PT91592B - Dispositivo de televisao aperfeicoado usando sinais de erro transmitidos - Google Patents

Dispositivo de televisao aperfeicoado usando sinais de erro transmitidos Download PDF

Info

Publication number
PT91592B
PT91592B PT91592A PT9159289A PT91592B PT 91592 B PT91592 B PT 91592B PT 91592 A PT91592 A PT 91592A PT 9159289 A PT9159289 A PT 9159289A PT 91592 B PT91592 B PT 91592B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
signal
pes
detector
coupled
video
Prior art date
Application number
PT91592A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91592A (pt
Inventor
Jack Selig Fuhrer
Leonard Norman Schiff
Original Assignee
Gen Electric
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gen Electric filed Critical Gen Electric
Publication of PT91592A publication Critical patent/PT91592A/pt
Publication of PT91592B publication Critical patent/PT91592B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N11/00Colour television systems
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N9/00Details of colour television systems
    • H04N9/64Circuits for processing colour signals
    • H04N9/646Circuits for processing colour signals for image enhancement, e.g. vertical detail restoration, cross-colour elimination, contour correction, chrominance trapping filters
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N11/00Colour television systems
    • H04N11/24High-definition television systems
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N7/00Television systems
    • H04N7/015High-definition television systems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Television Systems (AREA)
  • Color Television Systems (AREA)

Description

PATENTE NS. 91 592
Dispositivo de televisão aperfeiçoado usando sinais de erro transmitidos para que
GENERAL ELECTRIC COMPANY, pretende obter privilégio de invenção em Portugal.
RESUMO presente invento refere-se a um dispositivo de televisão para gerar sinais video para recepção por um receptor, tendo circuitos de processamento adaptativo (36) susceptiveis de erros, incluindo circuitos (20) para emularem porções do receptor e dez tectarem (18) a ocorrência de tais erros. E gerado um sinal representando a ocorrência dos erros e combinado (26) com o sinal video transmitido. No receptor o sinal de erro é separado (42) do sinal video e utilizado pelos circuitos de processamento adaptatg. vo (36) para melhorar os efeitos de tais erros.
F!S. I
Γ · · Ί ,
782
RCA 85,144
-2MEMORIA descritiva
Este inventa refere-se a dispositivos de televisão de definição melhorada.
A indústria de televisão tem-se esforçado para melhorar a qualidade das imagens de televisão visionadas. Várias técnicas que têm sido usadas, usando sinais transmitidos de televisão padrão incluem separação luminância/crominância adaptativa usando filtros de pente de linha e quadro tais como os descritos na patente dos Estados Unidos n?. 4 617 589, filtros recursivos adapta tivos tais como os descritos na patente dos Estados Unidos ηθ.
639 784 e aparelhos de exploração de visor de exploração não ejn trelaçada ou progressiva adaptativa tal como descrito na patente dos Estados Unidos ηθ. 4 598 3C9. Cada um destes dispositivos tem o potencial para melhorar significantemente as imagens visionadas, contudo o potencial não foi integralmente posto em prática. Cada um dos dispositivos proporciona, em geral, os aperfeiçoamentos de potencial antecipados para sequências de imagem especiais. Por outro lado para sequências de imagem incluindo, por exemplo, mov_i mento de objectos dentro de imagens sucessivas ou em efeito panorâmico da câmara, a qualidade de imagem sofre devido à incapacidja de de implementar detectores de parâmetro livre de erro com um custo competitivo usados para controlarem o processamento adaptativo.
Técnicas mais ambiciosas para melhorar a qualidade de ima gem envolvem mudanças no sinal transmitido padrão pela adição de componentes de sinal os quais, entre outras coisas, aumentam efeq tivamente □ largura de banda do sinal de luminância enquanto mantêm o sinal total compatível para recepção pelos receptores padrão correntes. Receptores de televisão de definição aumentada (EDTV) ou especial foram desenvolvidos para receber os sinais transmitidos alterados e utilizam os sinais adicionados para produzir imagens de qualidade notável. Existe uma dificuldade, nestes dispositivos, em incluir informação suficiente no espaço de espectro de canal repartido enquanto mantém uma compatibilidade tardia do sinal. Um exemplo de um dispositivo de definição aumeri
782
RCA 85,144
-3tada é descrito por M. A. Isnardi et al. intitulado Decoding Issues in the ACTV System, IEEE Trans. on Consumer Electronics, vol. 34, nS. 1, de Fevereiro de 1988, a páginas 111-120 (também descrito no pedido de patente dos Estados Unidos nS. de série 139 340 pedido em 29 de Dezembro de 1987). No dispositivo de Isnardi et al. três componentes de sinal adicionais são adicionados ao sinal transmitido NTSC padrão. Estes sinais são comprimidos em amplitude e/ou largura de banda antes da adição ao sinal NTSC para evitar que provoque interferència/artificios em receptores padrão. Um dos componentes adicionados, chamado sinal auxiliar V-T, contém informação de diferença intraquadro a qual é usada p.e lo receptor EDTU para converter o sinal video transmitido entrel_a çado em sinais de visor não entrelaçados. Devido à compressão de amplitude deste sinal, em ambientes ruidosos, o sinal auxiliar p_o de falhar a fornecer informação adequada.
presente invento é um dispositivo de televisão para pr_o duzir imagens de qualidade melhorada. Uma realização do invento no terminal receptor do dispositivo inclui um dispositivo de processamento video tendo um aparelho de processamento adaptativo de parâmetro de sinal. 0 aparelho de processamento inclui um detector de parâmetro de sinal que reage ao sinal a ser processado para gerar sinais de controlo para processamento de sinal de contrjo lo adaptativamente. 0 aparelho inclui, adicionalmente, um detector para extrair um sinal de erro de detector de parâmetro transmitido com o sinal video a ser processado. Circuitos electrónicos, acoplados entre o detector de parâmetro e o aparelho de processamento, reagem ao sinal de erro de detector de parâmetro para compensar sinais errados gerados pelo detector de parâmetro.
Uma realização adicional do invento, no terminal transmis sor do dispositivo, inclui um codificador para gerar o sinal video incluindo o aparelho de processamento um detector de parâmetro o qual emula a resposta do dispositivo de processamento de terminal receptor para gerar sinais de controlo, e um detector de parâmetro adicional incorporado no dito codificador para gerar s_i nais de controlo substancial mente livres de erro. Um comparador, que reage aos sinais de controlo do detector de parâmetro e sinais
T!»
9 78.2 RCA 85,144
Fr
-4de controle substancialmente livres de erro do detector de parâme tro adicional, gera um sinal de erro de detector de parâmetro. Um combinador de sinal combina o sinal de erro com o sinal video do codificador para transmissão para o aparelho receptor.
A figura 1 é um diagrama de blocos de um dispositivo de televisão realizando o presente invento.
As figuras 2, 3 e 4 são diagramas de blocos de circuitos de combinação de sinal alternativo os quais podem ser implementados nos circuitos da figura 1.
A figura 5a é um diagrama em blocos de um receptor de televisão incluindo circuitos de processamento adaptativo realizando o presente invento.
A figura 5b é um diagrama de blocos de um aparelho de fiJL tro de pente adaptativo exemplificativo utilizando o presente invento.
A figura 6 é um diagrama em blocos de um receptor EDTV incluindo uma realização do invento.
A figura 7 é um diagrama esquemático de circuitos exempli. ficativo para gerar um sinal de erro de parâmetro para um dispos_i tivo EDTV realizando o invento.
A figura 8 é uma representação de imagem de uma porção de um formata de sinal TV útil na descrição dos circuitos da figura
7.
A figura 9 é um diagrama esquemático de aparelhos adicionais para gerarem um sinal de erro a ser transmitido com um sinal video codificado.
A figura 10 é um diagrama de blocos de circuitos electrónicos para reduzir a frequência de ocorrência do sinal de erro de parâmetro (PE5) gerado pelos, por exemplo, circuitos da figura 7.
A figura 1 ilustra os conceitos básicos do invento. 0 la. do direito da figura inclui circuitos electrónicos num receptor de televisão incluindo, por exemplo, um visor ou órgão de gravação (isto é, um gravador de cassetes video). 0 lado esquerdo da
78.2
RCA 85,144 ss
-5figura mostra um aparelho para gerar sinal a ser utilizado pelos circuitos de recepção. 0 sinal é, em geral, compatível para recepção por receptores padrão, mas inclui informação adicional transparente para o receptor padrão. A informação adicional corresponde ao sinal de erro de parâmetro (PES), referido acima, para ser usado pelo receptor da figura 1.
sinal é recebido, pelo receptor na antena 30 e acoplado aos circuitos electrónicos de frequência intermédia (IE)/sintonização 32 os quais produzem um sinal video de banda de base. 0 s_i nal video de banda de base é aplicado a um separador de sinal 42, o qual separa o sinal PES da informação video. A informação video é acoplada a um descodificador video 36, incluindo, pelo menos, um elemento de processamento adaptativo. No descodificador 36 encontra-se um detector 40, o qual responde a uma caracteristi ca de sinal ou parâmetro tal como amplitude ou transições de sinal para gerar um sinal para controlar a resposta do elemento de processamento adaptativo. 0 detector 40 é susceptível de produzir erros de sinal de controlo. Os sinais de controlo do detector 40 e sinal PES do separador 42 são acoplados às respectivas ligações de entrada de um circuito de correcção de sinal de controlo 38. 0 circuito de correcção 38 é mostrado como uma porta
OU exclusiva mas pode, de facto, ser outro circuito electrónico dependendo do tipo de sinais de controlo e PES aplicados. Sinais de controlo corrigidos, do circuito de correcção 38, são acoplados aos circuitos electrónicos de processamento adaptativos dentro do descodificador 36. 0 sinal descodificado, do descodificador 36, é acoplado a, por exemplo, um dispositivo de visor 34.
sinal PES pode ser formatado num certo número de formas analógicas ou digitais variando desde sinais analógicos correlacionados espacialmente até sinais digitais, comprimidos multiplexados e divididos. Em última instância, o sinal PES pode ser pr^i meiro codificado em comprimento de percurso, em seguida codificado estatisticamente (por exemplo Huffman) para reduzir a sua densidade e finalmente multiplexado por divisão de tempo nos interva^ los em branco do sinal video. Neste caso o sinal PES, do separador de sinal 42, é acoplado ao circuito de correcção de sinal de
782
RCA 85,144
-6controlo 38, através de um descodificador de comprimento de percur so-estatístico 44.
detector de parâmetro 40 é nominalmente de projecto si_m pies para diminuir dificuldades de projecto e custo dos componentes do receptor. Devido à falta de sofisticação, o detector 40 é susceptível de gerar um número de sinais de controlo errados. Em geral, contudo, o número de erros será pequeno e assim o sinal ΡΕΞ, o qual representa a ocorrência de tal erro, necessitará uma largura de banda relativamente estreita, por exemplo 200 kHz.
No terminal de transmissão do dispositivo, os sinais de imagem são fornecidos por uma fonte 10, a qual pode ser uma câmara TV. Os sinais de imagem podem estar no formato de exploração progressiva ou entrelaçada ou podem ser sinais componentes Y, I,
Q ou R. G, B e K. 0s sinais componentes são acoplados a um codificador 12 o qual pode ser um codificador NTSC, PAL, MAC ou EDTV.
codificador 12 processa os sinais componentes para produzir um sinal video de acordo com o padrão de transmissão desejado. Um descodificador 20 é acoplado à ligação de saída do codificador 12. 0 descodificador 20 é semelhante, em projecto, ao descodificador 36 e inclui um detector de parâmetro 22 semelhante ao detector 40. 0 descodificador 20 inclui, pelo menos, suficientes circuitos de processamento, incluídos no descodificador 36, de modo que os sinais de saída do detector de parâmetro 22 emula substancialmente a resposta do detector 40 no descodificador 36.
Um segundo detector de parâmetro 14, projectado para produzir sinais de controlo de parâmetro, substancialmente livres de erro, está incluído nos circuitos de transmissão. 0 sinal de entrada, para o detector 14, pode ser derivado de dentro do codificador 12, do sinal de saída do codificador 12 ou de dentro do des_ codificador 20, dependendo do parâmetro detectado e da fonte de erros antecipada. 0 detector de parâmetro 14 é sensível, substa_n cialmente, à mesma característica de sinal que o detector de parâ metro 22. Os sinais de controlo de saída dos detectores 14 e 22 são acoplados aos circuitos 18, os quais comparam o sinal do detector 22 com o sinal do detector 14 e produzem o sinal de erro de parâmetro PES. 0 sinal PE5 e o sinal video codificado são
-6 9 78.2 RCA 85,144
-7acoplados aos circuitos electrónicos 26, os quais combinam estes dois sinais para transmissão.
sinal PES pode ser codificado em comprimento de percurso e estatisticamente (circuito 24) antes de ser acoplado ao combinador de sinal 26.
Dependendo de onde o sinal, aplicado à entrada do detector 14, é derivado, pode ser necessário incluir retardas de compensação, tais como elementos de retardo 16 ou 17, em circuitos de sinal especiais. Um perito na arte do projecto de circuitos reconhecerá rapidamente onde devem ser incluídos os retardos de compensação.
D projecto dos circuitos de comparação 18 pode tomar dif_e rentes formas. Por exemplo, se dois sinais dos detectores 14 e 22 são sinais digitais de nível duplo de bit único, os circuitos 18, consistem numa única porta OU exclusiva que gera um nível um lógico sempre que os dois sinais são diferentes, e um nível lógico zero no outro caso. Alternativamente, se os dois sinais dos dete_ç tores 14 e 22 são sinais binários multibits, os circuitos 18 podem incluir um detector de limiar em cada via de sinal e uma porta OU exclusiva acoplada às ligaçães de saída dos detectores de limiar. Numa alternativa adicionai, para sinais binários multibits, os circuitos 18 podem compreender um subtractor com o sinal PES tira do da saída de bit de sinal ou da saída de diferença. Em última instância, o sinal PES é um sinal multibit. Se desejado, o sinal PES multibit pode ser reduzido a um sinal de bit único, pela apl_i cação do sinal PES multibit a um detector de limiar.
A figura 2 ilustra um primeiro exemplo de circuitos os quais podem ser usados como elemento de combinação de sinal· 26 e separador de sinal 42. Os circuitos são do tipo descrito na patente dos Estados Unidos 4 660 072, cuja frequência entrecala um sinal auxiliar em porções vazias do espectro video chamadas Eukinuki Hole (orifício Eukinuki). A entrecalação de frequência é semelhante à entrecalação de frequência do sinal de crominância no sinal de luminância do video NTSC.
Na figura 2 o sinal subportador de cor F , tendo uma fre sc — .-69 782
RCA 85,144
-8quência F , ê dividido em frequência por dois num divisor 102, e aplicado a um deslocador de fase de 1809 104 , para desenvolver s_i nais subportadores complementares numa frequência de fsc/2* subportadores complementares são aplicados durante intervalos de linha horizontal alternados, através do multiplexador 110, ao tejr minai de entrada portador do modulador de amplitude 112. 0 sinal
PES ê acoplado à entrada de sinal do modulador 112. A saída do modulador 112, e o sinal video do codificador 12, são combinados no adicionador de sinal 114 para produzirem o sinal para transmis são. Com o retardo de compensação apropriado, entre o codificador 12 e o adicionador 114, o sinal PES pode ser correlacionado espacialmente com o sinal video. Numa disposição alternativa, o sinal PES pode ser comprimido e deslocado em tempo (no elemento 106) para ocorrer durante, por exemplo, os intervalos em branco horizontais e de divisão de tempo multiplexada no multiplexador 108, com, por exemplo, um componente de alta frequência de luminância (descrita na patente dos Estados Unidos 4 660 072) ou outra informação auxiliar, e então aplicado ao modulador 112.
No separador de sinal, no terminal de recepção, o sinal recebido é filtrado num filtro espaço-temporal 115, para extrair a portadora modulada a qual é então subtraída do sinal recebido, no subtractor 113, para produzir o sinal componente NTSC codificado. A portadora modulada extraída do filtro 115 é desmodulada no elemento 117. Supondo que o sinal modulador ê multiplexado por divisão de tempo como no último exemplo, o sinal desmodulado é aplicado a um desmui tiplexador dois para um 118 o qual separa os sinais e P^-S em dois sinais separados. 0 sinal e o sinal do subtractor 113 são acoplados ao descodificador (por exemplo, 36 na figura l). 0 sinal PES é aplicado aos circuitos
119, os quais deslocam em tempo e expandem o sinal PES comprimido de modo que é correlacionado espacialmente com o sinal video.
sinal PES é então acoplado ao circuito de correcção de sinal de controlo 38.
A figura 3 ilustra um segundo exemplo de circuitos electrónicos de combinação de sinal. Nestes circuitos o sinal PES é combinado com o sinal video codificado pela técnica de modulação .69 782 RCA 85,144
-9eiii quadratura da imagem ou portador de radiofrequência (RF). Na figura 3 a portadora de imagem RF ê acoplada ao terminal de entrg da de portadora de um primeiro modulador de amplitude 124, e é deslocada em fase 9D graus e aplicada ao terminal de entrada de portadora de um segundo modulador de amplitude 120. 0 sinal video e o sinal PCS são acoplados aos terminais de entrada de sinal dos moduladores 124 e 120, respectivamente. Os sinais de saída dos moduladores 120 e 124 são combinados linearmente num circuito adicionador 130, para produzirem o sinal para transmissão. No receptor, os sinais video e PES podem ser separados com um desmodulador de quadratura síncrono.
Notar, em relação aos circuitos de combinação das figuras 2 e 3, que pode ser desejável comprimir em amplitude o sinal PES antes de o aplicar aos moduladores respectivos.
A figura 4 ilustra um terceiro exemplo de circuitos electrónicos de combinação 26. Neste exemplo o sinal PES é multiplexado por divisão em tempo nos intervalos em branco verticais do sinal video. Para conseguir isto, o sinal PES deve ser comprimido e deslocado em tempo. Isto pode ser executado pela conhecida técnica de codificação de comprimento de percurso. Os dados de comprimento de percurso podem ser comprimidos adicionalmente usan do por exemplo códigos Huffman. 0 sinal codificado pode, depois disso, ser aplicado a um codificador de verificação de redundância ciclíca (CRC) para formatar o sinal para detecção de erro de transmissão e correcção.
Na figura 4, o sinal PES é suposto ser um sinal binário e é acoplado a um codificador 140 para comprimir os dados a partir de um formato projectado de bits num campo ou quadro, de uma imagem, para um formato, o qual pode estar contido no intervalo em branco vertical (ou possivelmente intervalos em branco horizontais). 0 codificador 140 pode ser um codificador combinado de comprimento de percurso-estatístico. 0s dados codificados, do cg dificador 140, para um campo inteiro ou quadro estão escritos na memória 142. Durante o intervalo em branco vertical campo/quadro, os dados PES comprimidos são lidos da memória 142 e aplicados ao multiplexador 146. 0 sinal video, por exemplo, do codificador 12,
Ζ
782
RCA 85,144
-10é aplicado a um elemento de retardo campo/quadro de compensação 145 e o sinal video retardado aplicado ao multiplexador 146. 0 campo/quadro, dos dados video, acoplado ao multiplexador 146, coj? responde aa campo/quadro do sinal PES comprimido aplicado ao multiplexador. Os sinais para lerem o sinal PES , da memória 142, d_u rante os intervalos em branco verticais, são gerados no gerador de endereço 144 o qual é controlado pelos sinais de sincronização horizontal Hs e vertical Vs, respectivamente. A velocidade em que os endereços são gerados, é controlada pelo sinal temporizado de pixel o qual é nominalmente quatro vezes a frequência subporta, dora de crominância. 0 gerador de endereço 144, também gera um sinal de controlo para condicionar o multiplexador 146 a acoplar a saída da memória 142 ao transmissor durante a porção desejada em branco vertical, e para acoplar o sinal video ao transmissor durante porções activas dos intervalos campo/quadro.
A figura 5a ilustra um receptor tendo dois processadores adaptativos, um filtro de pente adaptativo 58 e um redutor de ru_í do adaptativo 60. Supondo que o sinal PES é modulado em quadratiu ra na portadora de imagem como na figura 3. 0 sintonizador 33 incluirá portanto um desmodulador de fase em quadratura para sepa rar o sinal video de banda de base e o sinal PES. Supondo, também, que o filtro de pente adaptativo comuta entre um filtro de pente de linha e um filtro de pente de quadro, para imagens contendo movimento e não contendo movimento, respectivamente. Supon do também que o redutor de ruído adaptativo é um filtro recursivo tipo quadro tendo uma resposta funcional dependente do movimento de imagem. Os detectores de parâmetro em ambos os circuitos 58 e 60 serão projectados para detectarem o movimento de imagem e de facto pode ser um detector comum para ambos os circuitos. 0 sinal PES, neste caso, é um sinal de erro de movimento e um sinal PES comum, com retardo de tempo apropriado (62), pode ser aplicado a ambos os circuitos 58 e 60. Nominalmente, tanto nos filtros de pente de quadro adaptativos e filtros recursivos, os sinais de movimento, dos detectores de movimento, são sinais multibit, os quais são aplicados a terminais de entrada de endereço, por exemplo, de circuitos de memória de leitura (ROM) programados para prq duzirem um número limitado de sinais de ponderação funcionalmente
782
RCA 85,144
-11relacionados com o valor dos sinais de endereço. Os sinais de ponderação são aplicados como sinais de controlo a um comutador flexível no filtro de pente e a um circuito desmui tipiicador no filtro recursivo. Nos circuitos 58 e 60, os erros de detecção de movimento são corrigidos pelo acoplamento do sinal PES a terminais de entrada de endereço adicionais dos respectivos circuitos ROM, os quais produzem os sinais de ponderação. As ROM, neste caso, conterão valores armazenados adicionais para acomodar os bits de endereço adicionais. Supondo primeiro que o sinal PES é um sinal de bit único, o qual apenas indica que, o sinal produzido pelo detector de parâmetro local, é mau, isto é, o detector fa lha na detecção de movimento ou detecta movimento quando ele não existe. As ROM são programadas para responder ao endereço combinado do sinal PES e ao sinal detector de parâmetro local para fox necer um sinal de ponderação de falha apropriado seleccionado para fornecer ao dispositivo uma actuação superior ao sinal de erro, quando os erros de detecção são indicados pelo sinal PES.
Alternativamente, se o sinal PES é um sinal de erro mult_i bit, tendo valores correspondentes a diferença entre um sinal de detecção correcto e o sinal fornecido pelo detector local, o PES pode ser adicionado a, ou subtraído do sinal de detector local. □ sinal soma/diferença do sinal PES e de detector local é acoplado aos terminais de entrada de endereço da respectiva ROM de sinal de ponderação.
Na disposição alternativa, os detectores de parâmetro nos elementos 58 e 60 podem ser projectados para responderem a diferentes características de sinal e por conseguinte os elementos 58 e 60 necessitam de sinais PES distintos. Para conciliar tal dispositivo o sinal PE3 transmitido pode ser um sinal multiplexado em tempo, frequência, etc.. 0 receptor incluirá um circuito sepa rador de sinal 61 (mostrado a tracejado) para separar os sinais PES distintos e acoplá-los aos circuitos apropriados. Por exemplo, o sinal PES combinado pode ser uma portadora modulada em quadratura com dois sinais PES1 e PE52. 0 separador de sinal 61, neste caso, é um desmodulador de quadratura.
782
RCA 85,144
-12A figura 58 ilustra um filtro de pente de linha adaptativo utilizando o invento. filtros deste tipo podem ser projectados para evitarem substancialmente todos os artifícios indesejáveis gerados por filtros de pente de linha fixa. 0 filtro de pe_n te de linha adaptada selecciona ou uma amostra de linha retardada ou de linha avançada para ser combinada com a amostra de corrente para gerar o sinal filtrado. No receptor, o sinal video composto é aplicado à ligação em cascata de dois elementos de retardo de um elemento horizontal 84 e 86. A amostra corrente é tirada da saída do elemento de retardo 84, e acoplada a uma entrada do subtractor 88. Uma amostra de linha retardada, tirada da saída do elemento de retardo 86, ó acoplada a um terminal do comutador 90. Uma amostra de linha avançada, tirada da entrada para o elemento de retardo 84, é acoplada a um segundo terminal do comutador 90, a saída do qual é acoplada a uma segunda entrada do subtractor 88 0 sinal de salda do subtractor 88 é um sinal de linha de crominâri cia filtrado em pente. As amostras de linha retardada e linha avançada de corrente são acopladas a um detector de parâmetro 92, o qual pode ser do tipo descrito na patente dos Estados Unidos nS. 4 050 084. Este detector 92 determina qual das amostras, avançada ou retardada, tem um valor de amplitude mais perto do va lor de amplitude da amostra de corrente, e gera um sinal de saída correspondente. 0 sinal de salda fornecido pelo detector 92 é acoplado a um terminal de entrada de uma porta 0U exclusiva 94, cuja segunda entrada recebe o sinal PES transmitido. 0 terminal de saida, da porta 0U exclusiva, é acoplado à entrada de controlo do comutador 90.
sinal PES tem um valor um lógico para indicar que o detector 92 é antecipado para fornecer um sinal errado. Para o dis. positivo da figura 5B, o detector 92 desenvolve uma saida lógica de nível duplo a qual é complementada pela porta 0U exclusiva 94, apenas quando o sinal PES é um um lógico. Assim, para todos os erros antecipados produzidos peio detector 92, a porta 0U exclusiva 94 corrige os sinais de controlo aplicados ao comutador 90.
No transmissor, o descodificador 20 (figura l) inclui a
782 RCA 85,144
-13ligação em cascata de dois elementos de retardo de um período horizontal 74 e 76, correspondentes respectivamente aos elementos 84 e 86 no receptor. Um detector 78, de projecto semelhante ao detector 92, é acoplado de modo semelhante aos elementos 74 e 76. Os sinais de detecção do detector 78 são acoplados a um primeiro terminal de entrada de uma porta OU exclusiva 80, cuja saída fornece o sinal de erro de parâmetro (PES). Um detector de parâmetro 72, o qual é menos dado a erros que os detectores 78 e 92, é acoplado aos elementos de retardo 74 e 76 para fornecer sinais de detecção subs tancial mente livres de erro. 0 sinal de saída do d_e tector 72 ê acoplado a um segundo terminal de entrada da porta OU exclusiva 80. 0 circuito OU exclusivo 80 produz um valor de saída um lógico, indicando erros de detecção, apenas quando os dete.ç tores 72 e 78 fornecem concorrentemente sinais de detecção diferentes. Notar que o detector de parâmetro 72 pode ser do tipo descrito na patente dos Estados Unidos n2. 4 636 840.
A figura 6 ilustra uma aplicação do invento no ambiente de um dispositivo EDTU do tipo descrito no artigo de Isnardi et al.. Num dispositivo tipo Isnardi et al., um sinal video de radiodifusão é gerado, o qual é compatível para recepção por recepto res padrão, e o qual quando descodificado por um receptor EDTU produzirá uma imagem de alta resolução e de largo alargamento. 0 sinal gerado inclui informação adicionada no orifício Eukunuki e informação modulada em quadratura (sinal de ajuda U-T) na portadora de imagem, Sem mudar o formato de sinal corrente, um espa. ço lógico, para incluir um sinal PES, está no intervalo em branco vertical, e tal inserção pode ser conseguida por um circuito combinador do tipo da figura 4. Contudo, deve ser compreendido que, com mudanças de formato do sinal EDTU apropriadas, qualquer dos circuitos combinadores das figuras 2-4 pode ser implementado para incluir um sinal PES no sinal EDTU. A figura 6 mostra um diagrama de uma porção de um receptor, tipo Isnardi et al., modificado para incorporar o uso de um sinal PES.
sinal é recebido por uma antena 150 e acoplado a um sin tcnizador 152, o qual incorpora um desmodulador de quadratura para separar o sinal de ajuda U-T do sinal video. 0 sinal recebido
782
RCA 85,144 e-14está no formato entrelaçado, mas o receptor gera um visionamento de exploração progressiva. 0 sinal de ajuda U-T fornece nominalmente a informação de luminância em falta necessária para, com precisão, converter um sinal entrelaçado num sinal de exploração progressiva. Para ajudar a compreender este processo referimos a figura 8. □ dispositivo utiliza uma fonte de exploração progressiva de informação de imagem de, por exemplo, 525 linhas de video por l/óQ de um segundo. A figura 8 pretende representar uma porção de vários períodos de imagem do sinal de fonte. Cada ponto (cheio ou vazio) representa uma linha de informação de exploração progressiva. As colunas representam, em relação a sinais entrelaçados, campos sucessivos. Cs pontos a cheio representam linhas de informação video que são transmitidas em último lugar como o sinal entrelaçado. As linhas representadas por círculos vazios são essencialmente deixadas cair antes da transmissão. 0 sinal de ajuda V-T é gerado como a diferença entre uma linha video caída (por exemplo X^) e a média das linhas transmitidas temporalmente adjacentes (por exemplo A^ e B^, isto é V-T = X^-(A B^)/2 No receptor, as linhas entrelaçadas são descodificadas e comprimj. das em tempo para visionamento de exploração progressiva. As linhas em falta, por exemplo, X^, são geradas pela formação da média das linhas entrelaçadas (por exemplo A^ e B^) estendendo temporalmente a linha em falta e somando esta média ao sinal. Isto é, a linha gerada X^' é
X.’=(X.-(A.+B.)/2)'+(A.'+B.’)/2-X. (l)
As primeiras letras na equação representam os sinais transmitido e descodificado e como tal não podem representar exactamente os sinais originais. Assim o sinal reconstruído x^’ não pode representar exactamente o sinal original x^.
Na figura 6, o sinal video, do sintonizador 152 é aplicado a um descodificador entrelaçado de écran largo 156 o qual gera sinais entrelaçados de componentes Y, I e Q como descrito no art_i go de Isnardi et al.. Os sinais diferença de cor I e Q são acopl_a dos ao conversor de exploração entrelaçada para progressiva 162 o ,782
RCA 85,144
-15qual realiza a conversão pela simples repetição das linhas respectivas em duas vezes a velocidade de exploração entrelaçada. Os sinais I e 0, de exploração progressiva, são acoplados a um circuito de matriz (não mostrado) em que eles são combinados com o sinal de luminância para produzir os sinais de cor primária R (vermelho), G (verde), B (azul) para aplicação a um dispositivo de visor.
componente de luminância de écran largo entrelaçado é acoplado â ligação em cascata de um elemento de retardo 168 de i_n tervalo de 262 linhas, de um elemento de retardo 170 de intervalo de 1 linha e de um elemento de retardo 172 de intervalo de 262 l_i nhas. A entrada para o elemento de retardo 168 e as saídas dos elementos de retardo 170 e 172 fornecem concorrentemente sinais re presentativos das linhas B^, C^ e A^, respectivamente (figura 8).
A saída do elemento de retardo 170 é acoplada a um elemento de ajj mento de velocidade 208 o qual comprime, linhas entrelaçadas apl_i cadas, para metade do intervalo de linha entrelaçada. A saída do circuito de aumento de velocidade 208 é acoplada a uma primeira entrada de um mui tipiexador dois para um 206.
A entrada para o elemento de retardo 168 e a saida do ele_ mento de retardo 172 são acopladas ao adicionador 174, no qual são somadas. As somas produzidas pelo adicionador 174 são divid_i das ao meio pelo divisor 202 para produzir as médias (A^+B.)/2 as quais são acopladas ao adicionador 201. 0 sinal de ajuda U-T do sintonizador 152 é acoplado a uma segunda entrada do adicionador 201 para gerar as linhas em falta x^, as quais têm a duração de entrelaçada. Estas linhas x^ são comprimidas em tempo no circuito de aumento de velocidade 204 e acopladas a uma segunda entrada do muitiplexador 206. 0 multiplexador 206 que reage a um sinal de velocidade de linha entrelaçada acopla alternativamente linhas reais comprimidas, do circuito de aumento de velocidade 208, e l_i nhas geradas comprimidas do circuito de aumento de velocidade 204 para o acima mencionado circuito de matriz.
0s circuitos restantes, no aparelho da figura 6, estão incluídos para porem em prática o presente invento. A figura 6 inclui aparelhos alternativos, adaptativos de movimento, para ge69 7.82
RCA 85,144
-16rarem as linhas em falta, quando o sinal de ajuda V-T não é de confiança.
Nomeadamente, o sinal de ajuda V-T é significantemente comprimido em amplitude antes da transmissão. Consequentemente, a relação sinal ruído do sinal de ajuda V-T deteriorar-se-á num ambiente de transmissão ruidoso. Nestas situações, pode ser mais desejável ter o receptor a gerar as linhas em falta autonomamente, isto é, sem a ajuda do sinal de ajuda V-T. Para activar, o aparelho adaptativo de movimento, um detector de relação sinal/ /ruído 164 é acoplado para receber o sinal de ajuda V-T. Na pre sença de relação sinal/ruído de qualidade pobre, o detector 164 gera um sinal para fixar (através do comutador 166) o sinal de ajuda V-T acoplado ao adicionador 201 ao valor zero. Adicionalmente, a ligação de saída do adicionador 201 ao circuito de aumen to de velocidade 204 é interrompida e a saida (adicionador 190) do aparelho adaptado a movimento é acoplada ao circuito de aumento de velocidade 204 através do multiplexador 200.
aparelho adaptativo de movimento gera as linhas em falta através de interpolação de linha ou interpolação de quadro. Na presença de movimento interquadro a linha em falta é gerada da média de duas linhas adjacentes verticalmente (C^ e C^ + ^) do mesmo campo. Na falta de movimento interquadro, a linha em falta x^, é gerada da média de linhas adjacentes temporalmente (A e EL). 0 movimento interquadro é detectado pelo detector de diferença 178, acoplado ao sinal de luminância intralaçado, o qual dje termina as diferenças 3^-A^. (Notar que o termo detecção de movi, mento é de facto um nome errado porque as diferenças interquadro podem acontecer por outras razões que o movimento do objecto na imagem tal como mudanças no brilho da imagem).
A interpolação interlinha ou intracampo é realizada pelo adicionador 176 e divisor 180. Os sinais das linhas intralaço dos adjacentes espacialmente (L e C^+^, da entrada e saída do elemento de retardo de uma linha 170, são somados no adicionador 176. Estas somas são aplicadas ao divisor 180 o qual gera linhas em falta interpoladas x^= (EL+C )/2 .
782
RCA 95,144 ,·
-17As linhas em falta interpoladas interquadro x^=(A^+Ek)/2 estão disponíveis do divisor 202. As linhas interpoladas interlinha são acopladas directamente a uma entrada de um comutador flexível 203. As linhas interpoladas interquadro são acopladas ao comutador flexível 203 através do adicionador 201. (Durante os intervalos, nos quais o aparelho adaptativo a movimento é activado, a segunda entrada (sinal de ajuda V-T) para o adicionador 201 é fixada no valor zero de modo a que as linhas interpoladas interquadro sejam inalteradas pelo adicionador 20l).
comutador flexível 203 consiste num subtractor 1Θ6 acoplado em cascata com um elemento de comparação variável 188 e um adicionador 190. 0 sinal interpolado interlinha, LIS, do divisor 180 é acoplado à entrada minuenda do subtractor 186. 0 s.i nal interpolado interquadro, FIS, do divisor 202 é acoplado ao adicionador 190 e à entrada subtraenda do subtractor 186. A sa_í da x do adicionador 190 é igual a xi=W(LIS)+FIS(l-W) (2) onde W é o factor de ponderação aplicado a uma entrada de contrg lo do circuito de comparação 188 e os valores W têm nominalmente uma gama de zero a um. A saída x^ do adicionador 190 é acoplada ao circuito de aumento de velocidade 204 através do multiplicador 200.
factor de ponderação W pode ser um sinal de nível duplo igual a zero ou um, ou pode ser um sinal multi-nível tendo valores de incremento acima da gama zero a um. Em ambos os casos W é uma função de diferenças interquadro como detectado pelo detector 178. Para o último caso, os valores W podem ser uma função não linear dos valores diferença. Esta relação funcional pode ser conseguida por programação ROM, isto é, as diferenças produzidas pelo detector 178 são aplicadas como códigos de endereço a uma ROM 182 programada para valores de salda W=f(AC) relacionados fu_n cionalmente com os valores dos cófigos de endereço AC. Se desej_a do, os valores W, da ROM 182, podem ser expandidos temporalmente/ /espacialmente num ampliador de movimento 184, antes de serem acoplados ao circuito comparador 188.
.782
RCA 85,144
-18No dispositivo da figura 6, é desejável restringir o detector de parâmetro (diferença) 178 a um projecto simples, tornari do-o assim susceptível a erros de detecção. Para compensar tais erros, a sua saída é suplementada por um sinal PES recebido, gera do no transmissor. 0 sinal PES pode ser acoplado à RDM 182 para actuar numa maneira como descrito em referência à figura 5A.
□ sinal PES é incluído nos intervalos em branco verticais do sinal video. Para extrair este sinal, o sinal video do sintonizador 152 é acoplado a um gerador de sinal de controlo 154 e a um descodificador 158. 0 gerador de sinal de controlo 154, que reage aos componentes de sincronização horizontal e vertical do sinal video, gera sinais de temporização e controlo, os quais são acoplados ao descodificador 158 e projector de retícula 160.
descodificador 158 que reage aos sinais de temporização e controlo é condicionado durante a porção apropriada do intervalo em branco vertical para descomprimir o sinal PES. □ sinal des. comprimido do descodificador 158 é carregado no projector de rect_í cuia (memória) 160 em formato projectado bit correlacionado com a imagem entrelaçada. Durante a porção activa do sinal video, o projector de retícula 160 é condicionado pelos sinais de temporização e controlo para ler o sinal PES no formato entrelaçado. (Nç) tar que dependendo do projecto particular do descodificador 158 pode não ser necessário incluir um projector de retícula 160).
Na figura 6 o dispositivo é comutado entre os modos de operação por um detector de relação sinal/ruído ligado para reagir ao sinal de ajuda V-T. Será rapidamente apreciado que a relação sinal ruído ou, por exemplo a amplitude de sinal ou a deteq ção de ruído podem ser realizadas noutros sinais de dispositivo para efectivar a comutação do modo. Isto é exemplificado pelos detectores 164a e 164b, na figura 6, ligados para reagirem aos sinais video de banda de base e PES respectivamente. Se o sinal PES é um sinal digital codificado de verificação de redundância cíclica (CRC), a comutação do modo pode ser efectuada para reagir a um detector de erro CRC acoplado ao sinal PES e exemplificado pelo elemento 164c.
.782
RCA 85,144
-19A figura 7 ilustra circuitos no terminal transmissor do dispositivo para gerar o sinal PES utilizado pelos circuitos da figura 6. Na figura 7, os elementos 250 e 252 exemplificam um detector de diferença simples para usar como um detector no codificador correspondente ao detector 178 na figura 6. Os elementos 257, 258, 260 e 262 exemplificam um detector de diferença (parâmetro) livre de erro, no codificador. Na figura 7 os subtractores 252 e 260 são projectados para desenvolverem e fazerem sair o sinal apenas se a grandeza da diferença dos sinais aplicados exce der um predeterminado valor de limiar. Referindo as figuras 7 e 8 o detector simples (250, 252) determina se ocorreu movimento pa^ ra uma linha em falta x^ no campo E^+^, relativamente à linha adjacente temporalmente A no campo E^ pela determinação da grandeza das diferenças dos campos E^ e E^ + ^. Se o valor de grandeza |a^-B^| é maior do que um predeterminado valor é produzj. do, um sinal entrelaçado de movimento IMS, pelo circuito subtractor 252. Os detectores 257, 258, 26G e 262, por outro lado, examinam as linhas de exploração progressiva e determinem movimento para as linhas x^ no campo/quadro E^+^ relativamente às linhas adjacentes A^ no campo/quadro E^ precedente pela determinação da grandeza das diferenças |a^-x^| · ^e o valor de grandeza de í^i”xil maior que um valor predeterminado, á gerado um sinal de movimento de exploração progressiva, PMS, pelo circuito subtractor 260. 0 sinal PMS do circuito subtractor 260 é comprimido em tempo em relação ao sinal IMS, visto que o sinal IMS é gerado do sinal entrelaçado enquanto o sinal PMS é gerado do sinal de explora ção progressiva. De modo a correlacionar espacial mente os dois sinais de movimento, o sinal PMS é acoplado a um circuito seleccionador e expansor de linha alternada 262, o qual fornece um siI I nal PMS' representando as valores |Α^-χ^| na forma entrelaçada. Os sinais de movimento IMS e PMS'são aplicados a um comparsdor 256 (mostrado para fins ilustrativos como uma porta 0U exclusiva).
comparsdor 256 produz uma indicação de um erro de dete_c ção, se os sinais IMS e PMS diferirem (de uma quantidade predete_r minada se os sinais IMS e PMS são, por exemplo, sinais diferença multibit). 0 sinal PES do comparador 256 é depois disso acoplado
782
RCA 85,144
-20a um circuito combinador do tipo da figura 4, para inserção nos intervalos em branco verticais do sinal video.
Referindo novamente a figura 6, supondo que o sinal de ajuda V-T e os elementos 164, 166, 201 e 200 são eliminados, e que o adicionador 190 ê acoplado directamente ao circuito de aumento de velocidade 204 e o divisor 202 é acoplado directamente ao adicionador 190 e subtractor 186. Os circuitos electrónicos restantes correspondem a um receptor padrão implementado com um conversor de exploração entrelaçada para progressiva adaptativa que reage a um sinal PCS. Notar contudo que o separador de sinal pode tomar qualquer das formas alternativas, descritas acima, dependendo da maneira como o sinal PCS é combinado com o sinal v_i deo.
Referindo à configuração do aparelho da figura 6, com as mudanças precedentes, onde o sinal de ajuda V-T foi eliminado, uma realização adicional elimina o detector de diferença 178 e a ROM 182. Nesta realização adicional, a qual se aplica ou a um dispositivo de exploração progressiva EDTV ou a um receptor padrão com exploração progressiva, o sinal PCS é acoplado ao amplia dor de movimento 184. Na falta de indicações de erro, no sinal PCS, o ampliador de movimento fornece um factor de ponderação de zero de modo a que os sinais interpolados interquadro x sejam aplicados ao circuito de aumento de velocidade 204. Quando ocor re uma indicação de erro, o ampliador de movimento 184 é condici^ nado a produzir uma sequência de factores de aumento incremental de zero a um provocando que os valores interpolados aplicadas ao circuito de aumento de velocidade 204, mudem gradualmente de valo res interpolados de interquadro para interlinha. Quando o sinal PES indica que já não estão presentes erros, o ampliador de movimento produz factores de ponderação os quais mudam incrementalmen te de um para zero de modo a que o dispositivo responda novamente a sinais interpolados interquadro x^.
Num dispositivo desta configuração, o sinal ΡΕΞ é gerado usando circuitos exemplificados na figura 9. Nominalmente os ci_r cuitos electrónicos da figura 6 (sem sinal de ajuda V-T) fornece
69· 782
RCA 85,144
-21linhas em falta interpoladas χ^’ = (Α^’ + EL· ')/2. 0 aparelho de tran£ missão pode determinar se este sinal está com erro testando as dj. ferenças entre o valor original (real) de e o valor (A^+B^)/2. Se a grandeza da diferença excede um valor predeterminado é gerada uma indicação de erro. Na figura 9 os sinais de exploração progressiva são acoplados à ligação em cascata de dois elementos de retardo de 525 linhas 222 e 224. 0 sinal de entrada, uma vez sinal retardado do elemento 222 e duas vezes sinal retardado do elemento 224, corresponde às linhas B^, x^ e A^ respectivamente na Figura 8. Os sinais, de entrada e retardado duas vezes, são acoplados ao adicionador 232 o qual produz as somas (A^+EL·). Estas somas são divididas por dois no circuito divisor 230 e acopla das a um terminal de entrada do subtractor 226. 0 sinal retardado uma vez x^ é acoplado a um segundo terminal de entrada do subtractor 226 o qual é disposto para fornecer as grandezas das dife renças, isto é, [ x^-(A)/2|. As linhas x^ a serem removidas ocorrem em linhas alternadas e estão na forma comprimida em relação ao sinal entrelaçado transmitido. Consequentemente o sinal de saída fornecido pelo subtractor 226 está na forma comprimida e apenas sinais em linhas alternadas correspondem às linhas removidas x^. Linhas alternadas, das grandezas de diferença do subtrac tor 226 são seleccionadas e expandidas em tempo para a forma entrelaçada no elemento 228. Os valores do elemento 228 são comparados contra um valor predeterminado num detector de limiar 234, e se as grandezas de diferença excedem este valor é gerada uma i_n dicação de erro. A saída do detector de limiar 234 é o sinal PES o qual é combinado com o sinal video através de uma das técnicas descritas em referência às figuras 2-4, etc..
Nesta última realização, em relação a um dispositivo EDTV, o sinal PES necessita significativamente de menos largura de banda do que o auxiliar V-T, o qual é um sinal diferença verda deiro variável, porque o sinal PES é um sinal de um bit e as oco_r rências de erro são reduzidas devido a limitações. Contudo, porque o detector de movimento é eliminado no receptor, o sinal PES incluirá mais indicações de erro do que quando o detector de mov_i mento é incluído no receptor visto que o sinal PES é necessário
69. 782
RCA 85,144
^7
-22para indicar mais ocorrências de movimento do que ocorrências de erro de detector.
Como uma observação geral contudo, será apreciado pelos peritos na arte do projecto de dispositivos que os sinais de erro de parâmetro para dispositivos adaptativos serão sinais de r_e lativamente baixa largura de banda e Facilmente acomodados em sinais transmitidos compatíveis. Usando sinais PES, simplifica substancialmente o projecto do aparelho receptor enquanto ao mesmo tempo melhora o seu rendimento.
Podem aparecer situações em que a informação fornecida no sinal PES excede a largura de banda existente do canal PES. Estas situações podem ser controladas pela redução do número de oco_r rências de detecção de erro representadas pelo sinal PES. Isto pg de ser implementado por uma variedade de técnicas. Por exemplo, se o gerador de sinal PES utiliza um valor de limiar como descrito em relação aos aparelhos das figura 7 e figura 9, na detecção de informação PES excessiva, os valores de limiar podem ser aumentados para diminuir o número de erros aparentes. Alternativamente, o práprio sinal PES pode ser tornado decimal por apagamento (ajus te a zero) de ocorrências de indicações de erro. Lste último método pode ser implementado por, por exemplo, ajustamento de toda a indicação de erro de ordem n a zero ou ajustando todas as indicações de erro ocorrendo na periferia da imagem a zero. Circuitos para realizar ambas as funções estão ilustrados na figura 10. Na figura 10 o circuito 400 apaga todas as ocorrências do sinal PES de ordem n e os circuitos 410 apagam o sinal PES corresponden te à periferia da imagem. 0s circuitos 412 detectam a densidade do sinal PES e controlam os circuitos de apagamento alternativos 400 e 410.
A densidade de sinal PES (densidade de ocorrência de erro) é determinada pela contagem de ocorrências de erros num intejo valo predeterminado. Na disposição da figura 10 o intervalo é um período de campo contudo, outros intervalos tais como períodos de linha horizontal podem ser utilizados. A contagem é realizada p_e lo acoplamento do sinal PES a um contador binário 310 o qual é l.e vado a zero cada período de campo por um impulso de sincronização
69· 782
RCA 85,144
-23vertical V . Nominalmente o sinal PES' aplicado ao contador s y nc
310 é tirado directamente da saída do gerador de sinal PES. Contudo se o dispositivo comprime o sinal PES, como no aparelho da figura 4, pode ser vantajoso contar ocorrências do sinal comprimi do PES '. Os bits mais significantes (MS8's), da saída fornecida pelo contador 310, os quais correspondem a números de excesso de ocorrências de erro, são acoplados a circuitos de descodificação, tais como o acesso de entrada de endereço de uma memória apenas de leitura (ROM) 312. A ROM 312 é programada para fornecer sinais de controlo relacionados com o número de excesso de ocorrências de erros e é activado cada intervalo de campo, pelo sinal
V para fornecer sinais de controlo para o intervalo de campo s y nc subsequente. Na figura 10, o contador 310 é acoplado directamente à ROM 312, contudo pode ser desejável interpor um circuito de integração entre o contador e a ROM de modo a que a ROM 312 responda a uma integração de excesso de erros em vários intervalos.
Numa primeira realização, os sinais de controlo fornecidos pela ROM 312 são aplicados a uma entrada de programa, PI, de um contador programável 316. Um acesso de entrada de contagem é acoplado para receber o sinal PES do gerador de sinal PES. 0 cori tador programável 316 gera um impulso de saída coincidente com to^ dos os impulsos de ordem n do sinal PES, onde o valor n é estabelecido pelo sinal de controlo da ROM 312. 0 sinal PES é acoplado a uma entrada de um circuito de acesso 318 e o sinal de saída do contador programável 316 é acoplado a uma segunda entrada do circuito de acesso 318. 0 sinal de saída do contador programável
316 condiciona o circuito de acesso 313 a passar o sinal PES excepto durante a ocorrência de um impulso de saida do contador 316, removendo portanto todas as ocorrências de ordem n de um impulso do sinal PES. 0 sinal de salda PES, fornecido pelo circui to de acesso 318, é acoplado ao circuito combinador, por exemple, elemento 26 na figura 1.
Numa segunda realização, o sinal de controlo da RDM 312 é acoplado como códigos de endereço parciais às R0M’s de controlo 322 e 324. Nesta realização, um contador binário 320, que reage a um relógio de pixel e a um sinal de sincronização horizontal,
69' 762
RCA 85,144
-24H , fornece um valor de salda binário correspondente à localis y nc zação de pixel corrente ao longo de cada linha horizontal do sinal video. 0 valor de saída binário, do contador 520, é combinado com o sinal de controlo da ROM 312 como códigos de entrada de endereço para a ROM 322. A ROM 322 que reage a valores de endere ço, é programada para fornecer um sinal de saída de valor um lógi_ co para localizações de pixel no inicio e fim de cada intervalo de linha horizontal. Na porção central de cada linha horizontal, a ROM 322 fornece um sinal de saída de valor zero lógico. 0 núrne ro de localizações de pixel para as quais é fornecida uma saída de valor zero é determinado pelo sinal de controlo. 0 sinal de saída da ROM 322 é acoplado a uma porta OU 328.
Um segundo contador binário 326, que reage aos sinais
H e V , fornece um valor de saída binário correspondente sync sync ao número de linhas horizontais corrente da imagem a ser processada. A saída do contador 326 é combinada com o sinal de controlo da ROM 312 e aplicada como códigos de endereço à ROM 324. A ROM 324 que reage aos valores de endereça, é programada para fornecer um sinal de saída de valor um lógico para intervalos de linha horizontal no topo e fundo de uma imagem, e um sinal de saida de valor zero lógico para intervalos de linha horizontal na porção central da imagem. 0 número de linhas horizontais, para as quais uma saída de valor zero é fornecida, é estabelecido pelo sinal de controlo da ROM 312. 0 sinal de saída da ROM 324 é acoplado a uma segunda entrada da porta 00 328.
sinal de saída da porta OU 328 e o sinal PES são acoplja dos aos respectivos terminais de entrada de um circuito de acesso 330. 0 sinal de saída PES 1 1 ' do circuito de acesso 330 é acoplado ao circuito combinador tal como o elemento 26 na figura 1. 0 circuito de acesso 330 é condicionado, pelo sinal fornecido pela porta 0U 328, a passar o sinal PES excepto quando ou a ROM 322 ou a ROM 324 fornecem um valor de saída de um lógico. Assim o sinal PES' ' ' representa aquela porção do sinal PES correspondente à por ção central da imagem visionada. Notar, nesta realização, que as combinações quer de contador 32O-ROM 322 quer de contador 326-ROM 324 podem ser eliminadas para simplificar o suporte lógico (harduiare) .
ss
JJ33» '782 RCA 85,144 /?
í

Claims (13)

  1. REIl/INDICAÇOES
    1 - Aparelho para gerar um sinal de televisão para recepção por um receptor tendo circuitos de processamento adaptativo que reagem variavelmente a uma caracteristica de sinal detectada e susceptível a erros de detecção de tal caracteristica, compreen dendo tal aparelho uma fonte de sinais de imagem; e meios de cod_i ficação acoplados à dita fonte para gerarem um sinal de imagem c_o dificado para transmissão; sendo o dito aparelho caracterizado por compreender:
    meios de descodificação (20) acoplados aos ditos meios de codificação (12), incluindo meios (22) para emularem os ditos ci_r cuitos de processamento adaptativo, para gerarem erros de detecção da dita caracteristica de sinal;
    meios (18), acoplados aos ditos meios de codificação (l2) e aos ditos meios de descodificação (2D), e que reagem aos ditos erros de detecção dos ditos meios para emularem, para gerarem um sinal de erro de parâmetro PES, indicando ocorrências dos ditos erros de detecção pelos ditos meios para emularem; e meios incluindo meios para combinarem separadamente (26) o dito sinal de imagem codificado e o dito sinal PES.
  2. 2 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracteriza do por os ditos meios, incluindo meios para combinarem separadamente, compreenderem um moduiador de quadratura (120-130) para rro dular em quadratura uma portadora de radiofrequência (RE) com o dito sinal de imagem codificado e dito sinal PES.
  3. 3 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracteriza do por o dito sinal de imagem codificado ser formatado de acordo com uma banda base, de televisão padrão e por os ditos meios inclu_í dos para combinarem separadamente compreenderem:
    uma fonte de sinal subportador (110);
    meios para modularem (112) o dito sinal subportador com o dito sinal PES ; e meios de combinação (114) para formarem uma soma algébrica
    69' 782
    RCA 85,144
    -26do dito subportador modulado e o dito sinal de imagem codificado.
  4. 4 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizg do por o dito sinal de imagem codificado ser formatado de acordo com uma banda base de televisão padrão incluindo intervalos em branco e os ditos meios, incluindo meios para combinarem separadg mente, compreenderem:
    meios (140, 142) para comprimirem o dito sinal PES; e meios para muitiplexarem por divisão de tempo (146) o dito sinal PES comprimido nos ditos intervalos em branco do dito s_i nal de imagem codificado.
  5. 5 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizg do por os ditos meios para emularem os ditos circuitos de processamento adaptativo incluírem um primeiro detector de parâmetro (22) para gerar um sinal indicativo de uma característica do sinal de imagem; e por os ditos meios para gerarem um sinal PES incluírem:
    um segundo detector de parâmetro (14), acoplado a um dos ditos meios codificadores e descodificadores, e sendo menos susceptível a erros de detecção do que 0 dito primeiro detector de pg râmetro, para gerar um sinal indicativo da dita característica; e meios de comparação (18) acoplados aos ditos primeiro e segundo detectores de parâmetro, para gerarem 0 dito sinal PES, de acordo com uma função predeterminada dos valores relativos dos respectivos sinais indicativos da dita característica.
  6. 6 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizg do por os ditos meios, incluindo meios para combinarem separadamente, incluírem:
    uma fonte de sinal auxiliar meios (108) para combinarem separadamente o dito sinal ag xiliar e 0 dito sinal PES; e meios (114) para combinarem separadamente o dito sinal de imagem codificado com o dito sinal auxiliar e o sinal PES combing dos.
    69 782
    RCA 85,144
    -277 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, incluindo adicional mente:
    meios de transmissão (28, 30) para fornecerem o sinal de imagem codificado e o sinal PES combinados ao dito receptor; e caracterizado por o dito receptor incluir:
    meios (32) para detectarem o dito sinal combinado;
    meios (42) acoplados aos ditas meios de detecção para separarem o dito sinal de imagem codificado e o dito sinal PES;
    meios de processamento adaptativo (36) que reagem ao dito sinal de imagem codificado e separado, e incluindo um detector de parâmetro (40), susceptível de detectar erros para gerar um sinal indicativo de uma caracteristica do dito sinal de imagem, do dito sinal gerado, para controlar os ditos meios de processamento adapta tivo; e meios (38) que reagem ao dito sinal PES separado e ao dito sinal gerado para compensar os erros detectados apresentados pelo dito detector de parâmetro.
  7. 8 - Aparelho de acordo com a reivindicação 7, caracteriza do por os ditos meios de processamento adaptativo serem um conve_r sor de exploração interlaçada para progressiva (203, 204) e o dito detector de parâmetro ser um detector de movimento (178).
  8. 9 - Aparelho de acordo com a reivindicação 7, caracteriza do por os meios de processamento adaptativo serem um filtro de pente (84-92) e o dito detector de parâmetro ser um detector de correlação (92).
  9. 10 - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os ditos meios, incluindo meios para combinarem separada^ mente, incluírem:
    meios (140) que reagem ao sinal PES, para determinarem a frequência de ocorrências de erros de detecção num intervalo predeterminado, e gerando um sinal de controlo;
    meios (l42) que reagem ao dito sinal PES e ao dito sinal de controlo, para produzirem um sinal PES representando o dito si
    69 782
    RCA 85,144
    -28nal PES, tendo uma frequência de ocorrência de detecção de erros, a qual ê reduzida em relação ao dito sinal PES; e meios (146) para combinarem o dito sinal PES' e o dito s_i nal de imagem codificado.
  10. 11 - Aparelho de processamento de sinal video para respon der a um sinal combinado, incluindo um sinal video e um sinal ad_i cional, meios para receberem o dito sinal combinado e meios para separarem o dito sinal video e o dito quadro de sinal adicional do dito sinal combinado;
    caracterizado por:
    o dito sinal adicional compreender um sinal de erro de parâmetro (PES) representativo de ocorrências de erros de processamento aos quais o dito aparelho de processamento é susceptível, incluindo o dito aparelho adicionalmente:
    circuitos (36), incluindo circuitos de processamento adapta^ tivo que reagem ao dito sinal video, para processarem variavelmeri te o dito sinal video que reage a um sinal de controlo;
    e um detector de parâmetro (40) que reage a uma caracteris tica do dito sinal video para gerar o dito sinal de controlo, sen do o dito detector de parâmetro susceptível· aos erros de detecção; e meios (38) que reagem ao sinal de erro de parâmetro, sepa rado, para modificarem a resposta dos ditos circuitos de processa mento adaptativo, quando o dito detector de parâmetro apresenta os ditos erros de detecção.
  11. 12 - Aparelho de processamento de sinal video de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o dito sinal combinado incluir um sinal video EDTU (dispositivo de televisão de definição aumentada) de exploração entrelaçada tendo um sinal de ajuda para auxiliar a conversão de exploração entrelaçada para progressiva do sinal video descodificado e por os ditos circuitos incluírem circuitos de processamento adaptativo compreendendo:
    um descodificador (156) que reage ao dito sinal video separado para gerar um sinal video de luminância de exploração entre
    69, 782 RCA 85,144
    -29laçada;
    um conversor de exploração entrelaçada para progressiva (174, 201, 202, 204-208) que reage ao dito sinal de luminância de exploração entrelaçada e ao dito sinal de ajuda, para gerar o sinal de luminância de exploração progressiva;
    um conversor (176, 178, 180, 203) de exploração de entrelaçada para progressiva adaptativo de movimento, incluindo meios de interpolação (176, 203) que reagem aos ditos sinal de luminância de exploração entrelaçada e sinal de controlo, para gerar o sinal de luminância de exploração progressiva e incluindo um detector de movimento (178) que reage ao dito sinal video e suscept_í vel de detecção de erros, para gerar o dito sinal de controlo;
    meios (164) que reagem ao dito sinal recebido para determinarem de qual dos sinais de luminância de exploração progressiva dos conversores de exploração entrelaçada para progressiva ou dos conversores de exploração entrelaçada para progressiva adapta, tivos de movimento será utilizado pelo dito aparelho de processamento de sinal video.
  12. 13 - Aparelho de processamento de sinal video de acordo com a reivindicação li, caracterizado por os ditos circuitos, incluindo circuitos de processamento adaptativo incluírem:
    um descodificador (156) que reage ao dito sinal video para gerar um sinal de luminância de exploração entrelaçada;
    um conversor de exploração entrelaçada para progressiva (203-208) acoplado ao dito descodificador e condicionado pelo dito sinal de controlo para produzir um sinal de luminância de exploração progressiva com respostas seleccionadas; e por o dito detector de parâmetro incluir um detector de movimento (178) susceptível de detecção de erros, acoplado ao dito desco difica dor e que reage às mudanças de imagem representadas pelo dito sinal de luminância de exploração entrelaçada para gerar o dito sinal de controlo.
  13. 14 - Aparelho de acordo com a reivindicação 11, caracteri zado adicionalmente por:
    69'782
    RCA 85,144
    -30o dito sinal combinado incluir um sinal de ajuda vertical, -temporal; e o dito sinal de ajuda vertical-temporal ser acoplado a um ponto (20l) nos ditos circuitos de processamento adaptativo para auxiliar o dito processamento variável do dito sinal video; e meios (166) que reagem a um parâmetro do dito sinal video para selectivamente activarem e desactivarem 0 dito sinal de ajuda vertical-temporal.
    Lisboa, 20 Vn jpoç
    Por GENERAL ELECTRIC COMPANY
    0 AGENTE OFICIAL
PT91592A 1988-08-30 1989-08-30 Dispositivo de televisao aperfeicoado usando sinais de erro transmitidos PT91592B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/238,694 US4933765A (en) 1988-08-30 1988-08-30 Enhanced TV system using transmitted error signals

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91592A PT91592A (pt) 1990-03-30
PT91592B true PT91592B (pt) 1995-07-18

Family

ID=22898933

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91592A PT91592B (pt) 1988-08-30 1989-08-30 Dispositivo de televisao aperfeicoado usando sinais de erro transmitidos

Country Status (14)

Country Link
US (1) US4933765A (pt)
EP (1) EP0432205B1 (pt)
JP (1) JPH04500590A (pt)
KR (1) KR970008461B1 (pt)
CN (1) CN1031092C (pt)
AU (1) AU4202189A (pt)
CA (1) CA1311836C (pt)
DD (1) DD292353A5 (pt)
DE (1) DE68915286T2 (pt)
ES (1) ES2014901A6 (pt)
FI (1) FI910949A0 (pt)
NZ (1) NZ230455A (pt)
PT (1) PT91592B (pt)
WO (1) WO1990002468A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5532732A (en) * 1988-12-23 1996-07-02 Gemstar Development Corporation Apparatus and methods for using compressed codes for monitoring television program viewing
US5155580A (en) * 1991-01-07 1992-10-13 General Electric Company Side panel signal processor for a widescreen television system
JPH0575976A (ja) * 1991-01-22 1993-03-26 Matsushita Electric Ind Co Ltd テレビジヨン信号伝送装置
US5235417A (en) * 1992-03-26 1993-08-10 Rca Thomson Licensing Corporation Television signal scan conversion system with motion adaptive processing
US5497383A (en) * 1993-01-22 1996-03-05 Motorola, Inc. Error detector circuit for receiver operative to receive discretely-encoded signals
US5880941A (en) * 1994-12-22 1999-03-09 Sony Corporation Digital video signal recording/reproducing apparatus for storing a vertical resolution signal
US5815284A (en) * 1995-05-05 1998-09-29 Must Systems Inc. Scanner interface device of video system
EP1091576A1 (en) * 1999-09-30 2001-04-11 Koninklijke Philips Electronics N.V. Picture signal processing
JP4861636B2 (ja) * 2005-04-19 2012-01-25 パナソニック株式会社 画像処理装置及び画像処理プログラム
US7425991B2 (en) * 2005-08-08 2008-09-16 Broadcom Corporation System and method for determining video subcarrier phase
JP2012138646A (ja) 2009-04-23 2012-07-19 Panasonic Corp 映像処理装置及び映像処理方法
US20110078572A1 (en) * 2009-09-30 2011-03-31 Rovi Technologies Corporation Systems and methods for analyzing clickstream data
US8532197B2 (en) * 2010-02-16 2013-09-10 The Aerospace Corporation Methods and systems for detecting temporally oscillating sources in video signals using a recursive infinite impulse response (IIR) filter technique
TWI429277B (zh) * 2011-01-31 2014-03-01 Novatek Microelectronics Corp 動態適應性解交錯裝置及方法
DE112011105865T5 (de) * 2011-11-21 2014-10-16 Intel Corporation Vorrichtung, System und Verfahren für das Bereitstellen von unabhängigem Multi Screen Viewing
CN107230447A (zh) * 2017-08-04 2017-10-03 京东方科技集团股份有限公司 一种驱动方法、驱动电路及显示面板

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4050084A (en) * 1976-07-14 1977-09-20 Cbs Inc. Comb filter for television signals having adaptive features
JPS5382219A (en) * 1976-12-28 1978-07-20 Nec Corp Television signal coding unit
JPS59171387A (ja) * 1983-03-18 1984-09-27 Hitachi Ltd テレビジヨン信号の構成方法
DE3311911A1 (de) * 1983-03-31 1984-10-04 Siemens AG, 1000 Berlin und 8000 München Verfahren und schaltungsanordnung zur bildfehlerkorrektur
GB8328362D0 (en) * 1983-10-24 1983-11-23 Indep Broadcasting Authority Movement detector
US4598309A (en) * 1984-05-29 1986-07-01 Rca Corporation Television receiver that includes a frame store using non-interlaced scanning format with motion compensation
US4636840A (en) * 1984-08-09 1987-01-13 Rca Corporation Adaptive luminance-chrominance separation apparatus
US4617589A (en) * 1984-12-17 1986-10-14 Rca Corporation Adaptive frame comb filter system
US4639784A (en) * 1985-02-19 1987-01-27 Rca Corporation Video signal recursive filter adaptively controlled responsive to the history of image motion
US4641188A (en) * 1985-07-31 1987-02-03 Rca Corporation Progressive scan display system employing line and frame memories
US4661853A (en) * 1985-11-01 1987-04-28 Rca Corporation Interfield image motion detector for video signals
US4942466A (en) * 1985-12-24 1990-07-17 British Broadcasting Corporation Bandwidth compression for television signals
JPS62295651A (ja) * 1986-01-28 1987-12-23 横河メディカルシステム株式会社 核磁気共鳴断層撮像装置
JP2506332B2 (ja) * 1986-03-04 1996-06-12 国際電信電話株式会社 動画像信号の高能率符号化方式
US4731648A (en) * 1986-09-29 1988-03-15 Rca Corporation Interstitial signal generating system
US4794455A (en) * 1987-01-07 1988-12-27 Pictel Corporation Method and apparatus employing adaptive filtering for efficiently communicating image sequences
US4866509A (en) * 1988-08-30 1989-09-12 General Electric Company System for adaptively generating signal in alternate formats as for an EDTV system

Also Published As

Publication number Publication date
NZ230455A (en) 1992-06-25
AU4202189A (en) 1990-03-23
DD292353A5 (de) 1991-07-25
WO1990002468A1 (en) 1990-03-08
CN1040721A (zh) 1990-03-21
US4933765A (en) 1990-06-12
KR970008461B1 (ko) 1997-05-24
KR900702729A (ko) 1990-12-08
DE68915286T2 (de) 1994-10-27
FI910949A0 (fi) 1991-02-27
EP0432205B1 (en) 1994-05-11
ES2014901A6 (es) 1990-07-16
EP0432205A1 (en) 1991-06-19
JPH04500590A (ja) 1992-01-30
PT91592A (pt) 1990-03-30
DE68915286D1 (de) 1994-06-16
CA1311836C (en) 1992-12-22
CN1031092C (zh) 1996-02-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT91592B (pt) Dispositivo de televisao aperfeicoado usando sinais de erro transmitidos
KR100211206B1 (ko) 엔티에스시 텔레비젼신호의 추적 및 재추적 구간내에 디지탈 신호를 싣기 위한 송신기
US4745459A (en) Divisionally time-compressed subsample transmission and motion-compensated reproduction system for a high definition color television picture signal
US4888641A (en) Extended definition widescreen television system using plural signal transmission channels
JP4050753B2 (ja) デュアル標準のテレビ受像機/表示システム
Oliphant et al. A Digital Telecine Processing Channel
KR0162603B1 (ko) 직각위상 화상 반송파에 디지탈 신호를 가진 엔티에스씨 텔레비젼 신호 처리 장치
US4567508A (en) Two-channel compatible television transmission system for wide picture formats
KR0162610B1 (ko) 엔티에스시 텔레비젼신호의 추적 및 재추적 구간내에 실린 디지탈 신호를 수신하기 위한 수신기
CA1300739C (en) Widescreen television reception and recording system utilizing conventional equipment
KR0153618B1 (ko) 직각위상 영상 반송파상에 엔티에스씨 티브이 신호와 함께 전송되는 비피에스케이 신호처리 장치
CA1320566C (en) Edtv recording apparatus
PT94951A (pt) Dispositivo para acrescentar um sinal auxiliar a um sinal de televisao
CA1310400C (en) Extended definition widescreen television system using plural signaltransmission channels
US5208659A (en) Method and apparatus for independently transmitting and recapturing clock recovery burst and DC restoration signals in a MAC system
JP2674059B2 (ja) カラー画像データ伝送方法
PT91876B (pt) Aparelho para combinar e separar componentes constituintes de um sinal video
US3891994A (en) Colour television
PT91591B (pt) Dispositivo para gerar adaptativamente um sinal com formatos alternativos
KR0147851B1 (ko) 위상 고정 부반송파 재생기
EP0271540B1 (en) Mac format with alternating dc level and clock recovery signals
US5192996A (en) Video chroma signal processing circuit
Rao et al. A vector quantization-based coding scheme for television transmission via satellite
JPH01170286A (ja) 多重伝送信号再生装置
JPS5919669B2 (ja) カラ−テレビジョン方式

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960930