BR0100654B1 - processo para preparação de borrachas finamente divididas, em forma de pó e contendo carga à base emulsões de borracha de látex por precipitação a partir de misturas aquosas, e uso das referidas borrachas. - Google Patents

processo para preparação de borrachas finamente divididas, em forma de pó e contendo carga à base emulsões de borracha de látex por precipitação a partir de misturas aquosas, e uso das referidas borrachas. Download PDF

Info

Publication number
BR0100654B1
BR0100654B1 BRPI0100654-1A BR0100654A BR0100654B1 BR 0100654 B1 BR0100654 B1 BR 0100654B1 BR 0100654 A BR0100654 A BR 0100654A BR 0100654 B1 BR0100654 B1 BR 0100654B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rubber
carbon black
suspension
process according
powder
Prior art date
Application number
BRPI0100654-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0100654A (pt
Inventor
Udo Goerl
Reinhard Stober
Matthias Schmitt
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0100654A publication Critical patent/BR0100654A/pt
Publication of BR0100654B1 publication Critical patent/BR0100654B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08JWORKING-UP; GENERAL PROCESSES OF COMPOUNDING; AFTER-TREATMENT NOT COVERED BY SUBCLASSES C08B, C08C, C08F, C08G or C08H
    • C08J3/00Processes of treating or compounding macromolecular substances
    • C08J3/20Compounding polymers with additives, e.g. colouring
    • C08J3/205Compounding polymers with additives, e.g. colouring in the presence of a continuous liquid phase
    • C08J3/21Compounding polymers with additives, e.g. colouring in the presence of a continuous liquid phase the polymer being premixed with a liquid phase
    • C08J3/215Compounding polymers with additives, e.g. colouring in the presence of a continuous liquid phase the polymer being premixed with a liquid phase at least one additive being also premixed with a liquid phase
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08JWORKING-UP; GENERAL PROCESSES OF COMPOUNDING; AFTER-TREATMENT NOT COVERED BY SUBCLASSES C08B, C08C, C08F, C08G or C08H
    • C08J2321/00Characterised by the use of unspecified rubbers

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Processes Of Treating Macromolecular Substances (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Pigments, Carbon Blacks, Or Wood Stains (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSOPARA PREPARAÇÃO DE BORRACHAS FINAMENTE DIVIDIDAS, EMFORMA DE PÓ E CONTENDO CARGA À BASE DE EMULSÕES DEBORRACHA DE LÁTEX POR PRECIPITAÇÃO A PARTIR DE MISTURASAQUOSAS, E USO DAS REFERIDAS BORRACHAS".
A invenção se refere a um processo para preparação de borra-chas em pó finamente divididas à base de emulsões de borracha de látexpor precipitação de misturas contendo água e o pó assim preparado.
Foram divulgadas diversas publicações a respeito do objetivo edo propósito da utilização de borracha em pó, assim como sobre possíveisprocessos para sua preparação.
A explicação para o interesse em bateladas de carga/borrachaem pó dá-se obrigatoriamente a partir da técnica de elaboração na indústriada borracha. Lá são preparadas as misturas de borracha com elevado gastode energia, tempo, e pessoal. O principal motivo para tanto é que a matéria-prima de borracha apresenta-se na forma de fardos e durante a sua elabora-ção devem ser mecanicamente agregadas e dispersas na fase de borrachagrandes quantidades de cargas ativas (negro de fumo industrial, sílicas,etc.).
Esse processo de mistura mecânico ocorre na prática em gran-des misturadores internos ou em moinhos de rolo, em várias etapas de pro-cesso. Entre as etapas de mistura individuais, a mistura é armazenada in-termediariamente e finalmente, após adição de produtos químicos de reticu-lação, é processada em mistura pronta para uso em dispositivos de extrusãoou calandras, formando produtos semi-acabados (por exemplo, bandas derodagem).
A partir dessa técnica custosa de elaboração da borracha pode-se considerar apenas uma tecnologia de elaboração totalmente nova.
A técnica considerada mais apropriada é, há muito tempo, a tec-nologia da borracha em pó. (Delphi Report "Künftige Herstellverfahren in derGummiindustrie" Rubber Journal, vol. 154, n° 11, 20-34 (1942). Ela combinaa necessidade da carga já incorporada com a forma de obtenção particularde uma borracha em pó que flui livremente, em forma de pó, apropriado parao emprego em processos de mistura contínuos, representando há muitotempo o estado da técnica na indústria de plásticos.
A preparação da borracha em pó ocorre, de acordo com o esta-do da técnica, por precipitação de uma mistura de uma suspensão de carga(por exemplo negro de fumo ou sílica) e uma emulsão de borracha de látexpor diminuição do valor do pH com o auxílio dos apropriados ácidos deBrõnsted ou de Lewis (DE-PS 37 23 213 ou 37 23 214, DE-PS 28 22 148).
Como extremamente necessário em todas essas patentes, saissolúveis em água de metais dos grupos lia, Nb, Illa ou Vlll da Tabela Perió-dica de Elementos são incorporados em quantidades de 0,5 - 6,5, e nas pa-tentes mais novas (DE 198 15 453,4; DE 198 16 972.8) até 10 phr para asuspensão de carga.
Essa distribuição em grupos corresponde à recomendação daIUPAC (ver Tabela Periódica de Elementos, Editora Chemie, Weinheim,1985). Substitutos típicos são cloreto de magnésio, sulfato de zinco, cloretode alumínio, sulfato de alumínio, cloreto de ferro, sulfato de ferro, nitrato decobalto e sulfato de níquel, em que os sais do alumínio, particularmente sul-fato de alumínio, são preferidos.
Igualmente indispensável é a presença de silicato alcalino emquantidades de até 5 phr.
Todos esses materiais não especificamente de borracha adicio-nados em grandes quantidades na preparação da borracha em pó devem,entretanto, ser vistos como desnecessários, até mesmo como constituintesdanosos ao produto. É, portanto, o objetivo da invenção preparar bateladasde borracha/carga, tanto quanto possível, apenas com materiais desejadosna técnica da borracha, que promovam ou que apenas não influenciem ne-gativamente a capacidade de vulcanização (Cabot-Publicação do Pedido dePatente PCT/US98/20279).
Além da inserção parcial desses materiais estranhos/não usuaisà borracha no produto, uma grande parte permanece também na água deprecipitação, e representa assim uma técnica duvidosa pelo potencial riscode dano ao meio ambiente. Em outras palavras, é necessário, sob circuns-tâncias, um processamento dispendioso da água residual.
É, portanto, objetivo da invenção o desenvolvimento de um pro-cesso de precipitação e de preparação que seja livre dos co-constituintesindesejados acima mencionados e, assim, satisfaça as demais exigências aoproduto, tal como o controle da aderência, assim como apresente extraordi-nárias propriedades da técnica da borracha. A tarefa da invenção é solucio-nada conforme as reivindicações.
A invenção descreve um novo processo para preparação de ba-teladas de borracha em pó/carga, de livre escoamento, que é caracterizadopelo seguinte modo de procedimento.
Para iniciar a preparação da borracha em pó, de acordo com ainvenção, toda a carga é dividida em três partes: negro de fumo em bloco,divisão de negro de fumo 1 e divisão de negro de fumo 2. O negro de fumoem bloco, que perfaz cerca de 30-60% do negro de fumo total de um produtopronto, é disperso em água. A quantidade total de água empregada dependedo tipo da carga e do grau de desintegração. Em geral, os constituintes dacarga não solúveis em água situam-se de 1-10%, de preferência 4-7%. Oteor de carga da suspensão atua segundo a desintegração dos sais bivalen-tes acima mencionados como um regulador para a posterior distribuição detamanho de grão do produto final desejada. Em regra, uma alta densidadede suspensão leva a um produto mais duro e vice-versa.
Da preparação dessas suspensões de cargas podem se derivar,então, dois modos diferentes de precipitação:
1. Precipitação utilizando tubo de precipitação (modo de precipi-tação semi-contínuo).
Para este propósito, a suspensão de carga acima descrita, con-sistindo do negro de fumo em bloco, é ajustada ao valor final de pH da pre-cipitação de 2,5 - 6, de preferência 3,8 - 5,5, por meio de um ácido deBrõnsted, de preferência ácido sulfúrico, e em seguida é conduzida com olátex a um reator tubular. Assim, a coagulação do látex é ativada, a forma-ção do núcleo de borracha em pó é iniciada e o núcleo que se forma é reco-lhido em um tanque coletor.
Concomitantemente, uma suspensão aquosa com um valor depH de 7 - 9,5, de preferência 7,5 - 8,5, da segunda parte do negro de fumo(divisão de negro de fumo 1 ("splitting black 1")) consistindo de 30 - 60% donegro de fumo total ao qual é continuamente adicionado núcleo de borrachaem pó, é mantido em um tanque coletor. Assim, paralelamente, o valor dopH da suspensão de borracha em pó é mantido através da adição contínuade ácido sulfúrico 10% ao valor final do pH desejado da precipitação, isto é,entre 2,5 - 6, de preferência 3,8 - 5,5, e a precipitação é conduzida sob es-sas condições até o final. Por adição contínua da divisão de negro de fumocontrola-se o tamanho dos grãos da borracha em pó.
Após o término da precipitação, a terceira parte do negro de fu-mo (divisão de negro de fumo 2 ("splitting black 2")), que perfaz 5 - 15% donegro de fumo total como suspensão de carga, é adicionada à suspensão deborracha em pó aquosa e opcionalmente ajustada novamente por meio deácido sulfúrico ao valor final de pH no âmbito acima mencionado.
2. Precipitação da pré-mistura
Primeiramente, uma suspensão de carga é preparada de manei-ra na qual se dispersa em água uma primeira porção, de preferência entre50 - 98%, da carga contida no produto final. O teor de sólidos da suspensão,dependendo do tipo da carga e do grau de desintegração, importa entre 1 -10%, de preferência entre 4 - 7%. O valor do pH da suspensão situa-se aquientre 7 - 9,5, de preferência 7,5 - 9.
A suspensão de carga assim preparada é introduzida juntamentecom toda a emulsão de borracha de látex em um tanque de precipitação evigorosamente agitada. Em seguida, introduz-se uma solução de H2SO4 a10 % e o valor do pH final da suspensão de precipitação é trazido para umafaixa de 2,5 - 6, de preferência 3,8 - 5,5. Em seguida, a divisão de negro defumo 1 (2-50% do negro de fumo total) é igualmente suspensa em água, emseguida, adicionada, e opcionalmente o valor do pH é novamente ajustadopor meio de H2SO4.
A borracha em pó é, em geral, precipitada a uma temperaturaentre 10 e 60°C, particularmente a uma temperatura ambiente de 20 até35°C.
Como tipos de borracha apropriadas foram indicadas as seguin-tes espécies, sozinhas ou misturadas umas com as outras: emulsão SBR1borracha acrilonitrilo, borracha butadieno polimerizada em emulsão aquosa,e borracha natural.
Como borracha natural, o denominado "látex de campo", comviscosidades Mooney de 50 - 120 unidades Mooney, particularmente 55 - 75unidades Mooney, é uma forma particularmente apropriada.
O teor de sólidos das emulsões de borracha utilizadas é, em ge-ral, de 15-65%, de preferência entre 20-30%.
Como cargas são utilizadas os negros de fumo conhecidos daelaboração da borracha.
Esses incluem os negros de fumo de forno, negros de fumo degás e de chama com um índice de adsorção de iodo de 5 até 1000 m2/g, umíndice CTAB de 15 até 600 m2/g, uma adsorção DBP de 30 até 400 ml/100 ge um índice DBP 24 M4 de 50 até 370 ml/100 g, e são utilizados em umaquantidade de 5 até 250 partes, particularmente de 20 até 150 partes, por100 partes em peso de borracha, particularmente de 40 até 100 partes.
Em uma modalidade particular, os negros de fumo utilizados pa-ra a invenção compreendem negros de fumo descritos no pedido de patenteDE 198 40 663 com propriedades dinâmicas aperfeiçoadas se comparadascom negros de fumo padrão.
A quantidade total de carga é, neste caso, de 20 até 250 partesem peso de carga por 100 partes em peso de borracha. As borrachas em póde acordo com a invenção podem, além das cargas de negro de fumo men-cionadas, conter também sílicas precipitadas e cargas naturais, organosila-nos, e, opcionalmente, adjuvantes de elaboração ou de vulcanização, taiscomo óxido de zinco, estearato de zinco, ácido esteárico, poliálcoois, polia-minas, amaciantes, agentes de proteção contra envelhecimento, calor, luzou oxigênio e ozônio, resinas reforçadoras, agentes de proteção contrachama, como por exemplo AI(OH)3 e Mg(OH)2, pigmentos, diversos produtosquímicos de reticulação e, opcionalmente, enxofre, nas concentrações usu-ais na técnica da borracha.
As borrachas em pó presentes na água, obtidas de acordo como modo de preparação acima descrito, são então substancialmente desidra-tadas por meios mecânicos. Apresentaram-se aqui como agregados vanta-josos uma centrífuga ou um filtro a vácuo.
Finalmente, ocorre uma etapa de secagem térmica até uma u-midade residual < 3%, de preferência < 1%, particularmente em um secadorde leito fluidizado.
Em uma modalidade particular apresentou-se como vantajosopulverizar a borracha em pó pronto, seca, para posterior redução da aderên-cia, com produtos empregados na indústria da borracha, isto é, secagempara revestimento. Como apropriado, apresentaram-se, entre outros, ácidoesteárico, sílicas, e particularmente óxido de zinco em quantidades de 0,1 - 3phr, particularmente 0,25 - 1 phr. A introdução da camada de revestimentosobre o núcleo da borracha em pó ocorre em misturadores de pó apropria-dos, isto é, evitando-se o uso de cisalhador, para não destruir o núcleo.
A camada de revestimento aplicada possibilita particularmente oarmazenamento, com elevada vedação, por um longo espaço de tempo, dosprodutos em alta compressão, em silos, por exemplo, sem que ocorra agluti-nação.
As borrachas em pó de acordo com a invenção são empregadaspara preparação de misturas de borracha vulcanizáveis. Assim, os constitu-intes necessários para a preparação da mistura estão todos já contidos naborracha em pó. De preferência, esses, entretanto, contêm borracha e car-gas dos tipos acima indicados. Entretanto, eles também podem ser mistura-dos com outras borrachas e cargas convencionais, se isto for um requisitopara formar a mistura de borracha desejada.
A borracha em pó finamente dividida de acordo com a invençãoé fácil de se trabalhar, proporciona misturas de borracha com excelente dis-persão e borrachas vulcanizáveis com propriedades aperfeiçoadas.Exemplos de PreparaçãoI.NR/N234 47 phr de nível de carga, precipitação tubular.
Sob agitação, é preparada uma dispersão estável a partir de14,1 kg de N234 e 352 L de água, com um teor de sólidos de 4%. A suspen-são de negro de fumo é em seguida dividida na proporção de 50 (negro defumo em bloco): 40 (divisão de negro de fumo 1) : 10 (divisão de negro defumo 2). Ambas as divisões de negro de fumo são colocadas nos respecti-vos recipientes de divisão providos para este propósito.
A suspensão de negro de fumo com negro de fumo em bloco éem seguida ajustada ao pH 5 por meio de H2SO4 a 10% e a suspensão denegro de fumo assim tratada é conduzida em um tubo de precipitação jun-tamente com o látex. Ao mesmo tempo, a divisão de negro de fumo 1 é ali-mentada a partir do recipiente de divisão através de uma bomba para o inte-rior de um coletor para grãos de borracha em pó produzidos. Paralelamente,o valor do pH da suspensão de borracha em pó, que se elevaria por adiçãoda divisão de negro de fumo alcalina (pH de cerca de 9), é mantido constan-te no pH 5 (H2SO4). Após o final da etapa de precipitação, a divisão denegro de fumo 2 é alimentada e também aqui o valor do pH é mantido em5 por adição de H2SO4. Após um tempo de amadurecimento de cerca de 2horas a borracha em pó é mecanicamente desidratada e em seguida secaa < 1 %.
II. E-SBR / N234 76 phr de nível de carga, precipitação dapré-mistura
Sob agitação, prepara-se a partir de 26,6 kg de N234 e 532 L deágua, uma suspensão de negro de fumo a 5%. Em seguida, a suspensão édividida na proporção de 80 (negro de fumo em bloco): 20 (divisão de negrode fumo). Látex e negro de fumo em bloco são conduzidos ao recipiente deprecipitação e ajustados ao pH 4 por adição de H2SO4 a 10%. Após a preci-pitação ter terminado, a divisão de negro de fumo é alimentada e ajusta-senovamente o valor do pH da suspensão de borracha em pó ao pH 4 pormeio de H2SO4. Em seguida, opcionalmente após um tempo de amadureci-mento, a maior parte da água é mecanicamente separada e o produto úmidoé secado até uma umidade residual < 1%.Para reduzir ainda mais a aderência do produto seco, o produtoé posteriormente revestido com 0,5 phr de ZnO no misturador de pó.Exemplos
A) Matérias-primas utilizadas
1) Matérias-primas para a preparação da borracha em pó
Corax N 234 negro de fumo de forno da Degussa-Hüls com uma adsorção J2 de 120 mg/gNR Feld-Látex Látex com uma viscosidade Mooney de ~ 55 - 60 estabilizado com ZnO/TMTD/NH3 da Inter Rubber Latex Co. O látex apresenta-se com cerca de 30% de água.E-SBR 1500 Látex com uma viscosidade Mooney de ~ 42 da BSL. O látex apresenta-se com cerca;de 20% de água.
2) Constituintesdasmisturasdeborracha
SMR 10 Borracha padrão da Malásia: borracha natural
6PPD N-(1,3-dimetilbutil)-N'-fenil-p-fenilenodiamina
TMQ 2,2,4-trimetiM ,2-dihidro-quinolina
Protetor G35 Mistura de ceras refinadas de hidrocarbonetoÁcido esteárico Mistura de ácidos monocarboxílicos C12-18
ZnO RS Óxido de zinco Rotsiegel
TBBS N-terc-butil-2-benzotiazilsulfenamida
CTP N-ciclohexiltioftalimida
B) Métodos de teste da técnica de borracha
Ensaio de tração no bastão DIN 53 504
Dureza Shore DIN 53 505
Resistência a rasgo posterior DIN 53 507
Fricção DIN 53 516
Dispersão (Aspereza) DIN 47 88
1) Comparação do quadro de valores técnicos da borracha do produto deacordo com a invenção (Exemplo de preparação 1) NR/negro de fumo contrauma mistura padrão:<table>table see original document page 10</column></row><table>
* 100 partes de látex NR, 47 partes de Fluffy N234
2) Especificação da Mistura:
Primeira etapa
<table>table see original document page 10</column></row><table>
Segunda Etapa:
<table>table see original document page 10</column></row><table><table>table see original document page 11</column></row><table>
c) Propriedades técnicas da borracha
<table>table see original document page 11</column></row><table>
O produto de acordo com a invenção mostra vantagens em mó-dulo, particularmente em desgaste DIN e em valores de dispersão.

Claims (18)

1. Processo para preparação de borrachas finamente divididas,em forma de pó e contendo carga à base de emulsões de borracha de látexpor precipitação a partir de misturas aquosas, caracterizado pelo fato de quecompreende:dividir toda a carga de negro de fumo em núcleo, divisão de ne-gro de fumo 1 e divisão de negro de fumo 2, em que a quantidade de consti-tuintes não solúveis em água da dita carga é de 1 e 10%;dispersar o negro de fumo em núcleo em água, fornecendo umasuspensão do dito negro de fumo em núcleo;dispersar a divisão de negro de fumo 1 em água, fornecendouma suspensão da dita divisão de negro de fumo 1;dispersar a divisão de negro de fumo 2 em água, fornecendouma suspensão da dita divisão de negro de fumo 2;ajustar o valor de pH da dita suspensão de negro de fumo emnúcleo de 2.5 - 6, por meio de um ácido de Brõnsted;conduzir a dita suspensão de negro de fumo em núcleo com lá-tex a um reator tubular, em que se inicializa a coagulação do dito látex eformação de grãos de borracha em pó;recolher os ditos grãos de borracha em pó em um tanque e con-comitantemente adicionar continuamente a dita suspensão aquosa da divi-são de negro de fumo 1, em um valor de pH de 7 - 9,5, aos grãos de borra-cha em pó coletados no dito tanque, controlando o tamanho do grão de bor-racha em pó e obtendo uma suspensão de borracha em pó;manter continuamente o pH da suspensão de borracha em póentre 2,5 e 6;precipitar borrachas finamente divididas, em forma de pó e con-tendo carga na ausência de sais de metais dos grupos IIa, IIIb, IIIa ou VIII daTabela Periódica de Elementos solúveis em água, assim como na ausênciade silicatos de metais alcalinos; eadicionar a dita suspensão da divisão de negro de fumo 2 à bor-racha finamente dividida, em forma de pó e contendo carga, após o términoda precipitação, em que opcionalmente um ácido é usado para manter o pHda dita suspensão de borracha em pó em um valor entre 2,5 e 6.
2. Processo de acordo a reivindicação 1, caracterizado pelo fatode que o negro de fumo total é composto de 30 até 60 % em peso de negrode fumo em núcleo, de 30 até 60 % em peso da divisão de negro de fumo 1,e de 5 até 15% em peso da divisão de negro de fumo 2.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que primeiramente se dispersa de 50 a 98% em peso da carga totalem água, a densidade da suspensão é de 1 a 10%, o valor do pH situa-seentre 7 e 9,5, em seguida essa suspensão é introduzida com o látex em umtanque de precipitação e é vigorosamente agitada, sendo que a precipitaçãoé realizada por adição de um ácido e assim o valor final do pH de precipita-ção da suspensão é conduzido a uma faixa de 2,5 a 6, e em seguida os res-tantes de 2 a 50 % em peso de carga total são igualmente suspensos emágua, adicionados com um teor de sólido entre 1 e 10%, sendo que opcio-nalmente o valor do pH é novamente ajustado.
4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a-3, caracterizado pelo fato de que os valores do pH são ajustados por meiode ácido sulfúrico.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a-4, caracterizado pelo fato de que a borracha em pó é precipitada a tempera-turas entre 10e60°C.
6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a-5, caracterizado pelo fato de que como borracha é empregada borracha, so-zinha ou em mistura uma com a outra, emulsão SBR, borracha de acrilonitri-la, borracha de butadieno polimerizada em emulsão aquosa, assim comoborracha natural.
7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a-6, caracterizado pelo fato de que, como borracha natural, é empregado látexde campo com viscosidades Mooney de 50 até 120.
8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a-7, caracterizado pelo fato de que o teor de sólido das emulsões de borrachaempregadas situa-se entre 15 e 65%.
9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que como cargas são empregados negros defumo conhecidos na elaboração da borracha.
10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 9, caracterizado pelo fato de que como negros de fumo são empregadosnegro de fumo de forno, negro de fumo de gás e de chama, com um índicede adsorção de iodo de 5 a 1000 m2/g, um índice CTAB de 15 a 600 m2/g,uma adsorção DBP de 30 a 400 mL/100 g, e um índice 24 M4 DBP de 50 a- 370 mL/100 g, em uma quantidade de 5 a 250 partes em peso por 100 par-tes em peso de borracha.
11. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 10, caracterizado pelo fato de que negros de fumo com propriedades di-nâmicas aperfeiçoadas são empregados em uma quantidade de 20 a 250partes em peso de carga por 100 partes em peso de borracha.
12. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 11, caracterizado pelo fato de que a borracha em pó, além das cargas denegro de fumo, contém outros coadjuvantes de elaboração ou de vulcaniza-ção usuais, nas concentrações usuais na técnica de borracha.
13. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 12, caracterizado pelo fato de que as borrachas em pó após o processo depreparação estão presentes na água, sendo desidratadas por meios mecâ-nicos.
14. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 13, caracterizado pelo fato de que após a desidratação da borracha em póocorre uma etapa de secagem térmica até uma umidade residual < 3%.
15. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 14, caracterizado pelo fato de que a borracha em pó pronta, seca para re-dução da aderência, é revestida a seco.
16. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 15, caracterizado pelo fato de que a introdução do material de revestimen-to ocorre em quantidades de 0,1 a 3 phr em misturadores em pó, evitando ocisalhamento.
17. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 16, caracterizado pelo fato de que como material de revestimento é em-pregado ácido esteárico, sílica, e óxido de zinco.
18. Uso da borracha contendo carga finamente dividida, em pó,como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizadopelo fato de ser para a preparação de misturas de borracha vulcanizáveis.
BRPI0100654-1A 2000-02-25 2001-02-20 processo para preparação de borrachas finamente divididas, em forma de pó e contendo carga à base emulsões de borracha de látex por precipitação a partir de misturas aquosas, e uso das referidas borrachas. BR0100654B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10008877A DE10008877A1 (de) 2000-02-25 2000-02-25 Verfahren zur Herstellung von rußgefüllten Kautschukpulvern auf Basis wässriger Polymer-Latex-Emulsionen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0100654A BR0100654A (pt) 2001-10-09
BR0100654B1 true BR0100654B1 (pt) 2011-08-09

Family

ID=7632383

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0100654-1A BR0100654B1 (pt) 2000-02-25 2001-02-20 processo para preparação de borrachas finamente divididas, em forma de pó e contendo carga à base emulsões de borracha de látex por precipitação a partir de misturas aquosas, e uso das referidas borrachas.

Country Status (16)

Country Link
US (1) US6562883B2 (pt)
EP (1) EP1127911B1 (pt)
JP (1) JP5079945B2 (pt)
AR (1) AR027541A1 (pt)
AT (1) ATE290566T1 (pt)
BR (1) BR0100654B1 (pt)
CA (1) CA2338107C (pt)
CZ (1) CZ302227B6 (pt)
DE (2) DE10008877A1 (pt)
DK (1) DK1127911T3 (pt)
ES (1) ES2236057T3 (pt)
ID (1) ID29367A (pt)
MY (1) MY127324A (pt)
PL (1) PL201163B1 (pt)
PT (1) PT1127911E (pt)
TW (1) TWI261598B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10008877A1 (de) * 2000-02-25 2001-08-30 Pku Pulverkautschuk Union Gmbh Verfahren zur Herstellung von rußgefüllten Kautschukpulvern auf Basis wässriger Polymer-Latex-Emulsionen
DE10131327A1 (de) 2001-06-28 2003-01-09 Pku Pulverkautschuk Union Gmbh Pulverförmige, Russfüllstoffe enthaltene Kautschukpulver auf Basis von in organischen Lösungsmitteln vorliegenden Kautschukarten, Verfahren zu ihrer Herstellung und Anwendung
US6827772B2 (en) 2002-05-24 2004-12-07 Cabot Corporation Carbon black and compositions containing same
DE10256790A1 (de) * 2002-12-05 2004-06-17 Degussa Ag Kontinuierliches Verfahren zur Herstellung füllstoffhaltiger Kautschukgranulate
US20080262123A1 (en) * 2004-05-24 2008-10-23 Balachandra Chakkingal Sekhar Carbon Black Masterbatches and Method for Making the Same
DE102009060440A1 (de) 2009-12-22 2011-06-30 nora systems GmbH, 69469 Verfahren zur Herstellung eines flächenförmigen Gummibelags und flächenförmiger Gummibelag
JP6417112B2 (ja) * 2013-10-31 2018-10-31 株式会社ブリヂストン ウェットマスターバッチの製造方法、ウェットマスターバッチ、ゴム組成物、及びウェットマスターバッチ製造用固液分離脱水装置
CN110157059A (zh) * 2019-06-12 2019-08-23 益凯新材料有限公司 一种丁苯橡胶的混炼生产工艺

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1280545B (de) * 1961-01-03 1968-10-17 Huels Chemische Werke Ag Verfahren zur Herstellung homogener Mischungen von Kautschuk und Russ
JPS5143851B2 (pt) * 1973-06-22 1976-11-25
DE2439237C3 (de) * 1974-08-16 1978-11-16 Chemische Werke Huels Ag, 4370 Marl Verfahren zur Herstellung pulverförmiger, nicht verklebender, rieselfähiger, füllstoffhaltiger gegebenenfalls Weichmacheröl enthaltender Kautschuk-Grundmischungen und ihre Verwendung
US4032501A (en) * 1975-07-11 1977-06-28 The Firestone Tire & Rubber Company Dry-blendable solution rubber powders and process
JPS5211233A (en) * 1975-07-16 1977-01-28 Mitsubishi Chem Ind Ltd Process for manufacturing rubber powder
US4029633A (en) * 1976-04-14 1977-06-14 Cabot Corporation Carbon black-rubber masterbatch production
JPS52125584A (en) * 1976-04-14 1977-10-21 Mitsubishi Chem Ind Method of producing powder rubber
DE3606743A1 (de) * 1986-03-01 1987-09-03 Huels Chemische Werke Ag Verfahren zur herstellung eines rieselfaehigen, gefuellten kautschukpulvers
DE3606742A1 (de) * 1986-03-01 1987-09-03 Huels Chemische Werke Ag Verfahren zur herstellung eines rieselfaehigen, kieselsaeuregefuellten pulverkautschuks
DE3628120A1 (de) * 1986-08-19 1988-02-25 Huels Chemische Werke Ag Verfahren zur herstellung von rieselfaehigen, mit kieselsaeure gefuellten kautschukpulvern
DE3723214A1 (de) * 1987-07-14 1989-01-26 Huels Chemische Werke Ag Verfahren zur herstellung rieselfaehiger kautschukpulver mit korngroessenunabhaengigem fuellstoffgehalt
DE19815453A1 (de) * 1998-04-07 1999-10-21 Pku Pulverkautschuk Union Gmbh Pulverförmige, füllstoffhaltige Kautschukpulver, Verfahren zu ihrer Herstellung und Verwendung
DE19816972A1 (de) * 1998-04-17 1999-11-11 Pku Pulverkautschuk Union Gmbh Pulverförmige, modifizierte Füllstoffe enthaltende Kautschukpulver, Verfahren zu ihrer Herstellung und Verwendung
DE19843301A1 (de) * 1998-09-22 2000-03-23 Pku Pulverkautschuk Union Gmbh Pulverförmige, modifizierte Füllstoffe enthaltende Kautschukpulver, Verfahren zu ihrer Herstellung und Verwendung
SG84566A1 (en) * 1999-03-11 2001-11-20 Pku Pulverkautschuk Union Gmbh Process for the continuous preparation of rubber powders and a device for carrying out the process
EP1035155B1 (de) * 1999-03-11 2004-09-29 PKU Pulverkautschuk Union GmbH Verfahren zur kontinuierlichen Herstellung von Kautschukpulvern und Vorrichtung zur Durchführung des Verfahrens
DE19924366A1 (de) * 1999-05-27 2000-11-30 Pku Pulverkautschuk Union Gmbh Kautschukpulver, die hohe Mengen an Füllstoffen enthalten, Verfahren zu ihrer Herstellung und ihre Verwendung
DE19951977A1 (de) * 1999-10-28 2001-05-03 Pku Pulverkautschuk Union Gmbh Verfahren zur Herstellung von Kautschukpulvern auf Basis NR/Russ und so hergestellte Kautschukpulver
DE10008877A1 (de) * 2000-02-25 2001-08-30 Pku Pulverkautschuk Union Gmbh Verfahren zur Herstellung von rußgefüllten Kautschukpulvern auf Basis wässriger Polymer-Latex-Emulsionen

Also Published As

Publication number Publication date
PT1127911E (pt) 2005-05-31
DE10008877A1 (de) 2001-08-30
CA2338107C (en) 2008-12-09
JP2001240677A (ja) 2001-09-04
BR0100654A (pt) 2001-10-09
CA2338107A1 (en) 2001-08-25
US20020026004A1 (en) 2002-02-28
AR027541A1 (es) 2003-04-02
PL346037A1 (en) 2001-08-27
CZ2001638A3 (cs) 2001-11-14
MY127324A (en) 2006-11-30
EP1127911A1 (de) 2001-08-29
DK1127911T3 (da) 2005-06-27
CZ302227B6 (cs) 2011-01-05
ID29367A (id) 2001-08-30
JP5079945B2 (ja) 2012-11-21
DE50105505D1 (de) 2005-04-14
ATE290566T1 (de) 2005-03-15
TWI261598B (en) 2006-09-11
ES2236057T3 (es) 2005-07-16
EP1127911B1 (de) 2005-03-09
PL201163B1 (pl) 2009-03-31
US6562883B2 (en) 2003-05-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4250082A (en) Process for the preparation of a pulverulent filled rubber
CA2292404C (en) Rubber powders and process for production thereof
DE2135266C3 (de) Verfahren zur Herstellung rieselfähiger, pulverförmiger, fuUstoffhaltiger Kautschuk-Mischungen aus Kautschuk-Lösungen
DE102017120084B4 (de) Verfahren zum Herstellen eines Reifenelementes
CZ301325B6 (cs) Použití uhlicitanu vápenatého jako regulátoru reologie v plastisolech
DE112014004146B4 (de) Verfahren zur Herstellung eines nassen Kautschuk-Masterbatches, danach hergestellter nasser Kautschuk-Masterbatch, Kautschukzusammensetzung sowie Luftreifen
BR0100654B1 (pt) processo para preparação de borrachas finamente divididas, em forma de pó e contendo carga à base emulsões de borracha de látex por precipitação a partir de misturas aquosas, e uso das referidas borrachas.
JP4360755B2 (ja) 充填剤含有粉末ゴム並びにその製法及び使用
DE2753237A1 (de) Verfahren zur herstellung eines siliciumdioxid-latex-masterbatch bzw. einer siliciumdioxid-latex-ausgangsmischung durch copraezipitation und hiernach erhaltenes produkt
JPS59102812A (ja) 沈降シリカのスラリ−の流動学的性質の改良方法
WO2016014037A1 (en) A process to prepare high-quality natural rubber-silica masterbatch by liquid phase mixing
DE2611760A1 (de) Verfahren zur herstellung eines teilchenfoermigen russgefuellten, weichgemachten kautschukstammansatzes
US4835196A (en) Process for the production of a free flowing filled elastomer powder
US2509664A (en) Manufacture of synthetic rubber
US2857345A (en) Method of using lignin for introducing water into vulcanizable compositions
CN108948442A (zh) 一种耐撕裂强度高的天然橡胶
KR100750948B1 (ko) 내마모성이 우수한 타이어 고무 조성물
CN112831097A (zh) 一种改性包含碳黑和碳纳米管的橡胶组合物的制备方法
Mamauod et al. Hybridized Reinforcement of Natural Rubber/Styrene ButadieneRubber (NR/SBR) Blend with Treated Bis (3-Triethoxysilylpropyl) Tetrasulfide (Si 69)-Hybrid Carbon Black/Nanocalcium Carbonate Filler: Mooney Viscosity, Crosslink Density and Cure Characteristic
Sasidharan et al. Natural Rubber Latex Filler Masterbatch by Soap Sensitised Coagulation-Preparation, Processing and Evaluation
Mujkanovic et al. Precipitation of Silica from Diluted Sodium Silicate Solutions
TH36215B (th) กรรมวิธีสำหรับการผลิตผงยางที่ถูกเติมด้วยคาร์บอนแบล็กที่มีแอเควียสพอลิเมอร์ลาเท็กซ์อิมัลชันเป็นพื้นฐาน
Amarasinghe et al. Preparation and properties of starch xanthide encased powdered natural rubber
TH50683A (th) กรรมวิธีสำหรับการผลิตผงยางที่ถูกเติมด้วยคาร์บอนแบล็กที่มีแอเควียสพอลิเมอร์ลาเท็กซ์อิมัลชันเป็นพื้นฐาน
JPH03157434A (ja) ゴム改質用添加剤

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/08/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)