BR102013022449A2 - Agulha basculante - Google Patents

Agulha basculante Download PDF

Info

Publication number
BR102013022449A2
BR102013022449A2 BR102013022449-9A BR102013022449A BR102013022449A2 BR 102013022449 A2 BR102013022449 A2 BR 102013022449A2 BR 102013022449 A BR102013022449 A BR 102013022449A BR 102013022449 A2 BR102013022449 A2 BR 102013022449A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rail
needle
interconnecting elements
rails
elements
Prior art date
Application number
BR102013022449-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013022449B1 (pt
Inventor
Tilmann Peter Ruetzel
Frank Meyer
Original Assignee
Schwihag Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schwihag Ag filed Critical Schwihag Ag
Publication of BR102013022449A2 publication Critical patent/BR102013022449A2/pt
Publication of BR102013022449B1 publication Critical patent/BR102013022449B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L5/00Local operating mechanisms for points or track-mounted scotch-blocks; Visible or audible signals; Local operating mechanisms for visible or audible signals
    • B61L5/10Locking mechanisms for points; Means for indicating the setting of points

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Railway Tracks (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)
  • Machines For Laying And Maintaining Railways (AREA)

Abstract

AGULHA BASCULANTE A presente invenção refere-se a um dispositivo para assegurar a posição dos trilhos ferroviários (3a, 3b) de agulhas ferroviárias, especialmente as chamadas agulhas basculantes, com uma barra deslizante (10), integrada entre os trilhos (3a, 3b), bem como um conjunto de elementos interconectores (8), disposto entre a barra deslizante (10) e uma mola acumuladora (9), caracterizado pelo fato de que a barra deslizante (10) é conformada inteiriça e o conjunto de elementos de interconexão (8) abrange pelo menos um mancal de giro estacionário (6), bem como pelo menos um mancal de giro dinâmico (7), interligando a barra deslizante (10) com a mola acumuladora (9).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "AGULHA BASCULANTE".
1. Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um dispositivo para segurar a 5 posição de agulhas, as chamadas agulhas ferroviárias basculantes, que estão posicionadas nas placas de apoio do trilho presas em um dormente ferroviário, e por meio do qual uma agulha, por um lado em estado encostado, será pressionada contra um trilho de encosto, ou seja, um resalto de apoio, e, por outro lado, em estado distanciado, é mantido pressionado, ou seja, 10 retido, a uma distancia mínima definida em relação ao trilho de encosto.
Dispositivos dessa natureza abrangem uma barra deslizante integrada entre as agulhas, bem como um conjunto de elementos conectores que estão dispostos entre a barra deslizante e uma mola acumuladora e, portanto viabiliza uma comutação horizontal com um plano de movimentação horizontal principal da engrenagem articulada assim obtida.
2. Estado da Técnica
Agulhas basculantes de ação horizontal de diferentes tipos de construção são amplamente descritas, entre outras no documento WO 97/47813, no documento JP 2,906,477 no documento UK 154,416 no docu20 mento EP 01765229 bem como na EP 1185449. Os dispositivos conhecidos possibilitam que a agulha, na posição encostada, seja pressionada contra o s resaltos de apoio ou blocos distanciadores nos trilhos de encosto e/ou na posição distanciada seja garantida uma distancia mínima definida entre o trilho de encosto e a agulha.
Nas agulhas, o trilho respectivo está situado de maneira ideal
em estado fechado na área dianteira do dispositivo da agulha, junto do trilho de encosto e a área da raiz da agulha nos resaltos de apoio ou nos blocos distanciadores. Após tempo de uso mais extenso, por exemplo, deslocamento sobreposto repetido da agulha com a carga radial plena na área da raiz, 30 altera-se o formato predeterminado, ou seja, previamente arqueado, da agulha na direção longitudinal do trilho. Esta alteração de forma tem por conseqüência que a agulha, na área da raiz, em estado fechado não mais encosta no resalto de apoio. Este estado, no caso do deslocamento sobreposto, pode resultar em um desgaste considerável nas placas das agulhas ou nas faces deslizantes das placas de apoio do trilho, já que a agulha, de modo indesejado, é movida para a posição de encosto nos resaltos de apoio so5 mente pela força transversal da roda que realizou movimento sobreposto. No caso apresentam-se consideráveis forças de fricção entre o lado inferior da base da agulha e a face de apoio na placa da agulha ou na face deslizante da respectiva placa de apoio do trilho, em conseqüência pela força vertical de ação repentina adicional através da roda em movimento de sobreposição. 10 Na posição distanciada da agulha, terá de ser, todavia garantida
uma distancia mínima entre o trilho de encosto e a agulha, a fim de evitar um contacto da face interna da roda com a própria agulha. Baseado em forças de fricção e/ou deformações dos trilhos da agulha em direção longitudinal, está distancia mínima, nos dispositivo de acordo com o estado da técnica, permanentemente nem sempre pode ser alcançada.
3. Tarefa da Invenção
A tarefa da presente invenção residiu em ampliar de tal maneira as agulhas basculantes convencionais que, por um lado, seja necessário espaço construído reduzido e, por outro lado, seja permanentemente assegurada uma função segura da agulha basculante, também no uso prolongado da agulha.
No sentido de acordo com a invenção esta tarefa será solucionada através de um dispositivo que abrange as características da reivindicação 1. Modalidades vantajosas da invenção são definidas nas reivindicações dependentes.
4. Sinopse da Invenção
A presente invenção refere-se a um dispositivo de atuação horizontal que é constituído de uma combinação de mancais giratórios estacionários e dinâmicos que estão interligados através de elementos de interliga30 ção e tendo ao menos uma mola acumuladora, preferencialmente uma mola espiral, e uma barra deslizante transfixante para movimentar as duas agulhas. No sentido da invenção, a barra deslizante é conformada inteiriça e interliga os trilhos de uma agulha de tal maneira que preferencialmente se verifica um movimento síncrono dos trilhos da agulha dentro da agulha. Como mancai giratório estacionário compreende-se aqueles mancais giratórios cujo ponto de rotação está conformado fixo dentro do conjunto dos elemen5 tos conectores. De modo correspondente, mancais giratórios dinâmicos são aquelas cuja posição de ponto de giro também se modifica eventualmente durante o processo da comutação de agulha trilhos, portanto com o movimento de um trilho de agulha do estado encostado para o estado afastado e de volta, dentro da disposição dos elementos de interconexão.
O dispositivo de acordo com a invenção viabiliza - comparado
com soluções convencionais - uma forma de construção essencialmente mais estreita, por que soluções convencionais ou empregam barras deslizantes separadas por movimentador os trilhos de agulhas e/ou empregam articulações de joelho duplas. Ambas as soluções resultam, todavia em mai15 or espaço de construção, com a conseqüência de que elementos do dispositivo podem se projetar em tal extensão dentro da gaveta de dormente de trilho que não é possível uma obstrução desimpedida do dormente.
Em uma modalidade preferida da invenção, o conjunto dos elementos de interconexão abrange precisamente dois mancais de giro estacionários e precisamente dois mancais de giro dinâmicos, por meio dos quais a posição dos trilhos da agulha pode ser garantida, seguramente, tanto no estado encostado como também no estado distanciado. É criado um conjunto de elementos de interconexão que garante, por um lado, o encosto do trilho da agulha no trilho de encosto ou em um ou vários blocos distanciadores, também com uso permanente da agulha e, por outro lado, assegura a preservação de uma distancia mínima do trilho principal do trilho de encosto a fim de evitar um contacto da roda de movimentação sobreposta com o trilho de agulha no estado de segurança distanciado. Isto será conseguido assim com um numero especialmente reduzido de elementos de construção e, portanto em forma de economia especial de espaço e de segurança.
Neste contesto será especialmente preferido que o conjunto dos elementos conectores apresente exatamente uma alavanca articulada, e que todos os demais elementos do conjunto dos elementos conectores essencialmente são conformados retilíneos, porem no mínimo sem ângulo acentuado. Dessa maneira, será criado um dispositivo cuja comutação de um estado de segurança para um próximo pode ser realizado de maneira especialmente simples e com perigo de falha especialmente reduzido.
Também é especialmente preferido um conjunto de elementos de interconexão que coopera de tal maneira com a mola acumuladora que na comutação da agulha de trilho é atravessado um ponto morto da mola acumuladora. Isto será especialmente conseguido pelo fato de que no pro10 cesso da comutação de um primeiro estado de segurança, por exemplo, o estado encostado de um trilho de agulha em um trilho de encosto, para o segundo estado de segurança, por exemplo, o estado distanciado do trilho de agulha do trilho de encosto, em um primeiro percurso de movimentação da barra deslizante contra a força da mola acumuladora, preferencialmente 15 protendida, verificando-se assim o movimento do conjunto dos elementos interconectores e em um estado intermediário, ou ponto morto, portanto o ponto o ponto da compressão máxima da mola acumuladora será atravessado e finalmente se verificara o movimento restante da barra deslizante no estado de segurança a ser alcançado com o apoio da mola acumuladora. 20 Desta maneira é criado com meios especialmente simples um dispositivo que estava em condições de manter com segurança ambos os estados de segurança desejados através de uma única mola acumuladora.
Também é preferido nesta conexão que os conjuntos dos elementos interconectores estejam presos em um dormente de um trilho entre 25 os trilhos da agulha ferroviária. Será assegurada desta maneira que o dispositivo de acordo com a invenção permaneça sempre, a prova de deslocamento, no local desejado dentro da agulha do trilho. Ao mesmo tempo é evitado que elementos separados do dispositivo de acordo com a invenção modifiquem a sua posição inicialmente definida em relação a um dos trilhos 30 da agulha ou a um dos trilhos de encosto.
5. Breve Descrição das Figuras
A invenção será em seguida explicada mais detalhadamente com base referencia a cinco Figuras, nas quais são apresentadas modalidades preferidas da invenção.
Figura 1 - apresenta uma vista superior em perspectiva de um dispositivo de acordo com a invenção.
Figura 2 - apresenta o esquema de ligação de operação e uma
modalidade preferida da invenção.
Figura 3 - apresenta o dispositivo de acordo com a invenção em um primeiro estado de segurança.
Figura 4 - apresenta o dispositivo de acordo com a invenção em um estado intermediário entre o primeiro estado de segurança de acordo com a Figura 3 e um segundo estado de segurança de acordo com a Figura e
Figura 5 - apresenta um dispositivo de acordo com a invenção em um segundo estado de segurança.
6. Descrição Detalhada das Figuras
A Figura 1 apresenta um dispositivo de acordo com a invenção para proteger a posição dos trilhos 3a, 3b de agulha. Na posição apresentada, o trilho da agulha 3a encosta no trilho de encosto 5a enquanto que o trilho de agulha 3b está disposto em uma distancia mínima definida em relação 20 ao trilho de encosto 5b bem como uma peça distanciadora 4 que está alinhada a partir do trilho de encosto 5b na direção do trilho da agulha 3b. Todo
o dispositivo está de tal modo montado em um dormente 1 que o conjunto dos elementos interconectores 8 está preso entre os trilhos de agulha 3a, 3b preferencialmente no centro do dormente 1 e a barra de deslizamento 10 25 interliga essencialmente de forma direta os trilhos de agulha 3a, 3b. Os trilhos de agulha 3a, 3b, através do dispositivo consoante a invenção, estão montados deslizáveis sobre placas de apoio de trilho 2a, 2b que por sua vez estão firmemente unidos por meio de parafusos com o dormente 1.
A Figura 2 apresenta o diagrama de blocos de operação em uma forma de realização preferida da invenção. Um conjunto de elementos interconectores 8 está disposto entre a barra de empuxe 10, que forma uma passagem de ponte inteiriça sobre a distancia ente o trilho de agulha 3a, 3b, e uma mola acumuladora 9 na forma de uma mola espiralada. O conjunto de elementos interconectores abrange dois mancais de giro estacionário 6a, 6b, bem como dois mancais não estacionários, portanto dinâmicos 7a, 7b, bem como uma serie de elementos interconectores 8a, 8b, 8c, 8d pelos quais é 5 garantido que a barra deslizante 10 é mantida em ao menos dois estados de segurança através da mola acumuladora 9.
A Figura 3 é uma vista superior para um dispositivo de acordo com a invenção, ilustrando especialmente o estado, no qual o trilho da agulha 3b é afastado do trilho de encosto 5b para o lado esquerdo. Como o tri10 Iho de agulha distanciado 3a e o trilho de agulha 3b encostado estão unidos com a barra deslizante 10, essa barra deslizante 10 se movimentara para o lado esquerdo. Neste processo será comprimida a mola 9 que já se encontra sob regime de protensão. Como na área posterior da agulha, o movimento da Iingueta é apenas muito reduzido, não constitui uma diferença importante 15 para o processo da transferência se o trilho de agulha 3a distanciado ou o trilho de agulha 3b encostado se movimentem um em relação ao outro de modo síncrono ou assíncrono.
A Figura 4 apresenta um estado de um dispositivo de acordo com a invenção no qual, partindo do estado de acordo com a Figura 3 o triIho de agulha 3b se afastou em tal distancia do trilho de encosto 5b, porem o trilho de agulha 3a oposto ainda não encosta no trilho de encosto 5a. A mola
9, no estado aqui apresentado, é comprimida no máximo, de maneira que na posição mostrada na Figura 4 foi alcançado o ponto morto do dispositivo que é atravessado pelo dispositivo na comutação no estado de acordo a Figura 3 para o estado de acordo com a Figura 5.
A Figura 5 apresenta o estado de segurança que é ocupado pelo dispositivo da invenção na reversão do estado de acordo com a Figura 3. No estado de segurança que é apresentado, o trilho da agulha 3a encosta no bloco distanciador 4 do trilho de encosto 5a. A barra deslizante 10 foi deslo30 cada do estado de acordo com a Figura 3 em sentido horizontal para o lado esquerdo, sendo que o elemento molar 9 apoia por força molar o movimento da barra deslizante 10 sobre o conjunto de elementos interconectores 8 ao menos a partir do estado de acordo com a Figura 4, por meio de força molar. Desta maneira, o elemento molar 9 produz uma compressão permanente do trilho da agulha 3a sobre o trilho de encosto 5a e simultaneamente através das molas 9 também será logrado a manutenção da distancia mínima entre
o trilho da agulha 3b e o trilho de encosto 5b. Listaaem de referência 1. Dormente 2a. Placa de apoio do trilho 2b. Placa de apoio do trilho 3a. Lingueta afastada 3b. Lingueta encostada 4. Bloco distanciador 5a. Trilho de encosto 5b. Trilho de encosto 6a. Mancai de giro estacionário 6b. Mancai de giro estacionário 7a. Mancai de giro dinâmico 7b. Mancai de giro dinâmico 8. Conjunto de elementos interconectores 8a . Elemento interconector 8b . Elemento interconector 8c. Elemento interconector 8d. Elemento interconector 9. Elemento molar 10. Barra deslizante

Claims (8)

1. Dispositivo para segurar a posição dos trilhos (3a, 3b) de agulhas ferroviárias, especialmente as chamadas agulhas basculantes, com uma barra deslizante (10), integrada entre os trilhos de agulha (3a, 3b), bem como um conjunto de elementos interconectores (8), disposto entre a barra deslizante (10) e uma mola acumuladora (9), caracterizado pelo fato de que a barra deslizante (10) é conformada inteiriça e o conjunto de elementos interconectores (8) abrange ao menos um mancai de giro (6) estacionário bem m como pelo menos um mancai de giro dinâmico (7) e a barra deslizante (10) é assim unida com a mola acumuladora (9).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o conjunto de elementos interconectores (8) abrange dois mancais de giro estacionários 6 e dois mancais de giro (7) dinâmicos.
3. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o conjunto de elementos interconectores (8) apresenta quatro elementos interconectores (8a, 8b, 8c e 8d) dispostos em sentido horizontal.
4. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato e que o conjunto de elementos interconectores (8) está preso em um dormente de um trilho entre os trilhos(3a, 3b) de agulhas de trilho.
5. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4 caracterizado pelo fato de que por pressionar os trilhos (3a, 3b), em posição de retenção encostada, contra o trilho de encosto (5a, 5b) ou um bloco distanciador (4), realizando a manutenção em um posição de segurança distanciada em uma distancia mínima definida para com o trilho de encosto (5a, 5b).
6. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 1 a 5 caracterizado pelo fato de que o conjunto de elementos de interconexão (8) apresenta uma alavanca articulada (8b).
7.
Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 1 a 6 caracterizado pelo fato de que o conjunto de elementos de interconexão (8) e a mola acumuladora (9) cooperam de tal maneira que na comutação da agulha de trilho é transpassado um ponto morto da mola acumuladora.
BR102013022449-9A 2012-09-06 2013-09-03 dispositivo para fixar a posição dos trilhos de agulha de agulhas ferroviárias BR102013022449B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102012017627.9 2012-09-06
DE102012017627.9A DE102012017627B4 (de) 2012-09-06 2012-09-06 Federwippe

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013022449A2 true BR102013022449A2 (pt) 2014-10-21
BR102013022449B1 BR102013022449B1 (pt) 2021-06-22

Family

ID=50098183

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013022449-9A BR102013022449B1 (pt) 2012-09-06 2013-09-03 dispositivo para fixar a posição dos trilhos de agulha de agulhas ferroviárias

Country Status (4)

Country Link
CN (1) CN103669118B (pt)
BR (1) BR102013022449B1 (pt)
DE (1) DE102012017627B4 (pt)
RU (1) RU2578004C2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2020102317A1 (en) * 2018-11-14 2020-05-22 Siemens Mobility, Inc. Tamperproof gate mechanism
CN110126881B (zh) * 2019-04-08 2021-03-16 安徽圣方机械制造有限公司 一种道岔锁死装置
TWI837005B (zh) * 2023-05-30 2024-03-21 國立高雄科技大學 具緩衝擠岔推力的軌道轉轍器

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB154416A (en) 1919-10-28 1920-12-02 Nils Aall Krag Improvements in retaining means for points for tramways and the like
US2126675A (en) * 1936-09-12 1938-08-09 Union Switch & Signal Co Railway switch operating apparatus
US2906477A (en) 1954-10-22 1959-09-29 Ueda Takuji Tongue rail locking mechanism
DE1152726B (de) 1960-02-04 1963-08-14 Bochumer Ver Fuer Gussstahlfab Stellvorrichtung fuer Weichen, insbesondere fuer Strassenbahnweichen
AT379834B (de) * 1984-05-17 1986-03-10 Voest Alpine Ag Gleisweiche
AT379624B (de) 1984-05-17 1986-02-10 Voest Alpine Ag Vorrichtung zur sicherung der lage der zungenschienen von gleisweichen
CN85101809B (zh) * 1985-04-01 1987-01-14 沃斯特-阿尔派因股份公司 铁路道岔
AT400239B (de) * 1993-09-16 1995-11-27 Alcatel Austria Ag Auffahrbarer weichenantrieb
JP3265414B2 (ja) * 1994-11-09 2002-03-11 株式会社峰製作所 反力吸収連結機構
US6290189B1 (en) 1996-06-11 2001-09-18 SCHWIHAG GESELLSCHAFT FüR EISENBAHNOBERBAU MBH Switching device for switch tongues
DE19924427A1 (de) * 1999-05-28 2000-12-07 Butzbacher Weichenbau Gmbh Anordnung zur Endlagensicherung und/oder -überprüfung einer Schiene
US7108723B2 (en) 2000-12-22 2006-09-19 Townsend Barry W Prosthetic foot
US20050178929A1 (en) * 2004-02-17 2005-08-18 General Electric Company Switch machine with improved switch point connectors

Also Published As

Publication number Publication date
CN103669118B (zh) 2017-09-19
RU2013140965A (ru) 2015-03-10
DE102012017627B4 (de) 2022-08-04
CN103669118A (zh) 2014-03-26
BR102013022449B1 (pt) 2021-06-22
DE102012017627A1 (de) 2014-03-06
RU2578004C2 (ru) 2016-03-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2949136T3 (es) Carro de rodadura de una hoja corredera móvil
BR102013022449A2 (pt) Agulha basculante
ES2704712T3 (es) Puerta levadiza activable a motor y que puede moverse verticalmente
ES2533071T3 (es) Barrera de paso
JP2003232400A5 (pt)
CN206016389U (zh) 高效耗能阻尼器
BR112013009187B1 (pt) interruptor elétrico de ação rápida
BR102015015100B1 (pt) Dispositivo de suporte de um trilho de lingueta de uma agulha
CN110258319A (zh) 一种自适应水平转角剪力卡榫
CN102944025A (zh) 柔性接触式密封装置
CN108557602A (zh) 用于电梯的安全防护装置和包括该安全防护装置的电梯
CN203568627U (zh) 一种电梯夹轨装置
BR112018000487B1 (pt) Dispositivo de isolamento térmico
ES2606368T3 (es) Accionamiento de una puerta corredera o una puerta corredera oscilante
BR102012026639B1 (pt) porta corrediça com sistema de deslizamento reversível
CN109278591A (zh) 一种可脱落式汇流排悬挂线夹
CA2978961C (en) Rail clip
CN203807932U (zh) 一种钢阻尼装置与滑板支座的联合布置结构
CN202020030U (zh) 可扩充式组合架
CN109594469B (zh) 一种桥梁伸缩缝装置
US10928A (en) Method of hanging gates
CN202224641U (zh) 铅酸蓄电池板栅压铸机模具限位安全装置
CN212454111U (zh) 一种双保障高稳定性平移玻璃自动门
CN206364931U (zh) 一种监控摄像头
JP2021011876A5 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/09/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.