PT941381E - Processo para controlo da deslenhificação de pasta de papel por oxigénio - Google Patents

Processo para controlo da deslenhificação de pasta de papel por oxigénio Download PDF

Info

Publication number
PT941381E
PT941381E PT97946194T PT97946194T PT941381E PT 941381 E PT941381 E PT 941381E PT 97946194 T PT97946194 T PT 97946194T PT 97946194 T PT97946194 T PT 97946194T PT 941381 E PT941381 E PT 941381E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
delignification
pulp
kappa
oxygen delignification
oxygen
Prior art date
Application number
PT97946194T
Other languages
English (en)
Inventor
Monica Bokstroem
Jan-Erik Haeggqvist
Original Assignee
Valmet Fibertech Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=20404765&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT941381(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Valmet Fibertech Ab filed Critical Valmet Fibertech Ab
Publication of PT941381E publication Critical patent/PT941381E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C9/00After-treatment of cellulose pulp, e.g. of wood pulp, or cotton linters ; Treatment of dilute or dewatered pulp or process improvement taking place after obtaining the raw cellulosic material and not provided for elsewhere
    • D21C9/10Bleaching ; Apparatus therefor
    • D21C9/1026Other features in bleaching processes
    • D21C9/1052Controlling the process
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C9/00After-treatment of cellulose pulp, e.g. of wood pulp, or cotton linters ; Treatment of dilute or dewatered pulp or process improvement taking place after obtaining the raw cellulosic material and not provided for elsewhere
    • D21C9/10Bleaching ; Apparatus therefor
    • D21C9/147Bleaching ; Apparatus therefor with oxygen or its allotropic modifications

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Chemical And Physical Treatments For Wood And The Like (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Non-Biological Materials By The Use Of Chemical Means (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

ΕΡ Ο 941 381 /ΡΤ
DESCRIÇÃO "Processo para controlo da deslenhificação de pasta de papel por oxigénio"
Este invento refere-se ao controlo de um processo para a deslenhificação de material celulósico por oxigénio em dois passos a média consistência, i.e. 8-16%.
Desde a introdução da deslenhificação por oxigénio a média consistência, não tem sido investido neste processo muito trabalho de desenvolvimento. Quando o branqueamento sem cloro e o fecho das instalações de branqueamento surgiu, aumentou o interesse numa deslenhificação prolongada, i.e. uma redução adicional do índice kappa com oxigénio. No entanto, a deslenhificação prolongada com oxigénio numa ou várias etapas pode resultar em qualidade da pasta deteriorada. Contudo, a aplicação de condições adequadas pode revelar diversas vantagens.
Com uma deslenhificação prolongada com oxigénio, o rendimento da pasta também pode ser mantido melhor do que com cozimento prolongado, i.e. cozimento a menor índice kappa.
Em US 5217575 divulga-se um processo para a deslenhificação por oxigénio em duas etapas. Não é discutido o controlo da deslenhificação.
Num processo multi-etapa, os químicos podem ser distribuídos entre as etapas de modo a criar condições óptimas em cada etapa. Outras condições também podem ser optimizadas para cada etapa.
Em CA 1057906 divulga-se um processo para o controlo das cargas de dióxido de cloro e cloro dependendo dos valores de índice kappa à entrada e desejado à saída. O processo não se refere às etapas de deslenhificação por oxigénio e não dá qualquer indicação sobre o modo de controlar um tal processo. O processo do presente invento é um processo para o controlo da deslenhificação por oxigénio, de tal modo que um menor índice kappa seja obtido sem deterioração das 2 ΕΡ Ο 941 381 /ΡΤ propriedades da pasta. Ao utilizar a deslenhificação prolongada de acordo com o invento, a deslenhificação total pode atingir 50-85% do teor em lenhina (índice kappa) da pasta não branqueada. O processo é realizado a média consistência em dois passos subsequentes. As qualidades caracterizantes do invento são definidas nas reivindicações em anexo. O invento é descrito com maior detalhe em seguida, com referência à Figura em anexo, que mostra esquematicamente uma instalação para concretizar o processo de acordo com o invento.
Na instalação mostrada, a pasta cozida é bombeada a média consistência, i.e. 8-16%, por meio de uma primeira bomba 1 a partir da lavagem da pasta castanha para a deslenhificação com oxigénio. O álcali é alimentado para a pasta à frente da primeira bomba 1. Após esta bomba 1, é utilizado um primeiro misturador 2 para misturar oxigénio na pasta. A pasta é depois alimentada a um primeiro reactor 3, onde é realizado a primeira etapa de deslenhificação. A pasta é depois movida, possivelmente por meio de uma segunda bomba 4, via um misturador 5 para mistura com vapor e possivelmente mais oxigénio e álcali, para um segundo reactor 6 para a segunda etapa de deslenhificação. Após o segundo reactor 6, a pasta é movida para um tanque de expansão 7 e posteriormente para as etapas processuais subsequentes. O processo implica assim que a deslenhificação seja realizada em duas etapas subsequentes. No primeiro reactor 3 são efectuadas uma elevada adição de álcali assim como uma elevada adição de oxigénio. Isto significa uma carga de 10-50 kg de álcali (NaOH) por ton de pasta, preferivelmente 10-35 kg/ton. A carga de oxigénio deveria ser de 10-50 kg/ton de pasta, preferivelmente de 10-30 kg/ton. A temperatura da pasta na sua alimentação ao reactor 3 deveria ser inferior a 90°C, preferivelmente de 75-90°C. O tempo de retenção no reactor 3 deveria ser relativamente curto, 5-30 minutos, preferivelmente de 15-25 minutos. 3 ΕΡ Ο 941 381 /ΡΤ A pressão no primeiro reactor 3 deveria ser de 4-15 bar. A pressão elevada, juntamente com a elevada alcalinidade da pasta e a elevada carga de oxigénio, resulta numa elevada taxa de deslenhificação. Ao mesmo tempo, a taxa de degradação da celulose é mantida a um nível baixo devido à temperatura relativamente baixa e ao baixo tempo de retenção.
Após a primeira etapa de deslenhificação no primeiro reactor 3, a pasta é movida para a segunda etapa de deslenhificação no segundo reactor 6. A temperatura no segundo reactor 6 deveria ser mais elevada que no primeiro reactor 3. Contudo, a diferença de temperatura deveria ser inferior a 20°C, preferivelmente de 10-15°C. Para conseguir o necessário aumento de temperatura, é aplicado vapor no segundo misturador 5. A pressão no segundo reactor deveria ser de 2-5 bar e inferior à do primeiro reactor 3. 0 tempo de retenção deveria ser relativamente longo, de 45-180 minutos, preferivelmente de 60-120 minutos. A segunda etapa de deslenhificação é principalmente uma longa etapa de extracção onde, em relação à primeira etapa, a temperatura aumentada e o prolongado tempo de retenção proporcionam uma deslenhificação prolongada. Como tal, a temperaturas acima de 90°C é obtida uma boa taxa de extracção/ branqueamento. A totalidade ou a parte principal da adição química é efectuada na primeira etapa. Na segunda etapa, deveria ser feita preferivelmente uma muito pequena ou nenhuma adição de álcali ou oxigénio, nem mesmo para compensar o consumo na primeira etapa. A alcalinidade da pasta pode portanto ser mantida relativamente baixa na segunda etapa. Desse modo, a degradação da celulose é substancialmente evitada, apesar da elevada temperatura e longo tempo de retenção. A carga de álcali e oxigénio na segunda etapa pode ser, respectivamente, de até 5 kg/ton de pasta. O controlo da deslenhificação por oxigénio de acordo com o invento é baseado em controlo de avanço, o que significa 4 ΕΡ Ο 941 381 /ΡΤ que subentende a menor ligação de realimentação possível. O controlo é realizado do seguinte modo. O índice kappa da pasta à entrada é medido e comparado com o valor desejado (valor de ajuste) do índice kappa da pasta após a deslenhificação por oxigénio. A redução do índice kappa assim determinada é utilizada para ajustar a adição química (oxigénio, álcali) para a primeira etapa. Uma maior redução do índice kappa implica uma maior carga, calculada por unidade de índice kappa reduzida. 0 nível do índice kappa da pasta à entrada é também utilizado para ajuste da carga química, de modo que um maior índice kappa à entrada implica uma menor carga, calculada por unidade de índice kappa reduzida. Por exemplo, uma redução de índice kappa de cerca de 60%, tal como de kappa 25 para kappa 10, implica uma carga de álcali medida em kg de NaOH/ton de pasta de cerca de 2,2 vezes (kappa à entrada menos kappa à saída). Uma deslenhif icação de cerca de 50% de kappa 25 para kappa 12,5 implica uma carga de álcali de 2,0 vezes (kappa à entrada menos kappa à saída). Uma deslenhificação de 50% de kappa 20 para kappa 10 implica uma carga de álcali de 2,2 vezes (kappa à entrada menos kappa à saída). O factor exacto é corrigido em cada caso individual por meio do índice kappa obtido em relação ao valor final de pH. Se o pH final é algo elevado e o índice kappa é algo baixo, a carga de álcali é ajustada um pouco abaixo. Se o pH final é algo baixo e o índice kappa algo elevado, a carga de álcali é ajustada um pouco acima. O oxigénio é alimentado na relação 1:1 em relação à carga de álcali, mas com uma carga máxima de oxigénio de 25-30 kg/ton de pasta. Quando o grau de deslenhificação é mais elevado, í.e. quando a carga de álcali excede 25-30 kg de NaOH/ton de pasta, a razão entre oxigénio e carga de álcali é reduzida. Deste modo, é possível evitar canais de gás como consequência de grandes quantidades de gás. O nível de temperatura na segunda etapa é controlado parcialmente de modo habitual pelo nível de produção, o chamado controlo de factor kappa, e parcialmente pela adição química na primeira etapa, de modo que uma maior carga química na primeira etapa deveria resultar numa maior 5 ΕΡ Ο 941 381 /ΡΤ temperatura na segunda etapa. A temperatura é controlada de forma a ser obtido um pH final de 10,5-11,5, preferivelmente de 10,7-11,0. O factor entre uma modificação na carga química e o nível de temperatura é ajustado manualmente por meio do pH final, como anteriormente mencionado. Contudo, o aumento de temperatura entre a primeira e segunda etapas deveria ser sempre inferior a 20°C, preferivelmente de 10-15°C, de forma a evitar uma degradação de celulose muito grande devida à temperatura elevada.
No entanto, normalmente não ocorre compensação da temperatura na primeira etapa para os níveis de adição química e produção. A pasta à entrada da primeira etapa não é aquecida, mas pode ser necessário algum arrefecimento, de modo a ser obtida uma temperatura adequadamente baixa para o processo, abaixo de 90°C. O controlo da deslenhificação por oxigénio de acordo com o invento implica que pode ser obtido um elevado grau de deslenhificação com uma boa selectividade. Um índice kappa baixo e constante e um pH constante podem ser obtidos após a segunda etapa de deslenhificação.
Lisboa,

Claims (2)

  1. ΕΡ Ο 941 381 /ΡΤ 1/1 REIVINDICAÇÕES 1. Processo para controlo da deslenhificação de pasta de papel por oxigénio, i.e. redução do índice kappa da pasta a partir de um valor do índice kappa à entrada, em que a deslenhificação é realizada em duas etapas, e a porção principal dos químicos requeridos para a deslenhificação é adicionada na primeira etapa, caracterizado por a desejada redução do índice kappa da pasta durante a deslenhificação total em duas etapas ser utilizada para ajustar a adição química para a primeira etapa, em que uma maior redução do índice kappa requer uma maior carga de químicos, calculada por unidade de índice kappa reduzida, e por a referida adição química na primeira etapa ser por seu lado utilizada para controlar a temperatura apenas na segunda etapa, de forma a ser obtido um pH final de 10,5-11,5, pelo que o requerido aumento de temperatura na segunda etapa é conseguido pela adição de vapor.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a totalidade da adição química requerida para a deslenhificação ser efectuada na primeira etapa. Lisboa,
PT97946194T 1996-11-26 1997-11-06 Processo para controlo da deslenhificação de pasta de papel por oxigénio PT941381E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE9604350A SE510740C2 (sv) 1996-11-26 1996-11-26 Styrning av syrgasdelignifiering

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT941381E true PT941381E (pt) 2007-04-30

Family

ID=20404765

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97946194T PT941381E (pt) 1996-11-26 1997-11-06 Processo para controlo da deslenhificação de pasta de papel por oxigénio

Country Status (17)

Country Link
US (1) US6238517B1 (pt)
EP (1) EP0941381B1 (pt)
JP (1) JP4535515B2 (pt)
CN (1) CN1103833C (pt)
AT (1) ATE359392T1 (pt)
AU (1) AU723369B2 (pt)
BR (1) BR9713143A (pt)
CA (1) CA2270598C (pt)
DE (1) DE69737603T2 (pt)
ES (1) ES2281110T3 (pt)
ID (1) ID19277A (pt)
NO (1) NO325724B1 (pt)
NZ (1) NZ335724A (pt)
PT (1) PT941381E (pt)
SE (1) SE510740C2 (pt)
WO (1) WO1998023810A1 (pt)
ZA (1) ZA9710422B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE522593C2 (sv) * 1999-07-06 2004-02-24 Kvaerner Pulping Tech System och förfarande för syragasdelignifiering av massa av lignocellulosahaltigt material
SE514825C2 (sv) 1999-09-16 2001-04-30 Aga Ab Oxygendelignifiering av cellulosamassa med oxiderad vitlut som alkalikälla
SE526000C2 (sv) * 2003-11-26 2005-06-14 Kvaerner Pulping Tech Metod och system för att styra tillsättning av syrgas och alkali vid syrgasdelignifiering
SE0403202L (sv) * 2004-12-30 2005-10-25 Kvaerner Pulping Tech Metod för syrgasdelignifiering av cellulosamassa med inmixning av kemikalier vid högt tryck

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE373395B (sv) * 1972-12-19 1975-02-03 Mo Och Domsjoe Ab Forfarande for framstellning av cellulosamassa med hog ljushet genom uppslutning av ved med syrgas under tryck i nervaro av en kokvetska forsatt med basiska neutralisationsmedel
FI50745C (fi) * 1974-06-14 1976-06-10 Kaukas Ab Oy Menetelmä kahden kemikaalin annostuksen automaattiseksi säätämiseksi.
SE421019B (sv) 1980-08-26 1981-11-16 Kamyr Ab Forfarande for kemikaliereglering vid behandling av en substans, speciellt massa, med gas
JPS5789690A (en) * 1980-11-21 1982-06-04 Toyo Pulp Co Ltd Alkali oxygen delignification of fiber substance
FI71178C (fi) 1984-11-08 1988-05-18 Rauma Repola Oy Foerfarande foer reglering av syreblekningsprocess.
JPH0672386B2 (ja) * 1988-04-26 1994-09-14 新王子製紙株式会社 セルロースパルプの酸素による脱リグニン、漂白方法
US5217575A (en) * 1988-10-18 1993-06-08 Kamyr Ab Process for oxygen bleaching using two vertical reactors
SE467582B (sv) * 1988-10-18 1992-08-10 Kamyr Ab Saett vid oxygenblekning
US4946556A (en) * 1989-04-25 1990-08-07 Kamyr, Inc. Method of oxygen delignifying wood pulp with between stage washing
US5034095A (en) * 1989-06-01 1991-07-23 Oji Paper Co., Ltd. Apparatus and process for the delignification of cellulose pulp
JPH04272289A (ja) * 1991-02-21 1992-09-29 Mitsubishi Paper Mills Ltd セルロースパルプの酸素漂白法
US5672247A (en) * 1995-03-03 1997-09-30 Union Camp Patent Holding, Inc. Control scheme for rapid pulp delignification and bleaching
SE505141C2 (sv) * 1995-10-23 1997-06-30 Sunds Defibrator Ind Ab Syrgasdelignifiering av massa i två steg med hög satsning av alkali och syrgas och temperatur under 90 C i första steget

Also Published As

Publication number Publication date
BR9713143A (pt) 2000-02-08
NO992491D0 (no) 1999-05-25
AU5141398A (en) 1998-06-22
CA2270598A1 (en) 1998-06-04
WO1998023810A1 (en) 1998-06-04
DE69737603D1 (de) 2007-05-24
AU723369B2 (en) 2000-08-24
NO325724B1 (no) 2008-07-07
CN1238817A (zh) 1999-12-15
SE510740C2 (sv) 1999-06-21
SE9604350L (sv) 1998-05-27
CA2270598C (en) 2005-05-03
NO992491L (no) 1999-05-25
DE69737603T2 (de) 2007-07-26
EP0941381A1 (en) 1999-09-15
NZ335724A (en) 1999-09-29
CN1103833C (zh) 2003-03-26
JP4535515B2 (ja) 2010-09-01
EP0941381B1 (en) 2007-04-11
JP2001504558A (ja) 2001-04-03
US6238517B1 (en) 2001-05-29
ES2281110T3 (es) 2007-09-16
ID19277A (id) 1998-06-28
ATE359392T1 (de) 2007-05-15
SE9604350D0 (sv) 1996-11-26
ZA9710422B (en) 1998-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20030102094A1 (en) Method in the bleaching of pulp and a device for the bleaching of pulp
SE456168B (sv) Forfarande for ljushetsstabilisering av blekt lignininnehallande cellulosamassa
EP0857231B1 (en) Oxygen delignification of lignocellulosic pulp in two steps
US5470433A (en) Process for the delignification of cellulose fiber raw materials using alcohol and alkali
EP0823003A1 (en) Ambient temperature pulp bleaching with peroxyacid salts
US5217575A (en) Process for oxygen bleaching using two vertical reactors
PT941381E (pt) Processo para controlo da deslenhificação de pasta de papel por oxigénio
US2963395A (en) Process of bleaching lignocellulosic pulps
JP2004530814A (ja) リグノセルロース原料の脱リグニン方法
KR102652615B1 (ko) 용해 펄프의 제조에서 펄프 점도를 감소시키는 방법
JPS63502522A (ja) 各種パルプの過酸化物による漂白の制御
US3272691A (en) Apparatus for continuously chlorinating pulp including automatic control of the degree of chlorination
SE1551638A1 (en) Method for controlling viscosity in dissolving pulps
FI119383B (fi) Menetelmä massan käsittelemiseksi
US20060118260A1 (en) Bleaching of cellulose pulp in a first chlorine dioxide bleaching step
JPH02145883A (ja) 繊維質セルロースパルプの酸素漂白方法
WO2017127004A1 (en) Chlorine dioxide stage for controlling viscosity in dissolving pulps
JP3277861B2 (ja) リグノセルロース材料のパルプ化法
CA2186204A1 (en) Bleaching of pulp
JPH05148782A (ja) 修正クラフト法パルプの製造方法
Lopez et al. Hydrogen peroxide and sodium perborate bleaching of pulp from olive tree residues
US20020088571A1 (en) Method and apparatus for treating pulp
CA2083319A1 (en) Process for improving the degree of whiteness obtained by peroxide bleaching of wood pulp by the addition of cyanates
Walia et al. Sulphate Chemical Pulping (Anthraquinone) of Morus nigra
JPH0593385A (ja) セルロースパルプの酸素による脱リグニン方法