BR102019010015A2 - Pasta decorativa laminada e em rolo e método de obtenção da pasta decorativa laminada e em rolo - Google Patents

Pasta decorativa laminada e em rolo e método de obtenção da pasta decorativa laminada e em rolo Download PDF

Info

Publication number
BR102019010015A2
BR102019010015A2 BR102019010015-0A BR102019010015A BR102019010015A2 BR 102019010015 A2 BR102019010015 A2 BR 102019010015A2 BR 102019010015 A BR102019010015 A BR 102019010015A BR 102019010015 A2 BR102019010015 A2 BR 102019010015A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
paste
laminated
phase
american
roll
Prior art date
Application number
BR102019010015-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Marcio Jose Biasotto
Original Assignee
Iceberg Indústria E Comércio Ltda.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Iceberg Indústria E Comércio Ltda. filed Critical Iceberg Indústria E Comércio Ltda.
Priority to BR102019010015-0A priority Critical patent/BR102019010015A2/pt
Publication of BR102019010015A2 publication Critical patent/BR102019010015A2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Confectionery (AREA)

Abstract

pasta decorativa laminada e em rolo e método de obtenção da pasta decorativa laminada e em rolo. trata-se de 'pasta americana' (10) para decoração de bolos e doces diversos, sendo que dita pasta americana (pd) se apresenta forma laminada (lm) e em rolo (rl) sobre si mesmo. o usuário pode, ao abrir a embalagem (eb), acessar a quantidade que desejar de 'pasta americana' (pd), bastando desenrolar parte do rolo (rl), passando a utilizar imediatamente para a decoração de bolos e doces diversos, ou fazer os recortes necessários para os detalhes de confeitaria. o restante do rolo (rl) não utilizado pode ser acondicionado novamente para posterior utilização.

Description

PASTA DECORATIVA LAMINADA E EM ROLO E MÉTODO DE OBTENÇÃO DA PASTA DECORATIVA LAMINADA E EM ROLO CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A presente patente de invenção trata de pasta decorativa laminada e apresentada em rolo e método de obtenção da pasta decorativa laminada e em rolo, mais precisamente pertencente ao campo dos produtos alimentícios onde, notadamente, a pasta decorativa conhecida popularmente como 'pasta americana', apresenta-se formulada com uma composição que permite o processamento específico para comercialização na forma de uma lâmina de fina espessura enrolada sobre si, de tal forma a compor um rolo que proporciona, ao usuário confeiteiro ou outros, o recorte do tamanho da lâmina de pasta desejada para cobrir bolo ou doces, eliminando, assim, a etapa massageamento e esticamento da massa com o rolo ou equipamento de laminação, tal como previstos no estado da técnica.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
[002] É sabido que a pasta de açúcar decorativa ou 'pasta americana' ou, ainda, 'Rolling Fondant' (em inglês) compreende um produto composto de açúcar de confeiteiro, xarope de glicose de milho e água e é comumente utilizada para decorações de bolos e similares devido aos efeitos de modelagem que podem ser realizados a partir desta pasta, bem como é valorizada devido à alta durabilidade do bolo ou doce entre o pós preparo até a exposição em festas e demais eventos.
[003] A conhecida 'pasta americana' pode ser obtida através de preparo caseiro, onde, via de regra, se utiliza gelatina em pó (sem sabor), dissolvida em água aquecida antes da utilização, gordura e/ou glicose de milho (ou mel), essência de amêndoa (ou outra) e açúcar de confeiteiro (peneirado) que devem ser misturados e sovados até que se obtenha a consistência desejada. Pode ser colorida com corantes alimentícios. Feito isso, a massa ou pasta deve ser embalada em filme plástico (isento de ar) e acondicionada em potes herméticos que permita ser guardada por, pelo menos, 24 horas antes de sua utilização. Este tipo de preparo e acondicionamento caseiro, por não conter conservantes, pode ser realizado por até 30 dias e, como desvantagem, caso o usuário resolva utilizar a pasta, a mesma deve ser utilizada em sua totalidade.
[004] Ocorre que, a obtenção caseira da 'pasta americana' requer total habilidade do preparador não só na etapa de mistura dos ingredientes, pois se não for bem preparada pode apresentar falhas na lisura, no tingimento e outros como, especialmente, quando do amassamento da massa, que precisa de certo esforço até atingir o ponto ideal.
[005] Com intuito de reduzir os inconvenientes do preparo caseiro, atualmente a 'pasta americana' é fornecida industrialmente, ou seja, pronta para o uso, e sua formulação básica inclui açúcar refinado, gordura vegetal, gomas vegetais e xarope de glucose, além de Estabilizante EP III e Conservante P IV e aromatização artificial. Dita pasta industrializada é fornecida ao mercado na forma de um bloco e pode ser encontrada em embalagens de 500 gr, 750 gr e 1 kg, 2 kg e até 4,5 kg. É apresentada na na cor branca passível de receber coloração alimentícia ou pode ser encontrada em variadas cores padrão, tais como amarelo, azul, vermelho, rosa e outras. Para ser utilizada, o consumidor deve retirar da embalagem a quantidade desejada e sovar até ficar maleável. O restante da massa deve ser acondicionada por até 15 dias.
[006] Apesar da 'pasta americana' industrial permitir maior durabilidade ao produto adquirido para decoração de variações bolos e doces, a mesma requer a etapa de massagem do produto para a obtenção do ponto adequado e pelo fato da massa estar embalada em filme plástico é difícil visualizar se a pasta está elástica e homogênea para trabalhar, pois tais características podem variar entre fabricantes.
[007] Outro inconveniente reside no fato da pasta de tonalidade branca ter que ser tingida até que atinja a tonalidade desejada e, para tanto, o consumidor adiciona corante alimentício na etapa de massageamento da massa até o alcance da tonalidade desejada, podendo incorrer na desvantagem citada acima, ou seja, na falha ou imperfeições do tingimento ou, eventualmente, em descoloração involuntária, tendo, assim, que descartar toda a pasta tingida de forma inadequada e iniciar o processo com outra pasta até atingir a tonalidade adequada para a decoração do bolo ou doce, promovendo prejuízo para o preparador.
[008] É conhecido um produto denominado "Renshaw Ready Rolled Icing Circle" (JF Renshaw Ltd.) que, com o intuito de eliminar a etapa de massagem da pasta industrializada em bloco, apresenta-se na forma de disco com diâmetro único como 33 cm e pronto para cobertura de bolos ou doces.
[009] Um dos inconvenientes reside no fato do disco ser fornecido com um diâmetro único, inviabilizando a cobertura de bolos com maiores diâmetros e até de outros formatos, pois, para tal, será necessário a aquisição de vários outros discos, elevando, consideravelmente, o custo final da cobertura do bolo ou doce.
[010] Outro inconveniente reside no fato da conhecida 'pasta americana' no formato de disco ser fornecida unicamente na cor branca e caso a decoração necessite de detalhes ou áreas com "pasta americana" com outra tonalidade, o usuário confeiteiro deverá recorrer aos processos tradicionais de preparo de "pasta americana", ou seja, fabricação caseira ou aquisição de blocos já industrializados.
ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
[011] Em pesquisa realizada em bancos de dados especializados, não foi encontrado qualquer documento referente à 'pasta americana' industrializada e fornecida já laminada em rolo.
[012] Os documentos encontrados fazem referência a dispositivos utilizados para facilitar a aplicação da mesma, já laminada, tal como o documento de n°. US2010330258 que trata de dispositivo para aplicar uma tira laminada de 'fondant' uma confecção tal como um bolo, e um método para tal aplicação, ou, ainda, o documento n°. US2012128844 que revela uma lâmina de vinil sobre a qual é disposta a camada ou disco de pasta americana, facilitando a sua aplicação sobre um bolo ou similar.
[013] Como se vê, nenhum documento supracitado ou outros correlatos do estado da técnica, revela uma 'pasta americana' já fornecida em rolo, demonstrando que o objeto desta invenção atende, plenamente, aos requisitos legais de patenteabilidade.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[014] É, portanto, objetivo da invenção apresentar uma pasta decorativa, conhecida por 'pasta americana' em formato laminado e enrolada sobre si mesma e respectivo método de obtenção da pasta decorativa de açúcar laminada e em rolo que viabiliza a comercialização da pasta pronta para uso, sem a necessidade da etapa de massageamento e esticamento da massa.
[015] É objetivo da invenção apresentar uma pasta decorativa fornecida em rolo e já produzida em sua forma original, ou seja branca ou tonalidades diversas para utilização imediata dispensando a etapa de tingimento da mesma através da adição de corantes alimentícios e posterior massageamento da mesma, tornando assim, prática a aplicabilidade da pasta.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[016] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:
a figura 1 representa um diagrama de blocos das etapas que compõe o método de obtenção da pasta de açúcar decorativa em rolo.
a figura 2 ilustra, a título de exemplo, um formato preferencial da 'pasta americana' laminada e em rolo;
a figura 3 ilustra, também a título exemplificativo, a 'pasta americana' laminada e em rolo, apresentada em variadas colorações, porém, sem limitação a estas.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[017] Com referência aos desenhos ilustrados, a presente patente de invenção se refere à "PASTA DECORATIVA LAMINADA E EM ROLO E MÉTODO DE OBTENÇÃO DA PASTA DECORATIVA LAMINADA E EM ROLO", mais precisamente trata-se de 'pasta americana' (10) para decoração de bolos e doces diversos, a qual apresenta inovada formulação e método de obtenção para formação de um produto na forma laminada (LM) e em rolo (RL) sobre si mesmo.
[018] Segundo a presente invenção, a pasta decorativa ou 'pasta americana' (PD) laminada e em rolo (RL), objeto da presente patente, apresenta a composição dos seguintes ingredientes: açúcar (1) de 70 a 80%; gordura vegetal (2) de 2 a 5%; amido de milho (3) de 1 a 3%; gomas vegetais (4) de 0,5 a 2%; sorbitol (5) de 1 a 5%; glucose (6) em pó de 2 a 6%; xarope de glucose (7) de 1 a 5%; espessante CMC (8) de 0,5% a 2%; corante dióxido de titânio (9) de 0,1 a 1%; acidulante ácido cítrico (10) de 0,1 a 1%; conservante sorbato de potássio (11) de 0,1 a 1% e corantes artificiais quando em tonalidades diversas.
[019] O método de obtenção da pasta decorativa ou 'pasta americana' (PD) laminada e em rolo (RL) compreende as seguintes fases:
  • - Fase 1 - Moagem do açúcar (1) em conjunto com o amido de milho (3) no moinho por tempo de aproximadamente 10 minutos;
  • - Fase 2 - Pré-mistura de gomas vegetais (4) com água;
  • - Fase 3 - Pré-mistura da gordura vegetal (2), sorbitol (5), corante dióxido de titânio (9), glucose em pó (6), xarope de glucose (7), espessante CMC (8), ácido cítrico (10), sorbato de potássio (11) e acrescentar corante artificial no caso da pasta colorida por tempo de aproximadamente de 5 minutos;
  • - Fase 4 - todos os ingredientes são acrescentados no misturador de pós por tempo de 10 minutos;
  • - Fase 5 - a mistura da etapa anterior segue para batedeira em velocidade média por tempo de 10 minutos;
  • - Fase 6 - a pasta, tingida ou não, é porcionada em blocos de 5 kg a 10 kg, aguardando a etapa de laminação;
  • - Fase 7 - cada bloco alimenta, por sua vez, a máquina convencional de laminação de maneira a obter uma lâmina (LM) contínua de largura preferencial de 30 a 40 cm e de espessura (e1) preferencial de 0,2 a 0,5 mm, lâmina esta que, numa opção preferencial seccionada transversalmente a, pelo menos, cada 50 cm, de maneira a obter uma lâmina única com peso aproximado de 800 g a 1 kg. Dita porção recobre um bolo de 20 cm x 10 cm;
  • - Fase 8 - cada lâmina (LM) de 'pasta americana' (PD) recebe a aplicação de um plástico filme (F1) ou papel manteiga;
  • - Fase 9 - cada conjunto (LM)/(F1) é enrolada sobre si mesmo de maneira a compor um rolo (RL), por sua vez, acomodado em embalagem (EB) adequada.
[020] Assim, o usuário pode, ao abrir a embalagem, acessar a quantidade que desejar de 'pasta americana' (PD), bastando desenrolar parte do rolo (RL), passando a utilizar imediatamente para a decoração de bolos e doces diversos, ou fazer os recortes necessários para os detalhes de confeitaria. O restante do rolo (RL) não utilizado pode ser acondicionado novamente para posterior utilização.
[021] É certo que quando o presente invento for colocado em pratica, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.

Claims (3)

  1. "PASTA DECORATIVA LAMINADA E EM ROLO E MÉTODO DE OBTENÇÃO DA PASTA DECORATIVA LAMINADA E EM ROLO", mais precisamente trata-se de 'pasta americana' (10) para decoração de bolos e doces diversos; caracterizado por 'pasta americana' (PD) constituir de uma placa laminada (LM) e em rolo (RL) sobre si mesmo.
  2. "PASTA DECORATIVA LAMINADA E EM ROLO E MÉTODO DE OBTENÇÃO DA PASTA DECORATIVA LAMINADA E EM ROLO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por 'pasta americana' (PD) laminada e em rolo (RL) apresentar a composição dos seguintes ingredientes: açúcar (1) de 70 a 80%; gordura vegetal (2) de 2 a 5%; amido de milho (3) de 1 a 3%; gomas vegetais (4) de 0,5 a 2%; sorbitol (5) de 1 a 5%; glucose (6) em pó de 2 a 6%; xarope de glucose (7) de 1 a 5%; espessante CMC (8) de 0,5% a 2%; corante dióxido de titânio (9) de 0,1 a 1%; acidulante ácido cítrico (10) de 0,1 a 1%; conservante sorbato de potássio (11) de 0,1 a 1% e corantes artificiais quando em tonalidades diversas.
  3. "MÉTODO DE OBTENÇÃO DA PASTA DECORATIVA LAMINADA E EM ROLO", de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por método de obtenção da pasta decorativa ou 'pasta americana' (PD) laminada e em rolo (RL) compreender as seguintes fases:
    • - fase 1 - Moagem do açúcar (1) em conjunto com o amido de milho (3) no moinho por tempo de aproximadamente 10 minutos;
    • - fase 2 - Pré-mistura de gomas vegetais (4) com água;
    • - fase 3 - Pré-mistura da gordura vegetal (2), sorbitol (5), corante dióxido de titânio (9), glucose em pó (6), xarope de glucose (7), espessante CMC (8), ácido cítrico (10), sorbato de potássio (11) e acrescentar corante artificial no caso da pasta colorida por tempo de aproximadamente de 5 minutos;
    • - fase 4 - todos os ingredientes são acrescentados no misturador de pós por tempo de 10 minutos;
    • - fase 5 - a mistura da etapa anterior segue para batedeira em velocidade média por tempo de 10 minutos;
    • - fase 6 - a pasta, tingida ou não, é porcionada em blocos de 5 kg a 10 kg, aguardando a etapa de laminação;
    • - fase 7 - cada bloco alimenta, por sua vez, a máquina convencional de laminação de maneira a obter uma lâmina (LM) contínua de largura preferencial de 30 a 40 cm e de espessura (e1) preferencial de 0,2 a 0,5 mm, lâmina esta que, numa opção preferencial seccionada transversalmente a, pelo menos, cada 50 cm, de maneira a obter uma lâmina única com peso aproximado de 800 g a 1 kg. Dita porção recobre um bolo de 20 cm x 10 cm;
    • - fase 8 - cada lâmina (LM) de 'pasta americana' (PD) recebe a aplicação de um plástico filme (F1) ou papel manteiga;
    • - fase 9 - cada conjunto (LM)/(F1) é enrolada sobre si mesmo de maneira a compor um rolo (RL), por sua vez, acomodado em embalagem (EB) adequada.
BR102019010015-0A 2019-05-16 2019-05-16 Pasta decorativa laminada e em rolo e método de obtenção da pasta decorativa laminada e em rolo BR102019010015A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019010015-0A BR102019010015A2 (pt) 2019-05-16 2019-05-16 Pasta decorativa laminada e em rolo e método de obtenção da pasta decorativa laminada e em rolo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019010015-0A BR102019010015A2 (pt) 2019-05-16 2019-05-16 Pasta decorativa laminada e em rolo e método de obtenção da pasta decorativa laminada e em rolo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019010015A2 true BR102019010015A2 (pt) 2020-12-01

Family

ID=73678816

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019010015-0A BR102019010015A2 (pt) 2019-05-16 2019-05-16 Pasta decorativa laminada e em rolo e método de obtenção da pasta decorativa laminada e em rolo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019010015A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
FR2569951A1 (fr) Procede de production d'une barre de confiserie a gaufrette a la creme, enrobee de chocolat, et la barre ainsi produite
RU2270567C2 (ru) Способ производства пряников с начинкой
AU2011247568B2 (en) Soft cake with simulated unbaked heart
RU2008124355A (ru) Многослойные кондитерские продукты и способы их получения
US9854819B2 (en) Fast setting icing
WO2017045069A1 (fr) Procédé d'impression et de transfert sur un article alimentaire
SE434451B (sv) Forfarande for framstellning av neringsmedel med fyllning och brodholje
BR102019010015A2 (pt) Pasta decorativa laminada e em rolo e método de obtenção da pasta decorativa laminada e em rolo
JP2012249585A (ja) 加飾シート状食品およびその製法
ES2536829T3 (es) Masa de decoración y recubrimiento
KR101345141B1 (ko) 로즈 향미를 갖는 마카롱의 제조방법 및 이를 이용한 마카롱
US20200296989A1 (en) Composition or powder mixture for preparing decorative sugar paste (fondant, slim fondant ornaments, flowers, elastic paste, etc) for cake icing and similars and decorative sugar paste obtaining method
EP0673206A1 (fr) Procede d'impression d'un sigle sur une preparation alimentaire
JP3168602U (ja) 円盤状焼成菓子を用いた組合せ菓子
KR101944314B1 (ko) 쌀가루를 이용한 과실 와플 및 이의 제조방법
RU2380946C1 (ru) Жевательная конфета и способ ее получения
RU2332011C2 (ru) Хрустящий вафельный продукт
RU2760190C1 (ru) Способ производства кондитерского изделия и кондитерское изделие
DE2514163A1 (de) Neue nahrungsmittel-kombination mit brotumhuellung
RU2807703C1 (ru) Способ изготовления конфет с ингредиентами состава
RU2763184C1 (ru) Способ производства кондитерского изделия и кондитерское изделие
RU2737975C1 (ru) Способ производства пряников
UA150416U (uk) Спосіб виготовлення льодяника
RU2198535C2 (ru) Состав для приготовления двухслойных конфет
KR880002029B1 (ko) 데코레이션용 찹쌀꽃 과자의 제조 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A21D 13/16 , A21D 13/47

Ipc: A23G 3/34 (2006.01), A23G 3/50 (2006.01)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]