PT96296B - Processo para a producao de uma cinta de borracha calandrada isenta de bolhas - Google Patents

Processo para a producao de uma cinta de borracha calandrada isenta de bolhas Download PDF

Info

Publication number
PT96296B
PT96296B PT96296A PT9629690A PT96296B PT 96296 B PT96296 B PT 96296B PT 96296 A PT96296 A PT 96296A PT 9629690 A PT9629690 A PT 9629690A PT 96296 B PT96296 B PT 96296B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vulcanized
mixture
bubbles
rubber
production
Prior art date
Application number
PT96296A
Other languages
English (en)
Other versions
PT96296A (pt
Inventor
Klaus Heckel
Herbert Arnold
Gerhard Graab
Original Assignee
Freudenberg Carl Fa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=6396158&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT96296(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Freudenberg Carl Fa filed Critical Freudenberg Carl Fa
Publication of PT96296A publication Critical patent/PT96296A/pt
Publication of PT96296B publication Critical patent/PT96296B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C43/00Compression moulding, i.e. applying external pressure to flow the moulding material; Apparatus therefor
    • B29C43/22Compression moulding, i.e. applying external pressure to flow the moulding material; Apparatus therefor of articles of indefinite length
    • B29C43/24Calendering
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C35/00Heating, cooling or curing, e.g. crosslinking or vulcanising; Apparatus therefor
    • B29C35/02Heating or curing, e.g. crosslinking or vulcanizing during moulding, e.g. in a mould
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29KINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASSES B29B, B29C OR B29D, RELATING TO MOULDING MATERIALS OR TO MATERIALS FOR MOULDS, REINFORCEMENTS, FILLERS OR PREFORMED PARTS, e.g. INSERTS
    • B29K2009/00Use of rubber derived from conjugated dienes, as moulding material
    • B29K2009/06SB polymers, i.e. butadiene-styrene polymers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Heating, Cooling, Or Curing Plastics Or The Like In General (AREA)
  • Manufacture Of Porous Articles, And Recovery And Treatment Of Waste Products (AREA)
  • Processing And Handling Of Plastics And Other Materials For Molding In General (AREA)
  • Casting Or Compression Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Processes Of Treating Macromolecular Substances (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
O presente invente reFere-se a um processe para produção de uma cinta de borracha calandrada isenta de bolhas.
Para produção de materiais decorativos em cinta à base de elastómeros, bem como de materiais vedantes em -forma de cinta é normal produzir, pelo processo de calandragem, uma peça em bruto com espessura correspondente, por exemplo, 2 mm ε depois submeter esta a um processo de vulcanização continuo. Aqui surge sempre o problema de não se Formar nenhuma peça em bruto isenta de bolhas, pois as bolhas Formadas pelo processa de calandragem na cinta em bruto tornam-se depois notadas de Forma a prejudicar o produto acabado. Estas desvantagens são, especialmente, uma elevada rejeição e — na presença de bolhas não dstectadas - pontos com deFeitos que põem em perigo a capacidade de operação, por exemplo, de uma junta piana.
número e tamanho destas bolhas perturbadoras está ligado ao tipo e à composição da mistura bem como à viscosidade da cinta a produzir; por outro lado são colocadas limitações ao Fabricante, através das correspondentes exigências, sejam elas de natureza óptica, como, por exemplo, exigências do aspecto do produto a Fabricar ou também de natureza económica com alterações na mistura.
DE-PS 36 23 795 descreve a utilização ds uma Fracção de partículas endurecidas de material elastómero com tamanhos ds partícula de O,1 - 1 mm para a mistura com o material elastómero não endurecido. Com isto deve ser obtida uma dsFinição não lisa da superFície superior nos produtos Finais de elastómero. O tamanho das partículas necessárias para este Fim é produzido através da moagem em moinhos de bGlas ou de impacto ds peças de elastómero arreFecidas em azoto líquido.
Este processo é anti-económico devido ao elevado consumo de energia. Se se proceder de acordo com a publicação atrás referida, pode não ser possível evitar a Formação de bolhas no material vulcanizado.
554
ON 5135/Portugal
Ο objectivo do presente invento ê o de>sem pôr em causa decisivamente a natureza da mistura, produzir um produto elastomérico em bruto, isento de bolhas, através de medidas técnicas de processo correspondentes, para o fabrico do produto em cinta vulcanizàvel, não sendo necessário ter em conta qualquer perda na estabilidade da massa elastomérica vulcanizada.
Este objectivo é conseguido por um processo de acordo com a parte caracterizante da reivindicação 1. Nas sub-reivindicaçôes estão incluídos os aperfeiçoamentos preferidas.
princípio do processo consiste, portanto, no facto de à massa elastomérica por calandrar e vulcanizar ser acrescentada uma fracção em partículas de 0,7 mm ± 0,1 mm, determinável de análise granulométrica, de material vulcanizado e distribuição homogénea no processo através britado com dosagem mistura.
de mistura. A é de cerca de 1—42 em peso em relação ao peso global da
Testes sistemáticos, melhor esclarecidos nos exemplos, demonstraram que na massa elastomérica não é alcançada apenas a isenção óptima de bolhas, se estes limites referidos forem respeitados. Pelo contrário, esta é uma condição necessária, e pode por isso ser mantida a estabilidade da massa elastómera, pura e vulcanizada, apesar da admissão de material de enchimento. Já com uma parte um pouco acima de GO material de enchimento, por exemplo, com 52 é assinalada uma diminuição da resistência da massa elastomérica à tracção, de cerca de 1072. Esta diminuição continua a notar—se com a mesma grandeza quando aumentam as partículas do material de enchimento. Percentagens de partículas de elastómero inferiores a 12 não apresentam, de acordo com as expectativas, qualquer sfeito significativo.
Com alguma surpresa verificou-se principalmente qus a utilização de um único tamanho definido da granulado com 0,7 mm ± 0,í mm tanto conduz a uma isenção absoluta de bolhas na massa, como as características mecânicas do produto vulcanizado terminado não são afectadas. Além disso chama-se a atenção para os exemplos.
554
ON 5135/'F‘ortugal
Verifica-se que são obtidos os melhores resultados relativamente à ausência de bolhas se o material já misturado e triturado apresentasse uma estrutura espacial regular. Esta estrutura pode conservar-se sem problemas se peças vulcanizadas, por exemplo, resíduos da produção -forem triturados num moinho de impacto. N3o ê necessário um arrefecimento do produto a ser triturado.
Num outro aperfeiçoamento preferido do processo é possível também evitar bolhas na superfície superior do produto vulcanizado, se se espalhar o material vulcanizado e triturado em quantidades entre 5 e 50 g/m^ sobre a massa a vulcanizar e se se tentar obter uma uniformidade na superfície. Aqui utiliza-se uma calandra lisa que produz uma pressão de 3-Í5 bar, na superfície, embora a massa a vulcanizar, como habitualmente, apresente uma viscosidade MOONEY de ML í-s-4 a cerca de 10õ°C ds aproximadamente 120. Verificou—se que a melhor maneira do material triturado evitar a formação de bolhas na superfície superior do elastómero é quando ao mesmo é fornecida uma espessura de granulado entre 20 e 80% da espessura desejada para o produto vulcanizado.
superior pradução efeito da eliminação das bolhas na superfície pode ser reforçado de forma suplementar, através da de uma estrutura estampada em toda a superfície superior depois da aplicação do material triturado. Através da estampagem é evidentemente auxiliado o processo de inclusão e de purga do ar.
Estes processos de estampagem . correspondem à técnica actual; por conveniência utilizam—se cilindros com uma superfície principal com o perfil correspondente, ou papéis impressos, que durante o processo de vulcanização imprimem a imagem de estampagem na superfície superior.
material triturado utilizado para a superfície superior é aplicado com uma só cor para os artigos técnicas e com o mesmo tom de cor da massa básica. No caso de, por exemplo, materiais decorativos em cinta, pode-se também utilizar outras cores ou artigos de dispersão de uma ou mais cores.
Para além da ausência de bolhas é obtido com isto um efeito
7Í 554
ΟΝ 5135/Portugal
5óptico.
Os seguintes exemplos têm por objectivos esclarecer melhor o invento.
Exemplo 1
Numa mistura de borracha composta por borracha de estirol—butadieno com 23% ds teor em estirai Copolímero de estirai butadieno com 85% de teor em estirol
Ácido silícico precipitado
Caulinos
Cré precipitada
Resina de cumarona-indeno óxido de zinco
Ácido esteárico
Enxofre
Polietilenoglicol
Ciclo-hexi1benzotiaziisulfenamida
Qissulfeto de tetrametilotiurâno
100 partes
1.5
2.5 3,0
0,5
IE
S£ u
Sf
Sl
BI ss
SS são misturadas cada uma das seguintes quantidades com os diâmetros médios de partículas seguintes:
Tabela ís
Quantidade por Í00 gramas de mistura_1 q 3 q 5 q 7 q 15 q tamanho médio de partícula
0,1 mm teste A 8 C D E
0,7 mm F L? H I J
1,5 mm K I u N N
7,0 mm P 0 R S T
Em paralelo com isto a mistura acima referida foi submetida à chamada prova zero, ou seja, sem a mistura de rial vulcanizado.
ainda mateOs resultados devem ser obtidos da Tabela 2 seguinte:
íSEGUE TABELA Ξ)
554
ON 5135/Portugal
Tabela 5:
Número de bolhas por m2 na cinta vulcanizada produzida numa calandra de 3 rolos a SOaC e vulcanizada continuamente na instalação de vulcanização a 170eC; compressão: 10 bar; espessura da cinta: 2 mm; Velocidade de trabalho; SO
Mistura
A
B
C
B
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
P
R
S
T
Teste zero il
->
IS
As resistências à tracção das misturas vulcanizadas a 170’C indicam a influência do tamanho do granulado e da quantidade adicionada do produto de borracha triturada e são as misturas B,
G, L. □ e F, G, Η, I, que estão na lista seguinte:
554
ON 5135/Portugal
Mistura Resistência â tracção em MPa
B
L
9,2 9,1 8,7 / 3 er
F
G •
I
J
Teste zero
9.1 8,8 8,0
7.2
9.3
Pode reconhecer-se claremente que a obtenção de um material sem bolhas pode ser garantida de modo especialmente Favorável com o granulado de tamanho médio de grão de 0,7 mm. Como indicam as resistências á tracção determinadas nas misturas, de Forma exemplar, que a resistência cai de uma quantidade superior a 32, especialmente clara acima de 52, em cerca de 102 do valor básico.
Exemplo 2:
Numa mistura de borracha composta por
Borracha de acrilnitrilo de butadieno com 282
de acrilnitril 100 partes
Copolímero de est1rolbutadieno com 602 de teor
em estirol 20 H
Ácido silicico precipitado 20 ΪΙ
Caulino 60 II
Cré precipitada ΓίΛ H
óxido de zinco 5 31
Ácida esteárico 1,5 SS
EnxoFre 2,7 33
Glicol ds distileno 3,2 !?
Ciclo-hexilbenzctiazilsulFanam i da 2,9
DissulFeto de tetrametilotiurâno 0,7 II
554
QN 5135/Portugal
-Q-
são misturados com os mesmos parâmetros e no mesmo dispositivo e como se indica no exemplo í, as seguintes quantidades de produto triturado com o tamanho de grão preferido de O,7 mm e contadas as bolhas na cinta depois de calandrar ε da vulcanização contínua.
Tabela 4:
Quantidade em %
Bolhaszzm2 6
Resistência á traeção ÍMPa) 12,0
11,5
LO, 5
7,1
Como indica o exemplo 2, os resultados são confirmadas pelo exemplo 1, que indicaram que com um tamanho de grão preferido de 0,7 mm e uma mistura, de preferência, de 3/í em relação à mistura global, do material vulcanizado granulado poda—se obter. como descrito, uma cinta isenta de bolhas sem prejuízo da resistência â traeção.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 . Processo para a produção de uma cinta de borracha calandrada isenta de bolhas caracterizada por se misturar, na massa de borracha ainda não endurecida e antes da vulcanização, uma fracção de material vulcanizado e triturado com estrutura básica irregular, com distribuição espacial uniforme, por ser selecionado um tamanho ds partículas de material de 0,7 mm ± 0,1 mm, determinável através de análise granulométrica, com uma dosagem de 1-4?. em peso relativamente ao peso global da mistura ε por fi— nalmente ser realizada a vulcanização da mistura.
  2. 2 . Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por adicional e imediatamente antes da vulcanização, se espalhar sobre a superficie superior da mistura total, material vulcanizado e triturado, com uma espessura de granulado com 20—SOX da espessura final desejada da cinta de borracha e numa quantidade entre 5 s 50 g/is^ e por em seguida com o auxilido de uma calandra lisa se incluir o material espalhado, com uma pressão de 3-Í5 bar, até ao nivel da superficie superior da massa de borracha.
  3. 3 . Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por, como último passo antes da vulcanização, a superfície superior do produto a vulcanizar beneficiar da aplicação de uma estrutura de estampagem.
PT96296A 1989-12-22 1990-12-20 Processo para a producao de uma cinta de borracha calandrada isenta de bolhas PT96296B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3942505A DE3942505C1 (pt) 1989-12-22 1989-12-22

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT96296A PT96296A (pt) 1992-09-30
PT96296B true PT96296B (pt) 1998-07-31

Family

ID=6396158

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96296A PT96296B (pt) 1989-12-22 1990-12-20 Processo para a producao de uma cinta de borracha calandrada isenta de bolhas

Country Status (7)

Country Link
US (1) US5298210A (pt)
EP (1) EP0433563B1 (pt)
AT (1) ATE97055T1 (pt)
DE (2) DE3942505C1 (pt)
DK (1) DK0433563T3 (pt)
ES (1) ES2045704T3 (pt)
PT (1) PT96296B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4027268C1 (pt) * 1990-08-29 1991-07-25 Fa. Carl Freudenberg, 6940 Weinheim, De
US5523189A (en) * 1994-10-27 1996-06-04 Eastman Kodak Company Electrophotographic recording elements and preparation method
US6515059B1 (en) 1997-11-18 2003-02-04 Bfs Diversified Products, Llc Utilization of devulcanized EPDM membrane in the manufacture of EPDM membrane, flashing and roof accessories
DE19848137B4 (de) * 1998-10-20 2006-08-17 Carl Freudenberg Kg Verfahren zur Herstellung eines Bodenbelages aus Kautschuk
DE19915729A1 (de) * 1999-04-08 2000-11-16 Freudenberg Carl Fa Bahnförmiger Bodenbelag und Verfahren zu dessen Herstellung
ATE430780T1 (de) * 2003-09-23 2009-05-15 Haydale Ltd Kautschukzusammensetzungen, verfahren zur herstellung von kautschukzusammensetzungen, kautschuk und kautschukhaltige gegenstände
US20060280892A1 (en) * 2005-04-29 2006-12-14 Davis James A Rubber membranes that are useful for roofing and related methods
DE102012005312A1 (de) 2012-03-19 2013-09-19 Nora Systems Gmbh Bodenbelag

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2535034A (en) * 1946-10-24 1950-12-26 Armstrong Cork Co Production of sheet material from rubber
US2998397A (en) * 1955-05-18 1961-08-29 Gen Motors Corp Bearing element comprising thermoplastic resin and sintered teflon particles
FR1167760A (fr) * 1956-06-25 1958-11-28 Goodyear Tire & Rubber Procédé pour l'incorporation de particules dans une feuille de matière plastique
US3378506A (en) * 1963-10-07 1968-04-16 Dayco Corp Elastomeric porous material and method for manufacturing same
US3267187A (en) * 1963-10-10 1966-08-16 American Biltrite Rubber Co Textured sheet material
US3499956A (en) * 1965-03-22 1970-03-10 Johns Manville Process for making thermoplastic decorative covering material
GB1193569A (en) * 1967-12-14 1970-06-03 Toray Ind Inc Formerly Toyo Ra Rubber-Modified Thermoplastic Resin
US4005054A (en) * 1973-02-08 1977-01-25 Pneumatiques, Caoutchouc Manufacture Et Plastiques Kleber-Colombes Production of polyolefin-reinforced rubber products
US3891494A (en) * 1973-04-26 1975-06-24 Goodyear Tire & Rubber Pricker roll
JPS5128154A (ja) * 1974-08-31 1976-03-09 Matsushita Electric Works Ltd Moyoshiitonoseizohoho
DE2807759C2 (de) * 1978-02-23 1980-01-10 Sipavel-Sociedade De Isolamentos Para Veiculos, Lda, Lissabon Verfahren und Elastomermischung zur Herstellung von Dichtungen
US4361655A (en) * 1981-07-30 1982-11-30 The Goodyear Tire & Rubber Company Processable silicone rubber composition
US4481335A (en) * 1981-08-10 1984-11-06 Stark Jr Fred J Rubber compositions and method
JPS6063119A (ja) * 1983-09-17 1985-04-11 Matsushita Electric Works Ltd 未加硫ゴムシ−トの製造方法
DE3716041A1 (de) * 1986-05-17 1988-01-21 Freudenberg Carl Fa Verfahren zur herstellung eines vulkanisierbaren materialkoerpers zur herstellung von gummiformteilen
DE3623795C1 (pt) * 1986-07-15 1987-10-22 Rehau Ag + Co, 8673 Rehau, De

Also Published As

Publication number Publication date
DE59003463D1 (de) 1993-12-16
US5298210A (en) 1994-03-29
PT96296A (pt) 1992-09-30
DE59003463C5 (de) 2006-01-26
EP0433563B1 (de) 1993-11-10
EP0433563A3 (en) 1992-01-29
DK0433563T3 (da) 1993-12-27
DE3942505C1 (pt) 1990-11-22
ATE97055T1 (de) 1993-11-15
ES2045704T3 (es) 1994-01-16
EP0433563A2 (de) 1991-06-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Surya et al. Alkanolamide as an accelerator, filler-dispersant and a plasticizer in silica-filled natural rubber compounds
US4244841A (en) Method for recycling rubber and recycled rubber product
PT96296B (pt) Processo para a producao de uma cinta de borracha calandrada isenta de bolhas
CN107383493B (zh) 一种轮胎胎面的橡胶组合物及其应用
DE60302265T2 (de) Kautschukmischung enthaltend ein thermoplastisches Polymer und eine Reifenseitenwand-Komponente oder einen Reifen-verstärkenden Ring aus einer solchen Kautschukmischung
BR112013027789B1 (pt) processo para produzir misturas de borracha
DE102011105387A1 (de) Kautschukzusammensetzung, ein eine solche kautschukzusammensetzung umfassender reifen und verfahren zur herstellung einer kautschukzusammensetzung
DE2818353C2 (de) Kautschukmaterialien mit ausgezeichnetem Griff auf Eis
EP3428225B1 (de) Schwefelvernetzte kautschukmischung und fahrzeugreifen
DE112017006639B4 (de) Verfahren zur herstellung eines nassen kautschukmasterbatches und einer kautschukzusammensetzung
Gopi Sathi et al. Facilitating high-temperature curing of natural rubber with a conventional accelerated-sulfur system using a synergistic combination of bismaleimides
CN101121800B (zh) 抗静电鞋底材料及其制造方法
Ajam et al. Effect of reclaim rubber loading on the mechanical properties of SBR composites
KR20050016518A (ko) 엘라스토머 수지 조성물
DE102016212334B4 (de) Kautschukzusammensetzung für einen Reifen, Verwendung der Kautschukzusammensetzung für den Reifen und Verfahren zur Verwendung der Kautschukzusammensetzung zur Herstellung des Reifens
CN109810454B (zh) 一种免充气轮胎胶料、制备及其应用
DE102014215865B4 (de) Schwefelvernetzte Kautschukmischung und Fahrzeugreifen
DE102017202753A1 (de) Verfahren zur Herstellung einer Kautschukmischung umfassend einen Ruß und Verfahren zur Herstellung eines Vulkanisats umfassend die Kautschukmischung
EP0442426A2 (de) Verfahren zur Reifenrunderneuerung
DE112015006377B4 (de) Kautschukzusammensetzung für Reifenlauffläche, Verfahren zum Herstellen der Kautschukzusammensetzung, vulkanisiertes Produkt und dessen Verwendung in einem Laufflächenabschnitt
DE102009044471B4 (de) Kautschukmischung mit verbessertem Rollwiderstand und Verwendung einer solchen
KR100449890B1 (ko) 버스용 타이어 트레드 고무조성물
CN104592609A (zh) 用于未固化的橡胶小球的防粘粉末
CN111171413A (zh) 包含玉米穗轴粒料的鞋类和橡胶鞋底
WO2014003589A1 (pt) Material compósito de granulado de borracha de pneus usados reciclado numa matriz polimérica

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920427

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980420

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20081020