PT93349A - Processo para a preparacao de novos combinados herbicidas contendo uma composicao herbicida solida comportando n-fosfonometilglicina - Google Patents

Processo para a preparacao de novos combinados herbicidas contendo uma composicao herbicida solida comportando n-fosfonometilglicina Download PDF

Info

Publication number
PT93349A
PT93349A PT93349A PT9334990A PT93349A PT 93349 A PT93349 A PT 93349A PT 93349 A PT93349 A PT 93349A PT 9334990 A PT9334990 A PT 9334990A PT 93349 A PT93349 A PT 93349A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
glyphosate
composition
herbicide
bag
solid
Prior art date
Application number
PT93349A
Other languages
English (en)
Inventor
Francois Darchy
Original Assignee
Rhone Poulenc Agrochimie
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Agrochimie filed Critical Rhone Poulenc Agrochimie
Publication of PT93349A publication Critical patent/PT93349A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N25/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests
    • A01N25/34Shaped forms, e.g. sheets, not provided for in any other sub-group of this main group
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N57/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds
    • A01N57/18Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds having phosphorus-to-carbon bonds
    • A01N57/20Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds having phosphorus-to-carbon bonds containing acyclic or cycloaliphatic radicals

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

RHÔNE-POULENC AGROCHIMIE "Processo para a preparação de novos combinados herbicidas con tendo uma composição herbicida sólida comportando N-fosfonome tilglicina" A presente invenção diz respeito a um novo combinado herbicida pronto a utilizar assim como à sua utilização.
Desde há muitos anos que se utilizam herbicidas não selectivos, quer para as aplicações ditas industriais ou dos espaços públicos, estradas, caminhos de ferro e outros, quer para as culturas. Neste último caso, utilizam-se de preferência herbicidas de fraca toxicidade para as culturas com o objectivo particularmente, de reduzir a acção de lavrar. 0 herbicida aplica-se então durante um intervalo de tempo em que não é susceptível de causar danos substanciais â cultura, por exemplo pouco antes ou pouco depois da colheita.
Entre os herbicidas largamente desenvolvidos, encontram-se os descritos nas patentes de invenção norte-americana NQ 3 799 758 e francesa Ns 2129327 que são os derivados da N--(fosfonometil)-glicina (igualmente denominada glifosato).
Ainda que estas patentes de invenção descrevam um grande número de derivados compreendendo o próprio ácido, só o sal de isopropilamónio deu lugar a numerosas utilizações, abundantes e comerciais. Há por outro lado uma necessidade que se vem tornando cada vez mais premente em relação â protecção do meio ambiente , que é a de eliminar a poluição causada pelas embalagens de pesticidas. Com efeito, quando os agricultores utilizam um recipiente contendo um pesticida, este recipiente nunca é -,2- em geral completamente esvaziado e é muito frequente que os agricultores deixem estes recipientes vazios ao abandono.
Estes recipientes abandonados contendo ainda pesticida constituem um risco de poluição quer para as pessoas, os animais, o meio ambiente, as águas e outros.
Ainda que a N-(fosfonometil)-glicina e os seus derivados sejam considerados como pouco tóxicos, não restam dúvidas que constituem factores de poluição, sobretudo quando são manipulados com uma certa neglicência como a que é infelizmente muito frequente na prática.
Um objectivo da presente., invenção é reduzir os factores de poluição referidos antes. E igualmente desejável reduzir os riscos de poluição ligados à manipulação de pesticidas, eliminando o contacto directo destes pesticidas com as pessoas que os manipulam, tanto os fabricantes como os transportadores e os agricultores. E igualmente desejável eliminar, na medida do possível, os recipientes contendo directamente os produtos pesticidas sem que para isso se aumente o contacto directo dos pesticidas com as pessoas que os manipulam.
Para resolver estes problemas, propôs-se os plásticos (ou polímeros) hidrossolúveis, quer dizer solúveis em água. 0 glifosato de isopropilamónio sendo muito solúvel em água, poderia, por isso mesmo parecer muito apropriado para a utilização com plásticos hidrossolúveis. Contudo, na prática, apareceram dificuldades ligadas ao facto deste sal ser mal cristalizável e de nunca ser portanto utilizável directamente como pó destinado a encher saquinhos de plástico. E evidente que a formulação habitual deste sal, que é uma solução aquosa de glifosato de isopropilamónio, é ainda menos apropriada para ser utilizada em saquinhos hidrossolúveis, uma vez que ela dissolveria imediatamente os referidos saquinhos antes de qualquer utilização.
Um objectivo da presente invenção é o de resolver os problemas referidos antes.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em fornecer herbicidas limpos em relação ao meio ambiente.
Um outro objectivo da presente invenção é fornecer herbicidas totais e/ou não selectivos pronto a utilizar. Um outro objecti.vo da presente inveção é fornecer herbicidas totais sob uma forma manipulável comodamente e com segurança pelos utilizadores.
Um outro objectivo da presente invenção é fornecer combinados herbicidas constituídos por sacos ou saquinhos hidrossolúveis contendo uma composição pesticida fácil de realizar e fácil de utilizar para o enchimento dos referidos saquinhos·
Um outro objectivo da presente invenção é fornecer combinados facilmente hidrodispersáveis em que o ingrediente activo herbicida é fácil e directamente misturável com outros ingredientes habituais para constituir a composição com que se deve encher os sacos. Este problema é, com efeito, particularmente agudo com o glifosato - sal de isopropilamónio que ê solúvel em água e, por conseguinte, muito hidrófilo, enquan to muitos outros herbicidas são dificilmente compatíveis com ele em virtude, particularmente, da sua fraca solubilidade em água. Ora, verificou-se que é bastante desejável associar dir-versos ingredientes activos ao glifosato com o objectivo, particularmente, de acelerar a sua velocidade de acção e/ou de alargar o seu espectro de actividade e/ou de aumentar a sua remanescência (persistência da acção no tempo). A ausência de compatibilidade traduz-se pela formação de misturas pastosas não manipuláveis nas condições habituais de manipulação.
Um objectivo da presente invenção ê portanto permitir associar o glifosato a diversos ingredientes activos herbicidas ·
Outros objectivos e vantagens da presente invenção aparecerão ainda durante a descrição que se segue. A presente invenção diz por conseguinte respeito a um combinado herbicida pronto a utilizar compreendendo um saco (ou saquinho) constituído por um polímero, sólido no estado seco e hidrossolúvel, sendo o referido combinado caracterizado pelo facto de o referido saco ser fechado e conter uma composição herbicida que compreende N-fosfonometilglicina ou um dos seus sais de sódio ou de potássio, estando a referida composição sob a forma de pó molhável (sólido). A N-fosfonometilglicina (ou glifosato) é um triácido.
Salvo indicação expressa em contrário, as percentagens mencionadas na presente descrição da invenção são percentagens em peso.
Os sacos utilizados na presente invenção têm geralmente uma capacidade que lhes permite conter entre 0,1 kg e 10 kg de composição herbicida, de preferência entre 0,5 kg e 5 kg. De acordo com uma modalidade preferida da presente invenção, os sacos são completamente cheios com as composições herbicidas utilizadas.
As paredes dos sacos utilizados na presente invenção são sólidas como já se referiu, mas são com vantagem flexíveis. Têm uma espessura geralmente compreendida entre 20 e 100 micra, de preferência entre 30 e 60 micra. Estes sacos possuem geralmente uma orla fechada por soldadura.
Os polímeros hidrossolúveis que podem constituir os sacos utilizados na presente invenção são compostos já conhecidos. Como polímeros hidrossolúveis podem citar-se prin-ciplamente os polímeros de álcool vinílico, particularmente quando são plastificados com polióis. Outros polímeros podem também ser eventualmente utilizados desde que sejam sólidos estado seco e solúveis em água, por exemplo a metilcelulose ou copolímeros de óxido de etileno, os polímeros da vinil--pirrolidona, ou de acetato de vinilo, a gelatina, a carboxi-metil-celulose, a dextrina, a hidroximetil-celulose, a metil--celulose, associados a polióis, tais como o etileno-glicol, o propilenoglicol, o glicerol e o sorbitol. Em geral, os combinados de acordo com a presente invenção apresentam uma certa fragilidade que torna preferível introduzir os referidos combinados em recipientes externos menos frágeis. Estes recipientes podem ser de materiais baratos como o cartão ou o alumínio devido aos apertos moderados a que são submetidos. A presença deste recipiente externo não constitui um factor de poluição na medida em que este recipiente não contém directa-mente pesticidas e que não ê poluente se for descartado.
As composições herbicidas sólidas que enchem os sacos de acordo com a presente invenção podem conter igualmente qualquer espécie de outros ingredientes tais como, por exemplo, colóides protectores, adesivos, espessantes, agentes tixotró- picos, agentes de penetração, estabilizantes, sequestrantes, etc., assim como outros ingredientes activos conhecidos com propriedades pesticidas (particularmente insecticidas, fungicidas ou herbicidas) ou com propriedades reguladoras do crescimento das plantas. Mais geralmente, os compostos utilizados na presente invenção podem ser associados a qualquer aditivo sólido ou líquido correspondendo às técnicas habituais da formulação. Composições comportando entre 0,1 e 70# de sal de amónio (NH^), particularmente o sulfato, e de preferência entre 10 e 30#, são particularmente vantajosas.
Oomo ingredientes herbicidas que se podem misturar com derivados do glifosato nos sacos dos combinados de acordo com a presente invenção, pode-se citar o acifluorofen, o aclonifen o bifenox, o diflufenican, o asulam, as triazinas (particularmente a simazina e a atrazina), o diuron e o oxadiazon, os herbicidas de tipos hormona ou fenoxi, particularmente o 2,4-D -/ 2,4-DB /MCPP, os hidroxibenzonitrilos (particularmente o bromoxinil e o ioxinil), as imidazolinonas (particularmente o imazaquin e o imazapur), as sulfonilureias (particularmente o clorsulfuron e o metsulfuron). Os nomes anteriormente descritos são nomes normalizados para designar os herbicidas.
Estes herbicidas são quase sempre utilizados à razão de 1 a 400 partes em peso para 100 partes de glifosato ou de equivalente de glifosato. Utilizahdo o termo equivalente de glifosato estabelece-se assim o cálculo das partes como se todos os derivados do glifosato estivessem sob a forma de N-fosfonometilglicina.
Mais precisamente, quando se utilizam ingredientes activos herbicidas distintos do glifosato e misturados com o glifosato as seguintes proporções são geralmente utilizadas pela relação ponderai rp: glifosato ou equivalente de glifosato (rp ê igual a --— outro herbicida ) glifosato + acifluorfen : 4 100 rp 9 100 glifosato + diuron ou oxadiazon: 2 rp 4 glifosato + aclonifen : 1 3 rp 10 3 glifosato + bifenox 1 . 3 rp 1 glifosato + diflufenican 2 rp 20 glifosato + asulam : 1 4- rp 1 glifosato + fenoxi ; 2 3 rp 4 glifosato + hidroxibenzonitrilo : 1 rp 10 glifosato + triazina : 1 3 ' rp 1 glifosato + imidazolinona 1 100 rp 4 glifosato + sulfonilureia 100 rp 100 6
De um modo geral, as composições herbicidas utilizadas na presente invenção contêm habitualmente entre 0,05 e 95$ aproximadamente de um ou vários ingredientes activos herbicidas, entre 1% e 95$ aproximadamente de um ou vários suportes sólidos e eventualmente entre 0,1 e 50# aproximadamente de um ou vários agentes tensioactivos.
De acordo com o que já foi dito os ingredientes activos herbicidas utilizados na presente invenção estão geralmente associados a suportes e eventualmente a agentes tensioactivos.
Pelo termo "suporte”, na presente memória descritiva, designa-se um material orgânico ou inorgânico, natural ou sintético, com o qual se associa o ingrediente activo para facilitar a sua aplicação sobre a planta ou sobre o solo.
Este suporte é, por conseguinte, geralmente inerte e deve ser aceitável em agricultura, particularmente sobre a planta tratada. 0 suporte é de preferência sólido (argilas, silica-tos naturais ou sintéticos, sílica, resinas, ceras, adubos sólidos, etc). 0 agente tensioactivo pode ser um agente emulsionante, dispersante ou molhante do tipo iónico ou não iónico ou uma mistura de tais agentes tensioactivos. Pode-se citar por exemplo sais de ácidos poliacrílicos, sais de ácidos ligno-sulfónicos, sais de ácidos fenolsulfónicos ou naftaleno-sul-fónicos, policondensados de óxido de etileno com álcoois gordos ou com ácidos gordos ou com aminas gordas, fenóis substituídos (particularmente alquilfenois ou arilfenóis), sais de ésteres de ácidos sulfosuccínicos, derivados da taurina (particularmente alquiltauratos/, ésteres fosfóricos de álcoois ou de fenóis polioxietilados, ésteres de ácidos gordos e de polióis, derivados com função sulfato, sulfonato e fosfato dos compostos anteriores. A presença de pelo menos um agente tensioactivo é geralmente indispensável quando o suporte inerte não é ou é pouco solúvel em água e o agente final vector da aplicação do herbicida para o agricultor for a água.
Os pós molháveis (ou pó para pulverizar) são habitualmente preparados de modo a conterem entre 10 e 80# de ingrediente activo e contêm habitualmente, além do suporte sólido, entre 0 e 5# de um agente molhante, entre 3 e 10# de um agente dispersante e, quando necessário, entre 0 e 80# de um ou vários estabilizantes e/ou outros activos, como agentes de penetração, sais orgânicos ou inorgânicos, de preferência o sulfato de amónio, adesivos, ou agentes antiaglomerantes, corantes, etc · A título de exemplo, dá-se a seguir por um lado exemplos de diversas composições de pós molháveis utilizáveis nos combinados de acordo com a presente invenção e por, outro lado, exemplos de realização e de utilização de combinados de acordo com a presente invenção a partir das referidas composições. Nestes exemplos o ingrediente activo é a N-(fosfonometil)-gli-cina ou um dos seus sais de sódio ou de potássio. EXEMPLO 1: - ingrediente activo 30# - lignosulfonato de cálcio (desfloculante) 5$ - isopropilnaftaleno-sulfonato (agente) molhante aniónico 1# - sílica antiaglomerante 5% - caulino (carga) 39# EXEMPLO 2: A seguir dá-se um outro exemplo de pó molhável a 25#: - xo - - ingrediente activo 25# - amina alifática (C^q a C^g) polietoxilada 10# - álcool alifático (Cg a C-^g) polietoxilado 10# - sílica antiaglomerante 25# - caulino 30# EXEMPLO 3: A seguir dá-se um outro exemplo de pó molhável: - ingrediente activo 25# - amina alifática (^iQ^C^g) polietoxilada 10# - álcool alifático (Cg-C^g) polietoxilado 10#
J - sulfato de amónio 20# - sílica antiaglomerante 25# - caulino 10#
Para se obter estes pós molháveis, mistura-se intima-mente o ingrediente ou os ingredientes activos em misturadores apropriados com as substâncias adicionais eventualmente impregnadas sobre uma carga porosa e tritura-se com moinhas ou outros trituradores apropriados. EXEMPLO 4:
J - glifosato (ácido) : 25# - amina (0-j_q a C^g) polietoxilada : 10# - álcool (Cg a 0lg) polietoxilado : 10# - (NH4)2 SO^ : 30# - sílica antiaglomerante : 25# EXEMPLO 5: - glifosato (ácido) : 20# - acifluorfen (ácido) : 9# - álcool (Og a C^g) polietoxilado : 12# - (NH4)2 S04 : 35# - sílica antiaglomerante : 19# - Na2 CQ3 : 5# EXEMPLO 6: - glifosato (sal de Na) : 25# - oxadiazon : 23% - lignosulfonato de cálcio (dispersante) : 3% - isopropilnaftaleno-sulfonato de sódio (molhante) : 1% - sílica antiaglomerante : 3% - caulino : 39% EXEMPLO 7: - glifosato (sal de Na) : 10# - aclonifen : 20# - álcool (Cg-C^g) polietoxilado : 10# - (NH^ S04 : 25# - lignosulfonato de cálcio (dispersante) : 5# - sílica antiaglomerante : 20# - caulino : 10# EXEMPLO 8:
Para determinar a capacidade de escoamento do pó, propriedade necessária ao seu acondicionamento nos saquinhos hi-drossolúveis, efectuou-se o seguinte teste:
Em um funil cujo diâmetro inferior é de 2,5 cm, despeja-se, tapando o orifício de escoamento, uma quantidade de 100 g de pó tal como descrito nos exemplos anteriores. Deixa--se em seguida escoar o pó e mede-se o tempo necessário para a passagem de 100 g.
No caso de pó fluente, quer dizer com boa capacidade de escoamento, este tempo deve ser inferior a 10 segundos.
Este ensaio foi aplicado às fórmulas descritas nos exemplos 4- a 7» 03 resultados são os seguintes:
Ex 4· : 5 segundos 5 : 6 segundos 6.: 5,5 segundos 7 : 7 segundos 12
Este ensaio foi igualmente aplicado a uma fórmula sólida preparada derivada do exemplo 4 mas substituindo o gli-fosato sob a forma ácida pelo seu sal de isopropilamónio, neste caso, o composto cola-se à parede do funil e tapa rapidamente o nrifício de escoamento : isto mostra a inaptidão desta formulação de glicosato para ser acondicionada em saquinhos hidrossolúveis. EXEMPLO 9;
Coloca-se um quilograma da composição (pó molhável) do exemplo 1 em um saco de capacidade correspondente de modo a encher este saco· Este saco de álcool polivinílico (plastificado com um poliol) tinha inicialmente uma forma rectangular e estava fechado em três lados, A mistura dos diferentes constituintes da composição o'á se tinha realizado muito facilmente em virtude da natureza destes constituintes; por seu lado, o enchimento com a composição herbicida no saco efectua-se muito facilmente e sem dificuldade em virtude, igualmente, da natureza dos seus constituintes· Eecha-se então o saco mediante soldadura do último lado.
Lança-se este saco completamente cheio, que constitui um combinado de acordo com a presente invenção, em 100 litros de água sob agitação vigorosa. A película do polímero desaparece ao cabo de dez minutos e a composição herbicida dispersa--se totalmente e de maneira homogénea na massa de água que está deste modo pronta para a sua utilização em um pulverizador (sem rolhagem). EXEMPLO 10:
Repete-se o processo descrito no exemplo 9 mas subs- tituindo sucessivamente a composição herbicida por cada uma das composições herbicidas dos exemplos 2 e 3· São obtidos resultados igualmente bons· EXEMPLO 11
Enche-se a cuba de um pulverizador com uma capacidade total de 600 litros com 300 litros de água. Lança-se, em seguida, 3 sacos contendo 4- kg de herbicidas correspondente à composição do exemplo 4·. A película de polímero desaparece completamente após 2 minutos e o pó começa a dispersar-se na água. Completa-se, em seguida, a cuba com 300 litros de água e põe-se. a bomba de agitação em funcionamento durante 2 minutos para terminar a dispersão do composto na cuba. Pulveriza--se, em seguida a calda sobre 3 ha de cultura sem obturação de tubos.
J

Claims (14)

14
( R Ε I V I N D I C A g Õ Ε S 1. - Processo para a preparação de um combinado herbici da pronto a utilizar, caracterizado pelo facto de se preparar previamente uma composição herbicida sólida mediante mistura de uma quantidade eficaz compreendida entre 0,05 e 95% aproximada-mente de N-fosfonometilglicina ou um dos seus sais de sódio ou de potássio e de se introduzir a composição obtida em um saco constituído por um polímero, sólido e flexível no estado seco e hidrossoluvel, após o que se fecha o referido saco.
2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte- 15
rizado pelo facto de se obter a composição herbicida mediante mis^ tura de: - A) N-fosfonometilglicina ou um dos seus sais de sódio ou de potássio e - B) um herbicida escolhido no grupo constituído pelo acifluorfen, o aclonifen, o bifenox, o diflufenican, o asulam, as triazinas (particularmente a simazina e a atrazina), o diuron e o oxadiazon, os herbicidas de tipos hormona ou fenoxi, particularmente o 2,4-D, j 2,4-DB, /MCPP, os hidroxibenzonotri-los (particularmente o bromoxinil e ioxinil), as imidazolinonas (particularmente o imazaquin e imazapur), as sulfonilureias (particularmente o clorosulfuron e o metsulfuron).
3. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracte-rizado pelo facto de se escolher o herbicida fenoxi entre o 2,4-D ou o 2,4-DB ou MCPP; de se escolher o hidroxibenzonitrilo entre o bromoxinil e o ioxinil; de se escolher a imidazolinona entre o imazaquin e o imazapur; e de se escolher a sulfonilureia entre o clorosulfon ou o metsulfon).
4. - Processo de acordo com uma das reivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo facto de se utilizar o herbicida B ã ra zão de 1 a 400 partes em peso por 100 partes de glifosato ou de equivalente de glifosato. 16 ( *
5.- Processo de acordo com a reivindicação 4, caracte rizado pelo facto de se escolher a relação ponderai rp = herbicida A / herbicida B em uma ou outra das seguintes desigualdades : glifosato + acifluorfen 4_ rp 9 100 100 glifosato + diuran ou oxadiazon: 2 rp 4 glifosato + aclonifen: 1 rp 10 3 3 glifosato + bifenox 1 3 rp 1 glifosato + diflufenican 2 rp 20 glifosato + asulam: 1 rp 1 4 glifosato + fenoxi: 2 rp 4 3 glifosato + hidroxibenzonitrilo: 1 rp 10 glifosato + triazina: 1 3 rp 1 glifosato + imidazolinona 1 rp 4 glifosato + sulfonilureia: 100 6 rp 100 ou vários ingredientes activos herbicidas, com entre 1% e 95% aproximadamente de um ou vários suportes sólidos e eventualmente entre 0,1 e 50% aproximadamente de um ou vários agentes ten sioactivos, para se obter a composição sob a forma de um pó mo- 17
lhável e de se introduzir a composição obtida em um saco constituído por um polímero, sólido e flexível no estado seco e hidros solúvel, após o que se fecha o referido saco.
6. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado pelo facto de a composição compreender entre 0,1 e 70% do sal de amónio, de preferência o sulfato.
7. - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 ou 7, caracterizado pelo facto de o ingrediente activo herbicida ser a N-fosfonometilglicina.
8. - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de as composições contidas nos sacos hidrossolúveis de acordo com a presente invenção conterem acifluorofen ou simazina ou diuron ou oxadiazon.
9. - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de o polímero do saco ser flexível no estado seco.
10.- Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de o polímero ser álcool poliviní lico. 18
11. - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de as paredes do saco utilizado na presente invenção terem uma espessura compreendida entre 20 e 100 micra, de preferência entre 30 e 60 micra e pelo facto de estes sacos terem pelo menos uma orla fechada mediante soldadura . J
12. - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo facto de se introduzirem os combina dos em recipientes externos de cartão ou alumínio.
13. - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo facto de se incluir entre 0,1 e 10 Kg de composição herbicida.
14. - Processo de acordo com a reivindicação 13, carac terizado pelo facto de se incluir entre 0,5 e 5 Kg de composição herbicida,
PT93349A 1989-03-07 1990-03-06 Processo para a preparacao de novos combinados herbicidas contendo uma composicao herbicida solida comportando n-fosfonometilglicina PT93349A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8903207A FR2644036B1 (fr) 1989-03-07 1989-03-07 Combine herbicide constitue d'un emballage polymere hydrosoluble et d'un herbicide contenant de la n-phosphonomethylglycine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT93349A true PT93349A (pt) 1990-11-07

Family

ID=9379590

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93349A PT93349A (pt) 1989-03-07 1990-03-06 Processo para a preparacao de novos combinados herbicidas contendo uma composicao herbicida solida comportando n-fosfonometilglicina

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0387165A1 (pt)
JP (1) JPH02289505A (pt)
AU (1) AU641141B2 (pt)
BR (1) BR9001170A (pt)
CA (1) CA2011531A1 (pt)
FR (1) FR2644036B1 (pt)
HU (1) HUT54022A (pt)
PT (1) PT93349A (pt)
ZA (1) ZA901751B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5599769A (en) * 1990-11-13 1997-02-04 Hoechst Aktiengesellschaft Synergistic herbicidal compositions comprising glyphosate or glufosinate in combination with a sulfonylurea herbicide
ES2101088T3 (es) * 1991-01-24 1997-07-01 Monsanto Co Formulaciones de glifosato mejoradas.
DE69429336T2 (de) * 1993-02-26 2002-08-22 Zeon Corp., Tokio Zusammensetzung von Pflanzenwachstums-Beschleuniger
BR9406470A (pt) 1993-12-28 1996-01-23 Kao Corp Composição e processo para aperfeiçoar produtos quimicos aplicáveis na agricultura e composição quimica aplicável na agricultura
US6586367B2 (en) 1996-09-05 2003-07-01 Syngenta Crop Protection, Inc. Process for the control of weeds
DE19814092A1 (de) * 1997-04-15 1998-10-22 Stefes Agro Gmbh Pflanzenschutzmittel
DE19815820A1 (de) * 1998-04-08 1999-10-14 Hoechst Schering Agrevo Gmbh Synergistische herbizide Mittel auf Basis von phosphorhaltigen Blattherbiziden, Imidazolinonen und Wuchsstoffherbiziden
JP2003192510A (ja) * 2001-12-27 2003-07-09 Hodogaya Agros Kk グリホサートを含む混合微粒剤
US6727219B2 (en) 2002-07-01 2004-04-27 E. I. Du Pont De Nemours And Company Single dosage oxidizing treatment

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB922317A (en) * 1958-05-05 1963-03-27 Associated Fumigators Ltd Improvements in or relating to means for packaging pesticides
PH16509A (en) * 1971-03-10 1983-11-08 Monsanto Co N-phosphonomethylglycine phytotoxicant composition
ZW1682A1 (en) * 1981-02-09 1983-08-31 Aeci Ltd Insecticidal composition
WO1984003607A1 (en) * 1983-03-16 1984-09-27 Chevron Res Glyphosate-type herbicidal compositions
JPS6061504A (ja) * 1983-09-14 1985-04-09 Tokyo Organ Chem Ind Ltd 農薬製剤組成物

Also Published As

Publication number Publication date
EP0387165A1 (fr) 1990-09-12
BR9001170A (pt) 1991-03-19
HUT54022A (en) 1991-01-28
HU901322D0 (en) 1990-05-28
FR2644036B1 (fr) 1992-01-17
ZA901751B (en) 1991-06-26
FR2644036A1 (fr) 1990-09-14
CA2011531A1 (fr) 1990-09-07
AU641141B2 (en) 1993-09-16
JPH02289505A (ja) 1990-11-29
AU5078990A (en) 1990-09-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2190329C2 (ru) Гербицидные композиции, способ уничтожения или подавления сорняков или нежелательных растений
JP3152991B2 (ja) 液状除草剤組成物
KR100378575B1 (ko) 글리포세이트 조성물 및 이의 사용방법
AU632900B2 (en) Glyphosate compositions and their use
CN104918490B (zh) 水性助剂组合物
EP1755385B1 (de) Konzentrierte wässrige formulierungen für den pflanzenschutz
ES2373730T3 (es) Composición agroquímica que contiene ésteres de ácidos fosfóricos.
EA003143B1 (ru) Концентрированная гербицидная композиция
JPH06506426A (ja) 包装システム
CS232732B2 (en) Herbicide emulsion agent
KR20010104305A (ko) 글리포세이트 제초제의 콤팩트 보관 및 운송 시스템
JPS60231604A (ja) 殺虫剤性の水性マイクロエマルジヨン組成物
CA2937009C (en) Stable liquid herbicidal composition of glufosinate
IE920412A1 (en) Glyphosate compositions and their use
PT93349A (pt) Processo para a preparacao de novos combinados herbicidas contendo uma composicao herbicida solida comportando n-fosfonometilglicina
US6107249A (en) Glyphosate formulations
US4224049A (en) Compatibility agents and method of use
HRP930638A2 (en) New compositions
BR112014002543B1 (pt) composição herbicida de glifosato em pó solúvel preparada no local e seu processo de preparação
AU2010244980B2 (en) Dispersants in high-electrolyte solutions
JPS62175408A (ja) 除草用微粒剤
ES2940336T3 (es) Composición agroquímica
US5198431A (en) Concentrated aqueous emulsions of neophanes and azaneophanes for use in plant protection
EP3669653A1 (en) Agrochemical composition
KR100511847B1 (ko) 상승 효과를 나타내는 제초제 혼합물

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19960102