PT93754B - Suporte de placa de prateleira - Google Patents

Suporte de placa de prateleira Download PDF

Info

Publication number
PT93754B
PT93754B PT93754A PT9375490A PT93754B PT 93754 B PT93754 B PT 93754B PT 93754 A PT93754 A PT 93754A PT 9375490 A PT9375490 A PT 9375490A PT 93754 B PT93754 B PT 93754B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
throat
support
profiled part
plate
profiled
Prior art date
Application number
PT93754A
Other languages
English (en)
Other versions
PT93754A (pt
Inventor
Guy Vanroy
Original Assignee
Guillaume Vanroy Werkhuizen Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Guillaume Vanroy Werkhuizen Nv filed Critical Guillaume Vanroy Werkhuizen Nv
Publication of PT93754A publication Critical patent/PT93754A/pt
Publication of PT93754B publication Critical patent/PT93754B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47BTABLES; DESKS; OFFICE FURNITURE; CABINETS; DRAWERS; GENERAL DETAILS OF FURNITURE
    • A47B96/00Details of cabinets, racks or shelf units not covered by a single one of groups A47B43/00 - A47B95/00; General details of furniture
    • A47B96/06Brackets or similar supporting means for cabinets, racks or shelves
    • A47B96/063C-shaped brackets for gripping the shelf edge
    • A47B96/065C-shaped brackets for gripping the shelf edge adjustable to the thickness of the shelf
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47BTABLES; DESKS; OFFICE FURNITURE; CABINETS; DRAWERS; GENERAL DETAILS OF FURNITURE
    • A47B96/00Details of cabinets, racks or shelf units not covered by a single one of groups A47B43/00 - A47B95/00; General details of furniture
    • A47B96/02Shelves
    • A47B96/027Cantilever shelves

Landscapes

  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Assembled Shelves (AREA)
  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)
  • Rear-View Mirror Devices That Are Mounted On The Exterior Of The Vehicle (AREA)
  • Cabinets, Racks, Or The Like Of Rigid Construction (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
  • Unwinding Webs (AREA)
  • Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Packaging Frangible Articles (AREA)
  • Chutes (AREA)
  • Liquid Crystal Substances (AREA)
  • Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
N.° 93 754
REQUERENTE: S.A.ATELIERS GUILLAUME VANROY WERKHUIZEN N.V.,belga,industrial,com sede em 21-23A, rue de la Verrerie, 1190 BruxellesBélgica.
EPÍGRAFE: ·' SUPORTE DE PLACA DE PRATELEIRA
INVENTORES: Guy Vanroy.
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883.
Munique, com patente Europeia, em 13 de Abril de 1989 sob o ns. 89870051.3.
INPI. MOO 113 RF 18732
MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo
O presente invento diz respeito a um suporte da placa (14) de uma prateleira, que compreende pe lo menos duas peças perfiladas (1,2) que formam entre si uma garganta (13), uma primeira peça perfilada (1) que forma um dos lados superior e inferior da garganta (13), uma segunda peça perfilada (2) que forma o outro dos referidos lados, e que é caracterizado por pelo menos um dos lados da garganta (13) apresentar pelo menos uma zona dotada de capacidade de deformação elástica, por a segunda peça perfilada (2) ir fi car colocada em posição intercalada entre uma face da placa (14) e um elemento de apoio (8) da primeira peça perfilada (1) depois de se ter procedido à inserção do bordo da placa (14)
S.A. ATELIERS GUILLAUME VANROY WERKHUIZEN N.V.
SUPORTE DE PLACA DE PRATELEIRA
-2na garganta (13), e por existirem uns meios de regulação do afastamento entre os lados superior e inferior da garganta (13) que se encontram situados no referido elemento de apoio (8) e na segunda peça perfilada (2) e que são próprios para irem cooperar uns com os outros de maneira a fazer com que o referido elemento de apoio e a referida segunda peça perfilada possam ser posicionados reciprocamente em função da espessura do bordo da placa (14).
-3O presente invento diz respeito a um suporte de placa de prateleira, destinado a suportar esta em consola com encastramento numa das extremidades numa parede e compreendendo pelo menos duas peças perfiladas formando entre elas uma garganta apresentando um lado superior, um lado inferior e um fundo do lado da parede, tem como uma abertura do lado oposto a este fundo através da qual o bordo de uma placa pode ser inserido na garganta; uma primeira peça perfilada formando um dos referidos lados superior e inferior da garganta; uma segunda peça perfilada formando outro desses lados; sistemas de ajustamento do afastamento entre o lado superior e inferior da garganta, em função da espessura da placa, bem como os meios de fixação do suporte à parede.
É já conhecido o sistema de suporte dos bordos da placa de prateleira através de perfis longitudinais em forma de U entre as abas das quais é preso o bordo da placa (ver GB-1126253 e GB-1214455). Estes perfis são contudo frágeis porque, devido à sua forma intrínseca, as suas abas são fácilmente deformáveis mecânicamente.
Procurou resolver-se este problema tomando as abas de fixação do suporte indeformáveis na medida do possível. Uma solução possível segundo o estado actual da técnica consiste num suporte compreendendo um perfil alargado em forma de U no qual as abas superior e inferior deste fazem cada uma delas parte de uma estrutura triangular que é essencialmente conhecida por ser dificilmente deformável (ver GB-A-2053666).
O carácter indeformável do suporte melhora portanto a sua capacidade de sustentação da placa em consola. Contudo, põe-se um problema ao nível da introdução da placa, porque o afastamento elástico entre as abas superior e inferior estando posto de parte, uma grande precisão no fabrico dos perfis e das placas é requerida para que estas fiquem bem encaixadas na garganta dos perfis.
-4Procurou portanto obter-se também este último inconveniente propondo suportes de placa apresentando ao mesmo tempo uma certa resistência mecânica e uma certa elasticidade. Pensaram-se soluções segundo as quais a parte inferior do perfil é indeformável, enquanto a parte superior apresenta uma certa capacidade de deformação elástica (ver GB-A-2155310 e US-A-4508301)..
Conseguiu-se mesmo desenvolver um suporte de placa oferecendo a mesma resistência do suporte descrito na GB-A-2053666 e permitindo por outro lado uma introdução flexível da placa no suporte e um aspecto desta por encaixe elástico entre as abas superior e inferior do perfil (ver EP-A-236586).
Apesar destes últimos suportes segundo o estado conhecido da técnica permitirem uma certa tolerância nas espessuras das placas sem que a sua fixação por encaixe no suporte seja alterada, é claro que esta tolerância apresenta os seus limites.
Consideram-se também recentemente suportes de placa de prateleira do tipo descrito no início.
Conhecem-se em particular os suportes de prateleira postos no mercado pela firma Robert Lewis (R) (Marylebone) Limited sob a denominação comercial de Regai
Shelfit ou par la firme Aldeghi Luigi spa sob a denominação comercial de Art. 2590. Suportes de prateleira idênticos aos primeiros a serem citados foram igualmente postos no mercado (R) sob a denominação comercial de Schadébo
Nestes conhecidos suportes foram previstas duas peças realizadas em formas perfeitamente indeformáveis. Uma das peças é fixada à parede. A outra é fixada à primeira por um sistema de parafuso, que, após a colocação do bordo da placa contra a peça fixada à parede, permite apertar a placa entre as duas peças por aparafusamento.
-5Estes suportes apresentam diversos inconvenientes como aquele de necessitarem um grande número de peças separadas, uma maquinagem especial das peças, após o seu corte, para permitir o aparafusamento e uma fixação da placa por um aperto resultante únicamente da força dos parafusos, em zonas pontuais.
presente invento tem por objectivo conceber um suporte de placa de prateleira do tipo descrito no inicio que apresenta ao mesmo tempo as vantagens deste tipo de suporte de prateleira, quer isto dizer uma adaptação para placas de espessuras diferentes, e as vantagens dum suporte permitindo o ajustamento (calagem) da placa por aperto na garganta do suporte. Com todas as vantagens, estes suportes deverão por outro lado superar os inconvenientes apresentados pelos sistemas de parafuso dos suportes anteriormente referidos segundo o estado actual da técnica.
Para resolver estes problemas, foi previsto, de acordo com o invento, um suporte de placa de prateleira do tipo descrito no início, caracterizado por pelo menos um dos lados inferior e superior da garganta apresentar no mínimo uma zona de capacidade de deformação elástica que facilita a inversão do bordo da placa na abertura da garganta e permitir um aperto deste bordo na garganta, após a inserção, de modo a que, após a inserção da placa na garganta, a segunda peça perfilada fique numa posição intercalada entre uma face da placa e um elemento de apoio da primeira peça perfilada, e de modo a que os meios de ajustamento do afastamento estejam previstos no elemento de apoio acabado de referir e na segunda peça perfilada de forma a cooperarem para o posicionamento destas últimos recíprocamente em função da espessura do bordo da placa, antes da sua inversão na garganta.
Segundo uma forma de execução do invento, o elemento de apoio é concebido indeformável e uma parte da segunda peça perfilada está, do lado oposto à parede
saliente além do elemento de apoio, constituindo esta parte saliente a referida zona com capacidade de deformação elástica. Seguindo uma variante de execução, o elemento de apoio comporta, do lado da parede, uma secção indeformável e, a segunda peça perfilada constitui a referida zona de capacidade de deformação elástica. Seguindo ainda uma outra variante, o elemnto de apoio e a segunda peça perfilada são concebidas indeformáveis e a primeira peça perfilada apresenta pelo menos uma secção elásticamente deformável formando a dita zona de capacidade de deformação elástica.
Seguindo uma versão aperfeiçoada do invento, como meios de ajustamento do afastamento, o elemen to de apoio e a segunda peça perfilada são providos de orgãos de engate mútuo que cooperam através da sua forma, de modo a que, não importando qual foi a posição de ajustamento escolhida, a segunda peça perfilada seja paralela a ela mesma.
Seguindo uma versão preferêncial de execução do invento, a primeira peça perfilada compreende uma asa formando o lado superior da garganta, uma alma formando o fundo da garganta e um elemento de apoio suportando por baixo a segunda peça perfilada que constitui o lado inferior da garganta.
Outras particularidades do invento ressaltam da reivindicações anexas.
Outros detalhes e particularidades do invento ressaltam da descrição dada em seguida, a título não limitativo e com referência aos desenhos anexos.
A figura 1 representa uma vista em corte transversal de uma forma de realização de um dos perfis de um suporte de placa de acordo com o invento.
-ΊΑ figura 2 representa uma vista em corte transversal de um outro perfil correspondente aquele representado na figura 1.
As figuras 3 a 5, ilustram, em escala reduzida, três posições recíprocas dos dois perfis representados nas figuras 1 e 2.
As figuras 6 a 8 ilustram três posições de uma outra forma de realização de um suporte segundo o invento.
As figuras 9 e 10 ilustram duas posições de uma outra forma de execução de um suporte segundo o invento.
A figura 11 ilustra uma posição de ainda uma outra forma de execução de um suporte segundo o invento.
Nos desenhos, os elementos idênticos ou análogos são designados pelas mesmas referências.
Tal como ressalta em particular das figuras (1) e (2) o suporte de placa de prateleira compreende duas peças perfiladas designadas pelas referências gerais (1) e (2).
A primeira peça perfilada ilustrada compreende uma estrutura superior de secção transversal triangular, que é designada pela referência geral (3) e da qual um primeiro lado é formado por uma aba de aplicação (4) destinada a apoiar-se contra uma parede, um segundo lado é uma aba de base (5) estendendo-se perpendicularmente à parede e um terceiro lado forma uma aba de contaventamento (6) que se estende obliquamente entre a extremidade superior da aba de aplicação (4) e a extremidade oposta à parede da aba de base (5).
-8A primeira peça perfilada (1) compreende por outro lado uma alma (7) que se estende para baixo sensivelmente no prolongamento da asa de aplicação (4). Esta apresenta também uma estrutura inferior de secção transversal aproximadarnente triangular, que é designada pela referência geral (8) e da qual um primeiro lado é formado por uma aba de aplicação (9), que se estende para baixo sensivelmente no prolongamento da alma (7), um segundo lado é uma aba de suporte (10) e o terceiro lado forma uma aba de contravento (11) que se estende obliquamente entre a extremidade inferior da aba de aplicação (9) e a extremidade oposta à frente da aba de suporte (10).
As abas de aplicação (4) e (9) e a alma (7) são destinadas a ser aplicadas contra uma parede, logo que o suporte se encontre fixo. A alma (7) apresenta pelo menos uma preparação (12) através da qual um parafuso, não representado, pode ser passado, para fixação do suporte à parede.
Tal como ressalta em particular das figuras 3 a 5, a segunda peça perfilada (2) é destinada, neste exemplo de realização, a apoiar-se sobre a aba de suporte (10) da estrutura inferior (8). Esta forma aquilo que chamemos mais adiante o elemento de apoio da primeira peça perfilada (1) .
Em posição de montagem das duas peças perfiladas (1) e (2), estas formam entre si uma garganta designada de uma maneira geral pela referência (13) (ver fig. 4). Esta garganta apresenta um lado superior formado pela aba da base (5) da estrutura superior (3) da primeira peça perfilada (1), um lado inferior formado pela segunda peça perfilada (2) e um fundo, do lado da parede, que é formado pela alma (7) da primeira peça perfilada (1), bem como uma abertura do lado oposto ao fundo, através da qual um lado da placa (14) (ver figura 3, linha a traço-ponto) pode ser inserida na garganta .
Tal como ressalta em particular da figura 2, a segunda peça perfilada (2) encontra-se provida no seu bordo posterior (26), isto é do lado da parede, dum rebordo (16) que se estende verticalmente para baixo. Esta compreende ainda duas secções de superfícies aproximadamente idênticas, uma secção posterior (17) muito ligeiramente inclinada para baixo no sentido oposto à parede e uma secção anterior (18) ligeiríssimamente inclinada para cima no mesmo sentido. Estas duas secções têm assim, em secção transversal, a forma de um V extremamente espalmado e estas são mutuamente ligadas ao longo da aresta (28) formada por este V. A secção anterior (18) apresenta no seu bordo oposto à parede uma sobreespessura para baixo (19). A este bordo liga-se em seguida uma secção de extremidade em forma de U20, cuja aba exterior (15) forma aqui o bordo livre (21) do lado inferior da garganta (13).
A aba de suporte (10) da primeira peça perfilada (1) ilustrada nas figuras de 1 á 4 apresenta ao longo do seu bordo posterior três ranhuras sucessivas 22 a 24.
A profundidade destas permite introduzir nestas ranhuras o rebordo (16) da segunda peça perfilada (2). O rebordo (16) e as ranhuras 22 a 24 podem assim cons tituir os meios de engate mútuo cooperando unicamente através da sua forma.
A distância entre a ranhura (24) e a extremidade oposta à parede da aba de suporte (10) é igual à distância entre o rebordo (16) e a sobreespessura (19) da segunda peça perfilada (ver figura 5). A distância entre a ranhura (23) e a extremidade oposta à parede da aba de suporte (10) é igual à distância entre o rebordo (16) e a aba interior (25) da secção de extremidade (20) da segunda peça perfilada (ver figura 4).
A extremidade inferior do rebordo (16) da segunda peça perfilada e a face inferior da sua secção
-10de extremidade (20) estão situadas num plano imaginário (ver figura 2). Da mesma forma o bordo posterior (26) da secção posterior (17) da segunda peça perfilada (2) e o bordo livre (21) da sua secção de extremidade (20) estão situadas num mesmo plano P2, que não é atravessado por qualquer outra parte da segunda peça perfilada (2). No exemplo ilustrado os planos P^ e P2 são paralelos.
O fundo da ranhura (22) e a extremidade oposta à parede da aba de suporte (10) encontram-se num plano imaginário P^ (ver figura 1). A diferença de altura entre o fundo da ranhura (22) e o fundo da ranhura (23) equivale à diferença de altura entre o plano P^ e a espessura (19). A diferença de altura entre o fundo da ranhura (23) e o fundo da ranhura (24) equivale à diferença de altura entre a sobreespessura (19) e a face inferior da secção anterior (18), de encanto a esta sobreespessura. Deste modo, em todas as posições de ajustamento do afastamento entre os lados inferior e superior da garganta (13), a segunda peça perfilada é paralela a ela mesma.
Tal como ressalta em particular da figura 5, fora das ranhuras (22) a (24), a aba de suporte (10) do elemento de apoio tem uma forma que corresponde à face inferior das secções posterior e anterior (17) e (18) da segunda peça perfilada.(2).
Enfim, ressalta em particular das figuras (3) a (5) que, em cada uma das posições de ajustamento do afastamento previstas, a secção anterior (18) da segunda peça perfilada (2) se encontra na vertical do bordo (27), oposto à parede, do lado superior da garganta (13). Este bordo é ligeiramente inclinado sensivelmente paralelo à secção anterior (18) e encontra-se situado a uma distância D desta secção que vai variar em função da posição de ajustamento do afastamento escolhido. Vantajosamente a face superior do bordo livre (21) da segunda peça perfilada está situada no mesmo plano que a face superior da secção anterior (18).
Por outro lado, em cada uma das posições de ajustamento do afastamento, o bordo (27) encontra-se a uma distância d do plano imaginário P2 formado pelo bordo posterior (26) e o bordo livre (21) da segunda peça perfilada (2). Esta distância d também ela vai variar em função da posição de ajustamento escolhida.
O modo de utilização do suporte de prateleira que acaba de ser descrito é o seguinte:
Fixa-se numa parede a primeira peça perfilada (1) por aperto dos parafusos através das perfurações (12) previstas para este efeito na alma (7).
Consoante a espessura E_ da placa (14) a fixar peça perfilada (2) sobre o elemento de apoio formado pela estrutura inferior (8) da primeira peça perfilada (1), e em particular sobre a a aba de suporte (10) desta. Encaixa-se o rebordo (16) na ranhura apropriada (22), (23) ou (24).
A escolha desta faz-se em função da espessura E da placa (14). Na posição de ajustamento do afa£ tamento escolhido, é necessário que a distância D entre o bordo (27) e a secção anterior (18) seja superior à espessura E e o plano imaginário P2 seja mais pequena ou igual à espessura Ε. A placa, inclinada ligeiramente para baixo, pode assim ser introduzida na garganta (13) sem problema. O seu bordo anterior vem em seguida bater contra a secção posterior (17) ao nível da aresta (28). A secção posterior (17) vai servir então de rampa ascendente. Num dado instante, sobretudo se a espessura E for ligeiramente superior à distância d, a introdução da placa vai necessitar de uma deformação elástica de pelo menos uma zona de pelo de um dos lados inferior e superior da garganta (13) .
No exemplo de execição representado nas figuras 1 a 5, esta zona é formada pela secção de extre-12midade (20) da segunda peça perfilada (2). Com efeito, a estrutura superior (3) é conformada de maneira a apresentar uma forma triangular e portanto indeformável e é-o do mesmo modo que a estrutura inferior (8), formando o elemento de apoio da segunda peça perfilada (2). As secções posterior e anterior (17) e (18) desta última estão em apoio sobre a aba de suporte (10) do elemento de apoio e não se deformam portanto mais. Contráriamente, a secção de extremidade (20) é uma parte da segunda peça perfilada (2) que se encontra saliente além de elemento de apoio, totalmente ou parcialmente segundo as posições de ajustamento do afastamento escolhidas. Esta secção e portanto prevista para poder flactir ligeiramente de uma forma elástica para baixo durante a fixação final da placa. Pela sua força elástica dirigida para cima, esta serve igualmente para manter no seu devido lugar a placa em posição fixa.
Após a inserção do bordo da placa na garganta, a segunda peça perfilada (2) fica, portanto, intercalada entre uma face da placa, neste caso a face inferior, e o elemento de apoio da primeira peça perfilada.
O exemplo de realização ilustrado nas figuras 6 a 8, é muito semelhante àquele que acaba de ser descrito. O elemento de apoio é neste caso formado não apenas por uma estrutura inferior (8), triangular em secção transversal, mas também por um prolongamento livre (29), para cima, da aba de contrarrentamento (11) desta estrutura. Este prolongamento pode deste modo particular na deformação elástica procurada para a introdução da placa, simultaneamente à secção de extremidade saliente de segunda peça perfilada (2).
No exemplo de execução ilustrado na figuras 9 e 10, o elemento de apoio é formado não apenas por uma estrutura inferior (8), tiangular em secção transversal, mas também por um prolongamento (30), para o exterior, da aba de suporte (10) desta estrutura. O elemento de apoio compreende deste modo uma secção indeformável e uma secção elás-13ticamente deformável. A segunda peça perfilada (2), de forma muito simples, pode ser suportada pelo elemento de apoio segundo duas posições de ajustamento do afastamento diferentes. Nestas posições ela encontra-se apoiada, por um lado, sobre a aba de suporte (10), quer isto dizer a secção indeformável do elemento de apoio e, por outro lado, sobre o prolongamento (30) quer dizer a secção elásticamente deformável do elemento de apoio. A segunda peça perfilada forma assim a zona de capacidade de deformação elástica procurada.
Neste exemplo de execução, se a placa for demasiadamente espessa para a posição representada na figura (10), podemos então suprimir pura e simplesmente a segunda peça perfilada e utilizar a primeira peça perfilada, como elemento único do suporte.
No exemplo de execução seguinte da figura 11, o elemento de apoio, formado pela estrutura inferior de secção triangular (8), e a segunda peça perfilada (2) foram previstas como sendo indeformáveis. A zona de capacidade de deformação elástica da garganta (13) é aqui formada por uma estrutura superior (31) com secção transversal em forma de V aberto no sentido da parede. Esta estrutura não compreende senão uma aba de base (32), formando o lado superior da garganta (13), e uma aba obliqua (33), estendendo-se obliquamente para cima e para a parede desde a extremidade, oposta à parede, da aba de fase (32). A partir da introdução da placa, a aba de base (32) pode ser ligeiramente flectida para cima.
Deve compreender-se que o presente invento não é de forma alguma limitativo às formas de execução descritas anteriormente e que podem muito bem ser introduzidas modificações sem contudo se sair do seu enquadramento.
Pode por exemplo ser previsto que o elemento de apoio seja constituído pela estrutura superior da primeira peça perfilada, por exemplo a estrutura (3) da fi-14-
gura 1 ou a estrutura (31) da figura 11. Neste caso, após a inserção do bordo da placa na garganta, a segunda peça perfilada sera intercalada entre a face superior da placa e a aba de base (5) ou respectivamente (32), da estrutura superior da primeira peça perfilada. Os meios de ajustamento do afastamento serão então previstos em cima da garganta (13).
Podemos igualmente considerar diversas combinações das particularidades de cada uma das formas de execusão descritas.
Podemos também prever uma primeira peça perfilada sob a forma de uma peça alargada cujo comprimen to será partido em pedaços em função do comprimento do bordo da placa a suportar. Poder-se-ia prever, não uma segunda peça perfilada do mesmo comprimento, mas uma segunda peça perfilada curta e uma ou diversas peças perfiladas suplementares idênticas a esta.
Podemos também imaginar, um modo de ligar mútuamente de maneira rápida as peças separadas, de modo a torna-las difícieis de se perderem, conservando-lhes contudo uma grande mobilidade que permita o ajustamento do afastamento atrás descrito.

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    lâ. - Suporte de placa de prateleira, próprio para suportar sobre uma parede a placa de uma prateleira encastrada numa das suas extremidades e compreendendo pelo menos duas peças perfiladas que formam entre si uma garganta que apresenta um lado superior, um lado inferior e um fundo no lado da parede, assim como uma abertura no lado oposto ao fundo, através da qual um bordo da referida placa pode ser inserido na referida garganta, uma primeira peça perfilada que forma um dos referidos lados superior e inferior da referida garganta, uma segunda peça perfilada que forma o outro dos referidos lados, uns meios de regulação do afastamento entre o lado superior e o lado inferior da referida garganta, em função da espessura da referida placa, assim como uns meios de fixação do suporte sobre a parede, caracterizado por pelo menos um dos lados inferior e superior da referida garganta apresentar pelo menos uma zona dotada de capacidade de deformação elástica que facilita a inserção do bordo da referida placa na abertura da referida garganta e que permite que esse mesmo bordo vá ficar apertado no interior da garganta depois de ter sido inserido nessa mesma garganta, por, depois de se ter procedido à inserção do bordo da referida placa na referida garganta, a referida segunda peça perfilada ir colocada em posição intercalada entre uma face da referida placa e um elemento de apoio da primeira peça perfilada e, por os referidos meios de regulação do afastamento entre os lados superior e inferior da referida garganta se encontrarem situados no referido elemento de apoio e na referida segunda peça perfilada e serem próprios para irem cooperar uns com os outros de maneira a fazer com que o referido elemento de apoio e a referida segunda peça perfilada possam ser posicionados reciprocamente em função da espessura do bordo da referida placa, antes de se proceder à inserção dessa mesma placa na referida garganta.
    25. - Suporte de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido elemento de apoio ser indeformável e por uma parte da referida segunda peça perfilada formar, na zona da extremidade oposta à parede, uma saliência que se prolonga para além do referido elemento de apoio e que vai determinar a constituição da referida zona dotada de capacidade de deformação elástica.
  2. 3^. - Suporte de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido elemento de apoio comportar, no lado da parede, uma secção indeformável e, no lado oposto à parede, uma secção elásticamente deformável, e por a referida segunda peça perfilada determinar a constituição da referida zona dotada de capacidade de deformação elástica .
    45. - Suporte de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido elemento de apoio e a referida segunda peça perfilada serem indeformáveis e por a referida primeira peça perfilada apresentar pelo menos uma secção elásticamente deformável que vai determinar a constituição da referida zona dotada de capacidade de deformação elás-17- tica .
  3. 5â. - Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por, como meios de regulação do afastamento entre o lado superior e o lado inferior da referida garganta, o referido elemento de apoio e a referida segunda peça perfilada se encontrarem dotados de uns orgão de engate mútuo que vão cooperar por intermédio da forma, de maneira a que, qualquer que seja a posição de regulação escolhida, a referida segunda peça perfilada vá ficar sempre paralela a si própria.
  4. 6a. - Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o lado inferior da referida garganta compreender, quando vista em corte transversal, uma secção posterior, no lado da parede, e uma secção anterior, encontrando-se estas secções ligadas uma à outra e ligeiramente inclinadas para baixo em direcção à sua zona de ligação, por, qualquer que seja a posição de regulação do afastamento entre os lados superior e inferior da referida garganta que tenha sido escolhida, a referida secção anterior se achar situada na vertical do bordo, oposto à parede,,do lado superior da referida garganta, e por, na posição de regulação do afastamento entre os lados superior e inferior da referida garganta que foi escolhida, a distância entre o lado superior da referida garganta, na zona do seu bordo oposto à parede, e a referida secção anterior ser maior do que a espessura da referida placa destinada a ser suportada, ao passo que a distância entre, por um lado, o plano imaginário formado pelo bordo posterior da referida secção posterior e pelo bordo livre do lado inferior da referida garganta e, por outro lado, o ponto mais baixo do lado superior da referida garganta é ligeiramente inferior ou no máximo igual à espessura da referida placa destinada a ser suportada.
    -187a. - Suporte de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o referido bordo livre do lado inferior da referida garganta se encontrar situado numa secção terminal do lado inferior, que se acha ligada à sua referida secção anterior e que vai formar uma saliência que se prolonga para além do lado superior da referida garganta.
  5. 8§. - Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por a referida primeira peça perfilada compreender uma aba que vai formar o lado superior da referida garganta, uma alma que vai formar o fundo da referida garganta e um elemento de apoio que vai suportar pelo lado de baixo a referida segunda peça perfilada e que vai formar o lado inferior da referida garganta .
  6. 9â. - Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por as referidas duas peças perfiladas apresentarem uma forma alongada que se estende longitudinalmente segundo uma direcção paralela à parede.
    lOâ. - Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a referida primeira peça perfilada de forma alongada se estender lon
    -19gitudinalmente segundo uma direcção paralela à parede, por a referida segunda peça perfilada formar unicamente uma parte do outro dos referidos lados da referida garganta e por o su porte compreender pelo menos uma peça perfilada suplementar idêntica à referida segunda peça perfilada e ir formar uma outra parte do outro dos referidos lados da referida garganta .
    Lisboa, 12 de Abril de 1990
    Agents Oficiai da Prapriedade l«&ítrial RUA VICTOR CORO®N, 10-A. 1? 1200 LISBOA
PT93754A 1989-04-13 1990-04-12 Suporte de placa de prateleira PT93754B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP89870051A EP0392131B1 (fr) 1989-04-13 1989-04-13 Support de tablette d'étagère

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT93754A PT93754A (pt) 1991-11-29
PT93754B true PT93754B (pt) 1996-08-30

Family

ID=8203279

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93754A PT93754B (pt) 1989-04-13 1990-04-12 Suporte de placa de prateleira

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0392131B1 (pt)
AT (1) ATE89983T1 (pt)
CA (1) CA2008188A1 (pt)
DE (1) DE68906884T2 (pt)
DK (1) DK170089B1 (pt)
ES (1) ES2040502T3 (pt)
FI (1) FI900115A (pt)
NO (1) NO172165C (pt)
PT (1) PT93754B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9707983D0 (en) * 1997-04-21 1997-06-11 Mckechnie Uk Ltd Shelving system

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE8328175U1 (de) * 1983-09-30 1984-01-12 Pincerbrook Ltd., Kingston-upon-Thames, Surrey Regalbretthalterung
DE8613822U1 (de) * 1986-05-22 1986-08-28 Cliffhanger (Export) Ltd., Southend-on-Sea, Essex Regalbretthalterung
US4691887A (en) * 1986-08-11 1987-09-08 Knape & Vogt Manufacturing Co. Shelf anchor
US4765575A (en) * 1987-03-18 1988-08-23 Modulus, Inc. Cantilever shelf support

Also Published As

Publication number Publication date
ES2040502T3 (es) 1993-10-16
DE68906884D1 (de) 1993-07-08
DK170089B1 (da) 1995-05-22
ATE89983T1 (de) 1993-06-15
NO900223D0 (no) 1990-01-16
CA2008188A1 (fr) 1990-10-13
DE68906884T2 (de) 1993-09-09
NO900223L (no) 1990-10-15
FI900115A (fi) 1990-10-14
DK7890A (da) 1990-10-14
EP0392131B1 (fr) 1993-06-02
EP0392131A1 (fr) 1990-10-17
FI900115A0 (fi) 1990-01-09
DK7890D0 (da) 1990-01-11
NO172165C (no) 1993-06-16
NO172165B (no) 1993-03-08
PT93754A (pt) 1991-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2869984T3 (es) Riel de techo para un vehículo automotor, vehículo automotor con riel de techo, así como procedimiento para la fabricación de un riel de techo
ES2342471T3 (es) Soporte para maquina lavadora de ropa y aparato secador de ropa.
US3675955A (en) Cabinet bracket
JPH0322593A (ja) 電気的スイッチ装置用キャビネット
PT1172911E (pt) Dispositivo de ligação de calhas
PT1619343E (pt) Sistema de painéis de porta / janela com estrutura em alumínio
PT92811B (pt) Painel para a realizacao de piscinas e seu processo de fabricacao
US3613931A (en) Collapsible crate or box
PT93754B (pt) Suporte de placa de prateleira
BR102015007588A2 (pt) conexão de palheta de limpador de pára-brisa para multiplos tipos de braços
PT101714B (pt) Dispositivo de fixacao de placas de revestimento
JPS5852852B2 (ja) ワイパ−・ブレ−ド
ES2444416T3 (es) Soporte para escalera de cable y método para la manufacturación del mismo
PT96006B (pt) Dispositivo para armazenamento de recipientes de alimentos
US4496263A (en) Coupling device for coupling panels and like structural members
ES2312383T3 (es) Caja.
ES2397643T3 (es) Riel para la suspensión de armarios
ES2232768T3 (es) Tuerca de remache ciego con retencion de cierre perfeccionada.
PT753637E (pt) Estrutura para a montagem de portas de correr
PT1666309E (pt) Clipe para fixação de um embelezador de tejadilho de um veículo, conjuntos formados por esses clipes e um embelezador de tejadilho e veículo que os comporta
KR930004877B1 (ko) 판넬 조인트
ES2212948T3 (es) Dispositivo de fijacion.
ES2219236T3 (es) Unidad de montaje.
PT91985B (pt) Suporte de assento para veiculo de transporte colectivo e assento equipado com este suporte
DE2802893A1 (de) In wandungen versenkt einbaubarer geraetekasten

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19900417

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960510

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19971130