PT908026E - Processo para o estabelecimento de uma ligacao por radio - Google Patents
Processo para o estabelecimento de uma ligacao por radio Download PDFInfo
- Publication number
- PT908026E PT908026E PT97931653T PT97931653T PT908026E PT 908026 E PT908026 E PT 908026E PT 97931653 T PT97931653 T PT 97931653T PT 97931653 T PT97931653 T PT 97931653T PT 908026 E PT908026 E PT 908026E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- network
- subscriber
- radio
- subscribers
- location
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04B—TRANSMISSION
- H04B7/00—Radio transmission systems, i.e. using radiation field
- H04B7/24—Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts
- H04B7/26—Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts at least one of which is mobile
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04B—TRANSMISSION
- H04B7/00—Radio transmission systems, i.e. using radiation field
- H04B7/14—Relay systems
- H04B7/15—Active relay systems
- H04B7/155—Ground-based stations
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
- Radio Relay Systems (AREA)
- Communication Control (AREA)
- Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
- Selective Calling Equipment (AREA)
Description
u t DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA O ESTABELECIMENTO DE DMA LIGAÇÃO POR RÁDIO" A invenção refere-se a um processo para o estabelecimento de uma ligação por rádio entre pelo menos dois assinantes de uma rede digital de comunicação por rádio, comportando retransmisso-res, na qual é atribuído a cada assinante um indicativo individual de posição que depende da localização do mesmo, de modo a encontrar-se definida a posição de qualquer assinante em relação a qualquer outro.
Processos do tipo em questão são conhecidos no âmbito de redes de telecomunicação, como por exemplo as redes de serviço telemóvel C, Dl, D2 e E-plus. As redes conhecidas comportam para este efeito instalações estacionárias de emissão por rádio sob a forma de estações retransmissoras. 0 estabelecimento de uma comunicação por rádio efectua-se por intermédio de processos de comutação externos, no âmbito de uma gestão externa da rede de telecomunicação por rádio. Nestas redes de telemóveis a localização dos assinantes e o estabelecimento da ligação entre os assinantes efectua-se por intermédio de processos de comutação centralizados .
Ao estabelecer uma ligação por rádio as estações retransmissoras centrais desempenham um papel fundamental, uma vez que através da repartição da área da rede em células de rede singulares as estações se encontram num permanente contacto bidireccio-nal com os assinantes. Assim é sempre conhecida na respectiva estação transmissora a localização do assinante, e isto através da sua retransmissão de posição à estação retransmissora e daí à central da rede. 1
V
Para o estabelecimento de uma ligação por rádio entre dois assinantes da rede esses assinantes são primeiro localizados por meio de um processo centralizado de comutação. Seguidamente calcula-se ou define-se exactamente a ligação via rádio entre os assinantes da rede, estabelecendo-se então a ligação. 0 cálculo ou a definição provisória do trajecto de ligação, passando por possíveis ligações parciais, é designado por "routing".
Os processos conhecidos actuam entre os telemóveis e as estações transmissoras estacionárias das correspondentes células da rede de telecomunicação já conhecida. Nas redes de telecomunicação conhecidas é portanto essencial a aplicação de processos comandados a partir do exterior e a partir da central, que no essencial são implementados a partir de um posto de operador externo, por exemplo um computador central do operador, isto é, exteriormente aos telemóveis individuais ou aos terminais de comunicação por rádio.
Nos processos já conhecidos para o estabelecimento de uma ligação por rádio no interior das redes de telecomunicação conhecidas o problema é o de se tornar necessário dispor sempre de relês de retransmissão estacionários ou de estações retransmissoras para estabelecer uma ligação por rádio. Daí resulta que para a instalação ou para a criação de raiz de uma rede de telecomunicação do tipo já conhecido se tornar sempre necessário erigir primeiro uma rede de cobertura formada por estações retransmissoras estacionárias. Isto faz com que seja fortemente restringida a flexibilidade de um sistema de rede quando se trata de uma nova implementação.
Pela patente DE-A-3 337 648 ficou a ser conhecido um processo para o estabelecimento de uma ligação por rádio de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1. A cada assinante é atribuída, através de uma pesquisa activa, caso necessário, um indicativo de posição individual que depende da sua localização e 2
V
u K que toma a forma de um endereço de assinante. Deste modo encontra-se definida a posição relativa de todos os assinantes da rede. Para o estabelecimento de uma ligação por rádio o assinante dispõe, numa tabela, de informações sobre pelo menos duas rotas de ligação com qualquer outro assinante da rede. Estas rotas para a optimização das distâncias dos trajectos são escolhidas pelo próprio assinante. Além disso as rotas são actualizadas por inquéritos periodicamente repetidos das posições actuais dos assinantes da rede. Se esta actualização for demasiado lenta ou se a localização dos assinantes da rede mudar demasiado depressa, o estabelecimento de uma ligação por rádio efectua-se porventura por intermédio de rotas desactualizadas ou poderá mesmo já não ser possível.
Por esse motivo a presente invenção tem o objectivo de pôr à disposição um processo alternativo e simplificado para o estabelecimento de uma ligação por rádio entre pelo menos dois assinantes de uma rede digital por rádio, comportando retransmisso-res, rede essa que se adapta de maneira flexível à constelação de uma rede que se encontra em constante mudança.
De acordo com a invenção, este objectivo atinge-se pela adopção das características enunciadas na reivindicação 1. De acordo com esta reivindicação o processo em questão tem uma configuração tal que se realiza um processo sequencial de comparação e de decisão até ao estabelecimento da ligação por rádio.
Através da fixação do indicativo de posição de um assinante em relação ao outro é possível estabelecer passo a passo uma ligação por rádio de um assinante da rede para outro. Já não se torna necessário prever postos retransmissores estacionários separados. Para poder estabelecer uma ligação por rádio, um assinante originador só tem de saber o seu próprio indicativo de posição e o do assinante destinatário. 0 estabelecimento da ligação por rádio efectua-se por intermédio de outros assinantes da rede, 3 \ r" localizados entre o assinante originador e o assinante destinatário. Aqueles outros assinantes são capazes de, com base no conhecimento do seu próprio indicativo de posição, reencaminhar um sinal de rádio emitido pelo assinante que origina a chamada em di-recção ao assinante destinatário.
Uma rede de telecomunicação com retransmissores, na qual o processo de acordo com a invenção poderia ser aplicado, ficou a ser conhecida pelo registo de patente alemã DE-A-1 953 5021, que foi objecto de publicação posterior. Nessa patente descreve-se uma rede de telecomunicação com retransmissores que é constituída por telemóveis singulares que tanto servem de terminal como de retransmissor. Pela atribuição, de acordo com a invenção, de um indicativo de posição é possível, na rede de telecomunicação conhecida, comportando retransmissores, endereçar os assinantes da rede em função da sua localização e da sua direcção em relação ao originador ou transmissor e ligá-los uns com os outros na direcção da sua localização ou no sentido em que se encontram.
De acordo com a invenção a localização do assinante da rede e a fixação do trajecto de comunicação entre os assinantes da rede não é realizada de forma precisa por meio de estações re-transmissoras e de células de rede previamente definidas. A direcção do trajecto de comunicação no sentido do assinante destinatário pretendido é determinada durante o próprio estabelecimento da ligação por rádio, fixando para esse efeito passo a passo trajectos parciais consecutivos de comunicação através de outros assinantes da rede, sob a forma de uma difusão tendencial ligada à direcção de difusão. Durante o estabelecimento ou a comutação da comunicação por rádio esta não se encontra ainda definitivamente fixada até ser definido o último trajecto parcial da comunicação. Daí poderá resultar que possivelmente são escolhidos simultaneamente vários trajectos parciais de comunicação, verificando-se então uma difusão por várias vias ou o estabelecimento de várias ligações por rádio paralelas entre si. 4 Γ~\1 U, t
Em consequência disto o processo de acordo com a invenção permite revelar um método para o estabelecimento de uma ligação por rádio, em que também é possível realizar de maneira simples uma ligação por rádio numa rede sem postos retransmissores estacionários .
Com vista a uma simplicidade de estabelecimento da ligação por rádio é vantajoso que os assinantes que participam na construção de uma ligação por rádio conheçam o seu indicativo de posição para o poder comparar com o indicativo de posição de outros assinantes da rede. Para este efeito o indicativo de posição atribuído a um assinante da rede poderia ser memorizado pelo assinante em questão.
Para conseguir uma correspondência especialmente simples de referências de posição seria possível determinar a posição relativamente a emissores de sinais de rádio com uma localização passível de ser predefinida. Para este efeito poderão prever-se pelo menos três emissores de sinais de rádio. Os emissores de sinais de rádio poderiam então emitir os sinais a determinadas horas ou a determinados intervalos de tempo. A recepção dos sinais de rádio emitidas a partir de localizações predefiníveis permite determinar de maneira simples a localização do assinante que recebe a chamada relativamente aos emissores de sinais de rádio. Torna-se deste modo possível uma determinação inequívoca da localização e um relacionamento também inequívoco da referência de posição.
Seria possível realizar um correlacionamento especialmente seguro de indicativos de posição dependentes da localização, se os emissores de sinais de rádio distribuídos pela área de cobertura da rede de telecomunicação por rádio estivessem dispostos nos limites da área de cobertura. A disposição deverá ser tal que os emissores de sinais de rádio não formem sistemas de eixos co-lineares. 5
V u t
Com vista a uma transmissão segura ou a uma recepção também segura dos sinais de rádio os assinantes poderiam receber os sinais de rádio directamente transmitidos pelos emissores de sinais ou então transmitidos através de outros assinantes da rede. Por outras palavras, todos os assinantes da rede servem também de transmissores dos sinais de rádio para o correlacionamento de um indicativo de posição. Os sinais de rádio dos emissores de sinais de rádio poderiam então ser retransmitidos sob a forma de avalanche pelos assinantes da rede que servem de transmissores.
Para conseguir uma distinção especialmente clara dos sinais de rádio provenientes de diferentes emissores de sinais de rádio esses sinais dos emissores poderiam ser retransmitidos durante a referida retransmissão com uma temporização de atraso dependente do emissor ou então predefinida. Isto permitiria melhorar significativamente a resolução dos sinais de rádio recebidos de emissores de sinais muito próximos uns dos outros, mas transmitindo através de outros assinantes da rede.
Os emissores de sinais de rádio poderiam emitir sinais de rádio a determinados intervalos de tempo, por exemplo mensalmente, mas também a intervalos de tempo bastante mais curtos. Os sinais de rádio poderão ser sinais de sincronização da hora, que são reencaminhados sob a forma de avalanche por todos os transmissores na rede de estações retransmissoras. Um reencaminhamento deste tipo, sob a forma de avalanche, poderia realizar-se de acordo com o procedimento de estabelecimento da ligação por rádio, sem integrar o centro de retransmissão que se encontra descrito no registo de patente alemã DE-A-19 608 846. Nesta configuração cada emissor de sinais de rádio emite individualmente e todos os emissores de sinais de rádio emitem consecutivamente, por exemplo num determinado instante pré-programado ou após um determinado desfasamento no tempo. 6
U
Para uma distinção especialmente nítida da proveniência dos sinais de rádio emitidos pelos emissores de sinais de rádio esses sinais poderiam ser sujeitos a manipulações do seu conteúdo de informação na dependência da localização e/ou da direcção de transmissão durante o reencaminhamento na área de cobertura da rede. Para além da melhor diferenciação, no que se refere à proveniência dos sinais de rádio, é então também possível atribuir aos assinantes um indicativo de posição especialmente potente em termos de diferenciação. Uma manipulação deste tipo poderia abranger um retardamento do tempo de difusão.
Com vista a uma troca de informações entre os transmissores os sinais de rádio dos emissores de sinais poderiam, durante a transmissão pelos assinantes da rede, transmitir adicionalmente outras informações dos assinantes da rede que se encontram a servir de transmissores.
No que se refere a uma diferenciação especialmente clara dos sinais de rádio provenientes de diferentes emissores de sinais de rádio os sinais dos diferentes emissores de sinais poderiam ser distinguidos fisicamente uns dos outros pelos assinantes da rede, no que se refere a uma frequência de rádio distinta e/ou a uma codificação lógica distinta e/ou a um conteúdo de informação distinto e/ou a uma duração distinta e/ou a uma sequência de emissão distinta. Neste contexto será de fundamental importância que os assinantes da rede possam determinar de maneira inequívoca de que emissor de sinais de rádio o sinal recebido provém.
Cada transmissor que numa determinada sequência temporal recebe os sinais de rádio de diferentes emissores de sinais de rádio, recebe assim uma sequência de sinais dependente da localização do destinatário. A partir dos desfasamentos no tempo dos sinais de rádio recebidos é possível determinar de maneira .inequívoca a localização do destinatário. Os indicativos de posição atribuídos aos assinantes da rede desenvolvem-se no interior da 7 L-Cj área de cobertura da rede na dependência da localização e da di-recção, devido aos retardamentos de retransmissão.
Havendo por exemplo três emissores de sinais de rádio, o sinal de rádio do primeiro emissor poderia, tomando em consideração os atrasos de retransmissão, ser recebido pelo assinante da rede em questão passado um segundo, enquanto que o sinal de rádio do segundo emissor seria recebido passados 3 seg e o sinal do terceiro emissor passados 5 seg. A partir daqui seria possível criar o indicativo de posição 1-3-5.
Uma outra possibilidade de criar um indicativo de posição poderia derivar de um aumento de um valor numérico ou de um argumento de contagem no seio do sinal de rádio, aumento esse que depende do número de retransmissões. Por outras palavras, a cada retransmissão do respectivo sinal de rádio o valor numérico é por exemplo aumentado de uma unidade. Havendo então por exemplo três emissores de sinais de rádio, um indicativo de posição seria constituído pelo respectivo número de retransmissões do sinal de rádio em questão, tal como a seguir se descreve. Se o primeiro sinal de rádio tiver por exemplo concluído três retransmissões, o segundo sinal de rádio dez retransmissões e o terceiro sinal de rádio vinte retransmissões, seria possível prever o indicativo de posição de 3-10-20. Deste modo os sinais de rádio dos emissores de sinais de rádio poderiam conter durante o reencaminhamento na área de cobertura da rede uma alteração dos argumentos de contagem que contêm os sinais de rádio, alteração essa que depende da localização e/ou da posição, e isto através da continuação da contagem operada pelos transmissores utilizados. Por outras palavras pode dizer-se que se conseguiu uma diferenciação das sequências de posição na dependência da localização e da direcção, em que cada transmissor faz cronologicamente a contagem ou continua a contagem durante a retransmissão e altera ou junta essa contagem sob a forma de parte integrante da informação contida no sinal do emissor. Estes indicativos de posição desenvolvem-se então 8 c —* L-^ )==*>> — \1 ' na dependência da localização e da direcção ao longo da área da rede, devido à numeração dos passos da contagem continuada.
Uma terceira possibilidade de localizar a posição poderia ser obtida se os emissores de sinais de rádio fossem substituídos pelos satélites do Ground-Positioning-System (GPS) (sistema de determinação da posição no solo). De acordo com este sistema os sinais obtidos pelos assinantes da rede são constituídos pela sua posição geográfica absoluta. Esta é composta pelos parâmetros da latitude geográfica e da longitude geográfica. A localização da posição poderia então ser unicamente composta pelos dados relativos à posição recebidos através do GPS.
Para a realização da localização de posição através do GPS torna-se necessário dispor de um hardware de equipamento mais complexo do que para a recepção de emissores de sinais de rádio localizados na área da rede. Aquele sistema torna no entanto dispensável a estrutura em avalanche do sistema de localização da posição, pelo que alivia substancialmente a carga da rede. A utilização do GPS para a localização dos assinantes da rede permite obter uma elevada resolução no espaço, o que torna também possível localizar com precisão o assinante da rede em situações de emergência, para que seja possível a prestação de auxílio pelos serviços de emergência, serviços de salvamento, etc. Seria assim possível, de uma maneira fácil, guiar serviços de auxílio do tipo apontado directamente para junto do local de estadia do assinante da rede.
De maneira vantajosa o indicativo da posição poderia, à maneira de um código postal, ser constituído por uma sequência de sinais e/ou de números, que poderia ser directamente derivada da sequência de posição ou da ordem de chegada no tempo dos sinais de rádio provenientes de diferentes emissores de sinais de rádio. Neste contexto a sequência numérica do indicativo de posição poderia ser constituída pelos valores numéricos das diferenças no 9 tempo dos .diferentes sinais de rádio emitidos pelos emissores de sinais, tanto uns em relação aos outros como em relação a um determinado sinal de referência dos sinais de rádio durante a recepção por parte do assinante da rede.
Em alternativa a sequência numérica do indicativo de posição poderia, como já se referiu, ser constituída por valores numéricos dos argumentos de contagem, nomeadamente por uma numeração de passos durante o reencaminhamento dos*· sinais de rádio diferenciados dos emissores de sinais de rádio. De acordo com mais outra alternativa as sequências numéricas do indicativo de posição poderiam ser compostas pelos valores numéricos dos dados da posição geográfica, nomeadamente da latitude geográfica e da longitude geográfica, recebidos pelos assinantes da rede. Estes indicativos de posição poderiam ser atribuídos aos assinantes da rede no local de recepção sob a forma de endereços no âmbito da área da rede de serviço telemóvel. Deste modo os indicativos de posição podem formar um sistema de referenciação da posição na dependência da localização e da direcção. Durante o inicio da ligação por rádio ou durante o estabelecimento da ligação por rádio os assinantes da rede poderiam endereçar os assinantes destinatários pretendidos pelos seus indicativos de posição ou pelos seus endereços.
Para o estabelecimento de uma ligação por rádio é essencial que os assinantes da rede conheçam o seu próprio indicativo de posição, bem como os indicativos de posição do assinante originador e do assinante destinatário. Nestas condições um assinante da rede chamado para servir, durante o estabelecimento da ligação por rádio, de transmissor entre um assinante originador e um assinante destinatário, poderia comparar o indicativo de posição do assinante destinatário com o indicativo de posição do assinante originador ou eventualmente com o do transmissor imediatamente anterior e seguidamente decidir se efectua ou não um reencaminhamento da ligação. Por outras palavras, um assinante da rede ou um 10 transmissor chamado a intervir compara o indicativo do assinante destinatário com o indicativo do transmissor originador e com o seu próprio indicativo. Enquanto isto o transmissor verifica se o seu próprio indicativo de posição se assemelha mais ao indicativo do assinante destinatário do que ao indicativo de posição do transmissor originador. Se for este o caso, reencaminha a ligação, caso contrário à transmissão através dele já não tem continuação. No caso de continuar a retransmissão, o transmissor em questão está mais perto do assinante destinatário do que o seu transmissor originador. A continuação da retransmissão através do transmissor em questão não faz sentido quando este estiver mais afastado do assinante destinatário do que o correspondente transmissor originador. Neste último caso é o próprio transmissor originador que efectua o reencaminhamento. Este principio permite estabelecer passo a passo a ligação via rádio pretendida. 0 processo de comparação e/ou de decisão poderia basear-se numa comparação da similaridade dos indicativos de posição, podendo nomeadamente tratar-se de um processo de decisão com base numa lógica "fuzzy".
Para criar vias de ligação alternativas e conseguir desse modo que o estabelecimento da comunicação seja particularmente seguro será possível gerar durante o estabelecimento da comunicação por rádio uma difusão multivias.
No caso de se aproveitar o GPS para estabelecer a correspondência entre um indicativo de posição e o respectivo assinante da rede o indicativo de posição poderia por exemplo ser constituído pela latitude geográfica e pela longitude geográfica da localização do assinante. Estes dados da posição geográfica, ou também qualquer outro tipo de indicação da posição, poderiam ser transmitidos automaticamente durante o estabelecimento da ligação por rádio entre o assinante originador e o assinante destinatário. Isto permitiria realizar uma transmissão automática de in- 11
V u
ι formação aos serviços de auxilio e/ou de salvamento, tais como por exemplo o ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobilelub) (Automóvel Clube Alemão). Isto faria com que fosse possível uma pesquisa simplificada do assinante originador, por exemplo numa situação de emergência, na qual o assinante originador ou não conhece a sua posição exacta ou não está em condições, devido a grande aflição ou por estar afectado em termos de saúde, de a transmitir correctamente. Uma determinação automática da posição, do tipo apontado, durante o estabelecimento da ligação por rádio também poderia ser prevista nos sistemas de rede de serviço telemóvel já conhecidos. Isto poderia por exemplo ser realizado através da implementação de um chip GPS num telemóvel tradicional. A aplicação do processo de acordo com a invenção para o estabelecimento de uma ligação por rádio poderia também realizar-se nas redes de serviço telemóvel tradicionais do tipo acima referido, sendo possível prescindir de estações retransmissoras estacionárias se os assinantes da rede forem referenciados pelo seu indicativo de posição. Isto tornaria desnecessária uma gestão central da rede. A seguir descreve-se um exemplo de realização de um possível processo de comparação da similaridade, que deve ser efectua-do por um transmissor chamado a fazê-lo, para decidir se a ligação por rádio continua a ser estabelecida por seu intermédio ou se é mais vantajoso interromper junto dele a continuação da ligação .
Primeiro o assinante originador emite a sua solicitação para o estabelecimento de uma ligação por rádio, incluindo os necessários parâmetros de chamada A, aos transmissores que o envolvem da sua zona de emissão e de recepção ou da zona de contrac-ção. Os parâmetros A contêm a sequência de posição ou o indicativo de posição A2Q: (qi, ..., qn), que constitui uma parte do indicativo de origem A2, e o indicativo de posição AI: (ζχ, ..., zn) , 12
V
^—<ξ· que constitui uma parte do indicativo do assinante destinatário Al. Estas sequências de posição ou indicativos de posição são compostos pela sequência de desfasamentos no tempo ou pela sequência da numeração de passos ou ainda pela sequência de parâmetros geográficos ou dados de posição dos emissores de sinais na terra ou no espaço (satélites). 0 indicativo Al do assinante destinatário é do conhecimento do utilizador ou do assinante originador a partir de uma espécie de lista telefónica, que contém os indicativos de posição de todos os assinantes destinatários. Uma lista telefónica deste tipo pode apresentar-se sob a forma de uma memória electrónica existente no equipamento do assinante originador. A actualização da lista telefónica efectua-se após cada operação de correlação do indicativo de posição. Esta operação de correlação pode efectuar-se diariamente, hora a hora ou a intervalos de tempo ainda mais curtos. A titulo de exemplo o processo já só será a seguir descrito mediante os parâmetros qn e zn da numeração de passos. Pode no entanto ser também utilizado de maneira idêntica para os tipos já conhecidos de indicações de posição. A aplicação utilizada em cada caso pode ser verificada quanto aos seus aspectos técnicos ou económicos.
Os transmissores chamados e contactáveis comparam então cada posição zn do código ou do indicativo Al do assinante destinatário com a correspondente posição qZn do indicativo de posição próprio A2z e com a correspondente posição qQn do indicativo de posição A2Q do assinante originador ou do transmissor anterior. Para esse efeito formam-se por cálculo as sequências diferenciais da numeração de passos Dai, A2Z, DAi, A2q entre as sequências da numeração de passos Al e A2Z, A2Q.
Dai, a2z· (dnAl,A2Z) = Dai, a2z^ (zi-qZi, ···/ zn-qzn)
Dai, a2q: (dnAl,A2Q) = DAi, a2q: (Zi-qQi, . . ., zn-qQn)
Os diferenciais dn são representados pela função F e as imagens F(dn) são integradas para formar S. 13
F(dn) = 1 para um valor de (dnAl, A2Z) < valor de (dnAl, A2Q) F(dn) = 0 para um valor de (d„Al,A2Z) = valor de (dnAl, A2Q) F(dn) = -1 para um valor de (dnAl, A2Z) > valor de (d„Al,A2Q) A soma S dos valores da função F(dn) das sequências diferenciais das diferenças da numeração de passos s = Sumn=o a n=s (F (dn) ) fornece então o critério para a decisão de um transmissor de re- encaminhar ou não a solicitação de ligação do assinante originador. 0 limite de integração S é aqui o número de emissores de sinais de rádio instalados na área da rede. Se o critério S for po sitivo, um transmissor deverá em principio poder reencaminhar a solicitação de ligação, o mesmo não acontecendo quando o critério S for neutro ou negativo. Se o transmissor restituir o resultado da sua comparação de indicadores de posição à respectiva fonte, que poderá ser um assinante originador ou o transmissor anterior, esse assinante originador ou então o transmissor anterior pode escolher o transmissor com o critério mais elevado e seleccioná-lo de maneira controlada para a transmissão da solicitação de ligação no âmbito de uma difusão por via única. Escolhendo em cada caso o transmissor contactável com o maior valor de critério para a transmissão em questão, obtém-se uma ligação no espaço especialmente orientada para o destinatário, sem que se verifiquem difusões por várias vias.
Este processo de estabelecimento de uma ligação por rádio permite evitar uma difusão da ligação sob a forma de avalanche. 0 estabelecimento do contacto por rádio efectua-se em vez disso de maneira direccionada no espaço. Consoante o método de decisão adoptado, poderá configurar-se uma difusão multivias ou uma difusão controlada por via única. Neste processo de ligação por rádio o assinante originador só necessita de conhecer o indicativo de posição do assinante destinatário. 14
0 indicativo de posição de um assinante destinatário é renovado ou alterado após cada nova acção do emissor de sinais de rádio ou transmitido aos transmissores e ao assinante originador no caso de uma ligação por rádio já existente.
No processo de acordo com a invenção o endereçamento numa rede de retransmissores pode ser composto por uma parte de endereço especifica do assinante da rede e uma parte de endereço especifica da sua localização. A invenção apoia também ligações por rádio já existentes, com assinantes móveis ou em deslocamento. Quando o assinante em deslocamento for contactado numa ligação inicial por rádio, é simultaneamente localizado devido ao facto de um indicativo de posição ser integrado em termos de protocolo na comunicação por rádio. Isto permite aos assinantes da rede calcular ou extrapolar o desenvolvimento dos indicativos de posição e conduzir, através do endereçamento do indicativo de posição, a ligação via rádio para a nova localização do assinante destinatário. 0 problema do movimento do assinante da rede e da consequente correcção eventualmente necessária do trajecto da ligação por rádio pode evitar-se fazendo com que o assinante da rede se encontre na posse de um aparelho de telecomunicação constituído por um retransmissor estacionário e por um terminal móvel. Neste caso podia atribuir-se o indicativo de posição ao retransmissor e fechar individualmente o trajecto de ligação por rádio até ao terminal móvel, apesar de este terminal móvel estar em movimento. Deste modo o retransmissor estaria sempre disponível sob a forma de ponto de contacto estacionário para ligações por rádio, constituindo por assim dizer um retransmissor doméstico.
Para finalizar deverá realçar-se com particular ênfase que os exemplos de realização atrás escolhidos de maneira perfeitamente aleatória para a correlação de um indicativo de posição 15 servem unicamente para discutir a doutrina que serve de base à invenção, não se encontrando esta doutrina no entanto limitada aos exemplos de realização apresentados.
Lisboa, 22 de Novembro de 2000
0 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
16
Claims (13)
- REIVINDICAÇÕES 1. Processo para o estabelecimento de uma ligação por rádio entre pelo menos dois assinantes de uma rede digital de comunicação por rádio, comportando retransmissores, na qual é atribuído a cada assinante da rede um indicativo de posição individual que depende da localização do mesmo, de modo que se encontra definida a posição de qualquer assinante em relação a qualquer outro, caracterizado por cada assinante da rede conhecer o seu próprio indicativo de posição, bem como os indicativos de posição do assinante originador e do assinante destinatário, e por um assinante da rede chamado a servir de transmissor entre um assinante originador e um assinante destinatário durante o estabelecimento da ligação por rádio comparar o indicativo de posição do assinante destinatário com o indicativo de posição do assinante originador, ou eventualmente com o do transmissor imediatamente anterior, e efectuar um reencaminhamento da ligação quando o seu próprio indicativo de posição se assemelha mais ao indicativo do assinante destinatário do que ao indicativo de posição do assinante originador ou do transmissor anterior, e não efectuar um reencaminhamento no outro caso, prosseguindo a transmissão neste último caso através do assinante originador ou do transmissor anterior.
- 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o indicativo de posição atribuído a um assinante da rede ser memorizado por esse assinante da rede.
- 3. Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a localização ser determinada em relação a emissores de sinais de rádio que emitem sinais de rádio, que serão de preferência em número de três e que têm uma localização pre-definida. 1
- 4. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os emissores de sinais de rádio emitirem os sinais de rádio em determinados instantes ou após determinados intervalos de tempo, estando os emissores de sinais de rádio de preferência distribuídos pela área da rede de telecomunicação de modo a ficarem localizados nos limites daquela área.
- 5. Processo de acordo com as reivindicações 3 ou 4, caracterizado por os assinantes da rede receberem os sinais de rádio di-rectamente dos emissores de sinais de rádio ou retransmitidos através de outros assinantes da rede e/ou por os sinais de rádio dos emissores de sinais de rádio serem reencaminhados pelos assinantes da rede que servem de transmissor sob a forma de avalanche.
- 6. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por durante a retransmissão os sinais de rádio dos emissores de sinais de rádio serem reencaminhados com uma temporização de atraso dependente do transmissor ou prefixada e/ou por os sinais de rádio dos emissores de sinais de rádio serem sujeitos durante a sua retransmissão na área da rede de telecomunicação a uma manipulação do seu conteúdo de informação, que depende da localização e/ou da direcção, e/ou por os sinais de rádio dos emissores de sinais de rádio estarem sujeitos durante a retransmissão na área da rede de telecomunicação a um retardamento do tempo de difusão, dependente da localização e/ou da direcção, e/ou por os sinais de rádio dos emissores de sinais de rádio transmitirem também aquando da retransmissão pelos assinantes da rede outras informações relativas aos transmissores.
- 7. Processo de acordo com as reivindicações 5 ou 6, caracterizado por os sinais de rádio dos diferentes emissores de sinais de rádio serem distinguidos fisicamente uns dos outros pelos assinantes da rede no que se refere a diferenças de frequên- 2 j'—' L· ^ cia de emissão e/ou a uma codificação lógica distinta e/ou a um conteúdo de informação distinto e/ou a uma duração temporal distinta e/ou a uma sequência de emissão distinta.
- 8. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 5 a 7, ca-racterizado por os sinais de rádio dos emissores de sinais de rádio serem sujeitos durante a retransmissão na área da rede de telecomunicação a uma alteração dos argumentos de contagem que contêm os sinais de rádio, na dependência da localização e/ou da direcção, através de uma continuação da contagem que está a cargo dos transmissores utilizados ou por os emissores de sinais de rádio serem constituídos por satélites do Ground-Positioning-System (GPS), sendo o indicativo de posição de preferência constituído pelos dados geográficos de posição recebidos através do sistema GPS.
- 9. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, ca-racterizado por a sequência numérica do indicativo de posição ser constituído pelos valores numéricos das diferenças de tempo dos diferentes sinais de rádio dos emissores de sinais de rádio, uns em relação aos outros ou relativamente a um determinado sinal de referência dos sinais de rádio durante a recepção pelos assinantes da rede, ou por a sequência numérica do indicativo de posição ser constituída pelos valores numéricos dos argumentos de contagem, nomeadamente da numeração de passos durante a retransmissão dos diferentes sinais dè rádio dos emissores de sinais de rádio, ou por a sequência numérica do indicativo de posição ser constituída pelos valores numéricos dos dados geográficos de posição, nomeadamente da latitude geográfica e da longitude geográfica, valores esses que são recebidos pelos assinantes da rede.
- 10. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9, ca-racterizado por os indicativos de posição serem atribuídos aos assinantes da rede no local da sua recepção sob a forma 3 de endereços no âmbito da área da rede de telecomunicação e/ou por os indicativos de posição formarem um sistema de referenciação da posição na dependência da localização ou na dependência da direcção.
- 11. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 10, caracterizado por os assinantes da rede endereçarem os assinantes destinatários pretendidos com estes indicativos de posição ou endereços durante o estabelecimento de uma ligação por rádio.
- 12. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 11, caracterizado por o método de comparação e/ou de decisão se basear numa comparação da similaridade dos indicativos de posição, tratando-se nomeadamente de um processo de decisão com base numa lógica "fuzzy".
- 13. Processo de acordo com qualquer das reivindicações la 12, caracterizado por durante o estabelecimento da ligação por rádio o indicativo de posição ou os dados geográficos da posição do assinante originador ser ou serem automaticamente transmitidos em conjunto com outros dados pelo assinante originador para o assinante destinatário. Lisboa, 22 de Novembro de 2000 0 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL4
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE19625291 | 1996-06-25 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT908026E true PT908026E (pt) | 2001-02-28 |
Family
ID=7797893
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT97931653T PT908026E (pt) | 1996-06-25 | 1997-06-25 | Processo para o estabelecimento de uma ligacao por radio |
Country Status (18)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US6456853B1 (pt) |
EP (1) | EP0908026B1 (pt) |
JP (1) | JP3074608B2 (pt) |
KR (1) | KR100443031B1 (pt) |
CN (1) | CN1114284C (pt) |
AT (1) | ATE196397T1 (pt) |
AU (1) | AU3536197A (pt) |
BR (1) | BR9709999A (pt) |
CA (1) | CA2257392C (pt) |
DE (3) | DE59702353D1 (pt) |
DK (1) | DK0908026T3 (pt) |
ES (1) | ES2151286T3 (pt) |
HK (1) | HK1018925A1 (pt) |
PL (1) | PL183170B1 (pt) |
PT (1) | PT908026E (pt) |
RU (1) | RU2176432C2 (pt) |
TR (1) | TR199802506T2 (pt) |
WO (1) | WO1997050195A1 (pt) |
Families Citing this family (21)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE19707537A1 (de) | 1997-02-25 | 1998-08-27 | Alsthom Cge Alcatel | Verfahren zur Weitergabe von Informationen zwischen beweglichen Körpern und Kommunikationseinrichtung zur Durchführung des Verfahrens |
WO1999040694A1 (de) | 1998-02-05 | 1999-08-12 | Mitsubishi International Gmbh | Verfahren zum aufbau einer funkverbindung und ein telekommunikationsnetz |
RU2217878C2 (ru) | 1998-02-05 | 2003-11-27 | Ип2Х Аг | Способ формирования указателя адресов |
GB9828827D0 (en) * | 1998-12-30 | 1999-02-17 | Nokia Telecommunications Oy | Telecommunication system and method |
EP1249950A1 (de) * | 2001-04-11 | 2002-10-16 | Siemens Aktiengesellschaft | Verfahren zum Leiten von Daten in einem mobilen Kommunikationsnetz und Vorrichtung zum Durchführen eines solchen Verfahrens |
EP1378073B1 (de) * | 2001-04-11 | 2005-07-06 | Siemens Aktiengesellschaft | Verfahren zum leiten von daten in einem mobilen kommunikationsnetz und kommunikationsnetz-vorrichtung zum durchführen eines solchen verfahrens |
US7647422B2 (en) | 2001-11-06 | 2010-01-12 | Enterasys Networks, Inc. | VPN failure recovery |
WO2003051061A2 (de) * | 2001-12-11 | 2003-06-19 | Ip2H Ag | Verfahren zum aufbau einer telekommunikationsverbindung und ein telekommunikationsnetz |
US7092943B2 (en) | 2002-03-01 | 2006-08-15 | Enterasys Networks, Inc. | Location based data |
WO2003075519A2 (de) * | 2002-03-05 | 2003-09-12 | Ip2H Ag | Verfahren zum adressieren von knoten und routing in einem telekommunikationsnetz und ein telekommunikationsnetz |
US6839542B2 (en) * | 2002-07-22 | 2005-01-04 | Motorola, Inc. | Virtual dynamic cellular infrastructure based on coordinate information |
US7110715B2 (en) * | 2002-08-28 | 2006-09-19 | Lucent Technologies Inc. | Wireless communication network including an adaptive wireless communication device and a method of operating the same |
EP1627511B1 (en) * | 2003-05-28 | 2008-02-27 | Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) | Method and architecture for wireless communication networks using cooperative relaying |
US7523220B2 (en) | 2003-09-17 | 2009-04-21 | Microsoft Corporation | Metaspace: communication middleware for partially connected mobile ad hoc networks |
GB2407937B (en) * | 2003-11-07 | 2007-08-22 | Excuse Me Invest Ltd | Position locating system |
US7945945B2 (en) | 2004-08-06 | 2011-05-17 | Enterasys Networks, Inc. | System and method for address block enhanced dynamic network policy management |
RU2285340C8 (ru) * | 2004-11-01 | 2007-04-27 | Федеральное государственное унитарное предприятие научно-исследовательский институт радио (ФГУП НИИР) | Способ функционирования территориальной многофункциональной информационно-телекоммуникационной сети радиодоступа |
US8086232B2 (en) | 2005-06-28 | 2011-12-27 | Enterasys Networks, Inc. | Time synchronized wireless method and operations |
US8040826B2 (en) * | 2006-03-03 | 2011-10-18 | Samsung Electronics Co., Ltd | Apparatus and method for supporting relay service in a multi-hop relay broadband wireless access communication system |
US7773941B2 (en) * | 2006-07-31 | 2010-08-10 | Motorola, Inc. | Method and system for positioning a relay in a wide area communication network |
RU2744105C1 (ru) * | 2020-02-12 | 2021-03-02 | Федеральное государственное казенное военное образовательное учреждение высшего образования "Военная академия войсковой противовоздушной обороны Вооруженных Сил Российской Федерации имени Маршала Советского Союза А.М. Василевского" Министерства обороны Российской Федерации | Способ повышения достоверности передаваемой радиосигналом информации |
Family Cites Families (28)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE1572203C3 (de) | 1964-04-27 | 1978-03-09 | Minnesota Mining And Manufacturing Co., Saint Paul, Minn. (V.St.A.) | Verfahren zur Herstellung eines wärmeentwickelbaren Blattmaterials mit einem strahlungsempfindlichen Überzug |
US3679422A (en) | 1970-06-03 | 1972-07-25 | Eastman Kodak Co | Photothermic composition containing onium halide sensitizer and the use thereof |
US4284848A (en) * | 1979-08-01 | 1981-08-18 | Frost Edward G | Switched network telephone subscriber distribution system |
US4539706A (en) * | 1983-02-03 | 1985-09-03 | General Electric Company | Mobile vehicular repeater system which provides up-link acknowledgement signal to portable transceiver at end of transceiver transmission |
DE3337648A1 (de) | 1983-10-17 | 1987-02-26 | Licentia Gmbh | Funknetz mit einer vielzahl von mobilen stationen |
CA2001339C (en) * | 1988-12-02 | 1993-12-21 | Jaime Andres Borras | Repeater for a controlled radio system |
US5095529A (en) * | 1989-05-30 | 1992-03-10 | Motorola, Inc. | Intersystem group call communication system and method |
DE4017234A1 (de) | 1990-05-29 | 1991-12-05 | Rohde & Schwarz | System zum aufbau von los-funkverbindungen von mobilen sende/empfangs-stationen zu anderen mobilen oder stationaeren gegenstationen |
US5408683A (en) * | 1991-07-18 | 1995-04-18 | Motorola, Inc. | Method of anticipating a communication unit's location in a networked radio communications system |
JPH0530000A (ja) * | 1991-07-18 | 1993-02-05 | Fujitsu Ltd | 移動体通信方式 |
FI88989C (fi) * | 1991-10-03 | 1993-07-26 | Nokia Telecommunications Oy | Telekommunikationssystem samt foerfarande foer adaptering av numreringsstrukturer av tvao telekommunikationssystem |
SE501009C2 (sv) * | 1993-03-04 | 1994-10-17 | Ericsson Telefon Ab L M | Sätt att omstrukturera en anropssignalram i ett cellulärt mobiltelefonsystem |
NO940977L (no) * | 1993-04-06 | 1994-10-05 | Alcatel Str Ag | Fremgangsmåte og anordning for å sikre tjenestekvaliteten i et mobilt radiosystem |
AU666279B2 (en) * | 1993-06-14 | 1996-02-01 | Motorola, Inc. | Cellular communication system having information retrieval and method therefor |
FI98686C (fi) * | 1993-11-01 | 1998-07-22 | Nokia Telecommunications Oy | Menetelmä suorakanavalla liikennöivän tilaaja-aseman hallitsemiseksi radiojärjestelmässä ja radiojärjestelmä |
GB2285724B (en) | 1994-01-18 | 1997-10-15 | Motorola Ltd | Communications system |
GB2285723B (en) * | 1994-01-18 | 1997-09-10 | Motorola Ltd | Communications system |
FI108098B (fi) * | 1994-03-03 | 2001-11-15 | Nokia Networks Oy | Menetelmä suorakanavalla liikennöivän tilaaja-aseman hallitsemiseksi, radiojärjestelmä ja tilaaja-asema |
JP3349582B2 (ja) * | 1994-03-17 | 2002-11-25 | アイコム株式会社 | 相互位置検出方法および相互位置検出装置 |
US5828951A (en) * | 1994-08-29 | 1998-10-27 | Nec Corporation | Mobile satellite terminal equipment |
US5673308A (en) * | 1994-10-12 | 1997-09-30 | Bell Atlantic Network Services, Inc. | Personal phone number system |
US6075993A (en) * | 1994-11-16 | 2000-06-13 | Sony Corporation | Personal station and information providing system |
AU5235596A (en) * | 1995-05-19 | 1996-11-28 | Nec Corporation | Radio paging system using radio selective paging receiver |
US5757783A (en) * | 1995-06-15 | 1998-05-26 | Lucent Technologies Inc. | Method and apparatus for routing ATM cells in an AD-ATM LAN |
EP0839338B1 (en) | 1995-07-18 | 2000-12-06 | Agfa-Gevaert N.V. | Process for producing a photothermographic recording material coated from an aqueous medium |
DE19535021A1 (de) | 1995-09-21 | 1997-07-10 | Joerg Dr Arnold | Mobilfunkendgerät/Mobilfunkrelais |
JP2865043B2 (ja) * | 1996-02-02 | 1999-03-08 | 日本電気株式会社 | 移動体無線電話装置 |
DE19608846A1 (de) | 1996-03-07 | 1997-11-13 | Joerg Dr Arnold | Dezentrales Funkverbindungsverfahren |
-
1997
- 1997-06-25 DE DE59702353T patent/DE59702353D1/de not_active Expired - Fee Related
- 1997-06-25 PL PL97330643A patent/PL183170B1/pl not_active IP Right Cessation
- 1997-06-25 PT PT97931653T patent/PT908026E/pt unknown
- 1997-06-25 CN CN97195437A patent/CN1114284C/zh not_active Expired - Fee Related
- 1997-06-25 EP EP97931653A patent/EP0908026B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1997-06-25 AT AT97931653T patent/ATE196397T1/de not_active IP Right Cessation
- 1997-06-25 ES ES97931653T patent/ES2151286T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1997-06-25 KR KR10-1998-0710610A patent/KR100443031B1/ko not_active IP Right Cessation
- 1997-06-25 RU RU99101122/09A patent/RU2176432C2/ru not_active IP Right Cessation
- 1997-06-25 JP JP10502107A patent/JP3074608B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 1997-06-25 DE DE19726956A patent/DE19726956A1/de not_active Ceased
- 1997-06-25 DE DE19780608T patent/DE19780608D2/de not_active Expired - Fee Related
- 1997-06-25 AU AU35361/97A patent/AU3536197A/en not_active Abandoned
- 1997-06-25 WO PCT/DE1997/001317 patent/WO1997050195A1/de active IP Right Grant
- 1997-06-25 TR TR1998/02506T patent/TR199802506T2/xx unknown
- 1997-06-25 CA CA002257392A patent/CA2257392C/en not_active Expired - Fee Related
- 1997-06-25 DK DK97931653T patent/DK0908026T3/da active
- 1997-06-25 BR BR9709999A patent/BR9709999A/pt not_active IP Right Cessation
- 1997-06-25 US US09/202,557 patent/US6456853B1/en not_active Expired - Fee Related
-
1999
- 1999-09-13 HK HK99103969A patent/HK1018925A1/xx not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CA2257392C (en) | 2005-10-25 |
PL330643A1 (en) | 1999-05-24 |
CN1221527A (zh) | 1999-06-30 |
DE19780608D2 (de) | 1999-05-27 |
DE19726956A1 (de) | 1998-01-08 |
US6456853B1 (en) | 2002-09-24 |
RU2176432C2 (ru) | 2001-11-27 |
KR100443031B1 (ko) | 2004-12-17 |
TR199802506T2 (xx) | 1999-02-22 |
EP0908026A1 (de) | 1999-04-14 |
AU3536197A (en) | 1998-01-14 |
JP2000503834A (ja) | 2000-03-28 |
DE59702353D1 (de) | 2000-10-19 |
EP0908026B1 (de) | 2000-09-13 |
WO1997050195A1 (de) | 1997-12-31 |
CN1114284C (zh) | 2003-07-09 |
ES2151286T3 (es) | 2000-12-16 |
DK0908026T3 (da) | 2001-01-08 |
BR9709999A (pt) | 1999-08-10 |
ATE196397T1 (de) | 2000-09-15 |
KR20000022192A (ko) | 2000-04-25 |
CA2257392A1 (en) | 1997-12-31 |
HK1018925A1 (en) | 2000-01-07 |
JP3074608B2 (ja) | 2000-08-07 |
PL183170B1 (pl) | 2002-05-31 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT908026E (pt) | Processo para o estabelecimento de uma ligacao por radio | |
CA2321918C (en) | Routing method for wireless and distributed systems | |
US6308073B1 (en) | Mobile station locating and tracking system and method | |
US6300881B1 (en) | Data transfer system and method for communicating utility consumption data over power line carriers | |
US4939726A (en) | Method for routing packets in a packet communication network | |
US8072906B2 (en) | Signal propagation delay routing | |
MY120736A (en) | Method of routing a short message and an apparatus for routing a short message | |
UA81240C2 (en) | Method for estimating the location of a terminal (variants) and a communication system for method realization | |
WO2009150527A1 (en) | Mobile communication and localization device | |
KR950012826B1 (ko) | 무선 주파수(rf) 데이타 통신 네트워크 내에서 업링크 네크워크 제어 기능 분산 및 단말기 전력 레벨 조절 오버헤드 최소화 방법 및 장치 | |
CN111162830B (zh) | 一种基于轨道预报的星地数据传输路由方法 | |
JP5666462B2 (ja) | 日和見的スペクトラムアクセスを採用する無線システムにおけるセンシングの方法 | |
Han et al. | CDMA mobile system overview: introduction, background, and system concepts | |
CN100391293C (zh) | 信息传送方法、信息传送系统以及基站 | |
WO2005013625A2 (en) | System and method for enabling two-way radio communications over a computer network | |
US6625462B1 (en) | Method for establishing a radio communication and telecommunication network | |
US20040023648A1 (en) | Satellite telecommunication method and system and terminal therefor | |
JPH0332251A (ja) | メール装置 | |
Araki et al. | Study on networking issues of medium earth orbit satellite communications systems | |
Benyamin-Seeyar | Some Advances in a Slotted Aloha Multi-Access Broadcast Satellite Channel | |
EP1429482A2 (en) | Communication system and method for synchronising communication therefor | |
Fujiwara | A multihop wireless network architecture for disaster communications | |
JPH0198346A (ja) | データ転送経路における中継交換機の決定方法 | |
JPS63175562A (ja) | 通信回線構成方式 |