocidade muito alta, gera uma ação de bloqueio no dispositivo de segurança, tal que o cabo de segurança é abruptamente interrompido e a gaiola de elevador, a plataforma etc. é capturada.
A frenagem abrupta no evento de falha do cabo de trabalho, contudo, resulta em uma carga alta sendo exercida sobre o cabo de segurança, e, além disso, as pessoas situadas no dispositivo elevador movido pelo guincho de cabo são submetidas a estresse físico e psicológico intensos.
É o objetivo da presente invenção para prover um guincho de cabo infinito que assim que possível elimina as desvantagens descritas acima.
Este objetivo é atingido de acordo com a invenção, no caso de um guincho de cabo infinito do tipo mencionado no início, em que o dispositivo de segurança compreende uma polia de cabo não condutível, que é de montada de modo rotativo em um alojamento e em torno de qual pelo menos uma parte do cabo de segurança é enrolado, e adicionalmente compreende um dispositivo prendedor que é acoplado por meio de um freio à polia de cabo e que bloqueia, e freia o cabo de segurança por meio do freio, em uma velocidade predeterminada do cabo de segurança pelo menos em uma direção.
O objetivo da invenção é por meio desta completamente alcançado.
Especificamente, o fato que o dispositivo prendedor bloqueia, e freia o cabo de segurança por meio do freio, quando a velocidade predeterminada é alcançada, possui o resultado, durante a captura do cabo de segurança por meio de dispositivo de segurança, de frenagem consideravelmente mais longa do cabo de segurança como comparado com o dispositivo prendedor de bloqueio usado no estado da técnica, que atua diretamente sobre o cabo de segurança. Enquanto que este é o caso no estado da técnica que acelerações de frenagem da ordem de magnitude de aproximadamente 3 a 5 g se origina durante a captura direta do cabo de segurança por meio de um dispositivo prendedor, é possível dependendo do design do dispositivo de freio para realizar uma aceleração de frenagem consideravelmente menor, por exemplo, da ordem de magnitude de aproximadamente 2 g. Este primeiramente possui o resultado que o carregamento do cabo de segurança mediante a resposta de dispositivo de segurança é consideravelmente reduzida. Secundariamente, o estresse físico e psicológico sobre o pessoal localizado no dispositivo elevador de pessoa que é movido por meio do guincho de cabo infinito é reduzido neste modo.
Em um refinamento preferencial da invenção, o dispositivo prendedor compreende uma roda dentada que interage com uma lingueta montada sobre o alojamento, em tal modo que a lingueta engata na roda dentada em uma velocidade predeterminada do cabo de segurança.
Neste modo, um dispositivo prendedor é provido que é altamente robusto e que é de design simples e confiável.
Aqui, em um refinamento preferencial da invenção, a lingueta possui um primeiro braço de lingueta e um segundo braço de lingueta, entre que a lingueta é montada de modo pivotante sobre o alojamento, em que a lingueta é pré- carregada contra a roda dentada em tal modo que o primeiro braço de lingueta pode se mover ao longo da roda dentada até uma velocidade predeterminada, e engata com seu segundo braço de lingueta na roda dentada se a velocidade predeterminada é excedida na direção descendente do cabo de segurança.
Neste modo, é possível assegurar bloqueio confiável da roda dentada por meio da lingueta. A velocidade predeterminada em que o bloqueio ocorre pode ser ajustada finamente por meio da pré-carga da lingueta.
Em uma modalidade adicional da invenção, um sensor é provido para detectar um bloqueio de dispositivo prendedor, que sensor emite um sinal que indica um bloqueio de dispositivo prendedor.
Neste modo, o sinal pode ser utilizado, no evento de bloqueio de dispositivo prendedor, por exemplo, para fechar a unidade de acionamento e se implementar apropriadamente medidas adicionais tais como, por exemplo, a transmissão de um sinal de defeito para uma unidade de monitoramento remota.
Além disso, o dispositivo prendedor pode ser provido, em particular, um botão para mover a lingueta para uma posição de engate para engatar na roda dentada.
Neste modo, o dispositivo prendedor pode ser manualmente ativado de modo direcionado, mecanicamente, eletricamente ou em algum outro modo, por exemplo, em ordem, se uma situação critica é detectada, ativar o dispositivo prendedor a fim de gerar uma ação de frenagem.
Aqui, o arranjo pode ser tal que o dispositivo prendedor, após uma ativação, é automaticamente liberado novamente durante um movimento subsequente do cabo de segurança na direção ascendente.
Em uma modalidade adicional da invenção, a roda dentada e a polia de cabo são rotativas em torno de um eixo de rotação comum, e a roda dentada forma um freio de fricção com a polia de cabo.
Uma construção simples e confiável é assegurada neste modo.
Em uma modalidade adicional da invenção, o freio é na forma de um freio cônico.
O design do freio como um freio cônico rende em uma ação de frenagem particularmente efetiva com um tamanho de instalação relativamente pequeno.
Além disso, é preferencial para o freio de fricção compreender um primeiro parceiro de fricção composto de uma liga de bronze e um segundo parceiro de fricção composto de uma liga de aço.
Foi verificado que tal design de um freio de fricção para a aplicação de acordo com a invenção rende em particularmente parâmetros de configuração expediente que permitem, em particular, uma força de frenagem alta. É alternativamente possível para dois parceiros de fricção a serem usados, pelo menos um dos quais é provido com um revestimento de fricção.
Aqui, o freio preferencialmente possui um ângulo de cone de aproximadamente 4° a 10°.
Uma particular configuração expediente do freio pode ser obtida neste modo.
Também é possível, de modo alternativo, a um revestimento de fricção a ser provido em pelo menos um dos parceiros de fricção. É então geralmente aqui o caso que um ângulo de cone maior também é usado, da ordem de magnitude de aproximadamente 10a a 40°.
Isto neutraliza possível desgaste ou gripagem.
Em uma modalidade preferencial adicional da invenção, a roda dentada possui um cone externo que é carregado por mola contra um cone interno da polia de cabo.
Aqui, a roda dentada pode ser pré-carregada contra o cone interno da polia de cabo, por exemplo, por meio de uma mola de placa, a pré-carga de qual é preferencialmente ajustável.
Estas medidas acarretam em uma construção simples e confiável.
O uso de uma mola de placa torna possível conceder uma força de pressionamento muito alta, tal força de frenagem alta pode ser transmitida.
Em uma modalidade adicional da invenção, pelo menos o cabo de trabalho ou o cabo de segurança são enrolados em torno da polia de cabo de condução ou a polia de cabo com um ângulo de enrolamento de menos que 300°, preferencialmente de aproximadamente 260° a 280°, particularmente preferencialmente de aproximadamente 270°.
Enquanto que este é o caso em guinchos de cabo infinito convencionais em que o ângulo de enrolamento é normalmente 360°, foi reconhecido, de acordo com a invenção, que um ângulo de enrolamento menor também pode ser adequado. Com um ângulo de enrolamento menor de em particular aproximadamente 270°, é possível dispensar com um rolo de desvio se, no caso do guincho de cabo infinito sendo usado com um dispositivo elevador de pessoa, o cabo não deveria ser guiado através do elevador de serviço em si, mas de preferência deveria ser desviado lateralmente após o elevador de serviço e para baixo por meio de rolos de desvio.
Em um refinamento preferencial da invenção, a velocidade predeterminada para a frenagem do cabo de segurança é 20 a 40 metros/minuto, preferencialmente 25 a 35 metros/minuto, preferencialmente aproximadamente 30 metros/minuto.
Neste modo, aderência à velocidade de desencadeamento predefinida pela Norma Europeia EN 1808 pode ser assegurada.
Em uma modalidade adicional da invenção, a polia de cabo de condução e a polia de cabo são montadas em um alojamento comum.
Neste modo, a superfície interior possível tanto para o guincho e também o dispositivo de segurança a ser de construção compacta em um alojamento comum.
Seria, contudo, basicamente também concebível para o dispositivo de segurança a ser formado como uma unidade separada com o dispositivo prendedor e o freio.
Em uma modalidade adicional da invenção, a polia de cabo possui um dispositivo de inclinação para inclinar o cabo de segurança contra a polia de cabo.
Em uma modalidade adicional da invenção, a polia de cabo de condução possui um dispositivo de inclinação para inclinar o cabo de trabalho contra a polia de cabo de condução.
Aqui, o dispositivo de inclinação pode ser, por exemplo, um rolo de pressionamento carregado por mola.
Estas medidas afetam medidas de segurança adicionais que não são basicamente necessárias se ambos os cabos são pré-carregados ou são carregados com um peso, mas que leva a um aumento adicional em segurança.
Além disso, a roda dentada pode ser montada sobre um moente de polia de cabo.
Finalmente, uma conexão conjunta rotativa da polia de cabo de condução e polia de cabo para um outro também é concebível.
Estas medidas acarretam em uma construção mais simplificada e um design compacto de dispositivo de segurança e do guincho de cabo infinito como um todo.
A invenção também provê um dispositivo elevador de pessoa, em particular um elevador de serviço, em particular para plantas de usinas eólicas, que possui um guincho de cabo infinito do tipo descrito acima.
É possível aqui para o cabo de trabalho e o cabo de segurança a ser guiada lateralmente para fora do guincho de cabo infinito em um ângulo de aproximadamente 90° com relação aos fios superiores, e desviados para baixo simplesmente por meio de em cada caso um rolo de desvio.
Neste modo, é possível obter orientação de cabo mais simples enquanto dispensar com adicionalmente rolos de desvio, e obter uma altura estrutural menor do dispositivo elevador de pessoa, em particular de uma gaiola de içamento.
É em si evidente que as características da invenção mencionadas acima e as características da invenção ainda a ser explicadas abaixo pode ser usada não apenas na combinação especificada respectivamente, mas de preferência também em outras combinações ou individualmente, sem se afastar do escopo da presente invenção.
Características e vantagens adicionais da invenção serão evidentes a partir da descrição a seguir de modalidades exemplares preferenciais com referência à ilustração, em que:
Fig. 1 mostra, em uma vista lateral simplificada, um dispositivo elevador de pessoa na forma de um elevador de serviço para uma planta de usina eólica;
Fig. 2 mostra uma ilustração em perspectiva de um guincho de cabo infinito de acordo com a invenção que é usado no dispositivo elevador de pessoa como peia Fig. 1;
Fig. 3 mostra uma vista frontal do guincho de cabo infinito como pela Fig. 2;
Fig. 4 mostra uma vista frontal do guincho de cabo infinito como pela Fig. 3 em uma ilustração ampliada e após a cobertura de alojamento ter sido removida;
Fig. 5 mostra uma seção através do guincho de cabo infinito como pela Fig. 2; e
Fig. 1 mostra, em uma vista lateral e em um desenho simplificado, um dispositivo elevador de pessoa na forma de um elevador de serviço para plantas de usinas eólicas.
O dispositivo elevador de pessoa denotou como um todo por 10 possuindo uma gaiola de elevador 12 com um quadro 18, para a extremidade de topo a qual é fixada um guincho de cabo infinito 20.
A gaiola de elevador 12 se pendura em um cabo de trabalho que é guiado através do guincho de cabo infinito 20 e que, lateralmente, é desviado para baixo por meio de um rolo 14. Em paralelo ao cabo de trabalho, funciona um cabo de segurança 16, que é, do mesmo modo, guiado através do guincho de cabo infinito 20 e, é guiado lateralmente para fora do guincho de cabo infinito 20, em um ângulo de 90° ou 270° com relação aos fios superiores do cabo de segurança 16, e guiado para baixo por meio do rolo de desvio 14. Na Fig. 1, é possível ver somente o curso do cabo de segurança 16, porque o cabo de trabalho funciona exatamente em paralelo ao mesmo e é, assim, escondido pelo cabo de segurança 16.
A construção e modo de operação do guincho de cabo infinito 20 serão agora explicadas em mais detalhe abaixo com base nas Fig.s 2 a 6.
Fig. 2 mostra uma vista em perspectiva do guincho de cabo infinito 20. O guincho de cabo infinito 20 move a parte de trabalho 28 para cima ou para baixo, tal que a gaiola de elevador 12 se move para cima ou para baixo sobre o cabo de trabalho 28. O guincho 22 compreende uma unidade de acionamento 24 com um motor e uma caixa de engrenagem, e também compreende um controlador 26. O guincho de cabo infinito 20 compreende um guincho 22 que move a parte de trabalho 28, e também um dispositivo de segurança 30 através de qual o cabo de segurança 16 é guiado.
Fig. 3 mostra o guincho de cabo infinito 20 em uma vista frontal, enquanto que Fig. 4 mostra o guincho de cabo infinito 20 em uma vista frontal ligeiramente ampliada após a cobertura de alojamento de dispositivo de segurança 30 ter sido removida.
Fig. 4 mostra a construção de um dispositivo prendedor 31 que é parte de dispositivo de segurança 30. O dispositivo prendedor 31 compreende uma roda dentada 32 que interage com uma lingueta 34 que é segurada de modo a ser pivotante em torno de um eixo de pivô 36. A lingueta 34 possui um primeiro braço de lingueta 38 e um segundo braço de lingueta 40 que sobressai em direções opostas a partir do eixo de pivô 36. A lingueta 34 é pré-carregada por uma mola 46 em tal modo que o primeiro braço de lingueta 38 normalmente se sustenta contra a dentição interna da roda dentada 32. Nesta posição, a roda dentada pode ser movida tanto no sentido horário e também no sentido anti- horário sem a lingueta levar ao bloqueio contra a roda dentada 32. Se a roda dentada 32 se move no sentido anti-horário como pelo desenho na Fig. 4, a gaiola de elevador 12 se move para baixo. Aqui, a lingueta 34 funciona com seu primeiro braço de lingueta 38 sobre a superfície interna dentada da roda dentada 32. O estresse da mola 46 agora é definido tal que, quando a velocidade descendente do cabo de segurança 16 alcança aproximadamente 30 metros por minuto, a interação do primeiro braço de lingueta 38 com a superfície interna dentada da roda dentada 32 causa a lingueta 34 para elevar a partir da superfície interna da roda dentada 32 e retornar, tal que a lingueta se engata com uma saliência de engate 42 na extremidade do segundo braço de lingueta na superfície interna da roda dentada 32, e a roda dentada 32 é, assim, bloqueada por meio da lingueta 34 montada sobre o alojamento 54. O dispositivo prendedor 31 é assim preso e leva a roda dentada 32 montada de modo rotativo a ser afixada na lingueta 34.
No estado preso, um interruptor 44 é ativado. O interruptor sinaliza para o controlador 26 que a unidade de acionamento 24 deve ser fechada. Além disso, o interruptor 44 também pode ser utilizado para emitir, por exemplo, um sinal de defeito, que é transmitida, por exemplo, para um dispositivo de monitoramento remoto, no evento de uma resposta.
Fig. 4 também mostra um dispositivo de inclinação 48 para uma polia de cabo por sobre a qual o cabo de segurança 16 é guiado (cf. Fig. 5). O dispositivo de inclinação 48 possui um rolo de pressionamento 50 que é pressionado por meio de uma mola 52 contra o cabo de segurança 16 a fim de pressionar o último em um sulco guia associado da polia de cabo 68 como pela Fig. 5.
A Fig. 5, além disso, mostra a construção do guincho 22. O guincho 22 possui, em um modo que é basicamente conhecido, uma polia de cabo de condução 58 por sobre a qual o cabo de trabalho 28 é guiado com um ângulo de enrolamento de aproximadamente 270°. A polia de cabo de condução 58 possui um sulco guia 59 em que o cabo de trabalho 28 funciona. Um dispositivo de inclinação 56 também é provido para inclinar o cabo de trabalho 28 sobre o sulco guia 59. Este dispositivo de pressionamento envolve um rolo de pressionamento combinado com uma mola. O cabo de trabalho 28 emerge lateralmente para fora do guincho 22, como pode ser visto a parit da Fig. 2, após um ângulo de enrolamento de aproximadamente 270°, e é então desviado para baixo por meio do rolo de desvio 14.
Fig. 5 também mostra a unidade de acionamento 24 que compreende um motor elétrico e uma caixa de engrenagem. O veio de saída 70 da caixa de engrenagem conduz a polia de cabo de condução 58 por meio de um pinhão de tipo de veio (não ilustrado).
Como pode ser visto a partir da ilustração ampliada de Fig. 6, ambas a polia de cabo de condução e também a polia de cabo são montadas sobre o alojamento comum 54 do guincho 22 e de dispositivo de segurança 30 por meio de, em cada caso dois suportes 60, 62, 64, 66.
O dispositivo de segurança 30 compreende o dispositivo prendedor 31 discutido acima com base na Fig. 4, este dispositivo de segurança sendo acoplado por meio de um freio, denotou como um todo por numeral 71, à polia de cabo 68 por sobre a qual o cabo de segurança 16 é guiado. A roda dentada 32 possui um cone externo 72 que se sustenta contra um cone interno 74 da polia de cabo 68. A roda dentada 32 é pré-carregada contra a polia de cabo 68 por meio de uma mola de placa 78 que é sustentada contra um anel de suporte 76 sobre um moente 73 da polia de cabo, tal que há encaixe por fricção entre o cone externo 72 da roda dentada 32 e o cone interno 74 da polia de cabo 68. A pré-carga da mola de placa 78 pode ser ajustada por meio de uma porca 82 que é parafusada sobre uma rosca 80 sobre o moente 73.
A função do dispositivo de segurança 30 é como a seguir:
Na situação normal, a polia de cabo não condutível 68 funciona sincronicamente com a polia de cabo de condução 58. O cabo de segurança 16 assim se move na mesma velocidade que o cabo de trabalho 28 sobre a polia de cabo 68.
Se, por qualquer razão, o guincho 22 cai. tanto como um resultado de quebra do cabo de trabalho 28 ou falha de caixa de engrenagem na unidade de acionamento 24, que iria causar a gaiola de elevador 12 a cair para baixo, a gaiola de elevador 12 se move para baixo inicialmente em uma velocidade aumentada até a velocidade de desencadeamento de dispositivo prendedor 31 é alcançada. A aproximadamente 30 metros por minuto, a lingueta 34 bloqueia contra a roda dentada 32, tal que a polia de cabo rotativa 68 previamente agora é freada por meio do freio cônico 71 até a gaiola de elevador 12 finalmente chegar a uma paralização.
A velocidade de desencadeamento para o dispositivo prendedor 31 é aproximadamente 30 metros por minuto. A pré-carga da mola de placa 78, o ângulo de cone do freio cônico 71, que é aproximadamente 5o a 8o, e o pareamento de fricção de materiais do cone interno 74 e cone externo 72 (liga de bronze / liga de aço) são coordenados com um outro tal que, procedendo a partir da velocidade de desencadeamento de aproximadamente 30 metros por minuto, a gaiola de elevador 12 é freada com aproximadamente 2 g. Isto constitui consideravelmente frenagem mais suave do que com dispositivo convencional de seguranças, por meio de qual o cabo de segurança foi imediatamente bloqueada, que levou a captura da gaiola de elevador 12 com aproximadamente 5 g.
Em vez de pareamento de material direto de dois metais (liga de bronze / liga de aço), seria também ser possível para um revestimento de fricção a ser provido em pelo menos um parceiro de fricção a fim de neutralizar possível desgaste como um resultado de corrosão ou gripagem. Aqui, seria então geralmente também ser necessário usar um ângulo de cone maior da ordem de magnitude de aproximadamente 10° a 40°, por exemplo, de aproximadamente 30°.
Por meio de um botão 45, a lingueta 34 também pode ser movida em sua posição presa manualmente, mecanicamente, eletricamente ou em algum 5 outro modo (cf. Fig. 5). Para este propósito, o botão 45 é ativado uma vez que a fim de pivotar a lingueta 34. A posição presa é automaticamente eliminada novamente se o cabo de segurança 16 é movido na direção ascendente novamente.

Claims (19)

1. Guincho de cabo infinito, em particular para um elevador de serviço (10), em particular para plantas de usina eólica, compreendendo um cabo de trabalho (28) e um cabo de segurança (16), uma polia de cabo de condução (58) em torno de qual pelo menos uma parte do cabo de trabalho (28) é enrolado, uma unidade de acionamento (24) para acionar a polia de cabo de condução (58), e adicionalmente compreendendo um dispositivo de segurança (30) para o cabo de segurança (16), em que o dispositivo de segurança (30) compreende uma polia de cabo não condutível (68), que é de montada de modo rotativo em um alojamento (54) e em torno da qual pelo menos uma parte do cabo de segurança (16) é enrolado, e adicionalmente compreende um dispositivo prendedor (31) que é acoplado por meio de um freio (71) à polia de cabo (68) e que bloqueia e freia o cabo de segurança (16) por meio do freio (71), em uma velocidade predeterminada do cabo de segurança (16) pelo menos em uma direção, em que o dispositivo prendedor (31) compreende uma roda dentada (32) que interage com uma lingueta (34) montada sobre o alojamento (54), em tal modo que a lingueta (34) engata na roda dentada (32) na velocidade predeterminada do cabo de segurança (16), caracterizado pelo fato de que a roda dentada (32) e a polia de cabo (68) são rotativas em torno de um eixo de rotação comum, e em que a roda dentada (32) forma um freio de fricção (71) com a polia de cabo (68).
2. Guincho de cabo infinito, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um sensor (44) é provido para detectar um bloqueio de dispositivo prendedor (31), do qual o sensor emite um sinal que indica um bloqueio de dispositivo prendedor (31).
3. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a lingueta (34) possui um primeiro braço de lingueta (38) e um segundo braço de lingueta (40), entre os quais a lingueta (34) é montada de modo pivotante sobre o alojamento (54), em que a lingueta (34) é pré-carregada contra a roda dentada (32) em tal modo que o primeiro braço de lingueta (38) pode se mover ao longo da roda dentada (32) até a velocidade predeterminada, e engata com seu segundo braço de lingueta (40) na roda dentada (32) se a velocidade predeterminada é excedida na direção descendente do cabo de segurança (16).
4. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que meios (45) para ativar de modo direcionado o dispositivo prendedor (31) são providos, em particular um botão para mover a lingueta (34) para uma posição de engate para engatar na roda dentada (32).
5. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o freio (71) é na forma de um freio cônico.
6. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o freio de fricção (71) compreende um primeiro parceiro de fricção composto de uma liga de bronze e um segundo parceiro de fricção composto de uma liga de aço.
7. Guincho de cabo infinito, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o freio (71) possui um ângulo de cone de aproximadamente 4° a 10°.
8. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o freio de fricção (71) compreende pelo menos um revestimento de fricção.
9. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 8, caracterizado pelo fato de que a roda dentada (32) possui um cone externo (72) que é carregado por mola contra um cone interno (74) da polia de cabo (68).
10. Guincho de cabo infinito, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a roda dentada (32) é pré-carregada contra o cone interno (74) da polia de cabo (68) por meio de uma mola de placa (78), a pré-carga de qual é preferencialmente ajustável.
11. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que pelo menos o cabo de trabalho (28) ou o cabo de segurança (16) são enrolados em torno da polia de cabo de condução (58) ou a polia de cabo (68) com um ângulo de enrolamento de menos que 300°, preferencialmente de aproximadamente 260 a 280°, particularmente preferencialmente, de aproximadamente 270°.
12. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a velocidade predeterminada para a frenagem do cabo de segurança é 20 a 40 metros/minuto, preferencialmente 25 a 35 metros/minuto, preferencialmente aproximadamente 30 metros/minuto.
13. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a polia de cabo de condução (58) e a polia de cabo (68) são montadas em um alojamento comum (54).
14. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a polia de cabo (68) possui um dispositivo de inclinação (48) para inclinar o cabo de segurança (16) contra a polia de cabo (68).
15. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a polia de cabo de condução (58) possui um dispositivo de inclinação (56) para inclinar o cabo de trabalho (28) contra a polia de cabo de condução (58).
16. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 ou 14, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de inclinação (48, 56) compreende um rolo de pressionamento carregado por mola (50).
17. Guincho de cabo infinito, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a roda dentada (32) é montada sobre um moente (73) da polia de cabo (68).
18. Dispositivo elevador de pessoa, em particular um elevador de serviço, em particular para plantas de usinas eólicas, caracterizado por um guincho de cabo infinito (20) conforme qualquer uma das reivindicações anteriores.
19. Dispositivo elevador de pessoa, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o cabo de trabalho (28) e o cabo de segurança (16) são guiados lateralmente para fora do guincho de cabo infinito (20) em um ângulo de aproximadamente 90° com relação aos fios superiores, e são desviados para baixo simplesmente por meio de, em cada caso, um rolo de desvio (14).
BR112013032512-7A 2011-07-04 2012-06-28 guincho de cabo infinito e dispositivo elevador de pessoa, em particular um elevador de serviço BR112013032512B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102011106636.9 2011-07-04
DE102011106636A DE102011106636A1 (de) 2011-07-04 2011-07-04 Seildurchlaufwinde
PCT/EP2012/062573 WO2013004588A1 (en) 2011-07-04 2012-06-28 Endless cable winch

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013032512A2 BR112013032512A2 (pt) 2017-03-01
BR112013032512B1 true BR112013032512B1 (pt) 2021-04-20

Family

ID=46545345

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013032512-7A BR112013032512B1 (pt) 2011-07-04 2012-06-28 guincho de cabo infinito e dispositivo elevador de pessoa, em particular um elevador de serviço

Country Status (12)

Country Link
US (1) US9415973B2 (pt)
EP (1) EP2729399B1 (pt)
JP (1) JP6087912B2 (pt)
CN (1) CN103648958B (pt)
BR (1) BR112013032512B1 (pt)
CA (1) CA2839235C (pt)
DE (1) DE102011106636A1 (pt)
DK (1) DK2729399T3 (pt)
ES (1) ES2639471T3 (pt)
MX (1) MX346549B (pt)
PL (1) PL2729399T3 (pt)
WO (1) WO2013004588A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103127627B (zh) * 2013-01-30 2015-07-08 黄柏源 一种双制动往返可控式缓降器
DE102013107407B4 (de) 2013-07-12 2015-08-27 Tractel Greifzug Gmbh Windpark mit einer Mehrzahl von Windkraftanlapen mit Servicelift und Verfahren zum Warten eines Windparks
DE102013215901A1 (de) * 2013-08-12 2015-02-12 Duallift Gmbh Servicelift
KR101548153B1 (ko) 2014-08-11 2015-08-28 남해이엔씨 주식회사 건설공사용 카리프트
DE202014010224U1 (de) 2014-12-30 2016-03-31 TÜV SÜD Industrie Service GmbH Vorrichtung zur Erfassung wenigstens eines Bewegungsparameters eines Aufzugs einer Windenergieanlage
WO2019081801A1 (en) * 2017-10-27 2019-05-02 Kone Corporation LIFTING ARRANGEMENT IN AN ELEVATOR CAGE
DE102017129372A1 (de) * 2017-12-11 2019-06-13 Wobben Properties Gmbh Aufstiegshilfe für eine Windenergieanlage und Windenergieanlage
EP3939670A1 (en) * 2020-07-13 2022-01-19 Tractel Greifzug GmbH Fall arrest device
CN116281706B (zh) * 2023-05-11 2023-08-04 中国海洋大学 一种海洋触探释放装置及方法

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA988476A (en) * 1972-05-22 1976-05-04 Masao Tsuda Slow descender
US3944185A (en) * 1974-06-28 1976-03-16 Mayco Equipment Co., Inc. Hoist apparatus
DE2623124C2 (de) * 1976-05-22 1978-05-18 A. Friedr. Flender Gmbh & Co Kg, 4290 Bocholt Notsenkeinrichtung für Elektro-Seilzüge
JPS6022077Y2 (ja) * 1976-10-28 1985-07-01 三菱電機株式会社 制動装置
DE3508035A1 (de) * 1985-03-07 1986-09-18 Thomas, Rudolf, 5200 Siegburg Hohlkoerpermast mit transportkorb
CN1029465C (zh) * 1986-01-26 1995-08-09 仲建元 备用钢绳悬停式防坠装置
US5090666A (en) * 1988-10-13 1992-02-25 May Marvin M Hoist apparatus
US5188341A (en) * 1991-01-10 1993-02-23 Fabricated Steel Products, Division Of Indal Limited Safety latch for a tire carrier
JPH05238680A (ja) * 1992-02-25 1993-09-17 Futaba Seisakusho:Kk 電動巻上装置
JPH08270212A (ja) * 1995-03-30 1996-10-15 Nihon Bisoh Co Ltd ロープ牽引装置
US5810508A (en) * 1996-07-15 1998-09-22 Norfolk Fabrication, Inc. Housing for a boat lift motor pulley and gear drive
US5927438A (en) * 1996-09-30 1999-07-27 Ostrobrod; Meyer Personnel lifting-lowering system
DE19743458A1 (de) * 1997-10-01 1998-06-25 Johannes Rinio Vorrichtung zur Vertikalverlagerung von Personenaufnahmemitteln
US5975498A (en) * 1998-12-14 1999-11-02 Deuer Manufacturing Inc. Spare tire lift/carrier unit with dual retainers
US6435479B1 (en) * 2000-07-12 2002-08-20 Mag-Eh, Ltd. Load-securing device
US6527252B2 (en) * 2001-04-13 2003-03-04 Edscha North America Spare tire carrier
DE20217287U1 (de) * 2002-11-09 2003-03-06 System Antriebstechnik Dresden Riementrieb-Aufzugsmaschine mit Nothaltebremsen
JP4339578B2 (ja) * 2002-11-27 2009-10-07 三菱電機株式会社 エレベータ装置
CN1257097C (zh) * 2003-10-14 2006-05-24 曾晓东 皮带传动的电梯曳引机
DE102004010308B4 (de) * 2004-03-03 2006-07-27 Greifzug Hebezeugbau Gmbh Treibscheibenhubwerk für Bühne und Befahranlage hiermit
US9592890B2 (en) * 2004-08-06 2017-03-14 Global Innovative Sports Incorporated Towrope winch rider profile
DE202005019439U1 (de) * 2005-12-09 2006-02-02 Greifzug Hebezeugbau Gmbh Hebebühne
CN101088897A (zh) * 2007-07-10 2007-12-19 宁波申菱电梯配件有限公司 新颖的电梯限速器
CN201842586U (zh) * 2010-11-02 2011-05-25 南昌工程学院 摩擦式起升装置

Also Published As

Publication number Publication date
PL2729399T3 (pl) 2017-11-30
DK2729399T3 (en) 2017-07-31
CA2839235A1 (en) 2013-01-10
BR112013032512A2 (pt) 2017-03-01
DE102011106636A1 (de) 2013-01-10
CN103648958A (zh) 2014-03-19
WO2013004588A1 (en) 2013-01-10
CA2839235C (en) 2018-02-06
US20140110649A1 (en) 2014-04-24
MX2014000021A (es) 2014-07-09
CN103648958B (zh) 2016-01-20
EP2729399A1 (en) 2014-05-14
US9415973B2 (en) 2016-08-16
MX346549B (es) 2017-03-24
ES2639471T3 (es) 2017-10-26
JP2014523381A (ja) 2014-09-11
JP6087912B2 (ja) 2017-03-01
EP2729399B1 (en) 2017-06-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013032512B1 (pt) guincho de cabo infinito e dispositivo elevador de pessoa, em particular um elevador de serviço
FI120303B (fi) Menetelmä ja laitteisto hissin tarrauslaitteen laukaisemiseksi
CA2816359C (en) Monitoring device for detecting unintended departure of a lift cage from standstill
JP6655047B2 (ja) エンドレス・ケーブル・ウインチ
CN101978129B (zh) 攀爬辅助系统
PT1608838E (pt) Dispositivo auxiliar de subida para escadas
US20130105250A1 (en) Speed limiter for an elevator
CN103011002B (zh) 离心式末级制动装置和包括该制动装置的滚筒排绳装置
JP5944056B2 (ja) エレベータ用調速機およびそれを用いたエレベータ装置
DE10148408C1 (de) Sicherheitsbremse für einen Elektrokettenzug
KR200243892Y1 (ko) 승강기용 브레이크장치
KR101615148B1 (ko) 추락방지기능을 구비한 셔터장치
CN110217664B (zh) 机械触发装置
JP6014261B2 (ja) エレベータ装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/06/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.