BR0203790B1 - Eletrodo de fio com uma superfície de interface estruturada - Google Patents

Eletrodo de fio com uma superfície de interface estruturada Download PDF

Info

Publication number
BR0203790B1
BR0203790B1 BRPI0203790-4A BR0203790A BR0203790B1 BR 0203790 B1 BR0203790 B1 BR 0203790B1 BR 0203790 A BR0203790 A BR 0203790A BR 0203790 B1 BR0203790 B1 BR 0203790B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wire electrode
electrode according
bronze
center
sheath
Prior art date
Application number
BRPI0203790-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0203790A (pt
Inventor
Heinrich Groos
Bernd Barthel
Tobias Noethe
Christoph Dietrich
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8178700&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR0203790(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR0203790A publication Critical patent/BR0203790A/pt
Publication of BR0203790B1 publication Critical patent/BR0203790B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23HWORKING OF METAL BY THE ACTION OF A HIGH CONCENTRATION OF ELECTRIC CURRENT ON A WORKPIECE USING AN ELECTRODE WHICH TAKES THE PLACE OF A TOOL; SUCH WORKING COMBINED WITH OTHER FORMS OF WORKING OF METAL
    • B23H7/00Processes or apparatus applicable to both electrical discharge machining and electrochemical machining
    • B23H7/02Wire-cutting
    • B23H7/08Wire electrodes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Prevention Of Electric Corrosion (AREA)
  • Resistance Heating (AREA)
  • Other Surface Treatments For Metallic Materials (AREA)
  • Electrolytic Production Of Metals (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ELETRODO DE FIO COM UMA SUPERFÍCIE DE INTERFACE ESTRUTURADA". A presente invenção refere-se a um eletrodo de fio para o corte de metais cerâmicas condutivas eletricamente, etc., por erosão de faísca, compreendendo um centro homogêneo feito de um metal ou de uma liga de metal, ou um centro compósito e compreendendo pelo menos uma cobertura de revestimento que se desgasta durante a erosão.
Ao se usar eletrodos de fio, é mostrado que os eletrodos de fio que compreendem coberturas de revestimento, nos quais a cobertura de revestimento, por exemplo, compreende um β-bronze ou um γ-bronze, apre- sentam um melhor desempenho de corte do que os eletrodos sem estas co- berturas de revestimento. Isto se dã devido ao fato de que a cobertura de revestimento β/γ compreende um alto teor de zinco, o qual fica incrustado na microestrutura. Estes eletrodos de fio que compreendem coberturas de re- vestimento de β-bronze ou coberturas de revestimento de γ-bronze apre- sentam uma desvantagem no sentido de que a cobertura de revestimento com a sua treliça centrada em um corpo cúbico é sígnificativamente menos bem deformável do que o centro que geralmente compreende um a-bronze centrado em uma face cúbica. Isto resulta no rasgamento em seções da su- perfície de tal eletrodo de revestimento. Durante este processo, formam-se rachaduras que, conforme foi mostrado em investigações, apresentam uma certa vantagem em algum aspecto, tendo em vista que isto obviamente su- porta a limpeza da abertura de corte, Consequentemente, no caso de peças de trabalho maiores, um desempenho de corte aperfeiçoado é obtido com estes eletrodos que compreendem uma superfície áspera. Estes eletrodos de fio são, no entanto, associados a uma desvantagem no sentido de que, devido à superfície dura irregular e fendida, tanto a orientação do fio e a condução de corrente para o fio são impedidas. Esta cobertura de revesti- mento é muito áspera e dura, de modo que as guias se desgastam de uma forma relativamente rápida. Além disso, são geradas vibrações no fio, o que também impede a condução de corrente. Estas vibrações são também des- vantajosas para a orientação do fio na abertura, uma vez que o eletrodo de fio é excitado no sentido de produzir oscilações que podem resultar em cur- tos-circuitos. É o objeto da presente invenção aperfeiçoar um eletrodo de fio do tipo mencionado na introdução de modo que as vantagens de um de- sempenho de corte aperfeiçoado obtido pela superfície tendida da cobertura de revestimento sejam mantidas, sem que as desvantagens de uma transi- ção de corrente diminuída e de um desgaste maior e de oscilações maiores no fio, tenham de ser aceitas. Ê ainda um objeto da presente invenção pro- ver tal eletrodo com uma estrutura de superfície que leve a um maior aper- feiçoamento em seu desempenho.
De acordo com a presente invenção, este objeto é alcançado no sentido de que a superfície da cobertura de revestimento externa é estrutu- rada e no sentido de que os entalhes criados pela estrutura são eochídos com um agente de enchimento compreendendo um metal facilmente vapori- za ve i ou uma liga de metal para a obtenção de uma superfície com uma altu- ra pequena do pico ao vale e, assim, pouca aspereza de superfície.
Se as fissuras da cobertura de revestimento, criadas durante a fabricação dos eletrodos de fio cobertos, forem enchidas com um metal fa- cilmente vaporizávei ou com um figa de metal compreendendo zinco ou uma liga de zinco, com a fração de zinco na figa estando significatívamente acima da fração de zinco na cobertura de revestimento, neste caso um eletrodo de fio com uma superfície externa suave é obtido, podendo este ser transporta- do nas guias de fio com um desgaste apenas suave, no qual toda a superfí- cie de contato pode ser usada para uma condução de corrente, sendo evita- das as irregularidades que podem provocar vibrações e que impedem a condução de corrente. Desta maneira, é possível aumentar consideravel- mente a alimentação de corrente para o eletrodo. Durante o processo de erosão subsequente na abertura de corte, o agente de enchimento que se encontra presente nas fissuras ou ranhuras é usado em cima primeiro de modo que ao longo da maior parte do comprimento da abertura de corte uma cobertura de revestimento fica disponível para o processo de erosão, cuja cobertura de revestimento compreende uma superfície fortemente fendida.
Como um resultado desta superfície fendida, a descarga do material erodido é aperfeiçoada enquanto ao mesmo tempo os picos de intensidade de cam- po e( deste modo, os locais de uma probabilidade maior de descarga e as- sociados a esta, um aumento na frequência de descarga são gerados pelas projeções.
Durante a fabricação normal do fio, durante a qual, devido ao comportamento de deformação diferente do centro e da cobertura de reves- timento, são produzidas fissuras, na cobertura.de revestimento·, são gerados de uma forma puramente aleatória os locais acima mencionados com picos de intensidade de campo maiores. No entanto, se a superfície da cobertura de revestimento compreende ranhuras que podem ser formadas de modo a ficarem longitudinais, transversais, helicoidais ou intersecionais, neste caso, são providos tocais com uma probabilidade maior de descarga. Isto acelera, de uma forma significativa, o processo de erosão também pelo motivo de que haverá um aumento significante na probabilidade de descarga não ocor- rer na cratera de uma descarga que foi gerada a pouco tempo antes. Sendo assim, uma distribuição de descarga uniforme é obtida como um resultado da superfície estruturada. Ao mesmo tempo, isto resulta em uma redução do risco de uma quebra de fio. Estas ranhuras ou entalhes são de pelo menos 2 pm de profundidade e no máximo de 50 μπι de profundidade.
Uma outra vantagem obtida, ou seja, a de impedir o acúmulo de descarga locai, consiste das descargas que são, com mais freqüência, en- cerradas por um dielétrico líquido ao invés de por uma bolha de gás. Como um resultado da contração mais pronunciada associada do canal de plasma, haverá uma remoção maior de materiais por descarga, o que clâramente tem um efeito positivo sobre o desempenho de corte do eletrodo de fio. A Figura 1 mostra uma representação diagramátíca de uma se- ção transversal de um eletrodo de fio de acordo com a presente invenção; a Figura 2 mostra uma vista lateral do eletrodo de fio com uma superfície es- truturada sendo exposta; e a Figura 3 mostra uma vista em perspectiva do eletrodo de fio completo.
Na Figura 1, a referência número 1 indica o centro do eletrodo de fio, o dito centro podendo compreender cobre, bronze ou um eletrodo compósito que pode, por exemplo, ter um núcleo de aço envolvido por uma cobertura de cobre. É aplicada a este centro 1 uma cobertura de revesti- mento 2 cuja superfície é estruturada. Nas Figuras 2 e 3, esta estrutura é uma estrutura helicoidal. Esta estrutura helicoidal pode ainda ser feita com um condutor significativamente aperfeiçoado, com entalhes que se esten- dem até perpendicular ao eixo geométrico do fio. Após o término da cobertu- ra de revestimento 2 com a superfície estruturada, feita, por exemplo, de β- bronze, os entalhes 3 na cobertura de revestimento 2 são em seguida enchi- dos por um agente de enchimento 4 feito de um metal ou de uma liga de metai, o dito agente de enchimento 4 sendo feito de um γ-bronze compreen- dendo um alto teor de zinco, ou feito de zinco puro. Além disso, é ainda pos- sível se usar ligas de zinco compreendendo mais que 90% de zinco. É ape- nas necessário que este agente de enchimento 4 se evapore muito rapida- mente durante o processo de erosão de modo que a superfície estruturada da cobertura de revestimento em questão 2 esteja disponível para o proces- so de erosão subseqüente.
Os picos entre os entalhes formam locais de uma intensidade de campo maior de modo que haverá uma probabilidade muito boa de que uma descarga aconteça nestes picos. Isto resulta em uma distribuição espacial das cargas subseqüentes, de modo que haverá uma probabilidade muito boa de que estas descargas sejam envolvidas mais freqüentemente por um dieiétrico líquido. Ao mesmo tempo, a remoção do materiai eroaiao é aper- feiçoada como um resultado da estrutura da superfície. Uma estrutura do tipo botão da superfície da cobertura de revestimento é mostrada como par- ticularmente vantajosa.

Claims (13)

1. Eletrodo de fio para o corte por erosão de faísca que compre- ende um dentre um centro homogêneo (1) feito de um metal ou de uma liga de metal, ou um centro compósito, e que ainda compreende pelo menos uma cobertura de revestimento (2) que se desgasta durante a erosão, em a superfície da cobertura de revestimento externa (2) é estruturada com enta- lhes (3), caracterizado pelo fato de que os entalhes são enchidos com um agente de enchimento (4) que compreende um metal facilmente vaporizável ou uma liga de metal para a suavização e portanto a obtenção de uma su- perfície com uma altura pequena do pico ao vale.
2. Eletrodo de fio, de acordo com a reivindicação 1, caracteriza- do pelo fato de que o agente de enchimento (4) compreende zinco ou uma liga de zinco.
3. Eletrodo de fio, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracte- rizado pelo fato de que o agente de enchimento (4) compreende um γ- bronze.
4. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os entalhes são maiores do que 2 μιτι e me- nores do que 50 pm.
5. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que os entalhes (3) são aproximadamente de 15 pm.
6. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a superfície da cobertura de revestimento desgastada (2) compreende ranhuras longitudinais.
7. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a superfície da cobertura de revestimento desgastada (2) compreende ranhuras transversais.
8. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a superfície da cobertura de revestimento desgastada (2) compreende ranhuras espirais.
9. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a superfície da cobertura de revestimento desgastada (2) é em forma de botão.
10. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a cobertura de revestimento (2) compreende predominantemente β-bronze, em que a fração de β/β’-fase na cobertura de revestimento é de pelo menos 60%.
11. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a cobertura de revestimento de β-bronze (2) compreende pelo menos 90% de β/β’-fase.
12. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o centro (1) compreende cobre ou bronze.
13. Eletrodo de fio, de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o centro (1) é um centro compósito com- preendendo um núcleo de aço com uma cobertura de cobre ou cobertura de bronze.
BRPI0203790-4A 2001-09-21 2002-09-18 Eletrodo de fio com uma superfície de interface estruturada BR0203790B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP01122792A EP1295663B1 (de) 2001-09-21 2001-09-21 Drahtelektrode mit strukturierter Grenzfläche

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0203790A BR0203790A (pt) 2003-06-03
BR0203790B1 true BR0203790B1 (pt) 2014-02-18

Family

ID=8178700

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0203790-4A BR0203790B1 (pt) 2001-09-21 2002-09-18 Eletrodo de fio com uma superfície de interface estruturada

Country Status (15)

Country Link
US (1) US6794597B2 (pt)
EP (1) EP1295663B1 (pt)
JP (1) JP2003175423A (pt)
KR (1) KR100868007B1 (pt)
CN (1) CN1236891C (pt)
AT (1) ATE362816T1 (pt)
BR (1) BR0203790B1 (pt)
CA (1) CA2401178C (pt)
DE (1) DE50112526D1 (pt)
ES (1) ES2287060T3 (pt)
HK (1) HK1053276A1 (pt)
MY (1) MY128944A (pt)
PT (1) PT1295663E (pt)
SG (1) SG111080A1 (pt)
TW (1) TWI225809B (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU9669898A (en) 1997-09-26 1999-04-12 Cardeon Corporation Multi-function aortic catheterization and bumper instrument
FR2833875B1 (fr) * 2001-12-21 2004-07-02 Thermocompact Sa Fil pour electroerosion a grande vitesse d'usinage
US8792531B2 (en) 2003-02-25 2014-07-29 Finisar Corporation Optical beam steering for tunable laser applications
JP4943827B2 (ja) * 2006-11-30 2012-05-30 矢崎総業株式会社 抵抗溶接方法及び導体ユニット
US20080142488A1 (en) * 2006-12-19 2008-06-19 General Electric Company Compound electrode, methods of manufacture thereof and articles comprising the same
US7962045B2 (en) 2006-12-22 2011-06-14 Finisar Corporation Optical transmitter having a widely tunable directly modulated laser and periodic optical spectrum reshaping element
US7941057B2 (en) 2006-12-28 2011-05-10 Finisar Corporation Integral phase rule for reducing dispersion errors in an adiabatically chirped amplitude modulated signal
US8131157B2 (en) 2007-01-22 2012-03-06 Finisar Corporation Method and apparatus for generating signals with increased dispersion tolerance using a directly modulated laser transmitter
FR2911806B1 (fr) * 2007-01-29 2009-03-13 Thermocompact Sa Fil electrode pour electroerosion
CN101641846B (zh) 2007-02-02 2012-02-08 菲尼萨公司 发射器模块中的用于光电子部件的温度稳定封装
US7991291B2 (en) 2007-02-08 2011-08-02 Finisar Corporation WDM PON based on DML
US8027593B2 (en) 2007-02-08 2011-09-27 Finisar Corporation Slow chirp compensation for enhanced signal bandwidth and transmission performances in directly modulated lasers
US7991297B2 (en) 2007-04-06 2011-08-02 Finisar Corporation Chirped laser with passive filter element for differential phase shift keying generation
US8204386B2 (en) 2007-04-06 2012-06-19 Finisar Corporation Chirped laser with passive filter element for differential phase shift keying generation
US8160455B2 (en) 2008-01-22 2012-04-17 Finisar Corporation Method and apparatus for generating signals with increased dispersion tolerance using a directly modulated laser transmitter
US8260150B2 (en) 2008-04-25 2012-09-04 Finisar Corporation Passive wave division multiplexed transmitter having a directly modulated laser array
EP2172295B1 (de) 2008-10-01 2012-06-20 Berkenhoff GmbH Drahtelektrode zum funkenerosiven Schneiden
ES2390168T3 (es) 2008-12-03 2012-11-07 Berkenhoff Gmbh Electrodo de alambre para corte por descarga eléctrica y método para fabricar dicho electrodo de alambre
US8199785B2 (en) 2009-06-30 2012-06-12 Finisar Corporation Thermal chirp compensation in a chirp managed laser
CN102267017A (zh) * 2011-07-16 2011-12-07 无锡帝宝应用材料高科技有限公司 药芯焊丝中再包焊丝的复合焊丝
US10583509B2 (en) * 2011-09-16 2020-03-10 Heinrich Stamm Gmbh Wire electrode for the spark-erosive cutting of articles
TW201545828A (zh) * 2014-06-10 2015-12-16 Ya-Yang Yan 一種放電加工切割線及該放電加工切割線之製造方法
JP6584765B2 (ja) 2014-10-28 2019-10-02 沖電線株式会社 放電加工用電極線及び放電加工用電極線製造方法
CN111168273B (zh) * 2020-02-12 2021-04-23 郑州大学 一种不锈钢焊接用药芯焊条

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE444278B (sv) * 1979-10-11 1986-04-07 Charmilles Sa Ateliers Tradformig elektrod samt sett att tillverka sadan elektrod
JPS56152531A (en) * 1980-04-22 1981-11-26 Mitsubishi Electric Corp Wire-cut electric discharge machining method and its device
IT1195326B (it) * 1980-11-19 1988-10-12 Inoue Japax Res Metodo ed elettrodo di lavorazione per elettroerosione a filo metallico mobile
DE3415055A1 (de) * 1984-04-21 1985-10-24 Berkenhoff GmbH, 6301 Heuchelheim Schnellschneide-elektrode zur schneiderosionsbearbeitung
DE3867061D1 (de) * 1988-03-26 1992-01-30 Berkenhoff Gmbh Drahtelektrode zum funkenerosiven schneiden.
JP2713350B2 (ja) * 1989-07-13 1998-02-16 住友電気工業株式会社 ワイヤ放電加工用電極線
EP0415501A1 (fr) * 1989-08-30 1991-03-06 Charmilles Technologies S.A. Fil-électrode multicouches
DE19635775A1 (de) * 1996-09-04 1998-03-05 Berkenhoff Gmbh Hochfeste Erodierelektrode
US5945010A (en) * 1997-09-02 1999-08-31 Composite Concepts Company, Inc. Electrode wire for use in electric discharge machining and process for preparing same

Also Published As

Publication number Publication date
US20030057190A1 (en) 2003-03-27
MY128944A (en) 2007-03-30
PT1295663E (pt) 2007-07-23
CN1408502A (zh) 2003-04-09
CA2401178A1 (en) 2003-03-21
TWI225809B (en) 2005-01-01
SG111080A1 (en) 2005-05-30
EP1295663A1 (de) 2003-03-26
CA2401178C (en) 2009-05-26
JP2003175423A (ja) 2003-06-24
KR100868007B1 (ko) 2008-11-10
DE50112526D1 (de) 2007-07-05
KR20030025811A (ko) 2003-03-29
ATE362816T1 (de) 2007-06-15
ES2287060T3 (es) 2007-12-16
US6794597B2 (en) 2004-09-21
CN1236891C (zh) 2006-01-18
HK1053276A1 (en) 2003-10-17
EP1295663B1 (de) 2007-05-23
BR0203790A (pt) 2003-06-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0203790B1 (pt) Eletrodo de fio com uma superfície de interface estruturada
JP5627841B2 (ja) 放電加工のための電極ワイヤ
KR100868008B1 (ko) 스파크 침식절삭용 와이어전극
BRPI0922696B1 (pt) Eletrodo de fio para corte através de usinagem por descarga elétrica e método para a produção de um eletrodo de fio
BRPI0715850B1 (pt) bucha de alta tensão e dispositivo de alta tensão
JPH117918A (ja) モリブデン箔ガラス封入部及びモリブデン箔ガラス封入部を備えた電灯
JP2005503027A5 (pt)
JP3068860B2 (ja) 放電加工切断のためのワイヤ電極装置とその電極を製造するための方法
WO2005013440A3 (en) Electrodes for fluorine gas discharge lasers
US3764838A (en) Insulating ring for particle accelerator tubes and acceleration tube including the same
US10903628B2 (en) Method for manufacturing spark plug
JP2003001137A (ja) 破砕装置用電極および破砕装置
US6984939B2 (en) Electrode for a high-pressure discharge lamp
DE3444922A1 (de) Hochdruck-gasentladungslampe mit einer aus wolframblech bestehenden elektrode
JP7389770B2 (ja) バスバー電線用導体、及びバスバー電線
JP7028810B2 (ja) スパークプラグ
JP2001210521A (ja) チップインダクタ
JP2607762B2 (ja) 直流式電気炉陽極ブロックの耐火物構造
KR200266553Y1 (ko) 액정표시장치 제조용 스퍼터링 장치의 아킹 방지구조
JPH0121978Y2 (pt)
TWM632168U (zh) 放電加工電極結構
SU904957A2 (ru) Трубчатый электрод-инструмент
JPH06238523A (ja) ワイヤ放電加工用銅被覆鋼線
JPH1050455A (ja) スパークプラグ
JPH03111126A (ja) 放電加工用電極線

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/02/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2598 DE 20-10-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.