PT90915B - Processo para a carbonizacao de madeira pare a producao de carvao de madeira - Google Patents

Processo para a carbonizacao de madeira pare a producao de carvao de madeira Download PDF

Info

Publication number
PT90915B
PT90915B PT90915A PT9091589A PT90915B PT 90915 B PT90915 B PT 90915B PT 90915 A PT90915 A PT 90915A PT 9091589 A PT9091589 A PT 9091589A PT 90915 B PT90915 B PT 90915B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
gas
combustion chamber
wood
reactor
combustion
Prior art date
Application number
PT90915A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90915A (pt
Inventor
Hans-Jurgen Weiss
Jorg Schmalfeld
Ingo Dreher
Johannes Arnhold
Original Assignee
Metallgesellschaft Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Metallgesellschaft Ag filed Critical Metallgesellschaft Ag
Publication of PT90915A publication Critical patent/PT90915A/pt
Publication of PT90915B publication Critical patent/PT90915B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10BDESTRUCTIVE DISTILLATION OF CARBONACEOUS MATERIALS FOR PRODUCTION OF GAS, COKE, TAR, OR SIMILAR MATERIALS
    • C10B53/00Destructive distillation, specially adapted for particular solid raw materials or solid raw materials in special form
    • C10B53/02Destructive distillation, specially adapted for particular solid raw materials or solid raw materials in special form of cellulose-containing material
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E50/00Technologies for the production of fuel of non-fossil origin
    • Y02E50/10Biofuels, e.g. bio-diesel

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Coke Industry (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Solid Fuels And Fuel-Associated Substances (AREA)
  • Chemical And Physical Treatments For Wood And The Like (AREA)
  • Gasification And Melting Of Waste (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
N.°
915
REQUERENTE:
EPÍGRAFE:
METALLGE SELLSCHAFT AKTIENGESELLSCHAFT,alemã, com sede em Reuterweg 14, D-6000 Frankfurt am Main, República Federal da Alemanha.
PROCESSO PARA A CARBONIZAÇAO DE MADEIRA PARA A PRODUÇÃO DE CARVÃO DE MADEIRA
INVENTORES: Dr.-Ing.Hans-Jurgen Weiss, Dr.-Ing. Jõrg
Schmalfeld, Dr.-Ing. Ingo Dreher e Dipl.-Ing.Johannes Arnhold.
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883.
República Federal da Alemanha, em 21 de Junho de 1988, sob o ns. P 38 20 913.6.
INPI. MOO. 113 RF 10732
AL1C-ESELLSGHAFT AKDIEKGSSELLSCHAFT
PROCESSO PARA A OAR3OKIZAQÃO DE MADEIRA PARA A PRODUÇÃO DE
CARVÃO DE MADEIRA
A presente invenção diz respeito a um processo para a carbonização de madeira em leito móvel num reactor de cuba, percorrido por uma corrente de gases de arrastamento quentes, para a produção de carvão de madeira.
A invenção tem como objectivo realizar a carbonização de maneira económica e o mais possível limpa para o meio ambiente. De acordo ccm a presente invenção, isso consegue-se retirando um gás de carbonização que contem os gases e os vapores produzidos pela carbonização da extremi dade superior do reactor de cuba e conduzindo directumente estes gases para uma câmara de combustão, fazendo arder o gás extraído numa primeira secção da câmara de combustão com ar numa proporção desde inferior à esteqrionefrica atá à estequiometrica, a temperaturas compreendidas entr* Por e 1250-0, retirando da primeira secção uma te dos gases da combustão, arrefecendo-os a temperaturas de cerca de a 900uC e alimentando-os como gas de lavo:gem ao reactor de cuba e, numa segunda sec;ão da câmara de combustão, queimando completamente o gas de descarga com alimentação de ar numa quantidade superior a quantidade estequiometrica. υ gás de descarga retirado superiormente do reactor de cuba e conduzido sem arrefecimento e evitando assim a formação de condensados para a câmara de combustão.
BAD ORIGINAL
- έ — i
ί'
Outras propriedades características do processo são esclarecidas com o auxilio do desenho anexo
A madeira em pedaços a ser carbonizada, que usual mente contém um teor de humidade compreendido entre 15 e 30^ em peso ou mais, provém de uma tremonha de alimentação (l) e é alimentada por meio de uma tubagem (2) ao reactor de cuba (3)» que, subsequentemente, é também designado na presente memória descritiva como reactor de carbonização.
No reactor, a madeira constitui um leito de material a granel ou um leito móvel que se desloca lentamente para baixo. A carbonização efectua-se em contacto directo com gases de lavagem quentes, que vêm da canalização (4) e são alimentados aproximadamente na zona média do reactor com temperaturas de 450° a 900°0. Por acção da corrente as cendente dos gases de lavagem, a madeira é carbonizada e seca na zona superior do reactor. 0 gás de descarga assim obtido, que consiste em gás de lavagem e gás de carbonização e vapores de carbonização, é retirado da extremidade superior do reactor (3) através da tubagem (6) e alimentam -se os gases de saída a uma câmara de combustão (7). Para evitar a condensação na tubagem (6), pode ser conveniente adicionar uma corrente parcial dos gases de lavagem quentes através da tubagem (5).
A câmara de combustão (7) compreende duas secções ferentes. A primeitubagem (?) em uma precisamente à esa oxidação dos completamente e, caso em que existem condições de combustão di ra secção (7a) alimenta-se ar através da proporção inferior à estequiométrica até tequiométrica, de modo que nessa secção por,entes combustíveis não se realiza com
BAD ORIGINAL
L.________
- Jseja possível, livre ou apenas so de ser preci to, alimenta-se os gases da combustão não conteu oxigénio contêm muito pouco oxigénio livre. No caso, por exemplo, no início do funcionamencombustível adicional através da tubagem (10).
A partir da primeira secção (7a) da câmara de combustão retira-se, através da tubagem (ll), a parte necessária dos gases de combustão para realizar a carboniza ção no reactor (3), com temperaturas compreendidas entre 800° e 125O°C.
Estes gases de combustão, dependendo da tempera tura pretendida, são alimentados através de um arrefecedor de pulverização (12), que é alimentado por água que é fornecida através da tubagem (13)· Além de água fresca, pode também utilizar-se nesta operação água de descarga que se obtém no processo.
Dependendo da utilização pretendida do calor, os gases de combustão· quentes da tubagem (ll) podem também ser arrefecidos indirectamente por pre-acuecimento do ar de combustão das tubagens (8) e (9)s.te à temperatura necessária para a carbonização.
gas da combus de vapor de agua de 40 a 60% casos individuais possui uma do intervalo de 480° a 9CO°C carbonização (3) como gás de arrefecido que contém um teor em volume e de acordo com os temperatura compreendida dentro é alimentado ao reactor de lavagem, por intermédio da tubagem (4).
Na câmara de combustão (7), entram os restantes gases na segunda secção (7b) e são aí completamente queimaBAD ORIGINAL
- / _ dos com ar proveniente da canalização (9), isto é, con um excesso de oxigénio. Desta maneira, eliminam-se substancial mente os componentes que provocam perturbações. Cs gases da combustão podem, portanto, ser usualmente retirados da tuba gem (15) sem tratamento ulterior e conduzidos para a atmosfera através da chaminé (1.6).
Como alternativa, é também possivelmente conveniente pré-aquecer o ar de combustão das tubagens (δ) e (9) por permuta directa de calor com os gases de escape da tubagem (15), o que não é ilustrado no desenho.
carvão de madeira produzido no reactor de carbonização (3) e arrefecido na secção inferior do reactor. Para esse efeito, serve gás de arrefecimento, que é alimentado a temperaturas de cerca de 30 a óO°C, através da tubagem (16), que atravessa para cima o leito móvel do reactor (3), é aspirado para a tubagem (17) e é recirculado em circuito fechado através de um arrefecedor de gases por via hú mida (l8) e da tubagem (16). A água de arrefecimento provém da tubagem (19) e sai do arrefecedor através da tubagem (2C).
A agua de esgoto da tubagem (20) e parcialmente colocada à temperatura necessária compreendida entre cerca de 20° e 40°C por meio de um arrefecedor posterior (22) e alimentada em circuito fechado para trás para o arrefecedor or via húmida (l8). A água fresca é alimentada pe de gasej la tubagem (23)· Uma corrente parcial da água contém matéria sólida pode ser alimentada ao a com pulveri-ação (12) através da tubagem (13)· :oto sue
BAD ORIGINAL
EiEK
Exemplo 1
Num sistema He processamento acordo com o desenho, madeira de eucalipto em locados, com um teor de humidade de 15% em peso, é carbonizada para se transformar em carvão de madeira com 92% em media de carbono fixo. A temperatura máxima no reactor de carbonização (3) θ igual a 65O°G.
Os seguintes dados referem-se a um quilograma de substância seca de madeira na madeira alimentada. Para o
Λ reactor (3), são alimentados através da tubagem (4) O,75mJN (m^N = m^ nas condições normais de pressão e temperatura) de gás de lavagem quente com a temperatura de 68O°C. 0 gás de descarga, que deixa 0 reactor (3) com a temperatura máxima de 140°0, é aquecido a l80°0 por mistura de 0,12 m3N de gás de lavagem quente proveniente da tubagem (5)·
Na câmara de combustão, temperaturas de cerca de 1120°C são as prevalecentes. Ao todo, produzem-se na câmade combustão 3 m^N de gases de combustão. No arrefecedor ra ,-1 o 'ulverização (12), consome-s ef ecimenti (16) í a rua de esgoto.
um^ 1em 1 eratura ga s o„ ásPc ^.ela tubagem
1) teu a — 0 Pr: ido é ;alurgia como agent· dutor.
BAD ORIGINAL
Num sistema h processamento ^e acordo com o desenho, carboniza-se madeira de carvalho em pedaços, com um teor de humidade de 20% em peso, a uma temperatura máxima de 430° e produz-se nessas condições um carvão de madeira com 82% de carbono fixo em média. 0 carvão de madeira pode, por exemplo, ser utilizado para queimar em grelhas.
As temperaturas de combustão dentro da câmara de combustão são iguais a 935^0· Os dados seguintes referem-se de novo a um quilograma de substância seca da madeira utili zada como alimentação.
Na câmara de combustão, produzem-se gases de combustão numa quantidade total de 3,8 normais e alimenta-se uma corrente parcial de 1,3 m^ normais ao reactor (3) como gases de lavagem quentes, com uma temperatura de 48O°C. 0 gás de lavagem foi primeiramente arrefecido no arrefecedor de pulverização (12) com 0,23 quilogramas de água de esfi fi goto proveniente do ciclo de arreiecmento do gas. 0 gas de descarga deixa o reactor (3) com uma temperatura de cerca de 120°G e é aquecido ror mistura de 0,24 normal íè gás de leva gem quente proveniente da tubagem (5) até l80°C. A temperatura na tubagem (16) é igual a 40°G e na tubagem (17) e a 250°

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Processo para a carbonização de madeira em leito móvel num reactor de cuba atravessado por uma corrente de gás de lavagem quente, no qual se introduz a madeira por cima e a partir de cuja zona inferior se retira o carvão de madeira, caracterizado pelo facto de, pela extremidade superior do reactor de cuba, se retirar um gás que contém gases de carbonização e vapores de carbonização e se alimentar directamente esse gás a uma câmara de combustão, se queimar esse gás numa primeira secção da câmara de combustão com ar em uma proporção inferior ã estequiométrica até à proporção estequiométrica a temperaturas compreendidas entre 800° e 125O°C, da referida primeira secção da câmara de combustão se retirar uma parte dos gases de combustão, se arrefecer o gâs até temperaturas de cerca de 450° a 900°C e se alimentar ao reactor de cuba como gâs de lavagem e, numa segunda parte da câmara de combustão, se queimar completamente o gâs de
    -8-, carbonização com ar alimentado numa proporção superior ã estequiométrica.
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de, na zona inferior do reactor de cuba, se arrefecer o carvão de madeira com um gás de arrefecimento que ê recirculado.
  3. 3. - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de se arrefecer o gãs de combustão que foi retirado da primeira secção da câmara de combustão mediante pulverização com água.
  4. 4. - Processo de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo facto de se realizar o arrefecimento do gãs de arrefecimento que é recirculado mediante pulverização com ãgua num arrefecedor de gãs por um processo por via húmida e de a ãgua retirada do arrefecedor de gãs por um processo por via húmida ser utilizada pelo menos parcialmente para arrefecer o gãs de combusção retirado da primeira secção da câmara de combustão.
  5. 5.- Processo de acordo com a reivindicação 1 ou uma qualquer das reivindicações seguintes, caracterizado pelo facto de se misturar uma corrente parcial do gãs de lavagem com o gãs retirado do reactor de cuba.
  6. 6.- Processo de acordo com a reivindicação 1 ou uma qualquer das reivindicações seguintes, caracterizado pelo facto de se aquecer o ar de combustão por permuta indirecta de calor com os gases de combustão da câmara de combustão,
PT90915A 1988-06-21 1989-06-20 Processo para a carbonizacao de madeira pare a producao de carvao de madeira PT90915B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3820913A DE3820913A1 (de) 1988-06-21 1988-06-21 Verfahren zum schwelen von holz zur erzeugung von holzkohle

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90915A PT90915A (pt) 1989-12-29
PT90915B true PT90915B (pt) 1994-12-30

Family

ID=6356912

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90915A PT90915B (pt) 1988-06-21 1989-06-20 Processo para a carbonizacao de madeira pare a producao de carvao de madeira

Country Status (10)

Country Link
US (1) US4935099A (pt)
EP (1) EP0347972B1 (pt)
AU (1) AU603490B2 (pt)
BR (1) BR8902985A (pt)
CA (1) CA1311708C (pt)
DE (2) DE3820913A1 (pt)
ES (1) ES2029371T3 (pt)
GR (1) GR3004116T3 (pt)
PT (1) PT90915B (pt)
ZA (1) ZA894719B (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5279712A (en) * 1991-04-05 1994-01-18 Pasco Nominees Pty Limited Process and apparatus for the pyrolysis of carbonaceous material
DE4408455A1 (de) * 1994-03-12 1995-09-14 Metallgesellschaft Ag Verfahren zum Erzeugen von Holzkohle im Wanderbett
RU2177977C2 (ru) * 2000-01-12 2002-01-10 Антоненко Владимир Федорович Способ термической переработки биомассы
RU2269415C2 (ru) 2004-04-26 2006-02-10 Криворучко Евгений Петрович Способ термической переработки изношенных шин и установка для его осуществления
GB2431926B (en) * 2005-11-08 2010-07-28 Univ Surrey Bioremediation materials
NL1030864C2 (nl) 2006-01-06 2007-07-09 Stichting Energie Werkwijze en inrichting voor het behandelen van biomassa.
DE102009030013A1 (de) * 2009-04-27 2010-11-04 Schottdorf, Bernd, Dr. Vorrichtung, deren Verwendung, Verfahren und System zur kontinuierlichen Umwandlung von Biomasse
EP4219657A3 (en) 2011-04-15 2023-08-23 Carbon Technology Holdings, LLC High-carbon biogenic reagents and uses thereof
WO2012174587A1 (en) * 2011-06-21 2012-12-27 Commonwealth Scientific And Industrial Research Organisation Apparatus and process for continuous carbonisation of wood chips or wastes and other charring organic materials
AU2012272553B2 (en) * 2011-06-23 2018-08-23 Commonwealth Scientific And Industrial Research Organisation Process and apparatus for continuous production of densified charcoal
CN102911685A (zh) * 2012-11-02 2013-02-06 中国林业科学研究院林产化学工业研究所 用于生物质成型炭制备过程中尾气潜热利用的工艺及设备
BR112017015742B1 (pt) * 2015-01-23 2022-07-19 Bioendev Ab Método e sistema para torrefação eficiente de biomassa
BR102017021185B1 (pt) * 2017-10-02 2022-07-26 Vallourec Tubos Do Brasil S.A. Método de reaproveitamento energético de gases de carbonização para produção contínua de carvão vegetal, sistema e reator para produção contínua de carvão vegetal para produção contínua de carvão vegetal
MX2023003071A (es) 2020-09-25 2023-05-24 Carbon Tech Holdings Llc Biorreducción de minerales metálicos integrados con pirólisis de biomasa.
CN117015624A (zh) 2021-02-18 2023-11-07 卡本科技控股有限责任公司 碳负冶金产品
US20220396529A1 (en) 2021-04-27 2022-12-15 Carbon Technology Holdings, LLC Biocarbon blends with optimized fixed carbon content, and methods for making and using the same
US20230020752A1 (en) 2021-07-09 2023-01-19 Carbon Technology Holdings, LLC Producing biocarbon pellets with high fixed-carbon content and optimized reactivity, and biocarbon pellets obtained therefrom

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2289917A (en) * 1942-07-14 Process of continuous carbonization
US1510730A (en) * 1922-05-04 1924-10-07 Eastman Kodak Co Destructive-distillation process
US3090731A (en) * 1959-08-31 1963-05-21 Pfaudler Permutit Inc Process and apparatus for carbonizing wood
US3140987A (en) * 1961-09-27 1964-07-14 Cyrus J Cornell Charcoal retort
US3177128A (en) * 1961-10-30 1965-04-06 Bart V Vartanian Apparatus for producing carbon by direct heating with recycled volatile by-products
US3977947A (en) * 1972-07-26 1976-08-31 The Kingsford Company Fluidized bed carbonization
BE836515A (fr) * 1975-12-11 1976-06-11 Procede pour la preparation en continu de charbon de bois et dispositif pour sa mise en oeuvre
US4329202A (en) * 1977-03-23 1982-05-11 Enerco, Inc. Continuous heating process for producing char from cellulosic material
FR2416931A1 (fr) * 1978-02-10 1979-09-07 Lambiotte Usines Procede non polluant de carbonisation du bois

Also Published As

Publication number Publication date
ZA894719B (en) 1991-02-27
US4935099A (en) 1990-06-19
GR3004116T3 (pt) 1993-03-31
CA1311708C (en) 1992-12-22
AU2584988A (en) 1990-01-04
BR8902985A (pt) 1990-02-06
EP0347972A1 (de) 1989-12-27
PT90915A (pt) 1989-12-29
AU603490B2 (en) 1990-11-15
DE3820913A1 (de) 1989-12-28
EP0347972B1 (de) 1992-01-08
ES2029371T3 (es) 1992-08-01
DE58900691D1 (de) 1992-02-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT90915B (pt) Processo para a carbonizacao de madeira pare a producao de carvao de madeira
FI76592B (fi) Anordning och foerfarande foer behandling av organiska kolhaltiga material med vaerme.
RU2002102447A (ru) Способ пиролиза и газификации органических веществ или смесей органических веществ и устройство для осуществления способа
JPS6317519B2 (pt)
US4451231A (en) Drying of particulate material
CA1292391C (en) Deodorization and cleaning of medium temperature wet off-gases derived from burning of wet waste sludge
US4436589A (en) Method of pretreating coal for coking plant
JPH0549332B2 (pt)
US5624469A (en) Method and apparatus for recovering heat from solid material separated from gasification or combustion processes
JP2007302777A (ja) 高含水有機物の炭化処理方法及びその装置
JPH01127100A (ja) 廃棄物を熱処理するための方法
US4313849A (en) Process for the production of activated carbon from a moist organic substance
JPH11310782A (ja) 汚泥の炭化方法
JP2005200522A (ja) 高含水有機物の炭化処理方法及び装置並びに白煙防止方法
CA1245595A (en) Method for dry cooling coke using the sensible heat formed during dry cooling
US4247366A (en) Method of operating a coal predrying and heating plant in connection with a coking plant
JP3774803B2 (ja) 汚泥の焼却方法
RU2083633C1 (ru) Способ термической переработки древесины
FI56549C (fi) Foerfarande foer kontinuerlig koksning av torv brunkol trae och dylikt i partikelform
CN109504405A (zh) 处理玉米秸秆的系统和方法
JPS6051790A (ja) 低品位炭の改質方法
JPS6011766B2 (ja) 廃棄物の溶融式熱分解炉における燃焼支持ガス吹込方法
DE1401871A1 (de) Verfahren zur Oxydation von Stoffen,die in einer oxydationsbestaendigen Fluessigkeit suspendiert oder geloest sind
JPS6318636B2 (pt)
JPS62158783A (ja) コ−クス原料炭の乾燥方法

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940603

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20011231