PT93938A - Processo para a preparacao de composicoes liquidas concentradas a base de n-fosfonometilglicina - Google Patents

Processo para a preparacao de composicoes liquidas concentradas a base de n-fosfonometilglicina Download PDF

Info

Publication number
PT93938A
PT93938A PT93938A PT9393890A PT93938A PT 93938 A PT93938 A PT 93938A PT 93938 A PT93938 A PT 93938A PT 9393890 A PT9393890 A PT 9393890A PT 93938 A PT93938 A PT 93938A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
phosphonomethylglycine
liter
derivative
process according
salts
Prior art date
Application number
PT93938A
Other languages
English (en)
Inventor
Mohammad Doojhith
Hubert Linares
Original Assignee
Rhone Poulenc Agrochimie
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR8906075A external-priority patent/FR2648317A1/fr
Priority claimed from FR8907041A external-priority patent/FR2647306A1/fr
Application filed by Rhone Poulenc Agrochimie filed Critical Rhone Poulenc Agrochimie
Publication of PT93938A publication Critical patent/PT93938A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N57/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds
    • A01N57/18Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds having phosphorus-to-carbon bonds
    • A01N57/20Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds having phosphorus-to-carbon bonds containing acyclic or cycloaliphatic radicals
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N57/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Emulsifying, Dispersing, Foam-Producing Or Wetting Agents (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

% RHONE-POULENC agrochimie
"PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE COMPOSIÇÕES LÍQUIDAS CONCENTRADAS Ã BASE DE N-FOSFONOMETILGLICINA" A presente invenção diz respeito a novas formulações concentradas à base de N-fosfonometilglicina ou de compostos com grupos N-fosfonometilglicina. A N-fosfonometilglicina (por vezes chamada glifosato), assim como os compostos análogos, as suas propriedades herbicidas e as formulações que os contêm, estão descritos em particular na patente de invenção norte-americana NQ 3.799 758. Ainda que numerosos derivados do glifosato, solúveis ou insolúveis na água sejam conhecidos, de facto prefere-se muito geralmente uti_ lizar os derivados solúveis na água e, por este motivo, são os sais da N-fosfonometilglicina que foram geralmente desenvolvidos ou comercializádos, especialmente o sal de isopropilamõnio.
Mais recentemente (pedido de patente de invenção euro peia N2 290416) procurou-se desenvolver concentrados ã base de sais de N-fosfonometilglicina, podendo conter N-fosfonometilgli cina sob forma ácida, mas contendo de qualquer maneira esta N-fosfonometilglicina e/ou os seus derivados sob forma ácida, mas contendo de qualquer, modo esta N-fosfonometilglicina e/ou os seus derivados sob formas solúveis ou solubilizadas, sendo estes concentrados soluções caracterizadas pela presenç?. de um activador que é uma amina alcoxilada de um tipo particular. Esta amina alcoxilada deve ter pelo menos 12 grupos alcoxi por mo lécula e deve ter um carácter de agente tensioactivo devendo fa vorecer a actividade herbicida dos derivados da N-fosfonometilglicina. Pode ser utilizada em quantidade inferior aos tensioac tivos conhecidos das formulações conhecidas da N-fosfonometil- glicina, pelo menos no que diz respeito à realização de concentrados destinados a ser aplicados ao ar livre, sob a forma de caídas diluídas, ã razão de 100 a 600 1/ha.
Foram igualmente propo$’tas (patente de invenção norte--americana N° 4528023) formulações comportando um sal de tetra--alumínio e de N-fosfonometilglicina, praticamente insolúvel em água, assim como um agente tensioactivo de tipo especial. Uma das consequências desta insolubilidade do ingrediente activo á que quando se dilui o concentrado em agua para se obter a calda final para pulverização, esta calda não está sob a forma de solução perfeita, o que impede a aplicação e a obtenção de uma eficácia satisfatória. Mas o entendido na matéria não é tentado a aplicar as formulações desta patente de invenção com ingredientes activos de solubilidade superior, visto a experiência mostrar que a realização de suspensões concentradas a partir de in gredientes activos parcialmente solúveis se reveste de grandes dificuldades devido a uma tendência das suspensões concentradas para se transformarem em massa. Uma daq explicações destas dificuldades e desta transformação em massa ê que hã uma tendência marcada para o crescimento dos cristais na fase (aquosa) contínua das suspensões, podendo este crescimento desenvolver--se extremamente até à transformação em massa.
Um dos objectivos da presente invenção ê o fornecer composições ã base de N-fosfonometilglicina ou dos seus derivados tendo uma concentração em ingrediente activo nitidamente su perior às composições semelhantes conhecidas na técnica actual.
Um outro objectivo da presente invenção ê fornecer composições à base de N-fosfonometilglicina ou dos seus derivados podendo compreender igualmente adjuvantes, tais como os sais inorgânicos de amónio, em concentrações nitidamente superiores -3-
âs das composições semelhantes conhecidas no técnica actual.
Um outro objectivo da presente invenção é fornecer concentrados ã base de N-fosfonometilglicina ou dos seus derivados que originem caídas diluídas possuindo uma boa actividade herbicida.
Um outro objectivo da presente invenção e fornecer composições concentradas, â base de N-fosfonometilglicina ou dos seus derivados, e comportando além disso um (ou uns) compo£ to(s) tensioactivo(s) com acção de activador, quer dizer tendo uma acção que favoreça a actividade biológica do ingrediente activo, e especialmente a sua actividade herbicida.
Um outro objectivo da presente invenção é fornecer com posições concentradas, à base de N-fosfonometilglicina ou dos seus derivados, e tendo propriedades favoráveis, tais como uma boa e rápida dispersibilidade na água.
Um outro objectivo da presente invenção é fornecer com posições concentradas, ã base de N-fosfonometilglicina ou dos seus derivados, e tendo propriedades favoráveis, tais como uma boa fluidez a baixa temperatura.
Um outro objectivo da presente invenção ê fornecer com posições concentradas â base de N-fosfonometilglicina ou dos seus derivados, e tendo propriedades favoráveis, tais como uma fraca tendência para produzir espuma, o que permite utilizar menores quantidades de agente anti-espuma.
Um outro objectivo, ainda, da presente invenção ê fornecer composições, ou formulações, concentradas (também chamadas concentrados) â base de N-fosfonometilglicina, e especialmente de N-fosfonometilglicina simples que ê pouco solúvel na água.
Um outro objectivo da presente invenção ê fornecer com posições à base de N-fosfonometilglicina tendo as vantagens referidas antes e comportando além disso um ou vários outros herbicidas .
Descobriu-se agora que estes objectivos podiam ser atingidos, na totalidade ou em parte, graças âs composições de acordo com a presente invenção. No que se segue as percentagens são, salvo indicação especifica, percentagens em peso/volume.
Por outro lado, chama-se equivalente glifosato à quantidade cor respondente de composto se todo o derivado da N-fosfonometilgli cina estiver sob a forma de N-fosfonometilglicina ordinária.
Estas condições são composições líquidas constituídas por suspensões (concentradas) no seio de um dissolvente orgânico, eventualmente hidroorgânico, comportando: a) a N-fosfonometilglicina e/ou um dos seus derivados tendo uma solubilidade própria na água superior a 5 g/litro, de preferência superior a 9 g/litro, encontrando-se esta N-fosfonometilglicina e/ou seu derivado nas composições à razão de pelo menos 100 g/litro de equivalente glifosato, estando pelo menos uma parte desta N-fosfonometilglicina ou dos seus derivados sob a forma insolúvel no meio considerado, (a insolubilidade vem par ticularmente desta quantidade de N-fosfonometilglicina e/ou do seu derivado ultrapassar o limite de solubilidade no meio); b) um tensioactivo com carácter activador e correspon dendo à fórmula geral
R (AO)/ n
R 1
N \ (A°)n,
R 1
na qual R representa uma cadeia hidrocarbonada linear ou ra mificada, alquilo ou alcenilo, comportando 8 a 22 átomos de carbono, A representa um grupo alquileno, de preferência eti-leno ou propileno, n e n' representam, cada um, um número inteiro de modo que a soma n + n' está compreendida entre 2 e 40, de preferência entre 16 e 30 e com maior vantagem ainda entre 20 e 25, R^ representa um átomo de hidrogénio ou um radical aci lo tal como formilo, acetilo, propanoílo (quer dizer CH^-Cí^-CO) , benzoilo.
Por derivado de N-fosfonometilglicina entende-se um composto que compreende o encadeamento de formula -CO-CE^-N-C^--P=0, de preferência um sal, ester ou amida, sendo estes termos tomados no seu sentido lato, por exemplo de maneira a incluir as sulfonamidas.
Como ê evidente, pode-se substituir este único tensio-activo - activador por uma mistura de tensioactivos em que, em media, os símbolos R, n e n' têm os significados definidos antes . 0 ingrediente activo herbicida utilizado na presente invenção e, portanto, a N-fosfonometilglicina e/ou um dos seus derivados tendo uma solubilidade própria na ãgua superior a 5 g/litro, de preferência superior a 9 g/litro. Como derivados po de-se utilizar os derivados muito numerosos da N-fosfonometil-glicina conhecidos, particularmente os sais, considerados isoladamente ou em misturas. Entre os derivados mais apropriados 6 * .% pode-se citar os sais de sódio, de potássio, de amónio inorgânico ou orgânico, particularmente os sais de isopropilamónio, assim como os sais de sulfõnio; a N-metil-N-(metilsulfonil)-Ν-0Ν'-(fos^ fonometil)-glicil-amina; o sal de alumínio não está incluído na presente invenção. É evidente que o uso destes compostos deve respeitar as condições de percentagens e de solubilidade indicadas antes. A presente invenção diz respeito com vantagem a composições concentradas tais como as descritas antes e comportando além disso uma e/ou outra das seguintes características: a) a N-fosfonometilglicina ou o seu derivado está presente em quantidade que ultrapassa o limite de solubilidade no meio considerado, de preferência compreendida entre 120 e 250 g/litro, e ainda mais preferencialmente entre 160 e 220 g/litro; sendo a proporção do derivado de N-fosfonometilglicina não dissolvida superior a 30%, de preferência superior a 75%; b) a N-fosfonometilglicina, ou o seu derivado, que é insolúvel, encontra-se sob a forma de partículas sólidas de diâmetro inferior a 30 mícrons, de preferência compreendido entre 1 e 20 mícrons; c) a composição concentrada comporta um sal de amónio (NH4+) tal como o nitrato, o fosfato, o sulfamato, o tiocianato ou de preferência o sulfato, â razão de 100 a 500 g/litro, de preferência 200 a 350 g/litro; d) as composições concentradas são destinadas a ser diluídas pelos agricultores em contentores contendo água de maneira a poder espalhar estas caídas diluídas â razão de 100 a 600 1/ha, sendo o ingrediente activo, quanto a ele, aplicado â
razão de 0,125 a 1,5 Kg/ha; e) a relação ponderai equivalente glifosato tensioactivo (activador) está compreendida entre 0,5 e 6, de preferência entre 0,6 e 2. Esta quantidade relativamente elevada de tensioactivo com carãc ter de activador biolõgico/herbicxda, entendendo-se que as composições de acordo com a presente invenção podem conter, além disso, como se referirá adiante, qualquer espécie de outros componentes, e particularmente de tensioactivos de naturezas muito diferentes com carácter molhante,' dispersante ou emulsio-nante; estes tensioactivos são então utilizados em doses muito inferiores â dose do activador; f) o dissolvente ê um dissolvente orgânico, de preferência miscível com a água, podendo conter até 50% de água, de preferencia menos de 30%, sendo o dito dissolvente tal que a N--fosfonometilglicina seja pouco solúvel, quer dizer solúvel a menos de 80 g/litro, de preferência menos de 40 g/litro.
As suspensões concentradas de acordo com a presente invenção preparam-se de modo a obter-se um produto fluído estável que não deposite (trituração fina).
Contêm habitualmente entre 10 e 75% de ingredientes activos (herbicidas), entre 0,5 e 40% de agente(s) tensioactivo (s) com carácter activador, entre 10 e 50% de um sal de amónio (adjuvante), entre 0,1 e 10% de agente(s) tensioactivos ordinários, quer dizer tendo um carácter dispersante e/ou molhante e/ou emulsionante, entre 0 e 30% de aditivos apropriados, como anti-espumas, inibidores de corrosão, colõides protectores, espessante sequestrantes, agentes tixotrõpicos ou pseudoplãsti cos, estabilizantes, agentes de penetração e adesivos e, como suporte, um líquido orgânico no qual o ingrediente activo é pou co solúvel ou não ê solúvel. Alguns compostos sólidos orgânicos ou sais inorgânicos podem dissolver-se ou suspender-se no supor te para ajudar a impedir a sedimentação ou como antigeles. Mais geralmente, os compostos utilizados na presente invenção podem associar-se a qualquer aditivo sólido ou líquido correspondendo âs técnicas habituais de formulação.
Além da N-fosfonometilglicina e/ou dos seus derivados, as composições preparadas pelo processo de acordo com a presente invenção podem conter outros ingredientes activos conhecidos com propriedades herbicidas ou com propriedades reguladoras do crescimento das plantas.
Como compostos herbicidas que se podem misturar com os derivados do glifosato nas composições de acordo com a presente invenção, pode-se citar o acifluorfen, o aclonifen, o bi-fenox, o diflufenican, o asulam, as tiazinas (particularmente a simazina e a atrazina), o diuron e o oxadiazon, os herbicidas de tipo hormona ou fenoxi, particularmente o 2,4-D, 2,4-DB, MCPP os hidroxibenzonitrilos {particularmente o bromoxinil e ó ioxi-nil), as imidazolinonas (particularmente o imazaquin e o imaza-pur), as sulfonilureias (particularmente o clorsulfuron e o met-sulfuron). Os nomes anteriores são nomes normalizados para desig nar os herbicidas.
Estes herbicidas são mais frequentemente utilizados â razão de 1 a 400 partes em peso por 100 partes de glifosato ou de equivalente glifosato. Utilizando o termo equivalente glifosato resume-se também o cálculo das partes como se todos os derivados de glifosato estivessem sob a forma de N-fosfonometilgli
cina.
Mais precisamente, quando se utilizam ingredientes activos herbicidas diferentes do glifosato e misturados com o glifosato as proporções seguintes são geralmente utilizadas para a relação ponderai rp: glifosato ou equivalente glifosato (rp é igual a outro herbicida glifosato + acifluorfen : 4 2. rp Z. 9 100 100 glifosato + diuron ou oxadiazon : 2 - rp - 4 glifosato + aclonifen : 1 - rp - 10 3 3 glifosato + bifenox : 1 - rp - 1 3 glifosato + diflufenican : 2 - rp - 20 glifosato + asulam : 1 4 - rp - 1 glifosato + fenoxi : 2 3 - rp - 4 glifosato + hidroxibenzonitrilo : 1 - rp - 10 glifosato + triazina : 1 3 - rp - 1 glifosato + imidazolinona : 1 í rp - 4 glifosato + sulfonilureia : 100 ^ rp - 100 6 De acordo o que jã foi dito as suspensões concentradas de acordo com a presente invenção comportam um dissolvente orgânico (ou algumas vezes chamado suporte). Este dissolvente ê um composto orgânico ou inorgânico, natural ou sintético, com o qual o ingrediente activo ou os ingredientes activos são associados para facilitar a sua aplicação sobre a planta ou sobre o solo. Este dissolvente ê por conseguinte geralmente inerte, aceitável em agricultura, particularmente sobre a planta tratada. Na presente invenção, o dissolvente pode, portanto, ser um líquido or gânico tal como, por exemplo, os esteres, particularmente o ace tato de metilglicol; as cetonas, particularmente a ciclo-hexano na e a isoforona; as fracções de petróleo; os hidrocarbonetos aromáticos, particularmente os xilenos, ou parafínicos; os hidro carbonetos clorados alifáticos ou aromáticos, particularmente os clorobenzenos, os glicóis, os oligoglicõis ou poliglicóis líquidos, quer dizer de baixo peso molecular, os óleos vegetais eventualmente esterifiçados.
De acordo com o que já foi dito, as composições concen tradas de acordo com a presente invenção podem conter um ou vários agentes tensioactivos, além do tensioactivo com carácter de activador definido antes. Como agente tensioactivo, pode-se utilizar um agente emulsionante, dispersante ou molhante do tipo iõnico ou não iõnico ou uma mistura de tais agentes tensioactivos. Pode-se citar, por exemplo, sais de ácidos poliacrílicos, sais de ácidos ligno-sulfõnicos, sais de ácidos fenolsulfõnicos ou naftaleno-sulfónicos, policondensados do óxido de etileno com álcoois gordos ou com ácidos gordos ou com aminas gordas, fenôis substituídos (particularmente alquilfenõis ou arilfenóis), sais dos ésteres de ácidos sulfo-succínicos, derivados da taurina (particularmente alquiltauratos), ésteres fosfóricos de álcoois ou de fenôis polioxietilados, ésteres de ácidos gordos e de po-liÓis, os derivados com função sulfato, sulfonato e fosfato dos compostos anteriores. -11
Os exemplos seguintes, dados a título não limitativo, ilustram a presente invenção, particularmente as suspensões con centradas de acordo coma presente invenção e sua utilização, e demonstram como esta invenção pode ser utilizada. EXEMPLO 1 200 g/litro 200 g/litro 200 g/litro 20 g/litro 10 g/litro 2 g/litro 2 g/litro 8 g/litro 300 g/litro 250 g/litro * N-fosfonometilglicina (acido) * sulfato de amónio (adjuvante) * tensioactivo (activador) definido a seguir * dispersantes/molhantes : fosfato de tris (feniletil)-fenol polietoxilado dodecilbenzeno-sulfonato de amónio * óleo organopoli-siloxânico (antiespuma) * bentonite (agente tixotrõpico) * álcool polivinílico (colõide protector) * dissolventes: propilenoglicol água O tensioactivo utilizado neste exemplo ê um composto de fórmula c8Hi7-n-(ch2-ch2-0)10-co-ch3 (CH2-CH2-0)10-CO-CH3
Tritura-se esta mistura em um moinho de esfera de maneira a obter uma microssuspensão concentrada na qual 73% da N--fosfonometilglicina está em suspensão sob a forma de partículas de tamanho compreendido entre 5 e 20 mícrons. Trata-se uma frac-ção desta suspensão concentrada mediante centrifugação; após aná -12- lise da fase líquida encontra-se 27 g/litro de N-fosfonometil- f glicina nesta fase liquida.
Esta composição concentrada mantém as suas propriedades fisicoquímicas. a) apôs permanência de um mês a 50°C, assim como b) após permanência durante um mês dividido em oito períodos de igual duração, quatro a 35°C e quatro a -10°C alternativamente .
Dilui-se, em seguida, uma composição concentrada tal como preparada no presente exemplo, em água à razão de um litro de concentrado por 100 litros de água. Obtêm-se deste modo, pra-ticamente instantaneamente, uma calda diluída e homogénea que se pulveriza â razão de 250 1/ha sobre as seguintes ervas daninhas: "Portulaca oleraceae", "Centauria Cyanus", "Sinapis arvensis", "Panicum trichoides", "Abutilon theophrasti". A dose de ingrediente activo de 500 g/ha, destrói as ervas daninhas referidas antes com as taxas de destruição respectivas de 95%, 100%, 98%, 100%, 100%. EXEMPLO 2 * N-fosfonometilglicina (acido) 200 g/1 * sulfato de amónio (adjuvante) 200 g/1 * tensioactivo (activador) utilizado no exemplo 1 200 g/1 * dispersantes/molhantes: fosfato de tris (feniletil)-fenol polie- toxilado 20 g/1 dodecilbenzeno-sulfonato de amónio 10 g/1 * óleo organopoli-siloxânico (antiespuma) 2 g/1 * álcool polivinilico (colõide protector) 2 g/1 * bentonite (agente tixotrópico) 8 g/1 EXEMPLO 2 (continuação) * dissolvente: polietilenoglicol (peso molecular : 400) 552 g/1
Tritura-se esta mistura de acordo com o processo descrito no exemplo 1 e apresenta as mesmas características de estabilidade que a composição concentrada do exemplo 1. EXEMPLO 3 125 g/litro 125 g/litro 125 g/litro 125 g/litro 20 g/litro 10 g/litro 50 g/litro 2 g/litro 2 g/litro 8 g/litro 410 g/litro * N-fosfonometilglicina (ácido) * oxadiazon * tensioactivo utilizado no exemplo 1 (nh4)2so4 * dispersante/molhante: fosfato de tris(feniletil)-fenol polietoxilado dodecilbenzeno-sulfonato de amónio dodecanol polietoxilado (30 OE) * óleo organopoli-siloxânico * bentonito (agente tixotrõpico) * álcool polivinílico (colóide protector) * dissolvente : polietilenoglicol (PM: 400)
Tritura-se esta mistura de acordo com o processo descrito no exemplo 1 e apresenta as mesmas características de estabilidade que a composição concentrada do exemplo 1. EXEMPLO 4 125 g/litro 250 g/litro * N-fosfonometilglicina (ácido) * Aclonifen
Exemplo· 4 (continuação) * tensioactivo utilizado no exemplo 1 125 g/litro * (nh4)2so4 * dispersante/molhante.: fosfato de tris (feniletil)-fenol 125 g/litro polietoxilado 30 g/litro * Propilenoglicol 270 g/litro * Ãgua 175 g/litro
Tritura-se esta mistura de acordo com o processo descrito no exemplo 1 e apresenta as mesmas características de estabilidade que a composição concentrada do exemplo 1. EXEMPLO 5 * N-fosfonometilglicina (ácido) 200 g/litro * Clorsulfuron 2 g/litro * Tensioactivo utilizado no exemplo 1 200 g/litro * WH4>2S04 * Dispersante/molhante: 200 g/litro fosfato de tris (feniletil)-fenol polietoxilado 14 g/litro Dodecanol tetraetoxilado 14 g/litro Decanol hexaetoxilado 40 g/litro * Atapulgite (agente tixotrópico) 8 g/litro * Dissolventes em quantidade suficiente para 1 litro: hidrocarbonetos aromáticos, fracção da destilação do petróleo contendo os compostos Cg a C^.
Tritura-se esta mistura de acordo com o processo descrito no exemplo 1 e apresenta as mesmas características de es -15-
tabilidade que a composição concentrada do exemplo 1.
Dilui-se esta composição concentrada de modo a espalhar-se 750 g/ha de ingrediente activo e 300 litros/ha de caída diluída sobre a terra ocupada por ervas daninhas. Observam--se as seguintes taxas de destruição sobre as ervas daninhas tratadas: 99,7% ("Centauria Cyanus"), 97,5% ("Chrysanthemum"), 80% ("Galium aparine"), 85% ("Sinapis alba"), 92,5% ("Sinapis arvensis"), 92,5% ("Stellaria media"), 93,5% ("Agrotis tenuis"), 96,5% ("Alopecurus myosuroides"), 98,5% ("Avena fatua"), 97,6% ("Lolium multiflorum"), 97,6% ("Phalaris canariensis"), 82,5% ("Poa annua").

Claims (10)

  1. β-
    R Ε I V I Ν DICAÇOES 1Processo para a preparação de composições concentradas contendo N-fosfonometilglicina e/ou um dos seus derivados, caracterizado pelo facto de se promover a suspensão no seio de um meio dissolvente or.gãnico, eventualmente hidroorgãnico, dei a) N-fosfonometilglicina e/ou um dos seus derivados tendo uma solubilidade própria na água superior a 5g/litro, de preferencia superior a 9g/litro, encontrando-se esta N-fosfonometilglicina e/ou o seu derivado presente a razão de pelo menos 100 g/litro de equivalente glifosato, estando uma parte pelo menos desta N— -fosfonometilglicina ou dos seus derivados sob a forma insolúvel no meio considerado, b) um agente tensioactivo com carácter activador e correspondente ã fórmula geral
    (AO) R, n 1 R-N \ (AO)n,R1 na qual R representa uma cadeia hidrocarbonada linear ou ramificada, alquilo ou alcenilo, comportando 8 a 22 átomos de carbono, A representa um grupo alquileno, de preferência eti-leno ou propoleno, n e π' representam números inteiros de tal modo que a soma de n + n1 está compreendida entre 2 e 40, R^ representa um átomo de hidrogénio ou um radical acilo tal como formilo, acetilo, propanollo (quer dizer CH-j-CE^-CO) ou benzoílo.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-do pelo facto de o simbolo A representar um grupo etileno ou pro-pilenc e/ou η + n' representar um número compreendido entre 16 e 30, de preferência entre 20 e 25.
  3. 3. - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de se escolher o derivado da N-fosfono-metilglicina no grupo constituído pelos sais de sódio, de potássio, de amónio inorgânico ou orgânico, particularmente os sais de % isopropilamõnio, assim como os sais de sulfõnio, isoladamente ou em mistura-.
  4. 4. - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de se utilizar a N-fosfonometilglicina ou o seu derivado em uma quantidade tal que ultrapassa o limite de solubilidade no meio considerado/ de preferencia compreendida i entre 120 e 250g/litro.
  5. 5. — Processo de acordo com a reivindicação 4, caracteri— zado pelo facto de se utilizar a N-fosfonometilglicina ou o seu derivado em uma quantidade compreendida entre 90 e 220g/litro.
  6. 6. - Processo de acordo com uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo facto de a proporção do derivado da N-fosfonometilglicina que não se dissolveu ser superior a 30%, de preferência superior a 75%.
  7. 7.- Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de a N-fosfonometilglicina, ou o seu derivado, que ê insolúvel, estar sob a forma de partículas solidas de diâmetro inferior a 30 micra, de preferência compreendido entre 1 e 20 micra.
  8. 8.- Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, -19-
    caracterizado pelo facto de se incluir um adjuvante tal como um sai de amónio, podendo este sal ser particularmente· um nitrato/ ou um fosfato , ou um sulfamato, ou um triocianato ou um sulfata.
  9. 9. - Processo de acordo com a reivindicação 8, caracteri-zado pelo facto de se misturar o adjuvante à razão de 50 a 500g/ /litro., de preferência 100 a 350g/litro.
  10. 10. — Processa de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de se diluirem ulteriormente as composições resultantes com água de modo a serem espalhadas i razão de 100 a 600 .1/ha, de ingrediente activo sendo, quanto a ele, aplicadas ã razão de 0,125 a 1,5 kg/ha. Lisboa, 2 de Maio de 1990 i'íT:pr;sdade Incíysírial
    Λ
PT93938A 1989-05-02 1990-05-02 Processo para a preparacao de composicoes liquidas concentradas a base de n-fosfonometilglicina PT93938A (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8906075A FR2648317A1 (fr) 1989-05-02 1989-05-02 Compositions liquides concentrees a base de n-phosphonomethylglycine
FR8907041A FR2647306A1 (fr) 1989-05-24 1989-05-24 Compositions liquides concentrees a base de n-phosphonomethylglycine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT93938A true PT93938A (pt) 1991-01-08

Family

ID=26227317

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93938A PT93938A (pt) 1989-05-02 1990-05-02 Processo para a preparacao de composicoes liquidas concentradas a base de n-fosfonometilglicina

Country Status (15)

Country Link
JP (1) JPH02295907A (pt)
KR (1) KR900017479A (pt)
AT (1) ATA100290A (pt)
AU (1) AU5450290A (pt)
CA (1) CA2015797A1 (pt)
DE (1) DE4013930A1 (pt)
DK (1) DK107890A (pt)
GB (1) GB2230955A (pt)
GR (1) GR1000368B (pt)
HU (1) HUT54273A (pt)
IT (1) IT1240693B (pt)
LU (1) LU87728A1 (pt)
NL (1) NL9001009A (pt)
PT (1) PT93938A (pt)
SE (2) SE9001446D0 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK165156C (da) * 1989-12-20 1993-03-01 Cheminova Agro As Herbicid formulering indeholdende glyphosatsyre
US5118444A (en) * 1991-04-10 1992-06-02 Witco Corporation Aqueous agricultural compositions exhibiting reduced irritation and corrosion
JP3773547B2 (ja) * 1991-04-17 2006-05-10 モンサント テクノロジー エルエルシー グリホセート除草剤配合物
US5430005A (en) * 1991-08-02 1995-07-04 Monsanto Company Herbicidal compositions
JPH0624918A (ja) * 1991-08-02 1994-02-01 Monsanto Co 高い有効性を有するグリホセート含有除草剤組成物
US5258359A (en) * 1991-08-02 1993-11-02 Monsanto Company Glyphosant-containing herbicidal compositions comprising acetylenic diol rainfastness enhancing agents
JPH0680504A (ja) * 1992-07-17 1994-03-22 Takeda Engei Kk 除草製剤および除草方法
DE69429336T2 (de) * 1993-02-26 2002-08-22 Zeon Corp., Tokio Zusammensetzung von Pflanzenwachstums-Beschleuniger
DK169734B1 (da) 1993-03-09 1995-01-30 Kvk Agro As Herbicidpræparat, fremgangsmåde til fremstilling heraf samt aktiverende additiv til opblanding med herbicidpræparater
US5565409A (en) * 1993-04-02 1996-10-15 Monsanto Company Liquid concentrated herbicidal microemulsion compositions comprising glyphosate and either oxyfluorfen or acifluorfen
EP0617894B1 (en) * 1993-04-02 1998-12-16 Monsanto Europe S.A./N.V. Liquid concentrated herbicidal glyphosate compositions
AU674464B2 (en) * 1993-12-14 1996-12-19 Nufarm Limited Herbicidal composition
BR9406470A (pt) 1993-12-28 1996-01-23 Kao Corp Composição e processo para aperfeiçoar produtos quimicos aplicáveis na agricultura e composição quimica aplicável na agricultura
US5622911A (en) * 1994-02-14 1997-04-22 Kao Corporation Method for enhancing the efficacy of agricultural chemical with alkoxylated fatty acid amides
MY114016A (en) * 1995-06-27 2002-07-31 Kao Corp Liquid enhancer composition for amino acid series herbicides
MY113674A (en) * 1995-06-27 2002-04-30 Kao Corp Liquid composition for stabilizing bipyridinium series herbicides
DE69715754T2 (de) * 1996-03-01 2003-05-15 Kao Corp., Tokio/Tokyo Effizienzverstärker für landwirtschaftliche chemikalien und landwirtschaftliche chemische zusammensetzungen
EP0875142B1 (en) * 1997-04-30 2003-07-02 Rohm And Haas Company Stable pesticide dispersions
DE59905589D1 (en) * 1998-12-15 2003-06-18 Basf Ag Cyclohexenonoximether / (glyphosate / gluphosinate) - suspensionskonzentrate
US6908882B1 (en) * 1999-09-09 2005-06-21 Monsanto Company Enhanced method of killing weeds with glyphosate herbicide
US8232230B2 (en) 2000-12-01 2012-07-31 Helena Holding Company Manufacture and use of a herbicide formulation
AU2002255869B2 (en) 2001-09-26 2008-06-05 Platte Chemical Co. Herbicide compound in acid form and acidifying agent
WO2004021789A1 (en) * 2002-09-04 2004-03-18 Basf Corporation In-situ production of suspension concentrate of diphenyl ether and n-(phosphono-methyl)glycine or homoalaninylmethyl-phosphinate herbicidal compositions and methods of use
DE10250551A1 (de) * 2002-10-30 2004-05-19 Clariant Gmbh Pestizidformulierungen enthaltend alkoxylierte Amine
DE10250552A1 (de) * 2002-10-30 2004-05-19 Clariant Gmbh Pestizidformulierungen enthaltend alkoxylierte Amine
KR100561598B1 (ko) * 2004-05-18 2006-03-20 주식회사 대우일렉트로닉스 김치용기 지지장치를 갖는 김치 냉장고
US8426341B2 (en) 2005-05-27 2013-04-23 Helena Holding Company Herbicide formulation
JP5704297B2 (ja) * 2009-12-15 2015-04-22 日産化学工業株式会社 水面拡散性および水中分散性が向上する水性懸濁状農薬組成物
EP3334277B2 (en) * 2015-08-13 2024-02-28 Basf Se Nonaqueous pesticide suspension comprising a water soluble solvent, an inorganic thickener, and an alkoxylate
JP7189658B2 (ja) * 2017-05-23 2022-12-14 日本曹達株式会社 農薬組成物

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4528023A (en) * 1983-07-25 1985-07-09 Stauffer Chemical Company Enhancement of herbicidal activity of tetraaluminum salts of N-phosphonomethylglycine
DE3881954T3 (de) * 1987-04-29 2005-12-15 Monsanto Europe S.A./N.V. Formulierungen von Glyphosat.

Also Published As

Publication number Publication date
DE4013930A1 (de) 1990-11-08
GR1000368B (el) 1992-06-30
DK107890A (da) 1990-11-03
IT9020184A1 (it) 1991-11-02
GR900100309A (en) 1991-10-10
SE9001446D0 (sv) 1990-04-23
IT1240693B (it) 1993-12-17
GB2230955A (en) 1990-11-07
HUT54273A (en) 1991-02-28
AU5450290A (en) 1990-11-08
ATA100290A (de) 1993-02-15
SE9001558L (sv) 1990-11-03
NL9001009A (nl) 1990-12-03
IT9020184A0 (it) 1990-05-02
CA2015797A1 (en) 1990-11-02
GB9009827D0 (en) 1990-06-20
JPH02295907A (ja) 1990-12-06
DK107890D0 (da) 1990-05-01
KR900017479A (ko) 1990-12-19
SE9001558D0 (sv) 1990-04-30
HU902645D0 (en) 1990-09-28
LU87728A1 (fr) 1991-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT93938A (pt) Processo para a preparacao de composicoes liquidas concentradas a base de n-fosfonometilglicina
AU632900B2 (en) Glyphosate compositions and their use
PT94414A (pt) Processo para a preparacao de composicoes herbicidas contendo n-fosfonometilglicina
RU2190329C2 (ru) Гербицидные композиции, способ уничтожения или подавления сорняков или нежелательных растений
KR100189390B1 (ko) N-포스포노메틸글리신 기재의 제초성 용액
PT96261A (pt) Processo de preparacao de formulacoes herbicidas a base de n-fosfonometilglicina e de combate a ervas daninhas
PT1755385E (pt) Formulações aquosas concentradas para protecção de culturas
PT92673B (pt) Processo para a preparacao de sais de amina de baixa volatilidade derivados de compostos pesticidamente activos que sao relativamente mais volateis
RU2003136773A (ru) Концентраты пестицидов, содержащие эфирамины в качестве поверхностно-активных веществ
JPH0624918A (ja) 高い有効性を有するグリホセート含有除草剤組成物
BR112012033773B1 (pt) Composição de formulação agroquímica,e, método para usar uma composição de formulação agroquímica.
JPH0324004A (ja) 除草用混合物の液状配合物
EP0569264B1 (fr) Composition phytosanitaire hydrosoluble incorporant un dérivé de semisulfosuccinate
JPH0376283B2 (pt)
PT99272A (pt) Processo para a preparacao de composicoes herbicidas contendo misturas sinergicas de (2r)-2-{4-(6-cloroquinoxalin-2-iloxi)-fenoxi}-propionato de (-+)-tetra-hidrofurfurilo com diversos outros agentes herbicidas selectivos
PT79419B (en) Process for the preparation of synergistic herbicidal compositions containing in admixture a n-phosphonomethylglycine or salts thereof with an aryloxyphenoxy-propionic acid ester
GB1561605A (en) Herbicidalcompositions
US3257192A (en) Method of killing deep-rooted weeds
US3862832A (en) Herbicidal mixture of thioalkyl carbamates and 1-phenyl-4-amino-5-halopyridazone-(6) or salts thereof
BRPI1011917B1 (pt) Composition of aquosa herbicide.
FR2661315A2 (fr) Compositions liquides concentrees a base de n-phosphonomethylglycine.
BR102012028537B1 (pt) composição surfactante, formulação herbicida contendo glifosato, e, uso da formulação herbicida contendo glifosato
BR102015009397A2 (pt) A herbicide composition, and, a method for killing or controling weed growth
PL92144B1 (pt)
TH44797A (th) สารผสมของสารฆ่าวัชพืชที่ถูกยกระดับ

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19960227