BR102013028349A2 - Electronic apparatus and control method of display - Google Patents

Electronic apparatus and control method of display Download PDF

Info

Publication number
BR102013028349A2
BR102013028349A2 BR102013028349-5A BR102013028349A BR102013028349A2 BR 102013028349 A2 BR102013028349 A2 BR 102013028349A2 BR 102013028349 A BR102013028349 A BR 102013028349A BR 102013028349 A2 BR102013028349 A2 BR 102013028349A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
information
screen
electronic device
unit
shared
Prior art date
Application number
BR102013028349-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Umeizumi Genki
Original Assignee
Ricoh Company, Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ricoh Company, Ltd. filed Critical Ricoh Company, Ltd.
Publication of BR102013028349A2 publication Critical patent/BR102013028349A2/pt

Links

Landscapes

  • Accessory Devices And Overall Control Thereof (AREA)
  • Facsimiles In General (AREA)
  • Control Or Security For Electrophotography (AREA)
  • User Interface Of Digital Computer (AREA)

Abstract

aparelho eletrônico e método de controle de exibição.um aparelho eletrônico que pode ser conectado com outro aparelho eletrônico inclui uma unidade de aquisição de informação que adquire informação de tela de operação para exibir uma tela de operação compartilhada entre o aparelho eletrônico e o outro aparelho eletrônico a partir do outro aparelho eletrônico, uma unidade de exibição de tela compartilhada que exibe a tela de operação compartilhada com base na informação de tela de operação que a unidade de aquisição de informação adquiriu, uma unidade de execução de trabalho que executa um trabalho com base na entrada para a tela de operação compartilhada, um detector de evento que detecta um evento predeterminado que ocorre durante a execução do trabalho, uma unidade de determinação de exibição que determina se uma tela específica que inclui informação específica do modelo de aparelho eletrônico é exibida ou não em resposta ao evento predeterminado detectado, e uma unidade de exibição de tela específica que altera a tela de operação compartilhada exibida para a tela específica se a unidade de determinação de exibição determina que a tela específica é exibida.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: '"APARELHO ELETRÔNICO E MÉTODO DE CONTROLE DE EXIBIÇÃO".
Campo da Invenção [0001] A presente invenção se refere a um aparelho eletrônico que compartilha uma tela para operar aplicações (telas de operação) e torna possível exibir a mesma tela de operação e usar o aparelho eletrônico no mesmo grau de utilidade, um sistema de rede que inclui múltiplos aparelhos eletrônicos, método de controle de exibição e programa legível por computador que executa o método de controle de exibição.
Antecedentes da Invenção [0002] Recentemente, no uso de múltiplos aparelhos eletrônicos tais como Periféricos de Múltiplas Funções (MFPs) conectados em uma rede, uma tecnologia que facilita o uso da mesma tela de operação para todos os MFPs através da configuração da tela de operação em um MFP sem configurar uma tela de operação especial em cada MFP foi proposta (por exemplo, JP-2008-283436-A).
Descrição da Invenção Problemas a serem resolvidos [0003] Existem vários modelos de MFPs que diferem dependendo de quais funções são instaladas e suas configurações. Se todos os MFPs conectados com uma rede são do mesmo modelo, é possível compartilhar a mesma tela de operação descrita acima e usar da mesma tela de operação em cada MFP.
[0004] No entanto, no caso de diferentes modelos, se um erro em que um toner não é ajustado de maneira correta ocorre, é necessário exibir uma mensagem de erro que mostra uma posição de ajuste e método de ajuste para o modelo (a mensagem de erro específica ao modelo) com o intuito de resolver o erro de maneira apropriada já que a posição de ajuste e o método de ajuste do toner variam entre diferentes modelos.
[0005] Portanto, convencionalmente, não tem sido possível compartilhar a mesma tela de operação dentre diferentes modelos já que é impossível exibir uma tela específica do modelo, tal como uma mensagem de erro, se a tela de operação é compartilhada dentre diferentes modelos. Sumário da Invenção [0006] A presente invenção fornece um aparelho eletrônico que inclui uma unidade de aquisição de informação que adquire a primeira informação de tela de operação que é armazenada em outro aparelho eletrônico e exibe uma tela de operação compartilhada que é compartilhada entre o aparelho eletrônico e o outro aparelho eletrônico, uma unidade de exibição de tela compartilhada que exibe a tela de operação compartilhada em uma unidade de exibição com base na primeira informação de tela de operação adquirida pela unidade de aquisição de informação, uma unidade de execução de trabalho que executa um trabalho com base na entrada para a tela de operação compartilhada exibida na unidade de exibição pela unidade de exibição de tela, um detector de evento que detecta um evento predeterminado durante a execução do trabalho executado pela unidade de execução de trabalho, uma unidade de determinação de exibição que determina se deve ou não exibir uma tela especifica que inclui informação especifica do modelo de aparelho eletrônico quando o evento predeterminado é detectado pelo detector de evento, e uma unidade de exibição de tela especifica que exibe a tela especifica trocada a partir da tela de operação compartilhada exibida na unidade de exibição se é determinado que a tela especifica precisa ser exibida pela unidade de determinação de exibição.
Efeitos da Invenção [0007] Com a presente invenção, a tela de operação compartilhada (tela de operação comum) pode ser exibida em diferentes modelos de aparelhos eletrônicos.
Breve Descrição dos Desenhos [0008] A figura 1 é um diagrama que ilustra uma configuração de um sistema de rede de acordo com uma concretização da presente invenção. A figura 2 é um diagrama que ilustra uma configuração de hardware de um aparelho eletrônico usado no sistema de rede na figura 1. A figura 3 é um diagrama que ilustra uma tabela armazenada no aparelho eletrônico. A figura 4 é um diagrama que ilustra uma tela de operação compartilhada que o aparelho eletrônico pode exibir. A figura 5 é um diagrama que ilustra outra tela de operação compartilhada que o aparelho eletrônico pode exibir. A figura 6 é um diagrama que ilustra outra tela de operação compartilhada que o aparelho eletrônico pode exibir. A figura 7 é um diagrama que ilustra uma tabela armazenada no aparelho eletrônico . A figura 8 é um diagrama que ilustra uma tela do modelo especifico que inclui informação especifica de um modelo de aparelho eletrônico. A figura 9 é um diagrama que ilustra outra tela de modelo especifico que inclui informação especifica de um modelo de aparelho eletrônico. A figura 10 é um diagrama que ilustra outra tela de modelo especifico que inclui informação especifica de um modelo de aparelho eletrônico. A figura 11 é um diagrama que ilustra outra tela de modelo especifico que inclui informação especifica de um modelo de aparelho eletrônico. A figura 12 é um diagrama de blocos que ilustra as funções no aparelho eletrônico. A figura 13 é um diagrama de sequência que ilustra um processo que registra informação de tela de operação.
As figuras 14A e 14B são diagramas de sequência que ilustram um processo no caso de um erro ocorrer durante um trabalho. A figura 15 é um diagrama de sequência que ilustra um processo no caso de receber um comando para parar um trabalho durante o trabalho. A figura 16 é um diagrama de sequência que ilustra um processo que adquire informação de tela de operação. A figura 17 é um diagrama que ilustra outra configuração de um sistema de rede. A figura 18 é um diagrama de sequência que ilustra outro processo que registra a informação de tela de operação .
Concretização para Realizar a Invenção [0009] A figura 1 é um diagrama que ilustra uma configuração de um sistema de rede que conecta múltiplos aparelhos eletrônicos. Uma rede 10 pode ser a internet, uma Rede de Área Local (LAN) , ou uma Rede de Longa Distância (WAN). A comunicação através da rede 10 pode ser realizada usando protocolos de comunicação tais como Protocolo de Controle de Transmissão/ Protocolo de Internet (TCP/IP) e Protocolo de Datagrama de Usuário (UDP) no caso da internet.
[0010] Por exemplo, múltiplos aparelhos eletrônicos são compreendidos de três aparelhos de formação de imagem que executam a impressão, um Computador Pessoal (PC), e um servidor compartilhado 15. Deve ser notado que os aparelhos eletrônicos não estão limitados a aquele exemplo. Por exemplo, uma impressora, uma copiadora, um aparelho de fax, e um MFP podem ser usados como o aparelho de formação de imagem. O servidor compartilhado 15 armazena uma tabela e outros dados, etc., que os MFPs 11, 12 e 13 e um PC 14 podem se referir e compartilhar, e o servidor compartilhado fornece a tabela e outros dados, etc., em resposta a um comando para adquirir os mesmos a partir dos MFPs 11, 12 e 13 e o PC 14. Nesta concretização, os três MFPs 11, 12 e 13, o PC 14 e o servidor compartilhado 15 são os múltiplos aparelhos eletrônicos.
[0011] Pelo menos um dos MFPs 11, 12 e 13 é um modelo de MFP diferente dos outros. Funções descritas acima estão instaladas no MFP. Tomando a função de impressão como um exemplo, posições de ajuste e métodos de ajuste de toner e tinta, desenho de bandeja de alimentação de papel, desenho de bandeja de ejeção de papel, rota de alimentação de papel, método de impressão e presença ou ausência de funções relacionadas com a impressão são comumente diferentes dependendo dos modelos. Exemplos de métodos de impressão são o método eletrofotográfico e o método de jato de tinta. Exemplos de funções relacionadas com a impressão são função de impressão de cor, função de impressão de duplex, função de impressão combinada, função de grampo, e função de punção. Um exemplo de uma função que varia a partir de um modelo para o outro diferente do que aquele relacionado com a impressão é a função de comunicação sem fio, etc.
[0012] Os MFPs 11, 12 e 13 incluem uma unidade de impressão e uma unidade de varredura de imagem para implementar as funções descritas acima. A unidade de impressão varia de um método de impressão para outro. Por exemplo, no método eletrofotográfico, um tambor fotocondutor, uma unidade de carregamento que carrega o tambor fotocondutor, um dispositivo de fotolitografia que realiza a escrita pela iluminação do tambor fotocondutor carregado com feixes de laser, uma unidade de desenvolvimento que realiza o desenvolvimento fornecendo o toner em uma imagem latente formada no tambor fotocondutor pela escrita, uma unidade de transferência que transfere a imagem de toner formada pelo desenvolvimento para o papel, e uma unidade de fixação que fixa a imagem de toner transferida no papel são providas.
[0013] A unidade de varredura de imagem é compreendida de uma placa de vidro transparente sobre a qual um original, etc., a ser varrido é colocado, uma fonte de luz que ilumina o original sobre a placa de vidro com luz, múltiplos espelhos de reflexão que refletem a luz refletida pelo original para a direção arbitrária, uma lente que coleta luz a partir dos espelhos de reflexão, um conversor fotoelétrico que converte a luz coletada pela lente em um sinal elétrico, e uma placa de sensor que realiza os processos tais como a conversão do sinal elétrico como um sinal analógico em dados digitais. Exemplos do conversor fotoelétrico são um sensor de imagem de Dispositivo de Acoplamento de Carga (Charge Couple Device - CCD) e um sensor de imagem de Semicondutor de Óxido Metálico Complementar (Complementary Metal Oxide Semiconductor - CMOS).
[0014] Como mostrado na figura 2, os MFPs 11, 12 e 13 são compreendidos de uma CPU 20 que controla os MFPs 11, 12 e 13, uma Memória Somente de Leitura (Read Only Memory -ROM) 21 que armazena programas lidos pela CPU 20, uma Memória de Acesso Aleatório (Random Acces Memory - RAM) 22 que fornece uma área de trabalho quando a CPU 20 realiza vários processos, uma Unidade de Disco Rígido (Hard Disck Drive - HDD) 23 que armazena aplicações e vários dados, etc., um dispositivo de entrada 24 e uma unidade de exibição 25 tal como um botão de entrada e um painel de controle, e uma I/F de comunicações 26 que se comunica com outros MFPs e PCs, etc.
[0015] A CPU 20 e outras unidades são conectadas com um barramento 27 e se comunicam entre si através do barramento 27. Em adição a estas unidades descritas acima, os MFPs 11, 12 e 13 podem incluir um Circuito Integrado de Aplicação Específica (Application Specific Integrated Circuit - ASIC) que realiza processos de formação de imagem tais como correção de sombreamento e conversão gama. Deve ser notado que apenas um exemplo de uma configuração de hardware é mostrado na figura 2, e a configuração não está limitada a isto.
[0016] Como mostrado na figura 2, o PC 14 e o servidor compartilhado 15 também incluem a CPU 20, a ROM 21, a RAM 22, o HDD 23, o dispositivo de entrada 24, a unidade de exibição 25 e a I/F de comunicações 26, e estas unidades são conectadas entre si através do barramento 27. No caso do PC 14 e do servidor compartilhado 15, exemplos do dispositivo de entrada 24 são um teclado, um mouse, e um microfone, e um exemplo da unidade de exibição 25 é uma tela de cristal liquido. Deve ser notado que o servidor compartilhado 15 pode incluir tanto o dispositivo de entrada 24 quanto a unidade de exibição 25 ou não incluir o dispositivo de entrada 24 e a unidade de exibição 25.
[0017] No caso de realizar a comunicação sem fio, um ponto de acesso para a comunicação sem fio pode ser conectado com a rede 10, e é possível se comunicar com outros aparelhos eletrônicos conectados com a rede 10 através do ponto de acesso.
[0018] Um usuário pode criar um documento a ser impresso no PC 14, designar um MFP especifico, por exemplo, o MFP 11, e fazer o MFP executar a impressão. No caso, o usuário pode fazer o PC 14 exibir uma tela de operação para operar uma aplicação do MFP 11 na unidade de exibição incluída no PC 14. A tela de operação é criada pelo usuário de maneira preliminar e registrada como informação de tela de operação. O usuário pode adquirir a informação de tela de operação usando o PC 14 e fazer o PC 14 exibir a tela de operação com base na informação de tela de operação adquirida.
[0019] A tela de operação pode ser exibida não apenas na unidade de exibição incluída no PC 14, mas também um painel de controle dos MFPs 11, 12 e 13 ou a unidade de exibição do servidor compartilhado 15 se o servidor compartilhado 15 inclui uma unidade de exibição. Portanto, a informação de tela de operação pode ser compartilhada dentre os aparelhos, isto é, é informação de tela de operação compartilhada.
[0020] Exemplos da informação de tela de operação são informação de aplicação (por exemplo, nome de aplicação) depositada na tela, informação de ícone da aplicação (por exemplo, nome de arquivo do ícone), localizações de coordenadas na tela (por exemplo, coordenadas de eixo x e coordenadas de eixo y) , botões depositados em uma tela de configuração após escolher uma aplicação, localizações de coordenada dos botões, e informação de estado durante a execução de um trabalho. Como estes são exemplos, alguns deles podem ser omitidos, e outra informação pode ainda ser incluída.
[0021] Cada um dentre os MFPs 11, 12 e 13, o PC 14, e o servidor compartilhado 15 pode armazenar e reter a informação de tela de operação. De outra forma, por exemplo, apenas o MFP 11 pode reter a informação de tela de operação. Quando a tela de operação é registrada, um aparelho eletrônico específico é designado, e a informação de tela de operação pode ser armazenada no HDD incluído no aparelho eletrônico específico.
[0022] O usuário pode registrar a informação de tela de operação, ler a informação de tela de operação registrada, e ter a tela de operação exibida com base na informação de tela de operação lida. Neste caso, o usuário pode inserir uma ID de usuário e senha para identificar o usuário e ter o processo executado se a autenticação de usuário for bem sucedida. Portanto, é possível registrar a informação de tela de operação associada com a informação de identificação de usuário para identificar o usuário.
[0023] Como descrito acima, exemplos de informação de identificação de usuário são ID de usuário e senha. Diferentemente disto, qualquer informação que pode identificar o usuário tal como endereço, número de telefone, e número de cartão de crédito pode ser usada como a informação de identificação de usuário. A informação de identificação de usuário pode ser registrada em um cartão de IC, um telefone móvel, e um telefone inteligente. A informação biométrica tal como impressão digital e de veia do usuário também podem ser usadas como a informação de identificação de usuário. Neste caso, elas são lidas por um leitor dedicado, e autenticação é realizada verificando se elas coincidem com a informação registrada anteriormente ou não.
[0024] A figura 3 é um diagrama que ilustra informação de tela de operação registrada. Como mostrado na figura 3, a informação de tela de operação é registrada como uma tabela que associa um nome de usuário associado com informação de identificação de usuário tal como ID de usuário com um nome de uma aplicação exposta na tela criada pelo usuário, um nome de arquivo de um icone para cada aplicação, as suas localizações de coordenadas, e última informação atualizada para uma tela inicial como uma das telas de operação compartilhadas. Neste caso, informação de tela inicial para três usuários é registrada.
[0025] Como a figura 3 ilustra um exemplo, é possível criar tabelas para cada usuário em vez de criar tabelas para cada tela como mostrado na figura 3. A informação a ser registrada não está limitada a estas descritas acima, e outra informação pode ser registrada.
[0026] Por exemplo, o usuário A registra e atualiza a tela inicial como uma das telas de operação compartilhadas expondo ícones para sete aplicações (cópia, caixa de documento, fax, impressora, escâner, Kit de Desenvolvimento de Software (Software Development Kit -SDK), e Localizador de Recurso Uniforme (Uniform Resource Locator - URL)) a partir da linha 1 coluna 2 para a linha 2 coluna 3 sequencialmente dentre 12 áreas divididas em 3 linhas e 4 colunas. Neste caso, um sistema de coordenadas simples de (1,1) para (2,3) é usado. De outra forma, coordenadas detalhadas de acordo com o número de pixels da tela também podem ser usadas.
[0027] O SDK é uma ferramenta para desenvolver software e é um coletivo de bibliotecas, etc. A biblioteca é um coletivo de códigos de programa que implementam funções específicas para a ferramenta. A caixa de documento é uma aplicação que armazena dados no HDD 23 para realizar a impressão e enviar posteriormente. A URL é uma aplicação que notifica o usuário autenticado sobre a URL onde um documento varrido pelo escâner é armazenado.
[0028] No caso de uso de MFP 11 como o aparelho eletrônico, telas de operação compartilhadas exibidas no painel de controle com base na informação de tela de operação são mostradas na figura 4, figura 5 e figura 6. A figura 4 é um diagrama que ilustra uma tela inicial após autenticar um usuário. Neste caso, existem 99 usuários registrados, e esta é a tela inicial do usuário registrado número 99. A tela doméstica é exibida primeiramente após um usuário se registrar. Este usuário registrou 11 aplicações no processo de registro da informação de tela de operação realizado de maneira preliminar.
[0029] Três nomes de programa são registrados como aplicações em adição à cópia, caixa de documento, fax, impressora, escâner, 2 SDKs e URL descritos acima. Cada um dos 2 SDKs possui diferentes conjuntos de biblioteca e são ferramentas para desenvolver diferentes aplicações. Cada um dos três nomes de programa é uma aplicação relacionada com cópia, escâner e fax.
[0030] Uma aplicação que é tem ambiente amigável e realiza impressão monocromática, impressão duplex, e impressão combinada automaticamente, e uma aplicação que é orientada por segurança e realiza o apagamento de impressão de partes classificadas automaticamente são consideradas como exemplos de aplicações relacionadas com cópia.
[0031] O usuário escolhe uma aplicação pelo toque com o dedo do usuário, e prossegue para a próxima tela. No caso do aparelho eletrônico ser o PC 14 ou o servidor compartilhado 15, o usuário pode escolher pelo uso do teclado ou do mouse.
[0032] Por exemplo, se o usuário escolhe "cópia" na tela inicial mostrada na figura 4, a tela prossegue para uma tela de configuração mostrada na figura 5. A tela de configuração mostrada na figura 5 é meramente um exemplo e não é limitada a aquela. Na figura 5, a tela de configuração inclui botões de ajuste tais como seleção de cor que seleciona monocromático ou colorido, orientação de papel (retrato ou paisagem), presença ou ausência de classificação, presença ou ausência de empilhamento, direções de vinculo no caso de impressão duplex, presença ou ausência de impressão combinada, ajuste de posição da linha de separação na combinação, presença ou ausência de impressão combinada, ajuste de posição da linha de separação na combinação, presença ou ausência de grampo e a sua localização, presença ou ausência de punção e a sua localização, pré-visualização, impressão e OK como uma tela de configuração de impressão. Ainda, o número de cópias pode ser definido na tela de configuração.
[0033] Se o usuário pressiona o botão de impressão na tela de configuração mostrada na figura 5, um trabalho de impressão começa, e uma tela que indica o estado de execução do trabalho é exibida como mostrado na figura 6. Desde que monocromático para cor, retrato para a direção de papel, e classificação habilitada são selecionados na tela de configuração anterior, a tela de execução de trabalho indica que monocromático e classificação é revertida e selecionada também. Apesar de não ser mostrado na tela de configuração anterior, "texto e foto" como um tipo original, impressão duplex, e auto-seleção para papel são definidos.
[0034] A tela de configuração mostrada na figura 5 pode ser exibida com base na informação de tela de operação registrada. Portanto, a informação de tela de operação pode incluir informação de ajuste para cada usuário como mostrado na figura 7. A informação de ajuste mostrada na figura 7 é uma tabela associada com nomes de usuário.
[0035] A informação de ajuste inclui informação tal como lado único ou lado duplo de um original é impresso no lado único ou lado duplo ou combinado e impresso no lado único ou lado duplo do papel. Ainda, a informação de ajuste inclui o fator de escalonamento no caso de ampliação ou redução, o número de originais no caso de impressão combinada, presença ou ausência de classificação, grampo e punção, e suas localizações. Adicionalmente, a informação de ajuste inclui hora e data quando esta informação é atualizada pela última vez.
[0036] Na figura 5, "de 2 lados: Topo para Topo" quer dizer que o MFP imprime em um lado de papel, vira o papel 180 graus de lado para lado, e imprime no outro lado. "De 2 lados: Topo para Fundo" quer dizer que o MFP imprime em um lado do papel, vira o papel em 180 graus de cima para baixo, e imprime no outro lado. Uma função de classificação de rotação alinha as páginas e ejeta mudando a direção para cada cópia de maneira alternada. Na cópia combinada, por exemplo, "2 em 1" quer dizer dois originais são impressos em um lado do papel.
[0037] Se o usuário A possui o MFP 11 para exibir a tela de configuração no seu painel de controle, com relação ao ajuste de documento e ajuste de saida, um ajuste que imprime um lado de um original em ambos os lados de papel virando o papel de um lado para outro e um ajuste que imprime ambos os lados de um original em ambos os lados do papel são mostrados de maneira selecionável. Outros ajustes tais como um ajuste que imprime um lado de um original em um lado de um papel combinado são exibidos em escala de cinza, de forma que eles não podem ser selecionados ou não são exibidos.
[0038] Com relação á redução/ampliação, 50% e 71% são exibidos de maneira selecionável. Com relação a classificação e a função de empilhamento, classificação, classificação de rotação e empilhamento são exibidos de maneira selecionável. Com relação à função de grampo, "esquerda superior" e "esquerda 2" são exibidos de maneira selecionável. De maneira similar, com relação a estes ajustes, outros ajustes tais como 141% são exibidos em escala de cinza de forma que eles não podem ser selecionados ou não são exibidos.
[0039] Neste caso, a informação de configuração de modos de impressão é mostrada como um exemplo. De maneira similar, modos de cópia, modos de fax e modos de varredura podem ser registrados como uma tabela associada com nomes de usuário. Consequentemente, diferentes modos podem ser exibidos para cada usuário, e que torna o ajuste de configuração mais fácil.
[0040] Após terminar um trabalho de maneira apropriada, é impresso e emitido como configurado. No entanto, se algum erro ocorre ou se a impressão é interrompida pressionando o botão de parar, etc., uma mensagem de erro é exibida na tela dando os detalhes, indicando como resolver o erro, causa da parada, e resolução. A mensagem de erro varia dependendo do modelo já que a posição da bandeja de alimentação de papel e sua função variam dependendo do modelo.
[0041] Exemplos de mensagens de erro são mostrados a partir da figura 8 até a figura 11. Na figura 8, um toner não é definido de maneira apropriada, e a orientação indica "toner não está ajustado de maneira apropriada, então, por favor, ajuste o toner de maneira apropriada". Em adição, a posição especifica do toner para o modelo é ilustrada. Na figura 9, um erro ocorre já que um cartucho de toner não é ajustado de maneira apropriada, e a orientação que indica a posição onde o cartucho de toner é ajustado é ilustrada para solicitar ao usuário o ajuste do cartucho de toner de maneira apropriada.
[0042] Na figura 10, orientação especifica ao modelo que indica que um trabalho de impressão é interrompido já que a tecla de parar é pressionada, é exibida. Em adição, orientação especifica para o modelo que alerta ao usuário para pressionar "Parar Impressão" se o usuário deseja parar o trabalho de impressão, para pressionar "Resumir Impressão" se o usuário deseja continuar a imprimir, e pressionar "Lista de trabalhos" se o usuário deseja apagar outros trabalhos, é exibida. Na figura 11, orientação especifica do modelo que indica que a tecla de parar é pressionada, pergunta se o usuário para a cópia, e exibe um número de erro é exibido. Em adição, a orientação que alerta ao usuário para pressionar "Continuar" se o usuário deseja continuar a copiar e pressionar "Parar" se o usuário deseja parar a cópia, é exibida.
[0043] Com relação às telas de operação tais como a tela inicial mostrada na figura 4, a tela de configuração mostrada na figura 5, e a tela de estado de execução mostrada na figura 6, as telas de operação compartilhadas são exibidas com base na informação de tela de operação de forma que cada aparelho eletrônico nesta concretização exibe as mesmas telas. A tela de configuração mostrada na figura 5 pode ser exibida com base na informação de configuração descrita acima incluída na informação de tela de operação. Com relação às mensagens de erro mostradas a partir da figura 8 até a figura 11, orientação específica do aparelho eletrônico tal como detalhes de erro, causa de parada de impressão e resolução é exibida. Para implementar esta função, o aparelho eletrônico inclui unidades funcionais mostradas na figura 12. A CPU 20 pode implementar estas unidades funcionais através da execução de um programa lido a partir do HDD 23 para a RAM 22 pela CPU 20 incluída no aparelho eletrônico.
[0044] Ou seja, o aparelho eletrônico inclui uma unidade de exibição de tela compartilhada 30 que exibe a tela de operação compartilhada com base na informação de tela de operação armazenada em um dos múltiplos aparelhos eletrônicos e disponível para os múltiplos aparelhos eletrônicos, uma unidade de recepção de entrada 31 que aceita entrada para a tela de operação compartilhada exibida, e uma unidade de execução de trabalho 32 que executa um trabalho com base na entrada aceita pela unidade de recepção de entrada 31. Enquanto a unidade de recepção de entrada 31 e a unidade de execução de trabalho 32 são separadas neste caso, alternativamente uma configuração é possível em que a unidade de execução de trabalho 32 aceita a entrada e executa um trabalho com base na entrada. Particularmente, a unidade de execução de trabalho 32 executa a impressão com base nos ajustes configurados na tela de configuração.
[0045] 0 aparelho eletrônico inclui um detector de evento 33 que detecta a ocorrência de um evento predeterminado que ocorre durante a execução do trabalho. 0 detector de evento 33 detecta tais eventos predeterminados tais como erro e parada de um trabalho como descrito acima.
Ainda, o detector de evento 33 pode detectar a liberação do erro. 0 aparelho eletrônico inclui adicionalmente uma unidade de determinação de exibição 34 que determina se uma tela (tela especifica do modelo) que inclui informação especifica do modelo de aparelho eletrônico precisa ser exibida ou não no caso da ocorrência de detecção do evento predeterminado. A unidade de determinação de exibição 34 determina que a tela especifica do modelo de aparelho eletrônico precisa ser exibida se o evento predeterminado detectado é a ocorrência de erro ou parada de um trabalho.
[0046] O aparelho eletrônico inclui adicionalmente uma unidade de exibição de tela específica 35 que altera a tela de operação compartilhada exibida em uma tela específica do modelo se a unidade de determinação de exibição 34 determina que a tela específica do modelo precisa ser exibida. Neste caso, a unidade de exibição de tela específica 35 altera a tela de operação compartilhada exibida que indica o estado de execução mostrado na figura 6 para a tela específica do modelo mostrado a partir da figura 8 até a figura 11.
[0047] O aparelho eletrônico inclui adicionalmente uma unidade de autenticação 36 que aceita a entrada de informação de identificação de usuário e realiza autenticação de usuário e uma unidade de aquisição de informação 37 que adquire a informação de tela de operação que corresponde ao usuário autenticado a partir de pelo menos um dos múltiplos aparelhos eletrônicos.
[0048] A unidade de autenticação 36 armazena IDs de usuário associadas com senhas como informação de identificação de usuário pré-registrada. Se a informação de identificação de usuário é informação biométrica, a unidade de autenticação 36 armazena a informação biométrica pré-registrada. Subsequentemente, a unidade de autenticação 36 aceita a informação de identificação de usuário de entrada e busca informação de identificação de usuário que coincide com a informação de identificação de usuário de entrada dentre a informação de identificação de usuário que a unidade de autenticação 36 armazena em si. Se existe correspondência da informação de identificação de usuário, significa que o processo de autenticação teve sucesso, e a unidade de aquisição de informação 37 adquire a informação de tela de operação que corresponde com o usuário autenticado.
[0049] Na aquisição da informação de tela de operação, a unidade de aquisição de informação 37 pode selecionar um ou mais aparelhos eletrônicos com base na informação de aparelho predefinida. A unidade de aquisição de informação 37 adquire a informação de tela de operação a partir do aparelho eletrônico selecionado. Por exemplo, se a unidade de aquisição de informação 37 é configurada de forma que adquire a informação do MFP 11 de maneira preliminar, então adquire a informação de tela de operação a partir do MFP 11. No caso de adquirir a informação a partir de múltiplos aparelhos eletrônicos, informação a qual é adotada será descrita posteriormente. A informação de identificação de aparelho tal como o nome do aparelho do aparelho eletrônico, endereço de IP alocado para o aparelho eletrônico, e endereço de Controle de Acesso ao Meio (Media Access Control - MAC) pode ser usado como informação de aparelho. Em vez de selecionar a unidade de aquisição de informação 37, alternativamente, o aparelho eletrônico pode incluir adicionalmente uma unidade de determinação de informação de tela de operação 42 que determina qual informação de tela de operação em um aparelho eletrônico é usada, e consequentemente a unidade de aquisição de informação 37 pode adquirir a informação de tela de operação determinada. Neste caso, a unidade de determinação de informação de tela de operação 42 pode realizar a determinação com base na informação de aparelho predefinida descrita acima.
[0050] Qualquer aparelho eletrônico conectado à rede pode reter a informação de tela de operação. Por exemplo, PC próprio 14 e o servidor compartilhado 15 que podem compartilhar informação, podem reter a informação de tela de operação. A informação de tela de operação é informação mostrada na figura 3 e na figura 7 para exibir a tela de operação compartilhada mostrada na figura 4, na figura 5 e na figura 6.
[0051] A unidade de determinação da exibição 34 determina se a tela de operação compartilhada é exibida ou a tela especifica para o modelo é exibida quando o detector de evento 33 detecta a ocorrência do evento predeterminado. Neste caso, a unidade de determinação de exibição 34 pode se referir aos critérios para alterar a tela armazenada em uma unidade de armazenamento de critérios 41. Consequentemente, a unidade de determinação de exibição 34 pode determinar qual tela deve ser exibida em referência ao critério em adição ao evento descrito acima.
[0052] Por exemplo, se o evento é "sem toner" ou "sem papel" e orientação especial como informação especifica do modelo é desnecessária, é possível configurar como critérios para não alterar as telas. Deve ser notado que os critérios aqui são meramente um exemplo e não estão limitados a estes.
[0053] O aparelho eletrônico pode incluir adicionalmente uma unidade de registro de informação 38.
Após a unidade de recepção de entrada 31 aceitar a informação de tela de operação e informação de identificação de destino de armazenamento para identificar pelo menos um aparelho eletrônico como destino de armazenamento, a unidade de registro de informação 38 armazena a informação de tela de operação em pelo menos uma unidade de armazenamento de informação 40 dentre múltiplos aparelhos eletrônicos com base em pelo menos uma informação de identificação de destino de armazenamento. Exemplos da informação de identificação de destino de armazenamento são nome de aparelho, endereço de IP e endereço de MAC exatamente a mesma que a informação de aparelho descrita acima.
[0054] Cada aparelho eletrônico inclui a unidade de armazenamento de informação 40 compreendida do HDD 23 para armazenar a informação de tela de operação e outras unidades. A unidade de registro de informação 38 armazena a informação de tela de operação na unidade de armazenamento de informação 40 incluída no aparelho eletrônico especificado pela informação de identificação de destino de armazenamento. Consequentemente, se o aparelho eletrônico que inclui a unidade de registro de informação 38 também inclui a unidade de armazenamento de informação 40 e o mesmo aparelho eletrônico é especificado como o destino de armazenamento, a informação de tela de operação pode ser armazenada na unidade de armazenamento de informação 40 incluída no mesmo aparelho eletrônico.
[0055] Se não existe entrada na informação de identificação de destino de armazenamento específica, a unidade de registro de informação 38 pode armazenar a informação de tela de operação em todos os aparelhos eletrônicos conectados com a rede 10. Enquanto é suficiente armazenar a informação de tela de operação em um aparelho eletrônico, a informação de tela de operação pode ser armazenada em mais do que dois aparelhos eletrônicos como descrito acima já que é impossível adquirir a informação de tela de operação no caso de o aparelho eletrônico ser desligado ou não estar conectado com a rede 10.
[0056] O aparelho eletrônico pode incluir adicionalmente uma unidade de envio de informação 43 que envia a informação de tela de operação que o aparelho eletrônico armazena em si para outro aparelho eletrônico em resposta a uma solicitação para adquirir a informação de tela de operação a partir da unidade de aquisição de informação incluída no outro aparelho eletrônico.
[0057] Um método de controle de exibição executado pelo aparelho eletrônico será descrito abaixo com referencia à figura 13 até a figura 16. A figura 13 é um diagrama de sequência que ilustra um processo que registra a informação de tela de operação para cada usuário. A informação de tela de operação pode ser registrada para cada usuário, e cada usuário pode ter uma tela de operação compartilhada sendo exibida com base na informação de tela de operação registrada.
[0058] Por exemplo, o usuário A escolhe um aparelho eletrônico, insere ID de usuário e senha, e efetua o login. A unidade de recepção de entrada 31 aceita estas entradas e passa as mesmas como informação de login para a unidade de autenticação 36. A unidade de autenticação 36 busca a correspondência da ID de usuário e senha. Após receber a notificação de autenticação com sucesso a partir da unidade de autenticação 36, a unidade de recepção de entrada 31 possui uma mensagem de autenticação com sucesso exibida e responde ao login. Neste caso, é possível tanto ter um modelo da tela de operação compartilhada sendo exibida ou enviar uma solicitação para exibir e ter o modelo exibido em resposta à solicitação. Se a autenticação falha, a unidade de recepção de entrada 31 responde a isto tendo uma mensagem de autenticação com falha exibida na tela.
[0059] O usuário A realiza a entrada do modelo exibido da tela de operação compartilhada e configura a tela de operação compartilhada como informação de tela de operação. Após aceitar a informação de tela de operação, a unidade de recepção de entrada 31 passa a informação de tela de operação para a unidade de registro de informação 38. Subsequentemente, a unidade de registro de informação 38 armazena a informação de tela de operação no destino de armazenamento especificado com base na informação de identificação de destino de armazenamento aceita com a informação de tela de operação. Neste caso, a informação de identificação de destino de armazenamento é configurada para armazenar o aparelho A, B e C. Os aparelhos A, B e C são aparelhos eletrônicos conectados com a mesma rede 10.
[0060] Primeiramente, a unidade de registro de informação 38 estabelece a comunicação entre o aparelho A e envia a informação de tela de operação e a solicitação para armazenar para o aparelho A. Após receber a solicitação de armazenar, o aparelho A armazena a informação de tela de operação recebida associada com a informação de identificação de usuário para identificar um usuário A tal como o nome do usuário. O aparelho A armazena a informação de tela de operação na unidade de armazenamento de informação 40a que o aparelho A inclui em si tal como o HDD, por exemplo. Após terminar o armazenamento, o aparelho A notifica a unidade de registro de informação 38 do término do armazenamento.
[0061] A seguir, a unidade de registro de informação 38 estabelece comunicação com o aparelho B e envia a informação de tela de operação e a solicitação para armazenar a mesma no aparelho B. Após receber a solicitação para armazenar, o aparelho B armazena a informação de tela de operação recebida na unidade de armazenamento de informação 40b que o aparelho B inclui em si associada com o nome de usuário. Após terminar o armazenamento, o aparelho B notifica a unidade de registro de informação 38 do término do armazenamento.
[0062] Por último, a unidade de registro de informação 38 estabelece comunicação com o aparelho C e envia a informação de tela de operação e uma solicitação para armazenar a mesma no aparelho C. Após receber a solicitação para armazenar, o aparelho C armazena a informação de tela de operação recebida na unidade de armazenamento de informação 40b que o aparelho C inclui em si associada com o nome do usuário. Após terminar o armazenamento, o aparelho C notifica a unidade de registro de informação 38 do fim do armazenamento. Subsequentemente, a unidade de registro de informação 38 notifica a unidade de recepção de entrada 31 do fim completo do armazenamento, e a unidade de recepção de entrada 31 possui uma mensagem de que o registro está finalizado e exibido.
[0063] A figura 14 é um diagrama de sequência que ilustra um processo no caso de um erro ocorrer durante um trabalho. O usuário A escolhe um aparelho eletrônico, insere ID de usuário e senha e efetua o login. A unidade de recepção de entrada 31 aceita estas entradas e passa as mesmas como informação de entrada para a unidade de autenticação 36. A unidade de autenticação 36 busca pela correspondência da ID de usuário e senha. Após receber notificação de autenticação com sucesso da unidade de autenticação 36, a unidade de recepção de entrada 31 possui uma mensagem de autenticação com sucesso exibida e responde ao login. Se a autenticação falha, a unidade de recepção de entrada 31 responde a isto tendo uma mensagem de autenticação com falha exibida na tela.
[0064] Após receber a solicitação a partir da unidade de recepção de entrada 31, a unidade de exibição de tela compartilhada 30 passa a informação de registro de entrada tal como a ID de usuário e a senha recebidas a partir da unidade de recepção de entrada 31 para a unidade de aquisição de informação 37. A unidade de aquisição de informação 37 adquire a informação de tela de operação registrada para o usuário A a partir de pelo menos um dos múltiplos aparelhos eletrônicos com base na informação de login. A unidade de aquisição de informação 37 pode escolher o aparelho eletrônico através do uso de informação de aparelho predefinida e adquirir a informação de tela de operação. Se o número de conjuntos de informação de aparelho é um, a unidade de aquisição de informação 37 adquire a informação de tela de operação a partir de um aparelho eletrônico. Se o número de conjuntos de informação de aparelho é maior do que dois, a unidade de aquisição de informação 37 adquire a informação de tela de operação a partir daqueles mais do que dois aparelhos eletrônicos.
[0065] Em vez de selecionar o aparelho eletrônico com base na informação de aparelho predefinida, após inquirir cada um de múltiplos aparelhos eletrônicos conectados com a rede 10, é possível adquirir a informação de tela de operação registrada para o usuário A a partir do aparelho eletrônico que armazena a informação. Aqui mais do que dois aparelhos eletrônicos podem armazenar a informação de tela de operação registrada para o usuário A. Neste caso, se a informação de tela de operação é a mesma, é possível selecionar um conjunto de informação e adquirir o mesmo. De outra forma, após a unidade de determinação de informação de tela de operação 42 descrita acima determinar qual informação de tela de operação deve ser usada, a unidade de aquisição de informação 37 pode realizar a aquisição com base na informação de tela de operação determinada.
[0066] Se a informação de tela de operação não é a mesma, então hora/data de registro e hora/data atualizados também são associados e armazenados como informação de atributo junto com nomes de usuário, é possível selecionar o aparelho eletrônico que armazena a última informação de tela de operação e adquirir a última informação de tela de operação a partir do aparelho eletrônico selecionado. Caso contrário, após a unidade de determinação de informação de tela de operação 42 determinar qual informação de tela de operação deve ser usada com base na hora/data registrada ou na hora/data atualizada, a unidade de aquisição de informação 37 pode adquirir a informação de tela de operação com base na informação de tela de operação determinada.
[0067] Após adquirir a informação de tela de operação, a unidade de aquisição de informação 37 retorna a informação de tela de operação para a unidade de exibição de tela compartilhada 30 para ter a unidade de exibição de tela compartilhada 30 exibindo a tela de operação com base na informação de tela de operação adquirida. A unidade de exibição de tela compartilhada 30 exibe a tela de operação compartilhada para o usuário A com base na informação de tela compartilhada. Quando a unidade de exibição de tela compartilhada 30 exibe a tela de operação compartilhada, a unidade de exibição de tela compartilhada 30 notifica a unidade de recepção de entrada 31 da exibição da tela de operação compartilhada. Após o usuário A realizar a entrada na tela de operação compartilhada exibida, a unidade de recepção de entrada 31 envia a entrada para a unidade de execução de trabalho 32, e a unidade de execução de trabalho 32 executa um trabalho com base na entrada.
[0068] A unidade de detecção de evento 33 detecta um evento predeterminado que ocorre no aparelho como um erro. Subsequentemente, a unidade de execução de trabalho 32 para de executar o trabalho temporariamente, e a unidade de detecção de evento 33 notifica a unidade de determinação de exibição 34 da detecção do erro e do tipo de erro. Um exemplo de um tipo de erro é um atolamento de papel. Após receber a notificação de detecção do erro, a unidade de determinação de exibição 34 determina se ela comanda a exibição da tela de operação compartilhada ou a tela especifica do modelo com base no tipo de erro.
[0069] Se a unidade de determinação de exibição 34 determina que deve comandar a exibição da tela especifica do modelo, a unidade de determinação de exibição 34 envia um comando para a unidade de exibição de tela especifica 35 e a unidade de exibição de tela especifica 35 altera a tela de operação compartilhada para a tela especifica do modelo. Ainda, a unidade de determinação de exibição 34 comanda a unidade de exibição de tela compartilhada 30 para não exibir a tela de operação compartilhada.
[0070] O usuário A reconhece que o erro ocorreu navegando na tela exibida pela unidade de exibição de tela especifica 35, e pode resolver o erro como instruído pela mensagem de erro exibida. Neste caso, como o erro é o atolamento de papel, o usuário A se livra do papel atolado após abrir a cobertura.
[0071] Após se livrar do papel atolado, o usuário A pressiona o botão de OK, etc., e a unidade de recepção de entrada 31 aceita que o erro foi resolvido. Tanto a unidade de recepção de entrada 31 pode notificar a unidade de determinação de exibição 34 da resolução do erro diretamente, quanto a unidade de recepção de entrada 31 pode notificar a unidade de determinação de exibição da resolução do erro através da unidade de execução de trabalho 32 e do detector de evento 33.
[0072] Após receber a notificação da resolução do erro, a unidade de determinação de exibição 34 determina que a tela de operação compartilhada deve ser exibida já que é desnecessário exibir informação específica do modelo.
Após receber a determinação, a unidade de exibição de tela especifica 35 comanda para não exibir a tela especifica do modelo exibido enquanto isso, e a unidade de exibição de tela compartilhada 30 altera a tela especifica do modelo para a tela de operação compartilhada.
[0073] A unidade de execução de trabalho 32 continua a execução do trabalho que foi interrompido. Por exemplo, a unidade de execução de trabalho 32 pode continuar a execução do trabalho após receber a notificação da resolução do erro a partir da unidade de recepção de entrada 31. Alternativamente, a unidade de execução de trabalho 32 pode continuar a execução de trabalho após a unidade de exibição de tela compartilhada 30 alterar para a tela de operação compartilhada. Para exibir o estado de execução do trabalho de maneira apropriada, é preferível continuar a execução do trabalho após mudar para a tela de operação compartilhada.
[0074] Quando o trabalho continuado termina, a unidade de execução de trabalho 32 notifica a unidade de recepção de entrada 31 do fim do trabalho e tem a mensagem de fim do trabalho exibida. 0 usuário A pode reconhecer que o trabalho terminou navegando nesta notificação.
[0075] A figura 15 é um diagrama de sequência que ilustra um processo no caso não de um erro que ocorre, mas do usuário A interromper o trabalho durante a execução do trabalho. O processo mostrado na figura 15 em geral é o mesmo que o processo mostrado nas figuras 14A ou 14B. No entanto, após a unidade de execução de trabalho 32 começar o trabalho, o usuário A insere um comando para interromper o trabalho na temporização arbitrária. A unidade de recepção de entrada 31 aceita a informação de entrada na interrupção do trabalho e envia a mesma para a unidade de execução de trabalho 32. Após receber a informação, a unidade de execução de trabalho 32 para o trabalho.
[0076] Após a unidade de execução de trabalho 32 interromper o trabalho, o detector de evento 33 detecta a parada como o evento predeterminado. Subsequentemente, o detector de evento 33 notifica a unidade de determinação de exibição 34 de detecção da parada do trabalho. Após receber a notificação, a unidade de determinação de exibição 34 determina que a tela especifica do modelo deve ser exibida.
[0077] No caso de determinação de que a tela especifica do modelo deve ser exibida, a unidade de determinação de exibição 34 comanda a unidade de exibição de tela especifica 35 para fazer isto, e a unidade de exibição de tela especifica 35 altera a tela de operação compartilhada para a tela especifica do modelo. Ainda, a unidade de determinação de exibição 34 comanda a unidade de exibição de tela compartilhada 30 para não exibir a tela de operação compartilhada.
[0078] A figura 16 é um diagrama de sequência que ilustra um processo de determinação em que a informação deve ser selecionada no caso que múltiplos aparelhos eletrônicos armazenam a informação de tela de operação para o usuário A. Se os aparelhos A, B e C são configurados como a informação de aparelho predeterminado, a unidade de aquisição de informação 37 envia uma solicitação para adquirir a informação de tela de operação para cada um dos aparelhos A, B e C e adquire a informação de tela de operação.
[0079] A unidade de aquisição de informação 37 determina qual hora/data registrada ou hora/data atualizada anexada à informação de tela de operação é a última e seleciona a última informação de tela de operação como a informação de tela de operação a ser adquirida.
[0080] Como descrito acima, é possível especificar o alvo a partir do qual a informação de tela de operação deve ser adquirida pré-ajustando a informação de aparelho. Em particular, pré-ajustando o PC próprio e o servidor compartilhado 15 mostrado na figura 1, é possível especificar o PC ou o servidor compartilhado 15 e adquirir a informação de tela de operação. Se o PC próprio é definido como a informação de aparelho, sempre é possível adquirir a última informação de tela de operação tendo o PC próprio com login efetuado.
[0081] Ainda, é possível exibir a tela de operação compartilhada na própria conveniência de usuário pré-ajustando os critérios para alterar as telas. Adicionalmente, é possível manter a exibição da tela de operação compartilhada no caso da orientação especial ser desnecessária. Já que a unidade de registro de informação 38 pode armazenar e registrar a informação em um destino específico, é possível registrar a informação no PC próprio e outros aparelhos tais como MFPs e servidores compartilhados como reserva.
[0082] Consequentemente, a tela específica do modelo que inclui a informação específica do modelo é exibida no caso de erro, etc. De outra forma, é possível usar a tela de operação compartilhada. Portanto, é possível usar qualquer aparelho no mesmo grau de capacidade de uso.
[0083] Um sistema de rede é compreendido de múltiplos aparelhos eletrônicos conectados com uma rede. De maneira apropriada, pode-se adotar a configuração mostrada na figura 17 diferente do que a configuração mostrada na figura 1. A figura 17 é um diagrama que ilustra outra configuração de um sistema de rede compreendido de múltiplos aparelhos eletrônicos conectados com a rede. Nesta configuração, como múltiplos aparelhos eletrônicos, três MFPs 11, 12 e 13 e um servidor 16 como aparelhos de processamento de informação estão conectados com a rede 10. Pelo menos um dos MFPs 11, 12 e 13 é um modelo diferente de MFP de qualquer um dos outros. Os MFPs 11, 12 e 13 são descritos acima e assim uma descrição das suas configurações e funções é omitida aqui.
[0084] O servidor 16 possui a configuração de hardware como mostrado na figura 2 e armazena e retém a informação de tela de operação descrita acima. Os MFPs 11, 12 e 13 não armazenam a informação de tela de operação, mas armazenam a informação de aparelho do servidor 16 designada como o destino de registro da informação de tela de operação. Exemplos da informação de aparelho são informação de identificação de aparelho tais como nome de aparelho, endereço de IP e endereço de MAC do servidor 16. Consequentemente, se a tela de operação compartilhada é exibida em qualquer um dos MFPs 11, 12 ou 13, qualquer um dos MFPs 11, 12 ou 13 adquire a informação de tela de operação a partir do servidor 16 designado como o aparelho eletrônico especificado e exibe a tela de operação compartilhada. Se a informação de tela de operação é registrada, é registrada no servidor 16.
[0085] Nesta configuração de sistema, um método de controle de exibição realizado pelo aparelho eletrônico será discutido abaixo com referência à figura 18. A figura 18 é um diagrama de sequência que ilustra outro processo que registra a informação de tela de operação para cada usuário. Na concretização mostrada na figura 13, cada um dos aparelhos A, B e C armazena a informação de tela de operação, e cada um dos aparelhos A, B e C reporta o fim do armazenamento separadamente. No entanto, nesta concretização, uma unidade de armazenamento de informação 40d incluída no servidor 16 armazena a informação de tela de operação, e o servidor 16 reporta o fim do armazenamento. Como o servidor 16 armazena a informação de tela de operação, a informação de tela de operação armazenada no servidor 16 sempre é a última. Portanto, a informação da última data/hora atualizada como mostrada na figura 3 e na figura 7 é desnecessária já que é necessário determinar qual informação de tela de operação é a última. Consequentemente, nesta concretização, é desnecessário incluir informação da última data/hora na informação de tela de operação.
[0086] Após começar o trabalho, o processo realizado no caso de um erro que ocorre durante o trabalho é o mesmo que o processo mostrado nas figuras 14A e 14B. No entanto, nesta concretização, a unidade de armazenamento de informação é implementada no servidor 16. 0 processo realizado no caso da interrupção do trabalho pelo usuário A durante o trabalho é o mesmo que o processo mostrado na figura 15 em vez de implementar a unidade de armazenamento de informação no servidor 16.
[0087] Como descrito acima, adotando a configuração que o servidor 16 inclui a unidade de armazenamento de informação 40d e é designado como o destino de armazenamento da informação de tela de operação, a última informação de tela de operação pode ser armazenada em vez de usar o dispositivo de armazenamento incluído nos MFPs 11, 12 e 13. Ainda, designando o servidor 16 como a fonte de aquisição, sempre é possível adquirir a última informação de tela de operação a partir do servidor 16 no caso da comunicação com o servidor 16 ser estabelecida.
[0088] Apesar de apenas um servidor 16 ser mostrado na figura 16, múltiplos servidores podem ser conectados com a rede 10, e é possível designar um servidor como a fonte de aquisição e adquirir a informação de tela de operação a partir do servidor. É possível que o servidor especificado para um usuário tanto armazene a informação de tela de operação para o usuário quanto inquira outro servidor e adquira a informação de tela de operação a partir do servidor. Enquanto três MFPs 11, 12 e 13 são mostrados na figura 17, é possível que um, dois ou mais do que quatro MFPs sejam incluídos.
[0089] Em adição, como o servidor 16 é um dos múltiplos aparelhos eletrônicos, no caso de o servidor 16 incluir uma unidade de exibição, é possível exibir a informação de tela de operação na unidade de exibição.
[0090] O aparelho eletrônico, o sistema de rede e o método de controle na presente invenção foram descritos acima em detalhes com referências às concretizações mostradas nas figuras. Contudo, a presente invenção não está limitada às concretizações acima e pode ser modificada dentro do escopo que aqueles versados na técnica de computadores podem considerar tais como outras concretizações, adições, modificações e exclusões. Desde que a operação e o efeito desta invenção sejam implementados, aquelas concretizações podem ser incluídas dentro do escopo da presente invenção. Portanto, um programa legível por computador que realiza as unidades funcionais e executa o método de controle de exibição e um meio de armazenamento que armazena o programa podem ser fornecidos.
REIVINDICAÇÕES

Claims (20)

1. Aparelho eletrônico conectável a um aparelho de processamento de informação através de uma rede caracterizado pelo fato de que compreende: uma primeira unidade de aquisição de informação para obter, a partir do aparelho de processamento de informação, a informação de tela de operação armazenada no aparelho de processamento de informação; uma unidade de exibição de tela compartilhada para exibir uma tela de operação compartilhada em uma unidade de exibição com base nas informações da tela de operação adquiridas pela unidade de aquisição de informação, a tela de operação compartilhada sendo compartilhada entre o aparelho eletrônico e um outro aparelho eletrônico de um modelo diferente do aparelho eletrônico; uma unidade de execução de trabalho para executar um trabalho com base na entrada para a tela de operação compartilhada exibida na unidade de exibição pela unidade de exibição de tela compartilhada; um detector de evento para detectar um evento predeterminado que ocorre durante a execução do trabalho; uma unidade de determinação de exibição para determinar se ou não uma tela especifica, incluindo as informações especificas do modelo de aparelho eletrônico, deve ser exibida em resposta ao evento predeterminado detectado pelo detector de evento, e uma unidade de exibição de tela especifica para mudar a exibição da unidade de exibição da tela de operação compartilhada para a tela especifica quando a unidade de determinação de exibição determina que a tela especifica deve ser exibida.
2. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o aparelho de processamento de informação armazena as informações de tela de operação para cada um da pluralidade de usuários, e compreende ainda: uma unidade de autenticação para autenticar um usuário; e uma segunda unidade de aquisição de informação para adquirir, a partir do aparelho de processamento de informação, a informação de tela de operação correspondente ao usuário autenticado pela unidade de autenticação entre a informação de tela de operação armazenada no aparelho de processamento de informação.
3. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma unidade de armazenamento de critério para armazenar critérios para mudar uma tela, os critérios que devem ser referenciados pela unidade de determinação de exibição para determinar se existe ou não uma tela especifica, incluindo as informações especificas do modelo de aparelho eletrônico precisam ser exibidas.
4. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o aparelho eletrônico é um aparelho de formação de imagem que executa a impressão, em que a unidade de determinação de exibição determina que a tela não é alterada, quando o evento predeterminado indica que o aparelho eletrônico está sem toner ou sem papel.
5. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma unidade de registro de informação para aceitar a entrada relacionada com a informação de tela de operação e refletir a entrada na informação de tela de operação sendo armazenada no aparelho de processamento de informação.
6. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o evento predeterminado é um erro ou uma parada do trabalho.
7. Método de controle de exibição, realizado por um aparelho eletrônico ligado a um aparelho de processamento de informação através de uma rede, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: adquirir, a partir do aparelho de processamento de informação, a informação de tela de operação armazenada no aparelho de processamento de informação; exibir uma tela de operação compartilhada em uma tela com base nas informações da tela de operação, a tela de operação compartilhada sendo compartilhada entre o aparelho eletrônico e um outro aparelho eletrônico de um modelo diferente do aparelho eletrônico; executar um trabalho com base na entrada para a tela de operação compartilhada exibida na tela; detectar um evento predeterminado, que ocorre durante a execução do trabalho; determinar se ou não uma tela especifica, incluindo as informações especificas do modelo de aparelho eletrônico deve ser exibida em resposta ao evento predeterminado; e mudar a exibição da tela de operação compartilhada para a tela especifica, quando a etapa de determinação determina que a tela especifica deve ser exibida.
8. Método de controle de exibição, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o aparelho de processamento de dados armazena a informação de tela de operação para cada um dentre uma pluralidade de usuários, compreendendo ainda as etapas de: autenticar um usuário; e adquirir, a partir do aparelho de processamento de informação, a informação da tela de operação correspondente ao usuário entre as informações de tela de operação armazenadas no aparelho de processamento de informação.
9. Método de controle de exibição, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende ainda as etapas de: aceitar entrada de critério para mudar a tela; e armazenar o critério para mudar a tela em uma memória.
10. Aparelho eletrônico conectável a um outro aparelho eletrônico de um modelo diferente a partir do aparelho eletrônico através de uma rede, caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade de aquisição de informação para adquirir, a partir de outro aparelho eletrônico, primeira informação de tela de operação armazenada no outro aparelho eletrônico; uma unidade de exibição de tela compartilhada para exibir uma tela de operação compartilhada em uma unidade de exibição com base na primeira informação de tela de operação adquirida pela unidade de aquisição de informação, a tela de operação compartilhada sendo compartilhada entre o aparelho eletrônico e outro aparelho eletrônico; uma unidade de execução de trabalho para executar um trabalho com base na entrada para a tela de operação compartilhada exibida na tela pela unidade de tela compartilhada; um detector de evento para detectar um evento predeterminado que ocorre durante a execução do trabalho; uma unidade de determinação de exibição para determinar se existe ou não uma tela especifica, incluindo as informações específicas do modelo de aparelho eletrônico que devem ser exibidas em resposta ao evento predeterminado detectado pelo detector de evento, e uma unidade de exibição de tela específica para alterar a tela de operação compartilhada exibida na tela específica da unidade de exibição quando a unidade de determinação de exibição determina que a tela específica deve ser exibida.
11. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma unidade de armazenamento de informação para armazenar segunda informação de tela de operação, a segunda informação de tela de operação sendo utilizada para gerar uma tela de operação compartilhada a ser compartilhada entre o aparelho eletrônico e o outro aparelho eletrônico em que a unidade de exibição de tela compartilhada exibe a tela de operação compartilhada com base na primeira informação de tela de operação adquirida pela unidade de aquisição de informação ou a tela de operação compartilhada com base na segunda informação de tela de operação armazenada na unidade de armazenamento de informação.
12. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma unidade de determinação de informação de tela de operação para determinar se deve usar a primeira informação de tela de operação adquirida pela unidade de aquisição de informação ou a segunda informação de tela de operação armazenada na unidade de armazenamento de informação, em que a unidade de exibição de tela compartilhada exibe a tela de operação compartilhada com base na informação da tela de operação determinada pela unidade de determinação de informação de tela de operação.
13. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a unidade de determinação de informação de tela de operação determina se deve usar a primeira informação de tela de operação ou a segunda informação de tela de operação com base na informação do aparelho previamente determinadas.
14. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a informação de aparelho inclui informação de identificação de aparelho que identifica um aparelho eletrônico de propriedade de um usuário.
15. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma unidade de armazenamento de critérios para armazenar critérios para mudar uma tela, os critérios sendo referenciados pela unidade de determinação de exibição para determinar se ou não uma tela especifica, incluindo a informação especifica do modelo de aparelho eletrônico precisa ser exibida.
16. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o aparelho eletrônico é um aparelho de formação de imagem que executa a impressão, e a unidade de determinação de exibição determina que a tela não é alterada quando o evento predeterminado indica que o aparelho eletrônico está sem toner ou sem papel.
17. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma unidade de autenticação para aceitar informação de identificação do usuário e para autenticar um usuário, em que a unidade de aquisição de informação adquire a primeira informação da tela da operação correspondente ao usuário autenticado do outro aparelho eletrônico.
18. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma unidade de registro de informação para aceitar a entrada relacionada com a primeira informação de tela de operação e informação de identificação de destino de armazenamento, que identifica o outro aparelho eletrônico como um destino de armazenamento, em que a unidade de registro informação armazena a primeira informação da tela da operação no outro aparelho eletrônico com base na informação de identificação de destino de armazenamento.
19. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma unidade de envio de informação para enviar segunda informação de tela de operação armazenada na unidade de armazenamento de informação para outro aparelho eletrônico em resposta a uma solicitação do outro aparelho eletrônico.
20. Aparelho eletrônico, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o evento predeterminado é um erro ou uma parada do trabalho.
BR102013028349-5A 2012-09-18 2013-09-18 Electronic apparatus and control method of display BR102013028349A2 (pt)

Applications Claiming Priority (6)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2012-204444 2012-09-18
JP2012204444 2012-09-18
JP2013-142603 2013-07-08
JP2013-142610 2013-07-08
JP2013142603A JP6183013B2 (ja) 2012-09-18 2013-07-08 電子機器、ネットワークシステム、表示制御方法およびプログラム
JP2013142610A JP6229334B2 (ja) 2012-09-18 2013-07-08 電子機器、ネットワークシステム、表示制御方法およびプログラム

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013028349A2 true BR102013028349A2 (pt) 2017-11-21

Family

ID=50783879

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013028349-5A BR102013028349A2 (pt) 2012-09-18 2013-09-18 Electronic apparatus and control method of display

Country Status (2)

Country Link
JP (3) JP6183013B2 (pt)
BR (1) BR102013028349A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6338470B2 (ja) 2014-06-24 2018-06-06 キヤノン株式会社 画像処理装置、画像処理装置の制御方法及びプログラム
JP2016168708A (ja) 2015-03-12 2016-09-23 株式会社リコー 画像処理装置、及び画像処理システム
JP6575214B2 (ja) * 2015-08-11 2019-09-18 富士ゼロックス株式会社 情報処理装置、端末装置及びプログラム
JP6613940B2 (ja) * 2016-02-10 2019-12-04 株式会社リコー 情報処理システム、設定方法、情報機器およびプログラム
JP6930082B2 (ja) * 2016-09-23 2021-09-01 富士フイルムビジネスイノベーション株式会社 情報処理装置、画像形成装置、及びプログラム
JP6801368B2 (ja) * 2016-10-28 2020-12-16 株式会社リコー 情報処理装置、情報処理方法、プログラム及び記憶媒体
JP6643392B2 (ja) * 2018-04-27 2020-02-12 キヤノン株式会社 画像処理装置、画像処理装置の制御方法及びプログラム
JP2022169095A (ja) 2021-04-27 2022-11-09 ブラザー工業株式会社 サポートプログラムおよび印刷システム

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2001306204A (ja) * 2000-04-26 2001-11-02 Fuji Xerox Co Ltd ユーザー設定共用システム及び画像処理装置
JP2004144780A (ja) * 2002-10-21 2004-05-20 Ricoh Co Ltd 電子機器及び電子機器のデータ表示方法、並びに電子機器のデータ表示システム
JP3863500B2 (ja) * 2003-04-23 2006-12-27 京セラミタ株式会社 画像処理システム及び画像形成装置
JP2008283436A (ja) * 2007-05-10 2008-11-20 Kyocera Mita Corp 電子機器、及び操作画面管理プログラム
JP2011178109A (ja) * 2010-03-03 2011-09-15 Canon Inc 印刷システム及び方法並びに印刷方法を実行するプログラム
JP5609269B2 (ja) * 2010-05-27 2014-10-22 株式会社リコー 画像処理装置、表示装置、画面制御システム、画面制御方法、画面制御プログラム、及びそのプログラムを記録した記録媒体
JP5701025B2 (ja) * 2010-11-29 2015-04-15 キヤノン株式会社 画像処理装置、画像処理システム、画像処理装置の制御方法、及びプログラム

Also Published As

Publication number Publication date
JP6229334B2 (ja) 2017-11-15
JP2014078928A (ja) 2014-05-01
JP6183013B2 (ja) 2017-08-23
JP2014078927A (ja) 2014-05-01
JP2018067918A (ja) 2018-04-26
JP6508284B2 (ja) 2019-05-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10404874B2 (en) Electronic apparatus and display control method
BR102013028349A2 (pt) Electronic apparatus and control method of display
US8619293B2 (en) Image forming apparatus, image formation supporting system, and image formation supporting method which communicates with a handheld device
JP4004509B2 (ja) 画像読取装置、画像処理システム、及び画像記録装置
KR101812571B1 (ko) 화상형성장치, 화상형성장치의 제어 방법, 및 기억매체
JP2006174304A (ja) 画像形成装置及び画像処理装置
US11778110B2 (en) Image processing apparatus displaying a home screen in a fixed button mode in a state where acquisition of a recommended button information is unavailable
JP4434196B2 (ja) 画像形成装置及び画像形成システム
JP2008097253A (ja) 画像処理システム、画像処理装置及びプログラム
JP6492711B2 (ja) 中継装置、操作画面提供装置及びプログラム
JP2009188940A (ja) 画像処理装置、画像処理方法、及び画像処理システム
JP6686783B2 (ja) 画像形成システム、印刷方法
US20110128565A1 (en) Image processing apparatus, control method of image processing apparatus, and recording medium
JP2008165603A (ja) 課金システム、画像処理装置および課金プログラム
JP3910992B2 (ja) 画像形成装置、画像形成方法および画像形成プログラム
JP2005287042A (ja) 画像形成装置、画像形成方法および画像形成プログラム
US10956109B2 (en) Image forming system including plural image forming apparatuses connected via network
JP7415705B2 (ja) 画像形成装置、画像形成方法、画像形成プログラムおよび画像形成システム
JP2019087836A (ja) 画像形成装置、表示制御方法
JP5365613B2 (ja) 画像形成装置、利用制御方法、及びプログラム
JP6848380B2 (ja) 情報処理システム及び情報処理方法
JP5166342B2 (ja) 画像形成装置
JP2013041382A (ja) 画像形成システム
JP2019004262A (ja) 画像形成装置
JP2019159421A (ja) 電子機器、プログラム、ワークフロー実行制御方法及び情報処理システム

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04N 1/32 , G06F 3/0484 , G06F 3/12 , B41J 29/38 , B41J 29/42

Ipc: G06F 3/0484 (2013.01), H04N 1/00 (2006.01), G06F 3

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time