PT98785A - Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas com accao reguladora de lipidos contendo lactonas de nucleo decagonal - Google Patents

Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas com accao reguladora de lipidos contendo lactonas de nucleo decagonal Download PDF

Info

Publication number
PT98785A
PT98785A PT98785A PT9878591A PT98785A PT 98785 A PT98785 A PT 98785A PT 98785 A PT98785 A PT 98785A PT 9878591 A PT9878591 A PT 9878591A PT 98785 A PT98785 A PT 98785A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
preparation
quot
pharmaceutical compositions
compound
lactones
Prior art date
Application number
PT98785A
Other languages
English (en)
Inventor
Ernold Granzer
Peter Hamann
Joachim Wink
Susanne Grabley
Original Assignee
Hoechst Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hoechst Ag filed Critical Hoechst Ag
Publication of PT98785A publication Critical patent/PT98785A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/33Heterocyclic compounds
    • A61K31/335Heterocyclic compounds having oxygen as the only ring hetero atom, e.g. fungichromin
    • A61K31/365Lactones
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P3/00Drugs for disorders of the metabolism
    • A61P3/06Antihyperlipidemics

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Diabetes (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Obesity (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Pyrane Compounds (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Steroid Compounds (AREA)

Description

Processo para a preparação de composições farmacêuticas com acção reguladora de lí-pidos contendo lactonas de núcleo decagonal
DESCRIÇÃO
As elevadas concentrações de colesterol no soro sozinho ou com as simultâneas elevadas concentrações de triglicéridos no soro representam um factor de risco para pacientes que sofrem de arteriosclerose, que pode manifestar-se não sõ sob a forma de esclerose das coronárias, enfarte cardíaco e obturação dos vasos sanguíneos periféricos, mas também sob a forma de aploplexia na zona do cérebro. Por outro lado, a partir de numerosos estudos, sabe-se que se pode diminuir de maneira concludente esse risco por normalização ou por diminuição do elevado teor de colesterol no soro. Isso pode realizar-se de maneira limitada por medidas dietéticas e em maior grau por terapia medicamentosa. É igualmente possível provocar a recuperação (regressão) de alterações vasculares arteriosclerõticas já existentes, desde que elas não se encontrem já num estado irreparável (calcificação directa) por diminuição maciça do teor de colesterol total no soro muito elevado.
Nos países ocidentais, com o seu comportamento dieteti-camente errado que se prolonga por dezenas de anos, os casos de morte na população directa ou indirectamente são atribuídos à esclerose em cerca de 50% ou mais dos casos de morte. Ê, por conseguinte, extraordinariamente pretendido que se desenvolvam medicamentos muito activos para a diminuição do teor de colesterol no soro, que sejam 2
simultaneamente bem assimiláveis. No passado, encontravam-se ã disposição para este efeito medicamentos do tipo do fibrato, do ácido nicotínico, dos sequestrantes de ácido biliar não reabsorsí-veis, Probucol e sobretudo nos últimos anos os inibidores competitivos de HMG-CoA-redutase, por exemplo, do tipo da Lovastatina Z*A. J. Endo. "J. Med. Chem." 28, 401 (1985) J. A requerente descobriu agora surpreendentemente que as lactonas com um núcleo decagonal podem diminuir o teor de colesterol do soro.
Por consequência, a invenção refere-se â utilização de compostos de fõrmula geral I
(I) na qual, independentemente unos dos outros, os símbolos R^ e R^ representam átomos de hidrogénio e grupos hidroxilo; os símbolos R2 e R- representam grupos hidroxilo; o símbolo R^ representa um átomo de hidrogénio, um grupo hidroxilo ou um grupo oxo; e R2 e R^, assim como R^ e R^, podem formar em conjunto, respectiva-mente, uma ligação dupla; para a fabricação de um medicamento para a diminuição do teor de colesterol do soro.
Em seguida, descreve-se pormenorizadamente a presente invenção, em especial relativamente âs suas formas de realização
preferidas. Além disso, concretiza-se a invenção por meio do conteúdo das reivindicações. A obtenção dos compostos de fórmulas gerais I é descrita na patente de invenção europeia EP 333 024.
Estirpes de peinicillium, de preferência as estirpes DSM 4209 e 4210, sintetizam este composto em soluções de fermentação tradicionais. Por extracção do micêlio e do caldo de cultura com dissolventes orgânicos e subsequente purificação cromatográfi-ca, ele pode ser isolado.
Os compostos de fórmula geral I possuem propriedades hipolipémicas. As liproteínas que originam a arterioesclerose, VLDL t LDL são fortemente diminuídas no soro por acção destes compostos, enquanto a actividade sobre o HDL protector dos vasos é apenas muito pequena. Desta maneira, aumenta-se fortemente o índice de protecção dos vasos colesterol HDL : colesterol LDL. A acção hipolipêmica dos compostos de fórmula geral I pode ser demonstrada por meio do seguinte ensaio.
Ratazanas do sexo masculino com um peso de corpo superior a 180 gramas obtiveram uma vez por (de manhã) a composição de ensaio contendo compostos de fórmula geral I em polietileno-glicol 400 por meio de uma sonda através da garganta (0,5 ml/100 gramas de peso do corpo); o respectivo grupo de controlo obteve apenas a mesma quantidade de dissolvente. A última administração (a sétima) realizou-se vinte e quatro horas antes da recolha, de amostras de sangue e da morte dos animais. Durante o ensaio, os animais tiveram livre acesso à alimentação e à água. Vinte e quatro horas antes da recolha da amos tra de sangue que se realizou retro-orbitalmente com uma ligeira narcose com éter antes e depois do período de tratamento (ou seja, 4
no primeiro e oitavo dias), retirou-se-lhes a alimentação. No soro de cada animal individual, foi determinada a glutamato-oxalato -transaminase do soro (SGOT), a glutamato-piruvato-transaminase do soro (SGPT), a fosfatase alcalina (aP) e bilirrubina e a creatininc No conjunto do soro reunido de todos os animais de um grupo, deter-minou-se o teor de glicerina total como medida dos triglicéridos £M. Eggstein e F. H. Kreutz, Klin. Wschr. 44, 262 e 267 (1966); A. W. Wahlefeld em H. 0. Bergmeier: Methoden der enzymatischen Analyse, 2- edição, volume II, Veriag Chemie 1974, página 1878_7. Imediatamente a seguir ã recolha do sangue, sacrificaram-se os animais por distorção da coluna vertebral. Retiraram-se os fígados e determinou-se o peso relativo do fígado. Além disso, determinou-se o desenvolvimento do peso do corpo e o consumo de alimentos. Realizou-se a avaliação estatística de acordo com o ensaio t de Student.
Para a análise das lipoproteínas do soro, reuniu-se o soro de todas as ratazanas de um grupo depois de um período de tratamento. Separaram-se as lipoproteínas do soro por meio de uma ultracentrífuga preparativa (Kontron TGA, rotor Beckmann 50.4 Ti).
Realizou-se a flutuação das lipoproteínas do soro /”s.
Koga, D. L. Horwith e A. M. Scanu: "Journal of Lipid Research." 10, 577 (1969); R. J. Havei, Η. A . Eder e Η. H. Bragdon: "J. Clin. Invest." 34, 1345 (1955) J de acordo com as seguintes densidades: 1. VLDL densidade < 1,006 2. LDL densidade 1,006 a 1,04 3 . KDL densidade 1,04 a 1,21
Para a determinação enzimática do colesterol de acordo 5 / com o método de elevado rendimento de CHODPAP £j. Siedel, H. Schlumberger, S. Klose, J. Ziegenhorn e A.· W. Wahlefeld: "J.
Clin. Chem. Clin. Biochem." 19, 838 (1981)^, bem como dos trigli-céridos de acordo com a determinação completamente enzimática ClA. Eggstein e F. H. Kreutz: "Klin. Wschr." 44, 262 e 267 (1966); A. W. Wahlefeld em H. 0. Bergmeier: Methoden der enzymatischen Analyse, 2- Edição, volume II, Verlag Chemie, 1974, página 1878)J. Utilizaram-se as combinações de ensaios de Boehringer/Mannheim nas fracções das lipoprotelnas separadas; a determinação da proteína realizou-se de acordo com o método de Lowry e col. £θ. H. Lowry, N. J. Roseborough e A. L. Farr, "J. Biol, Chem." 193, 265 (1951) J7.
Os resultados relativamente ao composto de fórmula geral I preferido, na qual , R^ e R^ representam hidroxilo e R^ e R^, em conjunto, formam uma ligação dupla, estão indicados nos Quadros 1 a 3 dos Exemplos.
Os compostos de fórmula geral I podem ser utilizados na profilaxia e no tratamento de doenças que são provocadas por um elevado teor de colesterol, em especial doenças cardíacas coronárias, arteriosclerose e doenças semelhantes. A utilização refere-se também a composições farmacêuticas que contêm os compostos de fórmula geral I.
Para a preparação de medicamentos, podem utilizar-se juntamente com a substância activa também aditivos farmaceuticamente aceitáveis como agentes diluentes e/ou agentes veiculares. Neste caso, entenedem-se como substâncias fisiologicamente inofensivas os compostos que, depois de misturados com a substância activa, permitem que esta assuma uma forma apropriada para a administração.
As formas de apresentação galénica sólidas ou líquidas apropriadas são, por exemplo, comprimidos, drageias, pós, cápsulas, supositórios, xaropes, emulsões, suspensões, gotas ou soluções injectãveis, bem como composições com libertação de substância activa prolongada. Como substâncias veiculares e agentes diluen-tes frequentemente utilizados podem mencionar-se, por exemplo, açúcar ou vários tipos de amido, derivados de celulose, carbonato de magnésio, gelatina, óleos de origem animal ou vegetal, poli-etileno-glicóis, água ou outros dissolventes apropriados, bem como agentes tampão que contêm ãgua que se podem tornar isotõnicos por adição de glucose ou de sais.
Além disso, i ainda possível utilizar eventualmente agentes tensio-activos, agentes corantes e edulcorantes, agentes estabilizadores, assim como agentes conservantes como outros aditivos das composições contendo a substância activa de acordo com a presente invenção. Também podem utilizar-se substâncias veiculares polimêricas farmacologicamente aceitáveis, como, por exemplo, poli-fenil-pirrolidona ou outros aditivos farmaceuticamente aceitáveis, como, por exemplo, ciclodextrina e polissacáridos. Os compostos podem também combinar-se com aditivos que se ligam a ácido biliar, em especial permutadores de aniões básicos não tóxicos que não são reabsorvidos no tracto gastrintestinal.
As composições farmacêuticas podem ser administradas por via oral, rectal ou parentérica. De preferência, as composições têm a forma de unidades de dosagem; em especial, os comprimidos, cápsulas e supositórios constituem exemplos de unidades de dosagem apropriadas. Cada unidade de dosagem, especialmente para administração por via oral, pode conter até 1000 miligramas, de preferência, no entanto, entre 10 e 100 mg de componente activo. No entanto, podem também utilizar-se unidades de dosagem com teores superiores 7
ou inferiores aos indicados que eventualmente são fracturadas antes da administração ou se destinam a dministrações múltiplas.
Eventualmente, as unidades de dosagem para a administração por via oral são micro-encapsuladas para prolongar a duração da administração ou para se obter um intervalo de tempo de efeito mais longo, como, por exemplo, por recobrimento ou incorporação da substância activa sob a forma de partículas em polímeros apropriados, ceras ou semelhantes. A administração por via parentérica pode realizar-se com utilização de formas de dosagem líquidas, como soluções e suspensões esterilizadas, que se destinam à injecção intramuscular ou subcutânea. As formas de dosagem deste tipo são preparadas com um agente diluenta apropriado fisiologicamente inofensivo, como, por exemplo, um meio aquoso ou oleoso e esterilização da solução ou da suspensão eventualmente com co-utilização de agentes estabili-zantes apropriados, agentes emulsionantes e/ou agentes conservantes e/ou agentes anti-oxidantes. A forma de administração por via oral é a preferida, especialmente no caso de se prever uma longa duração da terapia, e representa uma simplificação essencial da prevenção e da terapia das doenças referidas antes.
As composições farmacêuticas preparam-se de acordo com os processos gerais correntes. O esquema de dosagem pode depender do tipo, idade, peso, sexo e estado médico do paciente ou condições de risco.
Em seguida esclarece-se a invenção por meio de Exemplos. 8 - o O '—I '3 O o P 3 P rH C CU o P υ N3 cr» cr» 00 o (N oo T— co o o ε 0 ·* * *. < 0) 03 *“ o r*· o T <· CN cr» ro co LO p PI r- CO CN ro o Γ- Q Q V <. V K P *r CO co ^r ro da Estirpe HOE WISKf (SPF 71)
o 13o 03 CP 3 4H •H P P 3 CU υ 03 P P rH D (0 O Ό •H p o «cu rH u o *P P r—1 -P CP c •H 0 P u E-t o ε 0 o 3 0 3 (03 vp CJ» cu 03 -P P 0 3 P CU cu ε O υ ε cu 1—1 3 0 -P 13 O θ' -P 3 P r—1 <D O -P P r—1 cu 3 -P Ul CU (U 03 r—( o u P Q CN LD 00 CN PI CN ,— ro ro > 1 1 1 \ P O VD σ» LD CN Q CN Τ Τ PI 1 Ι Ι + + PI Q CN CN ο Γ- LO PI T- CN γΟ > 1 1 1 1 + P CO H1 m <T» Q τ— Τ ^— CN K 1 Ι 1 1 1 P CN vo ro Q ro CN ro P 1 1 1 + 1 P Q O CN CN <T» 'sO P CO LD > 1 I 1 1 1
P O CU O 3 co •H 03 «-1 3 3 vH υ cu co -P 03 o S P α 0 0 X Cu Q) •H CO PI 0 cu Xi 03 C0 O τ- 03 103 3 C* Ο 03 03 u N P XS 03 03 03 P CU 3 03 <U O « CO
CUco O Q o3 •H X} Cp λ: Cpε O Pcoo Cu SOu LT> Ο <2 «8 ΌI '1 O O O LD O O ΓΟ τ- .. P-h & 3 3 3 «~ oT H iH 3 *P 3 •H 3 •H 0 P 3 cu P P P 3 rH pT 3 3 3 P t—1 3 P P P P 0 ε ctí (U co C0 CO •H P P 3 3 3 «P P '0 of1 > > > O 3 IP PU~ 0 0 0 i—1 0 P P P u u 3 d (Λ ["- 3 31 3 Μ -Η •'Π 3 ου C ι—1 ·Η IX ΚΩ Ή +j 0) »Η £.5 3 0) ο 2 3 ω LO Μ 3> Í4 -3 υ 0 υ d -d ιχ 3 3 Γ-* so > -Η ^τ 3 3 5-1 Ή ο 3 3 Ο 3 ο Ή Λ 3 Φ 3-5 'χ > 4-1 CN 3 U ι—1 Μ â ι—1 3 Ο -Η Η 3 ι—1 5-1 ·Η 00 •Η ο υ 03 Η ·Η IX 3 3 ΓνΤ > -Η ΓΟ Í0 54 <—1 Ο 3 γ- \ Ή 3 IX D 3 ·Η <Ν > 44 ι—1 3 3 CN 54 ·3 ο υ σ\ 04 <—ι -Ή IX lη 3 3 3 > ·Η ΓΟ 3 LO Μ *Η 31 Ο 3 Ή 3 - D 3 -Η IX LO •—' > 44 CN *— Ι~~ >-4 01 ΓΟ a 3 a Επ 54 Ή CQ 04 ο υ CS ’—’ Ο Ή ·Η ιχ CM ιη 3 3 4-1 0> ·Η « <Ν W 0 3 ,— Η 5-1 3 ι—1 2 0 ι-0 Ο 3 3 \ Η Ο IX SO W D 3 Ή U0 Ο 0 —- > 44 κ 43 .. 3 Φ 3 .Η tO CN a ε 3 ί-ι •Η Εη 54 -Η Η Ν Ο ο υ τ— 4-> C U ι-4 -Η IX 3 ω ΙΛ 3 3 W > -3 da 3 Η 43 \ ^ί* 0 *7 3 Q) rX tr> •Η to ^ 3 ι—1 Ο §ΓΕ4 3 Q Κ \ υ ε 3 φ • η
Γ" LO ΚΩ m Ον] r- κω ΚΩ γ- SO <Ν <ί* 8 09 64 65 CM so SD V ν •t. ο Ο ο Ο Ι_Γ) °\ CN CN Ον] CN ΓΟ CN ί£5 ΚΩ ** *- ** Ο Ο Ο Ο 00 OS 0- σ» ·* *· ro Ον] Ον] CM 00 Ον] Γ^- ι— LO *“ CM Ο SO Ο (Ν ΚΩ <7\ γο ΓΟ ΓΟ CN [— ΓΟ m ,— LD Ον] 0- ο\ ιη *vD Ο lη 00 00 ΓΟ ΓΟ ΓΟ σ\ νο 00 SO *“ LD «5Γ <Τ\ (Ν Ν’ Ον] ο- lη U0 CN ΓΟ ΓΟ ΓΟ ΓΟ os ( Ον] ο LO LO σ\ os σ\ LO 00 ο κο τ- ΓΟ SO <“ <Ν 00 σ\ LíO rr ΓΟ m LD ο ο ο τ- m ο η 3 Η 2 0 -Ρ ι—1 3 Ο tη 3 1—1 X 0 54 a 3 3 3 <ϋ a CU ρΟ k. d 3 3 3 O 3 ε Cn 0 43 r4 •H •H O 13 ο d) ι—1 4-) -P 4-> 0 •H 54 0 t_> 3 •Η η o 3 3 3 r-H 43 43 τ) 3 ι—1 X Dá 13 4-1 4-> -M o Ό) 3 -Η (/) d rv* ο υ< to ω tn 3 ε a · ω 3 ο ε Μη 54 (D 3 3 3 3 4-1 (Ν 3 ε & 54 w 43 tn > > > 3 54 3 ω Η φ Ό t— •3 CM H 0 0 0 O 0 0 ο 3 Ο 3 Ό a tf W Dá 31 31 31 31 U a 54 54 Ν 54 3 U1 3 54 43 3 α) Ο) LO m LH 13 σν > w 3 4-> ε 10 +J <— d 3 «d 0 3 \ \ \ \ II II σ (X 2 43 3 LD ir> LD 13 o CM IX 3
QUADRO 3
Ratazanas do Sexo Masculino da Estirpe HOE WISKf (SPF 71) % de alteração em relação ao controlo
Numero dos animais antes/depois
Dose em Peso Peso do fígado Consumo de alimen mg/kg final do relativo final relativo final /Dia corpo 5/5 Fórmula geral I; 15 -3 -1 R^r ^4 6 t hidroxilo; R£ e R^, ligação dupla 5/5 Lovastatina 10 +4 +8 5/5 Lovastatina 50 0 +4 5/5 lovastatina 300 +1 +1 10/10 Clofibrato 100 -2 +19 -2 20/19 Controlo 0 Como se vê no Quadro 1, 0 composto de fórmula geral I na qual, os símbolos R1 , R^ e R^ representam um grupo hidroxilo e os símbolos R2 e R^ representam uma ligação dupla, usado em uma dose que ê igual a um sétimo da dose utilizada do Clofibrato, origina uma diminuição igualmente intensa das lipoproteínas LDL do soro que originam arterioesclerose e VLDL (medido com base na sua proporção do colesterol) e uma diminuição apenas igual a metade da fracção de HDL. Por este motivo, obtém-se como resultado uma diminuição significativa do índice de vasoprotecção do colesterol HDL: colesterol LDL que ê igualmente relativamente maior do que no caso do 11 (
Clofibrato. Também os triglicéridos que são principalmente transportados nas VLDL são reduzidos nitidamente com utilização do composto mencionado. A Lovastatina inibidora competitiva da HMG-CoA-redutase tem uma acção nitidamente menor relativamente à influência do colesterol de LDL em relação ao composto de acordo com a presente invenção, sendo a actividade sobre VLDL e HDL apro-ximadamente igual.
Os parâmetros de compatibilidade, nomeadamente com as enzimas do soro SGOT, SGPT e aP; bem como da bilirrubina do soro e da creatinina do soro não são patologicamente alteradas pela acção do composto de acordo com a presente invenção, enquanto que a Lovastatina, dependendo da dose, origina uma alteração nitidamente patológica da trans-aminase SGOT. 0 desenvolvimento do peso do corpo e o consumo de alimentos não são relevantemente alterados pelos compostos ensaiados; o peso relativo do fígado é aumentado pelo Clofibrato, como é do conhecimento geral. 2. Ensaios Biológicos como Inibidor da Síntese do Colesterol nas Culturas de Células de Fígado_
Pré-incuba-se uma monocamada de células HEP-G2 em meio nutritivo isento de lipoproteínas com correspondentes concentrações das substâncias a ensaiar de fórmula geral I durante 1 hora.
Depois de se adicionar um composto prévio da biossíntese marcado 14 14 - com C, ( C)-acetato de sodio, prossegue-se a incubaçao durante três horas. Em seguida, saponifica-sé alcalinamente uma parte das - ~ _ 3 células com adiçao previa de um padrao interno de H-colesterol. 12
Extraem-se os llpidos das células saponifiçadas com uma mistura de clorofórmio-metanol. Separa-se esta mistura de llpidos depois da adição de colesterol veicular por cromatografia preparativa em camada fina, que isola as bandas de colesterol depois da 1 4 coloraçao e determina-se por cintilografia a quantidade de C- 1 4 -colesterol formado a partir do precursor contendo C. Numa parte alíquota das células, determinou-se a proteína das células de modo que na unidade de células pudesse ser calculada a quanti- 14 14 dade de C-colesterol formado a partir do precursor C por miligrama de proteína de células. Para comparação com a acção de inibição de uma composição de ensaio adicionada, serviu o controlo de modo que se possa determinar directamente a redução da biossíntese de colesterol a uma concentração molar determinada do preparado de ensaio. Em partes alíquotas da cultura de células, avalia-se morfologicamente (microscopia luminosa) o número de células de cultura intactas e o número das células que apresentam defeitos por acção da composição farmacêutica e mede-se bioquimi-camente por determinação da libertação do lactato-desidrogenase para o meio de incubação. _ _8
Como composiçoes padrao, servem Lovastatina (CIç-q*. 2/3. 10 molar) e 25-hidroxi-colesterol (CIj-q: 2,3. 10~^ molar). 0 composto de fórmula geral I na qual os símbolos e R,. representam grupos hidroxilo e os símbolos Rj e R^ em conjunto formam uma li- _7 gação dupla, inibe, para a concentração de 1 . 10 molar, a biossíntese em 50%; a cultura de células não é prejudicada. 3. Preparação de Comprimidos
Preparam-se comprimidos que são apropriados para a 13 t-r. administração por via oral e contêm os componentes mencionados seguidamente procedendo de acordo com uma maneira de proceder já conhecida, de acordo com a qual se granulam as substâncias activas e auxiliares e, em seguida, se comprimem para a obtenção de comprimidos. Estes comprimidos são apropriados para o tratamento de doenças provocadas por um elevado teor de colesterol com uma dose de um comprimido administrado duas a quatro vezes ao dia.
Componentes (por comprimido) peso (mg) Fórmula geral I: , R^ e R,- , hidroxilo; R2 e , ligação dupla 50 mg Lactose 100 mg Amido de milho 30 mg Talco 3 mg Diêxido de silício coloidal 3 mg Estearato de magnésio 2 mg 4 . Preparação de Cápsulas
Preparam-se cápsulas apropriadas para a administração por via oral e que contêm os seguintes componentes de acordo com uma maneira de proceder jã conhecida, segundo a qual se misturam as substâncias activas e auxiliares e se embala a mistura em cápsulas de gelatina. Estas cápsulas servem para o tratamento de doenças que são provocadas por um elevado teor de colesterol, utilizando-se uma dose de uma cápsula admisnistrada duas a quatro vezes por dia. - 14 -
Peso (mg)
Componentes (por cápsula) Fórmula geral I: , R^ e R,- hidroxilo; R2 e R2/ ligação dupla 50 mg Lactose 100 mg Amido de milho 30 mg Talco 3 mg Diõxido de silício coloidal 3 mg Estearato de magnésio 2 mg

Claims (2)

  1. V 1 REIVINDICAÇÕES 1.- Processo para a preparação de composições farmacêuticas apropriadas para diminuir o teor de colesterol do soro, caracterizado pelo facto de se misturar uma quantidade eficaz de até 1000 mg de um composto de fórmula geral
    independentemente uns dos outros; os símbolos e R^ representam átomos de hidrogénio ou grupos hidroxilo; 2
    os smbclcs R„ e R„ recresenram cruccs hidrcxi-c j lo; o símbolo R_ reprasar.ra um ãconc de hidrogénio ou um grupo hidroxilc ou cxc; e os símbolos R_ a R_ assim. coroo R e R, aro cor.-junto pedem formar uma ligação dupla; coro agenoes auxiliaras ds formulação apropriados.
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado pelo facto de se utilizar um composto de fórmula geral I, na qual os símbolos R^, e representam grupos hidroxilo e os símbolos e em conjunto formam uma ligação dupla. « Agente Oficiai u* Propriedade industrial
    L BAD ORIGINAL Μ C "PP.CCZSSC PARA A PREPARAÇÃO de ÇrtO REGULADORA DE LlPIDCS CCNT LMPOSIÇCES farmacêuticas COM ÀC- OC LACTONAS DE NÚCLEO DECAGONAL" Descreve—se um processo para a preoaração de ccrtiposi ções farmacêuticas apropriadas para diminuir o teor de colesterol no sangue, que consiste em misturar uma quantidade eficaz de um composto de fórmula geral
    que possui propriedades hipolipémicas, com agentes auxiliares de formulação apropriados. incíusi·»' I BAD ORIGINAL
PT98785A 1990-08-28 1991-08-27 Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas com accao reguladora de lipidos contendo lactonas de nucleo decagonal PT98785A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4027100 1990-08-28

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98785A true PT98785A (pt) 1992-07-31

Family

ID=6413028

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98785A PT98785A (pt) 1990-08-28 1991-08-27 Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas com accao reguladora de lipidos contendo lactonas de nucleo decagonal

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5200424A (pt)
EP (1) EP0477552B1 (pt)
JP (1) JPH04230628A (pt)
DE (1) DE59106261D1 (pt)
DK (1) DK0477552T3 (pt)
ES (1) ES2077124T3 (pt)
GR (1) GR3017592T3 (pt)
IE (1) IE913017A1 (pt)
PT (1) PT98785A (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5753262A (en) * 1995-06-07 1998-05-19 Aronex Pharmaceuticals, Inc. Cationic lipid acid salt of 3beta N- (N', N'-dimethylaminoethane) - carbamoyl!cholestrol and halogenated solvent-free preliposomal lyophilate thereof
US20010006644A1 (en) 1997-07-31 2001-07-05 David J. Bova Combinations of hmg-coa reductase inhibitors and nicotinic acid and methods for treating hyperlipidemia once a day at night
US6103733A (en) * 1998-09-09 2000-08-15 Bachmann; Kenneth A. Method for increasing HDL cholesterol levels using heteroaromatic phenylmethanes
US20090069275A1 (en) * 2006-02-17 2009-03-12 Rocca Jose G Low flush niacin formulation
MX2009009126A (es) * 2007-03-01 2009-10-28 Concourse Health Sciences Llc Isomeros de niacinato de inositol y usos de los mismos.
KR100836960B1 (ko) * 2007-09-07 2008-06-10 주식회사 서울제약 새로운 나이아신 제어방출형 제제

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE58908507D1 (de) * 1988-03-15 1994-11-24 Hoechst Ag Neue 10-Ring-Lactone, Verfahren zu ihrer Herstellung und ihre Verwendung.

Also Published As

Publication number Publication date
JPH04230628A (ja) 1992-08-19
ES2077124T3 (es) 1995-11-16
DK0477552T3 (da) 1995-12-18
US5200424A (en) 1993-04-06
EP0477552B1 (de) 1995-08-16
GR3017592T3 (en) 1995-12-31
IE913017A1 (en) 1992-03-11
DE59106261D1 (de) 1995-09-21
EP0477552A1 (de) 1992-04-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JPH02233610A (ja) 血管新生阻害剤
CN109771431A (zh) 和厚朴酚衍生物的新用途
JP2012515801A (ja) 糖尿病及び肥満症を治療するためのプテロシン化合物の使用
EP0488513A2 (en) Use of dioxabicyclo [3.3.0]octane derivatives for the manufacture of a medicament for inhibiting the metabolism of cholesterol.
GB2184653A (en) Dementia improving and therapeutic agents
KR100926798B1 (ko) 페리너스 속 버섯 또는 이노노투스 속 버섯의 균사체배양물로부터 분리된 히스피딘 유사체를 포함하는 항산화조성물
PT98785A (pt) Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas com accao reguladora de lipidos contendo lactonas de nucleo decagonal
JP2008222656A (ja) 肥満改善および予防用組成物ならびに健康食品
JP5671524B2 (ja) 心血管障害の治療用医薬組成物及びその使用
JPH06510280A (ja) タンパクキナーゼc阻害および新規化合物バラノール
EP0202661B1 (en) Isolation of castanospermine and its use as an antidiabetic agent
BRPI0706865A2 (pt) método para preparar extrato de shinyleaf yellowhorn e extrato de shinyleaf yellowhorn
US6136820A (en) Isolation of castanospermine and its use as an antidiabetic agent
US5789439A (en) Pharmaceutical use of forskolin derivatives
JP2647882B2 (ja) 鮫組織から単離した有効成分
US4540709A (en) Method for treatment of diseases mediated by PAF using 5-allyl-2-(3,4-Dimethoxyphenyl)-3a,α-methoxy-3-methyl-2,3,3a,6-tetrahydro-6-oxobenzofuran
KR100836941B1 (ko) 차가버섯으로부터 분리된 항산화 화합물 및 이를 포함하는 조성물
WO2021208080A1 (zh) 鱼针草内酯抗新型冠状病毒的用途
US5556862A (en) Pharmaceutical compositions containing isoquinoline derivatives
JPH06504278A (ja) ヒトの高い血糖値を低下させる方法
JP5727481B2 (ja) 糖代謝改善用組成物及びその組成物を含有する医薬製剤
US12102616B2 (en) Psilocin mucate
AP468A (en) Lysine salt of 6-chloro-5-fluoro-3(2-thenoyl)-2-oxindole-1- carboxamide.
US3749781A (en) Pharmaceutical composition and method of treatment
JPH11209282A (ja) ベルゲニン及びその誘導体を有効成分とする肝機能改善剤

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920313

FC3A Refusal

Effective date: 19981026