BR112013030521B1 - Preparação líquida para proteção biológica de plantas, método para a produção de uma preparação líquida, e uso da preparação líquida - Google Patents

Preparação líquida para proteção biológica de plantas, método para a produção de uma preparação líquida, e uso da preparação líquida Download PDF

Info

Publication number
BR112013030521B1
BR112013030521B1 BR112013030521-5A BR112013030521A BR112013030521B1 BR 112013030521 B1 BR112013030521 B1 BR 112013030521B1 BR 112013030521 A BR112013030521 A BR 112013030521A BR 112013030521 B1 BR112013030521 B1 BR 112013030521B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
liquid preparation
conidia
trisiloxane
biological
modified polyether
Prior art date
Application number
BR112013030521-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013030521A2 (pt
Inventor
Peter Lüth
Original Assignee
Bayer Cropscience Biologics Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bayer Cropscience Biologics Gmbh filed Critical Bayer Cropscience Biologics Gmbh
Publication of BR112013030521A2 publication Critical patent/BR112013030521A2/pt
Publication of BR112013030521B1 publication Critical patent/BR112013030521B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N63/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing microorganisms, viruses, microbial fungi, animals or substances produced by, or obtained from, microorganisms, viruses, microbial fungi or animals, e.g. enzymes or fermentates
    • A01N63/30Microbial fungi; Substances produced thereby or obtained therefrom

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Virology (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Mycology (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Micro-Organisms Or Cultivation Processes Thereof (AREA)

Abstract

PREPARAÇÃO LÍQUIDA PARA PROTEÇÃO BIOLÓGICA DE PLANTAS, MÉTODO PARA A PRODUÇÃO DA MESMA E RESPECTIVA UTILIZAÇÃO. A invenção refere-se a uma preparação líquida compreendendo fungos biologicamente ativos e/ou órgãos fúngicos e/ou outros microrganismos numa suspensão, a um método para a produção desta e respectivo uso na fitoproteção biológica, fortalecimento biológico de plantas e melhoramento biológico do solo. O líquido utilizado preferencialmente é poliéter-trissiloxano modificado. A preparação de acordo com a invenção destaca-se pela facilidade de gestão da armazenagem à temperatura ambiente, transporte sem problemas e simplicidade da produção e aplicação.

Description

Descrição
A invenção refere-se a uma preparação líquida, aos métodos para a produção da mesma e à respectiva utilização. A área de aplicação coincide com a agricultura e silvicultura, incluindo horticultura e fruticultura e ainda à cultura de plantas ornamentais, e à criação e manutenção de relvados. Assim, o objetivo da invenção consiste, em particular, na proteção biológica da planta, fortalecimento biológico da planta e melhoramento biológico do solo.
O uso de preparações à base de fungos microscópicos e outros microrganismos permite a proteção biológica da planta e assim um controle preventivo ou curativo de organismos causadores de doenças das plantas e organismos prejudiciais com base nos mecanismos de ação ecológicos dirigidos contra os referidos organismos prejudiciais e patogênicos.
Outros microrganismos, tais como richoderma spp., Pythium oligandrum, Bacillus spp., Pseudomonas spp. e Streptomyces spp. são capazes de causar reações nas plantas que conduzem a uma maior resistência contra organismos patogênicos ou outros fatores de estresse, tais como secura, carência de nutrientes, níveis de pH desfavoráveis ou elevado teor de sal no solo.
Contudo, outros organismos como Trichoderma spp., Penicillium bilaii, Azotobacter spp., Azotomonas spp., Azospirillum spp. e Rhizobium spp conduzem a uma melhoria da disponibilidade de nutrientes no solo ou diretamente na raiz da planta.
Estas preparações são amigas do ambiente e recorrem aos mecanismos reguladores naturais que se desenvolveram na natureza ao longo da evolução.
A literatura apresenta várias formulações ou preparações nas quais os microrganismos fúngicos constituem agentes em agentes de proteção biológica de plantas, agentes fortalecedores biológicos de plantas e fertilizantes biológicos. Por exemplo, os microrganismos são formulados como, por exemplo, granulados hidrodispersíveis, pós hidrodispersíveis, dispersões oleosas ou concentrados de suspensão (Anônimo, 2005).
A formulação deve assegurar que os produtos possuam um bom prazo de validade. Quer dizer que os microrganismos devem ser capazes de reter a sua vitalidade pelo máximo de tempo possível, mesmo a altas temperaturas.
Os produtos devem apresentar uma boa solubilidade/dispersibilidade em água, de forma a que seja possível aplicar por meio de pulverização ou com ajuda do sistema de irrigação e os microrganismos (por ex. esporos fúngicos ou células bacterianas) possam ficar bem distribuídos no solo ou na planta ou sobre o organismo prejudicial. Neste contexto, é particularmente importante que os microrganismos não se aglomerem em agregados na suspensão aquosa que será utilizada, mas, em vez disso, ocorra individualmente (por ex. esporos fúngicos ou células bacterianas em suspensão separadas umas das outras). Caso ocorram agregados na suspensão aquosa que vai ser utilizada, pode levar ao entupimento dos bicos dos pulverizadores para proteção das plantas ou uma distribuição irregular da substância biológica ativa no solo, na planta ou no organismo prejudicial, afetando negativamente a ação do produto.
Particularmente, os microrganismos que necessitam de ser regados no solo para atingirem o pleno desenvolvimento da sua ação (por ex. para o controle de nemátodos, insetos do solo ou organismos causadores de doenças transmitidas pelo solo) perdem a sua ação dado que são logo filtrados nas camadas superiores do solo, pela estrutura do solo caso estiverem presentes agregados relativamente grandes na suspensão em uso.
Vários microrganismos ou órgãos de microrganismos, mais particularmente conídios fúngicos dos gêneros Beauveria, Isaria, Nomuraea, Metarhizium, Paecilomyces e Penicillium são hidrorrepelentes. Em alguns casos, esta propriedade dos microrganismos dificulta ainda a utilização destes. Podem ficar mal suspensos em água, com fraca distribuição na superfície das plantas ou insetos parasitas e penetrarem com dificuldade no solo por ação da rega.
A desvantagem de alguns pós hidrodispersíveis reside na dificuldade de impedir a disseminação dos pós durante o uso destes, levantando a possibilidade de ocorrência de contaminação do utilizador ou do ambiente.
Devido à sua formulação, muitas preparações microbiológicas contêm apenas uma pequena quantidade do respectivo agente ativo. Por exemplo, existem preparações que contêm apenas 1 x 107 ou 1 x 108 conídios fúngicos vivos por grama. No caso de uma quantidade mínima de aplicação necessária para uma boa ação, que em muitos casos é de 1 x 1011 ou 1 x 1012 e mais conídios fúngicos por hectare, a fraca concentração de substância ativa nas preparações comporta elevados encargos (relativamente à produção, armazenagem, transporte e uso).
Os microrganismos vivos diferem das substâncias ativas quimicamente sintetizadas no que respeita ao prazo de validade, entre outros aspectos, uma vez que não são estáveis nos solventes convencionais utilizados. Se forem expostos a condições desfavoráveis perdem a capacidade de germinação e morrem. É o que acontece no caso de armazenagem prolongada, durante a incubação a temperaturas relativamente elevadas, em caso de contato com substâncias químicas e semelhantes.
Constitui assim um objeto da invenção o desenvolvimento de uma preparação líquida que contém um microrganismo ativo ou respectivos órgãos, por exemplo, esporos fúngicos, conídios fúngicos, clamidósporos, esclerócios, segmentos de hifas fúngicas, células bacterianas ou vírus. Poderá ser armazenada por um período prolongado (no mínimo 12 meses) com baixo esforço técnico e com manutenção da respectiva vitalidade e agressividade a uma temperatura relativamente elevada. Além disso, será fácil de suspender em água e facilmente distribuído pela planta, o organismo alvo ou no solo. A preparação líquida deverá também ser muito concentrada.
A invenção é executada de acordo com as reivindicações 1, 11 e 15. Outros desenhos, aspectos e detalhes vantajosos da invenção são revelados nas reivindicações dependentes, na descrição e nos exemplos.
O ponto de partida da invenção reside na descoberta surpreendente de que a mistura de microrganismos vivos ou dos respectivos órgãos em poliéter-trissiloxano modificado conduz a uma preparação líquida destas. Verificou-se ainda, surpreendentemente, microrganismos vivos misturados em, isto é suspensos em, poliéter-trissiloxano modificado mantiveram a sua vitalidade. Constatou-se ainda ser particularmente surpreendente que os microrganismos vivos suspensos mantiveram a sua vitalidade durante armazenagem ao longo de 12 meses. Foi também excepcionalmente surpreendente o fato de os esporos fúngicos poderem ser suspensos em poliéter-trissiloxano modificado de 100% de potência sem ocorrer secagem. Ainda mais surpreendente foi o fato de o prazo de validade dos esporos sofrer uma melhoria efetiva através da suspensão em poliéter-trissiloxano modificado.
A suspensão dos microrganismos ou dos respectivos órgãos em poliéter-trissiloxano modificado produz um concentrado de dispersão (CD). Assim, a preparação líquida de acordo com a invenção é caracterizada por uma suspensão constituída por um microrganismo biologicamente ativo ou órgãos de um microrganismo, por exemplo, esporos fúngicos, conídios fúngicos, clamidósporos, esclerócios, segmentos de hifas fúngicas, células bacterianas ou vírus e poliéter-trissiloxano modificado.
A invenção é vantajosa porque o prazo de validade do agente de proteção biológica de plantas melhora decisivamente em relação aos produtos da técnica anterior. A invenção é também vantajosa porque os microrganismos hidrorrepelentes ou partes destes podem ser suspensos de forma substancialmente mais eficaz em poliéter-trissiloxano modificado puro do que em água, e portanto, em contraste com as soluções aquosas, não se verifica a aglomeração dos microrganismos. Se a dissolução/suspensão do produto em água for destinada ao uso, estas propriedades são conservadas e assim os microrganismos ou órgãos dos microrganismos podem ser uniformemente distribuídos pelas plantas ou pelo solo. Uma outra vantagem da invenção consiste no fato de os microrganismos, ou partes destes, suspensos em poliéter-trissiloxano modificado puro podem ser bem misturados com água, obtendo-se assim várias concentrações para uso.
Da literatura conhece-se que, por exemplo, esporos fúngicos em suspensões aquosas são utilizados conjuntamente com poliéter-trissiloxano modificado, tal como o contido nos produtos Silwet ou Break-Thru por exemplo (Akbar et al., 2005; Gatarayiha et al., 2010; Legaspi et al., 2000; Wekesa et al., 2005). Neste caso, porém, o poliéter-trissiloxano modificado só é misturado na água ou na suspensão aquosa de conídios imediatamente antes do uso dos conídios a fim de melhorar a aplicabilidade dos conídios. O poliéter-trissiloxano modificado serve, assim, apenas como agente molhante e/ou agente adesivo. O uso de surfactantes não-iônicos encontra-se também mencionado na DE102004011007 mas apenas no contexto de uma formulação à base de óleo e não como surfactante puro. Os poliéter- trissiloxanos modificados sob a forma de surfactantes não-iônicos são utilizados em agentes fitoprotetores, concebidos para a suspensão de substâncias ativas sintetizadas por via química (DE10036003A1, US6117816A). No entanto, desconhecia-se até agora que os microrganismos ou respectivos órgãos podem ser formulados em poliéter-trissiloxano modificado puro e armazenados em estado vital por um período prolongado. Além disso, um agente biológico fitoprotetor constituído por uma formulação de microrganismos vivos como agente ativo em poliéter-trissiloxano modificado era desconhecido até hoje.
A invenção apresenta particularmente uma preparação líquida para proteção biológica de plantas, compreendendo uma suspensão constituída por um microrganismo ativo ou uma mistura de múltiplos microrganismos ativos ou órgãos de microrganismos e de um poliéter- trissiloxano modificado.
Neste aspecto, é preferível que o microrganismo ativo ou para a mistura de microrganismos ativos ou os órgãos do(s) microrganismo(s) ativo(s) na preparação líquida de acordo com a invenção possua uma ação antagonista e/ou hiperparasítica dirigida contra organismos específicos causadores de doenças de plantas. É também preferível que o microrganismo ativo ou para a mistura de microrganismos ativos ou os órgãos do(s) microrganismo(s) ativo(s) na preparação líquida de acordo com a invenção possua uma ação indutora de resistência e/ou ação indutora de tolerância ao estresse que se manifesta em plantas ou uma ação de aumento da disponibilidade de nutrientes.
De acordo com a invenção, as substâncias microbiológicas ativas preferidas na preparação líquida de acordo com a invenção serão um fungo, múltiplos fungos ou uma mistura de várias espécies de fungos. Se forem utilizados órgãos de fungos, nesse caso, de acordo com a invenção, podem ser preferencialmente esporos, conídios, blastóporos, clamidósporos, esclerócios ou segmentos de hifas ou uma mistura dos órgãos referidos. Quanto a este aspecto, é particularmente preferido o uso dos seguintes fungos com uma ação antagonística contra organismos específicos causadores de doenças das plantas: Ampelomyces quisqualis Beauveria bassiana Beauveria brongniartii Clonostachys rosea Coniothyrium minitans Gliocladium catenulatum Isaria spp. Laetisaria arvalis Lecanicillium lecanii Lecanicillium muscarium Metarhizium anisopliae Nomuraea rileyi Paecilomyces lilacinus Phoma macrostoma Pythium oligandrum Talaromyces flavus Teratosperma oligocladum Trichoderma spp. Verticillium biguttatum
Dá-se preferência ao uso de fungos que melhoram a disponibilidade de nutrientes no solo e/ou aumentam a resistência de plantas a fatores de estresse (incluindo organismos causadores de doenças e prejudiciais) são:
Penicillium bilaii, Trichoderma spp. e todas as espécies que podem ser classificadas no grupo dos fungos micorrízicos.
É também preferencial, de acordo com a invenção, uma preparação líquida em que a substância microbiológica ativa é uma bactéria ou uma mistura de várias bactérias. Assim, dá-se particular preferência ao uso de bactérias que melhoram a disponibilidade de nutrientes no solo e/ou aumentam a resistência de plantas a fatores de estresse (incluindo organismos causadores de doenças e prejudiciais). Dá-se preferência às seguintes bactérias:
Bacillus spp., Pseudomonas spp., Streptomyces spp., Azotobacter spp., Azotomonas spp., Azospirillum spp. e Rhizobium spp.
Outras bactérias são discutidas ou são já utilizadas como agentes ativos em agentes biológicos para a proteção de plantas, Exemplos destas incluem: Bacillus spp., Serratia spp., Pseudomonas spp., Streptomyces spp., Pasteuria spp. e Burkholderia spp.
Adicionalmente é preferido, de acordo com a invenção, uma preparação líquida em que a substância microbiológica ativa é um vírus ou uma mistura de vários vírus.
Adicionalmente é preferido, de acordo com a invenção, uma preparação líquida em que a substância microbiológica ativa é uma mistura dos fungos, bactérias ou vírus referidos ou uma mistura de, em cada caso, dois destes microrganismos. A preparação líquida de acordo com a invenção é produzida da seguinte forma:
O microrganismo biologicamente ativo é cultivado num meio de crescimento adequado para este fim de acordo com o método conhecido per se, por exemplo fermentação submergida ou fermentação em estado sólido. Na sequência da cultura, o microrganismo ou os respectivos órgãos utilizados preferencialmente são separados do substrato da cultura. Numa variante específica, o substrato de cultura coberto pelo microrganismo (em especial quando são utilizados substratos sólidos) é seco previamente. Em alternativa, o microrganismo ou os respectivos órgãos utilizados preferencialmente podem ser secos, por exemplo por liofilização, após a separação do substrato de cultura. Depois da separação e secagem opcional, o microrganismo ou os respectivos órgãos utilizados preferencialmente são suspensos em poliéter-trissiloxano modificado. O trissiloxano foi preferencialmente modificado com Éter n-butílico de propilenoglicol (PnB), CAS No. 29387-86-8 (5131-66-8) Éter n-butílico de dipropilenoglicol (DPnB), CAS No. 29911-28-2 (35884-42-5) Acetato do éter metílico de dipropilenoglicol (DPMA), CAS No. 88917-22-0 Éter metílico de tripropilenoglicol (TPM), CAS No. 25498-49-1 e 20324-33-8 Éter metílico de propilenoglicol (PM), CAS No. 107-98-2 Acetato do éter metílico de propilenoglicol (PMA), CAS No. 108-65-6 Éter metílico de dipropilenoglicol (DPM), CAS No. 34590-94-8 Éter monometílico de tripropilenoglicol.
É dada particular preferência ao poliéter-trissiloxano modificado Break-Thru e preferência muito particular ao poliéter-trissiloxano modificado S 240, N° CAS 134180-76-0, com a designação química oxirano, metiloxirano, polímero com oxirano, éter mono(3-(1,3,3,3- tetrametil-1-((trimetilsilil)oxi)disiloxanil)propílico).
Antes da separação do microrganismo ou dos respectivos órgãos utilizados preferencialmente, a cultura é opcionalmente seguida de processamento do substrato de cultura coberto por meio de um método de dispersão apropriado ou, após secagem, por meio de um método apropriado. A separação do microrganismo ou dos seus órgãos utilizados preferencialmente é executada seguidamente por meio de métodos conhecidos per se, tal como métodos de tamisagem, filtração, classificação a ar, decantação ou centrifugação.
De acordo com a invenção, a preparação líquida é utilizada como agente biológico fitoprotetor, agente biológico fitofortalecedor ou agente biológico de melhoramento do solo e, se necessário, é diluído com água até à concentração de utilização, dependendo do fim previsto. A preparação pode ser misturada ou arrastada com água para penetrar no solo, aplicada diretamente nas plantas ou utilizada no tratamento de sementes.
Por exemplo, a preparação pode ser utilizada com os conídios de Paecilomyces lilacinus como agente ativo para o controle biológico de nemátodos parasitas de plantas. No caso do uso de esporos de Talaromyces flavus, a preparação pode ser utilizada no controle de Verticillium dahliae, um organismo causador de doenças com um significativo impacto econômico na murchidão do algodão. No caso do uso de esporos de Nomuraea rileyi,, a preparação pode ser utilizada no controle de várias espécies de lagartas e borboletas parasitas, tais como Helicoverpa armigera e Spodoptera exigua. O uso da preparação com o uso dos conídios de Penicillium bilaii aumenta a disponibilidade do mineral fósforo no solo.
A preparação líquida de acordo com a invenção possui um longo prazo de validade à temperatura ambiente e é completamente solúvel em água, com o agente microbiano ativo em suspensão na solução água/poliéter-trissiloxano modificado.
Por exemplo, ao fim de um período de armazenagem de doze meses da preparação à temperatura ambiente , ainda era possível determinar uma vitalidade de 92,3% dos conídios de P. lilacinus. A ação da preparação foi ainda suficiente para reduzir nitidamente a população do nemátodo Meloidogyne incognita no solo. Por este motivo, a preparação é muito adequada para o uso comercial.
A preparação encontra-se guardada e é transportada na ausência de ar, dentro de garrafas, sacos, contentores ou tambores vedados hermeticamente.
A aplicação é simples graças à boa hidrossolubilidade da preparação e facilidade de suspensão associada do microrganismo ou dos respectivos órgãos utilizados no líquido de pulverização e pode ser executada por meio de pulverização ou mediante injeção no sistema de irrigação, assegurando uma distribuição uniforme do agente ativo no solo, na planta ou nos organismos parasitas que se pretende controlar.
Em resumo, fica determinado que a preparação de acordo com a invenção se destaca pela armazenagem de fácil gestão à temperatura ambiente, transporte sem problemas, facilidade de produção e de uso.
A invenção passa agora a ser elucidada mais detalhadamente mediante realizações de exemplo que, no entanto, não pretendem restringir a invenção.
Exemplo 1
O fungo Paecilomyces lilacinus foi cultivado num substrato sólido adequado em condições axênicas. Após a cultura, o respectivo substrato foi seco com os conídios fúngicos que se encontram neste.
Os conídios foram depois separados do substrato de cultura seco, recorrendo a um método de classificação a ar e filtração. Neste momento continham uma umidade residual de 8,3%. 80 g do pó seco de conídios, que apresentava uma concentração de 2,8 x 1011 conídios por grama, foram suspensos em 100 ml de poliéter-trissiloxano modificado, preparação comercial Break-Thru S240. A preparação líquida resultante continha 1,41 x 1011 conídios por mililitro e 1,37 x 1011 conídios vivos por mililitro. Estes valores correspondem a uma concentração de conídios vivos na preparação líquida de 97,24%.
A preparação líquida foi incubada à temperatura ambiente (20-22 °C) e a capacidade de germinação dos conídios de Paecilomyces lilacinus foi determinada mensalmente. Para investigar a capacidade de germinação, foram recolhidas regularmente amostras, misturadas com água numa proporção de 1:10000, incubadas durante 5 horas nesta mistura e espalhadas em 0,1 ml de um meio de crescimento de agar adequado. As placas de agar foram depois incubadas a 25 °C durante 24 horas e depois foram examinadas ao microscópio. Neste exame, o número de conídios germinados, que são claramente identificáveis pela formação de um tubo germinal, foi determinado e relacionado com o número de conídios que não germinaram. Os resultados das contagens encontram-se indicados no quadro abaixo. Quadro 1: Validade da formulação líquida de acordo com a invenção de conídios de Paecilomyces lilacinus
Figure img0001
Exemplo 2
Foi utilizado um ensaio em vaso para investigar a ação de uma preparação líquida produzida com base em Paecilomyces lilacinu na população do nemátodo das galhas radiculares (Meloidogyne incognita) no solo e ainda nos sintomas provocados pelo nemátodo nas raízes do tomateiro.
Utilizou-se uma preparação líquida, tal como no exemplo 1, contendo exatamente 1 x 1011 de conídios fúngicos vivos por mililitro. Os vasos foram cheios com 1000 ml de solo e cada inoculado com 5000 ovos e larvas de Meloidogyne incognita. Com este objetivo foram abertos no solo orifícios e pipetou-se a suspensão de nemátodos nos orifícios. A preparação líquida foi aplicada no dia seguinte à inoculação. Com este objetivo, foram misturados 10 mililitros da preparação líquida em 10 litros de água. Da suspensão de conídios resultante, foram administrados 10 ml em cada vaso. Em seguida, os vasos foram regados até o solo ficar saturado. A quantidade aplicada corresponde a uma quantidade da preparação líquida de 0,01 ml por vaso ou a uma concentração de conídios de 1 x 109 de conídios por vaso. 7 dias depois do tratamento, as plantas do tomateiro com aprox. 15 cm de altura foram plantadas nos vasos. O tratamento foi repetido 3 vezes no total, primeiro 3 semanas depois do plantio e depois de 4 em 4 semanas. A avaliação da experiência foi executada 14 semanas depois do plantio (3 semanas depois da última aplicação). Como controle, testou-se uma variante sem tratamento em paralelo. Ambas as variantes, com e sem tratamento, foram avaliadas recorrendo a 8 réplicas. O resultado da experiência encontra-se apresentado no quadro 2.
Quadro 2: Efeito de uma preparação líquida constituída por conídios de Paecilomyces lilacinus suspensos em poliéter-trissiloxano modificado (Break-Thru S 240) na propagação de Meloidogyne incognita e nos sintomas causados por nemátodos nas raízes.
Figure img0002
*) Esquema de pontuação: 0 = sem sintomas, 10 = plantas mortas Exemplo 3:
O fungo Nomuraea rileyi foi cultivado num substrato sólido adequado em condições axênicas. Após a cultura, o respectivo substrato foi seco com os conídios fúngicos que se encontram neste.
Os conídios foram depois separados do substrato de cultura seco, recorrendo a um método de classificação a ar e filtração. Neste momento continham uma umidade residual de 9,2%. 7 g do pó seco de conídios, que apresentava uma concentração de 8,03 x 1010 conídios por grama, foram suspensos em 100 ml de éter n-butílico de propilenoglicol-trissiloxano modificado. A preparação líquida resultante continha 5,62 x 109 conídios por mililitro e 5,19 x 109 conídios vivos por mililitro. Estes valores correspondem a uma concentração de conídios vivos na preparação líquida de 92,35%.
A preparação líquida foi incubada à temperatura ambiente (20-22 °C) e a capacidade de germinação dos conídios de Nomuraea rileyi foi determinada mensalmente. Para investigar a capacidade de germinação, foram recolhidas regularmente amostras, misturadas com água numa proporção de 1:2000, incubadas durante 5 horas nesta mistura e espalhadas em 0,1 ml de um meio de crescimento de agar adequado. As placas de agar foram depois incubadas a 25 °C durante 40 horas e depois foram examinadas ao microscópio. Neste exame, o número de conídios germinados, que são claramente identificáveis pela formação de um tubo germinal, foi determinado e relacionado com o número de conídios que não germinaram. Os resultados das contagens encontram-se indicados no quadro 3.
Quadro 3: Estabilidade à armazenagem da formulação líquida de acordo com a invenção de conídios de Nomuraea rileyi
Figure img0003
Exemplo 4:
Numa experiência de laboratório, larvas de Spodoptera exigua foram mantidas em pequenos recipientes de Plexiglas com uma dieta especialmente composta (base: 174 mm2) a uma umidade relativa de 75% e a uma temperatura de 26 °C +/-2 °C. 5 dias depois de eclodirem (2a fase larval), as larvas foram tratadas com o produto de esporos de acordo com a invenção. Para este fim, utilizou-se uma preparação líquida contendo exatamente 5 x 109 conídios fúngicos vivos por mililitro em éter metílico de tripropileno glicol-trissiloxano modificado. Para produzir a suspensão de pulverização, misturaram-se 10 ml ou 2 ml da referida preparação líquida em 4 l de água. Da suspensão de esporos resultante, 4 ml foram pulverizados numa área de 100 cm2. Esta quantidade corresponde a uma aplicação de líquido de pulverização de 1000 ml ou 200 ml da preparação líquida por hectare misturada, em ambos os casos, em 400 litros de água por hectare. Os pequenos recipientes onde as larvas foram incubadas encontravam-se, no momento da aplicação, situados na área onde foi aplicada a pulverização. A avaliação do teste foi executada 1, 3 e 7 dias depois do tratamento determinando o número de larvas mortas e determinando a extensão da mortalidade. Globalmente, foram testadas 10 larvas por recipiente e 3 recipientes por variante da experiência.
Quadro 4: Mortalidade das larvas de Spodoptera exigua após o tratamento com uma preparação líquida dissolvida em água constituída pelos conídios do fungo Nomuraea rileyi suspensos em éter metílico de tripropilenoglicol-trissiloxano modificado.
Figure img0004
Literatura
Anônimo (2005): Vom Wirkstoff zum Produkt - die Formulierung macht’s [Da substância ativa ao produto - a formulação torna-o possível]. KURIER, Das Bayer CropScience Magazin für moderne Landwirtschaft [KURIER, A Bayer CropScience Magazine para a Agricultura 5 Moderna] 5(1): 6-9
Akbar W, Lord JC, Nechols JR, Loughind TM (2005): Efficacy of Beauveria bassiana for Red Flour Beetle When Applied with Plant Essential Oils or in Mineral Oil and Organosilicone Carriers. Journal of Economic Entomology 98(3): 683-688
Gatarayiha MC, Laing MD, Miller RM (2010): Effects of adjuvant and conidial concentration on 10 the efficacy of Beauveria bassiana for the control of the two spotted spider mite, Tetranychus urticae. Experimental and Applied Acarology 50(3): 217-229
Legaspi JC, Poprawski TJ, Legaspi BC Jr. (2000): Laboratory and field evaluation of Beauveria bassiana against sugarcane stalkborers (Lepidoptera: Pyralidae) in the lower Rio Grande Valley of Texas. J Econ Entomol. 93(1): 54-9
Wekesa VW, Maniania NK, Knapp M, Boga HI (2005): Pathogenicity of Beauveria bassiana and Metarhizium anisopliae to the tobacco spider mite Tetranychus evansi. Experimental and Applied Acarology 36(1-2): 41-50

Claims (9)

1. Preparação líquida para proteção biológica de plantas, caracterizada por consistir em uma suspensão constituída por conídios de fungos Paecilomyces lilacinus ou Nomuraea rileyi e um poliéter-trissiloxano modificado.
2. Preparação líquida, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo poliéter-trissiloxano modificado ter o CAS No. 134180-76-0.
3. Preparação líquida, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo trissiloxano ter sido modificado com Éter n-butílico de propilenoglicol (PnB), Éter n-butílico de dipropilenoglicol (DPnB), Acetato do éter metílico de dipropilenoglicol (DPMA), Éter metílico de tripropilenoglicol (TPM), Éter metílico de propilenoglicol (PM), Acetato do éter metílico de propilenoglicol (PMA), Éter metílico de dipropilenoglicol (DPM), Éter monometílico de tripropilenoglicol.
4. Método para a produção de uma preparação líquida, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo Paecilomyces lilacinus ou Nomuraea rileyi ser cultivado e os conídios que foram formados serem suspendidos num poliéter-trissiloxano modificado.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo poliéter- trissiloxano modificado ter o CAS No. 134180-76-0.
6. Método, de acordo com uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo material fúngico ser processado por meio de métodos de moagem e/ou dispersão.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelos conídios serem isolados após processamento mediante métodos de tamisagem, filtração, classificação a ar ou centrifugação.
8. Uso da preparação líquida, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por ser mediante mistura no solo, aplicação sobre ou na planta ou tratamento de sementes.
9. Uso da preparação líquida, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pela preparação líquida ser diluída com água.
BR112013030521-5A 2011-05-27 2012-05-18 Preparação líquida para proteção biológica de plantas, método para a produção de uma preparação líquida, e uso da preparação líquida BR112013030521B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102011102632 2011-05-27
DE102011102632.4 2011-05-27
PCT/DE2012/000523 WO2012163322A1 (de) 2011-05-27 2012-05-18 Flüssiges präparat für den biologischen pflanzenschutz, verfahren zu seiner herstellung und seine verwendung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013030521A2 BR112013030521A2 (pt) 2017-03-01
BR112013030521B1 true BR112013030521B1 (pt) 2022-03-29

Family

ID=46639255

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013030521-5A BR112013030521B1 (pt) 2011-05-27 2012-05-18 Preparação líquida para proteção biológica de plantas, método para a produção de uma preparação líquida, e uso da preparação líquida

Country Status (16)

Country Link
US (1) US9788551B2 (pt)
EP (1) EP2713718B1 (pt)
JP (1) JP2014516042A (pt)
BR (1) BR112013030521B1 (pt)
CR (1) CR20130627A (pt)
DE (1) DE102012010012A1 (pt)
ES (1) ES2653207T3 (pt)
GT (1) GT201300298A (pt)
HR (1) HRP20171918T1 (pt)
HU (1) HUE037607T2 (pt)
MA (1) MA35135B1 (pt)
MX (1) MX350520B (pt)
PL (1) PL2713718T3 (pt)
RS (1) RS56729B1 (pt)
WO (1) WO2012163322A1 (pt)
ZA (1) ZA201309681B (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PT3200584T (pt) * 2014-10-02 2019-05-03 Bayer Cropscience Biologics Gmbh Composição essencialmente livre de água e que compreende pelo menos um agente de controlo biológico fúngico que forma esporo, um trissiloxano modificado com poliéter e sílica fumada ou precipitada
MA41170A (fr) * 2014-12-16 2017-10-24 Bayer Cropscience Ag Procédé destiné à prolonger la viabilité de spores fongiques dans des formulations liquides
EP3034600A1 (en) * 2014-12-16 2016-06-22 Bayer CropScience Biologics GmbH Method for prolonging the viability of fungal spores in liquid formulations
CN105309452A (zh) * 2015-10-19 2016-02-10 江苏七洲绿色化工股份有限公司 一种增效杀螨农药组合物
EP3213634A1 (de) 2016-03-04 2017-09-06 Evonik Degussa GmbH Verwendung von polyether modifizierten kurzkettigen siloxanen in der landwirtschaft zur erhöhung des ernteertrages
CN110072392A (zh) 2016-10-14 2019-07-30 生物制品有限责任公司 含有寡雄腐霉微生物的液体生物抗真菌制品和制备方法
EP3400801A1 (en) * 2017-05-10 2018-11-14 Bayer CropScience Aktiengesellschaft Plant health effect of purpureocillium lilacinum
EP3360917A1 (en) 2017-02-14 2018-08-15 CHT R. BEITLICH GmbH Soil conditioner for reducing the sodicity and dispersion to improve the water mobility in various soils
LT6470B (lt) 2017-03-20 2017-11-10 Aleksandro Stulginskio Universitetas Degalų sąnaudų mažinimo būdas augalininkystėje, panaudojant biologinį preparatą
MX2018002120A (es) 2018-02-19 2018-08-01 Orlando Castro Cabrera Luis Consorcio de bacterias mineralizadoras de lipidos, almidones y azucares (hidratos de carbono) resistentes a dosis letales de tiodicarb (carbamato) y bifentrina (piretroides) para ser inoculado en materia organica de diferente procedencia.
MX2018002087A (es) * 2018-02-19 2018-08-01 Orlando Castro Cabrera Luis Proceso para hacer resistentes a tiodicarb (carbamato) y bifentrina (piretroide) a un consorcio de hongos solubilizadores de fosforo y antagonistas de algunos patogenos, para ser usados en bioabonos liquidos para ser aplicados de manera edafica y/o foliar.
MX2018002063A (es) 2018-02-19 2018-08-01 Orlando Castro Cabrera Luis Proceso para hacer resistente a tiodicarb (carbamato) y bifentrina (piretroide) a un consorcio de bacterias nitrificantes, solubilizadores de fosforo y antagonistas de algunos patogenos, para ser usados en bioabonos liquidos para ser aplicados de manera edafica y/o foliar.
US20210145010A1 (en) 2018-04-19 2021-05-20 Evonik Operations Gmbh Biocompatible siloxanes for formulation of microorganisms
US20210127686A1 (en) * 2018-06-15 2021-05-06 Bayer Aktiengesellschaft Liquid and storage-stable formulations for fungal spores
CN109337822B (zh) * 2018-10-10 2020-05-22 中国农业科学院植物保护研究所 布氏白僵菌brns50206及其应用
MX2021012479A (es) * 2019-04-12 2021-11-12 Danstar Ferment Ag Metodos para aumentar la tasa de germinacion de esporas de hongos.
CN110066739B (zh) * 2019-04-25 2021-08-17 华南农业大学 一种布氏白僵菌sb010及其在防治普通大蓟马中的应用
WO2020234035A1 (de) 2019-05-20 2020-11-26 Evonik Operations Gmbh Verwendung von polyglycerinestern als träger für mikrobiologische wirkstoffe
EP3979803A1 (en) * 2019-06-07 2022-04-13 Bayer CropScience Biologics GmbH Methods of increasing the germination rate of fungal spores
AU2021266078A1 (en) * 2020-04-30 2023-01-19 Evonik Operations Gmbh Use of polyethers as carriers for active ingredients
CN113046249B (zh) * 2021-05-17 2022-08-30 福建省农业科学院植物保护研究所 一株蜡蚧轮枝菌ll-01及其生防应用
WO2023061817A1 (en) * 2021-10-14 2023-04-20 Evonik Operations Gmbh Liquid composition of gram-negative bacteria
CN116491524B (zh) * 2022-06-13 2024-07-05 四川省农业科学院植物保护研究所 一种盾壳霉防治桑葚菌核病的应用及方法
WO2024046858A1 (en) * 2022-09-01 2024-03-07 Evonik Operations Gmbh Endophytic microbial biostimulants
WO2024046864A1 (en) * 2022-09-01 2024-03-07 Evonik Operations Gmbh Endophytic microbial biostimulants
WO2024046855A1 (en) * 2022-09-01 2024-03-07 Evonik Operations Gmbh Endophytic microbial biostimulants

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH07258015A (ja) 1994-02-02 1995-10-09 Japan Tobacco Inc 殺虫用組成物及びそれを用いた殺虫方法
WO1999040785A1 (en) 1998-02-13 1999-08-19 Monsanto Company Storage-stable composition containing exogenous chemical substance and siloxane surfactant
AU762964B2 (en) * 1998-10-15 2003-07-10 Protein Research Trust Transformation process
DE10036003A1 (de) 2000-07-25 2002-02-14 Aventis Cropscience Gmbh Herbizide Mittel
EP1453469A2 (en) 2001-12-12 2004-09-08 Fmc Corporation Improved effectiveness of invertebrate pest-control agents
EP1576150A4 (en) * 2002-10-16 2006-05-03 Univ Texas METHODS AND COMPOSITIONS FOR INCREASING THE EFFICACY OF ACTIVE SUBSTANCES FROM A BIOLOGICAL VIEWPOINT
JP4581410B2 (ja) 2004-01-21 2010-11-17 住友化学株式会社 殺虫性油剤
DE102004011007A1 (de) 2004-03-06 2005-09-22 Bayer Cropscience Ag Suspensionskonzentrate auf Ölbasis
JP2006265226A (ja) 2005-02-28 2006-10-05 Sumitomo Chemical Co Ltd 殺虫性糸状菌を含有する殺虫性油系製剤
DE102005035311A1 (de) 2005-07-28 2007-02-01 Degussa Ag Zubereitung, enthaltend ein photokatalytisch aktives Metalloxidpulver und ein Netzmittel
JP5200425B2 (ja) 2006-06-23 2013-06-05 住友化学株式会社 農薬活性微生物製剤
BRPI0806666A8 (pt) * 2007-01-16 2018-02-06 Tyratech Inc Composições e método para controle de praga
EP2271761A4 (en) * 2008-03-21 2011-11-02 Targeted Growth Inc FLORAL SOFTENING METHOD FOR CAMELINA TRANSFORMATION
EP2225940B1 (en) * 2009-03-05 2014-03-12 GAT Microencapsulation GmbH Oil dispersions of nAChR binding neonicotinoids

Also Published As

Publication number Publication date
MX2013013825A (es) 2014-05-21
HRP20171918T1 (hr) 2018-02-09
EP2713718B1 (de) 2017-09-20
ZA201309681B (en) 2020-02-26
EP2713718A1 (de) 2014-04-09
HUE037607T2 (hu) 2018-09-28
JP2014516042A (ja) 2014-07-07
PL2713718T3 (pl) 2018-04-30
GT201300298A (es) 2015-10-12
MA35135B1 (fr) 2014-05-02
MX350520B (es) 2017-09-08
DE102012010012A1 (de) 2012-11-29
US20140212387A1 (en) 2014-07-31
US9788551B2 (en) 2017-10-17
WO2012163322A1 (de) 2012-12-06
CR20130627A (es) 2014-03-05
RS56729B1 (sr) 2018-03-30
BR112013030521A2 (pt) 2017-03-01
ES2653207T3 (es) 2018-02-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013030521B1 (pt) Preparação líquida para proteção biológica de plantas, método para a produção de uma preparação líquida, e uso da preparação líquida
US9756865B2 (en) Fungal endophytes for improved crop yields and protection from pests
MudronÄ ekovà et al. Entomopathogenic fungus species Beauveria bassiana (Bals.) and Metarhizium anisopliae (Metsch.) used as mycoinsecticide effective in biological control of Ips typographus (L.)
US20200221705A1 (en) Enhanced Microbial and Biorational Control of Nematode Pests of Plants
CN104818216B (zh) 一株用于防治番茄与葡萄根结线虫病害的淡紫拟青霉
RU2014128552A (ru) Микроорганизмы - стимуляторы роста растений и их использование
BR112014001815B1 (pt) Composições e métodos para prevenir, inibir ou tratar a doença da fusariose de cereais, semente revestida e método de preparação da referida composição
CN109890210A (zh) 用于治疗柑橘绿化病的组合物和方法
CN106834130A (zh) 一株对蛴螬幼虫高致病力的球孢白僵菌菌株及其应用
JP6605637B2 (ja) 寄生性、病原性又は外部寄性生物系の核酸を含む、前記系の増殖を阻害及び/又は制御するための組成物
CN106244504A (zh) 具有降解有机磷和抑菌作用的枯草芽孢杆菌及其菌剂
CN117580815A (zh) 用于促进植物生长和/或保护植物抵御至少一种植物害虫和/或至少一种植物疾病的组合物
WO2014193162A1 (ko) 패실로마이세스 속 균주를 이용한 생물 농약 제조방법
BR112020008226A2 (pt) método de formulação agrícola e química de micróbio combinado e composição derivativa por micróbio, e uso da mesma
ES2495790B2 (es) Composición bionematicida y método para elcontrol de nemátodos fitopatógenos utilizando lamisma.
Mwamburi Isolation and assessment of stability of six formulations of entomopathogenic Beauveria bassiana
Osman et al. Antagonistic potential of an Egyptian entomopathogenic nematode, compost and two native endophytic bacteria isolates against the root-knot nematode (Meloidogyne incognita) infecting potato under field conditions
CN102399731A (zh) 一株用于防治马铃薯甲虫的苏云金芽孢杆菌
CN109497050A (zh) 一种多粘类芽孢杆菌发酵物及其制备方法和应用
JP2021020864A (ja) 抗菌剤、農薬、および微生物による植物伝染病害の防除方法
KR101661566B1 (ko) 패실로마이세스 속 균주를 이용한 생물 농약 제조방법
RU2808722C1 (ru) Штамм бактерий bacillus amyloliquefaciens, обладающий фунгицидным и бактерицидным действием, и биологический препарат на его основе для защиты овощных растений от грибных и бактериальных болезней
Clifton Impacts of conventional and organic agriculture on soil-borne entomopathogenic fungi
Barua et al. Compatibility of Trichoderma harzianum and Pseudomonas fluorescens against Meloidogyne incognita and Ralstonia solanacearum complex on brinjal
Namasivayam et al. Biocompatible formulation of potential fungal biopesticide Nomuraea rileyi (f.) Samson for the improved post treatment persistence and biocontrol potential

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: BAYER CROPSCIENCE BIOLOGICS GMBH (DE)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: BAYER CROPSCIENCE BIOLOGICS GMBH (DE)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: BAYER CROPSCIENCE BIOLOGICS GMBH (DE)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/05/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: DANSTAR FERMENT AG (CH)