BR102012032630A2 - Arranjo de defletor de vento para um veículo assim como veículo a motor com um tal arranjo de defletor de vento - Google Patents

Arranjo de defletor de vento para um veículo assim como veículo a motor com um tal arranjo de defletor de vento Download PDF

Info

Publication number
BR102012032630A2
BR102012032630A2 BR102012032630A BR102012032630A BR102012032630A2 BR 102012032630 A2 BR102012032630 A2 BR 102012032630A2 BR 102012032630 A BR102012032630 A BR 102012032630A BR 102012032630 A BR102012032630 A BR 102012032630A BR 102012032630 A2 BR102012032630 A2 BR 102012032630A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
arrangement
wind deflector
airfoil
vehicle
airfoil profile
Prior art date
Application number
BR102012032630A
Other languages
English (en)
Inventor
Markus Schulzki
Original Assignee
Porsche Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Porsche Ag filed Critical Porsche Ag
Publication of BR102012032630A2 publication Critical patent/BR102012032630A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J7/00Non-fixed roofs; Roofs with movable panels, e.g. rotary sunroofs
    • B60J7/22Wind deflectors for open roofs
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J7/00Non-fixed roofs; Roofs with movable panels, e.g. rotary sunroofs
    • B60J7/22Wind deflectors for open roofs
    • B60J7/223Wind deflectors for open roofs specially adapted for convertible cars

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Superstructure Of Vehicle (AREA)
  • Air-Conditioning For Vehicles (AREA)

Abstract

ARRANJO DE DEFLETOR DE VENTO PARA UM VEÍCULO ASSIM COMO VEÍCULO A MOTOR COM UM TAL ARRANJO DE DEFLETOR DE VENTO. A invenção se refere a um arranjo de um defletor de vento (4) para um veículo (1), com um arranjo de cobertura ajustável (15), em que o arranjo de defletor de vento apresenta pelo menos um perfil do aerofólio (5,6) e pelo menos um arranjo de alavanca de ajuste (10) com dois braços de extensão (11,12) de modo que a que o perfil do aerofólio (5,6) seja ajustável entre uma posição recolhida de descanso (PD) e uma posição aberta de funcionamento (PF). Um otimizado arranjo de alavanca de ajuste (10) se distingue pelo fato de os braços de extensão (11,12) paralelos ao eixo longitudinal do veículo (ELV), se ajustarem, Através de eixos alinhados de rotação (22) do perfil do aerofólio, entre a posição de descanso e a posição de funcionamento, em um movimento de elevação e de rotação.

Description

“ARRANJO DE DEFLETOR DE VENTO PARA UM VEÍCULO ASSIM COMO VEÍCULO A MOTOR COM UM TAL ARRANJO DE DEFLETOR DE VENTO”
A invenção se refere a um arranjo de um defletor de vento para um veículo com uma cobertura ajustável, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Tal arranjo de um defletor de vento é conhecido no documento DE 10 2004 063 799 B3. Compreende um perfil do aerofólio ajustável entre uma posição recolhida de descanso e uma posição aberta de funcionamento, o qual, por meio de um arranjo de alavanca de ajuste, está articulado ao veículo. O arranjo de alavanca de ajuste compreende uma alavanca de extensão, que liga o perfil do aerofólio ao veículo. Para além disso, é proporcionada uma ligação auxiliar, que está ligada de modo rotativo ao perfil do aerofólio e à alavanca de extensão. Por conseguinte, se forma um tipo de articulação em tesoura, permitindo um movimento completo de elevação para o perfil do aerofólio, quando este é ajustado entre a posição de descanso e a posição de funcionamento. Tal arranjo de alavanca de ajuste é, por um lado, dispendioso, e necessita, por outro lado, em particular na posição de descanso, de muito espaço que Ihe corresponde.
O objetivo da invenção é revelar um arranjo de defletor de vento do tipo acima mencionado, no qual o arranjo de alavanca de ajuste é otimizado.
Esse objetivo é conseguido através de um arranjo d^ defletor de vento, apresentando as características mencionadas na reivindicação 1^. O objetivo é também conseguido com um veículo a motor com um tal arranjo c^e defletor de vento, de acordo com a reivindicação 9. Modalidades vantajosas da invenção são objeto das reivindicações dependentes.
As principais vantagens obtidas com a invenção são vistas pelo fato de que é fornecido, por um lado, um arranjo de alavanca de ajuste simples e, por conseguinte, de funcionamento seguro. Por outro lado, o arranjo de alavanca de ajuste de acordo com a invenção necessita, pelo menos na posição de descanso, de pouco espaço, o que é particularmente vantajoso, quando, por exemplo, o arranjo de defletor de vento é previsto para um conversível, no qual o arranjo defletor de vento é posicionado no chassi superior, uma vez que aí está geralmente disponível um espaço pequeno para o arranjo de defletor de vento. Sobre os dois braços de extensão de acordo com a invenção, que, por exemplo, podem ser formados por quatro juntas, mais concretamente, por um arranjo de ligações paralelas, o perfil do aerofólio é ajustado entre a posição de descanso e a posição de funcionamento, em um movimento de elevação e de rotação. Os eixos de rotação dos braços de extensão se estendem em direção à extensão longitudinal do veículo, isto é, paralelos a um imaginário plano longitudinal central do veículo a motor.
De acordo com um desenvolvimento vantajoso da invenção, são proporcionados dois perfis de aerofólios para o arranjo de defletor de vento, sendo cada articulado no veículo sobre dois braços de extensão. Para além disso, os perfis dos aerofólios, mais concretamente, os arranjos de alavanca de ajuste são, de preferência, orientados de modo a que o respetivo movimento de rotação do perfil do aerofólio seja direcionado em direção ao centro do veículo, quando os perfis dos aerofólios forem ajustados da posição de descanso para a posição de funcionamento. Para além disso, é particularmente proporcionado que, na posição de funcionamento, ambos os perfis dos aerofólios fiquem em contato nas faces da extremidade que estão viradas uma para a outra e, desse modo, na posição de funcionamento, é proporcionado um perfil contínuo do aerofólio.
Em um desenvolvimento preferencial da invenção é proporcionado que o arranjo de defletor de vento em um conversível esteja disposto no chassi superior. Em alternativa, pode o arranjo de defletor de vento de acordo com a invenção ser também utilizado em veículos, que, em uma superfície de teto fixo, apresentem um teto de abrir. Nesse caso, o arranjo de defletor de vento de acordo com a invenção pode ser fixado a uma beira dianteira do teto de abrir.
Em um desenvolvimento preferencial da invenção, é proporcionado conseguir movimentar o perfil do aerofólio em tomo dos eixos de rotação que se estendem paralelamente aos eixos longitudinais do veículo, por meio de, pelo menos, uma mola. Por meio da mola é preferencialmente alcançada uma elevação automática, isto é, uma extensão do perfil do aerofólio, quando o teto, isto é, a capota do conversível está aberto. Além disso, pode também ser proporcionado que o perfil do aerofólio, mais concretamente, os perfis dos aerofólios sejam automaticamente trazidos de volta para a posição de descanso, quando o teto, isto é, a capota do conversível, está fechado. Adicional ou alternativamente, de acordo com um desenvolvimento preferencial da invenção, pode ser proporcionado que o perfil do aerofólio, mais concretamente, os perfis dos aerofólios possam ser movidos para a posição de descanso ou para a posição de funcionamento, através de acionamento manual.
Em um desenvolvimento da invenção é proporcionado que ao perfil do aerofólio esteja associado um tecido, o qual é esticado na posição de funcionamento do perfil do aerofólio. Tal tecido pode ficar dobrado em um espaço pequeno. Na posição aberta de funcionamento do perfil do aerofólio esse é, desse modo, esticado, suportando, assim, o efeito aerodinâmico do perfil do aerofólio.
As características descritas e reveladas em este depósito funcionam por si próprias e podem ser combinadas em qualquer combinação com uma outra das características descritas e reveladas. Isso também se aplica a uma característica, que é combinada juntamente com uma outra característica descrita e/ou revelada. A invenção é seguidamente explicada em mais pormenor, com base em um exemplo de realização, com referência aos desenhos. Estes mostram:
Figura 1 mostra, de forma esquemática, um arranjo de defletor de vento para uma viatura, nesse caso um conversível,
Figuras 2 a 4mostram diferentes posições de um perfil do aerofólio de um arranjo de defletor de vento,
Figuras 5 e 6mostram, em uma vista detalhada em corte, o arranjo de defletor de vento com um perfil de aerofólio nas posições de descanso e de funcionamento, e
Figura 7 mostra o arranjo de defletor de vento de acordo com a invenção em um veículo com um teto de abrir em uma superfície de teto fixo.
A Figura 1 mostra uma parte de um veículo 1, em particular um veículo a motor, o qual enquanto conversível está equipado com um arranjo de cobertura ajustável não mostrado na Figura 1, em particular, uma capota. Na Figura 1, o arranjo de cobertura se encontra em posição aberta e, por isso, não é visível. Da carroçaria do veículo 1 é mostrado um quadro de para-brisa 2, com um chassi superior 3. Ao chassi superior 3 é fixado um arranjo de defletor de vento 4, apresentando, pelo menos, um perfil ajustável do aerofólio 5. Na Figura 1, o perfil do aerofólio 5 é mostrado em uma posição aberta de funcionamento PF, isto é, em uma posição acima do chassi 3. De preferência, o arranjo de defletor de vento possui dois perfis de aerofólios 5, 6, que estão dispostos lado a lado e que na sua extensão longitudinal se estendem em direção ao eixo transversal do veículo ETV. O perfil do aerofólio 6 é também mostrado na posição de funcionamento PF. As faces da extremidade 7, 8 de ambos os perfis dos aerofólios 5, 6, que estão viradas uma para a outra, ficam em frente, mais concretamente, ficam em contato em um plano longitudinal central 9 (ver Figura 7), em que no plano longitudinal central se encontram o eixo vertical EW e o eixo longitudinal do veículo ELV.
Na Figura 2, o arranjo de defletor de vento 4 é mostrado com um dos seus perfis do aerofólio 5 em uma posição recolhida de descanso PD, em que o perfil do aerofólio 5 está situado abaixo do nível do chassi na superior 3. Tal como na Figura
1, na Figura 2 é mostrado para o perfil do aerofólio 5 um arranjo de ajuste de alavanca 10, apresentando dois braços de extensão 11, 12 dispostos paralelamente um ao outro. Por conseguinte, o arranjo de ajuste de alavanca é formado por múltiplas juntas, em particular quatro juntas, com ambos os braços de extensão 11, 12. Cada alavanca de extensão 11, 12 está, com a sua extremidade inferior, ligada de modo rotativo e móvel ao chassi 3. A outra extremidade de cada alavanca de extensão 11, 12 está ligada ao perfil do aerofólio 5 de modo rotativo. O mesmo serve de resto para o perfil do aerofólio 6 do arranjo do defletor de vento 4. Os eixos de rotação dos dois braços de extensão 11, 12 se estendem, por conseguinte, paralelamente ao eixo longitudinal do veículo ELV, se situam, portanto, com distância lateral, que é medida na direção transversal do veículo DTV, em relação ao plano longitudinal central 9. Na posição recolhida de descanso PD, mostram os superiores, portanto, aqueles com extremidades dos braços de extensão 11, 12 fixadas ao perfil do aerofólio, em direção ao lado exterior do veículo, desviados, portanto, do plano longitudinal central 9, como mostra a Figura 4.
Quando os perfis dos aerofólios 5, 6 são ajustados da sua posição de descanso PD para a posição de funcionamento PF, os perfis dos aerofólios 5, 6 se movimentam, em um movimento sobreposto de elevação e rotação (setas 13, 14 e 13'), para a posição de funcionamento PF, em que o movimento de rotação é orientado de modo a que os perfis dos aerofólios 5, 6 - a partir da posição de descanso PD - sejam movimentados na direção das setas 13, 14 (Figura 3), portanto se articulando em direção ao plano longitudinal central 9. Uma posição intermédia Pl que se encontra entre a posição de descanso PD e a posição de funcionamento PF é mostrada na Figura 3, para ambos os perfis dos aerofólios 5, 6. A posição de funcionamento PF do perfil do aerofólio esquerdo 5 é, uma vez mais, mostrada de forma ampliada, na Figura 4. Apesar disso, ambos os braços de extensão 11,12 não ficam na vertical, se inclinam antes em direção ao lado exterior do veículo, para que esses, ao ser fechado o arranjo da cobertura, isto é, da capota do conversível, possam ser automaticamente puxados por este, de volta para a posição de descanso PD. Sendo aberto o arranjo de cobertura, isto é, a capota, os perfis dos aerofólios 5, 6 são, desse modo, conduzidos da posição de descanso PD para a posição de funcionamento PF, através de um dispositivo em mola aqui não mostrado, que compreende, pelo menos, uma mola. Como já mencionado, a posição de funcionamento PF é preferencialmente alcançada, quando ambas as faces da extremidade 7, 8 dos perfis dos aerofólios 5, 6 ficam em contato no plano longitudinal central 9. Para isso, para ambos os perfis dos aerofólios 5, 6, mais concretamente para os braços de extensão 11, 12, podem ser proporcionados correspondentes batentes de limitação de rotação, mais concretamente, de limitação do ângulo de rotação, que, contudo, não são mostrados.
A Figura 5 mostra uma vista em corte ao longo da linha de interseção V-V na Figura 2. Partes iguais ou equivalentes são proporcionados nas Figuras 1 a 5 com os mesmos números de referência. Na Figura 5 fica evidente que, na posição recolhida de descanso PD, o perfil do aerofólio 5 se encontra abaixo do nível do chassi superior 3. Na Figura 5, é mostrado um elemento do teto 15 do arranjo de cobertura ajustável em uma posição fechada PFd1 na qual esse se confina de maneira vedante ao chassi superior 3. São proporcionados vedantes 17, 18, tanto no chassi superior 3, como também no topo da cobertura 16 do elemento do teto 15. Na posição de descanso PD1 o perfil do aerofólio 5 se encontra abaixo do elemento do teto ajustável 15, em um espaço intermédio 19, que está delimitado pelo elemento do teto, pelo chassi 3, mais concretamente, pelos vedantes 17, 18 e por um revestimento interno 20. Na Figura 5 fica ainda evidente que o arranjo de defletor de vento 4 está equipado com uma caixa de montagem 21, apresentando, em um corte transversal, um perfil em forma de U. A caixa de montagem 21 serve para suportar os eixos de rotação 22, à volta dos quais a alavanca de extensão 12 está montada. O(s) arranjo(s) de alavanca(s) de ajuste 10, os perfis dos aerofólios 5, 6 e um tecido flexível 23, mostrado na Figura 6, e a caixa de montagem 21 podem ser fixados ao veículo, como peças pré-fabricadas.
Sendo deslocado o arranjo do teto ajustável, isto é, deslocável, com o elemento do teto 15, a partir da posição fechada PFd mostrada na Figura 5, para uma aqui não mostrada posição aberta, o perfil do aerofólio 5, 6 é deslocado da sua posição de descanso PD para a posição de funcionamento PF1 como mostra a Figura 6. Isso ocorre preferencialmente de forma automática, através do acima mencionado dispositivo em mola. De resto, partes iguais ou equivalentes são também proporcionadas na Figura 6, com os mesmos números de referência, como nas restantes Figuras 1 a 5. É evidente, que entre o perfil do aerofólio 5 e o chassi superior 3, mais concretamente, a caixa de montagem 21, seja esticado o tecido flexível 23, o qual suporta o efeito aerodinâmico do perfil do aerofólio 5. O tecido flexível 23 pode, por exemplo, ser formado por uma rede ou tela, de modo a que seja dobrável para a posição de descanso PD, apresentando uma necessidade pequena de espaço, na posição de descanso PD do perfil do aerofólio 5. Através da Figura 7 é ilustrada uma outra aplicação do arranjo de defletor de vento 4. O veículo 1 está aqui equipado com uma superfície de teto fixo 25, na qual é introduzido um teto de abrir 26. O teto de abrir 26 pode ser fechado ou aberto, através de um elemento do teto aqui não mostrado, por exemplo, uma tampa, em particular uma tampa deslizante. Na Figura 7, o teto de abrir 26 está aberto. O arranjo de defletor de vento 4 já acima descrito está disposto em uma beira dianteira, i.e. situada próxima de um para-brisa 27, do teto de abrir 28. Para o funcionamento, mais concretamente, concepção do arranjo de defletor de vento 4 de acordo com a Figura 7, aplica-se, no entanto, o referido para a aplicação acima descrita nas Figuras 1 a 6.

Claims (9)

1. Arranjo de defletor de vento (4) para um veículo (1), com um arranjo de cobertura ajustável (15), em que o arranjo de defletor de vento apresenta pelo menos um perfil do aerofólio e pelo menos um arranjo de alavanca de ajuste (10) com dois braços de extensão (11, 12), de modo a que o perfil do aerofólio (5, 6) seja ajustável entre uma posição recolhida de descanso (PD) e uma posição aberta de funcionamento (PF), caracterizado pelo fato de os braços de extensão (11, 12) paralelos ao eixo longitudinal do veículo (ELV), se ajustarem, através de eixos alinhados de rotação (22) do perfil do aerofólio, entre a posição de descanso e a posição de funcionamento (PD, PF), em um movimento de elevação e de rotação.
2. Arranjo de defletor de vento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o arranjo de defletor de vento (4) estar equipado com dois perfis de aerofólios (5, 6).
3. Arranjo de defletor de vento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o perfil do aerofólio (5, 6), a partir da posição de descanso (PD), ser articulado em direção (seta 13, 14) a um plano longitudinal central do veículo (9), para a posição de funcionamento (PF).
4. Arranjo de um defletor de vento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, ou 3, caracterizado pelo fato de os braços de extensão (11,12) do arranjo de alavanca de ajuste (10) serem formados por um arranjo de quatro juntas.
5. Arranjo de um defletor de vento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, ou 4, caracterizado pelo fato de o perfil do aerofólio (5, 6) estar disposto sobre um chassi superior (3) ou sobre uma beira dianteira (28) de um teto de abrir (26).
6. Arranjo de um defletor de vento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de o perfil do aerofólio (5, 6) ser ajustado em torno dos eixos de rotação (22) por meio de, pelo menos, uma mola, entre a posição de descanso (PD) e a posição de funcionamento (PF).
7. Arranjo de um defletor de vento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fato de ao perfil do aerofólio (5, 6) estar associado um tecido (23), o qual é esticado na posição de funcionamento (PF) do perfil do aerofólio (5, 6).
8. Arranjo de um defletor de vento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelo fato de o perfil do aerofólio (5, 6) ser movido da posição de funcionamento (PF) para a posição de descanso (PD), através do arranjo de cobertura ajustável (15) ou através de acionamento manual.
9. Veículo a motor com um arranjo de defletor de vento, caracterizado pelo fato de este ser de acordo com, pelo menos, uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8.
BR102012032630A 2011-12-21 2012-12-20 Arranjo de defletor de vento para um veículo assim como veículo a motor com um tal arranjo de defletor de vento BR102012032630A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102011056729A DE102011056729A1 (de) 2011-12-21 2011-12-21 Windabweiseranordnung für ein Fahrzeug sowie Kraftfahrzeug mit einer solchen Windabweiseranordnung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012032630A2 true BR102012032630A2 (pt) 2014-08-26

Family

ID=48575124

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012032630A BR102012032630A2 (pt) 2011-12-21 2012-12-20 Arranjo de defletor de vento para um veículo assim como veículo a motor com um tal arranjo de defletor de vento

Country Status (4)

Country Link
CN (1) CN203211068U (pt)
BR (1) BR102012032630A2 (pt)
DE (1) DE102011056729A1 (pt)
RU (1) RU128558U1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6237597B2 (ja) * 2014-12-08 2017-11-29 マツダ株式会社 開閉ルーフ車
JP6237599B2 (ja) * 2014-12-08 2017-11-29 マツダ株式会社 開閉ルーフ車
CN114162228A (zh) * 2021-11-16 2022-03-11 上汽大众汽车有限公司 一种用于车辆空气动力学控制的主动式下扰流板系统及车辆

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3833046A1 (de) * 1988-09-29 1990-04-05 Bayerische Motoren Werke Ag Kraftfahrzeug mit cabrioletverdeck und windabweiser
DE19958742B4 (de) * 1999-12-07 2004-12-09 Webasto Vehicle Systems International Gmbh Vorrichtung zur Beeinflussung der Luftströmung
DE102004017642B4 (de) * 2004-04-07 2013-06-13 Volkswagen Ag Vorrichtung zur Betätigung eines Windabweisers für eine Dachöffnung
DE102004063799B3 (de) 2004-12-30 2006-06-08 Webasto Ag Windabweiseranordnung für ein Fahrzeug
DE102006023911A1 (de) * 2006-05-19 2007-11-22 Daimlerchrysler Ag Vorrichtung zum Führen der Bewegung eines Windabweisers
DE102008038566A1 (de) * 2008-08-20 2010-02-25 GM Global Technology Operations, Inc., Detroit Luftabweiser

Also Published As

Publication number Publication date
CN203211068U (zh) 2013-09-25
RU128558U1 (ru) 2013-05-27
DE102011056729A1 (de) 2013-06-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9834261B2 (en) Rear spoiler device for a vehicle
ES2604330T3 (es) Grupo constructivo de juguete así como un vehículo de juguete
ES2242928T3 (es) Tren de aterrizaje de aeronave con sistema autonomo de carenado aeroacustico.
BR102012032630A2 (pt) Arranjo de defletor de vento para um veículo assim como veículo a motor com um tal arranjo de defletor de vento
BRPI1100178A2 (pt) Working machine
ITTO20130488A1 (it) Gruppo di piattaforma mobile con piano estensibile
BRPI1100263A2 (pt) Working machine
ES2743736T3 (es) Puerta de vehículo con partes delantera y trasera que se abren en direcciones opuestas y vehículo eléctrico que tiene la misma
US2592579A (en) Awning
BRPI1000594A2 (pt) capota para um veìculo descapotável e veìculo descapotável com capota
CN1331433C (zh) 带有折板的构架部件
ES2293503T3 (es) Dispositivo de retroceso y mantenimiento de una puerta posterior de vehiculo automovil que comprende dos aperturas.
ES2337561T3 (es) Mecanismo de apertura de una puerta lateral articulada en el techo de un vehiculo motorizado.
ES2611355T3 (es) Cubierta para piscina
ES2281227A1 (es) Un mecanismo de accionamiento de una trampa, particularmente para un tren de aterrizaje de un avion.
CN104553701A (zh) 导风板
ES2221260T3 (es) Bisagra de mueble.
BR112019011912A2 (pt) porta traseira de carroceria de caminhão ou de reboque de caminhão
KR200383448Y1 (ko) 카고 크레인의 조종석 덮개구조
ITMI20100021A1 (it) Copertura edile ad elementi mobili.
BRPI0607339A2 (pt) escotilha de teto que se abre para uma capota retrÁtil ou fixa de veÍculo
US2164059A (en) Wind wing
US714187A (en) Awning.
KR20110060191A (ko) 글라이딩 도어용 하단 더스트 커버
CN2258126Y (zh) 吉普车通风观察天窗

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements