BR102012015191A2 - Boneco de brinquedo - Google Patents

Boneco de brinquedo Download PDF

Info

Publication number
BR102012015191A2
BR102012015191A2 BR102012015191-0A BR102012015191A BR102012015191A2 BR 102012015191 A2 BR102012015191 A2 BR 102012015191A2 BR 102012015191 A BR102012015191 A BR 102012015191A BR 102012015191 A2 BR102012015191 A2 BR 102012015191A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
supplement
resilient element
toy doll
torso
hip portion
Prior art date
Application number
BR102012015191-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Mark Barthold
Aaron Weil
Original Assignee
Mattel Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mattel Inc filed Critical Mattel Inc
Publication of BR102012015191A2 publication Critical patent/BR102012015191A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63HTOYS, e.g. TOPS, DOLLS, HOOPS OR BUILDING BLOCKS
    • A63H3/00Dolls
    • A63H3/36Details; Accessories
    • A63H3/46Connections for limbs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63HTOYS, e.g. TOPS, DOLLS, HOOPS OR BUILDING BLOCKS
    • A63H3/00Dolls
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63HTOYS, e.g. TOPS, DOLLS, HOOPS OR BUILDING BLOCKS
    • A63H3/00Dolls
    • A63H3/36Details; Accessories
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63HTOYS, e.g. TOPS, DOLLS, HOOPS OR BUILDING BLOCKS
    • A63H3/00Dolls
    • A63H3/36Details; Accessories
    • A63H3/48Mounting of parts within dolls, e.g. automatic eyes or parts for animation

Landscapes

  • Toys (AREA)

Abstract

BONECO DE BRINQUEDO. Um boneco de brinquedo com membros articulados inclui um torso e pelo menos um suplemento que é articulável de maneira resiliente ao redor do boneco de brinquedo. O pelo menos um suplemento é acoplado de maneira pivotante ou rotativa ao torso e pode também incluir um conjunto pivô. Pelo menos um de pelo menos um suplemento inclui um elemento resiliente que é solicitado para manter o pelo menos um suplemento em uma posição de repouso, e configurado para retornar pelo menos um suplemento a uma posição de repouso se articulado para longe desta posição de repouso.

Description

“BONECO DE BRINQUEDO” Referência cruzada a Pedido relacionado
Este Pedido reivindica prioridade para, e está baseado no Pedido de Patente US Número 61/499.274, depositado em 21 de junho de 2011, intitulado “TOY FIGURE WITH ARTICULATING LIMB” (“Boneco De Brinquedo Com Membro Articulado”), Procuração de Advogado número 1389.0340 P/16877P, cuja divulgação completa é aqui com isto incorporada para referência em sua totalidade.
Campo da invenção
A invenção é relativa, genericamente, a bonecos de brinquedo de ação e, mais especificamente, a um boneco de brinquedo de ação que tem pelo menos um membro móvel para representar diversos movimentos atléticos, tal como um chute com a perna ou um soco. Além disto, a invenção é relativa a um boneco de brinquedo de ação que pode compreender dois ou mais membros móveis, para moverem em combinação, para representar diversos movimentos atléticos.
Fundamentos
Bonecos de brinquedo de ação se tomaram uma opção de diversão extremamente popular e bem conhecida para crianças e adultos na indústria de brinquedos. Direcionada amplamente para jovens e colecionadores, estes bonecos de brinquedo replicam tipicamente heróis masculinos, vilões e simulares. Temas mais comuns incluem lutadores (pugilistas), militares, bonecos de desenhos animados, guerreiros ou superheróis. Além disto, a adição de elementos como vida, que incluem escultura detalhada e roupas tem aprimorado ainda mais a capacidade de jogar e de colecionar estes bonecos de brinquedo de ação.
Uma maior parte de bonecos de ação é constituída de corpos de material plástico moldados, combinados com uma pluralidade de peças e componentes unidos por uma pluralidade correspondente de juntas articuladas. O efeito global é muitas vezes projetado para fornecer posicionamento e/ou movimento similares àqueles realizados por humanos. Capacidade para posar, o que quer dizer a capacidade de manter uma posição particular do corpo, é usualmente obtida fornecendo ajuste por atrito em uma ou mais das diversas juntas articuladas. Embora as aparências e dimensão física, bem como outras propriedades de projeto tenham sido reforçadas e melhoradas de modo a fornecer maior adesão com o aspecto em tamanho natural delineado, a funcionalidade de bonecos de brinquedo de ação permaneceu relativamente imutável e com necessidade de aprimoramento e melhoramento.
Consequentemente, é desejável fornecer um boneco de brinquedo de ação capaz de imitar movimentos e posições realizadas pelos aspectos em tamanho natural ao mesmo tempo em que retém ou melhora a autenticidade estética do boneco de brinquedo.
Sumário
Em uma modalidade um boneco de brinquedo de ação é fornecido, o qual inclui um torso, pelo menos um suplemento acoplado de maneira pivotante ao torso e um elemento resiliente colocado dentro de pelo menos um suplemento. O elemento resiliente é orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal de pelo menos um suplemento, e configurado para deslocar pelo menos uma porção do boneco de brinquedo em uma posição de repouso.
Em outras modalidades, um boneco de brinquedo inclui um torso, uma porção cintura acoplada de maneira pivotante ao torso, pelo menos um suplemento acoplado de maneira pivotante à porção cintura, e um elemento resiliente colocado dentro de pelo menos um de pelo menos um suplemento. O elemento resiliente pode ser orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal de pelo menos um suplemento . Em algumas modalidades o pelo menos um suplemento é acoplado de maneira pivotante à porção quadril, e o torso é acoplado de maneira rotativa ao torso, de tal modo que pelo menos o um suplemento seja acoplado de maneira pivotante ao torso através dos quadris. Em ainda outras modalidades a porção quadril é acoplado ao torso através de uma junta T, configurada para permitir a rotação de 180 ° da porção quadril em relação ao torso.
Em outras modalidades o boneco de brinquedo inclui somente um elemento resiliente. Alternativamente, o elemento resiliente é um primeiro elemento resiliente e o boneco de brinquedo também inclui um segundo elemento resiliente configurado dentro de um segundo suplemento, no qual o 10 elemento resiliente é orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal do segundo suplemento .
Em ainda outra modalidade o pelo menos um suplemento é uma primeira perna e uma segunda perna. Em algumas destas modalidades a primeira perna é acoplada de maneira rotativa à porção quadril e inclui um 15 elemento resiliente, e a segunda perna é acoplada de maneira pivotante à porção quadril, porém não inclui um elemento resiliente. Além disto, em outras modalidades a segunda perna é acoplada de maneira pivotante ao torso por meio de uma junta de esfera de ajuste em atrito, configurada para permitir ao mesmo tempo em que o suplemento gire de maneira esférica ao redor da 20 junta e forneça ao boneco de brinquedo capacidade de posar. Em outra modalidade somente a primeira perna inclui um elemento resiliente.
Em ainda outra modalidade, um boneco de brinquedo de ação é fornecido, compreendendo uma cabeça acoplada de maneira pivotante ao torso, enquanto em uma outra modalidade o elemento resiliente do boneco de 25 brinquedo de ação é selecionado dentre o grupo que consiste de uma mola de torção, uma barra de torção, uma mola espiral, um aglutinante elástico, derivados deles e combinações deles.
Em algumas modalidades o elemento resiliente é configurado para deslocar pelo menos uma porção do boneco de brinquedo em uma posição de repouso. Em outras modalidades o elemento resiliente é configurado para deslocar a porção quadril em uma posição voltada substancialmente para frente.
Em outra modalidade, um boneco de brinquedo inclui um 5 torso, pelo menos um suplemento que tem uma primeira porção acoplada de maneira pivotante a uma segunda porção, o suplemento acoplado ao torso, e um elemento resiliente colocado dentro de pelo menos um suplemento. O elemento resiliente é orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal de pelo menos um suplemento. Em algumas dessas 10 modalidades o elemento resiliente é configurado para deslocar pelo menos uma porção de pelo menos um suplemento em uma posição de repouso. Em outras modalidades do elemento resiliente um primeiro elemento resiliente é colocado dentro de um primeiro suplemento e o boneco de brinquedo ainda inclui um segundo elemento resiliente dentro do primeiro suplemento. O 15 primeiro elemento resiliente desloca a primeira porção do primeiro suplemento em uma posição de repouso em relação à segunda porção do primeiro suplemento, e o segundo elemento resiliente desloca o primeiro suplemento em uma posição de repouso em relação à primeira porção do primeiro suplemento.
Outros objetivos, aspectos e vantagens da invenção serão
entendidos mais facilmente depois de consideração da descrição detalhada feita em conexão com os desenhos que acompanham.
Breve descrição dos desenhos
A figura 1 fornece uma vista em perspectiva frontal explodida de um boneco de brinquedo de ação de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A figura 2 fornece uma vista em perspectiva traseira, parcialmente desmontada, do boneco de brinquedo de ação da figura 1.
A figura 3 fornece uma vista em perspectiva traseira, parcialmente desmontada, de um boneco de brinquedo de ação de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A figura 4 fornece uma vista em perspectiva frontal de um boneco de brinquedo de ação de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A figura 5 fornece uma vista errí perspectiva lateral do boneco de brinquedo de ação da figura A.
Descrição detalhada
Fazendo referência genericamente às figuras 1-5, um boneco 10 de brinquedo ou de ação 10 pode incluir um torso 12, uma cabeça 14 (ver figuras 2-5) e pelo menos um suplemento 16. Adicionalmente ou alternativamente, um boneco de ação 10 pode também incluir quadris ou uma porção quadril 15 que pode ser configurada para atuar como uma junta entre o torso 12 e pelo menos ou um suplemento 16. O torso 12, cabeça 14, quadris 15 15 e pelo menos um suplemento 16 podem incluir qualquer estrutura adequada, aparência e/ou ornamentação para representar um corpo, uma cabeça e/ou membros de qualquer pessoa, animal e/ou outro boneco. Por exemplo, o boneco de ação 10 pode ser configurado para se assemelhar a um aspecto de lutador. Em algumas modalidades o pelo menos um suplemento 16 20 e a cabeça 14 podem ser acoplados de maneira pivotante ao torso 12, de tal modo que qualquer porção ou combinação delas possa pivotar, girar, ou articular em relação ao torso 12. Em outras modalidades tomadas como exemplo, o pelo menos um suplemento 16 pode ser acoplado de maneira pivotante, de maneira rotativa, ou móvel de outra maneira, aos quadris 15, os 25 quais podem, por sua vez, ser acoplados de maneira móvel ao torso 12. Em outras palavras, o pelo menos um suplemento 16 pode ser acoplado ao torso 12 através de quadris 15. Em modalidades tomadas como exemplo delineadas nas figuras 1-3, quadris 15 podem ser acoplados ao torso 12 através de uma junta T 13, o que permite movimento de 180 °, de tal modo que os quadris 15 fornecem faixa ou tipos de movimento adicionais.
Além das figuras 1 até 3, a cabeça 14 pode ser conectada de maneira pivotante ou rotativa ao torso 12 para permitir a rotação seletiva da cabeça 14 em relação ao torso 12. Adicionalmente ou alternativamente, 5 suplementos 16 podem ser conectados de maneira pivotante ou rotativa ao torso 12 para permitir rotação seletiva dos suplementos 16 em relação ao torso 12. Embora a cabeça 14 e suplementos adicionais 16 estejam mostrados para serem conectados de maneira pivotante ao corpo, a cabeça e/ou os suplementos 16 podem ser conectados em qualquer outra maneira adequada, 10 incluindo conectados de maneira deslizante. Em outras modalidades a cabeça
14, suplementos adicionais 16, ou alguma combinação deles, pode ser conectada de maneira fixa ao torso 12 por qualquer dispositivo adequado.
As figuras 1 até 3 fornecem vistas parcialmente desmontadas ou explodidas de bonecos de brinquedo de ação de acordo com diversas 15 modalidades da presente invenção. Em algumas modalidades o pelo menos um suplemento 16 pode ser formado de duas metades que podem ser aderidas ou acopladas juntas em qualquer maneira desejável, tal como um encaixe, ajuste de encaixe de empurrar, ou de atrito. Por exemplo, nas figuras 1-2, o pelo menos um suplemento 16 são duas pernas, e cada uma das pernas está 20 mostrada destacada do torso 12 dividida ao meio. A despeito do tipo de suplemento, cada um de pelo menos um suplemento 16 pode ter uma extremidade proximal 17, uma extremidade distai 19, de tal modo que a extremidade proximal 17 seja colocada mais perto do torso 12 do que a extremidade distai 19. O eixo entre a extremidade proximal 17 e a 25 extremidade distai 19 pode ser referido genericamente como o eixo proximodistal 21 e pode substancialmente dividir ao meio o pelo menos um suplemento 16. Assim, se o pelo menos um suplemento 161 é substancialmente reto, o eixo proximodistal 21 pode também ser substancialmente reto. Contudo, se ao invés disso o pelo menos um suplemento 16 é dobrado, encurvado, dobrável, ou de outra maneira não é reto, como é o caso nas figuras 1-3, o eixo proximodistal 21 pode dobrar, encurvar ou dobrar de outra maneira, para dividir substancialmente ao meio o pelo menos um suplemento 16.
Ainda fazendo referência de maneira genérica às figuras 1-3,
as vistas parcialmente explodidas e desmontadas podem mostrar diversos componentes interiores do boneco de brinquedo de ação para detalhar os mecanismos para articulação resiliente do boneco de brinquedo de ação. Mais especificamente, as figuras 1-3 delineiam um conjunto pivô 18 colocado, pelo
menos parcialmente, dentro de pelo menos um suplemento 16, e configurado para acoplar o pelo menos um suplemento 16 ao torso 12 em qualquer maneira desejável, tal como de maneira fixa, de maneira pivotante, ou de maneira rotativa. O conjunto pivô 18 pode incluir um poste 22 montado dentro de pelo menos um suplemento 16, um acoplador 36 colocado na 15 extremidade proximal oposta 22 (genericamente adjacente à extremidade proximal 17 de pelo menos um suplemento 16) e um elemento resiliente 20 colocado próximo à extremidade distai do poste 22. Pelo menos uma porção do conjunto pivô 18 pode ser montada dentro de pelo menos um suplemento
16, de tal modo que ele seja substancialmente paralelo ao eixo proximodistal 21 do suplemento 16.
Como melhor visto na figura 2, o acoplador 36 é configurado para corresponder a um receptor 38 localizado dentro do boneco de ação 10. O receptor 38 pode incluir uma extremidade de acomodação de pivô 43 e uma junta 45, de tal modo que o receptor 38 possa acomodar diversos suplementos 25 16. Por exemplo, nas figuras 1-3 o receptor 38 pode acomodar uma primeira perna 28 (ver figuras 3 e 4) na junta 45 e uma segunda perna 30 na extremidade de acomodação de pivô 43. Qualquer dos dois, pelo menos o um suplemento 16 pode ser acomodado em qualquer maneira desejável que permita ao boneco de ação funcionar de acordo com o escopo da invenção. Em algumas modalidades o pelo menos um suplemento 16 pode incluir duas metades, e as duas metades de pelo menos um suplemento 16 podem ser acopladas juntas ao redor da junta 45, de tal modo que uma junta articulada que fornece um ajuste em atrito é formada. Tal conexão pode ser presa de 5 qualquer maneira desejável, tal como com um conector 47 (ver figura 2). Adicionalmente ou alternativamente, em algumas modalidades, a extremidade de acomodação de pivô 43 pode receber um pino ou uma saliência cilíndrica
11 incluída na porção quadril 15 que pode, por sua vez, fornecer um ponto de montagem para o acoplador 36 do conjunto pivô 18.
Em algumas modalidades, e como delineado nas figuras 2 e 3,
o receptor 38 pode ser colocado na extremidade mais baixa ou inferior do torso 12, enquanto em outras modalidades o receptor 38 pode ser colocado dentro dos quadris 15. Nas modalidades delineadas nas figuras 1-3, o receptor 38 está colocado dentro dos quadris 15. A despeito da posição do receptor 38,
o pelo menos um suplemento 16, que inclui o conjunto pivô 18, isto é, a segunda perna 30 da figura 3, pode ser acoplado ao receptor 38 em uma posição substancialmente perpendicular em relação aos quadris 15, de tal modo que a extremidade proximal 17 deste suplemento 16, isto é, a segunda perna 30 da figura 3, encontra os quadris 15. Tal configuração pode limitar o 20 movimento do suplemento 16 que inclui o conjunto pivô 18, isto é, a segunda perna 30, de modo que ele pode apenas articular ao redor de seu próprio eixo proximodistal 21. Enquanto isto, um suplemento sem um conjunto pivô, isto é, a primeira perna 28 da figura 3, pode ser acoplado ao torso 12 em uma maneira que permita a ele girar livremente ao redor da área esférica definida 25 pela abertura no torso 12, onde o pelo menos um suplemento é acomodado. Por exemplo, a perna 28 pode ser acoplada ao torso 12, seja de maneira direta ou através dos quadris 15, com uma junta articulada que fornece um ajuste em atrito.
Ainda fazendo referência às figuras 1-3, porém com referência adicional às figuras 4 e 5, o receptor 38 é configurado para efetuar ou facilitar a articulação resiliente de pelo menos um suplemento 16 ao redor do torso 12 no plano mediosagital. Por exemplo, com referência à figura 3 e à modalidade tomada como exemplo descrita no parágrafo precedente, a articulação 5 resiliente pode ser efetuada girando o pelo menos um suplemento 16 sem um conjunto pivô 18, isto é, primeira perna 28, para longe de sua posição natural de repouso ao redor do eixo proximodistal 21 de pelo menos um suplemento
16 que inclui um conjunto pivô 18, isto é, a segunda perna 30, e em seguida liberando a suplemento sem conjunto pivô 18, isto é, primeira perna 28.
Mais especificamente, com referência continuada à
modalidade tomada como exemplo da figura 3 que inclui primeira perna 28 e segunda perna 30, a articulação da primeira perna 28 no plano mediosagital e ao redor do eixo proximodistal 21 da segunda perna 30, pode girar os quadris 15 incluindo o receptor 38 na mesma maneira. A rotação de quadris 15 e 15 receptor 38 pode fazer com que a pelo menos uma porção do conjunto pivô 18, isto é, acoplador 36 e poste 22, incluído na segunda perna 30, também girem ao redor do mesmo eixo, isto é, o eixo proximodistal 21 da primeira perna 30 que pode, por sua vez, transferir energia para o elemento resiliente 20 para ser armazenada nele. Por exemplo, girar o poste 22 pode fazer com 20 que o elemento resiliente 20 bobine ou aperte, transferindo energia de maneira efetiva para o elemento resiliente, a qual pode ser armazenada pelo elemento resiliente 20 até que o elemento resiliente 20 seja capaz de desbobinar ou desapertar. Quando da liberação da segunda perna 30, o elemento resiliente 20 pode liberar qualquer energia armazenada, de tal modo que uma vez que 25 energia suficiente tenha sido transferida para o elemento resiliente 20, liberação da segunda perna 30 pode efetuar o retomo da segunda pema 30 para sua posição original de repouso. Em outras palavras, a liberação da segunda pema 30 pode fazer com que o conjunto pivô 18 gire para uma posição na qual o elemento resiliente 30 não esteja mais bobinado, apertado ou pressionado de outra maneira.
Ainda fazendo referência às figuras 1-3, o elemento resiliente 20 é acoplado em uma extremidade ao pelo menos um suplemento e acoplado em sua outra extremidade ao conjunto pivô 18, de tal modo que rotação do 5 conjunto pivô 18 faz com que o elemento resiliente tensione e armazene energia. O elemento resiliente 20 pode ser deslocado para uma posição de repouso, que pode ser uma posição na qual o elemento resiliente 20 não está tensionado e/ou não armazenando energia. Por exemplo, o elemento resiliente 20 pode deslocar o boneco de ação 10 para uma posição voltada para frente, 10 de tal modo que quando o elemento resiliente 20 libera energia ele retoma o boneco de ação 10 para uma posição voltada para frente. O elemento resiliente 20 pode fornecer a força resiliente necessária para efetuar articulação de qualquer suplemento desejável 16, ou uma porção dele ao redor do torso 12. O elemento resiliente 20 pode ser uma mola de torção como 15 delineado nas figuras 1-3, porem em modalidades diferentes qualquer elemento resiliente adequado, ou combinação de elementos resilientes, pode ser incorporado para realizar articulação do suplemento 16, incluindo, porém limitada a uma barra de torção, uma mola em bobina, um aglutinante elástico, derivados deles e combinações deles.
As figuras 4 e 5 fornecem vistas em perspectiva de outra
modalidade de um boneco de brinquedo de ação 10 de acordo com a presente invenção. Similar às figuras 1-3, o boneco de ação 10 compreende um torso
12, uma cabeça 14 acoplada ao torso 12, e pelo menos um suplemento 16 acoplado ao torso 10 e capaz de articulação resiliente. Nesta modalidade 25 particular o torso 12 é acoplado a quatro suplemento 6 que incluem um primeiro braço 24, um segundo braço 26, uma primeira pema 28 e uma segunda pema 30. Cada um dos suplementos 16 pode ser acoplado de maneira pivotante ou de maneira rotativa, ou montado ao torso 12 de tal modo que cada um do primeiro braço 24, segundo braço 26, primeira pema 28, e segunda pema 30 seja articulável individualmente em relação ao torso 12. Adicionalmente, nesta modalidade particular, a segunda pema 30 pode ser equipada com um conjunto pivô 18 para articulação resiliente da segunda pema 30.
Fazendo referência especificamente à figura 4, com referência
adicional à figura 5, cada um dos pelo menos um suplemento 16 pode incluir dois ou mais elementos acoplados de maneira pivotante tal como um elemento superior e um elemento mediano e/ou um elemento inferior. Por exemplo, a primeira pema 28 pode incluir uma pema superior 32 e uma pema 10 inferior 34 enquanto o segundo braço 26 pode incluir um braço superior 40 e um braço inferior 42. Cada porção de cada um dos pelo menos um suplemento 16 pode ser acoplada junta em qualquer maneira desejável. Em algumas modalidades a pema superior 32 e a pema inferior 34 podem ser simplesmente acopladas juntas de maneira pivotante, porém em outras 15 modalidades, um conjunto pivô 18 pode acoplar a pema superior 32 à pema inferior 34. O conjunto pivô 18 pode ser orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal 21 da pema superior 32 ou perna inferior 34 e configurado para permitir a articulação resiliente de qualquer porção ao redor da outra. Por exemplo, o conjunto pivô 18 pode ser configurado para permitir 20 articular de maneira resiliente a pema inferior 34 ao redor do eixo proximodistal 21 da pema superior 32. Em modalidades alternativas o conjunto pivô 18 pode permitir a articulação resiliente de qualquer suplemento desejado 16 ou porção dele em, ou ao redor de qualquer plano ou eixo proximodistal 21 desejado, respectivamente. Adicionalmente, o conjunto 25 pivô 18 pode ser utilizado para conectar juntos de maneira resiliente subconjuntos de um suplemento 16.
Agora fazendo referência à figura 5, uma vista lateral da modalidade tomada como exemplo delineada na figura 4 está mostrada. Na figura 5 a primeira pema 28 está posicionada perpendicular à segunda pema 30, de tal modo que o boneco de ação 10 pode representar um movimento de chute “redondo” (“roundhouse kick”) quando o conjunto pivô 18 está engatado. Mais especificamente, a pema 28 pode ser acoplada de maneira pivotante ao torso 12 por meio de uma junta articulada que pode fornecer um 5 ajuste de atrito, de tal modo que a pema 28 pode ser movida para a posição perpendicular vista na figura 5 é manter esta pose. Em outras palavras, uma junta articulada pode permitir à pema 28 capacidade de posar. Em contraste, na modalidade delineada na figura 5, a pema 30 está acoplada ao torso 12 por meio de um conjunto pivô 18 e é mantida em uma posição substancialmente 10 vertical para cima. Como detalhado acima, o conjunto pivô permite articulação resiliente da primeira pema 28 ao redor do torso 12 no plano mediosagital, de tal modo que o boneco de ação 10 pode executar diversos movimentos, tal como um chute “redondo” (“roundhouse kick”).
Para operar o boneco de ação 10, um usuário pode pegar o 15 boneco de ação 10 na pema 30 e, enquanto mantendo a pema 30 em uma posição substancialmente fixa, girar ou torcer pelo menos uma porção do boneco de ação 10 ao redor do eixo proximodistal 19. Em algumas modalidades um usuário pode girar o torso 12 de acordo com a seta de direção B e as juntas articuladas podem assegurar que qualquer suplemento ligado 16, 20 que inclui a pema 28 gira com o torso 12. Em outras modalidades, pelo menos um suplemento 16 pode ser girado de maneira independente do torso 12. Como uma porção do boneco de ação 10 é articulada ao redor do eixo proximodistal 21 de acordo com a seta de direção B enquanto mantendo a pema 30 fixa, o elemento resiliente 20 pode apertar, bobinar ou receber de 25 outra maneira e armazenar energia como descrito acima. Assim, uma vez que a porção articulada do boneco de ação 10 é liberada, o elemento resiliente 20 pode liberar qualquer energia recebida, fazendo com que o conjunto pivô 18 gire a porção articulada do boneco de ação 10 de volta no sentido de uma posição de repouso, de acordo com a seta de direção A. Assim, o elemento resiliente 20 pode mover o boneco de ação 10 de volta para qualquer posição em que ele estava antes de ser girado de acordo com a seta de direção B, isto é, a sua posição de repouso. Embora a operação do boneco de ação 10 tenha sido descrita de acordo com certas direções de rotação, o boneco de ação 10 5 pode ser configurado para articular ao redor do eixo proximodistal 21 em qualquer direção A ou B quando da liberação, desde que o boneco de ação seja girado na direção oposta antes da liberação.
Embora as figuras 4 e 5 estejam mostradas para incluir elementos superior e inferior de todos os quatro suplementos 16, suplementos 10 16 podem incluir qualquer número de elementos adequados, inclusive um único elemento. Por exemplo, o primeiro braço 24 pode ser um suplemento único sem um elemento superior conectando a um elemento inferior. Alternativamente, o segundo braço 26 pode incluir uma primeira porção e uma segunda porção tal como braço superior 40 e braço inferior 42. Além 15 disto, os elementos identificados acima, superior, mediano e inferior de um suplemento, podem corresponder para incluir coxas, pernas, pés ou braços, antebraços e mãos, contudo estes elementos podem incluir quaisquer porções adequadas de suplementos.
O boneco de brinquedo 10 pode ser fabricado de qualquer 20 material adequado ou combinação de materiais, tal como material plástico, plástico em espuma, madeira, cartolina, papel comprimido, metal, materiais naturais ou sintéticos flexíveis, incluindo, porém não limitado a algodão, elastômeros, poliéster, material plástico, borracha, derivados deles e combinações deles. Materiais plásticos adequados podem incluir polietileno 25 de alta densidade (HDPE), polietileno de baixa densidade (LDPE), poliestireno, acrilonitrila butadieno estireno (ABS), policarbonato, polietileno tereftalato (PET), polipropileno, etileno vinil acetato (EVA), ou similares. Materiais plásticos em espuma adequados podem incluir poliestireno expandido ou extrudado, polipropileno expandido ou extrudado, espuma de EVA, derivados deles e combinações deles.
O elemento resiliente 20 é definido aqui como um elemento de deslocamento que expande/gira (e recupera) em pelo menos um eixo, e pode incluir, porém não está limitado a, uma mola, um material plástico resiliente, 5 espuma com memória, ou uma borracha. O elemento resiliente 20 pode ser fabricado de qualquer material ou combinações de materiais adequados, tal como materiais naturais ou sintéticos macios, incluindo porém não limitado a material plástico, metal, elastômeros, poliéster, borracha, derivados deles e combinações deles.
Acredita-se que a divulgação descrita acima abranja diversas
invenções distintas com utilidade independente. Embora cada uma destas invenções tenha sido divulgada em uma forma preferida, suas modalidades específicas como aqui divulgadas e ilustradas não devem ser consideradas em um sentido limitativo, uma vez que inúmeras variações são possíveis. O tema 15 da invenção inclui todas as combinações inovadoras e não óbvias e subcombinações dos diversos elementos, aspectos, funções e/ou propriedades aqui divulgadas. Também onde qualquer descrição apresenta “um” ou “um primeiro” elemento ou o equivalente deles, tal divulgação deveria ser entendida incluir a incorporação de um ou mais de tais elementos, não 20 requerendo nem excluindo dois ou mais tais elementos.
Adicionalmente, o termo “tomado como exemplo” é utilizado para descrever um exemplo ou ilustração. Qualquer modalidade descrita aqui como tomada como exemplo não deve ser imaginada como uma modalidade preferida ou vantajosa, mas ao invés disso, como um exemplo ou ilustração de 25 uma modalidade possível da invenção. Por exemplo, diversos dos exemplos descritos aqui são orientados no sentido de uma modalidade tomada como exemplo que inclui duas pernas, uma das quais pode ser articulada de maneira resiliente ao redor do torso de um boneco de brinquedo, porém é previsto que qualquer suplemento ou quantidade de suplementos podem ser articulados a qualquer porção de um boneco de brinquedo.
Embora a invenção tenha sido descrita em detalhe e com referências a modalidades específicas dela, será evidente para alguém versado na técnica que diversas mudanças e modificações podem ser feitas nela sem 5 se afastarem do espírito e escopo da invenção. Assim, é projetado que a presente invenção cubra as modificações e variações desta invenção, desde que elas estejam dentro do escopo das reivindicações anexas e seus equivalentes. Por exemplo, a maior parte dos elementos pode ser formada de material plástico moldado. Contudo, em modalidades alternativas, os 10 elementos podem ser formados de um material diferente de material plástico, desde que o material tenha resistência suficiente para a função projetada do componente.

Claims (21)

1. Boneco de brinquedo, caracterizado pelo fato de compreender: um torso; pelo menos um suplemento acoplado de maneira pivotante ao torso, o pelo menós um suplemento tendo um eixo proximodistal; e um elemento resiliente colocado dentro de pelo menos um suplemento, no qual o elemento resiliente é orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal de pelo menos um suplemento e configurado para deslocar pelo menos uma porção do boneco de brinquedo em uma posição de repouso.
2. Boneco de brinquedo da figura 1, caracterizado pelo fato de o boneco de brinquedo incluir somente um elemento resiliente.
3. Boneco de brinquedo da reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o elemento resiliente ser um primeiro elemento resiliente e o boneco de brinquedo ainda compreender: um segundo elemento resiliente configurado dentro de um segundo suplemento, o segundo suplemento tendo um eixo proximodistal no qual o segundo elemento resiliente é orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal do segundo suplemento .
4. Boneco de brinquedo da reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender uma porção quadril, na qual o pelo menos um suplemento é acoplado de maneira pivotante à porção quadril, e o torso é acoplado de maneira rotativa à porção quadril de tal modo que pelo menos um suplemento é acoplado de maneira pivotante ao torso através da porção quadril.
5. Boneco de brinquedo da reivindicação 4, caracterizado pelo fato de a porção quadril ser acoplada ao torso através de uma junta T configurada para permitir rotação de 180° da porção quadril em relação ao torso.
6. Boneco de brinquedo da reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que pelo menos um suplemento incluir uma primeira pema e uma segunda pema.
7. Boneco de brinquedo da reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a primeira pema é acoplada de maneira rotativa à porção quadril e incluir um elemento resiliente, e a segunda pema ser acoplada de maneira pivotante à porção quadril, porém não incluir um elemento resiliente.
8. Boneco de brinquedo da reivindicação 7, caracterizado pelo fato de a segunda pema ser acoplada de maneira pivotante ao torso através de uma junta esférica de encaixe por atrito ou configurada para permitir ao mesmo tempo que a segunda pema gire de maneira esférica ao redor da junta e fomeça ao boneco de brinquedo a capacidade de posar.
9. Boneco de brinquedo da reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que elemento resiliente é um dentre uma mola de torção, uma barra de torção, uma mola espiral, ou um aglutinante elástico.
10. Boneco de brinquedo, caracterizado pelo fato de compreender: um torso; uma porção quadril acoplada de maneira pivotante ao torso, pelo menos um suplemento acoplado de maneira pivotante à porção quadril; e um elemento resiliente colocado dentro pelo menos um de pelo menos um suplemento, no qual o elemento resiliente é orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal de pelo menos um suplemento.
11. Boneco de brinquedo da reivindicação 10, caracterizado pelo fato que o elemento resiliente é configurado para solicitar pelo menos uma porção do boneco de brinquedo no sentido de uma posição de repouso.
12. Boneco de brinquedo da reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o elemento resiliente é configurado para solicitar a porção quadril em uma posição voltada substancialmente para frente.
13. Boneco de brinquedo da reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a porção quadril é acoplada ao torso por meio de uma junta T configurada para permitir rotação de 180 ° da porção quadril em relação ao torso.
14. Boneco de brinquedo da reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que pelo menos um suplemento compreende: uma primeira pema acoplada de maneira rotativa à porção quadril; e uma segunda pema acoplada de maneira pivotante à porção quadril.
15. Boneco de brinquedo da reivindicação 14, caracterizado pelo fato de somente a primeira pema incluir um elemento resiliente.
16. Boneco de brinquedo da reivindicação 10, caracterizado pelo fato de o elemento resiliente ser um dentre uma mola de torção, uma barra de torção, uma mola espiral e um aglutinante elástico.
17. Boneco de brinquedo da reivindicação 10, caracterizado pelo fato de o elemento resiliente ser um primeiro elemento resiliente e o boneco de brinquedo ainda compreender: um segundo elemento resiliente configurado dentro de um segundo suplemento, o segundo suplemento tendo um eixo proximodistal no qual o segundo elemento resiliente é orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal do segundo suplemento .
18. Boneco de brinquedo, caracterizado pelo fato de compreender: um torso; pelo menos um suplemento acoplado ao torso e que tem uma primeira porção acoplada de maneira pivotante a uma segunda porção; e um elemento resiliente colocado dentro de pelo menos um suplemento, no qual o elemento resiliente é orientado substancialmente paralelo ao eixo proximodistal de pelo menos um suplemento .
19. Boneco de brinquedo da reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que elemento resiliente ser configurado para deslocar pelo menos uma porção de pelo menos um suplemento em uma posição de repouso.
20. Boneco de brinquedo da reivindicação 18, caracterizado pelo fato de ainda compreender: uma porção quadril no qual o pelo menos um suplemento é acoplado de maneira pivotante à porção quadril, e o torso é acoplado de maneira rotativa à porção quadril, de tal modo que o pelo menos um suplemento é acoplado de maneira pivotante ao torso por meio da porção quadril.
21. Boneco de brinquedo da reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que elemento resiliente é um primeiro elemento resiliente colocado dentro de um primeiro suplemento e o boneco de brinquedo ainda incluir: um segundo elemento resiliente dentro do primeiro suplemento, no qual o primeiro elemento resiliente desloca a primeira porção do primeiro suplemento em uma posição de repouso em relação à segunda porção do primeiro suplemento, e o segundo elemento resiliente desloca o primeiro suplemento em uma posição de repouso em relação ao torso.
BR102012015191-0A 2011-06-21 2012-06-19 Boneco de brinquedo BR102012015191A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201161499274P 2011-06-21 2011-06-21

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012015191A2 true BR102012015191A2 (pt) 2014-08-12

Family

ID=46605754

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012015191-0A BR102012015191A2 (pt) 2011-06-21 2012-06-19 Boneco de brinquedo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20120329363A1 (pt)
CN (1) CN103111075A (pt)
BR (1) BR102012015191A2 (pt)
CA (1) CA2780616A1 (pt)
DE (1) DE102012105124B4 (pt)
FR (1) FR2976817A1 (pt)
GB (1) GB2492209B (pt)
MX (1) MX2012007177A (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6030615B2 (ja) * 2014-10-10 2016-11-24 株式会社バンダイ 人形玩具の肩関節構造及び人形玩具
US9707487B2 (en) 2015-11-20 2017-07-18 Mattel, Inc. Toy figurines with spin kick mechanism
US10427061B2 (en) * 2017-05-19 2019-10-01 Genncomm, Llc Plush stuffed with molded or sculpted foam
JP7093813B2 (ja) * 2020-07-03 2022-06-30 株式会社バンダイ 玩具部品、関節機構、人形玩具及び装飾部品

Family Cites Families (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB191027939A (en) * 1910-12-01 1911-05-25 Albert Schoenhut Improvements in Jointed Figures.
US1189585A (en) * 1915-04-03 1916-07-04 Kaethe Kruse Dummy model for reproducing all movements of the human or animal body.
US1359030A (en) * 1919-06-14 1920-11-16 Cabana Charles Ball-and-socket joint for dolls, &c.
US1595203A (en) * 1921-11-16 1926-08-10 Leathers Ward Toy and the manufacture thereof
US1597600A (en) * 1925-12-31 1926-08-24 Joseph L Kallus Doll
US2482334A (en) * 1945-12-21 1949-09-20 Ralph A Fernald Toy
US2618896A (en) * 1949-08-09 1952-11-25 Herzog Samuel Jointed doll
US2761245A (en) * 1954-11-01 1956-09-04 Ideal Toy Corp Simulated limb joint construction
US2804721A (en) * 1955-06-22 1957-09-03 Model Plastic Corp Joint structure for a doll limb
US2783587A (en) * 1955-10-05 1957-03-05 Gardel Robert Doll ankle joint mechanism
GB966420A (en) * 1962-06-15 1964-08-12 J & L Randall Ltd Improvements in or relating to flexible joints
US3277602A (en) * 1964-06-15 1966-10-11 Hassenfeld Bros Inc Toy figure having movable joints
US3557471A (en) * 1968-09-16 1971-01-26 Wyle Laboratories Anthropodynamic dummy
US3566535A (en) * 1968-10-03 1971-03-02 Mattel Inc Look-alive doll pivot joint
US3757458A (en) * 1971-09-27 1973-09-11 Ideal Toy Corp Doll leg connector
US3862513A (en) * 1974-02-15 1975-01-28 Marvin Glass & Associates Articulated figure toy
US3942284A (en) * 1974-03-18 1976-03-09 Mego Corporation Doll with seven spherical torso joints and five appendages held by three-secured elastic members
US3940880A (en) * 1975-02-13 1976-03-02 Marvin Glass & Associates Doll joint structures
US3988855A (en) * 1975-05-01 1976-11-02 Hasbro Development Corporation Posable figure having one piece connector for torso, trunk and legs
US3986295A (en) * 1976-01-14 1976-10-19 Mattel, Inc. Telescoping arm for toy figure
US4136481A (en) * 1976-09-11 1979-01-30 The Mettoy Company Limited Toy figures
US4457097A (en) * 1982-10-28 1984-07-03 Hilco House, Inc. Action toy and game
US4578045A (en) * 1984-01-30 1986-03-25 Cpg Products Corp. Action figure with leg movement derived from arm movement
US4579543A (en) * 1984-12-24 1986-04-01 Mattel, Inc. Animated figure toy having plural heads and moveable arms
US4596532A (en) * 1985-02-08 1986-06-24 Cpg Products Corp. Action figure in which manipulation of one leg produces a horizontal swinging of both arms
US4601672A (en) * 1985-02-08 1986-07-22 Cpg Products Corp. Action figure in which manipulation of one arm produces rotation of both legs about a vertical axis
US4608026A (en) * 1985-02-08 1986-08-26 Cpg Products Corp. Figure wherein manipulation of one limb causes motion of another
US4605382A (en) * 1985-02-08 1986-08-12 Cpg Products Corp. Figure wherein leg movement produces wing-like movement of arms
US5017173A (en) * 1989-10-19 1991-05-21 Mattel, Inc. Torsional joint skeleton for poseable figure
US4985008A (en) * 1990-02-06 1991-01-15 Hasbro, Inc. Wrestler character figure
US5176560A (en) * 1991-08-26 1993-01-05 Wetherell Joseph J Dancing doll
ES2098172B1 (es) * 1992-08-05 1997-10-16 Ferre Jose Manuel Rodriguez "perfeccionamientos introducidos en las estructuras articuladas para muñecos"
US5727982A (en) * 1996-04-12 1998-03-17 Hasbro, Inc. Action figure with rotating arm mechanism
US6478653B1 (en) * 1997-07-25 2002-11-12 Michael Langton Poseable figure and spine system for use therein
US6110002A (en) * 1997-07-25 2000-08-29 Langton; Michael Poseable figure and spine system for therein
US20040082265A1 (en) * 1997-07-25 2004-04-29 Michael Langton Poseable figure and spine system for use therein
US5836802A (en) * 1997-07-28 1998-11-17 Harnett; David B. Interactive figure toy
CN1113678C (zh) * 1997-10-15 2003-07-09 Cj合伙有限公司 带有可活动部件和模制柔软表层的玩具模型
US6022263A (en) * 1998-03-20 2000-02-08 Lcd International, L.L.C. Mechanical toy figures
US6089950A (en) * 1998-06-01 2000-07-18 C. J. Associates, Ltd. Toy figure with articulating joints
ATE253963T1 (de) * 1998-12-04 2003-11-15 Giochi Preziosi Lussemburgo Sa Mechanismus zur bewegung der unteren gliedmassen einers spielfigur
US6482063B1 (en) * 1999-11-18 2002-11-19 Charles Raymond Frigard Articulating blocks toy
JP3341213B2 (ja) * 2000-10-13 2002-11-05 株式会社ボークス 人形玩具
KR200238547Y1 (ko) * 2001-04-26 2001-10-12 주식회사 자미나 토끼 작동완구
DE60230518D1 (en) * 2001-07-06 2009-02-05 Oerjan Soeviknes Flexible figur
US20030166374A1 (en) * 2002-03-01 2003-09-04 Nelson Webb T. Toy figures having extremities comprised of springs and magnets
EP1575686B1 (en) * 2002-11-12 2010-08-25 Mattel, Inc. Frictional joint for toys
US7575496B2 (en) * 2004-11-04 2009-08-18 Mattel, Inc. Toy with spring-loaded, pop-off appendage assemblies
CN2897362Y (zh) * 2006-04-18 2007-05-09 汕头市澄海区铭明塑胶实业有限公司 一种机器人玩具
US7736214B2 (en) * 2006-09-01 2010-06-15 Mattel, Inc. Posable toy and method of forming
US7815485B2 (en) * 2008-02-27 2010-10-19 Shoot The Moon Products Ii, Llc Pose and play dolls
US9056258B2 (en) * 2010-01-29 2015-06-16 Mattel, Inc. Toy figures
US9630117B2 (en) * 2011-09-28 2017-04-25 Mattel, Inc. Animated toy figure

Also Published As

Publication number Publication date
CN103111075A (zh) 2013-05-22
FR2976817A1 (fr) 2012-12-28
DE102012105124B4 (de) 2016-03-17
CA2780616A1 (en) 2012-12-21
GB2492209A (en) 2012-12-26
US20120329363A1 (en) 2012-12-27
GB2492209B (en) 2014-02-12
DE102012105124A1 (de) 2012-12-27
GB201210299D0 (en) 2012-07-25
MX2012007177A (es) 2012-12-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5645624B2 (ja) 人形玩具の肩関節構造及び人形玩具
US6478653B1 (en) Poseable figure and spine system for use therein
US7744442B2 (en) Dolls with alterable facial features
US6494763B1 (en) Life-like doll
WO2019201005A1 (zh) 一种组装玩具公仔
BR102012015191A2 (pt) Boneco de brinquedo
US8894463B2 (en) Toy figure assembly with toy figure and surfboard
MXPA06008229A (es) Muneca con plataforma.
JP3689395B2 (ja) 人形玩具
CA2891310C (en) Container with articulatable statuette
JP2010017264A (ja) 四足動物人形
JP2007143620A (ja) 人形玩具
CN206424554U (zh) 一种翼龙形变形玩具
US20070238387A1 (en) Teddy bear having sleeves for inserting human arms for hugging
BR102012018019A2 (pt) Figura de brinquedo, segmento de membro de armação para uma figura de brinquedo, membro para uma figura de brinquedo, e, método de fabricação de uma figura de brinquedo
CN114307177B (zh) 人形体、髋关节部以及转动机构
US3125828A (en) ostrander
US7270590B2 (en) Assisted walking dolls and joint assemblies for use with same
JPH0910442A (ja) 形態変化玩具
GB2170729A (en) Glove puppet figure assembly and powered wing drive mechanism
CN207055937U (zh) 一种蝙蝠变形玩具
US20140273725A1 (en) Stretchable Plush Doll
US20150017874A1 (en) Toy Figurine with an Extensible Appendage
WO2024084862A1 (ja) 玩具
CN212214591U (zh) 一种可肢体换位的多形态转动变形玩具

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.