BR0110891B1 - triturador de dejetos, roda de cisalhamento e rotor para o mesmo, e processos de manutenção, reparo e desmontagem do rotor do mesmo. - Google Patents

triturador de dejetos, roda de cisalhamento e rotor para o mesmo, e processos de manutenção, reparo e desmontagem do rotor do mesmo. Download PDF

Info

Publication number
BR0110891B1
BR0110891B1 BRPI0110891-3A BR0110891A BR0110891B1 BR 0110891 B1 BR0110891 B1 BR 0110891B1 BR 0110891 A BR0110891 A BR 0110891A BR 0110891 B1 BR0110891 B1 BR 0110891B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blade
shear
holder
blade holder
face
Prior art date
Application number
BRPI0110891-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0110891A (pt
Inventor
Gerard Dubech
Christian Madaule
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0110891A publication Critical patent/BR0110891A/pt
Publication of BR0110891B1 publication Critical patent/BR0110891B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C18/00Disintegrating by knives or other cutting or tearing members which chop material into fragments
    • B02C18/06Disintegrating by knives or other cutting or tearing members which chop material into fragments with rotating knives
    • B02C18/16Details
    • B02C18/18Knives; Mountings thereof
    • B02C18/182Disc-shaped knives
    • B02C18/184Disc-shaped knives with peripherally arranged demountable cutting tips or elements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Crushing And Pulverization Processes (AREA)

Description

RELATÓRIO DESCRITIVO
Patente de Invenção para "TRITURADOR DE DEJETOS,RODA DE CISALHAMENTO E ROTOR PARA O MESMO, EPROCESSOS DE MANUTENÇÃO, REPARO E DESMONTAGEM DOROTOR DO MESMO"
A invenção diz respeito a um triturador de dejetos tal como porexemplo um triturador bi-rotor de pneus de veículos. Diz respeito também a umrotor de triturador, assim como a ou as rodas de cisalhamento que equipam oreferido rotor. Estende-se a um processo de manutenção dos trituradores dedejetos, que compreendem um processo de reparo das placas-lâminas querealizam o cisalhamento dos dejetos, um processo de desmontagem das placas-lâminas com vistas ao seu reparo e, conforme o caso um processo dedesmontagem de um rotor do triturador.
Os trituradores conhecidos compreendem pelo menos um rotorcomposto de uma pluralidade de rodas de cisalhamento, de um eixo sobre o qualestão fixadas as rodas com vistas ao seu acionamento em rotação, e de umapluralidade de estais que separam cada um duas rodas vizinhas. Cada rodacompreende uma coroa-suporte, fixada no eixo, destinada a sustentar oselementos que realizam o cisalhamento dos dejetos, sendo que os ditos elementosformam dentes de acionamento e de cisalhamento dos dejetos na periferia dasrodas. Submetidos a atritos consideráveis, esses elementos gastam-serapidamente, apesar da utilização para sua fabricação de ligas particularmenteresistentes. As rodas de cisalhamento são de três tipos.
De acordo com um primeiro tipo conhecido, proposto na patenteUS 4 854 508, cada roda de cisalhamento compreende uma pluralidade deplacas-lâminas, de dimensão axial sensivelmente igual à da coroa-suporte,fixadas na face periférica desta última por meio de dispositivos de fixaçãoacessíveis desde as faces periféricas das referidas placas-lâminas.
Esse tipo de roda apresenta o seguinte inconveniente: as placaslâminas gastas cuja capacidade de corte tornou-se insuficiente não podem maisser utilizadas após terem sido novamente afiadas. De fato, caso uma redução dadimensão radial de uma placa-lâmina, após ter sido afiada, seja recuperávelcolocando-se um calço entre a coroa-suporte e a placa-lâmina, uma redução desua dimensão axial não pode ser compensada por um sistema semelhante. Noscasos mais comuns dos trituradores bi-rotores, o corte dos dejetos é realizado nãosomente pela superposição das rodas dos dois rotores do triturador (superposiçãoque depende da dimensão radial das rodas e, por conseguinte, daquela das placas-lâminas), porém também e principalmente pela minimização da folga funcionalde cisalhamento que existe entre duas rodas adjacentes (folga que depende dasdimensões axiais das placas-lâminas). A mudança freqüente das placas-lâminas ea impossibilidade de restaurar e de reutilizar as placas-lâminas gastas aumentamconsideravelmente o custo de manutenção desses trituradores.
Conforme um segundo tipo de dispositivo conhecido, proposto pelapatente US 4 901 929, as paredes laterais das coroas-suporte apresentam cadauma um ressalto sobre o qual se posicionam lâminas e que se estendemradialmente além da face periférica da coroa-suporte. Cada lâmina é rigidamentepresa sobre uma parede lateral da coroa-suporte por meios de fixação acessíveislateralmente desde os orifícios realizados na lâmina situada em face, sobre a outraface lateral da coroa-suporte. Contrariamente ao primeiro tipo de dispositivodescrito, os elementos de cisalhamento deste segundo tipo, ou seja, as lâminas,podem ser soltas da roda, restauradas (afiadas) e em seguida reutilizadas, com acondição de compensar, por meio de calços intercaladas entre as faces laterais dacoroa-suporte e as lâminas, a redução consecutiva ao afiamento de sua dimensãoaxial. Porém esse dispositivo apresenta em contrapartida o seguinteinconveniente: os dispositivos de fixação laterais da lâmina sobre a coroa-suportesão pouco acessíveis, pelo menos com ferramentas convencionais, em virtude desua colocação e de seu posicionamento lateral sobre a roda (quando a roda émontada sobre seu rotor, ela é guarnecida com duas rodas vizinhas que limitam oespaço livre lateralmente). A retirada de uma lâmina com vistas ao seu reparo àsvezes até exige a desmontagem completa do rotor e de suas rodas. Essa operaçãoacarreta por conseguinte uma imobilização longa e onerosa do triturador.
Segundo um terceiro tipo de dispositivo conhecido, cada rodacompreende uma coroa-suporte relativamente larga que apresenta duas extensõesradiais de fixação de uma lâmina, separadas por um espaço médio e quesustentam, cada, uma lâmina em sua face lateral externa. As lâminas são fixadassobre essas extensões por meios de fixação acessíveis desde o espaço médiocitado acima, a partir das faces laterais internas das referidas extensões.Contrariamente ao primeiro tipo de dispositivo descrito, as lâminas gastas podemser novamente utilizadas após o afiamento, contanto que seja acrescentado umcalço de recuperação de espessura conforme explicado para o segundodispositivo. A retirada de uma lâmina com vistas ao seu reparo permanece noentanto uma operação difícil pelas mesmas razões que o dispositivo precedente(acessibilidade limitada das fixações das lâminas). Conseqüentemente, essaoperação provoca uma imobilização prolongada e onerosa do triturador.
Por outro lado, deve-se notar, no caso dos dois últimos tipos dedispositivos descritos, que o reparo das lâminas gastas exige precisão etolerâncias de usinagem muito estritas. De fato, as faces da lâmina em questão edo calço de recuperação são retificadas antes da montagem da lâmina e do calçosobre a coroa-suporte. A folga funcional de cisalhamento obtido (folga existenteentre a lâmina de uma roda de um rotor e a lâmina adjacente da roda adjacentesituada sobre o outro rotor) depende por conseguinte da tolerância de usinagemdo calço, da tolerância de retificação das faces laterais da lâmina, e da tolerânciade montagem do calço e da lâmina sobre a coroa-suporte. Assim, todas essasoperações devem ser realizadas com um cuidado específico para poder-se obter afolga funcional de cisalhamento desejada. Os limites ligados à manutenção dostrituradores conhecidos (imobilização do triturador e tolerâncias severas),aumentam consideravelmente a duração e o custo das operações de manutenção.
Nesses diferentes modos de realização, a presente invenção sepropõe a remediar os inconvenientes citados anteriormente e a trazer uma soluçãonova para cada um dos seguintes objetivos:
- obter com precisão e certeza, de maneira simples e rápida, a folgafuncional de cisalhamento desejada quando do reparo de uma lâmina gasta,
- simplificar as operações de manutenção das lâminas, tornando osdispositivos de fixação das lâminas facilmente acessíveis e manobráveis,reduzindo o número de etapas necessárias para desmontar uma lâmina,
- reduzir o tempo de imobilização de um triturador devido a umaoperação de reparo de uma lâmina, para reduzir os custos de manutenção,- reduzir os custos de usinagem das lâminas e calços de retificaçãode espessura, permitindo tolerâncias de usinagem menos severas,
- tornar possível a desmontagem de um único rotor com poucasoperações.
Um outro objetivo da invenção consiste em propor rotorescompatíveis com a utilização de um pente adaptado para retirar dejetos que seacumulam entre as rodas do citado rotor, dejetos estes que exercem uma forçaresistente considerável sobre as rodas em rotação, e acarretam por conseguinteum consumo excessivo de energia.
Um outro objetivo da invenção consiste em reduzir a potênciaconsumida por esses trituradores, assim economizando substancialmente energia.
Com essa finalidade, a invenção propõe uma roda de cisalhamentopara triturador de dejetos, que compreende:
- uma coroa-suporte cilíndrica, que possui duas faces laterais e umaface periférica que define uma pluralidade de seções, sendo que a coroa-suporte éadaptada para ser acionada em rotação em torno de um eixo por um outro eixo (acoroa-suporte pode apresentar uma alma oca central para permitir sua montagemsobre o eixo, ou formar uma peça única com este último),
- uma pluralidade de lâminas de cisalhamento que possuem cadauma, uma face lateral externa de cisalhamento, sendo que cada lâmina é disposta
em correspondência com uma seção da face periférica da coroa-suporte de modoa posicionar-se radialmente em ressalto em relação à dita face periférica.
De acordo com a presente invenção, a roda de cisalhamentocaracteriza-se por compreender:
- uma pluralidade de peças porta-lâminas, que compreendem cadauma, uma face, a dita face interna, adaptada para aplicar-se sobre uma seção daface periférica da coroa-suporte, uma face, a dita face externa, oposta à faceinterna, e pelo menos uma face lateral de fixação de uma lâmina de cisalhamento,
- meios de fixação amovíveis, adaptados para permitir a fixação deuma lâmina de cisalhamento sobre uma peça porta-lâminas e acessíveis desde aface lateral externa de cisalhamento da lâmina, sendo que esta lâmina é adaptadapara ser fixada sobre a peça porta-lâmina diante de uma face lateral de fixação dareferida peça, com vistas a formar com a peça porta-lâminas um bloco rígidoporta-lâminas/lâmina(s),
- meios de fixação amovível, adaptados para permitir a fixação deuma peça porta-lâminas sobre a coroa-suporte e acessíveis desde a face externada referida peça porta-lâminas, para possibilitar a fixação do bloco porta-lâminas/lâmina(s) sobre a coroa-suporte ou sua retirada.
Assim, no dispositivo da invenção, a retirada de uma lâmina requersomente duas etapas, a saber: a separação do bloco porta-lâminas/lâmina(s) dacoroa-suporte, e em seguida a separação da lâmina da peça porta-lâminas. Aprimeira etapa é realizada sem dificuldade desde a periferia da roda por umamanobra dos meios de fixação correspondentes que são diretamente acessíveissem a utilização de ferramentaria especial. A segunda etapa é realizada semdificuldade uma vez que o bloco porta-lâminas/lâminas é separado da roda.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, cada lâmina é fixadasobre uma peça porta-lâminas, de modo a estender-se radialmente pelo menos atéa face externa da peça porta-lâminas. Em uma versão preferida da invenção, cadalâmina apresenta uma forma e uma disposição adaptados para colocarem-seradialmente em ressalto em relação à face externa da peça porta-lâmina, sobreuma altura crescente de montante para jusante (em relação ao sentido de rotaçãoda roda), de modo a formar um dente de acionamento e de cisalhamento dosdejetos. As arestas laterais externas das lâminas, afiadas de modo a seremperfeitamente cortantes, realizam assim um corte otimizado dos dejetos, e asfaces laterais externas das lâminas terminam a redução dos dejetos porcisalhamento. Deve-se notar que os dentes periféricos formados por lâminaspermitem ao mesmo tempo que se perfure, corte e leve os dejetos para dentro dotriturador.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, cada lâmina possuium canto, dito canto interno, disposto para colocar-se no prolongamento axial daface interna da peça porta-lâmina sobre a qual está fixado, para evitar qualqueracúmulo de dejetos entre a coroa-suporte e a lâmina.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, cada lâmina apresentaum canto interno adaptado para repousar pelo menos parcialmente sobre umaseção da face periférica da coroa-suporte, sendo que cada peça porta-lâminaapresenta uma dimensão axial inferior à dimensão axial da coroa-suporte.
Em um outro modo de realização da invenção, cada peça porta-lâmina possui um colar e uma cabeça de dimensão axial inferior à da base, demodo que:
- a cabeça apresenta pelo menos uma face lateral de fixação de umalâmina diante da qual está fixada uma lâmina,
- o colar apresenta uma face interna adaptada para aplicar-se sobreuma seção da face periférica da coroa-suporte e pelo menos uma face externaoposta à face interna contra a qual a lâmina vem em apoio.
Vantajosamente e de acordo com a invenção, cada seção da coroa-suporte sustenta uma peça porta-lâmina, e cada peça porta-lâmina comporta pelomenos uma lâmina, sendo que as lâminas estão dispostas ao redor da coroa-suporte de modo que duas lâminas vizinhas estejam contíguas, as faces lateraisexternas de cisalhamento das lâminas formando uma superfície lateral decisalhamento contínua. Em um modo vantajoso de realização, cada peça porta-lâmina apresenta duas faces laterais de fixação de uma lâmina, sendo que sobrecada uma destas está fixada uma lâmina de modo a formar duas superfícieslaterais de cisalhamento opostas contínuas sobre o contorno da roda. Quando aroda é montada sobre o eixo de um rotor de um triturador bi-rotor, essassuperfícies laterais de cisalhamento vêm, quando da rotação, cruzar com umafolga funcional de cisalhamento as superfícies laterais de cisalhamento das rodasdo outro rotor. A capacidade de corte das lâminas (arestas afiadas) e· aminimização da folga funcional de cisalhamento permitem que se triture osdejetos extremamente resistentes, tais como pneus de veículos (e sobretudo deveículos de carga), e determinam uma excelente eficácia do triturador, combinadaa consumos energéticos moderados. As superfícies laterais de cisalhamento sãopreferencialmente contínuas, para evitar quaisquer acúmulos de dejetos entreduas lâminas contíguas.
De acordo com um modo de realização, a coroa-suporte apresentauma face periférica cilíndrica ao redor do eixo de rotação e as peças porta-lâminas apresentam faces internas de forma cilíndrica adaptadas para aplicarem-se sobre a uma seção da referida face periférica da coroa-suporte.
Em uma variante vantajosa, a coroa-suporte apresenta uma faceperiférica poligonal que define seções planas, sendo que cada peça porta-lâminaapresenta uma face interna plana adaptada para aplicar-se a uma seção da faceperiférica da referida coroa-suporte.
A invenção diz respeito também a um rotor para triturador dedejetos, que compreende pelo menos uma roda de cisalhamento tal comoanteriormente definida, solidária a um eixo de acionamento em rotação da rodaao redor de um eixo. Em uma versão preferida da invenção, o rotor compreendediversas rodas idênticas regularmente espaçadas ao longo do eixo de acionamentopor estais, sendo que cada peça porta-lâmina de cada uma das rodas apresentaduas faces laterais de fixação sobre cada uma das quais está fixada uma lâmina,de modo a formar ao redor da referida roda duas superfícies laterais decisalhamento opostas contínuas. Em geral, o rotor compreende igualmente duasrodas extremas que possuem somente uma superfície lateral de cisalhamentocontínua e sendo que os porta-lâminas das rodas extremas só comportam umalâmina, apresentada no sentido do "interior" do rotor.
A invenção diz respeito também a um triturador de dejetos quecompreende pelo menos dois rotores tais como definidos anteriormente, de eixosparalelos, sendo as rodas vizinhas dos rotores dispostas sobre seu eixo respectivo,de modo a interpenetrarem-se e a apresentarem superfícies laterais decisalhamento adjacentes separadas de uma distância inferior à soma do raio deuma roda do primeiro rotor e do raio de uma roda do segundo rotor, de modo queas rodas se cruzem. As rodas são espaçadas ao longo de seu eixo respectivo, demodo que uma parte da superfície lateral de cisalhamento de uma roda de umrotor passe constantemente adiante, com uma folga funcional de cisalhamento, deuma parte da superfície lateral de cisalhamento da roda adjacente situada sobre ooutro rotor.
A invenção estende-se a um processo de manutenção de umtriturador de dejetos conforme definido anteriormente, com vistas à substituiçãoou ao reparo de pelo menos uma lâmina, caracterizada por:- separar-se o bloco porta-lâminas/lâminas em questão da coroa-suporte, manobrando os meios de fixação que ligam a peça porta-lâminas à coroasuporte,
- instalar-se e fixar-se um novo bloco porta-lâminas/lâminas sobre aface periférica da coroa-suporte, manobrando-se os meios de fixação ligando apeça porta-lâminas à coroa-suporte.
O novo bloco porta-lâminas/lâminas fixado sobre a coroa suporte évantajosamente um bloco em espera, pronto para ser utilizado para substituir obloco porta-lâminas/lâminas que compreende a lâmina gasta. A substituição dobloco gasto é nesse caso uma operação muito curta, que reduz consideravelmenteo tempo de imobilização do triturador, e, por conseguinte, os custos demanutenção.
Também se pode reutilizar imediatamente o bloco porta-lâminas/lâminas gasto, substituindo-se a lâmina em questão por uma lâmina novade acordo com o seguinte processo: sendo o bloco solto e separado da roda,separa-se a lâmina de peça porta-lâmina, manobrando-se os meios de fixação queligam a lâmina à referida peça, substitui-se a lâmina por uma nova lâmina dedimensões adaptadas e fixa-se este último sobre a peça porta-lâmina,manobrando-se os meios de fixação que ligam a lâmina à referida peça, coloca-see fixa-se sobre a coroa-suporte o novo bloco porta-lâmina/lâmina obtido.
A lâmina gasta pode ser novamente utilizada após a retificação(afiamento) de suas superfícies de corte e de cisalhamento, quer imediatamentesobre o mesmo bloco porta-lâminas/lâminas, quer posteriormente quando de umaoutra operação de reparo de uma ou diversas lâminas. Com essa finalidade,estando a lâmina gasta separada da peça porta-lâmina, levanta-se a dita lâminasobre a peça porta-lâminas (ou sobre uma outra peça porta-lâminas no caso deuma utilização posterior), manobrando-se os meios de fixação que ligam a lâminaà referida peça, depois de ter intercalado uma peça cortada em partes, dita calçode recuperação de espessura, entre a referida lâmina e a referida peça porta-lâminas (junto à face lateral externa desta última), de modo que o bloco porta-lâminas/calço/lâminas apresente uma dimensão axial ligeiramente superior àdesejada; retifica-se a face lateral externa da lâmina de modo que a dimensãoaxial do bloco porta-lâminas/lâminas corresponda à dimensão apropriada e que aface lateral externa de cisalhamento da lâmina restaurada esteja à distânciadesejada da peça porta-lâminas, posiciona-se e fixa-se o bloco obtido sobre a faceperiférica da coroa-suporte. O bloco pode também ser armazenado para umautilização posterior, quando de uma outra operação de manutenção. Nesse caso,um bloco porta-lâminas/lâminas novo ou previamente restaurado de acordo coma invenção é instalado e fixado na face periférica da coroa-suporte emsubstituição do bloco porta-lâminas/lâminas gasto retirado, e o bloco porta-lâminas/lâminas gasto é restaurado conforme descrito anteriormente, earmazenado à espera de nova utilização.
Deve-se notar que em geral as duas lâminas opostas de uma peçaporta-lâminas são retificadas quando de uma mesma operação de manutenção.Um calço de recuperação de espessura é inserido entre a peça porta-lâminas ecada uma das lâminas. As faces laterais externas de cisalhamento das duaslâminas são retificadas uma após a outra conforme explicado anteriormente.
No dispositivo da invenção, a retificação das faces de cisalhamentoe das faces ou arestas de corte é uma operação fácil, e as tolerâncias dereafiamento ou de usinagem são menos severas que as que foram encontradaspara os trituradores conhecidos. De fato, a folga funcional de cisalhamentodepende da dimensão axial total do bloco porta-lâminas/lâminas e da posiçãoaxial relativa deste sobre a coroa-suporte. Na invenção, a retificação da faceexterna de cisalhamento de uma lâmina faz-se vantajosamente uma vez que alâmina e seu calço estejam montados sobre a peça porta-lâminas. O bloco obtidopode ser fixado sobre um conjunto de ferramentas que é em seguida posicionadosobre uma retificadora: esse conjunto de ferramentas reproduz a dimensão axialda coroa-suporte e está adaptada para que o bloco venha dispor-se conforme suaposição sobre a coroa-suporte; as faces laterais dessas ferramentas servem assimcomo planos de referência para realizar a retificação das lâminas. As duaslâminas opostas do bloco port-lâminas/lâminas são preferivelmente retificadasquando de uma mesma operação de manutenção, de modo que a dimensão axialtotal do bloco seja a que é apropriada. Graças à invenção, a folga funcional decisalhamento depende unicamente de duas tolerâncias: a tolerância de retificaçãoda face lateral externa das lâminas, que é uma operação efetuada na fábrica comgrande precisão, e a tolerância de montagem do bloco porta-lâminas/lâminassobre a coroa-suporte. Contrariamente aos trituradores conhecidos, não énecessário fabricar com precisão o calço de recuperação, as tolerâncias defabricação do referido calço, da face lateral interna da lâmina e até mesmo daface lateral externa de fixação da peça porta-lâminas que não influi na posiçãofinal da face externa de cisalhamento da lâmina (exceto em caso de substituiçãoda lâmina gasta por uma lâmina nova que não é submetida à retificação de suaface lateral externa).
Em geral, todas as lâminas de uma roda de cisalhamento serãopreferivelmente restauradas quando de uma mesma operação de manutenção,para não criar descontinuidade na face lateral de cisalhamento da roda. Nessecaso, todos os blocos porta-lâminas/lâminas são dessolidarizados da coroa-suporte, e as duas lâminas opostas de cada peça porta-lâminas são retiradas parapermitir que se coloque um calço entre cada um dentre os mesmos e a peça porta-lâminas. Os blocos porta-lâminas/calços/lâminas reconstituídos são em seguidafixados, graças aos elementos de fixação que ligam habitualmente as peças porta-lâminas à coroa-suporte, sobre um conjunto de ferramentas adaptado para sermontado sobre uma retificadora, sendo que o plano contém as referidas fixações(ou eventualmente as faces laterais externas das ferramentas) servindo comoplano de referência para a retificação. As faces laterais externas de cisalhamentodas lâminas situadas de um mesmo lado das ferramentas são simultaneamenteretificadas. Quando as duas séries de faces laterais de cisalhamento (de um lado edo outro das ferramentas) são retificadas, os blocos assim restaurados sãoretirados das ferramentas e recolocados sobre a coroa-suporte da roda decisalhamento.
Deve-se notar, enfim, que também é possível e vantajoso retificaros cantos periféricos externos das lâminas de acordo com um processosemelhante ao que foi descrito anteriormente, para avivar as arestas lateraisexternas de cisalhamento.
A invenção diz respeito também a um processo de desmontagem deum rotor de triturador de dejetos segundo a invenção, caracterizado por:- retirar-se pelo menos uma fila de blocos porta-lâminas/lâminasalinhados axialmente, manobrando os elementos de fixação que ligam cada peçaporta-lâminas à sua coroa-suporte,
- fazer-se com que o rotor seja submetido a uma rotação em tornode seu eixo, de modo que a fila de seções de faces periféricas desprovidas deblocos porta-lâminas/lâminas fique situada no plano que contém os eixos derotação dos dois rotores,
- fazer-se deslizar axialmente o rotor até sua retirada do triturador.
Este processo é particularmente vantajoso para os trituradores nosquais os rotores são acionados por dois moto-redutores situados cada um sobrequalquer uma das extremidades axiais dos referidos rotores, ou por um redutorque possui duas saídas ou uma caixa de transferência ligada a um ou doisredutores, as ditas saídas ou redutores estando situadas do mesmo lado que otriturador e ligadas cada uma a uma extremidade axial dos rotores.
A invenção diz respeito também a um triturador de dejetos, algumasde suas partes constitutivas e um processo de manutenção do referido triturador,caracterizados em combinação do todo ou de parte das característicasmencionadas acima e a seguir.
Outras finalidades, características e vantagens da invençãoaparecerão com a leitura da descrição a seguir, com referência às figuras dosdesenhos em anexo, que ilustram a título de exemplo não limitativo modos derealização da invenção. Nesses desenhos:
- a figura 1 é uma vista frontal de um modo de realização de umtriturador bi-rotor de dejetos de acordo com a invenção, sendo que a maior partedos elementos é cortada por um plano vertical que passa pelos eixos dos doisrotores,
- a figura 2 é uma vista parcial em perspectiva de um modo derealização de um rotor de acordo com a invenção,
- a figura 3 é uma vista lateral parcialmente cortada segundo umplano perpendicular ao eixo de rotação,
- a figura 4 é um corte com detalhe por um plano B paralelo aoeixo de rotação da roda e passando por este,- a figura 5 é um corte de detalhe por um plano A deslocado emrelação ao precedente,
- a figura 6 é uma vista parcial em perspectiva explodida que ilustraa montagem de um bloco porta-lâminas/lâminas sobre a coroa-suporte ou sua retirada,
- a figura 7 é uma vista parcial em perspectiva explodida que ilustraa montagem dos calços e lâminas sobre uma peça porta-lâminas ou sua retirada,
- as figuras 8 e 9 são cortes parciais de um outro modo derealização por planos paralelos ao eixo de rotação da roda análogos aos planos Ae B citados anteriormente.
O triturador de dejetos representado a título de exemplo na figura 1compreende dois rotores 1 e 2, de eixos paralelos, compostos cada umprincipalmente de um eixo 3 (respectivamente 4) acionado em rotação por ummotor (não representado) e de diversas rodas idênticas entre si, com exceção das duas rodas situadas nas extremidades dos rotores. As rodas são rigidamentemontadas e fixadas sobre o eixo 3 (resp. 4) e espaçadas por estais 5.
Cada roda compreende uma coroa suporte 6, diversas peças porta-lâminas 7 distribuídas sobre seu contorno e que comportam cada uma duaslâminas opostas 8 e 9 (uma única lâmina no caso de uma roda "extrema") que vem radialmente em ressalto da peça porta-lâminas 7, e eventualmente um (oudois) calço(s) de recuperação de espessura 10. Os eixos de rotação dos rotores 1 e2 são separados de uma distância inferior à soma do raio de uma roda do primeirorotor e do raio de uma roda do segundo rotor, de modo que as rodas dos doisrotores em rotação se interpenetrem. As rodas de um rotor são espaçadas ao longo de seu eixo de uma distância praticamente igual à dimensão axial do blocoporta-lâminas/lâminas das rodas do outro rotor aumentada das folgas funcionaisde cisalhamento, de modo que o cruzamento das rodas dos dois rotores durantesua rotação provoca o cisalhamento dos dejetos.
As figuras 2 e 3 representam respectivamente duas rodas de cisalhamento de um mesmo rotor, separadas por um estai, e uma das ditas rodas.A coroa-suporte 6 da roda é fixada sobre o eixo de acionamento 3 por chavetas33. Ela apresenta uma face periférica externa 29, no exemplo poligonal, quedefine seções planas 30, 31,... de recepção dos blocos porta-lâminas 7/lâminas 8,9.
Cada peça porta-lâminas 7 é posicionada sobre uma seção 30 dacoroa-suporte 6 por dois peões de centragem 15 e 16 e é fixada sobre a dita seção30 por um parafuso central 17 acessível a partir da face externa 26 da peça porta-lâminas 7, conforme ilustrado na figura 4. Cada lâmina 8 (ou 9) repousa em partesobre uma seção da face periférica 29 da coroa-suporte 6 conforme ilustrado nasfiguras 4 e 5 e está fixado sobre uma peça porta-lâminas 7 por dois parafusos 11 e13 (ou 12 e 14) acessíveis lateralmente esquematizados nas figuras 5, 6 e 7.Deve-se notar que somente dois diâmetros internos e dois parafusos de fixaçãosão necessários e suficientes para posicionar e fixar cada lâmina sobre uma peçaporta-lâminas, contrariamente ao dispositivo descrito pela US 4 901 929 do qualcada lâmina não contém menos de 8 diâmetros internos e 4 parafusos de fixação.Assim, o custo de fabricação das lâminas fica consideravelmente reduzido.
A dimensão axial L desejada do bloco amovível porta-lâminas/lâminas 34 é obtida eventualmente com a colocação de um (ou dois)calço(s) de recuperação de espessura. A parte esquerda da figura 4 (ou das figuras5, 8 ou 9) representa uma lâmina 9 (ou 40) que foi submetida a uma retificaçãode sua face lateral externa de cisalhamento (presença de um calço de recuperaçãode espessura 10 -ou 41). A parte reta ilustra o caso de uma lâmina nova (semcalço). Um bloco porta-lâminas/lâminas de acordo com a invenção poderia serrepresentado pela metade esquerda da figura 4(ou da figura 8) e seu simétrico(caso de um bloco compreendendo dois calços e duas lâminas retificadas), oupela metade direita de referida figura e seu simétrico (caso de um blococompreendendo duas lâminas novas e nenhum calço).
Deve-se notar que a dimensão axial de um bloco porta-lâminas/lâminas pode ser superior à da coroa-suporte, de modo que as lâminasnão repousem sobre a face periférica da dita coroa-suporte. Nesse caso, se aslâminas se estenderem radialmente na direção do eixo, diante das faces laterais dacoroa-suporte, a dimensão axial do conjunto peça porta-lâminas/calço épreferivelmente igual à da coroa suporte, para que as faces laterais internas daslâminas venham colocar-se junto às paredes laterais da coroa-suporte, impedindoassim o acúmulo de dejetos entre as ditas faces e das paredes.
As peças que participam do cisalhamento e do corte dos dejetos, ouas peças especificamente expostas aos atritos dos dejetos, ou seja, as lâminas 8 e9 e as peças porta-lâminas 7, são constituídas de materiais particularmenteresistentes à abrasão. Em um modo de realização possível da invenção, nãorepresentado nos desenhos em anexo, as paredes laterais 27 e 28 da coroa-suporte6 podem também ser protegidas por placas de desgaste.
De acordo com um outro modo de realização da invenção, ilustradona figura 8, a peça porta-lâmina 35 pode compreender uma cabeça 36 dedimensão axial reduzida e um colar 37 cuja dimensão axial total é sensivelmenteigual ou ligeiramente inferior à dimensão axial L do bloco porta-lâminas/lâminas.No colar 37 vem apoiar-se as lâminas 39 e 40, assim como os calços deretificação tais como 41. A peça porta-lâmina 35 é constituída por um materialmais resistente do que o da coroa-suporte 6: a parte das paredes ou das faceslaterais realizada nesse material resistente estende-se por conseguinte sobre umasuperfície maior nesse modo de realização do que no exemplo ilustrado nasfiguras 1 a 7. Esse modo de realização permite que sejam liberadas eventuaisplacas de desgaste laterais. Uma outra vantagem desse modo de realizaçãoconsiste em garantir melhor fixação das lâminas sobre sua peça porta-lâminas, jáque o colar dessa última serve também como base para a lâmina.
A invenção diz respeito também a um processo de manutenção deum triturador de dejetos parcialmente ilustrado nas figuras 6 e 7. No dispositivoda invenção, o reparo de uma lâmina 8 ou 9 gasta é uma operação simples erápida: solta-se o bloco porta-lâminas/lâminas amovível 34 desaparafusando-seos parafusos 17 que ligam a peça porta-lâminas 7 à coroa-suporte 6. Para evitaruma imobilização prolongada do triturador, um novo bloco porta-lâminas/lâminasé vantajosamente instalado e fixado sobre a dita coroa-suporte. Sua posição éajustada graças a dois pinos de centragem 15 e 16 e firmemente mantida peloparafuso 17. Separa-se em seguida de sua (ou de suas) peça porta-lâminas 7 a (ouas) lâmina(s) 9 (e/ou 8) a ser(em) restaurada(s) do bloco retirado,desaparafusando os parafusos 11 e 13 (e/ou 12 e 14). Intercala-se um calço 10entre a peça porta-lâminas 7 e uma lâmina 9 (ou troca-se o calço existente por umcalço de dimensão axial superior), de modo que a dimensão axial L do blocoporta-lâminas/lâminas 34 constituído seja superior à que é apropriada. O bloco émontado sobre uma ferramenta cuja face de recepção está adaptada à face internado referido bloco, ferramenta esta destinada a ser fixada sobre uma retificadorapara a retificação de cada uma das faces laterais externas de cisalhamento 18 e 21das duas lâminas 8 e 9. O bloco porta-lâminas/lâminas 34 assim restaurado podeser estocado e utilizado posteriormente, para substituir um outro blocodefeituoso.

Claims (19)

1. Roda de cisalhamento para triturador de dejetos, quecompreende:- uma coroa-suporte cilíndrica (6), que possui duas paredes laterais(27, 28) e uma face periférica (29) que define uma pluralidade de seções (30, 31),sendo que a coroa-suporte está adaptada para ser acionada em rotação em tornode um eixo por outro eixo (3),- uma pluralidade de lâminas de cisalhamento (8, 9) que possuicada uma, uma face lateral externa de cisalhamento (18, 21), sendo que cadalâmina está disposta em correspondência com uma seção (30) da face periférica(29) da coroa-suporte (6), de modo a posicionar-se radialmente em ressalto emrelação à face periférica,sendo a roda de cisalhamento caracterizada por compreender:- uma pluralidade de peças porta-lâminas (7), que compreendemcada uma, uma face (23), dita face interna, adaptada para ser aplicada sobre umaseção (30) da face periférica (29) da coroa-suporte, uma face (26) dita faceexterna, oposta à face interna, e pelo menos uma face lateral (24) de fixação deuma lâmina de cisalhamento (8),- elementos de fixação amo vivei (11-14), adaptados para permitira fixação de uma lâmina de cisalhamento (8, 9) sobre uma peça porta-lâminas (7)e acessíveis desde a face lateral externa de cisalhamento (18) da lâmina, estandoa lâmina adaptada para ser fixada sobre a peça porta-lâminas diante de uma facelateral de fixação (24, 25) da dita peça, com vistas a formar com a peça porta-lâminas um bloco rígido porta-lâminas/lâmina (34),- elementos de fixação amovível (15-17), adaptados parapermitir a fixação de uma peça porta-lâminas (7) sobre a coroa-suporte (6) eacessíveis desde a face externa (26) da peça porta-lâminas, com vistas a permitira fixação do bloco porta-lâminas/lâmina (34) sobre a coroa-suporte ou suaretirada.
2. Roda de cisalhamento de acordo com a reivindicação 1,caracterizada por cada lâmina (8) ser fixada sobre uma peça porta-lâminas (7),de modo a estender-se radialmente pelo menos até a face externa (26) da referidapeça porta-lâminas.
3. Roda de cisalhamento de acordo com uma das reivindicações 1ou 2, caracterizada por cada lâmina (8) apresentar uma forma e uma instalaçãoadaptadas para posicionarem-se radialmente em ressalto em relação à faceexterna (26) da peça porta-lâminas (7), sobre uma altura crescente a montante nosentido a jusante (em relação ao sentido de rotação da roda) de modo a formarum dente (42) de acionamento e de cisalhamento dos dejetos.
4. Roda de cisalhamento de acordo com uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizada por cada lâmina (9) possuir um canto (20), dito cantointerno, disposto para posicionar-se no prolongamento axial da face interna (23)da peça porta-lâminas (7) sobre a qual está fixado.
5. Roda de cisalhamento de acordo com a reivindicação 4,caracterizada por cada lâmina (9) apresentar um canto interno (20) adaptadopara colocar-se pelo menos em parte em apoio sobre uma seção (30) da faceperiférica (29) da coroa-suporte (6), sendo que cada peça porta-lâmina (7)apresenta uma dimensão axial inferior à dimensão axial da coroa-suporte.
6. Roda de cisalhamento de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3,caracterizada por cada peça porta-lâminas (35) possuir um colar (37) e umacabeça (36) de dimensão axial inferior à do colar, de modo que:- a cabeça apresente pelo menos uma face lateral de fixação (43) deuma lâmina diante da qual está fixada uma lâmina (39),- o colar apresente pelo menos uma face externa (45) junto à qual alâmina vem em apoio (39).
7. Roda de cisalhamento de acordo com a reivindicação 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizada por cada seção (30) da coroa-suporte sustentar uma peçaporta-lâminas (7), e por cada peça porta-lâminas (7) sustentar pelo menos umalâmina (8), estando as lâminas dispostas ao redor da coroa-suporte (6), de modoque duas lâminas vizinhas sejam contíguas, e sendo que as faces laterais externasde cisalhamento (18) das lâminas formam uma superfície lateral de cisalhamentocontínua.
8. Roda de cisalhamento de acordo com a reivindicação 7,caracterizada por cada peça porta-lâminas (7) apresentar duas faces laterais defixação (24, 25) de uma lâmina, sendo que sobre cada uma das quais está fixadauma lâmina (8, 9) de modo a formar duas superfícies laterais de cisalhamentoopostas contínuas em torno da roda.
9. Roda de cisalhamento de acordo com a reivindicação 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizada por a coroa-suporte apresentar uma face periférica deforma cilíndrica de revolução em torno do eixo de rotação, sendo que as peçasporta-lâminas apresentam faces internas de forma cilíndrica adaptadas paraaplicarem-se sobre uma seção da face periférica da coroa-suporte.
10. Roda de cisalhamento de acordo com a reivindicação 1,2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizada por a coroa-suporte (6) apresentar uma faceperiférica (29) poligonal que define seções planas (30, 31), sendo que cada peçaporta-lâminas (7) apresenta uma face interna (23) plana adaptada para aplicar-sesobre uma seção (30, 31) da face periférica da coroa-suporte.
11. Rotor para triturador de dejetos, caracterizado porcompreender pelo menos uma roda de cisalhamento conforme uma dasreivindicações 1 a 10, solidária a um eixo (3) de acionamento em rotação dareferida roda em torno de um eixo.
12. Rotor para triturador de dejetos de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por compreender uma pluralidade de rodas idênticasregularmente espaçadas ao longo do eixo de acionamento (3), sendo que cadapeça porta-lâminas (7) de cada uma das rodas apresenta duas faces laterais defixação (24, 25) sobre cada uma das quais está fixada uma lâmina (8, 9), de modoa formar em torno da roda duas superfícies laterais de cisalhamento opostascontínuas.
13. Triturador de dejetos, caracterizado por compreender pelomenos dois rotores (1, 2) conforme a reivindicação 11 ou 12, de eixos paralelos,sendo que as rodas dos rotores estão dispostas sobre seu eixo respectivo (3, 4) demodo a interpenetrarem-se e a apresentarem superfícies laterais de cisalhamentoadjacentes, separadas por uma folga de cisalhamento.
14. Processo de manutenção de um triturador de dejetos conforme areivindicação 13, com vistas à substituição ou ao reparo de pelo menos umalâmina (9), caracterizado por:- separar-se o bloco porta-lâminas/lâminas (34) em questão dacoroa-suporte (6), manobrando-se os elementos de fixação (17) que ligam a peçaporta-lâminas (7) à coroa-suporte.- instalar-se e fixar-se um novo bloco porta-lâminas/lâminas sobrea face periférica (29) da coroa-suporte, manobrando os elementos de fixação (15--17) que ligam a peça porta-lâminas (7) à coroa-suporte (6).
15. Processo de manutenção de acordo com a reivindicação 14,caracterizado por:- o bloco porta-lâminas (34) em questão ser solto e separado daroda, separar-se a ou as lâminas (9) da peça porta-lâminas (7) monobrando-se oselementos de fixação (11) que ligam a lâmina à referida peça,- substituir-se a dita lâmina por uma nova lâmina e fixar-se estaúltima sobre a peça porta-lâminas (7) manobrando-se os elementos de fixação(11) que ligam a lâmina à referida peça,- instalar-se e fixar-se sobre a coroa-suporte (6) o novo bloco porta-lâminas/lâminas obtido.
16. Processo de reparo de um bloco porta-lâminas/lâminascaracterizado por:- o bloco porta-lâminas/lâminas (34) em questão ser solto eseparado da roda e separar-se a lâmina (9) da peça porta-lâminas (7)manobrando-se os elementos de fixação (11) que ligam a lâmina à referida peça,- instalar-se uma peça cortada em partes, dita calço (10), junto àface lateral externa (25) da peça porta-lâminas,- posicionar-se a lâmina (9) em questão junto ao calço, e fixar-se oconjunto calço/lâmina sobre a peça porta-lâminas, manobrando-se os elementosde fixação (11) que ligam a lâmina à referida peça,- retificar-se a (ou as) face(s) lateral(ais) externas (21) decisalhamento da (ou das) lâmina(s) (9) de modo a ajustar a dimensão axial L dobloco porta-lâminas/lâminas (34) e a posição da face lateral externa decisalhamento (21) em relação à peça porta-lâminas (7).
17. Processo de manutenção de um triturador de dejetos de acordocom a reivindicação 14, caracterizado por:- restaurar-se o bloco porta-lâminas/lâminas (34) em questãoconforme o processo de reparo da reivindicação 16,- instalar-se e fixar-se sobre a coroa-suporte (6) o novo bloco porta-lâminas/calço/lâminas obtido.
18. Processo de manutenção de um triturador de dejetos de acordocom a reivindicação 14, caracterizado por:- instalar-se e fixar-se um bloco porta-lâminas/lâminas novo oupreviamente restaurado sobre a face periférica (29) da coroa-suporte (6)manobrando-se os elementos de fixação (15-17) que ligam a peça porta-lâminas(7) à coroa-suporte,- restaurar-se o bloco porta-lâminas/lâminas (34) gasto retiradoconforme o processo de reparo da reivindicação 16,- armazenar-se o bloco porta-lâminas/calço/lâminas obtido comvista à sua utilização para uma operação de manutenção posterior.
19. Processo de desmontagem de um rotor de triturador de dejetosconforme a reivindicação 13, caracterizado por:- retirar-se pelo menos uma fila de blocos porta-lâminas/lâminas(34) alinhados axialmente, manobrando-se os elementos de fixação (15-17) queligam cada peça porta-lâminas em questão à sua coroa-suporte,- fazer-se com que o rotor seja submetido a uma rotação em tornode seu eixo de modo que a fila de seções (30) de faces periféricas desprovidas deblocos porta-lâminas/lâminas esteja situada no plano que contém os eixos derotação dos dois rotores,- fazer-se deslizar axialmente o rotor até sua retirada do triturador.
BRPI0110891-3A 2000-05-25 2001-05-14 triturador de dejetos, roda de cisalhamento e rotor para o mesmo, e processos de manutenção, reparo e desmontagem do rotor do mesmo. BR0110891B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0006701A FR2809333B1 (fr) 2000-05-25 2000-05-25 Broyeur de dechets perfectionne, parties constitutives et procede de maintenance
FR00/06/701 2000-05-25
PCT/FR2001/001449 WO2001089700A1 (fr) 2000-05-25 2001-05-14 Broyeur de dechets perfectionne, parties constitutives et procede de maintenance

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0110891A BR0110891A (pt) 2003-03-11
BR0110891B1 true BR0110891B1 (pt) 2011-08-09

Family

ID=8850615

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0110891-3A BR0110891B1 (pt) 2000-05-25 2001-05-14 triturador de dejetos, roda de cisalhamento e rotor para o mesmo, e processos de manutenção, reparo e desmontagem do rotor do mesmo.

Country Status (13)

Country Link
US (1) US6854676B2 (pt)
EP (1) EP1289663B8 (pt)
BR (1) BR0110891B1 (pt)
CA (1) CA2410565C (pt)
DE (1) DE60125934T2 (pt)
DK (1) DK1289663T3 (pt)
ES (1) ES2279812T3 (pt)
FR (1) FR2809333B1 (pt)
MX (1) MXPA02011645A (pt)
PL (1) PL200839B1 (pt)
RU (1) RU2263543C2 (pt)
UA (1) UA72977C2 (pt)
WO (1) WO2001089700A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7836923B2 (en) * 2002-10-25 2010-11-23 Key Knife, Inc. Ring slicer with easily removable knife and knife assembly
FR2892952B1 (fr) * 2005-11-04 2008-03-21 Sarl Mecanique Conception Ind Machine de broyage de materiaux, comprenant un premier et un deuxieme rotors paralleles montes rotatifs sur un chassis fixe.
US7641135B1 (en) * 2006-02-28 2010-01-05 Emily Lo Combinative cutting wheel of a rotary cutter of paper shredder
DE102008005941A1 (de) 2008-01-24 2009-07-30 Pallmann Maschinenfabrik Gmbh & Co Kg Zerkleinerungsvorrichtung für Aufgabengut mit gegenläufigen Rotoren
US20110204171A1 (en) * 2010-02-24 2011-08-25 Craven Matt H Replaceable insert for a hammermill hammer
US9144803B2 (en) 2011-06-24 2015-09-29 Vecoplan Llc Shredder with multi-point cutters
DE102011119589A1 (de) * 2011-11-29 2013-05-29 Pallmann Maschinenfabrik Gmbh & Co. Kg Werkzeugeinheit und Schneid- oder Stanzwerkzeug für eine Zerkleinerungsvorrichtung sowie damit ausgerüstete Vorrichtung
CN103770135B (zh) * 2012-10-17 2016-04-06 中国人民解放军理工大学 闭环联动式切丝装置
CN103190301B (zh) * 2013-04-12 2015-10-28 天佑电器(苏州)有限公司 园艺切割工具
DE102013207092A1 (de) * 2013-04-19 2014-10-23 Takraf Gmbh Brechwalze für einen Walzenbrecher
WO2016049792A1 (zh) * 2014-09-29 2016-04-07 贾茂军 磁电无极自动变速器
US10688499B2 (en) * 2016-08-04 2020-06-23 Sheldon LITWILLER Organic material and plant vine chopper assembly
US20180290149A1 (en) * 2017-04-11 2018-10-11 Diamond Mowers, Llc No Weld Replaceable Cutting Tooth Holder System
CN111604155B (zh) * 2020-05-30 2021-08-31 深圳市保洁恒环境产业有限公司 一种城市固体废弃物的处理方法及装置
RU203903U1 (ru) * 2020-11-09 2021-04-26 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Российский государственный аграрный университет - МСХА имени К.А. Тимирязева" (ФГБОУ ВО РГАУ - МСХА имени К.А. Тимирязева) Нож роторной дробилки
IT202100003074A1 (it) * 2021-02-11 2022-08-11 Zato S R L Impianto per la triturazione di rifiuti metallici, asse impiegabile in tale impianto, nonché disco impiegabile in tale asse

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3314617A (en) * 1964-01-29 1967-04-18 Noble & Wood Machine Co Pulper defibering means
US4854508A (en) 1988-10-06 1989-08-08 Columbus Mckinnon Corporation Tire shredding machine
US4901929A (en) 1989-05-08 1990-02-20 Barclay Randel L Rotary shearing wheel with individually replaceable cutting segments
JP2911403B2 (ja) * 1996-04-25 1999-06-23 株式会社キンキ 二軸剪断式破砕機の回転刃
US5730375A (en) * 1996-11-15 1998-03-24 Timothy W. Cranfill Blade assembly and method

Also Published As

Publication number Publication date
PL200839B1 (pl) 2009-02-27
DE60125934T2 (de) 2007-10-25
US6854676B2 (en) 2005-02-15
US20030122006A1 (en) 2003-07-03
EP1289663A1 (fr) 2003-03-12
ES2279812T3 (es) 2007-09-01
WO2001089700A1 (fr) 2001-11-29
CA2410565A1 (fr) 2001-11-29
BR0110891A (pt) 2003-03-11
EP1289663B1 (fr) 2007-01-10
UA72977C2 (uk) 2005-05-16
CA2410565C (fr) 2009-07-28
DK1289663T3 (da) 2007-05-07
EP1289663B8 (fr) 2007-02-21
RU2263543C2 (ru) 2005-11-10
PL359132A1 (en) 2004-08-23
DE60125934D1 (de) 2007-02-22
FR2809333B1 (fr) 2002-08-16
MXPA02011645A (es) 2003-03-27
FR2809333A1 (fr) 2001-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0110891B1 (pt) triturador de dejetos, roda de cisalhamento e rotor para o mesmo, e processos de manutenção, reparo e desmontagem do rotor do mesmo.
RU2445193C2 (ru) Инструмент
EP1715735B1 (en) Tree stump grinder
US6364227B1 (en) Interface elements for shredder mills
US6343755B1 (en) Tire shredding machinery
US4901929A (en) Rotary shearing wheel with individually replaceable cutting segments
CN204151656U (zh) 道路铣刨机
EP0026996B1 (en) Bladed centrifugal blasting wheel
CA2650747C (en) Comminuting device with counter-rotating rotors
US4776249A (en) Resharpenable rotary shearing apparatus
US7172147B2 (en) Modular blade assembly with alignment means
JP2911415B2 (ja) せん断破砕機
DE19842982C2 (de) Bremsscheibe mit demontierbaren und geteilten Reibscheibenverschleißbelägen
WO1998043779A1 (en) A surface treating article and method and system for retaining such article
CN216463976U (zh) 一种钢球加工用初研立式机床树脂砂轮修整器
US3683566A (en) Segmented grinding wheel assembly
JP2003144955A (ja) 剪断式破砕機
CN211491109U (zh) 一种金刚石铣磨砂轮
CN201833061U (zh) 纵剪机
JP2976806B2 (ja) セグメント式研削砥石
CN210735286U (zh) 一种fu型拉链机链轮
JPS643643Y2 (pt)
JPS62271678A (ja) 切断機
JP2942461B2 (ja) 研削盤における砥石車のロータリドレッサー装置
SU1733093A1 (ru) Устройство дл измельчени

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/08/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE AS 13A E 14A ANUIDADES.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2344 DE 08-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.