PT1295663E - Fio eléctrodo como superfície de contacto estruturada - Google Patents

Fio eléctrodo como superfície de contacto estruturada Download PDF

Info

Publication number
PT1295663E
PT1295663E PT01122792T PT01122792T PT1295663E PT 1295663 E PT1295663 E PT 1295663E PT 01122792 T PT01122792 T PT 01122792T PT 01122792 T PT01122792 T PT 01122792T PT 1295663 E PT1295663 E PT 1295663E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
electrode wire
wire according
core
brass
coating layer
Prior art date
Application number
PT01122792T
Other languages
English (en)
Inventor
Heinrich Groos
Bernd Barthel
Tobias Noethe
Christoph Dietrich
Original Assignee
Berkenhoff Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8178700&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1295663(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Berkenhoff Gmbh filed Critical Berkenhoff Gmbh
Publication of PT1295663E publication Critical patent/PT1295663E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23HWORKING OF METAL BY THE ACTION OF A HIGH CONCENTRATION OF ELECTRIC CURRENT ON A WORKPIECE USING AN ELECTRODE WHICH TAKES THE PLACE OF A TOOL; SUCH WORKING COMBINED WITH OTHER FORMS OF WORKING OF METAL
    • B23H7/00Processes or apparatus applicable to both electrical discharge machining and electrochemical machining
    • B23H7/02Wire-cutting
    • B23H7/08Wire electrodes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Prevention Of Electric Corrosion (AREA)
  • Other Surface Treatments For Metallic Materials (AREA)
  • Electrolytic Production Of Metals (AREA)
  • Resistance Heating (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "FIO ELÉCTRODO COM SUPERFÍCIE DE CONTACTO ESTRUTURADA" A invenção refere-se a um fio eléctrodo para o corte por electro-erosão de metais, cerâmica condutora, etc., com um núcleo homogéneo em metal ou numa liga de metal ou então com um núcleo composto e com pelo menos uma camada de revestimento que se desgasta aquando da erosão. 0 documento JP 03049829, que deve ser visto como o mais próximo do estado da técnica, mostra um fio eléctrodo do género.
Na utilização de eléctrodos do fio ficou mostrado que os eléctrodos do fio providos com camadas de revestimento, sendo que a camada de revestimento é p. ex. constituída de latão β ou latão γ, apresentam um melhor rendimento de corte do que os eléctrodos sem camadas de revestimento desse género. Isto deve-se ao facto de na camada de revestimento β/γ existir uma elevada percentagem de zinco, o qual se encontra incorporado na textura. A desvantagem de eléctrodos do fio desse género, providos com camadas de revestimento de latão β ou também γ ê o facto da camada de revestimento com o seu reticulado de estrutura cúbica de corpo centrado ser substancialmente mais difícil de deformar do que o núcleo convencionalmente constituído por um latão α de estrutura cúbica de faces centradas, o que tem como consequência que a superfície de um eléctrodo revestido desse género abre fissuras localizadas. Nisto formam-se fissuras que, como demonstram exames, numa perspectiva têm uma determinada vantagem, dado desta forma ser, pelos vistos, favorecida a 1 desobstrução da fenda de corte, de modo que, em peças de trabalho mais altas, com eléctrodos com superfície rugosa deste género, podem ser alcançados maiores rendimentos de corte. A desvantagem de eléctrodos do fio deste género consiste no entanto no facto de devido à dura superfície irregular e clivada serem prejudicadas as guias de fio, tal como a transmissão de corrente para o arame. Por um lado, uma camada de revestimento deste género é muito rugosa e também dura, de modo que as conduções se desgastam de modo relativamente rápido e, por outro lado, também são criadas vibrações no arame que prejudicam de igual modo a transmissão de corrente. Estas vibrações também são desvantajosas para a condução do fio na fenda, dado impulsionar o fio eléctrodo para oscilações que podem conduzir a curto-circuitos . A invenção tem como objectivo a formação de um fio eléctrodo do género mencionado no início de tal modo que se mantenham as vantagens do aumento de rendimento de corte alcançadas através da superfície clivada na camada de revestimento, sem que se tenham que aceitar as desvantagens da transmissão de corrente menos boa, tal como também do maior desgaste e das oscilações aumentadas no arame. Um outro objectivo da invenção consiste na provisão de um eléctrodo desse género com uma estrutura de superfície que conduza a um aumento de rendimento adicional.
Este objectivo é solucionado de acordo com a invenção pelo facto da superfície da camada de revestimento exterior ser de configuração estruturada e pelo facto dos aprofundamentos criados através da estruturação estarem preenchidos com um material de enchimento de um metal facilmente evaporável ou com 2 uma liga de metal, para a obtenção de uma superfície com reduzida profundidade rugosa.
Caso se preencham as fissuras na camada de revestimento originadas, aquando da produção de eléctrodos do fio revestidos, com um metal facilmente evaporável ou uma liga de metal que se consitui de zinco ou de uma liga de zinco, sendo que a percentagem de zinco na liga deveria ser claramente mais elevada do que a percentagem de zinco na camada de revestimento, é obtido um fio eléctrodo com uma superfície exterior lisa que pode ser transportada com apenas um reduzido desgaste nas guias de fio e na qual também se pode recorrer à completa superfície ajustada para a transmissão de corrente, sendo que são evitadas as irregularidades que podem conduzir a vibrações e que prejudicam a transmisão de corrente. Deste modo é possível aumentar substancialmente a introdução de corrente no eléctrodo. 0 material de enchimento que se encontra nas fissuras ou estrias consome-se primeiro no subsequente processo de erosão na fenda de corte, de modo que ao longo da maior parte do comprimento da fenda de corte esteja disponível uma camada de revestimento para o processo de erosão, a qual apresenta uma superfície fortemente clivada. Através desta superfície clivada, por um lado, é favorecida a remoção do material erodido e, por outro lado, são criadas, pelas saliências, picos de intensidade de campo e, deste modo, locais com maior probabilidade de descarga e, associado a este facto, um aumento da frequência de descarga.
Na normal fabricação do fio, na qual devido ao diferenciado comportamento de deformação do núcleo e da camada de revestimento ocorrem fissuras na camada de revestimento, estes locais com picos de intensidade de campo aumentados são criados puramente ao acaso. No entanto, caso a superfície da camada de 3 revestimento seja provida com estrias que podem ser configuradas de modo longitudinal, transversal, em forma de parafuso ou também de modo a cruzarem-se, são disponibilizados locais específicos desse género com aumentada probabilidade de descarga, o que acelera substancialmente o processo de erosão, também pelo motivo de neste caso ser substancialmente maior a probabilidade da descarga não ocorrer na cratera de uma descarga pouco antes já efectuada. Deste modo, através da superfície estruturada é obtida uma distribuição de descarga mais uniformizada, o que conduz também a uma diminuição do risco de ruptura do fio. Estas estrias ou aprofundamentos têm no mínimo 2 pm e no máximo 50 pm de profundidade.
Uma outra vantagem deste modo alcançada que reside em evitarem-se acumulações de descarga localizadas, consiste no facto das descargas estarem mais frequentemente circundadas por um dieléctrico líquido, em vez de por um bolha de gás. Através do estrangulamento mais forte, associado a este facto, do canal de plasma, surge uma maior remoção por descarga, o que se repercute de modo claramente positivo sobre o rendimento de corte do fio eléctrodo.
Na figura 1 é mostrado, em representação esquemática, um corte transversal através de um fio eléctrodo configurado de acordo com a invenção e na figura 2 é mostrado o fio eléctrodo em vista lateral com superfície estruturada colocada a descoberto e a figura 3 mostra uma vista em perspectiva do fio eléctrodo terminado.
Na figura 1, o 1 designa o núcleo do fio eléctrodo, o qual pode se constituir de cobre, latão ou de um eléctrodo composto que, por exemplo, pode ter uma alma em aço, a qual está 4 circundada por um camada de cobre. Sobre este núcleo 1 está colocada uma camada 2 de revestimento cuja superfície está estrututrada, sendo que na figura 2 e 3 esta estruturação é visível como estruturação em forma de parafuso. Esta estruturação em forma de parafuso também pode ser executada com inclinação substancialmente mais elevada até aprofundamentos de decurso vertical para com o eixo do fio. Após a conclusão da camada 2 de revestimento com a superfície estruturada, por exemplo de um latão β, os aprofundamentos 3 na camada 2 de revestimento são então preenchidos através de material 4 de enchimento de um metal ou de uma liga de metal que pode constituir-se por um latão γ de alto teor de zinco ou então de zinco puro. De resto, também é possível aplicarem-se ligas de zinco com mais de 90% de zinco. Apenas é pressuposto que este material 4 de enchimento se volatilize muito rapidamente aquando do processo de erosão, de modo a que a superfície estruturada da camada 2 de revestimento propriamente dita esteja disponível para o subsequente processo de erosão.
Os picos entre os aprofundamentos formam locais de intensidade de campo aumentada, de modo que é elevada a probabilidade das descargas ocorrerem nestes picos. Isto conduz a uma distribuição espacial das cargas que se sucedem temporalmente, de modo que é elevada a probabilidade de estas descargas estarem mais frequentemente circundadas por um dieléctrico líquido. De igual modo, através da estruturação da superfície é favorecida a remoção do material erodido. Particularmente vantajoso ficou comprovada uma estrutura da superfície da camada de revestimento em género de ressalto. 5 índice de referência 1 Núcleo 2 Camada de revestimento 3 Aprofundamentos 4 Material de enchimento
Lisboa, 10 de Julho de de 2007 6

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Fio eléctrodo para o corte em erosão de faíscas de metais, cerâmica condutora, etc., com um núcleo (1) homogéneo em metal ou numa liga de metal ou, então com um núcleo composto e com pelo menos uma camada (2) de revestimento que se desgasta aquando da erosão, caracterizado por a superfície da camada (2) de revestimento exterior estar configurada de modo estruturado e os aprofundamentos (3) criados pela estruturação estarem preenchidos com um material (4) de enchimento de metal facilmente evaporável ou com uma liga de metal, para a obtenção de uma superfície com reduzida profundidade rugosa.
  2. 2. Fio eléctrodo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o material (4) de enchimento se constituir de zinco ou de uma liga de zinco.
  3. 3. Fio eléctrodo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o material (4) de enchimento se constituir de um latão γ.
  4. 4. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por os aprofundamentos serem superiores a 2 pm e inferiores a 50 ym.
  5. 5. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por os aprofundamentos (3) apresentarem aproximadamente 15 ym. 1
  6. 6. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a superfície da camada (2) de revestimento que se desgasta estar provida com estrias de decurso longitudinal.
  7. 7. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a superfície da camada (2) de revestimento que se desgasta estar provida com estrias de decurso transversal.
  8. 8. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a superfície da camada (2) de revestimento que se desgasta estar provida com estrias de decurso em forma de espiral.
  9. 9. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a superfície da camada (2) de revestimento que se desgasta estar configurada em forma de ressalto.
  10. 10. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por a camada (2) de revestimento se constituir maioritariamente de latão β, sendo que a parte em fase β/β' na camada de revestimento é no mínimo de 60%.
  11. 11. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por a camada (2) de revestimento em latão β se constituir pelo menos em 90% de fase β/β'.
  12. 12. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por o núcleo (1) se constituir de cobre ou de latão. 2
  13. 13. Fio eléctrodo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por o núcleo (1) ser um núcleo composto com uma alma de aço com um revestimento de cobre ou de latão. Lisboa, 10 de Julho de 2007 3
PT01122792T 2001-09-21 2001-09-21 Fio eléctrodo como superfície de contacto estruturada PT1295663E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP01122792A EP1295663B1 (de) 2001-09-21 2001-09-21 Drahtelektrode mit strukturierter Grenzfläche

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1295663E true PT1295663E (pt) 2007-07-23

Family

ID=8178700

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01122792T PT1295663E (pt) 2001-09-21 2001-09-21 Fio eléctrodo como superfície de contacto estruturada

Country Status (15)

Country Link
US (1) US6794597B2 (pt)
EP (1) EP1295663B1 (pt)
JP (1) JP2003175423A (pt)
KR (1) KR100868007B1 (pt)
CN (1) CN1236891C (pt)
AT (1) ATE362816T1 (pt)
BR (1) BR0203790B1 (pt)
CA (1) CA2401178C (pt)
DE (1) DE50112526D1 (pt)
ES (1) ES2287060T3 (pt)
HK (1) HK1053276A1 (pt)
MY (1) MY128944A (pt)
PT (1) PT1295663E (pt)
SG (1) SG111080A1 (pt)
TW (1) TWI225809B (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU9669898A (en) 1997-09-26 1999-04-12 Cardeon Corporation Multi-function aortic catheterization and bumper instrument
FR2833875B1 (fr) * 2001-12-21 2004-07-02 Thermocompact Sa Fil pour electroerosion a grande vitesse d'usinage
US8792531B2 (en) 2003-02-25 2014-07-29 Finisar Corporation Optical beam steering for tunable laser applications
JP4943827B2 (ja) * 2006-11-30 2012-05-30 矢崎総業株式会社 抵抗溶接方法及び導体ユニット
US20080142488A1 (en) * 2006-12-19 2008-06-19 General Electric Company Compound electrode, methods of manufacture thereof and articles comprising the same
WO2008080171A1 (en) 2006-12-22 2008-07-03 Finisar Corporation Optical transmitter having a widely tunable directly modulated laser and periodic optical spectrum reshaping element
US7941057B2 (en) 2006-12-28 2011-05-10 Finisar Corporation Integral phase rule for reducing dispersion errors in an adiabatically chirped amplitude modulated signal
US8131157B2 (en) 2007-01-22 2012-03-06 Finisar Corporation Method and apparatus for generating signals with increased dispersion tolerance using a directly modulated laser transmitter
FR2911806B1 (fr) * 2007-01-29 2009-03-13 Thermocompact Sa Fil electrode pour electroerosion
WO2008097928A1 (en) 2007-02-02 2008-08-14 Finisar Corporation Temperature stabilizing packaging for optoelectronic components in a transmitter module
US7991291B2 (en) 2007-02-08 2011-08-02 Finisar Corporation WDM PON based on DML
US8027593B2 (en) 2007-02-08 2011-09-27 Finisar Corporation Slow chirp compensation for enhanced signal bandwidth and transmission performances in directly modulated lasers
US8204386B2 (en) 2007-04-06 2012-06-19 Finisar Corporation Chirped laser with passive filter element for differential phase shift keying generation
US7991297B2 (en) 2007-04-06 2011-08-02 Finisar Corporation Chirped laser with passive filter element for differential phase shift keying generation
US8160455B2 (en) 2008-01-22 2012-04-17 Finisar Corporation Method and apparatus for generating signals with increased dispersion tolerance using a directly modulated laser transmitter
US8260150B2 (en) 2008-04-25 2012-09-04 Finisar Corporation Passive wave division multiplexed transmitter having a directly modulated laser array
ES2390167T3 (es) 2008-10-01 2012-11-07 Berkenhoff Gmbh Electrodos de alambre para corte por descarga eléctrica
ES2390168T3 (es) 2008-12-03 2012-11-07 Berkenhoff Gmbh Electrodo de alambre para corte por descarga eléctrica y método para fabricar dicho electrodo de alambre
US8199785B2 (en) 2009-06-30 2012-06-12 Finisar Corporation Thermal chirp compensation in a chirp managed laser
CN102267017A (zh) * 2011-07-16 2011-12-07 无锡帝宝应用材料高科技有限公司 药芯焊丝中再包焊丝的复合焊丝
EP2755792B1 (de) * 2011-09-16 2020-10-21 Heinrich Stamm GmbH Drahtelektrode zum funkenerosiven schneiden von gegenständen
TW201545828A (zh) * 2014-06-10 2015-12-16 Ya-Yang Yan 一種放電加工切割線及該放電加工切割線之製造方法
JP6584765B2 (ja) * 2014-10-28 2019-10-02 沖電線株式会社 放電加工用電極線及び放電加工用電極線製造方法
CN111168273B (zh) * 2020-02-12 2021-04-23 郑州大学 一种不锈钢焊接用药芯焊条

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE444278B (sv) * 1979-10-11 1986-04-07 Charmilles Sa Ateliers Tradformig elektrod samt sett att tillverka sadan elektrod
JPS56152531A (en) * 1980-04-22 1981-11-26 Mitsubishi Electric Corp Wire-cut electric discharge machining method and its device
FR2494155B1 (fr) * 1980-11-19 1985-12-13 Inoue Japax Res Electrode d'usinage par electro-erosion et son procede de mise en oeuvre
DE3415055A1 (de) * 1984-04-21 1985-10-24 Berkenhoff GmbH, 6301 Heuchelheim Schnellschneide-elektrode zur schneiderosionsbearbeitung
EP0334971B1 (de) * 1988-03-26 1991-12-18 Berkenhoff GmbH Drahtelektrode zum funkenerosiven Schneiden
JP2713350B2 (ja) * 1989-07-13 1998-02-16 住友電気工業株式会社 ワイヤ放電加工用電極線
EP0415501A1 (fr) * 1989-08-30 1991-03-06 Charmilles Technologies S.A. Fil-électrode multicouches
DE19635775A1 (de) * 1996-09-04 1998-03-05 Berkenhoff Gmbh Hochfeste Erodierelektrode
US5945010A (en) * 1997-09-02 1999-08-31 Composite Concepts Company, Inc. Electrode wire for use in electric discharge machining and process for preparing same

Also Published As

Publication number Publication date
KR100868007B1 (ko) 2008-11-10
ES2287060T3 (es) 2007-12-16
SG111080A1 (en) 2005-05-30
CA2401178A1 (en) 2003-03-21
EP1295663A1 (de) 2003-03-26
CN1236891C (zh) 2006-01-18
KR20030025811A (ko) 2003-03-29
JP2003175423A (ja) 2003-06-24
EP1295663B1 (de) 2007-05-23
CN1408502A (zh) 2003-04-09
CA2401178C (en) 2009-05-26
MY128944A (en) 2007-03-30
ATE362816T1 (de) 2007-06-15
HK1053276A1 (en) 2003-10-17
US6794597B2 (en) 2004-09-21
TWI225809B (en) 2005-01-01
US20030057190A1 (en) 2003-03-27
BR0203790A (pt) 2003-06-03
DE50112526D1 (de) 2007-07-05
BR0203790B1 (pt) 2014-02-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1295663E (pt) Fio eléctrodo como superfície de contacto estruturada
JP2008183704A (ja) 放電加工のための電極ワイヤ
KR20030025813A (ko) 스파크 침식절삭용 와이어전극
US7851011B2 (en) Anodes for fluorine gas discharge lasers
US20060274809A1 (en) Cathodes for fluorine gas discharge lasers
DE10310130B4 (de) Herstellungsverfahren für eine Zylinderblock-Einheit
US4766280A (en) Wire electrode for the spark erosive cutting
Wu Experimental investigation of a new method combining EDM and ECM to cut the workpiece with foil electrode
TWI492804B (zh) 在工件上形成針點澆口的方法
US7339973B2 (en) Electrodes for fluorine gas discharge lasers
EP2460238B1 (de) Bandleiterlaser
JP2005503027A5 (pt)
JPS6393509A (ja) ドリル
JP2004351588A (ja) ワイヤ放電加工用電極線
US8519294B2 (en) Electric discharge machining wire with optimized surface coating
JPS6082257A (ja) 連続鋳造における連続鍛圧法
JP5107507B2 (ja) ワイヤ放電加工機用ワイヤ
JPS6099526A (ja) ワイヤ放電加工機用電極線
JPH03111126A (ja) 放電加工用電極線
KR20220163992A (ko) 스파크-침식 절단용 와이어 전극
JPS597528A (ja) 放電加工用ワイヤ電極
JP2000141131A (ja) ワイヤ放電加工用電極線
OZGEDIK et al. The State-of-Art and an Experimental Investigation on Tool Wear in Electric Discharge Machining (EDM)
JPH10270163A (ja) 電気炉用黒鉛電極の接続構造
JPH04112734U (ja) ワイヤ放電加工用ワイヤ電極