PT97437B - Processo de preparacao de derivados de hidrato de carbono e de composicoes farmaceuticas que os contem - Google Patents

Processo de preparacao de derivados de hidrato de carbono e de composicoes farmaceuticas que os contem Download PDF

Info

Publication number
PT97437B
PT97437B PT97437A PT9743791A PT97437B PT 97437 B PT97437 B PT 97437B PT 97437 A PT97437 A PT 97437A PT 9743791 A PT9743791 A PT 9743791A PT 97437 B PT97437 B PT 97437B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
methyl
alkyl
aryl
aralkyl
sulfo
Prior art date
Application number
PT97437A
Other languages
English (en)
Other versions
PT97437A (pt
Inventor
Constant Adriaan Anton Boeckel
Maurice Petitou
Original Assignee
Akzo Nv
Sanofi Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Akzo Nv, Sanofi Sa filed Critical Akzo Nv
Publication of PT97437A publication Critical patent/PT97437A/pt
Publication of PT97437B publication Critical patent/PT97437B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07HSUGARS; DERIVATIVES THEREOF; NUCLEOSIDES; NUCLEOTIDES; NUCLEIC ACIDS
    • C07H15/00Compounds containing hydrocarbon or substituted hydrocarbon radicals directly attached to hetero atoms of saccharide radicals
    • C07H15/02Acyclic radicals, not substituted by cyclic structures
    • C07H15/04Acyclic radicals, not substituted by cyclic structures attached to an oxygen atom of the saccharide radical
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07HSUGARS; DERIVATIVES THEREOF; NUCLEOSIDES; NUCLEOTIDES; NUCLEIC ACIDS
    • C07H3/00Compounds containing only hydrogen atoms and saccharide radicals having only carbon, hydrogen, and oxygen atoms
    • C07H3/06Oligosaccharides, i.e. having three to five saccharide radicals attached to each other by glycosidic linkages
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07HSUGARS; DERIVATIVES THEREOF; NUCLEOSIDES; NUCLEOTIDES; NUCLEIC ACIDS
    • C07H11/00Compounds containing saccharide radicals esterified by inorganic acids; Metal salts thereof

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Crystallography & Structural Chemistry (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA presente invento refere-se a um derivado de hidrato de carbono que compreende uma unidade de trissacárido com a fórmula geral I coo“
J-0 oso3 —o (I)
0.
OQ \ / coo
Λ_ο-Λοκ
oso3 oso3 na qual R é alquilo, arilo, ou aralquilo; Q é alquilo, arilo, aralquilo, ou SO^; A e B são, independentemente um do outro, seleccionados de entre hidrogénio, alquilo, arilo, aralquilo, ou um grupo de hidrato de carbono;
e as porções carregadas sao compensadas por contra-iões.
presente invento refere-se também a um processo de preparação do derivado de hidrato de carbono mencionado, bem como às composições farmacêuticas que o contêm.
Os derivados de hidrato de carbono deste invento possuem uma actividade anti-trombótica, e têm especialmente uma actividade anti-xa potente sem a actívaçao da trombina via anti-trombina-III (ΑΤ-III) e inibem a proliferação das células do músculo liso.
No pedido de patente Europeia 0.301.618, referem-se hidratos de carbono relacionados. Os compostos aí descritos são pentassacáridos sulfatados DEFGH (código de letras de acordo com a EP 0.301.618). A unidade de trissacárido dos presentes compostos corresponde à parte EFG dos compostos da arte anterior, mas difere destes no que diz respeito aos grupos hidroxilo livres dos ãcidos urónicos E e G que são alquilados, arilados, ou aralquílados.
Verificou-se agora que os compostos deste invento possuem uma melhor afinidade de ligação à anti-trombina III, o que origina um melhor perfil farmacocinético, tempos de semi-vida mais
505
0S/3619-598
-4longos, maior especificidade e dosagens terapêuticas menores e, consequentemente, menos efeitos secundários. Além disso, os compostos deste invento possuem uma melhor actividade anti-trombina mediada pelo cofactor de heparina II (HCII) e são, por isso, mais eficazes como inibidores da produção de trombina do que os compostos da arte anterior. A inclusão de ácidos urónicos funcionalizados com alquilo, arilo ou aralquilo dá também uma importante vantagem sintética sobre os compostos da arte anterior. Com a funcionalização dos grupos hidroxilo por grupos alquilo, arilo, ou aralquilo, na maior parte dos casos, a preparação de hidratos de carbono protegidos temporariamente é redundante, o que torna o caminho sintético consideravelmente mais curto e mais simples, ao passo que a substituição da unidade glucosamina F por uma unidade glucose também simplifica significativamente a síntese da unidade de trissacãrido. Além disso, uma vantagem adicional da síntese dos compostos deste invento consiste a natureza dos grupos protectores temporários, que são necessários para a protecção dos grupos hidroxilo a serem sulfatados, não ser crítica. Relacionado com este facto é de interesse notar que as actividades biológicas dos compostos em que Q é alquilo, arilo, ou aralquilo e em que Q é S03~, são mais ou menos iguais, tornando-se assim menos crítico usar e. g. protecção de benzilo ou acilo na posição 2 do resíduo de ácido glucurónico. São frequentemente preferidos compostos de fórmula (I) em que Θ é S03 -, porque a protecção do 2-acilo do ácido glucurónico facilita o acoplamento β deste resíduo a uma unidade glucose. 0 grupo alquilo na definição de R, Q, A, e B é um grupo alquilo ramificado ou não ramificado com 1-20 átomos de carbono. Os grupos alquilo para grupos R diferentes poderão ser diferentes. Como exemplos temos o metilo, etilo, ísopropilo, butilo, sec-butilo, pentilo, neopentilo, hexilo, octilo, decilo, undecilo, dodecilo, tridecilo, tetradeeilo, pentadecilo, hexadecilo, octadecilo, e icosilo. Preferem-se os grupos alquilo com 1-6 átomos de carbono. Mais preferidos sao os grupos alquilo com 1-4 átomos de carbono e o mais preferido é um grupo metilo. 0 grupo Q preferido é o metilo ou S03~.
termo arilo na definição de R, Q, A e B significa um grupo
505
0S/3619-598
tf .-'+-:' aromático, de preferência fenilo, que pode estar substitíúído òom OH, alquilo com 1-4 ãtomos de carbono, alcoxi com 1-4 ãtomos de carbono, halogêneo (de preferência flúor, cloro, ou bromo), ou NR’R’’, onde R’ e R’’ sao seleccionadas independentemente um do outro de entre hidrogénio, alquilo com 1-4 átomos de carbono, CF3, benziloxicarbonilo, carboxilo, e S03~.
termo aralquilo significa um grupo aralquilo no qual a porção alquilo é um grupo alquilo com 1-4 ãtomos de carbono e a porção arilo é um grupo arilo como o previamente definido.
grupo alquilo com 1-4 ãtomos de carbono é metilo, etilo, propilo, isopropilo, butilo, sec-butilo, ou terc-butilo,e a porção alquilo do grupo alcoxi com 1-4 átomos de carbono tem o mesmo significado.
termo grupo hidrato de carbono na definição de A e 8, significa um mono- ou dissacárido, que pode estar opcionalmente sulfatado, ou pode estar protegido por grupos alquilo, arilo ou aralquilo como os definidos anteriormente. Os grupos hidrato de carbono adequados são, por exemplo, os derivados de glucose livres, sulfatados, alquilados, arilados, ou aralquilados, manose, galactose, glucosamina, galactosamina, ãcido glucurónico, ácido idurónico, xilose, arabinose ou seus dissacáridos. De preferência, A representa um derivado da glucose com a estrutura II:
(II) representa um derivado da glucose com a estrutura III:
OSO3
(III)
505
OS/3619-598 ''•'«-Λίο
-6na qual R-^, R2, Rg, R4, ε R5 são seleccionados independentemerf^e uns dos outros de entre hidrogénio,alquilo, arilo, aralquilo, ou SO3-, atendendo a que o alquilo, arilo e aralquilo têm significados dados previamente, ou seus derivados, nos quais as porções carregadas sao compensadas por contra-iões. Derivados II e III muito adequados sao aqueles em que R^, R2, e R3 sao metilo, R4 e R5 são S03-, e 0R3 adopta, preferencialmente, a configuração
a. Outro grupo A adequado tem a estrutura II no qual o R-^ é metilo e R2 é S03“ e um outro grupo 8 adequado tem a estrutura III na qual R4 e R5 sao S03~ e R3 é um grupo alquilo com 6-20 átomos de carbono.
Geralmente, acredita-se que as interacções polares multipontuais chave são de importância essencial em toda a biologia molecular, para assegurar uma alta selectividade nas associações moleculares não covalentes e a substituição de apenas um dos grupos hidroxilo chave de um oligossácarido por um grupo hidrofóbico (e, invariavelmente, um número de grupos hidroxilo revela-se essencial para a formação do complexo) pode resultar na perda total da afinidade pela proteína. Notavelmente, no entanto, os compostos preferidos deste invento que possuem grupos 0-alquilo e O-sulfato, sem grupos hidroxilo livres, ainda mostram uma actividade completa.
Os contra-iões que compensam as porções carregadas são contra-iões farmaceuticamente aceitáveis, como hidrogénio ou mais preferivelmente iões de metais alcalinos ou de alcalino-terrosos, como o sódio ou o cálcio.
Os hidratos de carbono de acordo com este invento podem ser preparados de acordo com processos bem conhecidos, descritos e usados para a síntese de polissacãridos. Neste contexto, é feita uma particular referência à patente Europeia 0.301.618, previamente referida, na qual são descritos processos para a síntese de polissacá ridos.
É possivel uma condensação por passos dos monossácaridos e dos grupos A e B. No entanto, geralmente, os blocos de construção
505
0S/3619-598
que compreendem D-glucose, L-idose, ácido D-glucurónico, ou ácido L-idurónico, funcionalizados adequadamente com os grupos alquilo, arilo ou aralquilo necessários ou com grupos protectorss temporários, são condensados em conjunto na ordem desejada. Desta forma, pode ser preparada a unidade de trissacárido (protegida), que pode ser acoplada com A e B, ou os seus derivados protegidos. É também possível condensar uma parte da unidade de trissacárido com B ou um seu derivado protegido, sendo, a seguir o composto obtido acoplado com a parte restante do trissacárido, que pode ter já o grupo A ou um seu derivado protegido. Se A nao estiver ainda ligado á parte restante do trissacárido, o sacárido condensado obtido pode ser acoplado a A (ou a um seu derivado protegido) de uma forma conhecida per se. Do mesmo modo, uma parte da unidade de trissacárido (protegida) contendo A, pode ser acoplada com a outra parte, que deve ter B (ou um seu derivado protegido), após o que, se B não estiver presente, o produto da acoplaçao é condensado com B ou com um seu derivado protegido. Os grupos protectores adequados são bem conhecidos na química dos hidratos de carbono. Os grupos proteotores preferidos incluem grupos benzilo e acetilo para grupos hidroxilo e metilo e benzilo para o grupo carboxilato dos ácidos urónicos. Podem ser usados com igual sucesso outros grupos proteotores como o levulinoílo, cloroacetilo, tritilo, benzoílo, etc-.. 0 acoplamento dos sacáridos realiza-se de uma forma conhecida na arte, e. g. desprotecção da posição 1 do doador de glicosilo, activação dessa posição (e. g. fazendo um derivado de brometo, pentenilo, fluoreto, ou tricloacetamida) e acoplamento do doador de glicosilo activado com um receptor de glicosilo opcionalmente protegido.
Este processo de síntese por passos ou por blocos de construção proporciona um derivado de hidrato de carbono protegido que compreende uma unidade de trissacárido com a fórmula ge-
505
0S/3Ó19-598 w·*
-8na qual R é alquilo, arilo, ou aralquilo definidos como anteriormente, é um grupo protector de ácido (de preferência metilo ou benzilo), Pg é um grupo protector de hidroxilo (de preferência benzilo ou acetilo), P3 é um grupo protector de hidroxilo ou o grupo alquilo, arilo, ou aralquilo necessário e A’e B’ são, respectivamente, A e B, ou seus derivados protegidos . 0 derivado de hidrato de carbono IV pode ser desprotegido e sulfatado de uma forma idêntica à descrita na EP 0. 301. 618, anteriormente referida, de modo a se obter o derivado de hidrato de carbono de acordo com a fórmula I. Os processos de desprotecçao adequados são, por exemplo, a hidrólise básica para os ésteres acetílicos e metílicos, e a hidrogenólise para os ésteres benzilicos. A sulfatação pode realizar-se com sucesso com complexos de trióxido de enxofre com bases como a trimetilamina, trietilamina ou piridina num solvente adequado.
Para o tratamento da trombose venosa ou para a inibição da proliferação das células do músculo liso, deve-se administrar os compostos do invento entericamente ou parentericamente, e nos humanos de preferência numa dosagem diária de 0,00l-10mg por kg de peso corporal. Os compostos misturados com auxiliares farmacêuticamente adequados, podem ser comprimidos em unidades de dosagem sólidas tais como pílulas, comprimidos, ou podem ser processados em cápsulas ou em supositórios. Através de líquidos farmacêuticamente adequados os compostos podem, também, ser aplicados como uma preparação para injecção na forma de uma solução, suspensão, emulsão, ou como um pulverizador, e. g. um pulverizador nasal.
invento é ilustrado adicionalmente pelos exemplos seguintes.
505
0S/3619-598
-9EXEMPLQ 1 ff*··
Sal undecaquis-sódio de Q-3,4-dí-Q-metil-2.6-dí-Q-sulfo-a-D-qlucopiranosil-(l74)-Q-2,3-dí-0-metil-B-D-qlucopiranuronosil-fl74)-0-2.3.6-tri-Q-sulfo-q-D-glucopiranosil-(174)-Q-3-Q-metil~
-2-Q-sulfo-α-L-idopi ranu ronosil-(194)-0-2,5,6-tri-O-sulfo-a-D-glucopiranósido de metilo.
a, 0 6-0-acetil-3,4-di-0-metil-2-0-fenilmetil-a-D-glucopiranosil-(174)-0-(2, 3-di-0-metil-β-D-glucopi ranosilu ronato de metilo) -(174)-0-3,ó-dí-0-acetil-2-0-fenilmeti1-a-D-glucopiranosil-(174)-0-(2-0-acetil-3-0~metil-q-L-idopiranosiluronato de metílo)-(174)-0-2,3,6-tri-0-acetil-a-D-glueopiranósido de metilo (0,061 mmole; preparado de acordo com os processos descritos na EP 84 999) foi dissolvido em 4,2 ml de clorofórmio e adicionado a uma mistura de 3 ml de clorofórmio, 18 ml de metanol e 3,7 ml de hidróxido de sódio 4N. A mistura foi agitada durante 20h, à temperatura ambiente, e depois de neutralizada com uma solução aquosa, diluida de ácido clorídrico foi evaporada até à secura. 0 resíduo foi tratado com metanol e os sais insolúveis foram filtrados, 0 filtrado foi evaporado até à secura para se obter o sal de dissódio de 0-3,4-di-0-metil-2-0-fenilmetil-g-D-glucopiranosil-(194)-0-2,3-di-0-metiΙ-β-D-glucopiranuronosil- (174) -0-2-0-feni lmeti 1-a-D-glucopiranosil- (174)-0-2-0-fenilmetil-g-D-glucopiranosil-(l74)-0-3-0-metil-α-L-ídopiranuronosil-(l74)-0-α-D-glucopiranosido de metilo.
b. 0 sal de dissódio de 0-3,4-di-0-metil-2-0-fenilmetil-q~D-glucopiranosil-(174)-0-2,3-di-0-metil-β-D-glucopiranuronosil-(174)-0-2-0-fenilmetil-a-D-glucopiranosi1-(174)0-3-0~metil-a-L-idopiranuronosil-(174)-0-a-D-glucopiranosído de metilo em bruto foi dissolvido numa mistura de 3 ml de água e 1 ml de metanol e adicionou-se 50 mg de Pd/C a 10%. A mistura foi agitada sob uma atmosfera de hidrogénio durante 24 h à temperatura ambiente. Após filtração, o filtrado foi evaporado até à secura, dissolvido em água e dessalifiçado em Sephadex G-25. As fracções combinadas contendo o pentassacárido foram evaporadas até à secura para se obter o sal de dissódio de 3,4-di-0-metil-a-D-glucopiranosi1-(174)-0-2,3-di-0-metil-β-D-glucopiranuronosil-(174)-0-a-D-glu72 505
0S/3619-598
-10•X copiranosil-(l94)-0-3-0-metil-a-L-idopiranu ronosil-(l-d4)-0-a-D-glucopiranósido de metilo.
c. 0 sal de dissódio de Q-3,4-dI~Q-metil-a-D-glucapiranosil -(l-Μ )-0-2,3-di-0-metil-R-D-glucopiranuronosil-(194)-O-a-D-glucopiranosil-(l94)-0-3-0-metil-£i-L-idopiranu ronosíl-(194)-0-<2-D-glucopiranósido de metilo foi dissolvido numa mistura de 2,5 ml de dimetilformamida seca e 1,4 mmole de complexo de trióxido de enxofre-trietilamina. A mistura foi agitada durante 20 h a 50°C, após o que foi arrefecida até à temperatura ambiente e adicionou-se uma mistura de 500 g de hidrogenocarbonato de sódio em 7 ml de ãgua, A mistura foi agitada durante trinta minutos e depois evaporada até à secura. 0 resíduo foi dissolvido em água, dessalifiçado em Sephadex G-25, após o que as fraeções combinadas foram criodessecadas para dar o sal u ndecaqu is-sód i o de 0-3,4-dÍ-0-metil-2,6-di-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-( l->4)-0-2,3-di -0-metil-B-D-glucopiranuronosil-(l94)-0-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-(l94)~0-3-0-metil-2-0-sulfo-a-L-idopiranuronosil-(194)-0-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopiranósido de metilo, amorfo.
[a]D 20 - + 51,3° (c 0,4; água). Desvio químico dos protões anoméricos: 4,68; 5,14; 5,25; 5,28; e 5,40 ppm.
EXEMPLO 2
De uma forma semelhante à descrita no exemplo 1 podem ser preparados:
Sal tridecaquis-sódio de 0-2,3,4,6-tetra-0-sulfo-a-D--glucopíranosíl-(l94)-0-2,3-di-0-metil-fê-D-glucopiranuronosil-(l94)-0-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-(194)-0-3-0-metil-2-0-sul~ fo-α-L-idopiranuronosi1-(194)-0-2,3,6-tri-O-sulfo-a-D-glucopiranósido de metilo.
[a]D20 = + 44,5° (c 1; água). Desvio químico dos protões anoméricos: 4,52; 4,79; 4,97; 5,36; e 5,48 ppm.
Sal de tetradecaquis-sódio de 0-2,3,4,6-tetra-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-(194)-0-3-0-metil-2-0-sulfo-B-D-glucopiranurono72 505
0S/3619-598
-11:< , lí sil- (1->4) -0-2,3,6-tri-0-sulfο-α-D-glucopi ranosil- (l-í4)-0-3-0-metil-2-0-sulfo-a-L-idopiranu ronosil-(1*4 )-0-2,3,6- tri-O-sulfo-a-D-glupiranósido de metilo.
[a]D 20 - + 45,1° (c 1; água). Desvio químico dos protões anoméricos: 4,76; 5,14; 5,15; 5,48; e 5,64 ppm.
Sal undecaquis-sódio de 0-3,4-di-0-tetradecil-2,ó-di-0” -sulfo-a-D-glucopiranosil-(l-?4)-0-2,3-di-0-metil-B-D-glucopiranu~ ronosil-(D»4)-0-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-(l->4)-0-3-0-meti1-2-0-sulfo-a-L-idopiranu ronosil-(l-»4 )-0-2,3,6-tri-O-sulf o -α-D-glucopiranósido de metilo. [a]D 20 = + 39,0° (c 1; água). Desvio químico dos protSes anoméricos: 4,66; 5,09; 5,24; 5,47; e 5,57 ppm.
Sal undecaquis-sódio de 0-3,4-di-0-n-hexil-2,6-dí-0-sulfo-a -D-glucopiranosil-(l-*4)~0-2,3-di-0-metil-B-D-glucopiranuronosii-(b?»-4)-0-2,3,6-tri-0~sulf o-a-D-glucopiranosil- (1^4)-0-3~0-Γηβίΐ1-2-0-sulf o-a- L-idopiranu ronosil-(l->4 )-0-2,3,6- tri-O-sulfo-a-D-glucopiranósido de metilo. [a]D 20 = + 40,8° (c 1; ãgua). Desvio químico dos protões anoméricos: 4,68; 5,14; 5,16; 5,52; e 5,56 ppm.
Sal dodecaquis-sódio de 0-3,4-di-0-metil-2,6-di-0-sulfo-a-D -glucopiranosil-(l-*4)-0-3-0-metil-2-0-sulf ο-β-D-glicopiranu ronosi 1-(1+-4 )-0-2,3,6-tri-0-sulfo~-ú-D-glucopiranosil-( l-*4)~0-30-meti1-2-0-sulfo-a-L-idopiranu ranosil-(l->4 )-0-2,3,6-tri-O-sulf o-a-D-glucopiranósido de metilo. [αΐ^θ = + 38,5° (c 1; água). Desvio químico dos protões anoméricos: 5,13; 5,14; 5,31; e 5,56 ppm.
Sal dodecaquis-sódio de 0~[(4-fenilmetoxicarbonilamíno)fenil]-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-(l-*4)-0-2,3-di-0-metil-B-D-glucopiranuronosil-(l-»4)-0-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-(l->4)-0-3-0-metil-2-0-sulf o-a-L-idopiranu ronosil-(1^4)-0-2,3,6-tri-O-sulfo-a-D-glucopiranósido de metilo. [a]D 20 =
- + 56,0° (c 1; água). Desvio químico dos protões anoméricos: 4,69; 5,16; 5,54; e 5,67 ppm.
505
0S/3Ó19-598
-12Sal dodecaquis-sódio de 0-(4-aminofenil)-2,3,6-tri-0-sulfo-α-D-glucopi ranosil-(1+4)-0-2,3-di-0-metil-B-D-glucopi ranu ronosil -(1+4)-0-2,3,6- tri-O-sulf ο-α-D-glucopiranosil-(l+4)-0-3-0-me til-2-0-sulfo-a-L-idopiranuronosil-(1+4)-0-2,3,6-tri-O-sulfo-a-D-
químico dos protões anoméricos: 4,69; 5,14; 5,16; 5,52; e 5,65 ppm.
Sal tridecaquis-sódio de 0-(4-sulfonaminofenil)-2,3,6~tri-0 -sulfo-a-D-glucapiranosil-(l+4)-0-2,3-di~0-metil“B~D~glucopiranuronosil-(l+4)-0-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopíranosil-(l+4)-0-3-0-metil-2-0-sulfo-α-L-idopiranuronosil-(1*4)-0-2,3,6-tri-O-sulfo-a -D-glucopiranósido de metilo. [α]^20 - + 57,0° (c 1; ãgua). Desvio químico dos protões anoméricos: 4,69; 5,13; 5,13; 5,53; e 5,67 ppm.
EXEMPLO 3
Sal undecaquis-sódio de 0-3,4-di-0-metil-2,6-di-0-sulfo-g-D-glucopi ranosil-(1+4)-0-2,3-di-0-metil-B-D-glucopi ranu ronosil-(l-»4)-0-2,3,6-tri-O-sulf o-g-D-glucopi ranosil- (l+4)-0-3-0-octil-2-0-sulfo-α-L-idopiranuronosil-(1+4)-0-2,3,6-tri-Q-sulfo-a-D-glucopiranósido de metilo.
a. 0 0-6-0-acetil-3,4-di-0-metil-2-0-fenilmetil-g-D-glucopiranosil-(l*4)-0-(2,3-di-0-metil~e-D-glucopiranuronosiluronato de fenilmetilo)-(1+4)-0-3,6-di-0-aceti1-2-0-feniImeti1-a-D-glucopiranosil- (1+4 )-0-(2-0-benzoí1-3-0-octil-α-L-idopiranuronosiluronato de fenilmetilo)-(1+4)-0-2,3,6-tri-O-benzoíΙ-α-D-glucopiranósido de metilo (0,051 mmole) foi dissolvido em metanol e adicionou-se o catalisador (Pd/C a 10%). A mistura foi agitada sob uma atmosfera de hidrogénio durante 2 dias, à temperatura ambiente, depois, após filtração o solvente foi evaporado até à secura para se obter o 0-6-0-acetil-3,4-di-0-metil-a-D-glucopiranosil-(l*4)-0-2,3-di-0-met.i Ι-β-D-glucopi ranu rona to-(l->4 )-0-3,6-di-0-aceti Ι-αD-glucopi ranosil-(1+4)-0-2-0-benzoíl-3-0-octil-a-L-idopi ranu ronato-(l+4)-0-2,3,6-tri-O-benzoíl-a-D-glucopiranósido de metilo.
b. 0 0-6-0-acetil-3,4-di-0-metil-a-D-glucopiranosil-(l+4)-072 505
0S/3619-598
«t
-13-2,3-di-0-metil-B-D-glucopi ranu ronato- (l->4 )-0-3,6-di-O-acetil-a-D -glucopiranosil-(l->4)-0-2-0-benzoíl-3-0-octil-a-L-idopi ranu ronato -(1^4)-0-2,3,6-tri-0-benzoíl-a-D-glucopiranósido de metilo foi dissolvido em metanol (8 ml) e adicionou-se hidróxido de sódio (solução 5N) (0,9 ml). Após 15 minutos à temperatura ambiente a solução foi neutralizada com uma resina Dowex-50-H+, foi filtrada e evaporada até à secura para se obter o 0-3,4-di-0-metil-a-D-glucopi ranosil- (1^4)-0-2,3-di-0-metil-B-D-glucopi ranu ronato- (1-4-4) -Ο-α-D-glucopiranosil-( l->4 )-0-3-0-octil-α- L-idopi ranu ronato- (1-M)-Ο-α-D-glucopiranosido de metilo (48 mg).
c. 0 0-3,4-di-0-metil-tt-D-glucopiranosil-(l->4)-0-2,3-di-0-metil-B-D-glucopiranuronato-(l-44)-0-a-D-glucopi ranosil-(1^4 )-0-3 -0-octil-a-L-idopiranuronato-(l->4)-0-a-D-glucopiranósido de metilo (48 mg) foi dissolvido em dímetilformamida (1,4 ml) e adicionou-se um complexo de trioxido de enxofre-trietilamina (1,8 mmole). Após uma noite a 55°C, a mistura foi arrefecida até à temperatura ambiente e foi-lhe adicionada uma mistura de hidrogénocarbonato de sódio (500 mg) e água (2 ml). Após evaporação o resíduo foi posto em camadas no topo de uma coluna Sephadex G25 e eluído com água. As fracções apropriadas foram combinadas e crio dessecadas para se obter o sal undecaquis-sódio de 3,4-di-0-metil-2,6-di-O-sulfo-a-D-glucopi ranosil-(1-44 )-0-2,3-di-0-me til-β-D-glucopi ranu ronosil- (1-44)-0-2,3,6-tri-O-sulfο-α-D-glucopi ranosi 1- (1-44)-0-3-0-octil-2-0-sulf o-α-L-isopi ranu ronosi 1-(1-44 )-0-2,3,6-tri-O-sulf ο-α-D-glucopi ranosido de metilo. [α]θ^0 - + 4θ®
1,2; água). Desvio químico dos protões anoméricos: 4,68; 5,12; 5,13; 5,52; e 5,53 ppm.
EXEMPLO 4
De uma forma semelhante ao descrito no Exemplo 3, foram preparados:
Sal undecaquis-sódio de 0-3,4-di-0-metil-2,6-di-0-sulfo-a-D -glucopiranosil-(l44)-0-2,3-di-0-metil-B-D-glucopiranuronosil-(l44)-0-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-(144)-0-3-0-butil-2-0-sulf o-a-L-idopí ranu ronosi 1-(1-44 )-0-2,3,6-0-sulf o-a-D-glucopiranósido de metilo. [α]^θ - + 40° (c o,86; água).
505
0S/3619-598
-14Pl-5 sal undecaquis-sódía de 0-3,4-di-0-metil-2,6-di-0-sulfo-a -D-glucopiranosil-(l+4)-0-2,3-di-0-butil-e-D-glucopiranuranosil-(l-4)-0-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-(l+4)-0-3-0-octil-2-0-sulf o-ct-L-idopi ranuronosi 1-(1+4 )-0-2,3,6-tri-O-sulfo-a-D-glucopiranósido de metilo. - + 38° (c 0,95; água).
sal undecaquis-sódio de 0-3,4-di-0-metil-2,6-di-0-sulfo-(Çt -D-glucopiranosil-(l+4)-0-2,3-di-0-butil-B-D-glucopiranuronosil-(l+4)-0-2,3,6-tri-0-sulfo-a-D-glucopiranosil-(l+4)-0~3-0-metil-2-0-sulfo-a-L-idopiranuronosil-(1+4)-0-2,3,6-tri-O-sulfo-a-D-glucopiranósido de metilo. [ce]q20 - + 43o (c o,92; água)
505
OS/3619-598

Claims (6)

1 - Processo de preparação de um derivado de hidrato de carbono que compreende uma unidade de trissacãrido com a fórmula geral I coo
J-o oso.
A- 0.
A - O^AOR
OSQj
COO
OR
OQ oso3 oso3 na qual R é alquilo, arilo ou aralquilo; Q é alquilo, arilo, aralquilo, ou S03~; A e B são seleccionados, índependentemente um do outro, de entre hidrogénio, alquilo, arilo, aralquilo, ou um grupo hidrato de carbono; e as porções com carga são compensadas por contra-iões, caracterizado por compreender a desprotecção e sulfataçao de um derivado de hidrato de carbono protegido compreendendo uma unidade de trissacãrido com a fórmula geral:
na qual R é alquilo, arilo ou araquilo, é um grupo proteetor de ácido, P2 é um grupo proteetor de hidroxi, P3 é um grupo protector de hidroxi ou um grupo alquilo, arilo ou aralquilo, ε A’ e B’ são A e B respectivamente, ou seus derivados protegidos.
2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por R representar metilo e Q representar metilo.
3 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por R representar metilo e Q representar S03 -.
4 - Processo de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por A representar:
72 505
0S/3619-598
-16(XI) (III) onde R^, R2, Rg, R4 e R5, são seleccionados, independentemente uns dos outros, de entre hidrogénio, alquilo, arilo, aralquilo ou SO3-.
5 - Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por R^, R2 e Rg serem metilo, R4 e R5 serem SOg“ e 0R3 ter a configuração a.
6 - Processo de preparação de uma composição farmacêutica caracterizado por compreender a mistura do derivado de hidrato de carbono preparado de acordo com a reivindicação 1, com agentes auxiliares farmacêuticamente aceitáveis.
PT97437A 1990-04-23 1991-04-22 Processo de preparacao de derivados de hidrato de carbono e de composicoes farmaceuticas que os contem PT97437B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP90201006 1990-04-23

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT97437A PT97437A (pt) 1992-01-31
PT97437B true PT97437B (pt) 1998-08-31

Family

ID=8205000

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97437A PT97437B (pt) 1990-04-23 1991-04-22 Processo de preparacao de derivados de hidrato de carbono e de composicoes farmaceuticas que os contem

Country Status (16)

Country Link
EP (1) EP0454220B1 (pt)
KR (1) KR0185991B1 (pt)
AU (1) AU644429B2 (pt)
BR (1) BR1100979A (pt)
CA (1) CA2040905C (pt)
DE (1) DE69100275T2 (pt)
DK (1) DK0454220T3 (pt)
ES (1) ES2060284T3 (pt)
FI (1) FI101541B1 (pt)
HK (1) HK1002319A1 (pt)
HU (2) HU215152B (pt)
IE (1) IE64378B1 (pt)
IL (1) IL97904A (pt)
NZ (1) NZ237909A (pt)
PT (1) PT97437B (pt)
ZA (1) ZA912951B (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IL102758A (en) * 1991-08-23 1997-03-18 Akzo Nv Glycosaminoglycanoid derivatives, their preparation and pharmaceutical compositions comprising them
US5696100A (en) * 1992-12-22 1997-12-09 Glycomed Incorporated Method for controlling O-desulfation of heparin and compositions produced thereby
DE69418322D1 (de) * 1993-03-01 1999-06-10 Glycan Pharm Inc Analoge für spezifische oligosaccharid-protein-wechselwirkungen und ihre verwendungen
FR2704226B1 (fr) * 1993-04-22 1995-07-21 Sanofi Elf 3-desoxy oligosaccharides, leurs procedes de preparation et les compositions pharmaceutiques qui les contiennent.
ES2147216T3 (es) * 1993-09-01 2000-09-01 Akzo Nobel Nv Bisconjugados que comprenden dos sacaridos y un grupo de union.
IL115745A (en) * 1994-11-07 2000-11-21 American Home Prod Acylated benzylglycosides and pharmaceutical compositions containing them
US5498775A (en) * 1994-11-07 1996-03-12 American Home Products Corporation Polyanionic benzylglycosides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US5565432A (en) * 1994-11-07 1996-10-15 American Home Products Corporation Smooth muscle cell proliferation inhibitors
IL120722A (en) * 1996-05-08 1999-07-14 Akzo Nobel Nv Polysulfated tetrasaccharide derivatives and pharmaceutical compositions containing them
IL126893A (en) * 1997-11-19 2003-05-29 Akzo Nobel Nv Sulfated pentasaccharide derivatives and pharmaceutical compositions containing them
US6291434B1 (en) 1998-11-24 2001-09-18 American Home Products Corp. Benzylmaltotriosides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US7081448B2 (en) 1998-11-24 2006-07-25 Wyeth Benzyllactobionamides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US6187755B1 (en) 1998-11-24 2001-02-13 American Home Products Corporation Benzylmaltosides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US7132402B2 (en) 1998-11-24 2006-11-07 Wyeth Acylated benzylmaltosides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US6451767B1 (en) 1998-11-24 2002-09-17 Wyeth Benzylmaltotriosides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US6340670B1 (en) 1998-11-24 2002-01-22 American Home Products Corporation Acetal benzylmaltosides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US6258784B1 (en) 1998-11-24 2001-07-10 American Home Products Corp. Acetal benzylmaltosides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US6664243B1 (en) 1998-11-24 2003-12-16 Wyeth Benzyllactobionamides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US6339064B1 (en) 1998-11-24 2002-01-15 American Home Products Corporation Benzylglycosylamides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
US6362170B1 (en) 1998-11-24 2002-03-26 American Home Products Corporation Benzylglycosylamides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
SE9904483D0 (sv) * 1999-12-08 1999-12-08 Astra Ab New use
TWI403334B (zh) 2004-12-23 2013-08-01 Merck Sharp & Dohme 包含生物素殘基之抗血栓雙重抑制劑
TWI376234B (en) 2005-02-01 2012-11-11 Msd Oss Bv Conjugates of a polypeptide and an oligosaccharide
EP2279249A4 (en) 2008-05-30 2014-03-05 Momenta Pharmaceuticals Inc Saccharide structures and process for their preparation and use
US9873712B2 (en) * 2014-10-03 2018-01-23 Amphastar Pharmaceuticals, Inc. Method of purifying idraparinux sodium

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0300099A1 (en) * 1987-07-20 1989-01-25 Akzo N.V. New pentasaccharides
DE3734815A1 (de) * 1987-10-14 1989-04-27 Luitpold Werk Chem Pharm Polyschwefelsaeureester von bis-aldonsaeureamiden und deren derivaten, verfahren zu ihrer herstellung und arzneimittel
EP0333243A3 (en) * 1988-03-10 1989-09-27 Akzo N.V. Sulphated k5 antigen and sulphated k5 antigen fragments
JPH0296588A (ja) * 1988-09-29 1990-04-09 Rikagaku Kenkyusho 硫酸化オリゴ糖及びその関連物質

Also Published As

Publication number Publication date
AU7525591A (en) 1991-10-24
CA2040905A1 (en) 1991-10-24
HU911346D0 (en) 1991-10-28
ZA912951B (en) 1992-01-29
BR1100979A (pt) 1999-12-07
PT97437A (pt) 1992-01-31
DE69100275D1 (de) 1993-09-23
IL97904A (en) 1995-07-31
FI101541B (fi) 1998-07-15
IE911277A1 (en) 1991-10-23
FI911942A0 (fi) 1991-04-22
DK0454220T3 (da) 1993-11-22
EP0454220A1 (en) 1991-10-30
FI101541B1 (fi) 1998-07-15
DE69100275T2 (de) 1993-12-02
EP0454220B1 (en) 1993-08-18
IL97904A0 (en) 1992-06-21
IE64378B1 (en) 1995-07-26
HK1002319A1 (en) 1998-08-14
HU211506A9 (en) 1995-11-28
ES2060284T3 (es) 1994-11-16
KR910018398A (ko) 1991-11-30
CA2040905C (en) 2001-11-20
HU215152B (hu) 2000-11-28
NZ237909A (en) 1993-03-26
HUT57223A (en) 1991-11-28
FI911942A (fi) 1991-10-24
KR0185991B1 (ko) 1999-04-01
AU644429B2 (en) 1993-12-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT97437B (pt) Processo de preparacao de derivados de hidrato de carbono e de composicoes farmaceuticas que os contem
US5378829A (en) Sulfated glycosaminoglycanoid derivatives of the heparin and heparan sulfate type
JP3048198B2 (ja) 硫酸化グリコサミノグリカノイド誘導体
US5380716A (en) Sulfated polysaccharides as inhibitors of smooth muscle cell proliferation
AU2001291960C1 (en) Polysaccharides with antithrombotic activity comprising at least a covalent bond with biotin or a biotin derivative
Westerduin et al. Feasible synthesis and biological properties of six ‘non-glycosamino’glycan analogues of the antithrombin III binding heparin pentasaccharide
Herczeg et al. Synthesis and anticoagulant activity of bioisosteric sulfonic‐acid analogues of the antithrombin‐binding pentasaccharide domain of heparin
EP0970130B1 (en) Glycosaminoglycans having high antithrombotic activity
ES2198081T3 (es) Derivados de hidrato de glucido.
US5382570A (en) Sulfated glycosaminoglycanoid derivatives of the dermatan sulfate and chondroitin sulfate type
Zhang et al. Chemical synthesis of fucosylated chondroitin sulfate oligosaccharides
US5529985A (en) Sulfated glycosaminoglycanoid derivatives of the dermatan sulfate and chondroitin sulfate type
US20060223781A1 (en) Process for induction of intramolecular migration of sulfates, phosphates, and other oxyanions
CA2665392A1 (en) Anticoagulant compounds
US5668274A (en) Sulfated glycosaminoglycanoid derivatives of the dermatan sulfate and chondroitin sulfate type
JP3130070B2 (ja) 三糖単位を含む炭水化物誘導体
Lisztes et al. Synthesis and Cell Growth Inhibitory Activity of Six Non‐glycosaminoglycan‐Type Heparin‐Analogue Trisaccharides
EP1340770A1 (en) Nitro-derivatives of oligosaccharides
Liu An In-Depth Approach for Functional Oligosaccharide Analysis
Buisson et al. Multigram scale preparation of a semi-synthetic N-trifluoroacetyl protected chondroitin disaccharide building block: Towards the stereoselective synthesis of chondroitin sulfates disaccharides
Hassan Preparation of a set of selectively protected disaccharides for modular synthesis of heparan sulfate fragments: toward the synthesis of several O-sulfonated [β-D-GlcUA-(1→ 4)-β-D-GlcNAc] OPr types
Vercellotti The structure of heparin
EP1340771A1 (en) Nitro-derivatives of low molecular weight heparin

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910912

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980511

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 20011114 SANOFI SYNTHELABO FR

TE3A Change of address (patent)

Owner name: SANOFI S.A.

Effective date: 20011114

PC3A Transfer or assignment

Free format text: SANOFI-SYNTHELABO FR

Effective date: 20040507

PD3A Change of proprietorship

Free format text: AKZO NOBEL N.V. NL

Effective date: 20040507

PD3A Change of proprietorship

Effective date: 20050117

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20130513