BR112013012797B1 - Método para operar uma superfície de detenção de sujeira e unidade de superfície de detenção de sujeira - Google Patents

Método para operar uma superfície de detenção de sujeira e unidade de superfície de detenção de sujeira Download PDF

Info

Publication number
BR112013012797B1
BR112013012797B1 BR112013012797-0A BR112013012797A BR112013012797B1 BR 112013012797 B1 BR112013012797 B1 BR 112013012797B1 BR 112013012797 A BR112013012797 A BR 112013012797A BR 112013012797 B1 BR112013012797 B1 BR 112013012797B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fluid
unit
cleaned
dirt
units
Prior art date
Application number
BR112013012797-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013012797A2 (pt
Inventor
Richárd Magony
Original Assignee
Ilona Katalin Huber
Richárd Magony
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ilona Katalin Huber, Richárd Magony filed Critical Ilona Katalin Huber
Publication of BR112013012797A2 publication Critical patent/BR112013012797A2/pt
Publication of BR112013012797B1 publication Critical patent/BR112013012797B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B08CLEANING
    • B08BCLEANING IN GENERAL; PREVENTION OF FOULING IN GENERAL
    • B08B3/00Cleaning by methods involving the use or presence of liquid or steam
    • B08B3/04Cleaning involving contact with liquid
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L23/00Cleaning footwear
    • A47L23/22Devices or implements resting on the floor for removing mud, dirt, or dust from footwear
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S3/00Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles
    • B60S3/04Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles for exteriors of land vehicles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S3/00Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles
    • B60S3/04Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles for exteriors of land vehicles
    • B60S3/042Wheel cleaning devices

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)
  • Vehicle Cleaning, Maintenance, Repair, Refitting, And Outriggers (AREA)
  • Prevention Of Fouling (AREA)
  • Cleaning Implements For Floors, Carpets, Furniture, Walls, And The Like (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA OPERAR UMA SUPERFÍCIE DE DETENÇÃO DE SUJEIRA E UNIDADE DE SUPERFÍCIE DE DETENÇÃO DE SUJEIRA. A invenção se refere a um método para limpar áreas internas e externas através da operação de uma superfície de detenção de sujeira, compreendendo as etapas de dividir a superfície de detenção de sujeira (1) em unidades de superfície (4), dispensar um fluxo de fluido sobre a superfície a ser limpa, enquanto a proximidade da superfície a ser limpa é percebida separadamente para cada unidade de superfície (4), e o fluido é dispensado a partir das unidades de superfície (4) da superfície de detenção de sujeira em uma maneira seletiva tal que somente as unidades de superfície (4) em cuja proximidade a presença da superfície a ser limpa foi percebida são aplicadas para dispensar o fluido. A invenção se refere adicionalmente a uma unidade de superfície de detenção de sujeira e uma superfície de detenção de sujeira montada a partir dela que é capaz de realizar o método.

Description

A invenção se refere a um método para limpar áreas internas e externas através da operação de uma superfície de detenção de sujeira, e também a uma unidade de superfície de detenção de sujeira e uma superfície de detenção de sujeira montada a partir dela que é capaz de realizar o método.
A limpeza de áreas é usualmente provida através de limpeza, o que envolve a remoção contínua ou regular de contaminantes e sujeira. Entretanto, a limpeza não é econômica quando nenhuma contaminação está presente, e limpeza econômica pode resultar em níveis não aceitáveis de contaminação, necessitando de um compromisso entre a frequência de limpeza e o nível de contaminação que variará em tempo e espaço, mas não será reduzido a zero.
Em comparação a limpar uma área, é menos oneroso e muito mais fácil capturar contaminantes antes que eles possam entrar na área a ser mantida limpa, usualmente diretamente nas entradas para pessoas e tráfego de mercadorias. 70-80 por cento de contaminantes são carregados para dentro de prédios nos sapatos de pessoas que entram neles. Contaminantes se acumulam primeiramente no chão, mas poeira e outros contaminantes podem se acumular eventualmente em todo lugar, fazendo da limpeza uma ocupação problemática e custosa (vide, Tiszta Ter Technolõgia” Epülettisztitãsi Szakmagazin, http://tisztatertechnologia.hu). Logo, especialmente na entrada de prédios que têm alto tráfego, sistemas de capacho de detenção de sujeira são aplicados, tal como, por exemplo, os produtos que pertencem à família nomad™ de produto de detenção de sujeira feita por 3M. Soluções de detenção de sujeira para áreas de tráfego de veículos utilizando dispositivos de escova também são conhecidas. Tal solução é divulgada, por exemplo, no documento EP 2240066 (A2). Entretanto, esses próprios dispositivos mecânicos requerem limpeza regular, uma vez que, dependendo da abundância de tráfego, eles se tornam saturados mais cedo ou mais tarde, o que deteriora a eficiência de limpeza caso sujeira ou poeira acumuladas não sejam removidas. Soluções conhecidas para a limpeza de rodas e pneus de veículos incluem, por exemplo, um dispositivo descrito no documento US6.561.201, o qual contém um tanque alongado e pulverizadores de água direcionados às rodas (em uma maneira semelhante a dispositivos de lava- carros). A aplicabilidade de tais soluções pode ser limitada por sua demanda de grande espaço e também pela quantia relativamente grande de água que é carregada pelo veículo que deixa o aparato. Outra solução conhecida para evitar que contaminantes sejam carregados para dentro de áreas a serem mantidas limpas é um capacho descartável coberto por adesivo aplicado, entre outros, em portas de salas limpas (vide, por exemplo, www.stickystep.com). Para prover capacidade de limpeza prolongada, a folha mais superior deve ser removida, puxando-a do capacho com folhas múltiplas, quando a folha se torna saturada com contaminantes.
O objetivo da presente invenção é prover um método e aparato para evitar que contaminantes entrem em uma área a ser mantida limpa que limpe de forma rápida e efetiva superfícies contaminantes (rodas, solas de sapatos) de pessoas e veículos que cruzam a linha que divide áreas limpas de contaminadas sem perturbar o tráfego de pedestres ou motorizado. Um objetivo adicional da invenção é prover um método e aparato de limpeza altamente eficiente, com base no princípio de ação preventiva, que pode ser adaptado para muitos campos de aplicação diferentes, de forma que possa evitar a propagação de contaminação e reduzir a necessidade de limpeza subsequente, e que pode ser operado em uma maneira prolongada e econômica sem assistência humana no caso de tráfego pesado ou de intensidade variada. O aparato da invenção deve ser de baixa manutenção, deve ter capacidade autolimpante, aparência estética e longa vida de operação. Ele deve ser capaz de operação tanto interna quanto externa sob diversas condições climáticas e ambientais (no tempo seco, úmido, chuvoso, ou muito frio e nevoso, assim como em ambientes empoeirados, sujos, gordurosos, adesivos, abundantes em químicos). O método e aparato devem ser capazes de operação em uma ampla faixa de temperatura e também devem permitir a aplicação de agentes químicos, detergentes, desinfetantes e perfumes.
A invenção é baseada no reconhecimento de que, através da produção de uma superfície de detenção de sujeira ativa, particularmente uma que dispense um fluido de limpeza que opera apenas no momento e local de seu contato com a superfície a ser limpa, é possível criar uma máquina de limpeza que limpa de uma maneira preventiva, antes que ocorra contaminação.
A solução da invenção é definida nas reivindicações independentes, enquanto as modalidades preferenciais são descritas nas reivindicações dependentes.
A invenção será explicada abaixo com referência às figuras anexas, em que Fig. 1 ilustra os tipos de superfície de contato que ocorrem mais frequentemente, tais como as superfícies de rodas de veículos e solas de sapatos que contactam o chão, Fig. 2 mostra a vista esquemática das superfícies a serem limpas em relação a uma superfície de detenção de sujeira dividida em unidades de superfície, Fig. 3 mostra a vista espacial do corpo de base de uma unidade de superfície da superfície de detenção de sujeira mostrada de cima, Fig. 4 é a vista espacial do corpo de base da Fig. 3 mostrada de baixo, Fig. 5 é a vista detalhada do corpo de base de acordo com a Fig. 3 mostrando as válvulas, Fig. 6 é a vista seccional lateral do corpo de base mostrado na Fig. 5, Fig. 7 mostra a vista espacial parcialmente seccionada de uma unidade de válvula montada mostrada de cima, Fig. 8 mostra a vista espacial do corpo intermediário de uma unidade de superfície mostrada de cima, Fig. 9 é a vista espacial do corpo intermediário da Fig. 8 mostrada de baixo, Fig. 10 é a vista espacial do corpo superior de uma unidade de superfície mostrada de baixo, Fig. 11 é a vista espacial do corpo superior da Fig. 8 mostrada de cima, Fig. 12 é a vista detalhada espacial de uma superfície de detenção de sujeira montada, mostrada de cima, e Fig. 13 mostra a vista espacial explodida de uma modalidade alternativa da unidade de superfície.
De acordo com a presente invenção, a superfície de detenção de sujeira 1 é dividida em unidades de superfície 4 que são capazes de perceber a presença de uma superfície a ser limpa, tal como a superfície de contato de uma roda de veículo 2 ou uma sola de sapato 3, em sua proximidade, com a superfície de detenção de sujeira 1 desempenhando ação de limpeza através da dispensação de fluido de limpeza sobre as superfícies a serem limpas a partir daquelas unidades de superfície que estão substancialmente completamente cobertas pelas superfícies a serem limpas. Quanto menor o tamanho de unidades de superfície individuais, melhor o contorno da superfície a ser limpa pode ser traçado e, portanto, melhor se torna a “resolução” do “mapeamento”. Para fins de clareza, na Fig. 2 as unidades de superfície “ativadas” 4 (indicadas por pontos), que estão desempenhando ação de limpeza sobre superfícies de rodas e sola de sapato, são mostradas em tamanho exagerado. Uma vez que a superfície de detenção de sujeira 1 de acordo com a invenção tem, de forma expediente, eficiência de limpeza uniforme na totalidade da superfície, o caminho de rodas 6 ou pedestres pode levar a qualquer direção. Em princípio, qualquer solução conhecida pode ser aplicada para perceber a presença da superfície a ser limpa e, além disso, muitas soluções diferentes podem ser aplicáveis para dispensar seletivamente o fluido de limpeza. Para mostrar as vantagens específicas da solução da invenção, detalhes da presente invenção são explicados em relação a uma modalidade preferencial que utiliza meios mecânicos para percepção de proximidade. Fig. 6 mostra uma unidade de válvula montada cuja superfície superior é constituída por uma unidade de superfície 4. A unidade de válvula é adaptada para dispensar fluido de limpeza, de forma expediente um líquido e preferencialmente água, sobre uma superfície a ser limpa quando a presença de tal superfície é detectada acima dela. A presença da superfície a ser limpa é detectada por elementos - pinos 15 - que sobressaem a partir da unidade de superfície 4 e é adaptada para ser deprimida sob força. Quando todos os pinos - neste caso, todos os quatro pinos - são deprimidos, fluido de limpeza, por exemplo, água, é dispensado a partir da área de superfície, delimitada pelos pinos, sobre a superfície a ser limpa que está localizada diretamente acima da unidade de superfície. A unidade de válvula consiste de um corpo de base 10, um corpo intermediário 21 e um corpo superior 22 arranjados um acima do outro. Água entra no corpo de base 10, mostrado de cima na Fig. 3, através de uma abertura de entrada 11 e pode fluir até o meio do corpo de base 10 em um canal de fluxo 13 ao longo do caminho de fluxo 28 mostrado em linha tracejada na figura, e pode deixar o corpo de base 10 em uma direção para cima. Dutos de válvula 14 são dispostos no canal de fluxo 13, com pinos cilíndricos 15 sendo arranjados nos dutos de válvula 14. Funcionando como válvulas, os pinos 15 podem fechar ou abrir o canal de fluxo 13. Na Fig. 5, o pino da esquerda 15 está em posição fechada, enquanto o pino da direita 15 está em posição aberta, porque se o sulco 17 do pino 15 estiver localizado no canal de fluxo 13 (de outra forma bloqueado pelo corpo intermediário 21), ele libera o caminho do fluxo. Fig. 6 mostra esse arranjo em vista seccional também mostrando as superfícies de detenção 19 adaptadas para limitar o deslocamento dos pinos 15. Os pinos 15 são empurrados de forma expediente em sua posição terminal superior por um elemento resiliente que, na modalidade mostrada nas figuras, é implementado como uma mola de ar 40. Os pinos podem ser deprimidos até a superfície de pisada 7 sob a força exercida na extremidade exterior 18 por uma sola de sapato ou uma roda a ser limpa. As válvulas configuradas de acordo com as Figs. 5-6 utilizando pinos 15 são conectadas em conexão em série, implicando que a unidade de válvula formada pelas válvulas será aberta somente quando todas as válvulas estiverem em sua posição aberta. O lado de baixo do corpo intermediário 21 está acomodado de forma vedante sobre o corpo de base 10. Um caminho de fluxo 28, mostrado em linhas tracejadas na Fig. 9, está disposto no lado de baixo do corpo intermediário 21. O fluxo ascende para o lado de baixo do corpo superior 22, que está acomodado de forma vedante sobre o lado superior do corpo intermediário (Fig. 9) através de um respiradouro ascendente 24. Fig. 10 ilustra o lado de baixo do corpo superior 22, mostrando as aberturas 25 adaptadas para dispensar o fluido de limpeza. As aberturas 25 se abrem sobre a superfície de pisada serrilhada 7, formando o lado superior do corpo superior 22. Os elementos descritos acima da unidade de válvula são retidos por parafusos 23 dispostos em orifícios de um lado ao outro 27, com um parafuso disposto no orifício do meio do corpo de base 10 sendo aplicado somente para reter o corpo de base e permanecendo, assim, no lugar quando a unidade de válvula é desmontada. As entradas de fluido e apoio mecânico necessário para a operação da unidade de válvula são providos por unidades de base 32. Fluido de limpeza gasto que flui de volta entre unidades de superfície 4 (isto é, entre unidades de válvula) pode ser drenado utilizando também as unidades de base 32 que estão arranjadas com espaçamentos entre elas (Fig. 12). Rigidez suficiente da superfície de detenção de sujeira montada 1 é provida por uma placa de fundação 31 e uma placa de base 33, entre as quais as unidades de base 32 são imprensadas. As unidades de válvula que constituem as unidades de superfície 4 são montadas sobre a placa de base 33 de forma que elas são delimitadas ao longo dos lados da superfície de detenção de sujeira 1 por meio de peças limitantes superiores 35. Em maneira semelhante, as unidades de base 32 são delimitadas lateralmente por peças limitantes inferiores 34, provendo também a entrada e drenagem do fluido, e são cobertas por placas de cobertura 36.
Adicionalmente aos elementos descritos acima, necessários para desempenhar a função básica da montagem de detenção de sujeira, isto é, para detectar a presença de uma superfície a ser limpa e para dispensar fluido sobre a mesma, a invenção é capaz de desempenhar outras funções complementares: - Limpeza e/ou secagem das superfícies a serem limpas pode ser desempenhada por meio de sopro de ar comprimido. Para consegui-lo, ar comprimido alimentado sob o pino 15, originalmente funcionando como uma mola de ar 40, é alimentado através de dutos 41, 42 em um espaço amortecedor 43 entre o corpo de base 10 e o corpo intermediário 21, de onde ele flui para fora na superfície através de aberturas 44. O tempo do sopro de ar comprimido pode ser estabelecido através do ajuste da posição relativa de duto 42 e do espaço amortecedor 43. - Autolimpeza pode ser desempenhada através da introdução de líquido de limpeza através de uma ou mais aberturas de entrada 45 no corpo de base 10. O fluido de limpeza flui através de dutos de distribuição 46 dispostos entre o corpo de base 10 e o corpo intermediário 21, e é alimentado através de dutos de saída 47 para o canal de drenagem disposto entre as unidades de válvula que constituem as unidades de superfície 4, a partir das quais ele pode eliminar contaminantes por lavagem. Em um arranjo compreendendo molas de ar, a superfície de pisada 26 pode ser limpa em uma pressão de fluido reduzida através de despressurização das molas de ar. - No caso de aplicações em que há um perigo de congelamento, a montagem pode ser tratada, por exemplo, através da introdução de líquido de tratamento ao longo de um dos parafusos de canto 23. Seguindo o caminho 50 indicado na Fig. 4 por uma linha pontilhada, o líquido de tratamento flui através do espaço de fluxo 84, fluindo ao lado dos parafusos 23 através de orifícios 27 para dentro do espaço de fluxo 49 mostrado na Fig. 8 e, então, fluindo através do outro lado do espaço de fluxo 49 para baixo para o corpo de base 10, a partir do qual ele pode ser drenado. Fig. 13 mostra outra modalidade concebível das unidades de válvula que constituem as unidades de superfície 4, em que uma área de superfície maior pode ser coberta com aberturas 25 devido aos pinos 15 estarem arranjados nos cantos da unidade de superfície 4. De outra forma, o arranjo é semelhante à primeira modalidade descrita acima. O parafuso de retenção arranjado no meio do corpo de base 10 também é claramente mostrado na figura.
A solução de acordo com a invenção, cujas modalidades preferenciais são definidas nas Reivindicações anexas, é capaz de cumprir o objetivo da invenção.
Através da aplicação de blocos de construção básicos (grupos de válvula, unidades de válvula, elementos de adaptação, etc.), o sistema de limpeza pode ser expandido em uma superfície de detenção de sujeira de qualquer tamanho e formato.
O sistema de utilidade (fornecimento de fluido de limpeza e enxague, fornecimento de ar comprimido, fornecimento de fluido de tratamento, meio de drenagem para fluidos gastos) e o sistema de controle de fluxo automatizado adaptado para controlá-lo (válvulas de controle, elementos de controle de fluxo ativos e passivos, sensores de pressão e fluxo, elementos de aquecimento, misturadores de fluido, bombas, etc.), assim como a unidade central programável (microcontrolador, PLC) que desempenha a supervisão do sistema, juntos, proveem que o aparato seja operado de forma segura e que todo o processo de limpeza seja realizado de maneira coordenada e eficiente.
O sistema de detecção de alta resolução da superfície de limpeza do aparato desempenha funcionalmente uma “amostragem” do formato das superfícies a serem limpas passando sobre elas. Ao detectar o formato e posição das solas de sapatos e pneus, ele é capaz de controlar todo o processo de limpeza que está prontamente começado conforme a presença da superfície a ser limpa é detectada, e é completo em poucos segundos aplicando limpeza à base de água meticulosa e ativa. Toda a superfície do aparato de detenção de sujeira automatizado está sempre em estado de espera, pronta para desempenhar ação de limpeza. A limpeza pode ser desempenhada em qualquer ponto da superfície do aparato com eficiência e velocidade uniformes, mas é iniciada somente naquelas unidades de superfície que estão cobertas pelas superfícies a serem limpas, e essas unidades permanecem ativas somente enquanto a superfície a ser limpa estiver em sua proximidade imediata. Durante o processo de limpeza, nada, com exceção das superfícies contactantes, fica molhado.
O esquema de automatização do aparato permite uma ampla faixa de aplicações possíveis. Vantagens do aparato da invenção incluem a dispensação programável de solventes, desinfetantes e perfumes, a capacidade de limpeza utilizando água fria, morna e quente, uma operação acionada por evento completamente automatizada, autolimpeza de estágios múltiplos efetiva (ciclos programáveis) e uso ótimo de água.
Vantagens adicionais são complacência ambiental melhorada através de uma limpeza por água disponível opcionalmente e sistema de recirculação, operação segura e com economia de energia, aparência esteticamente agradável, operação simples e vida de serviço excepcionalmente longa. O aparato é altamente passível de personalização em uma ampla faixa em relação a resistência mecânica e química. Ele pode ser livremente adaptado em formato e é capaz de secar superfícies limpas. Ele pode ser implementado em forma portátil ou estacionária, tem baixos custos de manutenção e, em caso de qualquer mau funcionamento, ele pode ser consertado de forma simples e rápida. Lista de numerais de referência 1 superfície de detenção de sujeira 4 unidade de superfície 6 roda 7 superfície de pisada 10 corpo de base 11 abertura de entrada 13 canal de fluxo 14 duto de válvula 15 pino 17 18 sulco extremidade exterior 19 superfície de detenção 21 corpo intermediário 22 corpo superior 23 parafuso 24 respiradouro ascendente 25 26 abertura superfície de pisada 27 28 orifício caminho de fluxo 31 placa de fundação 32 unidade de base 33 placa de base 34 peça limitante inferior 35 peça limitante superior 36 40 placa de cobertura mola de ar 41 duto 42 duto 43 espaço amortecedor 44 abertura 45 abertura de entrada 46 duto de distribuição 47 duto de saída 48 espaço de fluxo 49 espaço de fluxo 50 caminho

Claims (15)

1. Método para operar uma superfície de detenção de sujeira (1), compreendendo as etapas de dividir a superfície de detenção de sujeira (1) em unidades de superfície (4), perceber a proximidade da superfície a ser limpa separadamente para cada unidade de superfície (4), dispensar um fluxo de fluido na superfície a ser limpa, em que o fluido é adaptado para remover contaminação da superfície a ser limpa, em que o fluido é dispensado a partir das unidades de superfície (4) da superfície de detenção de sujeira em uma maneira seletiva tal que somente as unidades de superfície (4) em cuja proximidade a presença da superfície a ser limpa foi percebida são aplicadas para dispensar o fluido, drenar o fluido gasto, caracterizado pelo fato de que - pelo menos três sensores são aplicados para cada unidade de superfície (4), - uma ou mais aberturas (12) são arranjadas na unidade de superfície (4) na área delimitada por linhas retas conectando sensores adjacentes localizados mais próximos à borda da unidade de superfície (4), e - fluido é dispensado a partir da abertura de saída (12) quando a proximidade da superfície a ser limpa é indicada simultaneamente por todos os sensores da unidade de superfície (4) determinada.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que - os sensores são implementados como meios de sensor mecânico, e - o fluxo do fluido é controlado aplicando válvulas arranjadas em conexão em série.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que - o mesmo elemento é aplicado como sensor e como uma válvula controlando o fluxo do fluido, e - dito sensor e elemento de válvula é implementado de forma expediente como um pino cilíndrico (15) adaptado para se tornar deslocado em uma direção perpendicular à unidade de superfície de detenção de sujeira conforme o elemento é pressionado pela superfície de contato a ser limpa.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que - um elemento resiliente é aplicado para reter os pinos (15) em uma posição normal, em que em sua posição normal os pinos sobressaem a partir da superfície da unidade de superfície de detenção de sujeira, e - os pinos são retornados a partir de sua posição pressionada a sua posição normal pelo elemento resiliente.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que - ar comprimido é utilizado como um elemento resiliente.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que - de forma sincronizada com a dispensação do fluido, ar comprimido é soprado sobre a superfície a ser limpa e, assim, - ação de limpeza e secagem é desempenhada sobre a superfície a ser limpa.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que - um líquido, convenientemente água, é utilizado como fluido de limpeza adaptado para remover contaminação da superfície a ser limpa, e - a superfície de detenção de sujeira é limpa utilizando um sistema embutido que é operável separadamente, em que a limpeza é desempenhada, convenientemente, utilizando enxágue por água, e - para controlar a temperatura da superfície de detenção de sujeira, um líquido em aquecimento, preferencialmente água, é circulado nas unidades de superfície de detenção de sujeira.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o fluido de limpeza drenado é tratado em um circuito fechado.
9. Unidade de superfície de detenção de sujeira compreendendo uma face frontal constituindo uma superfície de pisada (26), com meios de sensor sendo dispostos correspondendo à unidade de superfície, caracterizada pelo fato de que a unidade de superfície (4) tem pelo menos uma abertura de saída (25) adaptada para dispensar fluido de limpeza, um elemento de desligamento é conectado à unidade de superfície (4), o elemento de desligamento sendo adaptado para controlar a dispensação do fluido, pelo menos três sensores são dispostos na unidade de superfície (4), e o elemento de desligamento adaptado para controlar a dispensação do fluido de limpeza é arranjado para estar em conexão de operação com o sensor, a abertura ou aberturas (25) são arranjadas na unidade de superfície (4) na área delimitada por linhas retas conectando sensores adjacentes localizados mais próximos à borda da unidade de superfície (4).
10. Unidade de superfície, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que meios de sensor mecânico são arranjados na superfície de pisada (26) da unidade de superfície (4), em que os sensores são implementados preferencialmente como pinos cilíndricos (15) adaptados para se tornar deslocados em uma direção substancialmente perpendicular à superfície de pisada (26), com um elemento resiliente, preferencialmente uma mola de ar (40) sendo disposta sob os pinos cilíndricos (15), em que o elemento resiliente é adaptado para reter ou retornar os pinos a uma posição normal.
11. Unidade de superfície, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que um canal de fluxo (13) é disposto sob a superfície de pisada (26), o canal de fluxo (13) sendo arranjado em um plano substancialmente paralelo à superfície de pisada (26), em que os pinos (15) são arranjados para sobressair no canal de fluxo (13) tal que, na posição normal de um pino (15), o canal de fluxo (13) é desligado pelo pino (15) e, na posição em que o pino (15) é pressionado à superfície de pisada (26), o canal de fluxo (13) é aberto, em que, na sua posição normal, o pino (15) sobressai a partir da superfície de pisada (26).
12. Unidade de superfície, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que os pinos (15) sobressaindo no canal de fluxo (13) são arranjados em conexão em série.
13. Unidade de superfície, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizada pelo fato de que os pinos (15) são adaptados para funcionar tanto como um sensor quanto um elemento de desligamento.
14. Unidade de superfície, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 9 a 13, caracterizada pelo fato de que ela também compreende pelo menos uma abertura (44) adaptada para dispensar um fluido gasoso de limpeza e/ou sopro, convenientemente, ar comprimido.
15. Unidade de detenção de sujeira montada a partir de unidades de superfície conforme definidas em qualquer uma das reivindicações 9 a 14 caracterizada pelo fato de que tem unidades de base (32) adaptadas para reter as unidades de superfície (4), para fornecer fluido às unidades de superfície (4), e para coletar o fluido de limpeza dispensado, em que as unidades de base (32) são configuradas tal que elas podem ser integradas juntamente com superfícies de contato para produzir uma superfície de detenção de sujeira (1) de tamanho arbitrário.
BR112013012797-0A 2010-11-26 2011-11-25 Método para operar uma superfície de detenção de sujeira e unidade de superfície de detenção de sujeira BR112013012797B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
HUP1000636 2010-11-26
HU1000636A HU229815B1 (hu) 2010-11-26 2010-11-26 Eljárás szennyfogó felület mûködtetésére, valamint szennyfogó felületegység és azokból összeállított szennyfogó felület
PCT/HU2011/000110 WO2012069860A1 (en) 2010-11-26 2011-11-25 Method for operating a dirt stop surface, dirt stop surface unit and dirt stop surface assembled therefrom

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013012797A2 BR112013012797A2 (pt) 2022-02-01
BR112013012797B1 true BR112013012797B1 (pt) 2022-09-13

Family

ID=89990087

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013012797-0A BR112013012797B1 (pt) 2010-11-26 2011-11-25 Método para operar uma superfície de detenção de sujeira e unidade de superfície de detenção de sujeira

Country Status (24)

Country Link
US (1) US10610903B2 (pt)
EP (1) EP3131798B1 (pt)
JP (1) JP5860056B2 (pt)
KR (1) KR101956396B1 (pt)
CN (1) CN103380032B (pt)
AU (1) AU2011333512B2 (pt)
BR (1) BR112013012797B1 (pt)
DK (1) DK3131798T3 (pt)
ES (1) ES2900276T3 (pt)
HR (1) HRP20211951T1 (pt)
HU (1) HU229815B1 (pt)
IL (1) IL226578A (pt)
IN (1) IN2013MN01231A (pt)
LT (1) LT3131798T (pt)
MX (1) MX2013005881A (pt)
MY (1) MY159750A (pt)
NZ (1) NZ612474A (pt)
PL (1) PL3131798T3 (pt)
PT (1) PT3131798T (pt)
RS (1) RS62740B1 (pt)
RU (1) RU2585710C2 (pt)
SI (1) SI3131798T1 (pt)
UA (1) UA109296C2 (pt)
WO (1) WO2012069860A1 (pt)

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2989965A (en) * 1958-03-13 1961-06-27 Acoustica Associates Inc Footwear decontaminating apparatus
US3424354A (en) * 1967-05-12 1969-01-28 Pet Chem Inc Aerosol valve clip
DE1703488A1 (de) * 1968-05-29 1972-01-13 Heinrichs Heinz Gerd Fussmatte(Gummihohlmatte)zur Desinfektion und Reinigung von Schuhsohlen
US3696459A (en) * 1971-02-12 1972-10-10 Alfred J Kucera Shoe cleaning mat assembly
US3806037A (en) * 1972-12-01 1974-04-23 Hanson Equipment Co Selective fluid discharge system and control valve means therefor
US4027355A (en) * 1973-12-17 1977-06-07 Mead George N J Pneumatic cleaning mat and method of making same
US3915179A (en) * 1974-03-14 1975-10-28 Gaworski Kathryn Apparatus for cleaning whitewall tires
US4004854A (en) * 1975-06-10 1977-01-25 Breer Ii Carl Dispenser and applicator device
US4353944A (en) * 1979-11-10 1982-10-12 Hiroyuki Tarui Shoe scraper mat
JPS58188767U (ja) * 1982-06-08 1983-12-15 石川 利治 履物洗浄装置
CN86204423U (zh) * 1986-06-16 1987-12-09 邹嗣光 清洁器
US5255695A (en) * 1991-03-01 1993-10-26 Emil Downey Vehicle washing apparatus
JPH08266971A (ja) * 1995-03-31 1996-10-15 Alpha Corp 洗浄装置
CN2232719Y (zh) * 1995-06-07 1996-08-14 梁兴程 一种鞋底清洁装置
US5950269A (en) * 1996-09-27 1999-09-14 Openshaw; Deryl E. Boot and shoe sole cleaner
FR2792208B1 (fr) * 1999-04-16 2001-07-06 Claude Bonduelle Dispositif pour desinfecter les semelles de chaussures d'un utilisateur
US6105201A (en) * 1999-05-27 2000-08-22 Min; Soung Kiy Shoe cleaning device
JP3452859B2 (ja) * 2000-02-15 2003-10-06 株式会社パイオニア風力機 除塵装置
JP4197857B2 (ja) * 2000-08-11 2008-12-17 カヤバ工業株式会社 車両の空気バネ式懸架装置および差圧弁
US6561201B1 (en) * 2001-04-16 2003-05-13 Midkiff David G Vehicle tire and wheel washing apparatus
JP3607268B2 (ja) * 2002-08-02 2005-01-05 株式会社パイオニア風力機 清掃装置
US7318442B2 (en) * 2004-04-14 2008-01-15 Macdowell Michael Automatic car wash system
CN1875876A (zh) * 2005-06-10 2006-12-13 沈树家 有过滤装置的鞋底清洁器
KR100574901B1 (ko) 2006-02-22 2006-05-02 주식회사 포스에이씨 종합감리 건축사사무소 공동주택 출입구의 신발 바닥 청소장치
CN101415361B (zh) * 2006-04-14 2011-09-21 太阳工程株式会社 吸尘装置
US20070271715A1 (en) * 2006-05-24 2007-11-29 Don Scoralle Spray-wipe shoe sole cleaning apparatus and method of use
DE102008034571A1 (de) * 2008-07-24 2010-02-04 Wash Tec Holding Gmbh Radleitschiene, Fahrzeugwaschanlage und Verfahren zum mittigen Positionieren eines Fahrzeugs
US20120066847A1 (en) * 2010-09-17 2012-03-22 Shousong Bai Shoe Cleaning Apparatus
US8533901B2 (en) * 2011-01-03 2013-09-17 Bennie E. Williams Self-contained cleaning device for shoe soles

Also Published As

Publication number Publication date
IL226578A (en) 2017-12-31
AU2011333512A1 (en) 2013-07-11
RU2585710C2 (ru) 2016-06-10
CN103380032A (zh) 2013-10-30
EP3131798B1 (en) 2021-09-22
LT3131798T (lt) 2022-01-25
SI3131798T1 (sl) 2022-02-28
HRP20211951T1 (hr) 2022-03-18
HUP1000636A2 (en) 2012-05-29
BR112013012797A2 (pt) 2022-02-01
KR101956396B1 (ko) 2019-06-24
JP5860056B2 (ja) 2016-02-16
EP3131798A1 (en) 2017-02-22
HU229815B1 (hu) 2014-08-28
MY159750A (en) 2017-01-31
AU2011333512B2 (en) 2015-12-24
RU2013129026A (ru) 2015-01-10
NZ612474A (en) 2015-07-31
UA109296C2 (uk) 2015-08-10
RS62740B1 (sr) 2022-01-31
US20130255727A1 (en) 2013-10-03
PT3131798T (pt) 2021-12-27
ES2900276T3 (es) 2022-03-16
PL3131798T3 (pl) 2022-01-24
HU1000636D0 (en) 2011-01-28
IN2013MN01231A (pt) 2015-06-05
JP2014503345A (ja) 2014-02-13
MX2013005881A (es) 2014-04-14
US10610903B2 (en) 2020-04-07
DK3131798T3 (da) 2021-12-20
KR20140026348A (ko) 2014-03-05
CN103380032B (zh) 2016-07-13
WO2012069860A1 (en) 2012-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI738068B (zh) 基站
RU2423905C2 (ru) Робот-пылесос
ES2399595T3 (es) Robot autónomo de limpieza de superficies para una limpieza en seco y en mojado
CA3132830C (en) Hand washing station
TWI622739B (zh) 空氣清淨機及具有空氣清淨功能的設備機器
CN102587476A (zh) 卫生清洗装置
KR100870620B1 (ko) 이동식 손세척장치
KR200441147Y1 (ko) 소독기능을 겸비한 손 건조기
BR112013012797B1 (pt) Método para operar uma superfície de detenção de sujeira e unidade de superfície de detenção de sujeira
KR101231306B1 (ko) 다기능 복합 창호 시스템
US20210324659A1 (en) Manual and automatic disinfecting door system and method
CN103075801A (zh) 一种防水暖风机
JP7215043B2 (ja) 自律走行型清掃装置
CA3067369A1 (en) Escalator handrail cleaning apparatus
JP7325371B2 (ja) 移動式トイレ
WO2023088213A1 (zh) 清洁设备及控制方法
KR102507590B1 (ko) 내부순환기능을 갖는 워터필터방식의 환기시스템
KR101218750B1 (ko) 차량 소독장치
JP3890435B2 (ja) 空気清浄化装置
WO2024142078A1 (en) Instant vehicle cleaning system
KR20220082466A (ko) 자동 세척 벤치
JPH10238804A (ja) 空気調和装置のドレンパン洗浄装置
KR20230073260A (ko) 손세척 장치
BR102017006309A2 (pt) Systems and methods for cleaning internal ports of a vehicle
KR20120061132A (ko) 바닥면 물기 제거장치

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/11/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.