PT91040B - Processo para a fabricacao de um caixao perdidoe armacoes para utilizar durante o referido processo - Google Patents

Processo para a fabricacao de um caixao perdidoe armacoes para utilizar durante o referido processo Download PDF

Info

Publication number
PT91040B
PT91040B PT91040A PT9104089A PT91040B PT 91040 B PT91040 B PT 91040B PT 91040 A PT91040 A PT 91040A PT 9104089 A PT9104089 A PT 9104089A PT 91040 B PT91040 B PT 91040B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
frames
wall
frame
coffin
lost
Prior art date
Application number
PT91040A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91040A (pt
Inventor
Ahmad Massoudi
Mostafa Vafa Manesh
Original Assignee
Darya Paye Jetty Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Darya Paye Jetty Co Ltd filed Critical Darya Paye Jetty Co Ltd
Publication of PT91040A publication Critical patent/PT91040A/pt
Publication of PT91040B publication Critical patent/PT91040B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D23/00Caissons; Construction or placing of caissons
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/4981Utilizing transitory attached element or associated separate material
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49826Assembling or joining
    • Y10T29/49879Spaced wall tube or receptacle

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Revetment (AREA)
  • Moulds, Cores, Or Mandrels (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
  • Bridges Or Land Bridges (AREA)
  • On-Site Construction Work That Accompanies The Preparation And Application Of Concrete (AREA)

Description

A presente invenção refere-se, em primeiro lugar, a. um processo para a fabricação de um caixão perdido oco de parede dupla, com superfícies interior e exterior planas, q qual se destina a ser utilizado como caixão para a construção de obras de engenharia civil marítima, tais comq pilares, molhe3, reservatórios, etc., sendo o referido caixão perdido feito com paredes interiores e exteriores de chapas que são cortadas prevlamente com a dimensão e a forma devidas, de modo tal que o caixão perdido tem em qualquer secção horizontal a forma poligonal quer interior quer exteriormente e tendo, pelo menos na parte inferior, paredes interiores e exteriores respectivamente inclinadas para fora e para baixo, formando uma cunha inferior afilada
Pode ver-se um tal processa na pedido de patente de invenção internacional WO 97/03 026, pendente para inspecção. Este pedido de patente de invenção descreve um caixão perdido para
a fabricação de, por exemplo, um pilar ou um molhe, compreendendo o caixão perdido uma parede interior e uma parede exterior, tendo ambas secções horizontais poligonais, enquanto a parede exterior, pelo menos na sua zona inferior, se alarga para baixo e para fora, formando com a parede interior, que tem também uma porção que se alarga para baixo e para fora, uma cunha inferior afilada. Este caixão é Fabricado com chapas de aço que são soldadas umas nas outras, tendo os seus bordos elementos do ligaçao transversais entre as chapas das paredes interior e exterior. Este caixão oco de aço pode ser provido de barras da reforço, podendo por exemplo o pilar, num momento apropriada da sua construção, encher-se com betão para formar uma coluna rígida.
A fabricação de um tal caixão perdido pode ainda ser melhorada para acelerar a produção, em particular quando os caixões servem para a construção de colunas ou outros elementos de grandes dimensões na direcção vertical, bem como na direcção horizontal. Com as grandes dimensões tornam-se necessários a rigidez e o suporte durante a construção porque o caixão inacabado não tem estabilidade própria.
Segundo a presente invenção, este primeiro objectivo consegue-se se pelo menos a parede interior for feita utilizando um gabari de montagem, que por sua vez é cosntituído pela interligação de um certo número de armações normalizadas, que são colocadas afastadas em planos verticais paralelos entre si, ou fazendo entre si um certo ângulo, incluindo as referidas armações vígas verticais e horizontais, bem como uma viga inclinada para baixo e para fora na zona inferior exterior, sendo as referidas armações interligadas, com qualquer frequência, do lado voltado para fora, por meio de vigas horizontais com um comprimento pré-determinado, nas quais se fixam amovivelmente as chapas interiores do caixão perdido, sendo interligadas sem juntas.
Por conseguinte, o próprio gabari é montado utilizando armações normalizadas que podem ser pré-fabríeadas em qualquer parte, ou no local, a partir de secções com dimensões pré-determinadas de modo que a pré-fabricação pode fazer-se com baixos custos e com pessoal não especializado.
As referidas armações são colocadas erectas e Interligadas de novo por vigas normalizadas, podendo a interligação ser feita por soldadura ou por meio de parafusos e similares» As referidas armações podem ser montadas para formar subconjuntos maiores e as armações normalizadas podem ser colocadas afastadas em planos paralelos ou em planos que formem entre si um ângulo. 0 tipo mencionado em última lugar será usualmente necessário nos cantos de um caixão.
Não só a parede interior do caixão perdido como também a parede exterior podem ser feitas num gabari de montagem separado constituído por armações normalizadas interligadas, podendo a referida parede exterior, depois da sua construção, ser libertada
-ei-
do gabari de montagem, elevada e baixada sobre a parede interior do caixão perdido, o qual está ainda ou já não estâ suportado pelo gabari de montagem da parede interior, depois do que se interligam as duas paredes e o caixão obtido deste modo é levantado do conjunto do gabari interior, £ evidentemente também possível a desmontagem do gabari interior.
De preferência, a parede interior está provida de espaçado res projectando-se para fora, com meios de ligação, tais como parafusos, depois ou durante a construção da parede interior do caixão perdido no gabari de montagem. Tem-Se então a possibilidade de interligar a parede interior á parede exterior directamente entre si por meio dos referidos espaçadores mas, no caso de não se usar o gabari para a parede exterior, é também possivel fixar as chapas pré-corfadas da parede exterior do caixão perdido aos espeçadores, um a um, e interligar os mesmos entre si sem juntas.
Em ambos oq casos é vantajoso prover as chapas da parede exterior de aberturas cuja posição e distância correspondem ã posição e distância dos espaçadores, tendo os referidos espaçadores um comprimento tal que possam estender-se através das aberturas, ter um batente para que as chapas se apliquem âs arestas das aberturas e ter meios para ligar a parede exterior ou as chapas da parede aos espaçadores. Este espaçador pode ser um Simples parafuso fixado numa chapa da parede interior por meio de uma rosca ou por soldadura e pode ter uma extremidade roscada, com um colar por baixo da parte roscada para suportar a chapa da parede exterior, sendo depois esta chapa fixada par meia de uma porca enroscada na parte roscada saliente do parafuso.
Se se desejar, podem fixar-se armaduras de reforça do betão à face exterior da parede interior do caixão perdido, por meio de elementos espaçadores entre a referida parede e as referidas armaduras para fixar a parede exterior ou as chapas da parede exterior, sendo os referidos espaçadores já conhecidos na técnica da construção de peças de betão.
Para se obter a possibilidade de fabricar caixões perdidas com dimensões e formas diferentes com base nos princípios da presente invenção e com a finalidade de simplificar ainda mais e acelerar a produção, a presente invenção refere-se ainda 3 várias possibilidades construtivas das armações.
Assim, de acordo com uma primeira forma de realização, a armação a utilizar com o processo segundo a presente invenção pode ser caracterizada por cada uma das armações propriamente ditas ser constituída por um certo número de sub-armações rectangulares normalizadas, bem como uma sub-armaçao triangular.
Por meio de um certo número das referidas sub-armações rectangulares e da referida sub-armação triangular pode montar-se uma armação normalizada com uma dimensão correspondente a toda a altura do gabari a construir.
- 6 De preferência, tôdaç as sub-armações rectangu1 ares de uma tal armação têm a mesma largura, vista no plano da armação, mas têm uma altura escolhida de uma série de alturas normalizadas.
As referidas alturas normalizadas podem ter uma relação mútua de por exemplo 1:2:5:4, de modo que, combinando várias armações com alturas diferentes, pode obter-se uma grande variedade de alturas do gabari.
Para facilitar ainda mais a montagem do gabari, podem interligar-se sub-armações com uma altura normalizada específica por meio de vigas horizontais para formar um paralelepípedo rectangular tridimensional. Obtêm-se assim armaçSes abertas em forma de caixa, que podem ser colocados umas junto das outras e umas em çima das outras e interligadas de uma maneira simples, por exemplo por meio de parafusos e, como elas são estáveis por si, não é necessário mantê-las erectas durante a interligação das referidas armações por meio das vigas horizontais às quais têm de ser ligadas as chapas interiores e exteriores do caixão.
D mesmo pode fazer-se na zona inferior, na qual sb interligam pelo menos duas armações triangulares por meio de vigas horizontais para formar uma armação tridimensional, correspondendo o comprimento das referidas vigas horizontais à distância horizontal entre armações normalizadas consecutivas. Por conseguinte, as referidas armações triangulares têm a mesma largura que as armações rectangulares tridimensionais, podendo portanto ser colocadas adjacentes a uma armação rectangular e interligar-se
Ί uma è outra por meio de parafusos, através de furos ou vigas verticais colocadas uma contra a outra.
Num vértice do polígono ê possível compor a armação de duas armações ou sub-armações verticais colocadas com os seus planos fazendo um certo ângulo um com o outro e interligar as referidas armações por meio de vigas horizontais de modo tal que, em planta, tenham a forma de um triângulo ou de um trapézio isósceles. Uma tgl armação pode ser usada como tipo único de armação para a construção de um gabari, por exemplo, um caixão perdido octogonal pode ser feito utilizando oito armaçõas deste tipo .
Em vez de se usar armações para cada lado do polígono, é possível, segundo a presente invenção, também usar uma armação como elemento normalizado que compreende pelo menos duas vigas verticais exteriores, uma para cada lado oposto da parede interior do caixão perdido a fabricar, sendo as referidas vigas verticais interligadas pelo menos nas extremidades superior e inferior por vigas horizontais que abrangem a largura do gabari, tendo as referidas vigas verticais exteriores na sua extremidade inferior uma extensão inclinada para fora e para baixo no sentido de uma viga inferior horizontal que abrange a largura do gabari .
Por outras palavras, usam-se armações que se estendem de um lado ao outro. Tais armações necessitam de um reforço interior de preferência obtido por meio de vigas, por exemplo de modo
que entre as vigas exteriores da armaçao fique uma armação reticulada com malhas triangulares.
Podem interligar-se várias dessas armações para formar uma armação tridimensional que faz parte do gabari.
Foram descri tos vários tipos de armações e sub-armações. Elas sâo fáceis de construir e de montar. Podem ser combinadas de qualquer maneira apropriada e de acordo com as necessidades na obra, como as circunstâncias aconselharem.
As chapas pré-cortadas para a parede interior e exterior são na sua maioria placas rectangulares. Nas porções da parede inclinadas, em particular nos cantos, pode ser vantajoso o uso de chapas trapezoidais.
A possibilidade de desmontagem das chapas da parede exterior pode em alguns casos ser vantajosa de modo que, depois de retirar os meios de ligação, possam ser retiradas as referidas chapas da parede exterior ou toda a parede removida, depois de o betão de enchimento ter solidificado suficientemente.
Descreve-se agora a presente invenção com referência aos desenhos, cujas figuras representam:
A fig. 1, esquematicamente, visto de cima, um gabari segundo a presente invenção;
A fig. 2, um corte transversal feito pela linha (II-II)
da fig. Ί a que se juntaram as chapas das paredes interior e exterior;
A fig. 3, em perspectiva, a forma de realização do gabari das fig. 1 e 2;
A fig. A, esquematicamente, numa vista de cima, a maneira como as armações normalizadas podem ser colocadas e interligadas, diferente da representada na fig. 1;
As fig. 5, 6 e 7 mostram, num alçado lateral vertical, diferentes possibilidades de montagem da armação normalizada a partir de sub-ormaçSes;
As fig. 9 e 9, em perspectiva, várias possibilidades de construção das armações a partir de sub-armações triangulares;
A fig. 10, em corte transversal vertiçal, esquematicamente, um gabari para a parede interior do caixão perdido e
A fíg. 11, de maneira idêntica à da fig. 10, um corte trans versai vertical do gabari para a construção da parede exterior do caixão perdido;
A fig. 12, esquematicamente, outra forma de realização da armação; e
A fig. 13, esquematicamente, uma estrutura reticulada para uma armação do tipo represenatdo na fig. 12.
gabari de montagem representado nas fig. 1, 2 e 3 é constituído por armações normalizadas (1) colocadas em planos verticais e que são interligadas por um certo número de vígas horizontais (2) no lado interior, bem como vigas horizontais (2a)
πα lado exterior, as quais podem ser Fixadas as chapas da parede interior da armação. As referidas vigas podem ter um perfil apropriado, tal como um perfil I, como se representa nas fig. 2 e 3. As reFeridas armações normalizadas verticais (1) são interligadas para formar armaçBes laterais de grandes dimensSes por meio de vigas compridas (2,2a). As referidas armações têm a forma substancialmente rectangular, Tespectivamente vistas de cima e de frente. 0 lado traseiro formado pela viga vertical (3) estende-se de cima até abaixo. As vigas dianteiras (4) das armações normalizadas (1) estendem-se a partir da parte superior para as vigas (5) inclinadas para fora e para baixo.
Em vez de armações largas, como se mostra para os lados compridos do gabari representado nas fig. 1 e 3, podem usar-se armações com uma largura menor, tais como as armações (6) e (7) ou (8) e (9), como se representa na fig. 1.
As armações mais pequenas, como as armações (Θ) e (1), podem ter no lado exterior vigas horizontais (10) que formam juntamente com as armações laterais (11) um trapézio.
As armações compridas podem ser constituídas por um certo número de armações mais pequenas.
Todas as armações podem utilizar secções com diferentes formas da secção transversal, tais como secções em U, secções em I, secções em L e similares.
Ç;
Na secçSo transversal representada na fig. 2, as chapas exteriores (1Z) e (13) da parede interior do caixão perdido estão representadas fixadas nas abas exteriores das vigas (2a).
As referidas chapas podem ser interligadas por soldadura, por exemplo como se mostra em (14). Os parafusos (15) são fixados nas referidas chapas, por exemplo por soldadura ou outro processo .
Na fig. 2, as chapas exteriores pafa a parede exterior do caixão perdido estão indicadas em (18).
Elas são fixadas nos parafusos por meio de porcas (19) enroscadas numa extremidade roscada do parafuso (15). A distância entre as placas interior e exterior (12) e (18), respectivamente, é obtida por meio de uma manga (20) enfiada no parafuso (15), £ possível usar também um colar (20'), em vez da manga.
Depois da construção do caixão este pode ser retirado do gabari, retirando a ligação entre as vigas (2a) e as chapas interiores (12), por exemplo.
A fig. 4 mostra uma forma de realização ligeiramente diferente.
Usam-se mais uma vez armaçSes (1) interligadas por vigas horizontais, tais como (2) e (2a).
Também se usam nos lados armações mais pequenas (6). A diferença reside no facto de se utilizarem armações triangulares (21), colocando duas armações normalizadas (1) Formando um ângulo agudo entre si ou utilizando uma armação normalizada individual (1') paralela às armações principais (1) da armação pequena (7) em vez de por meio de vigas individuais, como se indica a tracejado em (22).
Entre as armações interligadas, está representada uma estrutura de reforço formada por dispositivos cruzados (22) e (23) que podem ser contínuos ou, como se mostra efn (24), ser formados por peças curtas.
A fig, 5 mostra uma armação normalizada montada a partir de um certo número de sub-armaçBes. As sub-armações (25) e (26) têm a mesma altura. A armação (27) tem uma altura que é igual a metade da altura das armações (25) ou (26), respectivamente, e a armação (28) tem cerca de 1/3 da altura da armação (26).
Este conjunto é completado por meio da armação triangular (29).
Na fig. 6, a armação normalizada é constituída por uma sub-armação (30) que se estende a toda a altura, combinada com a sub-armação triangular (29).
Na fig. 7, combinaram-se duas sub-armaçBes (25) e (26) com duas armações cdui a altura da armação (28). Utilizam-se outros dois elementos quadrados bem como duas armações triangulares pequenas (32) .
i? A largura, no plano do desenho, é a mesma para todas as sub-armações rectangulares.
A fig. B representa sub-armações rectangulares tridimensionais (33), (34) e (35) com alturas diferentes mas com as outras dimensões iguais. Esta armação normalizada é combinada com uma armação triangular (36) que tem uma distância entre as vigas verticais (37) e (33) que é igual à distância entre as vigas verticais (39) e (400.
A fig. 9 mostra uma sub-armação com secção transversal horizontal triangular (41), combinada com uma armação triangular (36). A largura dos lados da sub-armação (41) tem de ser igual à largura do lado vertical rectangular da armação (36).
A fig. 10 representa, em corte vertical, o gabari (42) para a construção da parede interior (43).
A fig. 11 mostra na mesma escala o gabari (44) para a construção da parede exterior (45).
Na fig. 10, a referida parede exterior (45) está colocada sobre a parede interior para formar o caixão perdido. Não estão representadas os meias que Interligam as paredes interior e exterior, mas eles podem ver-se na fig. 2.
A fig. 12 representa uma armação tridimensional com vigas exteriores (46) e (47), que têm uma parte inferior (48) e (49), respectivamente, que se estende para fora e para baixo e estão interligadas par vigas hori20ntais (50) e (51) que abrangem toda a largura do gabari. As referidas armações (46), (47), (48), (49), (50) e (51) podem combinar-se em armações tridimensionais por meio de vigas horizontais como (52).
Para conferir ãs referidas armações tridimensionais estabilidade, há várias possibilidades.
A fig. 13 mostra uma dessas possibilidades, pela colocação entre as vigas verticais (46) e (47) de uma estrutura reticulada que pode preencher todo o espaço interior nas direçções vertical horizontal longitudinal e transversal.

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Processo para a fabricação de um caixão perdido oco cLe parede dupla oom superfícies interior e exterior planas, destinado a ser usado como caixão para a construção de obras de engenharia civil marítima, tais como um pilar, um molhe, um reservatório, etc., sendo o referido caixão perdido feito com paredes interior e exterior de chapas que sao previamente cortadas com as dimensóes e as formas desejadas, de modo que o caixão perdido tenha uma secção transversal horizontal poligonal interior e exteriormente e na parte inferior do caixão paredes Interior e exterior inclinadas respectivamente para fora e para baixo, formando um bordo inferior agudo, caracterizado por pelo menos a parede interior ser fabricada mediante utilização de um gabari de montagem, que por sua vez é construído interligando um certo número de armações normalizadas que são colocadas afastadas em planos verticais paralelos entre si ou fazendo um certo ângulo, compreendendo
    -16β as referidas armações vigas verticais e horizontais, bem como uma viga inclinada para baixo e para fora na zona inferior exterior estando as referidas armações interligadas em qualquer grau no lado voltado para fora por meio de vigas horizontais com um comprimento pré-determinado , depois do que se colocam fixadas de maneira amovivel as placas interiores do caixão perdido e se interligam sem juntas,
  2. 2, - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por depois ou durante a construção da parede interior do caixão perdido no gabari de montagem, se prover a referida parede interior com espaçadores projectados para fora, com meios de ligação, tais como parafusos.
  3. 3, - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por as folhas cortadas previamente da parede exterior do caixão perdido serem fixadas nos espaçadores e serem interligadas entre si sem juntas.
  4. 4, - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a parede exterior ser construída num gabari de montagem separado feito a partir de armações normalizadas, sendo a parede exterior, depois da sua construção, separada do gabari de montagem, elevada e descida sobre a parede interior do caixão perdido e ligada com a referida parede interior.
    -175, - Processo de acordo com as reivindicações 3 ou 4, caracterizado por as placas exteriores estarem providas de aberturas em posições e a distâncias correspondentes às posições e distancias dos espaçadores, tendo os referidos espaçadores um comprimento tal que podem estender-se através das aberturas, tendo um encosto para as chapas que estreita os bordos das aberturas e tendo meios para ligar a parede exterior ou as chapas da parede aos espaçadores.
  5. 6. - Processo de acordo com as reivindicações 3, 4 ou 5, caracterizado por, antes da fixação da parede exterior ou das chapas da parede, se fixarem armaduras de reforço de betão na face exterior da parede interior do caixão perdido com elementos espaçadores entre a referida parede as referidas armaduras.
  6. 7,- Armação para utilização no processo de acordo cora uma ou mais das reivindicações anteriores, caracterizada por çada armação normalizada ser por sua vez constituída por um certo número de sub-armações normalizadas rectangulares e uma sub-armação triangular.
  7. 8.- Armação de acordo cora a reivindicação 7, caracterizada por todas as sub-armações rectangulares de uma armação terem a mesma largura, vista no plano de armação, mas terem uma altura escolhida de uma série de alturas normalizadas.
    F'
  8. 9. - Armação de acordo com as reivindicações 7 ou 3, caracterizada por sub-armações com uma altura normalizada específica serem ligadas entre si por meio de vígas horizontais para formar um paralelepípedo rectangular tridimensional.
  9. 10. - Armação para utilização no processo de acordo com uma ou, mais das reivindicações 1 a 6, caracterizada por pelo menos duas armações triangulares serem interligadas por meio de vigas horizontais para formar uma armação tridimensional, correspondendo o comprimento das referidas vigas horizontais â distância horizontal entre armações normalizadas verticais consecutivas.
  10. 11, - Armação para utilização no processo de açordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 6, caracterizada por ser constituída por duas armações ou sub-armações verticais colocadas çom os seus planos fazendo um certo ângulo um com o outro e interligadas por vigas horizontais de modo tal gue, vistas em planta, têm a forma de um triângulo ou de um trapézio isosceles.
  11. 12. - Gabari de montagem, caracterizado por ser constituído por armações de acordo com as reivindicações 7 a 11,
  12. 13.- Armação para utilização no processo de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 6, caracterizada por cada armação normalizada compreender duas vigas verticais exteriores, uma para cada lado oposto da parede interior do caixão perdido a fabricar, estando as referidas vigas verticais interligadas pelo menos nas extremidades superior e inferior por vigas horizontais, que vencem a largura do gabari, tendo as referidas vigas verticais exteriores uma extensão inclinada para fora e para baixo no sentido de uma víga inferior horizontal que vence a largura do gabari.
  13. 14. - Armação de acordo com a reivindicação 13, caracterizada por haver entre as vigas exteriores da armação uma armação de trçliça triangular.
  14. 15. - Armação de acordo com as reivindicações 13 ou 14, caracterizada por pelo menos duas das referidas armações estarem interligadas para formar uma armação tridimensional fazendo parte do gabari,
  15. 16. - Gabari d.e montagem, caracterizado por ser constituído por armações de acordo com as reivindicações 13, 14 ou 15, em combinação com armações de acordo com as reivindicações 7 a 11,
PT91040A 1988-07-01 1989-06-30 Processo para a fabricacao de um caixao perdidoe armacoes para utilizar durante o referido processo PT91040B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL8801677A NL8801677A (nl) 1988-07-01 1988-07-01 Werkwijze voor het vervaardigen van een verloren bekisting en ramen voor gebruik tijdens deze werkwijze.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91040A PT91040A (pt) 1990-02-08
PT91040B true PT91040B (pt) 1994-06-30

Family

ID=19852558

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91040A PT91040B (pt) 1988-07-01 1989-06-30 Processo para a fabricacao de um caixao perdidoe armacoes para utilizar durante o referido processo

Country Status (10)

Country Link
US (1) US5050290A (pt)
EP (1) EP0349073B1 (pt)
JP (1) JPH0249810A (pt)
CN (1) CN1016880B (pt)
DE (1) DE68900751D1 (pt)
FI (1) FI893219A (pt)
GR (1) GR3003778T3 (pt)
NL (1) NL8801677A (pt)
NZ (1) NZ229788A (pt)
PT (1) PT91040B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101970775B (zh) * 2007-12-21 2012-11-21 易奇管有限公司 多部分管及组装方法
GB2487101B (en) * 2011-07-04 2014-01-08 Intelligent Organics Ltd Mobile marine barrier
ES2563104B1 (es) * 2013-06-05 2017-06-13 Acciona Ingeniería, S.A. Cajón para obras marítimas y procedimiento de montaje del mismo
CN103255773B (zh) * 2013-06-05 2015-03-04 南通四建集团有限公司 一种组合式模板支架及其使用方法
CN105780721B (zh) * 2016-03-31 2018-01-30 中交第三航务工程局有限公司江苏分公司 一种构筑防波堤用单桶多仓桶式构件的预制方法
CN108894238B (zh) * 2018-03-30 2020-07-28 上海二十冶建设有限公司 用于碎石围堰高效成形的装置及其使用方法
CN108708302B (zh) * 2018-07-16 2020-12-22 重庆三峡学院 一种桥梁结构加固模具

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR741857A (pt) * 1933-02-22
US1137601A (en) * 1913-04-15 1915-04-27 Ezio Gallo Process and apparatus for having artificial blocks cast or settled on spot to build piers, quays, and like structures.
GB301756A (en) * 1927-12-01 1929-12-03 Hollandsche Mij Tot Het Maken Method for the production of caissons and other floating bodies from concrete
US1967490A (en) * 1932-02-23 1934-07-24 Truscon Steel Co Forms for caissons, piers, etc.
US3071837A (en) * 1959-10-02 1963-01-08 Blaw Knox Co Concrete forms
FR1338500A (fr) * 1962-08-13 1963-09-27 Dispositif pour l'exécution de piles en eau profonde
DE1814765A1 (de) * 1968-12-14 1970-06-25 Heinrich Hecker Fa Verfahren zum Herstellen von Uferinfassungen,Fangdaemmen,Molen od.dgl. sowie zum Einbau nach diesem Verfahren geeigneter Bauwerksabschnitt
GB1477461A (en) * 1973-06-01 1977-06-22 King Wilkinson Ltd Off-shore structures
US3849996A (en) * 1974-01-02 1974-11-26 Us Navy Method and apparatus for positioning a cofferdam
US4014177A (en) * 1974-09-06 1977-03-29 Canadian Patents And Development Limited Marine pier having deeply submerged storage container
US4427320A (en) * 1982-02-19 1984-01-24 Shell Oil Company Arctic offshore platform
US4648752A (en) * 1985-08-29 1987-03-10 Exxon Production Research Co. Marine template retaining wall and method of construction
WO1987003026A1 (en) * 1985-11-17 1987-05-21 Darya Paye Jetty Co., Ltd. Method of constructing a rigid structure upon the bottom of a body of water as well as lost casing for performing said method

Also Published As

Publication number Publication date
NZ229788A (en) 1992-09-25
PT91040A (pt) 1990-02-08
JPH0454003B2 (pt) 1992-08-28
CN1040844A (zh) 1990-03-28
US5050290A (en) 1991-09-24
DE68900751D1 (de) 1992-03-05
JPH0249810A (ja) 1990-02-20
CN1016880B (zh) 1992-06-03
EP0349073B1 (en) 1992-01-22
EP0349073A1 (en) 1990-01-03
FI893219A0 (fi) 1989-06-30
NL8801677A (nl) 1990-02-01
FI893219A (fi) 1990-01-02
GR3003778T3 (pt) 1993-03-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
FI85400B (fi) Foerbindelsestycke foer byggnadselement och rymdstruktur innehaollande foerbindelsestycke.
CN101111646A (zh) 建筑构造体
PT91040B (pt) Processo para a fabricacao de um caixao perdidoe armacoes para utilizar durante o referido processo
WO2006135223A1 (es) Panel suplementario conbastidor ajustable
GB1602658A (en) Assembling joints for spatial structures and structures thus obtained
DE2705385C2 (pt)
ES2398821B2 (es) Procedimiento industrializado de construcción de edificaciones y conjuntos prefabricados de uso en dicho procedimiento
ES2609355T3 (es) Bastidor de contención del empuje para un encofrado perdido
GB2257173A (en) Space frame joint system.
WO2021058996A1 (es) Formaleta plegable para la construcción de muros estructurales
JP2016191212A (ja) ユニット部材
US1471387A (en) Mold for poured structures
KR101143355B1 (ko) 복공판용 가시설구조물
JPH06316909A (ja) ブロック壁に於ける支柱構造
DE3871953T2 (de) Modulargefuege in bewehrtem beton zur gebaeudekonstruktion.
ES2368639B1 (es) Sistema estructural desplegable fractal.
KR101819039B1 (ko) 기둥 고정용 구조물 및 이의 시공방법
JPS6320725Y2 (pt)
WO2007085669A1 (es) Sistema para la construcción de una edificación semiprefabricada
JP4813688B2 (ja) 立体枠状ブロックの型枠装置
DE537541C (de) Raumabschliessender Bauteil aus nebeneinandergestellten Rohren
CN102535487A (zh) 无斜腹杆装配式钢围堰结构
CN117344885A (zh) 一种装配式墙体及其加固找平装置和施工方法
ES1216294U (es) Distanciador para la fabricación de elementos estructurales de hormigón
WO2014017895A1 (es) Silleta para mallas de refuerzo con base flexible

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19931210

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20030630