PT982316E - Preparação de ésteres de esterol e de estanol - Google Patents

Preparação de ésteres de esterol e de estanol Download PDF

Info

Publication number
PT982316E
PT982316E PT99306718T PT99306718T PT982316E PT 982316 E PT982316 E PT 982316E PT 99306718 T PT99306718 T PT 99306718T PT 99306718 T PT99306718 T PT 99306718T PT 982316 E PT982316 E PT 982316E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
stanol
reaction
sterol
ester
acid
Prior art date
Application number
PT99306718T
Other languages
English (en)
Inventor
Allan Roden
James L Williams
Ruey Bruce
Frank Detraino
Marie H Boyer
John D Higgings Iii
Original Assignee
Mcneil Ppc Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US09/336,773 external-priority patent/US6184397B1/en
Application filed by Mcneil Ppc Inc filed Critical Mcneil Ppc Inc
Publication of PT982316E publication Critical patent/PT982316E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07JSTEROIDS
    • C07J9/00Normal steroids containing carbon, hydrogen, halogen or oxygen substituted in position 17 beta by a chain of more than two carbon atoms, e.g. cholane, cholestane, coprostane

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Steroid Compounds (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PREPARAÇÃO DE ÉSTERES DE ESTEROL E DE ESTANOL"
Campo da Invenção
Esta invenção refere-se à preparação de ésteres discretos de esterol e de estanol através de uma via catalisada altamente eficiente na presença de um agente de desactivação de cor.
Antecedentes da Invenção
Foi demonstrado que a adição de esteróis vegetais, tal como β-sitosterol, a dietas reduz os níveis de colesterol no soro. Os esteróis reduzem o colesterol através da interrupção da absorção intestinal de colesterol dietético por remoção deste das micelas do ácido biliar. Mais recentemente, um derivado do β-sitosterol saturado, o β-sitostanol, demonstrou ser mais eficaz na redução da absorção do colesterol intestinal. 0 próprio sitostanol é virtualmente não absorvido, de modo que não contribui de todo para a concentração de esterol no soro in vivo após o consumo. Infelizmente, os esteróis e estanóis típicos são insolúveis na fase de micelas do canal alimentar e possuem apenas solubilidade limitada em óleos e/ou gorduras ou água. Por isso, os esteróis e estanóis livres não são, eles próprios, candidatos óptimos para utilização em formas de dosagem farmacêutica ou dietética típica como agentes de redução do colesterol. 1 A Patente U.S Número 5502045 descreve a interesterificação dos estanóis com um éster de ácido gordo, a partir de um óleo alimentar, para produzir uma mistura cerosa de éster de esterol com caracteristicas de solubilidade em gordura melhoradas. Especificamente, esta patente descreve a reacção de sitostanol interesterifiçado com ácidos gordos, a partir de ésteres de metilo de um óleo alimentar, tal como óleo de semente de colza, especificamente através de uma reacção de transesterificação catalisada por uma base. Isto é um processo que é largamente utilizado na indústria alimentar. Todavia, de um ponto de vista farmacêutico, os processos de interesterificação, como este, possuem claras desvantagens. Principalmente, o perfil de composição dos produtos de éster de esterol são difíceis de controlar, uma vez que o perfil está dependente da sequência de ácidos gordos presente no óleo alimentar empregue na reacção. Adicionalmente, o metanol, um subproduto desta reacção, deve ser removido cuidadosamente e a utilização de metilésteres requer que sejam utilizados grandes excessos, tornando a reciclagem dificil.
Numa abordagem diferente, a Patente Alemã 2035069 divulga a esterificação de éster de ésteres de esterol com ácidos gordos, através de um processo de grau não alimentar. Em particular, o cloreto de tionilo é empregue como um reagente que, quando reagido forma gases de HC1 como um sub-produto. Essas técnicas não são adequadas para a produção de materiais de grau alimentar e são, em geral, indesejáveis. A Patente Japonesa 76-11113 divulga uma esterificação isenta de catalisador de ésteres de ácido gordo superiores de esteróis ou vitaminas relacionadas. Todavia, este processo emprega um excesso molar significativo de ácido gordo, um mínimo 2 de 25% até 50% que, por sua vez, requer a utilização de um processo de refinação alcalino para recuperar o produto éster. O ácido gordo em excesso estequiométrico e as técnicas de isolamento resultam em produtos que são descorados. O documento US 4309448 divulga a esterificação catalisada por Ácido de Lewis sem agente de descoloração e a esterificação não catalisada, com agente de descoloração.
De um ponto de vista farmacêutico, existe uma necessidade não superada de um método para uma síntese de esteróis discretos de estanol/esterol, através de um processo de grau alimentar em grosso. Os compostos discretos são mais desejáveis do que as misturas, por três razões principais: 1) a composição e as especificações de desempenho podem ser melhor controladas; 2) os estudos de estrutura/actividade são mais exequíveis; e 3) as propriedades físico-químicas e químicas podem ser controladas. Estas vantagens de ésteres discretos de estanol/esterol serão elaboradas mais tarde.
Adicionalmente, existe uma necessidade de ésteres de grau alimentar que tenham uma cor clara na preparação de alimentos coloridos de produtos alimentares apelativos. Todos os processos que reduzem perdas no processamento e custos de equipamento são necessários.
Sumário da Invenção A presente invenção compreende um método para a esterificação directa de estanóis e esteróis com catalisadores, na presença de um agente de desactivação de cor, para formar ésteres discretos de ésteres. O catalisador é um ácido de Lewis. 3 0 método proporciona uma via sintética que é acessível para a produção em larga escala dos ésteres de ésteres em alto rendimento e pureza, através de um processo de grau alimentar que, numa forma de realização preferida, é livre de solventes orgânicos ou ácidos minerais e produz subprodutos limitados. 0 método, em última análise, produz um processo conveniente que permite a concepção de ésteres discretos de estanol/esterol com várias propriedades físicas e biológicas.
Descrição Detalhada da Invenção A presente invenção proporciona a esterificação directa de estanóis e esteróis através da reacção dos ácidos gordos de estanol/esterol. 0 β-sitostanol, o material de partida mais preferido, é produzido comercialmente a partir de β-sitosterol, por uma reacção de hidrogenação e está disponível comercialmente, a partir de várias fontes, incluindo a Raisio Corporation.
Os ácidos gordos, que incluem os sais associados, reagidos na presente invenção contêm desde 4 até 26 átomos de carbono. Os ácidos incluem ácidos saturados, mas são de um modo preferido ácidos insaturados, incluindo ácidos poliinsaturados.
Os ácidos gordos saturados que reagiram na presente invenção são, de um modo preferido, das fórmulas CH3-(CH2)n-C02H, em que n é um inteiro desde 2 até 22, de um modo preferido n é desde cerca de 12 até cerca de 20. O termo ácido gordo é bem conhecido e entendido pelos especialistas na técnica, ver por exemplo, Hawley's Condensed Chemical Dictionary, Décima Primeira edição. O termo inclui os próprios ácidos e sais desses ácidos. 4
Os ácidos gordos incluem ácidos saturados, tais como esteárico, butirico, láurico, palmitico e afins. Os ácidos gordos insaturados adequados incluem ácido oleico, linoleico, decoso-hexanóico, ácido linoleico conjugado e afins. Como revelado na Patente U.S. 5554646, coluna 1, linhas 44-48, o ácido linoleico conjugado é ácido 9,11-octadecadienóico, ácido 10,12-octadecadienóico e misturas destes. A presente invenção inclui os ácidos lineares e ramificados, sendo preferidos ácidos com cadeia linear.
Na presente invenção os ésteres de esterol e estanol possuem a fórmula geral apresentada na Figura I:
Figura I em que Ri é entendido como incluindo cadeias de carbono alifáticas lineares ou ramificadas, possuindo um comprimento de cerca de C3-C25, de um modo preferido desde os grupos C6-C22 e, de um modo muito preferido, Ci2-C2i, e R2 é entendido como incluindo cadeias de carbono alifáticas lineares ou ramificadas variando entre os grupos C3-Ci5, de um modo preferido C6-Ci2 e, de um modo muito preferido, Cg. R2 é um canal de carbono possuindo desde 3 até 15 átomos de carbono, ou é seleccionado do grupo alquilo (Ci-Ci2), alcoxilo (Ci-C8), alcenilo (C2-C8), alcinilo (C2-C8), cicloalquilo (C3-C8), halo-alcenilo (C2-C8), halo-alcinilo (C2-C8), 5 em que halo é entendido como incluindo cloro, fluoro, bromo, iodo e semelhantes. Alquilo inclui grupos de átomo de carbono de cadeia linear ou ramificada. Grupos alquilo tipicos incluem metilo, etilo, n-propilo, isopropilo, n-butilo, sec-butilo, isobutilo, t-butilo, n-pentilo, neopentilo, isopentilo, hexilo, heptilo e semelhantes. Os grupos alquilo podem ser halogenados com um, dois ou três ou mais átomos halogenados.
Os termos alcenilo e alcinilo incluíram hidrocarbonetos de cadeia ramificada e linear possuindo, pelo menos, uma ligação insaturada. A insaturação em C5 proporciona o éster de esterol correspondente. Qualquer estanol ou esterol que está funcionalizado com um grupo hidroxilo é adequado para esterificação pelo processo aqui descrito. É proporcionado abaixo uma fórmula genérica dos estanóis/esteróis que podem ser esterifiçados na presente invenção
Figura II R.2 é entendido como possuindo o mesmo significado como acima apresentado. 6
Os estanóis que são capazes de serem esterifiçados na presente invenção incluem, mas não estão limitados a β-sitostanol, (apresentado na Figura III, abaixo), assim como outros compostos relacionados, incluindo colesterol, ergostanol, brassicastanol e semelhantes.
Figura III
Por exemplo, este processo também é aplicável a esteróis, tal como o sitosterol (insaturado em C5, como apresentado na
Figura III acima).
As proporções molares dos materiais de partida para a reacção de esterificação, nomeadamente 0 estanol/esterol e o ácido gordo, são proporcionadas em niveis estequiométricos. Numa forma de realização altamente preferida, o ácido gordo está presente num excesso de 5-10%, de modo a reagir todo o estanol. Qualquer ácido gordo, em excesso, que não reagiu é facilmente removido no processo de finalização do produto.
Qualquer catalisador adequado pode ser empregue na presente invenção. O catalisador é um ácido de Lewis. Catalisadores ácidos adequados são revelados na Patente U.S. 5892068. O 7 catalisador adequado que actua como um ácido de Lewis inclui cloreto de ferro, óxido de ferro, óxido de magnésio, óxido de manganês, cloreto de manganês, hidróxidos de sódio, cloreto de niquel, óxido de estanho, cloreto de estanho, bem como óxido de zinco e cloreto de zinco. Os catalisadores são tipicamente suficientes se fornecidos a 1 mole porcento, em comparação com o nivel dos reagentes. Como aqui utilizados, os catalisadores ácidos de Lewis são entendidos como sendo compostos que são potenciais aceitadores de pares de electrões. 0 nivel do catalisador pode ser aumentado ou diminuído para proporcionar a taxa de reacção desejada, todavia se for fornecido demasiado catalisador, pode resultar um nível de reacções colaterais e subprodutos mais elevado do que o desejável. Outros catalisadores de ácidos de Lewis adequados incluem trifluoreto de boro, cloreto de alumínio, e semelhantes. Qualquer ácido de Lewis adequado pode funcionar como o catalisador, sendo o óxido de zinco o catalisador preferido. 0 catalisador pode estar na forma de um sólido, líquido ou gás. A reacção da invenção é realizada pura, na qual são adicionados reagentes à mistura de reacção. Isto é eficaz porque o ácido, numa forma de realização preferida, um ácido gordo num estado fundido, actua como reagente assim como solvente.
As reacções puras são realizadas sob vácuo, de modo a remover água da mistura de reacção, conduzindo desse modo a reacção até ao término e aumentando o rendimento do éster desejado. Como a água não é solúvel na fase do produto, são necessários níveis muito mais baixos de ácidos gordos para conduzir a reacção até ao seu término. 8 A temperatura de reacção é conduzida a temperaturas desde 75 até 225 °C. 0 intervalo preferido é desde cerca de 100 até cerca de 200 °C e, de um modo muito preferido, desde cerca de 140 até 180 °C. O periodo de reacção pode variar largamente, mas para melhores resultados e economia, as reacções devem ser deixadas decorrer completamente. Tempos de reacção superiores a 12 horas são comuns, mas não necessariamente desejados. Uma vantagem da presente invenção é o rendimento elevado do produto éster proporcionado pelo processo. O presente processo proporciona rendimentos superiores a 90% e, de um modo preferido, superiores a 95%. A reacção da presente invenção é suficientemente moderada para preparar ésteres que não foram capazes de serem sintetizados utilizando métodos previamente descritos na técnica. Em particular, a presente invenção proporciona um método para preparar ésteres que são o produto da reacção de DHA (ácido cis-4,7,10,13,16,19-docosa-hexanóico) e CLA (ácido octadecadienóico) e o esterol/estanol apresentado acima. Estes produtos são de particular interesse, na medida em que tanto DHA como CLA foram relatados como possuindo características de diminuição do colesterol. Por isso, um composto que contém a combinação de estanol e de esterol com uma funcionalidade éster pendente que, quando hidrolisados proporcionam outra combinação de estanol ou esterol com uma funcionalidade éster pendente que, quando hidrolisado, proporciona outro agente de limitação do colesterol, seria altamente benéfico. A combinação destas funções seria benéfica, no sentido em que foi relatado que o DHA e o CLA baixam o colesterol no corpo através de mecanismos diferentes dos utilizados pelos produtos de esterol e estanol. 9
Os produtos éster de CLA e esterol/estanol são proporcionados abaixo.
(CH2)rHC=CH-CH»HC-CHrCH2-HC=CH-CH2CH3 octadecadienoato de esterol/estanol; a 9,11-octadecadienóica é apresentada acima e o isómero também são comuns.
De um modo mais preferido forma 10,12
octadecadienoato de β-sistoesterol DHA e
De um modo semelhante, o produto éster de esterol/estanol são proporcionados abaixo. 10 Β-2 fl
CH2CH2(CH2CH=CH)6CH3
Docosa-hexaenoato de esterol/estanol e, de um modo mais preferido
f ?'o CH2(CH2CH=CH)6CH2CH3 docosa-hexaenoato de β-sitosterol; e docoso-hexaenoato de β-sitostanol
Três técnicas de isolamento, como descrito abaixo, podem ser utilizadas para isolar o produto de reacção éster. Método A: Pode ser empregue isolamento de extracção por solvente aquoso/orgânico para recuperar o éster de estanol. Solventes orgânicos típicos incluem diclorometano, clorofórmio ou tolueno. Foi empregue um processo aquoso/orgânico típico em que o éster foi extraído num solvente orgânico e subsequentemente isolado por adição de CH2C12. A solução foi também lavada várias vezes com NaHC03. Os sais de ácido gordo são divididos na fase aquosa e podem ser facilmente removidos. A restante fase orgânica contendo o éster isolado é então seca 11 sobre NaSC>4 anidro e descorada com carvão activado. Quando são utilizados para extracção solventes orgânicos leves, não clorados (i. e., hexano), é observada a formação de uma emulsão inseparável. São recuperados ésteres puros como sólidos brancos ou óleos, após a remoção do solvente num evaporador rotativo e subsequente arrefecimento. Método B: Em técnicas de isolamento preferidas utilizadas quando a reacção é catalisada com um ácido fraco, é adicionada uma quantidade de hidróxido de sódio pelo menos igual, mas não superior a um excesso molar de 10% do ácido utilizado aos ésteres dissolvidos em 10-15% de água, com base na mistura de reacção. Após agitação moderada, a água e os sabões são deixados escoar. O material é então lixiviado e desodorizado através de processos comuns na indústria dos óleos alimentares. Como a maioria dos ácidos gordos em excesso permanecem no produto éster após lavagem, eles serão recuperados e reciclados a partir do desodorizante. Método C: Numa técnica de isolamento mais preferida utilizada para alguns catalisadores de ácido de Lewis, o produto de reacção éster é isolado utilizando apenas água. A mistura de reacção bruta é lavada com água a 10% que foi deixada a separar durante 1 a 2 horas e depois removida por escoamento. O éster resultante é então lixiviado com argila de lixiviação ou auxiliares de lixiviação à base de sílica para óleos alimentares, para remover a cor e vestígios de sabão presentes e desodorizante para remover os ácidos gordos em excesso, que estão prontos para reciclagem sem processamento adicional.
Embora todos os três métodos tenham produzido ésteres idênticos em pureza, os rendimentos recuperados (>96%) foram 12 melhores com o Método C. Este método é também mais aplicável à síntese em larga escala porque origina um produto de pureza elevada sem a utilização de solventes de grau não alimentar perigosos. Este método também possui menos interacções com os materiais em bruto, que resulta num rendimento melhorado e perdas de produto reduzidas. 0 Método B é preferido ao A, na medida em que também proporciona rendimentos melhorados em comparação com o A. Ambos os métodos B e C permitem reciclar mais facilmente o excesso de ácidos gordos, reduzindo os custos do produto. A presente invenção proporciona várias vantagens em relação aos processos previamente divulgados. A presente invenção proporciona um método para sintetizar ésteres de estanol substancialmente discretos em vez de misturas de ésteres de estanol. Como aqui utilizado, substancialmente discreto é entendido como significando que o produto de reacção, o éster desejado, é proporcionado numa proporção muito elevada do produto de reacção. 0 éster desejado é proporcionado no produto de reacção em, pelo menos, 90 porcento em peso, de um modo mais preferido numa quantidade de, pelo menos, cerca de 98% e se a reacção for deixada ocorrer até ao término, em pelo menos 99% em peso. A presente invenção é capaz de proporcionar essencialmente um único éster de esterol (estanol), com menos de 0,2% em peso de outros produtos de éster. Os processos de interesterificação anteriormente revelados proporcionam uma mistura de produtos de éster de estanol. Por exemplo, os processos anteriormente revelados proporcionam misturas de ésteres de estanol, frequentemente com gamas vastas de ésteres de estanol presentes (por exemplo uma mistura de 4 ésteres em proporções de 30, 30, 20, 20 porcento em peso) . Também, em comparação, os processos de esterificação directa anteriormente revelados 13 utilizam reagentes perigosos, nocivos.
Esta produção de ésteres de estanol/esterol discretos possui várias vantagens importantes em relação às misturas de ésteres de estanol/esterol produzidas por outros processos. Em primeiro lugar, especificações de desempenho mais apertadas (i. e., ponto de fusão, gravidade estrutural especifica, pureza da espécie) são possíveis para compostos discretos. Isto deve-se às propriedades dos compostos discretos poderem ser controlados com maior precisão do que para as misturas. Por isso, as características de desempenho apropriadas e a qualidade de ésteres discretos são mais facilmente asseguradas, em comparação com uma mistura de produtos de éster.
Para além disso, devido à presente invenção proporcionar a síntese de ésteres discretos de estanol/esterol, as relações estrutura/actividade ao longo de uma gama de comprimentos de cadeia de ácidos gordos podem ser avaliadas. As determinações das relações estrutura/actividade, que são fundamentais para o desenvolvimento racional de fármacos são apenas exequíveis quando se realiza o rastreio de compostos discretos.
As propriedades fisicas e fisiológicas grosseiras do éster de esterol/estanol podem ser controladas, uma vez que estas propriedades estão dependentes de qual o ácido gordo empregue. Por exemplo, a esterificação para ácidos gordos insaturados (i. e., ácido oleico) pode conduzir a sólidos de baixo ponto de fusão ou mesmo produtos líquidos, enquanto que os análogos de ácidos gordos saturados (í. e., ácido esteárico) tendem a conduzir a sólidos de fluxo livre de baixo ponto de fusão. A capacidade para manipular tão extensivamente as propriedades fisicas de um esterol de elevado ponto de fusão é bastante 14 inesperada. A presente invenção permite que a selecção do éster esteja de acordo com as propriedades físicas que são desejadas. 0 material sólido de fluxo livre é desejável para o fabrico de comprimidos prensados, ou a incorporação do éster de estanol em produtos de cozedura. Estes esteróis de estanol/esterol do tipo óleo são empregues vantajosamente no fabrico de formas de dosagem de gel mole ou incorporados num molho de salada ou iogurte.
Outra vantagem da presente invenção é a capacidade para adicionar uma quantidade adequada de um agente de desactivação da cor durante a reacção. Tipicamente, a quantidade do agente de desactivação da cor é desde cerca de 0,05% até cerca de 1% em percentagem em peso, com base no peso total da reacção; de um modo preferido, desde cerca de 0,15 até cerca de 0,5%; e de um modo muito preferido, desde cerca de 0,15 até cerca de 3,5% de percentagem em peso. Agentes de desactivação de cor adequados incluem carbono, carvão e negro carvão; óleo alimentar, terra de lixiviação, ou uma lixiviação de sílica, tal como Trisil de
Grace Chemical, dos quais o carvão ou carvão activado é preferido. O agente de desactivação de cor previne que o produto de reacção se torne descolorado, í. e., não fique branco, e o agente de desactivação da cor é, de um modo preferido, incorporado quer com estanol/esterol e ácido no recipiente da reacção. O produto resultante da presente invenção é branco, isento de sabores desagradáveis e outro material volátil com um sabor desinteressante. O produto de éster de estanol/éster de esterol resultante possui um valor de cor de Gardner inferior a 8, 15 tipicamente inferior a cerca de 6, de um modo preferido inferior a cerca de 4 e de um modo muito preferido inferior a cerca de 3 na escala de cor de Gardner. A escala de cor de Gardner é conhecida na técnica. Os produtos da reacção são formados num bloco e o bloco de cor é comparado com amostras de uma cor predeterminada. Os processos anteriores proporcionaram produtos com valores de cor superiores. Por exemplo, os ésteres de estanol produzidos de acordo com a Patente US 5892068 tinham um valor de cor de cerca de 9 até cerca de 12. Utilizando o processo descrito na Patente Japonesa 76-11113, os produtos possuiriam valores de cor de Gardner desde cerca de 10 até cerca de 12. O produto de reacção pode ser dissolvido em óleo e adicionado a qualquer produto alimentar que contenha um componente oleoso.
Outra vantagem da presente invenção é a eliminação da necessidade de sabões excessivos durante a lavagem do produto para desactivar ou remover qualquer catalisador que possa estar contido no produto resultante. Isto melhora o rendimento, reduzindo a perda e acelerando o tempo para a rotatividade do reactor: Outra vantagem da reacção é a facilidade de reciclar os ácidos gordos em excesso sem processamento adicional.
Outra vantagem da presente invenção é a produção de um produto de cor inferior. Outra vantagem da presente invenção é a utilização de ácidos gordos em baixo excesso. Noutras revelações são necessários grandes excessos de fontes de ácido gordo para conduzir a reacção até ao seu término (frequentemente uma proporção molar de dois ácidos gordos para um estanol/esterol). Isto torna a limpeza, ou processamento após a reacção, difícil e 16 dispendiosa. A utilização de grande excesso reduz a quantidade de produto produzido num dado reactor, aumentando o custo do capital e aumentando o custo da mão-de-obra por libra de produto.
Ainda, outra vantagem da presente invenção são os tempos de reacção mais rápidos proporcionados pelas reacções catalisadas, em comparação com as reacções não catalisadas quando realizadas à mesma temperatura de reacção. Adicionalmente aos tempos de reacção mais curtos, o produto resultante também possui melhor cor. Por exemplo, as reacções não catalisadas realizadas a 250 °C possuem tempos de reacção superiores a 13 horas. Todavia, a reacção catalisada, realizada em condições semelhantes, tais como o tamanho do lote e a geometria do reactor, pode ser realizada a uma temperatura muito mais baixa, 170 °C e possuir tempos de reacção até ao término de 13 horas. Geralmente, os tempos de reacção da presente invenção variam desde cerca de 8 até cerca de 15 horas, de um modo preferido 10 até cerca de 14 e de um modo mais preferido desde cerca de 12 até cerca de 13 horas . O termo ácido aqui utilizado para descrever o ácido utilizado como um reagente é entendido como incluindo ácidos gordos, saturados incluindo poliinsaturados e ácidos poliinsaturados, como aqui apresentado acima. Os seguintes exemplos são fornecidos para melhor ilustrar a invenção reclamada, mas não para limitar a invenção aos exemplos aqui fornecidos abaixo. 17
EXEMPLOS
Os produtos de éster de estanol resultantes foram isolados utilizando quer a técnica descrita acima como Método A (empregando tanto água como um solvente orgânico) ou Método B (um processo de separação aquosa). Quando foram formados produtos do tipo vidro no Método A, estes foram convertidos nos sólidos de fluxo livre arrefecendo abaixo dos 0 °C. A análise de cromatografia gasosa de produto de reacção bruta indicou que as reacções prosseguiram até mais de 95% do seu término. 0 processo final foi realizado de acordo com os métodos A ou B como descrito acima.
Exemplo Comparativo A reacção do óleo de canola e estanol por via de interesterificação proporciona uma mistura de produto possuindo a seguinte distribuição aproximada, não reprodutível, em peso:
Oleato de estanol 67 Linoleato de estanol 19 Linolenatc > de estanol 9 Palmitato de estanol 3
Exemplo 1
Foi realizada uma reacção utilizando um ácido linoleico com um excesso molar de 1,05 e estanóis com 0,2% de óxido de zinco como um catalisador. A adição de carvão activado a 0,2% foi adicionada antes da reacção ter começado. O material foi 18 aquecido até 165 °C e começou a ser observada água no condensador. A mistura foi aquecida até 170 °C quando os niveis de ácidos gordos pararam a água caída foi adicionada e separada da mistura. O produto possuía uma cor de 9 na escala de Gardner. O Exemplo 1 demonstra a facilidade de empregar o agente desactivador da cor na presente invenção. Outros melhoramentos da cor podem ser facilmente obtidos através da modificação da quantidade de agente de desactivação da cor empregues, assim como outras variáveis do processo.
Exemplo Comparativo 2 A reacção utilizada no Exemplo 1 foi repetida sem um catalisador. Não ocorreu qualquer reacção até que a temperatura tivesse subido para 200 °C e necessitasse mais de 10 horas a 235 °C ou temperaturas de reacção superiores para completar a reacção. Isto demonstra os benefícios dos catalisadores aqui descritos, permitindo assim que a reacção prossiga a temperaturas mais baixas e uma taxa mais rápida.
Lisboa, 23 de Novembro de 2007 19

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Método para produzir ésteres de estanol/esterol compreendendo: proporcionado um estanol/esterol da fórmula
    proporcionado um ácido, fazer reagir os referidos estanol/esterol e ácido a uma temperatura de reacção desde 75 até 225 °C, na presença de uma quantidade suficiente de um ácido de Lewis catalisador e uma quantidade de um agente de desactivação de cor para formar o éster substancialmente discreto de estanol/esterol correspondente, sendo o éster discreto desejado proporcionado no produto de reacção em, pelo menos, 90% em peso e possuindo a fórmula
    em que 1 Ri é uma cadeia de carbono possuindo um comprimento desde C3-C25, e R2 é uma cadeia de carbono possuindo desde 3 até 15 átomos de carbono, ou é seleccionado a partir do grupo alquilo Ci-Ci2, alquilo Ci-Ci2 halogenado por um, dois ou três átomos de halogénio, alcoxilo Ci-C8, alcenilo C2-C8, alcinilo C2-C8, cicloalquilo C3-C8, halo-alcenilo C2-C8 e halo-alcinilo C2-C8; e em que a reacção é realizada pura com o ácido gordo fundido actuando como o solvente e a reacção é realizada sob vácuo.
  2. 2. Método da reivindicação 1, em que o catalisador é óxido de zinco.
  3. 3. Método da reivindicação 1 ou reivindicação 2, em que o éster de estanol/esterol correspondente é proporcionado numa quantidade inferior a 98% em peso.
  4. 4. Método de qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que Ri do éster de estanol/esterol possui um valor desde C5 até C24, de um modo preferido desde C12 até C21.
  5. 5. Método de qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que a temperatura de reacção é desde 100 até 200 °C.
  6. 6. Método de qualquer uma das reivindicações 1 a 5, em que o agente de desactivação da cor é carvão ou carbono activado. 2 Método de qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que a quantidade de agente de desactivação da cor é desde 0,05 até 1 porcento em peso, com base no peso total da reacção. Lisboa, 23 de Novembro de 2007
PT99306718T 1998-08-25 1999-08-24 Preparação de ésteres de esterol e de estanol PT982316E (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/139,460 US5892068A (en) 1998-08-25 1998-08-25 Preparation of sterol and stanol-esters
US09/211,978 US6147236A (en) 1998-08-25 1998-12-15 Preparation of sterol and stanol-esters
US09/336,773 US6184397B1 (en) 1998-08-25 1999-06-21 Preparation of sterol and stanol-esters

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT982316E true PT982316E (pt) 2007-12-18

Family

ID=22486771

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99306718T PT982316E (pt) 1998-08-25 1999-08-24 Preparação de ésteres de esterol e de estanol

Country Status (7)

Country Link
US (2) US5892068A (pt)
AR (2) AR017444A1 (pt)
AU (1) AU764572B2 (pt)
BR (1) BR9900280A (pt)
HU (2) HU9900145D0 (pt)
PT (1) PT982316E (pt)
ZA (2) ZA99368B (pt)

Families Citing this family (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK0898896T3 (da) * 1997-08-22 2004-10-18 Unilever Nv Næringsmidler på grundlag af fedtstoffer indeholdende steroler
DE69818942T2 (de) * 1997-08-22 2004-09-09 Unilever N.V. Stanolester enthaltende Zusammensetzungen
EP0897970B1 (en) * 1997-08-22 2004-09-29 Unilever N.V. Process for the production of stanol esters
US6394230B1 (en) * 1997-12-16 2002-05-28 Cognis Corporation Sterol esters as food additives
US6139897A (en) * 1998-03-24 2000-10-31 Kao Corporation Oil or fat composition containing phytosterol
US5892068A (en) * 1998-08-25 1999-04-06 Mcneil-Ppc, Inc. Preparation of sterol and stanol-esters
NZ333817A (en) * 1998-08-25 2000-09-29 Mcneil Ppc Inc Process for preparing stanol/sterol fatty acid esters such as beta sitosterol fatty acid esters, useful in reducing cholesterol levels
US6277431B1 (en) * 1998-10-14 2001-08-21 Redeem, Inc. Anticholesterolemic edible oil
NZ501169A (en) * 1998-11-26 2001-05-25 F Fatty acid esters of phytosterol and phytostanol
US6410758B2 (en) * 1999-05-24 2002-06-25 Mcneil-Ppc, Inc. Preparation of sterol and stanol-esters
EP1211955A1 (en) * 1999-08-30 2002-06-12 Ocean Nutrition Canada Ltd. A nutritional supplement for lowering serum triglyceride and cholesterol levels
US6998501B1 (en) 1999-08-30 2006-02-14 Ocean Nutrition Canada Limited Nutritional supplement for lowering serum triglyceride and cholesterol levels
WO2001029060A2 (en) 1999-10-21 2001-04-26 The Board Of Regents For Oklahoma State University Sterol esters of conjugated linoleic acids and process for their production
ATE259160T1 (de) 1999-11-05 2004-02-15 Raisio Benecol Oy Essbare fettmischungen
US6391370B1 (en) * 1999-11-12 2002-05-21 Kraft Foods, Inc. Micromilling plant sterols and emulsifiers
US6355274B1 (en) 1999-12-15 2002-03-12 Mcneil-Ppc, Inc. Encapsulated long chain alcohols
US7232574B1 (en) 1999-12-15 2007-06-19 Mcneil-Ppc, Inc. Long chain alcohols provided in edible oils
AU2001253294A1 (en) 2000-04-14 2001-10-30 Mars, Incorporated Compositions and methods for improving vascular health
FR2811984B1 (fr) * 2000-07-19 2004-02-06 Pharmascience Lab Procede de preparation d'un ester de corps gras et son utilisation dans les domaines pharmaceutique, cosmetique ou alimentaire
US6576285B1 (en) * 2000-11-14 2003-06-10 Sunpure Ltd. Cholesterol lowering beverage
SE523094C2 (sv) * 2001-01-11 2004-03-30 Karlshamns Ab Förfarande för framställning av en fettkomposition som innehåller sterolestrar, fria steroler och glycerider, fettkomposition framställd genom förfarandet samt fettkompositionens användning
US20020107232A1 (en) * 2001-01-12 2002-08-08 Flickinger Brent D. Methods for producing sterol ester-rich compositions
US6787151B2 (en) * 2001-08-10 2004-09-07 Lipton, Division Of Conopco, Inc. Composition for lowering blood cholesterol
EP1285969B1 (en) * 2001-08-22 2006-10-11 Härting, Thomas Francis Process for producing sterol or stanol esters by enzymatic transesterification in solvent and water-free media
US7514107B2 (en) 2002-03-21 2009-04-07 Mars, Incorporated Treatment of diseases involving defective gap junctional communication
WO2003086468A1 (en) * 2002-04-10 2003-10-23 Cargill, Incorporated Aqueous dispersible steryl ester compositions
AU2003291446A1 (en) * 2002-11-12 2004-06-03 Wiley Organics, Inc. Method for purifying and separating soy isoflavones
EP1660516A1 (en) * 2003-09-05 2006-05-31 University of Nebraska-Lincoln Compound and method for enhancing the cholesterol lowering property of plant sterol and stanol esters
CA2598792A1 (en) * 2005-03-02 2006-09-08 Metanomics Gmbh Process for the production of fine chemicals
US20080015374A1 (en) * 2006-07-11 2008-01-17 Wiley Organics, Inc. Method for the synthesis and isolation of phytosterol esters
CN102603845B (zh) * 2012-01-21 2014-10-22 西安海斯夫生物科技有限公司 合成与分离植物甾醇饱和脂肪酸酯和不饱和脂肪酸酯的方法
CN104262444B (zh) * 2014-09-03 2016-09-14 陕西海斯夫生物工程有限公司 一种植物甾醇脂肪酸酯及其催化合成方法
CN106755252B (zh) * 2016-11-30 2019-09-17 江苏大学 一锅法制备亲水性植物甾醇/甾烷醇衍生物的方法

Family Cites Families (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1284814A (en) * 1918-08-02 1918-11-12 John P Sutter Reading-light.
NL6512867A (pt) * 1965-10-05 1967-04-06
GB1141690A (en) * 1966-12-29 1969-01-29 Wolf Ltd Victor Cis-trans isomerisation of unsaturated fatty acids or their esters
CA928140A (en) * 1969-07-17 1973-06-12 A. Erickson Billy Clear cooking and salad oils having hypocholesterolemic properties
DE2248921C3 (de) * 1972-10-05 1981-11-12 Harburger Oelwerke Brinckman & Mergell, 2100 Hamburg Verfahren zur Herstellung eines Gemisches aus pflanzlichen und tierischen Ölen bzw. Fetten und Fettsäuresterinestern
ES414508A1 (es) * 1973-05-08 1976-02-01 Ferrer Labor Procedimiento de fabricacion de un compuesto de accion hi- polipemiante.
JPS5111113A (en) * 1974-07-18 1976-01-29 Shiro Aoki Kaitenmuranyoru enshinryokuno hensaoryoshita suishinsochi
JPS5923320B2 (ja) * 1979-10-31 1984-06-01 花王株式会社 分岐脂肪酸コレステリルエステル
US4393044A (en) * 1980-05-29 1983-07-12 The Nisshin Oil Mills Limited Steroid ester, and cosmetics and ointments containing the same
JPS5745199A (en) * 1980-09-01 1982-03-13 Nisshin Oil Mills Ltd:The Esterification product and cosmetic or external use preparation containing the same
SE8303031D0 (sv) * 1983-05-30 1983-05-30 Leo Ab Improved steroid esters preparation
GB8329316D0 (en) * 1983-11-03 1983-12-07 Inst Penyelidikan Minyak Kelap Esterification of carboxylic acids
US4588717A (en) * 1984-06-13 1986-05-13 David C. Mitchell Medical Research Institute Compounds and vitamin supplements and methods for making same
DE3445650A1 (de) * 1984-12-14 1986-06-19 Rudolf Erich Dipl.-Chem. 7760 Radolfzell Klemke Verfahren zur darstellung c(pfeil abwaerts)7(pfeil abwaerts)-hydroxylierter cholesterole und desmosterole
CH665770A5 (de) * 1985-01-25 1988-06-15 Sulzer Ag Knochenimplantat aus kunststoff.
FR2647805A1 (fr) * 1989-06-06 1990-12-07 Bugat Maurice Procede de fabrication d'esters d'acides gras, produits isoles correspondants et compositions a usage humain ou veterinaire les contenant
EP0436682B1 (de) * 1989-07-21 1994-01-19 Marigen S.A. Sterole, deren fettsäureester und glucoside; verfahren zu ihrer herstellung; spontan dispergierbare mittel mit diesen verbindungen, sowie ihre verwendung zur behandlung von tumoren
US5723747A (en) * 1991-02-22 1998-03-03 Calgene, Inc. Wax esters in transformed plants
CA2102112C (en) * 1991-05-03 2010-04-13 Tatu Miettinen A substance for lowering high cholesterol level in serum and a method for preparing the same
JP3527754B2 (ja) * 1992-04-27 2004-05-17 日本精化株式会社 ラノリン脂肪酸類の分離法及びそれらを用いた化粧料及び外用薬
CH681891A5 (pt) * 1992-10-09 1993-06-15 Marigen Sa
GB9300125D0 (en) * 1993-01-06 1993-03-03 Scotia Holdings Plc Compositions containing esters of unsaturated fatty acids
WO1995000158A1 (en) * 1993-06-25 1995-01-05 Bio-Sphere Technology Dietary supplement incorporating beta-sitosterol and pectin
US5917068A (en) * 1995-12-29 1999-06-29 Eastman Chemical Company Polyunsaturated fatty acid and fatty acid ester mixtures free of sterols and phosphorus compounds
US6200624B1 (en) * 1996-01-26 2001-03-13 Abbott Laboratories Enteral formula or nutritional supplement containing arachidonic and docosahexaenoic acids
DE69827330T2 (de) * 1997-08-22 2006-02-02 Unilever N.V. Stanolester enthaltende Zusammensetzung
EP0897971B1 (en) * 1997-08-22 2004-11-03 Unilever N.V. Stanol ester composition
EP0897970B1 (en) * 1997-08-22 2004-09-29 Unilever N.V. Process for the production of stanol esters
DE69818942T2 (de) * 1997-08-22 2004-09-09 Unilever N.V. Stanolester enthaltende Zusammensetzungen
US6394230B1 (en) * 1997-12-16 2002-05-28 Cognis Corporation Sterol esters as food additives
WO1999039715A1 (en) * 1998-02-06 1999-08-12 Medical Isotopes Inc. Readily absorbable phytosterols to treat hypercholesterrolemia
FI109327B (fi) * 1998-02-27 2002-07-15 Spice Sciences Oy Menetelmä seerumin kokonais- ja LDL-kolestrolipitoisuutta alentavan beta-sitosterolin rasvamaisen seoksen valmistamiseksi
US6025348A (en) * 1998-04-30 2000-02-15 Kao Corporation Oil and fat composition containing phytosterol
US5892068A (en) * 1998-08-25 1999-04-06 Mcneil-Ppc, Inc. Preparation of sterol and stanol-esters

Also Published As

Publication number Publication date
ZA99368B (en) 2000-07-19
US6147236A (en) 2000-11-14
HU9900145D0 (en) 1999-03-29
HU9900163D0 (en) 1999-03-29
HUP9900163A2 (en) 2000-07-28
AU1316699A (en) 2000-03-09
ZA995418B (en) 2001-02-20
US5892068A (en) 1999-04-06
AR017444A1 (es) 2001-09-05
HUP9900163A3 (en) 2001-10-29
AU764572B2 (en) 2003-08-21
BR9900280A (pt) 2000-05-02
AR021468A1 (es) 2002-07-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT982316E (pt) Preparação de ésteres de esterol e de estanol
CA2309224C (en) Preparation of sterol and stanol-esters
US6184397B1 (en) Preparation of sterol and stanol-esters
WO2001018161A2 (en) Process for the preparation of conjugated linoleic acid (cla)
JP2510642B2 (ja) スクロ―スポリエステルの後水素添加法
AU767636B2 (en) Preparation of sterol and stanol-esters
US4645858A (en) Pentanedioic acid derivatives
MXPA99007839A (en) Preparation of esterolic and stanoli esters
CZ301299A3 (cs) Přípravy esterů sterolů a stanolů
US20080015374A1 (en) Method for the synthesis and isolation of phytosterol esters
NZ203637A (en) Pentanedioic acid derivatives and pharmaceutical compositions