BR112012004261B1 - composição alimentícia de pedaços em geleia, e seu método de preparação - Google Patents

composição alimentícia de pedaços em geleia, e seu método de preparação Download PDF

Info

Publication number
BR112012004261B1
BR112012004261B1 BR112012004261-0A BR112012004261A BR112012004261B1 BR 112012004261 B1 BR112012004261 B1 BR 112012004261B1 BR 112012004261 A BR112012004261 A BR 112012004261A BR 112012004261 B1 BR112012004261 B1 BR 112012004261B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pieces
cereals
starches
amylose
jelly
Prior art date
Application number
BR112012004261-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012004261A2 (pt
Inventor
Patrick Pibarot
Annie Watelain
Original Assignee
Nestec S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestec S.A. filed Critical Nestec S.A.
Publication of BR112012004261A2 publication Critical patent/BR112012004261A2/pt
Publication of BR112012004261B1 publication Critical patent/BR112012004261B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K50/00Feeding-stuffs specially adapted for particular animals
    • A23K50/40Feeding-stuffs specially adapted for particular animals for carnivorous animals, e.g. cats or dogs
    • A23K50/48Moist feed
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K20/00Accessory food factors for animal feeding-stuffs
    • A23K20/10Organic substances
    • A23K20/163Sugars; Polysaccharides

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Jellies, Jams, And Syrups (AREA)
  • Fodder In General (AREA)
  • Feed For Specific Animals (AREA)

Abstract

composição alimentícia de pedaços em geleia, e seu método de preparação". a presente invenção refere-se a composições alimentares de pedaços com molho que contêm cereal e/ou amido, mas 5 não têm uma aparência turva e repulsiva são descritas. a aparência não turva e de alta qualidade da composição é conseguida através do uso de um cereal ou amido que não contêm nenhuma quantidade significativa de amilose. um método para fazer as composições alimentares de pedaços com molho, meios para comunicar a informação a respeito das composições alimentares de pedaços com molho, e pacotes contendo as composições alimentares de pedaços com molho também são descritos.

Description

(54) Título: COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA DE PEDAÇOS EM GELEIA, E SEU MÉTODO DE PREPARAÇÃO (73) Titular: NESTEC S.A.. Endereço: Avenue Nestle 55, CH-1800 Vevey, SUIÇA(CH) (72) Inventor: PATRICK PIBAROT; ANNIE WATELAIN.
Prazo de Validade: 20 (vinte) anos contados a partir de 21/08/2010, observadas as condições legais
Expedida em: 04/12/2018
Assinado digitalmente por:
Liane Elizabeth Caldeira Lage
Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
1/15
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA DE PEDAÇOS EM GELEIA, E SEU MÉTODO DE PREPARAÇÃO.
REFERÊNCIAS CRUZADAS AOS PEDIDOS RELACIONADOS
Este pedido reivindica a prioridade para o Pedido Provisório U.S. N° de série 61/275184 depositado em 26 de agosto de 2009, cuja descrição está incorporada aqui no presente através dessa referência.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Campo da invenção
A presente invenção refere-se de um modo geral às composições alimentares e particularmente às composições alimentares de pedaços com molho tendo uma aparência atraente.
Descrição da técnica relacionada
Composições alimentares de pedaços com molho são tipicamente produzidas fazendo-se uma gelatina líquida usando k-carragenana, alfarroba, guar, e xantana como ingredientes de goma. A geleia é colocada em um recipiente e pedaços aquecidos de carne, ou de um análogo de carne, são misturados com a geleia fluida. A mistura de pedaços com molho é colocada em um recipiente, lacrada, e virada para trás para produzir uma Composição alimentícia de pedaços com molho.
Muitas composições alimentares de pedaços com molho usam pedaços de carne inteiros para obter composições alimentares. Contudo, o uso de cereais ou amidos em combinação com a carne para produzir pedaços é muitas vezes desejável por causa da disponibilidade e baixo custo dos cereais comparado à disponibilidade e custo da carne. Por causa disso, para algumas aplicações, pedaços de análogos de carne são feitos usando cereais ou amidos como um ingrediente. Adicionalmente, para algumas aplicações, são usados pedaços de análogos de carne feitos inteiramente de cereais/amidos e outros ingredientes que não de carne.
Amidos típicos contêm em torno de 75% de amilopectina e 25% de amilose. Os amidos são sintetizados no cereal ou outra planta usando duas vias bioquímicas distintas; uma via produz polissacarídeos de cadeia
2/15 ramificada (amilopectina) e a outra via produz polissacarídeos de cadeia linear (amilose). A amilopectina é uma cadeia ramificada de ligações a-D-(14) e a-D-(1-6)- glicosídicas; a amilose é uma cadeia linear de resíduos de glicose ligados α -D-(1-4)-. Entretanto, alguns cereais/plantas são deficientes em uma enzima na via de amilose sintética. Essas produzem amilopectina, mas, virtualmente, nenhuma amilose. Esses cereais são algumas vezes referidos como cereais cerosos, por exemplo, milho ceroso, trigo ceroso, ou arroz ceroso.
A despeito dos pedaços contendo cereais ou amidos serem de10 sejáveis, os pedaços feitos usando cereal ou amido ou combinações de carne com cereal/amido não têm sido usados em composições alimentares de pedaços com molho porque o amido faz com que a composição tenha uma aparência repulsiva, por exemplo, a composição é turva. Tipicamente, a turvação é causada por imperfeições esbranquiçadas ou inchaços na geleia que reduzem a clareza da geleia e fazem com que o produto tenha a aparência de um produto de baixa qualidade.
Há, portanto, uma necessidade por novas composições alimentares de pedaços com molho que não tenham uma aparência turva e repulsiva e que tenham a aparência de um produto de alta qualidade, ainda que tenha pedaços contendo cereal ou amido.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
É, portanto, um objetivo da presente invenção prover novas composições alimentares de pedaços em geleia.
É um objetivo adicional da invenção prover novas composições 25 alimentares de pedaços em geleia que tenham uma aparência atraente.
É outro objetivo da invenção prover composições alimentares de pedaços com molho que não tenham uma aparência turva.
É outro objetivo da invenção prover métodos para a preparação de composições alimentares de pedaços em geleia que tenham uma apa30 rência atraente ou não turva.
Um ou mais desses ou outros objetivos são realizados preparando uma nova composição alimentar de pedaços em geleia compreenden3/15 do uma geleia e um ou mais pedaços compreendendo em torno de 5% a em torno de 95% de um ou mais cereais ou amidos, em que os cereais ou amidos não contêm quantidade significativa de amilose, e em torno de 5% a em torno de 95% de uma ou mais carnes, produtos animais e/ou outros ingredientes. Qualquer cereal ou amido com um conteúdo de amilose de menos de em torno de 5% que seja útil para a preparação de uma composição alimentar de pedaços com molho pode ser usado na invenção. Tipicamente, são usados grãos de cereais ou farinhas. Vários pacotes compreendendo as novas composições alimentares de pedaços com molho também são providos, assim como os meios de comunicação de informações em torno das composições alimentares, seus benefícios e seu uso.
Outros e objetivos adicionais, características, e vantagens da presente invenção tornar-se-ão prontamente aparentes àqueles versados na técnica.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Definições
O termo nenhuma quantidade significativa de amilose significa que a quantidade de amilose em um cereal ou amido é menor que uma quantidade de amilose em um cereal ou amido que migraria de um pedaço de um análogo de carne para a geleia em uma composição alimentar de pedaços com molho e produziría uma aparência turva e repulsiva. Tipicamente, um cereal ou amido não contendo nenhuma quantidade significativa de amilose contém menos que em torno de 5% de amilose.
O termo carne significa carne real, subprodutos de carne, ou suas combinações. Por carne real e subprodutos de carne compreendese significar todas as partes com carne de animais abatidos em estado de frescor ou preservados por um tratamento adequado e todos os produtos e subprodutos provenientes do processamento dos corpos ou pedaços de corpos dos animais. O termo carne pretende incluir a carne de qualquer animal, incluindo mamíferos, pássaros, répteis, anfíbios e peixes.
O termo produtos animais significa produtos derivados de animais. Produtos animais incluem, mas não se limitam a carne e subprodutos
4/15 de carne, conforme definido acima, assim como produtos preparados em formas distintas, tais como proteína animal desidratada, pó de plasma, ou farinha de ossos, para mencionar alguns.
O termo pedaço de carne significa um pedaço feito inteiramente de carne ou de combinações de carne ou outros ingredientes que não carne com cereal ou amido. O último também pode ser referido como análogo a pedaço de carne. Pedaços de carne e pedaços de análogos de carne também podem ser feitos inteiramente de ingredientes que não carnes, tais como feitos inteiramente de um ou mais feijões, cereais e/ou amidos.
O termo composição alimentar significa um produto ou composição que é planejado para ingestão por um animal.
O termo animal significa qualquer animal que possa se beneficiar de ou desfrutar o consumo das composições alimentares da presente invenção, incluindo animais humanos, aviários, bovinos, caninos, eqüinos, felinos, caprinos, lupinos, murídeos, ovinos, ou porcinos.
O termo animal de companhia significa animais domesticados tais como gatos, cachorros, coelhos, porquinhos-da-índia, furões, hamsters, camundongos, gerbilos, cavalos, vacas, cabras, ovelhas, jumentos, porcos, e similares.
Todas as percentagens aqui expressas são por peso do peso total da composição a menos que expresso de outra forma.
Todas as relações aqui expressas são em uma base peso:peso (p/p) a menos que expresso de outra forma.
As faixas de variação são usadas aqui taquigraficamente, de modo a evitar ter de listar e descrever cada um dos valores dentro da faixa. Qualquer valor adequado dentro da faixa pode ser selecionado, quando adequado, como valor superior, valor inferior, ou valor final da faixa.
Conforme aqui empregada, a forma singular de uma palavra inclui o plural e vice versa, a menos que o contexto estipule claramente o contrário. Assim, as referências um, um, e o são de modo geral inclusivas aos plurais dos termos respectivos. Por exemplo, a referência a um pedaço, um método, ou um alimento inclui uma pluralidade de tais pedaços,
5/15 métodos, ou alimentos. Igualmente, o termos inclui, incluindo e ou devem ser todos interpretados como inclusivos, a menos que uma tal construção seja claramente proibida pelo contexto. Similarmente, o termo exemplos, particularmente quando seguido por uma lista de termos, é meramente exemplar e ilustrativo e não deve ser julgado como sendo exclusivo ou compreensivo.
O termo compreendendo pretende incluir modalidades englobadas pelos termos consistindo essencialmente de e consistindo de. Similarmente, o termo consistindo essencialmente de pretende incluir modalidades englobadas pelo termo consistindo de.
Os métodos e composições e outros avanços aqui expostos não estão limitados a uma metodologia em particular, protocolos, e reagentes aqui descritos porque, como o artífice experimentado poderá avaliar, eles podem variar. Adicionalmente, a terminologia aqui é usada para o propósito de somente descrever modalidades em particular, e não pretende e does não limita o escopo do que é exposto ou reivindicado.
A menos que definido de outra forma, todos os termos técnicos e científicos, termos da técnica, e acrônimos aqui usados têm os significados comumente compreendidos por aquele de habilidade regular na técnica do campo(s) da invenção, ou no campo(s) onde o termo é usado. Embora quaisquer composições, métodos, artigos de manufatura, ou outros meios ou materiais similares ou equivalentes àqueles aqui descritos possam ser usados na prática da presente invenção, são descritos aqui as composições, métodos, artigos de manufatura, ou outros meios ou materiais preferíveis.
Todas as patentes, pedidos de patentes, publicações, artigos técnicos ou acadêmicos, e outras referências citadas ou referidas estão aqui no presente em sua inteireza incorporadas por uma referência à extensão permitida por lei. A discussão dessas referências tem o mero propósito de resumir as afirmações feitas nesse sentido. Nenhuma admissão é feita que qualquer uma de tais patentes, pedidos de patente, publicações ou referências, ou quaisquer porções suas, sejam relevantes, materiais, ou de técnica antecedente. O direito de desafiar a exatidão e pertinência de quaisquer as6/15 serções de tais patentes, requerimentos de patentes, publicações, e outras referências como relevantes, material, ou de técnica antecedente é especificamente reservado.
A invenção
Em um aspecto, a invenção provê uma nova composição alimentar de pedaços com molho que tem uma aparência atraente. A composição compreende uma geleia e um ou mais pedaços, os pedaços compreendendo de em torno de 5% a em torno de 95% de um ou mais cereais e amidos, onde os cereais e amidos não contêm nenhuma quantidade significativa de amilase, e de em torno de 5% a em torno de 95% de uma ou mais carnes, produtos animais, ou outros ingredientes.
A invenção está baseada na descoberta que a amilase é responsável pela turvação vista em composições alimentares de pedaços com molho que compreendem cereal ou amido como um componente dos pedaços. Foi determinado que as composições alimentares de pedaços com molho feitas com pedaços que contêm cereal ou amido com uma quantidade significativa de amilase têm uma aparência turva e repulsiva enquanto que composições alimentares de pedaços com molho feitas com pedaços que contêm cereal ou amido sem quantidade significativa de amilase não têm uma aparência turva e repulsiva.
Sem nos limitarmos pela teoria, acredita-se que a turvação ocorre porque a amilase no cereal ou amido usada para fazer os pedaços migra para fora dos pedaços para a geleia, por meio disso fazendo a geleia parecer turva ao invés de transparente. Reduzindo ou eliminando a amilase dos pedaços, a turvação pode ser evitada. As composições alimentares de pedaços com molho feitas com pouca ou nenhuma amilase têm a aparência de um produto de alta qualidade, básicamente porque a geleia parece transparente. Em essência, o uso de cereais ou amidos que contêm muito pouca ou mesmo nenhuma amilase em composições alimentares de pedaços com molho evita a turvação e aparência repulsiva que é característica de composições alimentares de pedaços com molho feitas com cereal ou amido que contém amilase.
7/15
Cereais ou amidos úteis nas composições da presente invenção podem ser quaisquer cereais ou amidos não contendo nenhuma quantidade significativa de amilase e que são adequados para se fazer pedaços úteis para produzir composições alimentares de pedaços com molho. Em várias modalidades, o cereal ou amido usado na presente invenção contém menos que 5%, 4%, 3%, 2%, 1%, 0,5%, 0,25%, ou 0,1% de amilase. Em modalidades preferíveis, o cereal ou amido contém menos que 2%, de amilose, preferivelmente menos que 1%, mais preferivelmente menos que 0.5%. Será avaliado que pedaços com mais amido devem conter um amido com menos amilase, enquanto que pedaços com menos amido podem utilizar um amido com mais amilase, para atingir a aparência benéfica e ausência de turvação no produto final.
De modo geral, cereais úteis na presente invenção incluem quaisquer grãos de cereal ou farinha de cereal, preferivelmente de trigo, milho, ou arroz, com baixo conteúdo de amilase. Esses cereais são de modo geral referidos como cereais cerosos. Preferivelmente os cereais cerosos têm um conteúdo de amilose de menos de em torno de 5%. Cereais cerosos incluem, mas não se limitam a milho ceroso, arroz ceroso, e trigo ceroso, disponíveis de fontes geneticamente modificadas ou não. Por exemplo, o milho ceroso e o arroz ceroso podem ser obtidos de fontes genéticas não modificadas enquanto que o trigo ceroso pode ser obtido de espécies geneticamente modificadas.
O amido de qualquer um desses cereais cerosos ou qualquer outro grão ou farinha de fontes de cereais ou tuberosos, tais como, batatas ou tapioca (mandioca), com baixo conteúdo de amilose também pode ser usado. Esses amidos com baixo conteúdo de amilose são de modo geral referidos como amidos cerosos. Preferivelmente, os amidos cerosos têm um conteúdo de amilose de menos de em torno de 5%.
As composições alimentares de pedaços com molho contêm pedaços que são pelo menos parcialmente compostos de um ou mais cereais ou amidos que não contêm quantidade significativa de amilose, conforme descrito acima. Em várias modalidades, pedaços úteis na presente invenção
8/15 podem conter de em tomo de 5% a em torno de 95% de cereais ou amidos que não contêm quantidade significativa de amilose. Especificamente, os pedaços podem conter pelo menos em torno de 5%, 10%, 15%, 20%, 25%, 30%, 35%, 40%, 45%, 50%, 55%, 60%, 65%, 70%, 75%, 80%, 85%, ou 90%, 95% de um ou mais cereais ou amidos que não contêm quantidade significativa de amilose. Visto de outro modo, pedaços úteis na presente invenção podem conter até em torno de 95%, 90%, 85%, 80%, 75%, 70%, 65%, 60%, 55%, 50%, 45%, 40%, 35%, 30%, 25%, 20%, 15%, 10%, ou 5% de um ou mais cereais ou amidos que não contêm quantidade significativa de amilose.
Adicionalmente a um ou mais cereais ou amidos que não contêm quantidade significativa de amilose, os pedaços da presente invenção podem conter quaisquer outros ingredientes adequados para composições alimentares de pedaços com molho conhecidas pelo artífice experimentado, incluindo fontes de proteínas e lipídios tais como carne, subprodutos de carne, proteína animal desidratada, pó de plasma, proteína vegetal e extratos de proteína e similares, assim como gorduras e óleos.
Os pedaços também podem conter um ou mais ingredientes adicionais conhecidos pela pessoa versada na técnica como sendo úteis em tais composições. Esses incluem vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos nucleicos, agentes de enchimento, intensificadores do paladar, agentes ligantes, flavorizantes, estabilizadores, emulsificantes, adoçantes, corantes, tamponadores, sais, revestimentos, condimentos, conservantes, e similares conhecidos pelos versados na técnica. Exemplos não limitantes de minerais suplementares incluem cálcio, fósforo, potássio, sódio, ferro, cloro, boro, cobre, zinco, magnésio, manganês, iodo, selênio, e similares. Exemplos não limitantes de vitaminas suplementares incluem vitamina A, qualquer uma das vitaminas B, vitamina C, vitamina D, vitamina E, e vitamina K, incluindo vários sais, ésteres, ou outros derivados dos anteriores. Suplementos dietéticos adicionais também podem ser incluídos, por exemplo, qualquer forma de niacina, ácido pantotênico, insulina, ácido fólico, biotina, aminoácidos, e similares, assim como seus sais e derivados. Os estabilizadores incluem subs9/15 tâncias que tendem a aumentar a vida útil da composição tais como conservantes, sinergistas e sequestrantes, gases de empacotamento, emulsificantes, espessantes, agentes geleificantes, e humectantes. Exemplos de emulsificantes e/ou agentes de espessamento incluem gelatina, éteres de celulose, amido, ésteres de amido, éteres de amido, e amidos modificados. A seleção dos ingredientes e suas quantidades são conhecidas pelos versados na técnica. Quantidades específicas para cada ingrediente adicional dependerá de vários fatores tais como os ingredientes incluídos na composição; a espécie do animal; a idade do animal, peso corporal, saúde geral, sexo, e dieta; taxa de consumo do animal; o propósito para o qual a composição alimentar está sendo administrada ao animal; e similares. Portanto, os componentes e quantidades de ingredientes podem variar amplamente e podem desviar das proporções preferidas aqui descritas.
Em várias modalidades, os pedaços úteis na presente invenção contêm de 5% a cerca de 95% de uma ou mais carnes, produtos animais, e/ou outros ingredientes conforme descrito acima, e de em torno de 5% to 95% de um ou mais cereais ou amidos que não contêm nenhuma quantidade significativa de amilose. Mais particularmente, os pedaços úteis na presente invenção contêm de cerca de 10% a 50% de um ou mais cereais ou amidos que não contêm nenhuma quantidade significativa de amilase. Em outra modalidade, os pedaços da presente invenção contêm de cerca de 10% a 25% de um ou mais cereais ou amidos que não contêm uma quantidade significativa de amilose. Em uma modalidade específica, os pedaços úteis na presente invenção contêm cerca de 15% a 20% de um ou mais cereais ou amidos que não contêm quantidade significativa de amilose. Em cada uma dessas modalidades, o resto dos pedaços compreende carne, produtos animais, gorduras e/ou componentes alternativos e adicionais conforme descrito acima.
Em outras modalidades, as composições alimentares de pedaços com molho são formuladas para prover nutrição completa e balanceada para um animal, tal como um animal de companhia, de acordo com os padrões estabelecidos pela Association of American Feed Control Officials
10/15 (AAFCO). Noutras modalidades, as composições alimentares são formuladas como uma composição alimentar para um animal de companhia, incluindo uma composição alimentar para cachorro ou gato. Em várias modalidades, o animal é um animal de companhia, preferivelmente um cachorro ou um gato, mais preferivelmente um gato.
Os pedaços podem variar em tamanho dependendo do animal que irá consumir o produto, por exemplo, o tipo, idade, saúde, ou tamanho do animal. Por exemplo, pedaços de tamanho adequado para cachorros variam tipicamente de em torno de 10 a 80 milímetros (mm), preferivelmente de 20 a 40 mm, no lado mais longo. Tamanhos de pedaços para gatos variam tipicamente de 3 a 30 mm, preferivelmente de 8 a 20 mm, no lado mais longo.
Em outro aspecto, a invenção provê métodos para a preparação de uma composição alimentar de pedaços com molho tendo uma aparência atraente ou não turva. Os métodos compreendem a) a preparação de uma mistura de pedaços compreendendo um ou mais cereais e amidos, onde os cereais e amidos não contêm uma quantidade significativa de amilose; b) o uso da mistura de pedaços para fabricar os pedaços; c) a preparação de uma geleia; e d) a mistura dos pedaços com uma geleia para produzir uma composição alimentar de pedaços com molho. Opcionalmente, o método compreende adicionalmente uma ou mais etapas de (1) preencher a composição alimentar em um recipiente, (2) selagem do recipiente, e (3) purificar o recipiente em retorta.
Os pedaços podem ser feitos por quaisquer métodos conhecidos pelo artífice experiente. Os métodos para a fabricação de pedaços úteis na presente invenção são descritos, por exemplo, nas Patentes U.S. Nos. 5,132,137, 5,567,466, 4,781,939, 6,379,738, e 7,344,745.
Em uma modalidade, os pedaços são feitos moendo materiais de subprodutos de carne e/ou peixes congelados e então misturando esse material básico de carne/peixes com uma farinha de cereal não contendo nenhuma quantidade significativa de amilose e uma mistura em pó contendo proteína animal desidratada, pré-misturas de vitaminas e minerais, corantes,
11/15 e conservantes. A massa resultante é então extrudada a uma esteira de forno a vapor, cozida de 80 a 90°C, e cortada em pedaços de tamanho adequado de geometrias variadas e definidas (pedaços reformados).
A geleia útil nas composições alimentares pode ser qualquer geleia adequada para se fazer composições alimentares de pedaços com molho. Tais composições de geleia são conhecidas na técnica. A preparação da geleia pode ser feita, por exemplo, pela mistura de água e pós hidrocolóides, corantes, e sais. As composições de geleia contêm tipicamente gomas tais como Kappa-carragena, alfarroba, guar, e xantana. Exemplos de composições de geleia úteis na presente invenção e seus métodos de fabricação podem ser encontrados, por exemplo, na Patente U.S. N° 7,344,745 e U.S. Publicação de Pedido N° 20080152774.
Os métodos para combinar as porções de pedaços e geleia das composições alimentares também são bem conhecidos na técnica. Qualquer método adequado conhecido pelo artífice experimentado para a preparação da composição alimentar de pedaços com molho pode ser usado, tais como aqueles descritos na Patente U.S. N°s 4,781,939, 5,132,137, 5,567,466, 6,379,738, e 7,344,745. Em uma modalidade preferível os pedaços, enquanto quentes, são adicionados a um recipiente da geleia e misturados com a geleia fluida. A mistura de pedaços com molho é então transferida para um recipiente, lacrada, e purificada em retorta para produzir uma composição alimentar de pedaços com molho.
Qualquer proporção adequada de pedaços para geleia conhecida pela pessoa versada na técnica, para a preparação da composição alimentar de pedaços com molho pode ser usada, tais como aquelas descritas na Patente U.S. N°s 5,567,466 e 7,344,745. Por exemplo, uma proporção pedaços: geleia de 90:10, 85:15, 80:20, 75:25, 70:30, 65:35, 60:40, 55:45, 50:50, 45:55, 40:60, 35:65, 30:70, 25:75, 20:80, 15:85, ou 10:90 pode ser usada. Preferivelmente, a propor pedaços: geleia é de 65:35, 60:40, 55:45, 50:50, 45:55, 40:60, ou 3 5:65.
Em outro aspecto, a invenção provê uma composição alimentar de pedaços com molho feita usando os métodos da invenção.
12/15
Em outro aspecto, a invenção provê um meio para se comunicar a informação a cerca de, ou instruções para, um ou mais dos (1) componentes e a aparência atraente resultante das composições alimentares de pedaços com molho da presente invenção, (2) diferentes maneiras de usar as composições alimentares de pedaços com molho em produtos humanos e animais; (3) instruções para se suprir as composições alimentares de pedaços com molho da presente invenção a um animal; (4) informação de contato para consumidores para seu uso, se tiverem dúvidas sobre as composições alimentares de pedaços com molho da presente invenção ou seu uso; e (5) informação nutricional sobre as composições alimentares de pedaços com molho da presente invenção. Instruções úteis podem incluir quantidades e a freqüência da alimentação. Os meios de comunicação são úteis, por exemplo, para instruir sobre os benefícios do uso da presente invenção e comunicar os métodos aprovados para se suprir as composições alimentares a um animal.
Os meios compreendem um ou mais de um documento físico ou eletrônico, mídia de armazenamento digital, mídia de armazenamento óptico, apresentação em áudio, exibição audiovisual, ou exibição visual contendo as informações ou instruções. Preferivelmente, os meios são selecionados do grupo consistindo de um website exibido, um quiosque de exibição visual, uma brochura, uma etiqueta de produto, um folheto da embalagem, um anúncio, uma distribuição de comida, um anúncio público, uma fita de áudio, uma fita de vídeo, um DVD, um CD-ROM, um chip lido por computador, um cartão de leitura de computador, um disco de computador, um dispositivo USB, um dispositivo FireWire, uma memória de computador, e quaisquer combinações dos mesmos.
Em outro aspecto, a invenção provê um pacote compreendendo uma composição alimentar de pedaços em geleia da presente invenção e uma etiqueta afixada ao pacote contendo uma palavra ou palavras, imagens, desenhos, acrônimos, slogan, frase, ou outros dispositivos, ou combinações dos mesmos que indiquem que os conteúdos do pacote contêm uma composição alimentar de pedaços com molho com propriedades benéficas,
13/15 tais como aparência melhorada, turvação da geleia reduzida e até a distribuição dos pedaços. Tipicamente, tais dispositivos compreendem as palavras aparência melhorada, e turvação reduzida, ou uma expressão equivalente impressa no pacote. Qualquer pacote ou material de embalagem adequado para conter a composição é útil na invenção, por exemplo, saco, caixa, garrafa, lata, bolsa, e similares fabricados de papel, plástico, chapa, metal, e similares. Em uma modalidade preferível, o pacote contém uma composição alimentar da presente invenção adaptada para um animal em particular tal como um ser humano, canino, ou felino, conforme adequado pela etiqueta, preferivelmente uma composição alimentar para animal de companhia para cachorros ou gatos. Em uma modalidade preferível, o pacote é uma lata que pode ser purificada em retorta, um recipiente plástico, ou uma bolsa compreendendo uma composição alimentar de pedaços com molho da presente invenção.
EXEMPLOS
A invenção pode ser adicionalmente ilustrada pelos exemplos seguintes, embora esteja entendido que esses exemplos são incluídos meramente para propósitos de ilustração e não pretendem limitar o escopo da invenção a menos que especificado de outra forma.
Exemplo 1 kg de subprodutos congelados de porco foram moídos através de um triturador/quebrador com graus de 12 mm. O subproduto moído foi completamente misturado com 1 kg de água e 15 kg de uma mistura em pó compreendendo: 9 kg de proteína animal desidratada; 2 kg pó de plasma, e 3 kg de outros ingredientes tais como vitaminas e minerais. A composição resultante foi misturada por 5 minutos para produzir uma mistura homogênea. Então, essa mistura foi emulsificada com um emulsificante triangular (grelhas/facas) (grelhas de 3 e 5 mm) para produzir uma pasta. A pasta foi extrudada através de um molde quadrado para uma esteira de forno a vapor, cozida a em torno de 85°C por 2 minutos, e cortada em pedaços para produzir pedaços reformados tendo um tamanho médio de em torno de 12,7 mm (0,5 polegadas) no lado mais longo. Os pedaços reformados tinham várias
14/15 formas e tamanhos.
Uma geleia líquida foi feita misturando-se 99 kg de água, 0,4 kg de Kappa-carragena, 0.3 kg de goma de alfarroba, e 500 gramas de cloreto de sódio com um misturador de alta taxa de cisalhamento.
Os pedaços reformados e a geleia líquida foram preenchidos em latas que foram então seladas e purificadas em retorta por aquecimento a uma temperatura de 130°C por 20 minutos. A relação pedaço:geleia foi de 40:60, isto é, cada lata foi preenchida com 16 kg de pedaços e 24 kg de geleia. Ao se resfriar, a geleia líquida colocada com os pedaços se dispersou através da geleia.
Exemplo 2
O procedimento no Exemplo 1 foi repetido usando-se 64,5 kg de subprodutos congelados de porco; 16,5 kg de farinha de trigo (amilopectina e amilase em uma relação de 75:25); e 15 kg de água; e 1 kg de pó de plasma. Uma lata purificada em retorta do Exemplo 1 e uma lata purificada em retorta do Exemplo 2 foram abertas e o produto observado para turvação e transparência. Os resultados mostraram que (1) o produto feito no Exemplo 1 sem farinha de trigo foi significativamente menos turvo e mais transparente e tinha a aparência de um produto de alta qualidade e (2) o produto feito no Exemplo 2 com farinha de trigo foi significativamente mais turvo e menos transparente e tinha a aparência de um produto de baixa qualidade. Exemplo 3
O procedimento no Exemplo 2 foi repetido exceto que 16,5 kg de milho ceroso moído (menos que 1% de partículas acima de 100 pm) (contendo quantidades ínfimas de amilose) foi usado em vez de 16,5 kg de farinha de trigo (amilopectina e amilose em uma relação de 75:25 representando um total de em torno de 67 a 71% de amido na farinha de trigo). Uma lata purificada em retorta do Exemplo 2 e uma lata purificada em retorta do Exemplo 3 foram abertas e o produto observado para turvação e transparência. Os resultados mostraram que (1) o produto feito sem farinha de trigo e com milho ceroso moído foi significativamente menos turvo e mais transparente e tinha a aparência de um produto de alta qualidade e (2) o produto
15/15 feito com farinha de trigo e sem milho ceroso moído foi significativamente mais turvo e menos transparente e tinha a aparência de um produto de baixa qualidade. Isso mostra que produtos com pouca ou nenhuma amilose têm uma geleia menos turva e mais transparente e uma aparência de alta qualidade.
Exemplo 4
O procedimento do Exemplo 2 foi repetido com a exceção de que foi usado 16,5 kg de milho ceroso modificado (contendo quantidades ínfimas de amilose), reticulado para se obter uma estabilidade térmica melhor, ao invés de 16,5 kg de farinha de trigo. Uma lata purificada em retorta do Exemplo 2 e uma lata purificada em retorta do Exemplo 4 foram abertas e o produto observado para turvação e transparência. Os resultados mostraram que (1) o produto feito sem farinha de trigo e com milho ceroso modificado foi significativamente menos turvo e mais transparente e tinha a aparência de um produto de alta qualidade e (2) o produto feito com farinha de trigo e sem milho ceroso modificado foi significativamente mais turvo e menos transparente e tinha a aparência de um produto de baixa qualidade. Isso também mostra que produtos com pouca ou nenhuma amilose têm uma geleia menos turva e mais transparente e uma aparência de alta qualidade.
Na especificação, foram expostas modalidades típicas preferíveis da invenção. Embora sejam empregados termos específicos, eles são usados somente em um sentido genérico e descritivo e não para propósitos de limitação. O escopo da invenção é explicado nas reivindicações. Obviamente muitas modificações e variações da invenção são possíveis à luz dos ensinamentos acima. Deve, portanto, ser entendido que dentro do escopo das reivindicações anexadas, a invenção pode ser praticada de outro modo que aquele especificamente descrito.
1/2

Claims (9)

REIVINDICAÇÕES
1. Composição alimentícia de pedaços em geleia, caracterizada pelo fato de que compreende uma geleia e um ou mais pedaços, sendo que os pedaços compreendem de 5% a 95% de um ou mais cereais e amidos, e sendo que os cereais e amidos contêm menos do que 5% de amilose, e de 5% a 95% de uma ou mais carnes, produtos animais, ou outros ingredientes.
2/2 animal desidratada, pó de plasma, vitaminas, minerais, corantes e conservantes.
2. Composição alimentícia, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os pedaços compreendem pelo menos do que 15% de um ou mais cereais e amidos, contendo menos do que 5% de amilose.
3. Composição alimentícia, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que os cereais ou amidos contêm menos do que 4% de amilose;
opcionalmente, sendo que os cereais ou amidos contêm menos do que 2% de amilose;
opcionalmente, sendo que os cereais ou amidos contêm menos do que 1% de amilose; e opcionalmente, sendo que os cereais ou amidos contêm menos do que 0,5% de amilose.
4. Composição alimentícia, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que os cereais ou amidos são selecionados de milho ceroso, arroz ceroso e trigo ceroso.
5 (a) preparar uma mistura de pedaços compreendendo um ou mais cereais e amidos, sendo que os cereais e amidos contêm menos do que 5% de amilose;
(b) usar a mistura de pedaços para fabricar pedaços;
(c) preparar uma geleia; e
10 (d) misturar os pedaços com uma geleia para produzir uma composição alimentícia de pedaços em geleia.
5. Composição alimentícia, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que é formulada para o consumo por animais de companhia, opcionalmente, sendo que (i) os animais de companhia são cães ou gatos; ou (ii) os pedaços compreendem de 15% a 20% de um ou mais cereais e amidos contendo menos do que 5% de amilose, e entre 80% e 85% de carne, produtos animais ou outros ingredientes;
Opcionalmente, compreendendo ainda uma ou mais de proteína
12/06/2018, pág. 5/10
6. Método para preparar uma composição alimentícia de pedaços em geleia, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende o preenchimento da composição alimentícia em um recipiente, e a selagem do recipiente.
15
8. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que ainda compreende retortar o recipiente.
9. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a mistura dos pedaços da etapa (a) compreende uma ou mais carnes, produtos animais, ou outros ingredientes.
20 10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a
9, caracterizado pelo fato de que a mistura dos pedaços da etapa (a) compreende 5% a 95% de uma ou mais carnes, produtos animais, ou outros ingredientes, e 5% a 95% de um ou mais cereais e amidos contendo menos do que 5% de amilose.
Petição 870180050099, de 12/06/2018, pág. 6/10
BR112012004261-0A 2009-08-26 2010-08-21 composição alimentícia de pedaços em geleia, e seu método de preparação BR112012004261B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US27518409P 2009-08-26 2009-08-26
US61/275,184 2009-08-26
PCT/US2010/002310 WO2011028241A2 (en) 2009-08-26 2010-08-21 Chunks-in-jelly food compositions having an appealing appearance

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012004261A2 BR112012004261A2 (pt) 2017-05-02
BR112012004261B1 true BR112012004261B1 (pt) 2018-12-04

Family

ID=43649834

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012004261-0A BR112012004261B1 (pt) 2009-08-26 2010-08-21 composição alimentícia de pedaços em geleia, e seu método de preparação

Country Status (13)

Country Link
US (1) US20120177785A1 (pt)
EP (1) EP2467028B1 (pt)
JP (1) JP6009941B2 (pt)
CN (1) CN102762106B (pt)
AU (1) AU2010290089B2 (pt)
BR (1) BR112012004261B1 (pt)
CA (1) CA2771262C (pt)
ES (1) ES2477277T3 (pt)
IN (1) IN2012DN01569A (pt)
MX (1) MX2012002104A (pt)
RU (1) RU2553647C2 (pt)
WO (1) WO2011028241A2 (pt)
ZA (1) ZA201202152B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103416643B (zh) * 2012-12-11 2015-06-10 华中农业大学 一种营养谷物冻及其生产方法
MX2017013715A (es) 2015-04-28 2018-03-02 Mars Inc Proceso de preparacion de un producto de alimento para mascotas humedo esterilizado.
EP4159046A1 (en) * 2015-04-28 2023-04-05 Mars, Incorporated Wet pet food product comprising a meat analogue
RU2017141135A (ru) * 2015-04-28 2019-05-28 Марс, Инкорпорейтед Влажный кормовой продукт для домашних животных, содержащий смешанный мясной продукт
CN106361794A (zh) * 2016-10-20 2017-02-01 心颐和国际中医药投资控股(北京)有限公司 一种免煎鲜中药的制备方法
EP3398447A1 (de) * 2017-05-04 2018-11-07 3vM Beteiligungsgesellschaft Futtermittel
CN111787812A (zh) * 2018-03-06 2020-10-16 雀巢产品有限公司 包含用于食物组合物的薄片的仿肉制品
US20200196634A1 (en) * 2018-12-24 2020-06-25 Société des Produits Nestlé S.A. Multi-textured pet foods comprising methylcellulose and gelling hydrocolloids
CN109699843A (zh) * 2019-03-05 2019-05-03 广东驱动力生物科技股份有限公司 一种可改善仔猪贫血的果冻及其制备方法
CN115087361A (zh) 2020-02-10 2022-09-20 马斯公司 用于热量限制和饱腹作用的膨胀干产品、其用途和制造方法
CN114601029A (zh) * 2022-04-02 2022-06-10 北京玛斯生物技术有限公司 一种用于动物长途运输食用的果冻及其制备方法和应用

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1145192A (en) * 1980-02-06 1983-04-26 General Foods, Inc. Soft-moist pet food and process
JPS61154788U (pt) * 1985-03-18 1986-09-25
EP0668024B1 (fr) * 1994-01-24 2001-03-28 Societe Des Produits Nestle S.A. Composition stérilisée pour alimentation animale et son procédé de préparation
JP3025869B2 (ja) * 1996-06-19 2000-03-27 江崎グリコ株式会社 透明度の高いデンプン糊化液
JP3052913U (ja) * 1998-04-03 1998-10-13 マルシン食品株式会社 白玉様食品
DE19844393A1 (de) * 1998-09-28 2000-03-30 Effem Gmbh Stückiges Produkt in Tiernahrungsmittelzusammensetzungen sowie ein Verfahren zur Herstellung desselben
US6280779B1 (en) * 1999-12-28 2001-08-28 Colgate-Palmolive Company Pet food for maintaining normal bowel health
US6436463B1 (en) * 2000-06-26 2002-08-20 Hill's Pet Nutrition, Inc. Pet food composition and method
EP1250851A1 (en) * 2001-04-18 2002-10-23 Societe Des Produits Nestle S.A. Pet food composition containing semi-refined gelling agent
AU2002952713A0 (en) * 2002-11-18 2002-11-28 Mars, Incorporated Packaged pet food of novel appearance
JP4490202B2 (ja) * 2004-08-06 2010-06-23 松谷化学工業株式会社 澱粉類をゲル状化材とする新規食感を有する食品類
US20060129187A1 (en) * 2004-12-14 2006-06-15 Cho Yong H Double headed tweezers
BRPI0517429A (pt) * 2004-12-16 2008-10-07 Hills Pet Nutrition Inc composição de ração, método para intensificar a palatabilidade de uma composição de ração e para reduzir o odor de excreta de animal, kit, e, meio para comunicar informação sobre ou instruções de uso das composições, dos métodos, ou dos kits
CN101291591B (zh) * 2005-10-19 2013-06-19 希尔氏宠物营养品公司 制备食物组合物的方法
CN101686974A (zh) * 2007-07-09 2010-03-31 雀巢产品技术援助有限公司 减轻因环境过敏原导致的过敏症的方法
RU2558537C2 (ru) * 2009-07-30 2015-08-10 Нестек С.А. Влажные пищевые композиции, имеющие характеристики сухих пищевых композиций

Also Published As

Publication number Publication date
ES2477277T3 (es) 2014-07-16
CA2771262A1 (en) 2011-03-10
EP2467028A2 (en) 2012-06-27
CA2771262C (en) 2018-08-14
ZA201202152B (en) 2013-08-28
WO2011028241A2 (en) 2011-03-10
AU2010290089B2 (en) 2014-11-13
IN2012DN01569A (pt) 2015-05-22
WO2011028241A3 (en) 2012-06-21
JP2013502926A (ja) 2013-01-31
EP2467028A4 (en) 2013-04-24
MX2012002104A (es) 2012-08-03
US20120177785A1 (en) 2012-07-12
CN102762106B (zh) 2014-07-02
WO2011028241A8 (en) 2012-08-09
EP2467028B1 (en) 2014-06-04
JP6009941B2 (ja) 2016-10-19
CN102762106A (zh) 2012-10-31
RU2553647C2 (ru) 2015-06-20
AU2010290089A1 (en) 2012-03-15
BR112012004261A2 (pt) 2017-05-02
RU2012111249A (ru) 2013-10-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012004261B1 (pt) composição alimentícia de pedaços em geleia, e seu método de preparação
CA2768568C (en) Wet food compositions having the characteristics of dry food compositions
JP5237818B2 (ja) 食物組成物の製造方法
RU2525577C2 (ru) Пищевые композиции кусочков в подливе
RU2527290C2 (ru) Пищевые композиции в виде ломтиков в желе
BR112014028804B1 (pt) Produto alimentício enlatado compreendendo uma emulsão de carne envolvendo uma ou mais dispersões hidrocoloides, e seu método de obtenção
JP2021508237A (ja) ペットフード製品
JP2015524275A (ja) 羽毛ベースの食用組成物及びこのような組成物を作製する方法
US20160338383A1 (en) Wet pet food formulated to be served in a form selected by the pet owner
JP6202792B2 (ja) ペットフード

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/08/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SOCIETE DES PRODUITS NESTLE S.A. (CH)