PT91603A - Method of manufacturing a building structure - Google Patents
Method of manufacturing a building structure Download PDFInfo
- Publication number
- PT91603A PT91603A PT91603A PT9160389A PT91603A PT 91603 A PT91603 A PT 91603A PT 91603 A PT91603 A PT 91603A PT 9160389 A PT9160389 A PT 9160389A PT 91603 A PT91603 A PT 91603A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- layer
- frames
- cement
- foam
- stakes
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E04—BUILDING
- E04G—SCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
- E04G11/00—Forms, shutterings, or falsework for making walls, floors, ceilings, or roofs
- E04G11/04—Forms, shutterings, or falsework for making walls, floors, ceilings, or roofs for structures of spherical, spheroid or similar shape, or for cupola structures of circular or polygonal horizontal or vertical section; Inflatable forms
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E04—BUILDING
- E04G—SCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
- E04G11/00—Forms, shutterings, or falsework for making walls, floors, ceilings, or roofs
- E04G11/04—Forms, shutterings, or falsework for making walls, floors, ceilings, or roofs for structures of spherical, spheroid or similar shape, or for cupola structures of circular or polygonal horizontal or vertical section; Inflatable forms
- E04G11/045—Inflatable forms
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Architecture (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
- Buildings Adapted To Withstand Abnormal External Influences (AREA)
- Roof Covering Using Slabs Or Stiff Sheets (AREA)
- Building Environments (AREA)
- Conveying And Assembling Of Building Elements In Situ (AREA)
- Laminated Bodies (AREA)
- Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
- Saccharide Compounds (AREA)
- Working Measures On Existing Buildindgs (AREA)
- Bridges Or Land Bridges (AREA)
- Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
- Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
Description
/
INTERNATIONAL DOME SYSTEMS "Método para a construção de uma estrutura edificável" A presente invenção diz respeito a um método para a construção de uma estrutura edificável, no qual um molde insuflável dotado com uma entrada hermética é montado de forma estanque ao ar, sobre uma base ou fundação, sendo esse molde insuflável por meio de dispositivos adequados e, depois de ter assumido a sua configuração correcta, faz-se a aspersão de uma camada de resina em espuma no interior do molde, colocando--se sobre essa camada bases perfiladas em chapa, ligando-se às estacas dirigidas para o interior, às quais se ligam os tirantes de reforço após aspersão de uma primeira camada de cimento sobre a camada de espuma. Ê conhecido um método semelhante descrito na patente de invenção norte-americana n2 4155967.
De acordo com o referido método conhecido aplica-se a camada de espuma camada por camada e as placas de base das estacas são fixadas à primeira camada de espuma por meio de cola. Esta fixação é insuficiente. Muitas estacas caiem por influência das forças que ocorrem durante a aspersão. Mesmo depois de se envolverem as bases das estacas com a camada de espuma seguinte aplicada sobre essas bases, as estacas referidas não são capazes de suportar as cargas que ocorrem durante a fixação dos tirantes de reforço e durante a aspersão do cimento.
Constitui um objectivo da presente invenção proporcionar um método por meio do qual a progressão do trabalho não seja perturbada pelas estacas que não mantêm a sua posição adequada.
De acordo com a presente invenção consegue-se atingir este objectivo produzindo-se inicialmente uma camada de resina em espuma atê se obter a sua espessura final pretendida, apenas se colocando depois as estacas e fixando-as à camada de espuma por inserção das porções dobradas das bases perfiladas em chapa, e aspergindo-se a primeira camada de cimento sobre as bases das referidas estacas, as quais se ajustam ao interior da camada de espuma.
Devido ao facto de se obter a espessura final da camada de espuma antes da montagem das estacas ê possível inserir as partes dobradas das bases das estacas na camada de espuma. Por esta razão as estacas encontram-se já fixadas mais rigidamente.
Além do mais, devido ao facto de se aspergir a primeira camada de cimento sobre as referidas bases, cobrindo-as, obtém--se uma camada dura que suporta as estacas de tal modo que estas já não poderão soltar-se, tornando-se adequadas para suportar o peso dos tirantes de reforço e tornando-se susceptí-veis de suportar as forças que ocorrem durante a aspersão do cimento sobre as estacas e sobre os tirantes de reforço, incluindo o peso das partes de cimento ainda não completamente endurecido.
Preferencialmente, o reforço ê pré-esforçado pelo menos nos planos horizontais. Isto é possível devido à fixação rígida das estacas.
Através da patente de invenção norte-americana n^ 4155967 anteriormente referida é conhecido o processo de construção de caixilhos de janelas e semelhantes, para a colocação de caixilhos que são fixados por aspersão da camada de cimento· Todavia, isto tem como resultado a necessidade de se limpar os caixilhos das janelas tão depressa quanto possível, ao mesmo tempo que não são possíveis correções de posição necessárias no caso de o caixilho ser deslocado pelas forças de aspersão.
De acordo com a presente invenção colocam-se caixilhos temporários, sendo a sua colocação feita sobre a camada de espuma acabada, removendo-se esses caixilhos depois de estarem fixos pela camada de cimento e removendo-se também a camada de espuma e parte do material inicial no local dos referidos caixilhos, os quais são substituídos depois pelos caixilhos definitivos das janelas.
Sn alguns casos o molde pode ser substituído por um revestimento ou camada de cobertura especial. 0 molde pode ser removido e utilizado noutro sítio. Isto é igualmente válido para os ventiladores e dispositivos semelhantes uma vez que a estrutura do edifício já não necessita de ser mantida na posição insuflada. Isto apenas é necessário no processo de construção durante o qual no entanto, a pressão proporcionada pela bomba pneumática deve ser superior ao que é habitual para as paredes insufladas. A aspersão de resina pode efectuar-se de tal modo que toda a parede interior do molde fique coberta, obtendo-se desde logo uma estrutura em resina para o edifício, tal como uma cúpula em resina.
Também é possível aspergir parte da altura com resina e iniciar a aspersão de cimento desde logo, ao mesmo tempo que a aspersão de resina continua a processar-se verticalmente em direcção à parte de cima, A montagem dos tirantes de reforço pode realizar-se de tal modo que se complete o reforço antes da aplicação de camadas adicionais de cimento. Todavia, também se pode realizar o trabalho de tal forma que as referidas camadas de cimento se-;jam aplicadas após a montagem de uma perte de reforço, e nesse caso a montagem dos tirantes de reforço processa-se no sentido ascendente seguindo-se a aplicação do cimento, começando esta aplicação de cimento pela base, como é evidente. 0 molde sintético pode ficar no local ou ser removido. Para se efectuar o trabalho pode utilizar-se um dispositivo móvel de plataforma elevatória possuindo na extremidade exterior de um braço articulável e extensível uma plataforma de trabalho a partir da qual se pode alcançar com os dispositivos de aspersão qualquer posição do interior do molde insuflado.
Com a presente invenção é possível construir estruturas para edifícios ou prefereneialmente configurações em forma de cúpula, de modo simples. Essas estruturas podem possuir uma base circular e serem parcialmente esféricas. Contudo podem possuir também uma base oval ou mesmo uma base reetangular. A presente invenção diz respeito também a uma estaca para aplicação ao método de acordo com a presente invenção, possuindo essa estaca uma base de chapa perfurada conforme descrito na patente de invenção norte-americana nS 415596? fixando-se-lhe um tirante e podendo apresentar, de acordo com a presente invenção, linguetas que são cortadas livremente naquela base e dobradas para uma posição perpendicular ao plano da base e voltadas em sentido oposto ao do tirante.
Essa estaca possui uma configuração que lhe permite ser inserida com as referidas linguetas no interior da camada de espuma.
Seguidamente ilustrar-se-á a presente invenção tomando como referência os desenhos. A Eigural representa uma parte de uma estrutura de um edifício, de acordo com a presente invenção. A Eigura 2 representa uma versão possível da estaca.
As Eiguras 3a a f inclusive representam fases diferentes do método de acordo com a presente invenção. A estrutura edificável que se pode obter de acordo com a presente invenção possui um molde 1 que, por insuflação, assume a configuração adequada, sendo feito de plástico. Contra a sua parede interior aplica-se por aspersão uma camada sintética de espuma 2. As estacas 3 são fixadas sobre a referida camada e os tirantes de reforço 4 são fixos a essas estacas.
Para a montagem dessas estacas é possível utilizar um reforço auxiliar 4', constituído por exemplo por tirantes que suportam as estacas durante a realização de outras operações. 0 espaço envolvente dos referidos tirantes de reforço, definido externamente pela camada sintética de espuma 2, é preenchido com cimento 5 por aspersão. Antes de se construir a camada de cimento 5» camada por camada, faz-se a aspersão de uma primeira camada 5' sobre as bases 8 das estacas. 0 molde de plástico 1 é ligado em 6 a uma fundação pré-fabricada 7» por um processo estanque.
As estacas podem apresentar a forma indicada na figura 2, sendo constituídas por uma base de chapa perfurada 8 possuindo linguetas dobradas 9» a qual pode ser compelida para o interior da camada sintética de espuma2 e possuindo um tirante ou braço 10 que se desenvolve para o exterior e que serve para lhe fixar os tirantes de reforço. Após a aplicação da primeira camada de cimento 5'» a© referidas estacas ficam suficientemente bem estáveis no seu lugar para suportarem os tirantes de reforço. A figura 3 representa na figura 3a» esquematicamente, uma parte de uma fundação anelar 7 que deve ser fornecida. A figura 3b representa a aplicação do molde 1 no estado ainda não insuflado. A figura 3c representa a insuflação por meio das bombas pneumáticas 11. A parede insuflada está dotada com uma entrada hermética ao ar 12 já conhecida. A figura 3d representa um corte que permite ver o interior do átrio insuflado. Presente no átrio encontra-se um dispositivo de trabalho 13 que possui uma plataforma de trabalho 14, por meio do qual se faz a aspersão sobre a parede interior do molde insuflado 1, de espuma sintética, por exemplo poliuretano, fornecida através da conduta de fornecimento 13 e proveniente do dispositivo 16 representado esquematicamente. A figura 3e representa a montagem de tirantes de reforço anelares horizontais e bem assim de tirantes de reforço contidos em planos verticais, após o que se pode fazer a aspersão das camadas de cimento 5' © 5 por meio do dispositivo 13» conforme indicado na figura 3f* 0 átrio assim obtido já não necessita das bombas pneumáticas e de entrada hermética.
No caso de serem necessárias janelas colocam-se caixilhos auxiliares com o auxílio de estacas sobre a camada de espuma sintética 3, conforme se indica esquematicamente pelo n½ero 17 na figura 3d. Uma vez completada a estrutura do edifício, ou seja, após o endurecimento do cimento, o qual envolve os caixilhos auxiliares, a camada de plástieo do molde e a camada de espuma podem ser cortadas e removidas, podendo colocar-se então nessa abertura um caixilho definitivo de janela com ou sem vidros.
Claims (4)
- Reivindicações 1.- Método para a construção de uma estrutura edificãvel, de acordo com o qual se monta um molde distendível munido de uma entrada hermética de forma estanque ao ar, sobre uma base ou fundação, sendo esse molde distendido por meio de dispositivos adequados e, depois de ter assumido a sua configuração correcta se faz a aspersão de uma camada de resina em espuma no interior do molde, colocando-se sobre essa camada bases perfiladas em chapa, ligando-se às estacas dirigidas para o interior, as quais se ligam os tirantes de reforço apôs aspersão de uma primeira camada de cimento sobre a camada de espuma, caracterizado pelo facto de inicialmente se produzir a camada de resina em espuma.até se obter a sua espessura final pretendida, apenas se colocando depois as estacas e fixando-as à camada de espuma por inserção das porções dobradas das bases perfiladas em chapa, e por a primeira camada de cimento ser aspergida sobre as bases das referidas estacas as quais se ajustam ao interior da camada de espuma. -9-
- 2. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo facto de o reforço ser pré-esforçado pelo menos nos planos horizontais.
- 3. - Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, de acor do com o qual, para a construção dos caixilhos das janelas e semelhantes, se colocam caixilhos que são fixados ao aspergir-se a camada de cimento, caracterizado pelo facto de os caixilhos serem temporários e a cuja forma e dimensões correspondem a forma e dimensões dos caixilhos definitivos das janelas, colocando-se esses caixilhos sobre a camada de resina e apõs a aplicação da camada de cimento, sendo o material inicial e a espuma removidos no local dos caixilhos e sendo os referidos caixilhos removidos e substituídos pelos caixilhos definitivos das janelas.
- 4.- Estaca para utilização no método de acordo com uma ou mais das reivindicações anteriores, constituída por uma base de chapa perfurada ã qual se liga um tirante, caracterizada pelo facto de a referida chapa possuir linguetas cortadas na própria chapa e que se dobram para uma posição perpendicular ao plano da chapa. Lisboa, 31 de A' β Agente Oficial da Pr<Industrie
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
NL8802165A NL8802165A (nl) | 1988-09-01 | 1988-09-01 | Werkwijze voor het vervaardigen van een bouwwerk. |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT91603A true PT91603A (pt) | 1990-03-30 |
Family
ID=19852843
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT91603A PT91603A (pt) | 1988-09-01 | 1989-08-31 | Method of manufacturing a building structure |
Country Status (14)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0357151B2 (pt) |
AT (1) | ATE74393T1 (pt) |
DD (1) | DD296139A5 (pt) |
DE (1) | DE68901117D1 (pt) |
DK (1) | DK168962B1 (pt) |
ES (1) | ES2030968T5 (pt) |
GR (2) | GR3004564T3 (pt) |
HK (1) | HK62892A (pt) |
IE (1) | IE61649B1 (pt) |
NL (1) | NL8802165A (pt) |
NO (1) | NO177611C (pt) |
PL (1) | PL162385B1 (pt) |
PT (1) | PT91603A (pt) |
RU (1) | RU1828484C (pt) |
Families Citing this family (11)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB8811465D0 (en) * | 1988-03-28 | 1988-06-15 | Pemberton J M | Method of culverting river/canal |
NL9301988A (nl) * | 1993-11-17 | 1995-06-16 | Int Dome Systems Cyprus Ltd | Werkwijze voor het vervaardigen van een tunnelvormige kap of scherm over een verkeerstrajekt, zoals een autoweg of spoorbaan. |
ES2113780B1 (es) * | 1994-04-25 | 1999-01-01 | Rauet Ginau Juan | Perfeccionamientos introducidos en el proceso de construccion de estructuras monoliticas. |
DE19637567B4 (de) * | 1996-09-14 | 2006-07-13 | Koch & Mayer Bauunternehmung Gmbh & Co Kg | Verfahren zum Herstellen eines Gebäudes |
AU2007100985B4 (en) * | 2007-07-31 | 2008-09-04 | Domeshells Australia Pty Ltd | An improved system, method and apparatus for constructing compound curve sandwich shell structures |
US8297282B2 (en) | 2007-11-23 | 2012-10-30 | Holley Merrell T | Hyperbaric exercise facility, hyperbaric dome, catastrophe or civil defense shelter |
NO20092970A (no) | 2009-09-08 | 2010-11-22 | Hoegskolen I Soeroest Norge | Storskala skallkonstruksjoner |
CN103669953A (zh) * | 2013-12-09 | 2014-03-26 | 中煤建筑安装工程集团有限公司 | 以空间气膜为模板的施工方法 |
FR3092855B1 (fr) | 2019-02-15 | 2021-03-12 | Guillaume Desrocques | Structure couvercle pour un site emetteur de polluants, son procede de construction et un procede de protection de l'environnement mettant en œuvre cette structure couvercle |
CN113585760A (zh) * | 2021-08-25 | 2021-11-02 | 哈尔滨工业大学 | 一种基于天然冰与冰雪复合材料建造冰壳建筑物的方法 |
CN115045323A (zh) * | 2022-07-11 | 2022-09-13 | 天津大学 | 一种地质聚合物气膜混凝土吸力桶基础及其施工方法 |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1573069A (en) * | 1924-08-27 | 1926-02-16 | Anton M Jensen | Furring nail |
FR781192A (fr) * | 1934-11-13 | 1935-05-10 | Mode de fixation de réseau protecteur sur des revêtements insonores et incombustibles | |
US3277219A (en) * | 1961-03-27 | 1966-10-04 | Lloyd S Turner | Method of molding a building structure by spraying a foamed plastic on the inside of an inflatable form |
US4155967A (en) * | 1977-03-07 | 1979-05-22 | Barry South | Building structure and method of making same |
DE3009419A1 (de) * | 1980-03-12 | 1982-05-06 | TA Rokal GmbH, 4054 Nettetal | Rohrhalter |
US4879859A (en) * | 1983-12-09 | 1989-11-14 | Dykmans Max J | Method and apparatus for constructing circumferentially wrapped prestressed structures utilizing a membrane |
DE8710320U1 (de) * | 1987-07-28 | 1987-09-10 | Eckert, Lothar, Ing. (grad), 5206 Neunkirchen | Rohrhalterung |
-
1988
- 1988-09-01 NL NL8802165A patent/NL8802165A/nl not_active Application Discontinuation
-
1989
- 1989-08-30 RU SU894742294A patent/RU1828484C/ru active
- 1989-08-30 DD DD89332208A patent/DD296139A5/de not_active IP Right Cessation
- 1989-08-30 PL PL28121789A patent/PL162385B1/pl unknown
- 1989-08-31 PT PT91603A patent/PT91603A/pt not_active Application Discontinuation
- 1989-08-31 EP EP89202214A patent/EP0357151B2/en not_active Expired - Lifetime
- 1989-08-31 DK DK431789A patent/DK168962B1/da not_active IP Right Cessation
- 1989-08-31 AT AT89202214T patent/ATE74393T1/de active
- 1989-08-31 IE IE280789A patent/IE61649B1/en not_active IP Right Cessation
- 1989-08-31 NO NO893502A patent/NO177611C/no unknown
- 1989-08-31 DE DE8989202214T patent/DE68901117D1/de not_active Expired - Fee Related
- 1989-08-31 ES ES89202214T patent/ES2030968T5/es not_active Expired - Lifetime
-
1992
- 1992-05-12 GR GR920400912T patent/GR3004564T3/el unknown
- 1992-08-20 HK HK628/92A patent/HK62892A/xx not_active IP Right Cessation
-
1996
- 1996-11-14 GR GR960402996T patent/GR3021625T3/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
GR3021625T3 (en) | 1997-02-28 |
EP0357151A2 (en) | 1990-03-07 |
ES2030968T3 (es) | 1992-11-16 |
NO893502D0 (no) | 1989-08-31 |
EP0357151A3 (en) | 1990-10-24 |
NO177611B (no) | 1995-07-10 |
NO893502L (no) | 1990-03-02 |
DD296139A5 (de) | 1991-11-21 |
DK431789A (da) | 1990-03-02 |
IE61649B1 (en) | 1994-11-16 |
PL162385B1 (pl) | 1993-10-30 |
GR3004564T3 (en) | 1993-04-28 |
DK431789D0 (da) | 1989-08-31 |
HK62892A (en) | 1992-08-28 |
DE68901117D1 (de) | 1992-05-07 |
IE892807L (en) | 1990-03-01 |
RU1828484C (ru) | 1993-07-15 |
ES2030968T5 (es) | 1996-12-16 |
ATE74393T1 (de) | 1992-04-15 |
DK168962B1 (da) | 1994-07-18 |
NO177611C (no) | 1995-10-18 |
EP0357151B2 (en) | 1996-08-14 |
EP0357151B1 (en) | 1992-04-01 |
NL8802165A (nl) | 1990-04-02 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT91603A (pt) | Method of manufacturing a building structure | |
US20050210767A1 (en) | Trilithic and/or twin shell dome type structures and method of making same | |
US3619432A (en) | Method and apparatus for construction of concrete shells | |
US4678157A (en) | Apparatus for the construction of a low cost structure | |
US3350049A (en) | Concrete forms | |
US2270229A (en) | Building construction | |
US7506483B2 (en) | Inflatable structures | |
US8973336B2 (en) | Systems and methods for providing rounded vault forming structures | |
US3231644A (en) | Method and apparatus for building construction | |
US20090145046A1 (en) | Inflatable structures | |
US6651394B2 (en) | Apparatus for use in the construction of precast, moment-resisting frame buildings | |
US3676976A (en) | Roof structure | |
US9493939B2 (en) | Airform for facilitating construction of a structure | |
KR20100074609A (ko) | 에어막을 이용한 아치형 콘크리트 구조물의 시공방법 및 그시공방법에 의한 아치형 구조물 | |
CN111236615A (zh) | 顶升平台的支撑结构及顶升平台的顶升方法 | |
CN1059771A (zh) | 墙的建造方法 | |
EP0479263B1 (de) | Raumschalung zum Erstellen eines zumindest eingeschossigen Gebäudes | |
KR102267974B1 (ko) | 표시선을 갖는 종이거푸집 및 그를 이용한 시공방법 | |
KR200497338Y1 (ko) | 표시선을 갖는 종이거푸집 | |
US2317997A (en) | Form for concrete walls, floors, or the like | |
SU916713A1 (ru) | Способ возведения криволинейного свода на пневматической опалубке и устройство для его осуществления 1 | |
JPS5817946A (ja) | 建物の建築方法 | |
JPH047317Y2 (pt) | ||
CA2212770A1 (en) | Helium-air support structures | |
JPS6011203Y2 (ja) | 自立しているド−ム状骨組構造を作るための骨格構造体 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FC3A | Refusal |
Effective date: 19981124 |