PT96057A - Elementos para a construcao de muros - Google Patents

Elementos para a construcao de muros Download PDF

Info

Publication number
PT96057A
PT96057A PT96057A PT9605790A PT96057A PT 96057 A PT96057 A PT 96057A PT 96057 A PT96057 A PT 96057A PT 9605790 A PT9605790 A PT 9605790A PT 96057 A PT96057 A PT 96057A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
side walls
plate
element according
wall
elements
Prior art date
Application number
PT96057A
Other languages
English (en)
Inventor
Bernhard Winkler
Alfred Steiner
Original Assignee
Steiner Silidur Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=4273205&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT96057(A) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Steiner Silidur Ag filed Critical Steiner Silidur Ag
Publication of PT96057A publication Critical patent/PT96057A/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/02Retaining or protecting walls
    • E02D29/025Retaining or protecting walls made up of similar modular elements stacked without mortar

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Revetment (AREA)
  • Finishing Walls (AREA)
  • Pit Excavations, Shoring, Fill Or Stabilisation Of Slopes (AREA)
  • Shielding Devices Or Components To Electric Or Magnetic Fields (AREA)
  • Retaining Walls (AREA)
  • Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
  • Buildings Adapted To Withstand Abnormal External Influences (AREA)
  • Devices Affording Protection Of Roads Or Walls For Sound Insulation (AREA)

Description

71 826 rh/115.340 0 presente invento refere-se a um elemento de muro para um processo de construção a seco de muros, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, a um elemento de composição de construção para fixação de taludes, de acordo com a reivindicação 16 e o muro para taludes formado pelos elementos de composição de construção de acordo com a reivindicação 22.
Os elementos deste tipo são conhecidos em geral, para a construção de jardins paisagísticos, bem como para apoio de taludes muito acentuados. A forma, certamente mais antiga, de um elemento composto por uma parede anterior, uma parede de fundo e duas paredes laterais é descrita em US-ft-1 542 909. Este elemento foi pensado como um elemento para encher com argamassa cujo tabuleiro se situa na direcção da expansão longitudinal do muro.
Em CH-A-587 390 é descrito um elemento semelhante previsto para ser disposto em camadas e que,para este fim, apresenta na parte inferior do fundo dois rebaixos, tipo entalhe, dispostos verticalmente em relação à placa, que nos elementos empilhados e acamados em falso ficam sobre as paredes laterais dos elementos situados por baixo que começam a camada.
Devido a isto, este tipo de muros de suporte tem uma estabilidade extraordinariamente elevada porque os elementos não se podem deslocar lateralmente. Para, pelo menos, dificultar a deslocação para a frente, a placa é mais alta que as paredes laterais, de modo que os elementos superiores dispostos sobre vãos situam-se por trás das placas dos dois elementos localizados por baixo e, com isto, devido ao peso, recebem uma compressão descendente. Os tabuleiros são cheios com terra ou húmus e podem receber plantas. Devido a isto o muro de betão pode ser por um lado coberto com plantas e por outro as raízes das plantas conseguem uma ligação para trás para o solo natural.
Uma variante deste elemento está descrita na EP-A-0 047 718. Tanto a placa como as abas prolongam-se em ambos os lados, para além das paredes laterais. Uma parede transversal do tabuleiro divide este numa parte de tabuleiro anterior fechada e numa parte 71 826 rh/115,340
-3-de tabuleiro posterior aberta para trás. Em conjunto com os outros elementos as placas alargadas e as abas salientes proporcionam outras câmaras que conjuntamente com as partes de tabuleiro anteriores formam bacias de repouso em correntes de água ou lagos, na zona do nivel da água. Assim,é possivel fazer plantações nas partes de tabuleiros posteriores, pois as partes de tabuleiro anteriores dificultam,pelo menos,a saída da terra para fora dos tabuleiros.
Verificou-se entretanto, que estes elementos de acordo com o anteriormente referido em CH-ft — 587 390, com uma altura de construção elevada, quer dizer, acima de 7 m, podem desmoronar--se, em especial se o tabuleiro estiver cheio de material comprimível, como por exemplo húmus. Exames feitos em elementos partidos demonstraram que o apoio no solo provoca um momento nas paredes laterais de modo que a parede lateral pode partir. É portanto um objectivo eliminar estas desvantagens em todas as formas de construção deste tipo de elementos.
De acordo com o invento, isto consegue-se através das caracteristicas da peça de acordo com a reivindicação 1.
Seguidamente são apresentados exemplos de concretização com o auxilio dos desenhos, nos quais: a Figura 1 a Figura 2 a Figura 3 a Figura 4 è uma vista em perspectiva de um elemento de muro de acordo com a CH-A-5S7 390, com alteração na forma de acordo com o invento; é uma vista em perspectiva de uma segunda forma de concretização; é uma vista em corte de um muro construído a seco com elementos de acordo com a figura 2, estando o plano de corte por trás das placas dos elementos; é uma vista em perspectiva de uma terceira forma de concretização; as Figuras 5 e 6 são vistas em perspectiva de um elemento de acordo com as figuras 1 ou 2, para utilização na rh/115.340 -4- construção de taludes de margens na zona do nível de água; a Figura 7 é uma vista em perspectiva de uma quarta forma de concretização; a Figura 8 é uma vista em perspectiva de uma quinta forma de concretização; a Figura 9 é uma vista em perspectiva de dois elementos de acordo com a figura 8, lado a lado com um tecido têxtil geológico para fixação dos elementos de a Figura 10 muroj^e^ <- - * e uma vista em perspectiva de um elemento de muro com uma placa de forma alterada; a Figura 11 é uma representação em perspectiva de um elemento de talude de uma sexta forma de concretização; a Figura 12 é uma representação em perspectiva de um elemento de talude de uma sétima forma de concretização; a Figura 13 é uma projecção de um muro de talude com elemento de talude da forma de concretização de acordo com a figura 12; a Figura 14 é um alçado de um muro de talude de acordo com a figura 13; a Figura 15 é uma projecção dè um muro de talude com elementos de talude da forma de concretização de acordo com a figura 11, e a Figura 16 é um alçado de um muro de talude com elementos de talude combinados da sexta e da sétima formas de concretização. O elemento de muro de acordo com a figura 1 apresenta a forma básica conhecida, com a parede de fundo 10, uma placa colocada sobre ele na vertical 11 e paredes laterais 12, 13 dispostas lateralmente em relação à parede de fundo 10. Como se pode reconhecer bem, por debaixo da placa 11, a parede de fundo 10 apresenta na sua parte de baixo duas cavidades paralelas em -5- 71 826 rh/115.340 forma de calha- 14, 15. A placa é arredondada em cima e lateralmente, e podem também ser, igualmente arredondadas, todas as superfícies frontais, para assim se assemelharem a uma pedra natural, fi placa 11 pode, de acordo com o referido em CH-A--587 390 ou ser alinhada lateralmente com as paredes laterais ou, de acordo com a EP-ft-0 047 718, pode sobressair das paredes laterais.
Como está representado na figura 3, as paredes laterais 12, 13 são concebidas de modo a serem mais fortes que nos elementos de talude conhecidos de acordo com CH-A-587 390, e embora a superfície frontal superior 12a, 13a seja plana e se encontre na vertical sobre as cavidades em forma de calha 14, 15 para que, quando da união dos elementos empilhados e acamados, a parede de fundo AIO de um elemento fi, por baixo das suas paredes laterais A12, A13, seja apoiada nas paredes laterais B12 e C13 pelos elementos B e C localizados por baixo. Como as duas linhas verticais a tracejado Sl, S2 claramente demonstram, as forças exercem pressão de acordo com as setas Pl, P2 sempre nas paredes laterais 12, 13, de modo que não se verifiquem quaisquer momentos que possam destruir o elemento.
Como está representado nas figuras 1 e 3, em vez das cavidades 14, 15 em forma de calha, a parte de baixo do fundo podia ser formada com duas réguas de suporte 16, 17 que sobressaem até à placa 11. A placa 11 por seu lado também podia ser prolongada para baixo, de modo que a cavidade larga 18 se mantenha invisível de frente entre as réguas de suporte 16, 17. A placa 11 que é saliente lateralmente ou, pelo menos, em cima permite que os elementos empilhados em conjunto, de acordo com as figuras 1 e 2, se encontrem com partes, antes das paredes laterais 12, 13, na parte de trás da placa 11 e assim recebem um suporte com apoio contra possível deslizamento para a frente. Assim, o muro empilhado fica com um ângulo de inclinação que é determinado pela espessura da placa 11. Frequentemente deseja-se formar um muro com aspecto vertical. Isto pode ser conseguido com os elementos de muro do tipo anteriormente referido, de -6- rh/115.340 acordo com a figura 2 ou 3, de modo que de acordo com a figura 4, a placa 11, em ambos os lados,nas partes laterais inferiores tem recortes 41, 42, cujas linhas limites têm a mesma forma que a placa 11, nas partes laterais superiores. Assim, os elementos podem ser empilhados na vertical lado a lado ou sobrepostos, de forma que os elementos encaixem com as suas placas limitadoras nestes recortes 41, 42, para que assim não seja necessário haver um deslocamento igual ã espessura da placa, e o muro pode ser construído na vertical. Assim, desaparece a segurança devida ao apoio por detrás das placas e os elementos mantêm-se apenas devido à fricção, o que, no entanto, em muitos casos é suficiente.
Em vez das formas de fabrico com custos elevados para os elementos, de acordo com o anteriormente referido em EP-A--0 047 718, que no tabuleiro têm duas câmaras, devido ãs paredes laterais espessas 12, 13 de acordo com a figura 5, são dispostos cada um dos recortes tipo ranhura 51, 52, em ambas as paredes laterais 12, 13 à mesma distância por trás da placa. Pode igualmente ser obtido com uma parede separadora 53,em forma de placa, de acordo com a figura 6, um elemento para construção de partes de margens, o qual está equipado com uma câmara de repouso 54 e um tabuleiro 55 aberto para trás.
Em especial, através da formação das paredes laterais 12, 13 de acordo com o invento, os elementos podem ser munidos com os recortes 51, 52 com a forma de ranhuras, para todas as aplicações, pois a disposição especialmente favorável dos suportes, conforme estão representados na figura 3 não permite em qualquer ponto a existência de um momento, possivelmente prejudicial, como era possível nas formas de concretização anteriores.
Em vez dos recortes 51, 52 em forma de ranhura, as superfícies frontais superiores 12a, 13a das paredes laterais 12, 13 podiam ser munidas com um entalhe 71, 72 à mesma distância por trás da placa 11 (Fig. 8). Nestes entalhes podia ser colocado um ferro para betão 81, ou semelhante, conforme a fig. 9, no qual 71 826 rh/115.340
7-está moldada uma tela de tecido 82, e que com o seu final livre pode ser prolongado até ao solo localizado por trás para garantir ao muro uma grande estabilidade.
Por fim, e de acordo com a figura 10 é indicada uma variante da placa arredondada 11 dos exemplos de concretização anterior-mente mencionados. Esta placa 91 é formada por três superfícies triangulares 92, 93, 94, das quais a superfície frontal 92 está disposta na vertical em relação à parede de fundo 95, e representa um triângulo isósceles ou equilátero. As outras duas superfícies triangulares 93, 94 são igualmente triângulos isósceles ou equiláteros, cujas linhas de base, ao contrário do triângulo 92 antes referido, estão agora em cima e formamdo as superfícies o limite. Também aqui está, naturalmente, previsto que as paredes laterais apresentam uma forma de modo que numa camada os elementos que se encontram sobrepostos exercem apenas carga nas paredes laterais dos elementos localizados por baixo. Para nos triângulos laterais 93, 94, mostrados afastados para trás, se poder manter uma disposição vertical do triângulo de topo central 92, as réguas de suporte 96 devem aproximar-se da frente, apenas o suficiente para que elas possam engatar no tabuleiro por trás dos triângulos laterais, 93, 94.
Como de resto a figura 2 representa, a parede de fundo 10 pode possuir atrás um recorte 20. Este também podia estar disposto no centro, de forma que o bordo posterior possa fechar, com uma placa transversal. Com este tipo de recorte pode de novo ser reduzido, especialmente, o grande peso dos elementos, em consequência das paredes laterais mais espessas. 'Muitas vezes tem que ser acumulada e evacuada água da superfície, quando chove ou em terrenos húmidos. Com urna sinuosidade 73 ao centro da placa 11 (Fig. 7) é possível formar um canal nestes elementos, o qual por exemplo, sendo executado em declive na parede de elementos, forma uma calha através de toda a altura do muro.
Os dois elementos de muro de talude, de acordo com as figuras 11 e 12, têm,cada um deles,uma parede de fundo 104, 124, -8- rh/115.340 que poderá igualmente ser em parte retirada, duas paredes laterais 101, 102, 121, 122, bem como uma placa 103, 123. As paredes laterais 101, 102 na figura 11 estão separadas na extremidade do lado da placa por uma distância maior do que na extremidade livre e as paredes laterais 121, 122, na figura 12, estão separadas em contrapartida, na extremidade do lado da placa por uma distância menor da que a existente na extremidade livre. Assim, os dois elementos de muro de talude, de acordo com as figuras 11 e 12 diferenciam-se apenas por os tabuleiros de construção idêntica 104, 124 terem uma distância, que se vai alargando em forma de cunha, entre as paredes laterais 101, 102, respectivamente, 121, 122, em direcções opostas à placa 103, 123 dispostas em cada uma das duas extremidades. fts placas 103, 123 têm uma ondulação convexa para cima e os cantos frontais podem ser arredondados.
Através desta disposição é formado um tabuleiro aberto em cima e em baixo. A placa 103, 123 ultrapassa as respectivas paredes laterais 101, 102 e 121, 122, pelo menos, para cima, mas também podiam ultrapassar as mesmas lateralmente. Assim, na construção de um muro obtém-se um suporte para o respectivo elemento superior e desta forma ele não se pode deslocar para a frente. Na parte de trás da parede de fundo 104, 124 pode ser prevista uma nervura transversal orientada para cima, para formar assirn uma cavidade com forma semelhante a uma concha na parede de fundo. Estas nervuras transversais não estão representadas nas figuras 11 e 12, pelõ;q®;se pode imaginar este tipo de elevação. A cavidade assim formada destina-se a possibilitar a acumulação de água para que o solo não seque, mesmo quando a placa está sujeita a uma forte exposição ao sol. Assim, as plantas têm humidade suficiente para se poderem desenvolver no muro e as raízes crescerem,para alcançarem o solo por trás do muro.
Quando o tabuleiro diminui de largura no elemento, de acordo com a figura 11, tal permite obter um suporte suplementar pela concentração das raízes. A nervura referida pode adaptai—se a um 71 826 rh/115.340 -9- fim semelhante no elemento da figura 12, sendo deste modo formado no conjunto de um muro um estreitamento na parte de trás do elemento.
Nas superfícies frontais superiores 105, 106, 125, 126 das paredes laterais 101, 102, 121, 122 estão dispostos recortes 107, 108, 127, 128. Nestes recortes podem ser colocados ferros para betão ou vigas de betão na construção de muros, para unir os elementos lateralmente ou para suporte de texteis geológicos, de acordo com a figura 10. Por outro lado a placa 103, se possuir uma saliência 109 em baixo, sob o fundo 104, pode encaixar nestes recortes e assim formar um encaixe.
Como se indica na figura 11 a parede de fundo 104 pode apresentar na sua superfície inferior duas cavidades 130, 131. Estas cavidades 130, 131 podem estar dispostas paralelamente às paredes laterais 101, 102, embora possam também formar um outro ângulo com a superfície frontal da placa, de modo que ao empilhar os elementos, as paredes laterais 101, 102 encaixem nas cavidades 130, 131 e assim formem um encaixe lateral. As ranhuras podem ser dispostas cruzadas ou em pares em forma de V, tanto para utilização de elementos iguais dispostos de acordo com a figura 15, ou elementos desiguais de acordo com a figura 16, permitindo um encaixe.
As figs. 13 e 14 representam cada uma um muro construido com elementos de talude de acordo com a figura 12. Com este tipo de elementos é possível construir tanto muros rectilíneos como muros curvos côncavos. 0 mesmo não acontece com os elementos de talude de acordo com a figura 11, com os quais embora se possam construir muros rectilíneos, de acordo com a figura 15, também se podem construir muros, com curvatura convexa, por se julgar mais vantajoso. A vista de topo, de acordo com a figura 16, representa agora um muro,como o que pode ser construído vantajosamente utilizando ambos os tipos de elementos de talude de acordo com a figura 11 e 12. Embora aqui se obtenha ainda a acentuação das linhas horizontais, não existe, pelo menos, uniformidade em panorâmicas -10- 71 826 rh/115.340 verticais, Assim, o muro adquire um aspecto visual superficial que lembra mais um muro de pedras naturais do que, por exemplo, muros de acordo com as figuras 13-15.
Naturalmente que a existência de entalhes na placa 103, 123, podia provocar fortes alterações no aspecto. -Embora nos desenhos das figuras 11, 12 sejam representadas placas 103, 123 com paredes frontais lisas, elas também podiam ser curvas como as das figuras 13 até 16, onde as placas estão representadas curvas e passam por cima,desfasadas das paredes laterais.

Claims (21)

  1. -11- 71 326 rh/115.340 REIVINDICAÇÕES 1 - Elemento de muro em betão para a construção a seco de muros, os quais são conformados com a forma de tabuleiro alongado com uma placa frontal (11, 91) duas paredes laterais que se prolongam para trás (12, 13) e uma parede de fundo (10, 95) por baixo dos três elementos (11, 91, 12, 13) e a parede de fundo (10, 95) apresenta na parte de baixo cavidades (14, 15, 18) dispostas paralelamente em relação ãs paredes laterais (12, 13, 11, 91), caracterizado por as paredes laterais (12, 13) em cada uma das suas superfícies frontais livres e superiores (12a, 13a) serem mais estreitas do que a sua base, por a cavidade (14, 15, 18) estar disposta verticalmente por baixo das paredes laterais (12, 13) até aos bordos e as paredes laterais, por baixo da superfície de fundo,formarem uma régua exterior tipo nervura (16, 17) que se prolonga, pelo menos, numa parte do comprimento do tabuleiro alongado.
  2. 2 - Elemento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a cavidade (18) entre as réguas (16, 17) ser formada de modo contínuo.
  3. 3 - Elemento de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a parede de fundo (10) apresentar uma reentrância (20).
  4. 4 - Elemento de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a reentrância (20) não estar limitada para trás.
  5. 5 - Elemento de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a placa (11) ter uma reentrância (41, 42) antes das réguas (16, 17) e na zona da cavidade, cuja largura é, pelo menos, igual à largura da superfície frontal (12a, 13a) das paredes laterais (12, 13).
  6. 6 - Elemento de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a placa (11) apresentar uma sinuosidade (73) tipo de sela, pelo menos, próximo do centro.
  7. 7 - Elemento de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por as paredes laterais (12, 13) apresentarem nas 71 526 rh/115.340
    -12-suas superfícies frontais (12a, 13a), pelo menos, em cada uma, uma sinuosidade (71, 72) de tipo de sela à mesma distância por detrás da placa (11).
  8. 8 - Elemento de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por, em cada parede lateral, existir um entalhe (51, 52) com paredes paralelas que atravessa a altura total das paredes laterais e por estarem disponíveis placas intercaláveis (53) para subdividir o elemento em forma de tabuleiro alongado num recipiente (54) à frente e num tabuleiro alongado (55) atrás.
  9. 9 - Elemento de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a placa (11) sobressair das paredes laterais (12, 13) tanto lateralmente como em altura.
  10. 10 - Elemento de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a placa (11) ser formada como uma placa arredondada.
  11. 11 - Elemento de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a placa (91) na sua parede frontal ser formada por várias superfícies poligonais contínuas e que estão posicionadas com ângulos obtusos entre si.
  12. 12 - Elemento de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por as superfícies poligonais serem superfícies triangulares formando a linha de altura da superfície (92) que se une na superfície central plana do tabuleiro alongado,perpendicularmente a esta superfície plana, com a sua linha básica, a aresta anterior da superfície de fundo (10), por as outras duas superfícies triangulares (93, 94) se unirem com cada um dos lados desta superfície triangular (92) e definirem com as suas linhas básicas, a aresta anterior superior da placa (91) e por as outras superfícies triangulares (93, 94) terminarem num ângulo obtuso com a referida primeira superfície triangular (92).
  13. 13 - Elemento de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por as outras duas superfícies triangulares (93, 94) terminarem num mesmo ângulo obtuso com a referida primeira superfície triangular (92). 14 Elemento de acordo com a reivindicação 12 ou 13 -13- rb/115.340 caracterizado por a primeira superfície triangular (92) ser formada por uma lápide de betão fraccionada.
  14. 15 - Elemento de acordo com uma das reivindicações la 14, caracterizado por todas as superfícies frontais serem arredondadas nas paredes laterais (12, 13) e/ou na placa (11),
  15. 16 - Elemento de composição de construção para fixação de taludes e para o crescimento de plantas nos taludes com elementos de muro de acordo com uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado por as paredes laterais (101, 102; 121, 122) e parede de fundo (104, 124) estarem dispostas como um tabuleiro alongado (100, 120) com uma extensão de estreitamento em cunha entre as paredes laterais (101, 102, 121, 122) e por a placa (103, 123) estar disposta ou no lado mais largo do tabuleiro alongado ou no lado mais estreito do tabuleiro alongado,
  16. 17 - Elemento de composição de construção de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por a placa (103, 123) sobressair, pelo menos, em altura em relação às paredes laterais (101, 102, 121, 122),
  17. 18 - Elemento de composição de construção de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a placa (103, 123) sobressair, tanto em altura, como em largura, em relação às paredes laterais (101, 102, 121, 122).
  18. 19 - Elemento de composição de construção de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a placa (103, 123) ter forma abaulada e convexa para cima e prolongando-se cada uma das curvaturas laterais para as paredes laterais (101, 102, 121, 122).
  19. 20 - Elemento de composição de construção de acordo com as reivindicações 16 a 19, caracterizado por nas faces frontais superiores (105, 106, 125, 126) das paredes laterais (101, 102, 121, 122) existirem reentrâncias (107, 108, 127, 128).
  20. 21 - Elemento de composição de construção de acordo com a reivindicação 20, caracterizado por, pelo menos, os elementos com a placa (103) na parte mais larga do tabuleiro alongado (100) -14- Μ 71 826 rh/115.340 apresentarem cavidades (130, 131) na paredes de fundo (104),
  21. 22 - Muro para taludes formado pelos elementos de composição de construção de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por, nas curvaturas côncavas do muro serem dispostos misturados entre si, de preferência, elementos com a placa na parte mais estreita do tabuleiro alongado,nas curvaturas convexas do muro serem dispostos misturados entre si, de preferencia, elementos com a placa na parte mais larga do tabuleiro alongado e nos muros direitos serem dispostos elementos tanto de um dos tipos como do outro misturados entre si. Lisboa, 30. m. 1990 Por STEINER SXLIDUR AG ANDELFINGEN - O AGENTE OFICIAL - 1
PT96057A 1989-11-30 1990-11-30 Elementos para a construcao de muros PT96057A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH428289 1989-11-30

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT96057A true PT96057A (pt) 1992-08-31

Family

ID=4273205

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96057A PT96057A (pt) 1989-11-30 1990-11-30 Elementos para a construcao de muros

Country Status (12)

Country Link
US (1) US5177925A (pt)
EP (1) EP0430890B1 (pt)
JP (1) JPH0473328A (pt)
CN (1) CN1052161A (pt)
AT (1) ATE106482T1 (pt)
BR (1) BR9006058A (pt)
CA (1) CA2031077A1 (pt)
DE (1) DE59005929D1 (pt)
ES (1) ES2057511T3 (pt)
NO (1) NO905152L (pt)
PT (1) PT96057A (pt)
ZA (1) ZA909485B (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9123556D0 (en) * 1991-11-06 1992-01-02 Vidal Henri Brevets Facing element and facing system
FR2692610B1 (fr) * 1992-06-18 1995-01-13 Andre Pieyre Elément de soutènement.
US5507599A (en) * 1993-03-31 1996-04-16 Societe Civile Des Brevets Henri C. Vidal Modular block retaining wall construction and components
US5474405A (en) * 1993-03-31 1995-12-12 Societe Civile Des Brevets Henri C. Vidal Low elevation wall construction
US5624211A (en) * 1993-03-31 1997-04-29 Societe Civile Des Brevets Henri C. Vidal Modular block retaining wall construction and components
GB9313095D0 (en) 1993-06-24 1993-08-11 Vidal Henri Brevets Earth structures
DE4333942A1 (de) * 1993-10-06 1995-04-13 Sf Koop Gmbh Beton Konzepte Bausatz aus Beton-Formsteinen sowie eine Vorrichtung zur Herstellung derselben
US5564865A (en) * 1993-12-17 1996-10-15 Jansson; Jan E. Concrete module for retaining wall and improved retaining wall
US5499477A (en) * 1993-12-30 1996-03-19 Cancarb Limited Carbon black refractory system
US5568999A (en) * 1995-04-03 1996-10-29 The Tensar Corporation Retaining wall block system
US5913790A (en) * 1995-06-07 1999-06-22 Keystone Retaining Wall Systems, Inc. Plantable retaining wall block
US5601384A (en) * 1995-06-07 1997-02-11 Keystone Retaining Wall Systems, Inc. Plantable retaining wall
US5658098A (en) * 1995-07-26 1997-08-19 Hercules Manufacturing, Inc. Polymeric retaining wall building block
JPH09165762A (ja) * 1995-08-18 1997-06-24 Soc Civile Des Brevets De Henri Vidal 安定化された盛土構造体の表面被覆要素
USD387434S (en) * 1996-01-03 1997-12-09 Keystone Retaining Wall Systems, Inc. Front face of a plantable retaining wall block
JPH09256375A (ja) * 1996-03-18 1997-09-30 Taiyo Cement Kogyo Kk 土留めブロック
US5851088A (en) * 1997-08-04 1998-12-22 The Tensar Corporation Modular retaining wall block system including wall blocks having replaceable dual purpose facing panels and removable spacing tabs
US5987846A (en) * 1998-01-16 1999-11-23 Nahas; Michael Wallboard fastening member and methods of using the same
CH693645A5 (de) * 1999-04-29 2003-11-28 Tschuemperlin Ag A Trockenmauerelement.
US6505999B1 (en) * 2001-05-24 2003-01-14 Huesker, Inc. Retaining wall structure for soil stabilization including double layer of geogrid web material to provide high strength connection with backfill material
US8707642B2 (en) 2002-07-11 2014-04-29 Michael G. Nahas Sheet material hanging methods and hanging members therefore
US6761509B2 (en) * 2002-07-26 2004-07-13 Jan Erik Jansson Concrete module for retaining wall and improved retaining wall
US7524144B2 (en) 2004-06-22 2009-04-28 Allan Block Corporation Retaining wall
WO2010019949A2 (en) * 2008-08-15 2010-02-18 Smart Slope, Llc Retaining wall system
DE102010036185A1 (de) * 2010-09-02 2012-03-08 Christian Gartner Trockenmauerelement für Schallschutzwände oder Hangabsicherungen
US9428878B2 (en) * 2012-05-22 2016-08-30 Westblock Systems, Inc. Retaining wall system

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3418774A (en) * 1967-01-06 1968-12-31 Kocher Alfred Lawrence Building block and wall made therefrom
CH587390A5 (pt) * 1974-09-19 1977-04-29 Winkler Bernhard
US4016693A (en) * 1975-08-22 1977-04-12 Warren Insulated Bloc, Inc. Insulated masonry block
HU182851B (en) * 1978-06-16 1984-03-28 Betonutepitoe Vallalat Prop member for sustaining walls of reinforced soil type closing built earthworks
CH636922A5 (de) * 1979-01-04 1983-06-30 Rolf Scheiwiller Satz von stuetzmauer-elementen und dessen verwendung.
ATE7718T1 (de) * 1980-09-05 1984-06-15 Steiner Silidur Ag Formhohlstein fuer die verbauung von uferboeschungen.
US4379659A (en) * 1980-09-05 1983-04-12 Steiner Silidur A.G. Building blocks
US4380887A (en) * 1980-10-06 1983-04-26 Lee Kenneth S Insulated structural block
US4532748A (en) * 1982-01-06 1985-08-06 Rotherham William D B Building block
US4802320A (en) * 1986-09-15 1989-02-07 Keystone Retaining Wall Systems, Inc. Retaining wall block
DE3722412A1 (de) * 1987-07-07 1989-03-09 Herbert Dipl Ing Kwiatkowski Offene rasterstuetzmauer aus betonsteinen
US5072566A (en) * 1990-09-24 1991-12-17 Zeidman Philip A Landscaping block

Also Published As

Publication number Publication date
DE59005929D1 (de) 1994-07-07
ATE106482T1 (de) 1994-06-15
NO905152L (no) 1991-05-31
BR9006058A (pt) 1991-09-24
EP0430890A1 (de) 1991-06-05
EP0430890B1 (de) 1994-06-01
ES2057511T3 (es) 1994-10-16
NO905152D0 (no) 1990-11-28
CA2031077A1 (en) 1991-05-31
US5177925A (en) 1993-01-12
CN1052161A (zh) 1991-06-12
JPH0473328A (ja) 1992-03-09
ZA909485B (en) 1991-11-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT96057A (pt) Elementos para a construcao de muros
ES2228133T3 (es) Panel, asi como sistema de fijacion para paneles.
ES2587341T3 (es) Barandilla de planchas de vidrio
PT84151B (pt) Sistema para muro de suporte
ES2267641T3 (es) Contenedor de transporte.
BR112017024916B1 (pt) Estrutura de sola para um calçado flexível com uma sola intermediária elástica
PT89045B (pt) Sistema estrutural para solos
EP0350494A1 (en) FOLDABLE GRIDS FOR FORMING STRUCTURES BY CONTAINING FLUID MATERIALS.
BR112017006041B1 (pt) Expositor de publicidade
NO790130L (no) Skraa stoettemur.
BR112019004688B1 (pt) Elemento de cobertura de concreto para uma construção de quebramar ou píer, e, construção de quebra-mar ou píer
US3917232A (en) Traffic barricade
US4244665A (en) Structural element system
ES2331704T3 (es) Plataforma de almacenamiento para almacenar y regar plantas, asi como dispositivo de riego.
US20080244995A1 (en) Wall Assembly
ES2365397T3 (es) Ancla con uña que tiene una superficie superior que comprende planos laterales inclinados hacia abajo.
ES2674930T3 (es) Suela con doble amortiguación
KR20100111647A (ko) 보강토블록
US6427417B1 (en) Elements and method for retaining wall structures
PT2913457T (pt) Separador de ladrilhos
FR2610962A1 (fr) Elements de mur
PT86473B (pt) Pormenor da extremidade dum patim do tecto
KR20110136291A (ko) 스트립을 이용한 옹벽 구조물
KR102279984B1 (ko) 조립식 블록
CN107143202A (zh) 一种户外屋脊形帐篷用立柱座

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920407

FC3A Refusal

Effective date: 19980414