PT89260B - Processo de preparacao de uma composicao farmaceutica granular a base de cimetidina e de comprimidos a partir daquela - Google Patents

Processo de preparacao de uma composicao farmaceutica granular a base de cimetidina e de comprimidos a partir daquela Download PDF

Info

Publication number
PT89260B
PT89260B PT89260A PT8926088A PT89260B PT 89260 B PT89260 B PT 89260B PT 89260 A PT89260 A PT 89260A PT 8926088 A PT8926088 A PT 8926088A PT 89260 B PT89260 B PT 89260B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ester
cimetidine
glycerol
emulsifier
process according
Prior art date
Application number
PT89260A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89260A (pt
Inventor
Eberhard Fritz Gottwald
Hermann Peter Osterwald
Horst Manfred Machoczek
Original Assignee
Smithkline Dauelsberg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Smithkline Dauelsberg filed Critical Smithkline Dauelsberg
Publication of PT89260A publication Critical patent/PT89260A/pt
Publication of PT89260B publication Critical patent/PT89260B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/33Heterocyclic compounds
    • A61K31/395Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins
    • A61K31/41Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins having five-membered rings with two or more ring hetero atoms, at least one of which being nitrogen, e.g. tetrazole
    • A61K31/4151,2-Diazoles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/0012Galenical forms characterised by the site of application
    • A61K9/0053Mouth and digestive tract, i.e. intraoral and peroral administration
    • A61K9/0056Mouth soluble or dispersible forms; Suckable, eatable, chewable coherent forms; Forms rapidly disintegrating in the mouth; Lozenges; Lollipops; Bite capsules; Baked products; Baits or other oral forms for animals
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/14Particulate form, e.g. powders, Processes for size reducing of pure drugs or the resulting products, Pure drug nanoparticles
    • A61K9/16Agglomerates; Granulates; Microbeadlets ; Microspheres; Pellets; Solid products obtained by spray drying, spray freeze drying, spray congealing,(multiple) emulsion solvent evaporation or extraction
    • A61K9/1605Excipients; Inactive ingredients
    • A61K9/1617Organic compounds, e.g. phospholipids, fats
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P43/00Drugs for specific purposes, not provided for in groups A61P1/00-A61P41/00

Description

presente invento refere-se ao processo de preparação de uma composição farmacêutica granular, o qual compreende a granulação da cimetiàina e, como agente granulante e dissimu lante do sabor, de um éster de um. composto de poli-hidroxilo, e quando desejado, de um emulsionante farmaceuticamente aceitável palatável. Os ésteres de glioerol são ésteres partícula res que se podem usar na composição do presente invento. Os grânulos do presente invento podem ser usados na preparação de pastilhas mastigáveis que têm um bom paladar e uma boa cio disponibilidade .
Estas composições são úteis no tratamento da ulceração duodenal, gástrica, recorrente e estomacal, e do refluxo esofágico, bem como r.o tratamento de pacientes que estão em elevado risco de hemorragias do tracto gastrointestinal superior.
577
CASE 11357
-2EEVÓRIA DESCRITIVA presente invento refere-se ao processo de preparação de grânulos de cimetidina que são úteis na preparação de pastilhas e que têm um sabor melhorado.
λ cimetidina é um antagonista de descrito na latente do U.K. ns. 1 337 que a cimetidina é útil no tratamento gástrica, recorrente e estomacal, e do refluxo como no tratamento de pacientes que estão em elevado risco de hemorragias do tracto gastrintestinal
A cimetidina é conhecida como tendo nunciado. Este facto não é usualmente um histamir.a que foi 436. lem-se mostrado da ulceração duodenal, esofágico, oe superior.
u;;i sabor amargo proproblema quando a forma de dosagem utilizada é a de uma cápsula ou de um corapri_ mido destinados a ser engolidos e que depois se desintegram ao atingirem o estômago. Contudo estas formas de dosagem podem ser pouco prácticas quando se deseja administrar uma gran de quantidade de ingrediente activo, ou co-adrainistrar um segundo ingrediente activo relativamente volumoso tal como um antiácido ou um alginato.
Além disso, muitos indivíduos têm dificuldade em ^ma abordagem engolir uma forma de dosagem convencional λ administração s ó1 ida .
de quantidades relativamente elevadas de ingrediente activo numa forma de dosagem sólida consiste numa pastilha mastigável, i.e. uma pastilha que se desintegra na boca após ser mastigada. Esta pastilha evita também o problema de uma dosagem sólida ser difícil de engolir.
óerá de ter em conta que um requisito fundamental desta forma de dosagem é que ela tem de ser palatável uma vez que uma formulação não palatável aumenta o risco de ura paciente negligenciar a toma da pastilha. Esta não adesão ao regime de dosagens terá como consequência retardar ou evitar que o paciente recupere da condição que está a ser tratada.
Um outro requisito desta composição consiste no facto de, tendo a pastilha desintegrada atingido o estômago, as partículas individuais devem libertar o ingrediente activo, rápida e completamente, de modo a assegurar que substancial
7
mente todo o ingrediente activo é absorvido; o que equivale a dizer que a formulação deverá ser biodisponível.
i.'o caso da cimet idir.a, em virtude do seu saber bastante amargo, a preparação de uma tal forma de dosagem representa um problema considerável.
/ara este problema têm sido propostas várias soluçCes. lo Pedido de Patente Japonesa n~. 67575/bO ir.dica-se uma proposta de solução na qual se descreveu grânulos de c imet idir.a contendo etiIcelulose, preferivelmente na gama das 15 a bõz i p/p; e em particular, preferivelmente, 51kp/p) em relação a cimetidina. bstes grânulos são descritos como tendo boa estabilidade a luz, boas características de dissolução e afirma -se que não têm um gosto amargo, «firma-se que estas propriedades são específicas dos grânulos contendo etiIcelulose; aes creve-se que a metiIcelulose não confere estas propriedades.
lio Pedido de Patente Japonesa n = 85228/78 descreve-se uma outra solução proposta que, simiLarmente, descreve grãos de cimetidina contendo uma substância poliuérica; neste caso, es pecificamente o diecilaminoacetato de polivir.i laoetal.
Ima abordagem geral a dissimulação do sabor de medicamen tos amargos tem sido revestir o medicamento com uma substância cerosa, gordurosa ou oleosa.
«ssim, por exemplo, a rater.te britânica n^. 2 ugi 0y£ des creve o uso de substâncias cerosas para dissimular o sabor a
...argo de certos medicamentos, bão substâncias cerosas particulares referidas a cera de carnaúba, a cera de abelha, gorduras sólidas e óleos tais como a cera de rícino, acetoglicérido, ácidos gordos de cadeia longa tais como o áoido esteárico e o ácido p-lmít ico, e álcoois de cadeia lor.ga tais como álcool cetílico e álcool estearílico . Pontudo a lo 2 081 092 descre ve também que, por forma a evitar o proclema conhecido d-s substâncias cerosas retardarem a dissolução e a absorção do ingrediente activo, é necessário incluir tamoém na formulação um material, que inche com a água, de alto peso molecular, tal como polivinilpirrolidona reticulada.
As gorduras e os óleos são compostos principalmente por
58’7
CASE 11958 t riglicéridos, i.e. glicerol no qual tocos os três grupos hidroxilo foram. esterifiçados com ácidos gordos. i>o campo farmacêutico, estes triglicéridos são usados principalmente como bases de supositório ou como constituintes de pomadas e de cre me 3 .
Conhecem-se também glicéridos parcialmente bidrolisados tais colo moro- e di-glicéridos como sendo usados na preparação de composições farmacêuticas, mas estes são em geral usados como emulsion.antes e como estabilizadores de emulsão, por exemplo, em emulsões de óleo-em-água e de água-em-óleo.
Ima outra utilização conhecida dos ésteres de glicerol consiste na sua utilização como revestimentos retardadores da libertação, em formulações de libertação retardada, tor exemplo, o Pedido de Patente britânica GB 2 119 247À descreve um comprimido, de libertação retardada, de carbonato de lítio no qual o agente retardador da libertação é uma mistura de mono-, di- e tri-ésteres de glicerilo de um ou mais ácidos gordos de cadeia linear. As formulações de libertação retardada que se descrevem na Gd 2 119 247A contêm facultativamente um surfactar.te tal οοαο o sulfato delaurilo e sódio.
Burpreendentemente, verificou-se agora que se pode preparar um grânulo de cimetidina, que tem boa palatabilidade mas que tem também boas características de dissolução, por granulação da cimetidina com um éster de um composto de poii-hidroxilo. Estes grânulos não necessitam de conter uma substância que incha com a água, de elevado peso molecular do tipo da descrita na GB 2 081 092.
Por composto de poli-hidroxilo entende-se um composto de hidrocarboneto ou de carbo-hidrato, não polimêrico, não aromático, com pelo menos dois e, preferivelmente, com não ...ais do que dez grupos hidroxilo por molécula. Exemplos de compostos de poli-hidroxilo incluem os polióis de ^lcano tais como o glicerol, os acúçar-á 1c oois, p.e. o mar.itol, e mono- e di-sacáridos tais como a glucose e a sacarose.
Por éster entende-se um composto de poli-hidroxilo no qual pelo menos um dos grupos hidroxilo foi esterifioado com
CASE 11957
5?7
UK: ácido gordo C„_5, , part icuiarmer.t e, sop um ácido gordo U tal como o ácido esteárico ou o ácido paimítico. Ústeres particulares são as misturas de mor.o-ést eres e/ou de diésteres e/ou de triésteres, ou os mor.oésteres e os diésteres sutstancialmente puros.
Cs ésteres preferidos são os ésteres de glicerol e os és teres de sacarose.
tipo e a quantidade dos ésteres utilizados nos grânulos do presente inverto são seleccionados de modo a que o sabor amargo da cimetidina seja dissimulado e, preferivelmente, de modo a que os grânulos tenham características de dissolução tais, que 90/ em peso da cimetidina de um grânulo se dissolva em 50 minutos tal como é determinado usando o U.ó. Pharmacopoeia Paddle test (velocidade da pá, 100 r.p.m.) IUSP XaI , págs. 1213-1244).
éster, por exemplo um éster de glicerol ou um éster de sacarose esta usualm ente presente numa quantidade corresponder te a pelo menos 15% e adequadamente, de lõg a 100;. em peso em relação a cimetidina, particularmente, de aproximadamente 20;. quando o éster é um éster de glicerol.
Os ésteres de glicerol comercialmer.t e disponíveis são fre quentemerte fornecidos na forma de uma mistura de mono-, die tri-glicéridos de vários ácidos gordos. Por exemplo, o monoestearato de glicerilo comercialmente disponível é muitas vezes fornecido na forma de uma mistura compreendendo essencialmente monoestearato de glicerilo e monopalmitato de glicerilo, bem como quantidades variáveis de di- e de tri-glicéridos. a definição da U.S. Pharmacopoeia (USP aaI/NI aVI , pág. 1565) de mono estearato de glicerilo refere-se a uma mistura conter do não menos do que 20% de monoglicéridos de ácidos gordos saturados, enquanto que a British Pharmacopoeia (SP 1980, págs. 212-213) define o monoestearato de glicerilo como sendo uma mistura contendo não menos do que 35% de monoglicéridos. Em virtude dos ésteres de glicerol serem usualmente fornecidos na forma de mistura, é muito conveniente defini-los em termos das suas propriedades globais e, em particular, em termos õ?7
CASE 11957 reagent es para deo valor das suas reactividades químicas padrão. Uma destas propriedades fin ir os ésteres de glicerol do eu relação a certos que bera oresente acui uscida inverto, e de hidroxilo.
valor de hidroxilo de um éster de glicerol é uma medida do r.úmero de grupos hidroxilo livres e é definido na US
Pharmacopoeia (USP Xxl, pág. 1200) como sendo o número de mg de hidróxido de potássio equivalentes ao teor em hidroxilo de
1,0 g da substância.
Esteres de glicerol particulares são os seleccionados en t re :
a) ésteres de glicerol cora um valor de hidroxilo superior a 120;
u) ésteres de glicerol com um valor de hidroxilo superior a 60 e com um teor em triglicéridos inferior a 30½ em peso; e
c) ésteres de glicerol com um valor de hidroxilo superior a 5 e ura ponto de fusão inferior a 40°0 .
Exemplos de ésteres de glicerol r.a categoria a) são aqueles que são compostos principdmente por monoglicéridos, tais como o monoestearato de glicerilo, e que têm um valor de hidro xilo de pelo menos 195. Preferivelmente, o teor em monoglicérido é pelo menos de 50% em peso do peso total do éster. Exemplos particulares destes ésteres são os comercializados com as designações comerciais de Dur 3i>. e Líonomuls.
Dur EDl· é uma mistura de X - e de -monoestearatos e diglicéridos; estando ο <X -monoestearato presente numa quantidade de aproximadamente 52%, em peso de éster.
Aonomuls é uma mistura conter.do aproximadamente 57-62% de monoestearato de glicerilo.
Exemplos de ésteres de glicerol da categoria b) incluem diestearato de glicerilo substancialmerte puro e exemplos de ésteres de glicerol da categoria c) são os vendidos sob a marca comercial de Witepsol tais como o «/itepsol H15, o >Vitepsol H19 e o Witepsol W45. 0s Witepsol anteriormente referidos têm um ponto de fusão ascendente na gama dos 33,5-35,5 e
577
CASE 1195?
-7valores de hidroxi lo de 15 (máximo), 20-50 e 4'0-50, respectivaxente.
vitepsol ί45 é composto aproximadamente por 8/· (p/pi de xor.oglicérido , por 10-12% ( p/p) de diglioérido, aproximadamente por 80% ( p/p) de triglicérido e por menos do que 0,2% (p/p) de glicerol.
0s ésteres de glicerol preferidos são os seleccionados entre a categoria a).
Exemplos de ésteres de sacarose são misturas de mono-, di- e tri-ésteres, particularmente os formados a partir dos ácidos palmítico e esteárico, por exemplo, os ésteres formados a partir de uma mistura 30:70 de ácido palmítico:ácido esteárico. Ssteres particulares são os que têm um valor de hidro xilo superior a 130, e pontos de fusão r.a gama dos 70-80 C, por exemplo os que são vendidos com os nomes comerciais de Oro desta EõO e Crodesta F160 pela Croda Chemicals Ldt . , Goole, North Humberside, U.Á.. Os Crodesta i50 e 9160 têm pontos de fusão de 74-78°C e de 70-74°0, respectivamente, e têm um teor em monoéster de 29/ e 75%, respectivamente.
Verificou-se também que incluindo nos grânulos um emulsionante palatável, farmaceuticamente aceitável, pode aumentar -se ainda mais a sua velocidade de dissolução sem reduzir a sua palatabilidade. Tipicamente, o emulsionante pode estar pre sente numa quantidade de até aproximadamente 200% em peso, por exemplo, de até aproximadamente 100% em peso, em relação ao éster de glicerol. bma classe de emulsionantes farmaceuticamen te aceitáveis é a das lecitinas.
Preferivelmente, a lecitina não contêm ácidos gordos insaturados. iaa tal lecitina é a lecitir.a de soja, particularmente a lecitina de soja NO 95 h, que contém mais do que 87% de fosfatidilcolina, não mais do que 5% de lisolecioina e um componente ácido gordo consistindo de 8-12% de ácido palmítico e de 84-88% de ácido esteárico.
Num aspecto preferido da invenção, o agente de granulação é uma mistura de um éster de glicerol contendo pelo menos
50% em peso de um monoglicérido e com um valor de hidroxilo
577
de pelo meros 19o, e fosfatídeo de soja, cada ura dos quais está presente numa quantidade de aproximadamente 20>. em peso, em relação a cimetidina.
Os grânulos compreendendo cimetidir.a, um éster tal como um éster de sacarose ou de glicerol, e facultativamente um emulsionante tal como a lecitina, tal descreveu, são mastigáveis, e estes grânulos ser.te inverto.
como anteriormente se particularmente úteis na preparação de pastilhas assim as pastilhas mastigáveis compreendendo representam uma concretização adicional do pre as pastilhas mastigáveis do presente invento contêm normalmente pelo menos 7õ mg de cimetidina. Como valor máximo, a pastilha não conterá r.ormalmente mais do que 800 mg de cimeti. dina. Preferivelmente, contêm 100 ou 200 mg de cimetidina.
xvs pastilhas da invenção podem também conter um antiácido de hidróxido ou de carbonato. Exemplos de antiácidos adequados incluem, o hidróxido de alumínio, o hidróxido de magné sio, o carbonato de magnésio, o carbonato de cálcio e geles co-secos, por exemplo, gel de hidróxido de alumínio- carbonato de magnésio co-secos. Na prática a quantidade de antiácido está usualmer.te compreendida entre δ miliequivalentes por pastilha e 40 miliequivalentes, e é tipicamente de aproxima damente 15 miliequivalentes.
As pastilhas podem também conter diluentes sólidos, por exemplo, açúcares tais como a sacarose e a lactose, e açúcar-álcoois tais como xilitol, sorbitol e manitol. suando o diluen te sólido é um açúcar-álcool particularmente o sorbitol ou o manitol, prefere-se que os grânulos de cimetidina contenham também um emulsionante tal como a lecitina.
As pastilhas podem também conter adoçantes, aromas e melhoradores tais como, glicirrizinato de amónio, aspartamo, ciclamato de sódio e sacarinato de sódio, cloreto de sódio, glutamato de sódio e Gontramarun; e amido de melhorar a palatabilidade e o contacto cora a às pastilhas podem também conter outros past ilhagem boca.
exci pient es para de pastilhagem convencionais, por exemplo, um aglutinante e um
Õ77
-9119Õ7 éster/lecitina, temperatura ligeiramen e aquecendo a mistura, de alta velocidade, a mistura durante desintegrante .
Quando a pastilha contém um antiácido, o ar.tiáeido é preferivelmente pré-prensado ou granulado antes de ser misturado com os grânulos de cimetidina.
Os grânulos de cimetidina podem ser preparados adicionando o éster ou uma mistura de éster/lecitina, à cimetidina ique facultativamente foi pré-aquecida a uma te inferior ao ponto de fusão do éster; por aquecimento externo ou por agitação até o éster começar a fundir. Oon.tir.ua-se um curto período de tempo até a mistura começar a granular. Obtêm-se deste modo, em alguns minutos, grânulos revestidos substancialmente isentos de aglomerados.
Os grânulos podem também ser preparadas por granulação num secador por aspersão de acordo com ténicas convencionais.
Prefere-se que, antes da granulação, 90% das partículas de cimetidina tenham um diâmetro aparente de menos do que 70 micra.
Podem peneirar-se os grânulos para remover partículas fi nas e partículas de maior diâmetro. Preferivelmente, os grânu los passam através de um peneiro de 1 mm mas ficam retidos r.u pereiro de 0,2 mm.
l.isturam-se depois os grânulos de cimetidina e o antiáci do (preferivelmente granulado) cora excipientes convencionais, tal como anteriormente se descreveu e prensam-se em pastilhas usardo os cunhos e os moldes apropriados.
Os exemplos seguintes ilustram o presente invento.
577
-ΙΟ-
Ι-?
Pastilha mastigável contendo granules de éster de glicerol/ /cimetidina e antiácido __12 3__4__5_____7
Cimetidina 100,0 100,0 200,0 10 5,0 100,0 200 ,0 200,0
Dur FM 20,0 - 40,0 20 ,0 20 ,0 40,0 40,0
Oiestearato de Gli - 20,0 - - - - -
cerol (90/0
iosfatídeo de soja - - - - 20 ,0 - 40,o
11 * 300,0 300,0 300,0 300 ,0 300 ,0 300 ,0 300,0
...e(0^2 200,0 200,0 200,0 200 ,0 2υθ ,0 200 ,0 200 ,0
Manitol 676,5 676,5 jÕ'/ , O - 6oô, 5 - -
Aílitol - - - 576,o - - -
sacarose - - - - - 556,5 51c ,õ
Celulose luicrocris
t alina/Carboximetil
celulose de sódio
(ávicel K0 581) 50,0 50,0 50,0 50,C 50,0 50,0 50 ,w
Glicira 25,0 25,0 25,0 25,0 25,0 25 ,0 2o,0
Ciclamato de sódio 50,0 50,0 50,0 50,0 0/ j 50,0 50 ,0
Carboximet ilcelu- 5,0 5,0 5,0 õ ,0 5,0 5,0 5,0
lose de sódio
Cloreto de sódio 12,5 12,5 12,5 12,5 12,5 12,5 12, õ
Glutamato de sódio 5,0 5,0 5,0 5 ,0 5 ,0 5,0 5,0
Hidroxi propilmet il-
celulose
G-ethocel E 5) 25,0 25,0 25,0 25 , 3 0 i 3 25,0 2o ,0
Araquinato de cálcio 20,0 20,0 20,0 20,0 20,0 20,0 20,0
Àerosil 200 3,0 3,0 3,0 2,0 3,0 3,0 3,0
Aromas 8,0 8,0 8,0 8,0 8,0 8,0 8,0
co-secos.
xi-Ma 11 é um gel de hidróxido de alumínio-carbonato de magnésio •38 ο 7 7
CASE 11957 l-úra cada uma das formulações, o processo de preparação é o seguir t e :
-isturam-se a cimetidina, o éster de glicerol <ou o éster de sacarose- vêr os Exemplos 8-9) e, quando apropriado, a lecitina de soja (fosfatídeo de soja) num misturador de vácuo, cod aquecimento, por forma a fundir o éster de glicerol. Penei, ram-se os grânulos resultantes através de um peneiro de 1 mm.
Preparam-se os grânulos de antiáciào pré-misturando o illA-11, Llg(OE)p, Avicel, Glicina e ciclamato de sódio e adicio nardo depois a hlanose, cloreto de sódio, aspartamo, glutamato de sódio e Methocel, e água quanto baste. 8603.11-56 os grâr.ulcs resultantes num secador de leito fluido.
.úisturam-se os grânulos de cimetidina com os grânulos de antiácido, o manitol, xilitol, ciraquinato de cálcio, n.erosil e com o agente aromatizante por forma a obter-se uma mistura que é prensada em pastilhas de um modo convencional.
577
Pastilha mastigável contendo grânulos de éster de sacarose/' /ciir.etidir.a e um antiácido as pastilhas seguintes foram preparadas de acordo com c método que se descreveu nos Exemplos 1-7.
8 9
C imet idira 100 200
0 - Orodesta i’aO 25 -
°Crodesta i’16O - 50
x —j.a 11 ό 'ϋ V 300
DigíOli) , 200 200
òacarose Ó71,õ o4o , 5
Celulose microcristalina/Carboxj.
metilcelulose de sódio (Avicel hC 581) 50 oO
u 1 i c i n a 2o 2u
Ciclamato de sódio 50
Carboximetilcelulose de sódio 5 5
Cloreto de sódio 12,0 12,5
Clutamato de sódio 5 5
hidroxi propilmet ilcelulose
(Methocel 35) 25 25
Araquinato de cálcio 20 20
Aerosil 200 3 3
ironias 8 8
9Orodesta í50 e F160 são misturas de moro-, di- e tri-ésteres de ácido palmítico:esteárico 30:70.
0Α3Ε 11957
-13ο ?d ιτ £ Φ >
FH
X TD ?o :>
• rH co o s
o
Φ
Tj o
y r—t
O
V) •rd Q
:-O r— ’ — rn σ\ X) Cx. <—1 ,—, X) _n
o • — .n\ t—. O σ\ σ\ ο σ\ r— o Τ'
tn bj 'C- <“ '..X -.X χΓ οη ?—
/D '··—·'’ ·* *> ·» ·> ·» ·% •X •X rx •X
r~1 1 ! ' ' 1 1—1 .—1 γ—1 r—1 r—ι —i
d co
6 O O o r— '0 Ο Ο Ο Γ-- >-
01 p •X •X rs ex ex ex «χ •X vx ex
£ σ\ ..Λ Cx 3 f·— Γ— 0J X) r~ m
d D n m ι.Λ '-η Γ— >- ο ο r— m
Ã1
o -—- :r\ '3 ,—t ο m 40 m X> -O
• 0 3\ S\ σ\ • 0 ’..Λ σ\ CO σχ σ\ σ\
o ι—1 O ' 0 o Ο ο m m CJ ^r O
?d O o\ σ> '.n tn ^0 σ\ ο σ\ X)
'Τ'
X -
rH o -0 n O\ x> m ο Γ— m m o
Ο rC 0 X) o\ ro CJ m un r- Ό 7—
cn
co ~
•H ΙΓΛ DO X> <77 7— ..ο ο m r—1 cn _n
Q Ό r~-1 <—ι CJ 0J m Ό rn
Φ 01 0) φ φ
P ι—1 <—< f—1 5? cn Κ ω ι-Η rH
s O O o O ρ ο ο Ο O O o
CJ P -P -P £ £ £ -P 4-> -P
í> •<H •rH • rH d X d d •Η •rH •rH •H
o £ r~1 £ o ο ο ο α rH £ e~1
tD •1—1 d d X d d 05 •H 14 •rH
·< ril σι X ω >< X
d
C
•rH
P O Ο
•H 1 1 Cj 'xj I I I |
O
Φ
—1
ί-
Ο --X
£ □0
Φ a
O
•rH 1 Ο X-X. X-X,
ι— Ο •ο o O
O φ '—X -—x X-X Z—X χ—χ m <*Η χ—X X-X. ’ςτ ΧΓ
Tj o o o O ο ίχ« ο o
ω X C\J CJ Cj *<r ’χΤ ’χΐ· 'd-
τχ 'd '—* '>—* —-* d d co w
•H rH rH
Íh P * ·’ * 1’ ω m •V £-· d 3
O £ -d 'd .q 3Q 13 Φ φ C3 G s
P d tJ ζ—X. *τί Ζ'-'Χ o 5
co d £ £ £ £ £ ο ο ο Íh c d
v-J Jj* 7> d d £ 0j un as O o
Q Q Q ο ω
tO
Q
D O O O o O O O o O o
O o o o o O o o o a> o
r~< .—1 —1 cx CM —1 CM CM CM O1 CM
O t—4 α Ξ o *
ρ xr l..n - o r— co σ\
O r-H C\t m r—I »—1 rH rH
Φ O
c
f-‘
5 01
TD
£ O
• H
Φ
0? ω
6 o
L< χ
01
60 d
d
S
O
•j o
d
p ex
60
01 o
60 r—*
X CU
Cp z:
r—1 Φ
•rH -P 3
d o
n tJ
e. o li
O
1 '>* £
---- • rH d
ΡΊ 60 Q
O
ex o< O
d
o
c <0 CJ
Φ
o 9 >
o
r—( 60
O Φ
ex 2
O 60
CJ d rH
d
01 c
f—í P O
C c
01 o
O g
O <——1
σ\ X O
•rH
• ex O £
z £ 01
-P 0) 61
60 60
01 cn rH
Φ ,0
£
01 φ Ξ Φ
<—1 P <01 o
co P •rH
01 ι—1
X P1 CJ Ό
1 o r—< 01
d -tí 0) d
-rH
01 cn Q £
o Φ H 0)
rx P P
O C 60
o d 60 νφ
d O
α N <—1 O
£ •iH ÍX
d íd s ex
K X S-4 Φ CJ rH
O -rl
cn g O
TD H cn ι—H
x X O X
□ O .£1
Os Exemplos 11 6 13 tem essencialmentc a mesma composição do Exemplo /}? com a eaceoção de no pio 13? o Dur EM ter sido substituído por llonomuls.
Case 1195?
-14Influênciu de vários materiais de revestimento e de varies processos de revestimento r.a dissimulação do sacor e r.a dissolução da cimetidir.a
Tabela 1
mg Naterial de mg de Cranulaçã 3 Jissimul _ ~ 0 _ 00 ^7e;O .9C/_ UU
Cimet idir.a revestimento r evestimento e~ d C 7 Ί / :r /Xin./
100 Prec irol* 50 misturadcr > > cO
— ·3 L·1 Precirol 100 misturador óO
100 kollidon 2p 5 misturador - ? 60
1 o Dur EX 10 misturador - 20
1 GO Dar EE 15 misturador + 15
1C0 Dur EX 20 misturador + 30 - 40
1CO Dur EX 50 misturador + 30 - 4 0
2 GO Dur EX 40 misturador 30 - 40
c' 00' Xor.omul s 40 misturadcr 3C - 40
lUv Fosiatídeo de soja NO 95 H 100 misturador + 7· ÓO
ICO Dur EX/ 20+20 misturador -+· 15 - 20
NC 95 H
1 Uc Dur EX 20 secador por aspe rsao - 15
100 Dur EX. óp secador por aspe rsao - 3p - 40
100 Dur E.l 100 secador por aspe rsáo + Lr V — -r ')
1 00 Witepsol n 5 20 misturador
100 hitepsol W 45 20 misturador -U 30 - 35
± Uu Diestearato de glicerol 20 misturador 40 - 45
Crodesta FIO 25 misturador + >> 60
- C ó' Crodesta ?50 25 misturador + 4 0 - 5 0'
1 '00 Crodesta PlóO 25 misturador + 40 - 50
* 0 Precirol tem um valor de hidroxilo na gama de 90· —110 e θ c omposto por 40%
(p/p) de tripalmitoestearato de glicerilo, 4'5% (p/p) de dipalmitoestearato de glicerilo, 11/ (p/p) de monoestearato de glicerilo e por 1/ (p/p) de gl icerol.
0 + indica que não tem gosto amargo ± indica algum sabor amargo residual mas ainda palatável
- indica um sabor amargo não palatável
Os resultados foram obtidos a partir de um painel de quatro provadores que mastigaram pastilhas com uma composição similar às que se descreveram nos Exemplos.
00 Cim. é o tempo necessário para 90% da cimetidina nos grânulos se dissolver soo as condições especificadas nas págs. 1243-1244 da US Pharmacopoeia” XXI.
Q *7 rf
1195?
-15n/.n*..PLC o 1¾-lo
Pastilha maspigável contendo grânulos de éster de glicerol/
/cimetidina e antiácido paradas de acordo com o 1-7 .
Âs pastilhas seguintes foram pre método que se descreveu nos Exemplos
14 15
0 imetidina 100,0 100,0
Jur Eli 20,0 20 ,0
losfatídeo de soja - 20,0
Ε-Γ.ΙΑ 11 X 330,0 ουυ , u
?.:g(Ch)2 200 ,0 200,0
mari t o 1 - 642,5
dacarose 670,3 -
Celulose microcristalina/ 50,0 50 ,0
/CarboximetiIcelulose de sódio
(xivicel nC 581)
jlicina 2o ,0 2o ,0
Ciclamato de sódio 5o , 0 50,0
Carboximetilcelulose de sódio 5,0 5 ,0
(blanose 7 hi)
Cloreto de sódio 12,5 12,5
clutamato de sódio 5,0 5,0
Plidroxipropilmeti lcelulose 25 ,0 25,0
(-ethocel E õ)
Araquinato de sódio 3 J , 0 20 ,0
Âerosil 200 o,0 3,0
Aromas 4,2 25,0
x o e-.-â 11 é um gel co-seco de hidróxido de alumínio-carbonato de magnésio.

Claims (11)

  1. PEIVINUlCAÇgES
    1®. - Processo de preparação de uma composição farmacêutica grar.ular compreendendo cimetidina e, coco agente granulan te e dissimularte de sabor, um éster de um composto de pcli-r.idroxilo, e quando desejado, um emulsionante palatável farlucea;icamerte aceitável, caracterizado por compreender a granulação da cimetidina com o éster.
  2. 2-. - Processo de preparação de uma composição farmacêutica granular compreendendo cimetidina, um éster de um composto de poli-hidroxilo e, facultativamente, um emulsionante palatável farmaceuticamente aceitável, sendo o éster e qualquer emulsionante seleccionados por forma a que o sabor amargo da cimetidina seja substancialmente dissimulado e de modo a que 90/, em peso, da cimetidina se liberte da composição granular em cerca de 50 minutos determinados utilizando o teste da pá da Pnarmacopoeia dos Estados Unidos ^velocidade da pá: 100 r.p.m.) caracterizado por compreender a granulação da cimetidina com o éster.
  3. 3= . - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por compreender a adição do éster e faX cultativamente, de um emulsionante, a cimetidina, o aquecimen to da mistura resultante até o éster fundir e depois, a cont_i r.uação da mistura até se formarem os grânulos.
    49. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações de 1 a 3, caracterizado por o éster de um composto de poli-hidroxilo ser um éster de glicerol ou um éster de sacarose.
  4. 5-. - Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o éster de glicerol estar presente numa quantidade correspondente a pelo menos 15/, em peso, em relação à cimeti. dina e, facultativamente, um emulsionante sendo o éster de glicerol seleccionado entre:
    a) ésteres de glicerol com um valor de hidroxilo superior a L20;
    b) ésteres de glicerol coe ura valor de hidroxilo superior a 60 e coe um teor de trigiicéridos ir.ferior a 30%;
    θ
    0' ésteres de glicerol com ura valor de hidroxilo superior a 5 e um ponto de fusão ir.ferior a 40°C .
  5. 6-. - rrocesso de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o éster de glicerol estar presente numa quantidade de 15% p/p a 100% p/p ea relação a cimetidina.
  6. 7'4. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por 0 éster de glicerol estar presente numa quantidade de aproximadamente de 20% p/p ea relação a cimetidina.
    Ô-. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações de 5 a 7 , caracterizado por o éster de glicerol ter um valor de hidroxilo superior a 120.
  7. 9-. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 0 a 5, caracterizado por o éster de glicerol ser composto por mais do que 50/, em peso, de monoestearat0 de glicerilo.
    105. _ Processo de acordo com qualquer das reivindicações de 1 a 9, caracterizado por compreender a granulação, com a cimetidina e com 0 éster, de um emulsionante palatável farmaceuticamente aceitável.
  8. 11- . - Processo de acordo cora a reivindicação 10, Caracterizado por o emulsionante ser a lecitina.
  9. 12- . - Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por a lecitina est<ar presente nuraa quantidade de até aproximadamente 200%. p/p, por exemplo, de aproximadamente 100% p/p, em relação ao éster.
    58 5??
    -1S
  10. 13=. - ?rocesso de acordo com a reivindicação 4, eciraccerizado por o éster ser um éster de sacarose que compreende uma mistura de moro-, di-, e tri-ésteres com os ácidos palmí z ico e esteárico, com um valor de hidroxilo superior a 130.
  11. 14= . - Processo de preparação de uma composição r.a forma de um comprimido mastigável, caracterizado por compreender a formação de grânulos, de acordo com um processo definido como em qualquer das reivindicações de 1 a 15 e depois compressão dos grânulos e facultativamente de um antiúcido e de quaisquer outros excipientes, para formar um comprimido.
PT89260A 1987-12-23 1988-12-19 Processo de preparacao de uma composicao farmaceutica granular a base de cimetidina e de comprimidos a partir daquela PT89260B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB878730011A GB8730011D0 (en) 1987-12-23 1987-12-23 Pharmaceutical compositions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89260A PT89260A (pt) 1989-12-29
PT89260B true PT89260B (pt) 1993-07-30

Family

ID=10628958

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89260A PT89260B (pt) 1987-12-23 1988-12-19 Processo de preparacao de uma composicao farmaceutica granular a base de cimetidina e de comprimidos a partir daquela

Country Status (15)

Country Link
US (1) US5057319A (pt)
EP (1) EP0322048B1 (pt)
JP (1) JP2840097B2 (pt)
AT (1) ATE77236T1 (pt)
AU (1) AU605671B2 (pt)
CA (1) CA1313140C (pt)
DE (1) DE3872199T2 (pt)
DK (1) DK415689D0 (pt)
ES (1) ES2042723T3 (pt)
GB (1) GB8730011D0 (pt)
GR (1) GR3005640T3 (pt)
IE (1) IE60966B1 (pt)
PT (1) PT89260B (pt)
WO (1) WO1989005640A1 (pt)
ZA (1) ZA889441B (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5578322A (en) * 1990-11-30 1996-11-26 Yamanouchi Pharmaceutical Co., Ltd. Quick release coated preparation
US5629013A (en) * 1991-04-04 1997-05-13 The Procter & Gamble Company Chewable calcium carbonate antacid tablet compositions
US5380535A (en) * 1991-05-28 1995-01-10 Geyer; Robert P. Chewable drug-delivery compositions and methods for preparing the same
DK0587744T3 (da) * 1991-05-28 2003-10-20 Mcneil Ppc Inc Tygbar sammensætning til frigørelse af et lægemiddel
GB9127150D0 (en) * 1991-12-20 1992-02-19 Smithkline Beecham Plc Novel treatment
AU2584092A (en) * 1992-09-03 1994-03-29 Affinity Biotech, Inc. Taste-masking pharmaceutical compositions and methods for making the same
WO1994008576A1 (en) * 1992-10-16 1994-04-28 Glaxo Group Limited Taste-masking compositions of ranitidine
GB9224855D0 (en) * 1992-11-27 1993-01-13 Smithkline Beecham Plc Pharmaceutical compositions
DE69332801T2 (de) * 1992-11-30 2004-01-29 Kv Pharm Co Geschmacksmaskierte pharmazeutische substanzen
US5622980A (en) * 1993-08-17 1997-04-22 Applied Analytical Industries, Inc. Oral compositions of H2-antagonists
JP3601071B2 (ja) * 1994-03-11 2004-12-15 不二製油株式会社 ブルーム防止剤並びにこれを含有するラウリン系油脂及びチョコレート類
AUPN862596A0 (en) * 1996-03-12 1996-04-04 F.H. Faulding & Co. Limited Pharmaceutical compositions
US6537525B1 (en) * 1997-01-29 2003-03-25 Douglas H. West Medicated chewing-gum
AU9187598A (en) * 1997-09-30 1999-04-23 Daiichi Pharmaceutical Co., Ltd. Oral preparation
US5891476A (en) * 1997-12-22 1999-04-06 Reo; Joe P. Tastemasked pharmaceutical system
FR2784895B1 (fr) * 1998-10-23 2004-12-17 Gattefosse Ets Sa Comprime a croquer a gout masque et liberation immediate du principe actif et procede de fabrication
US6248363B1 (en) * 1999-11-23 2001-06-19 Lipocine, Inc. Solid carriers for improved delivery of active ingredients in pharmaceutical compositions
CA2424770A1 (en) 2000-10-06 2003-04-03 Takeda Chemical Industries, Ltd. Solid pharmaceutical preparation
US20040115287A1 (en) * 2002-12-17 2004-06-17 Lipocine, Inc. Hydrophobic active agent compositions and methods
US7282217B1 (en) 2003-08-29 2007-10-16 Kv Pharmaceutical Company Rapidly disintegrable tablets
WO2008033023A2 (en) * 2006-09-15 2008-03-20 Echo Pharmaceuticals B.V. Granulate containing a pharmaceutically active substance and anemulsifier and method for its manufacture
WO2008033024A2 (en) * 2006-09-15 2008-03-20 Echo Pharmaceuticals B.V. Dosage unit for sublingual, buccal or oral administration of water-insoluble pharmaceutically active substances
US9375437B2 (en) 2010-06-18 2016-06-28 Lipocine Inc. Progesterone containing oral dosage forms and kits
US20180153904A1 (en) 2010-11-30 2018-06-07 Lipocine Inc. High-strength testosterone undecanoate compositions
US9358241B2 (en) 2010-11-30 2016-06-07 Lipocine Inc. High-strength testosterone undecanoate compositions
US9034858B2 (en) 2010-11-30 2015-05-19 Lipocine Inc. High-strength testosterone undecanoate compositions
US20120148675A1 (en) 2010-12-10 2012-06-14 Basawaraj Chickmath Testosterone undecanoate compositions
US8951996B2 (en) 2011-07-28 2015-02-10 Lipocine Inc. 17-hydroxyprogesterone ester-containing oral compositions and related methods
US9498485B2 (en) 2014-08-28 2016-11-22 Lipocine Inc. Bioavailable solid state (17-β)-hydroxy-4-androsten-3-one esters
US20170246187A1 (en) 2014-08-28 2017-08-31 Lipocine Inc. (17-ß)-3-OXOANDROST-4-EN-17-YL TRIDECANOATE COMPOSITIONS AND METHODS OF THEIR PREPARATION AND USE
MX2017016823A (es) 2015-06-22 2018-03-12 Lipocine Inc Composiciones orales que contienen éster de 17- hydroxiprogesterona y métodos relacionados.
US11559530B2 (en) 2016-11-28 2023-01-24 Lipocine Inc. Oral testosterone undecanoate therapy

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3308217A (en) * 1965-02-09 1967-03-07 Lowy Lawrence Method of granulating materials for subsequent forming into tablets
FR2253507A1 (en) * 1973-12-11 1975-07-04 Houdet Antoine Vincamine administration using delayed release excipient - allowing prolonged action
US4256108A (en) * 1977-04-07 1981-03-17 Alza Corporation Microporous-semipermeable laminated osmotic system
JPS6029682B2 (ja) * 1980-07-11 1985-07-12 山之内製薬株式会社 苦味のない製剤用組成物およびその製造法
MTP930B (en) * 1982-04-30 1984-04-10 Delandale Labs Ltd Substained release lithium-containing tablets and method for their manufacture
US4851228A (en) * 1984-06-20 1989-07-25 Merck & Co., Inc. Multiparticulate controlled porosity osmotic
US4755387A (en) * 1985-03-21 1988-07-05 The Procter & Gamble Company Therapeutic particles
DE3524003A1 (de) * 1985-07-04 1987-01-08 Heumann Ludwig & Co Gmbh Arzneimittelgranulat mit verzoegerter wirkstofffreisetzung und verfahren zu seiner herstellung
FR2593065B1 (fr) * 1986-01-22 1988-09-09 Smith Kline French Lab Couples effervescents, compositions effervescentes d'antagonistes h2 de l'histamine les contenant et leur preparation.
US4786502A (en) * 1986-10-06 1988-11-22 The Procter & Gamble Company Palatable solid pharmaceutical compositions
GB2195890A (en) * 1986-10-06 1988-04-20 Procter & Gamble Improving palatability of pharmaceutical chewable tablets
GB2195891A (en) * 1986-10-06 1988-04-20 Procter & Gamble Improving palatability of pharmaceutical chewable tablets
US4892778A (en) * 1987-05-27 1990-01-09 Alza Corporation Juxtaposed laminated arrangement
US4824675A (en) * 1987-07-13 1989-04-25 Alza Corporation Dispenser with movable matrix comprising a plurality of tiny pills
US4814183A (en) * 1987-08-31 1989-03-21 Merck & Co., Inc. Device for the controlled release of drugs with Donnan-like modulation by charged insoluble resins
EP0349103B1 (en) * 1988-05-04 1992-11-25 Smith Kline & French Laboratories Limited Chewable tablet

Also Published As

Publication number Publication date
EP0322048A1 (en) 1989-06-28
IE883843L (en) 1989-06-23
ES2042723T3 (es) 1993-12-16
DE3872199D1 (de) 1992-07-23
JP2840097B2 (ja) 1998-12-24
ATE77236T1 (de) 1992-07-15
CA1313140C (en) 1993-01-26
US5057319A (en) 1991-10-15
AU605671B2 (en) 1991-01-17
DK415689A (da) 1989-08-23
DE3872199T2 (de) 1992-12-17
IE60966B1 (en) 1994-09-07
PT89260A (pt) 1989-12-29
ZA889441B (en) 1989-12-27
WO1989005640A1 (en) 1989-06-29
GB8730011D0 (en) 1988-02-03
EP0322048B1 (en) 1992-06-17
AU2915789A (en) 1989-07-19
GR3005640T3 (pt) 1993-06-07
DK415689D0 (da) 1989-08-23
JPH02502729A (ja) 1990-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT89260B (pt) Processo de preparacao de uma composicao farmaceutica granular a base de cimetidina e de comprimidos a partir daquela
US4797288A (en) Novel drug delivery system
US4894234A (en) Novel drug delivery system for antiarrhythmics
US4929508A (en) Novel drug delivery system for antitussives
US4935242A (en) Novel drug delivery system for expectorants
KR0168715B1 (ko) 맛을 차단하는 약제학적 조성물
US5082667A (en) Solid pharmaceutical dosage in tablet triturate form and method of producing same
US4647459A (en) Confectionery compositions containing magnesium trisilicate adsorbates
US4894233A (en) Novel drug delivery system for decongestants
US4882160A (en) Confectionery delivery system for dictary fiber
EP0227603A2 (en) Confectionery delivery system for actives
EP0241615A1 (en) A pharmaceutical composition of phenindamine having enhanced release characteristics
JPS61126015A (ja) 新規な薬物放出系
JPH0122245B2 (pt)
PT87423B (pt) Processo de preparacao de um granulo farmaceutico, a base de cimetidina e de forma de dosagem farmaceutica em comprimido
JPH10503519A (ja) 改良された生体粘着性の薬剤デリバリーシステム
WO1991006281A1 (en) Gastric preparation
PT92730A (pt) Processo para a preparacao de pastilhas adesivas revestidas
US4933183A (en) Novel drug delivery system for mineral supplements
EP0350701A2 (en) Pharmaceutical cmpositions for oral administration having analgesic and anti-inflammatory activity, possessing excellent palatability and being free of irritating effects on mucous membranes
JPS62289527A (ja) 薬用吸着質の製法
US4643898A (en) Magnesium trisilicate suitable for preparation of medicament adsorbates of nutritional supplements and laxatives
US4882159A (en) Confectionery delivery system for appetite suppressants
PT93027A (pt) Processo para a preparacao de composicoes contendo acido 5-(2,5-dimetil-fenoxi)-2,2-dimetil-pentanoico (gemfibrozilo) dispersiveis em agua
IE902644A1 (en) Confectionery delivery system for actives

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930120

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20081219