PT97242A - Pitoes e encaixes para calcado com pitoes - Google Patents

Pitoes e encaixes para calcado com pitoes Download PDF

Info

Publication number
PT97242A
PT97242A PT97242A PT9724291A PT97242A PT 97242 A PT97242 A PT 97242A PT 97242 A PT97242 A PT 97242A PT 9724291 A PT9724291 A PT 9724291A PT 97242 A PT97242 A PT 97242A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
stud
socket
spigot
locking
combination according
Prior art date
Application number
PT97242A
Other languages
English (en)
Inventor
Paul Andrew Kelly
Original Assignee
Trisport Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Trisport Ltd filed Critical Trisport Ltd
Publication of PT97242A publication Critical patent/PT97242A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43CFASTENINGS OR ATTACHMENTS OF FOOTWEAR; LACES IN GENERAL
    • A43C15/00Non-skid devices or attachments
    • A43C15/16Studs or cleats for football or like boots
    • A43C15/161Studs or cleats for football or like boots characterised by the attachment to the sole
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43CFASTENINGS OR ATTACHMENTS OF FOOTWEAR; LACES IN GENERAL
    • A43C15/00Non-skid devices or attachments
    • A43C15/16Studs or cleats for football or like boots
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B5/00Footwear for sporting purposes
    • A43B5/001Golf shoes

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Description

2- 72 409 RWW/W6052 âJi Êffi.*·Sí
W 0> &
MEMÓRIA.DESCRITIVA
Este invento refere-se a calçado do tipo adaptado de modo a ter pitões de engate no solo presos de modo não permanente» Este tipo de calçado é muitas vezes usado por praticantes de desportos ou jogos» Os pitões destinam-se geralmente a melhorar o engate do calçado no solo e podem ter variadíssimos feitios. Por exemplo, podem ser relativamente rombos, com extremidades planas ou arredondadas, ou mais aguçados, como pregos» Para facilitar a 'descrição, contudo, serão, daqui em diante, designados, na generalidade, por pitões.
Normalmente, os pitões destacáveis e substituíveis têm espigões com roscas exteriores» Cada espigão pode ser enroscado num encaixe no lado de baixo de um artigo de calçado munido com uma rosca interna de forma complementar.
Descrevem-se e representam-se pitões e encaixes destes tipos nas especificações das patentes inglesas nQ 1 564 903, 2 028 102, 2 163 037, 2 115 683, 2 191 079 e no pedido de patente inglês ηδ. 8 805 473 (publicação nô. 2 202 916A).
Um objectivo do presente invento é proporcionar uma forma aperfeiçoada de pitão e encaixe»
Num primeiro aspecto, o presente invento consiste numa combinação de um pitão e um encaixe para calçado com pitões, na qual o encaixe é formado com uma rosca interna para receber um espigão roscado externamente no pitão e no qual o pitão e o encaixe têm formações de bloqueio viradas radialmente, operativas para irem para engate mútuo, quando o espigão tiver sido enroscado no encaixe numa posição axial predeterminada, de modo a impedir o espigão de ser enroscado algo mais para dentro do encaixe, e para obter resistência ao desenroscamento, sendo o espigão e o encaixe completamente montados, quando o espigão está na dita posição axial predeterminada, sendo a disposição de modo tal que o pitão pode ser desenroscado da posição completamente montada, quando é aplicado um binário predeterminado ao espigão, 72 409 RWW/W6052 β φϊ'ν"'
//-' άΛ
3 cedendo, pelo menos, uma das formações de bloqueio resilientemente para permitir que ocorra o desenroscamento.
As roscas do pitão e do encaixe podem ser roscas trapezoidais. As roscas podem ser roscas de uma entrada, mas de preferência, são roscas de múltiplas entradas, preferindo-se em particular uma rosca de duas entradas. De preferência, a disposição é tal que, quando se emprega uma rosca de múltiplas entradas, o pitão pode ser enroscado até uma posição de montagem 'completa, qualquer que seja a entrada da rosca do pitão a engatar em qualquer uma das entradas de rosca do encaixe. As roscas do pitão e do encaixe, quer sejam de uma entrada quer sejam de múltiplas entradas, são feitas, de preferência, de modo que, desde uma posição inicial, na qual as roscas estão prestes a sobrepor-se, até à posição completamente instalada (ou até uma posição completamente instalada), o pitão seja rodado, relativamente ao encaixe, de um ângulo total não superior a uma volta e meia (540°), nem inferior a três quartos de uma volta completa (270°). De preferência, o ângulo total não é superior a uma volta e um quarto (450*) e mais preferivelmente cerca de uma volta completa (360°) -
Relativamente ao eixo de enroscamento, as formações de bloqueio compreendem, de preferência, uma formação de bloqueio exterior no encaixe e uma formação de bloqueio interior complementar no pitão. Numa construção preferida, a formação de bloqueio interior está voltada radialmente para fora, desde um anel que faz parte do pitão e espaçada radialmente para fora, desde o espigão, e a formação de bloqueio exterior está virada radialmente para dentro, desde um anel exterior, que faz parte do encaixe, e afastada radialmente para fora desde um anel interior do encaixe, que delimita a rosca interna destes no montagem do pitão e do encaixe, o anel do pitão é inserido num espaço anular entre os anéis interior e exterior do encaixe. A formação de bloqueio exterior pode ser constituída de modo a ficar situada apenas numa única localização ou poder ser constituída de modo a ficar situada em duas ou mais localizações espaçadas. De modo similar, a formação de bloqueio interior pode ser constituída de
72 409 RWW/W6052 -4- modo a ficar situada apenas numa localização ou ser constituída de modo a ficar situada em duas ou mais localizações espaçadas.
De preferência, uma das ditas formações de bloqueio interior e exterior compreende, pelo menos, uma projecção, enquanto que a outra das ditas formações de bloqueio proporciona, pelo menos, um recesso (para receber a projecção, ou uma projecção associada das projecções) e meios de paragem operativos para engatarem a projecção imediatamente para além do recesso, a fim de impedir que o espigão seja algo mais enroscado no encaixe. De preferência, é a formação de bloqueio interior, do pitão que consiste na projecção ou projecções ou inclui a mesma ou mesmas.
Num segundo aspecto, o presente invento consiste num pitão para ser utilizado numa combinação de acordo com o primeiro aspecto do presente invento.
Num terceiro aspecto, o presente invento consiste num encaixe para ser utilizado numa combinação de acordo com o primeiro aspecto do presente invento. | Num quarto aspecto, o presente invento consiste num artigo de calçado que inclui, pelo menos, um encaixe de acordo com o terceiro aspecto do presente invento. é representada, a título de exemplo, uma concretização do presente invento nos desenhos anexos, nos quais: a figura 1 é uma vista em plano de um encaixe, a figura 2 é um corte pela linha 2-2 da fig. 1, a figura 3 é uma vista por debaixo de uma moldação, que faz parte de um pitão, para utilização com um encaixe do tipo representado nas figs. 1 e 2, e a figura 4 é um corte pela linha 4-4 da fig. 3. * 72 409 RWW/W6052 0 encaixe 1 mostrado nas figs. 1 e 2 na orientação normal de utilização destina-se a ser incorporado num artigo de calçado tal como um sapato de golfe. 0 encaixe é feito como moldação inteiriça de material plástico, tal como uma resina acetálica, e compreende uma placa de topo circular 2 com uma bossa central 3 pendente da mesma; uma parte da placa 2 projecta-se radialmente para fora para além da bossa 3 e forma uma flange de ancoragem anular 4 do encaixe. A bossa tem um orifício axial 5 que é aberto no fundo e fechado no topo por um disco de fecho 6 proporcionado 'pela placa 2. Uma pequena parte de entrada 7 do orifício é cilíndrica, enquanto que o resto do orifício é formado com uma rosca interna 8 que é uma rosca trapezoidal de duas entradas. Os motivos para se usar uma rosca trapezoidal e um perfil apropriado de rosca trapezoidal estão descritos mais pormenorizadamente na especificação da já referida patente britânica nQ. 2 115 683. A bossa 3 compreende uma parede cilíndrica de pitão, que forma um anel interior 9, que delimita a parte de entrada 7 do orifício 5 e ainda uma parte axialmente exterior da rosca 8, e uma parede relativamente delgada e ligeiramente flexível que forma um anel exterior 10. Os anéis 9 e 10 estão separados |Coaxial e radialmente para deixar um espaço anular 11 entre ambos. 0 anel interior 9, que circunda o orifício 5, tem uma face de extremidade anular e plana 12 num plano perpendicular ao eixo do orifício.
Uma formação de bloqueio no anel exterior 10 compreende quatro unidades de bloqueio idênticas 13 que ficam situadas dentro do espaço anular 11 com intervalos de 90° em redor do eixo do encaixe. As unidades de bloqueio 13 são formadas numa face interior geralmente cilíndrica 14 do anel 10, de modo a ficarem radialmente voltadas para dentro. Cada unidade de bloqueio forma um recesso 15 delimitado num dos lados (ou seja, considerado circunferencialmente, como se vê na fig. 1) por uma rampa de entrada 16, e no outro por um bloco de paragem 17 que tem uma espessura radial uniforme igual à dimensão radial máxima da rampa de entrada- Como se pode ver na fig. 2, a rampa de entrada 16 está baseada na extremidade fechada (superior) do espaço anular 'Κ. 6- 72 409 RWW/W6052 11 e tem largura crescente (medida axialmente) entre o início e uma parte terminal que delimita o recesso 15, com uma finalidade referida mais adiante. A sua largura varia de um pouco menos de um quarto do passo da rosca no início a cerca de três quartos do passo na parte terminal. 0 bloco de paragem 17 tem uma largura axial de um quarto do passo, ficando baseada também na extremidade fechada do espaço anular 11. 0 encaixe 1 é concebido para utilização com um pitão "complementar. 0 pitão compreende um elemento de pino metálico central 18 (indicado a tracejado na fig. 4), e uma moldação inteiriça 19 de material plástico, que está representada nas figs. 3 e 4. 0 elemento de pino metálico é do tipo descrito e representado na especificação da já referida patente britânica nô. 2 028 102 e está montada na moldação 19 da mesma maneira que a descrita nessa especificação: sendo uma espiga do elemento de pino passada através de um orifício axial 20 da moldação e uma parte de extremidade da espiga é depois deformada para prender permanentemente o elemento de pino e a moldação, e prolongando-se uma ponta de engate no solo axialmente desde da outra extremidade da espiga, e engatando uma flange dirigida para fora no lado da ^moldação adjacente à ponta de engate no solo. 0 orifício axial 20 tem na extremidade inferior um alargamento cónico para acomodar, pelo menos, parcialmente, a parte de extremidade deformada da espiga, e tem na sua extremidade superior um alargamento para acomodar, pelo menos parcialmente, a flange. A moldação 19 compreende uma manga tubular 21 feita com uma rosca exterior de duas entradas 22 com uma forma complementar à da rosca 8 do encaixe 1. Uma flange 23 de configuração circular e coaxial com a manga 21 prolonga-se para fora desde a extremidade inferior da manga e tem a forma de um disco baixo com um rebordo periférico subido 24. t formado um par de recessos 25 diametralmente opostos na superfície exterior (fundo) da flange, e em utilização recebem pinos complementares de uma chave empregue para enroscar o pitão para engate com o encaixe 1 e para o desenroscar. Quando foi montado na moldação um elemento de pino para formar um pitão, o pitão inclui um espigão roscado 72 409 RWW/W6052
7-exteriormente, que é constituído pela manga 21 e pela espiga do elemento de pino dentro do mesmo.
Um anel 26 projecta-se coaxialmente para cima desde a flange 23 numa localização afastada radialmente para fora da manga 21. 0 diâmetro interior do anel é complementar do diâmetro exterior do anel interior 9 do encaixe 1, para que o primeiro deslize no último ao montai—se o pitão no encaixe. Uma formação de bloqueio está prevista como parte da moldação 19 e está virada radialmente ^para fora. A formação de bloqueio compreende quatro unidades de bloqueio idênticas 27 que estão situadas com intervalos de 90° em redor do eixo do pitão. Cada uma destas unidades de bloqueio compreende uma projecção dirigida radialmente para fora 28 montada no anel 26 e configurada para engatar num recesso associado dos recessos 15 das unidades de bloqueio 13 do encaixe 1. Cada projecção radial 28 tem a forma de uma nervura que se prolonga axialmente no lado de uma parte de extremidade dianteira (no sentido do enroscamento) de uma banda parcialmente cilíndrica 29, que é formada como um prolongamento axial desde o anel 26. Uma face lateral dianteira 30 da nervura está arredondada para proporcionar um perfil convexo suave que une uma face exterior aplana 31 da nervura e uma face de extremidade dianteira plana 32 da banda 29. Uma face lateral traseira 33 da nervura é plana e, geralmente, perpendicular à face exterior 31 e com uma superfície exterior cilíndrica 34 da banda 29 onde se une com a mesma. Entre o anel 26 e a manga 21 há uma superfície de apoio anular plana 35 formada por uma superfície interior da flange 23.
Em utilização, o encaixe 1 é incorporado na sola ou no salto de um artigo de calçado tal como um sapato de golfe, mas para conveniência de descrição assumir-se-á que o encaixe fica incorporado na sola. A bossa 3 fica alojada num orifício da sola. A face de extremidade 12 do anel interior 9 da bossa (e uma face de extremidade do anel exterior 10 no mesmo plano) fica ao nível da parte adjacente da superfície de engate no solo da sola ou muito ligeiramente recuada no orifício. 0 pitão é instalado inserindo o espigão no orifício 5 do en 72 409 RWW/W6052
8 caixe e rodando-o para que a rosca 22 da manga 21 entre na rosca 8 do encaixe. As roscas são formadas de tal modo que ficam inteiramente engatadas pela rotação da manga de 360% a partir de uma posição inicial em que as roscas ficam prestes a sobrepor-se. Imediatamente antes das extremidades das roscas se sobreporem, com a manga na posição inicial, cada uma das projecções 28 é alinhada com o recesso 15 de uma unidade de bloqueio 13 associada, afastada axialmente das mesmas. Quando o pitão é rodado relativamente ao encaixe, a manga 21 é levada para dentro do orifício 5 do encaixe, e o anel 26 (com unidades de bloqueio 27) é levado para dentro do espaço anular 11 entre os anéis interior e exterior 9 e 10 da bossa 3 do encaixe. No fim de cada uma das quatro rotações parciais sucessivas de 90°, ao enroscar--se o pitão, as projecções de bloqueio 28 do pitão engatam e passem sobre rampas de entrada adjacentes 16 da formação de bloqueio do encaixe. Devido à forma circunferencialmente afilada das rampas, o primeiro dos engates é ligeiro e curto. Nos segundo e terceiro engates, a sobreposição axial é sucessivamente maior entre as projecções e as rampas, e também há contactos mais longos com as rampas à medida que estas são engatadas mais cedo durante a rotação. A consequência é que cada engate sucessivo é ^sentido pelo utente que insere o pitão como uma maior resistência à rotação, e poder-se-á ouvir estalidos cada vez mais altos à medida que cada rampa é por seu turno percorrida. Finalmente, as projecções passem sobre praticamente todo o comprimento das quatro rampas que encontram, e seguidamente engatam nos recessos 15 entre as rampas 16 e os blocos de paragem 17. 0 encosto das projecções 28 nos blocos 17 impede então que o pitão rode mais, e a instalação fica concluída.
Durante a inserção do pitão, as faces laterais dianteiras arredondadas 30 das projecções facilitam este engate nas rampas 16, particularmente com o primeiro e segundo engates, em que o encontro é abrupto.
Note-se que a deformação resiliente necessária para que as projecções do pitão passem sobre as rampas do encaixe é obtida prevendo alguma flexibilidade no anel exterior 10 do encaixe. 0 9 72 409 RWW/W6052 Τα ir anel é efectivamente distorcido da sua forma cilíndrica quando as rampas são engatadas, mas retorna à forma inicial quando as rampas são passadas- Esta disposição pode ser particularmente conveniente, por permitir que a moldação 19 do pitão seja de material mais duro e rígido que o encaixe.
Quando o pitão fica completamente instalado, a superfície de apoio anular 35 da moldação é concebida para se encostar na face de extremidade 12 da moldação do encaixe, e para a manga 21 do *pitão se encostar no disco de fecho 6 na extremidade do orifício 5 do encaixe.
Quando o pitão está completamente montado no encaixe, o anel 26 abraça uma parte de extremidade do anel interior 9 do encaixe, e o rebordo periférico 24 da flange 23 prime a superfície da sola. Q encosto das faces laterais traseiras 33 das projecções do pitão nas superfícies de extremidades opostas 36 das rampas 16 do encaixe resiste a qualquer tentativa de desenroscar o pitão do encaixe- Contudo, aplicando um binário suficiente o pitão pode .ser desenroscado. As inclinações relativas e formas dessas superfícies opostas podem ser variadas para determinar o binário necessário, assim como os formas das projecções e dos recessos.
Podem ser feitas numerosas modificações sem sair do âmbito do invento. Por exemplo, os recessos 15 e as projecções complementares 28 podem ter formas diferentes em planta.
Na concepção representada, o pitão é rodado apenas de 360"· para ficar completamente instalado- Se se pretender, as roscas 8 e 22 poderão ser mais compridas para que se tenha de rodar mais. Contudo, isto daria um maior comprimento axial do encaixe e do pitão. Enquanto que este pode ser aceitável, aqueles será normalmente uma desvantagem por exigir que a sola seja correspondentemente mais espessa- Além disso, embora as roscas pudessem ser mais curtas, requerendo assim uma rotação total de menos de 360°, isto é normalmente desaconselhável porque a carga 72 409 RWW/W6052
10- nas roscas, em utilização, poderá tornai—se inaceitavelmente alta.
Embora se prefiram roscas de duas entradas, seria possível ter roscas de uma entrada ou roscas com três ou mesmo mais entradas. Igualmente, pode-se variar o número de unidades de cada formação de bloqueio. Por exemplo, poderá haver três ou mais recessos (tais como os recessos 15) e três ou mais projecções (tais como as projecções 28). Qualquer que seja o número empregue, os recessos ou as projecções, conforme o caso, são dispostos de preferência simetricamente em redor do eixo do componente de que fazem parte. Com a concepção descrita, a rosca 22 do pitão pode entrar na rosca 8 do encaixe a partir de uma de duas posições a 180° uma da outra. Não obstante, o encaixe das projecções nos respectivos recessos ocorre de modo idêntico qualquer que seja a posição em que as roscas comecem a engatai—se. Quaisquer que sejam as modificações no número de entradas e/ou no número de recessos e projecções complementares, prefere-se dispor--se as projecções para engatarem nos recessos de maneira idêntica, independentemente, das posições de partida relativas das roscas.
Na concretização acima descrita com referência aos desenhos, há dois recessos 25 para auxiliarem na instalação do pitão e sua remoção. 0 número e forma dos recessos pode ser variado conforme se pretender. Por exemplo, poderá haver três recessos; de modo conveniente os mesmos são dispostos simetricamente em redor do eixo do pitão.
Normalmente o encaixe será um de um certo número de encaixes idênticos incorporados num artigo de calçado e haverá normalmente o mesmo número de pitoes idênticos, que estão ou podem ser fixados permutavelmente nos encaixes. Os encaixes podem estar na sola e/ou no salto do artigo de calçado. A sola e/ou o salto podem ser formados como uma moldação em redor dos encaixes formados previamente ou podem ser moldados integralmente com os encaixes. Alternativamente, as solas e/ou os saltos podem ser construídos em redor dos encaixes a partir de materiais pré-
72 409 RWW/W6052 -11- -formados, tais como couro em folha É altamente desejável que os encaixes possam ser incorporados no artigo de calçado, de uma maneira tal que fiquem bem presos sem poderem rodar. Para isso, os encaixes podem ser seguros com adesivo no lugar, ou as flanges de fixação 4 podem ser perfuradas para deixar que o material moldado que constitui parte da sola e/ou do salto passe através das mesmas. Numa outra alternativa, dois ou mais encaixes são seguros a um suporte comum ou formados integralmentè com o mesmo, estando descrita e representada uma disposição apropriada deste tipo na especificação da já referida patente britânica nQ. 2 115 683»

Claims (14)

  1. -12- -12- RWW/W6052 «Τ REIVINDICAC.....Õ Ε S 1 - Combinação de um pitão e um encaixe par-a calçado com pi-tões, caracterizada por o encaixe ser formado com uma rosca interna para receber um espigão roscado externamente no pitão e por o pitão e o encaixe terem formações de bloqueio viradas radialmente, operativas para irem para engate mútuo quando o espigão tenha sido enroscado no encaixe numa posição axial predeterminada, de modo a impedir o espigão de ser enroscado algo mais para 'dentro do encaixe, e para obter resistência ao desenroscamento, sendo o espigão e o encaixe completamente montados, quando o espigão está na dita posição axial predeterminada, sendo a disposição de modo tal que o pitão pode ser desenroscado da posição completamente montada, quando é aplicado um binário predeterminado ao espigão, cedendo, pelo menos, uma das formações de bloqueio resilientemente para permitir que ocorra o desenroscamento .
  2. 2 - Combinação de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-da por uma das formações de bloqueio compreender, pelo menos, uma projecção radial e a outra formação de bloqueio compreender, pelo |tnenos, um recesso e meios de paragem dispostos para serem engatados pela projecção imediatamente para além do recesso, de modo a impedir que o pitão seja enroscado algo mais para dentro do encaixe.
  3. 3 - Combinação de acordo com a reivindicação 2, caracteriza-da por a outra das ditas formações de bloqueio compreender uma rampa virada radialmente e conduzindo para dentro, através da qual a projecção passa antes de entrar à pressão no recesso adjacente aos meios de paragem.
  4. 4 - Combinação de acordo com a reivindicação 2, caracteriza-da por as formações de bloqueio proporcionarem uma pluralidade de projecções e uma pluralidade de recessos correspondentes distribuídos uniformemente em torno do eixo de parafuso.
  5. 5 - Combinação de acordo com a reivindicação 4, caracteriza- -13- .· *tíJS»· 72 409 RWW/W6052 da por as formações de bloqueio proporcionarem que interengates sucessivos entre as mesmas, quando o pitão é enroscado dentro do encaixe na montagem da combinação, deem origem a resistências sucessivamente aumentadas à rotação a partir desses engates, até finalmente o pitão atingir a sua posição completamente montada, na qual os ditos meios de paragem se tornam engatados por uma das projecçoes»
  6. 6 - Combinação de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-*da por a rosca do espigão de pitão e do encaixe ser uma rosca de entradas múltiplas trapezoidal -
  7. 7 - Combinação de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-da por o pitão ser disposto para ser movido para a posição completamente montada a partir de uma posição inicial, na qual as roscas do pitão e do encaixe estão prestes a sobrepoi—se por meio de uma rotação que não é inferior a 270° e não superior a 450°.
  8. 8 - Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada por em relação ao eixo de parafuso as formações de bloqueio compreenderem uma formação de bloqueio exterior no encaixe e uma formação de bloqueio interior complementar no pitão.
  9. 9 - Combinação de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por a formação de bloqueio interior estar virada radialmente para fora, a partir de um anel que constitui parte de um pitão, e espaçada radialmente para fora do espigão, e a formação de bloqueio exterior estar virada radialmente para dentro a partir de um anel exterior, que constitui parte de um encaixe, e espaçado radialmente para fora a partir de um anel interior do encaixe, limitando a sua rosca interna, sendo o anel de pitão recebido num espaço anular entre os anéis interior e exterior do encaixe.
  10. 10 - Pitão, caracterizado por estar configurado de modo a poder ser aplicado numa combinação de acordo com a reivindicação 9. 72 409 RWW/W6052 -14- -f
  11. 11 - Encaixe, caracterizado por estar configurado de modo a poder ser aplicado numa combinação de acordo com a reivindicação 9.
  12. 12 - Artigo de calçado, caracterizado por incluir, pelo menos, um encaixe de acordo com a reivindicação 11.
  13. 13 - Artigo de calçado com pitões, caracterizado por compreender pelo menos uma combinação de pitão e encaixe de acordo com a reivindicação 1.
  14. 14 - Combinação de um pitão e de um encaixe para calçado com pitões, caracterizada por o encaixe ser formado com uma rosca interna para receber um espigão exteriormente roscado no pitão e por o pitão e o encaixe terem formações de bloqueio, viradas radialmente, operativas para irem para engate mútuo quando o espigão tenha sido enroscado dentro do encaixe numa posição axial predeterminada, de modo a obter resistência ao desenroscamento, sendo a disposição de modo tal que o pitão pode ser desenroscado da posição completamente montada, quando é aplicado um binário predeterminado ao espigão, cedendo, pelo menos, uma das formações de bloqueio resilientemente, para permitir que ocorra o desenroscamento, compreendendo as formações de bloqueio uma formação de bloqueio exterior no encaixe e uma formação de bloqueio interior complementar no pitão, estando a formação de bloqueio interior virada radialmente para fora a partir de um anel, que constitui parte do pitão, e espaçada radialmente para fora do espigão, e estando a formação de bloqueio exterior virada radialmente para dentro a partir do anel exterior, que constitui parte do encaixe e espaçada radialmente para fora a partir de um anel interior do encaixe, limitando a sua rosca interna, sendo o anel recebido no interior de um espaço anular entre os anéis interior e exterior do encaixe. -15 72 409 RWW/W6052 Lisboa. -3. ABR. Por TRISPORT LIMITED - 0 AQENTE OFICIAL -
PT97242A 1990-04-03 1991-04-03 Pitoes e encaixes para calcado com pitoes PT97242A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB909007519A GB9007519D0 (en) 1990-04-03 1990-04-03 Studded footwear

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT97242A true PT97242A (pt) 1993-06-30

Family

ID=10673809

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97242A PT97242A (pt) 1990-04-03 1991-04-03 Pitoes e encaixes para calcado com pitoes

Country Status (15)

Country Link
US (1) US5321901A (pt)
EP (1) EP0527759B1 (pt)
JP (1) JP3260365B2 (pt)
KR (1) KR0146716B1 (pt)
AU (1) AU642251B2 (pt)
CA (1) CA2090123C (pt)
DE (1) DE69122862T2 (pt)
ES (1) ES2093096T3 (pt)
GB (1) GB9007519D0 (pt)
IE (1) IE911081A1 (pt)
MY (1) MY105474A (pt)
NZ (1) NZ237657A (pt)
PT (1) PT97242A (pt)
WO (1) WO1991015131A1 (pt)
ZA (1) ZA912471B (pt)

Families Citing this family (119)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5123184A (en) * 1987-11-23 1992-06-23 Ferreira Joseph J Removable shoe spike lockable to configured sole plate
US6108944A (en) * 1996-01-17 2000-08-29 Macneill Engineering Company, Inc. Quick-release connector
US5768809A (en) * 1996-12-23 1998-06-23 Macneill Engineering Company, Inc. Quick-release spike for footwear
EP0871381B1 (en) * 1996-01-17 2004-03-31 Macneill Engineering Company, Inc. Quick-release spike for footwear
US6463681B1 (en) * 1996-01-17 2002-10-15 Macneil Engineering Company, Inc. Method of using removable cleat system
US5794367A (en) * 1997-02-20 1998-08-18 Greenkeepers, Inc. Sports shoe cleats
US6463682B1 (en) * 1997-02-20 2002-10-15 Green Keepers, Inc. Golf cleat with quick attach and lock and outwardly angled faceted teeth
US5979084A (en) * 1997-08-11 1999-11-09 Grant; David Track spike
US5974700A (en) 1997-08-21 1999-11-02 Trisport Limited Shoe cleats
PT1026970E (pt) * 1997-08-21 2003-10-31 Trisport Ltd Pitoes de sapatos
US5960568A (en) * 1998-02-19 1999-10-05 Michael Bell Snap-fit cleats for footwear
USD417546S (en) * 1998-06-16 1999-12-14 Curley Jr John J Athletic shoe snap-in spike
USD416672S (en) * 1998-06-16 1999-11-23 Curley Jr John J Athletic shoe vertical insertion independent locking spike
US6434860B1 (en) 1998-09-25 2002-08-20 Sun Standard, Inc. Removably mountable cleat
DE19850449B4 (de) 1998-11-02 2005-03-03 Adidas International Marketing B.V. Stollenschuh
US6296642B1 (en) * 1998-11-09 2001-10-02 Sdgi Holdings, Inc. Reverse angle thread for preventing splaying in medical devices
US7837716B2 (en) * 2000-08-23 2010-11-23 Jackson Roger P Threadform for medical implant closure
US7833250B2 (en) 2004-11-10 2010-11-16 Jackson Roger P Polyaxial bone screw with helically wound capture connection
GB0027750D0 (en) * 2000-11-14 2000-12-27 Trisport Ltd Studded footwear
US6997927B2 (en) * 2000-12-08 2006-02-14 Jackson Roger P closure for rod receiving orthopedic implant having a pair of spaced apertures for removal
US6726689B2 (en) 2002-09-06 2004-04-27 Roger P. Jackson Helical interlocking mating guide and advancement structure
US8377100B2 (en) 2000-12-08 2013-02-19 Roger P. Jackson Closure for open-headed medical implant
US7047675B2 (en) * 2001-04-18 2006-05-23 Adidas International Marketing B.V. Detachable cleat system
US10729469B2 (en) 2006-01-09 2020-08-04 Roger P. Jackson Flexible spinal stabilization assembly with spacer having off-axis core member
US8292926B2 (en) 2005-09-30 2012-10-23 Jackson Roger P Dynamic stabilization connecting member with elastic core and outer sleeve
US10258382B2 (en) 2007-01-18 2019-04-16 Roger P. Jackson Rod-cord dynamic connection assemblies with slidable bone anchor attachment members along the cord
US8353932B2 (en) 2005-09-30 2013-01-15 Jackson Roger P Polyaxial bone anchor assembly with one-piece closure, pressure insert and plastic elongate member
US7862587B2 (en) 2004-02-27 2011-01-04 Jackson Roger P Dynamic stabilization assemblies, tool set and method
US6631571B2 (en) 2001-08-08 2003-10-14 Mcmullin Faris W. Shoe cleat connector
US6722061B2 (en) * 2001-11-20 2004-04-20 Nike, Inc. Article of footwear with a replaceable ground-engaging member and method of attaching the ground-engaging member
US6647647B2 (en) 2001-11-20 2003-11-18 Nike, Inc. Article of footwear with a ground-engaging member and method of altering a ground-engaging member
US7559160B2 (en) 2002-04-09 2009-07-14 Trisport Limited Studded footwear
US7137213B2 (en) * 2002-04-09 2006-11-21 Trisport, Limited Studded footwear
GB0208145D0 (en) * 2002-04-09 2002-05-22 Trisport Ltd Studded footwear
US6834445B2 (en) 2002-07-16 2004-12-28 Softspikes, Llc Shoe cleat with improved traction
US6708428B2 (en) * 2002-08-13 2004-03-23 Ming-Chi Chen Quick-release connector system for footwear with reliable engagement
US6834446B2 (en) 2002-08-27 2004-12-28 Softspikes, Llc Indexable shoe cleat with improved traction
US8282673B2 (en) 2002-09-06 2012-10-09 Jackson Roger P Anti-splay medical implant closure with multi-surface removal aperture
US8257402B2 (en) 2002-09-06 2012-09-04 Jackson Roger P Closure for rod receiving orthopedic implant having left handed thread removal
US20040167525A1 (en) * 2002-09-06 2004-08-26 Jackson Roger P. Anti-splay medical implant closure with multi-stepped removal counterbore
US8523913B2 (en) * 2002-09-06 2013-09-03 Roger P. Jackson Helical guide and advancement flange with break-off extensions
US20040167524A1 (en) * 2002-09-06 2004-08-26 Jackson Roger P. Anti-splay medical implant closure with central multi-surface insertion and removal aperture
US8876868B2 (en) 2002-09-06 2014-11-04 Roger P. Jackson Helical guide and advancement flange with radially loaded lip
US7621918B2 (en) 2004-11-23 2009-11-24 Jackson Roger P Spinal fixation tool set and method
US7377923B2 (en) 2003-05-22 2008-05-27 Alphatec Spine, Inc. Variable angle spinal screw assembly
US7967850B2 (en) 2003-06-18 2011-06-28 Jackson Roger P Polyaxial bone anchor with helical capture connection, insert and dual locking assembly
US8092500B2 (en) 2007-05-01 2012-01-10 Jackson Roger P Dynamic stabilization connecting member with floating core, compression spacer and over-mold
US7766915B2 (en) 2004-02-27 2010-08-03 Jackson Roger P Dynamic fixation assemblies with inner core and outer coil-like member
US8137386B2 (en) 2003-08-28 2012-03-20 Jackson Roger P Polyaxial bone screw apparatus
US7776067B2 (en) 2005-05-27 2010-08-17 Jackson Roger P Polyaxial bone screw with shank articulation pressure insert and method
US8398682B2 (en) 2003-06-18 2013-03-19 Roger P. Jackson Polyaxial bone screw assembly
US8926670B2 (en) 2003-06-18 2015-01-06 Roger P. Jackson Polyaxial bone screw assembly
US8366753B2 (en) 2003-06-18 2013-02-05 Jackson Roger P Polyaxial bone screw assembly with fixed retaining structure
US7204838B2 (en) * 2004-12-20 2007-04-17 Jackson Roger P Medical implant fastener with nested set screw and method
US7007413B2 (en) * 2003-07-01 2006-03-07 Softspikes, Llc Inverse shoe cleat assembly and method of installation
WO2005018361A2 (en) 2003-08-11 2005-03-03 Softspikes, Llc Shoe cleat
US7306605B2 (en) * 2003-10-02 2007-12-11 Zimmer Spine, Inc. Anterior cervical plate
US7179261B2 (en) 2003-12-16 2007-02-20 Depuy Spine, Inc. Percutaneous access devices and bone anchor assemblies
US7527638B2 (en) 2003-12-16 2009-05-05 Depuy Spine, Inc. Methods and devices for minimally invasive spinal fixation element placement
US11419642B2 (en) 2003-12-16 2022-08-23 Medos International Sarl Percutaneous access devices and bone anchor assemblies
US7160300B2 (en) 2004-02-27 2007-01-09 Jackson Roger P Orthopedic implant rod reduction tool set and method
US8152810B2 (en) 2004-11-23 2012-04-10 Jackson Roger P Spinal fixation tool set and method
US9050148B2 (en) 2004-02-27 2015-06-09 Roger P. Jackson Spinal fixation tool attachment structure
US8066739B2 (en) 2004-02-27 2011-11-29 Jackson Roger P Tool system for dynamic spinal implants
JP2007525274A (ja) 2004-02-27 2007-09-06 ロジャー・ピー・ジャクソン 整形外科インプラントロッド整復器具セット及び方法
US7651502B2 (en) 2004-09-24 2010-01-26 Jackson Roger P Spinal fixation tool set and method for rod reduction and fastener insertion
US8926672B2 (en) 2004-11-10 2015-01-06 Roger P. Jackson Splay control closure for open bone anchor
US9216041B2 (en) 2009-06-15 2015-12-22 Roger P. Jackson Spinal connecting members with tensioned cords and rigid sleeves for engaging compression inserts
US9980753B2 (en) 2009-06-15 2018-05-29 Roger P Jackson pivotal anchor with snap-in-place insert having rotation blocking extensions
US9168069B2 (en) 2009-06-15 2015-10-27 Roger P. Jackson Polyaxial bone anchor with pop-on shank and winged insert with lower skirt for engaging a friction fit retainer
US8444681B2 (en) 2009-06-15 2013-05-21 Roger P. Jackson Polyaxial bone anchor with pop-on shank, friction fit retainer and winged insert
US7430819B2 (en) * 2004-12-22 2008-10-07 Nike, Inc. Article of footwear with height adjustable cleat-member
US7901437B2 (en) 2007-01-26 2011-03-08 Jackson Roger P Dynamic stabilization member with molded connection
US10076361B2 (en) 2005-02-22 2018-09-18 Roger P. Jackson Polyaxial bone screw with spherical capture, compression and alignment and retention structures
US8105368B2 (en) 2005-09-30 2012-01-31 Jackson Roger P Dynamic stabilization connecting member with slitted core and outer sleeve
US8201348B2 (en) 2005-12-16 2012-06-19 Softspikes, Llc Studded footwear
GB0525589D0 (en) * 2005-12-16 2006-01-25 Trisport Ltd Studded footwear
US20070157489A1 (en) * 2006-01-11 2007-07-12 Huei-Chen Chang Spike assembly for a spiked shoes
US8302332B2 (en) * 2006-12-08 2012-11-06 Raptors Sports Pty Ltd Removable spike for footwear
US8366745B2 (en) 2007-05-01 2013-02-05 Jackson Roger P Dynamic stabilization assembly having pre-compressed spacers with differential displacements
US8475498B2 (en) 2007-01-18 2013-07-02 Roger P. Jackson Dynamic stabilization connecting member with cord connection
US8012177B2 (en) 2007-02-12 2011-09-06 Jackson Roger P Dynamic stabilization assembly with frusto-conical connection
US7774958B2 (en) * 2007-03-12 2010-08-17 Carruthers Stephen M Replaceable shoe cleat
US10383660B2 (en) 2007-05-01 2019-08-20 Roger P. Jackson Soft stabilization assemblies with pretensioned cords
WO2008153827A1 (en) 2007-05-31 2008-12-18 Jackson Roger P Dynamic stabilization connecting member with pre-tensioned solid core
US8911477B2 (en) 2007-10-23 2014-12-16 Roger P. Jackson Dynamic stabilization member with end plate support and cable core extension
US7891118B2 (en) * 2008-02-21 2011-02-22 Kuming Chen Spike assembly for sport shoes
US8006409B2 (en) * 2008-02-21 2011-08-30 Kuming Chen Spike assembly for sport shoes
US8562549B2 (en) * 2008-03-04 2013-10-22 Covidien Lp Compression device having an inflatable member including a frame member
US20090227920A1 (en) * 2008-03-04 2009-09-10 Tyco Healthcare Group Lp Sole with anchor for compression foot cuff
US20090227918A1 (en) * 2008-03-04 2009-09-10 Tyco Healthcare Group Lp Compression device having an inflatable member with a pocket for receiving a counterforce component
US8162863B2 (en) * 2008-03-04 2012-04-24 Tyco Healthcare Group Lp Sole with anchor for compression foot cuff
US20090227921A1 (en) * 2008-03-04 2009-09-10 Tyco Healthcare Group Lp Bendable sole for compression foot cuff
US8192380B2 (en) * 2008-03-04 2012-06-05 Tyco Healthcare Group Lp Compression device with sole
EP2442739A1 (en) 2008-08-01 2012-04-25 Jackson, Roger P. Longitudinal connecting member with sleeved tensioned cords
US9668771B2 (en) 2009-06-15 2017-06-06 Roger P Jackson Soft stabilization assemblies with off-set connector
CN103826560A (zh) 2009-06-15 2014-05-28 罗杰.P.杰克逊 具有套接杆和带摩擦配合压缩套爪的带翼插件的多轴骨锚
US11229457B2 (en) 2009-06-15 2022-01-25 Roger P. Jackson Pivotal bone anchor assembly with insert tool deployment
CN103917181A (zh) 2009-06-15 2014-07-09 罗杰.P.杰克逊 包括套接杆和具有低外形边缘锁的摩擦配合保持件的多轴骨锚
AU2010303934B2 (en) 2009-10-05 2014-03-27 Roger P. Jackson Polyaxial bone anchor with non-pivotable retainer and pop-on shank, some with friction fit
US8844169B1 (en) * 2010-02-01 2014-09-30 Cleats Llc Cleat attachment system
ES2347638B1 (es) * 2010-05-04 2011-09-14 Cauchos Ruiz-Alejos S.A. Sistema de fijacion de clavos para una suela de calzado antideslizante.
CN103108564B (zh) * 2010-08-26 2016-09-14 防滑装置有限责任公司 防滑钉附接系统
WO2012033532A1 (en) 2010-09-08 2012-03-15 Roger Jackson P Dynamic stabilization members with elastic and inelastic sections
EP2635212A4 (en) 2010-11-02 2013-11-20 Jackson Roger P POLYAXIAL BONE ANCHOR WITH POP ON SHANK AND SWIVEL FIXING ELEMENT
JP5865479B2 (ja) 2011-03-24 2016-02-17 ロジャー・ピー・ジャクソン 複合関節とポップ装着式シャンクとを有する多軸の骨アンカー
US8898935B2 (en) 2011-08-03 2014-12-02 Nike, Inc. Article of footwear with interlocking cleat member and raised base
ITMI20112089A1 (it) * 2011-11-17 2013-05-18 Enrico Campari Calzatura sportiva, particolarmente per uso calcistico e simili.
US8911479B2 (en) 2012-01-10 2014-12-16 Roger P. Jackson Multi-start closures for open implants
US9212496B2 (en) * 2012-02-22 2015-12-15 Cover-Pools Incorporated Anti-corrosion pool cover assemblies
US8911478B2 (en) 2012-11-21 2014-12-16 Roger P. Jackson Splay control closure for open bone anchor
US10058354B2 (en) 2013-01-28 2018-08-28 Roger P. Jackson Pivotal bone anchor assembly with frictional shank head seating surfaces
US8852239B2 (en) 2013-02-15 2014-10-07 Roger P Jackson Sagittal angle screw with integral shank and receiver
US9566092B2 (en) 2013-10-29 2017-02-14 Roger P. Jackson Cervical bone anchor with collet retainer and outer locking sleeve
US9717533B2 (en) 2013-12-12 2017-08-01 Roger P. Jackson Bone anchor closure pivot-splay control flange form guide and advancement structure
US9451993B2 (en) 2014-01-09 2016-09-27 Roger P. Jackson Bi-radial pop-on cervical bone anchor
US10064658B2 (en) 2014-06-04 2018-09-04 Roger P. Jackson Polyaxial bone anchor with insert guides
US9597119B2 (en) 2014-06-04 2017-03-21 Roger P. Jackson Polyaxial bone anchor with polymer sleeve
KR102485887B1 (ko) 2021-05-31 2023-01-09 경북보건대학교 산학협력단 주방용품 손잡이 커버

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB282257A (en) * 1927-04-04 1927-12-22 Stephanus Paul Ora Improvements relating to the inlaying of metal with a contrasting metal
BE356843A (pt) * 1927-12-21
US2299927A (en) * 1939-05-08 1942-10-27 Spalding A G & Bros Inc Calk device
US3911600A (en) * 1974-01-05 1975-10-14 Adolf Dassler Exchangeable gripper element
DE3242606A1 (de) * 1982-02-15 1983-08-25 Itw-Ateco Gmbh, 2000 Norderstedt Stollen fuer sportschuhe, insbesondere fussballschuhe
AU572097B2 (en) * 1982-02-17 1988-05-05 Trisport Limited Studded footwear
GB8419182D0 (en) * 1984-07-27 1984-08-30 Triman Ltd Studs for footwear
GB8613733D0 (en) * 1986-06-06 1986-07-09 Triman Ltd Studs for footwear
GB8705619D0 (en) * 1987-03-10 1987-04-15 Triman Ltd Studded footwear
US5123184A (en) * 1987-11-23 1992-06-23 Ferreira Joseph J Removable shoe spike lockable to configured sole plate
US5036606A (en) * 1989-08-30 1991-08-06 Macneill Engineering Company, Inc. Locking cleat and receptacle system

Also Published As

Publication number Publication date
EP0527759A1 (en) 1993-02-24
IE911081A1 (en) 1991-10-09
US5321901A (en) 1994-06-21
KR930700024A (ko) 1993-03-13
NZ237657A (en) 1993-09-27
MY105474A (en) 1994-10-31
AU7661291A (en) 1991-10-30
GB9007519D0 (en) 1990-05-30
WO1991015131A1 (en) 1991-10-17
DE69122862T2 (de) 1997-02-20
CA2090123A1 (en) 1991-10-04
ZA912471B (en) 1992-10-28
CA2090123C (en) 2000-12-26
JPH05506167A (ja) 1993-09-16
KR0146716B1 (ko) 1998-08-17
EP0527759B1 (en) 1996-10-23
AU642251B2 (en) 1993-10-14
ES2093096T3 (es) 1996-12-16
DE69122862D1 (de) 1996-11-28
JP3260365B2 (ja) 2002-02-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT97242A (pt) Pitoes e encaixes para calcado com pitoes
ES2211829T3 (es) Calzado con tacos.
US6530162B1 (en) Sports shoe cleats
ES2217388T3 (es) Pasador liberable de accion rapida para calzado deportivo.
KR200238321Y1 (ko) 골프화용 스파이크
JPS61191303A (ja) スポーツぐつ
BR112016010541B1 (pt) banda de rodagem de pneu incluindo bordos denteados em bolsos recuados de parede lateral de ranhura
US5025576A (en) Sole for sports shoes
KR20150002059A (ko) 볼트와 너트 구조를 갖는 체결유닛
US6106441A (en) Height adjustable foot anchoring wheel assembly
ES2200361T3 (es) Tacos para zapatos.
KR880010708A (ko) 스터드가 달린 신발
PT95508A (pt) Pitao e encaixe para calcado com pitoes
US4168731A (en) Locking nut and bolt assembly
JPS581286B2 (ja) 回動防止フラップを有する拡張栓
JP4391245B2 (ja) スタッド付き履物
JPH08135640A (ja) ナット弛み防止装置
ES2240306T3 (es) Tuerca con un seguro de apriete.
US1061125A (en) Nut or bolt locking device.
US1570874A (en) Combined nut and bolt lock
US609503A (en) Ball-bearing
JPS6411281B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930111

FC3A Refusal

Effective date: 19980720