PT97874A - Processo de moldacao por espuma perdida e sob baixa pressao de pecas de liga de aluminio - Google Patents

Processo de moldacao por espuma perdida e sob baixa pressao de pecas de liga de aluminio Download PDF

Info

Publication number
PT97874A
PT97874A PT97874A PT9787491A PT97874A PT 97874 A PT97874 A PT 97874A PT 97874 A PT97874 A PT 97874A PT 9787491 A PT9787491 A PT 9787491A PT 97874 A PT97874 A PT 97874A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pressure
mold
aluminum alloy
mpa
lost
Prior art date
Application number
PT97874A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Garat
Original Assignee
Pechiney Aluminium
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR909007736A external-priority patent/FR2662961B2/fr
Application filed by Pechiney Aluminium filed Critical Pechiney Aluminium
Publication of PT97874A publication Critical patent/PT97874A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D18/00Pressure casting; Vacuum casting
    • B22D18/04Low pressure casting, i.e. making use of pressures up to a few bars to fill the mould
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22CFOUNDRY MOULDING
    • B22C9/00Moulds or cores; Moulding processes
    • B22C9/08Features with respect to supply of molten metal, e.g. ingates, circular gates, skim gates
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22CFOUNDRY MOULDING
    • B22C9/00Moulds or cores; Moulding processes
    • B22C9/02Sand moulds or like moulds for shaped castings
    • B22C9/04Use of lost patterns
    • B22C9/046Use of patterns which are eliminated by the liquid metal in the mould
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D27/00Treating the metal in the mould while it is molten or ductile ; Pressure or vacuum casting
    • B22D27/09Treating the metal in the mould while it is molten or ductile ; Pressure or vacuum casting by using pressure
    • B22D27/13Treating the metal in the mould while it is molten or ductile ; Pressure or vacuum casting by using pressure making use of gas pressure

Landscapes

  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacture Of Alloys Or Alloy Compounds (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)
  • Cylinder Crankcases Of Internal Combustion Engines (AREA)
  • Mold Materials And Core Materials (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Forging (AREA)
  • Vending Machines For Individual Products (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Exhaust Silencers (AREA)
  • Manufacture Of Porous Articles, And Recovery And Treatment Of Waste Products (AREA)
  • Optical Couplings Of Light Guides (AREA)
  • Continuous Casting (AREA)

Description

ALUMINIUM PÉCHINEY "PROCESSO DE MOLDAÇÃO POR ESPOMA PERDIDA E SOB BAIXA PRESSÃO DE PECAS DE LIGA DE ALUMÍNIO" A presente invenção diz respeito a um processo de moldação por espuma perdida· e sob baixa tensão de peças meta licas de liga de alumínio e constitui um aperfeiçoamento do processo descrito na patente de invenção francesa N2.: 2 606 688, depositada em 17 de Novembro de 1986. Ê conhecido dos especialistas na matéria, por exemplo pelos ensinamentos da USP N2 3 157 924, o processo de utilizar, para moldação dos metais, modelos de espuma de material orgânico, tal como o poliestireno, que se mergulham num molde constituído por areia seca que não contém qualquer agente de ligação. Industrialmente, estes modelos são geralmente revestidos com uma película de material refractário destinada a melhorar a qualidade das peças moldadas. Num tal processo, o metal a moldar, que foi previamente fundido, é posto em contacto com o modelo por intermédio de um orifício de alimentação e de canais que atravessam a areia e que substitui progressivamente o referido modelo, queimando-o e trans formando-o principalmente em vapores que se escapam entre os grãos de areia, donde provém a designação de processo de moldação por espuma perdida.
Em relação à moldação clássica em molde permanente, esta técnica evita a fabricação prévia por compactação e agl£ meração de materiais refractários pulverulentos, de moldes rí gidos, associados de maneira mais ou menos complicada a machos, e permite uma recuperação fácil das peças moldadas, bem como uma reciclagem fácil dos materiais de moldação. É pois mais simples e mais económica do que a técnica clássica. Por outro lado, oferece aos criadores de peças moldadas uma liberdade muito maior no que respeita à forma das referidas peças. É por isso que esta técnica se mostra cada vez mais sedutora do ponto de vista industrial. Todavia, ela ê prejudicada por vários inconvenientes, resultando dois deles de mecanismos metalúrgicos clássicos, designadamente: - a solidificação relativamente lenta que favorece a formação nas peças moldadas obtidas de pequenos furos (picos) de gasagem provenientes do hidrogénio dissolvido na liga de alumínio líquido; e - a relativa fraqueza dos gradientes térmicos, que favorece a formação de micro-rechupes, apesar da presença de cabeças perdidas. É para evitar tais inconvenientes que a requerente propôs na patente de invenção francesa N2 2 606 688 uma invenção que consiste em aplicar no molde, depois do enchimento e antes de a fracção solidificada do metal ultrapassar 40% em peso, uma pressão gasosa isostãtica com o valor máximo compreendido entre 0,5 e 1,5 MPa.
Assim, o processo segundo este pedido de patente de 3 invenção compreende as fases clássicas da moldação por espuma perdida, ou sejam: - proporcionar um modelo da peça a moldar formado por uma espuma de material orgânico revestido com uma pelícu la de material refractário; - mergulhar o referido modelo num molde formado por areia seca sem aglomerante; - encher o molde com o metal no estado de fusão, para queimar o referido modelo, efectuando-se este enchimento por intermédio de um orifício de alimentação que coloca o modelo em relação com o exterior do molde; - evacuar os vapores e resíduos líquidos emitidos pelo referido modelo durante a sua combustão; - permitir que o metal fundido solidifique para se obter a peça; processo que a requerente aperfeiçoou no sentido de, quando o molde estiver completamente cheio, isto é, quando o metal subs^ tituiu completamente o modelo, e a maior parte dos vapores foi evacuada, se aplicar uma pressão gasosa no molde, podendo esta operação ser realizada colocando o molde num recinto fechado apropriado para o manter sob pressão e ligado a uma fonte de gás sob pressão.
Esta operação pode ser feita imediatamente apôs o enchimento, quando o metal está ainda inteiramente líquido, mas pode ainda ter lugar mais tarde, desde que a fracção de dendrites sólidas formada no decurso da solidificação não ultrapasse 40%, valor além do qual a pressão tem apenas uma ac- ção desprezável.
De preferência, o valor da pressão aplicada neste pedido de patente de invenção é no máximo um valor compreendido entre 0,5 e 1,5 MPa..
Nestas condições, constata-se que a saúde das peças obtidas é melhorada e explica-se este fenómeno pelos mecanismos seguintes: - compactação dos pequenos furos de gasagem, cujo volume i praticamente reduzido na relação das pressões absolu tas que reinam no decurso da solidificação. Assim, por exemplo, quando se aplica uma pressão absoluta de 1,1 MPa, quando ante: riormente esta pressão era a da atmosfera, ou seja 0,1 MPa, esta redução tem lugar numa relação próxima de 11; - melhor alimentação do molde devido ao facto de a pressão, que se exerce nas cabeças perdidas ainda liquidas, forçar o referido líquido a passar através da rede de dendri-tes que se forma no inicio da solidificação, donde resulta a quase supressão de micro-rechupes.
Todavia, observou-se em certos casos que a aplicação de uma pressão relativa superior a 0,5 MPa conduzia ao aparecimento de defeitos particulares denominados "rechupe es^ ponjoso", que se explicam da seguinte maneira: se a liga moldada apresentar um intervalo de solidificação relativamente grande, desenvolve-se no seio da peça uma zona pastosa; além disso, se a distância entre a cabeça perdida e o sítio onde se produz o rechupe for grande em relação â espessura da peça, a zona pastosa cria uma perda de carga importante na alimenta- 5
ção com metal do molde, de modo que a própria cabeça perdida sob a acção da pressão exterior não chega a desempenhar a sua função, isto é, de alimentar suficientemente depressa os re-chupes que se formam.
Como o intervalo de solidificação é relativamente grande, a "pele” da peça (parte situada na interface metal--areia) é frágil durante muito mais tempo e a pressão exterior exercida pela aplicação do gás na areia afunda então esta pele para o interior da peça, deixando infiltrar uma fracção de gás entre as dendrites para os rechupes, criando assim um re-chupe denominado "esponjoso", que é tão prejudicial como o re chupe clássico para a obtenção de boas propriedades mecânicas.
Portanto, quando se pretender moldar peças de uma liga de alumínio apresentando um intervalo de solidificação relativamente grande, e quando a geometria das referidas peças conduzir a ter uma distância relativamente grande entre a cabeça perdida e a zona de rechupe, denominada zona crítica, em relação à sua espessura, é-se levado a procurar evitar estes fenómenos suprimindo a aplicação de uma pressão, por exemplo.
Todavia, seria pena privar-se desta técnica de mo.1 dação sob pressão que, no restante, conduz a uma melhoria cori siderável da qualidade das peças moldadas. É por isso que a requerente tentou resolver este problema e verificou que a aplicação de uma pressão relativa inferior a 0,5 MPa permitia suprimir o rechupe esponjoso, con duzindo ao mesmo tempo a uma boa compactação dos furos de ga_ sagem. 6 / ,-yr % A presente invenção consiste, como na patente de in venção francesa N2 2 606 688, em um processo de moldação por espuma perdida de peças metálicas em particular de liga de alju mínio no qual se mergulha um modelo do produto a obter, feito de uma espuma de material orgânico, num molde constituído por um banho de areia seca sem qualquer agente aglomerante e depois, após ter enchido o molde com o metal fundido e antes de a fracção solidificada de metal ultrapassar 40% em peso, se aplica uma pressão gasosa isostática no molde, mas a presente invenção ê caracterizada por ser utilizada essencialmente à moldação de peças de liga de alumínio que têm um intervalo de solidificação superior a 30°C e cuja geometria é tal que a re^ lação R do comprimento que separa a cabeça perdida da ou das zonas críticas sobre metade da espessura média da peça sobre este comprimento é superior a 10 e que a pressão relativa apLi cada está compreendida entre 0,1 e 0,5 MPa.
Assim, a presente invenção consiste numa aplicação do processo básico a peças de ligas de alumínio que têm um in tervalo de solidificação relativamente grande e possuem uma geometria particular, tal que a relação R seja superior a 10, isto ê, onde a distância L entre a zona na qual a solidifica ção se produz no ultimo momento e a cabeça perdida é relativa^ mente grande em relação a espessura média je da peça nessa dis^ tância.
Esta relação é de facto a de L sobre o módulo M da parte da peça situada entre a cabeça perdida e a zona crítica, parâmetro que é utilizado em moldação e que corresponde, em 7
média, à metade da espessura, ou seja e/2, donde (L/M) = £ L/(e/2) J = 2L/e.
Esta relação permite fixar o valor da pressão máxi^ ma que pode aplicar-se sem risco de rechupe esponjoso: assim, quanto maior for a relação, menor deve ser o valor da pressão. Verificou-se que, para uma pressão de 0,5 MPa, valor mínimo utilizado na patente de invenção francesa N2 2 606 688, R era próxima de 10. Portanto, quando R for maior, é necessário utilizar uma pressão inferior a 0,5 MPa e que pode ir até 0,1 MPa, valor abaixo do qual a pressão já não tem senão uma acção desprezável e pode portanto suprimir-se. A presente invenção é aplicável de preferência às ligas com grande intervalo de solidificação, tais como por exemplo as ligas Al-Cu, Al-Cu-Mg, Al-Zn-Mg e Al-Si-Cu-Mg, bem como às ligas Al-Si-Mg hipoeutécticas, cujo teor de silício é de preferência inferior ou igual a 9%, em peso. A presente invenção pode ser ilustrada com o auxílio dos desenhos anexos, cujas figuras representam: A fig. 1, uma micrografia de uma peça de liga AS5U3G (composição, em peso, Silício 5%, Cobre 3%, Magnésio 1%, restante de alumínio), na qual R é igual a 15 e onde a pressão aplicada no decurso da moldação foi de 1,1 MPa; e A fig. 2, uma micrografia da mesma peça mas onde a pressão aplicada foi apenas de 0,30 MPa.
Constata-se a presença, na fig. 1, de zonas negras correspondentes à infiltração das dendrites pelos gases e à formação de rechupe esponjoso, enquanto na fig. 2 estas zonas são praticamente inexistentes.
Compreender-se-à melhor a presente invenção com o auxílio dos exemplos de aplicação seguintes:
Fabricaram-se cabeças de cilindros de motores de combustão interna a partir de uma mesma liga de alumínio (AS5U3G). Estas cabeças de cilindro possuiam dois tipos de geo metria, representados pelas fig. 3 e 4 e eram constituídas, respectivamente, por uma chapa (1) ou (4), uma ponte (2) ou (5) , correspondente à zona crítica e uma cabeça perdida (3) ou (6) .
Em cada um destes tipos mediram-se as dimensões da zona crítica: a espessura (e1) e a largura (1'); as dimensões da chapa: a espessura (e), a largura (L) e determinou-se a re lação L/e e o valor R = L/M.
As cabeças de motor de cada tipo foram divididas em dois lotes, tendo-se submetido cada lote, quando da moldação, ou a uma pressão relativa de 0,3 MPa, ou uma pressão relativa de 1,1 MPa.
Depois da desmoldação, verificou-se a saúde das ca beças de motor, no que respeita ao rechupe esponjoso.
Os resultados figuram no Quadro 1.
Constata-se que para um valor de R = 7,6 e qualquer que seja a pressão aplicada, não aparece qualquer rechupe esponjoso.
Para as cabeças de motores da fig. 3, pode-se apli car portanto o processo clássico.
Pelo contrário, para as cabeças de motor da fig. 4,
onde a relação L/M é igual a 15,4, aparece rechupe esponjoso a 1,1 MPa, mas não a 0,3 MPa. Estas cabeças de motor deverão portanto ser moldadas segundo o processo da presente invenção para que sejam utilizáveis. A presente invenção encontra a sua aplicação em particular na fabricação de cabeças de motores de automóveis e de quaisquer peças que exijam elevadas características meca nicas.
10 ./ ι P
QUADRO
0 φ 0 Ui 03 03 03 •μ ο. 0 ε ε ε C 3 ’ΓΊ 3 3 3 03 χ: C X! χ: χ: μ υ 0 C C C μ 0 Α Φ φ φ 0 (X ω 2 2 2 Α Μ ε Η ε φ 0 203 03 Μ ι—1 m Η W Α «· U1 2 Ο γΗ ο ι—1 Φ μ Α S \ ΙΟ -φ XI *> II ιη OS *—1 φ CO Γ-* \ I* V XI η r-' 0 Η ιη ιη (0 3 VD A 03 2 ITJ ιΟ ο ο X! 2 o 03 ftj ε μ 03 0 3 ΟΊ ιΧ m tn ε μ Φ φ 03 iO XI Ui G ο3 Φ U ε 3 ΓΟ σι •Η Ui Φ ·» α ω Η ο φ Α Ui « 03 03 c Μ 0 3 Ν C3 - ε μ XI CN] Η 03 0 03 03 XI C UI φ 03 φ S-I 20 03 3 U) Ο ω - α •Η Ui φ Η τΗ d) μ Φ Η Α •Η μ Ui α 0 W φ 03 μ η -or 03 0 03 03 Ui μ μ μ Φ Ο 3 3 X! 2 Cn εη 03 •Η •Η U PL| Α

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES 1.- Processo de moldação por espuma perdida de pe ças metálicas em especial de liga de alumínio no qual se mergulha um modelo do produto a obter feito de uma espuma de material orgânico num molde constituído por um banho de areia seca que não contém qualquer agente de ligação e depois, após o molde ser cheio com o metal fundido e antes de a fracção so lidifiçada de metal ultrapassar 40%, em peso, se aplica uma pressão de um gás isostãtica no molde, caracterizado por se utilizar essencialmente na moldação de peças de liga de alumí nio com um intervalo de solidificação superior a 30°C e cuja geometria ê tal que a relação R do comprimento que separa a ca beça perdida da ou das zonas críticas para a metade da espess_u ra média da peça nesse comprimento é superior a 10 e por a pressão relativa aplicada estar compreendida entre 0,1 e0,5 MPa.
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizado por a pressão aplicada ser tanto mais baixa quanto mais elevada for a relação R.
  3. 3.- Processo de acordo com a reivindicação 1, ca· racterizado por a liga de alumínio pertencer ao grupo constituído pelas ligas de Al-Cu, Al-Cu-Mg, Al-Zn-Mg, Al-Si-Mg e Al-Si-Cu-Mg. O AySite Oficial dq Propr SCl;db Industria!
PT97874A 1990-06-07 1991-06-05 Processo de moldacao por espuma perdida e sob baixa pressao de pecas de liga de aluminio PT97874A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR909007736A FR2662961B2 (fr) 1986-11-17 1990-06-07 Procede de moulage a mousse perdue et sous basse pression de pieces en alliage d'aluminium.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT97874A true PT97874A (pt) 1993-08-31

Family

ID=9397836

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97874A PT97874A (pt) 1990-06-07 1991-06-05 Processo de moldacao por espuma perdida e sob baixa pressao de pecas de liga de aluminio

Country Status (21)

Country Link
US (1) US5161595A (pt)
EP (1) EP0461052B1 (pt)
JP (1) JPH0732947B2 (pt)
KR (1) KR920000413A (pt)
CN (1) CN1021304C (pt)
AT (1) ATE109046T1 (pt)
AU (1) AU632935B2 (pt)
BR (1) BR9102233A (pt)
CA (1) CA2041682C (pt)
CS (1) CS173091A3 (pt)
DE (1) DE69103095T2 (pt)
ES (1) ES2056608T3 (pt)
FI (1) FI912724A (pt)
HU (1) HU208270B (pt)
IE (1) IE911935A1 (pt)
MX (1) MX171021B (pt)
NO (1) NO911985L (pt)
PL (1) PL290532A1 (pt)
PT (1) PT97874A (pt)
RU (1) RU1838042C (pt)
YU (1) YU47535B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5896912A (en) * 1995-04-27 1999-04-27 Hayes Wheels International, Inc. Method and apparatus for casting a vehicle wheel in a pressurized mold
DE19945547A1 (de) * 1999-09-23 2001-04-05 Albert Handtmann Metallguswerk Verfahren zum Vollformgießen mit nachfolgender Gasdruckbeaufschlagung
DE10104339A1 (de) * 2001-02-01 2002-08-08 Goldschmidt Ag Th Verfahren zur Herstellung von Metallschaum und danach hergestellter Metallkörper
DE10104340A1 (de) * 2001-02-01 2002-08-08 Goldschmidt Ag Th Verfahren zur Herstellung von Mettalschaum und danach hergestellter Metallkörper
US6915834B2 (en) 2001-02-01 2005-07-12 Goldschmidt Ag Process for producing metal foam and metal body produced using this process
US6763876B1 (en) 2001-04-26 2004-07-20 Brunswick Corporation Method and apparatus for casting of metal articles using external pressure
DE10127716A1 (de) 2001-06-07 2002-12-12 Goldschmidt Ag Th Verfahren zur Herstellung von Metall/Metallschaum-Verbundbauteilen
US6883580B1 (en) 2003-01-27 2005-04-26 Brunswick Corporation Apparatus and improved method for lost foam casting of metal articles using external pressure
US7100669B1 (en) 2003-04-09 2006-09-05 Brunswick Corporation Aluminum-silicon casting alloy having refined primary silicon due to pressure
US7494554B1 (en) 2003-05-07 2009-02-24 Brunswick Corporation Method for continuous manufacturing of cast articles utilizing one or more fluidized beds for heat treating and aging purposes
US6957685B1 (en) * 2003-05-07 2005-10-25 Brunswick Corporation Method of cleaning and of heat treating lost foam castings
KR200445972Y1 (ko) * 2009-01-30 2009-09-14 서미수 손잡이 부착 종이컵
CN102380608A (zh) * 2010-08-30 2012-03-21 江苏金鑫电器有限公司 一种铝合金铸造方法
US11047032B2 (en) 2013-03-05 2021-06-29 Brunswick Corporation Method for solution heat treating with pressure
KR102324582B1 (ko) * 2020-08-12 2021-11-09 이홍석 굴 양식용 패각

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR887120A (fr) * 1941-11-19 1943-11-04 Silumin Ges M B H Procédé de moulage
DE2622552C3 (de) * 1976-05-20 1979-04-12 Vki-Rheinhold & Mahla Ag, 6800 Mannheim Formkasten zur Herstellung von Gußstücken
FR2606688B1 (fr) * 1986-11-17 1989-09-08 Pechiney Aluminium Procede de moulage a mousse perdue de pieces metalliques

Also Published As

Publication number Publication date
IE911935A1 (en) 1991-12-18
HU208270B (en) 1993-09-28
CA2041682C (fr) 1996-01-16
PL290532A1 (en) 1991-12-16
ATE109046T1 (de) 1994-08-15
DE69103095T2 (de) 1994-11-17
YU47535B (sh) 1995-10-03
JPH04251633A (ja) 1992-09-08
EP0461052B1 (fr) 1994-07-27
CS173091A3 (en) 1992-02-19
YU99691A (sh) 1994-06-10
RU1838042C (ru) 1993-08-30
AU7607391A (en) 1991-12-12
CA2041682A1 (fr) 1991-12-08
DE69103095D1 (de) 1994-09-01
US5161595A (en) 1992-11-10
NO911985L (no) 1991-12-09
JPH0732947B2 (ja) 1995-04-12
EP0461052A1 (fr) 1991-12-11
FI912724A (fi) 1991-12-08
NO911985D0 (no) 1991-05-23
FI912724A0 (fi) 1991-06-06
CN1021304C (zh) 1993-06-23
KR920000413A (ko) 1992-01-29
AU632935B2 (en) 1993-01-14
HUT57108A (en) 1991-11-28
ES2056608T3 (es) 1994-10-01
BR9102233A (pt) 1992-01-07
CN1057981A (zh) 1992-01-22
MX171021B (es) 1993-09-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT97874A (pt) Processo de moldacao por espuma perdida e sob baixa pressao de pecas de liga de aluminio
SU1757448A3 (ru) Способ получени лить
CN1120064C (zh) 真空密封造激冷铸型生产点状石墨铸铁玻璃模具铸件工艺
BRPI0621379A2 (pt) núcleo de fundição compósito e método de fundição usando o referido núcleo
JPS59191542A (ja) 充填鋳造法
CN108127082A (zh) 一种型壳防变形工艺
AU633154B2 (en) Method of controlling the rate of heat extraction in mould casting
JPH0424133B2 (pt)
DE69327714D1 (de) Feingiessverfahren zur Herstellung von Gussstücken
JP2817206B2 (ja) 自硬性複合鋳型
US1683475A (en) littell
US4526220A (en) Method for improving performance of chaplets in metal casting
JPH06142832A (ja) 砂中子の製造方法
JP2001347340A (ja) 消失模型鋳造用塗型剤
JP2003205343A (ja) 消失模型鋳造用塗型
JPH06122060A (ja) 減圧鋳造方法
JPS6390350A (ja) 金属,無機質材料複合型の製造法
SU734914A1 (ru) Способ изготовлени форм дл лить титана и его сплавов
JPH03226334A (ja) 圧力鋳造用中子
JPS6132102B2 (pt)
JP2000008942A (ja) 金属基複合材料製シリンダブロック
JPS63309351A (ja) フルモ−ルド鋳造方法
JPS6240965A (ja) 薄肉筐体の製造方法
JPS6343741A (ja) 圧力鋳造用中子
JPH02187236A (ja) 石膏インベストメント鋳造方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930224

FC3A Refusal

Effective date: 19980724