PT92491B - Dispositivo de comando electronico da alimentacao de uma resistencia de aquecimento - Google Patents

Dispositivo de comando electronico da alimentacao de uma resistencia de aquecimento Download PDF

Info

Publication number
PT92491B
PT92491B PT92491A PT9249189A PT92491B PT 92491 B PT92491 B PT 92491B PT 92491 A PT92491 A PT 92491A PT 9249189 A PT9249189 A PT 9249189A PT 92491 B PT92491 B PT 92491B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
detector
resistance
resistor
calibrated
heating
Prior art date
Application number
PT92491A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92491A (pt
Inventor
Antonio San Juan Basora
Original Assignee
Moulinex Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Moulinex Sa filed Critical Moulinex Sa
Publication of PT92491A publication Critical patent/PT92491A/pt
Publication of PT92491B publication Critical patent/PT92491B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05DSYSTEMS FOR CONTROLLING OR REGULATING NON-ELECTRIC VARIABLES
    • G05D23/00Control of temperature
    • G05D23/19Control of temperature characterised by the use of electric means

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Control Of Resistance Heating (AREA)
  • Control Of High-Frequency Heating Circuits (AREA)
  • Electric Stoves And Ranges (AREA)
  • Emergency Protection Circuit Devices (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Fluid Adsorption Or Reactions (AREA)
  • Electric Ovens (AREA)
  • Control Of Temperature (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a um dispositivo de comando electrónico da alimentaçao eléctrica de uma resistência de aquecimento destinada a aquecer um recinto de cozedura ou de assadura, tal como por exemplo um recinto de aquecimento de uma torradeira.
A presente invenção refere-se mais particularmente a um dispositivo electrónico que compreende um detector apropriado para determinar a temperatura que reina no recinto, ligado electricamente a um circuito electrónico de temporização, regulável de acordo com uma temperatura prescri. ta escolhida pelo utilizador e destinada em especial a comandar a abertura de um interruptor montado em série com a referida resistência. Nos dispositivos de comando electrónico conhecidos, o sensor de temperatura está situado no recinto de cozedura na proximidade da resistência de aquecimento.
CR.
ambiente quente do recinto de cozedura pode provocar, ao fim de um certo tempo, uma alteraçao do sensor dando origem a durações erradas da temporização. Para evitar esse inconveniente, utiliza-se sensores de muito boa qualidade, portanto caros. Apesar disso, verifica-se, ao fim de um tempo mais lon go, uma certa alteraçao das características funcionais destes sensores.
A presente invenção tem por objecto realizar um dispositivo de comando electrónico da alimentação eléctrica de uma resistência de aquecimento de modo que a regulação de temperatura no recinto fechado seja garantido de maneira fiável e durável. Um outro objecto da presente invenção consiste em realizar um dispositivo barato, fácil de realizar e adaptável a aparelhos fabricados em grandes séries.
Segundo a presente invenção, o detector de temperatura está montado fora do recinto e compreende uma resistência variavel, por exemplo um termistor, que está relacio nado termicamente com a resistência calibrada e que está ligada electricamente ao circuito temporização de modo a comandar este circuito, sendo as características térmicas do detector tais que o circuito de temporização comanda a abertura do interruptor praticamente no instante em que a resistência de aquecimento atinge a temperatura prescrita.
Graças ao par formado pelas resistências calibrada e variável, simula-se fora do recinto de aquecimento um modelo térmico que reproduz as condiçoes de temperatura que reinam naquele recinto. Compreender-se-á que tal sensor é particularmente interessante para o comando de uma torradeira., porque subtrai os componentes do sensor às condiçoes severas térmicas existentes no recinto estreito que recebe as fatias de pao. Além disso, permite ter em conta o calor residual no re cinto de cozedura, quando dos arranques sucessivos do aparelho.
De acordo com uma forma de realizaçao preferida da presente invenção, o detector compreende além disso um meio de regulaçao térmica.
De acordo com uma forma de realizaçao particularmente vantajosa da presente invenção, estando a resis_ tência calibrada montada numa das faces de um circuito impresso e a resistência variável situada por cima da referida resistência calibrada, o meio de regulação térmico do sensor é formado por uma abertura de ventilação feita na placa do circuito impresso, por baixo da resistência calibrada, de modo a criar uma corrente de ar através da referida abertura de ventilação.
Esta forma de realizaçao permite ajustar o dispositivo de comando alterando as características térmicas do sensor, isto é, modificando os valores relativos nao só da resistência calibrada e da resistência variável, como também a dimensão da abertura de ventilação.
As características e vantagens da presente invenção serão aliás realçadas na descrição de pormenor que vai seguir-se, dada a título de exemplo, com referência ao desenho anexo, cujas figuras representam:
A fig. 1, um esquema eléctrico de um dispositivo de comando que inclui um sensor segundo a pr£ sente invenção;
A fig,
A fig, as curvas de temperatura da resistência ca librada e da resistência de aquecimento, em função de tempo; e em perspectiva, uma disposição dos componen tes do sensor montados num circuito impresso .
esquema electrónico da fig. 1 ilustra um dispositivo de comando da alimentação eléctrica de uma resistência de aquecimento electrico (1) destinada a aquecer um recinto de torrefacçao de uma torradeira (esquematizado a tra cejado). A resistência de aquecimento está ligada por dois terminais (3) e (4) ã rede de alimentaçao eléctrica.
Um interruptor (5) está montado em série com a referida resis_ tência de aquecimento (1) e está adaptado para ser fechado pa ra a posição abaixada do cesto, correspondente à torrefacçao do pão. A abertura deste interruptor (5) é comandada, por exemplo por meio de um electroíman (6), por um circuito electrónico de temporização (7) regulável de acordo com a tempera, tura prescrita (To) escolhida pelo utilizador e que compreen- 3 -
de, de uma maneira conhecida em si, um circuito integrado (8) que contém um contador e um relógio interno. 0 circuito de temporização (7) determina o tempo de cozedura em relaçao à temperatura prescrita. Um detector (9) apropriado para deter minar a temperatura está ligado electricamente ao circuito de temporização (7,8), cuja frequência do relógio faz variar de modo a modificar o tempo de cozedura.
detector (9) esta montado fora do recinto de torrefacção (2) e compreende uma resistência variável (10), por exemplo um termistor com coeficiente de tempera tura negativo (cTN), que está em relação térmica com uma resistência calibrada (11) e que está ligada electricamente ao circuito de temporização (7,8) de modo a comandar este circuito, sendo as características térmicas do detector tais que o circuito de temporização comanda a abertura do interruptor (5) praticamente no instante em que a resistência de aquecimento (1) atinge a temperatura prescrita (T ).
Assim, graças à disposição do detector (9) fora do recinto (2) que o subtrai totalmente à influência térmica do recinto, podem usar-se como resistência variável (10) e calibrada (11) componentes usuais provenientes de fabricação em grandes séries. A resistência calibrada (11) do tipo de resistência bobinada está ligada em paralelo com a resistência de aquecimento (1) e estã montada na proximidade da resistência variável (10), de modo que a radiaçao calorífica quen emite influência directamente ã referida resistência variável (10) .
Assim, com referência á fig. 2, pela escolha relativa dos componentes do detector (9), a curva de temperatura (B) em função do tempo da resistência calibrada (11) é sensivelmente proporcional à da resistência de aquecimento (1), o que permite ter em conta o calor residual no recinto de recepção das fatias de pao, quando de arranques sucessivos do aparelho. Na primeira ligaçao do aparelho, o recinto de torrefacçao está frio. A partir do fecho do interruptor (5) no instante (t ), a resistência de aquecimento aque ce até atingir uma temperatura prescrita (t )’ encluant0 1ue a resistência calibrada (11) atinge uma temperatura prescrita compensada (Tp .
Graças ãs informações que Lhe transmite o detector (9), o circuito de temporização (7,8) comanda o electroíman (6) que abre o interruptor no instante (tj) e corta assim a alimentação eléctrica das resistências de aquecimento e calibrada, que arrefecem então simultaneamente.
Quando de uma segunda ligaçao pelo fecho do interruptor (5) no instante (t2) (descida do cesto para o interior do recinto) o detector (9) deve ter em conta o calor residual que existe nesse recinto. É pois necessário que a resistência calibrada (11) atinja a temperatura prescrita com pensada (Tj) no mesmo instante em que a resistência de aqueci, mento atinge a temperatura prescrita (T ), qualquer que seja a temperatura residual. No caso ideal, as duas curvas de tem peratura devem ser proporcionais.
Para facilitar a obtenção dessa proporciq nalidade entre as curvas, o detector (9) compreende além disso um meio de regulaçao térmica.
De acordo com uma forma de realizaçao pre ferida da presente invenção e com refrência à fig. 3, a resis tência calibrada (11) está montada numa (12) das faces de uma placa (13) de um circuito impresso e a resistência variável (10) está situada por cima da resistência calibrada (11), sendo então o meio de regulaçao térmica do detector (9) forma do por uma abertura de ventilação feita na placa (13)do circui to impresso, por baixo da resistência calibrada (11), de modo a criar uma corrente de ar através da referida abertura de ven tilaçao (14).
Para isso, a placa (13) do circuito impres. so está montada horizontalmente num invólucro (nao representado) do aparelho, de modo que a entrada da abertura de ventilação (14) situada oposta ã resistência calibrada (11) fique liberta para permitir a corrente de ar através da referida abertura .
As características técnicas do detector (9) sao ajustadas por variaçao dos valores relativos não só das resistências calibrada (11) e variável (10), como também das dimensões da abertura de ventilação (14).
Por exemplo, obtém-se uma. taxa de arrefeci, mento mais rápida quando se aumentarem as dimensões da abertu ra de ventilação (14). Basta pois adaptar estes três valores para tornar a constante térmica da curva de temperatura (B) da resistência calibrada (11) sensivelmente proporcional a da resistência de aquecimento (1).

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - lâ Dispositivo de comando electrónico da alimentaçao eléctrica de uma resistência de aquecimento (1) destinada a aquecer um recinto fechado de cozedura (2) ou de assa dura, tal como por exemplo, o recinto de aquecimento de uma torradeira eléctrica , e que compreende um detector (9), apro priado para determinar a temperatura existente no recinto fechado (2) e ligado electricamente a um circuito electrónico de temporização (7) regulável segundo uma temperatura prescrita To escolhida pelo utilizador, e destinado em particular a comandar a abertura de um interruptor (5) montado em série com a referida resistência (1), caracterizado por o detector (9) estar montado fora do recinto fechado (2) e compreender uma resistência variável (10), por exemplo um termistância, que está em relaçao térmica com uma resistência calibrada (11) e que está ligada electricamente ao circuito de temporização (7) de modo a comandar este circuito, sendo as características térmicas do detector (9) tais que o circuito de temporização (7) comanda a abertura do interruptor (5) praticamente no ins^ tante em que a resistência de aquecimento (1) atinge a temperatura prescrita To.
    - 2ê Dispositivo de acordo com a reivindicação
    1, caracterizado por a resistência calibrada (11) estar ligada em paralelo com a resistência de aquecimento (1) e estar montada na proximidade da resistência variável (10) de modo que a radiaçao calorífica que ela emite influencia directamen te a referida resistência variável (10).
    - 3ã Dispositivo de acordo com a reivindicação
  2. 2, caracterizado por o detector (9) compreender além disso um meio de regulaçao térmica.
    - 4â Dispositivo de acordo com a reivindicação
  3. 3, caracterizado por, estando a resistência calibrada (11) montada numa (12) das faces de uma placa (13) de um circuito impresso e a resistência variável situada por cima da referida resistência calibrada (11), o meio de regulação térmica do detector (9) ser formado por uma abertura de ventilação (14) feita na placa (13) do circuito impresso, por baixo da resistência calibrada (11), de modo a criar uma corrente de ar através da referida abertura de ventilação (14).
    - 5â Dispositivo de acordo com a reivindicação
  4. 4, caracterizado por as características térmicas do detector (9) serem ajustadas por variaçao dos valores relativos, nao só da resistência calibrada (11) e da resistência variável (10), mas também da dimensão da abertura de ventilação (14).
PT92491A 1988-12-12 1989-12-05 Dispositivo de comando electronico da alimentacao de uma resistencia de aquecimento PT92491B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8816331A FR2640401B1 (fr) 1988-12-12 1988-12-12 Dispositif de commande electronique de l'alimentation d'une resistance chauffante

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92491A PT92491A (pt) 1990-06-29
PT92491B true PT92491B (pt) 1995-09-12

Family

ID=9372845

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92491A PT92491B (pt) 1988-12-12 1989-12-05 Dispositivo de comando electronico da alimentacao de uma resistencia de aquecimento

Country Status (7)

Country Link
US (1) US4978838A (pt)
EP (1) EP0373487B1 (pt)
AT (1) ATE94665T1 (pt)
DE (1) DE68909190T2 (pt)
ES (1) ES2045362T3 (pt)
FR (1) FR2640401B1 (pt)
PT (1) PT92491B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4416468C1 (de) * 1994-05-10 1995-07-13 Rowenta Werke Gmbh Elektrische Schaltungsanordnung zur vortemperaturabhängigen Heizzeitsteuerung von Heizwiderständen bei einem elektrischen Brotröster
US5798667A (en) * 1994-05-16 1998-08-25 At&T Global Information Solutions Company Method and apparatus for regulation of power dissipation
US5831250A (en) * 1997-08-19 1998-11-03 Bradenbaugh; Kenneth A. Proportional band temperature control with improved thermal efficiency for a water heater
US6198077B1 (en) * 1999-05-07 2001-03-06 Salton, Inc. Temperature compensated timing circuit for use in heating appliances
US6633726B2 (en) 1999-07-27 2003-10-14 Kenneth A. Bradenbaugh Method of controlling the temperature of water in a water heater
US6455820B2 (en) 1999-07-27 2002-09-24 Kenneth A. Bradenbaugh Method and apparatus for detecting a dry fire condition in a water heater
US7346274B2 (en) * 1999-07-27 2008-03-18 Bradenbaugh Kenneth A Water heater and method of controlling the same
US6374046B1 (en) 1999-07-27 2002-04-16 Kenneth A. Bradenbaugh Proportional band temperature control for multiple heating elements
US6198078B1 (en) * 2000-01-11 2001-03-06 Conair Corporation Temperature control for a toaster oven
US7027724B2 (en) * 2003-02-19 2006-04-11 Apcom, Inc. Water heater and method of operating the same
ES2404337A1 (es) * 2011-03-11 2013-05-27 BSH Electrodomésticos España S.A. Disposición de circuito para un aparato doméstico, aparato doméstico, y procedimiento para accionar una disposición de circuito en un aparato doméstico
CN102525293B (zh) * 2011-12-30 2014-07-23 宁波长生电器有限公司 一种具有安全保护功能的多士炉
CN104665627B (zh) * 2013-12-02 2017-09-26 广东德豪润达电气股份有限公司 多士炉

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3659782A (en) * 1970-08-19 1972-05-02 Robertshaw Controls Co Latch-on temperature control system
US4395621A (en) * 1980-04-10 1983-07-26 Parker Randall W Timing control apparatus and circuit
JPS6053798B2 (ja) * 1981-06-10 1985-11-27 株式会社ボッシュオートモーティブ システム グロ−プラグ予熱制御装置
GB2105974B (en) * 1981-07-21 1985-05-09 Ti Russell Hobbs Ltd Improvements in or relating to electric toasters
DE3390260T1 (de) * 1982-10-22 1985-01-24 Graco Inc., Minneapolis, Minn. System zum Beheizen eines Fluidschlauches
US4607153A (en) * 1985-02-15 1986-08-19 Allied Corporation Adaptive glow plug controller
US4755656A (en) * 1986-03-12 1988-07-05 Morphy Richards Limited Toaster

Also Published As

Publication number Publication date
PT92491A (pt) 1990-06-29
FR2640401A1 (fr) 1990-06-15
EP0373487A1 (fr) 1990-06-20
EP0373487B1 (fr) 1993-09-15
DE68909190D1 (de) 1993-10-21
US4978838A (en) 1990-12-18
ES2045362T3 (es) 1994-01-16
ATE94665T1 (de) 1993-10-15
DE68909190T2 (de) 1994-02-03
FR2640401B1 (fr) 1991-01-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT92491B (pt) Dispositivo de comando electronico da alimentacao de uma resistencia de aquecimento
US9220362B2 (en) Sous-vide cooker
US4962299A (en) Method and apparatus for the thermal control of a heating device
US4730100A (en) Food cooking and heating apparatus
US4917006A (en) Expansion thermostat for cooking grill
US4727799A (en) Cooking appliance with sensor means
US2847553A (en) Control for heating apparatus
US3349692A (en) Temperature-sensing arrangements for heating or cooking appliances
JPS60253192A (ja) 加熱調理装置
KR20060013783A (ko) 가스 오븐 레인지의 보온 서랍의 온도 제어 시스템 및온도 제어 방법
JPS6041928B2 (ja) 電子ジャ−炊飯器
US20230194100A1 (en) Apparatus and method for cooking at constant temperature using convection heat in oven
KR20170071966A (ko) 전기 가열 조리기의 보온 제어 장치
JPS6140270Y2 (pt)
JPS62144620A (ja) 電気調理器
JPH0351630A (ja) オーブントースタ
JP2620680B2 (ja) 電気煮炊器の制御装置
WO1993021807A1 (en) Heating and/or cooking apparatus for foods, having level control without moving parts
TR2023003664T2 (tr) Ön isitma kontrol terti̇batina sahi̇p bi̇r firin ve bunun kontrol metodu
ES2945488A1 (es) Metodo para monitorizar el estado de coccion de un alimento para un aparato para cocinar alimentos a la plancha
JPS6034418A (ja) 感熱装置
GB2179732A (en) Toaster oven
JPS60203213A (ja) 電気調理器
JPS59146614A (ja) 炊飯器
JPH03263521A (ja) 調理器の加熱制御装置

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950505

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19971130