PT94487B - Processo para a preparacao de novos derivados de tienopirano - Google Patents

Processo para a preparacao de novos derivados de tienopirano Download PDF

Info

Publication number
PT94487B
PT94487B PT94487A PT9448790A PT94487B PT 94487 B PT94487 B PT 94487B PT 94487 A PT94487 A PT 94487A PT 9448790 A PT9448790 A PT 9448790A PT 94487 B PT94487 B PT 94487B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
radical
pyran
thieno
filtered
reaction
Prior art date
Application number
PT94487A
Other languages
English (en)
Other versions
PT94487A (pt
Inventor
Dieter Binder
Franz Rovenszky
Hubert Peter Ferber
Josef Weinberger
Original Assignee
Chem Pharm Forsch Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Chem Pharm Forsch Gmbh filed Critical Chem Pharm Forsch Gmbh
Publication of PT94487A publication Critical patent/PT94487A/pt
Publication of PT94487B publication Critical patent/PT94487B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D495/00Heterocyclic compounds containing in the condensed system at least one hetero ring having sulfur atoms as the only ring hetero atoms
    • C07D495/02Heterocyclic compounds containing in the condensed system at least one hetero ring having sulfur atoms as the only ring hetero atoms in which the condensed system contains two hetero rings
    • C07D495/04Ortho-condensed systems

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Heterocyclic Carbon Compounds Containing A Hetero Ring Having Oxygen Or Sulfur (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

EPÍGRAFE: PROCESSO PARA A PREPARAÇÁO DE NOVOS DERIVADOS DE TIENOPIRANO
INVENTORES: DR. DIETER BINDER, DIPL.-ING.DR.FRANZ ROVENSZKY DIP.-ING.JOSEF WEINBERGER e DR.HUBERT PETER FERBER
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4fi da Convenção da União de Paris de 20 de Março de 1883.
na Áustria em 27 de Junho de 1989, sob ο Ν2 A 1573/89
R33ul'O
A invenção refere-se ao processo rara a preparação de novos derivados de tienopirano de fórmula g^xal 1,1)
na qual o radical significa ura dos grupos das fórmulas
II aj
II b)
II c)
R significa hidrogénio ou ura radical -CM, -CHO, -CK=WOH, -GOMH^ ou -COOR1;
R1 significa o raaical alquilo (em C^-G^), e n significa um número inteiro 5, 4 ou 5} que compreende a reacção dum composto de fórmula III
com u:
ra composto de fórmula (IV)
assim corao a sua aplicação no xraxamento de doenças que podem ser curadas através da activação dos canais de K+ das membranas celulares, tais corao a hipertensão arterial e a asma.
- 3 A invenção refere-se a um processo para a preparação de novos derivacios de tienopirano e à sua aplicação em medicamentos para a acxivação dos canais de K+ das membranas celulares da musculatura lisa.
Desde a patente EP—A 0 076 075 se conhecem os benzopiranos substituídos na posição 4 por N-cicloalcanonas, que actuam como redutores da pressão sanguínea.
Verificou-se agora çue os derivados de tienopirano possuem um efeito farmacológico aperfeiçoado, comparação com as substâncias descritas na patente EP-A 0 076 075.
Portanto, 0 objecto da invenção é um processo para a preparação de novos derivados de tienopirano de fórmula geral: na qual o radical
significa um grupo das
fórmulas: -
II c)
H significa hidrogénio ou um radical -Cil, -CEO, -GE=N0E, -CC1ÍK2 ou -COOí^;
R^ significa um radical alquilo (en C^-C^) e inteiro 5, 4 ou 5> o qual consiste en que se de fórmula geral n significa um número faz reagir un composto
e X significa cloro, bromo ou iodo, com um composto de fórmula geral:
na oual n significa um número inteiro 5» 4 ou 5» num diluente orgânico inerte, em presença de pelo menos 2 equivalente de uma base forte, não nucleófila, e, eventualmente, separa-se o race mato assim obtido nos respectivos enantiómeros.
Os compostos das fórmulas são quirais. A presente invenção abrange tanto os racematos dos compostos de fórmula I, como também os seus enantiómeros.
Compostos individuais especialmente preferidos sãc:6,7-di-hidro-5,5“di^etil-6-hidroxi-trans-7(2-oxo-l-pirrolidinil)-5H-tieno (7,2-h>p iranc— 2-carbonitrilo; e ainda do ácido trans-6,7-di-hidro-5,5-dimetil-6-hidrcxi-7-(2-oxo-l-pirrolidinilJ-5H-tieno-(3,2-b)-pirano-2-carboxílico.
A expressão alquilo (em C^-C^) usada na presente memória descritiva designa radicais hidrocarbonetos saturados, lineares ou ramificados, com 1 a 4 átomos de carbono, como por exemplo metilo, etilo, propilo, isopropilo, butilo, isobutilo, butilo terciário.
A reacçao de um composto da fórmula III com um composto da fórmula IV decorre num agente diluente orgânico, anidro, inerte na reacção, como por exemplo em DMF ou DMSO. Neste caso, a quantidade de diluente empregado não e crítica, quando se emprega um diluente absolutamente anidro. No cáso de, todavia, ainda permanecerem somente vestígios de água no diluente, a quantidade de diluente aplicada deveria ser tão reduzida quanto possível, e, por outro lado, deve-se prestar atenção para que se obtenha, durante a agitação uma boa mistura completa dos componentes reaccionais.
Para a realização da reacção, dissolve-se um composto de fórmula geral III no diluente e mistura-se com 1-3 equivalentes, preferivelmente com um pequeno excesso de uma base forte, não nucleófila, como por exemplo um hidrogeneto alcalino ou trimetil-silanolato alcalino, com agitação. Neste caso, a base é dissolvida, ou no mesmo diluente, ou no caso de se tratar de um hidrogeneto alcalino, em óleo de parafina. A temperatura da reacção deve ficar compreendida no intervalo entre 0 e 40°G, sendo preferida a temperatura ambiente. A agitação prossegue durante 5 minutos a 1 hora, atê ao término da formação do epóxido.
Em seguida adicionam-se, em sequência, com agitação, 1 a 3 equivalentes, preferivelmente 1,2 a 1,6 equivalentes de um composto de fórmula eral IV, eventualmente dissolvidos no mesmo diluente, e pelo menos um outro equivalente, de preferência 1,2 a 1,6 equivalentes da base acima citada. Um maior excesso da base não é prejudicial; por razões práticas deve-se, no entanto, notar cue a quantidade total da base
não exceda 4 equivalentes. A temperatura reaccional fica compreendida no intervalo entre 0 e 50°C, preferencialmente à temperatura ambiente. À duração da reacção está compreendida no intervalo entre 1 a 6 horas, em que os períodos de tempo reaccional mais longos são atribuídos as temperaturas mais baixas.
Terminada a reacção, a solução reaccional é neutralizada com um ácido fraco, de preferencia com ácido acético, ou é ajustada para fracamente ácida. 0 processamento subsequente decorre conforme 9 usuais precessos, familiares ao técnico especialista, como por exemplo extracção, precipitação e recristalização.
Durante a reacção acima descrita, caso não tenham sido utilizados produtos de partida puros de enantiómeros, resulta um racemato. Bste racemato pode ser separado de acordo com processos convencionais bem conhecidos dos técnicos especialistas, por exemplo análogos aos descritos por J. M. Bvens et al, em “J. Tíed, Chem. 29, 2194(1986).
Neste, por exemplo, procede-se ue tal maneira que, com alfa-metil-benzil-isocianato, puro de enantiómeros, produz-se um par de uiastereómeros ue um uretano, separa-se esta última por meio de cristalização ou cromatografia em coluna, e o grupo de uretano é novamente redutivamente afastado com tricloro-silano em presença ue trietilamina.
Os compostos ue fórmula geral III podem, a partir dos compostos ue fórmula V, ser preparauos ue acoruo com o seguinte esquema de fórmulas e os dados nos Exemplos, consoante processos de trabalho químicos convencionais e bem conhecidos uos especialistas.
Zí) ecH^íjx 2) 310*/ΒΧ
Falis R-COR, (Rj-NH»
i) SOC1,
2} NH, Oder RjOH
ORj)
1) LDA
2) CO,
III
LDA: diisopropilamida, de lítio. Dí.lí': dimetilforraanida,
NBS: K-bromo-succínimida.
Os compostos da fórmula IV são já conhecidos da literatura técnica e podem ser obtidos no comércio.
Os novos compostos de fórmula I activam, em amostras in vivo” e in vitro, os canais K+ das membranas celulares de musculatura lisa. Devido a estas propriedades farmacológicas, os novos compostos podem ser aplicados isolados e em misturas com outras substancias activas, sob a forma das usuais composições galénicas a pacientes, cujas doenças são amenizadas cu curadas através da activação dos canais K+ das membranas celulares, como por exemplo a elevada pressão sanguínea ou a asma, servida de medicamentos.
Os compostos da fórmula I são destinados a aplicação em pessoas e podem ser administrados de modo convencional, como por exemplo administração oral ou parenténica. Preferivelmente eles são administrados por via oral, em que a dose diária fica compreendida no intervalo entre cerca de 0,1 e 100 mg/Kg de peso corporal, de preferencia entre 0,2 e 20 mg/Kg de peso corporal. 0 médico assistente do tratamento pode, todavia, dependendo do estado geral e da idade do paciente, da respectiva substancia de fórmula I, do tipo de doença e do tipo de formulação, prescrever também doses superiores ou inferiores aos valores indicados.
No caso de as substancias de acordo com a invenção serem empregadas em profilaxia, as doses variam aproximadamente no mesmo intervalo que é usado nos casos de tratamento. A administração oral é também a preferida para o caso da profilaxia.
Os compostos de fórmula I podem ser administrados, nos medicamentos, como elementos isolados ou em ligação con outras substancias farmaceuticamente activas, em que o teor dos compostos de fórmula I fica compreendido no intervalo entre 0,1 e 99%. Sm geral, os compostos farmaceuticamente activos são apresentados numa mistura com substancias auxiliares inertes adequadas ou substancias veiculares, ou diluentes, como por exemplo dissolventes farmacologicamente aceitáveis, gelatina goma arábica, lactose, amido, estearato de magnésio, talco, óleos vegetais, polialquilenoglicol, vaselina e semelhantes.
- 9 Os preparados farmacêuticos podem estar na forma sólida, como por exemplo comprimidos, drageias, supositórios, cápsulas e similares; em forma líquida, como por exemplo soluções, suspensões ou emulsões; ou em composições com a libertação da substancia activa retardada. Eventualmente, elas são esterilizadas e contem substancias auxiliares, tais como conservantes, estabilizantes e emulsionantes, sais para a modificação da pressão osmótica e similares.
Especialmente os preparados farmacêuticos podem conter os compostos de acordo com a presente invenção em terapeuticamente valiosas. Com as citadas substancias, os compostos de acordo com a invenção podem ser formulados, por exemplo, em conjunto com as substancias auxiliares e/ou substancias veiculares acima mencionadas, ou os diluentes para se obterem composições mistas.
Nos exemplos empregam-se as seguintes abreviaturas: PE: éter de petróleo,
EE: etilóster de ácido acético,
THE: tetrahidrofurano,
LEE: dimetilformamida,
LESO: dimetilsulf óxido.
Exemolo 1
Trans-6,7-di-hidro-5,5-3imetil-6-hidroxi-7-(.2-oxo-l-pirrolidinil )5E- ti eno 0,2-b )-pirano-2-carbonitrilo.
A 10,2g mmoles) de tran3-6-bromo-6,7-di-hidro-5,5-3imetil-7-hidrcxi-5H-tieno- (3,2-b)-pi rano-2-carbonitrilo em 50 ml de LESO absolut adicionam-se cuidadosam.ente, gota a gota, l6,5g (38,0 mmoles) de uma solução a 26,2% de trimetilsilanolato de sódio em LESO, à tenoeratura ambiente. Depois de se agitar durante 20 minutos, gotejam-se 4, dg (50,3 mmoles) de 2-pirrolidinona e, em seguida, 21,5g (50,1 mmoles) da solução de silanolato. Decorridas 2 horas e meia, adicionam-se, g
ta a gota, 5,7g L^2,0 mmoles) de ácido acético. A mistura reaccional é distribuída entre 150 ml de água e 100 ml de acetato de etilo, as fases são separadas e a fase aquosa é extraída com 4*50 ml de acetato de etilo.
As fases orgânicas reunidas são secas com sulfato de sodic/carvão activo, filtradas e o dissolvido é retirado por destilação. Permanecem 8,5g de uma massa semicristalina, castanho-alaranjada, a qual é cristalizada com acetato de etilo. Após a filtração e a digestão com 2x 15 ml de acetato de etilo arrefecido com gelo, obtém-se 5,0g de cristais amarelados, que são recristalizados em etanol/carvão activo.
Rendimento: - 4,5g de cristais incolores (,41,6% do valor teórico)
Ponto de fusão: - desde 255°θ, com decomposição (,etanol), produto de partida pode ser preparado da seguinte maneira: 5H-tieno-(5.2-b) pirano-5-οη
Aquecem-se à ebulição, durante 88 horas, 95,Og (0,75 moles) de 5-hidroxi-tiofeno-2-carbaldeído, 580g (5,71 moles) de anidrido acético e 61,Og (O,74 moles) de acetato de sédio anidro. A temperatura do banho de óleo é mantida durante a reacção pelo menos em 170°C. A mistura é evaporada até à secagem, os 240g residuais sao recobertos com 500 ml de éter e neutralizados ccm 600 ml de uma solução saturada de hodroge nocarbonato de potássio. A mistura é filtrada através de ”HyfloM e 0 bolo de filtro é extraído com 5x100 ml de acetato de etilo quente. As fases são separadas, a fase aquosa é extraída com 5x200 ml de acetato de etilo. As fases orgânicas reinidas são lavadas com 100 ml de ãgua. A solução orgânica é seca com sulfato de sódio/carvao activo, filtrada e concentrada até se obter um caldo espesso, filtrado e o bolo fil trado é digerido com 2x60 ml de acetato de etilo arrefecido com gelo. Permanecem 74,0g de cristais castanhos claros são recristalizados a
partir de acetonitrilo/carvão activo.
Rendimento: - 68,k!g de cristais beges claros (60,5% da teoria)
Ponto de fusão; - 117-119°C com decomposição (acetonitrilo).
5.5-dimetil-5H-tieno-(3.2-b) pirano
A 370 ml (1,11 moles) de 3N brometo de metilmagnésio em éter goteja-se uma solução de 65,Og (0,43 mol) de 5H-tieno(3,2-b) piran-5-ona em 65O ml de THF absoluto, durante cerca de 35 minutos, de tal maneira que resulte um refluxo. Agita-se depois durante 3θ minutos. A mistura reaccional é vertida sobfe uma mistura de uma solução de 1 litro de cloreto de amónio a 25% e 600g de gelo, separam-se as fases e extrai-se a fase aquosa com 3^200 ml de éter. As fases orgânicas reunidas são secas com sulfato de sédio/carvão activo, filtradas e dissolvente é separado por destilação. Permanecem 9'8g de óleo castanho-avermelhado, que são retomados em 600 ml de benzeno e aquecidos à ebulição com 60g de gel de sílica no separados de água, durante 70 minutos. 0 gel de sílica é separado por filtração, diluído completamente com metanol, 0'filtrado é seco com sulfato de sódio, filtrado e o dissolvente é separado por destilação. Permanecem 74,5g de um óleo castanho, que são em parte cristalizados com 60 ml de éter diisopropílico, filtrados, o filtrado é então evaporado e o resíduo (63g) é purificado através de cromatografia em coluna (ΡΕ:ΞΕ=9ί 1,350g de gel de sílica KG 60).
Rendimento: - 34,3o de cristais amarelos (48,3% da teoria)
Ponto de fusão: - 28°-32°C.
Ponto de ebulição:
6O-65°C/l6,O mbar.
- 12 5.5- dimetil-5H-tieno(4.2-b) oirano-2-carbaldeído
A 27,Og (0,27 noles) de diisopropilamina em 100 ml de TEP absoluto gotejan-se, a - 40°C, 96 ml (0,24 moles) de 2,5 N n-butil-lítio em n-hexano. Esta solução é misturada, a - 40°C, com 29,lg (0,18 moles) âe 5>5-âimetil-5H-tienòÍ3,2-b) pirano em 550 ml de THF absoluto e a mistura é mantida a 0°C. À solução vermelfto escura é feita reagir, a -50°C, com 19,5g (.0,27 moles) de DMF em 80 ml THF absoluto. A mistura reaccional é deixada a assimilar-se à temperatura ambiente, vertida sobre 1 litro de água gelada e ajustado o seu valor de pH para 4 com ácido clorídrico 2N. Separam-se as fases, extrai-se a fase aquosa com 5x100 ml de éter, as fases orgânicas reunida s são lavadas com 100 ml de água, secas com sulfato de sódio/carvão activo, filtradas e o dissolvente é removido por destilação.
Permanecem 45g ae tim óleo castanho escuro, que são purificados através de cromatografia em coluna (PEsEE=8; l,200g KG 60).
óleo cor-ue-laranja obtiao é cristalizaao com éter diisopropílico filtrado e digerido com 2xjp mi de éter diisopropílico arrefecido com gelo.
Rendimentot - 25,5g ae cristais amarelos (69,1% do valor teórico). Ponto de fusão: - 5θ“ό0°0, com decomposição (éter diisopropílico).
5.5- dimetil-5H-tieno(5.2-b) pirano-2-carbonitrilo
A 9,0g (158 mmoles) de cloridrato de hidroxilamina em 70 ml de metanol absoluto e 7,74g (158 mmoles) de hidróxido de potássio, adicionam-se 18,45g (95 mmoles) de 5,5-dimetil-5H-tieno(5,2-b) pirano-2-carbaldeído, em que o valor do pH é ajustado para 7. Depois de se agitar durante 90 minutos à temperatura ambiente, extrai-se o dissolvente a 50°C e o resíduo é repartido entre 100 ml de água e 100 ml de cloreto de metileno. Separam-se as fases, extrai-se a fase aquosa com 5x60 ml de cloreto de metileno, as fases orgânicas reunidas são lavadas com 40
ml de água, secas com sulfato de sódio, filtradas e o dissolvente é separado por destilação.
zada oom uma solução de carbonato de sódio e filtrada através de Eyflo. Separam-se as fases, extrai-se a fase aquosa com 5-'3O ml de éter, as fases orgánicaas reunidas são lavadas com uma solução de carbonato de sódio, secas com sulfato de sódio/carvão activo, filtradas e o dissolvido é removido por destilação.
Rendimento: - lj,2g de cristais castanho-alaranjados (72,5% 4o valor teórico)
Ponto de fusão; - 75-75°C (éter de petróleo).
Trans-6-bromo-6,7-di-hidro-5,5-4imetil-7-hidroxi-5K-tieno(5,2-b) piran o- 2- carb oni t ri1 o á ll,Og (57,5 mmoles) de 5,5”4imetil-5E-tieno-(5,2-b)-pirano-2-carboaitrilo em ICO ml de DM20 absoluto, adicionam—se 2,lg (117 mmoles) de água e 20,5g (115 mmoles) de N-bromo-succinimida.
Depois de se agitar durante 20 minutos, a mistura reaccional é repartida entre 250 ml de ág.-.a e 150 ml de acetato de etilo, sendo a fase aquosa saturada com cloreto de sódio. Separam-se as fases. A fase aquosa é extraída com Jx50 ml de acetato de etilo. Às fases orgânicas reunidas são lavadas com 2x70 ml de uma solução saturada carbohidrato de potássio e 50 ml de água. A solução orgânica é seca com sulfato de sódio/carvão activo, filtrada e o dissolvente é removido por destilação. Os restantes 18,Og de cristais amarelos claros são recristalizados a partir de metanol com carvão activo.
Rendimento: - 14,2g de cristais incolores (85,7>b do valor teórico)
Ponto de fusão: - 155,5-156,0°G com decomposição (metanol).
Ex emulo 2
Amida ao ácido trans-6,7-di-hidro-5,5-dimetil-6-hidroxi-7-(2-oxo-l-pirolidinil)-5H-tieno(5,2-b) pirano-2-carboxílico.
A 2,0g (6,9 mmoles) de trans-6-bromo-6,7-di-hidro-5,5“dimetil-7-hidroxi-5H-tieno(5,2-b)-pirano-2-carbonitrilo em 10 ml de DLISO absoluto, adicionam-se O,52g (7,29 mmoles) de uma dispersão de hidrogeneto de sódio, a 55%, em óleo de parafina, à temperatura ambiente. Decorridos 70 minutos, adicionam-se 0,85g (10 ,0 mmoles) de 2-pirrolidinona e, em seguida, adicionam-se O,44g (10,0 mmoles) de una dispersão de hidrogeneto de sódio. A mistura reaccional ó diluída, gota a gota, após 45 minutos, com 25 ml de água e 0,5 ml de ácido acético, os cristais precipitados são filtrados e digeridos com 2x5 ml de éter de petróleo arrefecido com gelo. Os cristais beges obtidos são recristalizados a partir de metanol/dimetilformamida.
Rendimento; - O,92g de cristais incolores (42% do valor teórico)
Ponto de fusão; - 297°C, com decomposição (metanol/DLiF).
2xem:.lo 3
Separação do racemato esguema da separação do racemato está apresentado pelo seguinte esouema de fórmulas; —
Esquemas de fórmulas sobre a separação do racemato:
(+) NC—Z (J
OH w ·* ~vj >1
- 16 1, - Reacção para obtenção de rac-2-ciano-6,7-di-hidro-7-(.2-oxo-l-pirrolidinil )-11-((l-fenil)-etil)-5H-tieno( J,2-b) pirano-6-carbamato: 4»5j (15,4 m moles) de rac-6,7-di-hidro-5,5-dimetil-6-hidroxi-7-(2-oxo—1-pirrolidinil)—pH—tieno- (5,2-b) -pirano-2-carbonitrilo em conjunto com 2,49o mmoles) de (s)-(-)-alfa-metil-benzil-isocinato são suspensos em tolueno e aquecidos até à ebulição. Passadas 7θ horas, a reacção estã terminada e a solução agora límpida é evaporada até à secagem.
Ós residuais 6,85g de cristais amarelos são recristalizados em acetona e' carvão activado.
Rendimento: - 5,3) S de cristais incolores (78,5% do valor teórico) o ,
Ponto de fusão; - 205-207 C (acetona)
2. - Separação dos diastereomeros
A separação foi realizada através de cromatografia em coluna, em que as fracções mistas obtidas são, respectivamente, separadas novamente.
Agente de processamento: - CH Cl_: ETo0=5:l
Fase estacionária: - JOQg gel de sílica KG 60.
Quantidade de partida: - 5,3S de uma mistura de diastereomeros. Resultado de 5 separações: - 17 -
Tabela 1
2a Soma
Ia Fracção 0,82g Separação 0,68g 0,29g l,79s
Fracção mista 3,80g 2,35s l,6lg l,6lg
2a Fracção o,52g O,56g 0,5?s l,67g
a) Ia Fracção (+ -)-2-ciano-6,7-di-hidro-7-(2-oxo-l-pirrolidinil )-H((l-f enil )-etil )-5K-tieno(3,2-b)-pirano-6-carbamato: Tonto de fusão: - 198-200°C (acetona) —1 (acetona) - 0,52°
b) 2& Fracção (-)-6-ciano-6,7-di-hidro-7-(2-oxo-l-pirrolidinil)-F-((l-fenil)-etil)-5H-tieno-(5,2-b)-pirano-6-carbamato.
Ponto de fus ão: - 2O3-2O5°C ( acetona) —1 (acetona) - 0,44°
1. - Separação do grupo auxiliar
Respectivamente l,4g (>,2 mmoles) do diastereómero separado são dissolvidos numa atmosfera de azoto em 12 ml de tolueno.com O,65g (6,4 mmoles) de trietilamina, A 40°C adicionam-se por gotejamento 0,Q7g (6,4 mmoles) de tricloro-silano e agitou-se nesta temperatura durante 5 horas. Prosseguiu-se a agitação a temperatura ambiente durante a noite.
A mistura reaccional é diluída em 1,5 ml de metanol e mantida à temperatura de 80°G durante 15 minutos, deixando-se arrefecer e o cloreto
de amónio precipitado é separado por filtração.
Após a extracção do dissolvente, o produto bruto é submetido a ura limpeza croma tográfica (70g de gel de sílica KG 60; eluente: - acetato de etilo).
produto obtido é mais uma vez recristaliza do em etanol.
a) (+) trans-6,7-cii-hidro-b,b-o.imetil-6-hidroxi-y-(2-oxo-l-pirrolidinil)-5H-tieno-(3,2-b)-pirano-2-carbonotrilo.
Rendimento: - O,66g de cristais incolores (,71,0% do valor teórico,)
-1 (.metanol) + 0,93°
Ponto de fusão: - 187°0 com decomposição (.etanol;
b) (-) trans-6,7-di-hidro-5,5-dimetil-6-hidroxi-7-(2-oxo-l-pirrolidinil)-5H-tieno-(3,2-b)-pirano-2-carbonitrilo: Rendimento: - O,74g de cristais incolores (.79,6% do valor teórico)
-1 (metanol) - 0,91°
Ponto de fusão: - 189° com decomposição (etanol).
Exemplo 4
E feitos aa suDstSncia do Exemplo 1 sobre a pressão sanguínea ae uma ratazana aaulta, espontaneamente hipertensa.
As experiências foram realizadas em ratazanas espontaneamente hipertensas (Firma MadBrin, Suiça 245~395s). Os animais de ensaio tinham un cateter ligado permanentemente na carótida A., que estava ligado a um transdutor (firma Statham) para a medição da pressão sanguínea. Os dados foram processados num analisador cardiovascular Hellige e registados numa impressora Watanabe WR 3101-4.
composto do Exemplo 1 foi dissolvido numa solução alcoólica a 10% e administrado, ou por via endovenosa na veia da cauda, ou por via
oral. Como controlo administrou-se o dissolvente sem a substância de ensaio. Os efeitos sobre a pressão sanguínea foram registados ate uma hora após a administração endovenosa, e até 5 horas depois da aplicação da substância por via oral.
Por concentração realizaram-se 4 a 5 experiências. A partir dos valores obtidos calculou-se, através de análise da regressão linear, o ES^q (o valor, que reluz a pressão sanguínea de diástole em 20%).
Os resultados estão reunidos na Tabela 2.
Tabela 2
Concentração líudança de pressão sanguínea sistólica em % Mudança de pressão sanguínea diastólica em %
0 (conc.) - 1,8 % (±2,5) - 1,5 % (±4,4)
10 (i.v.) - 9,2 % (±5,4) - 5,6 % (±7,3)
30 (i.v.) - 30,0% (±4,8) -46,0 % (+6,0)
100(i.v.) -41,0 % (Í6,6) -65,5 % (±3,7)
30 (p.o.) - 2,5 % (±2,5) - 4,5 % (±2,9)
100(p.o.) -26,5 % (±5,4) -25,0 % (±6,7)
5θθ(ρ.o.) -58,0 % (±12,2) -36,8 % (±15,1)
A partir des tes valores calcula-se um ΕΙ>20 i.v. de 15,5 rncg/Kg e um
ED9q p.o. de 90,4 mcg/líg.
Exemplo 5
Repetiu-se o Exemplo 4, com a excepçâo de que se empregou, como subs-
tância do ensaio, cromakalim (5,4-di-hidro-2,2-dimetil-5-hidroxi-trans-4-(2-oxo-l-pirrolidinil)-2E-benzo (b) pirano-é-carbonitrilo, a subs-J
•Lancia preferida da patente ΞΡ-Α 0 076 075). Os resultados destas experiências estão reunidas na Tabela 3·
Tabela 3
Concentração
Mudança da pressão sanjuínea sistólica em °/a
Mudança da pressão sançuínea diastólica em ?
o<
(conc.) (i.v.) 30 (i.v.) 100(i.v.) (p.o.) 100(p.o.) 300(p.o.)
- 1,8 % (±2,5)
- 6,6 % (±4,0) -26,5 % (±5,9) -56,5 % (±9,0)
- 3,5 % (-1.0) -11,5 % (±6,8) -22,8 % (±10,8)
- 1,5 % (±4,4)
- 6,6 % (±6,3) -27,5 % (±7,9) -5θ,5 % (±7,9)
- 4,5 % (±1,5) -11,5 % (±9,2) -24,5 % (±11,5)
A partir destes valores resulta um SDpo i,v* Ίθ 19,4 mcg/Kg e um ED, p.o. de 213,4 mcg/Kff.

Claims (1)

  1. ltt - Processo para fórmula geral (I) tienopirano de na qual o radical significa um grupo das fórmulas
    II a) II h) II c)
    R significa hidrogénio ou um radical —CU, -CEO, -CH=E0H, -CONH^ ou -COORl}
    R^significa um radical alquilo \,en C^-C^) e n significa um número inteiro j, 4 ou 5, caracterizado pelo facto de se fazer reagir um composto de fórmula geral na qual o radical significa um grupo duma das fórmulas ou
    II c)
    II a) II h)
    e X significa cloro, bromo ou iodo, cora ura composto de fórmula geral (UH na qual n significa um número inteiro 5, 4 ou 5, num diluente orgânicc inerte era presença de pelo menos 2 equivalentes de uraa. base forte, nãc nucleófila e, eventualmente, se separar o raceraato assim obtido nos respectivos enantióraeros.
PT94487A 1989-06-27 1990-06-25 Processo para a preparacao de novos derivados de tienopirano PT94487B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT157389 1989-06-27

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT94487A PT94487A (pt) 1991-02-08
PT94487B true PT94487B (pt) 1997-02-28

Family

ID=3516340

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94487A PT94487B (pt) 1989-06-27 1990-06-25 Processo para a preparacao de novos derivados de tienopirano

Country Status (28)

Country Link
US (1) US5077307A (pt)
EP (1) EP0405298B1 (pt)
KR (1) KR910000743A (pt)
CN (1) CN1025621C (pt)
AT (1) ATE105559T1 (pt)
AU (1) AU628995B2 (pt)
CA (1) CA2019737A1 (pt)
CZ (1) CZ280543B6 (pt)
DD (1) DD295850A5 (pt)
DE (1) DE59005666D1 (pt)
DK (1) DK0405298T3 (pt)
ES (1) ES2053015T3 (pt)
FI (1) FI96312C (pt)
HR (1) HRP940819A2 (pt)
HU (1) HU204834B (pt)
IE (1) IE63935B1 (pt)
IL (1) IL94703A (pt)
LT (1) LT3799B (pt)
LV (1) LV10776A (pt)
MD (1) MD121C2 (pt)
NO (1) NO174423C (pt)
NZ (1) NZ234084A (pt)
PT (1) PT94487B (pt)
RU (1) RU1833386C (pt)
SK (1) SK317290A3 (pt)
UA (1) UA15930A (pt)
YU (1) YU124690A (pt)
ZA (1) ZA904885B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NZ230711A (en) * 1988-09-23 1990-10-26 Ortho Pharma Corp Substituted thienopyrans as antihypertensive agents
DE3925719A1 (de) * 1989-08-03 1991-02-07 Bayer Ag Substituierte thienopyranone, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung zur bekaempfung von parasiten
NZ240933A (en) * 1990-12-21 1993-05-26 Ortho Pharma Corp Preparing enantiomerically pure thienopyran derivatives
GB9909792D0 (en) 1998-12-04 1999-06-23 Cambridge Bioclinical Limited Potassium channel activators and their use
MD149Z5 (ro) * 2009-09-17 2010-09-30 Сергей Чербарь Sigiliu cu fibre optice din polimer
MD4034C2 (ro) * 2009-11-03 2010-11-30 Сергей Чербарь Sigiliu indicator pentru dispozitive metrologice
MD4230C1 (ro) * 2012-11-29 2013-12-31 Фёдор СЫРБУ Sigiliu
MD861Z (ro) * 2014-06-03 2015-07-31 Александр КОРЕНКОВ Sigiliu
MD4534C1 (ro) * 2017-03-03 2018-06-30 Сергей Чербарь Sigiliu cu rotor blocabil pentru dispozitive metrologice

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE23718T1 (de) * 1981-09-25 1986-12-15 Beecham Group Plc Benzopyran-verbindungen mit pharmazeutischer wirkung.
GB8308062D0 (en) * 1983-03-24 1983-05-05 Beecham Group Plc Active compounds
DE3682331D1 (de) * 1985-06-08 1991-12-12 Beecham Group Plc Pyrano(3,2-c)pyridinderivate, verfahren und zwischenprodukte zu ihrer herstellung und diese enthaltende pharmazeutische zubereitungen.
GB8613786D0 (en) * 1986-06-06 1986-07-09 Beecham Group Plc Active compounds
DE3881714D1 (de) * 1987-02-04 1993-07-22 Hoechst Ag Alkylsubstituierte n-benzopyranyllactame, verfahren zu ihrer herstellung, ihre verwendung sowie pharmazeutische praeparate auf basis dieser verbindungen.
US4789525A (en) * 1987-06-22 1988-12-06 Eastman Kodak Company Analytical method and multilayer element for total ionic iron determination
NZ230711A (en) * 1988-09-23 1990-10-26 Ortho Pharma Corp Substituted thienopyrans as antihypertensive agents

Also Published As

Publication number Publication date
SK278012B6 (en) 1995-10-11
PT94487A (pt) 1991-02-08
MD121C2 (ro) 1995-06-30
YU124690A (en) 1991-10-31
KR910000743A (ko) 1991-01-30
RU1833386C (ru) 1993-08-07
CZ280543B6 (cs) 1996-02-14
HU204834B (en) 1992-02-28
NO174423B (no) 1994-01-24
IE63935B1 (en) 1995-06-28
FI96312B (fi) 1996-02-29
LT3799B (en) 1996-03-25
ZA904885B (en) 1991-03-27
NZ234084A (en) 1992-03-26
MD121B1 (ro) 1994-12-31
AU628995B2 (en) 1992-09-24
DD295850A5 (de) 1991-11-14
CN1025621C (zh) 1994-08-10
ATE105559T1 (de) 1994-05-15
DK0405298T3 (da) 1994-06-06
ES2053015T3 (es) 1994-07-16
CN1048388A (zh) 1991-01-09
CA2019737A1 (en) 1990-12-27
NO902832L (no) 1990-12-28
AU5778790A (en) 1991-01-03
IE902097L (en) 1990-12-27
IL94703A0 (en) 1991-04-15
NO902832D0 (no) 1990-06-26
IL94703A (en) 1994-07-31
NO174423C (no) 1994-05-04
SK317290A3 (en) 1995-10-11
HUT55787A (en) 1991-06-28
DE59005666D1 (de) 1994-06-16
FI903172A0 (fi) 1990-06-25
HRP940819A2 (en) 1996-08-31
LTIP1590A (en) 1995-06-26
FI96312C (fi) 1996-06-10
LV10776A (lv) 1995-08-20
IE902097A1 (en) 1991-01-02
UA15930A (uk) 1997-06-30
EP0405298A1 (de) 1991-01-02
US5077307A (en) 1991-12-31
HU903998D0 (en) 1990-11-28
CZ317290A3 (en) 1995-10-18
EP0405298B1 (de) 1994-05-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP7367908B2 (ja) 標的タンパク質分解化合物、その抗腫瘍応用、その中間体および中間体の応用
DE69737980T2 (de) Nitrosierte und nitrosylierte alpha-adrenorezeptoreantagonisten, zubereitungen und deren verwendungen
KR100400941B1 (ko) 축합6환화합물및그의제조방법
PL213669B1 (pl) Pochodna 2-okso-1-pirolidyny, srodek farmaceutyczny i zastosowanie pochodnej 2-okso-1-pirolidyny
JP2020534317A (ja) チエノジアゼピン誘導体とその応用
EA003360B1 (ru) Производные мононитрата изосорбида и их использование в качестве сосудорасширяющих агентов с пониженной толерантностью
PT94487B (pt) Processo para a preparacao de novos derivados de tienopirano
FR2601015A1 (fr) Nouveaux derives du 1h,3h-pyrrolo (1,2-c) thiazole, leur preparation et les compositions pharmaceutiques qui les contiennent
Ng et al. Replacement of 3'-CH group by nitrogen in the carbocyclic analog of thymidine
IL171332A (en) 4,4-difluoro-1,2,3,4-tetrahydro-5h-1-benzazepine derivative or salt thereof and pharmaceutical compositions comprising them
KR20220035204A (ko) Vmat2 억제제 및 이의 제조 방법 및 용도
EP1692114B1 (fr) NOUVEAUX DERIVES DE LA BENZIMIDAZOLE ET D&amp;rsquo;IMIDAZO-PYRIDINE ET LEUR UTILISATION EN TANT QUE MEDICAMENT
CN111630047A (zh) 含有羧酸基团的苯并氮杂环类化合物及其制备方法和用途
CN109761906B (zh) 一种取代咪唑甲酸酯类衍生物及其用途
FR2539417A1 (fr) Nouveaux pyrrolo-1, 2 heterocycles, leur preparation et les medicaments qui les contiennent
FR2483929A1 (fr) Nouvelles adenosines n6-substituees utiles comme medicaments antihypertenseurs, compositions therapeutiques et formes pharmaceutiques les contenant, et leur procede de preparation
DE69822937T2 (de) Indolmorphinan-derivate und medikamente zur behandlung/mittel zur vorbeugung von cerebralen störungen
NZ208757A (en) Rifampicin derivatives and pharmaceutical compositions
CN113943312A (zh) 一类肠道裂解型共药及其制备和用途
KR890000813B1 (ko) 에르고트 5&#39;s-(2r-부틸)펩티드 알카로이드의 제조방법
KR950013764B1 (ko) 피로글루타미드 유도체, 그 제조방법, 및 그것을 함유하는 치매증 치료제
EP0101633B1 (en) Pyridinecarboxylic esters of dopamine and of its n-alkyl derivatives
FI88039B (fi) Foerfarande foer framstaellning av 2,3-dihydro-1-(8-metyl-1,2,4-triatsolo/4,3-b/pyridazin-6-yl)-4(1h)-pyridinon
EP4342901A1 (en) Compound containing phosphate group, pharmaceutical composition containing same, preparation method therefor and use thereof
JPS6368591A (ja) 光学活性なジヒドロピリジン−5−ホスホン酸エステル

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19961120

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980531