BR102013016601A2 - Lâmina de serrote manual para cortar metais de dupla face e método de fabricação - Google Patents

Lâmina de serrote manual para cortar metais de dupla face e método de fabricação Download PDF

Info

Publication number
BR102013016601A2
BR102013016601A2 BRBR102013016601-4A BR102013016601A BR102013016601A2 BR 102013016601 A2 BR102013016601 A2 BR 102013016601A2 BR 102013016601 A BR102013016601 A BR 102013016601A BR 102013016601 A2 BR102013016601 A2 BR 102013016601A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tooth
blade
configuration
cutting edge
cutting
Prior art date
Application number
BRBR102013016601-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Josephy T Novak
William B Korb
Original Assignee
Irwin Ind Tool Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Irwin Ind Tool Co filed Critical Irwin Ind Tool Co
Publication of BR102013016601A2 publication Critical patent/BR102013016601A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23DPLANING; SLOTTING; SHEARING; BROACHING; SAWING; FILING; SCRAPING; LIKE OPERATIONS FOR WORKING METAL BY REMOVING MATERIAL, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23D61/00Tools for sawing machines or sawing devices; Clamping devices for these tools
    • B23D61/12Straight saw blades; Strap saw blades
    • B23D61/126Straight saw blades; Strap saw blades having cutting teeth along both edges
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23DPLANING; SLOTTING; SHEARING; BROACHING; SAWING; FILING; SCRAPING; LIKE OPERATIONS FOR WORKING METAL BY REMOVING MATERIAL, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23D61/00Tools for sawing machines or sawing devices; Clamping devices for these tools
    • B23D61/12Straight saw blades; Strap saw blades
    • B23D61/121Types of set; Variable teeth, e.g. variable in height or gullet depth; Varying pitch; Details of gullet
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23DPLANING; SLOTTING; SHEARING; BROACHING; SAWING; FILING; SCRAPING; LIKE OPERATIONS FOR WORKING METAL BY REMOVING MATERIAL, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23D65/00Making tools for sawing machines or sawing devices for use in cutting any kind of material
    • B23D65/04Making saw teeth by milling
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23PMETAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; COMBINED OPERATIONS; UNIVERSAL MACHINE TOOLS
    • B23P15/00Making specific metal objects by operations not covered by a single other subclass or a group in this subclass
    • B23P15/28Making specific metal objects by operations not covered by a single other subclass or a group in this subclass cutting tools

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Sawing (AREA)
  • Knives (AREA)
  • Component Parts Of Construction Machinery (AREA)

Abstract

Lâmina de serrote manual para cortar metais de dupla face e método de fabricação. Uma lâmina de serrote de dupla face, tal como uma lâmina de serrote para cortar metal, compreendendo um corpo de lâmina definindo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade; uma primeira borda de corte localizada em um lado do corpo de lâmina definindo um primeiro padrão de configuração de dente de corte e uma segunda borda de corte localizada em um lado oposto do corpo de lâmina definindo um segundo padrão de configuração de dente de corte; onde o primeiro padrão de configuração e o segundo padrão de configuração são (i) temporizados com relação um ao outro ou (ii) 180 graus fora de fase com relação um ao outro. Um primeiro dente do primeiro padrão de conjunto pode ser indexado com relação a um ponto de referência designado ao longo do corpo de lâmina e um primeiro dente do segundo padrão de configuração pode ser igualmente indexado com relação ao mesmo ponto de referência designado ao longo do corpo de lâmina.

Description

“LÂMINA DE SERROTE MANUAL PARA CORTAR METAIS DE DUPLA FACE E MÉTODO DE FABRICAÇÃO” Referência Cruzada a Pedidos Relacionados Esse pedido reivindica os benefícios sob 35 U.S.C. § 119(e) do pedido provisório U.S. de titulo similar N. 61/666.724, depositado em 29 de junho de 2012, o conteúdo do qual é incorporado aqui por referência em sua totalidade como se tivesse sido totalmente apresentado aqui.
Campo da Invenção A presente invenção refere-se a lâminas de serrote, e mais particularmente a lâminas de serrote manual para cortar metal possuindo bordas de corte em ambos os lados da lâmina.
Fundamentos da Invenção As lâminas de serrote manual da técnica anterior típicas incluem um corpo de lâmina possuindo uma borda de corte única definida por uma pluralidade de dentes espaçados axialmente com relação uma à outra ao longo de um lado do corpo de lâmina, e uma borda de não trabalho formada em um lado oposto do corpo de lâmina com relação à borda de corte. Visto que as lâminas de serrote para metal da técnica anterior típicas incluem apenas uma única borda de corte, limitações fundamentais persistem. A borda de corte único pode desgastar, ou desgastar mais rapidamente do que o desejado, ou meso rachar, exigindo, dessa forma, a eliminação de toda a lâmina. O custo de fabricação e materiais também pode ser desnecessariamente alto para apenas uma borda de corte única.
As lâminas de serrote para corta metal de dupla face foram criadas em uma tentativa de solucionar esse problema. Possuindo-se uma segunda borda para uso depois de a primeira ter desgastado fornece potencialmente ao usuário uma vida de lâmina aumentada. Ademais, o custo adicional de fabricação para inclusão da segunda borda de corte ao longo da borda previamente não utilizada do corpo de lâmina (e, consequentemente, o custo de compra para um usuário) é favorável com relação à vida aumentada da lâmina, fornecendo, assim, lâminas mais econômicas.
No entanto, enquanto pode-se esperar que uma lâmina de serrote de corte de metal de dupla face forneça cerca de o dobro da vida útil, esse, frequentemente, não é o caso. O segundo lado da lâmina frequentemente desgasta mais rapidamente do que o primeiro lado usado da lâmina. Adicionalmente, a lâmina pode rachar antes de o segundo lado usado desgastar. Em tais casos, a economia da lâmina é reduzida.
De acordo, é um objetivo da presente invenção se superar uma ou mais das desvantagens acima e/ou desvantagens da técnica anterior.
Sumário da Invenção De acordo com um primeiro aspecto, a presente invenção é direcionada a uma lâ- mina de serrote para cortar metais manual de dupla face compreendendo um corpo de lâmina definindo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. Uma primeira borda de corte definida por uma pluralidade de dentes de corte é localizada em um lado do corpo de lâmina e define um primeiro padrão de configuração de dente. Uma segunda borda de corte definida por uma pluralidade de dentes de corte é localizada em um lado oposto do corpo de lâmina com relação a um lado do corpo de lâmina e define um segundo padrão de configuração de dente. O primeiro padrão de configuração de dente e o segundo padrão de configuração de dente são (i) temporizados um com o outro ou (ii) aproximadamente a 180 graus fora de fase com relação um ao outro.
Em algumas modalidades da presente invenção, os primeiro e segundo padrões de configuração de dente definem padrões de configuração de dente ondulados. Em muitas dessas modalidades, a localização de cada dente na primeira borda de corte para um ponto de referência no corpo de lâmina está em tempo com a localização de cada dente correspondente na segunda borda de corte com relação ao dito ponto de referência no corpo de lâmina. Em algumas modalidades, a primeira borda de corte define uma primeira inclinação de dente ou localização de dente, a segunda borda de corte define uma segunda inclinação de dente ou localização de dente, o primeiro padrão de configuração ondulada de dente é temporizada com a primeira inclinação de dente ou localização de dente, o segundo padrão de configuração ondulada de dente é temporizada com a segunda inclinação de dente ou localização de dente, e o primeiro padrão de configuração ondulada de dente é temporizada com o segundo padrão de configuração ondulada de dente.
Em algumas modalidades da presente invenção, a primeira borda de corte define uma pluralidade de primeiros pontos de magnitude de configuração máxima axialmente espaçados com relação um ao outro, a segunda borda de corte define uma pluralidade de segundos pontos de magnitude máxima axialmente espaçados um com relação ao outro, e cada primeiro ponto de magnitude máxima é alinhado com ou quaser 180 graus fora de fase com um segundo ponto respectivo de magnitude máxima. Em algumas dessas modalidades, a primeira borda de corte define uma pluralidade de primeiros pontos de magnitude de configuração direita máxima axialmente espaçados com relação um ao outro e uma pluralidade de primeiros pontos de magnitude de configuração esquerda máxima axialmente espaçados com relação um ao outro. A segunda borda de corte define uma pluralidade de segundos pontos de magnitude de configuração direita máxima axialmente espaçados com relação um ao outro. Cada primeiro ponto de magnitude de configuração direita máxima é alinhado com ou quase 180 graus fora de fase com um relação a um segundo ponto de magnitude de configuração direita máxima. Cada primeiro ponto de magnitude de configuração esquerda máxima é alinhado com ou quase 180 graus fora de fase com relação a um segundo ponto da magnitude de configuração esquerda máxima.
Em algumas modalidades da presente invenção, a primeira borda de corte define um primeiro padrão de configuração ondulada para a temporização de inclinação de dente, a segunda borda de corte define um segundo padrão de configuração ondulada para a temporização de inclinação de dente, e o primeiro padrão de configuração de ondulação para a temporização de inclinação de dente é quase igual ao segundo padrão de configuração ondulada para a temporização de inclinação de dente. Em tais modalidades, um primeiro dente do primeiro padrão de configuração ondulada é indexado por uma primeira distância com relação a um ponto de referência na lâmina, um primeiro dente do segundo padrão de configuração ondulada é indexado por uma segunda distância com relação ao dito ponto de referência na lâmina, a primeira distância sendo aproximadamente igual à segunda distância para, dessa forma, temporizar o primeiro padrão de configuração ondulada para a inclinação do dente, temporizar o segundo padrão de configuração ondulada para a inclinação de dente, e configurar tal temporização nos primeiro e segundo lados da lâmina quase igual um ao outro.
Em algumas modalidades da presente invenção, a lâmina é de três metais. Em algumas modalidades, o corpo da lâmina é formado de aço laminado e primeira e segunda bordas de corte são formadas de aço de alta velocidade. Em algumas dessas modalidades, o aço laminado define uma dureza entre a faixa de cerca de HRc 38 e HRc 48, e o aço de alta velocidade define uma dureza dentro da faixa de cerca de HRc 60 e cerca de HRc 68.
Em algumas modalidades da presente invenção, a primeira borda de corte define uma primeira inclinação de dente dentro da faixa de cerca de 18 dentes para 2,54 cm e cerca de 24 dentes para 2,54cm, e a segunda borda de corte define uma segunda inclinação de dente substancialmente igual à primeira inclinação de dente.
De acordo com outro aspecto, a presente invenção é direcionada para uma lâmina de serrote de corte de metal manual de dupla face compreendendo um corpo de lâmina que define uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. O primeiro dispositivo de corte é localizado em um lado do corpo de lâmina definindo um primeiro padrão de configuração ondulado e um segundo dispositivo de corte é localizado em um lado oposto do corpo de lâmina definindo um segundo padrão de configuração ondulado. O primeiro padrão de configuração ondulado e o segundo padrão de configuração ondulado são (i) temporizados um com o outro ou (ii) aproximadamente 180 graus fora da fase com relação um ao outro.
Em algumas modalidades da presente invenção, o primeiro dispositivo é uma primeira borda de corte definida por uma pluralidade de dentes de corte definindo um primeiro padrão de configuração ondulado, e o segundo dispositivo é uma segunda borda de corte definida por uma pluralidade de dentes de corte definindo um segundo padrão de configuração ondulado. Em algumas modalidades da presente invenção, o primeiro dispositivo inclui um terceiro dispositivo para corte localizado ao longo do primeiro dispositivo indexado a um ponto de referência designado ao longo do corpo de lâmina, e o segundo dispositivo inclui quatro dispositivos para o corte localizado ao longo do segundo dispositivo que é igualmente indexado no mesmo ponto de referência designado ao longo do corpo de lâmina. Em tais modalidades, o primeiro dispositivo é uma primeira borda de corte, o segundo dispositivo é uma segunda borda de corte, o terceiro dispositivo é um primeiro dente do primeiro padrão de configuração, e o quarto dispositivo é um primeiro dente do segundo padrão de configuração.
De acordo com outro aspecto, a presente invenção está direcionada a um método compreendendo as etapas de: (i) montagem de pelo menos um corpo de lâmina em um acessório de esmerilha- mento; (ii) esmerilhamento de primeira e segunda bordas de corte definidas por uma pluralidade de dentes ao longo de bordas opostas de pelo menos um corpo de lâmina; (iii) remoção de pelo menos uma lâmina a partir do acessório de esmerilhamento e colocação de pelo menos uma lâmina em uma matriz de configuração; e (iv) configuração substancialmente simultânea dos dentes nas primeira e segunda bordas de corte e, por sua vez, formação de um primeiro padrão de configuração de dente dos dentes na primeira borda de corte e um segundo padrão de configuração de dente dos dentes na segunda borda de corte.
Algumas modalidades da presente invenção compreendem adicionalmente a formação de uma pluralidade de corpos de lâmina na forma de peça separada, onde cada peça separada define um corpo de lâmina respectivo. Em algumas das modalidades, a etapa de formação de uma pluralidade de corpos de lâmina compreende a formação de cada peça de corpo de lâmina a partir de uma tira de três metais, e a etapa de formação de pelo menos um corpo de lâmina a partir da tira metálica compreende o corte de matriz de pelo menos um corpo de lâmina a partir da tira. O método compreende adicionalmente e preferivelmente a formação da tira de três metais com uma parte central de aço flexível e bordas de aço de alta velocidade opostas.
Em algumas modalidades da presente invenção, a etapa de configuração compreende a configuração das primeira e segunda bordas de corte de modo que o primeiro padrão de configuração de dente e o segundo padrão de configuração de dente sejam (i) tem-porizados um com o outro ou (ii) aproximadamente 180 graus fora de fase com relação um ao outro. Em algumas modalidades da presente invenção, a etapa de configuração compreende a formação de um primeiro padrão de configuração ondulado na primeira borda de corte e um segundo padrão de configuração ondulado na segunda borda de corte.
Em algumas modalidades da presente invenção, a etapa de esmerilhamento compreende o esmerilhamento da primeira borda de corte ao longo de um primeiro lado de pelo menos um corpo de lâmina, mudando o acessório de esmerilhamento, e esmerilhando a segunda borda de corte ao longo de um segundo lado oposto do pelo menos um corpo de lâmina. Em algumas modalidades, a etapa de esmerilhamento da primeira borda de corte compreende (i) a indexação de um primeiro dente dentre a pluralidade de dentes da primeira borda de corte com relação a um ponto de referência designado ao longo de pelo menos um corpo de lâmina, e (ii) indexação igual de um primeiro dente dentre a pluralidade de dentes da segunda borda de corte com relação ao mesmo ponto de referência ao longo de pelo menos um corpo de lâmina.
Em algumas modalidades da presente invenção, a etapa de configuração compreende o assentamento de pelo menos uma lâmina em uma primeira matriz e a estampagem de pelo menos uma lâmina na primeira matriz com uma segunda matriz que coopera com a primeira matriz e configura de forma substancialmente simultânea as primeira e segunda bordas de corte com um único passo para criar os primeiro e segundo padrões de configuração de dente.
Uma vantagem da presente invenção é que a lâmina de dupla face forneça uma vista de lâmina aumentada, quasea que igual ao dobro, em comparação com as lâminas de serrote de corte de metal de lado único. Outra vantagem da presente invenção é que a tem-porização dos dentes ao longo das primeira e segunda bordas de corte auxiliará na estabilização da lâmina, resultando em uma melhor eficiência de corte e desgaste de dente, e qualidade aperfeiçoada do corte. Outra vantagem é que a configuração dos dentes em lados opostos da lâmina em uma magnitude de configuração máxima substancialmente igual, e a localização dos pontos de magnitude de configuração máxima em lados opostos da lâmina de modo que sejam temporizados um com o outro ou cerca de 180 graus fora de fase um com o outro, fornece um desgaste uniforme de dente e pode aperfeiçoar de forma significativa a vida útil da bateria em comparação com as lâminas da técnica anterior.
Outros objetivos e vantagens da presente invenção e/ou das modalidades atualmente preferidas da mesma, se tornarão mais prontamente aparentes em vista da descrição detalhada a seguir das modalidades atualmente preferidas e desenhos em anexo.
Breve Descrição dos Desenhos A figura 1 é uma vista lateral da lâmina de serrote para cortar metal de dupla face, onde a lâmina inclui uma primeira borda de corte localizada em um lado da lâmina e uma segunda borda de corte localizada em um lado oposto da lâmina; A figura 2 é uma vista lateral aumentada parcial da lâmina do serrote parta cortar metal de dupla face da figura 1 ilustrando em detalhes adicionais dentes de corte ilustrativos das primeira e segunda bordas de corte da lâmina; A figura 3A é uma vista lateral ampliada de uma parte de uma borda de corte da lâmina de serrote para cortar metal de dupla face de acordo com a figura 1; A figura 3B é uma vista superior da parte da borda de corte ilustrada na figura 3A; e A figura 4 é um diagrama esquemático das etapas de fabricação da lâmina do serrote para cortar metal de dupla face da figura 1.
Descrição Detalhada das Modalidades da Invenção Nas figuras 1 e 2, uma lâmina de serrote para cortar metal de dupla face é indicada geralmente pela referência numérica 10. A lâmina 10 inclui um corpo de lâmina 12, definindo uma primeira extremidade 12a e uma segunda extremidade 12b. A lâmina 10 inclui um corpo de lâmina 12, definindo uma primeira extremidade 12a e uma segunda extremidade 12b. A lâmina 10 define adicionalmente uma primeira borda de corte 14 definida por uma pluralidade de dentes 22 se estendendo ao longo de um lado do corpo de lâmina 12 entre as primeira e segunda extremidades 12a, 12b do corpo de lâmina, e uma segunda borda de corte 16 definida por uma pluralidade de dentes 22’ localizados no lado oposto do corpo de lâmina 12 com relação à primeira borda de corte 14. Na modalidade ilustrada, e como descrito adicionalmente abaixo, as primeira e segunda bordas de corte 14, 16 se estendem ao longo de substancialmente todo o comprimento do corpo de lâmina 12, isso é, de aproximadamente uma extremidade do corpo de lâmina 12a para a extremidade oposta do corpo de lâmina 12b. As primeira e segunda bordas de corte 14, 16 definem uma direção de corte indicada pela primeira seta 18. Como pode ser reconhecido pelos versados na técnica pertinente com base nos ensinamentos apresentados aqui, a orientação, formato e/ou configuração das bordas de corte 14, 16 podem variar como necessário para realizar diferentes aplicações de corte ou de outra forma como desejado. O corpo de lâmina 12 inclui um par de aberturas espaçadas 20 em extremidades opostas da lâmina, para prender de forma liberável a lâmina 10 a um serrote para cortar metal (não ilustrado). Na modalidade ilustrada, as aberturas 20 são localizadas na direção das extremidades 12a, 12b do corpo de lâmina 12 em uma parte sem qualquer dente. No entanto, em outras modalidades, as partes nas quais as aberturas 20 estão localizadas podem possuir dentes.
Como ilustrado na figura 2, cada uma das bordas de corte 14, 16 que definem uma pluralidade de dentes de corte 22, 22’, respectivamente, é configurada substancialmente da mesma forma. Em outras modalidades, podem ser configuradas diferentemente ou para aplicações de corte diferentes. Como pode ser reconhecido pelos versados na técnica pertinente com base nos ensinamentos apresentados aqui, os dentes 22, 22’ são configurados para suas aplicações de corte respectivas com base, por exemplo, em geometrias e formas de dente em particular (tal como pela configuração dos ângulos de espaço primário, e se aplicável, secundário e terciário), a inclinação ou número de dentes por polegada (“tpi”) e/ou alturas de dentes ou diferenciais de altura e/ou conjuntos.
Na modalidade ilustrada, ambas as primeira e segunda bordas de corte 14, 16 são configuradas para a mesma aplicação de corte e, dessa forma, definem a mesma inclinação.
Inclinações ilustrativas estão dentro da faixa de cerca de 18 dentes para cada 2,54 cm e cerca de 28 dentes para cada 2,54 cm. Como ilustrado tipicamente na figura 3A, os dentes 22, 22’ definem, cada um, uma ponta de dente, 23, 23’, um ângulo de espaço primário 24, 24’, um ângulo de espaço secundário 26, 26’, um gullet 28, 28’, uma profundidade de gullet D’ medida perpendicularmente entre a ponta do dente 23, 23’ e o fundo do gullet 28, 28’, e uma face de rake 29, 29’ entre a ponta do dente 23, 23’ e o gullet 28, 28’. A face de rake 29, 29’ define um ângulo rake. Na modalidade ilustrada, o ângulo rake é de aproximadamente zero. Em outras modalidades, o ângulo rake é positivo ou negativo, visto que encaixa em uma aplicação de corte particular. Cada ângulo de espaço é um ângulo agudo, e, na modalidade ilustrada, o ângulo de espaço primário é inferior ao ângulo de espaço secundário. Como pode ser reconhecido pelos versados na técnica pertinente com base nos ensinamentos apresentados aqui, essas formas de dentre particular são apenas ilustrativas, e podem assumir qualquer uma dentre as inúmeras formas de dentes diferentes, incluindo qualquer um dentre inúmeros ângulos de espaço diferentes ou diferenciais entre os ângulos de espaço primário e secundário (por exemplo, o ângulo secundário sendo inferior ao ângulo de espaço primário) e outras dimensões que são atualmente conhecidas, ou que se tornarão conhecidas no futuro.
Na modalidade ilustrada, a lâmina 10 é formada de três metais, incluindo um suporte de aço laminado (parte central), e bordas de aço de alta velocidade opostas soldadas no mesmo de uma forma conhecida, formando as primeira e segunda bordas de corte 14, 16, respectivamente. O suporte de aço laminado fornece a lâmina 10 com resiliência para evitar a rachadura prematura da lâmina antes da utilização total de ambas as bordas de corte, enquanto as bordas de alta velocidade fornecem resistência e resistência o desgaste para o corte. O suporte de aço laminado define uma dureza que está dentro da faixa de cerca de HRc 38 e cerca de HRc 48. Cada borda de aço de alta velocidade define uma dureza que está dentro da faixa de cerca de HRc 60 e cerca de HRc 68. A lâmina 10 define uma largura “W” e uma espessura “Τ’. Em algumas modalidades, a espessura da lâmina 10 está dentro da faixa de cerca de 0,022” e 0,026”, tal como dentro da faixa de cerca de 0,022” e 0,024”. No entanto, como pode ser reconhecido pelos versados na técnica pertinente com base nos ensinamentos apresentados aqui, a lâmina 10 pode ser feita de qualquer um dentre inúmeros materiais diferentes, larguras e espessuras, atualmente conhecidos ou que serão posteriormente conhecidos, capazes de realizar a função da lâmina de três metais como descrito aqui. Adicionalmente, a lâmina 10 pode ser mais ou menos do que trimetal dependendo da utilização e funcionalidade desejadas. Adicionalmente, as dimensões/medições descritas acima são apenas ilustrativas, e podem ser configuradas ou alteradas como desejado ou de outra forma necessário dependendo da aplicação de corte específica.
As primeira e segunda bordas de corte 14, 16 definem padrões de configuração.
Como observado na figura 3B, definem um padrão de configuração “ondulado” de repetição incluindo dois dentes configurados à direita R, R seguido por um dente sem configuração S, que é, por sua vez, seguidos por dois dentes de configuração à esquerda L, L. No entanto, como deve ser reconhecido pelos versados na técnica pertinente com base nos ensinamentos apresentados aqui, as primeira e segunda bordas de corte 14, 16 podem definir qualquer um dentre os inúmeros outros padrões de configuração, atualmente conhecidos ou que serão posteriormente conhecidos, de acordo com a aplicação de corte desejada da lâmina 10. Por exemplo, podem definir um padrão de “ondulação curta”, que é similar ao padrão de “ondulação” descrito acima, mas sem um dente sem configuração. Cada borda de corte 14, 16 pode definir um padrão de configuração “rake”, tal como, por exemplo, um dente de configuração direita R, seguido por um dente sem configuração S, que é, por sua vez, seguido por um dente de configuração à esquerda L. Em outras modalidades, os dentes ou grupos de dentes não são configurados. Adicionalmente, as primeira e segunda bordas de corte podem definir padrões de configuração diferentes um do outro para fornecer uma lâmina mais versátil.
Na modalidade ilustrada, as primeira e segunda bordas de corte 14, 16 definem o mesmo padrão de configuração. Como ilustrado na figura 3B, cada dente de configuração esquerda ou direita L, R, no padrão de configuração define uma magnitude de configuração máxima “MSM” para a esquerda ou direita, respectivamente, que está dentro da faixa de cerca de 0,005” (5/1000) e cerca de 0,008” (8/1000). Os dentes S são retos ou não configurados. O conjunto total “K” da lâmina 10 é o dobro da magnitude de configuração máxima “MSM” mais a espessura da lâmina. O conjunto total “K” define a largura do corte, isso é, o kerf, criada em uma peça de trabalho. Deve-se compreender, no entanto, que os dentes configurados podem ter diferentes magnitudes de configuração um do outro. Por exemplo, o primeiro dente configurado L pode ser configurado de forma relativamente leve e o segundo dente configurado L pode ser configurado de forma relativamente pesada, isso é, configurado para uma magnitude maior do que o primeiro dente configurado L, ou vice versa.
Na modalidade ilustrada, os dentes possuem substancialmente a mesma altura, por exemplo, como medido de forma perpendicular a partir de um plano que intersecta a lâmina nas pontas 23, 23’ dos dentes 22, 22’. Em outras modalidades, os dentes podem ter diferentes alturas. Por meio de exemplo, o dente sem configuração S pode definir um dente relativamente alto, e os dentes configurados podem definir dentes relativamente baixos que não são tão altos (antes de qualquer configuração que os dentes relativamente altos. Em tais modalidades, os dentes relativamente baixos definem diferentes alturas um do outro. Os versados na técnica devem compreender, no entanto, que os dentes podem definir qualquer padrão, sequência ou não sequência de alturas diferentes dependendo da aplicação de corte. Exemplos de bordas de corte com dentes de alturas variáveis e conjuntos são ilustrados e descritos no pedido de patente U.S. No. 11/963.474, depositado em 27 de dezembro de 2007, intitulado “Reciprocating Saw Blade Having Variable-Height Teeth and Related Me-thod,” que reivindica os benefícios de similaridade intitulados ao pedido de patente provisório U.S. No. 60/934.262, depositado em 21 de junho de 2007, que são prontamente incorporados por referência em sua totalidade aqui.
Os inventores descobriram que a vida útil da lâmina aperfeiçoada e a eficiência de corte são alcançadas se ambas as bordas de corte forem iguais. Isso permitirá que um usuário vire a lâmina quando a primeira borda de corte tiver desgastado e continue a realizar os mesmos cortes através de uma peça de trabalho com a segunda borda de corte.
Adicionalmente, os inventores descobriram que se os padrões de configuração e magnitudes de configuração das duas bordas de corte da lâmina forem iguais (ou imagens espelhadas um do outro), então a lâmina terá uma eficiência de corte aperfeiçoada e desgaste. Acredita-se que, com tais disposições, os dentes ao longo da borda de corte “sem corte” ajudará a suportar os dentes que estão cortando a peça de trabalho no lado oposto da lâmina contra as forças de reação, vibrações e movimentos da lâmina aplicados à borda de corte e lâmina pela peça de trabalho, estabilizando, assim, a lâmina e aperfeiçoando o corte. O alinhamento correspondente aos dentes de corte em lados opostos do corpo de lâmina com relação a um ponto de referência na lâmina, isso é, usinagem de dentes opostos no mesmo ponto ou localização ao longo do comprimento da lâmina com relação ao ponto ou plano de referência, também fornece o suporte de corte e eficiência. A invenção difere, dessa forma, das lâminas de serrote para cortar metal de dupla face da técnica anterior, onde nenhuma usinagem ou alinhamento entre as bordas de corte opostas é fornecido. Portanto, os dentes em bordas opostas da lâmina são localizados em locais ligeiramente diferentes ao longo da lâmina com relação um ao outro. Adicionalmente, os conjuntos e padrões de conjunto não alinham. Acredita-se que essas diferenças, apesar de poderem ser leves, compensam o desgaste prematuro e falha de lâminas de serrote para cortar metal de dupla face conhecidas como discutido acima.
De acordo, o padrão de configuração da primeira borda de corte 14 é “temporiza-do”, ou substancialmente alinhado, com o padrão de configuração da segunda borda de corte 16. Dessa forma, os padrões de configuração são temporizados um com o outro quando, por exemplo, a ponta do dente ou local de início de um padrão de configuração em um lado da lâmina é localizado quase que na mesma distância de uma extremidade da lâmina ou outro índice ou ponto de referência que a ponta do dente ou local de início do padrão de configuração no outro lado da lâmina. Altemativamente, o padrão de configuração da primeira borda de corte 14 pode estar aproximadamente 180 graus fora de fase com, isso é, pode ser uma imagem espelhada do padrão de configuração da segunda borda de corte 16. Quando os padrões de configuração das primeira e segunda bordas de corte 14, 16 são temporizados dessa forma ou estão fora de fase, os pontos de magnitude de configuração máxima “MSM” formados pelos dentes em lados opostos, isso é, bordas de corte, do corpo de lâmina 12 são alinhados um com o outro (isso é, localizados aproximadamente à mesma distância do ponto de referência comum ou localização na lâmina). Por exemplo, como ilustrado nas figura 2 e 3B, os dentes 22a, 22a’ definem uma MSM esquerda e são localizados à mesma distância “Z” de um ponto de referência na lâmina, por exemplo, a extremidade da lâmina 10. Como deve ser compreendido e apreciado pelos versados na técnica em vista dos ensinamentos apresentados aqui, os pontos de MSM podem ser alinhados ou temporizados de outras formas.
Quando as bordas de corte são temporizadas, as direções do conjunto também combinam. Por exemplo, um dente de configuração direita R ao longo de uma borda de corte é localizado em um lado oposto do corpo de lâmina 12 de um dente de configuração direita R de mesma configuração ao longo da outra borda de corte, e as localizações das magni-tudes de conjunto máxima de cada um desses dentes opostos são alinhadas na mesma localização ao longo do comprimento do corpo de lâmina 12. Da mesma forma, um dente de configuração esquerda L ao longo de uma borda de corte é localizado em um lado oposto do corpo de lâmina 12 a partir de um dente de configuração igualmente esquerda L ao longo da outra borda de corte, e as localizações das magnitudes de configuração máxima de cada um desses dentes opostos são alinhadas na mesma localização ao longo da lâmina.
Alternativamente, quando duas bordas de corte estão aproximadamente 180 graus fora de fase, os pontos da magnitude de configuração máxima “MSM” ao longo de uma borda de corte ainda são alinhadas com os pontos de magnitude de configuração máxima “MSM” ao longo da outra borda de corte, mas as direções de configuração são exatamente as imagens opostas ou espelhadas uma da outra. Por exemplo, um dente de configuração direita R ao longo de uma borda de corte é localizado em um lado oposto do corpo de lâmina 12 a partir de um dente de configuração igualmente esquerda L ao longo da outra borda de corte, e vice-versa.
Em outras modalidades adicionais, um exemplo que é ilustrado na figura 2, as primeira e segunda bordas de corte 14, 16 são indexadas uma com a outra, de modo que o primeiro dente do padrão de configuração em cada borda de corte da lâmina 10 seja localizado substancialmente à mesma distância “D” de um ponto de indexação ou referência, tal como, por exemplo, uma extremidade adjacente da lâmina 10. O ponto de indexação ou referência pode, no entanto, ser qualquer ponto designado na lâmina 10. Quando as bordas de corte são indexadas, e uma inclinação consistente e forma de dente é utilizada em cada borda de corte, cada dente 22 é diretamente oposto a ou localizado no mesmo ponto ao longo da primeira borda de corte 14 que o dente correspondente 22’ ao longo da segunda borda de corte 16. Onde os padrões de configuração são temporizados ou estão fora de fase um com o outro, essa indexação, por sua vez, facilita o alinhamento dos pontos de magnitude de configuração máxima “MSM” dos dentes correspondentes 22, 22’ em lados opostos da lâmina.
Como discutido acima, a invenção fornece várias vantagens sobre a técnica anterior. Primeiro, visto que a primeira borda de corte 14 e a segunda borda de corte 16 são idênticas (ou são imagens espelhadas uma da outra), como explicado acima, as mesmas são intercambiáveis. Uma vez que uma borda de corte é desgastada, a outra borda de corte pode ser utilizada para continuar o mesmo corte. Adicionalmente, como os inventores compreendem, à medida que um dente de corte está cortando uma peça de trabalho, as forças de reação, vibração e movimento exercidas pela peça de trabalho contra os dentes de “corte” ao longo da borda de corte 14, 16 são mais bem reagidas pela borda de corte oposta 16, 14 que é temporizada (ou está a 180 graus fora de fase). Acredita-se que o dente temporizado oposto 22a, 22a’ auxilie na reação das forças da peça de trabalho e estabilização da lâmina 10, que resulta em uma maior eficiência de corte e desgaste de dente. Inversamente, quando as bordas de corte 14, 16 não estão temporizadas (ou estão 180 graus fora de fase) como na técnica anterior, o dente oposto pode não estar em contato com a peça de trabalho e, dessa forma, fornecer uma assistência reduzida ao dente de corte.
Para se fábrica as lâminas da invenção, os inventores superaram um número de obstáculos. É difícil, utilizando-se as técnicas de fabricação convencionais, se obter bordas de corte alinhadas ou indexadas. Por exemplo, se a primeira borda de corte for usinada (por exemplo, esmerilhada ou perfurada) e/ou configurada e então a segunda borda de corte for usinada e/ou configurada, é improvável se usinar de forma consistente ou configurar os dentes de corte correspondentes em lados opostos da lâmina no mesmo local ao longo da lamina que possuem o mesmo padrão de configuração e magnitude, isso é, são alinhados. Isso porque a menor diferença em localização de onde cada lado do corpo de lâmina é alimentado ou colocado em uma maquina de esmerilhamento e/ou configuração resultará em dentes e padrões de configuração que não são alinhados além de possuírem magnitudes de configuração diferentes e/ou pontos diferentes de MSM. Nesse caso, como discutido acima, duas bordas de corte não cortarão da mesma forma. Além disso, a lâmina será menos estável durante o corte.
De acordo, as lâminas de serrote de corte de metal manual de dupla face de acordo com a invenção podem ser fabricadas como ilustrado nas etapas da figura 4. Como ilustrado na figura 4, uma tira de três metais é formada pela solda de fios de aço de alta velocidade em lados opostos do suporte de cão laminado e o tratamento térmico da tira na etapa 1. Em outras modalidades, no entanto, a tira pode ser formada por outros métodos como é conhecido ou será conhecido no futuro. Em outras modalidades, uma tira de três metais não é utilizada, mas ao invés disso, uma tira de material singular convencional (por exemplo, aço de carbono) ou outra tira composta é formada.
Depois disso, na etapa 2, os corpos de lâmina individuais 12 são cortados em matriz ou de outra forma formados a partir da tira de três metais. Em algumas modalidades, os corpos de lâmina são substancialmente idênticos, auxiliando no fornecimento de lâminas relativamente consistentes. Múltiplos corpos de lâmina 12 são então montados, por exemplo, lado a lado em um acessório de esmerilhamento na etapa 3. Uma vez no acessório de esmerilhamento, a primeira localização de dente ou localização inicial pode ser indexada por uma distância predeterminada “D” do ponto de indexação ou referência designado, tal como, por exemplo, a extremidade adjacente de cada corpo de lâmina 12. Os dentes 22 são então esmerilhados no primeiro lado dos corpos de lâmina 12 na etapa 4, criando, assim, a primeira borda de corte 14. Na etapa 5, o acessório de esmerilhamento é virado com os corpos de lâmina 12 montados no mesmo, e os segundos dentes 22’ são esmerilhados no segundo lado dos corpos de lâmina 12, para criar a segunda borda de corte 16. Se o dente inicial 22 tiver sido indexado antes do esmerilhamento na etapa 4, então o dente inicial 22’ é igualmente indexado na etapa 5, mantendo, assim, a mesma distância de indexação “D” para a localização de dente inicial entre os dentes 22 e 22'. De acordo, os dentes 22 ao longo da primeira borda de corte 14 são localizados na mesma localização ao longo da primeira borda de corte 14 com relação ao ponto de indexação ou referência que os dentes correspondentes 22’ ao longo da segunda borda de corte 16.
As lâminas 10 são então removidas do acessório de esmerilhamento e alimentadas para dentro de uma matriz de configuração na etapa 6. A matriz de configuração inclui uma primeira matriz ou matriz fêmea para assentamento das lâminas 10 e uma segunda matriz ou matriz macho que é acionada em engate com as lâminas 10 assentada na matriz fêmea. Na etapa 7, os dentes 22, 22’ em ambos os lados da lâmina são simultaneamente configurados com um único passo da matriz macho. As matrizes macho e fêmea são configuradas para configurar qualquer um dos dentes 22, 22’ em uma orientação temporizada ou dentes configurados 22, 22’ em uma orientação 180 graus fora de fase como discutido acima. A configuração simultânea dos dentes 22, 221 ao longo de ambas as bordas de corte 14, 16 elimina a variação inerente quando da configuração de uma primeira borda de corte primeiro e a configuração da segunda borda de corte depois. Adicionalmente, se os dentes 22, 22’ forem indexados nas etapas 4 e 5, a primeira matriz de configuração ou matriz de configuração fêmea indexa cada padrão de configuração a partir do mesmo ponto de indexa-ção/referência designado nas etapas 4 e 5 para, dessa forma, garantir que os padrões de configuração sejam adequadamente temporizados para as localizações do dente 22, 22’. Consequentemente, o padrão de configuração ao longo da primeira borda de corte 14 será diretamente oposto ao padrão de configuração ao longo da segunda borda de corte 16. O processo descrito acima é apenas um exemplo de fabricação de lâminas. Varia- ções ou outros métodos podem ser utilizados para se fornecer lâminas possuindo as características da invenção. Por exemplo, o alinhamento de MSM ou indexação dos dentes pode ser obtido por outros métodos de fabricação, como será apreciado pelos versados na técnica. A invenção contempla expressamente vários métodos de fabricação de lâminas, e a invenção não está limitada aos métodos de fabricação particulares descritos aqui.
Adicionalmente, como pode ser reconhecido pelos versados na técnica pertinente com base nos ensinamentos apresentados aqui, inúmeras mudanças e modificações podem ser realizadas às modalidades descritas acima e outras modalidades da invenção sem se distanciar de seu escopo como definido nas reivindicações. Por exemplo, as características da invenção tal como, por exemplo, a lâmina de dupla face, a temporização das bordas de corte e a indexação dos dentes não estão limitadas a lâminas de serrote para cortar metal. As características da invenção também podem ser aplicadas a lâminas de serrote alternadas ou outras lâminas. De acordo, essa descrição detalhada das modalidades atualmente preferidas deve ser considerada em um sentido ilustrativo, em oposição a limitador.

Claims (20)

1. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, CARACTERIZADA pelo fato de compreender: um corpo de lâmina definindo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade; e uma primeira borda de corte definida por uma pluralidade de dentes de corte localizadas em um lado do corpo de lâmina e definindo um primeiro padrão de configuração de dente, e uma segunda borda de corte definido por uma pluralidade de dentes de corte localizados em um lado oposto do corpo de lâmina com relação a um lado do corpo de lâmina e definindo um segundo padrão de configuração de dente; onde o primeiro padrão de configuração de dente e o segundo padrão de configuração de dente são (i) temporizados um com o outro ou (ii) aproximadamente 180 graus fora de fase com relação um ao outro.
2. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de os primeiro e segundo padrões de configuração de dente definirem padrões de configuração de dente ondulados.
3. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de a localização de cada dente na primeira borda de corte com relação a um ponto de referência no corpo de lâmina está em temporização com a localização de cada dente correspondente na segunda borda de corte com relação ao dito ponto de referência no corpo de lâmina.
4. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato de a primeira borda de corte definir uma primeira inclinação de dente ou localização de dente, a segunda borda de corte definir uma segunda inclinação de dente ou localização de dente, o primeiro padrão de configuração ondulado de dente ser temporizado com a primeira inclinação de dente ou localização de dente, o segundo padrão de configuração ondulada de dente ser temporizado com a segunda inclinação de dente ou localização de dente, e o primeiro padrão de configuração ondulada de dente ser temporizado para o segundo padrão de configuração ondulada de dente.
5. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de a primeira borda de corte definir uma pluralidade de primeiros pontos de magnitude de configuração máxima axialmente espaçados com relação um ao outro, a segunda borda de corte definindo uma pluralidade de segundos pontos de magnitude de configuração máxima axialmente espaçados com relação um ao outro, e cada primeiro ponto de magnitude de configuração máxima sendo alinhado com ou aproximadamente 180 graus fora de fase com um respectivo segundo ponto de magnitude de configuração máxima.
6. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de a primeira borda de corte definir uma pluralidade de primeiros pontos de magnitude de configuração direita máxima axialmente espaçados com relação um ao outro e uma pluralidade de primeiros pontos de magnitude de configuração esquerda máxima axialmente espaçados com relação um ao outro, a segunda borda de corte definindo uma pluralidade de segundos pontos de magnitude de configuração direita máxima axialmente espaçados com relação um ao outro e uma pluralidade de segundos pontos de magnitude de configuração esquerda máxima axialmente espaçados com relação um ao outro, cada primeiro ponto de magnitude de configuração direita máxima sendo alinhado com ou aproximadamente 180 graus fora de fase com um segundo ponto respectivo da magnitude de configuração direita máxima, e cada primeiro ponto de magnitude de configuração esquerda máxima sendo alinhado com ou aproximadamente 180 graus fora de fase com um segundo ponto respectivo de magnitude de configuração esquerda máxima.
7. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de a primeira borda de corte definir um primeiro padrão de configuração ondulada para a temporização de inclinação de dente, a segunda borda de corte definindo um segundo padrão de configuração ondulada para a temporização de inclinação de dente, e o primeiro padrão de configuração ondulada para a temporização de inclinação de dente ser aproximadamente igual ao segundo padrão de configuração ondulada para a temporização de inclinação de dente.
8. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de um primeiro dente do primeiro padrão de configuração ondulada ser indexado por uma primeira distância com relação a um ponto de referência na lâmina, um primeiro dente do segundo padrão de configuração ondulada ser indexado por uma segunda distância com reação ao dito ponto de referência na lâmina, e a primeira distância ser aproximadamente igual à segunda distância para, dessa forma, tem-porizar o primeiro padrão de configuração ondulada para a inclinação de dente, temporizar o segundo padrão de configuração ondulada para a inclinação de dente, e configurar tal temporização nos primeiro e segundo lados da lâmina aproximadamente igual um ao outro.
9. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, de acordo com a reivindicação 3 CARACTERIZADA pelo fato de o primeiro padrão de configuração de dente definir pelo menos um primeiro ponto de magnitude de configuração máxima e o segundo padrão de configuração de dente definir pelo menos um segundo ponto de magnitude de configuração máxima e o pelo menos um ponto de magnitude de configuração máxima ser alinhado com ou estar aproximadamente 180 graus fora de fase com pelo menos um segundo ponto de magnitude de configuração máxima.
10. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, CARACTERIZADA pelo fato de compreender: um corpo de lâmina definindo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade; primeiros meios de corte localizados em um lado do corpo de lâmina definindo um primeiro padrão de configuração ondulada e segundos meios de corte localizados em um lado oposto do corpo de lâmina definindo um segundo padrão de configuração ondulado; onde o primeiro padrão de configuração ondulado e o segundo padrão de configuração ondulado são (i) temporizados um com o outro ou (ii) estão aproximadamente 180 graus fora de fase um com relação ao outro.
11. Lâmina de serrote para cortar metal, manual, de dupla face, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADA pelo fato de os primeiros meios incluírem terceiros meios de corte localizados ao longo dos primeiros meios indexados para um ponto de referência designado ao longo do corpo de lâmina, e os segundos meios incluindo quarto meios de corte localizados ao longo dos segundos meios que são igualmente indexados para o mesmo ponto de referência designado ao longo do corpo de lâmina.
12. Método, CARACTERIZADO pelo fato de compreender as etapas de: montagem de pelo menos um corpo de lâmina em um acessório de esmerilhamen- to; esmerilhamento de primeira e segunda bordas de corte pela pluralidade de dentes ao longo de bordas opostas do pelo menos um corpo de lâmina; remoção de pelo menos uma lâmina do acessório de esmerilhamento e colocação da pelo menos uma lâmina em uma matriz de configuração; e configuração substancialmente simultânea dos dentes nas primeira e segunda bordas de corte e, por sua vez, formação de um primeiro padrão de conjunto de dente dos dentes na primeira borda de corte e um segundo padrão de configuração de dente dos dentes na segunda borda de corte.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de compreender adicionalmente a formação de uma pluralidade de corpos de lâmina em forma de peça separada onde cada peça separada define um corpo de lâmina respectivo.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de formação de uma pluralidade de corpos de lâmina compreender a formação de cada peça de corpo de lâmina a partir de uma tira de três metais e a etapa de formação de pelo menos um corpo de lâmina a partir da tira de três metais compreender a matriz cortando pelo menos um corpo de lâmina a partir da tira.
15. Método, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de configuração compreender a configuração das primeira e segunda bordas de corte de modo que o primeiro padrão de configuração de dente e o segundo padrão de configuração de dente sejam (i) temporizados um com o outro ou (ii) estejam aproximadamente 180 graus fora de fase com relação um ao outro.
16. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de configuração compreender a formação de um primeiro padrão de configuração de dente ondulado de dentes na primeira borda de corte e um segundo padrão de configuração de dente ondulado na segunda borda de corte.
17. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de esmerilhamento compreender o esmerilhamento da primeira borda de corte ao longo de um primeiro lado de pelo menos um corpo de lâmina, a mudança do acessório de esmerilhamento, e o esmerilhamento da segunda borda de corte ao longo de um segundo lado oposto do pelo menos um corpo de lâmina.
18. Método, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de esmerilhamento da primeira borda de corte compreender a indexação de um primeiro dente dentre a pluralidade de dentes da primeira borda de corte com relação a um ponto de referência designado ao longo de pelo menos um corpo de lâmina, e a etapa de esmerilhamento da segunda borda de corte compreender a indexação igual de um primeiro dente dentre a pluralidade de dentes da segunda borda de corte com relação ao mesmo ponto de referência ao longo de pelo menos um corpo de lâmina.
19. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de configuração compreender o assentamento de pelo menos uma lâmina em uma primeira matriz e estampagem de pelo menos uma lâmina na primeira matriz com uma segunda matriz que coopera com a primeira matriz e configura substancialmente de forma simultânea as primeira e segunda bordas de corte com um único passo para criar os primeiro e segundo padrões de configuração de dente.
20. Método, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de esmerilhamento compreender a indexação de um primeiro dente dentre a pluralidade de dentes da primeira borda de corte com relação a um ponto de referência designado ao longo de pelo menos um corpo de lâmina, e indexação igual de um primeiro dente dentre a pluralidade de dentes da segunda borda de corte com relação ao mesmo ponto de referência ao longo do pelo menos um corpo de lâmina, e a etapa de configuração compreender adicionalmente a indexação igual dos primeiro e segundo padrões de conjunto de dente com relação ao mesmo ponto de referência temporizando, dessa forma, os primeiro e segundo padrões de configuração de dente ás primeira e segunda bordas de corte, respectivamente.
BRBR102013016601-4A 2012-06-29 2013-06-27 Lâmina de serrote manual para cortar metais de dupla face e método de fabricação BR102013016601A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201261666724P 2012-06-29 2012-06-29

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013016601A2 true BR102013016601A2 (pt) 2015-08-25

Family

ID=49776660

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102013016601-4A BR102013016601A2 (pt) 2012-06-29 2013-06-27 Lâmina de serrote manual para cortar metais de dupla face e método de fabricação

Country Status (4)

Country Link
US (1) US9199321B2 (pt)
CN (1) CN103506698B (pt)
BR (1) BR102013016601A2 (pt)
MX (1) MX339783B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USD692736S1 (en) * 2012-04-19 2013-11-05 Irwin Industrial Tool Company Hacksaw blade
JP5903345B2 (ja) * 2012-07-17 2016-04-13 株式会社アマダホールディングス 鋸刃各歯の最適配置方法及び鋸刃
US9358625B2 (en) 2013-03-14 2016-06-07 Irwin Industrial Tool Company Hack saw with integrated retainer for blade pin holder and related method
US10512978B2 (en) 2014-06-16 2019-12-24 Robert Bosch Tool Corporation Blade and blade attachment system for an oscillating tool
CN104588774A (zh) * 2015-02-03 2015-05-06 张家港市锐正精密工具有限公司 一种双面锯片
US10363619B2 (en) 2015-11-02 2019-07-30 Black & Decker Inc. Reciprocating saw blade
USD817560S1 (en) * 2016-01-09 2018-05-08 Jennifer Tipton Animal grooming tool with wave pattern blade teeth
USD835858S1 (en) * 2016-01-09 2018-12-11 Jennifer Tipton Animal grooming tool with wave pattern blade teeth
US10279408B2 (en) * 2016-04-19 2019-05-07 The M. K. Morse Company Ground set saw blade
USD837464S1 (en) * 2017-07-10 2019-01-01 Everymarket Inc. Pet grooming tool
EP3623092A1 (en) * 2018-09-11 2020-03-18 Voestalpine Precision Strip GmbH Saw blade for a reciprocating saw
CZ309053B6 (cs) * 2020-10-30 2021-12-29 Západočeská Univerzita V Plzni Plechový polotovar, určený pro hlubokotažné tváření a pro odporový ohřev elektrickým proudem
JP2023049293A (ja) * 2021-09-29 2023-04-10 株式会社アマダ 帯鋸刃

Family Cites Families (55)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US336697A (en) 1886-02-23 George n
US417404A (en) 1889-12-17 George n
DE611898C (de) * 1935-04-08 Karl Thoelen Ungeschraenktes Metallsaegeblatt fuer Lang- und Bandsaegen mit konisch versterkten Zankanten
US603128A (en) * 1898-04-26 Hack-saw
US865348A (en) * 1907-02-18 1907-09-10 William C Freed Saw.
US1434295A (en) 1919-09-15 1922-10-31 Edward M Lang Hack saw
US1381478A (en) * 1920-11-12 1921-06-14 Austin M Lawrence Hacksaw-blade
US1882328A (en) 1930-09-09 1932-10-11 Kinkel Heinrich Blade for hack saws
US2045105A (en) 1935-12-05 1936-06-23 Salvador Lino Hacksaw blade
US2306187A (en) 1940-05-01 1942-12-22 Lerned F Ronan Metal cutting saw
US2365301A (en) 1940-06-01 1944-12-19 Millers Falls Co Hack saw blade
US2331638A (en) 1942-09-23 1943-10-12 Fred R Taylor Toolholder
US2403027A (en) 1944-03-22 1946-07-02 Earl K Shoultz Combination saw
US2695641A (en) 1949-09-28 1954-11-30 Leo J Behr Broken hack saw blade holder
FR1027152A (fr) * 1950-11-03 1953-05-08 Lame de scie à deux côtés de coupe
DE897006C (de) * 1951-12-09 1953-11-16 Richard Krain Saegeblatt, insbesondere fuer Holzsaegen
US2988123A (en) 1960-06-22 1961-06-13 Dickstein Samuel Adjustable hacksaw
US3292674A (en) * 1964-01-20 1966-12-20 High Duty Saws Ltd Saws
US3315548A (en) * 1964-12-07 1967-04-25 Contour Saws Method of making band saw blade
GB1192932A (en) * 1967-11-24 1970-05-28 Neill James & Co Sheffield Ltd A Method of Manufacturing Bimetallic Hack Saw Blade Blanks
GB1359158A (en) * 1972-12-08 1974-07-10 Rcf Tools Ltd Hacksaw blades
USD249116S (en) 1976-11-18 1978-08-29 Vanderbloemen Clement J Can opener for opening dual aperture pop-top cans
USRE31433E (en) * 1978-08-28 1983-11-01 Capewell Manufacturing Company Variable tooth saw blade
USD275442S (en) 1981-12-11 1984-09-11 Hayes Robert M Screw-cap bottle opener
JPS58137520A (ja) * 1982-01-13 1983-08-16 Amada Co Ltd 鋸刃
CA1277573C (en) * 1985-04-03 1990-12-11 Sumio Yoshida Saw blade
USD302232S (en) 1986-10-01 1989-07-18 Chip Clip Corporation Bottle cap opener
CA2004703C (en) * 1988-12-07 1998-08-25 Amada Company, Limited Saw blade
US4920652A (en) 1989-03-29 1990-05-01 Johnson James D Double sided hack-saw blade
CN2053556U (zh) * 1989-06-27 1990-02-28 刘中兴 双面齿钢锯条
US5062338A (en) 1990-03-13 1991-11-05 Baker Slade H Hacksaw blade with bi-directional teeth
GB2255932B (en) 1991-05-24 1994-03-30 Hack Saw & Knife Manufactory C Collapsible hand saw
CN2156974Y (zh) * 1993-05-12 1994-02-23 何显盛 一种钢锯条
US5501129A (en) * 1994-09-27 1996-03-26 Armstrong-Blum Manufacturing Company All purpose saw blade
EP0845319A1 (en) * 1995-03-08 1998-06-03 Amada Company Limited Saw blade
DE29600567U1 (de) * 1996-01-15 1996-09-26 Wilhelm Putsch oHG, 42855 Remscheid Sägeblatt für eine oszillierende Maschinensäge
USD405667S (en) 1997-10-30 1999-02-16 Leatherman Tool Group, Inc. Pierced portion of a blade
USD450552S1 (en) 1999-05-12 2001-11-20 Black & Decker Inc. Saw blade with decorative shank
AU2002224076A1 (en) * 2000-11-27 2002-06-03 Amada Company Limited Saw blade
DE10063567A1 (de) * 2000-12-20 2002-07-04 Scintilla Ag Sägeblatt
US20020144411A1 (en) 2001-04-09 2002-10-10 Robert Brooks Double edged roofers saw blade
USD479106S1 (en) 2002-04-29 2003-09-02 Kapman Ab Reciprocating saw blade
AT500151B1 (de) * 2002-08-12 2007-09-15 Boehler Uddeholm Prec Strip Gm Vormaterial für sägeblätter oder sägebänder
USD485142S1 (en) * 2002-11-18 2004-01-13 Scandus, Llc Reciprocating saw blade
CN2701565Y (zh) * 2004-06-16 2005-05-25 陈秋平 双面锯条
USD516394S1 (en) 2004-07-02 2006-03-07 Goodly-Ch Enterprise Co., Ltd. Hand tool
ES2263347B1 (es) * 2004-09-13 2007-08-16 Amable Gallego Cozar Cinta de sierra de acero inoxidable aplicable para el corte y despiece de productos alimenticios, como los carnicos, pescados y similares.
CN2780393Y (zh) * 2005-03-07 2006-05-17 宋吉太 双面锯条
US7913601B2 (en) * 2006-04-28 2011-03-29 Simonds International Corporation Enhanced performance saw blade toothform pattern
CN100406179C (zh) * 2006-09-16 2008-07-30 王鸿建 切割锯片的生产工艺
USD586643S1 (en) 2006-12-11 2009-02-17 Sna Europe Industries Ab Handsaw handle
DE102007044169A1 (de) * 2007-09-15 2009-03-19 Pott, Martin Beidseitig verzahntes Stich- oder Säbelsägeblatt
US20100011594A1 (en) * 2008-07-15 2010-01-21 Wysk Mark J Composite Saw Blades
CN102019314A (zh) * 2009-09-11 2011-04-20 黑旋风锯业股份有限公司 锯片基体冲齿模具
USD651490S1 (en) 2010-07-14 2012-01-03 Robert Buonfiglio Broken light bulb remover

Also Published As

Publication number Publication date
US9199321B2 (en) 2015-12-01
CN103506698A (zh) 2014-01-15
MX2013007576A (es) 2014-02-06
CN103506698B (zh) 2017-08-25
MX339783B (es) 2016-06-09
US20140000117A1 (en) 2014-01-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013016601A2 (pt) Lâmina de serrote manual para cortar metais de dupla face e método de fabricação
KR101997925B1 (ko) 절삭 인서트 및 밀링 공구
US10926343B2 (en) Ground set saw blade
CN102056694B (zh) 切割刀片
JP6479038B2 (ja) 切削工具、及び切削工具のためのちょうど4つの刃部を有する切削インサート
JPH0234728B2 (pt)
CN102015176A (zh) 具有带多个切削刃的切削刀片的切削刀具及其切削刀片
US20240051045A1 (en) Saw blade with set cutting teeth
US20230390840A1 (en) Saw Blade, Saw Blade Blank, Carrier Part Blank and Method for Producing a Saw Blade
WO2013133360A1 (ja) 切削工具
US7544022B2 (en) Milling cutter
CN209632178U (zh) 后转向节中心孔加工用组合刀具
TWI670127B (zh) 捨棄式刀片鎖固結構
RU2604742C2 (ru) Режущая многогранная пластина
JP2009061521A (ja) スローアウェイチップとそれを用いた回転切削工具
CN220462355U (zh) 刀具和机床
JP2015024445A (ja) 刃先交換式回転切削工具
CN102581369A (zh) 可转位阶梯式轨头刨刀
CN210855831U (zh) 一种用于切割玻璃材料的刀轮
CN108015332A (zh) 一种粗精加工一体立铣刀
US7832963B2 (en) Cutter support and cutter head
JPH0718490Y2 (ja) カッター
JP2010149218A (ja) 総形フライス
TWI556989B (zh) Discarded carving blades
JP2009051192A (ja) 木材加工用チップソー

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)