PT90604B - Estrutura de suporte para aparelho sanitario a fixar em consola, e os seus montantes de apoio - Google Patents

Estrutura de suporte para aparelho sanitario a fixar em consola, e os seus montantes de apoio Download PDF

Info

Publication number
PT90604B
PT90604B PT90604A PT9060489A PT90604B PT 90604 B PT90604 B PT 90604B PT 90604 A PT90604 A PT 90604A PT 9060489 A PT9060489 A PT 9060489A PT 90604 B PT90604 B PT 90604B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
support structure
structure according
perforations
uprights
pilasters
Prior art date
Application number
PT90604A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90604A (pt
Inventor
Marc Funten
Andre Rivaud
Jean-Pierre Klein
Claude Gabel
Original Assignee
Placoplatre Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Placoplatre Sa filed Critical Placoplatre Sa
Publication of PT90604A publication Critical patent/PT90604A/pt
Publication of PT90604B publication Critical patent/PT90604B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47KSANITARY EQUIPMENT NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; TOILET ACCESSORIES
    • A47K1/00Wash-stands; Appurtenances therefor
    • A47K1/04Basins; Jugs; Holding devices therefor
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03CDOMESTIC PLUMBING INSTALLATIONS FOR FRESH WATER OR WASTE WATER; SINKS
    • E03C1/00Domestic plumbing installations for fresh water or waste water; Sinks
    • E03C1/12Plumbing installations for waste water; Basins or fountains connected thereto; Sinks
    • E03C1/32Holders or supports for basins
    • E03C1/322Holders or supports for basins connected to the wall only

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Supports For Pipes And Cables (AREA)
  • Supports Or Holders For Household Use (AREA)
  • Sanitary Device For Flush Toilet (AREA)
  • Details Of Indoor Wiring (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)
  • Financial Or Insurance-Related Operations Such As Payment And Settlement (AREA)
  • Measuring Leads Or Probes (AREA)
  • Slide Fasteners, Snap Fasteners, And Hook Fasteners (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Hooks, Suction Cups, And Attachment By Adhesive Means (AREA)
  • Chairs For Special Purposes, Such As Reclining Chairs (AREA)
  • Holders For Apparel And Elements Relating To Apparel (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
  • Passenger Equipment (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
  • Sink And Installation For Waste Water (AREA)
  • Standing Axle, Rod, Or Tube Structures Coupled By Welding, Adhesion, Or Deposition (AREA)
  • Furniture Connections (AREA)
  • Accommodation For Nursing Or Treatment Tables (AREA)

Description

PLACOPLAÍRE
ESTRUTURA DE SUPORTE PARA APARELHO 5AN1TARI0 A FIXAR
EM CONSOLA, E OS SEUS MONTANTES DE APOIO
A presente invenção diz respeito, de uma maneira geral, à fixação em consola de quaisquer aparelhos sanitários, tais como, por exemplo, lavatórios, bidés ou bacias de mãos de WC .
Como se sabe, em certos locais, e designadamente nos de utilização colectiva, é cada vez mais desejável fixar em consola pelo menos alguns dos aparelhos sanitários que ali são colocados, em vez de colocar nestes aparelhos um pé próprio para a sua sustentação directa pelo solo, tanto para facilitar a limpeza deste solo na sua perpendicular como para limitar as depredações de que podem ser alvo.
A presente invenção tem mais particularmente em vista o caso em que uma tal fixação em consola é feita sobre uma divisória com ossatura, isto é, uma divisória que, por um lado, tem uma ossatura, formada na prática por pilastras que, colocadas em várias 1 o ca 1izações, estão unidas na base a um carril inferior sustentado pelo solo, e nas suas extremidades superiores, a um carril superior de revestimento ra fusamento, na fixado ao tecto, e, por outro lado, tem painéis convenientemente embutidos, na prática por apareferida ossatura.
A resistência mecânica de uma ossatura deste género permite efectivarnente assentar nela em consola ns aparelhos sanitários a fixar.
Mas este assentamento implica a colocação, a uma altura apropriada, entre duas pilastras da referida ossatura ou entre duas pilastras específicas ligadas às anteriores e convenientemente assentes nestas, de uma estrutura de suporte correntemente designada por cadeira, mais especificamente apropriada para este efeito.
Na realizaçao de uma estrutura deste género, o problema tem dois aspectos.
Por um lado, é necessário que a referida estrutura possa aceitar cotas de implantação diferentes para os aparelhos sanitários a fixar, embora estas cotas de implantação variem na prática frequentemente de um aparelho sanitário para outro, conforme a natureza e/ou proveniência desse aparelho sanitário, e, por outro lado, é necessário que permita uma regulação em altura do aparelho sanitário que lhe é fixado desta maneira.
Na prática, tendo em conta estas exigências, o mais frequente é instalar-se uma estrutura de suporte particular por tipo de aparelho sanitário a fixar, em detrimento da normalização e dos custos.
No entanto, já foi proposta uma estrutura de suporte capaz de convir para a fixação de aparelhos sanitários de tipos diferentes, sendo esta estrutura de suporte formada, para permitir regulações de posição correspondentes, por um lado por dois pilares destinados a assentar directamente no solo, entrando no carril inferior correspondente, e, por outro lado, por montantes reguláveis em altura sobre estes pilares, formando estes últimos, para este efeito, corrediças de duas travessas, uma superior e a outra inferior, que Formam elas próprias corrediças para aceitar as diversas cotas de implantação possíveis para os aparelhos sanitários a fixar.
Na prática, resulta disto uma realização bastante complexa, e, como as regulações de posição a efectuar não se fazem de maneira positiva, existe alguma incerteza quanto à precisão destas regulações e quanto à sua perenidade durante as manipulações a efectuar no decorrer da montagem necessária.
Além disso, numa realização como esta, não está prevista nenhuma disposição particular para o assentamento das condutas ou canalizações necessárias para o serviço do aparelho sanitário em questão.
A presente invenção tem como objecto, de uma maneira. geral, uma estrutura de suporte que não apresenta estes inconvenientes e proporciona, além disso, outras vantagens.
Esta estrutura de suporte, que é destinada, portanto, à fixação era consola de qualquer aparelho sanitário, é caracterizada, de uma maneira geral, segundo um primeiro aspecto, por compreender, ligadas uma à outra numa só peça por duas pilastras, duas travessas, uma das quais, pelo menos, tem pelo menos um par de perfurações colocadas de maneira simétrica uma em relação à outra, de ambos os lados de um eixo vertical mediano, e apropriadas para a fixação do aparelho sanitário em questão, conjuntamente com meios de localização adequados para neles assentar, num certo lugar, pelo menos uma conduta ou canalização apropriada para o serviço do referido aparelho sanitário.
Assim, e segundo este primeiro aspecto, a estrutura de suporte de acordo com a invenção tem vantajosamente uma forma de monobloco, fácil de manipular e colocar e apropriada para promover de maneira positiva, e, portanto, segura, as regulações de posição necessárias.
Deste ponto de vista, a travessa superior da estrutura de suporte segundo a invenção apresenta, na prática, uma pluralidade de pares de perfurações colocadas de maneira a permitir-lhc aceitar todas as cotas de implantação, devidamente normalizadas, dos diversos aparelhos sanitários a colocar.
De facto, verifica-se que o número de pares de perfurações a aplicar desta maneira é relativamente pequenu, e que, portanto, só de maneira redundante poderiam ser substituídos por uma corrediça qualquer.
Assim, segundo a invenção, uma só peça, vantajosamente monobloco, e com perfurações devidamente determinadas de antemão, convém vantajosamente e de maneira universal para todos os aparelhos sanitários que seja necessário instalar.
Além disso, esta mesma peça, a estrutura de suporte segundo a invenção, é vantajosamente apropriada para fixação não apenas desse aparelho sanitário, e, mais precisamente, da parte porcelana deste, mas também para a fixação da conduta ou das condutas ou canalizações apropriadas para o serviço.
De acordo com um segundo aspecto, a estrutura de suporte de acordo com a invenção é ainda caracterizada por dois montantes cada um colocado respectivamente nas extremidades das suas travessas, estarem associados com ela para a sua sustentação, tendo cada um dos referidos montantes duas asas pelas quais podem encaixilhar as referidas extremidades, comportando pelo menos uma das asas de cada un dos referidos montantes, segundo o seu comprimento, um alinhamento de perfurações que fornam cremalheira, e, por pelo menos uma das suas travessas, a estrutura de suporte estar ligada com a cremalheira apresentada por ambos os referidos montantes, tendo cada uma das extremidades dessa travessa, para este efeito, um grampo que tem transversalmente em saliência um esporão apropriado para entrar em qualquer das perfurações da referida cremalheira.
Daqui resulta uma vantajosa economia de tempo na colocaçao.
De facto, esta colocação faz-se muito simplesmente em dois tempos.
Num primeiro tempo, estando os montantes assentes, no alinhamento um do outro, a estrutura de suporte, equipada com os seus grampos, é apresentada de viés em relação a estes montantes, e, com uma simples oscilação que conduz à sua elevação no plano destas, procede-se apenas à introdução dos esporões dos seus grampos nas suas cremalheiras.
Num segundo tempo, os montantes são em posição vertical, por meio de oscilação dos grampos da estrutura de suporte, o que pelas asas, nas extremidades das travessas suporte, e a aferrolhar assim a estrutura colocados, por sua vez, em volta dos esporões os conduz a entrar, desta estrutura de na posição apropriada.
Em serviço, os esporões dos grampos são apenas objecto de um simples esforço de cisa 1 hamento, visto que o momento de oscilação de que é objecto, aliás, o conjunto da estrutura de suporte é muito simplesmente contrabalançado pelos montantes com os quais a estrutura está ligada por estes grampos, quer se trate directamente de montantes da ossatura correspondente, quer se trate de montantes específicos ligados a esses montantes e convenientemente solidarizados com estes.
De preferência, e segundo um desenvolvimento deste aspecto da invenção, cada um dos grampos constitui um macaco de rosca.
Assim, é vantajosamente possível proceder a uma regulação precisa da altura à qual é implantado o aparelho sanitário em questão, sendo esta regulação de altura esboçada anteriormente por uma escolha apropriada das perfurações das cremalheiras dos montantes com os quais estão ligados os grampos correspondentes.
As características e vantagens da invenção vão tornar-se evidentes através da descrição que se segue, a título de exemplo, com referência aos desenhos esquemáticos anexos, nos quais:
a figura 1, em linhas cheias, é uma vista em perspectiva de uma estrutura de suporte de acordo com a invenção, tendo, em linhas tracejadas, uma representação parcial do aparelho sanitário a fixar no referido suporte e das canalizações ou outras condutas necessárias para o serviço desse aparelho sanitário;
a figura 2 é uma vista em alçado, segundo a seta II da figura 1, desta estrutura de suporte;
a figura 3 é outra vista lateral desta estrutura, segundo a seta III da figura 2;
a figura 4, em escala ampliada, é uma vista parcial em corte transversal da referida estrutura, segundo a linha IV-IV da figura 2 ;
a figura 5 é uma vista parcial da mesma estrutura em a 1 -
çado, segundo a seta V da figura 2;
a figura 6 é uma vista parcial da estrutura em corte 1 on -
gitudinal pela linha VI -VI da figura 2;
a figura 7, em escala ampliada > é uma vista em perspectiva
de um dos grampos que equipam esta estrutura de suporte;
as figuras 8A, 8B, 8C, em escala reduzida, são vistas, a primeira lateral, as outras duas em alçado, que representam diversas fases sucessivas da colocação da estrutura de suporte segundo a invenção;
a figura 9, em escala ampliada, é uma vista parcial em corte da estrutura de suporte assim colocada, segundo a linha IX-IX da figura 8C;
a figura 10, em escala ainda menor, é uma vista em alçado que representa um modo de aplicação possível para a estrutura de suporte de acordo com a invenção;
a figura 11, em escala ampliada, é uma vista transversal em corte de um dos montantes correspondentes, segundo a linha XI-XI da figura 10;
a figura 12 é uma vista transversal em corte análoga a da figura 11, para uma variante de realização desse montante;
a figura 13 é uma vista em alçado que, análoga à da figura
10, diz respeito a uma variante de realização possível para a estrutura de suporte de acordo com a invenção;
a figura 14, segundo a linha XIV-XIV da figura 13, é uma vista transversal em corte de um dos montantes correspondentes a esta variante de realização;
a figura 15 é uma vista em perspectiva de uma presilha própria para o assentamento, num montante deste género, de qualquer outro aparelho sanitário.
Conforme representado nestas figuras, trata-se, globalmente, de fazer a fixação, em consola, numa divisória que compreende uma ossatura interna 10, de qualquer aparelho sanitário
11, do qual apenas se esquematizaram as orelhas 12 apropriadas para essa fixação, em linhas tracejadas interrompidas, na figura .
Oe uma maneira já conhecida, e conforme esquematizado na figura 10, a ossatura 10 da divisória assim a equipar compreende, com intervalos regulares, montantes 13 que, prolongando-se desde o solo 14 até ao tecto 15, estão introduzidos, na sua base, num carril inferior 16 fixado ao solo 14, e, nas suas partes superiores, num carril superior 17 fixado ao tecto 15.
De uma maneira também já conhecida, estes têm globalmente um perfil transversal em C, com recta 18 e duas abas laterais 19 que, paralelas montantes 13 uma parte mediana uma □ outra, são ο
aproximadamente perpendiculares à parte mediana 18.
Finalmente, de uma maneira também já conhecida, a fixação do aparelho sanitário 11 em questão efectua-se por meio de cavilhas roscadas 20 apropriadas para cooperar com porcas 21, e, conforme a natureza deste aparelho sanitário 11, é necessário prever, para o serviço deste, e conforme esquematizado as linhas tracejadas na figura 1, pelo menos uma conduta, canalização ou outra tubagem.
Se se tratar de um lavatório, por exemplo, é necessário prever, por um lado, pelo menos uma canalização de alimentação de água 23, e, na prática, duas dessas canalizações 23, uma para a água fria e a outra para a água quente, e, por outro lado, uma conduta de evacuação 24.
Se se tratar de um bidé, é também necessário prever duas canalizações de alimentação de água 23 e uma conduta de evacuação 24, mas é óbvio que a implantação destas canalizações 23 e a desta conduta 24 são então feitas a alturas diferentes das praticadas para um lavatório.
Se se tratar, finalmente, de uma bacia das mãos de WC , é necessário prever, em níveis diferentes dos anteriores, por um lado uma canalização de alimentação de água 25, para a sua ligação ao depósito de autoclismo correspondente, e, por outro lado, uma conduta de evacuação 26.
Visto que estas disposições já são conhecidas e não pertencem propriamente à presente invenção, não serão descritas aqui de maneira mais pormenorizada.
De acordo com a invenção, instala-se, para a fixação em consola do aparelho sanitário 11 em questão, uma estrutura de suporte 30 que compreende, ligadas uma a outra numa só peça por duas pilastras 31, duas travessas 32, 33, uma superior e a outra inferior, uma das quais, pelo menos, na prática a travessa superior, tem pelo menos um par de perfurações 34 dispostas de maneira simétrica uma em relação à outra, de ambos os laods de um eixo vertical mediano M esquematizado em linhas interrompidas na figura 2, e apropriadas para a fixação desse aparelho sanitário 11, conjuntamente com e segundo disposições descritas ulteriormente de maneira mais pormenorizada, meios de localização apropriados para permitir assentar neles, numa dada localização, qualquer conduta ou canalização, como as condutas 24, 26 ou as canalizações 23, 25, apropriadas para o serviço deste aparelho sanitário 11.
Assim, e de acordo com a invenção, esta estrutura de suporte tem a forma de uma peça unitária monobloco.
Trata-se, por exemplo, de uma peça realizada com alumínio moldado.
Na forma de realização representada, cada uma das suas travessas 32, 33 tem a forma geral de uma cantoneira, pelo menos
2 na sua parte corrente, com uma aba vertical 36 e uma aba horizontal 37 .
Desde a travessa superior 32 até à travessa inferior 33, as abas verticais 36 são coplanares.
Analogamente, na forma de realização representada, cada uma das pilastras 31 tem a forma de uma cantoneira, com uma aba 38 colocada no plano das abas 36 das travessas 32, 33, em continuidade com estas, e uma aba 39 perpendicular à anterior.
Na forma de realização representada, esta aba perpendicular 39 prossegue até à aba horizontal 37 da travessa inferior 33
Mas estas diversas disposições não são imperativas.
Na forma de realização representada, as travessas 32 e 33, que são globalmente paralelas uma à outra, têm o mesmo comprimento, e, por razões que vão aparecer ulteriormente, cada uma das suas extremidades forma uma orelha 40, com perfuração 41.
Na prática, as orelhas 40 assim apresentadas pelas travessas 32, 33 são formadas por prolongamentos, para além da sua aba vertical 36, da sua única aba horizontal 37.
Na forma de realização representada, as duas pilastras 31, que se prolongam simetricamente uma em relação à outra, de ambos os lados dc eixo vertical mediano M do conjunto, são inclinadas em V uma em relação à outra, aproximando-se uma da outra a partir da travessa superior 32 para a travessa inferior .
Na prática, e tal coroo está representado, estão instaladas a distância de ambas as extremidades de cada uma destas travessas 32, 33, definindo entre elas um espaço 42.
De preferência, e conforme está representado, a travessa superior 32 tem uma pluralidade de pares de perfurações 34.
Por exemplo, há assim quatro pares de perfurações 34 alinhadas ao longo do comprimento desta travessa 32.
Estas perfurações 34 estão na prática localizadas de maneira a corresponder, por pares, a uma ou outra das cotas de implantação D dos aparelhos sanitários 11 porventura utilizados
A expressão cotas de implantação D significa na presente memória descritiva, conforme foi representado na figura 1, a distância que separa uma da outra as perfurações das orelhas 12 desse aparelho sanitário 11.
A prática mostra que bastam quatro pares de perfurações para aceitar o conjunto das cotas de implantação D capazes de terem de ser respeitadas.
Apenas a travessa superior 32 tem assim perfurações 34 apropriadas para a fixação de um aparelho sanitário 11.
Em frente de cada uma destas perfurações 54 prolonga-se, em saliência sobre a aba horizontal 37 desta travessa 32, um ressalto 43 apropriado para limitar a entrada, nessa perfuração 34, da cavilha roscada 20 necessária para essa fixação.
Por outras palavras, a distância d entre esse ressalto 43 e a aba vertical 36 da travessa superior 32 é exactamente suficiente para permitir a inserção, entre este ressalto 43 e esta aba vertical 36, conforme está esquematizado pela seta F1 na figura 4, da porca 21 com a qual deve cooperar em aparafusamento a cavilha roscada 20 correspondente.
Assim, não há vantajosamente nenhuma necessidade de prever uma contra-porca qualquer para bloquear aquela cavilha roscada 20.
Na forma de realização representada, a espessura dos ressaltas 43 assim aplicados é inferior ao diâmetro das perfurações 34 correspondentes.
Na forma de realização representada, os meios de localização existentes na estrutura de suporte 30 assim constituída compreendem um berço 45 que, montado sobre a sua travessa superior 32, na parte mediana desta, e conforme está esquematizado em linhas tracejadas na figura 1, pode receber uma presilha 46 apropriada para o assentamento de qualquer conduta ou canalização, no casa presente a canalização 25.
Na prática, este berço 45 pertence a um munhão 47 saliente sobre a aba horizontal 37 da travessa superior 32, ao longo do bordo desta última oposto à sua aba vertical 36, paralelamente a esta aba vertical 36, e, em frente deste munhão 47, esta aba, na sua zona mediana, tem um recorte em meia-lua 48 apropriado para a passagem da canalização 25.
De ambos os lados do berço 45, o munhão 47 tem duas cavilhas roscadas 49 apropriadas para a fixação da presilha 46.
Os meios de localização existentes na estrutura de suporte 30 compreendem ainda duas orelhas 50 que, cada uma delas suportada pelas suas duas pilastras 31, se prolongam transversalmente em relação ao seu eixo vertical mediano M, e que, para o assentamento de qualquer conduta ou canalização, no caso presente a conduta 26, têm, cada uma delas, uma perfuração 52 apro priada para a fixação, em colar, conforme esquematizado em linhas tracejadas na figura 1, de duas presilhas 5A apropriadas para esse assentamento.
Na prática, estas orelhas 50 prolongam-se aproximadamente a meia altura, entre as travessas 32, 33, paralelamente a estas últimas, ligando uma à outra as duas abas 38, 39 da pilastra 31 que que as suporta.
Na forma de realização representada, as suas perfurações 52 estão prolongadas em botoeira perpendicularmente à aba 38 das pilastras 31, e, portanto, perpendicularmente ao plano geral médio do conjunto.
Na forma de realização representada, os meios de localização existentes na estrutura de suporte 30 de acordo com a invenção têm ainda, sobre cada uma das suas pilastras 31, pelo menos uma perfuração 55 apropriada para a passagem de qualquer conduta ou canalização, no caso presente uma canalização 23.
Na prática, cada uma das pilastras 31 tem assim, lado a lado, instalados ao mesmo nível, na sua aba vertical 38, duas perfurações 55 apropriadas, cada uma delas, para a passagem de uma canalização 23, e a mais interior destas perfurações 55, isto é, a mais próxima do eixo vertical mediano M do conjunto, está instalada por meio de uma orelha 56 que a referida pilastra 31 tem localmente em saliência em direcção a este eixo vertical medi ano M.
Os meios de localização existentes na estrutura de suporte 30 de acordo com a invenção compreendem, finalmente, uma perfuração 58 que, aberta na travessa inferior 33, na zona mediana desta, e mais precisamente na zona mediana da aba horizontal 37 desta travessa inferior 33, é apropriada para a colocação, conforme está esquematizado em linhas tracejadas ou interrompidas nas figuras 1 e 2, de um colar 59 apropriado para o assentamento de qualquer conduta ou canalização, no caso presente a conduta 24.
Este colar 59, suportado por uma haste roscada 60, que atravessa a perfuração 5B da travessa 33, e coopera com porcas de ambos os lados desta, é vantajosamente regulável em altura.
Para a passagem eventual da conduta 24 para a posição inferior deste colar 59, a aba 36 da travessa inferior 33, na sua zona mediana, tem um recorte em meia-lua 62, em continuidade com o espaço 42 formado pelas pilastras 31 entre si, e a distância que separa uma da outra as orelhas 56 destas tem dimensão suficiente para que esta conduta 24 possa prolongar-se, se necessário, ao nível destas orelhas 56, para uma posição superior do colar 59.
Conforme se poderá observar, o eixo das perfurações 34 e 55 prolonga-se perpendicularmente ao plano geral médio do conjunto, e trata-se, portanto, de um eixo horizontal.
Em contrapartida, o eixo das perfurações 52 e 58 prolonga-se paralelamente ao plano geral médio do conjunto, e trataportanto, de um eixo vertical.
Para a montagem e sustentação da estrutura de suporte 30 de acordo com a invenção, estão-lhe associados, conforme se pode observar nas figuras 8 a 10, dois montantes 65.
Adiante começar-se-á por supor que se trata de montantes específicos, distintos dos montantes 13 da ossatura 10.
Tal como estes últimos, os montantes 65 têm uma parte mediana recta 66, e, perpendicularmerite a esta, duas abas laterais 67.
Para cada utn destes montantes 65, pelo menos uma das abas laterais 67 compreende, conforme o seu comprimento, um alinhamento de perfurações 68 que formam cremalheira, e estão, portanto, colocadas a igual distância uma das outras.
A s balmente perfurações podem ter quadrangular.
por exemplo um contorno gloNa forma de realização representada nas figuras 0 a 11, cada uma das abas laterais 67 de um montante 65 tem assim perfurações 68, o que permite vantajosamente utilizar de maneira indiferenciada esse montante 65 à direita ou à esquerda da estrutura de suporte 30.
Mas, como variante, e conforme está representado na figura 12, apenas uma das abas laterais 67 desse montante 65 pode ter assim, se se desejar, perfurações 68.
Seja como for, os dois montantes 65 assim associados á estrutura de suporte 30 destinam-se a ser colocados, cada um, respectivamente nas extremidades das travessas 32, 33 daquela, e, com as suas abas laterais 67, são apropriados para encaixilhar estas extremidades, que, na presente memória descritiva, e conforme foi descrito anteriormente, têm uma orelha 40 cada uma .
Para estarem ligados com a cremalheira apresentada, mediante as perfurações 68 de pelo menos uma das suas abas laterais 67, por ambos os montantes 65, cada uma das extremidades de pelo menos uma das travessas 32, 33 desta estrutura de suporte 30 tem um grampo 70 que, transversalmente em saliência, tem um esporão 71 apropriado para entrar em qualquer das perfurações 68 dessa cremalheira.
Na forma de realização representada, a travessa inferior 33 é a que está assim equipada com grampos 70, aproveitando as orelhas 40 formadas pelas suas extremidades, sendo cada uma destas orelhas 40 apropriada, devido à sua perfuração 41, para permitir o encaixe desse grampo 70.
De preferência, cada um dos grampos a estrutura de suporte 30 de acordo com a um macaco de rosca.
que assim equipam invenção constitui
Na prática, o grampo compreende uma haste roscada 72, pela qual é apropriado para ser assente, de maneira regulável em posição, na travessa inferior 33 em questão, por cooperação com duas porcas 73, cada uma das quais opera respectivamente num lado e no outro da perfuração 41 da orelha 40 correspondente daquela, e um bloco de engate 74, que suporta a referida haste roscada 72 e tem conjuntamente, na base, o esporão 71 apropriado para a cooperação do conjunto com a cremalheira formada pelas perfurações 68 do montante 65 associado.
Na forma de realização representada, o bloco de engate 74 do referido grampo 70 tem um perfil exterior em esquadria, estandoo espor ão 71 em saliência sobre a parte mediana da porção da aba horizontal desta esquadria, enquanto que, na aba vertical, e, portanto, do lado oposto a este esporão 71, a aba é apropriada para cooperar apoiada com a aba lateral 67 correspondente do montante 65 associado.
Conforme já foi descrito anteriormente de maneira sucinta a colocação da estrutura de suporte 30 de acordo com a presente invenção faz-se em dois tempos.
Num primeiro tempo, figuras 8A e 8B, os montantes 65 são colocados deitados no solo, alinhados um com o outro, e, apresentada de viés, figura SA, a estrutura de suporte 30 é introduzida, pelo bloco de engate 74 dos seus grampos 70, nestes montantes 65, até à penetração do esporão 71 destes grampos 70 numa das perfurações 68 do montante 65 correspondente, e em seguida é colocada em posição vertical, no plano dos montantes 65, figura 88.
Num segundo tempo, os montantes 65 são colocados na posi-
ção vertical, por meio de rotação em torno dos espo roes 71 dos
grampos 70 da estrutura de suporte 30, segundo as setas F2 da
figura 88, até entrarem , com as suas abas laterais 67, nas ex-
tremidades das travessas 32 e 33 desta estrutura de suporte 30, da figura 8C.
Da mesma maneira que os montantes 13 da ossatura 10, os montantes 65 assim portadores da estrutura de suporte 30 de acordo com a invenção entram então, na base, no carril inferior colocado no solo 14, entre dois dos referidos montantes 13.
As disposições estão feitas de maneira que os referidos montantes 65 estão agora ligados aos montantes 13 e podem ser solidarizados com estes, por qualquer meio apropriado, por exemplo por meio de cavilha e rosca.
Basta, seguidamente, proceder à fixação do aparelho sanitário 11 em questão, e das canalizações ou condutas necessárias para o serviço do referido aparelho.
Conforme se terá compreendido, para uma escolha apropriada das perfurações 68 dos montantes 65 com os quais está ligada, pelos seus grampos 70, a estrutura de suporte 30, e depois por uma intervenção nos macacos de rosca constituídos por estes grampos 70, é possível, antes da colocação da estrutura de suporte 30, fazer com que, depois desta colocação, a estrutura fique colocada a uma altura conveniente para o aparelho sanitário 11 que vai ser nela fixado.
No que precede, e de acordo com uma disposição correntemente denominada em peitoril, os montantes 65 só se prolongam numa parte da altura dos montantes 13 da ossatura 12, duplicando estes localmente na base.
Como variante, figura 13, os montantes 65 também podem prolongar-se por toda a altura destes montantes 13, e até mesmo, conforme está representado, formar uma só e mesma peça peça com estes.
Na forma de realização representada, esta peça 76 constitui um perfilado que, realizado por meio de dobragem, tem, em H, num primeiro lado e numa só espessura, apropriada para permitir fixar nele por aparafusamento os painéis de revestimento da divisória em questão, as abas laterais 10 de um montante 13, e, no outro lado, em continuidade com as precedentes, mas com uma espessura dupla apropriada para a resistência mecânica necessária ao aparelho assente, as abas laterais 67 de um montante 65.
Como anteriormente, pelo menos uma destas abas 67, e por exemplo cada uma destas, tem a intervalos regulares perfurações que formam cremalheira, feitas por exemplo por meio de puncionamento com rodízio.
Conforme está representado na figura 15, as perfurações 6B assim apresentadas por pelo menos uma das abas laterais 67 de um montante 65, podem também ser aproveitadas para o assentamento, nesse montante 65, de uma orelha 78 apropriada para a fixação de um depósito de autoclismo 79.
Numa das extremidades, que está em esquadria, para cooperação apoiada nas abas laterais 67 de um montante 65, esta orelha 78 tem um esporão 71 apropriado para entrar numa das perfurações 68 destas.
Na outra das suas extremidades, que também está em esquadria a orelha, ao longo da aresta correspondente, tem uma lingueta 80 apropriada para a fixação do depósito de autoclismo 79 em questão.
Por exemplo, e conforme está representado, esta lingueta 80, que prolonga uma das abas da esquadria correspondente, vem de uma abertura 81 da outra aba desta.
Como é evidente, a presente invenção não está limitada às formas de realização descritas e representadas, mas abrange qualquer variante de execução e/ou realização.
Em particular, em vez de equiparem a travessa inferior da estrutura de suporte de acordo com a invenção, os grampos apropriados para o assentamento desta estrutura de suporte nos montantes que lhe estão associados podem equipar a travessa superior.
E por isso que também está prevista uma orelha em cada uma das extremidades desta travessa.

Claims (21)

1.- Estrutura de suporte para aparelho sanitário a fixar em consola, caracterizada por compreender, ligadas uma ã outra sem interrupção por duas pilastras (31), duas travessas (32,33), uma das quais, pelo menos, apresenta um par de perfurações (34), pelo menos, localizadas de maneira simétrica uma em relação â outra de ambos os lados de um eixo vertical mediano (M) e apropriadas para a fixação do aparelho sanitário (11) em questão, conjuntamente com meios de localização adequados para neles assentar num certo lugar pelo menos uma conduta de canalização, (23, 24, 25, 26), própria para o serviço do referido aparelho sanitário (11).
2.- Estrutura de suporte de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por a travessa superior (32) ter uma pluralidade de pares de perfurações (34).
3. - Estrutura de suporte de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por as perfurações (34) da travessa superior (32) estarem alinhadas ao longo do comprimento desta última.
4. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizada por apenas a travessa superior (32) ter perfurações apropriadas (34) para a fixação de um aparelho sanitário (11).
5. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizada por em frente de cada uma das perfurações (34) apropriadas para a fixação de um aparelho sanitário (11, se prolongar um ressalto (43) apropriado para limitar a penetração, nessa perfuração, da cavilha (20) necessária para uma tal fixação.
6. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizada por os meios de localização que compreende incluírem um recorte semicircular (45) que, colocado sobre a sua travessa superior (32), na parte mediana desta, é apropriado para nele se colocar uma presilha (46, apropriada para a fixação de uma canalização (25).
-26/ /
Y-Y
7. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizada por os meios de localização que compreende incluírem duas orelhas (50), que, assentes, cada uma, respectivamente nas suas duas pilastras (31) , se prolongam transversalmente em relação ao seu eixo vertical mediano (Μ) , e que, para o assentamento de uma conduta (26) , têm, cada uma, uma perfuração (52) apropriada para a fixação, em colar, de duas presilhas (54) apropriadas para esse assentamento.
8. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizada por os meios de localização que compreende incluírem, em cada uma das suas pilastras (31) , uma perfuração (55), pelo menos, apropriada para a passagem de uma canalização (23) .
9. - Estrutura de suporte de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por cada uma das suas pilastras (31) ter duas perfurações (55) apropriadas, cada uma, para a passagem de uma canalização (23) .
10.- Estrutura de suporte de acordo com a reivindicação 9, caracterizada por as referidas perfurações (55) serem abertas ao mesmo nível.
11.- Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das
-27reivindicações 1 a 10, caracterizada por a mais interior das duas perfurações (55) de uma pilastra (31) ser aberta numa orelha (56) saliente localmente na direcção do eixo vertical mediano (M) do conjunto.
12. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 11, caracterizada por os meios de localização que compreende incluírem uma perfuração (58) que, localizada na sua travessa inferior (33), na zona mediana desta, é apropriada para a colocação de um colar (59) próprio para o assentamento de uma conduta (24).
13. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizada por as suas duas pilastras (31) serem inclinadas na forma de V uma em relação ã outra, aproximando-se uma da outra a partir da sua travessa superior (32) até à sua travessa inferior (33).
14. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 13, caracterizada por as suas pilastras (31) estarem instaladas à distância de uma e da outra das extremidades de cada uma das suas travessas (32,33) .
15. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 14, caracterizada por as suas travessas (32, /
V ,__,*>' ε'
-2833) terem ο mesmo comprimento.
16.- Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 15, caracterizada por lhe estarem associados dois montantes (65), cada um deles colocado respectivamente nas extremidades das suas travessas (32, 33), para lhe dar apoio, tendo cada um dos referidos montantes (65) duas peças laterais (67) por meio das quais podem encaixilhar as referidas extremidades, compreendendo pelo menos uma das peças laterais (67) de cada um dos referidos montantes (65), ao longo do comprimento, um alinhamento de perfurações (68) que constitui cremalheira, e por a estrutura de suporte (30) estar unida com a cremalheira de ambos os referidos montantes (65) por pelo menos uma das suas travessas (32, 33), estando cada uma das extremidades dessa travessa (32, 33) equipada, para este efeito, com um grampo (70) que tem transversalmente em saliência um esporão (71) apropriado para penetrar numa qualquer das perfurações (68) dessa cremalheira .
17.- Estrutura de suporte de acordo com a reivindicação 16, caracterizada por cada um dos seus grampos (70), do lado oposto ao esporão (71), ser apropriado para cooperar no apoio com a peça lateral (67) correspondente dos montantes (65) associados.
18.- Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das
-29reivindicações 16 e 17, caracterizada por cada um dos seus grampos (70) constituir um macaco de rosca.
19. - Estrutura de suporte de acordo com a reivindicação 18, caracterizada por cada um dos seus grampos (70) ter uma haste roscada (72), pela gual o referido grampo está assente, de maneira regulável em posição, na travessa (32, 33) em questão, e um bloco de engate (74), que tem a referida haste roscada (72) e tem também o esporão (71) apropriado para a cooperação do conjunto com uma cremalheira.
20. - Estrutura de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 16 a 19, caracterizada por cada uma das extremidades de uma travessa (32, 33) equipada com um grampo (70) formar uma orelha (40) apropriada, pela sua perfuração (41), para encaixar nela esse grampo (70).
21. - Estrutura de suporte de acordo coro a reivindicação 20, caracterizada por cada uma das extremidades de cada uma das suas travessas (32, 33) formar uma orelha (40) t
Lisboa, 18 de Maio de 1989
PT90604A 1988-05-19 1989-05-18 Estrutura de suporte para aparelho sanitario a fixar em consola, e os seus montantes de apoio PT90604B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8806710A FR2631644B1 (fr) 1988-05-19 1988-05-19 Structure de support pour appareil sanitaire a fixer en console, et ses montants de soutien
CA000607679A CA1327101C (fr) 1988-05-19 1989-08-07 Structure de support pour appareil sanitaire a fixer en console, et ses montants de soutien

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90604A PT90604A (pt) 1989-11-30
PT90604B true PT90604B (pt) 1994-04-29

Family

ID=25672930

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT90604A PT90604B (pt) 1988-05-19 1989-05-18 Estrutura de suporte para aparelho sanitario a fixar em consola, e os seus montantes de apoio

Country Status (13)

Country Link
US (1) US4979239A (pt)
EP (1) EP0343071B1 (pt)
AT (1) ATE82841T1 (pt)
CA (1) CA1327101C (pt)
DE (1) DE68903681T2 (pt)
DK (1) DK168402B1 (pt)
ES (1) ES2036357T3 (pt)
FI (1) FI89293C (pt)
FR (1) FR2631644B1 (pt)
GR (1) GR3006985T3 (pt)
IE (1) IE62215B1 (pt)
NO (1) NO179492C (pt)
PT (1) PT90604B (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1225104B (it) * 1988-12-13 1990-11-02 Ideal Standard Srl Gruppo ad elevata flessibilita' di impiego per il montaggio di apparecchiature sanitarie pensili in genere, e di corrispondenti accessori
DE8914494U1 (de) * 1989-07-07 1990-01-25 Geberit Ag, Jona, St.Gallen Montagerahmen für die Vorwandinstallation eines Sanitärapparates und insbesondere eines Urinals
DE58904580D1 (de) * 1989-10-24 1993-07-08 Geberit Ag Montageraumabdeckung fuer insbesondere geschaeumte installationsbausteine.
US5107638A (en) * 1991-01-15 1992-04-28 Unertl James L Mounting means for wall-mounted water closet fixtures
ITCO920003A1 (it) * 1992-02-27 1993-08-27 Schena Gianpaolo Mensola di sostegno a punti fissi per la installazione di vasi e bide' sospesi
SE501842C2 (sv) * 1992-09-17 1995-06-06 Lasse Butler Arkitektkontor Ab Rörschakt för montering intill en vägg för en väggmonterad toalettstol
US6360381B1 (en) 2000-11-27 2002-03-26 Jay R. Smith Mfg. Co. Universal fixture support
US7089604B2 (en) * 2003-11-05 2006-08-15 Wright Glenn H Toilet support device and method
US7096520B2 (en) * 2004-03-26 2006-08-29 Zurn Industries, Inc. Fixture carrier
US7945972B2 (en) * 2005-06-10 2011-05-24 Onofrio Brescia Support for wall mounted toilets
US8141177B1 (en) 2006-07-28 2012-03-27 Zurn Industries, Llc Carrier for wall mounted toilets
US9464426B1 (en) * 2006-12-14 2016-10-11 Zurn Industries, Llc Carrier faceplate
US20090001862A1 (en) * 2007-06-27 2009-01-01 Deco Lav, Inc. Adjustable Width Vanity and Method for Securing an Adjustable Width Vanity
US8061886B1 (en) 2008-04-30 2011-11-22 Velcro Industries B.V. Securing electrical devices
ES2401888B9 (es) * 2011-09-21 2014-10-14 Fominaya, S.A. Bastidor empotrable para sujeción de elementos sanitarios y su proceso de fabricación
WO2015180962A1 (de) * 2014-05-26 2015-12-03 Geberit International Ag Montagevorrichtung
US10060114B2 (en) 2014-10-03 2018-08-28 Zurn Industries, Llc Closet carrier handle assembly
FI3745936T3 (fi) * 2018-01-29 2023-02-20 Kiinnitysjärjestely WC-kääntöelementtiä varten
US10851534B2 (en) 2018-04-12 2020-12-01 Watts Regulator Co. Wall hung toilet assembly with a sloped gasket
US10858815B2 (en) 2019-01-11 2020-12-08 Watts Regulator Co. Toilet carrier system with a quick connector
US10895070B2 (en) * 2019-02-14 2021-01-19 Watts Regulator Co. Closet carrier assembly with a waste pipe having a coupling horn
CA3113899A1 (en) 2020-04-01 2021-10-01 Zurn Industries, Llc Modular arm for fixture carrier
US11891786B2 (en) 2021-02-03 2024-02-06 Zurn Industries, Llc Wall-mounted water closet carrier assembly

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1946140A (en) * 1933-05-22 1934-02-06 Heinkel John Carrier chair for water closet bowls
US2661677A (en) * 1948-09-03 1953-12-08 Lingelbach Richard Conrad Register frame
US2932037A (en) * 1956-10-30 1960-04-12 Josam Mfg Co Fixture carrier and soil line connection
US2942277A (en) * 1957-09-11 1960-06-28 Josam Mfg Co Carrier and adapter
US3014223A (en) * 1959-09-04 1961-12-26 Courtney C Pope Supporting hanger for wall-hung closet bowl
US3129437A (en) * 1962-02-20 1964-04-21 William F Mcclenahan Plumbing installation device
US3251073A (en) * 1963-10-07 1966-05-17 Rawson George Christain Carrier for toilets
US3278950A (en) * 1963-10-09 1966-10-18 American Radiator & Standard Carrier
US3286280A (en) * 1964-02-10 1966-11-22 American Radiator & Standard Carrier
US3323143A (en) * 1965-01-04 1967-06-06 Simpli Ci Ty Products Corp Adapter for hanger type water closets
CH462558A (de) * 1966-07-15 1968-09-15 Affolter Max Als sanitäre Installationseinheit ausgebildeter Träger
FR1583098A (pt) * 1968-07-23 1969-10-17
FR1586181A (pt) * 1968-08-30 1970-02-13
US3732582A (en) * 1971-01-06 1973-05-15 Josam Manuf Co Close closet fitting and closet carrier with bowl connection
US3686695A (en) * 1971-03-26 1972-08-29 Josam Mfg Co Compact closet carrier
DE2603361A1 (de) * 1976-01-29 1977-08-04 Saniment Sanitaer Element Gmbh Elementierte sanitaeranlagen fuer den nachtraeglichen einbau
US4058859A (en) * 1976-02-11 1977-11-22 Mckenney's, Inc. Water closet carrier
DE2809135C2 (de) * 1978-03-03 1982-04-22 Fa. Pauli U. Menden, 5342 Rheinbreitbach Vorrichtung zur Montage des Zu- und Ablaufs für ein wandhängendes Klosett
CH663047A5 (de) * 1984-02-21 1987-11-13 Geberit Ag Haltevorrichtung fuer sanitaerapparate.
DE3617617A1 (de) * 1986-05-24 1987-11-26 Mero Werke Kg Installationsblock
US4716925A (en) * 1987-06-23 1988-01-05 Industrial Polychemical Service, Inc. Reversible washing machine box

Also Published As

Publication number Publication date
IE891638L (en) 1989-11-19
NO891992L (no) 1989-11-20
DK241089A (da) 1989-11-20
FR2631644B1 (fr) 1992-10-23
EP0343071A1 (fr) 1989-11-23
IE62215B1 (en) 1995-01-11
DK168402B1 (da) 1994-03-21
DE68903681D1 (de) 1993-01-14
FR2631644A1 (fr) 1989-11-24
NO179492B (no) 1996-07-08
DE68903681T2 (de) 1993-04-15
ES2036357T3 (es) 1993-05-16
PT90604A (pt) 1989-11-30
FI89293C (fi) 1993-09-10
US4979239A (en) 1990-12-25
FI892361A (fi) 1989-11-20
CA1327101C (fr) 1994-02-22
FI89293B (fi) 1993-05-31
NO891992D0 (no) 1989-05-18
FI892361A0 (fi) 1989-05-17
EP0343071B1 (fr) 1992-12-02
NO179492C (no) 1996-10-16
ATE82841T1 (de) 1992-12-15
GR3006985T3 (pt) 1993-06-30
DK241089D0 (da) 1989-05-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT90604B (pt) Estrutura de suporte para aparelho sanitario a fixar em consola, e os seus montantes de apoio
DE9216799U1 (de) Rahmenförmige Haltevorrichtung für die Vorwandmontage von sanitären Gegenständen (Waschtische, WC, o.ä.) und deren Anschlußleitungen
DK163012B (da) Holdeaggregat for vaegmontering af sanitetsudstyr, armaturer, roerdele og ledninger
PT94591A (pt) Armacao de montagem para a instalacao de um aparelho sanitario em especial um urinol numa parede
PL181232B1 (pl) Stojak montażowy, zwłaszcza do mocowania urządzeń sanitarnych
PT731231E (pt) Modulo de ligacao
ES2344797T3 (es) Sistema de sujecion para aparatos sanitarios y cisternas.
PT98401A (pt) Urinol suspenso na parede
US3286280A (en) Carrier
US2674767A (en) Adjustable mounting means for wardrobes
CZ20013354A3 (cs) Způsob instalace vanového tělesa, ve vanovém drľáku uloľené vanové těleso a vanový drľák
DE8710163U1 (de) Zerlegbares Bad
JPH0219094Y2 (pt)
CZ289088B6 (cs) Čelní stěnový dílec pro sanitní instalaci
USRE24492E (en) Supporting hanger for a closet bowl
US4724644A (en) Wall panelling system
JPH0354640Y2 (pt)
PT1813733E (pt) Estrutura autoportante de instalação embutida para sanitários
CN220598621U (zh) 一种便器的固定装置及小便器
PT1045082E (pt) Balaustrada composta por elementos conectáveis, em particular para balcões e escadas
JPH0349180Y2 (pt)
JP2001040726A (ja) 床パン連結構造
SK20497A3 (en) Fixing device for sanitary article
JP3123701B2 (ja) オフィス構造
US1667593A (en) Water-closet support

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19931007

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20090518