PT94093B - Processo e dispositivo para corte de troncos de arvores - Google Patents

Processo e dispositivo para corte de troncos de arvores Download PDF

Info

Publication number
PT94093B
PT94093B PT94093A PT9409390A PT94093B PT 94093 B PT94093 B PT 94093B PT 94093 A PT94093 A PT 94093A PT 9409390 A PT9409390 A PT 9409390A PT 94093 B PT94093 B PT 94093B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
trunk
tree
clamp
instrument
explosive charge
Prior art date
Application number
PT94093A
Other languages
English (en)
Other versions
PT94093A (pt
Inventor
Berthold Johansson
Ola Fristrom
Original Assignee
Explosiv Utveckling Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Explosiv Utveckling Ab filed Critical Explosiv Utveckling Ab
Publication of PT94093A publication Critical patent/PT94093A/pt
Publication of PT94093B publication Critical patent/PT94093B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G23/00Forestry
    • A01G23/02Transplanting, uprooting, felling or delimbing trees
    • A01G23/08Felling trees

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Ecology (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Electric Cable Installation (AREA)
  • Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)
  • Transplanting Machines (AREA)
  • Debarking, Splitting, And Disintegration Of Timber (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

MEMÔRIA DESCRITIVA
Quando árvores de floresta são derrubadas por temporais, acontece em geral que as árvores que estão de pé perto de linhas eléctricas aéreas ou de linhas telefónicos caem contra as referidas linhas. As quedas de árvores nem sempre partem as linhas, em qualquer caso não todos os seus fios, mas é a árvore detida numa posição inclinada com o topo suportado pelos fios. Nessas situações, o ângulo formado entre o tronco de árvore e um plano horizontal é geralmente de 602 a 802.
É indispensável que as zonas atingidas pelo temporal sejam limpas tão depressa quanto possivel, porque, especialmente no Inverno, qualquer interrupção do fornecimento de energia eléc trica ou da rede de telecomunicações pode ter um efeito grave. Neste contexto, deve observar-se que se pode encontrar uma árvore muito alta, e, consequentemente, muito pesada numa posição em que não parte fios ou cabos eléctricos mas apenas os dobra, designadamente porque a maior parte do peso da árvore é absorvido por uma árvore adjacente ainda de pé. No entanto, isto significa que mesmo que os fios não se partam quando a árvore cai, existe um risco significativo de se produzir um deslizamento para fora da sua proximidade de suporte, continuando o seu movimento de queda e em consequência partir os fios. Por conseguinte, também uma árvore nessa situação deve ser deslocada o mais rapidamente possivel para fora da sua posição perigosa.
Deve observar-se também que, na maior parte dos casos, não é possivel aliviar os fios cortando o tronco num nivel bastante próximo do terreno. A razão disto é que o único resultado dessa operação é que a base do tronco desliza e cai do pedaço de tronco formado e assenta no solo. Isto aumenta um pouco o ângulo de inclinação do tronco, isto é, o seu desvio da vertical é um pouco reduzido, mas a árvore continua pendurada com os ramos em contacto com os fios.
Por razões de segurança, não se pode recorrer ã solução alternativa de enviar alguém subir à árvore com o fim de serrar o tronco num nivel superior. 0 expediente exporia o trepador a,pelo
872
Ν 90140
-3menos,três perigos - o perigo de ser ferido pela serra durante a tarefa, o perigo de ser ferido se e quando a árvore cair, e o perigo de contacto com fios eléctricos com corrente. Pelas razões mencionadas acima, a única solução prática ao dispor até agora tem sido arrastar a raiz da árvore para o lado para uma posição em que o topo está livre dos fios e cai para a terra. Contudo, isto pode obrigar a utilizar um tractor ou equipamento análogo. Isto não é um grande problema quando o fio passa ao longo de uma estrada, mas pode ser muito difícil e moroso quando corre ao longo de linhas de energia em terreno ondulado.
; ) V' □
Existe uma outra circunstância factual que se adiciona aos riscos presentes no trabalho de limpeza. Esse trabalho é efectuado em geral por electricistas de uma empresa distribuidora de electricidade ou por pessoal de uma empresa de telefones, conforme o caso; uma categoria de pessoal não acostumado a trabalho em floresta. Conforme se indicou acima é uma complicação adicional que este trabalho tenha geralmente de ser executado com pouco tempo disponível, e, além disso, muitas vezes, em condições de ambiente que exigem esforço suplementar, como escuridão, ventos fortes e queda de chuva ou neve.
objecto da presente invenção é eliminar substancialmente os riscos mencionados atrás. A invenção baseia-se na compreensão de que é realmente possível, sem empregar serras, cortar o tronco de uma árvore inclinada num nível suficientemente alto para que o topo da árvore não fique pendurado e caia no chão, e que esta operação possa ser efectuada sem expor os trabalhadores a riscos como os indicados acima. A razão disto é que, conforme se descreve adiante, quando o tronco é cortado, o pessoal deve estar a uma distância segura. Além disso, os trabalhadores nunca estarão expostos ao risco de ficarem em contacto com fios em carga.
De acordo com a invenção, um dispositivo, adequadamente com a forma de duas metades de anel interligadas articuladamente, e servindo de suporte a uma carga, é montado a partir do solo na árvore de onde a mesma deve ser cortada. Este trabalho pode ser executado por meio de uma vara comprida e cujo topo o dispositivo
-470 872
Ν 90140
é ligado de maneira a poder ser solto. A vara é depois retirada e a carga, a partir do solo, é obrigada a detonar pelo que o tronco é cortado.
Vão ser agora descritas duas formas de realização da invenção, com referência aos desenhos.
A Figura 1 representa uma árvore que caiu mas foi detida e suportada por um molho de fios condutores de electricidade.
A Figura 2 é uma vista em perspectiva que mostra, em perspectiva, um dispositivo que pode ser utilizado para a execução do processo do invento.
A Figura 3 é uma vista em planta de um dispositivo, representado em posição aberta, de acordo com uma segunda forma de realização.
A Figura 4 é uma vista plana de um dispositivo, representada
em posição aberta, de acordo com uma segunda forma de
realização.
A Figura 5 corresponde à Figura 4, mas representa o
dispositivo em posição fechada.
Na forma de realização das Figuras 1-3, o número de
referência 1 designa um dispositivo apropriado para ser montado bastante alto no tronco. Supõe-se que a árvore, devido a vento muito forte, foi colocada na posição inclinada onde as suas raizes ainda estão ligadas à terra e a sua secção superior assenta contra fios eléctricos de uma linha aérea de transporte de energia eléctrica. 0 dispositivo 1 rodeia toda ou parte do tronco, e, conforme será descrito abaixo, tem uma carga explosiva. A esta carga está ligada uma extremidade de um fio de fuso fusível 2, cuja extremidade oposta inferior está ligada a um fusível de ignição 3.
As Figuras 2 e 3 representam, em pormenor, a natureza estrutural do dispositivo 1. Conforme representado na Figura, o dispositivo compreende uma peça central de base 4 a partir da qual se prolonga o per no 5, voltado para baixo, e um par de braços 6 que em 9 estão montados articuladamente na peça de base.
872
Ν 90140
-50 perno 9 destina-se a entrar na extremidade superior oca de uma chamada vara telescópica, uma ferramenta que faz parte do equipamento normal de um electricista.
Utilizando essa vara ou qualquer vara ou tubo análogos, uma pessoa em pé pode levar com segurança o dispositivo 1 até uma posição perto do tronco de árvore num nivel alto acima do solo. De acordo com esta concretização, tanto a peça de base 4 como os braços 6 são feitos de material plástico e são ocos, sendo as suas cavidades interiores cheias com uma substância explosiva.
Como se pode observar na Figura 2, na posição aberta do dispositivo, um fio delgado 7 prolonga-se entre um ponto próximo da extremidade interior de cada braço 6. Além disso, uma tira de borracha forte 8 interliga cada braço à peça de base, sendo as tiras de borracha, montadas em estado tenso, uma na superfície superior e a outra abaixo do dispositivo. Na Figura 2, passam directamente acima das articulações 9.
A função do dispositivo é a seguinte. Já se indicou como o dispositivo é colocado numa posição próxima do tronco. Durante uma deslocação lateral continuada que o tronco contactará os fios 7, obrigando-os a voltar os braços 6 para dentro. Quando estes movimentos tenham sido realizados para as posições nas quais as tiras de borracha 8 passaram para além dos per nos 9, as tiras puxam rapidamente os braços 6 mais para dentro, pelo que o dispositivo rodeará circunferencialmente o tronco da árvore e ficará nesta posição. 0 passo seguinte é puxar a vara de montagem para baixo, soltando-a do perno 5, após o que a carga explosiva pode ser detonada para cortar o tronco no local de montagem do dispositivo.
A detonação pode ser provocada de diversas maneiras. Uma delas é ligar um fio de fusível conforme representado na Figura 1, outra embeber uma tampa de ignição na carga e activá-la por intermédio de um fio eléctrico e um terceiro processo é activá-la por controlo a distância, utilizando sinais rádio emitidos a partir de um emissor portátil no solo.
dispositivo de acordo com a segunda forma de realização,
872
Ν 90140
-6'3 representada nas Figuras 4 ε 5, compreende também dois braços 6, mas estes não estão montados numa peça de base central. Fm vez disso, estão interligados directamente por meio de um perno de articulação 9 cuja cabeça é contrapunçoada, de maneira que a sua superfície de topo está à face com a do braço superior. O objectivo disto é assegurar que a mesma não obstrui a passagem de uma mola de tensão 10, constituída, de preferência, por um cordão de borracha, que tem as suas extremidades ligadas a cada um dos braços 6. Entre as extremidades livres dos braços 6 prolonga-se uma mangueira flexível 11 que aloja a carga explosiva, e, na sua outra extremidade, uma tampa de ignição 12 que está ligada por um fio 13 a qualquer equipamento de detonação adequado no solo conforme explicado atrás. Deve observar-se que o dispositivo pode compreender também meios (não representados) equivalentes ao perno 5 das Figuras 2 e 3, pelo que pode ser manejado a partir do solo a fim de ser colocado em posição operativa num tronco de árvore. Como alternativa, esses meios poderiam ser constituídos por um garfo, cujas pontas entram destacavelmente em furos num ou em ambos os braços. A mangueira 11 tem uma segunda função - na posição aberta do dispositivo é esticada numa medida que equilibra a força de abertura do cordão de borracha 10. Quando o dispositivo é deslocado na direcção da seta da Figura 4, a mangueira 11 entrará em contacto com o tronco 14, e, continuando-se este movimento, obriga os braços 6 a girarem em volta do perno 9. Quando a corda de borracha 10 tenha passado o eixo de articulação, a força de tensão nele acumulada levará os braços 6 até à sua posição fechada como está representado na Figura 5, que também mostra que a mangueira de carga 11 envolve então de facto o tronco de árvore 14. 0 dispositivo está agora pronto para detonação.
Como é evidente, executado com o emprego diferentes dos pode ser feito carga explosiva o processo da invenção pode ser de dispositivos de suporte de carga dois exemplos aqui descritos. O dispositivo de madeira ou de um material plástico e a pode ser colocada de outras maneiras
872
Ν 90140
-7di fsrentes mangueira. outros meios do que no interior dos O técnico da especialidade resilientes e de fecho além dos dois braços ou numa também pode escolher representados.
872
Ν 90140

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Processo para cortar o tronco de uma árvore que caiu para uma posição inclinada, assentando contra uma linha eléctrica aérea ou contra outra árvore, caracterizado por compreender os passos de montar destacávelmente uma carga explosiva numa extremidade de um instrumento alongado, operando a partir do solo, a outra extremidade do referido instrumento, a fim de montar a carga no tronco num nivel abaixo da zona onde o mesmo está em contacto com a referida linha ou outra árvore, respectivamente, e provocando a detonação da referida carga, cortando por este meio o tronco.
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser utilizada uma carga suportada por um grampo, e obrigando o grampo, por meio do referido instrumento, a rodear, pelo menos, uma porção importante da circunferência do tronco, após o que o instrumento é solto do grampo.
  3. 3 - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser utilizado um grampo que compreende duas peças curvas e interligadas articuladamente, levando o referido grampo até próximo do tronco numa posição, na qual o tronco pode entrar num espaço aberto entre as referidas peças, e obrigando-as a rodarem para a referida posição envolvente do tronco.
  4. 4 - Dispositivo para ser utilizado na realização do processo definido em qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender meios de grampo que suportam uma carga explosiva e dispostos, com a ajuda de uma vara ou instrumento análogo, de maneira a poderem ser manejados a partir do solo e fixada destacavelmente aos referidos meios de grampo, a serem montados no tronco de uma árvore, e meios para detonarem as referidas cargas.
  5. 5 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por os referidos meios de grampo compreenderem dois braços interligados articuladamente e meios de gatilho, apropriados para, após contacto com o tronco, rodarem os braços para uma posição na qual, juntamente com a carga explosiva suportada pelos mesmos, envolvem pelo menos uma porção importante da circunferência do tronco.
PT94093A 1989-05-18 1990-05-18 Processo e dispositivo para corte de troncos de arvores PT94093B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE8901786A SE462887B (sv) 1989-05-18 1989-05-18 Saett och anordning vid upproejning i stormfaelld skog

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT94093A PT94093A (pt) 1991-01-08
PT94093B true PT94093B (pt) 1996-12-31

Family

ID=20375991

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94093A PT94093B (pt) 1989-05-18 1990-05-18 Processo e dispositivo para corte de troncos de arvores

Country Status (15)

Country Link
US (1) US5174350A (pt)
EP (1) EP0472604B1 (pt)
AT (1) ATE113790T1 (pt)
AU (1) AU5559790A (pt)
CA (1) CA2054776C (pt)
CZ (1) CZ277915B6 (pt)
DE (1) DE69014113T2 (pt)
ES (1) ES2065532T3 (pt)
FI (1) FI96818C (pt)
NZ (1) NZ233338A (pt)
PL (1) PL164255B1 (pt)
PT (1) PT94093B (pt)
SE (1) SE462887B (pt)
SK (1) SK277709B6 (pt)
WO (1) WO1990013998A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5638619A (en) * 1994-12-29 1997-06-17 Bowling; John M. Protective operator's station for a remotely controlled stump cutter or similar apparatus
US6155317A (en) * 1999-12-10 2000-12-05 Seymour; Kerry Richard Mechanical pull-through delimbing device
US6488063B2 (en) 2000-11-29 2002-12-03 Riley Manufacturing, Inc. Delimbing device and methods
US6484769B2 (en) 2000-11-29 2002-11-26 Kerry Seymour Delimbing device and methods
US6431232B1 (en) 2001-03-08 2002-08-13 Kerry Seymour Delimber
JP6788220B2 (ja) * 2016-12-19 2020-11-25 中国電力株式会社 ロープ取付具
JP6980175B2 (ja) * 2017-09-13 2021-12-15 中国電力株式会社 引きロープ取付用器具
JP6951683B2 (ja) * 2017-10-05 2021-10-20 中国電力株式会社 引きロープ取付用器具

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2707008A (en) * 1951-11-27 1955-04-26 Clyde E Bannister Tree-handling method and airborne apparatus
US3536113A (en) * 1967-12-22 1970-10-27 Garfield B Sutherland Tree harvester
US3532141A (en) * 1968-08-06 1970-10-06 Baldwin Lima Hamilton Corp Tree harvesting and processing devices
US4063359A (en) * 1977-01-12 1977-12-20 Luscombe Arthur J Vehicle mounted boom apparatus
US4646799A (en) * 1986-01-27 1987-03-03 Cobb William O Wood splitting device

Also Published As

Publication number Publication date
FI915306A0 (fi) 1991-11-11
DE69014113D1 (de) 1994-12-15
PT94093A (pt) 1991-01-08
EP0472604A1 (en) 1992-03-04
SE8901786D0 (sv) 1989-05-18
DE69014113T2 (de) 1995-05-18
FI96818B (fi) 1996-05-31
CA2054776C (en) 1999-03-30
US5174350A (en) 1992-12-29
CZ277915B6 (en) 1993-06-16
FI96818C (fi) 1996-09-10
WO1990013998A1 (en) 1990-11-29
AU5559790A (en) 1990-12-18
EP0472604B1 (en) 1994-11-09
ES2065532T3 (es) 1995-02-16
CA2054776A1 (en) 1990-11-19
CS9002424A2 (en) 1991-08-13
PL164255B1 (pl) 1994-07-29
SE462887B (sv) 1990-09-17
SK277709B6 (en) 1994-08-10
ATE113790T1 (de) 1994-11-15
NZ233338A (en) 1992-01-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT94093B (pt) Processo e dispositivo para corte de troncos de arvores
CN105961047A (zh) 一种树枝带电作业清理装置
CN112262676B (zh) 一种爬树机及爬树修枝方法
FR2682555A1 (fr) Dispositif d'elagage de branches d'arbres.
CN218406401U (zh) 一种高空作业安全防护笼
CN216452053U (zh) 一种高空电动剪枝锯
CN212589073U (zh) 触发式自动栓绳装置
CN208111917U (zh) 一种可折叠避雷装置
CN110537429A (zh) 一种用于输电线路保护的安全修剪装置
CN105940974A (zh) 一种配电网输电线路树枝清除装置
CN211240893U (zh) 一种水果摘取装置
CN110710524A (zh) 防鸟刺
KR200408627Y1 (ko) 전선권취구
KR20240145565A (ko) 수직 구명 줄 설치용 로프 걸이대
CN217805310U (zh) 一种无人机接地故障检测装置
CN214835233U (zh) 一种防攀爬的输电线路塔
ES2681677A2 (es) Aparato de suspensión de cortafuegos y procedimiento para utilizar el mismo para detener la propagación del fuego
NO172092B (no) Fremgangsmaate og anordning for kutting av trestammer
CN210928678U (zh) 一种使用便捷的果实收获杆
CN115764705B (zh) 一种绑扎绝缘工具
CN220776593U (zh) 柑橘采摘装置
CN221524731U (zh) 一种桃树种植修剪用的登高梯
CN112260129B (zh) 一种电力线路树障清理装置
JPH11346579A (ja) 雪吊り用具
KR20180026839A (ko) 비닐하우스 고소 작업용 안전 사다리

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960905

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980331