BR102013011909A2 - Acionamento de comando para motor de combustão com comando de válvula - Google Patents

Acionamento de comando para motor de combustão com comando de válvula Download PDF

Info

Publication number
BR102013011909A2
BR102013011909A2 BRBR102013011909-1A BR102013011909A BR102013011909A2 BR 102013011909 A2 BR102013011909 A2 BR 102013011909A2 BR 102013011909 A BR102013011909 A BR 102013011909A BR 102013011909 A2 BR102013011909 A2 BR 102013011909A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sprocket
combustion engine
mounting pin
control drive
drive according
Prior art date
Application number
BRBR102013011909-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013011909B1 (pt
Inventor
Werner Vogel
Original Assignee
Man Truck & Bus Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Man Truck & Bus Ag filed Critical Man Truck & Bus Ag
Publication of BR102013011909A2 publication Critical patent/BR102013011909A2/pt
Publication of BR102013011909B1 publication Critical patent/BR102013011909B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01LCYCLICALLY OPERATING VALVES FOR MACHINES OR ENGINES
    • F01L1/00Valve-gear or valve arrangements, e.g. lift-valve gear
    • F01L1/02Valve drive
    • F01L1/026Gear drive
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16HGEARING
    • F16H57/00General details of gearing
    • F16H57/02Gearboxes; Mounting gearing therein
    • F16H57/021Shaft support structures, e.g. partition walls, bearing eyes, casing walls or covers with bearings
    • F16H57/022Adjustment of gear shafts or bearings
    • F16H2057/0222Lateral adjustment

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Valve Device For Special Equipments (AREA)
  • Valve-Gear Or Valve Arrangements (AREA)

Abstract

Resumo patente de invenção: "acionamento de comando para motor de combustão com comando de válvula". A presente invenção refere-se a um acionamento de comando para um motor de combustão de comando de válvulas, cujo ao menos um eixo de cames está montado no cabeçote cilíndrico do motor de combustão, sendo acionado através de rodas dentadas retas, sendo que uma roda dentada reta de acionamento está prevista em um eixo de manivela montado no alojamento da manivela de cilindro do motor de combustão, uma roda dentada reta acionada no eixo da cames e ao menos uma roda dentada intermediária de localização alterável, montada em um pino de montagem. Para obter um acionamento de comando robusto, vantajoso do ponto de vista de técnica de produção e de montagem é proposto que o pino de montagem (13) para a roda dentada intermediária (6) possa ser preso em ao menos duas posições no lado frontal ((9a)) do motor de combustão, sendo que essas posições correspondem a um estado novo do motor de combustão e a um estado de reparo definido do motor de combustão com distânciais axiais controladamente alteradas entre o eixo de manivela (10) e o eixo de cames (3).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ACIONAMENTO DE COMANDO PARA MOTOR DE COMBUSTÃO COM COMANDO DE VÁLVULA". A presente invenção refere-se a um acionamento de comando para um motor de combustão com comando de válvula, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Para assegurar um acionamento de comando com marcha tranquila também no caso de momentos alternados incidentes e tempos de comando de válvula exatos das válvulas de troca de gás e motores de combustão, precisam ser asseguradas relações de engranzamento de dentes definidas e distâncias axiais das rodas dentadas retas que engranzam reciprocamente, o que no estado novo do motor de combustão não representa problema. A situação é diferente no caso de reparos eventualmente necessários, ou seja, uma revisão da máquina, na qual, por exemplo, a face vedante do cabeçote do cilindro ou a face plana correspondente na caixa de manive-la do cilindro precisam ser retificados, com o que se alteram de forma desvantajosa as distâncias axiais entre o eixo de manivela e o eixo de carnes e, correlacionado com isto, as relações de engranzamento dos dentes retos.
Pelo documento AT 001 616 U1 passou a ser conhecido um a-cionamento de comando no qual as rodas dentadas retas no eixo de manivela e do eixo de carnes situado em posição superior estão interligados através de uma roda dentada intermediária que está montada por sua vez em um pino de montagem de local alterável. O pino de mancai, no caso, é mantido sob dois balancins que são giráveis ao redor do eixo de giro do eixo de carnes e ao redor de eixo de giro da árvore de manivela e que formam reciprocamente convergente um ângulo. Se as distâncias dos eixos de giro entre o eixo de manivela e o eixo de carnes, por exemplo, se modificarem por um achatamento da face vedante do cabeçote do cilindro, então o pino de montagem da roda dentada intermediária será correspondentemente modificado, permanecendo preservadas as atuações dos dentes exigidas.
Constitui objeto de a invenção propor um acionamento de comando desta espécie no qual, com uma construção robusta, com meio sim- pies, é viabilizado uma compensação exata de distância axial, eventualmente surgida em estados de reparo, e eventualmente possibilitando um reajuste dos tempos de comando da válvula. A solução desta tarefa ocorre com as características da reivindicação 1. Outras ampliações vantajosas, e especialmente convenientes da invenção, são mencionadas nas reivindicações dependentes.
De acordo com a invenção é proposto que o pino de montagem para a roda dentada intermediária pode ser preso em ao menos duas posições no lado frontal do motor de combustão. Preferencialmente essas posições correspondem a um estado novo do motor de combustão e a um estado de reparo definido do motor de combustão com distâncias axiais alterado entre o eixo de manivela e o eixo de carnes. A ideia básica da invenção é indicar previamente - no caso de uma revisão da máquina ou de um acha-tamento necessário do alojamento do cilindro - manivela e/ou do cabeçote do cilindro, como primeiro passo, um desbaste definido (por exemplo, 0,5 mm) para depois prever no acionamento de comando para o pino de montagem uma segunda posição de fixação calculada de forma construtiva que produz para a distância axial alterada das rodas dentadas retas novamente relações de engranzamento de dentes ótimas. A construção robusta do a-cionamento de comando com um pino de montagem sempre fixo para a roda dentada intermediária é proporcionada em ambas as posições.
Preferencialmente, o pino de montagem poderá ser preso no lado frontal do motor de combustão através de vários elementos fixadores, especialmente parafusos fixadores, sendo que para cada uma das posições estão engastadas no lado frontal contra elementos, por exemplo, perfurações rosqueadas. No estado novo ou no estado de reparo será depois o pino de montagem para a roda dentada intermediária transferido, ou seja, fixamente posicionado para a roda dentada intermediária através das perfurações rosqueadas e parafusos fixadores correspondentes.
Para assegurar um abastecimento simples de óleo lubrificante, no lado frontal do motor de combustão podem estar previstos dois canais de óleo lubrificante abertos na direção do lado frontal que em uma ou na outra posição estão alinhadas com um canal de óleo lubrificante no pino de montagem da roda dentada intermediária. No caso, o pino de montagem pode fechar em um ou na outra posição um dos canais de óleo lubrificante. Eventualmente, pode também sempre um ou outro canal de óleo lubrificante ser fechado através de um parafuso sem cabeça. Além disso, nos emboques dos canais de óleos lubrificantes pode ser possível introduzir uma bucha de centragem transferível a qual, juntamente com uma reentrância correspondente no pino de montagem, forma um posicionamento exato do pino de montagem na respectiva posição.
Uma eventual alteração no tempo de comando de válvula que se apresenta poderá ser compensada por ser a roda dentada reta conformada de modo regulável no eixo de carnes em direção circunferencial, relativamente ao eixo de carnes. Alternativamente, roda dentada reta poderá ser substituída no eixo de carnes, no estado de reparo do motor de combustão, por uma roda dentada reta produzida para o estado do reparo, com uma en-dentação de fase deslocada correspondente a alteração do tempo de comando de válvula.
Segundo uma ampliação vantajosa da invenção pode, todavia estar previsto uma roda dentada intermediária, conformada como roda dentada de regulagem, que através de outro pino de montagem fixo está montado no lado frontal do motor de combustão e por meio do qual pode ser realizada uma regulagem de tempo de comando exato das válvulas do motor de combustão. A roda dentada de regulagem pode ser formada, especialmente por duas rodas dentadas reguláveis em sentido recíproco em direção circunferencial, uma as quais engranza com uma das rodas dentadas frontais e a outra roda dentada engranza com a roda dentada intermediária que pode ser reposicionada em duas posições. Esta proposta exige, todavia, previamente, que seja usado um acionamento de comando de duas bitolas com uma de-fasagem axial correspondente das rodas dentadas que estabelecem contato com a roda dentada de ajuste. Para o ajuste exato dos tempos de comando das válvulas, as duas rodas dentadas da roda dentada de ajuste são afrou- xadas uma em relação à outra, e depois o eixo de manivela e o eixo de carnes serão reguladas para uma posição OP definida, por exemplo do pistão do primeiro cilindro do motor de combustão, para depois serem as rodas dentadas da roda dentada de ajuste fixadas uma na outra nesta posição. Esta possibilidade de ajuste simples pode ser realizada tanto no estado do motor de combustão como também no estado do reparo. Mas pode também ser vantajoso que a roda dentada de ajuste mais complexa do ponto de vista técnico de produção seja usado apenas para o estado de reparo ao passo que no estado novo será usado uma roda dentada reta simples de largura correspondente.
Na roda dentada de ajuste pode, além disso, entre essas rodas dentadas estar previsto um disco de segurança retido na ranhura circunfe-rencial do pino de montagem, posicionada entre as rodas dentadas, com o que a roda dentada de ajuste e o pino de montagem podem formar uma unidade de pré-montagem e/ou pode ser dispensado no pino de montagem um colar de montagem de condução axial.
Em outra modalidade vantajosa da invenção é proposto que a roda dentada reta engranze na árvore de manivela com a roda dentada maior de uma roda dentada escalonada cuja roda dentada axialmente defasada e menor engranza com a roda dentada intermediária e, além disso, que a roda dentada intermediária esteja engranzando com uma roda dentada da roda dentada de ajuste e a segunda roda dentada de ajuste esteja engranzando com a roda dentada reta no eixo de carnes. Com isto poderá ser criado um acionamento de comando espacialmente mais vantajoso que além da relação de desmultiplicação a ser ajustada nas máquinas de quatro tempos possibilita diâmetros vantajosos das rodas dentadas que, por exemplo, possibilitam menor altura construída do motor de combustão. No caso, preferencialmente, as rodas dentadas retas podem estar dispostas no eixo de manivela e no eixo de carnes e a roda dentada maior da roda dentada escalonada bem como uma roda dentada da roda dentada de ajuste podem estar dispostas em um plano de roda dentada uniforme e a roda dentada menor poderá estar posicionada na roda dentada escalonada e a segunda roda dentada da roda dentada de ajuste poderá estar posicionada em um segundo plano de roda dentada situado em posição posterior.
Finalmente, a roda dentada intermediária que pode ser reposi-cionada para duas posições e eventualmente a roda dentada escalonada poderão estar dispostas no lado frontal do alojamento de manivela do motor de combustão ao passo que a roda dentada de ajuste poderá estar disposta no lado frontal correspondente do cabeçote do cilindro.
Em seguida, um exemplo da execução está explicado mais detalhadamente baseado no desenho esquemático anexo. As figuras mostram: Fig. 1 - vista superior para um comando de acionamento de um motor de combustão comandado por válvula que aciona um eixo de carnes situado em posição superior, com três rodas dentadas intermediárias uma das quais é conformada como uma roda dentada escalonada, uma é conformada como uma roda dentada que pode ser reposicionada em duas posições e uma está conformada como roda dentada de ajuste;
Fig. 2 - corte longitudinal ao longo da linha II - II da Fig. 1 pelo acionamento de comando;
Fig. 3 - vista para o ponto de fixação do pino de montagem da roda dentada intermediária, que pode ser realizada em duas posições, com dois pontos de emboque de canais de óleo lubrificante e as perfurações ros-queadas reciprocamente defasadas no lado frontal do alojamento do eixo de manivela de cilindro, visível na Fig. 1, do motor de combustão; e Fig. 4 - em uma apresentação espacial apresentando a unidade de pré-montagem que é constituída da roda dentada de ajuste e do pino de montagem do acionamento de comando de acordo com as figuras 1 e 2.
As figuras 1 e 2 apresentam um acionamento de comando 1 para um motor de combustão de quatro tempos com comando de válvula com um eixo de carnes 3 situado em cima montado giravelmente em um cabeçote de cilindro 2 e sujeitando, de forma conhecida, válvulas de troca de gás, com uma roda dentada frontal 4 acionada através de três rodas dentadas intermediárias 5, 6, 7 por uma roda dentada frontal 8 em um alojamento de manivela de cilindro 9 do motor de combustão, sendo este eixo de manivela 10 montado de forma girável. O cabeçote do cilindro 2 está preso no plano vedante 11 desenhado mediante intercalação de uma vedação de cabeçote de cilindro não mostrada no alojamento de manivela do cilindro 9 e apresenta uma tampa de válvula 2b que encobre o acionamento de válvula (não mostrado). O acionamento de comando 1é mostrado apenas na extensão em que isso for necessário para a compreensão da presente invenção. A roda dentada intermediária 5 está conformada como roda dentada escalonada com uma roda dentada 5a maior e uma roda dentada menor 5b axialmente adjacente, sendo que a roda dentada frontal 8 realiza a impulsão no eixo de manivela 10 para a roda dentada maior 5a, ao passo que a roda dentada 5b menor, em uma bitola de roda dentada posterior (comparar Fig. 2) produz o acionamento da roda dentada intermediária 6. As rodas dentadas escalonadas 5 e a roda dentada intermediária 6 estão montadas giráveis em pinos de montagem 12, 13 (Fig. 1) que estão presos através de quatro parafusos fixadores 14 no lado frontal 9a do alojamento de manivela do cilindro 9. A roda dentada intermediária 6 engranza com uma outra roda dentada intermediária 7 a qual, engranza com a roda dentada frontal 4 no eixo e carnes 3 e que através de um pino de montagem 5 está montada gi-ravelmente. O pino de montagem 15 está preso no lado frontal 2a do cabeçote do cilindro 2, por exemplo, por meio de três parafusos fixadores 14.
Se por ocasião de uma revisão de motor de combustão, no plano de vedação 11 no cabeçote de cilindro 2 e/ou do alojamento de manivela de cilindro 9, para recompor uma face vedante plana, for feito um desbaste de uma medida pré estabelecida, por exemplo de 0,5 mm, então altera-se como pode ser derivado sem problemas da Fig. 1, a distância entre o eixo de manivela 10 e o eixo de carnes 3 de forma correspondente.
Para reproduzir novamente relações de engranzamento de dentes regulares entre a roda dentada intermediária 6 no alojamento de manivela de cilindro 9 e na roda dentada intermediária 7 no cabeçote do cilindro 2, a roda dentada intermediária 6 (também podería ser a roda dentada intermediária 7) ou seja, o seu pino de montagem 13, podería ser transferido para uma segunda posição pré-determinada pela construção (desenhada de forma tracejada na Fig. 1). A Fig. 3 apresenta isto, adicionalmente, em uma apresentação em forma de esboço do lado frontal 9a do alojamento de manivela do cilindro 9 com os contornos do pino de montagem 13 ali aplicado. A linha cheia mostra a posição do pino de montagem 13 no estado de fabricação, ou seja, no estado novo do motor de combustão, ao passo que a linha tracejada mostra a posição após um achatamento, ou seja, um desbaste, das faces vedantes no cabeçote do cilindro 2 e/ou no alojamento da manivela de cilindro 9.
Na face frontal 9a, em sentido centralizado para com o pino de montagem 13 está previsto o ponto de emboque 16 de um canal de óleo lubrificante integrado no alojamento de manivela 9, onde é inserida uma bucha de centragem 17, preferencialmente situada concentricamente para com o pino de montagem 13. A bucha de centragem 17 projeta-se, além disso, em posição precisa para uma reentrância correspondente do pino de montagem 13 que é seguido por um canal de óleo lubrificante (não mostrado), engastado no pino de montagem 13, destinado para lubrificação da roda dentada intermediária 6. O pino de montagem 13 está preso através de quatro parafusos fixadores 14 que estão atarrachados em perfurações rosqueadas frontais do alojamento de manivela 9 em uma área perfurada correspondente. O pino de montagem 13 (desenhado em forma tracejada) com a roda intermediária 6 poderá ser transferido para uma segunda posição, correspondendo a um estado de reparo, para compensar o desbaste realizado em 0,5 mm e das distâncias axiais correspondentemente alteradas, sendo que no lado frontal 9a está previsto um segundo ponto de emboque 18 do canal de óleo lubrificante e uma segunda área perfurada das perfurações rosqueadas 19 correspondentemente defasada lateralmente e eventualmente girada.
Para o reposicionamento do pino de montagem 13, a luva de centragem 17 será removida do ponto de emboque 16 e será introduzida no ponto de emboque 18. Como pode ser visto na Fig. 3, o respectivo ponto de emboque 16 ou 18, não usado está diretamente fechado pelo pino de montagem 13 (mas, por exemplo, podería também ser fechado por um parafuso sem cabeça ou semelhante peça). A alteração no tempo de comando de válvula na árvore de carnes 3, eventualmente produzida pela defasagem do pino de montagem 13, ou seja pela sua roda dentada intermediária 6, pode ser compensada por ser a roda dentada frontal 4 conformada regulável no eixo de carnes 3 relativamente ao eixo de carnes 3, com o que terá de ser realizada apenas uma nova regulagem dos tempos de comando da válvula de forma já conhecida.
Alternativamente, para roda dentada frontal 4 poderá ser produzido uma roda dentada modificada 4 e, em caso de reparo poderá ser montada, cuja a endentação, na medida da alteração dos tempos de comando de válvula fixamente pré-determinados é produzida defasada na fase. O a-cionamento de comando 5 podería então praticamente ser remontado como no estado novo do motor de combustão sem esforço de regulagem adicional.
No exemplo de execução, todavia, a roda dentada intermediária 7 será conformada como uma roda dentada de ajuste (Fig. 4) que é constituída de duas rodas dentadas 7a, 7b, as quais, conjuntamente estão giravel-mente montadas no pino de montagem 15 e através de parafusos 20 podem ser presas reciprocamente. Aqui apenas os quatro parafusos 20, mostrados a tipo de exemplo, atravessam as reentrâncias 21 em formato de furo oblongo em uma roda dentada 7a e cooperam com perfurações rosqueadas 22 correspondentes na segunda roda dentada 7b. Pelo afrouxamento dos parafusos 20, as duas rodas dentadas 7a, 7b podem ser reajustadas uma relativamente à outra em direção circunferencial.
Entre as duas rodas dentadas 7a, 7b, axialmente imediatamente adjacentes, é introduzido para um disco de segurança 23 em formato de U que em posição radial interna penetra em uma ranhura circunferencial 15a do pino de montagem 15 e que, em posição radial externa, está retida em uma reentrância 7c anelar de uma roda dentada 7a.
Por meio do disco de segurança 23, as duas rodas dentadas 7a, 7b, axialmente inamovíveis, serão justadas no pino de montagem 15, formado uma unidade de pré-montagem, tão logo as duas rodas dentadas 7a, 7b - através dos parafusos 20 - estiverem presas frouxamente uma na outra. O disco de segurança 23 porém não prejudica a possibilidade do livre giro da roda dentada de ajuste 7 no pino de montagem 15, o acionamento de comando 1 pode ser conformado no estado novo do motor com uma roda dentada intermediária 7 uniforme de largura correspondente (igual as duas rodas dentadas 7a, 7b), no qual o tempo de comando da válvula se verifica, pré-determinado pela construção, por uma montagem simples de todas as rodas dentadas 7 até 8, sendo que as rodas dentadas retas 4 e 8, por exemplo, através de conexões de cunhas, estão precisamente fixadas em relação ao eixo de carnes 3 e ao eixo de manivelas 10.
Alternativamente, o acionamento de comando 1, como roda dentada intermediária 7 (ou eventualmente como roda dentada intermediária 6) pode apresentar a roda dentada de ajuste 7. Neste caso, todas as rodas dentadas de 4 a 8, com os parafusos 20 afrouxados, serão montados na roda dentada de ajuste 7 para depois serem fixamente apertados o eixo de manivela 10 e o eixo de carnes 3 com o auxilio de marcas formadas nas rodas dentadas intermediárias 4 e 8 ou mediante emprego de um gabarito de regulagem, ocupando uma posição de ângulo de giro definido um em relação a outro (por exemplo, na posição OT do pistão do cilindro 1) sendo assim fixados e em seguida os parafusos 20 da roda dentada de ajuste 7 serão firmemente apertados. 0 mesmo procedimento será realizado após uma revisão do motor de combustão no estado de reparo após o desbaste, por exemplo, de um cabeçote de cilindro 2, porém somente após a transferência da roda dentada intermediária 6 para a segunda posição prescrita (perfurações rosqueadas 19). A invenção não está restrita ao exemplo de execução apresentado do acionamento de comando 1, em uma versão mais simples, de modo correspondente ao documento inicialmente citado AT 001 616 U1 poderia também ser usado um acionamento de roda dentada de bitola única com apenas uma roda dentada intermediária 6 ou eventualmente com duas rodas dentadas intermediárias 6 e 7.

Claims (13)

1. Acionamento de comando, para motor de combustão comandado por válvula, a pelo menos uma de cujos eixo de cami está montada no cabeçote de cilindro do motor de combustão, sendo acionada através de rodas dentadas retas, sendo que uma roda dentada reta de acionamento está prevista no eixo de manivela, montado no alojamento de manivela de cilindro do motor de combustão, uma roda dentada reta acionada no eixo de carnes e ao menos uma roda dentada intermediária, de posição alterável, está montada em um pino de montagem, caracterizado pelo fato de que o pino de montagem (13) para a roda dentada intermediária (6) pode ser preso em ao menos duas posições no lado frontal (9a) do motor de combustão, sendo que estas posições correspondem a um estado novo do motor de combustão e a um estado de reparo definido do motor de combustão com distâncias axiais controladamente alteráveis entre o eixo de manivela (10) e o eixo de carnes (3).
2. Acionamento de comando, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o pino de montagem (13), por meio de vários elementos fixadores, especialmente parafusos fixadores (14), pode ser preso no lado frontal (9a) sendo que para cada uma das posições estão engastados contra elementos separados, especialmente perfurações rosqueadas (19) no lado frontal (9a).
3. Acionamento de comando, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que no lado frontal (9a) do motor de combustão estão previstas canais de óleo lubrificante (16, 18) abertos na direção do lado frontal (9a) que estão alinhadas em uma ou na outra posição intermediária da roda dentada com um canal de óleo lubrificante no pino de montagem (13) da roda dentada intermediária (6).
4. Acionamento de comando, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que os canais de óleo lubrificantes (16, 18) são de tal modo alinhados que o pino de montagem (13), em uma ou na outra posição, fecha sempre um dos canais de óleo lubrificante (16, 18).
5. Acionamento de comando, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que nos emboques (16, 18) dos canais de óleo lubrificante pode ser introduzida uma bucha de centragem (17), a qual, com uma reentrância correspondente no pino de montagem (13), forma um posicionamento exato do pino de montagem (13) na respectiva posição.
6. Acionamento de comando, de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a roda dentada reta (4), está conformada reajustável no eixo de carnes (3) em direção circunferencial relativamente ao eixo de carnes (3).
7. Acionamento de comando, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a roda dentada frontal (4) pode ser substituída no eixo de carnes (3) no estado de reparo do motor de combustão por uma roda dentada frontal com uma alteração do tempo de comando de válvula de uma endentação de fase defasada correspondente.
8. Acionamento de comando de acordo com uma das reivindicações precedentes 1 a 5, caracterizado pelo fato de que está previsto outra roda intermediária conformada como roda dentada de ajuste (7) que através de um outro pino de montagem (15) fixo está montada no lado frontal (2a) do motor de combustão e por meio do qual pode ser realizada uma regulagem de tempo de comando exato das válvulas do motor de combustão.
9. Acionamento de comando de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a roda dentada de regulagem (7) é formada por duas rodas dentadas (7a)(7b)((7a) , (7b)) circunferencialmente reguláveis das quais uma roda dentada (7a) engranza com uma das rodas dentadas retas (4) e a outra roda dentada (7b) engranza com a roda dentada intermediária (6), que pode ser reposicionada em duas posições, e que estão reciprocamente presas através de uma união de parafuso (20, 22).
10. Acionamento de comando de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que entre as duas rodas dentadas (7a, 7b) da roda dentada de regulagem (7) está introduzido um disco de segurança (23) que penetra em uma ranhura circunferencial (15a) do pino de montagem (15), sendo introduzida entre as rodas dentadas (7a, 7b), onde é retida.
11. Acionamento de comando de acordo com uma as reivindica- ções precedentes, caracterizado pelo fato de que a roda dentada (4) en-granza no eixo de manivela (10) com a roda dentada maior (5a) de uma roda dentada escalonada (5) cuja roda dentada (5b) menor axialmente defasada coopera com a roda intermediária (6), sendo que além disso a roda dentada intermediária (6) engranza com uma roda dentada (7b) da roda dentada de ajuste (7) e a segunda roda dentada (7a) da roda dentada de ajuste (7) engranza com a roda dentada reta (4) no eixo de carnes (3).
12. Acionamento de comando de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que as rodas dentadas retas (8, 4) estão dispostas no eixo de manivela (10) e o eixo de carnes (3) e a roda dentada maior (5a) da roda dentada escalonada (5), bem como uma roda dentada (7a) da roda dentada de ajuste (7), estão dispostas em um plano de roda dentada uniforme e a roda dentada (5b) menor está montada na roda dentada escalonada (5) e a segunda roda dentada (7b) da roda dentada de ajuste (7) está disposta em um segundo de plano de roda dentada, situado em posição posterior.
13. Acionamento de comando de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a roda dentada intermediária (6) e eventualmente a roda dentada escalonada (5) estão dispostas no lado frontal (9a) do alojamento de manivela (9) do motor de combustão e a roda dentada de ajuste (7) está disposta no lado frontal (2a) correspondente do cabeçote de cilindro (2).
BR102013011909-1A 2012-05-15 2013-05-14 Acionamento de comando para motor de combustão com comando de válvula BR102013011909B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102012009604.6 2012-05-15
DE102012009604A DE102012009604A1 (de) 2012-05-15 2012-05-15 Steuerungsantrieb für eine ventilgesteuerte Brennkraftmaschine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013011909A2 true BR102013011909A2 (pt) 2015-06-30
BR102013011909B1 BR102013011909B1 (pt) 2022-01-18

Family

ID=48183976

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013011909-1A BR102013011909B1 (pt) 2012-05-15 2013-05-14 Acionamento de comando para motor de combustão com comando de válvula

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2664751B1 (pt)
CN (1) CN103422927B (pt)
BR (1) BR102013011909B1 (pt)
DE (1) DE102012009604A1 (pt)
RU (1) RU2622358C2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105041467A (zh) * 2015-06-08 2015-11-11 张义敏 无缸盖双曲轴偏置四冲程卧式内燃机
CN107725131A (zh) * 2017-11-07 2018-02-23 重庆润通科技有限公司 可调式凸轮驱动机构
US11591937B2 (en) 2017-12-13 2023-02-28 Cummins Inc. Remotely mounted idler gear
CN110821593B (zh) * 2018-08-10 2023-03-31 康明斯公司 用于内燃发动机系统的齿轮系

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3734073A (en) * 1971-06-01 1973-05-22 R Walter Adjustable camshaft sprocket wheel
DE2255601A1 (de) * 1972-11-13 1974-05-16 Kloeckner Humboldt Deutz Ag Brennkraftmaschine mit zahnradgetriebe zum antrieb der steuerungsteile
DE3126243C2 (de) * 1981-07-03 1984-12-13 M.A.N. Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg AG, 8500 Nürnberg Nebenantrieb einer Brennkraftmaschine
US4747321A (en) * 1987-07-17 1988-05-31 Lockheed Corporation Anti-backlash gear assembly
SU1663212A2 (ru) * 1988-12-20 1991-07-15 Научно-исследовательский конструкторско-технологический институт тракторных и комбайновых двигателей Привод распределительного вала двигател внутреннего сгорани
DE69217181T2 (de) * 1991-06-24 1997-08-28 Caterpillar Inc Spieleinstellvorrichtung
US5540112A (en) * 1992-05-26 1996-07-30 Caterpillar Inc. Backlash adjustment mechanism
AT1616U1 (de) 1995-08-31 1997-08-25 Avl Verbrennungskraft Messtech Brennkraftmaschine mit über zahnräder angetriebener nockenwelle
GB2305990B (en) * 1995-10-03 1999-05-26 Perkins Ltd A method and a device for setting backlash between gears in a gear train
DE10154069A1 (de) * 2001-11-02 2003-05-15 Volkswagen Ag Stirnrad-Nockenwellenantrieb
ITBO20060472A1 (it) * 2006-06-16 2007-12-17 I Tea S R L Sistema di supporto di una ruota dentata su un carter di un motore a combustiomne interna
US20090084207A1 (en) * 2007-09-28 2009-04-02 General Electric Company Split shaft for high power diesel engine
CN101608572A (zh) * 2009-07-08 2009-12-23 苏州益方动力机械有限公司 一种具有涡轮增压的汽油发动机

Also Published As

Publication number Publication date
CN103422927B (zh) 2017-04-12
CN103422927A (zh) 2013-12-04
RU2622358C2 (ru) 2017-06-14
EP2664751A1 (de) 2013-11-20
RU2013122347A (ru) 2014-11-20
EP2664751B1 (de) 2014-12-10
BR102013011909B1 (pt) 2022-01-18
DE102012009604A1 (de) 2013-11-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013011909A2 (pt) Acionamento de comando para motor de combustão com comando de válvula
DE102013214949B4 (de) Spielausgleichseinrichtung eines Nockenwellenantriebsmechanismus
DE102009009523A1 (de) Phasenstellanordnung einer Brennkraftmaschine
DE112010000845T5 (de) Nockenwellen- und Verstellerbaugruppe
WO2016031808A1 (ja) 弁開閉時期制御装置
DE102008050134B4 (de) Einrichtung zur Nockenwellenverstellung für eine Verbrennungskraftmaschine
DE102014216119A1 (de) Verfahren und Vorrichtung zum Wickeln einer Rückstellfeder mit einem zweiteiligen Rotor für einen Nockenversteller
BR102013011846B1 (pt) Processo para alteração da distância do eixo no acionamento de comando de um motor de combustão interna comandado por uma válvula, bem como acionamento de comando para um motor de combustão interna acionado por válvula
ES2289731T3 (es) Unidad impresora.
DE102008022932B4 (de) Montageanordnung eines Phasenstellers und Phasensteller
CN202097683U (zh) 一种凸轮轴正时定位装置
EP3014146B1 (en) Method and device for adjusting the play of a gear transmission
JP2014196686A (ja) バルブタイミング調整装置、並びにその製造装置及び製造方法
WO2017082415A1 (ja) ギア駆動部品の取付方法および内燃機関
DE102014214125B4 (de) Stelleinrichtung zur Verstellung von Steuerzeiten einer Brennkraftmaschine
JP2007127057A (ja) バルブタイミング調整装置の取付構造
US9500105B2 (en) Camshaft adjuster
CN109026255B (zh) 连续可变气门升程机构的气门升程调试方法及系统
JPH09280020A (ja) 内機機関のバルブタイミング制御装置
WO2015079961A1 (ja) 弁開閉時期制御装置
US20080202460A1 (en) Variable valve timing mechanism
US20160032791A1 (en) Concentric dual independent camshaft phaser for dual overhead camshaft valve train
JP6025512B2 (ja) エンジンのギヤケース装置
JP6273801B2 (ja) 弁開閉時期制御装置
JP2012036791A (ja) 内燃機関の可変動弁装置及びそのバルブタイミングの保持状態調整方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/05/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.