PT93140B - Processo para a preparacao de novas homopoliimidas termoestaveis de combustao lenta - Google Patents
Processo para a preparacao de novas homopoliimidas termoestaveis de combustao lenta Download PDFInfo
- Publication number
- PT93140B PT93140B PT93140A PT9314090A PT93140B PT 93140 B PT93140 B PT 93140B PT 93140 A PT93140 A PT 93140A PT 9314090 A PT9314090 A PT 9314090A PT 93140 B PT93140 B PT 93140B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- process according
- toluylene
- diisocyanate
- polymerization accelerator
- thermostable
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C08—ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
- C08G—MACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
- C08G73/00—Macromolecular compounds obtained by reactions forming a linkage containing nitrogen with or without oxygen or carbon in the main chain of the macromolecule, not provided for in groups C08G12/00 - C08G71/00
- C08G73/06—Polycondensates having nitrogen-containing heterocyclic rings in the main chain of the macromolecule
- C08G73/10—Polyimides; Polyester-imides; Polyamide-imides; Polyamide acids or similar polyimide precursors
- C08G73/1067—Wholly aromatic polyimides, i.e. having both tetracarboxylic and diamino moieties aromatically bound
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Polymers & Plastics (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Macromolecular Compounds Obtained By Forming Nitrogen-Containing Linkages In General (AREA)
- Fireproofing Substances (AREA)
- Artificial Filaments (AREA)
- Polymers With Sulfur, Phosphorus Or Metals In The Main Chain (AREA)
- Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
- Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
- Saccharide Compounds (AREA)
- Casting Or Compression Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
- Polyurethanes Or Polyureas (AREA)
- Dry Formation Of Fiberboard And The Like (AREA)
- Building Environments (AREA)
- Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)
Description
MEMÕRIA DESCRITIVA
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
N9 93.140
NOME:LENZING AKTIENGESELLSCHAFT, austríaca, com sede em A-4860 Lenzing, Áustria.
EPÍGRAFE: Processo para a preparação de novas homopoliimidas termoestáveis de combustão lenta
INVENTORES: Dr · siUrid Seidl,
Dr. Klaus Weinrotter,
Dr. Herbert Griesser
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 49 da Convenção da União de Paris de 20 de Março de 1883.
Áustria, em 15.02.1989, sob o Ns A336/89.
LENZING AKTIENGESELLSCHAFT
PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE NOVAS HOMOPOLIIMIDAS TERMOESTÁVEIS DE COMBUSTÃO LENTA
A presente invenção refere-se a um processo para a prepa ração de novas homopoliimidas termoestáveis de combustão lenta com unidades estruturais de fórmula geral
na qual n representa um número inteiro maior do que 1 e R representa um grupo de fórmulas
de 3,3',4,4'-dianidrido do ácido benzofenoncom uma quantidade equimolar geral de 2,4- e/ou de toluileno, assim como moldes e fibras destas por transformação tetracarboxílico 2,6-diisocianato homopoliimidas.
A produção de uma poliimida resistente ao calor a partir de 3,3',4,4'-dianidrido do ácido benzofenontetracarboxílico (BTDA) e de 4,4'-metileno-bisisocianato de fenilo (MDI) é conhecida há bastante tempo. Esta poliimida possui uma boa resistência estrutural mas apresenta um ponto de transição de amorfismo relativamente baixo, característica esta que se repercute negati. vamente sobre a resistência estrutural a temperaturas elevadas. Além disso, esta poliimida apenas pode ser comprimida com dificuldade para formatar moldes a temperaturas elevadas.
Através da descrição da patente de invenção alemã com o número de publicação DE-0-2143080 sabe-se que é possível eliminar os inconvenientes anteriormente referidos quando se incorpora na poliimida uma determinada quantidade de unidades periódicas de uma segunda poliimida, substituíndo-se uma parte do MDI por diisocianato de toluileno (TDI), para se obter uma copoliimida.
Seria desejável uma substituição completa do MDI para se conseguir uma melhor resistência ao calor, uma vez que nesse caso a molécula de poliimida já nao conteria grupos metileno sensíveis à oxidação. Todavia, a partir do Exemplo 5 da patente de invenção alema DE-C-2I43080, sabe-se que uma homopoliimida deste tipo, que se fabrica unicamente a partir de BTDA e TDI, possui uma
-3' V.
./ fraca resistência estrutural. Os moldes que se fabricam comprimindo a quente pó de homopoliimida deste tipo têm uma fraca resistência ã tracção, e um fraco coeficiente e um fraco módulo de dilatação, em comparação com os moldes fabricados com copoli. imidas. Porém, o campo de aplicação ainda é mais restrito, uma vez que a homopoliimida referida não pode ser transformada em fibras. Apenas a temperatura de transição vitrea próxima de 315°C é da mesma ordem de grandeza da referida temperatura das copoliimidas.
Por todos estes motivos, não se considera um material interessante uma homopoliimida fabricada a partir de BTDA e TDI, pelo que na descrição que se segue se pretendeu optimizar a preparação de copoliimidas por adição de acelaradores da polime rização.
Na patente de invenção norte-americana com o número de publicação US-A-4 021 412 descreve-se, por exemplo, que os actamatos de metal alcalino catalisam a formação de muitas copoliimidas. Como componentes de diisocianato refere-se a MDI e TDI. Na paten te de invenção norte-americana publicada com ο N2. US-A-4-156-065 verifica-se que certas composições de fósforo cíclicas, de quatro ou de cinco anéis, exercem igualmente uma acçao catalítica sobre a formação de copoliimidas de MDI/TDI.
De acordo com a patente de invenção norte-americana com o número de publicação US-A-4-001-186, os alcoolatos de metais alcalinos são também apropriados como aceleradores da polimeri-4-
zação. Referiu-se o facto de estas substâncias não só permitirem a realização da reacção a temperaturas mais baixas, mas também o facto de originarem reacções secundárias indesejáveis.
A presente invenção tem como objectivo proporcionar um processo para fabricar novas homopoliimidas com unidades estruturais do tipo anteriormente referido, que não apresentem os inconvenientes já referidos associados às homopoliimidas conhecidas e que possam ser transformadas especialmente em fibras e moldes com uma resistência estrutural de qualidade idêntica à que se conhece nas copoliimidas, não devendo estas novas homopo liimidas apresentar uma estabilidade térmica reduzida quando em comparação com as copoliimidas.
Este objectivo é conseguido, de acordo com a presente invenção, devido ao facto de a transformação já conhecida de 3,3',4,41-dianidrido do ácido benzofenontetracarboxílico com o diisocianato de toluileno se realizar na presença de um acelera dor da polimerização.
Verificou-se que a polimerização em presença de um acelerador da polimerização não só se realiza mais rapidamente mas que proporciona também novas homopoliimidas com um elevado peso molecular. Demonstrou-se que na realizaçao da reacçao sem acela rador da polimerização se favorecem as reacções secundárias indesejáveis devido ao prolongado tempo de reacçao, conduzindo ã incorporação de sub-produtos na cadeia da poliimida. Admite-se que estas reacções secundárias estejam na origem da fraca
-5/
I resistência estrutural da homopoliimida conhecida.
Demonstrou-se que como aceleradores da polimerização são especialmente eficazes os alcoolatos de metais alcalinos, os derivados de fosfoleno, fosfolano ou fosfetano, em particular uma mistura de 1,3-dimetil-2-fosfoleno-l-óxido e 1,3-dimetil-3-fosfoleno-l-óxido e lactamatos de metais alcalinos.
Outra forma de realização do processo de acordo com a presente invenção consiste em utilizar 2,4- e/ou 2,6-toluilenfiamina em vez do diisocianato de toluileno.
Vantajosamente, utiliza-se o acelerador da polimerização numa quantidade compreendida entre 0,1 e 100 mmoles por mole de diisocianato de toluileno ou eventualmente de toluilendiamina.
No caso de se utilizar o diisocianato de toluileno, o processo de acordo com a presente invenção é muito bem executado no seio de um dissolvente aprótico dipolar, a uma temperatura compreendida entre 50° e 120°C, de preferência entre 70° e 100°C. Como dissolventes apropriados utiliza-se, por exemplo, dimetilformamida, dimetilsulfóxido, dimetilacetamina, N-metil-2-pirrolidona, tetrametilureia, e ácido hexametil-fosfórico . No caso de se utilizar a toluilendiamina, trabalhar-se-á com um dissolvente orgânico inerte. A quantidade de dissolvente será determinada de tal modo que a solução de poliimida final tenha um teor de poliimida compreendido entre 15 e 4(Π em peso.
-6Pode acompanhar-se muito bem a progressão da reacçao por espectroscopia de IV, tendo sido demonstrado que é favorável interromper a transformação imediatamente após o desaparecimento da absorção do anidrido ou após a absorção do NCO, observáveis por espectroscopia de IV.
Uma vez que no decurso da reacção se liberta CC^, também se pode observar o desenvolvimento da policondensação pela libertação de gãs.
No fim da reacção obtém-se uma solução viscosa, a partir da qual é possível precipitar as novas homopoliimidas utilizando acetona, tetra-hidrofurano ou isopropanol. As novas homopoliimidas têm um ponto de transição de amorfismo de pelo menos 320°C.
É o elevado ponto de transição vítrea que demonstra as excelentes propriedades térmicas das homopoliimidas de acordo com a presente invenção. Estas homopoliimidas têm uma estabilidade térmica superior ã das copoliimidas conhecidas fabricadas a partir de misturas de CTDA e TDI/MDI, ou superior ã das homopoliimidas conhecidas.
A presente invenção refere-se também aos moldes que é po^ sível fabricar a partir das homopoliimidas de acordo com a presente invenção, mediante prensagem a quente. Estes moldes apresentam um valor de LOI (índice de oxigénio limitado) compreendido entre 36 e 41 e uma resistência estrutural praticamente da mesma ordem de grandeza da que é apresentada pelos moldes obtidos a
-7partir de copoliimidas.
A solução viscosa anteriormente referida das homopoliimidas de acordo com a presente invenção, também pode ser transformada directamente em fibras, podendo utilizar-se, por exemplo, o proce dimento de fiação a seco descrito na patente de invenção austríaca com o número de publicação AT-B-377 016.
As fibras de acordo com a presente invenção possuem, após um tempo de permanência de 1000 horas à temperatura de 250°C, uma resistência residual de pelo menos 70Z. A sua perda de peso é de apenas 40Σ no máximo, mesmo depois de submetidas a aquecimento durante 3 horas à temperatura de 450°C.
Mais adiante se explica em pormenor a presente invenção ilustrada pelos Exemplos de realização que se seguem, descreven do-se no Exemplo 1 a preparação das homopoliimidas de acordo com a presente invenção e também a sua transformação em varetas de ensaio, e no Exemplo 2 a transformação de uma solução das homopoliimidas de acordo com a presente invenção em fibras.
Para melhor documentar a acção do acelerador da polimerização utilizado de acordo com a presente invenção, os exemplos foram também realizados sem adição do acelerador da polimerização, apresentando-se os resultados correspondentes nos quadros dos respectivos exemplos comparativos 1 e 2;
Exemplo 1
Numa retorta de 100 ml munida de agitador, arrefecedor de refluxo, termómetro e lavagem com azoto, diluiu-se 161 g (0,5 mole) de dianidrido do ácido benzofenon-3,3',4,4’-tetracarboxílico e 0,2 g (0,005 mole) de metilato de sódio em 816 g de dimetilformamida anidra. Aqueceu-se a mistura reaccional ã temperatura de 80°C e sob agitação constante em atmosfera de azoto adicionou-se, gota a gota, 87 g (0,5 mole) de diisocianato de toluileno (2,4- e/ou 2,6-isómeros), durante 4 horas. Manteve-se a agitação da solução de policondensação até cessar a libertação de anidrido carbónico durante 1 hora ã temperatura de 80°C.
Interrompeu-se rapidamente a reacção, de tal modo que nao se constatou já a existência de grupos anidrido ou isocianato livres.
A solução de policondensação final apresentou uma viscosidade inerente (c = 0,25 g/dl a 25°C em DMD/1% LiBr) de 48 ml/g. Precipitou-se a poliimida mediante adição de acetona, eliminou-se o precipitado por filtração, lavou-se e secou-se.
rendimento obtido foi de 96% do valor teórico. A temperatura de transiçao vítrea do pó foi de 325°C.
A partir do pó de poliimida fabricam-se barras de ensaio com as dimensões 120 x 15 x 5 mm, por prensagem a quente. Utilizou-se uma prensa de 30 toneladas aquipada com um conjunto
de placas de prensar quentes com as dimensões de 300 x 300 mm. No Quadro I (coluna da esquerda) encontram-se agrupadas as condições de prensagem e as propriedades físicas das barras de ensaio fabricadas a partir da homopoliimida de acordo com a presente invenção.
Para efeitos de comparação preparou-se também barras de ensaio de uma copoliimida (BTDA + 80Z TDI + 20Z MDI) cujo processo de fabrico se encontra descrito na patente de invenção norte-americana N°. US-A-4-708-458. Os resultados do ensaio encontram-se agrupados na coluna da direita do Quadro 1, evidenciando-se o facto de a copoliimida apresentar uma temperatura de amolecimento de vidro (TG) claramente inferior e ainda o facto de a resistência estrutural da barra de ensaio fabricada com a homopoliimida de acordo com a presente invenção ser da mesma ordem de grandeza da resistência correspondente da barra de ensaio de copoliimida.
Exemplo Comparativo 1 :
Numa retorta de 100 ml munida de agitador, arrefecedor de refluxo, termómetro e lavagem com azoto diluiu-se 161 g (0,5 mole) de dianidrido do ácido benzofenon-3,3',4,4'-tetracarboxílico em 816 g de dimetilformamida anidra. Aqueceu-se a solução ã temperatura de 80°C sob agitaçao constante e em atmosfera de azoto, tendo-se adicionado, gota a gota, 87 g (0,5 mole) de diisocianato de toluileno (2,4- e/ou 2,6-isómeros), durante 4 horas. Foi necessário continuar a agitar a solução de policondensação durante mais 3 horas ã temperatura
de 80°C, uma vez que decorrida 1 hora de possível comprovar por espectroscopia de grupos isocianato livres.
agitação ainda era
IV a existência de
A solução de policondensação final apresentou uma viscosidade inerente (c = 0,25 g/dl a 25°C em DMF/1Z LiBr) de 35 ml/g.
| Proveta de homopo1i imida (STDA + ROI) | Proveta de Copoli imida 8TDA+80XTDI + 20X MFOI) | |
| Condições de prensagem | ||
| Peso | 4,5 g | 4,5 g |
| Temperatura do tabuleiro de prensagem | 340°C | 340°C |
| Tsmpo de pre-aquecimento | 2 min | 2 mip |
| Tempo durante o qual se manteve a proveta ã t^mp^ra^ur^ de nre-sa | 20 min | 20 min |
| Temperatura apóg 15 min. de arrefecimento | 250°C | 260°C |
| Qualidade | Correcta | Correcta |
| Propiedades | ||
| Resistência á flexão segundo DIN 53 452 | 165 N/mm2 | 165 N/mm2 |
| Módulo | 3«OO N/mm2 | 3«00 /mm2 |
| Dilatação das fibras marginais eegundo DIN 534 550 | 5,5 X | 5,5 X |
| Número de provetas Comprimidas | 5 | 5 |
| LOI | 36-41 | 36-38 |
| TG*1 | 325°C 1 | 3 1 5°C |
+1 medido com um aparelho de analise térmico da Firma Perkin Elmer mediante calorimetria de exploração diferencial fDSC 4) em atmosfera de No velocidade de aquecimento 2O°C'min. 2
-11f
Precipitou-se a poliimida por adição de acetona, eliminou-se o precipitado por filtração, lavou-se e secou-se. 0 rendimento obtido foi de 74% do valor teórico.
No Quadro 2 encontram-se agrupadas as condiçoes de pren sagem e as propriedades físicas das varetas de ensaio.
Quadro 2 r
| 1 Condições de prensagem | |
| Peso | 4,5 g |
| Temperatura do tabuleiro de prensagem | 340°C |
| Tempo de aquecimento | 2 min. |
| Pressão de prensagem | 350 kg/cm2 |
| Tempo durante o qual se manteve a proveta à temperatura de prensagem | 20 min. |
| Temperatura após 15 min de arrefecimento | 260°C |
| Qualidade | Mala |
| Propi edades | |
| Resistência à flexão segundo DIN 53 452 | 85 N/mm2 |
| Módu1 o | 3230 N/mm2 |
| Dilatação das fibras marginais segundo DIN 534 452 | 3 X |
| Número de provetas | 5 |
| LOI | 36 - 38 |
| Tg*1 | 315°C |
*1
Conforme descrito antes
-12Exemplo 2
Num pequeno reator de aço fino equipado com agitador, arrefecedor de refluxo, sensor de temperatura e lavagem com azoto, dissolveram-se 5 928 g (18,4 moles) de dianidrido do ácido benzofenon-3,3',4,4'-tetracarboxílico e 7,5 g (0,19 mole) de metilato de sódio em 22 500 g de dimetilformamida anidra. Aqueceu-se a mistura reaccional ã temperatura de 80°C e, sob agitação constante e em atmosfera de azoto, adicionou-se, gota a gota, 3 204 g (18,4 moles) de diisocianato de toluileno (2,4- e/ou 2,6-isómeros), durante 6 horas. Observou-se continua mente o aumento da viscosidade da solução através de um viscos^ metro instalado em série. Após a adição da quantidade total de diisocianato manteve-se a agitação até cessar a libertação de CO2, durante 1 hora à temperatura de 80°C. Por espectroscopia de IV não se verificou a existência de quaisquer grupos anidrido ou isocianato livres.
A solução de policondensação final apresentou uma viscosidade inerente (c = 0,25 g/dl a 25°C em DMD/1Z LiBr) de 46 a 52 ml/g. A partir desta solução de policondensação procedeu-se ao fabrico de fibras de acordo com o procedimento de fiação a seco descrito na patente de invenção austríaca AT-B-377 016. As propriedades desta fibra de imida do ácido politoluilenobenzofenontetracarboxílico, de acordo com a presente invenção, indicam-se no Quadro 3 fazendo-se a sua comparação com as de uma fibra de copoliimida (BTDA + 80Z TDI + 20Z MDI) preparada de acordo com o mesmo procedimento:
-13Quadro 3
| 1 | Fibra de homopoli imi da (BTOA + TOI) | Fibra de copoΊ i i mi da (BTOA + 00 % TOI + 20 X MDI) |
| Característica da f i ~ bra final | 2,2 dtex | 2,2 dtex |
| Resi stência | 30 cN/tex | 30 cN/tex |
| Dilatação | 25 - 30 % | 25 - 30 X |
| Resistência resi dual depois de 1000 horas a 250°c ao ar *2 | 70 % | 50 X |
| Perda de peso c ecorridas 3 h a 450°C | 40 % | 60 X |
| LOI | 36 - 41 | 36 - 38 |
| TG*1 | 325°C | 315°C |
* 1 Conforme descrito antes * 2 Medição feita com um aparelho de análise térmica da firma Perkin Elmer, através de análise calorimétrica (TGS 2) ao ar.
Exemplo Comparativo 2 :
Num pequeno reactor de aço fino equipado com agitador, refrigerador de refluxo, sensor de temperatura e lavagem com azoto, dissolveu-se 5 929 g (18,4 moles) de dianidrido do ácido benzofenon-3,3',4,4'-tetracarboxílico em 22 500 g de dimetilfor-14-
mamida anidra. Aqueceu-se a mistura de reacção ã temperatura de 80°C e sob agitação constante adicionou-se, gota a gota, 3 204 g (18,4 moles) de isocianato de toluileno (2,4- e/ou 2,6-isómeros), durante 6 horas. Verificou-se o aumento da viscosidade da solução através de um viscosímento instalado em série. Após a adição da quantidade total de diisocianato, continuou-se a agitação durante 5 horas ã temperatura de 80°C até já não haver grupos isocianato livres conforme verificado por espectro de IV.
A solução de policondensação final apresentou uma viscosidade inerente (c = 0,25 g/dl a 25°C em DMF/1Z LiBr) de 34 a 38 ml/g. A partir desta solução de policondensação produziu-se fibras de acordo com o procedimento de fiação descrito na patente de invenção austríaca AT-B-377 016. As propriedades destas fibras de imida do ácido politoluilenobenzofenontetracarboxílico indicam-se no Quadro 4.
Quadro 4
| Característica da fibra final | 2,2 dtex |
| Resistência | 25cN/tex |
| Dilatação | 23-38 % |
| Resistência residual decorridas 100 h a 250°C ao ar *2 | 50 X |
| Perda de peso decorridas 3 h a 450°C ao ar | 60 X |
| LOI | 60 X |
| T G* 1 | 315°C |
*1 Conforme anteriormente descrito *2 Conforme anteriormente descrito *
f
Claims (6)
- REIVINDICAÇÕES1,- Processo para a preparaçao de novas homopoliimidas termoestãveis, de combustão lenta, possuindo unidades estruturais de fórmula geral na qual n representa um numero inteiro maior do que 1 e R representa um grupo de fórmula(s) mediante transformação de 3, 3', 4, 4'-dianidrido do ãcido benzofenontetracarboxílico com uma quantidade equimolar geral de
- 2,4- e/ou 2,6-diisocianato de toluileno, caracterizado pelo facto de a transformação se realizar na presença de um acelerador da polimerização.2,- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se utilizar como acelerador da polimerização um alcoolato de metal alcalino, derivados de fosfoleno, fosfolano ou fosfetano, especialmente uma mistura de 1,3-dinetil-2-fosfoleno-l-õxido e de 1,3-dimetil-3-fosfoleno-l-õxido, ou um lactamato de metal alcalino.
- 3. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se utilizar 2,4- e/ou 2,6-toluileno-diamina em vez de diisocianato.
- 4. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de se utilizar o acelerador da polimerização em uma quantidade compreendida entre 0,1 e 100 mMoles por mole de diisocianato de toluileno ou de toluileno-diamina.
- 5. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a transformação se realizar no seio de um dissolvente aprótico dipolar, a uma temperatura compreendida entre 50 e 120°C, de preferência entre 70 e 100°C.
- 6,- Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 3, caracterizado pelo facto de se interrromper a transformação imediatamente após o desaparecimento da absorção do anidrido ou da absorção doNCO, cuja observação é feita com um espectroscõpio de infravermelhos ,Lisboa, 14 de Fevereiro de 1990 O Agente OiíCiCil da Propriedade Industrial
Applications Claiming Priority (1)
| Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
|---|---|---|---|
| AT336/89A AT392280B (de) | 1989-02-15 | 1989-02-15 | Verfahren zur herstellung von neuen, schwer entflammbaren, thermostabilen homopolyimiden, homopolyimiden, formkoerper und fasern daraus |
Publications (2)
| Publication Number | Publication Date |
|---|---|
| PT93140A PT93140A (pt) | 1990-08-31 |
| PT93140B true PT93140B (pt) | 1996-01-31 |
Family
ID=3487884
Family Applications (1)
| Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
|---|---|---|---|
| PT93140A PT93140B (pt) | 1989-02-15 | 1990-02-14 | Processo para a preparacao de novas homopoliimidas termoestaveis de combustao lenta |
Country Status (11)
| Country | Link |
|---|---|
| US (1) | US5120814A (pt) |
| EP (1) | EP0388394B1 (pt) |
| JP (1) | JPH02269724A (pt) |
| AT (2) | AT392280B (pt) |
| BR (1) | BR9000772A (pt) |
| CA (1) | CA2009383A1 (pt) |
| DE (1) | DE59007367D1 (pt) |
| ES (1) | ES2061004T3 (pt) |
| IE (1) | IE62571B1 (pt) |
| IL (1) | IL93246A (pt) |
| PT (1) | PT93140B (pt) |
Families Citing this family (4)
| Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
|---|---|---|---|---|
| AT395178B (de) * | 1990-10-15 | 1992-10-12 | Chemiefaser Lenzing Ag | Schwer entflammbare, hochtemperaturbestaendige polyimidfasern, sowie verfahren zu ihrer herstellung |
| US5304338A (en) * | 1992-04-02 | 1994-04-19 | United Technologies Corporation | Carbon fiber reinforced polyimide composites |
| GB2283242B (en) * | 1993-10-28 | 1998-01-14 | Kobe Steel Europ Ltd | Polyimides |
| US6610242B1 (en) | 2000-11-13 | 2003-08-26 | Malcolm Swanson | Method for treating polymeric fiber mats and for making filters from such treated fiber mats |
Family Cites Families (10)
| Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
|---|---|---|---|---|
| FR1577256A (pt) * | 1966-12-29 | 1969-08-08 | ||
| US3870677A (en) * | 1972-11-29 | 1975-03-11 | Jr William J Farrissey | Heat resistant reinforced composites of copolyimides |
| US4001186A (en) * | 1974-11-07 | 1977-01-04 | The Upjohn Company | Preparation of polyimide from organic diisocyanate with alkali metal salt of alcohol as catalyst |
| US4021412A (en) * | 1974-11-07 | 1977-05-03 | The Upjohn Company | Alkali metal lactamate catalyst for the polymerization of diisocyanate with tetracarboxylic acid/dianhydride |
| JPS59624B2 (ja) * | 1975-08-13 | 1984-01-07 | 三菱レイヨン株式会社 | 耐熱性不織布及び紙状物の製造方法 |
| US4156065A (en) * | 1977-01-21 | 1979-05-22 | The Upjohn Company | Catalytic condensation of isocyanates and carboxylic acids or anhydrides |
| USRE31805E (en) * | 1980-09-19 | 1985-01-15 | General Electric Company | Method for making polyimides |
| JPS587449A (ja) * | 1981-07-03 | 1983-01-17 | Mitsubishi Chem Ind Ltd | ポリイミド組成物 |
| JPS60221425A (ja) * | 1984-04-18 | 1985-11-06 | Nitto Electric Ind Co Ltd | 球状多孔性ポリイミド粉体 |
| AT391710B (de) * | 1988-02-26 | 1990-11-26 | Chemiefaser Lenzing Ag | Schwer entflammbare hochtemperaturbestaendige polyimidfasern und formkoerper daraus |
-
1989
- 1989-02-15 AT AT336/89A patent/AT392280B/de not_active IP Right Cessation
-
1990
- 1990-01-31 US US07/473,305 patent/US5120814A/en not_active Expired - Fee Related
- 1990-02-01 IE IE37990A patent/IE62571B1/en not_active IP Right Cessation
- 1990-02-01 IL IL93246A patent/IL93246A/xx not_active IP Right Cessation
- 1990-02-06 CA CA002009383A patent/CA2009383A1/en not_active Abandoned
- 1990-02-08 DE DE59007367T patent/DE59007367D1/de not_active Expired - Fee Related
- 1990-02-08 AT AT90890028T patent/ATE112579T1/de active
- 1990-02-08 ES ES90890028T patent/ES2061004T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1990-02-08 EP EP90890028A patent/EP0388394B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1990-02-14 PT PT93140A patent/PT93140B/pt active IP Right Grant
- 1990-02-15 BR BR909000772A patent/BR9000772A/pt unknown
- 1990-02-15 JP JP2035081A patent/JPH02269724A/ja active Pending
Also Published As
| Publication number | Publication date |
|---|---|
| DE59007367D1 (de) | 1994-11-10 |
| EP0388394B1 (de) | 1994-10-05 |
| CA2009383A1 (en) | 1990-08-15 |
| IL93246A (en) | 1993-08-18 |
| ATE112579T1 (de) | 1994-10-15 |
| US5120814A (en) | 1992-06-09 |
| EP0388394A2 (de) | 1990-09-19 |
| IL93246A0 (en) | 1990-11-29 |
| JPH02269724A (ja) | 1990-11-05 |
| PT93140A (pt) | 1990-08-31 |
| AT392280B (de) | 1991-02-25 |
| IE62571B1 (en) | 1995-02-08 |
| EP0388394A3 (de) | 1992-03-04 |
| BR9000772A (pt) | 1991-01-22 |
| ES2061004T3 (es) | 1994-12-01 |
| IE900379L (en) | 1990-08-15 |
| ATA33689A (de) | 1990-08-15 |
Similar Documents
| Publication | Publication Date | Title |
|---|---|---|
| Shashoua et al. | Interfacial polycondensation. V. Polyterephthalamides from short‐chain aliphatic, primary, and secondary diamines | |
| Frazer et al. | Poly (1, 3, 4‐oxadiazoles): A new class of polymers by cyclodehydration of polyhydrazides | |
| DE69026297T2 (de) | Polyamid-Polyimid- und Polybenzoxazol-Polyimid-Polymere | |
| BRPI1007333A2 (pt) | derivado de lignina, corpo moldado, e, fibra de carbono | |
| CN102041577A (zh) | 一种聚酰亚胺纤维及其制备方法 | |
| PT93140B (pt) | Processo para a preparacao de novas homopoliimidas termoestaveis de combustao lenta | |
| JP5298901B2 (ja) | 高耐熱性ポリイミド繊維およびその製造方法 | |
| GB1574499A (en) | Co-polyamide fibres and their preparation | |
| US4438256A (en) | Copolyamide acid and copolyimide | |
| DE69006377T2 (de) | Diaminverbindungen, ihre Herstellung und hieraus hergestellte Polyamidimidharze. | |
| CN119507073A (zh) | 耐高温阻燃的防火毯的制备方法及应用 | |
| US3700617A (en) | Epoxy-terminated polyimides | |
| AT392974B (de) | Mischpolyimide sowie verfahren zu ihrer herstellung | |
| RU2394947C1 (ru) | Способ получения полиамидокислотного раствора для формования волокон | |
| EP1988114A1 (en) | Polyamide | |
| Rickert et al. | Thermally crosslinked rigid… rod aramids, 1. Synthesis of a new monomer and its polymerization | |
| JP2718212B2 (ja) | 耐熱性フィルム | |
| US3645981A (en) | Process for preparing polythioureas | |
| JPH0531574B2 (pt) | ||
| JPH0531575B2 (pt) | ||
| CN119060334B (zh) | 具有高残碳率的交联封端聚酰亚胺及其应用 | |
| Preston et al. | Thermally stable amide–bithiazole ordered copolymers | |
| Preston et al. | Processable heat-resistant resins based on novel monomers containing o-phenylene rings: 2. Ordered benzoxazole-and benzthiazole-imide copolymers | |
| JPH0625258B2 (ja) | コポリイミド | |
| JPS6178833A (ja) | 芳香族ポリアミド共重合体 |
Legal Events
| Date | Code | Title | Description |
|---|---|---|---|
| FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19951002 |