PT90178B - Muro de suporte do tipo parede-caixao de elementos de betao pre-fabricados - Google Patents

Muro de suporte do tipo parede-caixao de elementos de betao pre-fabricados Download PDF

Info

Publication number
PT90178B
PT90178B PT9017889A PT9017889A PT90178B PT 90178 B PT90178 B PT 90178B PT 9017889 A PT9017889 A PT 9017889A PT 9017889 A PT9017889 A PT 9017889A PT 90178 B PT90178 B PT 90178B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
joists
wall
pins
walls
prefabricated
Prior art date
Application number
PT9017889A
Other languages
English (en)
Other versions
PT90178A (pt
Inventor
Jean-Charles Varenne
Original Assignee
Pico Entreprise
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pico Entreprise filed Critical Pico Entreprise
Publication of PT90178A publication Critical patent/PT90178A/pt
Publication of PT90178B publication Critical patent/PT90178B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D29/00Independent underground or underwater structures; Retaining walls
    • E02D29/02Retaining or protecting walls
    • E02D29/0216Cribbing walls

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Paleontology (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Revetment (AREA)
  • Road Paving Structures (AREA)

Description

Muro de suporte do tipo parede-caixão de elementos de betão pré-fabricados
A presente invenção diz respeito a muros de suporte do tipo parede-caixão de elementos de betão pré-fabricados.
sector técnico da presente invenção é o das obras públicas
Conhecem-se já paredes-caixão constituídas por elementos de betão pré-fabricados, que se dizem vegeta 1izáveis pelo facto de o aterro formar taludes aparentes na face dianteira, nos quais podem fazer-se brotar vegetais.
A patente de invenção FR 78/09.686 (ENTREPRISE ALBERT PELLER et CIE) descreve paredes de isolamento acústico, que são constituídas por vigotas transversais e vigotas longitudinais, entrecruzadas com as anteriores, que formam duas ancoragens contínuas e as vigotas longitudinais situadas na parte da frente da parede têm uma secção em forma de calha. As vigotas transversais e longitudinais enquadram poços rectangulares cheios de terra vegetal.
A patente de invenção FR 77/35.113 (Jean OLIVIER) descreve paredes-caixão que compreendem painéis de fachada pré-fabricados,
cuja fase traseira é prolongada na parte de trás por duas paredes transversais paralelas.
A patente de invenção FR 79/13.283 (R.BARGE et Al.) descreve paredes-caixão com elementos pré-fabricados que compreendem painéis de fachada prolongados na parte de trás por duas paredes verticais transversais, que têm bordos traseiros inclinados para a frente, subindo, e que compreendem, além disso, uma placa traseira apoiada nos bordos inclinados das paredes transversais.
A patente de invenção FR 78/16.804 (5ABLA) descreve paredes-caixão que compreendem paredes transversais compostas por vigotas colocadas umas por cima das outras; placas de Fachada inclinadas para o exterior, subindo, que são colocadas em cavas das vigotas transversais e barras ou vigotas transversais que ligam as extremidades traseiras das vigotas.
Todas as paredes descritas nestes documentos anteriores são constituídas por elementos pré-fabricados relativamente pesados, que exigem a utilização de engenhos de manutenção para a sua colocação. Além disso, as formas destes elementos pré-fabricados são muitas vezes complexas e exigem a confecção de moldes de pré-fabricação caros.
Um objectivo da presente invenção consiste em proporcionar paredes-caixão constituídas por elementos pré-fabriçados de betão, que têm formas muito simples, sem rebaixos, de modo que
podem ser pré-fabricados em moldes alongados tais como os que se utilizam, por exemplo, para pré-fabricar bordas de passeios ou postes de cercas.
Um outro objectivo da presente invenção consiste em proporcionar paredes-caixão formadas por elementos mais leves, que podem ser manipulados e assentes manualmente.
Os muros de suporte segundo a presente invenção são paredes-caixão do tipo conhecido que compreendem paredes transversais paralelas que são embebidas no aterro e constituídas por vigotas idênticas, pré-fabrica das de betão armado, que são sobrepostas, e placas de paramento, pré-fabricadas de betão armado, que são colocadas em cavas de duas vigotas paralelas situadas ao mesmo nível e que são inclinadas subindo para fora.
Os objectivos da presente invenção são atingidos por meio de paredes-caixão nas quais cada uma das vigotas compreende, na vizinhança da sua extremidade traseira, duas meias cavas, situadas de modo tal que duas meias cavas de duas vigotas sobrepostas se sobrepõem para formar uma cavidade rectangular e as paredes compreendem, além disso, cavilhas de betão pré-fabriçadas , que apresentam a forma de um I, cuja alma se encaixa numa das referidas cavidades rectangu 1 ares e cujas abas ficam salientes para um lado e para o outro das referidas vigotas.
Vantajosamente, as cavilhas de betão são assentes planas.
Segundo uma forma de realização preferida, as cavilhas de betão são blocos autob1oqueados que se encontram no comércio.
A presente invenção conduz à obtenção de novos muros de suporte do tipo de parede-caixão constituídos unicamente por três categorias de elementos pré-fabriçados de betão: vigotas, placas de paramento e cavilhas.
)As vigotas e as placas têm formas muito simples. São elementos alongados de secção rectangular, sem qualquer rebaixo, nem qualquer parte em relevo nas faces laterais. Daí resulta que as vigotas e as placas podem ser pré-fabricadas com máquinas de pré-fabricação conhecidas do tipo das que são utilizadas correntemente para fabricar bordas de passeio ou posteletes de betão. Quanto às cavilhas em forma de I, podem vantajosamente utilizar-se blocos de betão autob1oqueados que se encontram no mercado.
Os muros de suporte segundo a presente invenção são constituídos por elementos cujos pesos unitários são da ordem dos 50 Kg, de modo que podem ser manipulados e colocados no seu lugar por dois homens, sem o auxílio de qualquer aparelho de elevação ou de manutenção.
As paredes-caixão segundo a presente invenção são particularmente adaptadas para a construção de muros de suporte que tenham uma altura da ordem de alguns metros.
A descrição seguinte refere-se aos desenhos anexos, que
representam, sem qualquer carácter limitativo, um exemplo de realização de uma pa r ede-ca i x ão segundo a presente invenção, e cujas figuras mostram:
A fig. 1, uma primeira fase da construção de uma parede-caixão segundo a presente invenção;
As fig. 2 e 3, as fases seguintes da construção;
A fig. A, uma vista de cima de um troço de parede-caixão segundo a presente invenção;
A fig. 5, um corte vertical feito por (V-V) da fig. A;
A fig. 6, uma vista de cima de um fragmento de uma pavimentação construída com blocos ou lajes autobloqueadas em forma de I .
A fig. 1 representa a primeira fase da construção de uma célula de parede-caixão segundo a presente invenção.
Esta parede compreende um certo número de células idênticas justapostas.
Começa-se por confeccionar no solo uma base ou placa de assentamento (1) destinada a suportar o muro.
Colocam-se em seguida nesta base duas vigotas idênticas (2a) e (2b), paralelas entre si. As vigotas (2a) e (2b) são fabricadas de betão armado. Apresentam uma forma rectangular alon6 gada sem qualquer rebaixo. 0 seu comprimento é da ordem de um a dois metros. Estas vigotas são moldadas em máquinas clássicas, em moldes do tipo que é utilizado para fabricar bordas de passeios. Coloca-se uma armadura pré-fabricada no molde e depois vaza-se betão no molde que se vibra e comprime.
Podem assim fabricar-se 1 500 a 2 000 vigotas por dia com um só molde, o que permite obter custos muito reduzidos.
As vigotas assim obtidas ficam perfeitamente dimensionadas e permitem obter um empilhamento muito bom.
As vigotas (2a) e (2b) são colocadas de cutelo. Cada vigota compreende, na proximidade da sua extremidade dianteira, uma cava transversal (5a) e (3b) destinada a receber uma placa pré-fabricada.
Cada uma das vigotas (2a) e (2b) compreende, na proximidade da sua extremidade traseira, duas meias cavas transversais, uma meia cava (4a,4b) na sua face inferior e uma meia cava (5a,5b) na sua face superior.
Quando se sobrepõem duas vigotas, as meias cavas (4) sobrepõem-se às meias cavas (5) para formar uma cavidade rectangular transversal.
A fig. 2 representa a fase seguinte. No decurso desta fase, coloca-se nas cavas (3a,3b) de duas vigotas vizinhas uma placa de paramento (6) rectangular, de betão armado, que compreende no seu bordo inferior e no seu bordo superior meias cavas (7), cuja largura é ligeiramente maior do que a espessura das vigotas (2a,2b). 0 comprimento das placas (6) é igual a duas vezes o afastamento entre duas vigotas e a distância entre cada meia cava (7) e a extremidade da placa mais próxima é igual a metade do afastamento entre duas uigotas.
As placas (6) são pré-fabricadas em máquinas com uma forte vibração, com um betão com um baixo teor de água, de modo que se obtém um betão muito compacto, perfeitamente adaptado para trabalhar em flexão simples.
Colocam-se nas meias cavas (5a,5b) cavilhas (8a,8b), que são blocos pré-fabricados de betão com a forma de um I. A alma do I é colocada na cavidade delimitada por uma meia cava (5) e pela meia cava (A) da vigota sobreposta.
A espessura da cavilha é ligeiramente menor do que a profundidade total de uma meia cava (5) e de uma meia cava (A).
comprimento da alma da cavilha é ligeiramente maior do que a espessura das vigotas, de modo que as abas (9) das cavilhas ficam salientes para um lado e para o outro das vigotas.
As cavilhas (9) desempenham uma primeira função, que consiste em solidarizar as extremidades traseiras das vigotas (2) sobrepostas simultaneamente na direcção longitudinal das vigotas pela alma das cavilhas e na direcção transversal em relação /
às vigotas pelas abas das cavilhas. Assim, as vigotas sobrepostas que estão igualmente solidarizadas entre si e na sua extremidade dianteira pelas placas (6), são mantidas perfeitamente sobrepostas para formar paredes transversais enterradas no aterro.
As cavilhas (8a) e (8b) desempenham uma outra função. Os aterros situados no interior do muro apoiam-se nas abas das cavilhas que ficam salientes entre os pares de paredes verticais formadas pelas vigotas sobrepostas (2a,2b). Estas partes salientes servem de ponto de ancoragem para a formação de abóbadas de aterro verticais e opõem-se ao desabamento do muro.
A fig. 3 representa uma fase ulterior da construção, no decurso da qual se colocam duas novas vigotas (2'a) e (2’b), por cima das vigotas (2a,2b), continuando-se as mesmas operações até que o muro tenha atingido a altura pretendida.
Depois disso, empurram-se para o muro os aterros situados por detrás do muro e estes formam pequenos taludes que são retidos pelas placas de paramento (6) e que ficam visíveis entre estas placas, de modo que podem semear-se plantas nesses taludes.
As placas (6) podem ser pré-fabricadas por meio de máquinas automáticas do tipo das que são usadas para fabricar postes de cercas. Uma tal máquina, na qual podem moldar-se de quatro a nove peças por molde, permite pré-fabricar 300 placas/dia.
As placas (6) podem também ser pré-fabriçadas em disposi9
tivos do tipo de cavalete com inversão.
Vantajosamente, as cavilhas (8a) e (8b) são constituídas por blocos autob 1 oqueados que se encontram no mercado.
Os elementos constitutivos dos muros segundo a presente invenção podem pois ser facilmente pré-fabricados em pequenas unidades de pré-fabricação equipadas com um material corrente.
Com dois moldes, um para as vigotas e o outro para as placas, podem pré-fabricar-se por dia os elementos necessários para a construção de 150 m2 de muro com um custo muito reduzido.
peso total dos elementos pré-fabricados é da ordem de 300 kg/m2 de muro e o peso unitário de cada elemento é da ordem de 50 Kg, de modo que todos os elementos podem ser montados manualmente .
problema a resolver neste tipo de pare des- caixão é o de evitar o desmoronamento do muro sob o impulso dos aterros. A resistência ao desmoronamento é obtida pela acção das vigotas (2a) e (2b), que se enterram no aterro e sobre as quais se aplica o peso deste último. Todavia, quando a espessura das vigotas for pequena, estas criam o risco de fender os aterros.
Para aumentar a resistência ao desmoronamento, recorre-se actualmente ou a vigotas que têm na sua extremidade traseira um engrossamento em forma de bolbo, ou a caixões nos quais as extremidades traseiras das vigotas são ligadas entre si por outras ζ
vigotas que lhes são perpendiculares, ou a paredes que compreendem na parte traseira placas inclinadas.
Os muros de suporte segundo a presente invenção propõem uma solução simplificada segundo a qual se obtém uma resistência ao desmoronamento suficiente, para muros com uma altura de alguns metros, unicamente equipando as divisórias transversais com cavilhas (8a,8b) que ficam salientes entre as divisórias transversais, na proximidade das extremidades traseiras destas últimas e que se apoiam no aterro situado por cima para se opor ao desmoronamento do muro.
A fig. 4 representa uma célula do muro formado por uma parede-caixão segundo a presente invenção, vista de cima, e a fig. 5, um corte vertical que passa pelo eixo de uma vigota.
Encontram-se nestas duas figuras as vigotas (2a), (2'a), (2b) e (2'b), as placas pré-fabricadas (6), que como se vê têm cavas que cooperam com as cavas (3a) e (3b) das vigotas, e as cavilhas (8a) e (8b) que se encaixam nas cavidades formadas por duas cavas (4) e (5) sobrepostas.
A fig. 4 representa uma forma de realização preferida na qual as cavilhas em forma de I (8a) e (8b) são blocos autobloqueados que se encontram no mercado.
Vê-se nas fig. 4 e 5 que as cavilhas (8a) e (8b) são assentes em plano como blocos ou lajes num solo, isto é, a alma
e as abas (9) ficam situadas num mesmo plano horizontal, que é o da junção entre duas vigotas sobrepostas, de modo que a superfície horizontal por meio da qual as cavilhas se apoiam no aterro para se oporem ao desmoronamento do muro é máxima.
A fig. 6 representa um fragmento de pavimentação construído com blocos autobloqueados, permitindo compreender quais são as formas geométricas destes blocos que se encastram uns nos outros .

Claims (4)

1.- Muro oe suporte ao tipo pareae-caixao que compreenae paredes verticais transversais e paralelas que são embebidas no aterro e que são constituídas por vigotas idênticas (2a, 2'a, 2b, 2'b) pré-fabricadas de betão armado, que são sobrepostas, e por lajes de paramento (6), pré-fabricadas de betão armado, que são colocadas em cavas (3a, 3b) de duas vigotas situadas ao mesmo nível e que são inclinadas subindo para o exterior, compreendendo cada uma das vigotas (2a, 2'a, 2b, 2'b), na vizinhança da sua extremidade traseira, duas meias cavas, uma (4a, 4b) na sua face inferior e a outra (5a, 5b) na sua face superior, de modo tal que duas meias cavas (4a, 5a) de duas vigotas sobrepostas delimitam um alojamento rectangular transversal no qual se aplica uma cavilha de betão, caracterizado por cada uma das referidas cavilhas ter forma de um I, gue é colocado a toda a largura numa das referidas cavas, ficando a alma e as abas da referida cavilha situadas num mesmo plano horizontal gue é o plano da junção entre duas vigotas sobrepostas.
2.- Muro de suporte de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as referidas cavilhas (8a, 8b) serem lajes autobloqueadas assentes em plano.
3. - Muro de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizado por a espessura das referidas cavilhas ser ligeiramente menor do que a altura da cava.
4. - Muro de suporte de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o comprimento da alma das referidas cavilhas ser ligeiramente maior do que a espessura das vigotas e as abas das cavilhas ficarem salientes de um lado e do outro das vigotas,
PT9017889A 1988-04-01 1989-03-31 Muro de suporte do tipo parede-caixao de elementos de betao pre-fabricados PT90178B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8804578A FR2629496B1 (fr) 1988-04-01 1988-04-01 Murs de soutenement du type mur-caisson en elements en beton prefabriques

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT90178A PT90178A (pt) 1989-11-10
PT90178B true PT90178B (pt) 1994-03-31

Family

ID=9365045

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9017889A PT90178B (pt) 1988-04-01 1989-03-31 Muro de suporte do tipo parede-caixao de elementos de betao pre-fabricados

Country Status (4)

Country Link
ES (1) ES2010470A6 (pt)
FR (1) FR2629496B1 (pt)
GB (1) GB2216933B (pt)
PT (1) PT90178B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2049162B1 (es) * 1991-12-31 1996-08-16 Estudios Y Experimentacion De Azud de escollera.
GB9223525D0 (en) * 1992-11-10 1992-12-23 Charleston Michael W Water diverters
CH694431A5 (fr) 1999-07-30 2005-01-14 Joseph Golcheh Procédé de constitution d'un mur de soutènement d'un massif renforcé et élément de renforcement pour sa mise en oeuvre.
FR2796972B1 (fr) * 1999-07-30 2002-06-28 Joseph Golcheh Mur de soutenement a base d'elements prefabriques
US6685400B1 (en) * 2001-08-06 2004-02-03 Sll, Llc Mechanically stabilized earth wall systems and methods

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1332297A (en) * 1970-11-09 1973-10-03 Parfrement B Building blocks and structures made therefrom
FR2435661A1 (fr) * 1978-05-23 1980-04-04 Sabla Sa Element de construction prefabrique pour l'erection de murs aptes a l'ensemencement et a l'absorption des bruits
FR2509771A1 (fr) * 1981-07-20 1983-01-21 Barge Roland Ensemble d'elements prefabriques pour l'erection d'un mur-caisson a poutres et mur-caisson obtenu

Also Published As

Publication number Publication date
GB2216933A (en) 1989-10-18
GB2216933B (en) 1992-01-15
ES2010470A6 (es) 1989-11-01
GB8907094D0 (en) 1989-05-10
FR2629496B1 (fr) 1992-05-15
FR2629496A1 (fr) 1989-10-06
PT90178A (pt) 1989-11-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4050254A (en) Modular structures, retaining wall system, and method of construction
US3195852A (en) Concrete form structure
CZ473289A3 (en) Self-supporting forming elements, particularly for casting masonry and other concrete structures
BRPI0710555A2 (pt) elemento de construção, estrutura de parede, sistema de elemento de construção, e, método para fazer paredes usando material de enchimento
PT90178B (pt) Muro de suporte do tipo parede-caixao de elementos de betao pre-fabricados
US20100139183A1 (en) Concrete panel
WO1992009763A1 (en) Building element
NL8901218A (nl) Steunconstructie voor het stabiliseren van de bodem.
US2159556A (en) Cribbing construction
US5558470A (en) System and method for adjustably anchoring traffic barriers and wall facing panels to the soldier beams of a wall
US5429455A (en) Integrated column and pile
JP2000257088A (ja) 山留擁壁およびその構築工法
US2184974A (en) Retaining wall
KR200242401Y1 (ko) 기초석
GB2076872A (en) Making strip foundation and foundation walls
JPH10102514A (ja) 擁壁の築造構造
JP3647534B2 (ja) プレキャストコンクリート基礎部材、その連結構造及びプレキャストコンクリート基礎部材の製造用型枠並びに基礎構築方法
KR100601126B1 (ko) 선반식 녹화 옹벽의 앵커링 구조
GB2105383A (en) L-shaped concrete block and method for constructing a retaining wall by such L-shaped concrete blocks
KR200318951Y1 (ko) 옹벽블록
JPS59220501A (ja) 張出歩道ブロツクおよびその敷設工法
US1637065A (en) Retaining-wall construction
JPS6062327A (ja) 水中連続壁の構築法
KR200345934Y1 (ko) 선반식 녹화 옹벽의 앵커링 구조
JP3284009B2 (ja) 地下室付き建物

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930902

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980331