PT98330A - Processo para a preparacao de materiais de espuma degradaveis - Google Patents

Processo para a preparacao de materiais de espuma degradaveis Download PDF

Info

Publication number
PT98330A
PT98330A PT98330A PT9833091A PT98330A PT 98330 A PT98330 A PT 98330A PT 98330 A PT98330 A PT 98330A PT 9833091 A PT9833091 A PT 9833091A PT 98330 A PT98330 A PT 98330A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
blowing agent
resin
foam
general formula
polymer
Prior art date
Application number
PT98330A
Other languages
English (en)
Inventor
Howard Sims Hammel
Robert Oliver York
Original Assignee
Du Pont
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Du Pont filed Critical Du Pont
Publication of PT98330A publication Critical patent/PT98330A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08JWORKING-UP; GENERAL PROCESSES OF COMPOUNDING; AFTER-TREATMENT NOT COVERED BY SUBCLASSES C08B, C08C, C08F, C08G or C08H
    • C08J9/00Working-up of macromolecular substances to porous or cellular articles or materials; After-treatment thereof
    • C08J9/04Working-up of macromolecular substances to porous or cellular articles or materials; After-treatment thereof using blowing gases generated by a previously added blowing agent
    • C08J9/12Working-up of macromolecular substances to porous or cellular articles or materials; After-treatment thereof using blowing gases generated by a previously added blowing agent by a physical blowing agent
    • C08J9/14Working-up of macromolecular substances to porous or cellular articles or materials; After-treatment thereof using blowing gases generated by a previously added blowing agent by a physical blowing agent organic
    • C08J9/143Halogen containing compounds
    • C08J9/144Halogen containing compounds containing carbon, halogen and hydrogen only
    • C08J9/146Halogen containing compounds containing carbon, halogen and hydrogen only only fluorine as halogen atoms
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08JWORKING-UP; GENERAL PROCESSES OF COMPOUNDING; AFTER-TREATMENT NOT COVERED BY SUBCLASSES C08B, C08C, C08F, C08G or C08H
    • C08J2367/00Characterised by the use of polyesters obtained by reactions forming a carboxylic ester link in the main chain; Derivatives of such polymers
    • C08J2367/04Polyesters derived from hydroxy carboxylic acids, e.g. lactones
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S521/00Synthetic resins or natural rubbers -- part of the class 520 series
    • Y10S521/916Cellular product having enhanced degradability

Description

"PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE MATERIAIS DE ESPUMA DEGRADÁVEIS"
DOMÍNIO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a materiais de espuma, particularmente para servir alimentos e para a embalagem de alimentos. Os materiais da presente invenção são degradáveis, tanto biodegradáveis como hidrolisáveis. Além disso, estes materiais não contêm produtos químicos que destruam o ozono nem produtos químicos com uma reactividade fotoquímica significativa. Além disso, apresentam um baixo potencial de aquecimento global em comparação com os clorofluorocarbonetos (CFCsJ. Assim, a presente invenção proporciona materiais de espuma facilmente degradáveis para embalagem com um impacto ambiental mínimo.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Actualmente, os materiais para serviço de alimentos e para a embalagem de alimentos mais geralmente utilizados são à base de espuma de poliestireno, sendo a espuma normalmente obtida com agentes de insuflação de clorofluorocarbonetos (CFC) ou hidrocarbonetos (HC). Estes produtos apresentam problemas ambientais graves.
%
Em primeiro lugar, o poliestireno não é degradável, nem quando enterrado nem quando espalhado nas bermas da estrada. Assim, a menos que sejam recolhidos e reciclados, os produtos de espuma de poliestireno têm um tempo de vida ilimitado, quer quando são enterrados quer quando estão espalhados.
Em segundo lugar, os agentes de insuflação CFC aprisionados no interior dos produtos de espuma escapam-se eventualmente para a estratosfera onde o cloro intervem no ciclo de destruição da camada do ozono.
Em terceiro lugar, os agentes de insuflação HC, quando libertados pela espuma são fotoquimicamente reactivos promovendo assim a formação de nevoeiro.
Deste modo, torna-se necessário dispor de uma espuma de uma resina degradável, sendo a referida espuma obtida por meio de um agente de insuflação que não reaja quimicamente causando danos ambientais.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Os produtos de espuma para embalagem de acordo com a presente invenção são.constituídos por resinas poliméricas termoplásticas degradáveis submetidas à formação de espuma, contendo pelo menos uma unidade de hidroxi-ácido de formula geral:
(1) (°(CR2VnCO)p (2) (OCR^COOCR^CO) (3) (OCRlR2CR1R2OCRlR2CO)r (4) (ocr1r2cf1r2ocr1r2cr1r2co)hs (5) (NH(CR1R2)nCO)t em que n representa õ número inteiro 2, 4 ou 5; p, qf r, s, e t têm um valor total compreendido entre 350 e cerca de 5 000; e R1 e R2, iguais ou diferentes, representam, cada um, um átomo de hidrogénio ou um grupo hidrocarbilo -C^2 eventualmente substituído.
De preferência, o ácido poli-hidroxi (PHA) é constituído pelo menos por 50% de unidades de formula geral (1). A relação p/q/r/s/t deve ser ajustada para proporcionar um grau de cristalinidade e uma velocidade de cristalização apropriados para a preparação de películas orientadas, tal como ê conhecido na técnica; contendo um agente de insuflação de fórmula geral A-- A' •C- (6) n na qual todos os símbolos A representam, independentemente, átomos de hidrogénio ou de flúor e n representa um número inteiro de 1 a 4.
Assim, os produtos da presente invenção são constituídos por resinas degradáveis submetidas à formação de espuma com o
auxílio de um agente de insuflação hidrofluorocarboneto (HFC) benigno sob o ponto de vista ambiental. No seu aspecto mais simples, a presente invenção refere-se à utilização de HFCs de fórmula geral (6) como agentes de insuflação para resinas de unidades de formulas gerais (1) a (5) para a preparação de produtos de espuma de grande utilidade e com excelentes características ambientais. São preferidos os polímeros de fórmula geral (1) na qual R representa um átomo de hidrogénio ou um grupo metilo, sendo neste caso os polímeros conhecidos por poliglicolidos ou poli-lactidos, respectivamente.
Os polímeros podem ser sintetizados mediante polimeriza-ção directa a partir de precursores ácidos ou mediante polimeri-zação da lactona monomérica ou dimérica cíclica (conforme o tipo do ácido). Dá-se preferência a polimerização da lactona cíclica para a preparação de polímeros de peso molecular elevado porque as reacções equilibradas com o dímero cíclico intermédio e com espécies de baixo peso molecular impõem limites práticos ao peso molecular dos polímeros obtidos directamente a partir do ácido.
Os polímeros da presente invenção têm pesos moleculares compreendidos entre cerca 50 000 e cerca de 600 000; e vantajosamente entre cerca de 100 000 e cerca de 450 000. Ê necessário um peso molecular elevado para proporcionar viscosidade e resistên-
cia suficientes de modo a permitir ao polímero formar uma espuma sustentável. Se o peso molecular for demasiado elevado, ocorre uma degradação excessiva às temperaturas necessárias para o processo de fusão das composições.
As composições poliméricas devem conter normalmente alguns monómeros que nao reagiram e oligómeros de baixo peso molecular. Para evitar os problemas durante a extrusão e a formação de espuma, ê aconselhável manter inferior a cerca de 7-1/2 o número de unidades de peso molecular baixo, inferior a 450, na composição do polímero.
Por outro lado, dá-se preferência às composições poli-méricas que apresentam como componente principal 50 a 97%, e com maior preferência cerca de 85 a cerca de 96% molar, de enantió-mero L do acido láctico correspondente à unidade de formula geral (2) definida anteriormente, na qual representa um grupo metilo e R2 representa um átomo de hidrogénio. 0 componente menor destas composições preferidas pode ser qualquer das outras unidades de formulas gerais (1) a (5) anteriormente definidas, com a condição de as eventuais unidades de ácido láctico adicionais serem da configuração enantiomêrica D. 0 termo "degradável" aqui utilizado em relação aos polímeros de polilactato significa que a parte polilactato do material degradável ê biodegradável e, de um modo mais importante, % degradável por hidrólise. A velocidade de degradação é consistente com a utilização pretendida, ou seja, o produto não se degrada significativamente durante a armazenagem e a utilização normais, mas deverá degradar-se significativamente ao fim de um período razoável após ter sido descartado. Tal como se sabe na técnica, a degradação por hidrólise depende do grau de cristalini-dade do polímero; os polímeros de cristalinidade mais elevada degradam-se mais lentamente. Para a degradação por hidrólise, podem utilizar-se vantajosamente condições ligeiramente ácidas ou básicas. Mediante degradação por hidrólise, podem recuperar--se unidades monomêricas, se necessário, para reconversão em polímeros de polilactato úteis ou podem rejeitar-se sob a forma de material residual não nocivo para o meio ambiente.
Os agentes de insuflação aceitáveis deverão ter as seguintes propriedades: - aceitabilidade pelo meio ambiente - baixa toxicidade - volatilidade apropriada -solubilidade adequada - baixa reactividade - velocidade de difusão aceitável - peso molecular relativamente baixo. A aceitabilidade pelo meio ambiente significa que o agente de insuflação, quando libertado pelo produto de espuma, não
deverá apresentar a possibilidade de destruição da camada de ozono da estratosfera. Sob este ponto de vista, os agentes de insuflação que contêm átomos de cloro sao inaceitáveis. Por outro lado, quando libertados, os agentes de insuflação devem apresentar uma absorbabilidade de energia na região dos infravermelhos mínima e um tempo de vida atmosférica apropriado, de modo a que não tenham um potencial de aquecimento global significativo e deverão também ter uma reactividade fotoquímica desprezável, de modo a não promoverem a formação de nevoeiro. A baixa toxicidade dos agentes de insuflação é necessária para proteger os empregados durante o fabrico da espuma. Além disso, não deverão ser tóxicos nas utilizações dos produtos de espuma, entre os quais são de particularmente importância as aplicações de serviço de alimentos e de embalagem de alimentos.
Os agentes de insuflação deverão também apresentar uma volatilidade apropriada para a utilização com as resinas termoplásticas da presente invenção. Estes agentes de insuflação deverão proporcionar a pressão da solução requerida para expandir e espumar a resina polimêrica viscosa.
Os agentes de insuflação devem apresentar solubilidade adequada, o que significa que o agente de insuflação deverá ser facilmente contido no polímero em fusão quando presente na concentração requerida para o grau de formação de espuma necessário. -8-
Seo agente de insuflação se se separar da resina polimérica antes da expansão do referido agente de insuflação, podem fòrmar-se bolsas de gás ou regiões de densidade de espuma não uniforme.
Os agentes de insuflação devem também apresentar baixa reactividade, ou seja, não deverão reagir com a resina ou decompor-se às temperaturas e pressões típicas convencionalmente utilizadas na produção de espumas de resinas termoplásticas. De um modo análogo, os agentes de insuflação devem ser não reactivos nas condições normais de utilização, de modo a evitar a degradação dos produtos. É necessária uma velocidade de difusão aceitável para os agentes de insuflação nas espumas da presente invenção. Dá-se preferência a uma velocidade de difusão muito baixa, de modo que a termoformação da folha de espuma em objectos com forma determinada, tais como recipientes para hambúrgueres, pratos, etc. seja facilmente conseguida. É desejável um peso molecular relativamente baixo para o agente de insuflação. 0 peso molecular determina o peso de agente de insuflação necessário para produzir um dado volume de gás. Assim, a utilização de um agente de insuflação de baixo peso molecular minimiza o custo de agente de insuflação por unidade de produção. -9- \
Descotoriu-se que os agentes de insuflação HFC escolhidos entre os compostos de formula geral (6) são especialmente apropriados, relativamente as propriedades referidas antes, quando utilizados para a preparação de produtos de espuma com as resinas poliméricas de unidades de fórmulas gerais (1) a (5). Os agentes de insuflação HFC apropriados de fórmula geral (6) utilizados para uma dada resina polimêrica de unidades de fórmulas gerais (1) a (5) podem ser facilmente determinados por técnicas convencionais. São apropriados como agentes de insuflação os seguintes mas de acordo com a presente invenção. HFC-32 CH2F2 HFC-125 CF3CF2H HFC-134 HCF2CF2F HFC-134a CF3CFH2 HFC-143a cf3ch3 HFC-152 CH2F-CH2F HFC-152a ch3-chf2 HFC-227 EA CF3-CHF-CF3 HFC-356 MFF cf3-ch2-ch2-cf3 HCC-365 MFC cf3-ch2-cf2-ch3 são preferidos os HFCs que contêm um ou dois átomos de carbono.
Os produtos de espuma da presente invenção apresentam uma associação única de propriedades que os torna aceitáveis sob o ponto de vista ambiental, tanto em relação à atmosfera como à rejeição no meio ambiente. No que se refere à rejeição, estes produtos podem ser enterrados até se biodegradarem e/ou se hidro-lisarem com formação de produtos degradados inofensivos ou podem ser reciclados por hidrólise, de preferência sob condições ligeiramente ácidas ou básicas, para formar unidades monoméricas que podem ser utilizadas para a produção de polímeros.
Os produtos de espuma da presente invenção podem ser preparados mediante técnicas convencionais. Assim, pode efectuar-se a extrusao da resina polimérica e do agente de insuflação nela contido, a uma temperatura apropriada inferior à temperatura de degradação ou de reacção da resina e do agente de insuflação. Os produtos de espuma podem apresentar-se sob a forma de folhas ou de artigos com formas definidas, tais como recipientes para hambúrgueres, tabuleiros, pratos, caixas e similares. Estes produtos são particularmente utilizáveis na embalagem de alimentos e no serviço de alimentos devido à associação das suas propriedades de baixa toxicidade e de aceitabilidade pelo meio ambiente.
Além dó polímero e do agente de insuflação, podem incluir-se adjuvantes convencionais, por exemplo, agentes de nu-cleação típicos, tais como talco de silicato de cálcio; auxiliares de processamento, tais como óleos minerais; auxiliares de extrusão, tais como ftalato de dioctilo (DOP); e concentrados de corantes. As concentrações dos aditivos são geralmente independentes da quantidade do agente de insuflação. A preparação dos HFC é já conhecida da técnica. Vide A. M. Lovelace et al., Aliphatic Fluorine Compounds, 1958, p. 55. EXEMPLO 1
Preparam-se em contínuo 226,8 kg/h (500 lbs/h) de um produto de espuma mediante alimentação a um sistema de extrusão em linha de 11,4 cm-15,2 cm provido de uma fieira anelar e de mandril, de uma mistura de 1,13 Kg/h (2,5 lbs/h) de agente de nucleação de talco de silicato de cálcio e 214,3 kg/h (472,5 lbs/h) de ácido poliláctico em fusão (85% de L, sendo os restantes 15% de D/L e uma pequena quantidade de lactido e oligômero de baixo peso molecular, tendo o polímero um peso molecular de cerca de 300 000). Na massa de polímero em fusão na extrusora introduzem-se 11,3 kg/h (25 lbs/h) de CF-^-CF^ (HFC-134a). A temperatura do material na extrusora de 11,4 cm (4-V2") ê mantida em 204°C (400°F) e a pressão ê mantida a 175,8 kg/cm2g (2 500 lbs/sq. in. gauge.). Antes da saída da extrusora de 15,2 cm (6") a temperatura baixa suficientemente para evitar a destruição das células devido à descarga através da extrusora. O HFC liberta-se da solução no polímero formando um produto de espuma termoplástico degradável orientado. Este produto é uma folha de espuma -12-
rígida com 111,8 cm (44") de largura e 2,54 mm (100 mils) de es- 3 pessura, tendo uma densidade de 0,096 g/cm (6 lbs/cuft).
Em seguida, faz-se passar a folha de espuma através de um aparelho de termoformaçao onde é cortada em pratos circulares de 30,5 cm (12") de diâmetro.
Seguindo os mesmos procedimentos, preparam-se folhas com espessuras compreendidas entre 1,27 mm e 2,54 mm (50 e 100 mils) e submetem-se a termoformaçao para a obtenção de recipientes para embalagem de alimentos. EXEMPLOS 2-6
De acordo com o procedimento do Exemplo 1, obtêm-se pratos e recipientes de espuma de PHA/HFC a partir dos ingredientes a seguir indicados: EX. Agente de Insuflação P.M; kg/h (#/h.y 2 ch2f2 52 (2,55) (HFC-32) 1 ,16 3 ch3chf2 66 (3,24) (HFC-152a) 1 ,47 4 cf3-ch2f 102 (5) (HFC-1 34a) 2,27 5 cf3chfcf3 170 (8,33) (HFC-227 EA) 3,78 6 CF3CH2CF2CH31 166 (8,14) (HFC-365 MFC) 3,69
Composições kg/h Agente de nucleação de talco de silicato de de PLA 1 Uf/ h.) cálcio 85% L (494,95) (2,5) 1,13 70% L 224,50 (494,26) (2,5) 1,13 60% L 224,19 (492,5) (2,5) 1,13 75% L 223,39 (489,17) (2,5) 1,13 50% L (489,36) (2,5) 1,13 221,88 1 A composição de PLA restante é constituída pelo isómero D de ácido poliláctico mais uma quantidade inferior a 7% em peso de lactido e oligómero de baixo peso molecular.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. ” Processo para a preparaçao ae materiais ae espuma ae-gradáveis, caracterizado pelo facto de se efectuar a extrusio sob pressão de uma resina polimérica e de um agente de insuflação ã base de hidrofluorocarboneto, a uma temperatura apropriada, inferior à temperatura de degradação ou de reacção de resina e do agente de insuflação.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a resina de ácido conter pelo menos uma unidade de ácido de fórmula geral
    (1) (O(CR2R2)nC0)p (2) (QCRjRjCOOCRjlRjCO) (3) (OCR1R2CR1R2OCR1R2CO)r (4) (OCR^CF^OCR^CR^COHg ou (5) (NH(CR1R2)nCO)t em que n representa o número inteiro 2,4 ou 5; p,q,r, s e t têm um valor total compreendido entre 350 e cerca de 5000; e *1 e R2, iguais ou diferentes, representam, cada um, iam átomo de hidrogénio ou um grupo hidrocarbonilo C^-C^2 eventualmente substituído.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo facto de as unidades de ácido poli-hidroxi serem escolhidas entre polilactido e poliglicolido.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo facto de as unidades de ácido poli-hidroxi compreende rem pelo menos 50% de unidades de fórmula geral (1).
  5. 5. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo facto de mais de 50% da resina de polilactato serem unidades poliméricas na forma isotrópica L.
  6. 6. - Processo de acordo com a reivindicação 4, caracteri-zado pelo facto de a resina de polímero conter menos de 7% de unidades oligoméricas de lactido e lactil-lactato com um peso molecular inferior a 450. -16- 7.- -16- 7.- C os Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-r % zado pelo facto de o agente de insuflação ser escolhido entre compostos de fórmula geral
    U A J A- na qual os símbolos A representam, cada um, independen temente, um átomo de hidrogénio ou de flúor; e n representa um número inteiro de 1 a 4.
  7. 8. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracteri-zado pelo facto de o símbolo n representar 1.
  8. 9. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracteri-zado pelo facto de o símbolo n representar 2, 9 Agente Oficial do Propriedade industrio! C
    L L ·>— \
PT98330A 1990-07-16 1991-07-15 Processo para a preparacao de materiais de espuma degradaveis PT98330A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US55265790A 1990-07-16 1990-07-16

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98330A true PT98330A (pt) 1992-05-29

Family

ID=24206240

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98330A PT98330A (pt) 1990-07-16 1991-07-15 Processo para a preparacao de materiais de espuma degradaveis

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5134171A (pt)
EP (1) EP0539398A1 (pt)
JP (1) JPH05508669A (pt)
CN (1) CN1058221A (pt)
AU (1) AU8007591A (pt)
IE (1) IE912473A1 (pt)
MX (1) MX9100210A (pt)
PT (1) PT98330A (pt)
WO (1) WO1992001737A1 (pt)

Families Citing this family (57)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0821332B2 (ja) * 1984-05-10 1996-03-04 株式会社東芝 カラー受像管
US5767222A (en) * 1988-08-08 1998-06-16 Chronopol, Inc. Degradable polydioxaneone-based materials
US5502158A (en) * 1988-08-08 1996-03-26 Ecopol, Llc Degradable polymer composition
US6740731B2 (en) * 1988-08-08 2004-05-25 Cargill Dow Polymers Llc Degradation control of environmentally degradable disposable materials
US5444113A (en) * 1988-08-08 1995-08-22 Ecopol, Llc End use applications of biodegradable polymers
US6323307B1 (en) 1988-08-08 2001-11-27 Cargill Dow Polymers, Llc Degradation control of environmentally degradable disposable materials
US6121337A (en) * 1990-03-23 2000-09-19 E. I. Du Pont De Nemours And Company Compositions containing 1,1,2,2-tetrafluoroethane (HFC-134) for closed-cell polymer foam production
US5912279A (en) * 1990-03-23 1999-06-15 E. I. Du Pont De Nemours And Company Polymer foams containing blocking agents
CA2064410A1 (en) * 1991-04-01 1992-10-02 Masanobu Ajioka Degradable foam and use of same
US5223546A (en) * 1991-04-24 1993-06-29 Mitsui Toatsu Chemicals, Inc. High polymer network
US5238968A (en) * 1991-04-24 1993-08-24 Mitsui Toatsu Chemicals, Inc. Process for preparing a degradable high polymer network
US6005067A (en) * 1992-01-24 1999-12-21 Cargill Incorporated Continuous process for manufacture of lactide polymers with controlled optical purity
US5142023A (en) * 1992-01-24 1992-08-25 Cargill, Incorporated Continuous process for manufacture of lactide polymers with controlled optical purity
US5258488A (en) * 1992-01-24 1993-11-02 Cargill, Incorporated Continuous process for manufacture of lactide polymers with controlled optical purity
US6326458B1 (en) 1992-01-24 2001-12-04 Cargill, Inc. Continuous process for the manufacture of lactide and lactide polymers
US5247058A (en) * 1992-01-24 1993-09-21 Cargill, Incorporated Continuous process for manufacture of lactide polymers with controlled optical purity
US5247059A (en) * 1992-01-24 1993-09-21 Cargill, Incorporated Continuous process for the manufacture of a purified lactide from esters of lactic acid
US5210108A (en) * 1992-07-29 1993-05-11 E. I. Du Pont De Nemours And Company Degradable foam materials
WO1994006866A1 (en) * 1992-09-22 1994-03-31 Biopak Technology, Ltd. Degradation control of environmentally degradable disposable materials
US5338822A (en) * 1992-10-02 1994-08-16 Cargill, Incorporated Melt-stable lactide polymer composition and process for manufacture thereof
US6005068A (en) 1992-10-02 1999-12-21 Cargill Incorporated Melt-stable amorphous lactide polymer film and process for manufacture thereof
JP3447289B2 (ja) * 1992-10-02 2003-09-16 カーギル, インコーポレイテッド 溶融安定性ラクチドポリマー繊維及びその製造方法
DE69322155T2 (de) * 1992-10-02 1999-08-19 Cargill Inc Papier mit einer beschichtung aus schmelzstabilem polymer und dessen verfahren zur herstellung
DE4234620A1 (de) * 1992-10-14 1994-04-21 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von geschäumten Polylactid Spritzgießteilen hoher Festigkeit und Steifigkeit
DE4239781A1 (de) * 1992-11-26 1994-06-01 Basf Ag Formkörper aus geschäumten Polylactiden und Verfahren zu ihrer Herstellung
US5278196A (en) * 1993-03-25 1994-01-11 Great Lakes Chemical Corp. Hydrofluorocarbon compositions as blowing agents for cellular plastics
US5437924A (en) * 1993-07-08 1995-08-01 International Paper Company Compostable, biodegradable foam core board
US5763513A (en) 1994-05-19 1998-06-09 Mitsui Toatsu Chemicals, Inc. L-lactic acid polymer composition, molded product and film
EG21087A (en) * 1995-01-10 2000-10-31 Procter & Gamble Foams made from high internal phase emulsions useful as absorbent members from catamenial pads
US5849805A (en) * 1995-01-10 1998-12-15 The Procter & Gamble Company Process for making foams useful as absorbent members for catamenial pads
US5759569A (en) * 1995-01-10 1998-06-02 The Procter & Gamble Company Biodegradable articles made from certain trans-polymers and blends thereof with other biodegradable components
US5650222A (en) * 1995-01-10 1997-07-22 The Procter & Gamble Company Absorbent foam materials for aqueous fluids made from high internal phase emulsions having very high water-to-oil ratios
US5563179A (en) * 1995-01-10 1996-10-08 The Proctor & Gamble Company Absorbent foams made from high internal phase emulsions useful for acquiring and distributing aqueous fluids
US5633291A (en) * 1995-06-07 1997-05-27 The Procter & Gamble Company Use of foam materials derived from high internal phase emulsions for insulation
US5770634A (en) * 1995-06-07 1998-06-23 The Procter & Gamble Company Foam materials for insulation, derived from high internal phase emulsions
US5550167A (en) * 1995-08-30 1996-08-27 The Procter & Gamble Company Absorbent foams made from high internal phase emulsions useful for acquiring aqueous fluids
KR100535258B1 (ko) * 1997-10-29 2005-12-09 도레이 카부시키가이샤 생분해성 및 발포성을 갖는 수지 조성물
US6160028A (en) * 1998-07-17 2000-12-12 The Procter & Gamble Company Flame retardant microporous polymeric foams
US6245697B1 (en) 1998-11-12 2001-06-12 The Procter & Gamble Company Flexible mat for absorbing liquids comprising polymeric foam materials
DE60036845T2 (de) 1999-06-25 2008-05-21 Mitsui Chemicals, Inc. Aliphatische polyesterzusammensetzung für eine grundmischung und verfahren zur herstellung einer aliphatischen polyesterfolie unter verwendung der zusammensetzung
FR2838435B1 (fr) * 2002-04-12 2004-06-18 Atofina Composition comprenant un melange de mono et polylactyllactates d'alkyle
US7449510B2 (en) * 2003-05-12 2008-11-11 Unitika Ltd. Biodegradable polyester resin composition, process for producing the same and foamed article and molded article using the same
US7645810B2 (en) * 2005-12-19 2010-01-12 Jsp Corporation Foamed sheet of polylactic acid resin, foam molding of polylactic acid resin and method of preparing foam molding
ATE543862T1 (de) 2004-03-26 2012-02-15 Natureworks Llc Mit kohlendioixd getriebene extrudierte polylactidschaumstoffe
US8309619B2 (en) 2004-09-03 2012-11-13 Pactiv LLC Reduced-VOC and non-VOC blowing agents for making expanded and extruded thermoplastic foams
JP4713274B2 (ja) * 2005-08-23 2011-06-29 積水化成品工業株式会社 ポリ乳酸系樹脂発泡体の製造方法
WO2007101034A2 (en) * 2006-02-22 2007-09-07 Pactiv Corporation Polyolefin foams made with methyl formate-based blowing agents
MX2009006045A (es) * 2006-12-14 2009-06-17 Pactiv Corp Espumas expandidas y extruidas biodegradables y de emision reducida hechas con agentes de soplado basados en formiato de metilo.
US7977397B2 (en) * 2006-12-14 2011-07-12 Pactiv Corporation Polymer blends of biodegradable or bio-based and synthetic polymers and foams thereof
EP2271695B1 (en) * 2008-04-30 2016-11-02 NatureWorks LLC Extruded foams made with polylactides that have high molecular weights and high intrinsic viscosities
US8016980B2 (en) * 2008-11-25 2011-09-13 Dixie Consumer Products Llc Paper products
US20120225961A1 (en) * 2009-09-25 2012-09-06 Arkema Inc. Biodegradable foams with improved dimensional stability
US20120009420A1 (en) 2010-07-07 2012-01-12 Lifoam Industries Compostable or Biobased Foams
US8962706B2 (en) 2010-09-10 2015-02-24 Lifoam Industries, Llc Process for enabling secondary expansion of expandable beads
US10689498B2 (en) 2013-08-20 2020-06-23 Tepha, Inc. Closed cell foams including poly-4-hydroxybutyrate and copolymers thereof
CA2928731A1 (en) 2013-11-05 2015-05-14 Tepha, Inc. Compositions and devices of poly-4-hydroxybutyrate
CN109762313B (zh) * 2018-12-29 2020-09-22 恒天纤维集团有限公司 一种高倍率聚乳酸发泡片材的制备方法

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4422877A (en) * 1980-10-28 1983-12-27 Restech Research Limited Partnership Synthetic polymer-propellant compositions forming cold foamed structures having a temperature at least 30° C. below ambient temperature and containing open and/or closed cells
US4766182A (en) * 1986-12-22 1988-08-23 E. I. Du Pont De Nemours And Company Polylactide compositions
US4719246A (en) * 1986-12-22 1988-01-12 E. I. Du Pont De Nemours And Company Polylactide compositions
US4988740A (en) * 1989-06-15 1991-01-29 E. I. Du Pont De Nemours And Company Low density foamed thermoplastic elastomers

Also Published As

Publication number Publication date
AU8007591A (en) 1992-02-18
EP0539398A4 (en) 1993-03-16
CN1058221A (zh) 1992-01-29
EP0539398A1 (en) 1993-05-05
US5134171A (en) 1992-07-28
MX9100210A (es) 1992-02-28
JPH05508669A (ja) 1993-12-02
WO1992001737A1 (en) 1992-02-06
IE912473A1 (en) 1992-01-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT98330A (pt) Processo para a preparacao de materiais de espuma degradaveis
US5210108A (en) Degradable foam materials
Tsivintzelis et al. Biodegradable polymer foams prepared with supercritical CO2–ethanol mixtures as blowing agents
US5116880A (en) Biodisintegrable thermoplastic resin foam and a process for producing same
US8716398B2 (en) Method for preparing biodegradable polymer stereocomplexes using a supercritical fluid-organic solvent system and stereocomplexes prepared by the same
US11535744B2 (en) Amorphous polyester composition and method of making
JPH06293841A (ja) 発泡ポリラクチド成形体
US5162381A (en) Process for preparing thermalplastic foam
JP3308335B2 (ja) 乳酸系ポリマー組成物並びにそのペレット、その成形体およびその成形方法
JP5333621B2 (ja) ポリマー生成物、成形体、医療用成形体、トナー、及びポリマー組成物
EP3448672B1 (en) Polymer foam insulation structures having a facing layer of a polylactide resin
CN110662797A (zh) 可用作泡沫膨胀剂的氟化化合物
JP2004307662A (ja) 結晶性ポリ乳酸系樹脂発泡体の製造方法
JP2002020526A (ja) 樹脂発泡性粒子
JPH0797545A (ja) 耐水性を有する生分解性コーティング剤および食品用生分解性容器
JP4582871B2 (ja) 無架橋の樹脂発泡性粒子
JP3394063B2 (ja) 乳酸系ポリマー発泡体成形物及びその製造方法
JPH10114833A (ja) ポリグリコール酸発泡体
JP2001098044A (ja) 生分解性で発泡性を有するポリ乳酸樹脂組成物
JP2001098104A (ja) 生分解を有する発泡粒子及びその成形物
JP2000044716A (ja) ポリ乳酸系発泡体製造用組成物、発泡体の製造方法、及び、発泡体
JP2003286360A (ja) 生分解性ポリエステル樹脂発泡体及びその製造方法
EP3581608A1 (en) Polymeric products
JPH04304244A (ja) 分解性発泡体
JPH07188443A (ja) 分解性発泡体

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920114

FC3A Refusal

Effective date: 19981002